Edson Luiz Francisquetti

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Caxias do Sul(1997), graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2014), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul(2002), doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2020). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da IRANIAN POLYMER JOURNAL, Revisor de periódico da REVISTA LIBERATO (NOVO HAMBURGO), Revisor de periódico da TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO, Revisor de periódico da Polymers and Polymer Composites e Revisor de periódico da Polimeros-Ciencia e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:ETIL CARBAMATO.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências dos Materiais

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Obtenção e propriedades de msituras poliméricas a partir de POE/EVA/PVC
Marly Antonia Jacobi. Coorientador: Mara Zeni. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de produtos diversos; Educação.

Mestrado em Biotecnologia

2000 - 2002

Universidade de Caxias do Sul
Título: DETERMINAÇÃO DE ETIL CARBAMATOS EM VINHOS, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: PATRYCK MOYNA
Coorientador: Juan Luis Carrau Bonomi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ETIL CARBAMATO.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Título: Docência compartilhada no Ensino Técnico Uma abordagem prática
Orientador: Jandira de Oliveira

Graduação em Engenharia Química

1989 - 1997

Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Polímeros, Aplicações.

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais na Educaçã. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Ensino e Aprendizagem na EaD. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Qualidade de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em e Cursos Regulares Presenciais com Carga Horária a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Cursos Online Abertos e Massivos: teoria e prática. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Moodle Básico para Professores,. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Educação a Distância. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 36h). , PM Tech Consultoria e Assessoria Empresarial, PM TECH, Brasil.

2009 - 2009

Comunicação para lideres liderança, presença e per. (Carga horária: 30h). , ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE MARKETING E VENDAS DO BRASIL, ADVB RS, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Desenvolvimento de Gestores II. (Carga horária: 38h). , Grendene, GRENDENE, Brasil.

2007 - 2007

programa de desenvolvimento de Gestores I. (Carga horária: 62h). , Grendene, GRENDENE, Brasil.

1982 - 1985

Técnico em Contabilidade. (Carga horária: 2272h). , Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Angelo Antonello, CNEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Polímeros.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

Organização de eventos

FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SIMON.Douglas alexandre . Seminário de Pesquisa em Polímeros Avançados. 2013. (Outro).

FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SIMON.Douglas alexandre . II Seminário de Pesquisa em Polímeros Avançados. 2013. (Outro).

Participação em eventos

24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT). TESTE DO Allium cepa NA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA ECOTOXICIDADE DO POLIETILENO OXIBIODEGRADÁVEL. 2022. (Congresso).

o 24° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (24 CBECIMAT). Determinação das propriedades termomecânicas em filamentos reciclados de PLA para impressoras 3D. 2022. (Congresso).

XVI Brazil MRS Meeting SBPMat Brazil_MRS.properties of ABS/PVC blend expanded with azodicarbonamide and its combination with sodium bicarbonate and oxibis(benzene-sulfonyl-hidrazine). 2017. (Encontro).

13º Congresso Brasileiro de Polímeros,. AVALIAÇÃO DO RESÍDUO INDUSTRIAL DE EVA EXPANDIDO COMO AGENTE NUCLEANTE COM RESINA VIRGEM",. 2015. (Congresso).

13º Congresso Brasileiro de Polímeros,. ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UMA MISTURA POLIMÉRICA PARA CONFECÇÃO DE CALÇADOS",. 2015. (Congresso).

3º curso de capacitação para pesquisadores do IFRS.linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo de pesquisa em polimeros avançados. 2015. (Outra).

edital propi n008/2014 fomento interno 2015-2016.Desenvolvimento de argilas expandida para uso em concretos leves. 2015. (Outra).

edital Propi n008/2014 Fomento Interno 2015-2016.Escaneamento tridimencional. 2015. (Outra).

Desafio Ponte de espaguete.Ponte de espaguete. 2014. (Outra).

2° Seminário de iniciação científica e Tecnológica do IFRS.Orientador projeto Blendas poliméricas. 2013. (Seminário).

2 º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.Comissão Avaliadora Interna. 2013. (Seminário).

4ª FeiraTecnológica, 4° Ciclo de Palestras e 2° Sarau no Campus. Feira tecnológica. 2013. (Feira).

4ª Feira Tecnológica, 4ª Ciclo de Palestras e 2º Sarau no Câmpus. 2013. (Feira).

II seminário de Pesquisa em polímeros Avançados.Organizador. 2013. (Seminário).

Seminário de Pesquisas em Polímeros Avançados.Organizador. 2013. (Seminário).

Seminário Integrador : dialogando com os Saberes Pedagócicos. 2012. (Seminário).

Seminário integrador :Dialogando com os Saberes pedagógicos.Chutndo o Balde. 2012. (Seminário).

10º Congresso Brasileiro de Polímeros. . Nanocompósitos de Argila MMT em Matriz Polimérica de EVA/PVC.. 2009. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Polímeros. Desenvolvimento de Nanocompósitos a Base de EVA/MMT. 2009. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Polímeros. Influência da Incorporação de Argila Montmorilonita Organofílica nas Propriedades Reológicas, Mecânicas e Térmicas do Poli(Etileno-co-Acetato de Vinila).. 2009. (Congresso).

XVII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Caracterização da Incorporação de Argila Montmorilonita Organofílica nas propriedades Reológicas, Mecânicas e Térmicas do Poli(etileno-Co-Acetato de vinila). 2009. (Encontro).

9° Congresso Internacional de tintas. 2005. (Congresso).

2° Congresso e exposição Internacional de Tecnologia em tintas, Revestimentos, Tintas Gráficas, adesivos e selantes. 2004. (Congresso).

8º Concresso Internacional de Tintas. 2003. (Congresso).

II simpósio Internacional Brasil-Alemanha de Gerenciamento Ambietall. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MAGALI CANTON CASAGRANDA

CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; MORISSO, F. D. P.; MARTINS, A. B.. Filmes de Fécula de Batata Funcionalizados com Extrato de Erva Mate ( Ilex paraguariensis) e ácido Málico para Embalagens Bioativas. 2025. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Francine Branco Takamoto

ROMAZINI, D.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; BISCHOFF, EVELINE; WELLEN, R. M. R.; XAVIER, M. C. D. F.. Avaliação do Impacto da Incorporação de Dióxido de limoneno em Resina Epoxi DGEBA. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Nonemacher

VILLANOVA, D. L.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; TREVISAN, L.; BARCELLOS, V. K.. Análise da Evolução da Fragmentação de Cavacos de Usinagem Submetidos á Moagem em Moinho de Bolas. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Comerlato Costa

SIMON.Douglas alexandre;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; MATOS, P. R.; OLIVEIRA, B. F.. Impressão 3D de Concreto: Efeitos da Geometria e Parâmetros de Deposição na construção e Resistência a Compressão. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jonas Mantovani

BISCHOFF, EVELINE; SIMON.Douglas alexandre;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; GIRARDI, T. F.. Uso de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletronicos (REEE), na Obtenção de Filamentos para impressão 3D. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renata dos Reis Klering

SANTANA, D. R. M. C.; SIMANKE, A. G.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; MARTINS, A. B.. Estratégias de Reciclagem Mecânica de cápsulas de Café pós =-consumo para Maior durabilidade. 2022. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Roman

GASPARIN, ALEXANDRE LUÍS;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; LEMOS, G. V. B.; TONIOLO, J. C.. Comportamento de Desgaste de um Material de Atrito com a Adição de Fibra de Aço. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Samara Dias Osório

CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE; CALCAGNO, C. I. W.; MORISSO, F. D. P.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON. Blendas poliméricas Biodegradáveis a partir de Gelatina e amido extraido da casca de Batata ( solanum. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila da Silva Figueiró

CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; CALCAGNO, C. I. W.; Zeni, Mara Andrade; ZIMMERMANN, M. V. G.. Espumas Produzidas a partir de Fécula de Mandioca. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Vinícius Utumi

GASPARIN, ALEXANDRE LUÍS;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; GONCALVES, D. A.; CORSO, L. L.. Novo Método de distinção da Adesão e Coesão em Compósitos Metal/Polímero por Prensagem a Quente. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Cofferi

SANTANA, R. M. C.; DARTORA, P. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CALCAGNO, C. I. W.. Estratégia de Modificação no desenvolvimento de Filmes Biodegradáveis a Base de Proteina Isolada de Soja. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MATEUS RIGOTT

Crespo S.J; CELSO, F.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; SIMON, D. A.; BISCHOFF, E.. INVESTIGAÇÃO DA ESTABILIDADE HIDROLÍTICA DO POLIURETANO APLICADO EM COMPONENTES DE SUSPENSÃO VEICULAR. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: e Andrea Bettanin,

CATTO, A. L.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; BERNARDES, .. G. P.; SANTANA, D. R. M. C.. a ?Influência da Incorporação de Aditivos na Performance de Filmes Multicamadas Pós-Consumo Reciclados Mecanicamente?.. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Jaqueline Mauss,

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; JACOBI, MARLY A. M.; FAGUNDES , E. C. M.; SANTANA, D. R. M. C.. a ?Efeito Antioxidante de Lignina em Compostos Elastoméricos para Banda de Rodagem de Pneus?.. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Silvestrini

CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE; BERNARDES, .. G. P.; MARTINS, A. B.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON. Síntese e Caracterização de Poli-Ácido lático (PLA) via Micro-ondas. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Proscila Meneghetti Menezes

SANTANA, R. M. C.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; BERNARDES, .. G. P.; MARTINS, A. B.. Influência e pró degradante em Polipropileno para Aplicação em Agrotextil. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jesus Rogério Damé Pereira

SANTANA, D. R. M. C.; CALCAGNO, C. I. W.; DARTORA, P. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; RIBEIRO, V. F.. Influência do Uso de Agente Modificador de Impacto nas Propriedades do Copolimero Randômico de polipropileno. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Silveira

SANTANA, R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; DARTORA, P. C.; SILVA, J. M. J.; FRANCESCHINI, F. C.. Relação entre Microestrutura e Propriedades Físicas e Mecânicas no PEAD para Aplicação em Sopro. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanderlei Ricardo Guerra

TREVISAN, L.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; VILLANOVA, D. L.; DEON, M.; BARBOSA, E. M. C.. Reciclagem de Metal Duro: Lixiviação por Sulfato de Cobre. 2019. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Konzen Seibel

ZIMMER, A.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; PIAZZA, D.; ROMAZINI, D.. Desenvolvimento de Compósito de Serragem de Eucaliptos e Pó de Borracha Utilizando Matriz de poliuretano á Base de Mamona. 2019. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kátia Michele Zini

VILLANOVA, D. L.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; GRISA, A. M. C.; ROSA, M. D.. Avaliação do processo de eletrocoagulação para o tratamento de efluentes de uma Industria metalúrgica com uso de eletrodos de diferentes materiais metálicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Domingos Dalagnol

SANTANA, D. R. M. C.; ANDRADE, MARA Z.; CATTO, A. L.; SIMON, D. A.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Avaliação de Plastificante Elastomérico em Substituição do Dioctil Ftalato nas Propriedades de Policloreto de Vinila. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cassio Alessandro de Bolba

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; BALDISSERA, A. F.; TOMCHESKI, D.. Tenacificação de PET Reciclado com EPDM. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marco Antônio Lachnit

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATTO, A. L.; BALDISSERA, A. F.. Compositos Termoplasticos de PA-6?ABS e PA-¨Copoliester Reforçado com Fibra de Vidro para Aplicação em Palmilhas de Montagem para Calçados. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvana Pereira Rempel

AGUZZOLI, C.; DIAS, F. T. G.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATAFESTA, J.. Obtenção de micro/nanofibras poliméricas por fiação por sopro: parâmetros e plicaçãi no controle de pragas agrícolas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Marcio José \\oliveira Frangipani

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATTO, A. L.; MULLER, J.. Estudo do Tensofissuramento em geo mantas de polietileno de Alta Densidade em Aterros de Resíduos. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinícius Cabreira

BALDISSERA, A. F.; SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; MORISSO, F. D. P.. Avaliação dos Parâmetros de Processamento em Impressão 3D nas Propriedades do Poliácido Lático. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tadeu Mezacasa Forest

SANTANA, R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; SIMANKE, A. G.; ZIMMERMANN, M. V. G.. Influência do Grau de Peroxidação nas Propriedades de Copolímeros Heterofásicos de Eteno e Propeno. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Avelleda

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; MULLER, F.; CATTO, A. L.. Influência da Composição e da Granulometria na Reciclabilidade de EVA Expandido. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daiane Schilling de Vargas

SANTANA, D. R. M. C.; CARVALHO, F. P.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; ATZ, N. R.. Estudo Comparativo das Propriedades do Policloreto de Vinila Utilizando `Plastificantes Alternativos ao Dioctil Ftalato. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Douglas Naue Simões

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATTO, A. L.; MONTAGNA, L. S.. Influência do óxido de zinco como aditivo antimicrobiano nas propriedades de compostos termoplásticos a base de SEBS/PP. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Linck

FERREIRA, R. L. R.; SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; OLIVEIRA, V. E. P.; OLIVEIRA, J. A. P.. Influência dos Parâmetros de Processamento por injeção na Correlação Estrutura, Propriedades e Caracterisiticas Geométricas do Polipropileno. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gilberto João pavani

FERREIRA, C. A.; DARTORA, P. C.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON; FARIAS, T. M.. Desenvolvimento de um Equipamento para Realizar Medidas de Permeabilidade Gasosa em Polímeros e Nanocompósitos Políméricos. 2023. Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrea Bercini Martins

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CARDOZO , .. N. S. M.; MEI, L. H. I.; SANTANA, R. M. C.. ?Blendas à Base de Amido Compatibilizadas com Ácidos Orgânicos?.. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Marques Correa

CATTO, A. L.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; GRAEFF, A. G.; SANTANA, D. R. M. C.; SILVA FILHO, L. C. P.. ?Concreto Ambientalmente mais Sustentável com Inclusão de Cinza de Casca de Arroz sem Controle de Queima e Polipropileno PósConsumo?. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Fernando da Costa Tavares

MOURA, A. S.; CATTO, A. L.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; SANTANA, R. M. C.. ?Influência do Tratamento Térmico em Fibras das Sementes de Açaí e do Uso de Agentes de Acoplamento de Fonte Natural em Compósito de Polipropileno?. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gelsa Adriana Carpenedo

Crespo S.J; PAOLI, M. A.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; DIAS, F. T. G.; AGUZZOLI, C.. Avaliação da lignina como aditivo estabilizante em formulações de borracha natural. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: VITOR HUGO CORDEIRO KONARZEWSKI

SANTANA, R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATTO, A. L.; DARTORA, P. C.. Analise da Vida Útil de Polímeros Avançados Aplicados á Proteção Balística. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lícia da Silva Alves Schiavo

BIANCHI, O.; CRUZ, R. C. D.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; DIAS, F. T. G.; POLETTO, M.. Correlação entre condições de Processamento, propriedades e aplicações de WPCs de PP/eucalipto produzidos por extrusão. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Andréia Bercini Martins

SANTANA, D. R. M. C.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; SILVERA, N. P.. Correlação Estrutura e Propriedades de Blendas de Amido /PP Compatibilizadas com acidos Orgânicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em emgenharia de minas metalúrgica e materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vitor Hugo Cordeiro Konarzenski

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; CATTO, A. L.; SANTANA, D. R. M. C.. Análise da vida ùtil de Polímeros Avançados Aplicados á Proteção Balística. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em emgenharia de minas metalúrgica e materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Celso Roman Júnior

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; DETTEMER, A.; OLIVEIRA, M. F.. Avaliação de conforto acústico e propriedades mecãnicas de roldanas poliméricas utilizadas na industria moveleira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Processos e Tecnologias) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Alexandre Meneguzzo

SANDRI, M. A.; ALMANCA, M. A. K.;LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON. Avaliação da Durabilidade e qualidade de Filmes Plásticos (PEBD), usados na Viticultura quando Submetidos á aplicação de Fungisida Sulfuroso. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: NICOLE DALLE MOLLE

MARTINS, A. B.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz; BERNARDES, .. G. P.. PRODUTOS DE HIGIENE ÍNTIMA PARA PERÍODO MENSTRUAL: QUAL É O MAIS SUSTENTÁVEL, RESISTENTE E ECONÔMICO?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisandro Belusso

ROSA, M. D.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de uma Industria Plástica: uma imposição legal ou uma necessidade empresarial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Bembom dos Santos da Silva

FRANCISQUETTI, Edson LuizZATTERA, ADEMIR J.; CARVALHO, G. A.. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES PLASTIFICANTES EM COMPOSIÇÕES DE POLI(CLORETO DE VINILA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em polímeros) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Taionara Lazzari Zaro

PIAZZA, D.;FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Análise do tratamento sobre calçados de compostos de poli(cloreto de vinjila)visando á redução da tensão superficial do substrato em relação á tinta a base de água. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em polímeros) - Universidade de Caxias do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Concurso público edital 27/2015 revisor de questões. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; SIMON.Douglas alexandre. Professor substituto. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz; FIORIO, RUDINEI. Elaboração de questões. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz. o EDITAL 12/2015 - APOIO A PROJETOS COOPERATIVOS DE PESQUISA APLICADA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO.. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Avaliação Ad doc Edital complementar n 20/2014. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz. banca de seleção de professores substituto. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FRANCISQUETTI, Edson Luiz. Comissão Avaliadora Interna do 2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnologia do IFRS. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Orientou

discente WAGNER GUADAGNIN

Preparação e caracterização de blendas de TPS/EVA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Maurício Mancalossi

OBTENÇÃO DE AMIDO TERMOPLASTICO POR EXTRUSÃO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

CINTIA VIEIRA DOS SANTOS

ECO COMPÓSITOS À PARTIR DE EVA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Gerson Frighetto

incorporação de resíduos de construção em argamassa; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Fernando da Silva dos Reis

Avaliação da eficiencia de nano particulas de prata e cobre como agente antimicrobiano em filmes de polietileno; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

TIAGO FACHINI

Adição de Resíduos de MDF para produção de chapas de isolamento termico eacustico; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Clair José Frighetto

incorporação de resíduos de madeira em polipropileno para confecção de caixas para concreto; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

aluno Luis Paulo Bernardi

intitulado ?AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO E PROPRIEDADES DO POLIPROPILENO RECICLADO EXPANDIDO PARA A PRODUÇÃO DE PEÇAS PARA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS?; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

João Augusto Osório Brandão

?Influência e impacto ambiental do uso de pró-degradante orgânico em embalagens flexíveis de PP?; Início: 2021; Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Nisiely Grellmann Pacheco

Desenvolvimento de Tijolos sustentáveis de compósitos de resíduos poliméricos -um foco na economia circular; 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

GERSON FRIGHETTO,

Desenvolvimento de madeira plástica a partir da serragem depinus elliotti e resíduos de reciclagem de polipropileno; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

LETÍCIA MARIA MOSSMANN,

Avaliação da resistência Mecânica em Argamassa com adição de finos de tijolos e carvão vegetal; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Cassiano Rodrigo Dalberto

INFLUÊNCIA DO ÓXIDO DE ZINCO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, TÉRMICAS E BIOLÓGICAS DE COMPOSTOS DE POLIPROPILENO; ; 2022; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Matheus Dionysio Slongo;

Avaliação de Blendas Poliméricas com matriz de polioximetileno para posterior sobreinjeção de elastômero termoplástico; ; 2022; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

JONAS LUDWIG DE BITENCOURT

AVALIAÇÃO DA COMPOSTAGEM E VERMICOMPOSTAGEM NA DEGRADAÇÃO DE FILMES DE PEAD E BLENDA DE PLA/TPS; 2022; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Alexandre Menezes Steffani

Caracterização de compósitos de poliamida 6 e poliamida 6; 6 com fibra curta de vidro e retardante de chama não-halogenado à base fósforo orgânico; 2021; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Cezae de Mattos

Desenvolvimento de Material Compósito para substituir Painel Compensado Aplicado em Carrocerria de Semirreboques Graneleiros; 2019; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

RICARDO TROMBETTA

Influência na Condutividade Térmica do Polipropileno com Adição de Grafite e Grafeno; 2019; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Nivaldo José Moser

Avaliação da Resistência Mecânica em Compósitos de Argamassa com Adição de pó de Vidro após exposição a elevadas temperaturas; 2019; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

Lucas Fiamenghi Antunes

Efeitos do surfactante Poliéter Siloxano na Capacidade Hidrofílica de Filmes de Polipropileno; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

João Augusto Osório Brandão

?Verificação da eficácia da ação de pró-degradantes adicionados aos filmes de PE utilizados em sacolas plásticas para torna-las oxibiodegradáveis?,; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

Edivaldo Dallapiane

Transferencia de Metalizaçãono Polimero acrilonitrila Butadieno estireno(ABS) no Processo de Injeção Utilizando a Tecnologia de In Mold Label; 2018; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Lucas Fiamenghi Antunes

Efeito da Adição de Tensoativo de Poliéter Siloxano na Capacidade Hidrofílica da Superfície de Não-Tecidos de Polipropileno; 2018; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Aline Susana Lain

Avaliação da irritabilidade dermica das tintas por cura UV; 2018; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

Carlos Romoaldo

Estudo da viabilidade da reciclagem dos Fluor polímeros; 2018; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

Aline Missiaggia

Desenvolvimento de tintas em pó base epoxi-poliester para aplicação em móveis de aço; 2018; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Monica Matanna

?Estudo comparativo do efeito na natureza do plastificante na estabilidade de compostos de PVC; 2016; Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Edson Luiz Francisquetti;

Cesar de Mattos

Desenvolvimento de material alternativo para aplicação em caixas de carga do implemento rodoviário graneleiro; 2016; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

RICARDO TROMBETTA

Fabricação de Tanques cilindricos cônicos em polipropileno,utilizando um método de refrigeração direta no processo de fermentação e maturação de cervejas e vinhos; 2016; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Edivaldo Dallepiane

Substituição do sistema de metalização convencional em peças plásticas injetadas por um sistema de metalização no momento da injeção chamado de in mold; ; 2016; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Aline Missaggia

Elaboração de fórmulas experimentais de tinta em pó para aplicação em móveis de aço aluna; Aline Missiaggia; 2016; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Marcio Silveira da Silveira

ABS EXPANDIDO ? INFLUÊNCIA DE AGENTES QUÍMICOS DE EXPANSÃO NAS PROPRIEDADES DO ABS; 2015; Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduaçã em ciência dos Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Felipe Grando

Blendas Poliméricas de PVC/ EVA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Sandra Mara Marchetto

CONVERSÃO DE ALICATE TIPO BICO FINO DE METAL PARA ALICATE PARA PEÇAS FINAS DE POLÍMEROS; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Edson Luiz Francisquetti;

Produções bibliográficas

  • NONEMACHER, B. ; BRUSTOLIN, N. R. A. ; BALESTRO, T. ; E.L.Francisquetti ; LESSA, C. R. L. ; VILLANOVA, D. L. . Análise do comportamento da fragmentação de cavacos de usinagem em função dos parâmetros de moagem. REVISTA SCIENTIATEC , v. 11, p. 3-15, 2025.

  • BRANDÃO, JOÃO AUGUSTO OSÓRIO ; GEHLEN, FRANCISCO ; MORISSO, FERNANDO DAL PONT ; Francisquetti, Edson Luiz ; SANTANA, Ruth Marlene Campomanes . Oxo-biodegradable polypropylene transition metal-free: evaluation of abiotic degradation by natural weathering and biotic degradation by respirometry. POLYMER BULLETIN , v. u, p. s00289-025-0589, 2025.

  • BRANDÃO, João Augusto Osório ; Martin, Pedro Tonom ; MORISSO, FERNANDO DAL PONT ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SANTANA, Ruth Marlene Campomanes . Characterization of the abiotic degradation of oxo-biodegradable polypropylene obtained from transition metal-free pro-oxidant. POLYMER DEGRADATION AND STABILITY , v. 223, p. 110741, 2024.

  • GLÜCK, FERNANDO DE BRITO ; FRANCISQUETTI, ÉDSON LUIZ ; GASPARIN, ALEXANDRE LUÍS . Determination of thermomechanical properties in recycled PLA filaments for 3D printers. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e3346, 2024.

  • GEMMER, RUAN EZEQUIEL ; BORSOI, CLEIDE ; HANSEN, BETINA ; Francisquetti, Edson Luiz ; ORNAGHI JR., HEITOR LUIZ ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; CATTO, ANDRÉ LUIS . CELLULOSE NANOFIBER FROM YERBA MATE STICKS: SURVEY OF MORPHOLOGICAL, CHEMICAL AND THERMAL PROPERTIES. CELLULOSE CHEMISTRY AND TECHNOLOGY , v. 57, p. 727-740, 2023.

  • BLUME, WILLIAM RICARDO ; BELTRAMI, LILIAN VANESSA ROSSA ; Francisquetti, Edson Luiz ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; HANSEN, BETINA ; CATTO, ANDRÉ LUIS ; BORSOI, CLEIDE . Effects of different plasticizers on the physicochemical properties of cellulose nanocrystals-reinforced corn starch films. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING , v. 40, p. online, 2023.

  • OSÓRIO BRANDÃO, JOÃO AUGUSTO ; MORISSO, FERNANDO DAL PONT ; Francisquetti, Edson Luiz ; CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE . Influence of the nature of pro-oxidants on the photooxidation of polyethylene blown films. HELIYON , v. 8, p. e10217, 2022.

  • FRÜHAUF, GABRIELA OLIVEIRA ; BELTRAMI, LILIAN VANESSA ROSSA ; Francisquetti, Edson Luiz ; GRANADA, CAMILLE EICHELBERGER ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; CATTO, ANDRÉ LUIS ; BORSOI, CLEIDE . Fungicidal Potential of Polymeric Hydrogels Based on Carboxymethylcellulose and Yerba Mate Residues with the Incorporation of Garlic Oil. STARCH-STARKE , v. online, p. 2200182, 2022.

  • ROMOALDO, CARLOS HENRIQUE ; Francisquetti, Edson Luiz ; SIMON, DOUGLAS ALEXANDRE ; ERNZE, JULIANO ROBERTO ; BISCHOFF, EVELINE . Recycling Tetrafluoroethylene-Perfluoroalkyl Vinylether Copolymer (PFA) Using Extrusion Process. MACROMOLECULAR MATERIALS AND ENGINEERING , v. 12, p. 2200458, 2022.

  • BITENCOURT, J. ; ZENI, M. ; FRANCISQUETTI, L. N. ; GRISA, A. M. C. ; edson luiz francisquetti ; SIMON.Douglas alexandre . PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE AMIDO TERMOPLÁSTICO/PEBD NA BIODEGRAÇÃO APÓS PROCESSO DE COMPOSTAGEM. Revista Iberoamericana de Polímeros , v. 23, p. 10-14, 2022.

  • NEUMANN, CHAIANE ; ROMANZINI, DAIANE ; ANDRADE, MARA Z. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Interaction Between Type I and II Coagents and Polybutadiene Isomers on Crosslinking Systems Using Organic Peroxide. MACROMOLECULAR SYMPOSIA (ONLINE) , v. 406, p. 2200044, 2022.

  • LAIN, A. S. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; ROMAZINI, D. . AVALIAÇÃO DE ALERGENICIDADE DE VERNIZES ACRÍLICOS DE CURA UV CONVENCIONAL (LÂMPADA DE MERCÚRIO) E UV-LED. Revista Iberoamericana de Polímeros , v. 23, p. 49-62, 2022.

  • DALAGNOL, RAFAEL DOMINGOS ; Francisquetti, Edson luis ; SANTANA, Ruth Marlene Campomanes . Influence of alternative polymeric plasticizer to DOP in thermal and dynamic-mechanical properties of PVC. Materia-Rio de Janeiro , v. 27, p. 13183, 2022.

  • DALLÉ, DANIELI ; HANSEN, BETINA ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; Francisquetti, Edson Luiz ; CATTO, ANDRÉ LUIS ; BORSOI, CLEIDE . Kinetic evaluation of tobacco stalk waste exposed to alkaline surface treatment under different conditions. Cellulose , v. online, p. 000-0000, 2021.

  • VICENZI, A. ; PIAZZA, D. ; Francisquetti, Edson Luiz ; ZENI, M. ; GRISA, A. M. C. . Reciclabilidade do poli(tetrafluoroetileno?co?perfluoropropil vinil éter) (PFA) através das propriedades térmicas, reológicas e mecânicas,. Revista Iberoamericana de Polímeros , v. 22, p. 9-15, 2021.

  • BORSOI, CLEIDE ; HANSEN, BETINA ; GEMMER, RUAN EZEQUIEL ; DAHLEM JÚNIOR, MARCOS AURÉLIO ; Francisquetti, Edson Luiz ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; Santana, Ruth Marlene Campomanes ; CATTO, ANDRÉ LUIS . Effect of different surface treatments on polypropylene composites reinforced with yerba mate fibers: Physical, mechanical, chemical, and morphological properties. JOURNAL OF APPLIED POLYMER SCIENCE , v. 138, p. 51350, 2021.

  • STEFANI, DANIELA ; DAHLEM JÚNIOR, MARCOS AURÉLIO ; Francisquetti, Edson Luiz ; REIS, FERNANDO DA SILVA DOS ; BORSOI, CLEIDE ; HANSEN, BETINA ; CATTO, ANDRÉ LUIS . Influence of coupling agent on post-consumption polypropylene composites reinforced with malt bagasse fibers. JOURNAL OF COMPOSITE MATERIALS , v. u, p. 002199832110370-1, 2021.

  • GEMMER, RUAN EZEQUIEL ; BORSOI, CLEIDE ; HANSEN, BETINA ; DAHLEM JÚNIOR, MARCOS AURÉLIO ; Francisquetti, Edson Luiz ; ROSSA BELTRAMI, LILIAN VANESSA ; ZATTERA, ADEMIR JOSÉ ; CATTO, ANDRÉ LUIS . Extraction of Nanocellulose from Yerba Mate Residues Using Steam Explosion, TEMPO-mediated Oxidation and Ultra-fine Friction Grinding. Journal of Natural Fibers , v. 1, p. 1-11, 2021.

  • SOUZA, LAURA DE ANDRADE ; Francisquetti, Edson Luiz ; DALAGNOL, RAFAEL DOMINGOS ; ROMAN JUNIOR, CELSO ; SCHANZ, MARIA TELMA GOMES ; MAIER, MARTIN EDMUND ; PETZHOLD, CESAR LIBERATO . PVC plasticizer from trimethylolpropane trioleate: synthesis, properties, and application. Polímeros: ciência e Tecnologia , v. 31, p. 1-10, 2021.

  • BRANDÃO, João Augusto Osório ; MORISSO, FERNANDO DAL PONT ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SANTANA, Ruth Marlene Campomanes . Structural changes of polyethylene in blown films with different pro-oxidants. Polímeros: ciência e Tecnologia , v. 31, p. e2021029, 2021.

  • ANTUNES, L. F. ; SIMON.Douglas alexandre ; FIORIO, R. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Effects of polyether siloxane surfactant on the hydrophilic capacity of polypropylene films. Polimeros-Ciencia e Tecnologia , v. 29, p. 2020-4-13, 2020.

  • GRISA, A. M. C. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; ZENI, M. ; PERINI, L.R . FSNR-20-032. DOI: FSNR-20-032 , v. 3, p. 1-5, 2020.

  • PERINI, L.R ; Edson Luiz Fancisquetti ; GRISA, A. M. C. ; ZENI, M. . Development of Biodegradable Films from the Apple Bagasse for Controlled Release of NPK Fertilizer. Food Science & Nutrition Research , v. 3, p. 1-5, 2020.

  • DALBERTO, C. R. ; BARBOSA, L. G. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Obtaining an Empirical Equation for Correcting the Melt Flow Index of Virgin and Recycled Polypropylene Mixtures and Analysis of Mechanical Properties of the Blends. GLOBAL JOURNAL OF RESEARCHES IN ENGINEERING , v. xx, p. 27-34, 2020.

  • CATTO, ANDRÉ LUIS ; DAHLEM JÚNIOR, MARCOS AURÉLIO ; HANSEN, BETINA ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; BORSOI, CLEIDE . Characterization of polypropylene composites using yerba mate fibers as reinforcing filler. COMPOSITES PART B-ENGINEERING , v. 174, p. 106935, 2019.

  • MENDES CASTRO, ALEXANDRE ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; LUÍS GASPARIN, ALEXANDRE . Influência da temperatura e tempo de cura na transição vítrea da resina epóxi. SCIENTIA CUM INDUSTRIA , v. 7, p. 15-23, 2019.

  • SILVEIRA, M. R. S. ; SANTANA, D. R. M. C. ; DALLAGNOL, R. ; SIMON.Douglas alexandre ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . PROPRIEDADES DA MISTURA POLIMÉRICA DE ABS/PVC EXPANDIDA. Revista Iberoamericana de Polímeros , v. 19(4), p. 166-181, 2018.

  • BORGES, R. C. ; VILLANOVA, D. L. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Fatores de influência na adesão e na Mecânica de Peças Poliméricas soldadas por atrito Rotacional : uma revisão da Literatura. Tecno-lógica (Santa Cruz do Sul . Online) , v. 22(2), p. 136--141, 2018.

  • MATTOS, C. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Review: compósitos poliméricos para substituir madeira aplicada em semirreboques ? fatores que influenciam no comportamento mecânico. DOI: 10.31514 , v. 19 n.32, p. 135-177, 2018.

  • DALLEPIANE, E. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. . Transferência de metalização no polímero acrilonitrila butadieno estireno (ABS) no processo de injeção, utilizando a tecnologia de in mold label. REVISTA LIBERATO (NOVO HAMBURGO) , v. 19(n32), p. 191-202, 2018.

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. ; PISTOR, VINICIOS ; FIORIO, RUDINEI ; ANDRADE, MARA Z. ; ZATTERA, ADEMIR J. ; JACOBI, MARLY A. M. . Evaluation of mechanical properties and physical interactions of a ternary blend of poly(ethylene- co -octene)/poly(ethylene- co -vinyl acetate)/poly(vinyl chloride) in the molten state. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. n/a, p. n/a-n/a, 2012.

  • FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Ethyl Carbamate Content in Wines Produced and Commercialized in Southern Brazil. Acta Farmacéutica Bonaerense , v. 21, p. 201-204, 2002.

  • BRANDÃO, JOÃO AUGUSTO OSÓRIO ; MARTIN, P. T. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; Santana, Ruth Marlene Campomanes . VISCOSIMETRIA DE SOLUÇÕES DILUÍDAS PARA O PEAD ? UM COMPARATIVO ENTRE DOIS DIFERENTES VISCOSÍMETROS CAPILARES. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciência e tecnologia: eixos do desenvolvimento. 4ed.Piracanjuba-GO: Conhecimento Livre, 2023, v. u, p. 108-119.

  • GRISA, A. M. C. ; VILLAS-BOAS, V. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; ANDRADE, MARA Z. ; BRANDALISE, R. N. . LIGAÇÕES METÁLICAS E SUAS LIGAS - INTER-RELAÇÕES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS ENGENHEIROS. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Engenharia: criação, construção e manutenção. 6ed.Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre,, 2022, v. , p. 98-105.

  • GRISA, A. M. C. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; ZENI, M. ; H., J. A. M. . NONLINEAR MODEL OF COD AND OBD/COD AT THE CAXIAS DO SUL LANDFILL USING NEURAL NETWORKS. In: Amanda Fernandes Pereira da Silva.. (Org.). Engenharias: pesquisa, desenvolvimento e inovação 2. 1ed.Ponta Grossa-Pr: Atena,, 2022, v. unico, p. 135-154.

  • SCOPEL, D. ; VOSGNACH, M. ; CECONELLO, V. ; GRISA, A. M. C. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; Zeni, Mara Andrade . LAJOTAS DE PISO TÁTIL PREPARADAS COM ADIÇÃO DE FLAKES DE POLIESTIRENO RECICLADO COMO AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSA. In: Henrique Ajuz Holzmann.. (Org.). Coleção desafios das engenharias: Engenharia de materiais e metalúrgica 2. 1ed.Ponta Grossa ? Paraná ?: Atena Editora, 2021, v. , p. 149-158.

  • Santiago, Gabriela T. ; Vosgnach, Matheus ; Ceconello, Vinicio ; Francisquetti, Edson ; Zeni, Mara Andrade . INCORPORAÇÃO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO RECICLADAS EM COMPÓSITO CONCRETO. As Engenharias agregando Conhecimento em Setores Emergentes de Pesquisa e Desenvolvimento. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 96-104.

  • Konarzewski, Vitor Hugo Cordeiro ; Santana, Ruth Marlene Campomanes ; Fancisquetti, Edson Luiz . ENVELHECIMENTO NATURAL: COMPARAÇÃO DE TECIDOS DE POLIETILENO DE ULTRA ALTA MASSA MOLAR APLICADOS EM PROTEÇÃO BALÍSTICA. A Química nas Áreas Natural, Tecnológica e Sustentável. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 135-148.

  • BRANDÃO, JOÃO AUGUSTO OSÓRIO ; MORISSO, F. D. P. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON ; SANTANA, D. R. M. C. . POLIETILENO OXIBIODEGRADÁVEL:DE SOLUÇÃO A UM PROBLEMA SECUNDÁRIO. In: 12 Forum Internacional de resíduos sólidos, 2021, São Paulo. GESTÃO AMBIENTAL, 2021. v. 12. p. 1-11.

  • BRANDÃO, JOÃO AUGUSTO OSÓRIO ; CAMPOMANES SANTANA, RUTH MARLENE ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON . INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE PRÓ-DEGRADANTES EM FILMES DE PEAD/PEBD PROCESSADOS POR EXTRUSÃO-SOPRO. In: 11º Forum Internacional de Resíduos Sólido, 2020, Porto Alegre. Anais do 11º Forum Internacional de Resíduos Sólido, 2020. v. 11.

  • HECK, G. S. ; SANTANA, D. R. M. C. ; LUIZ FRANCISQUETTI, EDSON . COMPARAÇÃO ENTRE O TIPO E OS CICLOS DE REPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS DE SACOLAS DE PEAD SEM E COM PRÓ-DEGRADANTE NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE SUPERFÍCIE. In: 11º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, 2020, Porto Alegre-Rs. Anais do 11º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, 2020. v. 11. p. 1-10.

  • KONARZEWSKI, V. H. ; SANTANA, R. M. C. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Ánalise da Vida Útil de Polímeros de Ultra Alta Massa Molar Aplicados à Proteção Balística. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves -Rs. Anais do XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • BORSOI, CLEIDE ; DAHLEM JUNIOR, M. A. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; HANSEN, B. ; CATTO, ANDRÉ LUIS . Avaliação da Modificação Superficial do Engaço de Uva com (3-Aminopropil)trietoxisilano. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves-Rs. Anais do XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • MATTOS, C. ; ZAMIN, L. G. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Desenvolvimento de Material Compósito para Substituir Painel Compensado Aplicado em Carroceria de Semireboques Graneleiros. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves -Rs. XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • DALAGNOL, R. D. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SANTANA, R. M. C. . Avaliação de plastificante Poliméricos Alternativo ao DioctilFtlato nas Propriedades do PVC Submetido ao Envelhecimento Acelerado. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves - Rs. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • ROMOALDO, C. H. ; ERZEN, J. R. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Avaliação da Reciclabilidade do Poli(tetrafluoroetileno-Co-Perfluoropropil Vinil Éter). In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves -Rs. Anais do XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • CALLEGARI, R. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; SIMON, D. A. . Efeito da Adição de Carga Mineral ao Filamento de ABS para Manufatura Aditiva. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves -Rs. Anais do XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • ZAMIN, L. G. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Caracterização de Blendas Poliméricas de Polipropileno e Polietileno por Calorimetria Exploratória Diferencial -DSC. In: XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves -Rs. Anais do XV congresso Brasileiro de Polímeros, 2019.

  • SOUZA, L. A. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. ; PETZHOLD, C. L. . PVC plasticizer from renewable sources. In: 9 th Brazil-Germany Symposium on Sustainable Development, 2019, Stuttgart. 9 th Brazil-Germany Symposium on Sustainable Development, 2019.

  • SILVEIRA, M. R. S. ; FIORIO, RUDINEI ; BISCHOFF, E. ; SIMON, D. A. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . properties of ABS/PVC blend expanded with azodicarbonamide and its combination with sodium bicarbonate and oxibis(benzene-sulfonyl-hidrazine). In: XVI Brazil MRS Meeting SBPMat Brazil_MRS, 2017, Gramado. Brazilian Materials Research Society, 2017.

  • BISCHOFF, E. ; SIMON, D. A. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; LIBERMAN, S. A. ; MAULER, R. S. . O usto de agentes Compatibilizantes e resinas hidrocarbônicas na obtenção de nanocompósitos de copolímeros Heterofásicos de PP-PE/HNT. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, àguas de Lindoia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • SILVEIRA, M. R. S. ; FIORIO, RUDINEI ; SIMON, D. A. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Propriedades da Blenda de ABS/PVC expandida com Azodicarbonamida e sua combinação com Bicarbonato de Sódio e OxiBis ( Benzeno-Sulfonil-Hidrazina). In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindoia-SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • SIMON, D. A. ; LAGO, G. L. ; DALAGNOL, R. D. ; BISCHOFF, E. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Avaliação das Propriedades de Polipropilenos Reciclados Comerciais. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindóia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • SLONGO, M. D. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; FIORIO, RUDINEI . Avaliação da Adesão de Poliuretano Termoplástico Sobreinjetado em Polioximetileno. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Aguas de Lindóia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • PITTOL, L. C. ; SANTANA, R. M. C. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Funcionalização de Compósitos Termoplástico Tenacificado para Promover Adesão em Laminados. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindóia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • SOUZA, L. A. ; PETZHOLD, C. L. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Plastificante Para PVC a Partir de Fontes Renováveis. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindòia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • OLIVEIRA, E. M. N. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; FIORIO, RUDINEI . Desenvolvimento de Processo de Fabricação de Componentes em Compósitos de Poliuretano para Industria de Veículos de Transporte. In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindóia -SP. Anais do XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • MATTANA, M. ; SANTANA, R. M. C. ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz . Influência do Tipo de Plastificante na Estabilidade Térmica do Poli(cloreto De Vinila). In: XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindòia -SP. XIV congresso Brasileiro de Polímeros, 2017.

  • LUVISON, C. F. ; GEHLEN, A. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. ; BARBUTTI FILHO, W. R. ; FIORIO, RUDINEI ; ANDRADE, MARA Z. ; ZATTERA, A. J. . desenvolvimento de nanocompositos a base de EVA/MMT. In: 10 congresso brasileiro de polímeros, 2009, foz do iguaçu. livro de resumos e programação cientifica. são carlos -sp: cubo multimídia, 2009. v. unico. p. 158-158.

  • GEHLEN, A. ; BARBUTTI FILHO, W. R. ; FRANCISQUETTI, EDSON L. ; FIORIO, RUDINEI ; ANDRADE, MARA Z. ; ZATTERA, ADEMIR J. . Nanocompósitos de Argila MMT em matriz polimérica de EVA/PVC. In: 10 congresso brasileiro de polímeros, 2009, foz do iguaçu. livro de resumos e programação cientifica. são carlos -sp: cubo multimídia, 2009. p. 158-158.

  • LIZOT, A. ; PISTOR, VINICIOS ; FRANCISQUETTI, Edson Luiz ; FIORIO, RUDINEI ; ANDRADE, MARA Z. ; ZATTERA, ADEMIR J. . influência da incorporação de argila MMT organofílica nas propriedades reológicas, mecânicas e térmicas de poli(etileno-co-acetato de vinila). In: 10 congresso brasileiro de polímeros, 2009, foz do iguaçu. livro de resumos e programação cientifica, 2009. p. 154-154.

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. . Soluções Inteligentes para o Descarte de Polímeros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. ; SIMON.Douglas alexandre . Identificação de polímeros básico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. ; SIMON.Douglas alexandre . Identificação de Polímeros. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. . Introdução a Química de Polímeros. 2011. .

  • FRANCISQUETTI, EDSON L. . Introdução a Química de polímeros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    ECO-COMPÓSITO, Descrição: O objetivo deste trabalho é estudar a produção e avaliação de uma nova matéria-primaconfeccionada a partir de resíduos de painéis de madeira aglomerada do Medium DensityFiberboard (MDF), provenientes de empresas moveleiras da região de Bento Gonçalves-RS, sendoconsiderados compósitos, a matriz composta por composto de etil vinil acetato (EVA) polímeroEVA, e os agregado serão os resíduos de MDF, provenientes da marcenaria na forma de serragemcom diâmetro de partículas entre 48 (~0,354 mm) ; 65 (~0,230 mm) e 100 (~0,149 mm) mesch. Asmicrofibras de MDF serão microlizadas . Para avaliação das propriedades físico-mecânicas dospainéis serão utilizadas as Normas NBR 14810 e NBR 15316, isolamento acústico NBR 10152 etérmico NBR 11356 e resiliência norma DIN 53512, visando produção de espumas em forma demantas, placas ou sanduíche de isolamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / ANDRADE, MARA Z. - Integrante / Ana Maria Coulon Grisa - Integrante / Cristian Schweitzer de Oliveira - Integrante / Éverton Hillig - Integrante / Maria Fernanda de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2022 - 2024

    DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO À BASE DE AMIDO, ARGILA MODIFICADA COM ÓLEO ESSENCIAL E FIBRAS NATURAIS PARA USO EM EMBALAGENS, Descrição: Ao longo dos últimos anos, os aditivos sintéticos adicionados nas embalagens de alimentos para conservação do produto passaram a gerar preocupação em relação à segurança dos alimentos. Dessa forma, o setor alimentício passou a buscar formas de priorizar a segurança alimentar e fornecer produtos de qualidade aos consumidores. Uma das estratégias é a utilização de embalagens ativas em substituição às tradicionais (GRASSI et al., 2020; HASSOUN, ÇOBAN, 2017). As embalagens ativas são definidas como um sistema no qual há a interação controlada e desejável entre a embalagem e o produto, aumentando o tempo de prateleira do alimento (ALMASI et al., 2020).As embalagens que atuam como sistemas de liberação podem ainda ser subdivididas em sistemas de lixiviação e sistemas voláteis. Nos sistemas voláteis a liberação ocorre através da difusão do agente ativo desde a camada da embalagem até a superfície dos alimentos, dessa forma, os agentes ativos devem ser voláteis como os compostos bioativos de baixo peso molecular e os óleos essenciais (ALMASI et al., 2020). Os óleos essenciais (OEs) são constituídos principalmente por uma mistura complexa de compostos voláteis, pouco solúveis em água e com propriedades organolépticas características. Nesta perspectiva, os óleos essenciais têm ganhado atenção devido ao potencial de aplicação em embalagens ativas.As propriedades dos óleos essenciais, como ação antioxidante, antimicrobiana e antifúngica os destacam e tornam substitutos promissores aos conservantes sintéticos (ALMEIDA et al., 2020). Um dos principais desafios em relação às embalagens ativas é o controle de migração dos componentes ativos. Em muitos casos, a taxa de liberação dos componentes ativos é excessivamente elevada, comprometendo a função que desempenham na embalagem.Dessa forma, para contornar o declínio rápido de atividade, estudos propõem a incorporação prévia dos óleos essenciais em materiais inorgânicos porosos, a fim de controlar a liberação do óleo essencial para o ambiente ((ALMASI et al., 2020; GIANNAKAS et al., 2017). Um exemplo de material poroso é a argila montmorilonita (MMT) (GIANNAKAS, 2020). A liberação controlada dos óleos essenciais adsorvidos na argila MMT é justificada pela estrutura lamelar das argilas (PROENÇA, 2020). Desse modo, uma das estratégias para produção de embalagens ativas é o desenvolvimento de compósitos de polímeros e nanocargas. Além de melhorar as propriedades físicas, a adição de nanocargas em polímeros de embalagem melhora as propriedades de barreira devido à redução do tamanho dos nanomateriais (ALMASI et al., 2020).Nesta área, estudos recentes já estão sendo relatados na literatura. Bernardos et al. (2018), Camani et al. (2020), Souza et al. (2020) e Giannakas (2020), estudaram filmes poliméricos contendo nanocargas de argilas incorporadas com óleos essenciais e a eficiência da ação antimicrobiana, e, de forma geral, obtiveram resultados positivos. Portanto, na primeira etapa do trabalho, serão avaliados os mecanismos e a eficiência da incorporação do óleo essencial em argilas montmorilonita.A segunda etapa do trabalho está relacionada à preparação do material compósito. Os plásticos trouxeram inúmeras vantagens para a sociedade, devido à sua resistência mecânica e durabilidade, mas a sua destinação e disposição final inadequadas vêm causando problemas ambientais muito sérios (CHENG et al., 2021; PAN et al., 2021). No entanto, os polímeros de uso único, tais como as embalagens para alimentos, são considerados uma grande fonte de poluição marinha (SCHNURR et al., 2018). Um estudo envolvendo dois rios catalães verificou que estes carreiam cerca de 6 toneladas de plástico por ano para o mar (SCHIRINZI et al., 2020), contribuindo para o elevado teor de microplásticos que vem sendo detectado tanto nos frutos do mar de consumo humano, quanto no solo (BARBOSA et al., 2018; CHAE et al., 2018;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Integrante / ANDRADE, MARA Z. - Integrante / Matheus Vinicius Gregory Zimmermann - Integrante / BORSOI, CLEIDE - Integrante / Daiane Romazini - Coordenador / Nayara Taíne Bohnenberger - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Desenvolvimento de biopolímero composto por blenda a base de amido termoplástico e com reforço mecânico de fibras oriundas de resíduos da agroindústria da viticultura e de caju: para uso como embalagem de alimentos, Descrição: O presente projeto tem como escopo desenvolver uma embalagem biodegradável em design de bandeja para a comercialização como embalagens de alimentos. Sua composição utiliza biopolímeros e cargas de reforço mecânico advindo de fontes renováveis : amido, PVA (Poli Alcool Vinílico), fibra de engaço de uva e de pedúnculo de caju. Além de outros polímeros Biodegradavéis como PBAT (Poli Butileno adipato -co- tereftalato) e PLA (Poli Ácido Lático), e polímero reciclável o EVA ( Etileno Acetato de Vinila). Esta sinergia da blenda no material deverá ser capaz de resultar em uma embalagem para contato direto com alimentos e que tenha boas propriedades mecânicas, de permeabilidade, de barreira e degradabilidade, sendo possível, em sua etapa de desenvolvimento a aplicação como embalagem comestível e / ou aromatizada; portanto, um produto com potencial impacto de inovação e de sustentabilidade. O produto poderá ser utilizado como embalagens em um amplo espectro de alimentos como carnes e derivados, frutas e verduras, fiambreria, produtos de panificação, congelados, refeições, lanches, dentre outros. Este produto está na etapa de upstream e, se caso o projeto for aprovado, estará na fase de desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP) para posterior escalonamento e possível entrada no mercado consumidor em 2 anos. Este projeto tem como relevância o desenvolvimento de biopolímero biodegradável, que pode ser comestível e aromatizado. Do ponto de vista dos processos sustentáveis e da Indústria e Sociedade 4.0 , contribui de forma sistêmica nos aspectos ambientais, sociais, políticos e econômicos .Tendo destaque para diminuição de contaminação por plásticos nos ambientes terrestres e marinhos, propicia a escolha por um produto sustentável que corrobora com a movimentação de um consumo mais consciente em relação ao meio ambiente, contribui para a geração de empregos e novos conhecimentos, movimenta um mercado de consumo (embalagens) que serve como parâmetro de crescimento econômico, gera economia para os entes públicos com gastos em geração e disposição de resíduos sólidos. Além de suscitar a possibilidade de o consumidor ter uma experiência e incorporar em seu hábito alimentar o alimento com a embalagem, criando um novo nicho de consum. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Juliana Machado Fernandes de Moraes - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.

  • 2021 - 2023

    Avaliação da degradação de poliuretano termoplástico em solo simulado, Descrição: O impacto ambiental dos resíduos poliméricos na natureza e, conseqüentemente,na cadeia alimentar, está trazendo uma crescente preocupação ambiental para governos, cientistas, ONGs e pessoas no mundo inteiro. Entretanto, os materiais poliméricos também trazem vantagens para a sociedade moderna, inclusive para o meio ambiente, o que nos impele a buscarmos novas soluções para o gerenciamento do seu uso/descarte, ao invés de negarmos a sua aplicação e benefício. Uma das formas de se reduzir este impacto é por meio do emprego de polímeros biodegradáveis, no entanto, os pesquisadores ainda se questionam quanto aos reais efeitos da biodegradação a longo-prazo no meio ambiente, tais como a toxicidade e a bioassimilação dos subprodutos gerados. A empresa Mantoflex Indústria de Plásticos Ltda. (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul), instituição parceira demandante deste Edital, deseja desenvolver uma formulação de poliuretano termoplástico (TPU) de base poliéster para ser utilizada em um produto com aplicação final específica. A idéia é obter um TPU que seja resistente durante o seu tempo estimado de vida útil e que tenha condições de ser degradado após o seu descarte. Garantir o compromisso entre essas duas propriedades, isto é, mecânica adequada e degradabilidade, é um dos grandes desafios da engenharia dos materiais. E, apesar dos poliuretanos (PU) serem estudados desde 1943, ainda existem poucas referências que investigam as condições ideais e uma metodologia específica para a sua degradação em solos. A contribuição científica e tecnológica do IFRS neste Edital será elaborar uma metodologia para monitorar a degradação em solo simulado, de pelo menos três (03) amostras de TPU, com base na norma ASTM G 160-12, estando a proposta caracterizada como pesquisa aplicada. Os ensaios de degradação serão conduzidos em uma câmara fechada de temperatura e umidade controladas, cuja construção e funcionamento serão de responsabilidade da empresa, como uma das contrapartidas do projeto. A variação das propriedades estrutural, morfológica e mecânica das amostras, antes e após serem expostas ao ataque microbiano, fornecerá indícios da biodisponibilidade destes TPUs, permitindo que a sua macroestrutura seja futuramente manipulada e ajustada de acordo com a aplicação específica e que os impactos ambientais sejam minimizados por meio de uma degradação acelerada. Além da caracterização do próprio polímero, a identificação de subprodutos residuais no meio de degradação (no caso, o solo simulado) também será um dos objetivos deste projeto. Compreendendo-se melhor o comportamento de degradação biológica destes TPUs, será possível também propor soluções para o tratamento e recuperação dos seus resíduos, como por exemplo, a reciclagem biológica. Talvez a identificação adequada dos intermediários da degradação no solo seja a etapa de maior dificuldade da metodologia proposta, já que a biodegradação de um composto orgânico é geralmente avaliada por meio da conversão de carbono orgânico em CO2 e, neste projeto, os pesquisadores propõem estudá-la a partir das técnicas analíticas de cromatografia líquida e espectrometria de massas. Ainda não existe uma metodologia criteriosa para a realização de ensaios de biodegradação de polímeros em laboratório. Reconhece-se, entretanto, que a biodeterioração de um material está relacionada diretamente com a sua integridade para uma aplicação específica, o que reforça a necessidade de uma investigação prévia da sua biossensibilidade. Além de contribuir cientificamente para a elucidação da demanda apresentada pela Mantoflex, este projeto visa também: incrementar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia dos Materiais (PPG-TEM) do IFRS, fortalecer as colaborações acadêmicas do IFRS com os pesquisadores envolvidos e capacitar tecnicamente o aluno de graduação vinculado como bolsista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Integrante / ANDRADE, MARA Z. - Integrante / Fernanda Trindade Gonzalez Dias - Coordenador., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.

  • 2020 - 2023

    DESENVOLVIMENTO DE AMIDO TERMOPLÁTICO COM POLIETILENO PARA EXTRUSÃO DE FILMES COM RESISTÊNCIA MECÂNICA E PROPRIEDADES COMPOSTÁVEIS, Descrição: A ampla utilização do polietileno numa diversidade de produtos, lembrando que a sua decomposição alonga-se de 100 a 500 anos, aumenta o nível de resíduos que agridem o meio ambiente, enquanto o plástico biodegradável possui degradação mais rápida. Aproveitando que o amido natural pode sofrer modificações e pode ser usado como substituto ao polietileno (PE), a proposta do Instituto Tecnológico de Inovação em Plástico Ltda. (ITIP), de Farroupilha, pensando em inovar e atender necessidades do mercado propôs um trabalho em conjunto com o objetivo de modificar o amido e usá-lo na produção de amido termoplástico, em grande escala, via extrusão, com estabilidade garantida a partir de recursos renováveis de baixo custo, e posteriormente produzir blendas de amido termoplástico com polietileno(PE), com o intuito de inovar a oferta no mercado nacional com estratégias competitivas do uso de TPS a serem empregados nas indústrias de para confecção de filmes biodegradáveis. Várias pesquisas obtiveram êxito no processo de modificação do amido, com a adição de peróxido de hidrogênio, por exemplo, com suas propriedades mecânicas sofrendo alterações significativas, como o aumento na resistência mecânica e o escoamento espontâneo. A partir do amido modificado poder ser produzidas amido termoplástico( TPS), com adição de glicerol e pelo processo de extrusão, que, após análises preliminares, apresentaram características plásticas com possibilidade de substituição ao material polimérico em escala industrial. Os testes de compostagem serão determinantes para a determinação da qualidade do biomaterial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Integrante / ANDRADE, MARA Z. - Coordenador / Fernanda Trindade Gonzalez Dias - Integrante / Laura Nallem Francisquetti - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.

  • 2020 - 2022

    Desenvolvimento de conector plástico utilizando poli(tetrafluoroetileno-co-perfluoropropil vinil éter) - PFA reciclado, Descrição: Este estudo justifica-se uma vez que o armazenamento ou descarte de resíduos de fluoropolímeros por empresas especializadas no destino de resíduos industriais é restrito, o que obriga o setor produtivo a armazená-los na empresa, gerando um passivo ambienta.Além disso, as resinas fluoropoliméricas possuem um alto valor agregado, podendo se tornar mais uma fonte de recursos para a empresa. o objetivo desta proposta é oferecer à empresa demandante uma forma de reciclagem mecânica do PFA, associada a um produto, conector para tubos através do processo de injeção, de modo a recolocar o material no mercado, diminuindo o rejeito do material polimérico e minimizando o passivo ambiental para a comunidade e o passivo econômico para a empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Fernanda Trindade Gonzalez Dias - Integrante / Ana Maria Coulon Grisa - Integrante / Carlos Henrique Romoaldo - Integrante / Mara Zeni - Integrante / Mauricio Mancalossi - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2020

    Desenvolvimento de material alternativo para aplicação em caixa de carga do Implemento rodoviário graneleiro, Descrição: O Brasil possui uma matriz de transportes altamente concentrada no modal rodoviário. Grãos são trasportados normalmente a granel até as industrias e posterior esmagamento, normalmente este transporte é realizado utilizando-se semirreboques com capacidade de carga líquida de 30 a 50 toneladas, segundo a associação Nacional de fabricantes de implementos Rodoviários (ANFIR) o implemento rodoviário que lidera o ranking de emplacamento no Brasil são os semirreboques graneleiros. Em busca de competitividade através da redução das tara dos implementos, aumentos da vida útil e redução de custos de processos , as industrias de implementos rodoviários vêm trabalhando fortemente para substituir materiais mais densos por materiais mais leves, sendo os polímeros e compósitos uma alternativa viável, o objetivo do trabalho é o desenvolvimento de um material alternativo para as tampas dos semirreboques graneleiros, reduzindo o custo de fabricação, a tara e custo de destino de rejeitos aos aterros sanitários e comprovação do custo-benefício ao consumidor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Ceza de Mattos - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Fabricação de tanques cilindros cônicos em polipropileno utilizando o método de Refrigeração direta no processo de fermentação e maturação de vinhos e cervejas, Descrição: O trabalho tem como objetivo desenvolver um tanque cilíndrico cônico em polipropileno (PP) , para estudar a condutividade térmica e as propriedades mecânicas , quando estes tanques são utilizados para fermentação. Para retirada do calor durante a fermentação será utilizado um liquido refrigerante, o mesmo utilizado em tanques de alumínio aço inox e madeira, o que permitira o calculo da eficiência térmica do tanque de PP e comparar a eficiência térmica dos tanques cilíndricos cônicos com refrigeração existentes no mercado. Com os dados obtidos será necessário propor melhorias no sistema caso necessário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Ricardo Trombetta - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Análise da influência do polímero termoplástico sobre os Defeitos em produtos moldados por injeção, Descrição: O mercado de injeção de peças plasticas , exige qualidade, sendo necessário que os produtos moldados atendam a diversos requisitos, tais como, estabilidade estrutural, precisão dimensional, ótimo acabamento e outros. O presente trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de produtos, moldados, em termoplasticos utilizando o processo de injeção , minimizando os defeitos , oriundos do processo, afim de reduzir o retrabalho nos moldes de injeção e com isso diminuir os custos envolvidos, também o estudo das propriedades reológicas dos materiais termoplásticos e sua influencia no processo de injeção e possíveis relação com alguns defeitos observados , para propor a correção dos defeitos será utilizado as tecnicas de simulação CEA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Edson Baal - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Substituição do sistema de metalização convencional em peças plásticas injetadas Por um sistema de metalização no momento da injeção chamado de in mold, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um sistema que ainda não é difundido no Brasil para aplicar metalização em peças plásticas no processo de injeção, chamado de in mold.,tornar os produtos obtidos mais competitivos no mercado, pois ocorrerá uma diminuição na mão-de-obra e também proporcionará uma diminuição aos impactos ambientais gerados por tintas e vernizes que são utilizados no processo atual, de metalização convencional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / edivaldo dallepiane - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Elaboração de fórmulas experimentais de tinta em pó para aplicação em móveis de aço, Descrição: Tintas são compostos poliméricos utilizados para com a finalidade de proporcionar proteção e acabamento superficial ao substrato onde ela for aplicada, existem várias formas de aplicação das tintas podendo ser em base úmida ou seca, as base secas são conhecidas como tintas em pó, que tem por vantagem a ser um produto de custo razoável, livre de solventes e facilidade de aplicação. O projeto tem como objetivo desenvolver uma formulação de uma tinta em pó a partir de uma mistura de duas ou mais resinas, que proporcionarão um desempenho melhor que as existentes no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Aline Missiaggia - Integrante.

  • 2016 - 2018

    : Desenvolvimento de Soluções Para Embalagens, Descrição: Este projeto visa desenvolver produtos e soluções tecnológicas a partir de demandas da empresa parceira. As demandas serão geradas conforme o desenvolvimento de novas aplicações para os produtos e abertura de novos mercados forem ocorrendo. Além disso, parte da demanda dos clientes por análises e verificações serão executadas pelo Campus Farroupilha. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Influências da expansão nas propriedades da Blenda ABS/PVC, Descrição: O setor calçadista é altamente competitivo, e está voltado à melhoria contínua de processos e produtos, diferentes materiais e tecnologias voltadas ao processamento por injeção permitem inovar e melhorar continuamente. O ABS é o terpolímero obtido pela copolimerização entre o acrilonitrila, o butadieno e o estireno, é um termoplástico com características de engenharia, suas propriedades são resultado da combinação e das propriedades de cada componente, o poli (cloreto de vinila) (PVC) é o segundo termoplástico mais consumido no mundo, sua versatilidade de aplicações é função direta da gama de aditivos que podem ser incorporados à sua resina base. A mistura mecânica de dois ou mais polímeros forma uma blenda polimérica, resultando em um material com propriedades intermediárias as dos polímeros que a compõem. A expansão de um polímero é o processo no qual se introduz células de gás no interior da peça durante o processamento, é uma forma de enchimento que não reforça o material e reduz sua densidade. Neste trabalho ocorreu o desenvolvimento e avaliação de uma espuma estrutural obtida de uma blenda de ABS/PVC pelo processo de moldagem por injeção. Foram produzidos discos com diferentes formulações, variando a quantidade e dureza do composto de PVC, o tipo de expansor e suas quantidades de aplicação. Utilizando as técnicas da metodologia Six Sigma se identificou qual a relação de mistura ABS/PVC ideal, bem como o melhor expansor e a quantidade adequada de aplicação no composto. A caracterização foi realizada através de TGA, DSC, FTIR, DMA, reometria e microscopia óptica, com os resultados foi possível comparar estruturalmente as amostras e relacionar os resultados com o comportamento mecânico, medido em ensaios de dureza, tração, impacto e flexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Marcio Rogério Silveira da Silveira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Blendas poliméricas PVC/EVA, Descrição: O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de blendas poliméricas de PVC / EVA por meio de extrusão convencional e que possam ser injetadas sem a necessidade de reticulação, obtendo propriedades mecânicas e reológicas semelhantes aos dos produtos confecionados com estas resina utilizando reticulação . Para tanto, o projeto tem como metas específicas: 1) Estudar a compatibilidade dos componentes da blenda; 2) Avaliar as propriedades dos materiais para aplicação na indústria calçadista; 3) Avaliar a aplicabilidade da blenda em outras industrias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Integrante / Douglas Alexandre Simon - Integrante / carlos Eduardo Avelleda - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante.Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Grendene - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Desenvolvimento de Blendas poliméricas para utilização em calçados, Projeto certificado pela empresa GRENDENE S A em 18/05/2015., Descrição: isturas poliméricas no campo tecnológico e científico vêm sendo desenvolvidas, diariamente, devido à possibilidade de gerar materiais com propriedades especiais para determinadas aplicações, sem a necessidade de se desenvolver novos processos de polimerização. O processo de mistura no estado fundido, por extrusão em dupla rosca, facilita à obtenção de misturas poliméricas, com destaque, às misturas ternárias. As misturas poliméricas possuem a vantagem de produzir materiais com propriedades intermediárias às dos seus componentes puros. O Etileno Vinil Acetato Reticulado e Expandido (EVAre) atualmente quando se deseja um produto leve, de baixo custo e com boa resistência ao desgaste é o polímero mais utilizado, principalmente na confecção de entre solas para tênis, palmilhas para sapatilhas e sandálias. Porém, o processo de reticulação e expansão gera resíduos que não podem ser reutilizados de forma eficiente. A utilização de misturas poliméricas pode favorecer a obtenção de artigos com desempenho semelhante, através das combinações de propriedades dos polímeros que constituem a mistura. Entre os pontos negativos do EVAre pode-se listar: grandes perdas no processo (até 70% em alguns modelos de calçados); resíduos não recicláveis; ciclos de produção longos; alto investimento em maquinários para a produção; e é intensivo em mão-de-obra não-qualificada. O projeto tem como objetivo desenvolver uma mistura polimérica para ser aplicada na indústria calçadista capaz de substituir componentes produzidos a partir do EVA-re e também pode ser utilizado na confecção de uma sapatilha feminina, as quais são comercializadas em policloreto de vinila pastificado (PVCf) , atualmente. O projeto também deve proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos em Plástico , Metalurgia e os alunos da Engenharia Mecânica a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa aliadas as aulas teórico- pratica existentes nos cursos durante a vigência do projeto. As etapas de projeto serão dividias em três etapas: - primeira etapa vinculada a pesquisa e desenvolvimento de uma mistura capaz de atender as características necessárias para confecção de calçados. - segunda etapa consiste em desenvolver um molde de injeção, que permita a confecção dos componentes e do calçado escolhido, sem necessidade de equipamentos especiais. --- terceira e ultima etapa do projeto consiste em desenvolver um lote piloto e avaliar as condições de uso dos calçados após um período de 45 dias, em diferentes regiões do País. .. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Luiz Francisquetti - Coordenador / Douglas Alexandre Simon - Integrante / Eveline Bischoff - Integrante / Marcos Aurelio Colombo - Integrante / Vinícius Veronesse - Integrante / Laura de Andrade Souza - Integrante / Raquel Santos Mauler - Integrante., Financiador(es): Grendene - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha. , Av.São Vicente,785, cinquentenario, 95180000 - Farroupilha, RS - Brasil, Telefone: (54) 32602400, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2007

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

2002 - 2010

GREDENE SA

Vínculo: ESPECIALIISTA EM DESENVOLVI, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 48

Outras informações:
ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS

2001 - 2003

Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

Outras informações:
professor do ensino médio (química)

1997 - 1998

Tecnovidro Industria de Vidros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Químico, Carga horária: 44

1995 - 1996

Marcopolo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: trainee, Carga horária: 32

1991 - 1994

Porto Alegre Refresco SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Químico, Carga horária: 44

2010 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, IFRS - Campus Farroupilha.,Linhas de pesquisa