Darlan de Castro Farias
Especialista, lato senso em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Especialista, lato senso em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí; Especialista, lato senso em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade INTERVALE ;Especialista, lato senso em Educação do Campo pela Faculdade Dom Alberto; Especialista, lato senso em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Dom Alberto. Especialista, lato senso no Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - (UFRB) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde - (UniCV). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Técnico em Agroindústria pelo Centro Territorial do Vale do Jiquiriçá (CETEP). Atuou como Educador no Programa Todos Pela Educação -TOPA (2010). Atuou como professor dos anos iniciais na área da Educação de Jovens e Adultos - EJA (2012 - 2014). Atuou com professor de Matemática (2017 - 2020) e Mediador de Matemática no Programa Novo Mais Educação (2017 e 2018), ambos na rede Municipal de Amargosa - BA em escolas do Campo. Atou como tutor no Curso de Licenciatura em Matemática EAD/UESB (2020). Atuou como Preceptor (Educação do Campo) na escola Júlio Pinheiro dos Santos (2019 - 2022) e professor de Matemática na Rede Municipal de Amargosa-BA. Atualmente é professor de matemática da Rede Municipal de Ruy Barbosa - BA.
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Currículo e Prática Docente nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
2023 - 2023
Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
2023 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: ----
Especialização em Educação no Campo
2022 - 2022
Faculdade Dom Alberto
Título: Formação de Professores em Classe Multisseriadas
Orientador: Dsc. Ana Paula Rodrigues
Especialização em PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
2020 - 2020
Faculdade Dom Alberto
Título: Medicalização na Educação Especial
Orientador: Dsc. Ana Paula Rodrigues
Especialização em Ensino de Matemática
2017 - 2018
Universidade Candido Mendes
Título: O Ensino de Geometria
Orientador: Alexandre Neris Lopes
Graduação em Licenciatura em Matemática
2011 - 2016
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: O ENSINO DE GEOMETRIA PARA FORMAÇÃO CIDADÃ: Análise de um livro didático de Matemática da Educação de Jovens e Adultos
Orientador: Leandro do Nascimento Diniz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agroindustria
2007 - 2010
Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá
Formação complementar
2023 - 2023
Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2023 - 2023
Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 360h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2023 - 2023
Formação em Matemática e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2020 - 2021
Educação Especial e Inclusão Escolar. (Carga horária: 80h). , Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
2020 - 2021
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos. (Carga horária: 80h). , Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
2020 - 2021
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
2020 - 2020
Metodologia de Ensino para Professores da Educação Infantil. (Carga horária: 140h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
AEE ? ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. (Carga horária: 40h). , Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
2020 - 2020
Educação Especial. (Carga horária: 110h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos da Educação Escolar. (Carga horária: 80h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Formação Básica em EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
TIC na EaD. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: Moodle para Estudantes. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
Educação a Distância. (Carga horária: 160h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Conhecendo a BNCC. (Carga horária: 80h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Introdução a Psicopedagogia. (Carga horária: 180h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Tecnologia assistivas para Educação Especial. (Carga horária: 120h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Conhecendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (Carga horária: 180h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2020 - 2020
Metodologia Ativas da Aprendizagem. (Carga horária: 140h). , SUPERPREPARADO: Soluções Educacionais, SUPP, Brasil.
2019 - 2019
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA PARA GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Formação a Distância para aplicação do Encceja. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Formação a Distância para aplicação do Encceja. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EAD. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Alinhamento para Aplicação do ENEM 2017. (Carga horária: 20h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2016 - 2016
Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Metodologia do Ensino da Matemática para Classes de EJA. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.
2016 - 2016
Moodle Professores e Tutores da EaD de Matemática. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2014 - 2014
Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Libras. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2009 - 2009
Operação e digitação em microcomputadores. (Carga horária: 64h). , INFOWORD, INFOWORD, Brasil.
2009 - 2009
Formação do Programa Todos Pela Alfabetização. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Zacarias de Góes, FAZAG, Brasil.
2008 - 2008
Qualificação sócio-profissional do Consórcio Social da Juventude Rural. (Carga horária: 400h). , Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amargosa, STRA, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
FARIAS, D. C. . I Jornada Baiana de Topologia Algébrica. 2016. (Outro).
FARIAS, D. C. . III Encontro de Matemática da UFRB. 2016. (Outro).
FARIAS, D. C. . I Feira de Matemática do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá. 2015. .
Participação em eventos
V Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE);. 2019. (Seminário).
III Encontro de Matemática da UFRB. 2016. (Encontro).
III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB. 2016. (Seminário).
A extensão universitária e as políticas afirmativas na UFRB. 2015. (Outra).
I Jornada Baiana de Topologia Algébrica. 2015. (Outra).
A extensão universitária e as políticas afirmativas na UFRB. 2014. (Outra).
I I Encontro de Matemática da UFRB - (EMAT). 2013. (Encontro).
Plenária de construção de manifesto múltiplas sexualidades-campanha 16 dias de ativismo/babadinhos generos e raça, sexualidade e gênero/babado acadêmico: a construção do gênero e suas implicações. 2013. (Outra).
XII Encontro Cearenese de Historia da Educação - ECHE e II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memoria da Educação - ENHIME. 2013. (Encontro).
XII Encontro Cearenese de Historia da Educação - ECHE e II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memoria da Educação - ENHIME. 2013. (Encontro).
4° Encontro de Profissonais da Educação de Amargosa. 2012. (Encontro).
I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (INAPHEM). 2012. (Encontro).
O Lúdico como Ferramenta de Ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. 2012. (Oficina).
3° Encontro de Profissonais da Educação de Amargosa. 2011. (Encontro).
2° Encontro de Profissonais da Educação de Amargosa. 2010. (Encontro).
1° Encontro de Agroecologia do Vale do Jiquiriçá. 2008. (Encontro).
Produção Caseira de Biofertilizantes. 2008. (Oficina).
Participação em bancas
FARIAS, D. C.; ORRICO, N. R.; MOURA, T. V.. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ? CIÊNCIAS AGRÁRIAS) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Produções bibliográficas
-
FARIAS, D. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O REAPROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, D. C. . SEMANA DO MEIO AMBIENTE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, D. C. . POLÍGONOS E POLIEDROS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FARIAS, D. C. ; OLIVEIRA, J. P. ; LOBO, W. S. . Ensino de estatística e resolução de problemas.. Cruz das Almas: UFRB, 2024 (Capitulo em Livro).
-
FARIAS, D. C. ; OLIVEIRA, J. P. ; MADRUGA, Z. E. F. . Contribuições da metodologia de Resolução de Problemas para o ensino de Probabilidade e Estatística: mapeamento de dissertações.. Revista Thema, 2022 (Artigo).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
ETNOMODELAGEM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Este projeto objetiva planejar, experimentar e refletir sobre a utilização da etnomodelagem (etnomatemática aliada à modelagem matemática) e resolução de problemas nas aulas de Matemáticas dos anos finais do Ensino Fundamental, e tem como objetivos específicos para seu primeiro ano de execução: 1) mapear pesquisas acadêmicas que versem sobre a utilização da modelagem matemática, etnomatemática, etnomodelagem e resolução de problemas, com o intuito de estudar essas tendências, individual e conjuntamente, verificando como as mesmas se apresentam no cenário atual; 2) A partir dos estudos sobre as tendências, elaborar produtos educacionais que possam ser postos em práticas por professores da Educação Básica. Além disso será realizada uma formação continuada, por meio de um trabalho colaborativo com os professores de Matemática de uma escola pública no município de Amargosa, BA, onde haverá planejamento, acompanhamento e reflexão de ações a serem aplicadas com os estudantes de 6º a 9º anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo trabalho colaborativo, onde os dados serão produzidos por meio de entrevistas narrativas com os envolvidos, além de observações, portifólios e diário de campo. Como organização dos dados produzidos nesse trabalho colaborativo, será utilizado o mapeamento na pesquisa educacional e para análise desses dados, será utilizada a análise de narrativas e análise textual discursiva, no que tange às entrevistas. Como resultado espera-se um aprofundamento teórico e reflexivo por parte dos envolvidos no projeto, oriundos do trabalho colaborativo, que impactem diretamente no ensino e na aprendizagem dos estudantes de 6º a 9º anos na escola onde se dará a pesquisa. Pretende-se publicar os resultados em revistas científicas e comunicar os resultados à comunidade escolar por meio de boletins informativos.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Darlan de Castro Farias - Coordenador / Jean Paixão Oliveira - Integrante / Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Integrante / Larissa Pinca Sarro Gomes - Integrante / Marlubia Correa de Paula - Integrante / Jailda da Silva dos Santos - Integrante / Iago Ailton do Vale Saturnino dos Santos - Integrante / Luciano de Jesus Santos Rezende - Integrante / Maria de Lourdes Pereira Lima Neta - Integrante / Clebison Pereira dos Santos - Integrante / Joel Pereira dos Santos - Integrante / Thamires Peixoto de Oliveira - Integrante / Maria Luísa Santos Silva - Integrante - Integrante / Jamile de Jesus Souza - Integrante / Jacqueline Nascimento de Souza - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2018 - 2018
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Programa Novo Mais Educação, Carga horária: 15
2018 - 2018
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2017 - 2017
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2017 - 2017
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Programa Novo Mais Educação, Carga horária: 15
2014 - 2014
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da EJA (series iniciais), Carga horária: 20
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da EJA (series iniciais), Carga horária: 20
2012 - 2012
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da EJA (series iniciais), Carga horária: 20
2011 - 2011
Prefeitura Municipal de AmargosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador (programa TOPA), Carga horária: 20
2018 - 2018
Prefeitura Municipal de São Miguel Das MatasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2019 - 2020
Secretaria Municipal de Educação de Laje, SME/LajeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2019 - 2021
Prefeitura Municipal de MutuípeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
2020 - 2022
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 20
2018 - 2020
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 20
2022 - 2023
Prefeitura Municipal de ItaberabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2021 - 2022
Prefeitura Municapal de ItatimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2021 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2023 - Atual
Colégio Estadual do Campo Edgar SantosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Darlan de Castro Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?