Paulo Roberto Raposo Alentejano
Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - na qual integra o corpo docente dos cursos de Graduação em Geografia e Mestrado em Geografia e Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária - GeoAgrária. Faz parte ainda do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Integra desde 2002 o Grupo de Trabalho em Assuntos Agrários da Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB - das seções Rio de Janeiro e Niterói. Integrou de 2012 a 2017 a Comissão Pedagógica Nacional do Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Desde outubro de 2023 é Consultor/Assessor eventual da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Assentamentos Rurais, Conflitos no Campo, Impactos Territoriais dos Grandes Projetos de Desenvolvimento, Educação do Campo e Ensino de Geografia Agrária.
Informações coletadas do Lattes em 20/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
1999 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Reforma agrária, território e desenvolvimento no Rio de Janeiro
, Ano de obtenção: 2003. Sérgio Pereira Leite. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: reforma agrária - espaço - território - região - d.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
1995 - 1998
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Reforma agrária e pluriatividade no Rio de Janeiro: repensando a dicotomia rural-urbano nos assentamentos rurais, Ano de Obtenção: 1998
Sérgio Pereira Leite.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: reforma agrária assentamentos rurais pluriatividad.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.
Graduação em Geografia
1985 - 1989
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A questão agrária no Brasil
Orientador: Ruy Moreira
Formação complementar
1996 - 1996
Economia Ecológica. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Organização de eventos
ALENTEJANO, PAULO . VI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2019. (Outro).
ALENTEJANO, PAULO . V Jornada Universitária em Defesa da Reformas Agrária. 2018. (Outro).
ALENTEJANO, PAULO . IV Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2017. (Outro).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2016. (Congresso).
ALENTEJANO, PAULO . III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2016. (Outro).
ALENTEJANO, PAULO . II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2015. (Outro).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . III Seminário educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores. 2014. (Outro).
ALENTEJANO, PAULO . I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2014. (Outro).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . VIII Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2011. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . VII Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária / V Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2009. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . IV Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2005. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . III Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . II Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2000. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . I Encontro Estadual de Geógrafos do Rio de Janeiro. 2000. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1999. (Congresso).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . I Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 1999. (Congresso).
Participação em eventos
VIII Congresso Brasilerio de Geógrafos e Geógrafas. A Geografia da Questão Agrária: formas de expropriação, territorialidades e controle do território. 2024. (Congresso).
XXVI Enconrtro Nacional de Geografia Agrária. 2024. (Encontro).
XXVI Enconrtro Nacional de Geografia Agrária.Megaprojetos, capitalismo ?verde? e desenvolvimento. 2024. (Encontro).
IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária / X Simpósio Nacional.Debatendo a(s) reforma(s) agrária(s) e os assentamentos rurais. 2019. (Simpósio).
Semana de Integração das Geografias da UERJ.Amazônia - conflitos fundiários, agronegócio e povos originários. 2019. (Outra).
VI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.Múltiplas faces da questão agrária. 2019. (Simpósio).
XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina.A terra no centro dos embates. 2019. (Encontro).
Construção Histórica da Pedagogia Socialista. 2017. (Seminário).
I Seminário de Formação Continuada de professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil.Modelos de desenvolvimento em disputa no campo. 2017. (Seminário).
IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).
Seminário Construção Histórica da Pedagogia Socialista - Legado da da Revolução Russa de 1917 e desafios atuais. 2017. (Seminário).
Seminário de 10 anos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília.Questaão agrária, universidade e movimentos sociais: desafios para a educação do campo. 2017. (Seminário).
VIII Semageo.Soberania alimentar, meio ambiente e fome; geopolítica da produção de alimentos. 2017. (Outra).
VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA e IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.Agrohidronegócio e conflitos pela água. 2017. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA e IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.Comissão Científica. 2017. (Simpósio).
V Jornada Internacional da Pós-Graduação em Políticas Sociais.Questão fundiária e conflitos pela terra no Norte Fluminense. 2017. (Simpósio).
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.Agronegócio, coalizões de poder e exclusão social. 2016. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.Coordenação do Grupo de Trabalho sobre Grandes Projetos de Desenvolvimento. 2016. (Encontro).
A Questão Agrária Brasileira.A estrutura agrária brasileira. 2015. (Outra).
Dia da Baixada.Políticas Públicas e o Mundo do Trabalho. 2015. (Encontro).
II Encontro Nacional das Educadoras e dos Educadores da Reforma Agrária. 2015. (Encontro).
Internacionalismo.História e Economia da América Latina. 2015. (Outra).
Taller Avances en Materia Agroalimentaria en Sur America.Expansión del agronegocio y conflictos por la tierra en America Latina. 2015. (Simpósio).
VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Cartografias Sociais e Geotecnologias nos Estudos Agrários. 2015. (Simpósio).
VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Comissão Científica. 2015. (Simpósio).
XV Encuentro de Geógrafos de América Latina.A centralidade da questão fundiária no cenário agrário brasileiro do século XXI. 2015. (Encontro).
III Semana de Geografia: manifestações geográficas nossas de cada dia dia.Uma leitura geográfica das jornadas de junho de 2013 e suas consequências. 2014. (Simpósio).
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.Projeto de campo em disputa. 2014. (Seminário).
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial, Trabalho, educação do Campo, Saberes Agroecológicos na Região Sudeste alh.A questão agrária no Brasil atual. 2013. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul -.Geografia e Movimentos Sociais. 2013. (Outra).
II Semana de Educação da Unifesp - Uma educação para além do ambiente escolar.Educação do Campo e Movimentos Sociais. 2013. (Outra).
II Seminário Internacional de Educação do Campo.Educação do Campo - Projetos e Perspectivas. 2013. (Seminário).
II Congresso Fluminense de História Econômica. História e desenvolvimento regional. 2012. (Congresso).
Seminário Nacional de Educação do Campo. 2012. (Seminário).
Seminário Nacional de Educação do Campo. 2012. (Seminário).
I Encontro Nacional de Professores Universitários do MST.A realidade agrária brasileira: sua estrutura produtivas e de classes. 2011. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2011. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2011. (Encontro).
VII Semana Acadêmica do CPDA.Desenvolvimento rural e conflitos: o Código Florestal em perspectiva. 2011. (Simpósio).
20ª UERJ SEM MUROS.Bibliotecas Populares nos assentamentos rurais da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2009. (Outra).
Campo e Campús - Jovens rurais/quilombolas protagonizando o fortalecimento da agricultura familiar e a construção do conhecimento agroecológico no estado do Rio de Janeiro.Os conflitos pela terra no Rioi de Janeiro. 2009. (Oficina).
III Semana Acadêmica de Geografia.Agronegócio e reforma agrária no Brasil atual. 2009. (Outra).
IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária / V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Mapeando os conflitos pela terra no Brasil. 2009. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária / V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.O Estado e a reforma agrária no Brasil. 2009. (Simpósio).
VI Semana de Geografia da UERJ/FFP.Movimentos sociais. 2009. (Outra).
3º Encontro da Rede de Estudos Rurais.A luta pela terra, movimentos sociais e políticas agrárias. 2008. (Encontro).
Procesos sociales y nuevas territorialidades.Movimientos rurales, medio ambiente, reforma agraria y reconfiguración espacial. 2008. (Seminário).
Procesos sociales y nuevas territorialidades.Movimientos socio-espaciales en el campo latinoamericano. 2008. (Seminário).
Seminário Josué de Castro: 100 anos.A crise dos alimentos e a atualidade do pensamento de Josué de Castro. 2008. (Seminário).
X Conferência de Geografia PUC-Rio.Os movientos sociais e o agronegócio no espaço agrário brasileiro. 2008. (Outra).
X Semana de Educação.Educação em movimento: ação e reflexão. 2008. (Outra).
XV Enconro Nacional de Geógrafos.Espaço AGB. 2008. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Geógrafos.Mapa dos conflitos no campo brasileiro. 2008. (Encontro).
CPDA 30 Anos.Movimentos sociais. 2007. (Seminário).
Encontro Terra e Cidadania.Crítica ao Modelo Agrário Dominante. 2007. (Encontro).
Geografia e comunidades populares.Território e identidade: experiências camponesas, indígenas e quilombolas. 2007. (Outra).
I Conferência Internacional Vozes de Nossa América.A questão agrária na América Latina. 2007. (Outra).
II Encontro da Rede de Estudos Rurais.A luta pela terra e a política fundiária. 2007. (Encontro).
III Semana Acadêmida de Geografia.Trajetórias políticas e institucionalização da Geografia no Brasil. 2007. (Outra).
III Semana de Geografia.Questão agrária e o agronegócio no Brasil. 2007. (Simpósio).
VII Encontro Nacional da ANPEGE.Espacialidades agrárias: novos arranjos, velhos dilemas. 2007. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Geógrafos.Mapeando os conflitos pela terra no Brasil. 2006. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Geógrafos.Divisão territorial do Brasil: o urbano e o rural em questão. 2006. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.Os movimentos sociais no campo. 2006. (Encontro).
A prática do professor entre a velha e a nova escola.IV Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2005. (Encontro).
Réforme agraire et recomposition des liens sociaux au Brésil.Réforme agraire et recomposition des liens sociaux au Brésil. 2005. (Simpósio).
Semana Geográfica Chico Mendes.Semana Geográfica Chico Mendes. 2005. (Seminário).
A política de desenvolvimento territorial no Brasil.Workshop A política de desenvolvimento territorial no Brasil. 2004. (Outra).
O papel da reforma agrária no Brasil do século XXI.Palestra: O papel da reforma agrária no Brasil do século XXI. 2004. (Outra).
Setenta Anos da AGB: as transformações do espaço e a geografia do século XXI. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2004. (Congresso).
VI Conferência Interdisciplinar de Geografia.VI Conferência Interdisciplinar de Geografia. 2004. (Simpósio).
I Simpósio de Pós-Graduação em Geografia.I Simpósio de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Filosofia de Campo Grande. 2003. (Simpósio).
O campo no século XXI.II Simpósio Internacional de Geografia Agrária. 2003. (Simpósio).
O Papel do Professor de Geografia na Transformação da Sociedade.III Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).
Seminário Nacional Região Metropolitana - Governo, sociedade e território. 2003. (Seminário).
Trabalho e Desigualdades Sociais na Atual Reestruturação Capitalista.I Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2003. (Simpósio).
Por Uma Geografia Nova na Construção do Brasil. XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Congresso).
Competitividade & globalização: impactos regionais e locais. XXXIX Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. 2001. (Congresso).
II Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).
Espaço Agrário Brasileiro: velhas formas, novas funções, novas formas, velhas funções.XV Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2000. (Encontro).
Os outros 500 na formação do território brasileiro.XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2000. (Encontro).
Os outros 500 na formação do território fluminense.I Encontro Estadual de Geógrafos do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).
As reformas educacionais e o ensino de Geografia no Rio de Janeiro.I Encontro Estadual de Professores de Geografia. 1999. (Encontro).
As transformações no mundo da educação.IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1999. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Geógrafos.XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).
Espacialidade e territorialidade: limites da solução. 1996. (Encontro).
Velho mundo - Novas fronteiras. 1994. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Geógrafos. 1992. (Congresso).
Educação para Cidadania. 1991. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Geógrafos. 1988. (Encontro).
Fala Professor - I Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1987. (Encontro).
VI Encontro Nacional de Geógrafos. 1986. (Encontro).
Participação em bancas
ALENTEJANO, PAULO; LERRER, D. F.;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; QUINTANS, M. T. D.. Assentamentos, titulação e mercado de terras: dimensões da contrarreforma agrária no estado do Rio de Janeiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; ARAUJO, E. C.; BRAGA, F. T.; DRACH, P. R. C.. Território e comida: acesso e produção de alimentos na cidade de Petrópolis (RJ). 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, PAULO; WELCH, C. A.; MAFORT, K. C. O.. O acampamento Marielle Vive: da desigualdade socioespacial à luta pela terra contra a especulação imobiliária em Valinhos/SP. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ALENTEJANO, PAULO; ADOUE, S. B.; GOMEZ, H. D. P.. En los Territorios Campesinos Agroalimentarios se crean nuevas relaciones de poder. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CARVALHO, M. A.; ACCOLINI, G.; FAVERO, C.; CAMBRAIA, R. P.;ALENTEJANO, PAULO. LIAMES DAS ESCOLAS RURAIS COM A RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA EM COMUNIDADES CAMPONESAS NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Rurais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
FONTES, V. M. G. M.ALENTEJANO, PAULO; OLIVEIRA, P. C. F.. EDUCAÇÃO COMO MEIO, ESTADO COMO FIM: as disputas e construção do consenso para o projeto de formação profissional para o campo SENAR pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ? CNA (1963- 2016). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Leonilde;ALENTEJANO, PAULO; LERRER, D.. A LUTA PELA TERRA NA BAIXADA FLUMINENSE NA DÉCADA DE 1980: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O MUTIRÃO CAMPO ALEGRE. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VALLEJO, L. R.;ALENTEJANO, PAULO; MARTINS, F. E. S.. Atividades agrícolas no Assentamento da Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo/RJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
CARVALHO, M. C. A.;ALENTEJANO, PAULO; SILVA, C. A.; ARRUZZO, R. C.. Território, tensões e conflitos: a resistência territorial dos caiçaras da Praia do Sono em Paraty (RJ). 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
THOMAZ JR., A.;ALENTEJANO, PAULO; GONCALVES JUNIOR, D.. Mercantilização da Água: Análise da Privatização do Saneamento de Teresina-PI. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SOUZA, R. P.;ALENTEJANO, PAULO; AMANCIO, C. O. G.. Reforma agrária e o mercado de terras. Uma análise do Rio de Janeiro entre 2003 e 2010. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; LEITE, Sérgio Pereira; KATO, K. Y. M.. Apropriação das águas, Matopiba e territorialização do agronegócio no Oeste da Bahia - as águas sem fronteiras de Correntina - BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CAMPOS, M. L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SANTOS, R. B.. Educação Popular, Conscientização Política e Alfabetização de Jovens e Adultos: o caso de Pedra Lisa, na baixada fluminense. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARBOZA, D. R.; PEREIRA, T. D.; LUSTOSA, M. G. O. P.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O projeto de desenvolvimento sustentável (PDS e a construção de novos modelos de assentamento rural: o caso do assentamento Osvaldo de Oliveira do MST em Macaé. 2018. Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Universidade Federal Fluminense.
CARNEIRO, L. O.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BATELLA, W.. O MST e a produção de sementes agroecológicas: possibilidades e limitações para um processo de reprodução do campesinato em novas bases. 2018. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
SANTOS, R. E. N.; GRANDI, M. S.; ANDRADE, L. S.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O Minha Casa Minha Vida Entidades I e II na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2017 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BUHLER, E. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GUSMAO, P. P.. A agropecuária brasilerii frente à geopolítica climática: uma análise da geografia da adesão ao Plano ABC. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, R. E. N.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; TAVARES, M. T. G.; CARRANO, P. C. R.. Educação quilombola e leituras curriculares em São José da Serra - identidades e políticas possíveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
THOMAZ Jr.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; REIS, A. T.. Mobilidade do trabalho para o agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ADOUE, S. B.; MARRO, K.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Ajudas alimentares no Haiti e os desafios dos movimentos camponeses na busca por soberania alimentar. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CHRISTOFFOLI, P. I.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; PASQUETTI, L. A.. Agronegócio cooperativo da COAMO: territorialização, poder e controle. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; RAMOS FILHO, E. S.. Concentração fundiária e assentamentos de reforma agrária: uma análise da estrutura agrária da Zona da Mata Pernambucana. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GONCALVES, C. U.. As experiências de captação de água de chuva realizadas pela Articulação do SemiÁrido Brasileiro (ASA) nas comunidades Pau Branco e Tanque de Claudiano no município de Riacho de Santana - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
TREIN, E.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; FRIGOTTO, Gaudêncio; RODRIGUES, J. S.. Contribuições da agroecologia para a educação politécnica nas escolas do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
TIRIBA, L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; TREIN, E.; MAGALHAES, L. D. R.. Trabalho, Educação e reprodução ampliada da vida: doces amarguras do trabalho associado no campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto RaposoMEDEIROS, Leonilde Servolo de. Desenvolvimento, agricultura e reforma agrária nas visões de Celso Furtado e Roberto Campos (1950-67). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto RaposoMEDEIROS, Leonilde Servolo de. Terra Livre, Liga e O Nordeste: o papel dos periódicos na organização política dos trabalhadores rurais (1961-64). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FONTES, V. M. G. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOURA, L. H. G.; FURTADO, F.. Capitalismo verde: "nova" fronteira de acumulação do capital e ameaça possível ao assentamento Terra Prometida. 2016. Dissertação (Mestrado em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
PIGNATI, W.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MIRANDA, A. C.; MICHELOTTI, F.. As relações de reprodução social da Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA) no contexto da região Sudoeste de Mato Grosso. 2016. Dissertação (Mestrado em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
MIRANDA, A. C.;FONTES, V. M. G. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A irrigação no Assentamento Marrecas: a atuação da Codevasf, os desafios (im)postos pelo perímetro irrigado Marrecas-Jenipapo e seus impactos nas condições de vida e de saúde das famílias assentadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
FIRPO, M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; FRIEDRICH, K.; AUGUSTO, L. G. S.. Territórios "livres" de agrotóxicos: contribuições da agroecologia na promoção da saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GARCIA, A. E. S.; VIEIRA, F. B.. Estado e capital no Brasil: uma análise do processo de privatização do setor elétrico (1995-2002). 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GARCIA, A. E. S.; VIEIRA, F. B.. A privatização do setor elétrico brasileiro e o papel do Estado (1995-2002). 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MOREIRA, Ruy;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BINSZTOK, J.. Do espaço aos territórios: a expressão da agricultura familiar no Noroeste Fluminense - os fatores que limitam sua reprodução. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, M. G.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; QUINTEIRO, M. M. C.. Plantas medicinais: os saberes locais entre os camponeses da comunidade da Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo, RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CRUZ, V. C.; BARBOSA, J. L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O processo de licenciamento da barragem do rio Guapiaçu - RJ: conflitos socioambientais e estratégias de resistência. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; CRUZ, V. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Políticas ambientais e conflitos territoriais no Acre, Brasil: o Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA). 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, C. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CARVALHO, M. C. A.; BERNARDES, J. A.. Morar e trabalhar: a pesca artesanal e o seu elo com o lugar. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ACOSTA, L. E.; GRANEMANN, S. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Modernizações conservadoras: entidades orgânicas do agronegócio (ABAG: 1003-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MOREIRA, Ruy;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BINSZTOK, J.. A Região Noroeste Fluminense e o Projeto Rio Rural: tendências e problemas da agricultura familiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, C. A. F.; BINSZTOK, J.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A cartografia da escravidão contemporânea: o histórico e o avanço da fronteira agrícola na ampliação da escravidão no cerrado brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; COSTA, R. H.; GOMEZ, J. R. M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Povos e comunidades tradicionais: interseções entre a questão agrária e a questão ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, G. R.; SILVA, C. A.; MATTOS, M. B.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A formação política do militante da base social do MST na Escola Nacional Florestan Fernandes (2001/2011). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MEDEIROS, Leonilde Servolo de; LERRER, D.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Do latifúndio ao agronegócio: os adversários do MST no Jornal Sem Terra. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, L. F. C.; LERRER, D. F.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Sociabilidade e Território de um Assentamento Rural próximo a área urbana: os laços entre o Assentamento Marapicu e o Bairro Aliança. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BINSZTOK; SILVA, C. A. F.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Do território da governança ao território do campesinato: limites e possibilidades dos assentamentos em Nioaque - MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
PEDLOWSKI, M.; MALAGODI, M. A. S.; CAETANO, R. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O processo de formação dos acampamentos e seus impactos no processo de desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária na região Norte Fluminense. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; COSTA NETO, C.; SCHMITT, C. J.. Agronegócio e redes territoriais urbano-rurais: plantio comercial de eucalipto por produtores neo-rurais em Valença-RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BINSZTOK; SILVA, C. A. F.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Reservas Particulares do Patrimônio Natural e novas ruralidades no Vale do São João, RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
DELGADO, Nelson Giordano; ROMANO, J. O.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Continuidades e rupturas: transformações sócio-espaciais na agricultura em Sumidouro, RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MENDONCA, S. R.; GUIMARAES, C. G.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O novo empresariado rural no Brasil: uma análise das origens, projetos e atuação da Associação Brasileira de Agribusiness (1990-2002). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, PAULO; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; LIMA, I. G.. Geografia dos conflitos: uma análise do atual padrão de conflitividade na América do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
BRASIL, I.; FRIGOTTO, Gaudêncio; SILVA, R. M. L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O espaço agrário, a educação do campo e a formação técnica e política em agroecologia no MST. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urba) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; COSTA NETO, C.. A influência da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins nos assentamentos da rergião do Bico do Papagaio. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOREIRA, Ruy. A geografia do trabalho escravo no campo brasileiro (1985/2006). 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
CARNEIRO, Maria José;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CASTRO, E. G.. Juventude e reforma agrária: o caso do assentamento Paz na Terra, RJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; MOREIRA, Ruy; MANHÃES;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Meio ambiente, desenvolvimento e democracia: a difícil trajetória do movimento ambientalista em Angra dos Reis. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, Leonilde Servolo de; BRUNO, Regina Angela Landim;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Assentamento é mais que um "projeto": a assistência técnica nos assentamentos rurais. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BRUNO, Regina A L;MEDEIROS, Leonilde Servolo deALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Mudanças de beneficiários e formas de reocupação de lotes no assentamento Capelinha, Conceição de Macabu, RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GARCIA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CUNHA. Possibilidades educativas nas ações coletivas do MST - reflexões teóricas e epistemológicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
FLEXOR; DELGADO;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural à implementação da Política de Desenvolvimento Territorial: um estudo a partir de Santarém-PA. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BRUNO, Regina Angela Landim; NOVAES, Regina Reyes. A mística de tornar-se jovem no MST. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; FRANCO, Maria Ciavatta Pantoja; FRIGOTTO, Gaudêncio. A pedagogia do trabalho coletivo no MST: limites e possibilidades do trabalhono assentamento Conquista na Fronteira. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MALUF, Renato Sérgio Jamil; BRUNO, Regina Angela Landim. Assentamento Padre Josimo tavares: do sonho ao pesadelo de assentamento modelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Um estudo de caso sobre as causas da permanência e da dessistência no assentamento Zumbi dos Palmares, Campos do Goytacazes. 2004 - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BALDEZ, Miguel; BATISTA, Nilo. Imprensa e judiciário na criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Penais) - S B I.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOREIRA, Ruy; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A educação na fronteira Cerrado-Amazônica: re-territorialização no meio rural do Médio Araguai - MT. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MALUF, Renato Sergio J; LEITE, Sérgio Pereira. As estratégias dos assentados de Eldorado I e os impactos econômicos no município de Tapurah-MT. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; BERNARDES, J. A.; ROMANO, J. O.; BUHLER, E. A.; AZEVEDO, S. C.. Geografias dos discursos hegemônicos: estratégias do agronegócio brasileiro na educação. 2024. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; LEITE, Sergio Pereira; KATO, K. Y. M.;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; WESZ JUNIOR, W. J.. A crise de 2008 e as repercussões nos regimes de propriedade e uso da terra no Matopiba. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; MENDONCA, S. R.; BRUNO, Regina Angela Landim; FRANCO, Maria Ciavatta Pantoja; LAMOSA, R. A. C.. ESTADO, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO RURAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA (CNA) E A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA (CONTAG) (1991-2013). 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
VAINER, C. B.;ALENTEJANO, PAULO; SANTOS, R. E. N.; VIEIRA, F. B.; TANAKA, G. M. M.. LÁ VEM OS MUPS: IDENTIDADE, PERTENCIMENTO E FÉ NA LUTA PELA TERRA NA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO. 2022. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GOMEZ, J. R. M.;ALENTEJANO, PAULO; SAUER, S.; MALHEIRO, B. C. P.; TORRES, M. G.. "GEOGRAFIA DOS CONFLITOS PELA APROPRIAÇÃO DA NATUREZA, NOVO CÓDIGO FLORESTAL E CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR): UMA CARTOGRAFIA DAS AUSÊNCIAS E EMERGÊNCIAS. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
ALGEBAILE, E. B.;ALENTEJANO, PAULO; FRIGOTTO, Gaudêncio; LAMOSA, R. A. C.; BOGO, M. N. R. A.. ?A hegemonia do agronegócio do campo à educação: coerção e consenso na ofensiva contra a luta por terra e por Educação do Campo. 2022. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, PAULO; MEDEIROS, Leonilde; HEINZ, F. M.; SILVA, C. M.. REFORMA AGRÁRIA SE FAZ COM HOMENS, NÃO COM A TERRA: A ''LEI DO BOI'' COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS GRUPOS DOMINANTES AGRÁRIOS (1968-1985). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CARNEIRO, L. O.; CRUZ, V. C.; PORTO, J. R. S.. Os invisibilizados falam: lutas territoriais, violência institucionalizada e feita pelas mãos do poder privado nos conflitos por terra - Brasil (1985-2017). 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
VALLEJO, L. R.;ALENTEJANO, PAULO; MONTEZUMA, R. C. M.; MONTEIRO, L. C. R.; QUEIROZ, E. D.. A disputa de territorialidades na Península da Juatinga - Município de Paraty/RJ. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
BEHRING, E. R.;ALENTEJANO, PAULOMEDEIROS, Leonilde Servolo de; BARBOSA, R. N. C.; BOSCHETTI, I.; GOMES, G. F.. Contribuição à crítica da apropriação capitalista da água no Brasil do agronegócio. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULOFONTES, V. M. G. M.; BONENTE, B. A. I. M.; MELO, D. B.; PINTO, J. R. L.. O Capital-Imperialismo brasileiro: a atuação do BNDES na Pan-Amazônia e as lutas sociais, 2033-2014. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
IAMAMOTO, M. V.; RIBEIRO, A. M. M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ALMEIDA, N. L. T.; SILVA, L. R. B.. O Processo de Expropriação das Terras do Açu e a Trajetória de Lutas dos Camponeses impactados pelo Projeto Minas-Rio. 2018. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COSTA, R. H.; CRUZ, V. C.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto;MEDEIROS, Leonilde Servolo deALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BRUNO, Regina Angela Landim. As Agroestratégias Ruralistas de Desterritorialização de Povos Indígenas e Quilombolas: Redefinindo Marcos Legais e Usos Territoriais. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MARTINS, M. F. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Escolarizar o campesinato ou campesinar a escola: combinação de estudo e trabalho. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CRUZ, V. C.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; GOMEZ, J. R. M.; MONTEZUMA, R. C. M.; RIGOTTO, R. M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Geografia e Grandes Projetos: Ecologia, Política e Economia no Capitalismo de Fronteira. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
LEITE, Sérgio Pereira; SCHMITT, C. J.; KATO, K. Y. M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; QUINTANS, M. T. D.. Regularização fundiária: uma análise das políticas de ordenamento fundiário para a Amazônia a partir da abordagem cognitiva das políticas públicas. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VALLEJO, L. R.; SILVA, C. A. F.; MARTINS, F. E. S.; NUNES, M. F. S. Q. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A comunidade de Galdinópolis/RJ: tradições e transformações no espaço agrícola associada às políticas públicas de conservação da natureza. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
CRUZ, V. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MARTINS, F. E. S.; OLIVEIRA, M. E. B.; MARACCI, M. T.. Produção do espaço e cultivo comercial de eucalipto no estado do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
FONTES, V. M. G. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto RaposoPEREIRA, J. M. M.; LAMOSA, R. A. C.; MELO, D. B.. Semeando consenso com adubo e dedal - dominação e luta de classes na Extensão Rural no Brasil (1974-1990). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
LEITE, Sergio Pereira;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MALUF, Renato Sérgio Jamil; MONTEIRO, R. N.; KATO, K. Y. M.. Agronegócio da soja e dinâmicas regionais no Oeste do Pará. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MANCEBO, D.; LERRER, D.; FRIGOTTO, Gaudêncio;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ROCHA, M. I. A.. Políticas Públicas para a formação dos sujeitos do campo: a contribuição do Pronera para a democratização do Estado Democrático de Direito no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, M. F. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ROCHA, M. I. A.; SANTANA FILHO, M. M.. Os professores de Humanas de Jaboticatubas: territorialidade e trabalho docente no campo metropolitano. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
IASI, M. L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MORO, M. D.; TAVARES, J. C.; MARRO, K. I.. A luta dos movimentos camponeses em face dos projetos de desenvolvimento no território fluminense no século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FRIGOTTO, Gaudêncio;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C.; RAMOS, M. N.. Pronera, educação Técnico-Profissional e reforma agrária popular: um estudo na perspectiva do projeto formativa vinculado aos processos produtivos dos camponeses. 2016. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOREIRA, Ruy; CRUZ, V. C.; FAJARDO, D.; RAMOS FILHO, E. S.. Geografias superpuestas. Conflictos territoriales y formación territorial en las fronteras internas colombianas. La Sierra de la Macarena 1948-2013. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
FREIRE, L. M. B.; ALENCAR, M. M. T.; ALMEIDA, N. L. T.; BRANCO, R. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Trabalho e Questão Social no contexto dos Grande Projetos de Desenvolvimento no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LEITE, Sérgio Pereira; ROMANO, J. O.; DELGADO, Nelson Giordano;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MENDONÇA, M. L. R. F.. A dupla serpente: Estado e agroindústria sucroenergética brasileira na construção de uma nova matriz de inserção global (2003-2014). 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VALLEJO, L. R.; MONTEZUMA, R. C. M.; MARTINS, F. E. S.; ARAGAO, L. X.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Conflitos da desterritorialização na comunidade de pescadores artesanais da Bacia de Itambi - APA Guapimirim/RJ a partir da implantação do COMPERJ e do PAC Itambi. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
LEITE, Sergio Pereira;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. . O mercado da soja e as relações de troca entre produtores rurais e empresas no Sudeste de Mato Grosso (Brasil). 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto RaposoMEDEIROS, Leonilde Servolo de; LERRER, D. F.; SCHMITT, C. J.; RIBEIRO, A. M. M.. Cooperação e organização em assentamentos rurais: a proposta das Comunas da Terra e a virada do MST para os. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; DELGADO, Nelson Giordano;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; ROMANO, J. O.; MIOR, Luiz Carlos. Sobre agricultores, cultivo de eucalipto e estratégias agroindustriais: resistir e adaptar-se ao sistema de produção integrada. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; LEITE, Sérgio Pereira; DELGADO, Nelson Giordano;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; ESMERALDO, G. G. S. L.. O INCRA e a política de assentamentos rurais: um estudo sobre processos político-administrativos de ação pública. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; BARBOSA, J. L.; GONCALVES, A. T.; CARNEIRO, L. O.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Espaço e conflito: tensões territoriais no Médio Araguaia e a emergência/invenção da identidade retireira (1958-2011). 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; COSTA, R. H.; CRUZ, V. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A descolonização do território: o papel das territorialidades na construção de um novo pacto territorial na Bolívia. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, R. H.; BARBOSA, J. L.; GOETTERT, J. D.; POVOA NETO, H.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Conflitos territoriais entre Guaranis-Kaiowá, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades no Mato Grosso do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, R. H.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; CRUZ, V. C.; ARRUZZO, R. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Terras indígenas e desordenamento territorial das terras Timbira e ao Xingu. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
LEHER, R.; LOUREIRO, C. F. B.; IASI, M. L.; MATTOS, M. B.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Por uma pedagogia da luta e da resistência: a educação como estratégia política no MST. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; NEVES, D. P.; CARRANO, P. C. R.; BARBOSA, J. L.. Aqui não tem esse negócio de herança: hoje eu quero uma terra para mim! Territórios juvenis e luta camponesa na região de Marabá - PA. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ACSELRAD, H.; SAUER, S.; VAINER, C. B.; SCARIM, P. C.. Tecnologias para quê e para quem? Um estudo da relação entre tecnologia agrícola e poder em assentamentos rurais no norte do Espírito Santo. 2011. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; BARBOSA, J. L.; SILVA, C. E. M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A estratégia de 'desenvolvimento territorial rural' no Rio de Janeiro. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, R. H.; ACSELRAD, H.; HISSA, C. E. V.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ALVARENGA, M.. Lutas sociais, configurações identitárias e estratégias de reapropriação do territó-rio na Amazônia. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
FONTES, V. M. G. M.; CARCANHOLO, M. D.; RIBEIRO, A. M. M.;PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Trabalho integrado e reprodução ampliada do capital: um estudo de caso no Sudoeste do Paraná. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, PAULO; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; COSTA, R. H.; MOREIRA, Ruy; ARCARY, V.. Metamorfoses do Estado em um contexto neoliberal. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; LIMA. "Donos do lugar": a territorialidade quilombola do Sapê do Norte-ES. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
LEITE, Sérgio Pereira; DELGADO, Nelson Giordano; ARAUJO, T. B.; CASTRO, A. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O complexo florestal e o extremo sul da Bahia: inserção e competitividade, limites e possibilidades do desenvolvimento regional. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BINSZTOK; MOREIRA, Ruy;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. (Re)pensando e (re)qualificando o espaço rural - uma contribuição da geografia ao debate. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MOREIRA, Ruy; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; COUTO; PAULA, J. C. M.; SOUZA NETO, M. F.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) - origens, idéias, experimentações e transformações: notas de uma história da geografia brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
THOMAZ Jr.; PIRES; MENDONÇA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Desenvolvimento em (des)construção: narrativas escalares sobre desenvolvimento territorial rural. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MOREIRA, Ruy; OLIVEIRA; BINSZTOK; COUTO;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A geografia das formas espaciais de reprodução da existência humana ao longo do tempo à luz do materialismo histórico-geográfico. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOREIRA, Ruy; COUTO, M. A. C.; BINSZTOK. Terrotorialidades em conflito na construção do campesinato capixaba. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CARNEIRO, Maria José; COMMERFORD, John Cunha. Identidades e representações do espaço na construção de territórios num assentamento do Incra. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; MALUF, Renato Sérgio Jamil; WILKIINSON, J.. Alimentos, grandes corporações e territórios: redes de supermercado e o comércio de alimentos no estado do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; LEITE, Sérgio Pereira; KATO, K. Y. M.. Estrangeirização e o nó da terra no Brasil: reflexões sobre a crise de 2008 e as novas formas de uso da terra no Matopiba. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; ALGEBAILE, E. B.; FRIGOTTO, Gaudêncio; LAMOSA, R. A. C.. A ofensiva do agronegócio à educação do campo: do confronto entre lógicas de agricultura ao confronto entre concepções de educação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; ALGEBAILE, E. B.; FRIGOTTO, Gaudêncio; LAMOSA, R. A. C.. A ofensiva do agronegócio à educação do campo: do confronto estre lógicas de agricultura ao confronto entre concepções de educação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; RAMOS FILHO, E. S.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Conflitos por terra e território no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, R. H.; CRUZ, V. C.; BRUNO, Regina Angela Landim;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Agroestratégias e Desterritorialização: as ações da Bancada Ruralista contra os direitos territoriais indígenas e quilombolas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
VALLEJO, L. R.; SILVA, C. A. F.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Conservação ambiental e atividades de uso direto na comunidade de Galdinópolis, Nova Friburgo/RJ. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MANCEBO, D.; LEITE, J. L.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Reforma agrária e Educação do Campo - a luta pela escola (educação) pública no Pontal do Parapanema: os limites da intervenção - 1998 a 2009. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, M. F. A.; PEDROSA, J. G.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A práxis e a força de trabalho docente na dialética campo-cidade: situação e contradição. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CALDART, R. S.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Educação e Reforma Agrária no Brasil: a construção contra-hegemônica da Política de Educação Técnico Profissional dos Camponeses. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COMMERFORD, John;MEDEIROS, Leonilde Servolo deALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Identidade e territorialidade: um estudo sobre interações sociais em assentamentos rurais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto; LIMA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Territorialidades e conflitos na construção do campesinato capixaba. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GIRARDI, E. P.. Estrutura agrária na Zona da Mata: concentração fundiária e assentamento de reforma agrária. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PEREIRA, J. M. M.ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; FERNANDES, B. M.. Estudo das experiências de captação de água de chuva realizadas pela Articulação Semiarido Brasileiro de 2000 a 2014: contradições e possibilidades. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CHRISTOFFOLI, P. I.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; AYERBE, L. F.. Agronegócio cooperativo da COAMO: territorialização, poder e controle. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
TIRIBA, L.; TREIN, E.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Trabalho Educação e Reprodução Ampliada da Vida: doces amarguras do trabalho associado no campo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.
GIRARDI, E. P.; CARVALHAL, M. D.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Central Hidroelétrica Chadín 2: Luchas por el territorio en el Perú. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
NUNES, J. O. R.; CHRISTOFFOLI, P. I.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A trajetória da luta pela terra e as Experiências de produção agroecológicas no Assentamento "14 de Agosto". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FIRPO, M.; MONKEN, M.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; PINHEIRO, C. R.. Assentamentos Palmares II: avanços e consequências no processo de disputas de modelos agrícolas, na saúde ambiental e nas alternativas ao modelo hegemônico no Sudoeste do Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
FONTES, V. M. G. M.; ROLO, M.; MOURA, L. H. G.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; REIS, V. A.. Assentamentos rurais: formas e causas da subordinação ao agronegócio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
MIRANDA, A. C.;FONTES, V. M. G. M.; MOURA, L. H. G.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SOUSA, F. C. R.. A produção agrícola irrigada no assentamento Marrecas e as perspectivas geradas com a chegada do "Projeto Marrecas-Genipapo". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; COUTO, M. A. C.; TAVARES, M. T. G.. CEGEO - um curso especial de formação em Geografia com diretriz na educação do campo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SILVA, C. A.; CRUZ, V. C.. Grandes Projetos de Desenvolvimento e Conflitos Socioambientais: um estudo sobre os conflitos socioambientais decorrentes do projeto do Porto de Jaconé (Maricá/RJ). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, C. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MODESTO, N. S. D.. Os circuitos espaciais na metrópole fluminense: uma análise sobre a comercialização do pescado no município de Niterói (RJ). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CRUZ, V. C.. Povos e comunidades tradicionais: interseções entre a questão agrária e a questão ambiental na luta por direitos territoriais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MOREIRA, Ruy;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BINSZTOK. Rio Rural e a Região Noroeste Fluminense: tendências e problemas da agricultura familiar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, C. A. F.; BINSZTOK;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A cartografia da escravidão contemporânea: o histórico e o avanço da fronteira agrícola na ampliação da escravidão no cerrado brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
MAIA, E. J. P.; MARQUES, R.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A literatura de folhetos em práticas e espacialidades na educação popular. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
COSTA. Ana Maria;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Uma análise sobre a experiência organizativa do Coletivo de Mulheres Regina Pinho no Assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes - RJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - Agroecologia e Desenvolvimento R) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SILVA, C. A.; SANTOS, A. M.. A atual importância do etanol, sua produção no Brasil e as territorialidades no Norte Fluminense. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, V.; MIRANDA, K.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. As contradições, limites e possibilidades na co.nstrução de uma experiência contra hegemônica de escola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
MIRANDA, K.; LEHER, R.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Os Encontros de Professores do MST do Rio Grande do Sul. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Política de reforma agrária e os assentamentos rurais: o caso de Campos dos Goytacazes - RJ. 2009 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
SILVA, J. B. DA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A organicidade do MST na microrregião de Eldorado do Sul/RS: um estudo de caso em dois assentamentos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração de Cooperativas) - Universidade de Brasília.
MASCARELLO, D. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Análise in loco do método e viabilidade de produção da variedade do milho pixurum 05. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração de Cooperativas) - Universidade de Brasília.
ALENTEJANO, PAULO; CARVALHO, M. C. A.; CORREA, G. S.. Território Quilombola do Sapê do Norte - ES: expropriação e precarização territorial a partir do deserto verde da agroindústria da celulose. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, M. C. A.; SILVA, C. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Os conflitos da comunidade caiçara da Praia do Sono em Paraty: uma contribuição da geografia para o entendimento do território e identidade caiçara. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, C. A. F.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Geografia dos Conflitos por Terra no Brasil (2003-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MOREIRA, Ruy; ASSIS, A. L. M.. A relação entre o rural e o urbano no espaço geográfico do primeiro distrito do município de Rio Bonito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ROCHA-LEÂO; KAROL, E.. A agricultura na franja-rural-urbana do município de São Gonçalo: o estudo do caso da Fazenda Engenho Novo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; COUTO, M. A. C.; OLIVEIRA, D. A.. A Representação do Campo no Ensino de Geografia: uma análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Medio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SANTOS, R. E. N.; OLIVEIRA, D. A.. Território, Identidade e Lutas Sociais: a Geo-Grafia da Comunidade Quilombola do Grotão no Parque Estadual da Serra da Tiririca - Niterói-RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; SANTOS, R. E. N.; COUTO, M. A. C.; CRUZ, V. C.. Colonialidade nas/das representações espaciais: uma análise sobre Cartografia Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTANA FILHO, M. M.; COUTO, M. A. C.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O Ensino de Geografia e a Geografia Física nos livros didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; REIS, C. B.; NOBRE, D.. A adaptação curricular na escola rural: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; REIS, C. B.; NOBRE, D.. A adaptação curricular na escola rural: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; SANTOS, R. E. N.; COUTO, M. A. C.. Comunidades remanescentes do quilombos e a Lei 10.639: ferramentas para descolonizar o ensino de Geografia e reposicionar o negro no processo de formação do território brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; ROCHA-LEÂO; Freire, Desirée Guichard. Conflitos sócio-ambientais em Tanguá-RJ: posseiros, empresas mineradoras e unidades de conservação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Canudos à luz do território: um olhar sobre a comunidade conselheirista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; PEREIRA, M. C. B.. Território Quilombola e (Des) Envolvimento Local: dificuldades e superações no Quilombo Campinho da Independência, Praty, RJ.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, C. A.; CARVALHO JR., R. P.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A lógica urbana segregadora no Município de Macaé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SANTOS, R. E. N.. Agentes sociais, trabalho e desenvolvimento: o território frente à nova indústria e a velha estrutura política em São Gonçalo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA; ANTUNES;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A indústria bélica brasileira e suas contribuições para a transformação da Vila Inhomirim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, A. J.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Reterritorialização na franja metropolitana do Rio de Janeiro: o assentamento fazenda Boa Esperança em Japeri/RJ. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, A. C. DA;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Atuação do MST no estado do Rio de Janeiro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; MEDEIROS, Leonildes Servolo de; BRUNO, Regina A L. Quando o assentamento é mais que um projeto: a assistência técnica nos assentamentos rurais. 2005. Outra participação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; GARCIA, Regina Leite; PEREZ, Carmenlucia Vidal. A ação coletiva do MST como ação educativa. 2005. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; COMMERFORD, John; DELGADO, Nelson Giordano. Atores e interesses que articulam as transformações socioespaciais de uma localidade caiçara: o caso de Pouso das cajaíbas no litoral sul-fluminense. 2004. Outra participação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, PAULO; MARTINS, F. E. S.; ARRUZZO, R. C.. Concurso Público para Professor de Geografia Humana e Regional da UERJ - FFP. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMONAD, E.; BINSZTOK, J.; CONTEL, F. B.; FERNANDES, A. C. A.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Concurso Público para Professor do Departamento de Geografia da UFF. 2018. Universidade Federal Fluminense.
FRANCISCO, C. N.; MOREIRA, R. J.; FARIA, S. M.; FONSECA, K.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Planejamento e Gestão do Ambiente Rural. 2013. Universidade Federal Fluminense.
BARROS, R. C.; ANTUNES; CASTRO JUNIOR, E.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Geografia Regional e Geopolítica. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; BINSZTOK; MOREIRA, R. J.; PEDLOWSKI, M.. Geografia Agrária. 2009. Universidade Federal Fluminense.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; SANTOS, R. N.; BARROS, R. C.; PINTO, V. P. S.; ANTUNES. Geografia regional e geopolítica. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CARDOSO, C.. Geografia Urbana. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo; CASTRIGLIONI, Aurélia; ZANOTELLI, Claudio Luis. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
INTERFACE ENTRE A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO E O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO EM AÇAILÂNDIA, MA; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
ENFRENTAMENTO À CRISE AMBIENTAL: A TERRITORIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA POPULAR FRENTE AO CRÉDITO DE CARBONO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
Disputa territorial no quadrilátero ferrífero (MG): a intensificação do conflito mineral na região do Caraça; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
A abordagens das questões sociais nos livros didáticos de Geografia: o caso da Reforma Agrária; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A luta pela água no Semi-Árido baiano; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
Terra e democracia; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Conflitos pela terra no Ceará; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O território da Serra da Misericórdia, no Rio de Janeiro, e a luta pela soberania alimentar, em meio às vulnerabilidades da favela; 2023; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Agro é; ; ; retrocesso na educação: a relação entre o avanço do agronegócio e a retração da oferta escolar rural nos últimos anos no Brasil; 2022; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As práticas pedagógicas de professores de geografia em diferentes contextos espaciais da rede pública de Itaboraí; ; 2021; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As vozes da terra: a construção da Declaração Internacional dos Direitos dos Camponeses; 2021; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA REESTATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: um estudo de caso da concessão da barragem de Itá/SC; 2021; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
GEOGRAFIA HISTÓRICA DE UMA RESISTÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A CLASSE TRABALHADORA DO VALE DO JEQUITINHONHA A PARTIR DO JORNAL GERAES (1978-1985); 2021; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As dificuldades e desafios dos trabalhadores rurais do Assentamento Marapicu na Baixada Fluminense (nova Iguaçu - RJ)dos; 2020; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O conceito de território e a Educação do Campo; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As águas do Rio Guapiaçu entre os bens comuns e o capital: o conflito entre as Redes Comunitárias de Água e a barragem; 2018; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Interface entre o Agronegócio e a oferta educacional nas instituições públicas de ensino superior da região sul do Maranhão; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As amarras das políticas públicas: o impacto do Programa de Aquisição de Alimentos no Assentamento Nova Conquista - ES; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A agricultura familiar tradicional em interface com os remanescentes florestais na Microbacia Hidrográfica de Campinas em Sumidouro, RJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A indústria do petróleo: disputa por territórios cada vez mais profundos; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Central Hidroeléctrica Chadín 2: luchas por el territorio en el Perú; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Pensando a Educação do Campo no ensino Superior de Geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Grandes Projetos de Desenvolvimento e Conflitos Socioambientais: um estudo sobre os conflitos socioambientais em torno do licenciamento do projeto Terminais Ponta Negra (Porto de Jaconé) no município de Maricá/RJ); 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
NENHUMA ESCOLA FECHADA! OS IMPACTOS DA NUCLEAÇÃO ESCOLAR NO EMBATE ENTRE EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO NO CAMPO; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Impulsos a las energías alternativas renovables desde los Estados nacionales en América Latina; Los casos de México y Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa en Estudios Latinoamericanos) - Universidad Nacional Autónoma de México / IIE, ; Coorientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
2021; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A atual importância do etanol, sua produção no Brasil e as territorialidades no Norte Fluminense; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A relação homem e natureza na perspectiva da educação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Assistência técnica e extensão rural: caminhos e descaminhos na construção da emancipação dos agricultores; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Saúde e reforma agrária: contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na promoção da saúde em áreas de acampamentos e assentamentos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A problemática do saneamento básico nas áreas rurais do município de São Gonçalo - RJ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação do Campo e Ensino de Geografia: A Importância do Trabalho a Partir do Lugar Para o Fortalecimento da Luta Pela Terra nas Áreas de Reforma Agrária; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica - Modalidade Ensino de Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODERNIDADE, SUBALTERNIDADE E RESISTÊNCIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica - Modalidade Ensino de Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A INSERÇÃO DO AGRONEGÓCIO NOS CONTEÚDOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica - Modalidade Ensino de Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
NOVA CONCEPÇÃO DE ASSENTAMENTO PERSPECTIVAS PARA O ASSENTAMENTO ANTÔNIO DE FARIAS; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração de Cooperativas) - Universidade de Brasília; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Rurubanos, pluriatividade e cooperação na Baixada Fluminense/RJ; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração de Cooperativas) - Universidade de Brasília; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A cooperação agrícola na Baixada Fluminense; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Administração de Cooperativas) - Universidade de Brasília; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A atuação do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) como forma de resistência: a territorialização dos povos tradicionais na Região da Bocaina; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A importância do Vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, para o abastecimento alimentar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As representações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nos livros didáticos de Geografia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O fechamento de escolas rurais entre os anos de 2010 e 2013 no estado do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Teatro do Oprimido no Ensino de Geografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Música e território, o espaço de resistência do MST; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A luta pela terra: uma análise do acampassento Campo Alegre; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A questão de gênero e o papel da mulher no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: a experiência do espaço de comercialização Terra Crioula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O processo de fechamento das escolas rurais no estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2011 e 2013; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Uma nova perspectiva para o Ensino de Geografia Agrária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A pesquisa-ação na jornada do entendimento da disputa de concepção de Educação do Campo e da implementação de políticas públicas na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Conflitos socioambientais e populações tradicionais: o Parque Estadual da Serra da Tiririca e os sitiantes do Engenho do Mato - Niterói/RJ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Reflexões sobre conflitos territoriais no Acre: dos seringais às Reservas Extrativistas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A Representação do Campo no Ensino de Geografia: uma análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Medio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A relação entre o rural e o urbano no espaço geográfico do primeiro distrito do município de Rio Bonito; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A agricultura na franja rural-urbana do município de São Gonçalo: o estudo de caso da Fazenda Engenho Novo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A infância e a luta pela terra na confluência entre o rural e o urbano: a experiência do Encontro Regional dos Sem Terrinha da Baixada Fluminense; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A construção da propriedade privada da terra sob a racionalidade moderno-colonial e a didática da naturalização/ocultação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Licenciatura em Educação do Campo: das sementes aos ramos de sol desta luta; Turma Oseas de Carvalho: Presente, Presente, Presente!; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Estratégias de resistência em espaços populares: o conjunto de favelas da Maré e sua contraposição à representação de complexo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A reestruturação do espaço em Itaboraí: da citrivultura ao Comperj; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação do Campo: políticas públicas e território; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A cana-de-açúcar e a chegada do MST em Campos dos Goytacazes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Agrocombustíveis: uma análise sobre a apropriação de recursos naturais, políticas de governo e conflitos socioambientais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Natureza como mercadoria: a criação de RPPNs como uma face da revalorização conservadora do rural - um estudo de caso do Vale do São João, RJ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Agrotóxicos: abordagem geográfica sobre problemas de saúde dos trabalhadores rurais idosos na produção de flores da comunidade agrícola de Vargem Alta - São Pedro da Serra - Nova Friburgo/RJ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O Quilombo de Lumiar/Nova Friburgo - RJ: uma abordagem geográfica sobre a disputa do território e a invisibilidade do negro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O turismo como política pública e a relação rural-urbano (estude de caso no município de Tinguá após sua emancipação político-administrativa); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Cooperativismo, sindicalismo e consórcio trabalhista: um estudo de casoda usina São José - Campos dos Goytacazes - RJ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A questão agrária no Brasil durante o primeiro governo Lula (2003-2006) e suas implicações no espaço agrário brasileiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Os conflitos pela terra na Baixada Fluminense na segunda metade do século XX; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Considerações sobre a relação entre o rural e o urbano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação do Campo no Estado do Rio de Janeiro: a experiência do PRONERA no assentamento Paz na Terra nos anos de 2006 e 2007; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Do território à territorialidade caiçara: o conflito entre os moradores da Vila do Aventureiro e as políticas preservacionistas da Reserva Biológica da Praia do Sul na Ilha Grande-RJ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A presença da roça de subsistência sob manejo caiçara na Iha Grande, Angra dos Reis: um modelo de subsistência na enseada de Sítio Forte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Desenvolvimento capitalista e transformações do espaço agrário: avicultura, horticultura e campesinato em São José do Rio Preto, Serra Fluminense; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Os impactos do Programa Frutificar no espaço rural de São Francisco do Itabapoana-RJ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O papel do Pronaf na territorialização da agricultura familiar em São Gonçalo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Desenvolvimento do capitalismo, relações de trabalho e as contradições no campo brasileiro: o exemplo de Soledade, Sumidouro, Região Serrana do Rio de Janeiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O acampamento como escola de vida; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
A dinâmica das ocupações de terra do MST-RJ; 2005; 95 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Transformações na organização do espaço agrário: a experiência da comunidade de agricultores orgânicos de Agulha dos Leais - Santa Maria Madalena (RJ); 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
As transformações na agricultura familiar em São José do Vale do Rio Preto/RJ; 2004; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
O coinceito de região na Geografia contemporânea; 2004; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2022; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Memória das lutas pela terra no estado do Rio de Janeiro; 2022; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Memória das lutas pela terra no estado do Rio de Janeiro; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Educação no Campo; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Novas Metodologias para o Ensino da Geografia Agrária no Rio de Janeiro; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Roberto Raposo Alentejano;
Produções bibliográficas
-
COSTA, ANA MARIA ; MONTEIRO, DANIEL ; GRABOIS, GABRIEL ; VITTI, GUSTAVO ; WANDERLEY, LUIZ JARDIM ; ALENTEJANO, PAULO ; LEÃO, PEDRO ; BALBI DE FIGUEIREDO E CORDEIRO, TÁSSIA GABRIELE ; DA SILVA, THIAGO ; DA SILVA, VINICIUS . Grandes projetos de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro. Terra Livre , v. 2, p. 776-832, 2024.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . POR TERRA, ARTE E PÃO: ELEMENTOS DA TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR-MILITANTE. REVISTA TAMOIOS (IMPRESSO) , v. 20, p. 350-374, 2024.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; FONTES, VIRGINIA . O RICO E CRIATIVO DEBATE DE CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES COM MARX. REVISTA TAMOIOS (IMPRESSO) , v. 20, p. 43-54, 2024.
-
ALENTEJANO, PAULO ; AMARO JUNIOR, J. ; SILVA, L. G. D. . LUTA POR TERRA E REFORMA AGRÁRIA NO RIO DE JANEIRO (1950-2018). GEOGRAPHIA (UFF) , v. 24, p. 1-21, 2022.
-
ALENTEJANO, PAULO . Contrarreforma agrária, violência e devastação no Brasil. TRABALHO NECESSÁRIO , v. 20, p. 01-30, 2022.
-
ALENTEJANO, PAULO ; CORDEIRO, T. G. F. E. ; LINES, R. C. ; LINHARES, I. S. ; SILVA, L. B. . A DUPLA OFENSIVA DO AGRONEGÓCIO SOBRE A EDUCAÇÃO: FECHAMENTO DE ESCOLAS E DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA. Terra Livre , v. 1, p. 433-470, 2021.
-
CORREA, G. S. ; WANDERLEY, L. J. M. ; ALENTEJANO, PAULO ; ROCHA-LEAO, P. C. ; SILVA, V. M. . OS CONFLITOS POR TERRA E TERRITÓRIO DO QUILOMBO DE BAÍA FORMOSA: CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA NA LUTA CONTRA O COMPLEXO TURÍSTICO-IMOBILIÁRIO ARETÊ EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS-RJ. Revista Terra Livre , v. 54, p. 22-68, 2020.
-
ALENTEJANO, PAULO . REFORMA AGRÁRIA, CAOS URBANO, AGRONEGÓCIO E PANDEMIA. Revista Tamoios , v. 16, p. 32-38, 2020.
-
ALENTEJANO, PAULO . As políticas do governo Bolsonaro para o campo: a contrarreforma agrária em marcha acelerada. REVISTA DA ANPEGE , v. 16, p. 351-390, 2020.
-
ALENTEJANO, PAULO . A hegemonia do agronegócio e a reconfiguração da luta pela terra e reforma agrária no Brasil. Caderno Prudentino de Geografia , v. 42, p. 251-285, 2020.
-
ALENTEJANO, PAULO ; TAVARES, E. . Os Grandes Projetos de Desenvolvimento (GPDs): uma análise crítica a partir da Geografia. Terra Livre , v. 1, p. 190-233, 2019.
-
ALENTEJANO, PAULO . A POLÍTICA AGRÁRIA DO GOVERNO TEMER: a pá de cal na agonizante reforma agrária brasileira?. OKARA : GEOGRAFIA EM DEBATE (UFPB) , v. 12, p. 308-325, 2018.
-
PEREIRA, J. M. M. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . TERRA, PODER E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO BRASILEIRO: DO GOLPE À APOTEOSE DO AGRONEGÓCIO (1964-2014). Tempos Históricos (EDUNIOESTE) , v. 18, p. 73-111, 2014.
-
FONTES, V. M. G. M. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O curso Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2011-2013). Marx e o MArxismo , v. 2, p. 197-206, 2014.
-
BARCELOS, E. A. S. ; WANDERLEY, L. J. M. ; LEAO, O. M. R. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; COSTA, P. D. . Barragem do Guapiaçu: uma necessidade diante da ?crise hídrica? ou mais um negócio suspeito?. Terra Livre , v. 2, p. 183-204, 2014.
-
GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . La contrareforma agraria por la ley o por la fuerza. Contrapunto , v. 1, p. 119-132, 2012.
-
SILVEIRA, D. M. ; BARCELOS, E. ; SANTOS, L. H. ; LEITE, L. C. F. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Impactos socioambientais dos grandes projetos de desenvolvimento: o caso do Complexo Industrial-Portuário do Açu. Terra Livre , v. 38, p. 19-53, 2012.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; GONÇALVES, Carlos Walter Porto . A contra-reforma agrária na lei e na marra. Conflitos no Campo Brasil , v. 1, p. 107-114, 2011.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; BARCELOS, E. ; LEITE, L. C. F. ; SANTOS, L. H. ; SILVEIRA, D. M. . Os grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense. Terra Livre , v. 36, p. 15-40, 2011.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Questão agrária no Brasil atual: uma abordagem a partir da geografia. Terra Livre , v. 36, p. 116-142, 2011.
-
GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A violência do latifúndio moderno-colonial e do agronegócio nos últimos 25 anos. Conflitos no Campo Brasil , v. 1, p. 109-117, 2010.
-
GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Geografía agrarias de la crisis de los alimientos en Brasil. Mundo Siglo XXI - Revista del Centro de Investigaciones Económicas, Admisnistrativas y Sociales del Intituto Politécnico Nacional , v. 20, p. 39-53, 2010.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O trabalho escravo e a crise das usinas no Norte Fluminense. Conflitos no Campo Brasil , v. 1, p. 106-106, 2010.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; SILVA, T. L. A. . Ocupações, acampamentos e assentamentos: o descompasso entre a luta pela terra e a política agrária do governo Lula. Conflitos no Campo Brasil , v. 1, p. 79-85, 2008.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; ROCHA-LEÂO . Trabalho de campo: uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado?. Boletim Paulista de Geografia , v. 84, p. 51-67, 2006.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A evolução do espaço agrário fluminense. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 13, p. 49-70, 2005.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os conflitos pela terra no Brasil: uma breve análise a partir dos dados sobre ocupações e acampamentos. Conflitos no Campo Brasil , Goiânia, p. 112-117, 2004.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . As relações campo-cidade no Brasil do século XXI. Terra Livre , São Paulo, v. 19, n.2, p. 25-39, 2003.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Luta por terra e reforma agrária no Rio de Janeiro. Revista Fluminense de Geografia , Niterói/RJ, v. 1, n.1, p. 109-124, 2002.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Espaço, território e região: uma tentativa de conceituação. Caderno Prudentino de Geografia , Presidente Prudente, v. 23, p. 7-37, 2001.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O que há de novo no rural brasileiro?. Revista Terra Livre , São Paulo, v. 15, p. 87-112, 2000.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; OTRANTO, C. R. ; RODRIGUES, C. ; SOARES, A. M. D. . Reflexões sobre o neoliberalismo e sociedades contemporâneas. Textos Cpda, Rio de Janeiro, v. 10, p. 1-11, 1999.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O conceito de região e a problemática dos assentamentos rurais. Série Estudos, Presidente Prudente, v. 2, p. 74-93, 1998.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Reforma agrária e pluriatividade no Rio de Janeiro. Textos Cpda, Rio de Janeiro, v. 3, p. 1-53, 1998.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; SOUZA, Inês Cabanilha de . O promissor Brasil dos assentamentos rurais. Proposta, Rio de Janeiro, v. 77, n.8, p. 54-63, 1998.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O lugar da agricultura familiar no cenário agrícola brasileiro dos anos 90. Cadernos do CEAS (Salvador) , Salvador, v. 167, n.1, p. 21-31, 1997.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Crise do fordismo, industrialização difusa e transformações na agricultura familiar. Cadernos do CEAS (Salvador) , Salvador, v. 169, n.3, p. 33-46, 1997.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O sentido da reforma agrária no Brasil dos anos 90. Cadernos do CEAS (Salvador) , Salvador, v. 166, p. 19-35, 1996.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O sentido da reforma agrária no Brasil dos anos 90. Caderno Prudentino de Geografia , Presidente Prudente, v. 18, p. 89-107, 1996.
-
ALENTEJANO, PAULO ; COSTA, A. M. A. (Org.) ; BARCELOS, E. (Org.) ; TAVARES, E. (Org.) ; CORREA, G. S. (Org.) ; WANDERLEY, L. J. M. (Org.) ; ROCHA-LEAO, P. C. (Org.) ; D'ANDREA, P. (Org.) ; SILVA, T. L. A. (Org.) ; SILVA, V. M. (Org.) . Geografia dos grandes projetos de desenvolvimento: reflexões a partir dos conflitos no estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2021. v. 1. 516p .
-
RIBEIRO, A. M. M. ; TELO, F. ; MEDEIROS, Leonilde ; ALENTEJANO, PAULO ; BRITO, R. B. . Contando histórias da terra e das águas. 1. ed. Erechim: Associação Nacional dos Atingidos por Barragens, 2020. v. 1. 38p .
-
CALDART, R. S. (Org.) ; PEREIRA, I. B. (Org.) ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Org.) ; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) . Diccionario de educación del campo. 1. ed. Buenos Aires: Editorial Batalla de Ideas, 2017. v. 1. 416p .
-
CALDART, R. S. (Org.) ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Org.) . MST, universidade e pesquisa. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014. v. 1. 264p .
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; LEITE, L. C. F. ; GONÇALVES, Carlos Walter Porto . Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro. 1. ed. São Gonçalo: CEDIPE, 2013. v. 1. 500p .
-
CALDART, R. S. (Org.) ; PEREIRA, I. B. (Org.) ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Org.) ; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) . Dicionário da Educação do Campo. 1. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012. v. 1. 788p .
-
ALVARENGA, M. (Org.) ; SANTOS, R. E. N. (Org.) ; NOBRE, D. (Org.) ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Org.) . Educação popular, movimentos sociais e formação de professores - outras questões, outros diálogos. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. v. 1. 368p .
-
SANTOS, R. E. N. (Org.) ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo (Org.) ; ALVARENGA, M. (Org.) ; NOBRE, D. (Org.) . Educação Popular, movimentos sociais e formação de professores: diálogos entre saberes e experiências brasileiras. Petrópolis: DP et alii, 2010. 240p .
-
LINHARES, Elizabeth ; MEDEIROS, Leonilde ; PADRÃO, Luciano ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Conhecendo assentamentos rurais no Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2002. v. 1. 216p .
-
ALENTEJANO, PAULO . Desapropriação. In: CARDOSO, Alan Dutra; MOTTA, Márcia; MACHADO, Marina; PESSÔA, Reynaldo.. (Org.). Novo Dicionário da Terra. 1ed.Rio de Janeiro: Proprietas, 2023, v. 1, p. 207-209.
-
ALENTEJANO, PAULO ; COSTA, A. M. A. ; ROCHA-LEAO, P. C. . Expropriação e violência: reflexões a partir dos impactos dos grandes projetos de desenvolvimento no espaço agrário do Rio de Janeiro. In: BARBOSA, Rosangela Nair de Carvalho; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. (Org.). Labirintos da precarização do trabalho e das condições de vida. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 177-198.
-
ANTUNES, C. F. ; ALENTEJANO, PAULO . Association of Brazilian Geographers (AGB): The Construction of a Geography of Struggle. In: Rubén C. Lois González; Marco Antonio Mitidiero Junior. (Org.). Brazilian Geography In Theory and in the Streets. 1ed.Singapura: Springer, 2022, v. 1, p. 399-421.
-
ALENTEJANO, PAULO ; TAVARES, E. . Os Grandes Projetos de Desenvolvimento (GPDs): uma análise crítica a partir da Geografia. In: GTAgrária das AGBs Rio e NIterói. (Org.). Os grandes projetos de desenvolvimento: reflexões a partir dos conflitos no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2021, v. 1, p. 51-88.
-
ALENTEJANO, PAULO ; D'ANDREA, P. ; WANDERLEY, L. J. M. . A falácia da escassez: a crise hídrica e a barragem do Rio Guapiaçu. In: GTAgrária das AGBs Rio e Niterói. (Org.). Geografia dos grandes projetos de desenvolvimento: reflexões a partir dos conflitos no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2021, v. 1, p. 231-281.
-
ALENTEJANO, PAULO . Questão agrária, meio ambiente e soberania alimentar no Brasil. In: Márcia Yukari Mizusaki; Cláudia Marques Roma; Alexandre Bergamin Vieira. (Org.). Questão agrária e práxis social no século XXI: impasses, desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 229-249.
-
ALENTEJANO, PAULO ; EGGER, D. . Agronegócio. In: DIAS, Alexandre Pessoa; STAUFFER, Anakeila de B.; MOURA, Luiz Henrique G de; VARGAS, Maria Cristina. (Org.). Dicionário de Agroecologia e Educação. 1ed.São Paulo; Rio de Janeiro: Expressão Popular; EScola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021, v. 1, p. 97-104.
-
ALENTEJANO, PAULO ; LEITE, L. C. F. . Território. In: DIAS, Alexandre Pessoa; STAUFFER, Anakeila de B.; MOURA, Luiz Henrique G. de; VARGAS, Maria Cristina. (Org.). Dicionário da Agroecologia e Educação. 1ed.São Paulo; Rio de Janeiro: Expressão Popular; Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021, v. 1, p. 750-755.
-
ALENTEJANO, PAULO . Expansão do agronegócio e insegurança alimentar no Brasil. In: Suzana Moreira Padrão e Olivia Schneider. (Org.). Conflitos e construção coletiva: a segurança alimentar e nutricional em questão. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2020, v. 1, p. 60-78.
-
ALENTEJANO, PAULO . O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política sob ataque. In: Ana Claudia Ramos sacramento e Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de Geografia Produção social do espaço e processos formativos Livro 2. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2020, v. 1, p. 127-152.
-
ALENTEJANO, PAULO ; OLIVEIRA, D. M. S. C. ; BARBOZA, D. R. . Hegemonia do agronegócio e aceleração da contrarreforma agrária: as políticas do governo Bolsonaro para o campo. In: Larissa Dahmer Pereira; Douglas Ribeiro Barboza. (Org.). POLÍTICAS REGRESSIVAS E ATAQUES AOS DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL: DILEMAS ATUAIS EM UM PAÍS DE CAPITALISMO DEPENDENTE. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2020, v. 1, p. 131-166.
-
ALENTEJANO, PAULO . A questão agrária no Brasil. In: Jacqueline Botelho; Douglas Barboza. (Org.). Lutas sociais e a ofensiva do capital no Brasil contemporâneo: desafios e estratégias de organização da classe trabalhadora. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, v. 1, p. 225-250.
-
ALENTEJANO, PAULO . O campo brasileiro em disputa: a expansão do agronegócio e a resistência dos povos do campo no século XXI. In: Mônica Castagna Molina; Maria de Fátima Almeida Martins. (Org.). FORMAÇÃO DE FORMADORES : REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2019, v. , p. 1-426.
-
PEREIRA, J. M. M. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Brazil: class strugle in the countryside. In: James Petras; Henry Veltmeyer. (Org.). The class strugle in Latin America. 1ed.New York: Routledge, 2018, v. 1, p. 105-133.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A formação do professor de Geografia e a Educação do Campo no Rio de Janeiro. In: Ana Cláudia Ramos Sacramento; Charlles da França Antunes; Manoel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro / São Gonçalo: CONSEQUÊNCIA/FAPERJ/FFP-UERJ, 2015, v. 1, p. 135-155.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; EGGER, D. ; BARCELOS, E. ; SANTOS, L. H. ; LEITE, L. C. F. ; CRUZ, V. C. ; D'ANDREA, P. . Os 'grandes projetos de desenvolvimento' e seus impactos sobre o espaço agrário do Rio de Janeiro. In: Marco Antonio Mitidiero Junior; Maria Franco Garcia; Pedro Costa Guedes Viana. (Org.). A questão agrária no século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2015, v. 1, p. 181-224.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; PEREIRA, J. M. M. . El agro brasileño: de la modernización conservadora a la hegemonía del agronegocio. In: Guillermo Almeyra; Luciano Concheiro Bórquez; João Márcio Mendes Pereira; Carlos Walter Porto-Gonçalves. (Org.).. (Org.). Capitalismo: tierra y poder en América Latina (1982-2012). 1ed.México, D.F.: Universidad Autónoma Metropolitana (Xochimilco), CLACSO, Peña Lillo Continente, 2014, v. 1, p. 50-140.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; CALDART, R. S. . MST, Universidade e Pesquisa: principais desafios do momento atual. In: Roseli Salete Caldart; Paulo Alentejano. (Org.). MST, universidade e pesquisa. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2014, v. 1, p. 237-261.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Questão Agrária e Agroecologia no Brasil do Século XXI. In: Mônica Castagna Molina; Clarice Aparecida dos Santos; Fernando Michelotti; Romier da Paixão Souza. (Org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre Agroecologia e Educação do Campo nos cursos do Pronera. 1ed.Brasília: NEAD, 2014, v. 1, p. 23-57.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Estrutura fundiária. In: CALDART, R.; PEREIRA, I.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 353-358.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Modernização da agricultura. In: CALDART, R.; PEREIRA, I.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 477-481.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Terra. In: CALDART, R.; PEREIRA, I.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 740-743.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Trabalho no campo. In: CALDART, R.; PEREIRA, I.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G.. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro / São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Expressão Popular, 2012, v. 1, p. 755-758.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O Norte Fluminense, a luta pela terra e a política de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro. In: Pedlowski, M.; Oliveira, J. C.; Kury, K. A.. (Org.). Desconstruindo o latifúndio - a saga da reforma agrária no Norte Fluminense. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. 1, p. 19-55.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os desafios da educação de jovens e adultos em assentamentos e acampamentos rurais no estado do Rio de Janeiro. In: Marcia Soares de Alvarenga. (Org.). Educação de jovens e adultos: em tempos e contextos de aprendizagens. 1ed.Rio de Janeiro: Rovelle, 2011, v. 1, p. 45-62.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Los movimientos sociales rurales y la reconfiguración del espacio agrario brasileño. In: Georgina Calderón Aragón; Efraín León Hernández. (Org.). Descubriendo la espacialidad social desde América Latina - reflexiones desde la geografía sobre el campo, la ciudad y el medio ambiente. 1ed.México: Editorial Itaca, 2011, v. 1, p. 283-322.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O cenário agrícola internacional e sua relação com a conjuntura agrária brasileira. In: GALVÃO, C. F.; MILLÉO, J. C.. (Org.). A prática de ensino real e o ensino da prática ideal. 1ed.Curitiba: CRV, 2010, v. , p. 67-83.
-
GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Geografía agraria de la crisis de los alimentos en Brasil. In: Carlos Walter Porto-Gonçalves. (Org.). Territorialidades y lucha por el territorio en América Latina. Maracaibo: Ediciones IVIC, 2009, v. 1, p. 203-224.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Uma análise geográfica dos conflitos no campo brasileiro. In: Oliveira, M. P.; Coelho, M. C. N.; Corrêa, A de M.. (Org.). O Brasil, A América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, v. II, p. 238-253.
-
GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . BRésil: mouvements paysans face aux conséquences fonciéresde la hausses des prix. In: DUTERME, Bernard. (Org.). État desrésistances dans le Sud - 2009. 1ed.Louvain-la-Neuve: Centre Tricontinental, 2008, v. 1, p. 197-202.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os movimentos sociais rurais e a teoria geográfica. In: MARAFON; RUA; RIBEIRO. (Org.). Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007, v. , p. 97-117.
-
LACERDA, A. E. ; GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A geografia serve para desvendar máscaras sociais. In: CANUTO; LUZ; AFONSO; SANTOS. (Org.). Conflitos no Campo Brasil 2006. Goiânia: CPT Nacional, 2007, v. , p. 90-92.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Desapropriação. In: Marcia Motta. (Org.). Dicionário da Terra. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, v. 1, p. 161-165.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; LEITE, Sergio Pereira ; SOUZA, Inês Cabanilha de . Os impactos dos assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro. In: MEDEIROS, Leonilde S.; LEITE, Sérgio P.. (Org.). Assentamentos rurais: mudança social e dinâmica regional. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2004, v. , p. 1-307.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Assentamentos rurais e conflitos ambientais no Estado do Rio de Janeiro. In: HENRI ACSELRAD. (Org.). Conflito social e meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004, v. , p. 151-177.
-
MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; SOUZA, Inês Cabanilha de ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os efeitos locais dos assentamentos rurais. In: Roberto José Moreira; Luiz Flávio de Carvalho Costa. (Org.). Mundo rural e cultura. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2002, v. 1, p. 179-204.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Deux conceptions opposées de la réforme agraire au Brésil. In: Marcel Mazoyer. (Org.). Question agraire et mondialization: points de vue du Sud. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2002, v. IX, p. 221-232.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; LEITE, Sérgio Pereira ; BENEDETTI, A. C. ; SOUZA, Inês Cabanilha de . Luta por terra e assentamentos rurais no Rio de Janeiro. In: Leonilde Servolo de Medeiros; Sérgio Pereira Leite. (Org.). A formação dos assentamentos rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. 1ed.Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999, v. 1, p. 117-160.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Pluriatividade: uma noção válida para a análise da realidade agrária brasileira?. In: João Carlos Tedesco. (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 1ed.Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 1999, v. , p. 147-173.
-
ALENTEJANO, PAULO . Crescimento das terras cadastradas no Incra e a MP 910: prenúncio de crime. Brasil de Fato, p. 1 - 11, 30 out. 2023.
-
ALENTEJANO, PAULO . Crise do coronavírus alerta para necessidade de repensar produção alimentar. Brasil de Fato, p. 1 - 4, 09 out. 2023.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Reforma agrária para resolver a crise urbana. AGB em Debate, São Paulo, , v. 13, p. 7 - 8, 15 mar. 1998.
-
ALENTEJANO, PAULO . A terra no centro dos embates. In: XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2019, Quito. Anales - XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2019. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A centralidade da questão fundiária no cenário agrário brasileiro do século XXI. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por una América Latina unida y sostenible, 2015, La Habana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por una América Latina unida y sustentable. La Habana: Facultad de Geografia de la Universidad de La Habana / Sociedad Cubana de Geografia, 2015. v. 1. p. 1-21.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Divisão territorial do Brasil: o urbano e o rural em questão. In: XIV Encontro Nacioinal de Geógrafos, 2006, Rio Branco/AC. Anais do XIV Encoontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: AGB, 2006. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os conflitos pela terra no Brasil: em busca de uma interpretação geográfica dos movimentos sociais rurais e suas formas de mobilização. In: XIV Encontro Nacional de Geógrafos, 2006, Rio Branco/AC. Anais do XIV Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo: AGB, 2006. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os movimentos sociais rurais e a teoria geográfica. In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2006. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os movimentos sociais na teoria geográfica. In: VI Congresso Brasileiro de Geografia, 2004, Goiânia. Setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a geografia no século XXI, 2004. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Novas e velhas questões na análise do espaço agrário brasileiro. In: XV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2000, Goiânia. Anais - XV Encontro Nacional de Geografia Agrária - Espaço Agrário Brasileiro: velhas formas, novas funções, novas formas, velhas funções, 2000. v. 2.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Reforma agrária e relação campo-cidade no Brasil do século XXI. In: II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005, Presidente Prudente. II Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Presidente Prudente: UNESP/USP, 2005.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os impactos regionais dos assentamentos rurais. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Por Uma Geografia Nova na Construção do Brasil. João Pessoa: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2002. v. 1. p. 19-19.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Assentamentos rurais e pluriatividade no Rio de Janeiro. In: XIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, 1998, Presidente Prudente. Anais do XIV Encontro Nacional de Geografia Agrária. Prsidente Prudente: FCT/UNESP, 1998. v. 1. p. 139-141.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; LIMA JR, L. D. ; COUTO, M. A. C. . Projeto Mangueira Vestibulares: construindo cidadania. In: I Encontro de Professores de Geografia do Rio de Janeiro, 1998, Nova Friburgo. As reformas educacionais e o ensino de Geografia, 1998. v. 1. p. 16-16.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Reforma agrária e pluriatividade no Rio de Janeiro: repensando a dicotomia rural-urbano nos assentamentos rurais. In: XI Encontro Nacional de Geógrafos, 1998, Vitória da Conquista. XI Encontro Nacional de Geógrafos. Vitória da Conquista: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998. v. 1.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; BARCELOS, E. ; SANTOS, L. H. ; LEITE, L. C. F. . Impactos socioambientais dos grandes projetos de desenvolvimento: o caso do Complexo Industrial-Portuário do Açu. Terra Livre , 2012.
-
ALENTEJANO, PAULO . Pode haver agroecologia sem reforma agrária?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALENTEJANO, PAULO . As políticas fundiárias, ambiental e de direitos territoriais no Brasil nas últimas décadas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALENTEJANO, PAULO . A Geografia Agrária e o pensamento marxista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, PAULO . A Educação de jovens e adultos no contexto da Educação do Campo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, PAULO . A questão agrária no Brasil atual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . O MST e a luta contra o uso de agrotóxicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A contribuição para a alfabetização de jovens e adultos do campo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Agronegócio, ambiente e soberania alimentar no século XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os movimentos sociais e a nova configuração do capitalismo globalizado: desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Questão agrária, universidade e movimentos sociais: desafios para a Educação do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Questão fundiária e conflitos pela terra no Norte Fluminense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Soberania alimentar, meio ambiente e fome: geopolítica da produção de alimentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Censo Agropecuário: apontamentos e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Terra e sociedade na Baixada Fluminense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Educação do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A centralidade da questão fundiária no cenário agrário brasileiro do século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A questão fundiária e a luta pela terra no Brasil: desafios para o século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A AGB e a história do pensamento geográfico brasileiro: o papel do geógrafo na contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; ROCHA-LEÂO . Importância do trabalho de campo para a Geografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Os movimentos sociais no campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Reforma Agrária no Governo Lula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Mapeando os conflitos pela tera no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Divisão territorial do Brasil: o urbano e o rural em questão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, G. S. ; ALENTEJANO, PAULO . Homenagem a Carlos Walter Porto-Gonçalves. São Gonçalo, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALENTEJANO, PAULO ; MARTINS, A. ; CHRISTOFFOLI, P. I. . Subsídios para a compreensão da questão agrária no Brasil atual. Guararema: ENFF, 2022 (Textos para discussão).
-
ALENTEJANO, PAULO ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; BRITO, R. B. ; CARVALHO, I. S. H. . Memórias das lutas pela terra no Rio de Janeiro 2022 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, PAULO ; MEDEIROS, Leonilde ; COSTA. Ana Maria ; RIBEIRO, A. M. M. ; NEVES, D. P. ; TELO, F. ; BRITO, R. B. . Memórias das lutas pela terra no Rio de Janeiro 2020 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, PAULO . O rural em regiões metropolitanas: a Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo. Rio de Janeiro, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MITIDIERO JR., M. A. ; ALENTEJANO, PAULO . SEÇÃO TEMÁTICA - Geografias do Campo Brasileiro: A questão agrária na conjuntura, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
SILVA, C. A. ; KAROL, E. ; GRANDI, M. S. ; ALENTEJANO, PAULO . Editorial. São Gonçalo, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
TAVARES, M. T. G. ; ALVARENGA, M. ; SILVA, C. A. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; SANTOS, R. E. N. . Apresentação. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Prefácio. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CALDART, R. S. ; ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Apresentação. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; BARCELOS, E. ; COSTA. Ana Maria ; MILANEZ, Bruno ; PESSANHA, Roberto Moraes . O PROJETO MINAS RIO E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: OLHARES DESDE A PERSPECTIVA DOS ATINGIDOS. Rio de Janeiro: AGB, 2013 (Dossiê).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Editorial, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; SILVEIRA, D. M. ; BARCELOS, E. ; PASINI, I. ; DOUETTS, L. ; SANTOS, L. H. ; LEITE, L. C. F. ; PEREIRA, M. C. B. ; BERRIEL, M. ; COSTA, S. . II CAderno de Textos do Grupo de Trabalho de Assuntos Agrários - AGBs Rio e Niterói. Rio de Janeiro e Niterói: Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seções Rio de Janeiro e Niterói, 2012 (Caderno de Textos).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Roseli Nunes 2012 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Dandara dos Palmares 2009 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Zumbi dos Palmares 2006 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Vida Nova 2006 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Paz na Terra 2006 (Cartilha).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; SILVEIRA, D. M. ; SANTOS, L. H. ; LACERDA, A. E. ; PEREIRA, M. C. B. ; MOREN, A. ; ARAUJO, A. ; GONCALVES, C. U. ; GOMES, E. ; JARDIM, L. ; ELICHER, M. J. . I Caderno de Textos nº 1 - Grupo de Trabalho de Assuntos Agrários - AGBs Rio e Niterói. Rio de Janeiro e Niterói: Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seções Rio e Niterói, 2006 (Caderno de Textos).
-
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Terra Prometida 2005 (Cartilha).
Outras produções
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Conflitos ambientais nos assentamentos rurais do estado do Rio de Janeiro. 2003.
ALENTEJANO, PAULO . Revista Terra Livre. 2021.
ALENTEJANO, PAULO . Revista Estudos Sociedade Agricultura. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . Alguns apontamentos para uma crítica da EaD na Educação Brasileira em tempos de pandemia. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . Nem só de petróleo e empresas multinacionais vive Macaé-RJ: uma análise sobre o espaço agrário. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . DA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO À NECROPOLÍTICA DEMOGRÁFICA: PRESENTIFICAÇÃO E DISPUTAS DE SENTIDO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . Colapso e determinismo escalar em tempos pandêmicos: Reflexões preliminares sobre a casa, o ?isolamento social? e o déficit habitacional. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . Alguns apontamentos para uma crítica da EaD na Educação Brasileira em tempos de pandemia. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . Reestruturação do trabalho docente e desigualdades educacionais em tempos de crise sanitária, econômica e civilizatória. 2020.
ALENTEJANO, PAULO . CPI do MST. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . BlogJunho. 2016; Tema: Brasil 2016: Do golpe ao perigo da ditadura. (Blog).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . GeoAgrária. 2015; Tema: Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária. (Blog).
ALENTEJANO, PAULO ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; BRITO, R. B. ; CARVALHO, I. S. H. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALENTEJANO, PAULO ; COSTA, A. M. A. ; BARCELOS, E. ; TAVARES, E. ; CORREA, G. S. ; WANDERLEY, L. J. M. ; LEITE, L. C. F. ; ROCHA-LEAO, P. C. ; COSTA, P. D. ; SILVA, V. M. ; SILVA, T. L. A. . Uma década de grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense. 2022. (Relatório de pesquisa).
ALENTEJANO, PAULO ; COSTA. Ana Maria ; RIBEIRO, A. M. M. ; NEVES, D. P. ; TELO, F. ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; BRITO, R. B. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALENTEJANO, PAULO ; COSTA. Ana Maria ; RIBEIRO, A. M. M. ; NEVES, D. P. ; TELO, F. ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; BRITO, R. B. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, PAULO . Agronegócio e pandemia. 2020. (Palestra).
ALENTEJANO, PAULO . REFORMA AGRÁRIA, CAOS URBANO, AGRONEGÓCIO E PANDEMIA. 2020. (Palestra).
ALENTEJANO, PAULO . Leituras do Campo e da Cidade no Brasil: aportes basilares para a pesquisa geográfica. 2020. (Palestra).
ALENTEJANO, PAULO ; RIBEIRO, A. M. M. ; TELO, F. ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; BRITO, R. B. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALENTEJANO, PAULO ; RIBEIRO, A. M. M. ; TELO, F. ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; D'ANDREA, P. ; BRITO, R. B. ; BORGES, S. ; EVANGELISTA, R. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, PAULO ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; TELO, F. ; BRITO, R. B. ; D'ANDREA, P. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALENTEJANO, PAULO ; MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; TELO, F. ; BRITO, R. B. ; D'ANDREA, P. ; BORGES, S. ; EVANGELISTA, R. . Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A estrutura agrária brasileira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . História e Economia da América Latina. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Economia Política da América Latina. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Campo Alegre. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Campo Alegre. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme).
ALENTEJANO, PAULO ; BARCELOS, E. A. S. ; EGGER, D. ; SILVEIRA, D. M. ; SANTOS, L. H. ; LEITE, L. C. F. ; SILVA, T. L. A. ; COSTA, P. D. . Os grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário do Rio de Janeiro. 2013. (Relatório de pesquisa).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Roseli Nunes. 2013. (Vídeo).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Questão agrária e movimentos sociais no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Roseli Nunes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Roseli Nunes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Dandara dos Palmares. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Paz na Terra. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Vida Nova. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Movimientos rurales, medio ambiente, reforma agraria y reconfiguración espacial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Zumbi dos Palmares. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; GONÇALVES, Carlos Walter Porto ; LACERDA, A. E. ; SILVEIRA, D. M. ; SILVA, D. L. ; LEITE, L. C. F. ; SANTOS, L. H. ; SILVA, T. L. A. . Mapa dos Conflitos Fundiários no Campo Brasileiro. 2007. (Relatório de pesquisa).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . A dimensão espacial da reforma agrária: o conceito de área reformada e sua aplicação no estado do Rio de Janeiro. 2007. (Relatório de pesquisa).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Terra Prometida. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo . Mini-Curso - O Plano Nacional de Reforma Agrária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; LIMA JUNIOR, Leon Diniz . Acampamentos e assentamentos rurais no Rio de Janeiro. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; LIMA JR, L. D. . Conflitos fundiários rurais no Rio de Janeiro - 1950-2000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo ; LIMA JR, L. D. . Desapropriações de terra e/ou assentamentos rurais no Estado do Rio de Janeiro - 1950/2000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Movimentos sociais e conflitos territoriais: os impactos das transformações do capitalismo contemporâneo no espaço agrário brasileiro, Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar como as mudanças no capitalismo contemporâneo produziram novos conflitos territoriais e novas lutas sociais, transformando o espaço agrário brasileiro. Expansão do agronegócio, grandes obras de infraestrutura e projetos industriais e de exploração mineral que avançam sobre o espaço agrário, mas também as novas formas de apropriação do território sob a lógica do capitalismo verde são exemplos das transformações em curso do espaço agrário que produzem novos conflitos e lutas sociais no campo. Diante disso, os movimentos sociais do campo estão confrontados com novos desafios e novas formas de controle social e é preciso interpretar tais transformações à luz do debate sobre a luta de classes no Brasil atual.Nesse sentido, pretende-se:1. Analisar como o tema dos movimentos sociais surge e se desenvolve na teoria das Ciências Sociais e adentra ao campo da Geografia, relacionando-o com o debate sobre classes sociais.2. Analisar a relação entre movimentos sociais e conflitos territoriais, destacando-se as disputas em torno do mapeamento e as diversas cartografias que daí surgem.3. Analisar como as transformações do capitalismo contemporâneo, em especial a financeirização, o neoextrativismo, o capitalismo verde, produzem novos conflitos, novas formas de controle social sobre os movimentos sociais e novas formas de luta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Luiz Jardim de Moraes Wanderley - Integrante / Carlos Walter Porto-Gonçalves - Integrante / Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
2019 - 2022
Uma década de grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Luiza Chuva Ferrari Leite - Integrante / Thiago Lucas Alves da Silva - Integrante / Eduardo Barcelos - Integrante / ana maria costa - Integrante / Pedro D'Andrea - Integrante / Luiz Jardim de Moraes Wanderley - Integrante / Eduardo Tavares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2013 - Atual
Movimentos sociais e conflitos territoriais: os impactos das transformações do capitalismo contemporâneo no espaço agrário brasileiro, Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar como as mudanças no capitalismo contemporâneo produziram novos conflitos territoriais e novas lutas sociais, transformando o espaço agrário brasileiro. Expansão do agronegócio, grandes obras de infraestrutura e projetos industriais e de exploração mineral que avançam sobre o espaço agrário, mas também com as novas formas de apropriação do território sob a lógica do capitalismo verde são exemplos das transformações em curso do espaço agrário que produzem novos conflitos e lutas sociais no campo. Diante disso, os movimentos sociais do campo estão confrontados com novos desafios e novas formas de controle social e é preciso interpretar tais transformações à luz do debate sobre a luta de classes no Brasil atual. Nesse sentido, pretende-se: 1. Analisar como o tema dos movimentos sociais surge e se desenvolve na teoria das Ciências Sociais e adentra ao campo da Geografia, relacionando-o com o debate sobre classes sociais. 2. Analisar a relação entre movimentos sociais e conflitos territoriais, destacando-se as disputas em torno do mapeamento e as diversas cartografias que daí surgem. 3. Analisar como as transformações do capitalismo contemporâneo, em especial o desenvolvimento do capitalismo verde, produzem novos conflitos, novas formas de controle social sobre os movimentos sociais e novas formas de luta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / João Márcio Mendes Pereira - Integrante / Eduardo Paulon Girardi - Integrante / Bernardo Mançano Fernandes - Integrante / Pedro Ivan Christoffoli - Integrante / Antonio Thomaz Jr. - Integrante.
-
2011 - 2013
Consolidação da Infraestrutura para uma Ecologia de Saberes na Faculdade de Formação de Professores - FFP/ UERJ, Descrição: Projeto voltado para a consolidação da infraestrutura de ensino e pesquisa da FFP/UERJ, contemplado com APQ1 da FAperj em 2011. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Integrante / Célia Cristina da Silva Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Os grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense, Descrição: Nos últimos anos uma série de grandes obras de infraestrutura e pólos industriais têm sido criados no estado do Rio de Janeiro, assim como há um projeto em andamento para transformar o estado num dos principais pólos de silvicultura do país. Analisar os impactos destes grandes projetos sobre o espaço agrário fluminense é o objetivo central deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Carlos Walter Porto Gonçalves - Integrante / Debora Mendonça Silveira - Integrante / Luiza Chuva Ferrari Leite - Integrante / Luis Henrique dos Santos - Integrante / Thiago Lucas Alves da Silva - Integrante / Eduardo Barcelos - Integrante / Daniela Egger - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2014
Perspectivas de desenvolvimento da Educação do Campo nos acampamentos e assentamentos rurais do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Ao longo de décadas a educação no campo não foi prioridade para o estado brasileiro, resultando em índices de analfabetismo superiores aos encontrados nas cidades. Além disso, os projetos de educação voltados para o meio rural nunca foram pensados a partir dos anseios e necessidades dos trabalhadores rurais, mas como uma forma de impor a estes formatos produtivos e tecnológicos e modos de vida concebidos a partir da cidade. Entretanto, desde a década de 1980, os movimentos sociais rurais vêm propondo e defendendo uma nova concepção de educação voltada para o meio rural, uma EDUCAÇÃO DO CAMPO, isto é, uma proposta pedagógica voltada para os anseios dos trabalhadores rurais e adaptadas às necessidades destes. O objetivo do presente projeto de pesquisa é refletir sobre os desafios para o desenvolvimento de novas metodologias e práticas pedagógicas condizentes com o projeto político-pedagógico que visa transformar a educação existente no campo brasileiro em uma educação efetivamente transformadora, que valorize o trabalhador rural, o saber e a cultura popular, os valores humanistas, as práticas solidárias e o cuidado com o meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador.
-
2009 - Atual
Educação do Campo e Geografia, Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar as disputas em torno da Educação do Campo e as contribuições que a Geografia pode dar para a compreensão destas. Fechamento de escolas no campo, desmonte das políticas públicas de Educação do Campo, projetos educacionais do agronegócio e as ações dos movimentos sociais para manter ativa a luta pela Educação do Campo são questões a serem interpretadas a partir da perspectiva geográfica.Nesse sentido, pretende-se:1. Analisar como a Educação do Campo surge a partir das lutas dos movimentos sociais do campo, se institucionaliza ao longo dos anos 2000 e 2010 e sofre um desmonte nos últimos anos.2. Analisar a espacialidade do fechamento de escolas no campo.3. Analisar as ações educativas desenvolvidas pelo agronegócio, as disputas travadas pelos movimentos sociais do campo para manter viva a luta pela Educação do Campo e os rebatimentos destes confrontos no ensino de Geografia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Roberta da Costa Lines - Integrante / Tássia Gabrieli de Figueiredo e Cordeiro - Integrante / Ingrid da Silva Linhares - Integrante.
-
2008 - 2010
Laboratórios de Pesquisa em Ensino: desenvolvimento de propostas e material didático, Descrição: Projeto voltado para o equipamento dos laboratórios de pesquisa da FFP e para produção de material didático para a educação básica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Magali Gouveia Engel - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Por uma ecologia de saberes: produção e desenvolvimento de pesquisas na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Descrição: Projeto voltado para o mapeamento das atividades de pesquisa desenvolvidas na FFP/UERJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Célia Cristina da Silva Tavares - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2007 - 2009
Economia e sociedade do agronegócio, Descrição: Pesquisa voltada para identificar e analisar os processos econômicos, sociais e políticos associados à expansão do agronegócio em regiões selecionadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Leonilde Servolo de Medeiros - Integrante / Sergio Pereira Leite - Integrante.
-
2007 - Atual
Educação do campo, Descrição: Projeto voltado para a análise da realidade educacional no campo brasileiro e a ação dos movimentos sociais rurais em busca de sua transformação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador.
-
2007 - Atual
Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro, Descrição: Os conflitos no campo brasileiro têm sido objeto crescente de reflexão por parte dos geógrafos, como parte da incorporação pela Geografia da reflexão sobre temas como as contradições da sociedade e os movimentos sociais. O Atlas dos Conflitos Fundiários no Campo Brasileiro se insere nesta perspectiva. Trata-se de um projeto em andamento desde 2006, desenvolvido em parceria pelo GeoAgrária-FFP e o Lemto-UFF. Nele buscamos compreender as especificidades que a luta pela terra no Brasil apresenta nas diferentes configurações regionais do país. Tal estudo pode nos ajudar a compreender características importantes desses conflitos, pois, acreditamos que o lugar geográfico onde ocorre o evento pode nos ajudar a compreender os complexos processos sociais contribuindo, assim, para diminuir uma imensa lacuna das ciências sociais de pensar o espaço/o território que, aqui, é entendido como um componente denso e não secundário ou externo aos processos sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Carlos Walter Porto Gonçalves - Integrante.
-
2005 - 2007
Mapa dos conflitos fundiários no campo brasileiro, Descrição: Este projeto, desenvolvido em parceria com o LEMTO ? Laboratório de Estudos dos Movimentos Sociais e Territorialidades ? do Departamento de Geografia da UFF, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves, e financiado pelo CNPq através do Edital Universal 2004, tem como objetivo produzir um amplo mapeamento dos conflitos no campo brasileiro a partir do Banco de Dados da CPT, referentes aos últimos 20 anos, visando ampliar a compreensão dos conflitos fundiários no campo brasileiro por meio de uma análise interdisciplinar e que leve em conta a diversidade territorial brasileira, as formas de resistência e mobilização dos trabalhadores rurais e os mecanismos de coerção públicos e privados. Dentre as metas do projeto destacam-se: produzir mapas acerca dos conflitos fundiários brasileiros; analisar a diversidade das lutas pela terra no Brasil; identificar as diferentes formas de coerção públicos e privados no campo brasileiro e sua diversidade regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador / Carlos Walter Porto Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - 2006
A dimensão espacial da reforma agrária: o conceito de área reformada e sua aplicação no estado do Rio de Janeiro, Descrição: Este projeto, aprovado pela FAPERJ na modalidade Auxílio Instalação, busca combinar a análise das bases teóricas que sustentam o viés espacial presente nas políticas governamentais de reforma agrária em formulação pelo atual governo federal, com a observação do processo de implementação destas, tomando por base a realidade do estado do Rio de Janeiro. Em especial, propomos acompanhar as ações governamentais implementadas nas áreas reformadas indicadas em conjunto pelos movimentos sociais rurais e o Incra para serem alvo das políticas agrárias no Estado do Rio de Janeiro. .: Tal acompanhamento objetiva identificar: (1) a coerência das ações governamentais com os pressupostos das políticas; (2) as reações dos movimentos sociais às políticas e à forma com estão sendo implementadas; (3) os resultados destas políticas, no que diz respeito à concretização dos objetivos propostos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - Atual
Novas metodologias no ensino de geografia agrária, Descrição: Pesquisar e desenvolver atividades voltadas para metodologias do ensino de geografia agrária na educação básica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador.
-
2004 - Atual
Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Através do projeto do Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais do Estado do Rio de Janeiro desenvolvemos o mapeamento dos conflitos pela terra rural no Rio de Janeiro, configurando importante instrumento para o ensino e a pesquisa em Geografia Agrária. Dentre os objetivos do projeto destacam-se a atualização do mapeamento dos conflitos pela terra no estado do Rio de Janeiro; a elaboração de um Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro, em base digital; o aperfeiçoamento da metodologia de registro dos conflitos adotada até o presente momento; a melhoria da qualidade do mapeamento dos conflitos fundiários rurais através do uso de técnicas de geoprocessamento; a elaboração de textos analisando as características dos conflitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador.
-
2000 - 2003
Assentamentos rurais em perspectiva comparada: dimensões histórica, econômica, política, social e ambiental, Descrição: Pesquisa realizada em 4 assentamentos rurais no Estado do Rio de Janeiro durante 3 anos e que ainda está em fase final de elaboração dos produtos definitivos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Integrante / Leonilde Servolo de Medeiros - Integrante / Sérgio Pereira Leite - Coordenador / Afrânio Raul Garcia Junior - Integrante / Maria Grynszpan - Integrante., Financiador(es): Fundação Ford - Cooperação.
-
1999 - 2003
Reforma Agrária, Territrório e Desenvolvimento, Descrição: Há nos últimos anos uma crescente tendência a enfatizar o caráter territorializado do desenvolvimento, isto é, o fato de que os processos de desenvolvimento não apenas são vistos em sua historicidade, mas também em sua geograficidade, ou seja, não passíveis de ser descolados de sua base espacial, assim, como não podem ser compreendidos sem levar em conta o momento histórico e os processos que o engendram. Tal fato representa uma importante reviravolta na tradição das ciências sociais (estou incluindo aqui a economia apesar da resistência de muitos economistas), uma vez que o espaço foi tradicionalmente visto como o morto, o fixo, o não-dialético e imóvel, enquanto o tempo era visto como sinônimo de riqueza, fecundidade, vida e dialética, no dizer de Harvey [1992], citando Foucault. Nesta perspectiva, refletir sobre as interações entre reforma agrária, território e desenvolvimento representa um expressiva contribuição da Geografia para o debate sobre a questão da reforma agrária no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Coordenador.
-
1997 - 2002
Impactos regionais dos assentamentos rurais: dimensões econômicas, políticas e sociais, Descrição: Pesquisa realizada durante 5 anos em 6 diferentes estados do país, envolvendo equipes regionais coordenadas pelo CPDA/UFRRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Roberto Raposo Alentejano - Integrante / Leonilde Servolo de Medeiros - Integrante / Sérgio Pereira Leite - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
2006
Menção Honrosa, UERJ - 6ª Semana de Graduação.
1985
Bolsa Desempenho Acadêmico, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Geografia. , Rua Dr. Francisco Portela, 794, Paraíso, 24435000 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26043232, Ramal: 225, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores.,Linhas de pesquisa
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores.,Linhas de pesquisa
-
06/2021
Direção e administração, Faculdade de Formação de Professores.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduaçao em Geografia.
-
04/2013
Ensino, GEOGRAFIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Geografia I, Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, Movimentos Sociais e Geografia
-
10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores.,Linhas de pesquisa
-
10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores.,Linhas de pesquisa
-
08/2011
Ensino, Educação Básica - Modalidade Ensino de Geografia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de ocupação e questões ambientais no espaço fluminense
-
08/2010
Ensino, Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Movimentos sociais e produção do espaço geográfico
-
10/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa
-
10/2003
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Geografia.,Atividade de extensão realizada, Bibliotecas Populares nos Assentamentos Rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
-
06/2003
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Agrária, Geografia Humana Geral e do Brasil IV, Geografia Regional do Brasil III, Geografia Regional dos Continentes I, Monografia I, Monografia II, Economia
-
11/2012 - 12/2018
Ensino, Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente e Socedade
-
04/2009 - 03/2011
Direção e administração, Faculdade de Formação de Professores.,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Geografia.
-
01/2006 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo.,Atividade de extensão realizada, Escolarização de Jovens e Adultos em assentamentos e acampamentos rurais - PRONERA.
2010 - 2014
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor-pesquisador Visitante da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Atividades
-
05/2011 - 04/2013
Direção e administração, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
-
05/2011 - 04/2013
Ensino, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
2004 - 2004
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
10/2004 - 10/2004
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Agricultura familiar: conceitos, processos sociais e políticas públicas
2005 - 2007
Universidade Federal FluminenseVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
2003 - 2004
Universidade Federal FluminenseVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2003 - 12/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Estágio Curricular em Geografia, Organização do Espaço Periférico Brasileiro
1997 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
2014 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe
Disciplinas Ministradas:
1. Economia Política na América Latina e Caribe - Turma II - 15 a 19 de março de 2014 - 42 horas/aula
2. Economia Política na América Latina e Caribe - Turma III - 9 a 13 de março de 2015 - 42 horas/aula
3. Economia Política e Trabalho - Turmas VI e VII - 04 a 08 de junho de 2018 - 40 horas/aula
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Roberto Raposo Alentejano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?