Anielise Mascarenhas Guedes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Mestra em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020).Pós-graduação (Especialização) em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luis (2018). Pós graduação pela Faculdade Única em coordenação pedagógica e supervisão escolar (2021). Vencedora do Prêmio Professores do Brasil nas etapas (Estadual e Regional) no ano 2018. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na escola Sesi de Corumbá.

Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2018 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Institucionalização da Política de Cotas para Pessoas com Deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul., Ano de Obtenção: 2020
Carina Elisabeth Maciel.Palavras-chave: EDUCAÇÃO SUPERIOR; Políticas de cotas.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

2020 - 2021

Faculdade Única de Ipatinga
Título: SEM
Orientador: SEM

Especialização em Educação Especial e Inclusiva

2017 - 2018

FACULDADE SAO LUIS EAD
Título: A DANÇA PROPORCIONANDO A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Orientador: MÁRIO MARCOS LOPES

Graduação em Pedagogia

2012 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Extensão e Inclusão na UFMS
Orientador: Carina Elisabeth Maciel
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Nova Geração

Formação complementar

2019 - 2019

Curso Introdução à Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional. (Carga horária: 40h). , EDUCA, E, Brasil.

2019 - 2019

Documentação pedagógica e os aspectos da avaliação na educação infantil. (Carga horária: 20h). , Libera Limes, LL, Brasil.

2019 - 2019

atuação do professor de educação infantil: do planejamento a avaliação. (Carga horária: 80h). , Libera Limes, LL, Brasil.

2019 - 2019

BNCC na educação básica : perspectiva do trabalho. (Carga horária: 40h). , Libera Limes, LL, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Rayol- Treinamentos e prestação de serviços, RAYOL, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Dança de Salão. (Carga horária: 95h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2012 - 2013

Educação Especial. (Carga horária: 60h). , Instituto de formação da OMEP, IFOMEP, Brasil.

2012 - 2013

Oficina de Bonecos.. (Carga horária: 64h). , Ponto de cultura Cia das Artes., CIA DAS ARTES., Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

GUEDES, A. M. . Parrots International Symposium. 2015. (Outro).

GUEDES, A. M. ; Maciel, Carina Elisabeth . 3° seminário integrado projeto de pesquisa FUNDECT; CNPQ, CAPES-INEP (Observatório de Educação) grupo de estudos e pesquisas políticas de educação superior (GEPPES). 2014. (Outro).

Participação em eventos

PREMIAÇÃO DO 11º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL.VENCEDORA DAS CATEGORIAS ESTADUAIS E REGIONAIS DO PRÊMIO. 2018. (Outra).

Seminário Nacional Universitas.POLÍTICAS DE COTAS NO BRASIL: APROXIMAÇÕES. 2018. (Seminário).

VIII ENCONTRO DOS FÓRUNS E ENCONTRO DE PESQUISADORES DA REGIÃO CENTRO OESTE. 2018. (Encontro).

XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE.A HISTÓRIA DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA E SUA IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. 2018. (Encontro).

XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. AS POLÍTICAS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE DIREITOS. 2018. (Congresso).

Parrots International Symposium. 2015. (Simpósio).

3° Seminário Integrado do Projetos de Pesquisa: FUNDECT; CNPQ; CAPES-INEP (Observatório de Educação) grupo de estudos e pesquisas políticas de educação superior (GEPPES). 2014. (Seminário).

3 seminário integrado projetos de pesquisa: FUNDECT, CNPQ, CAPES-INEP (OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO)- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPPES). 2014. (Seminário).

II Colóquio do grupo de estudos e pesquisas em educação e múltiplas linguagens - GEPEMULT/ O uso da tecnologia na educação. 2014. (Outra).

II Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infancia/ NEPI-UFMS (GEPLEI E GREEI), V seminário do curso de especialização em docencia na educação infantil e II seminário dos cursos de extensão em educação infantil.. 2014. (Seminário).

I Jornada Brasileira de Educação e linguagem/ X Jornada de educação de Mato Grosso do Sul e I Encontro dos mestrandos profissionais em educação e em letras. 2014. (Seminário).

I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem/ X Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e o I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letras.Inclusão no ensino superior: a efetivação dos direitos humanos. 2014. (Seminário).

Oficinas pedagógicas em ciências naturais.Horta em copinho descartável.. 2014. (Oficina).

Seminário Estadual de Educação: construindo coletivamente o Plano Estadual de Educação (PEE-MS 2014-2024). 2014. (Seminário).

VII Seminário GEPEMULT/ as tecnologias e as múltiplas linguagens na educação das infâncias e 1º Seminário local do curso de especialização em docência na educação infantil- turma I e II. 2014. (Seminário).

XI Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2014. (Congresso).

XII Encontro da Associação Nacional de História. 2014. (Outra).

1 Coloquio do grupo de estudos e pesquisas em educação especial e múltiplas linguagens.. 2013. (Outra).

7 encontro de extensão universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (7 ENEX/UFMS).Projeto Dança de Salão. 2013. (Encontro).

Coloquio NEPI/UFMS. 2013. (Outra).

Seminário GEPESEX. 2013. (Seminário).

28 Simpósio Mundial Da Omep.. 2012. (Simpósio).

A perspectiva de Michel Foucalt para as pesquisas academicas da area de educação: limites e possibilidades.. 2012. (Outra).

audiencia pública: " o respeito de ser criança na educação infantil". 2012. (Outra).

Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio.. 2012. (Outra).

Fundamentos teóricos da pesquisa histórico cultural.. 2012. (Encontro).

I Seminário do Curso de Especialização em Educação Infantil/UFMS-UEMS.. 2012. (Seminário).

I seminário Sul-Mato-grossense de Educação para as sexualidades, Genero e diversidade. 2012. (Seminário).

Seminário: Basta de covardia: a violência contra as crianças e adolescentes em Campo Grande-MS. 2012. (Seminário).

VI Seminário academico do Curso de Pedagogia/CCHS.. 2012. (Seminário).

V Seminário " as múltiplas linguagens na educação: interfaces, espaços e praticas na construção do conhecimento". 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. ; LIMA, Tatiane da Silva . Estudantes com deficiência na Educação Superior: a inclusão como um direito legal. In: VIII Encontro dos programas de Pós graduação em educação de Mato Grosso do Sul, 2019, Dourados. Anais do VIII Encontro do Programas de Pós-Graduação de Mato Grosso do Sul "perspectivas para a política educacional e a formação docente"., 2019.

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . AÇÕES AFIRMATIVAS, POLÍTICA DE COTAS E OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2019, Campo Grande. Anais XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2019.

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . A HISTÓRIA DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA E SUA IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. In: XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE, 2018, CÁCERES-MT. XIV ANPED-CO, 2018.

  • GUEDES, A. M. ; Maciel, Carina Elisabeth . AS POLÍTICAS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE DIREITOS. In: Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018, Campo Grande. Anais do XV Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2018.

  • CARMO, C. P. do ; ROCHA, P. R. ; GUEDES, A. M. ; VEIGA, E. C. F. . SABERES E CONHECIMENTOS NA ALDEIA URBANA MARÇAL DE SOUZA: NOTAS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS. In: I Congresso de Educação da Grande Dourados, 2015, Dourados. Congresso de Educação da Grande Dourados, 2015.

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . POLÍTICAS DE COTAS NO BRASIL: APROXIMAÇÕES. In: XVI Seminário Nacional Universitas, 2018, Belo Horizonte. ?Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção?, 2018.

  • GUEDES, A. M. ; ROCHA, P. R. ; VEIGA, E. C. F. . PROTEÇÃO A INFÂNCIA: UM DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. In: XII Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2015, Campo Grande. XII Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2015.

  • GUEDES, A. M. ; MACEDO, K. dos R. ; OLIVEIRA, A. N. de . Inclusão no ensino superior: a efetivação dos direitos humanos. In: I Jornada Brasileira de Educação e linguagem/X jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letras, 2014, Campo Grande. I Jornada Brasileira de Educação e linguagem/X jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e em Letras, 2014.

  • GUEDES, A. M. ; MACEDO, K. dos R. . Políticas de Cotas no Ensino Superior: Inclusão e Direitos Humanos. In: XII Encontro de História de Mato Grosso do Sul - Democracias e Ditaduras no mundo contemporâneo, 2014, Aquidauana. ANAIS DO ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, SEÇÃO MATO GROSSO DO SUL, 2014, 2014.

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . AÇÕES AFIRMATIVAS, POLÍTICA DE COTAS E OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . POLÍTICA DE COTAS NO BRASIL: APROXIMAÇÕES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . 'A HISTÓRIA DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA E SUA IMPLANTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, A. M. ; MACIEL, C. E. . AS POLÍTICAS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE DIREITOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, A. M. ; VEIGA, E. C. F. ; ROCHA, P. R. . Proteção a infância: um dos direitos fundamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARMO, C. P. do ; ROCHA, P. R. ; GUEDES, A. M. ; VEIGA, E. C. F. . Saberes e conhecimentos na aldeia urbana Marçal de Souza: notas sobre a escolarização de crianças indígenas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUEDES, A. M. ; MACEDO, K. dos R. . Políticas de cotas no ensino superior: inclusão e direitos humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. N. de ; GUEDES, A. M. ; MACEDO, K. dos R. . INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Política de educação superior no Brasil Pós-LDB/1996: impactos na região centro-oeste., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo a análise das ações de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As ações de extensão são desenvolvidas por meio de projetos e programas, tendo como objetivo a democratização do acesso da sociedade e da comunidade acadêmica. Este estudo será realizado por meio da análise de dados fornecidos pela instituição e a busca por referências que tratam do tema a ser abordado, os documentos que normatizam a oferta dessas ações consistem em fontes primárias para a presente pesquisa. Os resultados serão correlacionados com as políticas de acesso e permanência publicadas pelo governo federal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anielise Mascarenhas Guedes - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2018

11º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-MEC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Dança de Salão, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora Voluntária, não recebendo nenhuma bolsa.

2013 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Dança de Salão.

2015 - 2015

Serviço Social do Comércio - MS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Colégio Alexander Fleming

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

CEI Jóse Eduardo Martins Jallad

Vínculo: funcionária, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
IES: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

2021 - Atual

Escola SESI de Corumbá

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.