Luciana de MOraes Schenkel

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Latina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor - Núcleo de Ensino de Língua Estrangeira Em Extensão e professor titular - Escola Estadual Álvaro Moreyra. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas:literatura latina, literatura portuguesa medieval, literatura comparada.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2006 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Lucia Sá Rebello.Palavras-chave: Literatura Comparada; Literatura Medieval.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Latina

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literaturas de

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Elisabeth Carvalho Peiruque

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em X Semana de Letras. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Aprendendo a Contar Histórias. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Gramática Tradicional Análise Sintática Interna. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Participação em eventos

XII Seminário Nacional de História e Literatura.Erotismo e pecado na Demanda do Santo Gralll. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional Erico Verissimo - Retratos da Vida Inteira. 2005. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DE REDAÇÃO DE VESTIBULAR. 2005. (Seminário).

Colóquio de Literatura Comparada e Novas Tecnologias. 2005. (Outra).

ABRALIC. 2004. (Congresso).

TRÓIA - COMPARAÇÃO DO FILME DE WOLFGANG PETERSEN E A ÍLIADA. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Erika Cesário Pessoa

Pessoa, Erika Cesario;SCHENKEL, Luciana de Moraes; QUEDNAU, L. R.. O acento do Latim ao português. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Grumann

QUEDNAU, L. R.;SCHENKEL, Luciana de Moraes. O problema no ensino do latim:uma questão de método ou de objetivos.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Latina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • SCHENKEL, Luciana de Moraes . Latim no NELE - Público diferenciado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHENKEL, Luciana de Moraes . Erostismo e Pecado n'A Demanda do Santo Graal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHENKEL, Luciana de Moraes ; REBELLO, L. S. . Cadernos de Tradução. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2006. (Tradução/Livro).

Outras produções

SCHENKEL, Luciana de Moraes . Introdução ao Latim. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHENKEL, Luciana de Moraes . História da Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHENKEL, Luciana de Moraes . Comissão de apoio no congresso intercional da ABRALIC. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    ABORDAGENS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA LATINA: AVALIAÇÃO E TESTAGEM, Descrição: Fazer um levantamento de abordagens e estratégias que possam ser utilizadas em sala de aula nos semestres iniciais das disciplinas de Língua Latina, para criar o interesse pelo estudo do latim, e também nos semestres mais avançados, para aqueles que visam à habilitação em Língua Latina. Testar essas abordagens e estratégias em sala de aula para, a partir de um estudo comparativo, através de critérios pré-estabelecidos, selecionar uma abordagem ou proposta de ensino de um determinado autor e, além disso, elaborar um conjunto de estratégias auxiliares para o ensino/aprendizagem de latim que venham a completar a abordagem escolhida.Promover encontros que reúnam professores de latim (não só da UFRGS, mas também das faculdades particulares e demais interessados) para apresentação e discussão de nossas considerações sobre abordagens e estratégias indicando uma via alternativa de ensino de língua latina. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana de Moraes Schenkel - Integrante / Laura Rosane Quednau - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Núcleo de Ensino de Língua Estrangeira Em Extensão. , Av. Bento Gonçalves, 9500, Agronomia, Porto Alegre, RS - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Escola Estadual Ensino Fundamental Álvaro Moreyra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 35

2005 - Atual

Núcleo de Ensino de Língua Estrangeira Em Extensão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

Atividades

  • 08/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Latim I, Latim para taxonomia

2004 - 2005

Serviço Social da Insdustria

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Atividades

  • 11/2004 - 07/2005

    Estágios , Cat, Porto Alegre.,Estágio realizado, Professor.

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2006 - 02/2008

    Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Latim: Literatura III, Língua Latina IV, Língua Latina III, Língua Latina II, Elementos de Latim II, Elementos de Latim I, Latim:Literatura II, Língua Latina I

  • 10/2003 - 08/2005

    Estágios , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Estágio realizado, Monitoria de Língua Latina.