André de Oliveira Torres Carrasco
Professor Adjunto/Departamento de Urbanismo/Faculdade de Arquitetura/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2025- presente). Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (2016-2025). Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo (gestão 2021/2023). Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (2019-2024). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Cidade + Contemporaneidade" e "Grupo de Estudos de Urbanismo Contemporâneo". Professor Substituto (2015) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, instituição na qual também desenvolveu pesquisas de Pós Doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (2014-2015).Professor de Projeto Urbano e Projeto de Arquitetura da Cátedra Fernandez Castro na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (2012-2013). Professor substituto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-RS (2009-2011). Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2011) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com tese defendida na área de concentração Projeto, Espaço e Cultura. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2005) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com dissertação defendida na área de concentração Estruturas Ambientais Urbanas.Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2000).
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
2007 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: Os limites da arquiteura, do urbanismo e do planejamento urbano em um contexto de modernização retardatária.
Profa. Dra. Vera Maria Pallamin. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: modernidade; modernismo; modernização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2002 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: O processo de projeto da habitação popular
, Ano de Obtenção: 2005.Prof. Dr. Miguel Alves Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Habitação; Autogestão.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1995 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Projeto de um conjunto residencial para alunos da Universidade de São Paulo
Orientador: Prof. Dr. Ubirajara Giliolli
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Pós-doutorado
2013 - 2015
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria do Urbanismo. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional / Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.
Formação complementar
2021 - 2021
A docência universitária em tempos de crise: desafios e possibilidades. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2021 - 2021
I Formação de Coordenadoras e Coordenadores de Curso de Graduação da UFPel. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2021 - 2021
Caminhos para evitar a Evasão e a Retenção nos cursos superiores da UFPel. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2020 - 2020
Docência no contexto online. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2020 - 2020
Planejamento e transposição didática. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
Sistema Eletrônico de Informações ? SEI. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
IV FORMAÇÃO DE PROFESSORES INGRESSANTES (MÓDULO I). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
IV FORMAÇÃO DE PROFESSORES INGRESSANTES (MÓDULO II). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
Conversando sobre a Carreira do Magistério Superior. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Curso de formação de professores para o sistema Moodle. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Urban Dialogues Workshop: Creating inclusive urban spaces. (Carga horária: 40h). , British Council, Inglaterra.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Estudos da Habitação.
Organização de eventos
CARRASCO, A. O. T. . XXII SULPET - Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul. 2019. (Outro).
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO,R. B. ; GALBIATTI, ; SILVA, V. F. . II Workshop Arquitetura na Produção Urbana Latino Americana. 2019. (Outro).
CARRASCO, A. O. T. ; GONSALES, C. H. . I Workshop Arquitetura na Produção Urbana Latino Americana. 2018. (Outro).
Participação em eventos
VI Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.Mapeando os conflitos socioambientais na Região Sul: resultados preliminares de uma revisão de literatura sobre os municípios prioritários do PRONASCI. 2025. (Encontro).
Câmara de Vereadores de Pelotas. Audiência Pública: Estrada do Engenho e Passo dos Negros.Estrada do Engenho e Passo dos Negros. 2023. (Outra).
III Seminário de Extensão Universitária Diálogos e Partilha de Saberes,.Sessão Temática ST1 - Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano e Extensão Universitária. 2021. (Seminário).
Seminário Exercício Profissional - CAU/RS.Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. 2018. (Seminário).
Workshop Arquitectura en la producción urbana latinoamericana.Arquitectura en la producción urbana latinoamericana. 2018. (Oficina).
Arquitetura em Movimento. Sessões e discussão sobre arquitetura e cinema..Arquitetura em Movimento. Sessões e discussão sobre arquitetura e cinema.. 2017. (Outra).
IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. Provisão de moradias em projetos de reurbanização de favelas: decifrando o sentido do projeto de arquitetura.. 2017. (Congresso).
IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. O projeto PREVI e o Conjunto Zezinho Magalhães. As vicissitudes do projeto Moderno e sua contribuição ao debate habitacional contemporâneo.. 2017. (Congresso).
IV Salão Universitário PET-FAUrb.Ensino de arquitetura e sua interface com a pesquisa e a extensão.. 2017. (Outra).
Pacto Universitário pelos Direitos Humanos..A cidade vista do lado de cá.. 2017. (Oficina).
Seminário Terra, Água e Alimento: de quem é a Cidade?.A cidade vista do lado de cá.. 2017. (Oficina).
Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.De villa 31 a bairro Padre Mujica: um processo de projeto. 2016. (Encontro).
Urban Dialogues Workshop:Creating inclusive urban spaces in uncertain global times.Urbanização precária e desigualdade: o cenário brasileiro.. 2016. (Oficina).
3 Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono. O conjunto habitacional como expressão da desigualdade urbana.. 2015. (Congresso).
IV Encontro Internacional Cidade Contemporaneidade e Morfologia Urbana.O caráter fetichista da produção de arquitetura e urbanismo: algumas conexões entre a Internacional Situacionista e a obra de Sérgio Ferro. 2015. (Encontro).
XVI ENANPUR. 2015. (Encontro).
XVI Encontro de Pós Graduação ? UFPEL.A construção de alternativas às dinâmicas excludentes a partir de novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado. 2014. (Encontro).
XII Encontro de Geógrafos da América latina.O caráter crítico do planejamento urbano no Brasil. 2009. (Encontro).
Capacitação em registro de imóveis - regularização fundiária de áreas públicas municipais ocupadas. 2007. (Seminário).
Espaços Públicos e Exclusão Sócio-Espacial. 1998. (Simpósio).
O que a FAU pesquisa em seus 50 anos.Estudo sobre a utilização de sistemas construtivos não tradicionais da produção de habitação popular. 1998. (Seminário).
Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Estudo sobre a utilização de sistemas construtivos não tradicionais na produção de habitação popular. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
CARRASCO, A. O. T.; ZECHLINSKI, A. P. P.; ROCHA, E.; OTERO, E. V.. As teorias do novo urbanismo no contexto urbano brasileiro: conflitos e convergências a partir de uma abordagem local. O caso de Pelotas ? RS. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; GONSALES, C. H.; MEDVEDOVSKI, N. S.; FERREIRA, P.E.B. Para além da provisão de moradias: um estudo sobre outras modalidades de atendimento habitacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; SILVEIRA, A. M.; AMORE, C. S.; LEITAO, K. O.. PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES DO CAMPO DA ASSESSORIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ARQUITETURA E URBANISMO: UM OLHAR A PARTIR DE PELOTAS-RS. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ALFONSO, L. P.; ZANDONADE, P.; ROCHA, E.. O Lugar da Literatura na Produção da Cidade Latino-americana: Desvendando Satolep. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; POLIDORI, M. C.; FERREIRA, P.E.B; OTERO, E. V.. ÁREAS DE URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E FRENTES DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA RECENTES: CONFLITOS E PERSPECTIVAS NA CIDADE DE PELOTAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; SILVEIRA, A. M.; CHIARELLI, L. M.; OLIVEIRA, A. L. C.. Repercussões sobre a prática de educar para o patrimônio: a experiência de Pelotas com o Roteiro Cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PINTADO, R. L. S.; ANDRADE JUNIOR, N. V.; GONSALES, C. H.. Habitação Social na América Latina: A contribuição teórica e projetual do arquiteto colombiano Germán Samper. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; MEDVEDOVSKI, N. S.; SATTLER, M.; MORAES, L. R.. O caso de infraestrutura de saneamento básico do conjunto habitacional Lindóia: Uma perspectiva mais sustentável do sistema de condominial de esgoto. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; SANVITTO, M. L. A.; JANTZEN, S. A. D.. Espaço arquitetônico e urbanístico nas Cooperativas Habitacionais Uruguaias: complexo habitacional Bulevar Artigas, Zona 1 do complexo habitacional José Pedro Varela. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; FUAO, F. F.; RHEINGANTZ, P. A.. Cartografia urbana na linha de fronteira: travessias nas cidades-gêmeas Brasil-Uruguay. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; SACCO, H. G.; FELICE, E.. A inserção de práticas artísticas no espaço público da cidade de Pelotas: Limites e potencialidades, conflitos e convergências.. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CANAS, A. T.; CAPPELLO, M. B. C.. . Arquitetura para além do amanhã: dos limites da Arquitetura Social às novas energias utópicas da Arquitetura Insurgente. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
CARRASCO, A. O. T.; OLIVEIRA, A. L. C.; HEIDRICH, F. E.. A análise da forma arquitetônica através de elementos gráficos: esboços, fotos e cortes tridimensionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; MEDVEDOVSKI, N. S.; AVILA, F. A. P.. Projeto e discurso: uma análise sobre os novos produtos imobiliários de Pelotas. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; SACCO, H. G.; ZORDAN, P.. A cidade e as crianças. O direito ao devir urbano. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CUNHA, E. G.; BUGS, G. T.; POLIDORI, M. C.. People Plan: ferramenta de apoio à espacialização da opinião e demandas da população no processo de planejamento. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; PIRES, J. F.; PEREIRA, A. C.. Representações didáticas da Arquitetura: um caso aplicado ao edifício da Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; RIBEIRO, C. J.; CESAR, L.. Poéticas fílmicas dos museus da UFPel. Pistas para uma aproximação interativa com a cidade.. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; ASSUNÇÃO, A. V.; JORGE, L. O.. Mobiliário para Habitação de Interesse Social: conflitos, percepção e satisfação dos usuários. O caso PAC-Anglo Pelotas - RS.. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; ROCHA, E.; PEREIRA, G.. Wayfinding e a experiência do usuário em cidades com campi universitários descentralizados.. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; GONÇALVES, E. A.; REQUIÃO, R. A.. Som em devir: por uma cartografia sensível da paisagem sonora urbana.. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
ROCHA, E.; CESAR, L.;CARRASCO, A. O. T.; RIBEIRO, C. J.. Casa: território de subjetividades. Um percurso sobre sensibilidade e arquitetura em condomínios fechados.. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; VIEIRA, S. G.; MEDVEDOVSKI, N. S.. Contribuições para estudo do Programa Minha Casa, Minha Vida para uma cidade de porte médio, Pelotas-RS: caracterização das empresas construtoras e incorporadoras privadas e inserção urbana.. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; GONSALES, C. H.; SCALETSKY, C. C.. Concursos de arquitetura: mitos e ideologias. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; D?OTTAVIANO, M. C. L.; CAMPOS, H. A.. A TÉCNICA DA PARTICIPAÇÃO, A PARTICIPAÇÃO NA TÉCNICA: projetos urbanos em contextos de assentamentos precários. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARRASCO, A. O. T.; OLIVEIRA, F. L.; CAMPOS, H. A.. Entre políticas públicas de intervenção no espaço urbano e práticas de planejamento popular: um estudo de casos múltiplos dos Planos de Ação Periferia Viva. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARRASCO, A. O. T.; ALFONSO, L. P.; ZANDONADE, P.. O Lugar da Literatura na Produção da Cidade Latino-americana. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; FERREIRA, P. E. B.; MEDVEDOVSKI, N. S.. ÁREAS DE URBANIZAÇÃO PRECÁRIA E FRENTES DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA RECENTES: Conflitos e Perspectivas na Cidade de Pelotas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; MEDVEDOVSKI, N. S.; AMORE, C. S.. Ampliação do acesso público e gratuito aos serviços de arquitetura e urbanismo: perspectivas e contradições do campo da assessoria e assistência técnica em contextos não metropolitanos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PAESE, C.; ROCHA, E.. Povoado em abandono. Caminhografia da hospitalidade em Cuñapiru ? Corrales no Uruguay. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
ROCHA, E.; OTERO, E. V.;CARRASCO, A. O. T.. As teorias do novo urbanismo no contexto urbano brasileiro: conflitos e convergências a partir de uma abordagem local. O caso de Pelotas ? RS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
MEDVEDOVSKI, N. S.; FERREIRA, P.E.B;CARRASCO, A. O. T.. PARA ALÉM DA PROVISÃO DE MORADIAS: UM ESTUDO SOBRE PROGRAMAS HABITACIONAIS ALTERNATIVOS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JANTZEN, S. A. D.; COTRIM, M.. Heranças e Transgressões na arquitetura contemporânea brasileira UNA arquitetos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ZECHLINSKI, A. P. P.. A metrópole e o planejamento urbano: A ação dos agentes modeladores do espaço entre Manaus e Manacapuru. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; FUAO, F. F.. Cartografia urbana na linha de fronteira: travessias nas cidades gêmeas BR-UY. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; SACCO, H. G.. A inserção da prática artística no espaço público: limites e potencialidades, conflitos e convergências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; AVILA, F. A. P.; MEDVEDOVSKI, N. S.. Projeto e discurso: uma análise sobre os novos produtos do setor imobiliário em Pelotas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; SANVITTO, M. L. A.. Espaço arquitetônico e urbanístico nas cooperativas habitacionais uruguaias: Complexo Habitacional Bulevar Artigas e Zona 1 da Cooperativa Habitacional José Pedro Varela. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CAPPELLO, M. B. C.. B. Mota Jr.. Arquitetura para além do amanhã. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; SACCO, H. G.. Urbano, demasiado urbano: contemporaneidade, corporalidade e as crianças.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; FELICE, E.. Percursos Sonoros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; PEREIRA, G.. Wayfinding e a experiência do usuário em cidades com Campi Universitários descentralizados.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; MEDVEDOVSKI, N. S.; CHIARELLI, L. M.; VIEIRA, S. G.. Contribuições para estudo do Minha Casa Minha Vida para uma cidade de porte médio: Pelotas-RS.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; NAOUMOVA, N.; ROCHA, E.; PORTELLA, A.. A intervenção artística no espaço público urbano: a relação entre a arte e a qualidade do lugar sobre a percepção do usuário.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; CESAR, L.. Museus da Universidade Federal de Pelotas: em busca de território e hospitalidade.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ROCHA, E.; CESAR, L.. Casa: Território de subjetividades. Um percurso sobre sensibilidade e arquitetura nos condomínios fechados.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; KREBS, L. F.; HYPOLITO, B. B.; MACHADO, V.. Espaço Maribea: Indústria e Loja de Chocolates Artesanais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; KREBS, L. F.; HYPOLITO, B. B.; MACHADO, V.. Movimento Turtle House: Seu lar em qualquer lugar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; KREBS, L. F.; HYPOLITO, B. B.; MACHADO, V.. CASA/cidade: estudo de inserção de habitação social na vila da Balsa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; OLIVEIRA, G. G.; JORGE, L. O.; RODRIGUES, J. F.. COOPEL: fábrica-escola de reciclagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; OLIVEIRA, G. G.; RODRIGUES, J. F.. Centro de Recuperação de Animais Marinhos Rio Grande. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; OLIVEIRA, G. G.; RODRIGUES, J. F.. Xerimbabo: centro de atendimento e recuperação PET. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; OLIVEIRA, G. G.; RODRIGUES, J. F.. Espaço de Extensão Universitária e Desenvolvimento da Cultura de Jogos Eletrônicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; NAOUMOVA, N.; ZAMBRANO, L. G.. Centro Cultural Casa da Agricultura Familiar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; NAOUMOVA, N.; ZAMBRANO, L. G.. EFASUL ? Escola da Família Agrícola da Região Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; NAOUMOVA, N.; ZAMBRANO, L. G.. Centro de Educação Ambiental: preservação, cultura e comunidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; CHIARELLI, L. M.; NAOUMOVA, N.; ZAMBRANO, L. G.. Complexo da Feira Ecológica: espaço de interação e lazer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ISOLDI, R. A.; DAMETTO, A. P. A.; COSWIG, M. T.. (In)Visível na Rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; DAMETTO, A. P. A.; ISOLDI, R. A.; COSWIG, M. T.. Casa Casulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ISOLDI, R. A.; DAMETTO, A. P. A.; COSWIG, M. T.. Rexistir: casa de acolhimento LGBT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; ISOLDI, R. A.; DAMETTO, A. P. A.; COSWIG, M. T.. UFPEL na Rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; ISOLDI, R. A.; MELLO, N. V. C.. Casa 58 | Hostel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; ISOLDI, R. A.; MELLO, N. V. C.. Condomínio Crescer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; ISOLDI, R. A.; MELLO, N. V. C.. Habitação de Interesse Social para Indígenas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; ISOLDI, R. A.; MELLO, N. V. C.. Centro de Reintegração Social: APAC Camaquã. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; NAOUMOVA, N.; COSWIG, M. T.. Casa de Cultura Alemã. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; NAOUMOVA, N.; COSWIG, M. T.. O Forte: Fundação Pública de Cultura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; NAOUMOVA, N.; COSWIG, M. T.. Centro Municipal de Ensino Profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; JORGE, L. O.; NAOUMOVA, N.; COSWIG, M. T.. Ar Livre: Complexo Cultural e Comunitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; GONSALES, C. H.; COSTA, M. L.. Além dos muros: esporte e cultura transpondo barreiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; GONSALES, C. H.; COSTA, M. L.. Mercado cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; GONSALES, C. H.; COSTA, M. L.. Parque da Ponte: Parque Linear em Camadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; PORTELLA, A.; GONSALES, C. H.; COSTA, M. L.. Centro esportivo Match Point. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; GONSALES, C. H.; MEDVEDOVSKI, N. S.. Residencia para Estudantes da UFPel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; GONSALES, C. H.; MEDVEDOVSKI, N. S.. Sede para o Grupo Tholl. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; MEDVEDOVSKI, N. S.; GONSALES, C. H.. Centro de Economia Criativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; NAOUMOVA, N.; DAMETTO, A. P. A.; GUIMARAES, E. S.. Largo da Batata. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; NAOUMOVA, N.; DAMETTO, A. P. A.; GUIMARAES, E. S.. Primeiros Passos - Creche da UFPel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; NAOUMOVA, N.; DAMETTO, A. P. A.; GUIMARAES, E. S.. Concessionária de Veículos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Multicentro Gastronômico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Proposta de intervenção nas antigas oficinas do km 03. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Terminal rodoviário de Santana do Livramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Estação cinema. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Casa de cultura de Santa Maria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Residencial geriátrico de Charqueadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Espaço de assitência estudantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Centro de artes visuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Plano Habitacional de Interesse Social de Agudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Escola de música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Centro de design e produção de jóias de Lajeado - RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Centro Administrativo Municipal - Gramado Xavier - RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; MELLO, L.F.S; MULLER, S.R; QUERUZ, F.. Centro Penal de Rabilitação Feminina de Santa Maria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Estádio Municipal Waldemar Rodruigues Martins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Centro de Eventos Multiuso Alegrete. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Boate- Entretenimento Noturno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Escola de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional na Construção Civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Arena Vento Norte - Centro de Eventos Municipal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Núcleo de Produções Artísticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. Ecoville Pangea - Loteamento Habitacional para Muitos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Franciscana.
CARRASCO, A. O. T.. CDI - Comitê de Democratização da Informática - Vila São Miguel - Rio Grande - RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Igreja Batista Nacional de Santa Maria - RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Pousada: Hospedagem e Ecoturismo Sustentável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. .Qualificação do Espaço Urbano Central da cidade de Tapera-RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Núcleo de Ensino à Distância da Universidade Federal de Santa Maria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Centro de Cultura e Apoio YVY MARÃ EY. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.. Centro de Vigilância em Zoonoses e Bem Estar Animal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; IIZUKA, S.D.V. Museu Contemporâneo do Inconsciente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; IIZUKA, S.D.V. Escola de Ensino Fundamental e Pré Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; IIZUKA, S.D.V. Terminal Rodoviário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; FERREIRA, P.E.B. Projeto João de Barro: Atendimento sócio-educativo e profissionalizante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; FERREIRA, P.E.B. Parque da Igualdade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; LOBATO, M.L. Centro de Reabilitação Terapêutica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; LOBATO, M.L. Centro de Esportes e Lazer de Sorocaba - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista - Unidade Universitária de Sorocaba.
CARRASCO, A. O. T.; MULLER, F.; MELLO, L. F. S.. Concurso público para docentes do magistério superior. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.
CARRASCO, A. O. T.; TETAMANTI, J. M.. V Seminário Anual de Pesquisa do PROGAU UFPel. 2014. Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faurb - UFPel.
CARRASCO, A. O. T.; FARIA, A. P. N.; POLIDORI, Mauricio Couto. IV Seminário Anual de Pesquisa do PROGAU UFPel. 2014. Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faurb - UFPel.
CARRASCO, A. O. T.. V Salao Universitário PET FAUrb. 2016. Universidade Federal de Pelotas.
CARRASCO, A. O. T.; FARIA, A. P. N.; CHIARELLI, L. M.. Seleção Bolsistas: Grupo PET FAURB. 2015. Universidade Federal de Pelotas.
Orientou
Para além da provisão de moradias: um estudo sobre outras modalidades de atendimento habitacional; 2022; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
As teorias do novo urbanismo no contexto urbano brasileiro: conflitos e convergências a partir de uma abordagem local; O caso de Pelotas ? RS; 2022; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Perspectivas e contradições do campo da assessoria e assistência técnica em arquitetura e urbanismo: um olhar a partir de Pelotas-RS; 2022; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Áreas de urbanização precária e frentes de incorporação imobiliária recentes: conflitos e perspectivas na cidade de Pelotas; 2022; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
O Lugar da Literatura na Produção da Cidade Latino-americana: desvendando Satolep; 2022; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
A insercao de práticas artísticas no espaco público da cidade de Pelotas; Limites e potencialidades, conflitos e convergências; 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Projeto e Discurso: uma análise sobre os novos produtos do setor imobiliário em Pelotas; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas, ; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros / Pelotas/RS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência AU+E - Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros / Pelotas/RS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência AU+E - Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros / Pelotas/RS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência AU+E - Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Residência em Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência AU+E - Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Urbanização de assentamento precário: proposta de qualificação e preservação do espaço habitado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Terminal cicloviário de Pelotas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Conflitos de gênero e a produção do espaço habitado: um ensaio projetual; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Estação intermodal Teutônia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Complexo Esportivo Maria Lenke; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Centro Cultural de Bagé; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Relembrar e resistir: um lugar para o aquilombamento; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Habitação como nova centralidade urbana; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Praça São Jorge: articulações entre arquitetura, urbanismo e direito à cidade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Eixo cidadão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Arquitetura e gênero; Espaço de transgressão da cultura de violência contra a mulher; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Travessia Cultural; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Equipamento público na periferia: lugares para lazer, esporte, arte e organização comunitária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Moradia no Centro: moradia coletiva, espaço público e diversidade social; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Centro Dia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
UFPel, uma Universidade na cidade?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Entre o Mercado e a Feira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
A Universidade na cidade e a cidade na Universidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Parque da Orla - Porto Alegre - RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Biblioteca Pública - Cruz Alta - RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Condomínio para idosos - Sao Vicente-SP; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Parque Urbano Central - Pelotas-RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Laboratório de Práticas Construtivas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Centro de Acolhimento para Animais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Escola Técnica para Indústria Criativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Andre de Oliveira Torres Carrasco;
Produções bibliográficas
-
GALBIATTI, ; RIBEIRO,R. B. ; CARRASCO, A. O. T. ; FAGUNDES, L. M. ; MEDVEDOVSKI, N. S. . Leitura crítica do território em um contexto não metropolitano meridional: os conflitos em torno da produção do espaço habitado na macrorregião do São Gonçalo em Pelotas/RS. Pixo. Revista de Arquitetura, Cidade de Contemporaneidade , v. 6, p. 460-487, 2022.
-
RAMIRES SOARES, BIANCA ; DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO, ANDRÉ . SATOLEP. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade , v. 6, p. 374-387, 2022.
-
DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO, ANDRÉ ; PAGNONCELLI GALBIATTI, FLÁVIA ; BARBOSA RIBEIRO, RODOLFO . UNIDADES DE SUPORTE AO ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NA PERIFERIA DE PELOTAS. EXPRESSA EXTENSÃO (UFPEL) , v. 26, p. 136-153, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; CASTRO, N. F. ; RIBEIRO, R. B. ; SILVA, V. F. . Limites e contradições do planejamento urbano: a construção de perspectivas superadoras a partir da elaboração do Plano Popular da Estrada do Engenho | Limits and contradictions of urban planning: The construction of overcoming perspectives from the elaboration of the Estrada do Engenho’s Popular Plan. OCULUM ENSAIOS , v. 15, p. 557-579, 2018.
-
CARRASCO, A. O. T. . O processo de produção do espaço urbano na cidade de Pelotas: subsídios para uma reflexão sobre o desenvolvimento das relações de desigualdade entre centro e periferia. OCULUM ENSAIOS , v. 14, p. 595-611, 2017.
-
CARRASCO, A. O. T. . O projeto de arquitetura e urbanismo e as possibilidades de articulação sócio-espacial: o caso da Villa 31. Projectare (Pelotas) , v. 8, p. 44-56, 2016.
-
CARRASCO, A. O. T. . O processo de produção do espaço urbano na modernização retardatária brasileira: uma hipótese sobre novas formas de reposição de desigualdades.. Eptic On-Line (UFS) , v. 01, p. 68-83, 2014.
-
CARRASCO, A. O. T. . Cuenca Matanza Riachuelo: Reconhecendo a periferia de Buenos Aires. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP , v. 21, p. 140-153, 2014.
-
CARRASCO, A. O. T. . Um breve comentário sobre o Bexiga, o Teatro Oficina e o Centro Cultural e Comercial do Bixiga.. Minha Cidade , v. 064, p. 01-03, 2005.
-
CARRASCO, A. O. T. . A arquitetura e o urbanismo da modernização retardatária. Particularidades da produção do espaço urbano no contexto brasileiro.. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2014. v. 1. 222p .
-
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; FAGUNDES, L. M. ; RIBEIRO, R. B. . O processo de projeto em contextos periféricos: prática de resistência, experiência de formação. In: Louise Prado Alfonso; Nina Acacio; Martha Rodrigues. (Org.). Narrativas do Passo dos Negros. Uma experiência de articulação multidisciplinar entre ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São João do Meriti - RJ: Desalinho, 2024, v. 1, p. 228-255.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; FAGUNDES, L. M. ; RIBEIRO, R. B. . O processo de produção do espaço habitado na região do Passo dos Negros: a articulação entre o poder público e o setor privado e as possibilidades de construção de alternativas contra hegemônicas. In: Louise Prado Alfonso; Nina Acacio; Martha Rodrigues. (Org.). Narrativas do Passo dos Negros. Uma experiência de articulação multidisciplinar entre ensino, pesquisa e extensão. 1ed.São João do Meriti - RJ: Desalinho, 2024, v. 1, p. 256-288.
-
CARRASCO, A. O. T. ; MEDVEDOVSKI, N. S. ; SILVA, F. L. ; GALBIATTI, F. P. ; RIBEIRO, R. B. ; BAUMGARTEM, C. ; THOFEHRN, F. ; THELHEIMER, V. ; DUTRA, J. . Urbanização de assentamentos precários na cidade de Pelotas: entre a insuficiência da ação local e a pouca aderência aos incentivos federais. In: Madianita Nunes da Silva; Adauto Lucio Cardoso; Rosana Denaldi. (Org.). Urbanização de Favelas no Brasil. Trajetórias de políticas municipais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022, v. 1, p. 339-370.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, F. L. ; MEDVEDOVSKI, N. S. . A habitação e a produção do espaço urbano periférico em cidades médias: a insuficiência das políticas de habitação de interesse social em Pelotas/RS. In: XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2022, Blumenau - SC. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Blumenau-SC: PPGDR/FURB, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, ; RIBEIRO,R. B. . Arquitetura na produção urbana latino-americana: a construção de uma rede de articulação entre Argentina, Brasil e Paraguai. In: VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021, Brasília-DF. Anais VI ENANPARQ: Limiaridade. Processos e Práticas em Arquitetura e Urbanismo. Brasília-DF: FAU UNB, 2020. v. 05. p. 49-55.
-
GUERRA, H. D. S. ; CARRASCO, A. O. T. . A análise do discurso na produção do espaço urbano: convergências metodológicas. In: VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021, Brasília-DF. Anais VI ENANPARQ. Limiaridade. Processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo. Brasília-DF: FAU UNB, 2020. v. 1. p. 60-80.
-
CARRASCO, A. O. T. ; MEDVEDOVSKI, N. S. ; ROCHA, E. ; DITTGEN, R. ; TAVARES, B. B. ; SANTOS, L. A. . Implantação da Nucleação de Residência AU+E/UFBA na FAU/UFPel/RS. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, Salvador - BA. V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ANAIS. Salvador-BA: EDUFBA, 2018. v. 01. p. 1987-1989.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GONSALES, C. H. . O projeto PREVI e o Conjunto Zezinho Magalhães. As vicissitudes do projeto Moderno e sua contribuição para o debate habitacional contemporâneo. In: IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono., 2017, Porto / Covilhã. Livro de Atas. A cidade habitada. IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. Covilhã: CIARCHE-UBI, 2017. v. 1. p. 174-190.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CARVALHO, M. C. ; MOURA, K. S. . A provisão de moradias em projetos de reurbanização de favelas: decifrando o sentido do projeto de arquitetura.. In: IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono., 2017, Porto / Covilhã. Livro de Atas. A cidade habitada. IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. Covilhã: CIARCHE-UBI, 2017. v. 1. p. 166-179.
-
CUTI, A. F. ; CUNHA, D. E. ; CARRASCO, A. O. T. . Tomada cultural do espaço patrimonial: o caso do Brique da Vila Belga- Santa Maria/RS. In: XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, 2017, Santa Maria - RS. Anais do XXI Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. Santa Maria - RS: Centro Universitário Franciscano, 2017.
-
CUNHA, D. E. ; CUTI, A. F. ; CARRASCO, A. O. T. . Antiga Cidade dos Meninos sede para eventos culturais: urbanidade que não cabe na infraestrutura rural.. In: XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, 2017, Santa Maria - RS. Anais do XXI Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. Santa Maria - RS: Centro Universitário Franciscano, 2017.
-
TAGLIANI, T. P. ; CARRASCO, A. O. T. . Urbanização precária, meio ambiente e segregação nas ocupações de APPs urbanas. In: Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, 2017, Belém - PA. Anais do II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos. Belém - PA: NAEA, 2017. v. 1. p. 2407-2420.
-
CARRASCO, A. O. T. . De villa 31 a bairro Padre Mujica: um processo de projeto. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2016, Porto Alegre - RS. Anais do IV ENANPARQ - O estado da Arte. Porto Alegre - RS: Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2016. v. 1. p. 1-19.
-
CARRASCO, A. O. T. . O conjunto habitacional como expressão da desigualdade urbana.. In: 3 Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2015, São Paulo - SP. Anais do 3 CIHEL - Habitação: urbanismo, cultura e ecologia dos lugares.. São Paulo - SP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo, 2015. v. 1. p. 842-854.
-
CARRASCO, A. O. T. . O caráter crítico do planejamento urbano no Brasil. In: Encontro de Geógrafos da América latina, 2009, Montevideo. 12 Encuentro de Geografos de America Latina. Montevideo: Universidad de la Republica, 2009.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, V. F. B. ; SILVA, A. B. . Podcast Maloca: de revista para o audiovisual. In: X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023. v. 1. p. 33-35.
-
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO, J. S. ; PIZZIRANI, V. S. ; FRANCO, L. F. . Minicurso com o PET: arquitetura da paisagem. In: X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023. v. 1. p. 603-605.
-
CARRASCO, A. O. T. ; FRANCO, L. F. ; PIZZIRANI, V. S. ; SILVA, E. M. . Virada Sputnik: edição 2023. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023. v. 1.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, A. B. ; SANTOS, A. R. L. ; TOLEDO, A. L. C. . Venas utilitas: a potencialidade do desenho paramétrico no curso de Arquitetura e Urbanismo. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; MACIEL, I. D. . Viagem do PET: arquitetura, construção e tecnologia. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LEANDRO, R. S. ; SILVA, V. F. B. ; PEREIRA, F. F. . Reconhecer o patrimônio através da arte: oficina de aquarela e percurso formativo no Parque da Baronesa. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, A. B. ; RIBEIRO, J. S. . Viagem de estudos com o PET: edição Córdoba, Argentina. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; KRUCHADT, W. M. ; BORTOLOTTI, J. A. . Quartas com a FAUrb. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, B. A. . Atividade de monitoria com o PET Arquitetura. In: IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, B. A. . O transporte multimodal como instrumento de mobilidade urbana sustentável no município de Pelotas: o sistema cicloviário em conjunto com o transporte coletivo. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO, J. S. ; PIZZIRANI, V. S. . Os condomínios horizontais em meio ao crescimento urbano de Pelotas: um estudo das influências dessas construções dentro do espaço e da sociedade. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; FRANCO, L. F. . Urbanismo e Consciência Ambiental: A Agricultura como instrumento promotor de qualidade de vida nos centros urbanizados. In: XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do XXXII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.
-
CARRASCO, A. O. T. ; PIZZIRANI, V. S. ; RIBEIRO, J. S. . A INFLUÊNCIA DO MUNDO DIGITAL NA PERCEPÇÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do XXXI Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; ANTIQUEIRA, B. ; SEMPER, H. N. . AMÉRICA LATINA: A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA COMO CENÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO, CULTURAL E MEMORIAL DE UMA SOCIEDADE. In: XXXI Congresso de Iniciação CIentífica da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do XXXI Congresso de Iniciação CIentífica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BORTOLOTTI, J. A. ; VASCONSELOS, T. B. . MATERIAL PARAMÉTRICO. In: IX Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Peotas, 2022. v. 1. p. 171-174.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SANTOS, A. R. L. ; KRUCHADT, W. M. . ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: RECONHECENDO O TEMA E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS. In: VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, A. B. ; VASCONSELOS, T. B. . VENAS UTILITAS: O PENSAR PARAMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA FACHADA DE PRÉDIO EM ALTURA. In: VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; MACIEL, I. D. . PROJETO ACALANTO: A ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS PARA INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do XXXI Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SANTOS, A. R. L. ; KRUCHADT, W. M. ; TOLEDO, A. L. C. . VIRADA SPUTNIK: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; ANTIQUEIRA, B. ; NUNES, S. N. I. ; LEANDRO, R. S. . VIRADA SPUTNIK ? EDIÇÃO 2022. In: VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do VIII Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LEANDRO, R. S. ; SILVA, V. F. B. . OFICINA DE AQUARELA DE LADRILHOS HIDRÁULICOS: PATRIMÔNIO NARRADO PELO FAZER ARTÍSTICO. In: IX Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2022, Pelotas-RS. Anais do IX Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2022. v. 1. p. 37-40.
-
CARRASCO, A. O. T. ; ANTIQUEIRA, B. ; SEMPER, H. N. . AMÉRICA LATINA: A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA COMO CENÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO, CULTURAL E HISTÓRICO DE UM POVO. In: XXX Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas - RS. Anais XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas- RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO, J. S. ; PIZZIRANI, V. S. . TRANSFORMAÇÕES NAS POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS DE USO COLETIVO APÓS A PANDEMIA DE COVID-19. In: XXX Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas - RS. Anais XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BORTOLOTTI, J. A. ; CUNHA, A. F. ; ANTIQUEIRA, B. ; COSTA, J. R. ; CASTRO, S. S. R. . MALOCA - O que acontece no PET?. In: VII Congresso de Ensino de Graduação, 2021, Pelotas - RS. Anais VII Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, A. B. ; FARIA, G. G. . VENAS UTILITAS: MANUAL DE DESENHO PARAMÉTRICO COM APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ARQUITETURA. In: VII Congresso de Ensino de Graduação, 2021, Pelotas - RS. Anais VII Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; ANTIQUEIRA, B. . VIRADA SPUTNIK: RESSIGNIFICANDO A FAURB. In: VII Congresso de Ensino de Graduação, 2021, Pelotas - RS. Anais VII Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, V. F. B. ; PEREIRA, F. F. ; MESQUITA, M. D. ; SILVEIRA, A. M. . O CONJUNTO DE CASAS DE RENDA DO ENGENHEIRO PAULO GERTUM: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS ATRAVÉS DO TEMPO. In: XXX Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas - RS. Anais XXX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2021.
-
CARRASCO, A. O. T. ; COSTA, J. R. ; MACHADO, T. G. O. ; BASTOS, Y. S. ; CUNHA, A. F. . MALOCA: REVISTA DOS ESTUDANTES DA FAURB. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RD: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SEMPER, H. N. ; COSTA, J. R. ; ANTIQUEIRA, B. . VIAGEM DE ESTUDOS COM O PET: EDIÇÃO URUGUAI. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; COSTA, J. R. ; BERTOLDI, N. D. ; SEMPER, H. N. . Virada Sputnik - Edição Quarentena. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BORTOLOTTI, J. A. ; LACERDA, B. G. ; CECCONI, R. J. ; CASTRO, S. S. R. ; MACHADO, T. G. O. . Quartas com a FAUrb em Tempos de Isolamento Social. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BUJES, K. V. O. ; UARTH, T. ; OTTO, R. G. ; LACERDA, B. G. ; SEMPER, H. N. . COM.PARTILHA FAURB: UMA EXPERIÊNCIA DE TROCA ENTRE ALUNOS NO MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LACERDA, B. G. ; SEMPER, H. N. . COMUNICAÇÃO VISUAL: UM PROJETO COLETIVO. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LEANDRO, R. S. . GRUPO DE ESTUDOS DE ARTE E TROCAS POÉTICAS: O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CRIATIVO EM ARQUITETURA ATRAVÉS DO DESPERTAR DO REPERTÓRIO ARTÍSTICO DOS ESTUDANTES. In: VI Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CASTRO, S. S. R. . OFICINAS DO PET ARQUITETURA E URBANISMO. In: VII Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas-RS. Anais VII Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; COSTA, J. R. . Imóveis ociosos de valor histórico e déficit habitacional: uma abordagem projetual. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica, 2020, Pelotas-RS. Anais XXIX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BORTOLOTTI, J. A. . O Reflexo do COVID19 nos Empreendimentos Amazonas e Roraima. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica, 2020, Pelotas-Rs. Anais XXIX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LACERDA, B. G. ; BERTOLDI, N. D. . ATIVIDADE FÍSICA E URBANISMO TÁTICO: AÇÕES EM PERÍODO PANDÊMICO. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica, 2020, Pelotas-RS. Anais XXIX Congresso de Iniciação CIentífica. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CECCONI, R. J. . ARQUITETAS INVISIVEIS: EXPLORANDO OS LIMITES ENTRE DISCURSOS E VIVÊNCIAS. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica, 2020, Pelotas-RS. Anais XXIX Congresso de Iniciação Científica. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SANTOS, T. G. ; BASTOS, Y. S. ; PARRA, G. W. . Oficinas PET Arquitetura. In: VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Extensão e Cultura, 2019. p. 62-65.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CECCONI, R. J. . A invisibilidade feminina da Arquitetura e Urbanismo. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CASTRO, S. S. R. . Cartografia dos excluídos: os lugares da escravidão na Pelotas do séc. XXI. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; TRENTIN, P. G. . Centrais de atendimento ao cidadão: análise arquitetônica dos ambientes construídos. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SEMPER, H. N. . A arquitetura de centros culturais na América Latina: estratégias projetuais e verticalização. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; LACERDA, B. G. ; SANTOS, L. S. ; CECCONI, R. J. ; TRENTIN, P. G. ; SEMPER, H. N. . Quartas com a FAUrb. In: V Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do V Congresso de Ensino de Graduação da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Ensino, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; BASTOS, Y. S. . Arquitetura vernacular de Moçambique e Angola. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; FARIA, A. P. N. ; LACERDA, B. G. . Elementos componentes do paisagismo contemporâneo. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; COSTA, J. R. ; PARRA, G. W. ; SEMPER, H. N. . Narrativas latino americanas: explorando as relações entre arquitetura, urbanismo, literatura e audiovisual. In: VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Pró Reitoria de Extensão e Cultura, 2019. p. 53-55.
-
CARRASCO, A. O. T. ; SILVA, T. D. P. . DO PROTÓTIPO AO PROJETO: UMA ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS À PADRONIZAÇÃO HABITACIONAL ARTICULADAS PELO Pro.cre.Ar ? PROGRAMA DE CRÉDITOS ARGENTINOS DEL BICENTENARIO. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2019, Pelotas-RS. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas-RS: Universidade Federal de Pelotas, 2019.
-
CARRASCO, A. O. T. ; XAVIER, A. M. R. ; RIBEIRO,R. B. ; SIGNORINI, R. B. ; GALBIATTI, F. P. ; SILVA, V. F. . ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE PRECARIEDADE ECONÔMICA E SOCIAL: CONFRONTANDO O MODELO. In: IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, 2018, Pelotas - RS. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS: Editora da UFPel, 2017. p. 10-15.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CAMISA, A. T. ; CAMISA, A. T. ; RIBEIRO,R. B. ; PAULA, V. D. ; SILVA, V. F. . QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES EM ÁREAS DE URBANIZAÇÃO PRECÁRIA. In: IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, 2018, Pelotas - RS. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS: Editora da UFPel, 2017. p. 16-20.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; CASTRO, N. F. ; RIBEIRO,R. B. ; NUNES, S. N. I. ; PAULA, V. D. . A REDE NACIONAL DE EMAUS: JOÃOBEM E O XXI SEMINÁRIO NACIONAL DE ESCRITÓRIOS MODELOS DE ARQUITETURA E URBANISMO. In: IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, 2018, Pelotas - RS. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS: Editora da UFPel, 2018. p. 31-35.
-
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO,R. B. ; CAMISA, A. T. ; XAVIER, A. M. R. ; GALBIATTI, F. P. ; FONSECA, L. F. . PROJETO DE URBANIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO URUGUAI: ARTICULAÇÃO ENTRE O DIREITO À CIDADE E À ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ARQUITETURA E URBANISMO. In: IV Congresso de Extensão da Universidade Federal de Pelotas, 2018, Pelotas - RS. Anais do IV Congresso de Extensão da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS: Editora da UFPèl, 2017. p. 46-51.
-
CARRASCO, A. O. T. ; MACHADO, T. G. O. ; CASTRO, N. F. ; PAULA, V. D. ; NUNES, S. N. I. ; CAMISA, A. T. . ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: JOÃO BEM E PROCESSO COLETIVO NO ICH CAMPUS II. In: IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, 2018, Pelotas - RS. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS: Editora da UFPel, 2017. p. 63-68.
-
CARRASCO, A. O. T. ; PAULA, V. D. ; CAMISA, A. T. ; CAMISA, A. T. ; MACHADO, T. G. O. ; CASTRO, N. F. . JOÃO DE BARRO ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPLORANDO OS LIMITES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUPERANDO O MODELO DE PRODUÇÃO DE ARQUITETURA A PARTIR DE PRÁTICAS POPULARES E INCLUSIVAS. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2018, Pelotas-RS. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Editora da UFPel, 2018. p. 26-29.
-
CARRASCO, A. O. T. ; NOGUEIRA, C. G. . NARRATIVAS LATINO-AMERICANAS: EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE ARQUITETURA, URBANISMO, LITERATURA E AUDIOVISUAL. In: V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2018, Pelotas-RS. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas-RS: Editora da UFPel, 2018. p. 65-67.
-
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO, R. B. ; GALBIATTI, F. P. . Espaços de Convivência: Projetando um Desafio. In: III Congresso de Extensão e Cultura - Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas - RS. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas - RS: Editora da UFPel, 2016. p. 67-70.
-
CARRASCO, A. O. T. . A construção de alternativas às dinâmicas excludentes a partir de novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado. In: XVI Encontro de Pós Graduação da UFPel, 2014, Pelotas - RS. Anais XVI ENPOS UFPel, 2014.
-
CARRASCO, A. O. T. ; GONSALES, C. H. . O projeto PREVI e o Conjunto Zezinho Magalhães. As vicissitudes do projeto Moderno e sua contribuição ao debate habitacional contemporâneo. In: IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono., 2017, Porto / Covilhã. Livro de Atas. A cidade habitada. IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. Covilhã: CIARCHE-UBI, 2017. v. 1. p. 121-121.
-
CARRASCO, A. O. T. ; CARVALHO, M. C. ; MOURA, K. S. . A provisão de moradias em projetos de reurbanização de favelas: decifrando o sentido do projeto de arquitetura. In: IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono., 2017, Porto / Covilhã. Livro de atas. A cidade habitada. IV Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono.. Covilhã: CIARCHE-UBI, 2017. v. 1. p. 207-207.
-
CARRASCO, A. O. T. . O conjunto habitacional como expressão da desigualdade urbana.. In: 3 Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófonio, 2015, São Paulo - SP. Caderno de Resumos. 3 CIHEL. Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono. Habitação: urbanismo, cultura e ecologia dos lugares.. São Paulo - SP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo, 2015. v. 1. p. 82-82.
-
CARRASCO, A. O. T. . O caráter crítico do planejamento urbano no Brasil. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo. ANAIS XII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009.
-
CARRASCO, A. O. T. . Estudo sobre a utilização de sistemas construtivos não tradicionais na produção de habitação popular. In: Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1998, São Paulo. 6° Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.
-
CARRASCO, A. O. T. . Estudo sobre a utilização de sistemas construtivos não tradicionais da produção de habitação popular. In: O que a FAU pesquisa em seus 50 anos?, 1998, São Paulo. O que a FAU pesquisa em seus 50 anos. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo, 1998. v. 1. p. 65-66.
-
CARRASCO, A. O. T. . Lógica da favela e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto em experiências de urbanização de assentamentos precários. OCULUM ENSAIOS , 2025.
-
CARRASCO, A. O. T. . Versos e reversos no ensino de arquitetura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRASCO, A. O. T. . Arquitetura e Política: o processo SAAL em Portugal - 1974 - 1976. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRASCO, A. O. T. . Arquitetura e modos de habitar: um relato a partir de uma experiência de um atelier de investigação projetual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRASCO, A. O. T. . A cidade em disputa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRASCO, A. O. T. . O Processo de Projeto da Habitação de Interesse Social. Diferentes Escalas de Intervenção em Experiências na Região Metropolitana de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARRASCO, A. O. T. ; RODRIGUES, A. R. ; SANTOS, A. L. ; PINTO NETO, M. F. ; VENDRUSCULO, P. G. . Centro Cultural COOHRREIOS. Pelotas-RS: Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, 2024 (Produto de Projeto de Extensão).
-
CARRASCO, A. O. T. ; Bruno, A. P ; Pina, S. P . Regularização Fundiária de Áreas Públicas. São Paulo - SP: Prefeitura do Município de São Paulo, 2007 (Cartilha de orientação sobre o Programa de Regularização Urbanística e Fundiária).
-
CARRASCO, A. O. T. . Shopping Center e Tecido Urbano: é possível integrá-los?. São Paulo - SP: Pini, 2007 (Seção Fato e Opinião - Revista AU).
-
CARRASCO, A. O. T. . Desenvolvimento Tecnológico e Politicas Habitacionais. São Paulo - SP: Laboratório de Estudos sobre Urbanismo, Arquitetura e Preservação, 2000 (Revista de Estudos sobre Urbanismo, Arquitetura e Preservação).
Outras produções
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; FAGUNDES, L. M. ; RIBEIRO, R. B. . Plano Popular do Corredor das Tropas / Passo dos Negros. 2022.
CARRASCO, A. O. T. ; RIBEIRO, R. B. ; GALBIATTI, F. P. ; CASTRO, N. F. ; SILVA, V. F. . Plano Popular da Estrada do Engenho. 2018.
CARRASCO, A. O. T. . Segunda Fase do Programa de Regularização Fundiária de Áreas Públicas Municipais / HABI / Sehab / PMSP. 2007.
CARRASCO, A. O. T. . A cidade e as crianças. O direito ao devir urbano. 2018.
CARRASCO, A. O. T. . Avaliador(a) ad hoc na análise de projeto de pesquisa submetido na modalidade ?sem fomento externo?, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação, Extensão e Cultura.. 2018.
CARRASCO, A. O. T. . Mobiliário para Habitação de Interesse Social: conflitos, percepção e satisfação dos usuários. O caso PAC-Anglo Pelotas - RS.. 2017.
CARRASCO, A. O. T. . Avaliador(a) ad hoc na análise de projeto(s) de pesquisa, submetido(s) para o EDITAL PROPEX N° 07/2017 ? PIBIC/CNPq ? PIBIC/FURB - Apoio a projetos de pesquisa de Iniciação Científica.. 2017.
CARRASCO, A. O. T. . Som em devir: por uma cartografia sensível da paisagem sonora urbana.. 2017.
CARRASCO, A. O. T. . Avaliador(a) ad hoc na análise de projeto de pesquisa submetido na modalidade ?sem fomento externo?, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação, Extensão e Cultura.. 2017.
CARRASCO, A. O. T. . Urbano, demasiado urbano: contemporaneidade, corporalidade e as crianças.. 2017.
CARRASCO, A. O. T. . Concursos de arquitetura: mitos e ideologias. 2016.
CARRASCO, A. O. T. . As transformações espaciais na tipologia vertical ao longo dos programas habitacionais em Blumenau/SC de 1980 a 2016.. 2016.
CARRASCO, A. O. T. . Poéticas fílmicas dos museus da UFPel. Pistas para uma aproximação interativa com a cidade.. 2016.
CARRASCO, A. O. T. . Pelotas tem mais de 13 mil pessoas vivendo em áreas de risco. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CARRASCO, A. O. T. . Territórios e pertencimento. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARRASCO, A. O. T. ; GALBIATTI, F. P. ; ALFONSO, L. P. ; FAGUNDES, L. M. ; RIBEIRO, R. B. . Programa Nós Nosotros - Antropofonias e Charlas. 2022.
CARRASCO, A. O. T. . A construção de alternativas às dinâmicas excludentes a partir de novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado. 2015. (Relatório de pesquisa).
CARRASCO, A. O. T. . El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARRASCO, A. O. T. . El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARRASCO, A. O. T. ; FARIA, A. P. N. . Sistemas dinâmicos de planejamento: as múltiplas escalas. 2015 (Viagem de estudos).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Lógica do território e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto urbano em experiências de urbanização de favelas, Descrição: O presente projeto busca explorar os conflitos e os tensionamentos observados entre os fundamentos e os pressupostos de experiências de urbanização de favelas e a lógica de produção e de apropriação do espaço urbano destes territórios. O objetivo é desenvolver uma reflexão crítica sobre a cultura projetual vigente, especialmente no que diz respeito à escala urbana, e seus limites enquanto instrumento de intervenção em contextos não hegemônicos. A pesquisa se fundamenta sobretudo em revisão bibliográfica e análise documental e toma como pressuposto a perspectiva de uma revisão crítica das categorias que usualmente orientam o desenvolvimento do processo de projeto, buscando alternativas conceituais e metodológicas para sua superação. Desse modo, o presente projeto de pesquisa pretende estabelecer alguns pontos a partir dos quais essa reflexão possa avançar de forma mais ampla e aprofundada, buscando assim possibilitar um reposicionamento do projeto e das próprias intervenções de urbanização diante das particularidades dos territórios não hegemônicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador.
-
2020 - 2025
Direito à cidade e habitação : condicionantes institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no município de Pelotas/RS. Avaliação do ciclo recente, Descrição: A pesquisa tem como objetivo avaliar as condicionantes institucionais e normativas para a execução de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no ciclo recente no Brasil para o caso do Município de Pelotas RS. É desenvolvida no âmbito da rede nacional de pesquisa vinculada ao INCT Observatório das Metrópoles, Projeto As Metrópoles e o Direito à Cidade na Inflexão da Ordem Urbana Brasileira, subprojeto Direito à Cidade e Habitação: um balanço do PAC Urbanização de Favelas coordenado pelo Prof. Dr. Adauto Lúcio Cardoso, e a qual estão vinculadas a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O Prof. Dr. Adauto Lúcio Cardoso compartilha a coordenação do presente projeto. No caso do Município de Pelotas RS será avaliado o PAC Farroupilha, abrangendo as áreas Vila Farroupilha e loteamentos Ceval, Osório e Anglo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Integrante / Nirce Saffer Medvedovski - Coordenador / Rodolfo Barbosa Ribeiro - Integrante / Flávia Pagnoncelli Galbiatti - Integrante / Fernanda Lima Silva - Integrante / Cassius Baumgartem - Integrante / Vinícius Thelheimer - Integrante / Janice Dutra - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
-
2018 - 2020
Habitação e cidade na segunda metade do século XX: Alternativas à proposta funcionalista na habitação social no contexto ibero-latinoamericano, Descrição: Na década de 60, o tema da habitação toma uma força renovada na América Latina a partir de uma demanda crescente de habitação devido ao êxodo de grandes contingentes de população em direção à cidade. Se constitui como um momento em que os princípios do urbanismo moderno funcionalista/CIAM têm sua aplicação generalizada contracenando com contextos nacionais de política desenvolvimentista, onde são erguidos grandes conjuntos habitacionais nas periferias das grandes cidades.As limitações desse modelo ficariam claras já em meados dos anos cinquenta pela crítica internacional aos rígidos princípios da cidade funcional e da Carta de Atenas. Jovens arquitetos, principalmente a partir do grupo Team X começam a advogar por uma reintrodução da experiência da comunidade na arquitetura. Conceitos como o pertencer e identidade são trazidos à tona e a consideração dos valores culturais das comunidades se refletem de diferentes maneiras em suas propostas teóricas, arquitetônicas e urbanísticas.Outras reações à cidade funcionalista também vão surgir na década de 60. Janes jacobs publica Morte e vida nas grandes cidades; Christopher Alexander, escreve A cidade não é uma árvore; John Turner estuda a experiência de crescimento espontâneo das periferias das cidades na América do Sul. Todas elas se constituem como uma crítica aos fundamentos do planejamento urbano vigentes e defendem a participação ativa dos indivíduos em todos os campos da vida social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Integrante / Eduardo Rocha - Integrante / Célia Helena Castro Gonsales - Coordenador / Carolina Ritter - Integrante / Ana Esteban Maluenda - Integrante.
-
2018 - 2019
O Programa Minha Casa Minha Vida ? modalidade Entidades (Brasil) e o Programa Pro.cre.ar (Argentina): a relevância do Projeto de Arquitetura e Urbanismo no contexto de políticas habitacionais anti-cíclicas, Descrição: Concebido como um conjunto de políticas públicas destinadas a enfrentar os efeitos da crise econômica internacional de 2007/2008, o Programa Minha Casa Minha Vida pode ser compreendido como o maior e mais abrangente programa habitacional empreendido pelo Estado Brasileiro. Desde o ano de 2009 o MCMV produziu mais de 4 milhões de unidades habitacionais, distribuídas em praticamente todo o território nacional. No entanto, é possível afirmar que a quantidade de moradias produzidas, assim como os resultados positivos na esfera econômica, não foram acompanhados de uma produção qualificada de habitação e espaço urbano, questão criticada por uma série de autores desde a conclusão dos primeiros conjuntos habitacionais produzidos pelo Programa. A modalidade Entidades, no entanto, apresenta-se como uma exceção nesse sentido. A escala reduzida dos projetos, sua inserção urbana e a reorganização do protagonismo no âmbito produtivo e institucional possibilitaram a contrução de propostas arquitetônicas e urbanísticas qualitativamente superiores à produção efetivada pelas incorporadoras tradicionais. O programa Pro.cre.ar ? Programa Credito Argentino del Bicentenario para la Vivienda Unica Familiar ? foi criado no ano de 2012, e também tinha entre seus objetivos principais enfrentar os efeitos da crise internacional de 2007/2008. Entre 2012 e 2015 mais de 200 mil famílias foram atendidas em suas distintas modalidades de financiamento e produção habitacional. Em linhas gerais, se o Programa MCMV se destacou em relação à quantidade de moradias produzidas e às faixas de renda atendidas, o Pro.cre.ar se destacou em relação à qualidade da arquitetura e urbanismo produzidos no âmbito do programa habitacional. Desse modo, a pesquisa proposta pretende construir uma reflexão a respeito do papel e da importância do Projeto de Arquitetura e Urbanismo em políticas habitacionais anti-cíclicas, buscando reconhecer os limites e potencialidades presentes nos Programas e modalidaes estudadas, confrontando e contextualizando os processos e resultados de sua produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador / Célia Helena Gonsales - Integrante / Flávia Pagnoncelli Galbiatti - Integrante / RODOLFO BARBOSA RIBEIRO - Integrante / VINICIUS FOSSATI DA SILVA - Integrante / Thomaz Dufau Pereira da Silva - Integrante / Gabriela Pasqualin Cavalheiro - Integrante / Filipe de Oliveira Vieira - Integrante.
-
2018 - 2019
Arquitetura e Urbanismo na América Latina: inventário crítico da produção contemporânea, Descrição: ResumoA produção contemporânea de Arquitetura e Urbanismo desenvolvida nos países da América Latina ainda segue como uma referência distante do debate brasileiro. Seus fundamentos, desenvolvimento histórico e particularidades locais vem sendo pouco explorados, tanto no meio acadêmico quanto no circuito da atuação profissional. Desse modo, o presente projeto de pesquisa busca recuperar, através da construção de um inventário de projetos, experiências que possibilitem o fortalecimento das conexões entre universos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes. Para tanto, pretende explorar criticamente, a partir destes projetos, a constituição das expressividades locais, os conflitos e convergências entre as culturas e etnias presentes no território, o papel do subdesenvolvimento no processo de formulação destas experiências e as particularidades observadas na produção de Arquitetura e Urbanismo nos territórios de fronteira.Objetivo geral:Recuperar e analisar criticamente aspectos centrais do processo de produção de Arquitetura e Urbanismo na América Latina ao longo do séc. XX e primeiras décadas do séc. XXI, tomando como pressupostos os limites históricos impostos pelo passado colonial e a multiplicidade étnica e cultural característica da história do continente.Objetivos específicos:Reconhecer e analisar os fundamentos econômicos, políticos, sociais e técnicos que determinaram as formas pelas quais o processo de produção de Arquitetura e Urbanismo se desenvolveu dentro do período estudado.Identificar os conflitos entre as diferentes matrizes culturais presentes no continente e o seu papel na definição das expressividades locais.Refletir a respeito da definição de subdesenvolvimento e suas implicações no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo.Identificar as particularidades da reflexão e produção de Arquitetura e Urbanismo desenvolvida a partir dos territórios de fronteira.Selecionar projetos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvidos na América Latina ao longo de séc. XX e primeiras décadas do séc. XXI que tenham abordado e incorporado de forma consistente os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e étnicos vigentes no continente.Selecionar autores e textos teóricos e críticos que discutam especificamente questões relativas à produção contemporânea de Arquitetura e Urbanismo na América Latina.Contribuir na construção de conteúdos relacionados à disciplina de graduação Teoria e História VI - Arquitetura Latino Americana e Brasileira, oferecida semestralmente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador / Célia Helena Gonsales - Integrante / Thomaz Dufau Pereira da Silva - Integrante / Gabriela Pasqualin Cavalheiro - Integrante / Filipe de Oliveira Vieira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2017
O processo de projeto do habitat urbano: revisão crítica e metodológica., Descrição: Nas últimas décadas do séc. XX e nas primeiras décadas do séc. XXI a produção corrente de arquitetura e urbanismo não tem demonstrado capacidade de lidar com algumas das questões mais urgentes que determinam a produção e apropriação do espaço urbano nas cidades brasileiras. Incapacidade que se origina principalmente na incompatibilidade entre a lógica que define o pensamento projetual dominante ? em suas diversas vertentes ? e a lógica contraditória e fragmentada que determina a produção do mundo real. As tensões provenientes do contato entre estes dois polos podem ser tomadas como objeto de estudo central na pesquisa proposta, e serão analisadas e discutidas a partir de uma revisão teórica, crítica e metodológica relativa ao processo de projeto de arquitetura e urbanismo e suas categorias fundamentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador / Ana Luiza Dambros Bazzan - Integrante / Bianca Ramires Soares - Integrante / Luana Betina Pearson Schumann - Integrante / Luisa Mantelli Anklam - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2013 - 2015
A construção de alternativas às dinâmicas urbanas excludentes a partir de novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado., Descrição: A pesquisa pretende desenvolver uma análise crítica sobre a possibilidade de constituição de processos de gentrificação em áreas que foram objeto de programas habitacionais (provisão habitacional, urbanização de áreas ocupadas informalmente e regularização fundiária), incorporando nessa reflexão questões relativas ao papel desempenhado pelos projetos de arquitetura e urbanismo, tanto como ferramentas funcionais dentro destas dinâmicas excludentes quanto como instrumentos que possibilitariam seu enfrentamento no sentido da ampliação do direito a cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador / Eduardo Rocha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7
-
2007 - 2011
Os limites da arquitetura diante da crise da modernização., Descrição: Pesquisa de Doutorado desenvolvida sob a orientação da Profa.Dra.Vera Maria Pallamin, na área de concentração Espaço, Projeto e Cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2003 - 2005
O processo de projeto da habitação popular, Descrição: Pesquisa de Mestrado desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr.Miguel Alves Pereira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
1999 - 2000
Racionalização da construção e gestão popular. Análise dos trabalhos da Usina - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado., Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida sob a orientação da Dra. Marta Maria Soban Tanaka no Laboratório de Arquitetura Urbanismo e Preservação - LAP - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
1998 - 1999
Estudo das relações entre políticas habitacionais e a utilização de sistemas construtivos não tradicionais. Os casos do Canteiro Experimental de Heliópois (SP), Vila Mutirão (GO) e Campus Experimental de Narandiba (BA), Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida sob a orientação da Dra. Marta Maria Soban Tanaka no Laboratório de Arquitetura Urbanismo e Preservação - LAP - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
1997 - 1998
A utilização de sistemas construtivos não tradicionais em projetos de habitação popular., Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida sob a orientação da Dra. Marta Maria Soban Tanaka no Laboratório de Arquitetura Urbanismo e Preservação - LAP - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andre de Oliveira Torres Carrasco - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2021
Destaque na VII SIEPE / XXX Congresso de Iniciação Científica. Trabalho da aluna Julia Soldera Ribeiro (orientanda/petiana), Universidade Federal de Pelotas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura. , Rua Sarmento Leite 320, Centro Histórico, 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083116, URL da Homepage:
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior / Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor AdjuntoDepartamento de Urbanismo
2021 - 2025
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior - Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Curso de Arquitetura e UrbanismoMembro do Laboratório de Urbanismo- LabUrb - Faurb UFPel.Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Prograu - FAUrb - UFPel.Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
2019 - 2025
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior - Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - representante do grupo de disciplinas de Projeto de Arquitetura.Coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU- FAUrb.Membro do Laboratório de Urbanismo- LabUrb - Faurb UFPel.Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Prograu - FAUrb - UFPel.Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET - da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.Representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Grupo de Interlocução Pedagógica da Pró reitoria de Ensino.
2016 - 2018
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior - Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - representante do grupo de disciplinas de Projeto de Arquitetura.
Coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU- FAUrb.
Membro do Laboratório de Urbanismo- LabUrb - Faurb UFPel.
Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Prograu - FAUrb - UFPel.
2015 - 2015
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2013 - 2015
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Pós Doutorado, Carga horária: 10
Outras informações:
Como parte das atividades do estágio de Pós Doutorado PNPD - CAPES, desenvolve atividades docentes no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, sendo responsável pela formulação e exposição das seguintes disciplinas:
- Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico (primeiro e segundo semestres de 2014)
- O processo de projeto do habitat urbano. (primeiro semestre de 2015)
Atividades
-
02/2022 - 01/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano II, Teoria e História VI - Arquitetura Latino Americana e Brasileira, Estágio Obrigatório I, Estágio Obrigatório II
-
03/2020 - 12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Linhas de pesquisa
-
01/2016 - 12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Linhas de pesquisa
-
01/2016 - 12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Linhas de pesquisa
-
02/2019 - 09/2024
Outras atividades técnico-científicas , Unidades e Cursos de Graduação, Unidades e Cursos de Graduação.Atividade realizada, Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
-
04/2021 - 04/2023
Direção e administração, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Cargo ou função, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
08/2021 - 11/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano II, Orientação de TFG I, Orientação de TFG II, Teoria e História VI - Arquitetura e Urbanismo da América Latina e Brasil
-
03/2021 - 06/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atelier Vertical de Habitação de Interesse Social, Orientação de TFG I, Orientação de TFg II
-
10/2018 - 04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, representando a área de Teoria e História, nomeado pela Portaria 45 de 25 de outubro de 2018.
-
10/2020 - 01/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Orientação de TFG I, Orientação de TFG II
-
03/2016 - 01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo representando as disciplinas de Projeto de Arquitetura..
-
06/2020 - 09/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura VI, Orientação de TFG I, Orientação de TFG II
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Teoria e História da Arquitetura VI, Trabalho Final de Graduação I - orientação, Trabalho Final de Graduação II - orientação
-
07/2019 - 11/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O processo de projeto do habitat urbano
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Teoria e História da Arquitetura VI, Trabalho Final de Graduação I - orientação, Trabalho Final de Graduação II - orientação
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação TFG I, Orientação TFG II, Projeto de Arquitetura II, Requisitos curriculares de extensão, Teoria e História VI - Arquitetura brasileira e latino-americana
-
04/2017 - 12/2018
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb/UFPel..
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Teoria e História VI - arquitetura brasileira e latino-americana, Requisitos curriculares de extensão, Orientação de TFG I, Orientação de TFG II
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e História VI: Arquitetura brasileira e latino-americana
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Requisitos curriculares de extensão, Orientação TFG I, Orientação TFG II
-
04/2017 - 02/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Trabalho Final de Graduação I, Orientação de Trabalho Final de Graduação II
-
01/2016 - 11/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Linhas de pesquisa
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e História VI: Arquitetura ee Urbanismo da América Latina e Brasil.
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico.
-
08/2016 - 03/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Projeto de Arquitetura III
-
08/2016 - 03/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico.
-
01/2016 - 02/2017
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb/UFPel.
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O processo de projeto do habitat urbano.
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura II, Projeto de Arquitetura III
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O processo de projeto do habitat urbano.
-
11/2014 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).Linhas de pesquisa
-
05/2015 - 09/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura III, Teorias do Urbanismo II
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O processo de projeto do habitat urbano.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Das formas sociais às formas urbanas: um percurso crítico.
2017 - 2022
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor nucleado, Enquadramento Funcional: Professor tutor de nucleações RAU+E/UFBA, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor credenciado, tutor na nucleação Pelotas, do Curso de Especialização lato sensu permanente em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade da Universidade Federal da Bahia. https://residencia-aue.ufba.br/
Atividades
-
09/2017
Ensino, Residência AU+E - Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Orientação da aluna Bruna Bergamaschi Tavares - Núcleo Pelotas da Residência AU+E
2014 - 2014
Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo Universidad de Buenos AiresVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante - Programa de Doctorado., Carga horária: 24
Outras informações:
Seminário de Pós Graduação ministrado no âmbito do Programa de Doutorado da Faculdade de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires.
"El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad."
O curso teve uma duração de 6 dias, em um total de 24 horas/aula.
2013 - 2013
Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo Universidad de Buenos AiresVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante - Programa de Doctorado., Carga horária: 4
Outras informações:
Seminário de Pós Graduação ministrado no âmbito do Programa de Doutorado da Faculdade de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires.
"El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad."
O seminário teve uma duração de 6 semanas, em um total de 24 horas/aula.
2012 - 2013
Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo Universidad de Buenos AiresVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Docente Auxiliar Catedra Fernandez Castro, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Projeto Urbano e Projeto Arquitetonico no Talles Forma y Proyecto da Catedra Fernandez Castro.
Atividades
-
05/2014 - 06/2014
Ensino, Programa de Doctorado - FADU - Universidad de Buenos Aires, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad.
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Proyecto de Arquitectura
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Proyecto Urbano
-
05/2013 - 06/2013
Ensino, Programa de Doctorado - FADU - Universidad de Buenos Aires, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, El proceso de urbanización en Brasil: la territorialización de la desigualdad.
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Proyecto de Arquitectura
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Proyecto Urbano
2011 - 2013
Swiss Medical GroupVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo desenvolvimento de projetos e obras voltados ao setor médico - hospitalar.
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto / Assitente Nível 01, Carga horária: 40
2008 - 2009
Usina - Centro de trabalhos para o ambiente habitadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pela elaboração do Plano de Urbanização da ZEIS - Zona Especial de Interesse Social - Jardim Gardênia, no município de Suzano-SP.
Integrou a equipe responsável pela elaboração do Estudo Preliminar do projeto de 900 unidades habitacionais correspondente ao Plano de Urbanização da ZEIS Jardim Salete, no município de Taboão da Serra-SP.
2003 - 2005
Usina - Centro de trabalhos para o ambiente habitadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto de urbanização da favela Dois de Maio - São Paulo - SP
Integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento dos projetos de arquitetura e urbanismo para o mutirão Quilombo dos Palmares - São Paulo - SP
2007 - 2007
Gema Engenharia Consultiva LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento da segunda fase do Programa de Regularização Fundiária da Superintendência de Habitação Popular/Secretaria de Habitação - Prefeitura Municipal de São Paulo
2005 - 2006
Fundação Para a Pesquisa AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: arquiteto e urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pela elaboração do Plano Diretor do município de Mogi Mirim -SP
2003 - 2003
NÚCLEO ENGENHARIA CONSULTIVA LTDA.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pelo projeto de urbanização da Favela Heliópolis - Gleba N - São Paulo - SP
2003 - 2003
Laboratório de Habitação e Assentamentos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento do Plano Diretor Regional da Sub Prefeitura de M´Boi Mirim - Sâo Paulo - SP
2000 - 2001
Luiz Domingues de Castro Filho Arquitetura Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolveu projetos arquitetônicos e urbanísticos de empreendimentos habitacionais.
1999 - 2000
Laboratório de Habitação e Assentamentos HumanosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estagiário Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrou a equipe responsável pela elaboração da publicação "As políticas habitacionais da Prefeitura Municipal de Santo André - 1997 - 2000. Ações em um cenário de exclusão".
2004 - 2004
Universidade de São PauloVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação, Carga horária: 8
Outras informações:
Participou do programa PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - realizando estágio supervisionado em docência junto a disciplina AUP 274 - Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade, sob a supervisão do Prof. Dr. João Sette Whitaker Ferreira.
1997 - 1998
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André de Oliveira Torres Carrasco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?