Isabel Bonat Hirsch

Graduada no curso de Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e graduada em Canto pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Especialista em Arte-Educação - música pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e especialista em Educação pela Universidade Católica de Pelotas (1991). Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Coordenadora do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (1993 a 2003). Coordenadora da área de Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFPel (2011 - 2015). Coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (2012 - 2015). Coordenadora do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (2019-2021). Professora de nível Associado da UFPel. Tem experiência na área de MÚSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação e atuação docente em música

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Política Social

2015 - 2018

Universidade Católica de Pelotas
Título: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Formação Inicial de Professores: um estudo avaliativo com egressos do PIBID da Universidade Federal de Pelotas
, Ano de obtenção: 2018. Sandro Schreiber de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Música

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul
, Ano de Obtenção: 2007.Luciana Marta Del Ben.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação Musical; Música; Políticas públicas em educação musical.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Educação Musical. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Educação Área Educação Especial

1991 - 1992

Universidade Católica de Pelotas

Especialização em Especialização Em Arte-Educação - Música

1988 - 1989

Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Graduação Em Canto

1985 - 1992

Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Educação Artística Hab Música

1983 - 1986

Universidade Federal de Pelotas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Organização de eventos

SILVA, Ursula Rosa da ; REYES, M. L. V. ; HIRSCH, I.B. ; MIRANDA, W. M. . Seminário Memórias do Ensino da Arte na UFPel: Artes Visuais e Música. 2012. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . VIII Encontro Regional da ABEM SUL. 2005. (Congresso).

HIRSCH, I.B. ; WILLE, Regiana Blank . VIII Encontro Regional da ABEM - SUL - Educação Musical e Diversidades: Espaços e Ações. 2005. (Congresso).

SILVA, Ursula Rosa da ; HIRSCH, I.B. ; WEINERTH, Ana Cláudia Xavier ; VILELA, Paula Lelling . I Seminário de Arte Música e Educação. 2004. (Congresso).

HIRSCH, Isabel Bonat ; WILLE, Regiana Blank . IV Encontro de Educação Musical. 2003. (Congresso).

HIRSCH, Isabel Bonat . Projeto Páscoa Musical. 2002. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Participação da UFPel na Produção do Filme Concerto Campestre. 2002. (Outro).

HIRSCH, I.B. . XX Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2002. (Congresso).

HIRSCH, Isabel Bonat . Recital Serenata de Natal. 2001. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Cartão de Natal da UFPel. 2001. (Concurso).

HIRSCH, I.B. . Exposição Story Board do Filme Concerto Campestre. 2001. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . Museu do Charque Itinerante. 2001. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . II Exposição Feira de Artesanato. 2001. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . Recital Lançamento do CD do Coral da UFPel. 2001. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Faça uma carta para um doador de órgãos. 2001. (Concurso).

HIRSCH, I.B. . 3º Swminário: uma lição de cidadania - os Portadores de Deficiência em busca de seu espaço. 2001. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . Caravana Cultural em Pelotas. 2001. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . VII Encontro de Corais. 2001. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Projeto Lazer e Arte no Campus - Espaço Arte e Cultura. 2001. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . Verão com Vida 2000. 2000. (Outro).

HIRSCH, I.B. . UFPel na MIssa do Centenário das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã em Pelotas. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . 2º Seminário Uma lição de Cidadania - os portadore de deficiência em busca de seu espaço. 2000. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . Oficina de Educação Patrimonial - a Casa da Banha, um patrimônio de Pelotas. 2000. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . Concurso de Composições Escolares - Manifesto 2000 - Por uma cultura de Paz e Não-violência. 2000. (Concurso).

HIRSCH, I.B. . Caravana Cultural em Pelotas. 2000. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . Retratos musicais dos 500 anos. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Nativismo pela Paz e Não-violência. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Exposição Mitica Simoneana. 2000. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . Projeto Lazer e Arte no Campus - Espaço Arte e Cultura. 2000. (Outro).

HIRSCH, I.B. . II Seminário de Estudos Simonianos. 2000. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . Programa de Radio - Toque de Arte. 2000. (Outro).

HIRSCH, I.B. . Concurso de Monografia - a Participação do Exercito Brasileiro nas Missões de Paz na ONU e sua impotância para a Projeção Nacional. 2000. (Concurso).

HIRSCH, I.B. . 1º Seminário: uma lição de cidadania - os Portadores de Deficiência em busca de seu espaço. 2000. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . VI Encontro de Corais. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Serenata de Natal. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Palestra Museu do charque Itinerante nas Escolas. 2000. (Outro).

HIRSCH, I.B. . Pelotas...Essência de MUndo em Pequeno Universo. 2000. (Outro).

HIRSCH, I.B. . Música Antiga nas Igrejas. 2000. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Apresentações Artísticas no Programa de Formação de Professores Leigos. 1999. (Outro).

HIRSCH, I.B. . I Seminário Regional de Turismo no Espaço Rural. 1999. (Outro).

HIRSCH, I.B. . V Encontro de Corais. 1999. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Serenata de Natal. 1999. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Sinfonia de Natal. 1999. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Projeto de criação artística do Cartão de Natal da UFPel. 1999. (Outro).

HIRSCH, I.B. . I Exposição-feira de Artesanato Rural. 1999. (Exposição).

HIRSCH, I.B. . 10º Aniversário do Município de Morro Redondo. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . IV Encontro de Corais. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Serenata de Natal. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Confraternização de Natal. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Concurso Literário Internacional - A Integração Cultural do Mercosul. 1998. (Concurso).

HIRSCH, I.B. . XIII Concerto de Natal. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . XXIX Encontro de Corais Universitários Gaúchos. 1998. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Projeto Lazer e Arte no Campus - Espaço Arte e Cultura. 1997. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . III Encontro de Corais Integração - UFPel. 1997. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . 28º Aniversário da UFPel. 1997. (Outro).

HIRSCH, I.B. . Programação Cultural no Escritório da FAPERGS. 1997. (Outro).

HIRSCH, I.B. . E...Viva España. 1997. (Concerto).

HIRSCH, I.B. . Encontro sobre Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 1997. (Congresso).

HIRSCH, I.B. . Interpretação de Música Espanhola. 1997. (Outro).

HIRSCH, I.B. . Concerto de Música Espanhola. 1997. (Concerto).

Participação em eventos

III Seminário Institucional do PIBID-UCS Docência Compartilhada - Caminhos do PIBID entre Políticas.Contribuições do PIBID para a formação docente: a visão dos acadêmicos pibidianos da UFPel. 2019. (Seminário).

24ª Seminário de Arte e Educação. 2014. (Seminário).

Formação em Avaliação de Extensão Universitária. 2013. (Oficina).

Primer Congresso de Extensión de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo. Formação de professores: uma proposta de Oficinas de Música para professores unidocentes.. 2013. (Congresso).

XXXI SEURS. 2013. (Seminário).

IV Salão Internacional de Ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Seminário).

Programa Interdisciplinar e Transversal de Dança, Música e Teatro: qualificações Artístico-pedagógicas - Prodocência - CAPES.4ª Oficina Integrada de Arte - Prodocência - Percussivamente - Eduardo Pacheco. 2012. (Outra).

Programa Interdisciplinar e Transversal de Dança, Música e Teatro: qualificações Artístico-pedagógicas - Prodocência - CAPES.Residência Artística - Percussão Corporal - Barbatuques. 2012. (Outra).

XV Encontro Regional da ABEM SUL. 2012. (Encontro).

XXII Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2012. (Congresso).

II Seminário Brasileiro de Educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical. 2011. (Seminário).

I Encontro Regional da ABET. 2009. (Encontro).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte.II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2004. (Encontro).

I Seminário de Arte-Música-Educação de Pelotas e Região Sul.I Seminário de Arte-Música-Educação de Pelotas e Região Sul. 2004. (Seminário).

IV Seminário de educação e Comunicação e III Colóquio sobre Imaginário, Cultura e Educação.IV Seminário de educação e Comunicação e III Colóquio sobre Imaginário, Cultura e Educação. 2004. (Seminário).

VII ENCONTRO DA ABEM-REGIÃO SUL.VII Encontro da ABEM-Região Sul e I encontro de Coordenadores de Cursos superiores de Música da Região Sul. 2004. (Encontro).

XVIII SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO.18º SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO. 2004. (Seminário).

Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2003. (Encontro).

I Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2003. (Encontro).

IV Encontro de Educação Musical.IV Encontro de Educação Musical. 2003. (Encontro).

Seminário de Educação Musical Ensinando Música Musicalmente. 2003. (Seminário).

Seminário Educação em Tempo de Rede.Seminário Educação em Tempo de Rede. 2003. (Seminário).

XII Encontro Anual da ABEM e I Colóquio do NEM. 2003. (Encontro).

XIV Congresso da ANPPOM. 2003. (Congresso).

XVII SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO.17º SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO. 2003. (Seminário).

Caravana Cultural em Pelotas. 2001. (Outra).

III Simpósio de Legislação de Incentivo à Cultura. 2001. (Simpósio).

II Congresso de Turismo Cultural, Lusofonia e Desenvolvimento. 2000. (Congresso).

I Simpósio Legislação de Incentivo a Cultura. 1999. (Simpósio).

Reunião Regional Sul do PAIUB.Reunião Regional Sul do PAIUB. 1999. (Simpósio).

XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS.XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS. 1998. (Seminário).

XV Seminário de Extensão Universitária da região Sul.XV Seminário de Extensão Universitária da região Sul. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Lauren Peres Tavares

HIRSCH, I.B.; KERR JR., D. H. B.. Uma educadora musical emformação: seus alunos "especiais" e seus corpos em experiência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

Aluno: Alyson José de Souza Barcelos

HIRSCH, I.B.. IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO PIBID MÚSICA/UFPEL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Ramos de Oliveira Souza

COELHO, Luís Fernando Hering;HIRSCH, Isabel Bonat. Na Pegada de Malandro: as situações de aprendizagem e processos de transmissão musical no naipe de surdo de terceira da bateria da Escola de Samba General Telles. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Queli Daiane Silva Rios

HIRSCH, I.B.. A Arte/Educação no Ensino Médio - sobre o processo de ensino em uma escola pública da cidade de Pelotas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Queli Daiane Silva Rios

HIRSCH, Isabel Bonat. Qualificação - A Arte/Educação no Ensino Médio - sobre o processo de ensino em uma escola pública da cidade de Pelotas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janice Rocha de Souza do Amaral

HIRSCH, I.B.; REYES, M. L. V.. PROJETO INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NA UFPEL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janice Rocha de Souza do Amaral

HIRSCH, Isabel Bonat; REYES, M. L. V.. Qualificação - PROJETO INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NA UFPEL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; Diniz, Lélia; BORGES, R. G.. Banca examinadora de concurso para professor de Percussão e Educação Musical. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; Diniz, Lélia; BORGES, R. G.. Banca examinadora concurso público professor temporário Educação Musical e Percussão. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

SILVA, Ursula Rosa daHIRSCH, I.B.; SILVEIRA, Fabiane Tejada da. Banca examinadora concurso para professor Assistente área de teatro e educação. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.; RICHTER, M. S.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca examinadora concurso para professor assistente área de canto e técnica vocal. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

POHLMANN, A.;HIRSCH, I.B.; FALKENBACH, M. F.. Banca examinadora concurso para professor assistente área de dança-teatro. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

GAVA, J. E.;HIRSCH, I.B.; CONSTANTE, R. T.. Banca examinadora concurso para professor Assistente na área de violão, teoria musical e arranjo. 2008.

HIRSCH, I.B.; WILLE, Regiana Blank; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca examinadora concurso professor Assistente em educação musical e regência. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.; GAVA, J. E.; WILLE, Regiana Blank. Banca revisora concurso para professor substituto área de educação musical e pesquisa. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da; MORAES, A. G. A.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de vaga do cargo de REGENTE. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

HIRSCH, Isabel Bonat; SOUZA, Clarice Franco de; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de vagas do cargo de MÚSICO. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

HIRSCH, Isabel Bonat; SOUZA, Clarice Franco de; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de vagas do cargo de MÚSICO. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

HIRSCH, I.B.; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da; RICHTER, M. S.. Banca de seleção de professor substituto na área de teoria musical e percepção auditiva, prosódia e canto coral. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SOUZA, Clarice Franco de; WILLE, Regiana Blank. Banca revisora no concurso público para provimento de cargo de professor de ensino de 1º e 2º graus no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET). 2004. Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas.

HIRSCH, I.B.; OLIVEIRA, S. A. C.; WEYMAR, L. M.. Banca examinadora de concurso para professor de piano e harmonia. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; RICHTER, M. S.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de técnica vocal. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; WILLE, Regiana Blank; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de harmonia e prática instrumental. 2000. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de canto coral e regência e arranjo e improvisação. 2000. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; RICHTER, M. S.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de teoria musical e percepção auditiva e flauta doce. 2000. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.; WILLE, Regiana Blank; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de técnica vocal e canto. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.; RICHTER, M. S.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de educação musical e prática instrumental. 1998. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; RICHTER, M. S.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de regência, arranjo e improvisação. 1997. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SCHNEIDER, E. E.; PACHECO, L. M. V.. Banca examinadora do concurso público para professor de 1 e 2 graus - música. 1996. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SCHNEIDER, E. E.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de educação musical. 1996. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat; SCHNEIDER, E. E.; HIRSCH, C. B.; OLIVEIRA, S. A. C.. Banca examinadora de concurso para professor de ensino de 1 e 2 graus - música. 1994. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat. Avaliador de apresentação Oral na área de cultura do Congresso de Extensão e Cultura. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.. Avaliação de trabalhos no 21º Congresso de Iniciação Cientifica da UFPel. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

SILVA, Ursula Rosa daHIRSCH, I.B.; POHLMANN, A.. Banca de avaliação de trabalhos do XX Congresso de Iniciação Científica da UFPEL. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat. Avaliação de trabalhos no 20º Congresso de Iniciação Cientifica da UFPel. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, I.B.SILVA, Ursula Rosa da. Banca de avaliação de posteres do XVII CIC UFPel. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

HIRSCH, Isabel Bonat. Concurso de Artes Plásticas: A Arte do Fogo - O Exército e Preservação do Meio Ambiente. 2000. 8ª Brigada de Infantaria Motorizada Briagada Manoel Marques de Souza 1º.

Orientou

Airton Catarino Lopes

Música na sala de aula sob a ótica de um professor de escola pública; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Octavio Amaral Machado

A influência musical em adolescentes do Colégio Pelotense ? Pelotas/RS: um estudo múltiplo de casos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Rafael Porfirio Vilela

PERCEPÇÃO MUSICAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS ANAIS DE EVENTOS E PERÍODICOS DE MAIOR CIRCULAÇÃO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Miguel Duarte Rodrigues da Silva

Entidade Carnavalesca Xavabanda: Um estudo etnomusicológico sobre transmissão de conhecimentos e saberes musicais na Bateria Supershock; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Marcelo Boldt dos Santos

Ensino coletivo de instrumentos: dos primórdios aos projetos de extensão do Curso de Música Licenciatura da UFPel; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Jorge Lessa

Banda infanto-juvenil 20 de julho: trajetórias de um projeto social do 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas - RS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Erica de Souza Alves

Autorregulação emergencial: um estudo de caso com instrumentistas iniciantes do projeto ?Fazendo um Som? da UFPel; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Ketlyn Yeh Lan Chen

ANÁLISE DA ATIVIDADE DOS IDOSOS NO PROJETO OFICINA DE PIANO UFPEL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Leticia Amaral Louro

Mobilização de saberes docentes e processos de ensino no contexto de aulas particulares de piano; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Clovis Matias da Costa Silva

Análise pedagógica comparativa dos métodos de ensino do instrumento saxofone; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Rodrigo Madrid Peres Vieira

Kazuzando: criatividade na educação musical infantil; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Priscila Kuhn Scherdien

O Resgate pelas Memórias Musicais e a Identidade pela Cultura de Arroio do Padre - RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Eliara Ramson Ferraz

Mapeamento da música na Igreja Evangélica Luterana de Canguçu - RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Diva Maria Lobato La Banca

A implantação de aulas de música nas escolas públicas do município de Pelotas - RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Marilúcia Dutra da Silva

A EDUCAÇÃO MUSICAL E O IDOSO: O ELO ENTRE O CONHECIMENTO, O SABER, E A IMPORTANCIA DO RESGATE DA MEMÓRIA MUSICAL; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Márcia Rosinei Soldati Rodrigues

A presença da música nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Pelotas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Roberta Domingues Machado

A educação Musical nas escolas municipais de Rio Grande:Panorama e reflexão sobre os diferentes olhares diante da lei 11; 769/2008; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Vitor Hugo Rodrigues Manzke

A importância da Educação Musical no processo formativo das futuras professoras não especialistas em música do curso de Magistério do Colégio Municipal Pelotense ? Pelotas/RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Ana Lucia Ribeiro Azambuja

MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM SURVEY COM PROFESSORES DE ARTE E MÚSICA DE ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE PELOTAS/RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Jean Carlos Gularte

O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-MUSICAL: Estão os professores de música da Rede Municipal da cidade de Pelotas, preparados para esta realidade?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Verônica Gorniak de Freitas

Porque musicalizar bebês? um estudo com quatro crianças musicalizadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

João Manoel Lovato

O perfil do professor de violão da cidade de Rio Grande - RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Ane Rose Campos Carvalho

A música nos movimentos eclesiais da Igreja Católica de Pelotas - RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Fagner Cunha de Moura

A formação inicial dos professores de música que atuam na rede municipal de ensino de Pelotas e sua prática em sala de aula; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Acacio Antunes

A prática docente de uma professora de piano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Danielle Almeida

MÚSICA, AFRICANIDADE E TRADIÇÃO ORAL: A REINVENÇÃO DA CULTURA GRIOT NO BRASIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Daiane Helnwig Zarnott

Os benefícios da atividade musical no desenvolvimento dos bebês; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Valéria Kruschardt

APRENDIZAGEM MUSICAL NO CANTO CORAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Música Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Isabel Bonat Hirsch;

Produções bibliográficas

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; BRANDAO, C. M. (Org.) ; CASTRO, D. (Org.) . ENTRE SONS, IMAGENS E MOVIMENTOS: Sobre o PIBID ARTES/UFPEL. 000. ed. Porto Alegre: Observatório, 2014. v. 1. 000p .

  • HIRSCH, I.B. ; BRANDAO, C. M. ; CASTRO, D. ; DIAS, L. . INTERDISCIPLINARIDADE NO PIBID GEOARTES/UFPEL - Práticas e Reflexões. In: Isabel Bonat Hirsch; Cláudia Mariza Brandão; Daniela Castro e Liz Dias.. (Org.). ?INTERDISCIPLINARIDADE NO PIBID ? GEOARTES/UFPEL - Práticas e Reflexões? como. 1ed.Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2014, v. 1, p. 1-150.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . O Panorama da mùsica nas escolas de Pelotas. In: Ursula Rosa da Silva; Mirela Ribeiro Meira. (Org.). Ensinar e Pesquisar: a reversibilidade da formação docente. 1ed.Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2012, v. 1, p. 95-103.

  • OBIEDO, S. C. ; HIRSCH, I.B. . Formação Continuada: as oficinas do FOCEM. In: III Feira Binacional de Tecnologia, 2021, Santana do Livramento. 3ª FEBITEC, 2021.

  • ZORZOLLI, R. V. ; HIRSCH, I.B. . FOCEM: Formação Continuada em Educação Musical para professores unidocentes na cidade de Pelotas.. In: 2ª Feira Binacional de Tecnologia, 2020, Santana do Livramento. 2ª FEBITEC, 2020.

  • ZORZOLLI, R. V. ; HIRSCH, I.B. . Formação Continuada em Educação Musical: desafios do ensino remoto na musicalização de professores generalistas.. In: XIX Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, 2020, Florianópolis. XIX Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, 2020.

  • PELIZZON, L. V. M. O. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Musicalização de Professores Unidocentes: uma proposta de formação continuada na cidade de Pelotas. In: IV Encontro de Pesquisa e Extensão do MUSE - Grupo de Pesquisa Música e Educação - UDESC, 2014, Florianópolis. IV Encontro de Pesquisa e Extensão do MUSE - Grupo de Pesquisa Música e Educação - UDESC, 2014.

  • FERRAZ, M. S. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Oficina de Musicalização para o curso de dança da UFPel: reflexões sobre o professor-artista. In: 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, Montenegro. 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014.

  • FERRAZ, E. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Mapeamento do trabalho musical da Igreja Evangélica Luterana de Canguçu. In: 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, Montenegro. 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014.

  • BORBA, L. N. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Cultura popular e musicalização: possibilidades de introdução do Maculelê no ensino de música nas escolas municipais de Pelotas - RS. In: 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, Montenegro. 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014.

  • CIOCCA, M. O. ; MOREIRA, V. G. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Musicalização para jovens e adultos: projeto realizado na EJA da Escola Municipal João da Silva Silveira. In: 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014, Montenegro. 24º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2014.

  • HIRSCH, I.B. ; SCHERDIEN, P. K. ; SOUZA, D. ; PELIZZON, L. V. M. O. ; VIEIRA, R. M. P. ; MANZKE, V. H. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DE MÚSICA PARA PROFESSORES UNIDOCENTES. In: Extenso - extención e Sociedad, 2013, Montevideu. Congreso Extensión e Sociedad 2013, 2013.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MAUS, M. C. ; MANZKE, V. H. R. ; CIOCCA, M. O. ; AZAMBUJA, A. L. R. . A Educação Musical: um diagnóstico da atual situação do Ensino da Música no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1. p. 15-20.

  • SCHUMANN, M. ; GOMES, S. R. ; MARTINS, D. V. M. ; HIRSCH, Isabel Bonat . PIBIDGEOARTES UFPEL ? PROJETO DE FORMAÇÃO DE CORO INFANTIL NA ESCOLA ESTADUAL GINÁSIO DO AREAL ? PELOTAS ? RS. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1.

  • LEAL, R. R. ; AZAMBUJA, A. L. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Formação de Grupo Vocal: uma proposta do PIBID/Música ? UFPel nos anos iniciais do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil - IEEAB ? Pelotas ? RS. In: I Seminário Internacional Ensino da Arte: Cultura visual, Escola e Cotidiano, 2012, Pelotas. I Seminário Internacional Ensino da Arte: Cultura visual, Escola e Cotidiano. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, I.B. ; MARTINS, F. S. . Reflexóes sobre o primeiro diagnóstico feito na escola e o cotidiano escolar. In: I Seminario Internacional Ensino de Arte: Cultura Visual, Escola e Cotidiano, 2012, Pelotas. I Seminario Internacional Ensino de Arte: Cultura Visual, Escola e Cotidiano, 2012.

  • HIRSCH, I.B. ; AZAMBUJA, A. L. R. . A música no ensino fundamental: um survey com professores de música de escolas da rede particular de ensino de Pelotas. In: I Seminario Internacional Ensino de Arte: Cultura Visual, Escola e Cotidiano, 2012, Pelotas. I Seminario Internacional Ensino de Arte: Cultura Visual, Escola e Cotidiano, 2012.

  • SCHUMANN, M. ; GOMES, S. R. ; RIBEIRO, C. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Ações disciplinares do PIBID/Música/UFPel na escola estadual ginásio do Areal. In: IV SIEPE, 2012, Bagé. IV SIEPE, 2012.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MANZKE, V. H. R. ; SILVA, M. D. . A música na Educação Infantil em Pelotas: mapeando as escolas privadas. In: II Seminário Brasileiro de Educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical, 2011, Salvador - BA. II Seminário Brasileiro de educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical, 2011.

  • HIRSCH, I.B. ; MANZKE, V. H. R. ; SILVA, M. D. . A música na educação infantil em Pelotas: mapeando as escolas privadas. In: II Seminário Brasileiro de Educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical, 2011, Salvador - BA. II Seminário Brasileiro de educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical. Salvador - BA: UFBA, 2011. v. 1.

  • CARVALHO, A. R. C. ; HIRSCH, Isabel Bonat . A música nos movimentos eclesiais da Igreja Católica de Pelotas ? RS. In: II Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, 2010, São Paulo. II Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP. São Paulo: UNESP, 2010. v. 1.

  • LOVATO, J. M. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Perfil dos professores de violão na cidade de Rio Grande ? RS.. In: II Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, 2010, São Paulo. II Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP. São Paulo: UNESP, 2010. v. 1.

  • HIRSCH, I.B. ; FELDENS, V. K. ; KRUSCHARDT, V. ; ZARNOTT, D. H. . A PRESENÇA DA MÚSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ARTE/MÚSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS ? RS. In: XVII Encontro Anual da ABEM, 2008, São Paulo. XVII Encontro Anual da ABEM. Diversidade Musical e Compromisso Social O papel da Educação Musical. São Paulo: ABEM/UNESP, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Música na educação básica: um survey com professores das séries finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas estaduais da região sul do RS. In: XVI Encontro Anual da ABEM, 2007, Campo Grande. XVI Encontro Anual da ABEM, 2007.

  • BEN, L. ; Hentschke, Liane ; Diniz, Lélia ; HIRSCH, Isabel Bonat . Políticas educacionais e seus impactos nas concepções e práticas educativo-musicais na educação básica. In: XVI Congresso da Anppom, 2006, Brasília. XVI Congresso da Anppom, 2006.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . A presençada música na educação básica: um survey com professores de arte/música das escoasl estaduais da região sul do RS. In: XV Encontro Anual da ABEM, 2006, João Pessoa. XV Encontro Anual da ABEM, 2006.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . GRUPO VOCAL SAÚDE MENTAL. In: XVIII SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO, 2004, MONTENEGRO. ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO 18ª edição, 2004. v. 01. p. 200-200.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da . Ensino da Arte e interdisciplinaridade. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte, 2004, Montenegro. Seminário Nacional de arte e educação. Montenegro: Fundarte, 2004. v. 1. p. 205-205.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; WEINERTH, Ana Cláudia Xavier ; SOUZA, Janaína Timm de ; SILVA, Neimar Marcos da . Caminhos e descaminhos da interdisciplinaridade. In: IV Seminário de Educação e comunicação e III Colóquio Imaginário, cultura e educação, 2004, PELOTAS. IV Seminário de Educação e comunicação e III Colóquio Imaginário, cultura e educação. Pelotas: Editora da UFPel, 2004. p. 65-65.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da . Ensino da arte e interdisciplinaridade. In: VII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-REGIÃO SUL, 2004, CURITIBA. VII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-REGIÃO SUL, 2004. v. 01. p. 19-23.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . ESCOLA VOLTE A CANTAR!. In: VII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-REGIÃO SUL, 2004, CURITIBA. VII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-REGIÃO SUL, 2004.

  • WILLE, Regiana Blank ; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da ; HIRSCH, I.B. ; BIERHALS, Marga R S ; SILVA, Ursula Rosa da . Professor de música na educação infantil: que profissional é este?. In: VII Encontro Regional da ABEM SUL, 2004, Curitiba PR. VII Encontro Regional da ABEM SUL. Curitiba PR: ABEM, 2004. v. 1.

  • OBIEDO, S. C. ; HIRSCH, I.B. . OFICINA BÁSICA DE MUSICALIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM MÚSICA. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • JORGE, C. A. ; HIRSCH, I.B. . Características do som e instrumentos musicais: um relato sobre o estágio em música no ensino fundamental 2. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • CORREA, J. P. M. ; HIRSCH, I.B. . UM OLHAR SOBRE O PLANO DE ENSINO - GÊNEROS MUSICAIS LATINO-AMERICANOS.. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • GUERREIRO, E. F. ; HIRSCH, I.B. . CURSODEDIACONIAEMMÚSICA?POLOPELOTAS:UMAPARCERIACOM OPROJETO?FAZENDOUMSOM?DAUNIVERSIDADEFEDERALDE PELOTAS. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • JORGE FILHO, M. B. ; CORREA, J. P. M. ; HIRSCH, I.B. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL ? OFICINAS DE VIOLÃO. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • SANTOS, G. M. V. ; HIRSCH, I.B. . RITMICA PARA IDOSOS: AÇÃO DO PROJETO ?FAZENDO UM SOM? NO ASILO DE MENDIGOS DE PELOTAS. In: 10ª SIIEPE, 2024, Pelotas. 10ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2024, 2024.

  • SANTOS, M. B. ; ROSA, N. R. A. ; SILVA, M. D. R. ; HIRSCH, I.B. . OFICINA DE VIOLÃO COLETIVO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO FAZENDO UM SOM.. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • TAVARES, L. S. ; HIRSCH, I.B. . PROJETO FAZENDOUMSOM:EXPERIÊNCIAS NA MUSICALIZAÇÃO COM ÊNFASE NA PRÁTICA VOCAL. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • OBIEDO, S. C. ; TAVARES, L. S. ; HIRSCH, I.B. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL - FOCEM. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • ALVARENGA, H. G. D. ; HIRSCH, I.B. . ?O SACI?: A OBRA PARA MÃO ESQUERDA DE LUIZA CAMARGO E SEUS ASPECTOS TÉCNICOS E INTERPRETATIVOS EM SALA DE AULA. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • SILVA, M. D. R. ; SANTOS, M. B. ; ROSA, N. R. A. ; HIRSCH, I.B. . OFICINA BÁSICA DE VIOLÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PELO PROJETO FOCEM. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • ROSA, N. R. A. ; SANTOS, M. B. ; SILVA, M. D. R. ; HIRSCH, I.B. . OFICINA RÍTMICA. PRÁTICA REMOTA NA PANDEMIA. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • SANTOS, G. M. V. ; HIRSCH, I.B. . OFICINA DE PIANO: ENSINO E APRENDIZAGEM COM FAIXAS ETÁRIAS DIFERENTES. In: X Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas. 9ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2023, 2023.

  • TAVARES, L. S. ; HIRSCH, I.B. . O ENSINO DE MÚSICA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA CORPORAL NA MUSICALIZAÇÃO. In: 8ª SIIEPE, 2022, Pelotas. 8ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2022, 2022.

  • SOUZA, V. R. O. ; HIRSCH, I.B. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: MUSICALIZANDO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. In: 8ª SIIEPE, 2022, Pelotas. 8ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2022, 2022.

  • ALVARENGA, H. G. D. ; HIRSCH, I.B. . O protagonismo do Cravo no cenário musical barroco: uma breve análise sobre a produção cravística de Couperin e Bach. In: 8ª SIIEPE, 2022, Pelotas. 8ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2022, 2022.

  • LESSA, J. ; HIRSCH, I.B. . Relato do estágio de regência: contribuições da Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental. In: 8ª SIIEPE, 2022, Pelotas. 8ª SIIEPE - Semana Integrada UFPel 2022, 2022.

  • ALVES, E. S. ; HIRSCH, I.B. . PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE AULAS ONLINE DE VIOLINO PARA A COMUNIDADE PELOTENSE. In: 7ª SIIEPE, 2021, Pelotas. 7ª SIIEPE, 2021.

  • TAVARES, L. S. ; HIRSCH, I.B. . DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO EM MEIO AO ENSINO REMOTO. In: 7ª SIIEPE, 2021, Pelotas. 7ª SIIEPE, 2021.

  • OBIEDO, S. C. ; HIRSCH, I.B. . FORMAÇÃO CONTINUADA: REINVENTANDO O FOCEM. In: 7ª SIIEPE, 2021, Pelotas. 7ª SIIEPE, 2021.

  • CASTRO, C. B. ; HIRSCH, I.B. . RELATO DE ENSINO DE MÚSICA REMOTO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19. In: 7ª SIIEPE, 2021, Pelotas. 7ª SIIEPE, 2021.

  • ZORZOLLI, R. V. ; HIRSCH, I.B. . FOCEM: Formação Continuada em Música para professores unidocentes.. In: Encontro Inovações na Formação de Professores para a Educação Básica no Brasil, 2020, São Paulo. Encontro Inovações na Formação de Professores para a Educação Básica no Brasil, 2020.

  • LEMOS, C. C. A. ; HIRSCH, I.B. . CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO: REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE TÉCNICA VOCAL E LEITURA DE PARTITURAS PARA INTEGRANTES DO CORAL DA UFPEL. In: V Congresso de ensino de graduação, 2019, Pelotas. V CEG Anais 2019, 2019.

  • LOURO, L. A. ; HIRSCH, I.B. . FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS. In: V Congresso de ensino de graduação, 2019, Pelotas. V CEG Anais 2019, 2019.

  • GOMES, M. J. ; LIMA, R. A. ; HIRSCH, I.B. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. In: VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019, Pelotas. VI CEC Anais 2019, 2019.

  • PELIZZON, L. V. M. O. ; MANZKE, V. H. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Musicalização para professores da rede municipal de Pelotas. In: 12 Mostra da Produção Universitária, 2013, Rio Grande. 12 Mostra da Produção Universitária, 2013.

  • SCHUMANN, M. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Oficina de violão clássico: uma proposta de ensino para jovens e adultos. In: 12 Mostra da Produção Universitária, 2013, Rio Grande. 12 Mostra da Produção Universitária, 2013.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MAUS, M. C. . (RE)MUSICALIZANDO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO EXTRA CURRICULAR. In: XXI CIC UFPel, 2012, Pelotas. XXI CIC UFPel. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • AZAMBUJA, A. L. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat . A MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM SURVEY COM PROFESSORES DE MÚSICA DE ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE PELOTAS/RS. In: XXI CIC UFPel, 2012, Pelotas. XXI CIC UFPel. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • MARTINS, F. S. ; HIRSCH, Isabel Bonat ; SCHUMANN, M. ; GOMES, S. R. . Formação de Coro Infantil na Escola: primeiras experiências no PIBID - MÚSICA/ UFPel.. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo. XXI CIC UFPel. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • MACHADO, R. D. ; HIRSCH, Isabel Bonat . A Educação Musical nas Escolas Municipais de Rio Grande. In: XXI CIC UFPel, 2012, Pelotas. XXI CIC UFPel. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • GOMES, S. R. ; SCHUMANN, M. ; MARTINS, D. V. M. ; HIRSCH, Isabel Bonat . FORMAÇÃO DE CORO COM AS CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DA ESCOLA ESTADUAL GINÁSIO DO AREAL ? PIBID/ MÚSICA/UFPEL. In: XXI CIC UFPel, 2012, Pelotas. XXI CIC UFPel. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1.

  • AZAMBUJA, A. L. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat . A música no ensino fundamental: um survey com professores de música de escolas da rede particular de ensino de Pelotas. In: Salão Universitário, 2012, Pelotas. Salão Universitário, 2012.

  • MANZKE, V. H. R. ; HIRSCH, Isabel Bonat ; CRUZ, J. P. V. ; SILVA, M. D. . A EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL EM PELOTAS: UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS PRIVADAS. In: XX CIC UFPel, 2011, Pelotas. XX CIC UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2011. v. 1.

  • FREITAS, V. G. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Por que musicalizar bebês? Um estudo com cinco crianças musicalizadas. In: XX CIC UFPel, 2011, Pelotas. XX CIC UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2011. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MANZKE, V. H. R. . Trabalhando interdisciplinarmente o sentido da audição: música e ciências na educação infantil. In: II Seminário Brasileiro de Educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical, 2011, Salvador - BA. EII Seminário Brasileiro de educação Musical Infantil e V Encontro Internacional de Educação Musical, 2011.

  • HIRSCH, I.B. ; ANTUNES, A. . A prática docente de uma professora de piano. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009.

  • ALMEIDA, D. ; HIRSCH, I.B. . Música, Africanidade e Tradição Oral: a reinvenção da cultura Griot no Brasil. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009.

  • FELDENS, V. K. ; KRUSCHARDT, V. ; ZARNOTT, D. H. ; HIRSCH, Isabel Bonat . A PRESENÇA DA MÚSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ARTE/MÚSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS ? RS. In: XVII CIC UFPel, 2008, Pelotas. XVII CIC UFPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2008. v. 1.

  • HIRSCH, I.B. ; WEINERTH, Ana Cláudia Xavier ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; SOUZA, Janaína Timm de ; SILVA, Neimar Marcos da ; SILVA, Ursula Rosa da . Ensino da Arte e interdisciplinaridade. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Pelotas. XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MARTINS, F. S. . ?Que som é esse?? ? PIBID/Música/UFPel ? Uma aproximação da produção cultural musical local na cidade de Pelotas com a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro - RS: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; BANCA, Q. L. L. . Atividades do PIBID/Música/UFPel na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiróz ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro - RS. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; LEAL, R. R. . Formação de Grupo Vocal:uma proposta do PIBID/Música ? UFPel nos anos iniciais do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil - IEEAB ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; CRUZ, J. P. V. ; PERES, R. M. . Musicalização e Canto Coral:Primeiras experiências no PIBID-MÚSICA UFPel com 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; ELIZABETE, V. B. ; MARTINS, F. S. . Musicalização através da oficina de canto coral:Uma das ações do PIBID - Música/UFPel na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; GOMES, S. R. ; SCHUMANN, M. ; RIBEIRO, C. ; MARTINS, D. V. M. . PIBID/Música/UFPel ? Projeto de Formação de Coro Infantil na Escola Estadual Ginásio do Areal ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MAUS, M. C. . PIBID música UFPel ? ações no instituto de educação estadual Assis Brasil ? Pelotas ? RS. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: ABEM, 2012. v. 1.

  • MAUS, M. C. ; HIRSCH, Isabel Bonat . PIBID MÚSICA UFPEL - AÇÕES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL ASSIS BRASIL. In: XXII CONFAEB 2012, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB 2012. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1.

  • MARTINS, F. S. ; ELIZABETE, V. B. ; HIRSCH, Isabel Bonat . MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID-MÚSICA UFPEL COM 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA - PELOTAS/RS. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1.

  • PERES, R. M. ; CRUZ, J. P. V. ; HIRSCH, Isabel Bonat . MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID - MÚSICA/ UFPEL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA ? PELOTAS/RS. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1.

  • MANZKE, V. H. R. ; SILVA, M. D. ; HIRSCH, Isabel Bonat . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL, ATRAVÉS DO PIBID - UFPEL: UM DIAGNÓSTICO PARA CHEGAR ÀS AÇÕES MAIS ADEQUADAS À ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR DE QUEIROZ - PELOTAS - RS. In: XXII CONFAEB, 2012, São Paulo. XXII CONFAEB. São Paulo: UNESP, 2012. v. 1.

  • BEN, L. ; Diniz, Lélia ; HIRSCH, I.B. . Surveys with self-completion questionnaire: a strategy to inform public educational policies. In: 28th ISME World Conference. Music at all ages., 2008, Bologna. Abstracts. 28th ISME World Conference. Music at all ages.. Bologna: ISME, 2008. v. 1. p. 435-436.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da . Ensino de artes e interdisciplinaridade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROJETOS, 2004, SÃO PAULO. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROJETOS. Pinhais: EDITORA FILOSOFART, 2004. v. 01. p. 47-47.

  • SILVA, Ursula Rosa da ; HIRSCH, I.B. ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; PELLEGRIN, J. L. . O fazer artístico como exercício para cidadania de grupos. In: Congresso internacional sobre projetos, 2004, São Paulo. Congresso internacional sobre projetos. Pinhais, 2004. v. 1. p. 48-48.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; WILLE, Regiana Blank . ESCOLA, VOLTE A CANTAR!. In: Seminário Educação em tempo de Rede, 2003, Pelotas. Seminário Educação em Tempo de Rede. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2003. v. 1. p. 63-63.

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; WILLE, Regiana Blank . ESCOLA VOLTE A CANTAR!. In: XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO, 2003, MONTENEGRO. ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO 17ª edição, 2003. v. 01. p. 217-217.

  • HIRSCH, Isabel Bonat . As ações interdisciplinares e disciplinares do PIBID/Música - UFPel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . Painel: As interlocuções artísticas do PIBID - Experiências na UFRGS, UFPel e UERGS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MANZKE, V. H. R. . As contribuições da Educação Musical através do PIBID - UFPel: um diagnóstico para chegar às ações mais adequadas à EEEM M. Queiroz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Professores Não-especialistas em música: musicalizando para musicalizar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MAUS, M. C. . A educação musical: um diagnóstico da atual situação do ensino de música no IEEAB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Musicalizando professores não-especialistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . A Inserção do ensino de música nas escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; MANZKE, V. H. R. ; SILVA, M. D. . A música na educação infantil de Pelotas: mapeando as escolas privadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . O panorama da música nas escolas de Pelotas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . O ensino de música nas escolas: um debate sobre a lei 11.769/08. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Música na educação infantil e nas séries iniciais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, I.B. . Música no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . A presença da música nas escolas da Região Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da . O ENSINO DA ARTE E A INTERDISCIPLINARIDADE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Projeto Escola, Volte a Cantar!. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; VILELA, Paula Lelling ; SILVA, Ursula Rosa da ; SOUZA, Janaína Timm de ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; WEINERTH, Ana Cláudia Xavier ; SILVA, Neimar Marcos da . Ensino da Arte e Interdisciplinaridade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . GRUPO VOCAL SAÚDE MENTAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da ; WILLE, Regiana Blank ; SACRAMENTO, Cristiane ; CHAVES, Marcos ; BIERHALS, Marga R S . As práticas musicais dos professores das escolas de educação infantil de Pelotas: Caracterização do seu perfil a partir do conhecimento de sua formação e atuação profissional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Música na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Escola, Volte a Cantar!. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; WILLE, Regiana Blank ; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da . Projeto Escola, Volte a Cantar!. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; WILLE, Regiana Blank . Escola, Volte a Cantar!. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . Escola, Volte a Cantar!. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da . Coral do ILA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; HIRSCH, C. B. . Hino do Rotaract Club de Pelotas Norte, 2018. (Partitura Musical/Canto).

  • HIRSCH, Isabel Bonat ; HIRSCH, C. B. . Hino da Casa da Amizade de Pelotas, 2007. (Partitura Musical/Canto).

  • HIRSCH, Isabel Bonat . A Roda, 1991. (Partitura Musical/Coral).

Outras produções

HIRSCH, Isabel Bonat . XX Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2002.

HIRSCH, Isabel Bonat . Universidade Solidária - Etapa Nacional e Regional e Bolsas de desempenho acadêmico - área de extensão. 2002.

HIRSCH, Isabel Bonat . II Congresso de Turismo Cultural, Lusofonia e Desenvolvimento. 2000.

HIRSCH, Isabel Bonat . 2ª Semana de Avaliação e do Planejamento da UFPel. 2000.

HIRSCH, Isabel Bonat . Reunião Regional do Plano. 2000.

HIRSCH, Isabel Bonat . Núcleo de Estudos Etnográficos. 1999.

HIRSCH, Isabel Bonat . XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 1998.

HIRSCH, Isabel Bonat . 1ª Semana do Planejamento da UFPel. 1998.

HIRSCH, Isabel Bonat . Comissão de Extensão COCEPE. 1998.

HIRSCH, Isabel Bonat . Plano de Ação 1998 e 1999. 1998.

HIRSCH, Isabel Bonat . XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 1998.

SILVA, Ursula Rosa da ; HIRSCH, Isabel Bonat ; SANTOS, L. A. N. ; REYES, M. L. V. ; MIRANDA, W. M. . Outra História: ILA/IAD (1990- 2010). 2013. (Grupo de pesquisa).

DEL-BEN, L. M. ; HIRSCH, Isabel Bonat . Música e Escola. 2008. (Grupo de pesquisa).

SILVA, Ursula Rosa da ; HIRSCH, I.B. ; SILVEIRA, Fabiane Tejada da ; SANTOS, L. A. N. ; REYES, M. L. V. . Exposição Diálogos e Memória: Mostra Comemorativa-histórica do Instituto de Letras e Artes (ILA-1969-1989). 2010 (Exposição artísitica).

HIRSCH, Isabel Bonat . Recital Serenata de Natal. 2001 (Recital).

HIRSCH, Isabel Bonat . Concurso de Pinturas - Infantaria, a Rainha das Armas. 2001 (Concurso).

HIRSCH, Isabel Bonat . Faça uma carta para um doador de Órgãos. 2001 (Concurso).

HIRSCH, Isabel Bonat . 3º Seminário: uma Lição de Cidadania - Os Portadores de Deficiência em Busca de seu Espaço. 2001 (Seminário).

HIRSCH, Isabel Bonat . Exposição Story Board do Filme Concerto Campestre. 2001 (Exposição).

HIRSCH, Isabel Bonat . Museu do Charque Itinerante nas Escolas. 2001 (Projeto de Extensão).

HIRSCH, Isabel Bonat . II Exposição-Feira de Artesanato, Doces e Bebidas Regionais. 2001 (Exposição).

HIRSCH, Isabel Bonat . Lançamento do CD do Coral da UFPel. 2001 (Recital).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    A presença da música nas Escolas das redes públicas e privadas do município de Pelotas - RS, Descrição: Investigar a presença da música nas redes públicas e privadas do município de Pelotas - RS. Pretende-se colaborar com a área no que tange ao mapeamento da educação musical no município de Pelotas e, posteriormente com as políticas educacionais e formação continuada de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Isabel Bonat Hirsch - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    A música na rede municipal de ensino de Pelotas: um estudo com professores da área de artes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a música está presente nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas municipais de Pelotas. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão fornecer subsídios para o estabelecimento de parcerias entre a Universidade Federal de Pelotas e as escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, no sentido de atender às necessidades de formação de seus professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Isabel Bonat Hirsch - Coordenador / Daiane Helnwig Zarnott - Integrante / Valéria Kruschardt - Integrante / Vitória Krüger Feldens - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    O Ensino da Arte e a Interdisciplinaridade, Descrição: Aprofundar o embasamento teórico sobre as novas tendências pedagógicas com vistas a elaborar formas de aplicação da interdisciplinaridade do ensino de artes visuais e música na Universidade e na Escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isabel Bonat Hirsch - Integrante / Ursula Rosa da Silva - Coordenador / FabianeTejada da Silveira - Integrante.

Prêmios

2020

Menção Honrosa ao trabalho FOCEM: Formação Continuada em Educação Musical para professores unidocentes na cidade de Pelotas, UTEC - Universidad Tecnólogica / IFSul Campus Santana do Livramento..

2020

Menção Honrosa por escolha de júri popular ao trabalho FOCEM: Formação Continuada em Educação Musical para professores unidocentes na cidade de Pelotas, UTEC - Universidad Tecnólogica / IFSul Campus Santana do Livramento..

2013

Coordenadora do 1º lugar de Mini-curso "Musicalizando os participantes do 31º SEURS, Universidade Federal de Santa Catarina.

2012

Orientadora do 1º lugar na área de Linguística, Letras e Artes na 11ª MPU- FURG. Felipe da Silva Martins - A produção cultural musical da cidade de Pelotas e a E.E.E.M. Santa Rita, Universidade Federal do Rio Grande.

2011

Orientadora do Trabalho Destaque na área de Linguística, Letras e Artes do XX CIC da UFPel. Vitor Hugo Rodrigues Manzke - A Educação Infantil em Pelotas: um mapeamento das escolas privadas, Universidade Federal de Pelotas.

2009

Orientadora do 1º Lugar Troféu Jovem Pesquisador no XVIII CIC - UFPel. Danielle Almeida - Música, Africanidade e tradição Oral: Reinvenção da Cultura Griot no Brasil, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes. , Rua Alberto Rosa, 62, Centro, 96010770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32875514

Experiência profissional

1991 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso de Música - modalidade licenciatura

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Música - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Educação Musical II; Projeto em Educação Musical II - TCC

  • 08/2013

    Ensino, Música - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia Musical; Estágio Supervisionado II; Projeto em Educação Musical II - TCC

  • 02/2012

    Direção e administração, Centro de Artes.,Cargo ou função, Coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes da UFPel.

  • 08/2011

    Direção e administração, Centro de Artes.,Cargo ou função, Coordenadora da área Música do PIBID - UFPel.

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes e Design.,Linhas de pesquisa

  • 01/2007

    Extensão universitária , Instituto de Artes e Design.,Atividade de extensão realizada, Música às 20 prás 10.

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-Estágio Supervisionado II; Projeto em Educação Musical I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Música - licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação e prática-pedagógico-musical IV; Projeto em Educação Musical I; Pré-estágio Supervisionado II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado II, Projeto em educação musical II, Prosódia musical

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-estágio supervisionado II, Projeto em educação musical II, Orientação e prática pedagógico-musical IV

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado II, Projeto em educação musical II, Prosódia musical, Laboratório coral II, Laboratório Coral IV

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Coral I, Laboratório Coral III, Projeto em educação musical I, Pré-estágio supervisionado II, Orientação e prática pedagógico musical IV

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia musical, Projeto em educação musical II, Estágio supervisionado II, Laboratório Coral II, Laboratório coral IV, Orientação e prática pedagógico-musical III

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto em Educação Musical I, Pré-estágio supervisionado II, Laboratório Coral I, Laboratório Coral III, Orientação e prática pedagógico-musical IV

  • 01/2007

    Extensão universitária , Instituto de Artes e Design.,Atividade de extensão realizada, Escola, Volte a cantar.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado II, Laboratório Coral II, Laboratório Coral IV, Orientação e prática pedagógico-musical III, Projeto em educação musical II, Prosódia musical

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-estágio supervisionado II, Projeto em educação musical I, Orientação e prática pedagógico-musical IV, Laboratório Coral I, Laboratório Coral III

  • 03/2008 - 03/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia Musical, Laboratório Coral II, Laboratório Coral IV, Estágio Supervisionado II, Projeto em Educação Musical II

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação e prática-pedagógico-musical II, Orientação e prática pedagógico-musical IV, Fundamentos da Educação Musical II, Fundamentos da Educação Musical IV, Laboratório Coral I, Laboratório Coral III, Pré-Estágio Supervisionado II

  • 01/2007

    Extensão universitária , Instituto de Artes e Design.,Atividade de extensão realizada, Grupo de flautas doce.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação e prática pedagógica-musical I, Orientação e prática pedagógica-musical III, Fundamentos da Educação Musical I, Fundamentos da Educação Musical III, Prosódia Musical, Laboratório Coral II

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação e prática-pedagógica II, Orientação e prática-pedagógica IV, Fundamentos da Educação Musical II, Fundamentos da Educação Musical IV

  • 01/2007

    Extensão universitária , Instituto de Artes e Design.,Atividade de extensão realizada, Curso de Harmonia e improvisação.

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Curso de Música Modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Coral II, Laboratório Coral IV, Teoria Musical e Percepção Auditiva II, Teoria Musical e Percepção Auditiva IV

  • 03/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do Grupo Instrumental Saúde Mental.

  • 06/2003 - 12/2004

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Coral do ILA.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Curso de Música Modalidade Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Coral I, Laboratório Coral III, Prosódia Musical, Teoria Musical e Percepção Auditiva I, Teoria Musical e Percepção Auditiva III

  • 09/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do Projeto Música às 20 prás 10, num total de 20 h..

  • 09/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do Projeto Escola Volte a Cantar!.

  • 01/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Projeto - Saúde Mental - SAUDARTE, num total de 60 h..

  • 11/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do IV Encontro de Educação Musical.

  • 01/2003 - 07/2003

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia Musical, Teoria Musical e percepção Auditiva I, Teoria Musical e percepção Auditiva III, Teoria Musical e percepção Auditiva V

  • 02/1993 - 04/2003

    Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Arte e Cultura.

  • 01/1998 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Universidade Federal de Pelotas.,Serviço realizado, Assessoramento Técnico à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, junto aos Programas "Universidade Solidária - Etapa Nacional e Regional", e "Bolsas de Desempenho Acadêmico - Área de Extensão".

  • 06/2002 - 10/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Musical e Percepção Auditiva VI

  • 01/2002 - 05/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Musical E Percepção Auditiva VI, Prosódia Musical

  • 12/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Recital "Serenata de Natal", de 04 a 20 de dezembro de 2001, num total de 10 h..

  • 12/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Projeto "Confecção do Cartão de Natal da UFPel".

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Musical e Percepção Auditiva VI

  • 01/2001 - 12/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Projeto de Extensão Lazer e Arte no Campus, de 02 de janeiro a 30 de dezembro de 2001, num total de 40 h..

  • 11/2001 - 11/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Recital "Lançamento do CD do Coral da UFPel".

  • 10/2001 - 10/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do VII Encontro de Corais - Integração, em 06 de outubro de 2001, num total de 08 h..

  • 09/2001 - 09/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral da Exposição Story Board do Fime Concerto campestre de 17 a 27 de setembro de 2001, num total de 80 h..

  • 09/2001 - 09/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora geral do 3º Seminário: uma Lição de Cidadania - Os Portadores de Deficiência em Busca do seu Espaço, de 26 a 28 de setembro de 2001, num total de 20 h..

  • 05/2001 - 09/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora e Coordenadora Geral do Concurso de Pinturas - Infantaria , a Rainha das Armas.

  • 04/2001 - 09/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Concurso Faça uma carta para um doador de Órgãos, de 27 de abril a 27 de setembro de 2001, num totla de 20 h..

  • 01/2001 - 08/2001

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão Museu do Charque Itinerante nas Escolas, num total de 48 hs..

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Musical e Percepção Auditiva VI, Prosódia Musical

  • 12/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral da Serenata de Natal.

  • 12/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Pelotas.,Cargo ou função, Membro de comissão do II Congresso de Turismo Cultural, Lusofonia e Desenvolvimento.

  • 01/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto Lazer e Arte no Campus - Espaço Arte e Cultura.

  • 01/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Programa de Rádio - Toque de Arte - Rádio Federal FM.

  • 11/2000 - 11/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do II Seminário de Estudos Simonianos.

  • 10/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral dos Retratos Musicais dos 500 Anos.

  • 10/2000 - 10/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da Reunião Regional do Plano - Viajando pelo Rio grande do Sul e Encontro de Empreendedores de Turismo no espaço Rural.

  • 04/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral e Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Composições Escolares - Manifesto 2000 - Por uma Cultura de Paz e Não-Violência.

  • 09/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do 2º Seminário: Uma Lição de Cidadania - Os Portadores de deficiência em Busca de seu Espaço.

  • 09/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do VI Encontro de Corais Integração.

  • 08/2000 - 08/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral da Oficina de Educação Patrimonial - A Casa da Banha, Um Patrimônio de Pelotas.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia Musical, Teoria Musical e Percepção Auditiva VI

  • 05/2000 - 05/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Atividade Cultural nativismo pela Paz e Não-Violência.

  • 05/2000 - 05/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral da Palestra Museu do Charque Itinerante nas Escolas.

  • 05/2000 - 05/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Concurso de Monografia: A Participação do Exército Brasileiro nas Missões de Paz da ONU e sua Importância para a Projeção Nacional.

  • 01/2000 - 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.,Serviço realizado, Delegada da 2ª Semana de Avaliação e do Planejamento da UFPel.

  • 01/2000 - 01/2000

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do 1º Seminário - Uma Lição de Cidadania - Os Portadores de Deficiência em Busca de seu Espaço.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prosódia Musical, Educação Musical III

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura Plena Em Artes Habilitação Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Musical II, Prosódia Musical

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical IV, Prosódia Musical

  • 11/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Arte e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Presidente dos trabalhos, coordenadora da reunião da área de Cultura e membro da comissão organizadora do XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical III, Metodologia do Ensino da Música

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical II, Leitura e Grafia Musical IV, Prosódia Musical

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical I, Metodologia do Ensino da Música

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical II, Leitura e Grafia Musical IV, Prosódia Musical, Canto coral II

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto coral I, Leitura e Grafia Musical II, Leitura e Grafia Musical I, Metodologia do Ensino da Música

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Graduação Em Canto e Instrumentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto coral II

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto coral II, Leitura e Grafia Musical II, Leitura e Grafia Musical IV

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Graduação Em Canto e Instrumentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto Coral I

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto Coral I, Leitura e Grafia Musical I, Leitura e Grafia Musical III

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto e Coral II, Leitura e Grafia Musical II, Leitura e Grafia Musical IV

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto coral I, Leitura e Grafia Musical

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Graduação Em Canto e Instrumentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto coral I

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Grafia Musical I

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentos de Cordas, Sopro e Percussão II, Canto coral II

  • 03/1992 - 07/1992

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentos de Cordas, Sopro e Percussão I, Canto Coral I, Canto coral II, Expressão Musical I

  • 08/1991 - 12/1991

    Ensino, Graduação Em Canto e Instrumentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentos de Cordas, Sopro e Percussão II, Canto Coral II, Expressão Musical II

  • 03/1991 - 07/1991

    Ensino, Educação Artística Hab Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto Coral I, Leitura e Grafia Musical, Prosódia Musical, Teoria musical e Percepção Auditiva