Bruno Pinto Freire
Psicólogo. Psicoterapeuta clínico familiar, de casal e individual.
Supervisor clínico de psicoterapia familiar.
Facilitador de grupo.
Professor universitário.
Formador educacional.
Escritor.
Especialista nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e terapia familiar.
Membro da Associação Cearense de Terapia Familiar - ACTF e da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global
2020 - 2022
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A construção do sujeito matável: uma análise sistêmica dos dados de violência letal em Fortaleza - CE.
Orientador: Angelo Brandelli Costa
Especialização em Especialização em Terapia de Família e Casal
2012 - 2019
Faculdade Ari de Sá
Título: Os Matáveis: Pretos, Pobres e Periféricos, Análise Sistêmica das Narrativas e Trajetórias de Adolescentes e Jovens nas Políticas Públicas do Ceará
Orientador: Christina Sutter
Especialização em Educação Inclusiva
2015 - 2017
Universidade Estadual do Ceará
Título: Eu sei o que quero para mim: os processos de escolarização para o estudante surdo.
Orientador: Geandra Cláudia Silva Santos
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família
2013 - 2015
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: O Cuidado a Pessoas com Transtornos Mentais Comuns na Atenção Primária à Saúde: reflexões do paradigma Sistêmico.
Orientador: Maria Lidiany Tributino de Sousa
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Graduação em Psicologia
2005 - 2011
Universidade de Fortaleza
Título: As relações estruturantes nas famílias ouvintes com filhos surdos: clareando as comunicações para superar os mitos.
Orientador: Cláudia Egipto
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Certificação Profissional em Neurociências. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2022 - 2022
Medicalização e Patologização em Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , Psicólogo Dassayeve Távora Lima, DASSAYEVE, Brasil.
2022 - 2022
Cuidados em S.M. e Atenção Psicossocial: avaliação, manejo, seguimento.. (Carga horária: 180h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2022 - 2022
Grupo de estudos Lesplexos. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2021 - 2021
Psicologia e Direitos Humanos: experiências, diálogos e (des)construções. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa. (Carga horária: 30h). , Vice Governadoria do Estado do Ceará, VGEC, Brasil.
2020 - 2020
Intervenções com Famílias em Situação de Violência. (Carga horária: 3h). , Associação Cearense de Terapia Familar, ACTF, Brasil.
2018 - 2018
Mapeamento Sistêmico do Sintoma Infantil. (Carga horária: 40h). , Espaço Viver Treinamentos e Cursos Ltda., ESPAÇO VIVER, Brasil.
2017 - 2017
Curso em Genograma. (Carga horária: 40h). , Espaço Viver Treinamentos e Cursos Ltda., ESPAÇO VIVER, Brasil.
2016 - 2016
SUPERA - Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias. (Carga horária: 150h). , Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.
2015 - 2015
Direito a Convivência Familiar e Comunitária EAD. (Carga horária: 20h). , ONG Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, MTNMPE, Brasil.
2015 - 2015
Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativas. (Carga horária: 60h). , Terre des hommes (Brasil), TDH, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação no Programa Academia da Saúde. (Carga horária: 48h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Saúde Mental em Contexto de Emergência e Catástrof. (Carga horária: 36h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2011 - 2011
II Curso Introdutório em Saúde Mental da Infância. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2011
Formação em Psicologia e Psicoterapia Fenomeológic. (Carga horária: 250h). , Escola Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial, EEPPFE, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Neuropsicopatologia Infatil. (Carga horária: 120h). , Instituto de Ensino Neuropsicocentro, NEUROPSICOCENTRO, Brasil.
2008 - 2009
Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 180h). , Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento ao Surdo, CAS, Brasil.
2007 - 2007
Implantação de RH. (Carga horária: 15h). , FastJob, FASTJOB, Brasil.
2005 - 2005
Toxicomania. (Carga horária: 4h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
4° Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. Os matáveis, pretos, pobres e periféricos: análise sistêmica das narrativas e trajetórias de adolescentes e jovens nas políticas públicas do Ceará. 2019. (Congresso).
4° Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. Adoecimento psíquico e sua relação com a proteção dos sujeitos no contexto de ameaça de morte. 2019. (Congresso).
4° Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O cuidado às pessoas com transtornos mentais comuns na atenção primária à saúde: reflexões do paradigma Sistêmico. 2019. (Congresso).
Encontro Nacional de Profissionais do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte ? PPCAAM. 2019. (Encontro).
Discutindo a Proteção: os Desafios da Segurança Pública no Atendimento a Pessoas Ameaçadas. 2018. (Encontro).
III Jornada da Associação Cearense de Terapia Familiar.A Escola como Equipamento Protetivo a Vida de Crianças Ameaçadas de Morte. 2018. (Seminário).
I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogras. 2017. (Seminário).
Psicologia e Direitos Humanos: Lutas Diárias e Enfrentamentos Necessários..A Psicologia e o Acompanhamento a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.. 2016. (Outra).
1ª Jornada Vida Plena: Violência Contra Crianças e Adolescentes.. 2015. (Outra).
1 Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba.. O Olhar Ampliado da Enfermagem a partir de Práticas Interdisciplinares e de Promoção da Saúde com Gestantes na Estratégia Saúde da Família em Sobral-CE.. 2015. (Congresso).
5 Congresso Internacional da ABRAMD, Ciência e Diversidade: Drogas e Transição de Paradigmas, Compartilhando Saberes e Recriando Fazeres.. 2015. (Congresso).
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Sistema de Proteção a Pessoas Ameaçadas.. 2015. (Outra).
Seminário Discriminação Racial. 2015. (Seminário).
Apresentação da Experiência do Primeiro Ano de Execução do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM/CE.. 2014. (Outra).
IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família..A Participação da Psicologia no Matriciamento da Saúde Mental na Atenção Básica.. 2014. (Outra).
V Seminário Internacional em Promoção da Saúde..A Inserção dos Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família em Sobral-Ce no Processo de Territorialização.. 2014. (Seminário).
Seminário Rede de Atendimento ao Adolescente.. 2013. (Seminário).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.A Territorialização como Prática Psicológica no Saúde da Família.. 2013. (Encontro).
II Fórum de Estudantes e Pesquisadores em Saúde Mental do Ceará..Projeto EDISCA.. 2012. (Outra).
Congresso do Agreste e do Sertão de psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.. Surdez e a Abordagem Fenomenológica Existencial.. 2011. (Congresso).
Disseminação da Metodologia Pesquisa-Ação e Intervenção Social com Adolescentes em Situação de Exploração Sexual nas Cidades-Sede da Copa Mundial de Futebol - 2014.. 2011. (Oficina).
I Seminário Nacional sobre a Infância, Juventude e Políticas Públicas (Senijup): Desafios na Articulação entre Teoria e Prática..Visão Sistêmica na Educação: Um Relato de Experiência na Edisca.. 2011. (Seminário).
XI Encontro de Iniciação a Docência da UNIFOR..A Relevância da Observação e Prática Clínica no Aprendizado da Abordagem Sistêmica.. 2011. (Encontro).
XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR..Estudo de Caso em Abordagem Sistêmica: uma Evolução no Sistema Chamado Família.. 2011. (Encontro).
Bienal de Gestalt 2010: Embolando & Desembolando a Teoria da Gestalt..Surdez, Psicologia e Experimentação.. 2010. (Outra).
Projeto de Formação Continuada do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)..A Arte como Subsídio Indispensável na Educação Especial: Um Relato de Experiência.. 2010. (Outra).
Seminário: Olhar Psicomotor Inclusivo e Transformador na Escola.. 2010. (Seminário).
XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR..De Gata Borralheira ao Adoecimento Psíquico: uma História de Bode Expiatório.. 2010. (Encontro).
XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR..A Arte como Subsídio Indispensável na Educação Especial: Um Relato de Experiência.. 2010. (Encontro).
V Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste: Formação em Psicologia no Norte e Nordeste, Pensando Caminhos e Construindo Novas Realidades..Psicologia, Comunicação e Surdez: As possibilidades de Diálogo no Trabalho com o Surdo.. 2009. (Encontro).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social..A Relevância da Psicologia na Intervenção com Sujeitos Não Ouvintes e suas Famílias.. 2009. (Encontro).
III Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste: Psicologia e Movimentos Sociais, Compartilhando Saberes e Articulando Ações.. 2007. (Encontro).
II Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste: Psicologia & Sociedade, Tirando as Máscaras Quais as Nossas Realidades?. 2006. (Encontro).
Masculino e Feminino: Visões Contemporâneas dos Mitos.. 2006. (Seminário).
VII Jornada do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza: O Mundo Atual e as Novas Doenças da Alma, Um Olhar Psicanalítico.. 2006. (Outra).
XII Semana de Psicologia da UNIFOR: A Psicologia que Queremos para a Sociedade que Sonhamos, Desafios e Práticas para a Transformação Social.. 2006. (Outra).
I Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste: Qual a nossa cara? Conhecer e dialogar.. 2005. (Encontro).
XI Semana de Psicologia da Unifor: Mundo Contemporâneo e Psicologia, Formação e Práticas em Foco.. 2005. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, ALEXSANDRA DOS SANTOS ; FREIRE, BRUNO PINTO ; MEDEIROS, JARLES LOPES DE . A Aprendizagem e o Desenvolvimento do Surdo na Perspectiva Sociointeracionista de Lev Vigotsky. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA , v. 12, p. 628-638, 2018.
-
FREIRE, B. P. ; ARAGAO, M. A. ; SOUSA, M. L. T. . Transtornos Mentais Comuns na Atenção Primária à Saúde: Reflexões a Partir do Paradigma Sistêmico. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA FAMILIAR , v. 6, p. 9-26, 2016.
-
FREIRE, B. P. ; PAULO, M. R. A. ; RIBEIRO, W. E. A. . Adaptação Curricular: Possibilitando Condições Equitativas de Escolarização. In: Izandra Falcão Gomes; Jarles Lopes de Medeiros; Marcos Adriano Barbosa de Novaes. (Org.). Políticas educacionais: debates sobre formação docente, currículo e didática.. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. , p. 111-116.
-
FREIRE, B. P. . Família, Pessoas com Deficiências e Leis: ativando o processo de conscientização.. In: Jarles Lopes de Medeiros; Juliana Alice Costa Freire. (Org.). Educação Brasileira: interlocuções docentes.. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural, 2020, v. , p. 123-134.
-
FREIRE, B. P. ; ALMEIDA, R. S. ; LINHARES, A. S. ; ALVES, J. H. R. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. ; ROCHA, F. A. A. . A Inserção dos Residentes Multiprofissional em Saúde da Família em Sobral-CE no Processo de Territorialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, R. S. ; LINHARES, A. S. ; FREIRE, B. P. ; ALVES, J. H. R. ; ROCHA, F. A. A. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. . A Importância do Grupo de Postura como Método Alternativo na Prevenção de Doenças Ocupacionais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, B. P. ; ARAGAO, M. A. ; SOUSA, S. S. O. ; ALVES, S. V. ; GADELHA, A. K. S. ; RIBEIRO, M. G. S. . A Participação da Psicologia no Matriciamento da Saúde Mental na Atenção Básica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, B. P. ; ALVES, J. H. R. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. ; ROCHA, F. A. A. ; LINHARES, A. S. ; ALMEIDA, R. S. . A Importância da Abordagem Interdisciplinar na Assistência ao Pré-Natal e Grupo de Práticas Corporais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LINHARES, A. S. ; ALMEIDA, R. S. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. ; ARRUDA JUNIOR, V. M. ; ROCHA, F. A. A. ; FREIRE, B. P. . Práticas Corporais , uma Experiência que se Renova: 'To Chegando na Cohab II prá Curtir minha Galera'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LINHARES, A. S. ; FREIRE, B. P. ; ALVES, J. H. R. ; ALMEIDA, R. S. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. ; ROCHA, F. A. A. . Vivência e Vigilância na Comunidade Fazendinha.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, R. S. ; LINHARES, A. S. ; FREIRE, B. P. ; ALVES, J. H. R. ; ROCHA, F. A. A. ; REBOUÇAS JUNIOR, F. G. . Oficina de Sensações como Forma de Cuidado com o Cuidador.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, B. P. ; NEGREIROS, D. J. ; MARTINS, M. I. B. M. ; SUTTER, C. . A visita domiciliar como elemento terapêutico na terapia de família do Serviço de Psicologia Aplicada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FREIRE, B. P. . A Psicologia e o Acompanhamento a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FREIRE, B. P. . Surdez, Psicologia e Experimentação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2011
Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos), Descrição: Laboratório de pesquisa vinculado ao programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e busca estudar a temática de família e comunidade a partir da Abordagem Sistêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Pinto Freire - Coordenador / Normanda Araújo de Morais - Integrante / Christina Sutter - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Grupo de Leitura com HomensVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Facilitador de Grupo, Carga horária: 1
Outras informações:
Facilitador do grupo de leitura com homens, no qual é estudada a obra "Seja homem: a masculinidade desmascarada", de J. J. Bola.
2022 - 2023
Instituto Escutha - Escutha Cursos, Treinamentos, Psicologia E Saúde LTDAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor modular
Outras informações:
Professor do módulo Gênero e ciclo gravídico-puerperal: a masculinidade, as configurações familiares e a formação de vínculos, turmas 2022 e 2023.
2022 - 2023
Grupo Terapêutico PerinatalVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Facilitador de grupo psicoterapêutico, Carga horária: 2
Outras informações:
Facilitador de grupo psicoterapêutico com pessoas na fase gravídica e puerperal.
2020 - 2020
Faculdade Vale do JaguaribeVínculo: Professor Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professor Especialização em Psicopedagogia
Outras informações:
Professor das disciplinas Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem e Dinâmicas de Grupo e as Contribuições da Psicologia Social
2020 - 2020
Escola Casa da Tia LéaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestrante de formação com familiares dos alunos com o tema Interpais: de pai para pai
2016 - 2020
Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do CearáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40
2015 - 2015
Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do CearáVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40
2019 - 2019
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Especialização Educação Inclusiva
2017 - 2017
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professor Modular, Enquadramento Funcional: Professor da Espec. em Psicomotricidade
Outras informações:
Professor da disciplina As Relações Sócio Familiares e suas Implicações na Psicomotricidade, no curso de Especialização em Psicomotricidade - Turma 11, na Universidade Estadual do Ceará - UECE.
2019 - 2019
Colegio Privado Santa CeciliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestrante de formação discente (6 ano do E.F ao 2 do E.M.) com o tema E se fosse com você? Construindo uma comunicação compassiva.
2019 - 2019
Escola CanarinhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestrante de formação docente como o tema A violência nossa de cada dia: O que compete a escola fazer?
2018 - 2018
Espaço Viver Treinamentos e Cursos Ltda.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Especialização Terapia Familiar
2013 - 2015
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UVA/EFSFVS
2013 - 2014
Residência Médica em Psiquiatria da Rede de Atenção Integral à Saúde MentalVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Modular
Outras informações:
Facilitador dos Módulos de Introdução às Terapias de Abordagem Humanista da Residência Médica em Psiquiatria da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral-CE: Abordagem Sistêmica e Gestalt Terapia.
2013 - 2013
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professor convidado do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, a ministrar uma aula com tema em Saúde Pública.
2013 - 2013
Faculdade Luciano FeijãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professor convidado a ministra aulas sobre Psicoterapia de Casais na perspectiva da Abordagem Sistêmica.
2012 - 2013
CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40
Outras informações:
CRAS do distrito de Aracatiaçu, em Sobral-CE
2012 - 2012
Comunidade Terapeutica Caminho da PazVínculo: Prestador de Serviço Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 4
2011 - 2012
ediscaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 200
2011 - 2011
Universidade de FortalezaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 8
2011 - 2011
Universidade de FortalezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do Laboratório de Pesquisa, Carga horária: 2
Atividades
-
07/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Pesquisa LESPLEXOS.,Linhas de pesquisa
-
01/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Monitoria Volutária.,Linhas de pesquisa
2010 - 2010
Escola VilaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Recreador, Carga horária: 24
2009 - 2009
Colégio Antares Sede FátimaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Itinerante, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhante terapêutico de crianças com necessidades educacionais especiais.
2010 - 2010
INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOSVínculo: Estagiário Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Escolar, Carga horária: 4
2009 - 2009
INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOSVínculo: Estagiário Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 3
2006 - 2007
Juizado da Infância da Juventude de Fortaleza-CEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Jurídica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Pinto Freire e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?