Rafael Simeoni

Mestre em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2019), possui graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos de Trabalho, em projetos de células robotizadas, automatização de processos, de dispositivos e pequenas máquinas industriais bem como do processo de fabricação desses. Experiência em manutenção industrial preventiva, preditiva e corretiva bem como sua programação. Entende de programação de CLPs e robôs. Experiência em ferramentas da qualidade e é Six Sigma Green Belt. Possui facilidade em expressão verbal com experiência em palestras sobre automatização de processos. Possui experiência em precificação de soluções automatizadas bem como facilidade em especificar automações de grande porte. Atua na análise de aplicações de automação industrial fazendo o elo entre o comercial e a engenharia. Pesquisador de novas tecnologias e pilares da indústria 4.0.

Informações coletadas do Lattes em 25/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mecatrônica

2015 - 2019

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: UM CONCEITO DE DESBOBINADOR AUTOMÁTICO DE CABOS PARA MÁQUINAS DE CRIMPAGEM, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Luiz Fernando Segalin de Andrade
Palavras-chave: Desbobinador de Cabos; Desenvolvimento de produto; Automatização de processos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Robotização. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

Graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica

2011 - 2014

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: Uma metodologia para definir a periodicidade de manutenção preventiva em parafusadeiras hidropneumáticas
Orientador: Gerson Ulbicht

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2009

Instituto Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Estadual General Rondon

Formação complementar

2018 - 2018

Programação básica de robô KUKA geração KRC4. (Carga horária: 40h). , ROBOTER iN, ROBOTER IN, Brasil.

2016 - 2016

Controlador Programável PLC300. (Carga horária: 26h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2014 - 2014

Solução eficaz de problemas. (Carga horária: 8h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2014 - 2014

Windows, word, excel. (Carga horária: 8h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2014 - 2014

Six Sigma Green Belt. (Carga horária: 48h). , ALENT, ALENT, Brasil.

2013 - 2013

Tecnologia de filtragem. (Carga horária: 2h). , Parker Hannfin Industria, PARKER, Brasil.

2013 - 2013

SISTEMA DE TORQUE TRANSEND E COLETOR DE DADOS. (Carga horária: 24h). , AsiDatamyte, ASIDATAMYTE, Brasil.

2013 - 2013

Ferramentas básicas da qualidade. (Carga horária: 8h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2012 - 2012

MANUTENÇÃO NO EQUIPAMENTO NXTII. (Carga horária: 6h). , Fuji do Brasil, FUJI, Brasil.

2012 - 2012

Tecnologia do Aperto. (Carga horária: 2h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2012 - 2012

CONCEITOS DO PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA - PMC. (Carga horária: 8h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2012 - 2012

MANUTENÇÃO NO EQUIPAMENTO XPF-L. (Carga horária: 3h). , Fuji do Brasil, FUJI, Brasil.

2012 - 2012

MANUTENÇÃO NO EQUIPAMENTO DEK-HORIZON 03IX. (Carga horária: 4h). , Fuji do Brasil, FUJI, Brasil.

2012 - 2012

MANUTENÇÃO NO EQUIPAMENTO PYRAMAX 125A. (Carga horária: 3h). , Fuji do Brasil, FUJI, Brasil.

2012 - 2012

TREINAMENTO OPERACIONAL DA MÁQUINA CC-36. (Carga horária: 32h). , SCHLEUNIGER, SCHLEUNIGER, Brasil.

2010 - 2010

Ergonomia. (Carga horária: 24h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2009 - 2009

5 PASSOS PARA DETERMINAÇÃO DA FERRAMENTA DE APERTO. (Carga horária: 3h). , Atlas Copco, ATLAS, Brasil.

2009 - 2009

TECNOLOGIA DE APERTO. (Carga horária: 3h). , Atlas Copco, ATLAS, Brasil.

2009 - 2009

Desenvolvimento de equipes. (Carga horária: 8h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2008 - 2008

PREPARAÇÃO PARA MEMBROS E LÍDERES DE CCQ. (Carga horária: 12h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

2006 - 2008

APRENDIZ ELETROMECÂNICO - MECÂNICA DE MANUTENÇÃO. (Carga horária: 4000h). , WEG - Matriz, WEG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Robotização.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Participação em eventos

Congresso Acadêmico das Engenharias - FURB. Robótica: Aplicações industriais. 2019. (Congresso).

Semana acadêmica de engenharia mecatrônica - IFC.Robótica: Aplicações industriais. 2019. (Encontro).

Semana da engenharia elétrica - FAMEG.Robótica: Aplicações industriais. 2018. (Encontro).

Outras produções

SIMEONI, R. . Vida acadêmica e a realidade na indústria. 2019; Tema: Vida acadêmica e a realidade na indústria. (Blog).

SIMEONI, R. . Robotização como melhoria de processos. 2019; Tema: Robotização como melhoria de processos. (Blog).

SIMEONI, R. . Célula de inspeção robotizada. 2018; Tema: Inspeção robotizada. (Blog).

SIMEONI, R. . Estudo de caso e caracterização da periodicidade de manutenção preventiva em parafusadeira hidropneumática - Parte I. 2016; Tema: Manutenção preventiva em parafusadeiras hidropneumáticas. (Site).

SIMEONI, R. . Estudo de caso e caracterização da periodicidade de manutenção preventiva em parafusadeira hidropneumática Parte Final. 2016; Tema: Manutenção preventiva em parafusadeiras hidropneumáticas. (Site).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • ROBOTER iN, ROBOTER iN. , Rodovia SC108, Patrimônio, 89108000 - Massaranduba, SC - Brasil, Telefone: (47) 33792955, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2018

WEG Drives & Controls

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de processos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em minha última atuação tinha como responsabilidade implantar uma central de fabricação de chicotes elétricos utilizados nos drives WEG. Responsável por pesquisar e implantar métodos / ferramentas de controle de qualidade na fabricação de chicotes como laboratório metalográfico, ensaios de tração e medições específicas que garantem a qualidade dos chicotes equiparando a qualidade dos chicotes a fabricantes de chicotes para o ramo automotivo.

2020 - Atual

Roboter In Instalações Eireli - Epp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de aplicação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por aplicar peso técnico no setor comercial interpretando necessidades de automação industrial em diversos setores da indústria de forma a sugerir ao cliente inovações ideais ao processo atual observando melhor custo benefício.

2018 - 2020

Roboter In Instalações Eireli - Epp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por gerenciar a equipe de projetos mecânicos e elétricos de células robotizadas em diversos segmentos da indústria. Gerenciamento de orçamentos e desenvolvimento de soluções inovadoras. Responsável por visitas técnicas / comerciais em clientes com o objetivo de verificar novas aplicações bem como apresentar / defender projetos até o seu fechamento.
Responsável por gerenciar a equipe de técnicos robotistas em suas atividades de programação, manutenção corretiva, preventiva e preditiva de robôs industriais. Auxiliar na definição de lógicas avançadas de programação com foco no ganho de tempo de ciclo.
Responsável por reduzir custos de fabricação das células robotizadas garantindo o cumprimento dos cadernos de encargos de clientes.
Responsável por responder tecnicamente por soluções robotizadas em andamento ou já existentes em clientes como: Embraco, Schulz, Franke, Faber Castell, Continental, Igasa, Taurus, Wirpool, Incepa, Netzsch, Methal Company, Mexichem, Docol, Plasson, Rohden Portas, entre outras.