Dagmar Elisabeth Estermann Meyer

É graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestre em Educação (1991) e doutora em Educação (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche no exterior - Universität Bielefeld (1997) - e pós-doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora colaboradora convidada, com credenciamento ativo, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Na mesma Instituição atuou, também, nos PPG em Enfermagem e em Saúde Coletiva. Nos últimos dez anos publicou 33 artigos em periódicos qualificados nas áreas da educação e da saúde e integrou o conselho editorial de várias revistas nessas áreas. Integrou o Comitê Científico da ANPED, representando o GT 23 (Gênero, sexualidade e educação) no período de 2006-2008. Exerceu a função de coordenadora adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por dois mandatos consecutivos (janeiro de 2005 a dezembro de 2006 e janeiro de 2007 a dezembro de 2008) e foi representante da área de Ciências Sociais e Humanas na Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de março de 2010 a abril de 2011. Integrou o CA Educação do CNPq no período de novembro de 2008 a novembro de 2012. Atualmente exerce o cargo de Editora de Área na Revista Interface. Como pesquisadora, integra o GEERGE - (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, vinculado à UFRGS) - desde sua criação, em 1990, e foi membro do GICS - (Grupo de Investigación Crítica em Salud: prácticas, políticas e ciudadanía, vinculado à Universidade das Ilhas Baleares) até 2015. Seus interesses de pesquisa majoritários estão vinculados ao estudo e análise de Políticas Públicas de Inclusão Social, no âmbito das quais vem investindo na discussão da politização contemporânea do feminino e da maternidade.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Identidades Traduzidas. Cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul
Orientador: Dra Guacira Lopes Louro
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Doutorado em sanduíche no exterior

1996 - 1997

Universitat Bielefeld
Título: Estágio de Pesquisa no Interdisziplinäres Frauenforschungszentrum (Doutorado Sanduíche)
Orientador: Prof Dr. Ursula Müller
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

1988 - 1991

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Reproduzindo Relações de Poder de Gênero e de Classe no Ensino de Enfermagem,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Dra Guacira Lopes Louro
Bolsista do(a): Programa Interinstitucional de Capacitação Docente da Capes, PICD/CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia da Pesquisa na Área da Saúde

1982 - 1983

Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Enfermagem

1976 - 1979

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Bolsista do(a): Fundação São Paulo, FUNDAÇÃO S.PAULO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2005 - 2005

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Meyer, Dagmar E. E. . Seminário 40 anos Faced: Dilemas Contemporâneos da Educação Escolar. 2011. (Outro).

Meyer, Dagmar E. E. ; MARTINS, A. P. V. ; SCHWENGBER, S. V. . Coordenadora do Simpósio Temático Feminismos e maternidade: diálogos (im)pertinentes. 2008. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . 31ª Reunião Anual da ANPED. 2008. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . Coordenadora do Eixo Temático Educação e Gênero. 2008. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . Seminário Nacional sobre Saúde e Violência na perspectiva da Vulnerabilidade. 2005. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . Coordenadora da sessão do Simpósio Parto e Maternidade. 2005. (Outro).

Meyer, Dagmar E. E. . 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Enfermagem hoje: coragem de experimentar muitos modos de ser". 2004. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . Membro da Comissão Organizadora do IV Congresso Luso-Brasileiro de História da educação.. 2002. (Congresso).

Meyer, Dagmar E. E. . I Jornada Gaúcha "Corpo e relações de gênero na contemporaneidade. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ANPED Sul 2018 ? Educação, Democracia e Justiça Social. Debatedora da Sessão Gênero e mídia no GT Gênero, Sexualidade e Educação. 2018. (Congresso).

Conferência Internacional de Estudos Queer. Transversalidade de gênero em políticas públicas: ênfases, desafios e tensões. 2018. (Congresso).

SENACORPUS.Até onde pode ir o corpo? Estado, políticas e regulações. 2018. (Seminário).

XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero. » Auditório da Reitoria » 10h30 às 11h30 Conferência 1: Gênero, sexualidade, inclusão social e políticas públicas: um percurso de pesquisa e seus desafios. 2016. (Congresso).

V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU.Gênero, sexualidade e biopolítica. 2015. (Outra).

II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade & VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola.Desafios e Potencialidades da relação Corpo, Gênero e Sexualidade. 2014. (Seminário).

X ANPED Sul.Trabalho encomendado no Eixo Temático Educação e Gênero. 2014. (Encontro).

36 Reunião Anual da ANPED.Um olhar de gênero sobre a inclusão social. 2013. (Outra).

Postura Investigativa no Ensino Superior - Capacitação para professores e tutores UNISINOS s e.Postura Investigativa no Ensino Superior. 2013. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Problematizando Gênero nas Políticas Públicas. 2013. (Congresso).

Ciclo de Conferências sobre questões de Gênero.Gênero e políticas públicas de 'inclusão social'. 2012. (Outra).

Seminário alusivo ao dia internacional da mulher.Dia internacional da Mulher. 2012. (Seminário).

Seminário Sexualidade e Educação sexual: dialogando políticas públicas e ações educativas.Políticas de Gênero e Sexualidade no cotidiano escolar. 2012. (Seminário).

X Colóquio sobre questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Outra).

X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de currículo de.Currículo e diferença: desafios contemporâneos. 2012. (Outra).

4 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 1 Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação.Coro, gênero e Educação: articulações e desafios. 2011. (Seminário).

I Congresso Latinoamericano de Gerontología Comunitaria. Viver para ser velho? Cuidado de si, juvenilismo e envelhecimento. 2011. (Congresso).

Reunião Regional do Projeto Educação em Sexualidade: desafios para uma política pública. 2011. (Outra).

Corpo, gênero e sexualidade: isso faz parte do currículo?.Corpo, gênero e sexualidade: isso faz parte do currículo?. 2010. (Outra).

II Encontro Internacional de Ciências Sociais: as Ciências Sociais e os desafios para o século XXI.Transexualidade, heteronormatividade e perfomance corporal. 2010. (Encontro).

I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas.Conversa afiada: formação em educação e saúde. 2010. (Outra).

IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Alguns modos de ver e de fazer pesquisa pós-estruturalista em Saúde. 2010. (Congresso).

Seminário dos cursos de pedagogia, letras, educação física e geografia: "corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero".Corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.Família e inclusão social no Brasil: como funciona essa articualação?. 2010. (Seminário).

VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Mesa Redonda Formação, ética, políticas: questões e desafios para a pesquisa em educação na perspectiva de gênero e sexualidade. 2010. (Outra).

32ª Reunião Anual da Anped: Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Educação e subalternidades contemporâneas: novas configurações?. 2009. (Congresso).

Corpo, gênero e sexualidade: desafios para a formação docente.Os corpos na contemporaneidade. 2009. (Seminário).

Diversidade sexual nos livros didáticos.Diversidade sexual nos livros didáticos. 2009. (Seminário).

I Encontro de Gênero e Diversidade na Escola, II Seminário Paraibano de Prevenção à Violência na Escola e I Colóquio Paraibano de Estudos de Gênero.Gênero, Saúde e Direitos Reprodutivos. 2009. (Seminário).

I Seminário Gênero, Geração e Saúde.Gênero e Saúde. 2009. (Seminário).

Reunião sobre Políticas Científicas do CNPq para a Área da Educação.Reunião sobre Políticas Científicas do CNPq para a Área da Educação. 2009. (Outra).

Tecnologias de educação preventiva e atenção psicossocial.Contribuições da Educação para o campo da Prevenção. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Mesa Redonda Saúde, corpo e sofrimento. 2008. (Seminário).

VII ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Mesa Temática A pesquisa sobre gênero e sexualidade em educação: questões para a inserção social. 2008. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids. 2008. (Congresso).

13ª Edição do Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico - PAAP/UFRGS.Encontros e Conversas: Abordagens Teórico-Metodológicas em Educação - Gênero, Sexualidade e Educação. 2007. (Encontro).

Antropologia e Direitos Humanos: entre poderes nativos e saberes ativos. 2007. (Seminário).

Gênero, prisão e manicômio judiciário.-. 2007. (Seminário).

III Encontro serrano de HIV/AIDS._. 2007. (Encontro).

IV Encontro Estadual dos Centros de Testagem e Aconselhamento do RGS (CTA/RS).Mesa Redonda "Corpo, Sexualidade e Prazeres na 3ª década de epidemia". 2007. (Encontro).

Nursing - 5º Congresso Brasileiro. A questão do multiculturalismo na educação: mudando os rumos e as ações. 2007. (Congresso).

Nursing - 5º Congresso Brasileiro. 2007. (Congresso).

Reunião do FORPRED - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd. 2007. (Congresso).

Seminário "Para onde foi a Aids?" a invisibilidade da epidemia. 2007. (Seminário).

Seminario avanzado sobre la salud y el desarrollo a través de la mirada de género.Integración de la perspectiva de género en Programas y Proyectos de salud; Concepciones de familia y cuidados familiares. 2007. (Seminário).

Fifth International Gender and Education Conference. Safe sex negotiation on TV: gender and identity in the words of female community health workers of the Family Health Program of Porto Alegre/Brazil. 2005. (Congresso).

Seminário Nacional: Avaliação de Políticas Públicas em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos. 2005. (Seminário).

16th World Congress of Sexology.It's time for shocking: sexuality and pedagogies of fear in Brazilian televised AIDS Campaigns. 2003. (Simpósio).

1ª Jornada da Associação Nacional de Gerontologia - RS.Gênero e envelhecimento: questões para a educação. 2003. (Outra).

Ciclo de Palestras.Uma questão de gênero II: mulheres, cidadania e escola na imigração alemã. 2003. (Outra).

II Jornada de Estudos: pensando e fazendo gênero.Os Estudos de Gênero na Itália, na Argentina e no Brasil. 2003. (Outra).

I Simpósio Feirense de Gênero: mulheres e diversidade.Corpo, Gênero e novas tecnologias: questões para a educação. 2003. (Simpósio).

IV Encontro Nacional da REDEFEM.Traidor por natureza? Representações de gênero no contexto de uma pesquisa HIV/AIDS. 2003. (Encontro).

IV Encontro Nacional da REDEFEM.De onde falam elas? Representações de mulher enunciadas pelas agentes comunitárias de saúde do Programa de Saúde de Porto Alegre, RS.. 2003. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Dimensão Pedagógica de uma pesquisa no trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde do Programa de Saúde da Família em Porto Alegre.. 2003. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Anúncios Televisivos de Prevenção do HIV/AIDS e Produção de Identidades de Gênero. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Escolas Salesianas / FMA. Escola, currículo e produção de diferenças sexuais e de gênero. 2003. (Congresso).

VI Seminário do Parto.Qualidade da Assistência ao Parto: Contribuições da Enfermagem. 2003. (Seminário).

XII Encontro Nacional da ABRAPSO.Educar Corpos Grávidos para gerar crianças saudáveis.... 2003. (Encontro).

. Imprensa e Produção de "Pertencimentos": Nacionalidade X Cidadania na Cultura Teuto-Brasileira-Evangélica no Rs. 2002. (Congresso).

ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação e Saúde: uma experiência de Prática de Ensino em psicologia e enfermagem. 2002. (Encontro).

Enfoque Cultural na Pesquisa em Saúde..O enfoque cultural na pesquisa em saúde e educação. 2002. (Outra).

I Jornada Gaúcha "Corpo e Relações de Gênero na Contemporaneidade"."Educação, saúde e produção de corpos e identidades de gênero". 2002. (Outra).

IV Congresso Luso - Brasileiro de História da Educação.. IV Congresso Luso - Brasileiro de História da Educação.. 2002. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Vigiar e educar corpos grávidos para produzir crianças saudáveis. 2002. (Seminário).

Redefem.Os Estudos Feministas - Perspectivas Teóricas e Metodológicas. 2002. (Outra).

VIII Simpósio Estadual sobre Cultura Gravataiense.Escola, Currículo e Políticas de Identidade. 2002. (Simpósio).

VI Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem: de que mudanças ( políticas e pedagógicas) estão falando. 2002. (Seminário).

XII Encontro de Enfermagem da Região Sul.Humanização e tecnologia. 2002. (Encontro).

.Conciliando Humanização e Tecnologia na Formação e na Prática de Enfermagem. 2001. (Encontro).

.Educação, Saúde e Produção de Identidades de Gênero.. 2001. (Outra).

.The Breast as constituents of maternity: an outdated story?. 2001. (Outra).

Fórum Mundial de Educação.Integração Universidade-Município para a qualificação do trabalho em creches comunitárias em Viamão/RS. 2001. (Outra).

.Uma escola em movimento: o seminário evangélico de formação de professores no RS.. 2000. (Simpósio).

.Cultura teuto-brasileira-evangélica no Rio Grande do Sul: conteúdos e movimentos de gênero, raça, classe, nação e religião.. 2000. (Outra).

.Educação, Religião e Cidadania. 2000. (Outra).

ANPED.Pedagogias de amamentação e produção de identidades maternas. 2000. (Seminário).

Conferência promovida a convite da ABEn/PE..Diferentes concepções de cuidar, da integralidade à fragmentação do ser. 2000. (Outra).

Gênero e Saúde. Por entre sutiãs e cuecas: um mote para discutir a relação gênero e saúde.. 2000. (Congresso).

GT de História da Educação.Alemão, estrangeiro ou teuto-brasileiro? Representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no RS.. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruna Dalmaso Junqueira

MEYER, D. Possibilidades para um Trabalho Docente Feminista: Professoras Mulheres da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Feminismos e a Narrativa Conservadora da "Ideologia De Gênero". 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiza Müller

MEYER, D. Discursos sobre o véu: Entre moldes e modulações nos discursos sobre o hijab no movimento online iraniano My Stealthy Freedom. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edson Mendes

MEYER, D. Entre o fisiológico e o social: modelo médico e modelo social nas pesquisas sobre sexualidade da pessoa com deficiência. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Humberto Luís de Cesaro

SOARES, Carmen Lucia;Meyer, Dagmar E. E.; GOELLNER, S.. Uma academia na vila: masculinidades e práticas corporais de hipertrofia uma academia da zona sul de Porto Alegre. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rúbia Guimarães

Meyer, Dagmar E. Estermann; KRUSE, M. H. L.;OLIVEIRA, Dora Lúcia de; Riffel. Todo lo que interessa a la mujer: discursos sobre saúde na revista Para Ti. 2012 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sheila Milena Pessoa dos Santos

ANDRADE, F. C. B.; FERREIRA, W. B.;Meyer, Dagmar E. Estermann. Graduação em Enfermagem: um olhar sobre o currículo na perspectiva de gênero. 2011 - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cintia Strim

Meyer, Dagmar E. Estermann; WORTMANN, M. L.; RIPOLL, D.; SANTOS, L. H. S.. O Corpo de Cláudia: Saúde Como Um Mais, Molecularização do Corpo e Otimização da Beleza em Revista. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Schein da Silva

Meyer, Dagmar E. E.; KRUSE, M. H. L.; VEIGA-NETO, A.; Riffel. Em defesa da sociedade: a invenção dos cuidados paliativos. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Adelina Giacomini

Meyer, Dagmar E. E.ANDRADE, S. S.; SEFFNER, F.. Jovens em processo de escolarização e violência: uma abordagem de gênero (Projeto de Dissertação). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Ely Flores

Meyer, Dagmar E. E.OLIVEIRA, Dora Lúcia de; CECCIM, Ricardo Burg; SILVA. A formação de facilitadoras de ações de Educação Permanente no contexto da Enfermagem Hospitalar: estudo de uma experiência educativa em serviço. (Projeto de Dissertação). 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dóris Soares Blessmann

Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, N. G.; WORTMANN, M. L.; ROCHA. Saúde ambiental: a articulação entre saúde e ambiente na política nacional de saúde ambiental como estratégia de Governo da população. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiane Freire França

Meyer, Dagmar E. E.. A contribuição dos Estudos de Gênero à formação docente: uma proposta de intervenção. 2009 - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lilian Alves Pereira

Meyer, Dagmar E. E.; Kobayashi; Mesti; Muller; Calsa. Prevencção de dificuldades na construção do espaço topológico por meio de intervenção pedagógica com ênfase na área psicomotora e tomada de consciência com alunos na educação infantil. 2009 - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Raphael Maciel da Silva Cabellero

Meyer, Dagmar E. E.; Rocha; Silva. Pedagogia das corporeidades:Prática terapêutica e Educação da Saúde. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cintia Strim

Meyer, Dagmar E. E.; WORTMANN, M. L.. Saúde como mais, corpo molecular e otimização da beleza na revista Cláudia. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cibele Biehl Bossle

Meyer, Dagmar E. E.; MOLINA NETO, Vicente; SOARES, Carmen Lucia. Personal Trainer & Cia: Noções de Marketing na Literatura sobre Treinamento Personalizado. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Schein da Silva

Meyer, Dagmar E. E.; Riffel; Dornelles. Em defesa da Sociedade: a invenção dos cuidados paliativos. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amanda Maurício Pereira Leite

Meyer, Dagmar E. E.. Parada na Diversidade em Florianópolis: Visibilidades e Invisibilidades. 2009 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jorge Luiz Vargas Montardo

Meyer, Dagmar E. E.. Do pecado ao perigo: discursos sobre educação sexual para adolescentes brasileiros no século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Prezzi Fernandes

Meyer, Dagmar E. E.. Nas trilhas da família... como e o que meninos e meninas apredem sobre relações familiares. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Débora Allebrandt

Meyer, Dagmar E. E.. Encobrindo origens, descobrindo relações: uma análise comparativa acerca do anonimato de doadores de gametas na reprodução assistida. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisandra Espíndula Moreira

Meyer, Dagmar E. E.. Vida de equilibrista? mães trabalhadoras em diferentes contextos sociais. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Fabio Pereira

Meyer, Dagmar E. E.. Homens na enfermagem: atravessamento de gênero na escolha, formação e exercício profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel da Silveira

Meyer, Dagmar E. E.. Esporte, homossexualidade e amizade: estudo etnográfico sobre o associativismo no futsal feminino. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alessandra Dartora da Silva

Meyer, Dagmar E. E.. Uma eterna saudade do passado: representações de velhice, saúde e doença entre homens. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Dallegrave

Meyer, Dagmar E. E.. No olho do furacão, na ilha da fantasia: a invenção da residência multiprofissional em saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dóris Soares Blessmann

Meyer, Dagmar E. E.. Vigilância ambiental em saúde: articulando saúde e ambiente como estratégia de governamento? - projeto de dissertação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marco Aurelio Freire Ferraz

Meyer, Dagmar E. E.. Rompendo silêncios: alunos com necessidades educativas especiais narram suas histórias de inclusão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Ryzewski

Meyer, Dagmar E. E.. Comunidade Silva: identidades em jogo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cibele Biehl Bossle

Meyer, Dagmar E. E.. Personal Trainer & cia: o discurso do marketing na formação do treinador personalizado - projeto de dissertação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Ribeiro de Vargas

Meyer, Dagmar E. E.. Meninas (mal) comportadas: posturas e estranhamentos em uma escola de periferia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raphael Maciel da Silva Caballero

Meyer, Dagmar E. E.. Corporeidade plurais: o corpo no encontro pedagógico-terapêutico - Projeto. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisiane Pruinelli

Meyer, Dagmar E. E.. Mídia e Doação de Orgãos: a produção de sujeitos doadores. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ednaildes Pereira de Ávila

Meyer, Dagmar E. E.SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; AMARAL, Marise Basso; SILVEIRA, R. M. H.. "Conversando sobre sexo": o que dizem as professoras sobre gênero e sexualidade - projeto de dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Letícia Prezzi Fernandes

Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, J. F.; RIBEIRO, Fernanda Bittencourt;SOARES, R. F. R.. Participação em banca na condição de orientadora. "Nas trilhas da família... Como e o que meninos e meninas em situação de rua aprendem sobre relações familiares - projeto de dissertação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Dallegrave

KRUSE, M. H. L.; WETZEL, Christine;Meyer, Dagmar E. E.; CECCIM, Ricardo Burg. Residência multiprofissional em Saúde: múltiplas vozes sobre a formação em serviço (Projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisandra Espíndula Moreira

NARDI, H. C.;Meyer, Dagmar E. E.; TITTONI, J.. Trabalho, maternidade e modos de subjetivação: trajetória de mulheres em diferentes contextos sociais (projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Scheila dos Santos Dreher

Meyer, Dagmar E. E.. "O pontinho da balança": história do cotidiano de mulheres teuto-brasileiras evangélicas no sul do Brasil, na perspectiva do privado e do público. 2007. Dissertação (Mestrado em Instituto Ecumênico de Pós-Graduação emTeologia) - Faculdade EST.

Aluno: Paulo Fábio Ferreira

Meyer, Dagmar E. E.; SEFFNER, F.; LOPES, M. J. M.; CECCIM, Ricardo Burg. Enfermagem e Masculinidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Maria de Aguiar L

SEFFNER, F.;Meyer, Dagmar E. E.SOARES, R. F. R.; KNAUTH, D. R.. Gomes. Representações de masculinidades entre jovens em Moçambique em tempos de SIDA. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alessandra Dartora da Silva

SEFFNER, F.;Meyer, Dagmar E. E.; DOLL, Johannes; CECCIM, Ricardo Burg. Fora do ninho: um estranho, representações de masculinidade, saúde e envelhecimento (Projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Ribeiro de Vargas

XAVIER, M. L. M.;Meyer, Dagmar E. E.; GARBIN, E. M.; ZEN, M. I. H. D.. Meninas (mal) comportadas - posturas e estranhamentos em uma ecola pública de periferia (Projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marco Aurelio Freire Ferraz

Meyer, Dagmar E. E.; LOPES, M. C.; SILVEIRA, R. M. H.. A exclusão do discurso dos incluídos: rompendo silêncios (Projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel da Silveira

Meyer, Dagmar E. E.; MOLINA NETO, Vicente. Mulheres praticantes de um esporte socialmente considerado masculino: uma peça artesanal sobre o associativismo feminino de um time de futsal de Porto Alegre (Projeto de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Marie Dabdab

Meyer, Dagmar E. E.; SEFFNER, F.; KNAUTH, D. R.;AYRES, J. R. C. M.. Participação em banca na condição de orientadora: "Só pega essa quem quer?" Tramas entre gênero, sexualidade e vulnerabilidade à infecção pelo HIV/AIDS. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Abel Balestrin

Meyer, Dagmar E. E.; FURLANI, Jimena; BERNARDES, N. G.. "Onde" "está" a sexualidade? Representações de sexualidade num curso de formação de professoras. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Gomes Dorneles

SEFFNER, F.;Meyer, Dagmar E. E.; GOELLNER, Silvana Vilodre; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Distintos destinos? A separação de meninos e meninas na educação física escolar na perspectiva de gênero. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Beheregaray Cabral

OLIVEIRA, Dora Lúcia deMeyer, Dagmar E. E.; FONSECA, R. M. G. S.; BONILHA, Ana Lúcia de Lourenzi. Gênero e Vulnerabilidade de Puérperas: o olhar de equipes do Programa de Saúde da Família em Santa Maria/RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Ryzewski

OSOWSKI, Cecília Irene;Meyer, Dagmar E. E.; LOPES, M. C.. Narrativas da comunidade Silva: mulheres afrodescendentes produzindo rupturas na noção de quilombolas (proposta de dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rodrigo Monteiro Pecoits

DOLL, Johannes;Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, N. G.. Projeto de Dissetação: A visão do idoso sobre a morte. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Lichtenfels

DOLL, Johannes;Meyer, Dagmar E. E.; CRAIDY, Carmem Maria; BULLA, Leonia Capaverde. As relações sociais e as funções das mulheres idosas da Vila Fátima na constelação familiar atual. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Abel Balestrin

Meyer, Dagmar E. E.LOURO, G. L.. Onde está a sexualidade? Algumas representações de sexualidade e gênero num curso de formação de professoras - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Gomes Dornelles

Meyer, Dagmar E. E.; GOELLNER, S.. 'Distintos destinos': a educação física escolar e o 'exercício' da separação entre meninos e meninas - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Beheregaray Cabral

Meyer, Dagmar E. E.; BONILHA, A. L. L.; FONSECA, R. M. G. S.. Gênero e vulnerabilidade de puérperas: o olhar de equipe de Saúde da Família em Santa Maria/RS - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renata Pimenta Domingues

Meyer, Dagmar E. E.. Desejo, diferença e sexualidade na educação infantil: uma análise da produção desejante diante do dispositivo da sexualidade - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Calage Alvarenga

Meyer, Dagmar E. E.LOURO, G. L.STIGGER, M. P.. Participação em banca na condição de orientadora. "Flores de plástico não morrem"?: educação, saúde e envelhecimento na perspectiva de gênero. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: George Saliba Manske

GARBIN, E. M.;Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, N. G.; GOELLNER, S.. Um currículo para a produção de lideranças juvenis na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Maria de Aguiar Lafonte Gomes

Meyer, Dagmar E. E.; SEFFNER, F.; BENEDETTI, M. R.;SOARES, R. F. R.. Representações de masculinidade nos jovens em Moçambique em tempos de SIDA - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anelise Scheuer Rabuske

SOUZA, N. G.;Meyer, Dagmar E. E.; XAVIER, M. L. M.; GUARESCHI, N. M. F.. "Alunos problema": discursos e práticas implicados na produção do anormal. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Cocco

Meyer, Dagmar E. E.; GEIB, L. T. C.; LOPES, M. J. M.; GERHARDT, T. E.. A morbidade por causas externas entre adolescentes em uma região no Município de Porto Alegre - projeto de dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Lichtenfels

Meyer, Dagmar E. E.; CRAIDY, Carmem Maria; DOLL, Johannes; BULLA, Leonia Capaverde. As relações sociais e as funções das mulheres idosas da Vila Fátima na constelação familiar atual. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dezir Garcia da Silva

Meyer, Dagmar E. E.; CASTRO, Carlos Alfredo Gadea; GASTALDO, Édison Luís. Violência e Estigma: bullying na escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Eleonor Raimundo da Silva

Meyer, Dagmar E. E.; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; FERNANDES, Jorcelina Elisabeth; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Tendências de formação profissional presentes nos estágios curriculares supervisionados no curso de Enfermagem da UFMT. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Cibele de Souza Prates

Meyer, Dagmar E. E.; LUZ, Ana Maria Hecker;OLIVEIRA, Dora Lúcia de; PEDRO, E. N. R.. Autonomia nas experiências de anticoncepção de mulheres pobres mutíparas atendidas em uma unidade básica de saúde em Canoas-RS. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Ramires Neto

Meyer, Dagmar E. E.; VIANNA, Claudia Pereira; SETTON, Maria da Graça Jacintho. Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miriam Piber Campos

Meyer, Dagmar E. E.; KARNOPP, Lodenir Becker;SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; WORTMANN, M. L.. Nem anjos, nem demônios: discursos e representações de corpo e de sexualidade de pessoas com deficiência na Internet. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Bianca Salazar Guizzo

Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, J. F.; BARBOSA, M. C. S.; SABAT, R. F.. Identidades de gênero e propagandas televisivas: um estudo no contexto da Educação Infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Aparecida Loss

Meyer, Dagmar E. E.. As possibilidades do engravidamento na adolescência: considerações sobre a construção da sexualidade feminian em contextos da periferia. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cibeli de Souza Prates

Meyer, Dagmar E. E.. Gênero e autonomia nas experiências de anticoncepção de mulheres pobres com três filhos ou mais atendidas em uma USB da Região Metropolitana de Porto Alegre - rs. 2005 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anelise Scheuer Rabuske

Meyer, Dagmar E. E.. "Casos": discutindo efeitos da articulação de práticas da psicologia e da pedagogia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cláudia Dal' Igna

Meyer, Dagmar E. E.. Há diferença? Relações entre desempenho escolar e gênero. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Ramires Neto

VIANNA, Claudia Pereira; SETTON, Maria da Graça Jacintho;Meyer, Dagmar E. E.. Educação, gênero e diversidade sexual: adolescentes gays no Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miriam Piber Campos

Meyer, Dagmar E. E.. Nem anjos, nem demônios: discursos e representações de corpo e de sexualidade de pesoas com deficiência na Internet. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ivete Lourdes Dutra

Meyer, Dagmar E. E.. Parto Natural, normal e humanizado: a polissemia dos termos e seus efeitos sobre a atenção. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvio Antônio Vieira

Meyer, Dagmar E. E.. Fuga de pacientes do hospital: subjetivações em uma equipe multidisciplinar. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Geraldo Soares Damico

Meyer, Dagmar E. E.. Quantas calorias eu preciso para emagrecer com saúde? Como mulheres jovens aprendem estratégias para cuidar do corpo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Marie Dabdab Abichequer

Meyer, Dagmar E. E.. Projeto de Dissertação: Um olhar sobre HIV/AIDS sob o prisma das articulações entre gênero, saúde e vulnerabilidades. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: George Saliba Manske

Meyer, Dagmar E. E.. Da produção de jovens líderes: entre culturas e relações de poder. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvio Antônio Vieira

Meyer, Dagmar E. E.. "Subjetivações de uma Equipe Multidisciplinar sobre a Fuga de Pacientes do Hospital". 2004 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivete Lourdes Dutra

Meyer, Dagmar E. E.. "Parto Humanizado, Parto Normal, Parto Natural: convergências e conflitos que se manifestam nas concepções presentes em uma Instituição de Saúde". 2004 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciema de Fátima da Rosa

Meyer, Dagmar E. E.. "Corpos jovens como superfícies de inscrição de textos culturais: recados para a educação escolarizada". 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Claudia Dal Igna

Meyer, Dagmar E. E.. "Desempenho escolar e Relações de Gênero: um olhar pós-estruturalista". 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Calage Alvarenga

Meyer, Dagmar E. E.. "Educar o corpo para 'envelhecer bem': articulações entre saúde, gênero e geração. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Souza Neuls

Meyer, Dagmar E. E.. "Lições de masculinidade - aprendendo com A TURMA DO DIDI". 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliana Fernades Cattoi

Meyer, Dagmar E. E.. "Modos de viver, modos de morrer: memória, corpo e subjetivação". 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Márian Veronese

Meyer, Dagmar E. E.. "Motoboys de Porto Alegre: convivendo com os riscos do acidente de trânsito". 2004 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciema de Fátima da Rosa

SOUZA, J. F.;Meyer, Dagmar E. E.SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; GOELLNER, S.. Corpos jovens como superfície de inscrição de textos culturais: recados para a educação escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Sandrine Machado

Meyer, Dagmar E. E.. Muitos pesos e muitas medidas: um estudo antropológico sobre as representações masculinas na esfera das decisões sexuais e reprodutivas. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Celina Deves Marques

Meyer, Dagmar E. E.; PEDRO, E. N. R.; BONILHA, A. L. L.; SOUZA, R. T.. "Concepções de mulheres sobre a terminologia relativa ao aprelho reprodutor feminino". 2004 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiana da Amorim Marcello

Meyer, Dagmar E. E.. Dispositivo da Maternidade na Mídia: produção agonística de experiência. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Celina Escopelli Deves

Meyer, Dagmar E. E.. Ser Mulher: concepções sobre o próprio corpo. 2003 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Márian Veronese

Meyer, Dagmar E. E.. O risco de acidente de trânsito na perspectiva dos moto-boys. 2003 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Souza Neuls

Meyer, Dagmar E. E.. Lições de masculinidade - aprendendo com A Turma do Didi. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Luiza Machado Figueira

Meyer, Dagmar E. E.. Representações do Corpo Adolescente Feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e moda. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliana Fernandes Cattoi

Meyer, Dagmar E. E.. "A Produção Social do Suicídio: subjetivação, corpo e memória". 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angelica Vier Munhoz

Meyer, Dagmar E. E.. Diferença ou Deficiência? Reflexões que problematizam a função normalizadora/normatizadora da instituição escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Geraldo Soares Damico

Meyer, Dagmar E. E.. Práticas corporais e transtornos alimentares: como e onde adolescentes aprendem a usar estratégias de emagrecimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciema de Fátima da Rosa

Meyer, Dagmar E. E.. Corpo- recado na educação escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvane Fensterseifer Isse

Meyer, Dagmar E. E.. "A Educação Física e a Construção da Feminilidade". 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luis Orestes Pacheco Antunes

Meyer, Dagmar E. E.. Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carin Klein

Meyer, Dagmar E. E.; NECKEL, J. F.; FISCHER, R. M. B.; BERNARDES, N. G.. Um Cartão [que] mudou nossa vida? Maternidades veiculadas/instituídas pelo Programa Nacional Bolsa-Escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patricia Flores de Medeiros

Meyer, Dagmar E. E.. "Menopausa: (Ident)idades e os Corpos Femininos". 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Carlos Gomes

Meyer, Dagmar E. E.. As Representações Sociais de Gênero no Contexto do Edmaz - Brasil.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fabiana de Amorin Marcello

Meyer, Dagmar E. E.. Das. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carin Klein

Meyer, Dagmar E. E.. "Às mães dos estudantes brasileiros: o programa Bolsa-Escola e a produção da maternidade. (Projeto de Dissertação). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angelica Vier Munhoz

Meyer, Dagmar E. E.. Diferença ou Deficiência? Reflexões que problematizam a função normalizadora da instituição escolar. (Projeto de Dissertação). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Débora Karine Stumpf

Meyer, Dagmar E. E.. a. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mirian Dolores Baldo Dazzi

Meyer, Dagmar E. E.. "Prevenir é sempre melhor - representações de HIV/AIDS nos vídeos educativos do Ministério da Saúde". 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Lúcia Rieth Uber

Meyer, Dagmar E. E.. "A vila novo caminho: um conceito de trabalho a partir das histórias de vida de mulheres de uma vila popular urbana". 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sandra dos Santos Andrade

Meyer, Dagmar E. E.. "Uma boa forma de ser feliz: representações de corpo feminino na revista Boa Forma". 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

Meyer, Dagmar E. E.. "Corpus Ex Machina: a coborguização da terapia intensiva". 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janice Regina Rangel Porto

Meyer, Dagmar E. E.. "Violência contra a mulher: perspectivas de um acolhimento humanizado". (Projeto de Dissertação). 2002 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suyan Maria Ferreira Pires

Meyer, Dagmar E. E.. "Representações de gênero em ilustrações de livros didáticos". 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmem Lúcia Mottin Duro

Meyer, Dagmar E. E.. Maternidade e cuidado infantil: concepções de um grupo de mães da Vila Cruzeiro do Sul - Porto Alegre/RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anita Guazzelli Bernardes

Meyer, Dagmar E. E.. Subjetivação de trabalhadores da saúde mental: a humanização dos pacientes será a nossa humanização.. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lúcia Helena Rodrigues Costa

Meyer, Dagmar E. E.. . Memórias de parteiras: entrelaçando gênero e história de uma prática feminina do cuidar.. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kathy Helena Esposito

Meyer, Dagmar E. E.. "Relações de Gênero e Reestruturação Bancária: Outras Pulsações?". 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

Meyer, Dagmar E. E.. "Pedagogias do Ciborgue. A produção de Corpos e Subjetividades nas Unidades de Terapia Intensiva". (Projeto de Dissertação). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mirian Dolores Baldo Dazzi

Meyer, Dagmar E. E.. Prevenir é sempre melhor: representações de HIV/AIDS nos vídeos produzidos pelo Ministério da Saúde. (Projeto de Dissertação).. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suyan Maria Ferreira Pires

Meyer, Dagmar E. E.. Representações de Gênero em Narrativas de Crianças. (Projeto de Dissertação).. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra dos Santos Andrade

Meyer, Dagmar E. E.. "Uma BOA FORMA de Ser Feliz: representações de corpo feminino na Revista Boa Forma". (Projeto de Dissertação).. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Terezinha Marli dos Santos

Meyer, Dagmar E. E.. A reprodução humana e sua significação no cotidiano dos alunos e das alunas.. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Ijuí.

Aluno: Regina Marques Parente

Meyer, Dagmar E. E.. "Moçambique de Osório. Exílio de um reino negro na diáspora". 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Rosária Sant'Anna

Meyer, Dagmar E. E.. "Vulnerabilidade ao homicídio: sócio-história das mortes violentas dos adolescentes na cidade de Porto Alegre em 1997". 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarisse Jaqueline Beck Menezes

Meyer, Dagmar E. E.. "Escola cidadã: o que pensam e o que sabem os futuros docentes da Universidade Federal de Santa Maria sobre a epidemia da AIDS". 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kathy Helena Esposito

Meyer, Dagmar E. E.. "Relações de Gênero e reestruturação bancária: outras pulsações. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sergio Andrés Lulkin

Meyer, Dagmar E. E.. "O silêncio disciplinado. A invenção dos surdos a partir de representações ouvintes". 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Rosária Sant'ana

Meyer, Dagmar E. E.. " Mortalidade por homicídios em adolescentes em Porto Alegre - 1997". 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

Meyer, Dagmar E. E.. "O discurso da educação Física: uma prática que produz corpos". 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Junqueira Armellini

Meyer, Dagmar E. E.. O cuidado hospitalar durante a parturição: expectativas e percepções das mulheres. 1999 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cecilia Braun

Meyer, Dagmar E. E.. As representações de ambiente em uma comunidade de imigrantes e descendentes de alemães: um estudo sobre algumas ações desenvolvidas nos séculos XVIII e XIX". 1999 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarisse Jaqueline Beck Menezes

Meyer, Dagmar E. E.. "Escola Cidadã: as representações sociais dos futuros docentes sobre a epidemia da AIDS". 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosimeri Aquino da Silva

Meyer, Dagmar E. E.. "Sexualidades na escola em tempos de AIDS". 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Reichwald Jr

Meyer, Dagmar E. E.. "Transformações discursivas nas escolas teuto-brasileiras-protestantes no Rio Grande do Sul (1960-1970)". 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cecilia Braun

Meyer, Dagmar E. E.. As represetnações de ambiente em uma comunidade de imigrantes e descendentes de alemães: um estudo sobre algumas ações desenvolvidas nos séculos XVIII e XIX". 1998 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sergio Andrés Lulkin

Meyer, Dagmar E. E.. "As artes cênicas produzidas na escola para surdos operando como representações culturais". 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Stelamaris Glück Tinoco

MEYER, Dagmar Estermann; RIBEIRO, Fernanda Bittencourt. Homens nas ruas de toda a gente? Como o gênero recorta corpos que andam nas ruas.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Friederichs

LOURO, G. L.; GUIZZO, Bianca Salazar;Meyer, Dagmar E. Estermann; SOUZA, J. F.. Quanto mais quente melhor: corpos femininos nas telas do cinema. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raphael Maciel da Silva Caballero

GASTALDO, D.; ALVARENGA, LUIZ FERNANDO;Meyer, Dagmar E. Estermann; CECCIM, Ricardo Burg. Exercício das práticas do corpo: Educação, práticas corporais e promoção da saúde.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Zaine Simas Mattos

Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann; FERRARI, A.; XAVIER FILHA, C.; MARQUES, L. P.; ROTONDO, M. A. S.; SOUZA, M. L.. Narrativa de mulheres de classes populares: modos de subjetivação e educação escolar. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Roney POlato de castro

Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann; FERRARI, A.; XAVIER FILHA, C.; ROTONDO, M. A. S.; AUAD, D.. Experiência e constituição dos sujeitos docentes: relações de gênero, sexualidades e formação em Pedagogia. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jamil Cabral Sierra

CESAR, M. R. A.;Meyer, Dagmar E. E.; VEIGA-NETO, A.; DO O, J. R.; KASPER, K. M.. Marcos da vida viável, marcas da vida vivível. O governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Michele De Freitas Faria de Vasconcellos

Meyer, Dagmar E. E.; CECCIM, Ricardo Burg; MELO, L. E.; BAPTISTA, L. A. S.; SEFFNER, F.. A infâmia de Quincas: (re)existências de coros em tempos de biopolítica. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Darielli Gindri Resta

MOTTA, M. G. C.; BRANDAO, E. R.;Meyer, Dagmar E. E.OLIVEIRA, Dora Lúcia de; COELHO, D. F.. "Em relação ao sexo tudo é curioso": um modo de pensar a sexualidade de jovens na perspectiva da vulnerabilidade e do cuidado em saúde. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Dallegrave

RATTO, C.; SCHANDLER, L. I.; TRAVERSINI, C. S.;Meyer, Dagmar E. E.; CECCIM, Ricardo Burg. Encontros de Aprendizagem e Governamentalidade no Trabalho em Saúde: as Residências no País das Maravilhas. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Dallegrave

Meyer, Dagmar E. E.; CECCIM, Ricardo Burg; SCHANDLER, L. I.; RATTO, C.. Governamentabilidade e encontros de aprendizagem no trabalho em saúde: pensando as residências multiprofissionais em saúde. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlécio Mknamara da Silva Cunha

PARAÍSO;Meyer, Dagmar E. E.; MOITA, F. M. G. S. C.; FARIA FILHO, L. M.; AZEREDO, S. M. M.. Currículo, Gênero e nordestinidade: o que ensina o forró eletrônico. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ananyr Porto Fajardo

Meyer, Dagmar E. Estermann; WETZEL, Christine; OPPERMANN, R. V.; PEDROSA, J. I. S.; CECCIM, Ricardo Burg. Os Tempos da Docência nas Residências em Área Profissional da Saúde: Ensinar, Atender e (Re)construir as Instituições-Escola na Saúde. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fátima Maria Pilotto

Meyer, Dagmar E. E.LOURO, G. L.STIGGER, M. P.; SILVA. Educação corporal de atletas na Ginástica Artística. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiana Souza Camargo

Meyer, Dagmar E. E.; SOUZA, N. G.; WORTMANN, M. L.; CASTIEL, L. D.. APRENDENDO A COMER: uma análise de como o Programa Saúde na Escola é vivenciado por uma comunidade escolar de Porto Alegre, RS.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Shirlei Rezende Sales

PARAÍSO;Meyer, Dagmar E. EstermannCouto; DAYRELL, J. T.; SANTOS, L. L. C. P.. Currículo Escolar, currículo do orkut e ciborguização da juventude contemporânea. 2010 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roseimeire dos Santos Brito

Meyer, Dagmar E. E.. Masculinidades, raça e fracasso escolar: narrativas de jovens na educação de jovens e adultos em uma escola pública municipal de São Paulo. 2009 - Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação USP.

Aluno: Rogério Dias Renovato

Meyer, Dagmar E. E.. Práticas educativas em saúde: trilhas, discursos e sujeitos. 2009 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Francisca Rodrigues Giron

Meyer, Dagmar E. E.. Pedagogias com jovens em contextos de usos de drogas. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Amaral dos Santos

Meyer, Dagmar E. E.; BUJES, Maria Isabel; VEIGA-NETO, A.; LIMA, Ana Laura Godinho. A vida do bebê: bio políticas dirigidas às mães para a produção de infâncias saudáveis e normais. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cristina Cavaleiro

Meyer, Dagmar E. E.; VIANNA, Claudia Pereira; Figueiró; Schilling; Rossi. Feminilidades homessexuais no ambiente escolar:ocultamentos e discriminação vividas por garotas. 2009 - Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação USP.

Aluno: Sandra dos Santos Andrade

Meyer, Dagmar E. E.. Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosangela Barbiani

Meyer, Dagmar E. E.. Da sala de aula a sala de atendimento: a produção do usuário do Programa de Saúde Escolar do Município de Porto Alegre. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elizabeth Zambrano

Meyer, Dagmar E. E.. Nós também somos família: estudo sobre a parentalidade homossexual, travesti e transexual. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

Meyer, Dagmar E. E.. Bioética em discurso - efeitos sobre os processos de constituição do sujeito enfermeira na terapia intensiva. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patricia Flores de Medeiros

Meyer, Dagmar E. E.. Políticas da Vida: entre saúde e mulher. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosimeri Aquino da Silva

LOURO, G. L.Meyer, Dagmar E. E.; TERTO JR, V.; RIOS, R. R.. Identidades heterogêneas na contemporaneidade violenta: um estudo a partir de uma sala de aula singular. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Soraya Fleischer

Meyer, Dagmar E. E.; TORNQUIST, Carmen; BARCELLOS, Daisy M.. Parteiras, Buchudas e aperreios: uma etnografia do atendimento obstétrico não-oficial na cidade de Melgaço, Pará. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Esteves de Calazans

Meyer, Dagmar E. E.; ROSENFIELD, Cinara L.; RUDNICK, Dani. Mulheres militares no contexto do policiamento comunitário. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Ambrosina Vargas

RAMOS, F.;Meyer, Dagmar E. E.; BUB, Maria Bettina Camargo; DAL SASSO, Grace M.; MARTINS, Cleusa Rios. Bioética em discurso - desdobramentos no (e do) sujeito enfermeiro. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anita Guazzelli Bernardes

Meyer, Dagmar E. E.. Políticas da Existência no campo da Saúde: o público como um dispositivo. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Isabel Habckost Dalla Zen

Meyer, Dagmar E. E.; TRINDADE, Iole Maria Faviero; SIMOES, Luciene; FERREIRA, Norma Sandra; SILVEIRA, R. M. H.. "Foi num dia ensolarado que tudo aconteceu": práticas culturais em narrativas escolares. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Simone Vione Schwengber

Meyer, Dagmar E. E.; SOARES, Carmen Lucia; SOUZA, J. F.; KRUSE, M. H. L.; GOELLNER, Silvana Vilodre. Participação em banca na condição de orientadora. "Donas de si"? A educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renate Gierus

Meyer, Dagmar E. E.; RIETH, Ricardo Willy. "Além das grandes águas": mulheres alemãs imigrantes que vêm ao sul do Brasil a partir de 1850. Uma proposta teórico-metodológica de historiografia feminista a partir de jornais e cartas. 2006. Tese (Doutorado em Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia) - Faculdade EST.

Aluno: José Licínio Backes

Meyer, Dagmar E. E.. A negociação das identidades/diferenças culturais no espaço escolar. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo

Meyer, Dagmar E. E.. O Corpo do Cuidado: 'des'construções no trabalho de enfermagem. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alex Branco Fraga

Meyer, Dagmar E. E.. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Geralda Gomes Aguiar

Meyer, Dagmar E. E.. Prática de pesquisa, produção de subjetividades e formação em enfermagem: um relato de viagem. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosângela Soares

Meyer, Dagmar E. E.. Namoro MTV - juventude e pedagogias amorosas/sexuais no Fica Comigo. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Ripoll

Meyer, Dagmar E. E.. Aprender sobre sua Herança já um começo - ou de como tornar-se geneticamente responsável. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Filomena Santos de Araújo Netto

Meyer, Dagmar E. E.. Processos de saubejtivação inscritos na constituição da experiência de si da/o enfemeira/o nas práticas assistênciais de um cenário de trabalho exemplar - a unidade de terapia intensiva. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JIMENA FURLANI

Meyer, Dagmar E. E.. O bicho vai pegar! Um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir do livro paradidático infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Lúcio Mendes

Meyer, Dagmar E. E.. "Controla-me que te governo: jogos para computador como formas de subjetivação e administração do eu". 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luisa Merino Xavier

Meyer, Dagmar E. E.. Os Incluidos na Escola: o disciplinamento nos processos emancipatórios. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Salete Traversini

Meyer, Dagmar E. E.. Programa Alfabetização Solidária: governando a todos e a cada um. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Seffner

Meyer, Dagmar E. E.LOURO, G. L.; PAIVA, V.; TERTO JR, V.; PARKER, R.. Derivas da Masculinidade: representação, identidade e diferença no âmbito da masculinidade bissexual. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Henriqueta Luce Kruse

Meyer, Dagmar E. E.; VEIGA-NETO, A.; SOARES, C.; RAMOS, F.; COSTA, M.. Os Poderes dos Corpos Frios - das coisas que se ensinam às enfermeiras. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luís Henrique Sacchi dos Santos

Meyer, Dagmar E. E.. "Biopolíticas de HIV/AIDS no Brasil: uma análise dos anúncios televisivos das campanhas oficiais de prevenção (1986-2000)". 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iole da Maria Favieiro Trindade

Meyer, Dagmar E. E.. "A INVENÇÃO DE UMA NOVA ORDEM PARA AS CARTILHAS: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler?". 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo Andrada Bandeira

Meyer, Dagmar E. EstermannLOURO, G. L.; SEFFNER, F.. Um novo currículo de masculinidade nos estádios de futebol no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maíra Rossetto

Meyer, Dagmar E. EstermannOLIVEIRA, Dora Lúcia de; LEITE, J. C. C.; MENEGHEL, S. N.; GOUVEIA, H. G.. Atravessamentos de gêneros nas trajetórias assistenciais de mulheres coinfectadas por tuberculose e aids em Porto Alegre. 2014 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Castro Roso

Meyer, Dagmar E. Estermann; KRUSE, M. H. L.; BEUTER, M.; RIPOLL, D.; Riffel. Quem sou eu? Transplantados renais e subjetividade humana. 2014 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CIRCE MARIA JANDREY

RIPOLL, D.; LEAL, A. F.; CECCIM, Ricardo Burg;Meyer, Dagmar E. E.SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Mulheres saudáveis: pedagogias de gênero em articulação com os discursos da promoção da saúde da família. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roney POlato de castro

Meyer, Dagmar E. E.; FERRARI, A.; XAVIER FILHA, C.; AUAD, D.. A experiência na formação docente no currículo universitário: relações de gênero, sexualidades e a constituição de sujeitos docentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Zaine Simas Mattos

Meyer, Dagmar E. E.; FERRARI, A.; XAVIER FILHA, C.; MARQUES, L. P.; MIRANDA, S. R.. Feminilidades: construções de gênero e educação formal nos meios populares. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raphael da Silva Caballero

GASTALDO, D.; BRANCO, A.;Meyer, Dagmar E. E.; CECCIM, Ricardo Burg. Exercícios das práticas do corpo: Educação, práticas corporais e promoção da saúde. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alessandra Dartora da Silva

OLIVEIRA, Dora Lúcia de; CECCIM, Ricardo Burg;Meyer, Dagmar E. E.; SEFFNER, F.. Masculinidades (im)possíveis: atravessamentos de saúde e masculinidades na produção de corpos, gêneros e sexualidade no Hospital Municipal de Pronto Socorro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lúcia Gomes Pinheiro

Meyer, Dagmar E. Estermann. (Re)construindo performances discursivas de maternidade e não-maternidade em espaços virtuais. 2013 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ribeiro de Vargas

RIBEIRO, C.;Meyer, Dagmar E. E.; XAVIER, M. L. M.; FISCHER, R. M. B.; TRAVERSINI, C. S.. O que ouço me conduz e me produz? A constituição de feminilidades contemporâneas no espaço escolar da periferia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciene Neves Santos

Meyer, Dagmar E. Estermann; SEFFNER, F.; SCHWENGBER, S. V.;DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIA. Tornar-se professora e professor de Educação Física: atravessamentos de sexualidade e de gênero. 2012 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele de Freitas Faria de Vasconcelos

Meyer, Dagmar E. Estermann; CECCIM, Ricardo Burg; PAULON, S. M.; SEFFNER, F.. Masculinidades Infames. Corpos que Re-Existem em Tempos de Biopolítica. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Abel Balestrin

Meyer, Dagmar E. EstermannSOARES, R. F. R.Couto; LOPES, L. P. M.. O Corpo Rifado. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Prezzi Fernandes

Meyer, Dagmar E. Estermann; FISCHER, R. M. B.; SCHWENGBER, S. V.. A Hora do Sim: Casamento e a Produção da Noiva Contemporânea. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jamil Cabral Sierra

Meyer, Dagmar E. Estermann; CESAR, M. R. A.; VEIGA-NETO, A.; KASPER, K. M.. Da vida viável à vida vivível: do governamento da diversidade sexual para uma ética/estética pós-identitária nas teorizações político-educacional LGBT. 2011 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jeane Félix da Silva

Meyer, Dagmar E. E.SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; CRUZ; PARAÍSO. O que é ser jovem e viver com HIV? Articulações entre juventudes, sexualidades, vida com HIV e educação.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lúcia Helena Rodrigues Costa

Alves; Paiva;Meyer, Dagmar E. E.. Estendendo o Fio da Ariadne: Sexualidade e Cuidado aos discursos de Enfermeiras. 2009 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fátima Maria Pilotto

Meyer, Dagmar E. E.. Especificidades na educação do corpo-atleta. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Geraldo Soares Damico

Meyer, Dagmar E. E.. Juventude(s), lazer(es) e violência(s): articulações em torno do biopoder. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Shirlei Rezende Sales do Espirito Santo

Meyer, Dagmar E. E.. Oposição, diversão e violência e violência na escola: os significados produzidos para práticas culturais de transgressão. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Cláudia Dall Igna

Meyer, Dagmar E. E.. Desempenho escolar, formação familiar e in/exclusão: atravessamentos de gênero, classe social e raça/etnia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Francisca Rodrigues Giron

CRAIDY, Carmem Maria;Meyer, Dagmar E. E.; DURAND, Olga Celestina Silva; CONTE, Marta. Juventudes, drogas e redução de danos: entrelaçamento de ações educativas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Amaral dos Santos

SILVEIRA, R. M. H.;Meyer, Dagmar E. E.; VEIGA-NETO, A.; BUJES, Maria Isabel; LIMA, Ana Laura Godinho. Toda boa mãe deve... o governamento das maternidades e das paternidades e a constituição de infância (a)normais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra dos Santos Andrade

Meyer, Dagmar E. E.; BRANCO, A.; XAVIER, M. L. M.;SOARES, R. F. R.. Participação em banca na condição de orientadora. Narrativas de jovens sobre exclusão escolar: articulações de gênero, raça e classe social. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carin Klein

Meyer, Dagmar E. E.; VIANNA, Claudia Pereira; GASTALDO, D.;STIGGER, M. P.. Participação em banca na condição de orientadora. Educação e(m) saúde para uma "infância melhor": biopolíticas de inclusão social e produção de maternidades e paternidades. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANGELITA ALICE JAEGER

Meyer, Dagmar E. E.; GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres artesãs e a potencialização muscular dos seus corpos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patricia Flores de Medeiros

Meyer, Dagmar E. E.; GUARESCHI, N. M. F.. As filhas deste solo: o sujeito mulher nas politicas públicas de saúde. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Simone Vione Schwengber

Meyer, Dagmar E. E.. Filho perfeito é (...) resultado de muito trabalho corporal da mãe: aprendizagens que con-formam corpos grávidos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Isabel Habckost Dalla Zen

Meyer, Dagmar E. E.. Foi num dia ensolarado que tudo aconteceu: práticas culturais em narrativas escolares. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosangela Barbiani

Meyer, Dagmar E. E.. Da sala de aula à sala de atendimento: a produção do usuário do Programa de Saúde Escolar do Município de Porto Alegre. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Geralda Gomes Aguiar

Meyer, Dagmar E. E.. Cartografias de uma viagem: as relações com os saberes na atividade de pesquisa na graduação em enfermagem. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Licínio Backes

Meyer, Dagmar E. E.. "A negociação de identidades/diferenças étnico-culturais num espaço escolar sem carência econômica". 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Débora Alves Feitosa

Meyer, Dagmar E. E.; EGGERT, E.; DORNELES, M.; FLEURI, R.. Cuidado e sustentação da Vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Ripoll

Meyer, Dagmar E. E.. "Aprender sobre sua herança já é um começo - ou de como tornar-se geneticamente responsável". 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Henriqueta Luce Kruze

Meyer, Dagmar E. E.. Os poderes dos Corpos frios - das coisas que ensinam às enfermeiras.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Lúcio Mendes

Meyer, Dagmar E. E.. . Controla-me que te Governo: Os jogos para computador como formas de subjetivação e administração do. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lúcia Schneider Hardt

Meyer, Dagmar E. E.. Os Fios que Tecem a Docência.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo

Meyer, Dagmar E. E.. O corpo do cuidado - uma construção no processo de trabalho do enfermeiro.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alex Branco Fraga

Meyer, Dagmar E. E.. "Evangelho do Agito: uma forma de ativar o corpo e regular a vida". 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ADRIANE VIEIRA

Meyer, Dagmar E. E.. A Escola Postural na Perspectiva da Educação Somática. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luisa Merino de Freitas Xavier

Meyer, Dagmar E. E.. "Os incluídos na escola: o disciplinamento nos processos emancipatórios".. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Salete Traversini

Meyer, Dagmar E. E.. "Solidariedade, Parceria e Adoção: tecnologias de governo do Programa de Alfabetização Solidária". 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Seffner

Meyer, Dagmar E. E.. Derivas da Identidade Masculina: Gênero e Sexualidade entre homens que mantêm relações afetivas com homens e mulheres.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luís Henrique Sacchi dos Santos

Meyer, Dagmar E. E.. Biopolíticas de HIV/AIDS no Brasil: uma análise a partir da noção de risco nas campanhas oficiais de prevenção.. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Conegatti Batista

Meyer, Dagmar E. Estermann; MARCELLO, F. A.; CAETANO, M. R. V.. Lesbianidades no tumblr. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiana Fraga Dalmaso

DAMICO, J. G.; CURUBETO, M. G.; FÉLIX, JEANE;Meyer, Dagmar E. Estermann. Cuidado em saúde para mulheres usuárias de drogas privadas de liberdade na Penitenciária Madre Pelletier (PFMP). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renato Levin Borges

Meyer, Dagmar E. Estermann; COSTA, L. B.; CECCIM, Ricardo Burg. Moradores de rua: vozes de uma gente invisível e a grande saúde andarilha. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mabel Dias Jansen

SEFFNER, F.; DAMICO, J. G.; VASCONCELLOS, M.;Meyer, Dagmar E. Estermann. Uma análise cultural da política nacional de redução de danos. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Vitória Pires

ROCHA;OLIVEIRA, Dora Lúcia de; VILLELA, W. V.;Meyer, Dagmar E. Estermann. O enfrentamento da infecção pelo HIV/AIDS em mulheres grávidas no Rio Grande do Sul: uma problematização na perspectiva de gênero. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia Regina Centeno

Meyer, Dagmar E. Estermann; SOUZA, J. F.; KAERCHER, G. S.; DAMICO, J. G.. As Representações do Sujeito Negro/a na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN): Uma abordagem de gênero e raça/cor. 2014 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Yara de Paula Picchetti

Meyer, Dagmar E. E.; NARDI, H. C.;LOURO, G. L.; SEFFNER, F.. Reiterações e Transgressões à Heteronormatividade na Escola. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amilton Gustavo da Silva Passos

Meyer, Dagmar E. E.; FISCHER, R. M. B.; AQUINO, R. S.; SEFFNER, F.. As bichas no país das maravilhas: emerge um oásis em meio ao caos do presídio central de POA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Muriel Bulsing de Oliveira

Meyer, Dagmar E. E.. Um estudo sobre o surgimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Ciências Sociais e Humanas da UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Catharina da Cunha Silveira

Meyer, Dagmar E. Estermann; CECCIM, Ricardo Burg;DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIAKLEIN, CARIN. Uma análise cultural sobre o Programa Saúde na Escola. 2013 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela GarciaSevilla

Meyer, Dagmar E. E.LOURO, G. L.; PINTO, C.; SEFFNER, F.. Articulações pós-identitárias: modos de vida contestadores das normas de gênero e de sexualidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Stemaris Tinoco

MACHADO, P. S.; PALOMBINE, A. L.;Meyer, Dagmar E. E.; SEFFNER, F.. Homens cuidados por mulheres: entre cuidado e interdição, o que escapa?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Humberto Luís de Cesaro

GOELLNER, S.;CoutoMeyer, Dagmar E. E.. Um olhar sobre a produção do corpo profissional masculino. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvana da Saúde Folis Flores

CUNHA, M. I.; FISCHER, M. C. B.;Meyer, Dagmar E. Estermann. Um Olhar Pedagógico sobre a Avaliação de Trabalhadores em Saúde: Uma Experiência na Gestão Pública. 2010 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Danielle Celi dos Santos Scholz

Meyer, Dagmar E. Estermann. A arte como ferramenta de cuidado em saúde mental coletiva e o processo de formação na residência multiprofissional em saúde. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elida Regina da Silva Maciel

Meyer, Dagmar E. EstermannKLEIN, CARIN. O processo de implantação do NASF no Município de Rosário do Sul/RS. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIANA GIBBON NEVES

Meyer, Dagmar E. Estermann; FAJARDO, A. P.. Reflexões sobre o plano de ensino da ênfase em Atenção ao Paciente Crítico de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Fernandes Costa Zanini, Fabiane Pinto Mastalir e Jan

Meyer, Dagmar E. Estermann. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde. 2013 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Aguilar Nunes

Meyer, Dagmar E. E.. "O Yoga e sua ação na saúde". 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tobias Gogoll

Meyer, Dagmar E. Estermann; MEYER, Christine. Sexuelle Identitaten, Praktiken des Begehrens und Prozesse der Selbstbildung: Eine Ethnographische Studie zu Jugendlichen im circuto gay-lésbico-simpatizante (GLS) der Stadt Porto Alegre, Brasilien". 2010.

Aluno: Leticia Ribeiro

Meyer, Dagmar E. E.. A minha, sua e as nossas práticas em geografia nas Séries Iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Bohrer do Amaral

Meyer, Dagmar E. E.. Relações de gênero e suas implicações na escola: um modo de olhar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MEYER, Dagmar Estermann. Educação e gênero: estudos sobre a escola, a educação física e as práticas corporais. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

Meyer, Dagmar E. Estermann. Avaliadora do Edital de Avaliação de Tecnologias Educacionais Voltadas para a Educação Básica, de Perfil Geral. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Meyer, Dagmar E. E.. Membro da Comissão Julgadora na Sessão de Trabalhos na Área de Ciências Humanas - Educação Superior no XIX Salão de Iniciação Científica. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Meyer, Dagmar E. E.. Sessão: Ensino Superior. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Meyer, Dagmar E. E.. Sessão: Ensino Superior. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Meyer, Dagmar E. E.. III Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação. 2003. Associação Nacional de Pós-graduação em Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Teresa Santos Cunha

LOURO, Guacira Lopes; MEYER, D. E. E.;CUNHA, M. T. S.; SILVA, T. T.; CUNHA, J. L.; GAYER, T.. Identidades traduzidas - cultura e docência teuto-brasileira-evangélica no Rio Grande do Sul. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Catharina da Cunha Silveira

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM DE GÊNERO; Início: 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Silvia Regina Centeno

As representações de sujeito na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN): uma abordagem de gênero e raça/cor; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Mabel Jansen

Posições de sujeito usuário de substâncias psicoativas na Política de Redução de Danos: uma análise cultural; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Patrícia Vitória

E FAZER ?TUDO DIREITINHO?: CUIDADOS E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS DE SAÚDE EM RESPOSTA AO HIV/AIDS EM MULHERES; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Tatiana Fraga Dalmaso

CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES USUÁRIAS DE DROGAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Olívia Tavares

Encantadas e Malévolas nas telas dos cinemas: uma abordagem de gênero; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Catharina da Cunha Silveira

Escola e docência no Programa Saúde na Escola: uma análise cultural; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Jamile Peixoto

Representações de paternidade(s) nas políticas públicas: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e Estratégia Rede Cegonha; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra Adelina Giacomini

Processos de Produção de Masculinidades e Feminilidades: articulações com violências de gênero; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Paulo Fábio Ferreira

Homens na enfermagem: atravessamento de gênero na escolha, formação e exercício profissional; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Letícia Prezzi Fernandes

Nas trilhas da família; ; ; Como e o que um serviço de educação social de rua ensina sobre relações familiares a meninos e meninas em situação de rua; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Aline Marie Dabdab Abichequer

"Só pega essa quem quer?" Tramas entre gênero, sexualidade e vulnerabilidade à infecção pelo HIV/AIDS; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Luiz Fernando Calage Alvarenga

Flores de plástico não morrem? Educação, Saúde e Envelhecimento na perspectiva de Gênero; 2006; 100 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

José Geraldo Damico

"Quantas calorias eu preciso para emagrecer com saúde?" Como mulheres jovens aprendem estratégias para cuidar do corpo; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Maria Claudia Dal Igna

"Há diferença"? Relações entre desempenho escolar e gênero; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Ivete Lourdes Dutra

Parto Natural, normal e humanizado: a polissemia dos termos e seus efeitos sobre a atenção; 2005; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Ileana Wenetz

Gênero e Corpo nas Práticas Corporais do Recreio; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Luis Orestes Pacheco Antunes

Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Carin Klein

"; ; ; um cartão (que) mudou nossa vida"? Maternidades veiculadas/instituídas no Programa Nacional Bolsa Escola"; 2003; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra dos Santos Andrade

Uma boa forma de ser feliz: representações de corpo feminino na revista Boa Forma; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

Corpus ex machina: a ciborguização da enfermeira no contexto da terapia intensiva; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Carmem Lúcia Mottin Duro

Maternidade e cuidado infantil: concepções de um grupo de mães da Vila Cruzeiro do Sul - Porto Alegre/RS; ; 2002; Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Elaine de Jesus

Educação Sexual no Currículo de Licenciatura em Biologia: problematização dos discursos acerca de sexualidade e gênero; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Luciene Neves Santos

Efeitos discursivos de políticas educacionais de gênero e de diversidade sexual em um currículo de formação inicial em Educação Física; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Priscila Gomes Dornelles

A (Hetero)normalização dos Corpos em Práticas Pedagógicas da Educação Física Escolar; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Luiz Fernando Calage Alvarenga

A arte de envelhecer ativamente: articulações entre corpo, gênero e sexualidade; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Jeane Félix da Silva

Quer teclar?Aprendizagens sobre juventudes e soropositividades através de bate-papos virtuais; 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Ileana Wenetz

Presentes na escola e ausentes na rua:brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade; 2012; Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Elisabeth Gomes da Rocha Thomé

Homens Doentes Renais Crônicos em Hemodiálise: a vida que poucos veem; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

José Geraldo Soares Damico

Juventudes Governadas: Dispositivos de Segurança e Participação no Guajuviras (Canoas-Rs) e em Grigny Centre (França); 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Analídia Rodolpho Petry

Migrações sexuais e de gênero: histórias de mulheres de transexuais; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Maria Cláudia Dal'Igna

Família S/A: um estudo sobre a parceria família-escola; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Carin Klein

Biopolíticas de Inclusão Social e Produção de maternidades e paternidades; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Fátima Maria Pilotto

Educação corporal de atletas na ginástica artística; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Eloá Rossoni

Formação multiprofissional em serviço na atenção básica à saúde: processos educativos em tempos líquidos; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Helena Dória Lucas de Oliveira

Entre mesadas, cofres e práticas matemática escolares: a constituição de pedagogias financeiras para infâncias; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra dos Santos Andrade

Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural (PRÊMIO CAPES DE TESE 2009); 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Maria Simone Vione Schwengber

"Donas de Si"? Educação de corpos grávidos na Revista Pais & Filhos; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Gládis Silva Kaercher

O mundo na caixa: gênero e raça no Programa Nacional Biblioteca da Escola - 1999; 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

André Luiz dos Santos Silva

2017; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Jamil Cabral Sierra

2017; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra dos Santos Andrade

Narrativas de estudantes do III Ciclo: entre aprendizagens escolares e perspectivas de futuro; 2014; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Jeane Félix da Silva

SEXUALIDADE E DIREITOS REPRODUTIVOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E DA REDE CEGONHA; 2013; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Edvaldo Souza Couto

2011; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

WILZA ROCHA PEREIRA

2010; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Zulmira Newlands Borges

Educar para a diversidade como estratégia de combate à homofobia; 2007; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Letícia Prezzi Fernandes

Relações de parentesco no Direito de Família: uma leitura de gênero; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Cláudia Penalvo

Jovens gays e prevenção à aids: tão complexo quanto; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Tais Barbosa

Representações de paternidade no jornal Zero Hora; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra Adelina Giacomini

Mulheres em situação de violência atendidas pelo Centro REVIVI: relações de sujeição e resistência; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

George Saliba

Jovens-Identidades: Representações Juvenis no Projeto Escola Aberta para a cidadania; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Éderson Costa dos Santos

Parâmetros "Corporais " Nacionais; Representações de corpos nos PCNs: uma análise cultural; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Priscila Gomes Dornelles

O futebol feminino de várzea: uma análise cultural; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Ana Carolina Pinheiro Meirelles

O futebol feminino na mídia escrita; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Júlio César Bueno Perciúncula

O Judô Tradicional: uma análise discursiva com enfoque nos aspectos de método de desenvolvimento pessoal deste esporte de combate moderno; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Ileana Wenetz

Corpo, sexualidade e infância: uma revisão bibliográfica na perspectiva pós-estruturalista na Educação Física e Educação, no Brasil (1990-2002); 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Caroline Aguilar Nunes

Efeitos de algumas técnicas do yoga e sua ação na Saúde dos praticantes; ; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Caroline Bohrer do Amaral

Relações de gênero e suas implicações na escola:um modo de olhar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Tais Barbosa

Representações de família em livros utilizados nas séries iniciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Carlos Eduardo Barzotto

Transversalidade de gênero nas produções acadêmicas brasileiras; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Projeto de Pesquisa) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Catharina da Cunha Silveira

Representações de paternidade de crianças; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, BIC -UFRGS; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Catharina da Cunha Silveira

Paternidades e Políticas Públicas: homens-pais no Bolsa Família; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Catharina da Cunha Silveira

Pais da Pais & Filhos em foco; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Claudia Regina Krauthein Gomes

Representações de infância no guia da família do programa primeira infância melhor (PIM/RS); 2008; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Mariane Inês Ohlweiler

Limites e possibilidades de discutir sexualidade na escola; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Tais Barbosa

Problematizando o conceito de família no contexto de um programa de inclusão social; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Tais Barbosa

?Meu Filho? vai à escola; ; ; o que é preciso saber e fazer? Relações família-escola no contexto de um artefato midiático; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Letícia Prezzi Fernandes

A gestante não é dona do bebê! Representações de paternidade no Programa Primeira Infância Melhor/RS; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Letícia Prezzi Fernandes

Representações de maternidade no contexto da Educação Infantil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Anelise Schütz

De onde falam as agentes comunitárias de Saúde? Representações do feminino no contexto do PSF; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Anelise Schütz

Amamentação, inteligência e aproveitamento escolar: uma problematização a partir dos Estudos de Gênero; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Silvana Praça Liesenfeld

Maternidade e Amamentação : Um Estudo Histórico; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Sandra dos Santos Andrade

Dinâmicas de Gênero nas Práticas Escolares; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Rita Dolores Wolf

Concepções de Professor e de Professora nas escolas teuto-brasileiro-evangélicas - RS (1906-1915); 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CENTENO, S. R. ; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann ; ANDRADE, S. S. . REPRESENTAÇÕES DE SUJEITO NEGRO/A NA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE CULTURAL. TEXTURA - ULBRA , v. 20, p. 154-176, 2018.

  • WARMLING, Cristine ; FAJARDO, A. P. ; Meyer, Dagmar E. E. . Práticas sociais de medicalização & humanização no cuidado de mulheres na gestação. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1/00009917-11, 2018.

  • MEYER, D ; ALVARENGA, Luiz Fernando Calage ; ANDRADE, S. S. ; Félix ; DAMICO, J. G. . Quem aprende o que e com quem? Educação permanente em saúde e intersetorialidade como desafios político-pedagógicos. Saberes plurais: educação na saúde , v. 2, p. 104-109, 2018.

  • KLEIN, C. ; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann . PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 19, p. 211-226, 2018.

  • JANSEN, M. ; MEYER, DAGMAR ; FÉLIX, JEANE . Mulheres usam substâncias psicoativas? Uma analise cultural da Politica de Redução de Danos. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 17, p. 90-104, 2017.

  • DALMASO, T. F. ; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann . Circulação e consumo de drogas em uma penitenciária feminina: percepções de uma equipe de saúde prisional. SAÚDE EM DEBATE , v. 41, p. 1156-1167, 2017.

  • DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIA ; KLEIN, C. ; Meyer, Dagmar E. Estermann . Generificação das práticas escolares: uma abordagem feminista pós-estruturalista. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 16, p. 468-487, 2016.

  • KLEIN, CARIN ; MEYER, Dagmar Estermann . Mulheres-visitadoras, mulheres-voluntárias, mulheres da comunidade: o conhecimento como estratégia de diferenciação de sujeitos de gênero. Cadernos Pagu , v. 1, p. 427-455, 2015.

  • ANDRADE, S. S. ; Meyer, Dagmar E. Estermann . Juventudes, moratória social e gênero: flutuações identitárias e(m) histórias narradas. Educar em Revista (Impresso) , p. 85-99, 2014.

  • MEYER, DAGMAR ; FÉLIX, JEANE . 'Entre o ser e o querer ser...': jovens soropositivos(as), projetos de vida e educação. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 30, p. 181-206, 2014.

  • MEYER, Dagmar Estermann ; KLEIN, CARIN ; DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIA ; ALVARENGA, LUIZ FERNANDO . Vulnerabilidade, gênero e políticas sociais: a feminização da inclusão social. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , v. 22, p. 885-904, 2014.

  • MEYER, Dagmar Estermann ; DAL'IGNA, MARIA CLÁUDIA ; KLEIN, CARIN ; SILVEIRA, CATHARINA DA CUNHA . Políticas públicas: imperativos e promessas de inclusão social. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 22, p. 1001-1026, 2014.

  • WENETZ, Ileana ; STIGGER, M. P. ; Meyer, Dagmar E. E. . As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 27, p. 117-128, 2013.

  • ANDRADE, S. S. ; IGNA, M. C. D. ; Meyer, Dagmar E. E. . La configuración de procesos de in/exclusión en la educación de jóvenes y adultos. Desicio: educacion de adultos en reclusion , v. 35, p. 15-19, 2013.

  • KLEIN, C. ; Meyer, Dagmar E. E. ; BORGES, Z. N. . Políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e educação da maternidade. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 43, p. 906-923, 2013.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann ; Félix ; VASCONCELLOS, M. . Por uma educação que se movimente como maré e inunde os cotidianos de serviços de saúde. Interface (Botucatu. Online) , v. 17, p. 859-871, 2013.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KLEIN, C. ; FERNANDES, L. P. . Noções de família em políticas de ?inclusão social? no Brasil contemporâneo.. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , v. 2, p. 433-449, 2012.

  • Couto ; Meyer, Dagmar E. E. . Viver para ser velho? Cuidado de sí, envelhecimento e juvenilização. Revista da FACED (Impresso) , v. IL, p. 21-32, 2012.

  • ANDRADE, S. S. ; Meyer, Dagmar E. E. . Juventudes e processos de escolarização: articulações entre trabalho e gênero. Labrys (Edição em Português. Online) , v. 1, p. 1-25, 2012.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, gênero e maternidade: algumas relações e implicações com cuidado em saúde. Enfermagem em Foco , v. 2, p. 18-22, 2011.

  • SCHWENGBER, S. V. ; Meyer, Dagmar E. E. . Discursos que (con)formam corpos grávidos: da medicina à Educação Físisca. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , v. 36, p. 283-314, 2011.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; Bover, Andreu ; GASTALDO, D. . Economic crisis, austerity discourses and caregiving: how to remain relevant through engagement and social justice. Nursing Inquiry (Print) , v. 18, p. 188-190, 2011.

  • Petry ; Meyer, Dagmar E. E. . Transexualidade e heteronormatividade: algumas questões para a pesquisa. Textos & Contextos (Porto Alegre) , v. 10, p. 193-198, 2011.

  • Thomé ; Meyer, Dagmar E. E. . Mulheres cuidadoras de homens com doença renal crônica: uma abordagem cultural. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 20, p. 303-314, 2011.

  • DAMICO, J. G. ; Meyer, Dagmar E. E. . Constituição de masculinidades juvenis em contextos \. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , v. 34, p. 143-178, 2010.

  • SCHWENGBER, S. V. ; Meyer, Dagmar E. E. . ?Filho/a perfeito/a (...) é resultado de muito trabalho corporal da mãe?. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 12, p. 21-31, 2010.

  • BORGES, Z. N. ; Meyer, Dagmar E. E. . Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 16, p. 59-75, 2008.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Sexualidade na Educação Escolar. Salto para o Futuro , v. XVIII, p. 20-30, 2008.

  • DUTRA, Ivete Lourdes ; Meyer, Dagmar E. E. . Parto natural, normal e humanizado: termos polissêmicos. Revista Gaúcha de Enfermagem , v. 2, p. 215-222, 2007.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; ANDRADE, S. DOS S. . Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 46, p. 219-240, 2007.

  • SCHWENGBER, S. V. ; Meyer, Dagmar E. E. . Educar corpos femininos como corpos grávidos - um olhar de gênero sobre a Pais e Filhos.. Gênero (Niterói) , v. 7, p. 65-77, 2007.

  • DAMICO, J. G. ; Meyer, Dagmar E. E. . O corpo como marcador social: saúde, beleza e valoração de cuidados corporais de jovens mulheres. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 27, p. 103-118, 2006.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; MELLO, D. F. ; VALADAO, M. M. ; AYRES, J. R. C. M. . "Você aprende. A gente ensina?" Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 22, p. 1335-1342, 2006.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Processos coletivos de produção de conhecimento em saúde: um olhar sobre o exercício de enfermagem no hospital. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 59, p. 95-99, 2006.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A politização contemporânea da maternidade: construindo um argumento. Gênero (Niterói) , v. 6, p. 81-104, 2006.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Relações entre ciência, mídia e gênero e a politização da maternindade. EX Aequo (Oeiras) , v. 14, p. 129-145, 2006.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; WILHEMS, Daniela Montano . "The shameless woman" and "the responsible cheater": analyzing gender representations in Public Service announcements for HIV/AIDS prevention. Revista Estudos Feministas , v. 1, p. 1-27, 2006.

  • VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira ; Meyer, Dagmar E. E. . Re-significações do humano no contexto da 'ciborguização': um olhar sobre as relações humano-máquina na terapia intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 39, n.2, p. 211-219, 2005.

  • SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; Meyer, Dagmar E. E. ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; WILHEMS, Daniela Montano . De que realidades falam os anúncios de prevenção ao HIV/AIDS?. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 30, n.1, p. 141-168, 2005.

  • 2005 STIGGER, M. P. ; Meyer, Dagmar E. E. . As relações de gênero no espaço cultural do recreio. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 10, p. 1-9, 2005.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Teorias e políticas de gênero: fragmentos históricos e desafios atuais. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , Rio de Janeiro/RJ, v. 57, n.1, p. 13-18, 2004.

  • OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; WILHEMS, Daniela Montano . A negociação do sexo seguro na TV: discursos de gênero nas falas de agentes comunitárias de sáude do Programa Saúde da Família de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 20, n.5, p. 1309-1318, 2004.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de . 'Mulher sem-vergonha' e 'traidor responsável': problematizando representações de gênero em anúncios televisivos oficiais de prevenção ao HIV/AIDS. Revista Estudos Feministas , Florianópolis/SC, v. 12, n.2, p. 51-76, 2004.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de . Breastfeeding policies and the production of motherhood: a historical-cultural approach. Nursing Inquiry , Oxford, v. 10, n.1, p. 11-18, 2003.

  • SOARES, R. F. R. ; Meyer, Dagmar E. E. . O que se pode aprender com a 'MTV de papel' sobre juventude e sexualidade contemporâneas?. Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro, v. 0, n.23, p. 136-148, 2003.

  • VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira ; Meyer, Dagmar E. E. . A Textualização de Corpos Doentes através de Imagens: uma das lições da UTI contemporânea. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 2, n.56, p. 169-174, 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KRUSE, M. H. L. . Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de discussão. Revista Brasileira de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 56, n.4, p. 335-339, 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cuidado y diferencia. De la integridad a la fragmentacion del ser. Cuaderno de Pedagogia - Rosario/Ar , Rosário - Argentina, v. 6, n.11, p. 9-20, 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininos. Movimento (Porto Alegre) , Porto alegre - RS, v. 9, n.3, p. 38-52, 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; ANDRADE, S. S. . Pedagogias culturais e produção de corpos femininos em 'Boa Forma': uma abordagem a partir dos estudos culturais. Labrys (Edição em Português. Online) , Brasília/DF, v. 1, n.4, p. 1-20, 2003.

  • VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira ; Meyer, Dagmar E. E. . Re-significações de Vida e de Morte delimitando modos de educar. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 28, n.1, p. 65-86, 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Como conciliar humanização e tecnologia na formação de enfermeiras/os?. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 55, p. 189-195, 2002.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Alemão, Estrangeiro ou Teuto-Brasileiro? Representações de Docência Teuto-Brasileiro-Evangélica no Rio Grande do Sul. História da Educação (UFPel) , Pelotas-Rs, v. 5, n.9, p. 77-93, 2001.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A Arquitetura de um Regime de Representação Cultural: A Escola Elementar Teuto-Brasileiro-Evangélica no Rio Grande do Sul (1909/1939). Redes (Santa Cruz do Sul) , Santa Cruz-RS, v. 6, p. 53-73, 2001.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Escola, Currículo e Produção de Diferenças e Desigualdades de Gênero. Cadernos Temáticos Secretaria Municipal de Educação , Porto Alegre, p. 29-34, 2001.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cuidado e Diferença- Da Integralidade à Fragmentação do Ser.. Revista Gaúcha de Enfermagem , Porto Alegre-RS, v. 22, p. 21-38, 2001.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Debbie Epstein e Richard Johnson. Sexualidades e instituición escolar. (Resenha Crítica).. Revista Estudos Feministas , Florianóplolis- SC, p. 609-611, 2001.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cultura teuto-brasileiro-evangélica: articulando gênero com raça, classe, nação e religião. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 25, n.1, p. 135-161, 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . As mamas como instituintes da maternidade: uma história do passado?. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 25, n.2, p. 117-133, 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde da mulher: indagações sobre a produção do gênero. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 23, n.2, p. 113-119, 1999.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Currículo escolar e produção de diferenças / identidades sociais. Cadernos da Aoergs, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 5-10, 1999.

  • WOLF, R. D. ; Meyer, Dagmar E. E. . Concepções de Professor e de Professora no Jornal Deutsche Post - RS (1906-1915). História da Educação (UFPel) , Pelotas, v. 2, n.3, p. 121-137, 1998.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A dúvida como postura intelectual: uma abordagem pós-estruturalista dos Estudos de Gênero na Enfermagem. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 27-34, 1998.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e saúde: contribuições do Pós-Estruturalismo e dos Estudos Culturais. Revista Ciências da Saúde (Campinas) , Florianópolis, v. 17, n.1, 1998.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Pesquisa sobre mulher e gênero na Alemanha: relatos de um estágio. Coletâneas do PPGEDU, Porto Alegre, v. 4, n.11, p. 89-95, 1997.

  • LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . A escolarização do doméstico. A construção de uma escola técnica feminina (1946-1970). Educação, Sociedade & Culturas , Porto - Portugal, v. 5, p. 129-159, 1996.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; LOURO, G. L. . The schooling of the domestic: the 'construction'of a female technical school and its curriculum (1946-1970). Curriculum Studies, Oxfordshire - UK, v. 2, n.2, p. 145-169, 1994.

  • LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . A escolarização do doméstico. A cosntrução de uma escola técnica feminina (1946 - 1970). Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , São Paulo, v. 87, p. 45-87, 1993.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Porque só mulheres? O gênero da enfermagem e suas implicações. Revista Gaúcha de Enfermagem , Porto Alegre, v. 14, n.1, p. 45-52, 1993.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Ao olhar-se no espelho, a enfermeira não tem gostado da imagem que aí vê refletida.. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 45, n.2/3, p. 176-182, 1992.

  • GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. ; BORDAS, M. C. . Ensino integrado: uma revisão histórico-crítica do modelo implantado no ensino superior da area de saúde no Brasil (1964-1978). Educação e Sociedade , Campinas - SP, v. 39, n.ago./1991, p. 246-264, 1991.

  • GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. ; BORDAS, M. C. . Ensino integrado: uma revisão histórico-crítica do modelo implantado no ensino superior da área de saúde no Brasil (1964-1978). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , Brasília, v. 72, n.170, p. 45-60, 1991.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; GASTALDO, D. . Qualificação profissional do auxiliar de enfermagem: um conflito entre a formação e a realidade profissional. Ciência e Cultura (SBPC) , Sâo Paulo, v. 41, n.2, p. 171-176, 1989.

  • GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. . A formação da enfermeira: ênfase na conduta em detrimento do conhecimento. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 42, p. 7-13, 1989.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann ; PARAÍSO (Org.) . Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. v. 1. 374p .

  • CESAR, M. R. A. (Org.) ; Meyer, Dagmar E. Estermann (Org.) ; SIERRA, J. C. (Org.) . Dossiê Especial - Gênero, sexualidade e educação: feminismos, pós-estruturalismo e teoria queer.. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2014. v. 1. 201p .

  • Meyer, Dagmar E. E. ; PARAÍSO (Org.) . Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. v. 1. 312p .

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SOARES, R. F. R. (Org.) . Dossiê na Revista Labrys: Feminismos e Educação: olhares, ênfases, tensões. 22. ed. , 2012. v. 1.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SOARES, R. F. R. (Org.) ; ZEN, M. I. H. D. (Org.) ; XAVIER, M. L. M. (Org.) . Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. v. 1. 192p .

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde e sexualidade na escola. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006. v. 1. 176p .

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SOARES, R. F. R. (Org.) . Corpo, gênero e sexualidade. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004. v. 1. 112p .

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde e sexualidade na escola. 2. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000. v. 1. 176p .

  • Meyer, Dagmar E. E. . Identidades Traduzidas: Cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000. v. 1. 242p .

  • Meyer, Dagmar E. E. ; WALDOW, V. R. (Org.) ; LOPES, M. J. M. (Org.) . Marcas da Diversidade: saberes e fazeres da enfermagem contemporânea. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. v. 1. 241p .

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde e Sexualidade na Escola. 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998. v. 1. 175p .

  • LOPES, M. J. M. (Org.) ; Meyer, Dagmar E. E. (Org.) ; WALDOW, V. R. (Org.) . Gênero & Saúde. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. v. 1. 156p .

  • WALDOW, V. R. (Org.) ; LOPES, M. J. M. (Org.) ; Meyer, Dagmar E. E. (Org.) . Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 1. 203p .

  • ALVARENGA, Luiz Fernando Calage ; MEYER, Dagmar Estermann . 'Depois que o marido vai, a liberdade fica': gênero, cuidado de si e arte de envelhecer.. In: POCAHY, Fernando e cols.. (Org.). Gênero, sexualidade & geração: intersecções na Educação e/m saúde. 1ed.Aracajú: EDUNIT, 2018, v. , p. 37-62.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . De coisas que aprendi durante o exercício da docência no ensino superior: aportes dos estudos de gênero e culturais e da teorização foucaultiana. In: Ana Cristina Nascimento Givigi; Priscila Gomes Dornelles. (Org.). Babado acadêmico no recôncavo baiano. 1ed.Salvador: Edufba, 2017, v. 1, p. 63-78.

  • KLEIN, C. ; Meyer, Dagmar E. Estermann . Sentidos atribuídos à paternidade no âmbito da política Primeira Infância Melhor/RS. In: Nanci Stancki da Luz, Lindamir Salete Casagrande. (Org.). Entrelaçando gênero e diversidade : matizes da divisão sexual no trabalho. 1ed.Curitiba: UTFPR Editora, 2016, v. , p. 333-358.

  • Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann . Família, gênero, sexualidade e corpo: relações em políticas de inclusão social. In: Marlene Teixeira Rodrigues. Maria Elaene Rodrigues. (Org.). Feminismo, gênero e sexualidade: desafios para o Serviço Social. 1ed.Brasília: Editorial Abaré, 2015, v. , p. 163-178.

  • Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann . Verbetes Maternidade, Educação e Gravidez em Dicionário Crítico de Gênero. In: COLLING, Ana Maria & TEDESCHI, Leandro Antonio. (Org.). Dicionário Crítico de Gênero. 1ed.Dourados: UFGD, 2015, v. 1, p. 1-6.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Verbetes 'Politização do seio', 'Identidade sexual', 'Gravidez' e 'Saúde da Mulher' no Dicionário Feminino da Infâmia. In: Fleury-Teixeira, Elizabeth Maria; Meneghel, Stela Nazareth. (Org.). Dicionário feminino da Infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. 1, p. 1-12.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann ; PARAÍSO . Metodologias de pesquisas ou sobre como fazemos nossas pesquisas. In: Dagmar Estermann Meyer, Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 2ed.Belo Horizonte: , 2014, v. 1, p. 17-24.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: Dagmar Estermann Meyer, Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 2ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, v. 1, p. 49-64.

  • Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann . Uma promessa de fala em forma de texto. In: Anderson Ferrari; Cláudia Maria Ribeiro; Roney Polato de Castro;Vanderlei Barbosa. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade. 1ed.Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014, v. , p. 209-2016.

  • IGNA, M. C. D. ; KLEIN, C. ; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann . Mulher-Mâe responsável: competências para educar filhos-saudáveis. In: Jurema Gorski Brites, Leticia Schabbach. (Org.). Políticas Para Família, Gênero e Geração. 1ed.: , 2014, v. , p. 56-76.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo e gênero: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9ed.Petropólis: Vozes, 2013, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; DORNELLES, P. G. . Corpo, gênero e sexualidade na escola: cenas contemporâneas, políticas emergentes e teorias potenciais. In: Ana Cristina Nascimento Givigi e Priscila Gomes Dornelles. (Org.). O Recôncavo Baiano sai do Armário. 1ed.Cruz das Almas: UFRB, 2013, v. 1, p. 31-53.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 8ed.Petropolis: Vozes, 2012, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; Félix . Currículo e diferença: formação de professoras (es), sexualidade e prevenção de HIV/aids. In: Santos, Lucíola L. C. e Favacho, André M.. (Org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 251-266.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; PARAÍSO . Metodologias de pesquisas ou sobre como fazemos nossas pesquisas. In: Dagmar Estermann Meyer, Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 1, p. 15-22.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: Dagmar Estermann Meyer, Marlucy Alves Paraíso. (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 1, p. 47-61.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens, por quê?. In: Dagmar E. E. Meyer; Rosângela de Fátima R. Soares; Maria Isabel H. Dalla Zen; Maria Luisa M. de Freitas xavier. (Org.). Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2012, v. , p. 5-12.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SOARES, R. F. R. . Corpo, gênero e sexualidade: desafios para a educação escolar. In: Dagmar E. E. Meyer; Rosângela de Fátima R. Soares; Maria Isabel H. Dalla Zen; Maria Luisa M. de Freitas xavier. (Org.). Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2012, v. 1, p. 41-48.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; Félix . Estamos preparados para lidar com a prevenção das DST/HIV/AIDS em nossas práticas educativas? - relacões e desafios entre fomação de formadores/as e currículo. In: Vera Paiva, Lígia Rivero Pupo, Fernando Seffner. (Org.). Vulnerabilidade e direitos humanos Prevenção e promocão da saúde livro III Pluralidade de vozes e inovação de práticas. 1ed.Curitiba: Juruá, 2012, v. , p. 113-136.

  • SCHWENGBER, S. V. ; Meyer, Dagmar E. E. . Modos de ser e estar grávida na contemporaneidade: uma análise a partir da Revista Pais & Filhos. In: trey, Marlene Neves; Botton, Andressa; Cadoná, Eliane; Palma, Yáskara Arrial. (Org.). Gênero e Ciclos vitais: desafios, problematizações e perspectivas.. 1ed.Edipucrs: Porto Alegre, 2012, v. 1, p. 125-145.

  • ALVARENGA, Luiz Fernando Calage ; Meyer, Dagmar E. E. . Práticas contemporâneas de significação e (re)produção de corpos velhos: estudos de gênero e culturais. Gênero e Ciclos vitais: desafios, problematizações e perspectivas.. 1ed.Edipucrs: Porto Alegre, 2012, v. 1, p. 245-266.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, saúde e politização da maternidade: olhares desde a articulação entre Estudos Culturais e Estudos de Gênero. In: Rosa Maria Hessel Silveira. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. 2ed.Canoas: Ulbra, 2011, v. 1, p. 145-163.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 7ed.Petropolis: Vozes, 2011, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 5ed.Petropólis: Vozes, 2010, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 6ed.Petropolis: Vozes, 2010, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpos maternos pobres. Processos educativos. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Méri Rosane Santos da; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: composições e desafios para a formação docente.. Rio Grande: FURG, 2009, v. , p. 19-31.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, Saúde e Gênero. Fragmentos de histórias sobre corpos e vidas maternas. In: Carmen Susana Tornquist; Clair Castilhos Coelho; Mara Coelho de Souza Lago; Teresa Kleba Lisboa. (Org.). Leituras de Resistência: corpo, violência e poder. Florianópolis: Mulheres, 2009, v. 2, p. 81-103.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero. In: Rogério Diniz Junqueira. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/UNESCO, 2009, v. , p. 213-233.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KLEIN, C. ; ANDRADE, S. DOS S. . Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: questões para a educação escolar.. In: Secretaria de Estado da Educação Paraná. (Org.). Caderno Temático de Sexualidade. Curitiba: Imprensa Oficial, 2009, v. , p. 81-89.

  • KLEIN, C. ; Meyer, Dagmar E. E. . Paternidades e maternidades nas propostas da política para uma. In: Marlene Neves Strey; Maria Eliza Vernet Machado Wilke; Roberta de Alecar Rodrigues; Viviane Giusti Balestrin. (Org.). Encenando gênero: cultura, arte e comunicação. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2008, v. 1, p. 93-132.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Desigualdades de gênero, raça/etnia e orientação sexual no espaço escolar: conceitos e relações. In: Nielson da Silva Bezerra. (Org.). Respeitando as Diferenças no Espaço Escolar. 1ªed.Recife: Gestos, 2007, v. 1, p. 7-164.

  • VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira ; Meyer, Dagmar E. E. . Corpus Ex Machina: contatos imediatos porque mediamos. In: Edvaldo Souza Couto; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpos Mutantes - ensaios sobre novas (d)eficiências corporais. 1ªed.Porto Alegre - RS: Editora da UFRGS, 2007, v. 1, p. 123-142.

  • DAMICO, J. G. ; Meyer, Dagmar E. E. . Deixar de comer e/ou fazer exercício? Juventude, cuidados corporais e 'distúrbios' alimentares na perspectiva do gênero. In: Marcos Bagrichevsky; Adriana Estevão; Alexandre Palma. (Org.). A saúde em debate na educação física. 1ed.Ilhéus - BA: Editus, 2007, v. 3, p. 77-104.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação em saúde na escola: transveralidade ou silenciamento. In: Dagmar E. Estermann Meyer. (Org.). Saúde e sexualidade na escola. 3ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2006, v. 1, p. 5-17.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Das (im)possibilidades de se ver como Anjo. In: Nilma Lino Gomes; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (Org.). Experiências Étnico-Culturais para a Formação de Professores. 2ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. 1, p. 50-71.

  • OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e saúde das mulheres. In: Dora Lúcia de Oliveira. (Org.). Enfrmagem na gravidez, parto e puerpério: notas de aula. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, v. 1, p. 9-30.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Modos de ver e de se movimentar pelos "caminhos" da pesquisa pós-estruturalista em educação : o que podemos aprender com - e a partir de - um filme. In: Marisa Cristina Vorraber Costa. (Org.). Caminhos investigativos III : riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. 1ed.Rio do Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 23-44.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, saúde e politização da maternidade. In: Rosa Maria Hessel Silveira. (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre os Estudos Culturais em Educação. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 2005, v. 1, p. 145-164.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade. 2ed.Petrópolis: Vozes, 2005, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SOARES, R. F. R. . Corpo, gênero e sexualidade nas práticas escolares: um início de reflexão. In: MEYER, Dagmar E. E.; SOARES, Rosângela F. R.. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2004, v. 1, p. 5-16.

  • GUIZZO, Bianca Salazar ; Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos . Traidor por natureza? representações de gênero no contexto de uma pesquisa sobre HIV/AIDS. In: Marie Jane Soares Carvalho; Cristianne Maria Famer Rocha. (Org.). Produzindo gênero. Porto Alegre: Sulina, 2004, v. 1, p. 153-160.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Direitos Reprodutivos e Educação para o exercício da cidadania reprodutiva: perspectivas e desafios. In: FONSECA, Claudia; TERTO JR., Veriano; ALVES, Caleb Faria et al.. (Org.). Antropologia, diversidade e direitos humanos: diálogos interdisciplinares. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. 1, p. 87-100.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Língua e religião como instituintes da nacionalidade. In: CUNHA, Jorge Luiz da ; GÄRTER, Angelika. (Org.). Imigração alemã no Rio Grande do Sul: história, linguagem, educação. 1ed.Santa Maria/RS: UFSM, 2003, v. 1, p. 187-214.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e educação: teoria e política. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe Neckel; Silvana Vilodre Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2003, v. 1, p. 9-27.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cultura teuto-brasileiro-evangélica en Rio Grande do Sul: Contenidos y Movimientos de la articulación del género com raza, clase, nación y religión. In: NASH, Mary; MARRE, Diana.. (Org.). El Desafio de la Diferencia: representaciones culturales e identidades de género, raza e clase. Bilbao: , 2003, v. , p. 37-60.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Das (im)possibilidades de se ver como Anjo. In: Nilma Lino Gomes; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (Org.). Experiências Étnico-Culturais para a Formaçõ de Professores. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. 1, p. 51-70.

  • Meyer, Dagmar E. E. . As Mamas como Constituintes da Maternidade: Uma História do Passado. In: Francisco J. Mercado; Denise Gastaldo; Carlos Calderón. (Org.). Pardigmas y diseños de lainvetigación cualitativa en salud: Una antología iberoamericana. 1ed.Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2002, v. 1, p. 375-401.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Currículo, etnia, raça e nação: construindo fronteiras e posições sociais. In: Marisa Vorraber Costa. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. 1, p. 69-92.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, saúde e prescrição de 'formas de ser e habitar': uma relação a ser ressignificada na contemporaneidadade. In: Fonseca, Tânia Galli; Francisco, Daisy. (Org.). Formas de ser e de habitar a contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 2000, v. 1, p. 71-86.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação em saúde na escola: transversalidade ou silenciamento. In: Dagmar E. Estermann Meyer. (Org.). Saúde e sexualidade na escola. 2ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2000, v. 1, p. 5-17.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Currículo, etnia, raça e nação: construindo fronteiras e posições sociais. In: Marisa Vorraber Costa. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: DP & A, 1999, v. 1, p. 69-83.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Espaços de Sombra e Luz: Reflexões em torno da Dimensão Educativa da Enfermagem. In: Dagmar Estermann Meyer; Vera Regina Waldow; Marta Julia Marques Lopes. (Org.). Marcas da Diversidade: saberes e fazeres da enfermagem contemporânea. 1ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, v. 1, p. 27-42.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Alguns são mais iguais que outros: etnia, raça e nação em ação no currículo escolar. In: Luiz Heron da Silva. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. 1ed.Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 1998, v. 1, p. 369-380.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação em Saúde na escola: transversalidade ou silenciamento?. In: Dagmar Estermann Meyer. (Org.). Saúde e Sexualidade na Escola. 1ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 1998, v. 1, p. 5-17.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Do poder ao gênero: uma articulação teórico-analítica. In: Marta Julia Marques Lopes; Dagmar Estermann Meyer; Vera Regina Waldow. (Org.). Gênero & Saúde. 1ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, v. 1, p. 41-51.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A formação da enfermeira na perspectiva do gênero: uma abordagem sócio-histórica. In: Vera Regina Waldow; Marta Julia Marques Lopes; Dagmar Estermann Meyer. (Org.). Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar. 1ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, v. , p. 63-78.

  • LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Donas-de-casa, artesãs e técnicas. In: Cristina Bruschini; Bila Sorj. (Org.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. 1ed.São Paulo: Marco Zero: Fundação Carlos Chagas, 1994, v. , p. 159-192.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A escola e sua implicação com processos de diferenciação social. NH Escola, Novo Hamburgo/RS, p. 2 - 3, 16 ago. 2008.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A questão do multiculturalismo: mudando rumos e ações na enfermagem. Revista Nursing - edição brasileira, Brasil, p. 114 - 117, 01 mar. 2008.

  • KRUSE, M. H. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Um convite para pensar, viver, aprender e fazer enfermagem de muitos modos: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem, Brasília, p. 18 - 19, 30 mar. 2004.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Maternidade em Discussão. IHU On-Line, São Leopoldo, p. 5 - 6, 22 set. 2003.

  • Meyer, Dagmar E. E. . No tempo de nossas avós. Jornal Gazeta Especial, Santa Cruz do Sul - RS, p. 18 - 18, 25 jul. 1998.

  • Meyer, Dagmar E. E. . As relações de gênero no ensino da Enfermagem. Boletim Informativo da ABEN-RS, , v. 14, 14 ago. 1995.

  • Bover, Andreu ; GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. ; MIRO, M. ; MIRO, R. ; MORENO, C. ; MUNTANER, C. ; PETER, E. ; ZAFORTEZA, C. . (In)Equity and home care policies in Spain: Austerity as excuse to impose neoliberal agenda. In: 5th In Sickness and Health International Conference, 2013, Montreal. 5th In Sickness and Health International Conference, 2013.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KLEIN, C. . Um olhar de gênero sobre a inclusão social. In: 36ª ANPED, 2013, Goiânia. 36ª ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. RJ: ANPED, 2013. p. 1-17.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KLEIN, C. . MÃE QUE É MÃE PRECISA CUIDAR DOS FILHOS?: PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS. In: Fazendo Gênero 10: desafios atuais do Feminismo, 2013, Florianópolis. Fazendo Gênero 10: desafios atuais do Feminismo, 2013. p. 1-11.

  • ROSSONI, E. ; Meyer, Dagmar E. E. . Residência multiprofissional na atenção básica à saúde: processos educativos em tempos líquidos. In: V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2012. Circulação de Saberes e Desafios em Saúde.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; Petry . TRANSEXUALIDADE, HETERONORMATIVIDADE E PERFORMANCE CORPORAL.. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais: as Ciências Sociais e os desafios para o século XXI, 2010, Pelotas. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi. Pelotas: Universitária, 2010. p. 1-11.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Família e inclusão social no Brasil: como funciona essa articulação?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diversidades, diásporas, deslocamentos, 2010. p. 1-9.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Maternidades em discurso em uma política de inclusão social. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Corpo, violência e poder. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008. v. 1. p. 1-8.

  • BARBOSA, Taís ; BANDEIRA, G. A. ; Meyer, Dagmar E. E. . Conceitos de familia operados em um programa de inclusão social no Brasil. In: IX Jornadas Nacionales de Históri de las Mujeres y IV Congreso Iberoamericano de Estudios de Género, 2008, Rosario - Argentina. Los caminos de la libertad y la igualdad en la diversidad. Rosario: Universidad Nacional de Rosario, 2008. v. 1. p. 1-9.

  • PILOTTO, F. ; Meyer, Dagmar E. E. . Especificidades na educação do corpo-atleta. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Desigualdade na Diversidade. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A pesquisa sobre gênero e sexualidade em educação: questões para a inserção social. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajaí. Pesquisa em Educação e Inserção Social. Itajaí: Univali, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • Meyer, Dagmar E. E. . O quadro conceitual da vulnerabilidade e sua produtividade para os estudos sobre violência, gênero e sexualidade - uma discussão conceitual. In: Seminário Nacional Sobre Saúde e Violência na Perspectiva da Vulnerabilidade, 2007, Porto Alegre - RS. Anais do Seminário Nacional Sobre Saúde e Violência na Perspectiva da Vulnerabilidade. Porto Alegre - RS: Studio Digital Photo Printer, 2007. v. 1. p. 1-6.

  • BORGES, Z. N. ; Meyer, Dagmar E. E. . Educar para a diversidade como estratégia de combate a homofobia. In: XXVII Latin American Studies Association - LASA2007, 2007, Montreal - CA. Anais do XXVII Latin American Studies Association - LASA2007. Montreal: LASA, 2007. v. 1. p. 5-8.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero. In: 28ª Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambú. Anais. Caxambú: ANPEd, 2005. p. 1-5.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, Saúde e Re-Produção de Diferenças de Gênero: problematizando representações de mulheres e mães em políticas sociais. In: V ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba/PR. V ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004. v. 1. p. 1-12.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; RIBEIRO, C. ; RIBEIRO, P. R. M. . Gênero, Sexualidade e Educação. "Olhares" sobre algumas das perspectivas teórico-metodológicas que instituem um novo G.E.. In: 27ª Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu/MG. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?, 2004. v. 1. p. 1-16.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero: re-constituir modos de pensar, ensinar e fazer em saúde e enfermagem. In: 56 º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Enfermagem hoje: coragem de experimentar muitos modos de ser, 2004, Gramado/RS. Livro-temas do 56 º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Enfermagem hoje: coragem de experimentar muitos modos de ser, 2004. v. 1. p. 1-4.

  • OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; WILHEMS, Daniela Montano . It´s time for shocking- sexuality and pedagogies of fear in Brazilian televised AIDS campaigns. In: 16th World Congress of Sexology, 2003, Havana. Sexuality and human development. From discourse to action. Havana: Softcal, 2003. v. 1.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Humanização X Tecnologia: algumas questões para (re)pensar esta relação na enfermagem. In: 12° ENFSUL - A enfermagem construindo sua agenda: entrelaçando a assistência o ensino e a pesquisa, 2003, Porto Alegre. Livro - Temas do 12º ENFSUL. Brasília: ABEn, 2003. v. 1. p. 13-19.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KRUSE, M. H. L. . Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão. In: 6º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem, 2003, Teresina. Anais do 6º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. Teresina: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003. v. 1. p. 134-147.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Vigiar e educar corpos grávidos para produzir crianças. In: IV Seminário De Pesquisa em Educação da Região Sul, 2002, Florianópolis. Na contracorrente da Universidade Operacional. Florianópolis: Coordenadoria de Comunicação do CED/UFSC, 2002. v. 1.

  • SOARES, R. F. R. ; Meyer, Dagmar E. E. ; NECKEL, J. F. . Educação e Saúde: uma experiência de prática de ensino em psicologia e enfermagem. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação. (CD-Rom). Goiânia: Editora da Universidade, 2002. p. 250-253.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Imprensa e produção de pertencimentos; nacionalidade X cidadania na cultura teuto-brasileiro-evangélica no RS. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2002, Porto Alegre. O Oral, o Escrito e o Digital na História da Educação. São Leopoldo: Unisinos, 2002. v. 1. p. 1-13.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Diferentes Concepções do Cuidar, da Integralidade à Fragmentação do Ser.. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Recife. Enfermagem 2000: Crescendo na Diversidade. Recife: ABEn, 2000. v. 1. p. 33-50.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Alemão, estrangeiro ou teuto-brasileiro? Representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. In: 23º Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu - MG. Educação não é privilégio (Centenário de Anísio Teixeira) (CD-Rom), 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Por entre sutiãs e cuecas, um mote para discutir o cuidado na relação gênero/saúde. In: 11º Encontro de Enfermagem da Região Sul, 2000, Porto Alegre. A tragetória da Enfermagem na Região Sul: um olhar sobre o passado, o presente e o futuro, 2000. p. 51-53.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Pedagogias de amamentação e produção de identidades maternas. In: III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul (CD-Rom). Porto Alegre, 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cultura teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul: conteúdos e movimentos de gênero, raça, classe, nação e religião. In: I Simpósio Internacional O desafio da diferença. Articulando gênero, raça e classe, 2000, Salvador. I Simpósio Internacional O desafio da diferença. Articulando gênero, raça e classe. (CD-Rom), 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A politização comtemporânea do feminino e da maternidade: a construção de um argumento. In: I Seminário Internacional Enfoques feminstas e o século XXI: feminismo e universidade na América Latina, 2005, Salvador. Anais do I Seminário Internacional Enfoques feminstas e o século XXI: feminismo e universidade na América Latina. Salvador: NEIM/UFBA, 2005. v. 1. p. 46-46.

  • DUTRA, Ivete Lourdes ; Meyer, Dagmar E. E. . Parto natural, normal e humanizado: a polissemia dos termos e seu efeito sobre a atenção ao parto. In: I Seminário Internacional Enfoques feminstas e o século XXI: feminismo e universidade na América Latina, 2005, Salvador. Anais do I Seminário Internacional Enfoques feminstas e o século XXI: feminismo e universidade na América Latina. Salvador: NEIM/UFBA, 2005. v. 1. p. 47-47.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira . A ciborguização da enfermeira no contexto da terapia intensiva: problematizando as noções de essência de humao e máquina. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Florianópolis: ABRASCO, 2005. v. 10. p. 1-1.

  • Meyer, Dagmar E. E. . PRODUÇÃO DE MATERNIDADES ?DE RISCO?: ARTICULAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, MÍDIA E GÊNERO. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Florianópolis: ABRASCO, 2005. v. 10. p. 1-1.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, gênero e educação. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: CBCE, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; Meyer, Dagmar E. E. ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de . Os anúncios televisivos das campanhas oficiais de prevenção ao HIV/AIDS na perspectiva de agentes comunitárias/os de saúde do Programa de saúde da família. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Florianópolis: ABRASCO, 2005. v. 10. p. 1-1.

  • DURO, C. L. M. ; Meyer, Dagmar E. E. . Maternidade e cuidado infantil: os conceitos de mãe e os lugares das mulheres no cuidado com a criança, no contexto de um Programa de Saúde, Porto Alegre/RS. In: 1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença, 2004, Canoas/RS. 1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença, 2004.

  • WILHEMS, Daniela Montano ; Meyer, Dagmar E. E. ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos . A Dimensão Pedagógica de uma pesquisa no trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde do Programa de Saúde da Família. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Saúde, Justiça, Cidadania. Brasília: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 24-24.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; WILHEMS, Daniela Montano ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos . Anúncios Televisivos de Prevenção ao HIV/AIDS e Produção de Identidades de Gênero. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Saúde, Justiça, Cidadania. Brasília: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 64-64.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educar corpos grávidos para gerar crianças 'saudáveis'. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO. Porto Alegre: Datumsys - soluções digitais, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • SCHUTZ, A. ; WENETZ, Ileana ; Meyer, Dagmar E. E. . De onde falam a s ACS? Representações do feminino no contexto o PSF. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Inicação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. Anais do XV SIC da UFRGS. Porto Alegre: PROPESQ/UFRGS, 2003. v. 1. p. 884-884.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; NECKEL, J. F. ; SOARES, R. F. R. . Educação e Saúde: uma experiência de prática de ensino em psicologia e enfermagem. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e Diversidade na Educação. Goiânia: Editora da Universidade, 2002. p. 151-152.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; VARGAS, M. A. O. . A Constituição de Uma Identidade Ciborgue no Contexto da Terapia Intensiva. In: Simpósio Nacional 'Discurso, Identidade e Sociedade, 2001, Rio de Janeiro-RJ. Discurso, Identidade e Sociedade, 2001. p. 107-108.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, saúde e produção de identidades de gênero. In: III Encontro -Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares Nas Ciências e na Academia, 2001, Niterói-RJ. III Encontro- Enfoques Feministas e as Tradições Disciplinares nas Ciências e na Academia, 2001. p. 106-106.

  • Meyer, Dagmar E. E. . The Breast AS Constituents Of Maternity: An Outdaded Story. In: The 2nd International Research Conference, 2001, Toronto. Health Care In A Complex Word: An International Research Conference, 2001. p. 33-33.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Relações de gênero na educação: implicações na formação de professores (as).. In: VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores., 2001, Águas de Lindóia.. Formação de Educadores: Desafios e Perspectivas para o Século XXI., 2001. p. 22-22.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Cultura teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul: conteúdos e movimentos de gênero, raça, classe, nação e religião. In: I Simpósio Internacional O Desafio da Diferença. Articulando gênero, raça e classe, 2000, Salvador. I Simpósio Internacional O Desafio da Diferença. Articulando gênero, raça e classe., 2000. p. 25-25.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Alemão, estrangeiro ou teuto-brasileiro? Representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. In: 23º Reunião Anual da ANPED, 2000, Caxambu-MG. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro, 2000. p. 123-123.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Pedagogias de amamentação e produção de identidades maternas. In: III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul, 2000, Porto Alegre. Caderno de Resumos do III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 2000.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Saúde, Educação e representações de gênero. In: II International Congress Women, Work, Health, 1999, Rio de Janeiro - RJ. Eqüidade de Gênero e Qualidade de Vida: Desafios dos Novos Tempos Sociais, 1999. p. 332-332.

  • ANDRADE, S. S. ; Meyer, Dagmar E. E. . Dinâmicas de gênero nas práticas escolares. In: XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica - Livro de Resumos, 1999. p. 446-446.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A aqrquitetura de um regime de representação cultural. escola elementar teuto-brasileira-evangélica no RS. In: Vº Encontro da Associação de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE, 1999, Passo Fundo. Vº Encontro de Pesquisadores em História da Educação - Caderno de Resumos, 1999. p. 6-6.

  • Meyer, Dagmar E. E. . A arquitetura de um regime de representação cultural: escola e docência teuto-brasileiro-evangélica no RS. In: XI Jornadas de História de la Educación, 1999, Bernal - Argentina. Anais da XI Jornadas de História de la Educación, 1999. p. 134-134.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Saúde: contribuições do Pós-Estruturalismo e dos Estudos Culturais. In: Encontro Interdisciplinar Fazendo Gênero 3, 1998, Florianópolis - SC. Fazendo Gênero 3 - Livro de Resumos, 1998. p. 7-8.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Pesquisa em História da Educação da mulher na Alemanha: relatos de um estágio. In: I Encontro da Assocuação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE), 1997, São Leopoldo - RS. Resumos das Comunicações e Programação do 1º Encontro da ASPHE, 1997. v. 1. p. 11-11.

  • WOLF, R. D. ; Meyer, Dagmar E. E. . Concepções de professor e de professora no Jornal Deutsche Post - RS (1906 - 1915). In: IX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1997, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica - Livro de Resumos, 1997. p. 331-331.

  • OGIBA, S. M. ; Meyer, Dagmar E. E. ; KNIJNIK, G. ; CARRASCO, L. H. . Limites da teorização educacional moderna: implicações no campo da docência. In: 19º Reunião Anial da Anped, 1996, Caxambú - MG. A política de educação no Brasil: globalização e educação social, 1996. v. 5. p. 191-191.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; LOURO, G. L. . A escolarização do doméstico. A cosntrução de uma escola técnica feminina (1946-1970). In: 16º Reunião Anual da Anped, 1993, Caxambú - MG. Educação: Paradigmas, Avaliação e Perspectivas, 1993. v. 2. p. 98-98.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Um jeito diferente de olhar a mesma história: a formação da enfermeira na perspectiva da reprodução. In: 15º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 1992, Caxambú - MG, 1992.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Reproduzindo relações de poder (de gênero e de classe) na formação da enfermeira. In: 43º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1991, Curitiba-PR. 43º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1991. p. 128-128.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Identidades traduzidas. Cultura e docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 24, n.1, p. 177-178, 1999.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Reproduzindo relações de poder de gênero e de classe no ensino de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 45, n.1, p. 89-89, 1992.

  • SILVEIRA, C. C. ; MEYER, D ; Félix . A generificação da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , 2019.

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Perspectivas feministas e suas interfaces com os campos de conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann . Gênero, inclusão social e políticas públicas: avanços, ambiguidades e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Gênero e políticas públicas: a feminização da inclusão social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Curso de Docência em Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Noções de família em Políticas de Inclusão Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Bover, Andreu ; GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. ; MIRO, M. ; MIRO, R. ; MORENO, C. ; MUNTANER, C. ; PETER, E. ; ZAFORTEZA, C. . (In)Equity and home care policies in Spain: Austerity as excuse to impose neoliberal agenda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. ; KLEIN, C. . Um olhar de gênero sobre a inclusão social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Meyer, Dagmar E. Estermann . Conferência 'Políticas Públicas de Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Meyer, Dagmar E. E. ; Petry . TRANSEXUALIDADE, HETERONORMATIVIDADE E PERFORMANCE CORPORAL.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PILOTTO, F. ; Meyer, Dagmar E. E. . Especificidades na educação do corpo-atleta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. ; BORGES, Z. N. ; BANDEIRA, G. A. ; BARBOSA, Taís ; OHLWEILER, M. I. . The "family" as the focal point for "social inclusion" policies in Brazil: Models for some of these programs, basic assumptions about family and their practical implications. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . O quadro conceitual da vulnerabilidade e sua produtividade para os estudos sobre violência, gênero e sexualidade - uma discussão conceitual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Direitos sociais, direitos sexuais e direitos reprodutivos: questões para a enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Políticas públicas e movimentos sociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Para onde foi a Aids? A (in)visibilidade da epidemia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . "Fácil de dizer, difícil de fazer": risco e vulnerabilidade nas práticas de prevenção em saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Maternidades desviantes: "de risco" ou vulneráveis?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Desigualdades de gêneros, raça/etnia e orientação sexual no espaço escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, gênero e a sexualidade no processo de cuidar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, gênero e educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . O conceito de Gênero: uma aproximação possível para a Saúde e para a Enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Processos coletivos de produção de conhecimentos em saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Questões de Gênero, Etnia e Necessidades Especiais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Vulnerabilidade, violência e gênero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; WILHEMS, Daniela Montano . Negotiating sex ... safe for whom? The perceptions of community health workers of the Family Health Program of Porto Alegre/RS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DURO, C. L. M. ; Meyer, Dagmar E. E. . Maternidade e cuidado infantil: concepções presentes no contexto de um programa de atenção à saúde da criança, POA, RS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Como conciliar humanização e tecnologia na formação e na prática de enfermagem? Ressignificar o humano no contexto da ciborguização. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Sexualidade nas Pedagogias Culturais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação, Currículo e Gênero: questões para o exercício da docência.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Produzindo diferenças e identidades no currículo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Diferentes concepções de cuidar. Da integralidade à fragmentação do ser. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educação e Saúde da Mulher: uma abordagem na perspectiva de gênero. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Meyer, Dagmar E. E. . A arquitetura de um regime de representação cultural: escola e docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Meyer, Dagmar E. E. . A arquitetura de um regime de representação cultural: escola elementar teuto-brasileiro-evangélica no RS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Concepções de professor e de Professora no Jornal Deutsche Post - Rio Grande do Sul (1906-1915). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. . A dimensão educativa da Enfermagem: algumas reflexões. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Saúde: contribuições do Pós-Estruturalismo e dos Estudos Culturais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Pesquisa em História da Educação da Mulher na Alemanha: relatos de um estágio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Meyer, Dagmar E. E. . A dúvida como postura intelectual: uma abordagem pós-estruturalista de análise dos estudos de gênero na enfermagem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Donas-de-casa, artesãs e técnicas: a fomação de jovens numa escola técnica feminina. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . A escolarização do doméstico: a construção de uma escola técnica feminina: 1946-1970. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Um jeito diferente de olhar a mesma história: a formação da enfermeira na perspectiva da reprodução. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Reproduzindo relações de gênero e de classe no ensino de Enfermagem. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GASTALDO, D. ; Meyer, Dagmar E. E. . A formação da Enfermeira: ênfase na conduta em detrimento do conhecimento. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEYER, Dagmar Estermann . Currículos de gênero e sexualidade: sobre tormentas e resistências criativas em territórios disputados. belo horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Prefácio Educação Física e Gênero. Ijuí, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Aprendizagens de gênero em espaços educativos ou da importância das "pontes" entre pós-graduação, graduação e escola básica. Araraquara, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; BORGES, Z. N. ; FERNANDES, L. P. ; BARBOSA, Taís ; BANDEIRA, G. A. ; DORNELLES, P. G. ; GOMES, C. R. K. . A educação 'da família' como estratégia governamental de inclusão social: um estudo situado na interface dos Estudos Culturais, de Gênero e de Vulnerabilidade 2008 (Relatório de Pesquisa).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Apresentação do Dossiê Gênero, sexualidade e educação. Belo Horizonte - MG, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Educar e assistir corpos grávidos para gerar e criar seres humanos saudáveis : educação, saúde e constituição de sujeitos de direitos e de risco 2005 (Relatório de Pesquisa).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Editorial - Multiplicar e recortar: operações que visibilizam saberes e fazeres de Enfermagem. Barueri, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MOTT, M. L. ; Meyer, Dagmar E. E. ; MARTINS, A. P. V. . Apresentação do Dossiê. Niterói, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Os Poderes dos Corpos Frios. Brasília, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. ; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos ; OLIVEIRA, Dora Lúcia de ; WILHEMS, Daniela Montano . Educação, saúde, gênero e mídia : um estudo sobre HIV/AIDS - DSTs com agentes comunitários/as de saúde do Programa de Saúde da Família de Porto Alegre/RS 2003 (Relatório de Pesquisa).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Mulher perfeita tem que ter [mamas e] uma barriguinha : educação, saúde e produção de identidades maternas 2003 (Relatório de Pesquisa).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Humanização e Trabalho: razão e sentido da enfermagem. Brasília, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Meyer, Dagmar E. E. . Um jeito diferente de olhar a mesma história: a formação da enfermeira na perspectiva da reprodução. Porto Alegre: Cadernos do DEC, 1993 (Artigo).

  • DUARTE, A. S. ; Meyer, Dagmar E. E. ; PRIANTE, J. C. ; MARTINS, S. M. C. . Qual a tarefa da filosofia na escolha de um método de pesquisa, frente a uma dada problemática social?. Cuiabá - MT: Revista da Universidade, 1983 (Artigo).

  • Meyer, Dagmar E. E. . Técnicas básicas de Enfermagem. Cuiabá - MT 1982 (Manual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Meyer, Dagmar E. Estermann . Comissão Julgadora do Concurso para Provimento de 01 cargo de Professor Doutor. 2013.

Meyer, Dagmar E. Estermann . Desafios e possibilidades das Identidades de Gênero e Sexualidade na escola: ampliando e pluralizando ações educativas. 2012.

Meyer, Dagmar E. E. . Consultora do CNPq para a área de Ciências Humanas. 2010.

Meyer, Dagmar E. E. . Avaliadora da Comissão do Processo de Re/credenciamento dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSC. 2010.

Meyer, Dagmar E. Estermann . Reunião de Trabalho Sexualidade na Educação: desafios para uma política Pública. 2009.

Meyer, Dagmar E. E. . Participação na Comissão de avaliação das propostas de Credenciamento e Recredenciamento de professores no Programa de Pós-G~raduação em Educação. 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Consultoria para o projeto SAGAS (Somos, ABIA, Asa Branca, Grupo Arco-Íris e Fundação Schorer). 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Encuentros de dirección de proyectos de investigación de alumnas/os del programa de doctorado Políticas y determinantes sociales de la salud. 2006.

Meyer, Dagmar E. E. . Consultora externa na avaliação dos projetos de pesquisa da área de Educação e Humanas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Reunião do comitê para seleção dos projetos de OSC/2004. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Consultoria ad hoc para análise de trabalhos, pôsteres e minicursos da 27ª Reunião Anual da ANPED. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Assessoria ad hoc para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Assessoria ad hoc para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2003.

Meyer, Dagmar E. E. . Assessoria ad hoc para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2002.

Meyer, Dagmar E. E. . Assessoria ad hoc para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2001.

GOMEZ, R. S. ; Meyer, Dagmar E. Estermann ; FIORENTINI, D. . Integrante da Comissão Externa de Avaliação do PPGE - UFMG. 2014.

Meyer, Dagmar E. Estermann . Coordenadora do Curso de Especialização Docência na Saúde. 2014.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer avaliativo para Revista Horizontes Antropológicos. 2012.

Meyer, Dagmar E. E. . Processo de Credenciamento e Recredenciamento de professores do PPGE-FAE-UFPEL. 2011.

Meyer, Dagmar E. E. . Membro do Comitê Científico do Eixo Temático Educação e Gênero no VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2010.

Meyer, Dagmar E. E. . Avaliadora da Comissão do Processo de re-credenciamento dos docentes do PPGEDU-UFSC. 2010.

Meyer, Dagmar E. E. . Comissão Externa de Avaliação dos pedidos de credenciamento e recredenciamento ao Programa de Pós-Gradução em Educação. 2009.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para Revista Estudos Feministas. 2009.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer Ad Hoc para Revista Estudos Feministas. 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista Estudos Feministas. 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Relatório do Comitê Científico da ANPED. 2008.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2007.

Meyer, Dagmar E. E. . Paracer ad hoc para a revista Nursing Inquiry. 2007.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2007.

LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Dossiê Gênero, sexualidade e educação no periódico Educação em Revista. 2007.

Meyer, Dagmar E. E. . Coordenação e organização do Simpósio Temático "Parto e Maternidade: profissionalização, assistência, políticas públicas. 2006.

Meyer, Dagmar E. E. . Membro da comissão julgadora do 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero do CNPq. 2006.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a revista da ABRASCO - Ciências e Saúde Coletiva. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a revista História Unisinos. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Consultora ad hoc para análise de trabalhos e pôsteres e minicursos da 28ª Reunião Anual da ANPEd. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Relatório Técnico do Estágio de Pós-Doutorado. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecerista para o 4º concurso de dotações de pesquisa sobre Negro e Educação. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2005.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a revista Educação e Pesquisa. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Educação. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Educação.. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a revista Educação e Pesquisa. 2004.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2004.

Mancia, Joel R. ; KRUSE, M. H. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Educação em Enfermagem - número temático da RBEn. 2003.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2003.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc dos trabalhos apresentados no IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.. 2002.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para Revista Estudos Feministas. 2002.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc dos recursos encaminhados para o comitê Científico da 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2001.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc do Comitê Científico do IV Congresso Brasileiro de História da Educação. 2001.

LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Dossiê Gênero e Educação. 2001.

Meyer, Dagmar E. E. . Parecer ad hoc para a Editora da UFRGS, da obra Enfrentando a morte: uma questão educacional.. 2000.

Meyer, Dagmar E. Estermann . Sobre o instinto e a maternidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Meyer, Dagmar E. Estermann . Políticas públicas e a institucionalização do feminismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Sexualidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Meyer, Dagmar E. E. ; RIBEIRO, C. ; HEIDEL, M. . Salto para o futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Meyer, Dagmar E. Estermann . Palestrante em Curso de Extensão Gênero, Saúde & Cinema. 2015. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Alguns modos de ver e de fazer pesquisa pós-estruturalista em Saúde. 2010. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Debate sobre a Avaliação Trienal da Capes 2007-2009 dos Programas de Pós-graduação das IES. 2010. (Debate).

Meyer, Dagmar E. Estermann . Políticas de Inclusão social e educação para a maternidade: uma leitura de gênero. 2010. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. Estermann . Participante da Reunião de Trabalho 'Sexualidade na Educação: desafios para uma políticas pública'. 2009. (Participação em Reunião de Trabalho).

Meyer, Dagmar E. E. . Estudos Culturais e pesquisas na área da Saúde. 2008. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Políticas de Inclusão Social em Educação e Saúde: possibilidades e limites das abordagens de gênero. 2008. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Educação em Saúde: atuação da enfermagem. 2008. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Debatedora na Sessão Vulnerabilidades e dificuldades ao acesso a saúde e educação. 2008. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. ; BORGES, Z. N. ; KLEIN, C. ; FERNANDES, L. P. ; BANDEIRA, G. A. ; BARBOSA, Taís ; OHLWEILER, M. I. . Seminario avanzado sobre la salud y el desarollo a través de la mirada de género. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Formação Continuada em Sexualidade Humana. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Debate sobre o filme Nascidos em Bordéis. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Minicurso: Gênero, sexualidade e os processos de inclusão escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Meyer, Dagmar E. E. ; BORGES, Z. N. ; KLEIN, C. ; FERNANDES, L. P. ; BARBOSA, Taís ; BANDEIRA, G. A. ; OHLWEILER, M. I. . The "family" as the focal point for "social inclusion" policies in Brazil: Models for some of these programs, basic assumptions about family and their practical implications. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Seminario avanzado sobre la salud y el desarrollo a través de la mirada de género).

Meyer, Dagmar E. E. . Palestra: Modos de ver e de fazer pesquisa pós-estruturalista em saúde: algumas disposições necessárias. 2007. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Debate a partir do filme Nascidos em Bordéis. 2007. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Seminario Avanzado de Postgrado: Educación, salud y género - abordajes post-estructuralistas no Curso de Doctorado en Enfermeria e Salud Internacional da Universitat de les Illes Balears. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Aula ministrada na disciplina Políticas y determinantes sociales de la salud do Curso de Doctorado en Enfermeria e Salud Internacional da Universitat de les Illes Balears. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Metodologia pós-estruturalista em pesquisa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Corpo, Gênero e Sexualidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Meyer, Dagmar E. E. . Programa de Aprendizagem Central II: A escola inclusiva e os sujeitos da educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Meyer, Dagmar E. E. . Trabalhando com a saúde da mulher: um enfoque em gênero. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Meyer, Dagmar E. E. . Conversando na FACED - Corpo, gênero e sexualidade: olhares sobre práticas educativas contemporâneas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero, raça/etnia e geração: categorias de produção de conhecimento em enfermagem - 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . "Educação, saúde e politização da maternidade: olhares desde a articulação entre estudos culturais e estudos de gênero". 2004. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Meyer, Dagmar E. E. . Prêmio Jovem Sanitarista. 2003. (Edital).

Meyer, Dagmar E. E. . "Os Estudos Culturais e a Educação". 2003. (Palestra).

Meyer, Dagmar E. E. . Pedagogias do Aleitamento Materno. Educação, saúde e produção de identidades maternas.. 2002. (Relatório de pesquisa).

Meyer, Dagmar E. E. . Relatório Síntese da Pesquisa: Pedagogias do aleitamento materno : educação, saúde e produção de identidades maternas. 2002. (Relatório de pesquisa).

Meyer, Dagmar E. E. ; LOURO, G. L. ; NECKEL, J. F. ; SOARES, R. F. R. . Qualificar o cuidado infantil e a cidadania feminina: um trabalho com mulheres atendentes de creches comunitárias de Viamão/RS.. 2001. (Relatório de pesquisa).

Meyer, Dagmar E. E. . Revista Gaúcha de Enfermagem. 2000. (Editoração/Periódico).

Meyer, Dagmar E. E. . Corpos, Prazeres e Práticas do Eu. 2000. (Tradução).

Meyer, Dagmar E. E. . Revista Texto & Contexto Enfermagem. 1999. (Editoração/Periódico).

Meyer, Dagmar E. E. . Identidades Traduzidas. Cultura e Docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sul. 1999. (Tese de Doutorado).

Meyer, Dagmar E. E. . Revista Educação & Realidade. 1997. (Editoração/Periódico).

Meyer, Dagmar E. E. . Revista Gaúcha de Enfermagem. 1996. (Editoração/Periódico).

Meyer, Dagmar E. E. . Revista Educação & Realidade. 1995. (Editoração/Periódico).

LOURO, G. L. ; Meyer, Dagmar E. E. . Onde a mulher aprende a ser uma dona-de-casa perfeita: propostas de uma escola técnica feminina - 1946/1970. 1993. (Relatório de pesquisa).

Meyer, Dagmar E. E. . Estudos da prevalência de hipertensão arterial na zona urbana de Cáceres/MT. 1985. (Relatório de pesquisa).

DUARTE, A. S. ; Meyer, Dagmar E. E. ; HEYDE, M. E. D. V. D. ; ATANAKA, M. ; HEYDE, R. V. D. . Estudo das Características dos estudantes de Enfermagem e Nutrição da UFMT. 1984. (Relatório de pesquisa).

Meyer, Dagmar E. E. . Educação em Saúde através da Mídia. 2003 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Escola. 2003 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Discutindo risco e vulnerabilidade nas práticas educativas em DSTs/HIV/AIDS. 2003 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Pedagogias da Amamentação e Produção de Identidade de Gênero. 2002 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Educação continuada em serviço. 2002 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero, Memória e Docência. 2001 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Planejamento e Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem: Questões para a Formação em Enfermagem. 2001 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Epistemologia e teorias feministas: aplicação em projetos de pesquisa. 2000 (Professor Convidado) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares. 1999 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Relações de gênero no trabalho em saúde. 1999 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Sexualidade e as Questões de Gênero. 1999 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Pesquisa nas áreas da Educação e da Saúde. 1999 (Ministrante de Curso) .

Meyer, Dagmar E. E. . História da Sexualidade II. 1999 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero, Saúde e Educação em Enfermagem. 1999 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e a lógica da diferença: constituindo o social e os sujeitos. 1999 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Educação emSaúde na escola: transversalidade ou silenciamento?. 1999 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Sexualidade e Saúde: Omissão ou Transversalidade?. 1999 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Infância, História e Educação Básica. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Alguns são mais iguais que os outros: etnia, raça e nação em ação no currículo escolar. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . O que é mesmo que a gente aprende na escola? O currículo e a produção de identidades sociais. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Produzindo diferenças e desigualdades na escola e no currículo. 1998 (Professor Convidado) .

Meyer, Dagmar E. E. . A pesquisa, o campo e as fontes. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero, Sexualidade e Educação no Ensino Fundamental de Jovens e Adultos. 1998 (Ministrante de Curso) .

Meyer, Dagmar E. E. . Alguns são mais iguais que os outros: etnia, raça e nação em ação no currículo escolar. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Diferenças e desigualdades de gênero na formação e na prática profissional na área da saúde. 1998 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Epistemologia e Teorias Feministas: aplicação em projetos de pesquisa. 1998 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Saúde e Sexualidade na Escola. 1998 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Frauen uns Rassismus in Brasilien: gestern und heute. 1997 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Pesquisa sobre mulher e gênero na Alemanha: relatos de um estágio. 1997 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Metodologia da Alfabetização. 1997 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Na trama dos conceitos: gênero como categoria de análise em saúde. 1997 (Professor Colaborador) .

Meyer, Dagmar E. E. . Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar. 1996 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Parâmetros Curriculares Nacionais em Saúde. 1996 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A enfermagem hoje - metas e perspectivas. 1996 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Currículo e Etnia. 1996 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Questões de Gênero na Educação. 1995 (Comunicação) .

Meyer, Dagmar E. E. . Aprender a ser enfermeira e aprender a fazer enfermagem. 1995 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . Planejamento de Ensino. 1995 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Concepções de saúde e doenças: uma abordagem sócio-histórica. 1995 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A saúde nos livros didáticos. 1995 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Gênero e poder: implicações para o ensino na área da saúde. 1995 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A enfermagem na construção da cidadania. 1994 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A escolarização do doméstico: um processo de seleção cultural e de transposição didática. 1994 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . Um jeito diferente de olhar a mesma história: formação da enfermeira na perspectiva da reprodução. 1994 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . História oral como opção metodológica na minha pesquisa de Mestrado. 1993 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A formação da enfermeira na perspectiva da reprodução. 1993 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . Onde a mulher aprende a ser uma dona-de-casa perfeita. 1993 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . O ciclo básico na formação do profissional enfermeiro. 1992 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . Reproduzindo relações de poder de gênero e de classe no ensino de Enfermagem. 1992 (Participação em Painel) .

Meyer, Dagmar E. E. . Urbanização e criação da enfermagem científica. 1991 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A história da Enfermagem no Ocidente - séc. XIX e XX. 1991 (Palestrante) .

Meyer, Dagmar E. E. . A formação da enfermeira: ênfase na conduta em detrimento do conhecimento. 1989 (Palestrante) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Políticas públicas de inclusão social e transversalidade de gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, Descrição: A pesquisa proposta, a ser desenvolvida no período de março de 2014 a março de 2018, envolve uma equipe de 09 pesquisadoras (doutoras, pós-doutorandas e mestrandas) e pretende dar sequência a uma agenda de investigação em que vimos problematizando as interfaces entre gênero e políticas públicas de inclusão social, no Brasil, na perspectiva dos Estudos de Gênero e Culturais pós-estruturalistas. Essa agenda nos permitiu descrever e problematizar, até aqui, duas formas distintas e complementares de responsabilização no âmbito dessa articulação: a das mulheres-mães que integram os segmentos sociais aos quais as políticas se dirigem, e a dos/as profissionais que as implementam, num processo que nomeamos como ?generificação da inclusão social?. A análise desse processo nos coloca, agora, diante de uma importante questão: a forma que essa generificação tem assumido nas políticas públicas de inclusão social poderia ser entendida como um efeito ? não esperado e não desejado ? da proposta estratégico-política da transversalidade de gênero nas políticas públicas? Ou, em outra direção, como a forma que a proposta da transversalidade de gênero tem assumido (de reforço e/ou de correção de papéis e funções de gênero naturalizadas) se articula com essa generificação? Para avançar nessa discussão a pesquisa aqui proposta prevê a reunião e análise de 3 conjuntos distintos de textos: 1) Documentos normativos das seguintes políticas e programas: Saúde na escola; Plano nacional de políticas para as mulheres (2013-2015); Gênero e diversidade na escola; Rede Cegonha; Atenção integral à saúde das mulheres; Atenção Integral à saúde dos homens; 2) Publicações e pesquisas que tematizam a transversalidade de gênero nessas políticas, disponíveis em: Observatório Brasil de igualdade de gênero; Biblioteca virtual de saúde; publicações da SECADI/ME; Portal de gênero; Banco de teses e dissertações da CAPES e no site do Grupo de Investigación Crítica em Salud: prácticas, políticas e ciudadanía (GICS) que eu integro; 3) pesquisas de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, elaboradas sob minha supervisão e/ou pesquisas realizadas sob minha coordenação que dialogam com essa produção. Tal material será analisado na perspectiva da análise cultural ancorada na teorização foucaultiana, para responder a 3 questões: 1) como ? do ponto de vista das ênfases, tensões e desafios ? a proposição governamental da transversalidade de gênero tem sido apresentada e proposta nos textos programáticos das políticas de inclusão social que temos analisado no grupo?; 2) quais tem sido as ênfases, tensões e desafios apontados por outros estudos que têm discutido e analisado essa proposição de transversalidade de gênero em políticas públicas (no Brasil e fora dele) na confluência das áreas da educação e da saúde, e como têm se posicionado diante de tais questões?; 3) como as pesquisas que temos realizado, em nosso grupo de pesquisa, dialogam com essa produção?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Sandra dos Santos Andrade - Integrante / Ileana Wenetz - Integrante / Carin Klein - Integrante / Simone Vione Schwengber - Integrante / Priscila Gomes Dornelles - Integrante / Jeane Félix - Integrante / Catharina da Cunha Silveira - Integrante / Jamile Peixoto - Integrante / Sílvia Centeno - Integrante / Carlos Eduardo Barzotto - Integrante / Mabel Jansen - Integrante / Fernanda Magalhães Trindade - Integrante / Mariléia Golgo de Moraes - Integrante / Sandra Joris Bertollo - Integrante / Patrícia Vitória - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2104

    Análisis de las políticas de la atención a la dependencia y de igualdad: impacto percibido por hombres y mujeres cuidadoras de diferentes generaciones en el ámbito doméstico en Mallorca, Descrição: La atención a las personas con dependencia es uno de los principales retos sociales en España con una perspectiva poblacional muy envejecida. La familia que ha sufrido importantes transformaciones presenta cada vez mayores dificultades para cuidar de sus dependientes. El impacto para la salud de los y las cuidadoras es determinada por el género, la generación y las políticas públicas de protección social, entre otros. Desde el 2006 en España se han puesto en marcha políticas como la Ley de Atención a la Dependencia y la Ley de Igualdad efectiva entre hombres y mujeres que han intentado paliar las desigualdades y discriminación que sufrían los y las cuidadoras. El objetivo de la investigación propuesta es analizar como estas políticas han sido percibidas en las prácticas y la salud de hombres y mujeres cuidadoras de diferentes generaciones en el ámbito doméstico en un contexto de crisis económica y austeridad del gasto social. Se proponen varios métodos cualitativos: análisis de las políticas propuestas a través de los textos legales en los tres niveles de la administración: nacional, autonómica y insular, 6 entrevistas con técnicos-políticos y realizar 6 grupos focales: 3 de hombres y 3 de mujeres de 3 diferentes generaciones. Éste proyecto ha sido aprobado por el comité de ética correspondiente. Tanto para el análisis de textos como de los resultados de grupos focales se utilizará el soporte del programa NVivo 9. Se triangularan fuentes para asegurar el rigor. Los resultados serán difundidos para grupos comunitarios, profesionales socio-sanitarios y medio académico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Integrante / Denise Gastaldo - Integrante / Bover, Andreu - Coordenador / Elisabeth Peter - Integrante / Margalida Miró - Integrante / Concha Zaforteza - Integrante / Cristina Muntaner - Integrante., Financiador(es): Instituto de Salud Carlos III - Outra / Ministério de Ciencia e Innovacion ? Gobierno de España - Outra.

  • 2008 - 2013

    Vulnerabilidade, programas de inclusão social e práticas educativas: uma abordagem na perspectiva dos Estudos de Gênero e Culturais, Descrição: Este projeto de investigação articula ações de extensão, ensino de pós-graduação e pesquisa e deverá ser desenvolvido no âmbito de uma parceria que engloba duas instituições e vários grupos e interesses: uma universidade pública, interessada em projetos que potencializem políticas públicas de caráter social, um programa de pós-graduação comprometido com formação de educadores/as; uma prefeitura municipal e 3 de suas secretarias (Assistência Social, Saúde e Educação), um grupo de estudantes-pesquisadores/as e sua orientadora de pós-graduação e gestores/as e técnicos/as com diferentes formações e atuações, implicados com a implementação e avaliação de ações programáticas direcionadas para a inclusão social. Esta conformação demanda o desenvolvimento negociado e participativo de um projeto de curso que favoreça o intercâmbio pedagógico entre realidades sociais e políticas distintas e, ainda, o diálogo entre saberes e interesses aos quais se atribuem estatutos sociais e políticos diferenciados. Pretende-se, com este diálogo, implementar um processo de ensino-aprendizagem que integre a problematização, o planejamento e o desenvolvimento de um projeto formativo multifacetado ao processo de análise e de avaliação de sua implementação, de modo que esta reflexão tenha incidência sobre as ações programáticas que constituem o processo de trabalho nos serviços vinculados às secretarias em questão. O material produzido será analisado na perspectiva da análise cultural ancorada na teorização foucaultiana, para as questões: que possíveis respostas e quais aprendizagens estudantes, pesquisadores/as, gestores/as e técnicos/as podem produzir/fazer, em processos educativos participativos que colocam as pesquisas que realizamos, nas universidades, em relação/confronto com o cotidiano das práticas desenvolvidas em programas de inclusão social, em nível de municípios como o de Viamão - RS? Quem aprende o que, com quem, sobre o que, com que implicações práticas, nesta relação?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Sandra dos Santos Andrade - Integrante / Letícia Prezzi Fernandes - Integrante / Carin Klein - Integrante / José Geraldo Damico - Integrante / Maria Cláudia Dal Igna - Integrante / Luiz Fernando Calage Alvarenga - Integrante / Catharina da Cunha Silveira - Integrante / Jeane Félix - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 8

  • 2005 - 2008

    A educação 'da família' como estratégia governamental de inclusão social: um estudo situado na interface dos Estudos Culturais, de Gênero e de Vulnerabilidade, Descrição: A pesquisa pretende examinar o Programa Inclusão Total que está sendo implementado pelo governo do Rio Grande do Sul, em 2004, tomando-se como referência o Município de Viamão. Esse programa é compreendido, desde a perspectiva dos Estudos Culturais e de Gênero pós-estruturalistas, como sendo instrumento de organização social, uma vez que pretende promover a inclusão social através da normatização e administração de certas dimensões da vida cotidiana dos sujeitos aos quais se direcionam. Nessa direção o programa pode ser entendido como discursos que interpelam determinados sujeitos e grupos sociais, educando-os para pensar, sentir e agir de certos modos e não de outros. Por conceber o Programa dessa forma recorro, também, à antropologia política e aos estudos de vulnerabilidade para examinar, de forma articulada, as relações de poder que são colocadas em funcionamento em duas de suas dimensões: nas proposições programáticas dos governos estadual e municipal; e nas ações assistenciais e educativas delas decorrentes. O corpus será composto por um conjunto de textos com diferentes características: documentos e materiais impressos que normatizam e descrevem esse programa em nível de estado e de município; diários de campo produzidos a partir da observação e participação em atividades desenvolvidas em grupos de orientação e, ainda, entrevistas semi-estruturadas realizadas com técnicas/os dos serviços de assistência social e alguns membros de famílias inscritas no programa que integram os grupos observados. Tais textos serão analisados na perspectiva da análise cultural ancorada na teorização foucaultiana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Letícia Prezzi Fernandes - Integrante / Taís Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 6

  • 2003 - 2005

    Educar e assistir corpos grávidos para gerar e criar seres humanos saudáveis: educação, saúde e constituição de sujeitos "de direitos" e "de riscos", Descrição: O projeto e os sub-projetos nos quais ele se desdobra ancoram-se nos Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas e nos Estudos Culturais, objetivando descrever e analisar políticas e/ou programas de educação em saúde direcionados a mulheres e crianças pequenas, entendendo-os como pedagogias que produzem, re-significam e veiculam determinadas formas de viver a maternidade. Relatório disponível na biblioteca setorial de educação da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Letícia Prezzi Fernandes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2003

    Qualificar o cuidado infantil e a cidadania feminina: um tra, Descrição: Objetivos gerais: Propor diretrizes gerais para políticas municipais voltadas para mulheres das camadas mais pobres da população, que estão fora ou inseridas precariamente no mercado de trabalho; propor diretrizes para políticas municipais de Educação Infantil no município de Viamão, a partir de um levantamento dos principais problemas relativos ao atendimento da criança de 0 a 6 anos em creches comunitárias da região; divulgação dos conhecimentos provenientes de diferentes campos do saber, que contribuam para a qualificação profissional de mulheres que atuam em creches comunitárias da região de Viamão, bem como para programas de atenção à infância. Objetivos específicos: Promover cursos de formação de educadoras infantis leigas nas creches comunitárias de Viamão; Traçar um perfil das famílias atendidas; Integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentro desta perspectiva, será desenvolvido um sub-projeto de pesquisa em algumas creches comunitárias do município de Viamão, sobre questões de gênero e sexualidade na infância. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Integrante / Jane Felipe Neckel - Coordenador / Rosângela de Fátima Rodrigues Soares - Integrante / Bianca Salazar Guizzo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    Educação, Saúde Gênero e Mídia: um estudo sobre HIV/AIDS com, Descrição: A pesquisa propunha problematizar anúncios televisivos que integram campanhas oficiais de prevenção ao HIV/AIDS, implementadas pelo Ministério da Saúde, no Brasil, no período de 1994 a 2000. Assim, para problematizar tais anúncios, procurou-se tomar como referência informações produzidas a partir da apresentação e discussão de alguns desses anúncios com agentes comunitários/as de saúde (ACS) que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF), na periferia de Porto Alegre/RS. O nosso objetivo, com isso, era o de produzir subsídios para repensar essa modalidade de prevenção, em especial no que se refere às relações de gênero ali apresentadas, considerando alguns dos modos pelos quais os/as ACS se expressaram quando falaram dessas relações. Os anúncios selecionados foram discutidos em dois grupos focais com 12 ACS cada um (22 mulheres e 2 homens) ao longo de 6 semanas, totalizando 12 reuniões no período de julho a agosto de 2002. Essas foram gravadas, transcritas, codificadas e processadas para análise, com a utilização do software Nvivo. A análise dos dados gerados nos grupos focais se sustentou em perspectivas dos Estudos Feministas e Culturais que vêm exercitando uma articulação crítica com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. As análises que realizamos no contexto da pesquisa apontam diferentes temas/problemas que precisariam ser considerados quando se investe na elaboração de anúncios televisivos de prevenção ao HIV/AIDS. Em seu conjunto, as problematizações que empreendemos nos permitem argumentar que as representações de gênero que emergem das ?falas? das/os ACS são produzidas e/ou atualizadas, dentre outras instâncias, tanto pelo conhecimento que fundamenta a concepção e implementação de campanhas de prevenção quanto pelas ações educativo-assistenciais dela decorrentes. Dessa forma, tais campanhas acabam por reiterar algumas das relações, comportamentos e/ou práticas de gênero e sexuais que pretendem transformar ou romper.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Silvana Praça Liesenfeld - Integrante / Luís Henrique Sacchi dos Santos - Integrante / Dora Lúcia de Oliveira - Integrante / Daniela Montano Wilhems - Integrante / Ileana Wenetz - Integrante / Anelise Schutz - Integrante / Bianca Salazar Guizzo - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Cooperação / Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 1999 - 2003

    Mulher perfeita tem que ter [mamas] e uma barriguinha: educação, saúde e produção de identidades maternas, Descrição: Trata-se de uma pesquisa na qual analisei representações e identidades de mulher e de mãe que vêm sendo produzidas, ressignificadas e/ou veiculadas no âmbito de políticas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças de um segmento priorizado em termos de políticas públicas de saúde, definido como materno-infantil. A abordagem metodológica utilizada foi a da análise cultural ancorada nos Estudos Feministas e nos Estudos Culturais, naquelas vertentes que fazem uma aproximação crítica com o Pós-Estruturalismo de Michel Foucault e Jaques Derrida. Sua ênfase está colocada na descrição e na análise dos mecanismos pelos quais a cultura se articula com o conhecimento e o poder, o que possibilita tratar os programas de saúde como instâncias pedagógicas que produzem, ressignificam e veiculam, de forma ativa, representações e identidades de gênero. Examinei documentos relativos ao Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno e ao Programa de Assistência Pré-Natal, produzidos pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre ? Brasil - bem como artigos de jornais e folhetos informativos produzidos por essas instâncias para serem distribuídos pelos postos de saúde. A ?pedagogia? engendrada pela teia discursiva e pela trama de poderes que instituem os programas de saúde analisados, produz corpos e identidades de mulher e de mãe em que são atualizados elementos importantes de reperesentações produzidas nos séculos XVIII e XIX, nas culturas ocidentais. Ao mesmo tempo incorporam e inscrevem, no feminino e na maternidade, atributos relacionados com a resolução de uma vasta gama de problemas que as sociedades globalizadas produzem e não conseguem resolver. Argumento, então, que na contemporaneidade, vem-se engendrando uma nova politização da maternidade, na qual os programas de atenção à saúde da mulher e da criança estão bastante implicados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Dagmar Elisabeth Estermann Meyer - Coordenador / Silvana Praça Liesenfeld - Integrante / Anelise Schutz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Homenagem pela trabalho dedicado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FACED Comemoração 45 anos, FACED/UFRGS.

2010

Prêmio Capes de Tese 2009, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

1989

Prêmio Noraci Pedrosa Moreira, Associação Brasileira de Enfermagem.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educacão - Programa de Pós-Graduação em Educação. , AV PAULO GAMA, S/Nº - 12.201 prédio - 7 andar, Farroupilha, 90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083270, Fax: (51) 33084120

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador convidado, Carga horária: 40

  • 1992 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Data da última progressão funcional: 01/05/2010.

    Atividades

    • 01/2007

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, sexualidades e relações de gênero: considerações iniciais - desde 2007/2, Pesquisa pós-estruturalista em educação e saúde: olhar metodológico - desde 2007/2, Prática de pesquisa na interface educação, saúde e corpo - desde 2007/2, Vulnerabilidade e gênero: questões para a pesquisa em educação e saúde - 2007/1

    • 05/1992

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de planejamento de ensino em enfermagem ? 2006/2, Educação e Saúde - 1992/1 a 1999/2 - 2006/2 a 2007/2, Prática de Ensino em Educação e Saúde - 1992/1 a 2004/2 - 2005/2 - 2006/1, Prática de Ensino em Saúde - 1992/1 a 1999/2

    • 05/1992

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática geral - 1992/1 a 1999/2, Educação e saúde - 1992/1 a 1999/2, Educação, saúde e corpo - 2007/1 a 2008/2

    • 01/1991

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação.,Atividade realizada, Membro Fundador do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado ao PPGEDU / UFRGS desde 1991.

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado: Gênero, sexualidade, educação e saúde: questões para a pesquisa

    • 09/2014 - 09/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educacão - Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Credenciamento e Recredenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    • 06/2014 - 06/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educacão - Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão Especial de Assessoramento para a Avaliação Docente.

    • 05/2010 - 05/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educacão - Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pós-Graduação.

    • 01/2009 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2010 - 01/2011

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Painelista na realização de "Ciclo de Cinema e Teatro do GEERGE".

    • 01/2009 - 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação Em Educação, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Pós-graduação.

    • 03/2010 - 05/2010

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Colégio de Aplicação.,Atividade de extensão realizada, Ministrante de "Oficinas Temáticas", com carga horária de 2h..

    • 07/2009 - 04/2010

      Extensão universitária , Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo, .,Atividade de extensão realizada, Educação, saúde e políticas públicas: desafios para incluir..

    • 06/2009 - 01/2010

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Debatedora em "IV Ciclo de Cinema do GEERGE", com carga horária de 12h..

    • 08/2009 - 12/2009

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral e Ministrante em "Educação, Saúde e Políticas Públicas: Desafios para Incluir", com carga horária de 68h..

    • 12/2007 - 12/2009

      Extensão universitária , Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo, .,Atividade de extensão realizada, Integrante da comissão coordenadora e apoio pedagógico no desenvolvimento focado de produtos - facilitadores subatividade 1 - Modalidade Produção e Publicação.

    • 01/2007 - 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Local de Iniciação Científica.

    • 10/2007 - 03/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora Permanente que analisará a documentação referente à progressão funcional dos professores/as do DEC (Departamento de Ensino e Currículo).

    • 01/2005 - 12/2008

      Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Educação, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • 01/2005 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 01 de janeiro de 2005. Reconduzida ao cargo em janeiro de 2007.

    • 01/2005 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora substituta da Comissão de Pós-Graduação desde 01 de janeiro de 2005. Reconduzida ao cargo em 01 de janeiro de 2007.

    • 10/2006 - 10/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de Educação e Saúde.

    • 01/1999 - 08/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da comissão editorial executiva da Revista Educação & Realidade desde 1999.

    • 08/2004 - 12/2006

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo, saúde e educação: olhares desde os estudos de gênero e culturais ? 2005/2, Perspectivas pós-estruturalistas de pesquisa em educação: abordagem metodológica - 2004/2 - 2006/1, Pesquisa etnográfica em educação e cultura: o campo, a análise, o texto - 2006/2, Políticas de corpo e saúde: construção do objeto e implementação da pesquisa - 2004/2, Políticas de corpo e saúde: encaminhamentos teórico-metodológicos ? 2005/2, Projeto, implementação e análise: pesquisa na interface educação, saúde e corpo - 2006/2

    • 05/2006 - 05/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração do programa do conjunto de provas de conhecimento para o concurso de cargo de Professor Adjunto na área de Didática e Educação em Saúde..

    • 09/2005 - 01/2006

      Ensino, Pedagogias do Corpo e da Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo, Identidade e Diferença

    • 04/2003 - 12/2004

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gênero, saúde e educação em enfermagem

    • 09/2004 - 09/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial para avaliação da pssagem direta do Mestrado para o Doutorado de Cláudia Amaral dos Santos.

    • 01/2001 - 07/2004

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, saúde e corpo: abordagens feministas e culturais - 2004/1, Atividade orientada de docência em ensino superior - 2004/1, Gênero, sexualidade e raça/etnia: questões da pesquisa e da prática educacionais - 2003/1, Perspectivas pós-estruturalistas de pesquisa em educação: abordagem metodológica - 2003/1, Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa em educação - 2002/1, Perspectivas pós-estruturalistas da pesquisa em educação - 2001/2, Corpo, gênero e sexualidade: questões para a pesquisa em educação - 2001/1 - 2001/2, Políticas de corpo e saúde: proposição e implementação da pesquisa - 2001/1 - 2002/2 - 2003/2

    • 11/2003 - 02/2004

      Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, Integrante da Comissão Coordenadora do Curso intitulado: "O trabalho de mulheres nas creches comunitárias: produção sobre trabalho, gênero e saúde".

    • 12/2003 - 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para professor substituto na área de Ensino de Educação e Saúde.

    • 09/2002 - 12/2003

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Ministrante no Programa de Formação Continuada dos Trabalhadores em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, na oficina Educação e Saúde, com carga horária de 14h, e no Seminário Integrador, com carga horária de 1h..

    • 11/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Presidência da Comissão Ad Hoc para analisar solicitação de transferência..

    • 01/2001 - 09/2003

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    • 05/2003 - 07/2003

      Ensino, Pedagogias do Corpo e da Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo, Identidade e Diferença

    • 02/2003 - 02/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Presidência da Comissão de Seleção para Professor Substituto na área de Didática e Educação em Saúde.

    • 12/2002 - 12/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da comissão especial para análise de revalidação do diploma de doutorado de Luís Armando Gandin..

    • 12/2002 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial para análise de solicitação de Revalidação do Diploma de Doutorado.

    • 08/1999 - 12/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da comissão de seleção para ingresso junto ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação..

    • 07/1999 - 12/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

    • 09/2002 - 11/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sindicância.

    • 09/2002 - 09/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Presidente da comissão especial para análise de solicitação de transferência do PPGMedicina para o PPGEdu/UFRGS..

    • 08/2002 - 08/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Presidente da comissão de avaliação de progressão funcional de classe da professora Maria Bernadette Castro Rodrigues..

    • 06/2002 - 07/2002

      Ensino, Pedagogias do corpo e da saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo, Identidade e Diferença.

    • 08/2001 - 12/2001

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Programa de Educação Continuada - PEC - PPGEDU.

    • 06/2001 - 07/2001

      Ensino, Pedagogias do corpo e da saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo, Educação e Diferença

    • 03/2000 - 07/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Seleção para ingresso junto ao Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação..

    • 06/2001 - 06/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial para análise da solicitação de Revalidação de Diploma de Doutor em Educação de Johannes Doll, obtido junto à Universidade de Koblenz - Landau (Alemanha).

    • 06/2001 - 06/2001

      Extensão universitária , Instituto de Biociências, Departamento de Bioquímica.,Atividade de extensão realizada, Ministrou o seminário intitulado: "Educação e Saúde: Produção de Identidades e de Diferenças.

    • 05/2001 - 05/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial para análise de revalidação de Diploma de Doutor em Filosofia, obtido junto a University of London por Dora Lucia Leidens Correa de Oliveira.

    • 04/2001 - 04/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial para análise de Passagem Direta do Mestrado para o Doutorado de Débora Alves Feitosa.

    • 04/2001 - 04/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial para análise da indicação de Mudança de Nível de Mestrado para o Doutorado, por ocasião de sua defesa de projeto de dissertação, do aluno João de Deus dos Santos.

    • 03/2001 - 03/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro de comissão para análise de documentação referente a Progressão Funcional da professora Analice dutra Pillar.

    • 03/2000 - 03/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da comissão de seleção para ingresso junto ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação..

    • 01/2001 - 02/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto na área de Educação e Saúde.

    • 01/2001 - 01/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora da Progressão Funcional da Prof. Sandra Mara Corazza.

    • 01/2001 - 01/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da professora Sandra Maria Corazza.

    • 01/2001 - 01/2001

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da professora Regina Maria Varini Mutti.

    • 01/2001 - 01/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Membro da Equipe Técnica para avaliação externa do Plano de Qualificação Profissional do Rio Grande do Sul ( PEQ-RS/2000) e Pesquisa de Acompanhamento dos Egressos (PEQ-RS/1999).

    • 08/2000 - 01/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da Equipe Técnica de Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissonal do Rio Grande do Sul - (Qualificar-RS/2000).

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo, identidade e diferença, Gênero e a lógica da diferença, Políticas de Corpo e Saúde

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Espcialização em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde e necessidades especiais em Educação Infantil

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo, Identidade e Diferença (2 cr.)

    • 01/1999 - 12/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Ensino e Currículo na Comissão de Graduação da Faculdade de Educação.

    • 11/2000 - 11/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da Professora Norma Regina Marzola.

    • 10/2000 - 10/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional do Professor Cesar Valmor Machado Lopes.

    • 09/2000 - 09/2000

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão Julgadora da Sessão "Os sujeitos da Educação"no XII Salão de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS.

    • 09/2000 - 09/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Participação como Palestrante no Curso de Extensão "Problematizando a escolarização inicial de crianças, jovens e adultos", com o tema Gênero, raça e etnia no currículo.

    • 08/2000 - 08/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da professora Marie Jane Carvalho.

    • 08/2000 - 08/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional do Professor Nestor André Kaercher.

    • 03/2000 - 07/2000

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogias de Corpo e Saúde (4 cr.)

    • 03/2000 - 07/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Participação como Palestrante no Curso de Extensão Universitária "Escolarização Inicial de crianças, jovens e adultos: questões atuais".

    • 05/2000 - 06/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Universitária "O cuidado e auto-cuidado em saúde - um programa de atendimento ao idoso".

    • 11/1999 - 06/2000

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Participação como Palestrante no curso de Extensão Universitária "Aperfeiçoamento Pedagógico Para Profissionais da Saúde Coletiva".

    • 05/2000 - 05/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da Professora Roseli Inês Hickmann.

    • 04/2000 - 04/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Presidente da Comissão Especial para análise da mudança de nível do Mestrado para o Doutorado, feita pela Banca Examinadora por ocasião da defesa do Projeto de Dissertação de Mestrado de Ada Beatriz G. Kroef.

    • 04/2000 - 04/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Presidente da Comissão Especial para análise de solicitação de mudança de nível de Mestrado para Doutorado de Alcindo Antônio Ferla.

    • 03/2000 - 03/2000

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para análise de documentação referente à Progressão Funcional da Professora Nádia Geisa Silveira de Souza.

    • 08/1999 - 01/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional do RS (PEQ-RS/1999) - Relatório completo.

    • 08/1999 - 01/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Pesquisa de Acompanhamento dos Egressos do Plano Estadual de Qualificação Profissional do RS (1998) - Relatório Completo.

    • 08/1999 - 01/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade realizada, Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional (PEQ - RRS/1999) - Relatório Síntese..

    • 12/1999 - 12/1999

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para progressão Funcional do Professor Johannes Doll, na FACED.

    • 11/1999 - 12/1999

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Atualização em Educação e Saúde para monitores de casas de passagem e atendentes de creche do Município de Viamão - RS".

    • 11/1999 - 12/1999

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "A saúde da criança na prática pedagógica".

    • 11/1999 - 12/1999

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Universitária "A saúde da criança na prática pedagógica".

    • 11/1999 - 12/1999

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Universitária.

    • 07/1999 - 12/1999

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Raça, etnia ou nacionalidade? Uma discussão conceitual

    • 10/1999 - 10/1999

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão Julgadora do XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.

    • 06/1999 - 07/1999

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Gênero e Sexualidade na Escola".

    • 06/1999 - 06/1999

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora para Progressão Funcional da Professora Maria Bernadete Castro Rodrigues, na FACED.

    • 05/1999 - 05/1999

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para progressão Funcional do DEC.

    • 08/1994 - 05/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Linhas de pesquisa

    • 03/1999 - 03/1999

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto do DEC/UFRGS, na área de Ensino de Educação e Saúde.

    • 07/1998 - 12/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da Equipe Técnica respinsável pela Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional do RS (PEQ-RS/1998).

    • 11/1997 - 12/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da equipe responsável pela Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional do RS (PEQ-RS/1997)", como assessora de pesquisa.

    • 07/1998 - 11/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro da Equipe Técnica responsável pela Avaliação do Programa Integrar (Plano Estadual de Qualificação Profissional - 1998).

    • 09/1997 - 07/1998

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro Assessor da Comissão Ampliada para fins de avaliação e elaboração de um novo currículo para o curso de Pedagogia da UFRGS.

    • 06/1998 - 06/1998

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora e atuação como coordenadora de mesa e de grupo de trabalho no "Seminário: o curso de Pedagogia em discussão".

    • 09/1997 - 03/1998

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Representante do DEC junto à Comissão de Graduação da Escola de Enfermagem.

    • 11/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Trabalhos com Grupos".

    • 10/1997 - 11/1997

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso "Atualização em Educação Popular e Saúde para Coordenadoras de Creches Comunitárias".

    • 09/1997 - 09/1997

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão Julgadora do IX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.

    • 07/1997 - 07/1997

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto do DEC/UFRGS, na área de Educação e Saúde.

    • 06/1997 - 06/1997

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto do DEC/UFRGS, na área de Ensino de Psicologia.

    • 05/1997 - 06/1997

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora do Curso "Atualização em Educação Popular e Saúde".

    • 10/1994 - 12/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos na Congregação da Faculdade de Educação.

    • 03/1994 - 12/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Representante dos professores Adjuntos junto ao Colegiado do Departamento de Ensino e Currículo.

    • 09/1996 - 09/1996

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente na área de Ensino e Currículo.

    • 08/1996 - 08/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para elição de Chefia de Departamento e Colegiado do DEC.

    • 07/1996 - 07/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Chefe em exercício de substituição do DEC.

    • 07/1996 - 07/1996

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Presidente da Comissão de Seleção para Professor Substituto do DEC/UFRGS, na área de Ensino de Ciências.

    • 07/1993 - 07/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da equipe coordenadora da área de Didática Geral, no Departamento de Ensino e Currículo.

    • 05/1996 - 05/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Chefe em exercício de substituição do DEC.

    • 03/1996 - 03/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Chefe em exercício de substituição do DEC.

    • 07/1995 - 03/1996

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório dos docentes do Departamento de Ensino e Currículo.

    • 11/1995 - 12/1995

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Extensão "Atualização em Educação e Saúde para pessoal atendente de creche".

    • 12/1994 - 12/1995

      Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Carreira, de 24.12.1994 a 23.12.1995.

    • 06/1993 - 12/1995

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Ensino e Currículo junto à Comissão de Carreira de Educação.

    • 06/1995 - 10/1995

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora do Curso "(Re)Domensionando a Educação e Saúde na Escola de 1º Grau".

    • 08/1995 - 08/1995

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto do DEC/UFRGS, na Área de Ensino de Ciências e Biologia.

    • 09/1994 - 12/1994

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório dos docentes do Departamento de Ensino e Currículo.

    • 09/1994 - 12/1994

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão "Questões de Gênero na Educação", promovido pelo GEERGE.

    • 11/1992 - 11/1994

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Docente do Departamento de Ensino e Currículo.

    • 08/1994 - 08/1994

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Chefe em exercício de substituição do DEC.

    • 04/1994 - 08/1994

      Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Organizadora do Ciclo de Estudos "A didática no contexto das transformações do mundo contemporâneo".

    • 07/1994 - 07/1994

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Chefe em exercício de substituição do DEC.

    • 07/1992 - 07/1994

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Serviço realizado, Assessoria à Comissão de Carreira da Enfermagem para encaminhar a avaliação e reestruturação do Currículo Pleno do Curso de Enfermagem da UFRGS.

    • 11/1993 - 11/1993

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para eleição da representação docente junto ao Colegiado do Departamento de Ensino e Currículo.

    • 10/1993 - 10/1993

      Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Elaboração do Programa para Concurso de Professor Assistente na área de Didática e Ensino de Enfermagem, no Departamento de Ensino e Currículo.

    • 06/1992 - 08/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

    • 03/1989 - 11/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

  • 2001 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista de PQ, Enquadramento Funcional: Parecerista "ad Hoc"

    Atividades

    • 11/2009 - 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Assessoramento da Área da Educação na Função de Titular.

    • 05/2012 - 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Universitat de les Illes Balears, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2008 - 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Assessoramento da área da Educação na função de suplente. (08/2008 a 08/2011).

  • 2007 - 2008

    Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora do Comitê Científico

  • 2006 - 2008

    Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd

    Vínculo: Membro do Comitê Cientifico, Enquadramento Funcional: Parecerista

    Outras informações:
    Leitura, avaliação e emissão de 78 pareceres circunstanciados sobre os trabalhos inscritos para apresentação nas reuniões científicas da ANPEd. (2007) Leitura, avaliação e emissão de 31 pareceres circunstanciados sobre os trabalhos inscritos para apresentação nas reuniões científicas da ANPEd. (2008)

    Atividades

    • 07/2008 - 10/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da ANPEd - reuniões em 07/2008 e 10/2008.

    • 01/2007 - 10/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da 30ª Reunião Anual na condição de Parecerista.

    • 01/2006 - 10/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da 29ª Reunião Anual na condição de Parecerista.

  • 2012 - 2014

    Universitat de les Illes Balears

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

  • 2012 - 2012

    University of Toronto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora visitante convidada pelo Centre for Critical Qualitative Health Research da Universidade de Toronto (Canadá).

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante no PPGEDU-UFGM, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora visitante no Programa de Pós- Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação, com bolsa PV do CNPq, no período de setembro a dezembro de 2013.

  • 2007 - 2007

    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - UFRGS

    Vínculo: Membro do comitê de avaliação, Enquadramento Funcional: Parecerista

    Outras informações:
    Avaliação de projetos encaminhados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC / UFRGS, emissão e descrição de pareceres.

    Atividades

    • 01/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - UFRGS, .,Cargo ou função, Parecerista.

  • 1991 - 1992

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1983 - 1991

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1980 - 1983

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/1980 - 05/1992

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Enfermagem, Introdução ao Hospital, Enfermagem em Centro Cirúrgico

    • 07/1988 - 07/1988

      Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Serviço realizado, Assessoria aos Departamentos de Enfermagem e Nutrição da UFMT, para elaboração de uma proposta de reestruturação do ciclo básico dos Cursos de Enfermagem e Nutrição.

    • 09/1985 - 08/1987

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Enfermagem.

    • 09/1985 - 08/1987

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Enfermagem.

    • 12/1986 - 12/1986

      Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Serviço realizado, Membro da Comissão Especial do Concurso Público de provas e Títulos ao Cargo de Professor Auxiliar do Departamento de Enfermagem da UFMT.

    • 01/1985 - 12/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.

    • 01/1983 - 12/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.

    • 02/1985 - 08/1985

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante do Corpo Docente no Conselho Departamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

    • 01/1982 - 12/1984

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representate Docente da Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica no Colegiado do Curso de Enfermagem.

    • 07/1983 - 07/1984

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Supervisora das Disciplinas "Introdução à Enfermagem" e "Introdução ao Hospital".

    • 03/1983 - 03/1984

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.

    • 02/1984 - 02/1984

      Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Serviço realizado, Coordenadora da Banca de Seleção de Auxiliares e Atendentes de Enfermagem para o Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá - MT..

    • 01/1983 - 12/1983

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante do Dep. de Enfermagem no Conselho de Representantes da Associação de Docentes da UFMT.

    • 04/1982 - 03/1983

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.

    • 10/1981 - 07/1982

      Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Enfermagem.,Serviço realizado, Assessoramento à Reestruturação do Serviço de Enfermagem do Hospital Regional e Maternidade de Cuiabá - MT.