Fernanda Pagungue Moraes
Possui Licenciatura Plena e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Experiência em Iniciação Científica na área de História Antiga. Com pós-graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pela Faculdade Luso Capixaba (360 horas). Especialização em Educação com ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio (400 horas). Cursos livres na área de Educação (Educação e Tecnologias; Bibliotecas físicas e digitais: orientações práticas; Tecnologia e Currículo; Avaliação Textual: Análises e Propostas, Avaliação: para que e como avaliar; Projeto de Vida; Educando para obas escolhas online; Gestão da Educação Pública em tempos de crise; Implementação de programas educacionais; Metodologias Ativas; Psicologia da Aprendizagem; Currículo do Espírito Santo; Motivação em sala de aula).
Atualmente docente na EEEFM Cândido Portinari e Mestra em Ensino de Humanidades (Mestrado Profissional) pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino de Humanidades
2020 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Ensino de História e Literatura: diálogos possíveis na Educação Básica, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Prof. Dra. Letícia Queiroz de Carvalho
Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade
2016 - 2016
Faculdade Luso Capixaba
Título: Algumas possibilidades de diálogo entre História e Literatura a partir das obras de José de Alencar e Aluísio de Azevedo
Orientador: Valéria Barros dos Santos Marchesi
Especialização em Educação com ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio
2015 - 2016
Universidade Norte do Parana
Título: História e Literatura: Dialogando em sala de aula
Orientador: Jefferson Prado Sifuentes
Graduação em História
2011 - 2015
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRAVO GLADIADOR NAS OBRAS DE PLUTARCO E APIANO
Orientador: Dr. Gilvan Ventura da Silva
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
MORAES, F. P. . Política de Adequaçao Idade/Ano escolar para jovens de 15-17 ano do Ensino Fundamental. 2014. (Outro).
MORAES, F. P. . Ditadura Militar no Brasil (1965-1985). 2014. (Outro).
MORAES, F. P. . Encontro Regional- LEIR/ES: Cidade, corpo e poder no Império Romano. 2013. (Outro).
MORAES, F. P. . I Ciclo de Palestras: Discurso Literário e cultura material no mundo grecorromano. 2012. (Outro).
Participação em eventos
II SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS. 2020. (Seminário).
Encontro Regional do Laboratório de Estudos sobre Império Romano.A construção da imagem do escravo-gladiador: a representação de Espártaco em Vidas Paralelas, de Plutarco. 2013. (Encontro).
I Colóquio dos Núcleos e Laboratórios. 2013. (Outra).
Introduçao a Arqueologia Clássica. 2013. (Outra).
IV Jornada de Estudos Clássicos da UFES- Formação cultural e saberes no Mundo Antigo.Valores, virtudes e formação educacional em Vidas Paralelas, de Plutarco. 2013. (Outra).
IX Semana de História- UFES. 2013. (Outra).
VI Semana de Pedagogia. 2013. (Outra).
I Ciclo de Palestras do Leir/ES- Discurso literário e cultura material no Mundo Greco-romano. 2012. (Encontro).
III Encontro do Laboratório de Estudos sobre Império Romano/ Seção ES. 2012. (Encontro).
III Jornada de Estudos Clássicos da UFES- Fama e Infâmia no Mundo Antigo. 2012. (Oficina).
IX Encontro de História (Anpuh- ES)? História, Política e Liberdade. 2012. (Encontro).
Coloquio Historiografia e Consciência Histórica Ocidental. 2011. (Outra).
III Congresso Internacional Universidade Federal do Espírito Santo/Université Paris-Est/ Universidade do Minho e do XVIII Simpósio de História da Universidade Federal do Espírito Santo- Territórios, poderes e identidades. 2011. (Congresso).
III Jornada de Estudos Clássicos da Universidade Federal do Espírito Santo- Fama e Infâmia no Mundo Antigo. 2011. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
MORAES, F. P. ; CARVALHO, L. Q. . História e Literatura: considerações sobre as possibilidades de um diálogo. In: Letícia Queiroz de Carvalho. (Org.). História e Literatura: considerações sobre as possibilidades de um diálogo. 1ªed.São Carlos-SP: Pedro e João, 2021, v. 01, p. 13-36.
-
CARVALHO, L. Q. ; MORAES, F. P. . HISTÓRIA E LITERATURA NO GRANDE TEMPO: VOZES EM DIÁLOGO NA SALA DE AULA. In: VIII CÍRCULO - RODAS BAKHTINIANAS, 2021. Anais do VIII CÍRCULO - RODAS BAKHTINIANAS. São Carlos/SP: Pedro e João Editores, 2021.
-
MORAES, F. P. ; CARVALHO, L. Q. . Ensino de História e Literatura contemporânea:diálogos possíveis na Educação Básica. In: V Seminário de Pesquisas em Ensino de Humanidades e I Simpósio Internacional de Abordagens Qualitativas nas Pesquisas em Humanidades, 2021, São Paulo. V Seminário de Pesquisas em Ensino de Humanidades e I Simpósio Internacional de Abordagens Qualitativas nas Pesquisas em Humanidades. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. v. V.
-
MORAES, F. P. . Música e conhecimento histórico: uma parceria possivel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, F. P. . Valores, virtudes e a formaçao educacional em Vidas Paralelas, de Plutarco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, F. P. . A construçao da imagem do escravo-gladiador: a representação de Espártaco em Vidas Paralelas, de Plutarco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, F. P. . A representação do corpo do escravo gladiador nas 'Vidas Paralelas', de Plutarco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
EEEFM Cândido PortinariVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 43
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Pagungue Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?