Natalie Mireya Mansur Ramirez

Natalie Mirêdia está atualmente cursando mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em Poéticas Visuais. Possui pesquisas científicas na área de Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea e na área de Performance Artística. A artista e pesquisadora trabalha com performance, fotografia, vídeo, objeto e instalação. Participou de exposições no Brasil e no exterior, como no Instituto Tomie Ohtake, Academia de Teatro de Helsinki, Centro Le Lieu em Art Actuel, no Canadá, Núcleo Arts Centre, no Reino Unido, Centro Cultural Manzana de la Riviera, no Paraguai e outros festivais e exposições em diferentes países.Também já executou a produção de projetos culturais na área.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Visuais

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: O perverso não declarado,Orientador:
Branca Coutinho de Oliveira.Palavras-chave: poéticas visuais; artes visuais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Poéticas Visuais. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Artes Plásticas

2011 - 2016

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Corpo, Gênero e Materialidade na Performance
Orientador: Carla Dias Borba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em Produção cultural contemporânea, programação e curadoria. (Carga horária: 48h). , SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.

2018 -

Acompanhamento em Arte. (Carga horária: 72h). , Sesc Vila Mariana, SESC SP, Brasil.

2018 -

Modos Contemporâneos de Produção de Imagens Poéticas. (Carga horária: 56h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 -

EAD em Produção Cultural. (Carga horária: 64h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

2018 -

América Latina: Laboratório de Pesquisas. (Carga horária: 56h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 -

Diálogos Interculturais I. (Carga horária: 56h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 -

Inquietudes: Residências em Fluxo. (Carga horária: 55h). , Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2017 -

Escola Entrópica - Grupo de estudo e produção em Arte Contemporânea. (Carga horária: 64h). , Instituto Tomie Ohtake, TOMIE, Brasil.

2017 -

Agente Cultural. (Carga horária: 160h). , Senac Aclimação, SENAC, Brasil.

2016 -

Educación y Museos 2ª edición Online. (Carga horária: 12h). , Universidad de Murcia, UM, Espanha.

2019 - 2019

Residência SUB30. (Carga horária: 40h). , Proyecto ACE, ACE, Argentina.

2019 - 2019

Acompanhamento de Processos Artísticos. (Carga horária: 120h). , Hermes Artes Visuais, HERMES, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Gestão e Responsabilidade Cultural. (Carga horária: 64h). , SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.

2018 - 2018

Gestão Cultural com André Fonseca. (Carga horária: 16h). , Centro de Referência da Dança SP, CRD, Brasil.

2017 - 2017

Arte e Performance no Campo Expandido. (Carga horária: 56h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Arte Ação: Oficina Intensiva de Performance. (Carga horária: 18h). , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV LAGE, Brasil.

2016 - 2016

Da Casa: 5 Portas. (Carga horária: 32h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2016 - 2016

Residência Artística PPPP. (Carga horária: 55h). , Galeria Península, GP, Brasil.

2015 - 2015

Laboratório de performance e educação. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2015 - 2015

Formação para Professores e Não-Professores. (Carga horária: 9h). , Museu de Artes do Espírito Santo, MAES, Brasil.

2015 - 2015

Métodos de creación artística y concepción de proyectos. (Carga horária: 12h). , Node Center Estudio de Arte Online, NODE CENTER, Espanha.

2015 - 2015

Consciência Corporal. (Carga horária: 16h). , Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música, FAFI, Brasil.

2015 - 2015

Curso em Arte Contemporânea Prêmio Energias na Arte 5ª edição. (Carga horária: 16h). , Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.

2014 - 2014

Dança Butoh com Gyohei Zaitsu. (Carga horária: 30h). , Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música, FAFI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance Art.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Poéticas Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMIREZ, N. M. M. . Territórios Internos. 2018. (Exposição).

RAMIREZ, N. M. M. ; LIMA, G. ; BORBA, C. D. . Performe-se: Fronteiras Borradas/Fronteiras Erguidas. 2017. (Exposição).

RAMIREZ, N. M. M. ; COSER, J. V. . Corpo Expandido. 2016. (Exposição).

LIMA, G. ; RAMIREZ, N. M. M. ; BORBA, C. D. . Corpo Sedimento. 2016. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12 Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo. Instâncias. 2019. (Exposição).

26 Salão de Artes Plásticas da Praia Grande. Mobilização Afetiva no Interior do Mundo. 2019. (Exposição).

Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes. Das Perturbações dos Processos. 2019. (Congresso).

IV Bienal do Sertão de Artes Visuais. Campo Mimado. 2019. (Exposição).

IV Seminário de Estética e Crítica de Arte.A disputa de narrativas estéticas na performance Boca Silenciosa/Estômago Gritante. 2019. (Seminário).

Refluxo ? Festival Experimental de Arte. Instâncias. 2019. (Exposição).

Riga Performance Festival: Starptelpa. Desejos Macios. 2019. (Exposição).

V Salão Internacional de Arte Contemporânea de Alagoas. Fragmentos de um corpo. 2019. (Exposição).

Art Acción 1998-2018. Desejos Macios. 2018. (Exposição).

PerfoArtNet International Biennial of Performance. Desejos Macios. 2018. (Exposição).

Territórios Internos. Campo Mimado. 2018. (Exposição).

2ª Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Fragmentos de um corpo. 2017. (Exposição).

Cá Entre Nós 2ª edição - OÁ Galeria de Arte Contemporânea. Instâncias (fotografia). 2017. (Exposição).

Corpus Urbis. vídeo-performance. 2017. (Exposição).

Mercado de Arte Contemporáneo / Arte Avanza.Instâncias. 2017. (Outra).

Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances. Ode a Orlan e Mendieta I. 2017. (Exposição).

Nuevo Mundo: La Violencia Permanece - Festival de Cine Latinomaericano Cinemaissí. Delizadeza. 2017. (Exposição).

Nuevo Mundo: La Violencia Permanece - New Performance Turku Festival. Delicadeza. 2017. (Exposição).

Nuevo Mundo: La Violencia Permanece - Third Space Gallery. Delicadeza. 2017. (Exposição).

Prendre Corps - Centre Culturel du Brésil. Disposição Interma. 2017. (Exposição).

r i z o m a ? Mostra Nômada de Arte Multimídia e Coletiva.Ode a Orlan e Mendieta II. 2017. (Outra).

Temporal Festival de Arte - Centro Cultural Manzana de la Raviera e Cnetro Cultural Juan de Salazar. Instancias. 2017. (Exposição).

Como falar de Arte Feminista à brasileira?. 2016. (Seminário).

Corpo Expandido. Fragmentos de um corpo e Desejos Macios. 2016. (Exposição).

Corpo Sedimento. Instâncias e Disposição Interna. 2016. (Exposição).

DAVisuais. Boca Silenciosa/Estômago Gritante. 2016. (Exposição).

Festival de Performance Acciones al Margen.Ode a Orlan e Mendieta II. 2016. (Outra).

Festival do Minuto.uma mulher não entra duas vezes no mesmo rio. 2016. (Outra).

Festival RECONECTA.Pedaços de Deformação. 2016. (Outra).

FUTURE IDENTITIES &It?sLiquid Experimental Cinema and Video Art Festival UK. CIGAR AND BALLS - videoperformance. 2016. (Exposição).

I Edição do Videoarte Clube "Travessias e Fronteiras".Disposição Interna. 2016. (Encontro).

I Fórum Acadêmico de Artes.Soft Desires. 2016. (Outra).

IV Função - Festival Instantâneo de Performance Urgente, To.Algodão Sem Doce. 2016. (Encontro).

IV Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances.Cigar and Balls. 2016. (Encontro).

Jornada de Iniciação Científica. A prática da participação performática e a poética de Michel Groisman e Gabriela Duvivier. 2016. (Olimpíada).

Jornada de Iniciação Científica. A prática da participação performática e a poética de Michel Groisman e Gabriela Duvivier. 2016. (Olimpíada).

Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances. Cigar and Balls. 2016. (Exposição).

Mostra Ruído Gesto: ação&performance/corpoacorpo.Instâncias e Disposição Interna. 2016. (Outra).

Muestra New Worlds: Violence Remains de Video/Performance Latinoamericano em Helsinki, Finlândia, 2016, com vídeo-performance Delicadeza..Delicadeza. 2016. (Outra).

Muestra VIDEADA 08: Videos Instables.Disposição Interma - videoperformance. 2016. (Encontro).

Oficina Performagem, com Maicyra Leão.s/t. 2016. (Oficina).

Oficina Produção e Elaboração de Projetos.s/t. 2016. (Oficina).

SeAlquila/Margen VI Edición de la muestra efímera de creación contemporánea en espacios en desuso.Desejos Macios. 2016. (Outra).

Semana das Artes do Corpo PUC.Desejos de Hospital. 2016. (Encontro).

Venice Experimental Video and Performance Art Festival. Cigar and Balls. 2016. (Exposição).

VII InterFaces Performance e Pedagogia.Comunicação Pedaços de Deformação e demais atividades do evento. 2016. (Seminário).

Análise de Projetos, com Iole de Freitas. 2015. (Encontro).

Capacitação de professores Corpo Casa - SESC Glória.s/t. 2015. (Outra).

Capacitação de professores Vitória em Arte - SESC Glória.s/t. 2015. (Outra).

Colóquio: O estilo documentário de Walter Evans. 2015. (Outra).

Colóquio: Uma reflexão sobre publicações como arte pública em Vitória. 2015. (Outra).

Conversa com a artista Ana Maria Tavares. 2015. (Outra).

Exposição PERFORME-SE. Performances: Pedaços de Deformação e Como me tornei Paciente.. 2015. (Exposição).

Formação de professores Modos de Usar - MAES.s/t. 2015. (Outra).

Jornada de Iniciação Científica. A produção gráfica e pictórica de Antônio Henrique Amaral: 1967-1985.. 2015. (Olimpíada).

OCUPA GAP 2015. Cigar and Balls. 2015. (Exposição).

O tridimensional hoje, com Tadeu Chiarelli. 2015. (Encontro).

Quanto Mais Arte Melhor. Performance e exposição de objeto. 2015. (Exposição).

Uma outra arquitetura: a obra de Iole de Freitas. 2015. (Encontro).

Convivências Possíveis.s/t. 2014. (Oficina).

Independência: Quem troca?.s/t. 2014. (Encontro).

Oficina Sirva-se, com Michel Groisman.s/t. 2014. (Oficina).

Parangolé Pamplona.s/t. 2014. (Oficina).

Poéticas da Criação. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosana Lucia Paste

BORBA, M. C. D.; BORGES, C. E. D.;PASTE, R. L.. Corpo, gênero e materialidade na perfomance. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Branca Coutinho de Oliveira

Contrastes de um Corpo Presente - O Perverso não declarado; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Poéticas Visuais) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Almerinda da Silva Lopes

A produção gráfica e pictórica de Antônio Henrique Amaral: 1967-1985; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Almerinda da Silva Lopes;

Carla Dias de Borba

Corpo, Gênero e Materialidade na Performance; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Carla Dias de Borba;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMIREZ, N. M. M. ; Thais Hilal ; COSER, J. V. . Cá entre nós. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMIREZ, N. M. M. ; DIAS, A. ; VIEIRA JR., E. . Vídeo e Performance. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAMIREZ, N. M. M. . Preposformance. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMIREZ, N. M. M. . Agulha: Delicadeza e agressividade na performance de Natalie Mirêdia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMIREZ, N. M. M. . Disposição Interna. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

RAMIREZ, N. M. M. . www.cargocollective.com/nataliemiredia. 2016; Tema: Performance e processos criativos. (Site).

MIRÊDIA, N. . Indagações Poéticas. 2019. .

RAMIREZ, N. M. M. . Pensando Atos de Performance. 2016. .

RAMIREZ, N. M. M. ; PELED, Y. . A prática da participação performática e a poética de Michel Groisman e Gabriela Duvivier. 2016. (Relatório de pesquisa).

RAMIREZ, N. M. M. . Geborgenheit. 2016. (Videoclipe).

RAMIREZ, N. M. M. ; LOPES, A. S. . A produção gráfica e pictórica de Antônio Henrique Amaral: 1967-1985. 2015. (Relatório de pesquisa).

MIRÊDIA, N. . Contradição Invisível. 2019. Filme.

RAMIREZ, N. M. M. ; COSER, J. V. . Campo Mimado. 2018. Performance.

RAMIREZ, N. M. M. ; MIREDIA, N. . Desejos Macios. 2018. Performance.

RAMIREZ, N. M. M. ; MIREDIA, N. . Instâncias. 2018. Diversas.

RAMIREZ, N. M. M. . Boca Silenciosa/Estômago Gritante. 2018. Performance.

RAMIREZ, N. M. M. ; MIREDIA, N. . Fragmentos de um corpo. 2017. Instalação.

MIRÊDIA, N. . Facão Dialógico. 2017. Performance.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    A prática da participação performática e a poética de Michel Groisman e Gabriela Duvivier, Descrição: Pesquisa focada nas relações de arte da performance realizadas através da participação do público a partir da analise da poética da dupla de artistas Michel Groisman e Gabriela Duvivier. A analise ocorreu através de busca de arquivos de registro de ações, entrevista, artigos sobre o tema da participação, como depoimentos do ponto de vista pessoal, já que a aluna que realiza a pesquisa participou da oficina dada por um dos artistas em 2015 no centro de artes da UFES. A pesquisa se relaciona com o projeto, pois analisa a condição de uma mudança de fruição do artista como performer para os participantes que a recebem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natalie Mireya Mansur Ramirez - Integrante / Yiftah Peled - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2016

    Corpo, Gênero e Materialidade na Performance, Descrição: As experiências performáticas analisadas envolvem as questões de gênero presentes nas poéticas contemporâneas, o corpo como suporte e meio de expressão e as distintas materialidades em contato com a corporeidade da artista. Como fundamentação, foram abordados trabalhos de artistas nacionais e internacionais, como Martha Wilson, Tony Camargo, Yoko Ono, Daniela Mattos, Nezat Ekici e processos meta autorais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natalie Mireya Mansur Ramirez - Integrante / Carla Dias Borba - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    A produção gráfica e pictórica de Antônio Henrique Amaral: 1967-1985, Descrição: Estudar a produção do artista brasileiro Antônio Henrique Amaral, no período de 1967 a 1985, centrada na denúncia e na crítica, em plena ditadura militar. Embora a investigação tenha um alcance maior, no sentido que abrange tanto a série de pinturas ?Brasiliana?, quanto a obra gráfica do artista, assumiu destaque neste estudo a série de xilogravuras intitulada ?O meu e o seu? (1967). Esse conjunto de obras de autoria do artista paulista está entre o de maior contundência crítica à repressão política, tendo sido exposto na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES no mês de setembro de 1983, e integra a coleção desta Universidade, a qual será alocada no futuro Museu de Arte Contemporânea da UFES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Natalie Mireya Mansur Ramirez - Integrante / Almerinda da Silva Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio de Ocupação Casa Porto das Artes Plásticas, Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, ES.

2016

Setorial de Artes Visuais - Performe-se Festival, Secretaria do Estado de Cultura - Vitória, ES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ES

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

OÁ Galeria de Arte Contemporânea

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15

Outras informações:
Auxiliar nas atividades de planejamento do cronograma anual, catalogação de obras,, assistente de produção executiva, atendimento ao público.das exposições.

2015 - 2017

Atelier Margareth Freitas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar em arte e educação, Carga horária: 4

Outras informações:
Artista Educadora, desenvolvendo um trabalho de Arte e Educação para crianças entre 04 e 12 anos, auxiliando no planejamento de atividades artísticas, executado conforme o cronograma anual das aulas e o atendimento ao público do Atelier Margareth Freitas, Metodologia Regio Emilia.

2018 - Atual

Secretaria Municipal de Cultura/Museu Municipal

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Artista Educadora, Carga horária: 16

Outras informações:
Artista Educadora no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes e no CEU Butantã pelo Programa de Iniciação Artística - PIÁ

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 4