Marcel Casarini

Mestre pelo Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), pela PUC de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Luís Carlos Petry, projeto de pesquisa com tema: Arquitetura e Level Design nos Games. Pós graduado em Produção e Programação de Games pelo Senac-SP, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Curso complementar em Photoshop pelo Senac-SP, curso de liderança ministrado pela FGV. Experiência em elaboração de games 2D em Unity, planejamento físico e financeiro de obras, projetos de edificações e dublagem. Atualmente participa do desenvolvimento do game: Invasão dos Sleans. Atua como professor nos cursos de desenvolvimento de games na FIAP, arquitetura na UNICID e desenvolvimento de sistemas na UNIITALO. Atuou no setor de planejamento físico e financeiro de construtoras. Dedica-se a produção de games, pesquisa, projetos de arquitetura e gerenciamento de projetos.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

2013 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Arquitetura e Level Design nos Games,Ano de Obtenção: 2014
Luís Carlos Petry.Palavras-chave: arquitetura; Level design; Games; Projeto.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Especialização em Produção e Programação de Games

2011 - 2012

SENAC SÃO PAULO
Título: Trolling: o outro lado da história
Orientador: Luiz Carlos Vieira

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2010

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Restauro e ampliação do Tendal da Lapa.
Orientador: Maria Augusta Justi Pisani.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Produção de Games.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

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Participação em eventos

SBGames.Consórcio Doutoral - Arquitetura e Level Design nos Games.. 2013. (Simpósio).

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL. 2009. (Outra).

7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Fase Mackenzie.Espaço Público e Privado. 2007. (Outra).

Viver Metrópole.Ateliêr Vertical. 2007. (Oficina).

Viver Metrópole.Ateliêr Vertical. 2006. (Oficina).

Viver Metrópole.Ateliêr Vertical. 2005. (Oficina).

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Comissão julgadora das bancas

Dominique Fretin

PETRY, L. C.;FRETIN, D.; HILDEBRAND, H. R.. Arquitetura e Level Design nos Games. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Augusta Justi Pisani

PISANI, Maria Augusta Justi; CARVALHO, Maria Cristina Wolff; DUPRÉ, Nelson. Restauro e Ampliação do Tendal da Lapa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Hermes Renato Hildebrand

PETRY, L. C.;HILDEBRAND, Hermes Renato; FRETIN, D.. Arquitetura e Level Design nos Games. 2014. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Tecn. Inform. Des. Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Orientou

Thiago Soares de Souza

Galeria Tecnológica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Jefferson Mendes da Silva

Clínica de Dependentes Químicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Caroline Proetti Amadio

Museu do Game; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Rafael Oliveira Brindo da Cruz

Cooperativa de Reciclagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Bruna da Silva Torres

Arquitetura Social - Inclusão do Idoso a Sociedade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Daniella Oliveira Souza

Porto Fluvial Urbano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Bianca Carvalho Giordo

SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Dayane Andrade

Instituto de Amparo à Animais Abandonados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Francisco Dimas Bortolassi Junior

Centro Espírita E; Matarazzo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Marcel Casarini;

Rafael Ribeiro dos Santos

Grid Survivor; 2015; Orientação de outra natureza; (Jogos Digitais) - Faculdade de Informática e Administração Paulista; Orientador: Marcel Casarini;

Frederico Vieira

Pipe Rat; 2015; Orientação de outra natureza; (Jogos Digitais) - Faculdade de Informática e Administração Paulista; Orientador: Marcel Casarini;

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Foi orientado por

Dominique Fretin

Solocimento; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Dominique Fretin;

Maria Augusta Justi Pisani

Restauro e ampliação do Tendal da Lapa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Maria Augusta Justi Pisani;

Luis Carlos Petry

Arquitetura & Level Design nos Games; 2013; Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Luís Carlos Petry;

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Produções bibliográficas

  • PETRY, L. C. ; COSTA, T. S. ; VIEIRA, A. ; CASARINI, M. ; MARQUES, G. . Wasteland Beautiful: o estatuto ontológico da imagem nos mundos tridimensionais dos games. OBRA DIGITAL , v. 1, p. 73-97, 2014.

  • PISANI, Maria Augusta Justi ; CORREA, Paulo Roberto ; CASARINI, M. . Patrimônio Industrial de São Paulo: Matadouro da Vila Mariana e Tendal da Lapa em contextos temporais próprios. In: 6º Fórum de Pesquisa FAU Mackenzie, 2010, São Paulo., 2010, São Paulo. Anais do 6º Fórum de Pesquisa FAU - Mackenzie.. São Paulo.: Mackenzie, 2010. v. 1. p. 1-24.

  • CASARINI, M. . Apresentação do processo de produção do game 'Voa Vivaldos'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETRY, L. C. ; CASARINI, M. ; COSTA, T. S. ; VIEIRA, A. ; MARQUES, G. . Wasteland Beautiful: o estatuto ontológico da imagem nos mundos tridimensionais dos games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WORMS, H. F. V. ; CASARINI, M. . A proposta do game metafísico: apresentação do projeto de pesquisa em desenvolvimento A ilha dos mortos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASARINI, M. . SOLOCIMENTO, RESGATE DE UMA TÉCNICA ANTIGA PARA MELHORAR O FUTURO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

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Outras produções

CASARINI, M. . Fábrica de Jogos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila EAD).

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Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Construção de abrigo para feira a partir de técnicas sustentáveis., Descrição: Projeto para a elaboração de um abrigo para a feira de alimentos orgânicos do Parque da Água Branca em SP. O projeto buscou implantar as mais eficientes técnicas de construção sustentável à um abrigo para uma feira livre de produtos orgânicos, fazendo assim uma releitura deste tipo de mercado há muito presente na cultura humana.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcel Casarini - Coordenador / Dominique Fretin - Integrante / Ornella Angelucci - Integrante / Tiago Azzi Collet e Silva - Integrante / Vanessa Galdino - Integrante.

  • 2008 - 2009

    SOLOCIMENTO, RESGATE DE UMA TÉCNICA ANTIGA PARA MELHORAR O FUTURO, Descrição: Iniciação cientifica com estudo bibliográfico sobre a técnica e projetos que a utilizaram. Elaboração e rompimento de corpos de prova com dois tipos de solo, arenoso e argiloso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcel Casarini - Coordenador / Dominique Fretin - Integrante.

  • 2005 - 2010

    ARQUITETURA CERÂMICA, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar a atualidade da linguagem cerâmica na arquitetura contemporânea brasileira com destaque aos detalhes construtivos que compõem essa mesma linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcel Casarini - Integrante / PISANI, Maria Augusta Justi - Coordenador / Valter Luís Cladana Jr. - Integrante / Wagner Amodeo - Integrante / Paulo Roberto Correa - Integrante / Erica Lemos Gil - Integrante.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2012 - 2016

    LudosFactory

    Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Co-fundador, Carga horária: 15

  • 2006 - 2006

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Monitor de Composição 2, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor de classe da matéria de composição artística.

  • 2015 - Atual

    faculdade de informática e administração paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor da disciplina de "Narrativa e Storyboard" e "Áudio e vídeo para games" na graduação de "Desenvolvimento de Games" na faculdade FIAP.

  • 2015 - 2015

    faculdade de informática e administração paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor do curso técnico das disciplinas: Criação de Personagens - Produção de Games;

  • 2014 - 2015

    faculdade de informática e administração paulista

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor do curso técnico das disciplinas: Produção de áudio e vídeo - Produção de Games; Produção de narrativa e roteiro - Produção de Games; Empreendedorismo e gestão - Produção de Games, Informática para TI e Manutenção;

  • 2014 - 2014

    SENAC SÃO PAULO

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Convidado a ministrar no curso de Pós Graduação em Programação e Produção de Games a disciplina de Game Cultura e Metodologia Científica.

  • 2012 - 2014

    Trisul SA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Planejamento Financeiro Senior, Carga horária: 45

    Outras informações:
    Atuação no setor de planejamento e gestão financeira de obras.

  • 2010 - 2012

    Bueno Netto Construtora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Planejamento e Gestão (PMO), Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação na área de PMO e planejamento, desde a Incoporação até o Repasse. Mudança de cargo para planejamento de obras e gerenciamento técnico.

  • 2010 - 2010

    Método Engenharia

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: PMO, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Realizava atividades no setor de PMO, além de desenvolvimento de ferramentas de gestão e acompanhamento dos projetos da empresa.

  • 2008 - 2010

    Federação do Comércio do Estado de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Setor de Engenharia e Manutenção, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Realizava funções ligadas ao gerenciamento e contratação de obra. Acompanhamento desde o projetó até o término das fundações do empreendimento.

  • 2015 - Atual

    Associação Brasileira de Arte e Design

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Técnico

    Outras informações:
    Professor do curso técnico de design de interiores.

  • 2016 - Atual

    Universidade Cidade de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrando sistemas estruturais (1 e 3) e elétrica.

  • 2015 - Atual

    Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor das disciplinas: Laboratório de programação Gestão de projetos

  • 2016 - Atual

    Split Studio

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Game Producer, Carga horária: 21