Marlene Alves dos Santos

Marlene Alves dos Santos é Mestre em Educação pela Universidade federal de Mato Grosso-UFMT, Especialista em Educação a Distância pelo SENAC, e Especialista Introdução a Filosofia Abordagens Temáticas-UNIVAG. Graduação em Pedagogia pela UFMT. Atualmente é professora da FACULDADE CATÓLICA DE MATO GROSSO-UNIFACC e do INSTITUTO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA. Tem experiência na área de Educação, Saúde, Administração, atuando principalmente nas disciplinas: Metodologia científica; Filosofia; Sociologia; Sociologia da educação; Teorias da aprendizagem; Teoria e prática pedagógica na educação especial; Fundamentos da língua de sinais: Libras e Braille; Didática; Projeto Integrador; Gestão de projetos socioeducativos; Gestão Pública; Gestão Escolar; Educação popular e movimentos sociais e direitos humanos; Tutoria e Curso de EaD, entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2009 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Ressonâncias dos conceitos nas dissertações defendidas no PPGE/UFMT no período de 1991 a 2009,Ano de Obtenção: 2011
Silas Borges Monteiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Otobiografia.Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciencias de la Educacion

2000 - 2003

Universidad Central Santa Martha de Las Villas
Título: Elaboração de uma proposta pedagógica diferenciada para o sucesso no ensino de meninos em situação de rua,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Maria Luisa Gonzalez Ibarra
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Curso de Especialização em Educação a Distância

2012 - 2013

SENAC MT
Título: Mediação da aprendizagem significativa do aluno da educação a distância
Orientador: Ady Gertrudes Fátima de Figueredo Barros.

Especialização em Introdução à Filosofia: Abordagens Temáticas

1998 - 1999

Centro Universitário de Várzea Grande
Título: Ética enquanto tema transversal no ensino de 5ª a 8ª série
Orientador: Maria Cristina Theobaldo

Graduação em Pedagogia

1991 - 1997

Universidade Federal de Mato Grosso

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em 1ª jornada pedagógica: socializando saberes e experiências. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG, Brasil.

2015 - 2015

Programa de formação continuada de docente. (Carga horária: 18h). , Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG, Brasil.

2014 - 2014

Seminário de iniciação científica e socialização das práticas pedagógicas. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação a Distância para Gestores Escolares. (Carga horária: 270h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2001 - 2001

Tema Gerador numa Prática Dialética. (Carga horária: 20h). , Dallas Assessoria, DALLAS, Brasil.

2001 - 2001

Matemática. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2000 - 2000

Metodologia de Ensino. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

2000 - 2000

Escola Ciclada de Mato Grosso. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Tópicos introdutórios de Filosofia - A. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Colóquio: Filosofia da Ciência. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ciências da Saúde.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: ciências Sociais Aplicadas.

Organização de eventos

SANTOS, M. A. ; SIMIÃO, Regina Ap. V. ; WEIMER, Mabel S M. ; DUARTE, I. H. F. . "A docência em evidencia: Produção científica e práticas docentes". 2013. (Outro).

SANTOS, M. A. . CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Congresso).

SANTOS, M. A. . Seminário de Educação 2009- Políticas Educacionais: Cenários e projetos Sociais. 2009. (Outro).

SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo . Seminário Temático: Introdução ao Pensamento de Nietzshe. 2009. (Outro).

SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo . Seminário Temático: A Questão do Método na Pesquisa: Positivismo, Materialismo Histórico Dialético, Fenomenologia e Otobiografia. 2009. (Outro).

MONTEIRO, Silas B. ; SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo . Seminário: Leitores de Nietzsche. 2009. (Outro).

SANTOS, M. A. . Seminário Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: Novos e Velhos Desafios. 2007. (Outro).

SANTOS, M. A. . II Encontro de Estudantes de Pedagogia - UNIVAG. 2004. (Outro).

Participação em eventos

IX Semana de práticas pedagógicas e discursivas: Tecnologia BLENDED- Integrando saberes e valores nas atividades da sala de aula. 2018. (Exposição).

Lutar com palavras: Autoria e representação do feminino em não presta pra nada. 2018. (Encontro).

Semana de acolhimento e acompanhamento-2018. 2018. (Encontro).

SEMIEDU 2018- 30 ANOS DO PPGE: Diálogos entre políticas públicas, formação de professores e educação básica.Avaliar para que na educação infantil?. 2018. (Seminário).

SEMIEDU 2018- 30 ANOS DO PPGE: Diálogos entre políticas públicas, formação de professores e educação básica. 2018. (Seminário).

SEMIEDU 2018- 30 ANOS DO PPGE: Diálogos entre políticas públicas, formação de professores e educação básica.As práticas de avaliar na educação infantil. 2018. (Seminário).

SEMIEDU 2018- 30 ANOS DO PPGE: Diálogos entre políticas públicas, formação de professores e educação básica.O SABER E O FAZER PEDAGÓGICO PARA O ALUNO COM TDAH. 2018. (Seminário).

UNIVAG SOLIDÁRIO 2018.UNIVAG SOLIDÁRIO 2018. 2018. (Encontro).

VIII Semana de práticas pedagógicas e discursivas. 2018. (Encontro).

25 Semiedu 2017: Educação, diversidades culturais, sujeitos e saberes.Mediação e aprendizagem significativa na educação a didtância. 2017. (Seminário).

V Seminários de Estudos e Práticas pedagógicas, Realizado pelo Curso de Pedagogia do UNIVAG.V Seminários de Estudos e Práticas pedagógicas. 2017. (Seminário).

UNIVAG SOLIDÁRIO.convidado e participante. 2016. (Encontro).

Semiedu 2014 Educação e seus modos de ler e escrever em meio a vida.Avaliação da aprendizagem dos alunos do 3 ano da escola edna Melo Baract. 2014. (Seminário).

"Brasil+ Alemanha-Hans Staden, Monteiro Lobato e Portinari: ideias que se encontram.apenas para convidado e participante. 2013. (Encontro).

CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-. Enfermagem: Reflexões sobre os cuidados ao paciente com câncer terminal. 2012. (Congresso).

CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-. A contribuição do jogo na educação infantil. 2012. (Congresso).

CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-. O que querem os professores ao avaliar. 2012. (Congresso).

CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-. A alfabetização por meio da música na educação infantil. 2012. (Congresso).

Marlene Alves dos Santos Santos.CIÊNCIA, QUESTÃO DE CONHECIMENTO. 2012. (Seminário).

SEMIEDU- SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012. 2012. (Seminário).

Apresentação de Poster / Painel no(a) X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010. (Congresso). Práticas pedagógicas interdisciplinar: interface com os jogos cooperativos. 2010. (Congresso).

X encontro de pesquisa em educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Apresentação de Poster / Painel no(a) X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010. (Congresso). 2010. (Congresso).

X encontro de pesquisa em educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Pratica Pedagoógica interdisplinar: interface com os jogos cooperativos. 2010. (Congresso).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. 2010. (Congresso).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Prática pedagógica interdisciplinar: Interface com os jogos cooperativos. 2010. (Congresso).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento.Tendências metodológicas das pesquisas sobre professores na região Centro-Oeste. 2010. (Seminário).

XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Convergências e tensões no campo da formação e do docente: políticas e práticas educacionais. A epistemologia da pesquisa interinstitucional do Centro-Oeste. 2010. (Congresso).

XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Convergências e tensões no campo da formação e do docente: políticas e práticas educacionais. Pesquisa, método e produção do conhecimento. 2010. (Congresso).

XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. OS PROFESSORES/AS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO-OESTE ?bases teóricas , questões de método e abordagens de pesquisa. 2010. (Congresso).

XVI Seminário da pesquisa: A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região centro-oeste.O panorama geral das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em educação da região centro-oeste. entre 1999 e 2005: temas, métodos, tipos de pesquisa e concepções pedagógicas. 2010. (Seminário).

Ciclo de Estudos: A Pesquisa Científica na Formação do Professor. 2009. (Outra).

Ciclo de Estudos: Políticas Educacionais. 2009. (Outra).

Seminário: A Questão do Método na Pesquisa: Positivismo, Materialismo Histórico Dialético, Fenomenologia e Otobiografia. 2009. (Seminário).

Seminário: Leitores de Nietzsche.Seminário: Leitores de Nietzsche. 2009. (Seminário).

Seminário de Educação 2009 - Políticas Educacionais: Cenários e projetos Sociais.As Tendências das Pesquisas Sobre o Professor da Produção Acadêmica do Centro Oeste. 2009. (Seminário).

Seminário Temático: Currículo, Pesquisa na Educação Básica e Formação Docente. 2009. (Seminário).

Seminário Temático: Estudos Otobiográficos. 2009. (Seminário).

Seminário Temático: Introdução ao Pensamento de Nietzshe. 2009. (Seminário).

Seminário Temático: Tecnologias, Mídias e educação. 2009. (Seminário).

VIII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re)construindo Espaços e Identidades $ I Encontro Municipal de Políticas Públicas da Educação.O Pragmatismo de William James: A verdade e o Conhecimento para as Práticas Docentes. 2009. (Oficina).

XIII Seminário Regional da Pesquisa - A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da região Centro-Oeste. 2009. (Seminário).

XIV Seminário da Pesquisa A Produção Acadêmica sobre professores. 2009. (Seminário).

Seminário de Educação 2008.Seminário de Educação 2008. 2008. (Seminário).

Ciclo de Estudos: A pesquisa Científica na Formação do Professor. 2007. (Outra).

I Seminário sobre o FUNDEB. 2007. (Seminário).

Seminário Docência Universitária: desafios da contemporaneidade. 2007. (Seminário).

Seminário Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: Novos e Velhos Desafios. 2007. (Seminário).

I Ciclo de Estudos e Debates sobre Docência na Educação Superior: Perspectivas para definição de um programa de formação continuada para docentes da UFMT. 2006. (Outra).

IV Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar e Cuidados Primários e I Congresso Matogrossense de Enfermagem Pediátrica. 2006. (Congresso).

Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimento: Espaços, Tempos e Atores para o século XXI. 2006. (Seminário).

1 Ciclo de Palestras Interdisciplinares, História, Geografia, Pedagogia, Letras, Biologia e Matemática - Fatos que marcaram os Séculos XIX e XX.Currículo e Diversidade Cultural. 2005. (Outra).

III ENEPED - Encontro de Estudantes de Pedagogia - UNIVAG.Multiculturalismo: desvelando as diferenças no contexto escolar. 2005. (Oficina).

Seminário Educação 2005 - "Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores". 2005. (Seminário).

Seminário Integrador:.Avaliação por competência. 2005. (Seminário).

Seminário Integrador: "Profissionalização e valorização do Educador: Qualidade de Ensino numa Perspectiva Interdisciplinar".Os métodos globalizados de ensino em sala de aula. 2004. (Seminário).

VII Mostra de Produções Docentes e Discentes do UNIVAG - Produções na Varanda.Escola Ciclada - Quem Ensina, Quem Aprende?. 2004. (Oficina).

VII Mostra de Produções Docentes e Discentes do UNIVAG - Produções na Varanda.Alfabetização - Recriar o Ensino e o Aprender. 2004. (Oficina).

VII Mostra de Produções Docentes e Discentes do UNIVAG - Produções na Varanda.Jogos Cooperativos - Uma Estratégia Interdisciplinar na Prática de Ensino. 2004. (Oficina).

2ª Jornada de Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho (APST). 2003. (Outra).

Seminário Educação 2003 Educação e Trabalho: Trabalho, Aprender, Saber.Elaboração de uma proposta pedagógica diferenciada para o sucesso no ensino de meninos em situação de rua. 2003. (Seminário).

Seminário Educação 2002 - Relações Raciais e Educação: Cidadania e Diversidade no Século XXI. 2002. (Seminário).

X Encontro Pedagógico. 2002. (Encontro).

Encontro pela Justiça na Educação. 2001. (Encontro).

III Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2001. (Outra).

Oficia Pedagógica da 3a Etapa da Capacitação dos Diretores das Escolas Públicas Estaduais de Mato Grosso. 2000. (Oficina).

Oficina do desenvolvimento infantil. 2000. (Oficina).

Seminário de Educação Integral de I à IV Série. 1988. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Adriana Ribeiro de Brito

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. A importância do projeto Político pedagógico escola de educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Dulce Souza Matos Martins

SANTOS.; TRINDADE, D. S.. Gestão democrática na instituição de educação infantil: Cantinho feliz. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edina Aparecida Gonçalves Borges

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Gestão democrática: concepções e prática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: EDINÉIA NATALINO DA SILVA SANTOS

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Gestão escolar democrática: Desafios e perspectivas, algumas reflexões a partir do PPP de uma escola pública em Cáceres.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Alesandra Helena Fernandes Solete

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Um olhar Reflexivo ao projeto político pedagógico da escola municipal Cantinho do Céu. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Eni Pereira da Costa Laurette

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Avaliação escolar: O que dizem professores de uma escola municipal de Rondolandia-MT. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Euquira Fernanda Nobokite Guimarães

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. A reconstrução coletiva do P.P.P. da escola do Campo Senador Teonônio Vilela. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gecimar Alves Pereira

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. O P.P.P. e a gestão democrática da escola municipal professor Vitor Quintiliano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Geralda Patrícia da Silva Mendes

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. O gestor escolar frente aos seus desafios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jussara Cardoso Gonçalves

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. O trabalho do gestor na escola: Dimensões, relações. Conflitos, formas de atuação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Kelly Elenice Freres Coqueiro

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. A importância da gestão democrática na construção do projeto político pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luciana Alves de Oliveira

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Gestão democrática escolar e o conselho deliberativo da comunidade escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marcia Novack da Silva

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Gestão escolar na educação do campo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marcio Greyke Araújo da Silva

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. O direito à educação e gestão democrática no projeto político pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marilene Flegrer

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Projeto político pedagógico: Um importante instrumento na organização da escola indígena. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sandra Regina Marcato da Silva

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. O que dizem os alunos (as) do ensino fundamental de uma escola pública sobre os seus direitos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Silvia Helena Vidoti Magalhães

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Avaliação: instrumento diagnóstico no processo de construção de conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Wellington de Almeida

SANTOS, M. A.; TRINDADE, D. S.. Um olhar sobre a gestão democrática escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Márcia Regina Luiz Gomes

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Desafio do gestor democrático: parceria entre familia e escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luzia Ramos de Araújo

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Gestor escolar democrático articulador do planejamento estratégico em parceria com o conselho de unidade da creche.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jocinei Rumeiro de Almeida

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Programas Educacionais nas escolas: uma reflexão do gestor escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Maria Aparecida Alves de Lima

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Os percalços da utilização das novas tecnologias como recurso de ensino e aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Adair Neri da Cruz

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Aspectos positivos e negativos do uso das TIC na instituição escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Alice Araújo da Luz Souza

DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.; CARVALHO, L. A. C.. Parceria creche e família; novos conceitos e a educação infantil de qualidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Camilla Afonso de Brito

SANTOS, M. A.. Menor infrator ? e os seus reflexos para a sociedade de Lucas do Rio Verde? MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Caroline Ferreira de Deus Rosa

SANTOS, M. A.. Cuidado com o lixo x cuidado com a vida: limites e possibilidades em Lucas do Rio verde ? MT. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Elton Kliemann

SANTOS, M. A.. DROGAS: Um problema social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Eberson Noveli Jorra

SANTOS, M. A.. Gestão de pessoas na escola municipal de ensino fundamental Olavo Bilac - Lucas do Rio Verde ? MT. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jucileide Rdrigues de Moura

SANTOS, M. A.. A segurança pública no município de Lucas do Rio Verde e o papel do PROERD na prevenção e combate às drogas e a violência.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gilbert de Anunciação Luz

SANTOS, M. A.. O impacto socioambiental da usina hidrelétrica do Rio Teles Pires na cidade de Sinop. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Junior Amaral Lima

SANTOS, M. A.. Implantação do sistema de controle interno na prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lissandra Dluzniewski Dal Maso

SANTOS, M. A.. Audiências públicas: instrumento de participação popular e transparência na gestão pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Manoel Gonçalo de Alcantara

SANTOS, M. A.. A contabilidade pública e o sistema de tecnologia de informação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luciano Bauer

SANTOS, M. A.. Políticas públicas para o desenvolvimento do esporte de Lucas do Rio Verde - MT: estudo de caso sobre a importância do conselho municipal de esporte para Lucas do Rio Verde ? MT. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: José Dario Munhak

SANTOS, M. A.. Políticas de migração: Lucas do Rio Verde.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Meridiana Carnete Picoli

SANTOS, M. A.. Logística da coleta dos resíduos sólidos urbanos: estudo de caso em Lucas do Rio Verde-MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Regina Maria de Arruda Celestino

SANTOS, M. A.. Análise da situação dos postos de saúde da família no município de Lucas do Rio Verde.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Scheila Mattiazzi Barbosa

SANTOS, M. A.. Segurança pública e violência: uma análise em alguns bairros de Lucas do Rio Verde-MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Scheila Mattiazzi Barbosa

SANTOS, M. A.. Segurança pública e violência: uma análise em alguns bairros de Lucas do Rio Verde-MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sirlei Amaro da Silva Alves

SANTOS, M. A.. Os reflexos e a aplicabilidade da lei complementar 123/06 nas licitações e na economia do município de Lucas do Rio Verde- MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Solange Aparecida Alves de Souza

SANTOS, M. A.. Plano Diretor do Município de Tapurah.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Vanessa Parreira Saraiva

SANTOS, M. A.. As políticas públicas para a educação No trânsito em Lucas do Rio Verde: Educar para prevenir.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Vagner Brembatti

SANTOS, M. A.. Certificação de imóveis rurais.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Giseli Calvi

SANTOS, M. A.. A dança-educação como elemento de formação cidadã: Uma Experiência Artística em Lucas do Rio Verde ? MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Leonardo Bauer

SANTOS, M. A.. O papel do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de Lucas do Rio Verde.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Luciana de Souza Bauer

SANTOS, M. A.. A atuação do conselho tutelar e sua relação com a escola pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Patrícia Heintze de Oliveira

SANTOS, M. A.. Comportamento organizacional: Estudo de caso ? Funcionários do SAAE-Lucas do Rio Verde-MT.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Matilde Maria de Oliveira e Samara Barros Barté

BELLO, A. W.; LUZ, J. N.;SANTOS, M. A.. O letramento literário como um caminho para a aprendizagem significativa na educação infantil.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Francisca Marilva Brandão e Cristiane Gerônimo Poiure

BELLO, A. W.;SANTOS, M. A.; OLINI, P.. O processo de ensino e aprendizagem na etnia Kurâ-Bakairi Paranatinga-MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Thais Fernanda Pedroso e Taynah da Silva Soares

BELLO, A. W.; LUZ, J. N.;SANTOS, M. A.. A arte de ensinar brincando na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Benedita Antonia de Arruda, Benice Felipa Silva

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. A tecnologia assistiva como instrumento de trabalho na inclusão do aluno com síndrome de MOEBIUS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Ilma Angélica S

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. Silva, Nízia Mª. B. Lucas.Síndrome de Down: Inclusão na EMEB Benedita Bernardina Curvo de Várzea Grande. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Daniely Mª

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. B. Camargo, Lucinéia P. Souza e Priscila t. D. S.A classe Hospitalar: uma modalidade de educação especial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Carmem Lucia Z

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. Flores, Karina Dourado Barbosa.A adaptação psicológica da criança na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Ednalva P

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. S. Dias e Fabiana Justina de Miranda.Jogos pedagógicos no processo de aprendizagem do deficiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Deysiane Silva da Luz e Heliton Albues Parrão

SIMIÃO, Regina Ap. V.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. Gestão democrática na escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Antoninha Rodrigues da Rosa e Patrícia Adriana A

BELLO, A. W.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. da Silva.Contação de histórias e as novas tecnologias na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Abel Nunes e Marivane da Silva

BELLO, A. W.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. Dificuldade de aprendizagem: Dislexia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marilucy França da Cunha

BELLO, A. W.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. A importancia do projeto politico pedagogico na instituição de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Kenya Regina de Oliveira e Karen Fogaça da Silva

BELLO, A. W.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. Os jogos e as brincadeira: importantes ferramentas na educação infantil. 2015.

Aluno: Marinês Rosseti Barros e Danielle Gonçalina Albuês de Barros

BELLO, A. W.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. O desafio das práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Kastiúscia Guia Miranda Almeira e Leandra S

SIMIÃO, Regina Ap. V.; DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.. de Aguiar.Síndrome de down: inclusão no ensino regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Lourde Eugenia de A

SIMIÃO, Regina Ap. V.; DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.. Arruda e Mariane M. C. Caluz.A pratica pedagógica do professor de jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Dalva G

SIMIÃO, Regina Ap. V.; DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.. Martins. S. Silva, Leonice S. O. Costa.O uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, aplicada a literatura infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Clestiane M

SIMIÃO, Regina Ap. V.; DUARTE, Inês H. F.;SANTOS, M. A.. Palmeira, Priscila F. M. Antunes.A literatura infantil como mecanismo na aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

OLIVEIRA. M. A.;SANTOS, M. A.. Programa Escola Aberta: um estudo na comunidade de Bela Vista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Claudia Daniela Braga

OLICEIVA, M. A.;SANTOS, M. A.. O pedagogo na Empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Delza Maria da Silva

OLICEIVA, M. A.;SANTOS, M. A.. A importância da família na aprendizagem do aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Simone Santos Oliveira

OLIVEIRA. M. A.;SANTOS, M. A.. Poesia na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Jucinilda Auxiliadora da Silva

OLIVEIRA. M. A.;SANTOS, M. A.. Associação educar: experiências pedagógicas em espaços não formal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

PEREIRA,Rosemary A. C.; SANTOS, Karla G. R. B;SANTOS, M. A.. Educação ambiental: uma experência na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

MENDES, Delma L.; SOARES, Michelle S. C.;SANTOS, M. A.. O brincar na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

LEITE, Cristiane G.; SANTOS, Luzia M.;SANTOS, M. A.. Leitura de Literatura: A arte de contar história. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

ARRUDA, Carla R. A.; SILVA, Geanni T.;SANTOS, M. A.. A alfabetização por meio da música na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

RESENDE, Danielly J.; ARRUDA, Thamiris A. S; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. Educação de jovens e adultos: a história, a legislação e o educando.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

MIRANDA, Daylly A.; SANTOS, Patrícia A.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. A cooperação e a autonomia nos anos iniciais: uma experiência lúdica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

CARDOSO, Eliane S.; WEIMER, Mabel S M.;SANTOS, M. A.. Gerando conhecimento; uma proposta didática através do projeto por tema gerador do ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

BONANDER, Helena E. C.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. Pedagogia Empresarial:atuação do pedagogo na empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

GUIMARÃES, Tatiane G.; PEIXOTO, Ana C. O.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. A escola como processo de transformação social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

PEREIRA, Daniela S.; TELES, Josenéia R.; SIMIÃO, Regina Ap. V.;SANTOS, M. A.. Educação Especial: Perspectiva ética para alunos com deficiência física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

COSTA, Fatima D.; SILVA, Vania B.; DUARTE, Inês H. F.; COENGA, Rosemar;SANTOS, M. A.. Cisne azul: atos pedagógicos vivenciados na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Marlene Alves dos Santos

LIMA, Elisangela M. A.; MARTINS, Rosa B.;SANTOS, M. A.. A alfabetização de Jovens e Adultos na Educação Especial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande.

Aluno: Maria Daniele de Jesus Teixeira

SANTOS, M. A.. A influência da dança coreografada na atenção concentrada de alunos de 6 a 9 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.

YANAI, D.; YANAI, A. L. S.;SANTOS, M. A.. Concurso público de provas e títulos, para provimento de cargos e carreira do magistério superior, na área de Medicina Intensiva. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTOS, M. A.. Concurso público para provimento de cargos da carreira de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFMT- Ciência e tecnologia de Mato Grosso. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTOS, M. A.. Concurso público para provimento de cargos da carreira de professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFMT- Ciência e tecnologia de Mato Grosso. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.

Orientou

Adriana Ribeiro de Brito

A importância do projeto Político pedagógia na escola de educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Dulce Souza Matos Martins

Gestão democrática na instituição de educação infantil: Cantinho feliz; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Edina Aparecida Gonçalves Borges

Gestão democrática: concepções e prática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

EDINÉIA NATALINO DA SILVA SANTOS

Gestão escolar democrática: Desafios e perspectivas, algumas reflexões a partir do PPP de uma escola pública em Cáceres; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Alesandra Helena Fernandes Solete

Um olhar Reflexivo ao projeto político pedagógico da escola municipal Cantinho do Céu; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Eni Pereira da Costa Laurette

Avaliação escolar: O que dizem professores de uma escola municipal de Rondolandia-MT; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Euquira Fernanda Nobokite Guimarães

A reconstrução coletiva do P; P; P; da escola do Campo Senador Teonônio Vilela; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Gecimar Alves Pereira

O P; P; P; e a gestão democrática da escola municipal professor Vitor Quintiliano; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Geralda Patrícia da Silva Mendes

O gestor escolar frente aos seus desafios; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Jussara Cardoso Gonçalves

O trabalho do gestor na escola: Dimensões, relações; Conflitos, formas de atuação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Kelly Elenice Freres Coqueiro

A importância da gestão democrática na construção do projeto político pedagógico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Luciana Alves de Oliveira

Gestão democrática escolar e o conselho deliberativo da comunidade escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Marcia Novack da Silva

Gestão escolar na educação do campo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Marilene Flegrer

Projeto político pedagógico: Um importante instrumento na organização da escola indígena; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Sandra Regina Marcato da Silva

O que dizem os alunos (as) do ensino fundamental de uma escola pública sobre os seus direitos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Silvia Helena Vidoti Magalhães

Avaliação: instrumento diagnóstico no processo de construção de conhecimento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Wellington de Almeida

Um olhar sobre a gestão democrática escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Marcio Greyke Araújo da Silva

O direito à educação e gestão democrática no projeto político pedagógico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Educar e Cuidar na Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Faculdades Integradas de Varzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Maria de Fátima Zanolli

Ciclom de Aprendizagem: compreensão e resistência nas práticas dos professores do 1 ciclo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas de Varzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Abel Balduino Guimarães

A importância da ética na pedagogia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Varzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Vera Nildes de Souza

A ação lúdica no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Joana Rosa da Silva Santos

O valor do lúdico na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Rosemary Alves da costa Pereira e Karla Gloria r

B; Santos; Educação ambiental: uma experência na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Delma Leite Mendes e Michelle Souza Campos Soares

O brinca na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Cristiane Galeano Leite e Luzia Marques da Costa

Leitura de Literatura: A arte de contar história; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Elisangela Maria Lima e Rosa Borges Martins

A alfabetização por meio da música na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Carla Roberta Antonia Arruda e Gianni Telma Silva

A alfabetização por meio da música na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Dalmir Batista da Silva Cruz

Meio II- Registro Reflexivo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Dalmir Batista da Silva Cruz

Relatório Reflexivo; A jornada como estudante e professora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Geyce Dayane Morales Bezerra

Registro reflexivo do meio II; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Darlen Carina Gomes Rosa

Relatório reflexivo do meio II; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Cleonice Canzi

Refletindo as primeiras experiência de ser professora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Olindina Alves Pinheiro

Avaliação no 1 ciclo na Escola Ciclada, EMEB Lenine de Campos Povoas: caminhos e desafios; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Marlene Alves dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. A. . A Diferença e a Repetição em Educação. Caderno de Publicações UNIVAG , v. 6, p. 105-118-118, 2010.

  • ARRUDA, D. T. S. ; SILVA, K. M. N. ; SANTOS, M. A. . As práticas de avaliar na educação infantil. In: SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018, Cuiabá. SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018.

  • BISPO, E. A. ; SANTOS, M. A. . Avaliar para que na Educação Infantil?. In: SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018, Cuiabá. SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018.

  • SANTOS, M. A. . O SABER E O FAZER PEDAGÓGICO PARA O ALUNO COM TDAH. In: SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018, Cuiabá. SEMIEDU 2018 30 Anos do PPGE: Diálogos entre políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica., 2018.

  • SANTOS, M. A. ; CALIXTO, C. F. F. M. . Mediação e aprendizagem significativa na educação a distância. In: 25 semiedu 2017: Educação, diversidades culturais, sujeitos e saberes, 2017, Cuiabá. 25 semiedu 2017: Educação, diversidades culturais, sujeitos e saberes. Cuiabá: EDUFMT, 2017. p. 692-706.

  • SANTOS, M. A. ; SILVA, J. B. . Avaliação da aprendizagem dos alunos do 3 ano da escola Edna Melo Baracat. In: Semiedu 2014: Educação e seus modos de ler-escrever em meio a vida, 2014. Semiedu 2014: Educação e seus modos de ler-escrever em meio a vida, 2014.

  • MACHADO, Maria E. ; SOUZA, Regiane R. ; SANTOS, M. A. ; MUFATO, Leandro F . Enfermagem: Reflexões sobre os cuidados ao paciente com câncer terminal. In: CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Varzea Grande. CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012. p. 103-110.

  • ARRUDA, Carla R. A. ; SILVA, Gianni T. ; SANTOS, M. A. . ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Varzea Grande. CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. p. (158-169)-(158-169).

  • COSTA, Gesiel S. ; SANTOS, M. A. ; DUTRA, Maria D. ; CALUZ, Marianne M. ; MOREIRA, Quézia . A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Varzea Grande. CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012. p. (145-157)-(145-157).

  • SANTOS, M. A. . CIÊNCIA, QUESTÃO DE CONHECIMENTO. In: SEMIEDU- SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012, 2012, Cuiabá. Crianças cuisificadas não querem ser vistas de forma razoável. Elas querem um olhar de azul. Cuiabá: EDUFMT, 2012.

  • SANTOS, M. A. . O que querem os professores ao avaliar. In: CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2012, Varzea Grande. CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Varzea Grande, 2012. v. 8. p. 214-224-214.

  • SANTOS, M. A. . Os métodos nas dissertações do PPGE/UFMT. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino- Convergências e tensões no campo da formação docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino- Convergências e tensões no campo da formação docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; MONTEIRO, Silas B. ; SANTOS, M. A. . As modalidades de pesquisa na produção acadêmica sobre professor na região Centro-Oeste. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

  • SANTOS, M. A. ; SGUAREZI, Nilza de Oliveira . Prática Pedagógica Interdisciplinar: Interface com os jogos cooperativos. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia: FACED, 2010.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. . Tendencias metodológicas das pesquisas sobre professores na região Centro-Oeste. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia: FACED, 2010.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. ; SILVA, M. I. L. . Estado da Arte da Produção Acadêmica do PPGE/UFMT Sobre o Professor. In: Seminário da Pesquisa Interinstitucional do Centro Oeste, 2009, Goiânia. Seminário da Pesquisa Interinstitucional do Centro Oeste, 2009.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. ; SILVA, M. I. L. ; MONTEIRO, Silas B. ; SIQUEIRA, Wesley A. . Tipos de Pesquisa: O que Reflete a Produção Acadêmica Sobre o Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Centro Oeste. In: Seminário da Pesquisa Interinstitucional do Centro Oeste, 2009, Goiânia. Seminário da Pesquisa Interinstitucional do Centro Oeste, 2009.

  • SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo . A Invenção do Cotidiano. In: Congresso de Formação de Professores - 2009, 2009, Várzea Grande. Congresso de Formação de professeores-, 2009.

  • SILVA, L. A. ; SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo S. . O Pragmatismo de William James: A verdade e o Conhecimento para as Práticas Docentes. In: XIII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re) construindo Espaços e Identidades $ I Encontro Municipal de Políticas Públicas, 2009, Cáceres. XIII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re) construindo Espaços e Identidades $ I Encontro Municipal de Políticas Públicas, 2009.

  • MARCHESI, Reinaldo S. ; SANTOS, M. A. . A Dimensão da Educação nos Escritos do Jovem Nietzsche. In: XIII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re) construindo Espaços e Identidades $ I Encontro Municipal de Políticas Públicas, 2009, Cáceres. XIII Jornada de Pedagogia Formação de Professores: (re) construindo Espaços e Identidades $ I Encontro Municipal de Políticas Públicas, 2009.

  • SILVA, L. A. ; SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo S. . Educação, Verdade e Conhecimento no Pragmatismo de Rorty. In: VIII Jornada de Pedagogia - Formação de professores: (re)construindo espaços e identidades & I Encontro Municipal de Políticas Públicas da Educação, 2009, Cáceres. VIII Jornada de Pedagogia - Formação de professores: (re)construindo espaços e identidades & I Encontro Municipal de Políticas Públicas da Educação, 2009.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. ; SILVA, M. I. L. . As tendências das pesquisas sobre o professor na produção acadêmica do centro-oeste. In: Seminário de educação 2009-Políticas educacionais: Cenários e projetos sociais, 2009, Cuiabá. Seminário de educação 2009-Políticas educacionais: Cenários e projetos sociais. uiabá.

  • SANTOS, M. A. . Pesquisar a pesquisa: A produção acadêmica sobre professores: Estudo interinstitucional da região centro-oeste. In: Seminário de educação 2009-Políticas educacionais: Cenários e projetos sociais, 2009, Cuiabá. Seminário de educação 2009-Políticas educacionais: Cenários e projetos sociais, 2010.

  • SANTOS, M. A. ; SGUAREZI, Nilza de Oliveira . Prática pedagógica interdisciplinar: Interface com os jogos cooperativos. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia: FACED, 2010.

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. . Tendências metodológicas das pesquisas sobre professores na região Centro-Oeste. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste Desafios da produção e divulgação do conhecimento. Uberlândia: FACED, 2010. p. 60-61.

  • SANTOS, M. A. . Elaboração de uma proposta pedagógica diferenciada para o sucesso no ensino de meninos em situação de rua. In: Seminário de Educação 2003 Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender , Saber, 2003, Cuiabá. Seminário de Educação 2003 Educação e Trabalho: Trabalhar, Aprender , Saber. CUIABA/MT: UNEMAT, 2003. p. 197-198.

  • SANTOS, M. A. . Dislexia, verdades e mitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. ; CALIXTO, C. F. F. M. . Mediação e aprendizagem significativa na Educação a Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. . CIÊNCIA, QUESTÃO DE CONHECIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Silas B. ; MARCHESI, Reinaldo S. ; SANTOS, M. A. . Pesquisa, método e produção do conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, Valter Soares ; SOUZA, Ruth C. Cerqueira ; OLIVEIRA, Solange Martins ; OZORIO, Alda M. Nascimento ; SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; MONTEIRO, Silas B. ; SANTOS, M. A. . Os professores/as na produção acadêmica do Centro-Oeste bases teóricas, questões de método e abordagens de pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. . Tendencias metodológicas das pesquisas sobre professores na região Centro-Oeste.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. ; SGUAREZI, Nilza de Oliveira . Praticas pedagógicas interdisciplina": interface com os jogos cooperativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. . O panorama geral das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em educação da região centro-oeste, entre 1999 e 2005: temas, métodos, tipos de pesquisa e concepções pedagógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. ; MONTEIRO, Silas B. . A epistemologia da pesquisa interinstitucional do Centro-Oeste. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. ; SILVA, M. I. L. . As Tendencias das Pesquisas Sobre o Professor na Produção Acadêmica do Centro Oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SGUAREZI, Nilza de Oliveira ; SANTOS, M. A. ; SILVA, M. I. L. . As Tendencias das Pesquisas Sobre o Professor na Produção Academica do Centro Oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. . Pesquisar a Pesquisa: A Produção Acadêmica Sobre Professores: Estudo Interinstitucional da Região Centro Oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo S. ; SILVA, L. A. . Educação, Verdade e Conhecimento no Pragmatismo de Rorty. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. A. ; SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo S. . Educação, Verdade e Conhecimento no Pragmatismo de Rorty. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. ; MARCHESI, Reinaldo S. ; SILVA, L. A. . O Pragmatismo de William James: A verdade e o Conhecimento para as Práticas Docentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHESI, Reinaldo S. ; SANTOS, M. A. ; SILVA, L. A. . A Dimensão da Educação nos Escritos do Jovem Nietzsche. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. . A Produção Acadêmica sobre Professores: Estudo Interinstitucional da Região Centro-Oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. A. ; MONTEIRO, Silas B. . A epistemologia da pesquisa interinstitucional do Centro-Oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, M. A. . Ciclo de oficinas do programa para formação de docentes. 2012. .

SANTOS, M. A. . CONFOP CONGRESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. .

SANTOS, M. A. . O Ensino à luz das diretrizes pedagógicas. 2012. .

SANTOS, M. A. . Aprofundamento das discussões metodológicas à luz do curso de formação de professores. 2012. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto de Ciencias e Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2019 - Atual

FACULDADE CATÓLICA DE MATO GROSSO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

2011 - 2019

Centro Universitário de Várzea Grande

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2003 - 2006

Centro Universitário de Várzea Grande

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Didática; Currículo; Sociologia Geral; Sociologia da Educação; Prática de Ensino

2014 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Tutora-UFMT, Enquadramento Funcional: Curso de Especialização em Gestão escolar, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Gestão escolar

2013 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Tutora- UFMT, Enquadramento Funcional: Curso Especialização em Gestão escolar, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Tutora-ADM/UFMT, Enquadramento Funcional: Curso Especialização Gestão Publica, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora e Orientadora de monografias do Curso de Especialização em Gestão Pública desenvolvido pela Faculdade de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso/UAB- Universidade Aberta do Brasil no período de 04/2011 até o presente. De Janeiro de 2012 a março de 2012 passei a atuar como professora Orientadora de monografias.

2006 - 2008

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico; Didática; Estágio Supervisionado

2006 - 2006

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico e Didática

2005 - 2014

Faculdades Integradas de Varzea Grande

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Currículo; Estágio Supervisionado

2009 - 2011

Faculdade Afirmativo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

2003 - 2003

Universidade de Cuiabá

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 72

Outras informações:
Disciplina Sociologia Geral

2002 - 2002

Faculdades Integradas Cândido Rondon

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas Sociologia Geral Sociologia II Sociologia da Educação Sociologia para Administração

2001 - 2002

Dallas Assessoria

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Cursos ministrados Capacitação de Interdisciplinaridade Capacitação de Projetos de trabalho Capacitação de Avaliação Educacional Capacitação de Metodologias de Ensino