Paulo Henrique Pereira

Formou-se Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - 2014. Mestre em Linguistica Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2017. Seus trabalhos enfocam principalmente o estudo da cognição e semântica com a relação da literatura com ênfase na análise dos sujeitos surdos, na linguística cognitiva e semântica e nos estudos literários, tomando como principal objeto de análise na língua de sinais brasileira (LIBRAS). Sou Professor Assistente de Libras no Departamento de Curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Paraná - UFPR. Atuando nas três disciplinas: Ensino de Libras como L1 II, Comunicação básica em Língua Brasileira de Sinais e Introdução à língua inglesa escrita I.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

2015 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A descrição de uma narrativa sinalizada baseada nos planos cinematográficos,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Tarcisio de Arantes Leite
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Investigação; Narrativa Sinalizada; Planos Cinematográficos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Graduação em Letras - Libras

2011 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: A LITERATURA E O SURDO: Emoções e subjetividade na recepção das obras literárias
Orientador: Sueli Maria Regino

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

COLÉGIO NACIONAL Dr. Jamil Sebba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Literatura Surda: Poesia. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras LIBRAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, P. H. ; FERREIRA, D. . SEMANA DE LETRAS-LIBRAS UFPR #SEMFRONTEIRAS. 2018. (Outro).

Reis, F. ; AVELAR, T.F. ; BARBOSA, G.O. ; WAGATSUMA, L.F.G. ; PEREIRA, P. H. . Seminário de Setembro Azul II com o tema geral: Bilinguismo é um direto humano: Escolas Bilingues para surdos no PNE já!!. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Congresso Nacional Pesquisas em Linguistica de línguas de sinais. 2016. (Congresso).

5 Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

II Semana Acadêmica do Letras -Libras / Setembro Azul - Empoderamento da Cultura Surda.Literatura em língua de sinais no Brasil e no mundo. 2016. (Simpósio).

14 SEPEX - Semana de Ensino Pesquisa e Extensão.Descricoes Imageticas - D.I. O que são. 2015. (Oficina).

1 Encontro Nacional Surdos e Surdas.1 Encontro Nacional Surdos e Surdas. 2015. (Encontro).

Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilingue Libras / Português Escrito tio.Audiência Pública em favor da Escola Bilíngue LIBRAS/Português Escrito. 2014. (Seminário).

XI Ciclo de Debates, III Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras: LIBRAS. 2014. (Seminário).

2º Encontro de Famílias Bilíngues e Amigos de Surdos de Mato Grosso do Sul.2º Encontro de Famílias Bilingues e Amigos de Surdos de Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

I - Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de pesquisa e extensão.Entrevista com os professores de Língua Portuguesa: tenho surdos na minha sala de aula?. 2013. (Outra).

IX - Ciclo de Debates: Educaçāo Bilingue para Surdos. 2013. (Outra).

VIII Ciclo de Debates e I Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusao de Curso de Letras: Libras da UFG. 2013. (Seminário).

X Ciclo de Debates e II Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras: Libras da UFG. 2013. (Seminário).

X Ciclo de Debates e II Seminário de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso de Letras: Libras da UFG. 2013. (Outra).

XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua. 2013. (Outra).

3 Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Lingua Portuguesa. 2012. (Congresso).

Múltiplas Escritas - ELiS - Escrita de Brasileira de Sinais. 2012. (Encontro).

Seminário de Setembro Azul II com tema geral: Bilinguismo é um direto humano: Escolas Bilíngues para surdos no PNE já!!. 2012. (Seminário).

APILGO - Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais. 2011. (Congresso).

Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais do Estado de Goiás - APILGO.Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais do Estado de Goiás - APILGO. 2011. (Outra).

Festival Brasileiro de Cultura Surda.Festival Brasileiro de Cultura Surda. 2011. (Outra).

I Encontro de Surdos do Colégio Estadual Menino de Jesus.Perspectiva Surda. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e do I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).II Encontro Nacional das Licenciaturas e do I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2011. (Outra).

Seminário Programa UFG Inclui.Seminário Programa UFG Inclui. 2011. (Seminário).

V Ciclo de Debate.V Ciclo de Debates: Desafios do Estágio em Libras: A teoria na prática. 2011. (Outra).

XII Colóquio de Pesquisas e Extensão. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simone Aparecida Inácio

CEZAR, K.P.L;PEREIRA, P. H.; FERREIRA, D.. Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilingue para aprendizes surdo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Gustavo Paulino de Almeida

CEZAR, K.P.L;PEREIRA, P. H.; FERREIRA, D.. HQ Bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joana Bonato Melegeri

CEZAR, K.P.L;PEREIRA, P. H.; FERREIRA, D.. Análise curricular da disciplina como L2 no Ensino Superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafaella Raíssa Oliveira Spena

CEZAR, K.P.L;PEREIRA, P. H.; FERREIRA, D.. Proposta Curricular e didática para o ensino de Libras como segunda língua no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Libras) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alésio Clarete Isaac Vieira

VIEIRA, A. C. I.. Técnica de problematização em Física no Ensino Médio.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Elicenciatura Em Física) - Universidade Federal de Goiás.

Karin Lilian Strobel

STROBEL, K. L.. Os aspectos da visualidade das narrativas em vídeo na tradução de "vira-lata". 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lilian Elizabeth Diesel

MENEGON, F.DIESEL, L. E.BOTELHO, L. J.. Relação entre precipitação pluviométrica e incidência, mortalidade e letalidade da leptospirose em Santa Catarina de 2008 a 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vanessa do Rocio Nahhas Scandelari

PENNER, E.;SCANDELARI, Vanessa Do Rocio Nahhas; MAZER, Wellington. Estudo das vibrações de uma passarela metálica sujeita a tráfego de pedestres. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Patologia das Constuções) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Sandro Eduardo da Silveira Mendes

MENDES, S. E. S.. Estudo das vibrações de uma passarela metálica sujeita a tráfego de pedestres. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Patologia das Construções) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Walter Nery Filho

BOMFIM, P. M. C. C.; BINDER, P. M. F. P.; KAMINSKI, P. M. L. C.; FRUNGILLO, P. M. M. D.;NERY FILHO, WALTER. A música "Eu te amo": uma análise comparativa entre os arranjos de Cyro Pereira e Tom Jobim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MÚSICA) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Sueli Maria de Oliveira Regino

REGINO, Sueli Maria de. A literatura e os surdos: emoções e subjetividade na recepção das obras literárias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás.

Janine Soares de Oliveira

LEITE, T. A.;OLIVEIRA, J. S.; STROBEL, K. L.; REITCHERT, A.. Os aspectos da visualidade das narrativas em vídeo na tradução de "vira-lata". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Aparecida Nicoletti

NICOLETTI, M. A.. Atenção farmacêutica ao idoso com hipertensão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Guarulhos.

Florisbal de Souza Del'Olmo

DEL'OLMO, F. S.; LUNARDI, L. P. F.; SUSKI, L. M. F.. Responsabilidade Civil dos Sócios e Administrador na Sociedade Limitada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Claudia Luiz Lourenço

L. Lourenço, C.; Lisita, M.M.. A aplicação do princípio da eventualidade na nao preclusao processual civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Jordão Horta Nunes

NUNES, J. H.; OLIVEIRA FILHO, J. J.; MASSELLA, A. B.; EUFRÁSIO, M. A.; SILVA, J.P.. Florian Znaniecki: por uma sociologia humanista. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Leonardo Casarin Kaminski

ROMAO, P. C. V.;KAMINSKI, L. C.; NERY FILHO, W.; FRUNGILLO, M. D.; BINDER, F. P.; BOMFIM, C. C.. A música "Eu te amo": uma nálise comparativa entre arranjos de Cyro Pereira e Tom Jobim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Musica) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM.

Melissa Ely Melo

MONICA, Eder Fernandes;MELO, M. E.; MARTINS, Ana Paula Antunes. Maioridade Penal: análise acerca da responsabilização penal dos adolescentes infratores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Edson Vieira da Silva Filho

SILVA FILHO, E. V.; GUERSONI, A. J.; ROMEIRO, V. R.. O controle da prescrição e da venda de drogas psicotrópicas e entorpecentes na legislação brasileira, Inobservância das normas constantes na Portaria 344/98 da ANVISA e as consequências referentes à lei de tóxicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Elisabeth Penner

ABDALLA FILHO, João; Moreira;PENNER, Elisabeth. Análise dinâmica de pontes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

ROBERTO DALLEDONE MACHADO

ABDALLA FILHO, J. E.; PUPPI, Rogério;Machado, R.D.. Análise computacional numérica do comportamento de ruptura dos solos em fundações superficiais com excentricidade gerada por cargas horizontais. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Lúcio José Botelho

BOTELHO, Lúcio JoséDIESEL, L. E.. Relação entre precipitação pluviométrica e incidência, mortalidade e letalidade da leptospirose em Santa Catarina de 2008 a 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Angélica Araujo Hillman

A educação fundamental: A manifestação com as barreiras comunicativas entre professor e aluno surdo na aula de Ciências; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Libras) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Sandy Daniella Camargo

A educação fundamental: A manifestação com as barreiras comunicativas entre professor e aluno surdo na aula de Ciências; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras-Libras) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Fernanda Mota Fontoura

A construção da linguística cognitiva: A aquisição da língua de sinais aos pais surdos dos filhos surdos; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Maurício Rios

O ensino da língua estrangeira francês para alunos surdos calouros do Curso de Letras/Libras - UFG; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luiz Mauricio Rios;

Nelson Roberto Manzoni de Oliveira

Produção de carne em cordeiros castrados e não castrados da raça Corriedale; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Nelson Roberto Manzoni de Oliveira;

Alésio Clarete Isaac Vieira

Técnica de problematização em física no ensino médio; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Elicenciatura Em Física) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Alésio Clarete Isaac Vieira;

Brisa Teixeira de Oliveira

A magia do rádio e porque as rádios comunitárias são importantes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Brisa Teixeira de Oliveira;

Rogério Francisco Küster Puppi

Análise Computacional Numérica do Comportamento de Ruptura dos Solos em Fundações Superficiais com Excentricidade Gerada por Cargas Horizontais; 2012; Dissertação (Mestrado em PPGEC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Coorientador: Rogério Francisco Küster Puppi;

Rogério Francisco Küster Puppi

Análise computacional do comportamento à ruptura de solos em fundações superficiais solicitadas por carregamento de grande execentricidade; 2010; Dissertação (Mestrado em PPGEC) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Rogério Francisco Küster Puppi;

Sueli Maria de Oliveira Regino

LITERATURA PARA ALUNOS SURDOS: as emoções da subjetividade surda; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Tarcísio de Arantes Leite

Explorando a literatura em sala de aula: A construção de conceitos por crianças surdas; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística-UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Tarcísio de Arantes Leite

A DESCRIÇÃO DE UMA NARRATIVA SINALIZADA BASEADA EM PLANOS CINEMATOGRÁFICOS; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística-UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tarcísio de Arantes Leite;

Achiles Batista Ferreira Junior

ESTRATÉGIAS DE MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL: Profissional de Marketing Político numa campanha eleitoral; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Político e Organização de Campanha) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Achiles Batista Ferreira Junior;

João Elias Abdalla Filho

Simulação computacional do comportamento de uma estrutura de ponte suspensa sob a ação do vento; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: João Elias Abdalla Filho;

Everson Araújo Nunes

Monitoria - Disciplina de Fisiologia Humana - 2013-01; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Everson Araújo Nunes;

Everson Araújo Nunes

Monitoria - Disciplina de Fisiologia Humana - 2013-02; 2013; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Everson Araújo Nunes;

Everson Araújo Nunes

Monitoria - Disciplina de Fisiologia Humana - 2012-02; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Everson Araújo Nunes;

Welton Yudi Oda

Prevenção de doenças parasitárias; 2004; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Welton Yudi Oda;

Welton Yudi Oda

Prevenção de doenças parasitárias; 2003; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Welton Yudi Oda;

Janine Pacheco da Luz

Treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações: uma proposta para a Clínica Bionuclear; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis; Orientador: Janine Pacheco da Luz;

Lúcio José Botelho

Relação entre precipitação pluviométrica e incidência, mortalidade e letalidade da leptospirose em Santa Catarina de 2008 a 2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Lúcio José Botelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, F. M. ; MACEDO, J. V. S. ; PEREIRA, P. H. . Discentes universitários: a visão dos valores linguísticos, cultura e alteridade no contexto dos sujeitos surdos no século XXI. In: Abralin em cenas LIBRAS, 2016, Maceió. Discentes universitários: a visão dos valores linguísticos, cultura e alteridade no contexto dos sujeitos surdos no século XXI. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2016. v. 1. p. 48-48.

  • PEREIRA, P. H. . Libras e DGS: A comparação com as estruturas sintáticas nas línguas de sinais. In: I Congresso Nacional Pesquisas de Linguística em Línguas de Sinais, 2016, Florianópolis. Libras e DGS: A comparação com as estruturas sintáticas nas línguas de sinais. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 1-1.

  • PEREIRA, P. H. ; REGINO, S. M. . A LITERATURA E OS SURDOS: Emoções e subjetividade na recepção das obras literárias. In: 6 Simpósio Internacional de Linguística, 2015, São Paulo. Memória, Discurso e tecnológicas. São Paulo: Dados Internacionais de Catalogação na Publicação, 2015. v. 8. p. 1-294.

  • PEREIRA, P. H. . Papo com Libras, Acessibilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, P. H. . Literatura Visual e Cultura surda: Literatura em língua de sinais no Brasil e no mundo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. H. . LIBRAS e DGS: A comparação com a estrutura sintática nas línguas de sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. H. . A Literatura e os surdos emoções e subjetividade na recepção das obras literárias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, P. H. . Linguística em língua de sinais: Aprendendo o novo conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, P. H. . Renga - Poesia em LIBRAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. H. . A LITERATURA E OS SURDOS: Emoções e subjetividade na recepção das obras literáriasOS SURDOS: Emoções e subjetividade na recepção das obras literárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, P. H. ; Mourão, E.T.A. ; SOUZA, K.P.F ; Oliveira, W.C. . Literatura em Línguas de Sinais: As variedades da poesia surda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, P. H. . A Referência dos Estudos: Gramática em LIBRAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, P. H. . Entrevista com os professores de língua portuguesa: tenho surdos na minha sala e agora?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, P. H. . Ser Surdo: Aspectos culturais e línguisticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, P. H. . Reflexões sobre o ensino da LIBRAS como segunda língua (L2). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, P. H. . LIBRAS e LSQ: uma possível raiz linguística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, P. H. . A experiência de ser surdo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, P. H. . Surdos X Deficiente: Faces do preconceito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. H. . Aquisição de Linguagem: Relatos de alunos surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GARCIA, R.R.O. ; BARBOSA, G.O. ; WAGATSUMA, L.F.G. ; COELHO, A.C.T. ; OLIVEIRA, F.B.de. ; PEREIRA, P. H. . ELiS - Escrita das Línguas de Sinais.. 2012; Tema: Explicando a ELiS - Vídeo.. (Site).

PEREIRA, P. H. . A referência dos Estudos: Gramática em LIBRAS. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    INGLÊS ESCRITO COMO L3 PARA OS APRENDIZES SURDOS, Descrição: A pesquisa vai trabalhar principalmente no mundo de língua estrangeira: inglês como L3, assim sendo o professor leciona em Libras e escreve no quadro totalmente apenas em inglês e aos alunos surdos vão estar na leitura em inglês e praticam a escrita como é a estrutura gramática. Por as suas razoes para o estudo de uma LE podem ser de ordem cultural (pode ser o conhecimento de outras culturas como americana, inglesa, australiana e, consequentemente, melhor entendimento da própria e de si), e para capacitar para o mundo do trabalho para ter maior acesso aos conhecimentos desenvolvidos em outros países, principalmente os surdos terem mais acessos em áreas acadêmicas, usamos as teorias que levantam sobre LE, educação bilíngue/plurilíngue e ensino de inglês para surdos, em geral, como Cummins (1981, 2000, 2007), Lane (1992), Quadros (1997, 2005) e Sousa (2008, 2015).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Pereira - Coordenador / Lidiane Coelho - Integrante / Bruno Fernando de Oliveira de Melo - Integrante / Eziom-Geber Emmanuel Gusmao Palmeira Limeira - Integrante.

  • 2013 - 2013

    TRADUÇÃO DE TEXTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA LIBRAS, Descrição: O trabalho de projeto realizado de Prática como Componente Curricular da "TRADUÇÃO DE TEXTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA LIBRAS" investiga como é a tradução de língua portuguesa para língua de sinais, enquanto o surdo inspira o seu papel de interprete de Libras, portanto, sempre teve com o seu problema de se traduzir como apresenta a sua cultura surda no local que eles habitam, tipo assim que é uma linguística própria. Abordamos um pouco de história acontece como é de ser tradutor surdo trabalha na vida de tradução, ser papel é principal do seu trabalho com o conhecimento de língua de sinais com a linguística, mas, a maioria deles não conhecem bem na língua portuguesa, ficam complicados de entendimento por cada os seus significados e reflexões. O grande desafio de tradução com o nosso grupo de trabalho leva a experiência de como traduzir em LIBRAS, devemos saber existe a interdomantica, ou seja, não. Porque há vários tradutores se adaptam a sua língua diferente com a sua original, por causa representando no local de cultura o que possui a língua. Após de filmagem da nossa tradução, como nós percebemos a realidade de responsabilidade com o papel de tradutor, realizamos a análise de resultados obtidos se mostrando a base estudo teórico sobre desta área para tradutores surdos. Afinal, descobrimos como melhorar a tradução de LIBRAS para demonstrar a cultura surda no local de Goiânia, por isso eles entendem o seu texto da Audrei Gesser que explicando como é a língua, cultura e social exclusivamente aos surdos. É o grande necessário em qualquer tradutor se traduz em LIBRAS para eles como primeira língua e também evitando o problema de linguística em cada um deles, enfim, devemos conhecer os conceitos de tradutores mediam contatos e outros acordos entre povos de línguas diferentes, é possibilidade de ser profissional que se traduz a língua materna, isso as teorias profundas podem ajudar competências técnicas que envolvem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Pereira - Integrante / Gabriela Otaviani Barbosa - Integrante / Kamila Ferreira do Nascimento - Integrante / Thais Fleury Avelar - Coordenador / Karlla Patricia Freitas e Souza - Integrante / José Ishac Brandāo El Khouri - Integrante.

  • 2012 - 2012

    O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS NAS ESCOLAS INCLUSIVAS DE GOIÁS, Descrição: O trabalho do projeto realizado de Prática como Componente Curricular do "ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS NAS ESCOLAS INCLUSIVAS DE GOIÁS" investiga em foco de ensino de português para surdos como L2, mostra as características de metodologia do próprio surdo, de ensino, de aprendizagem. A pesquisa de campo realizada por nós iniciarmos com uma entrevista padronizada e foi aplicada a dois professores de Língua Portuguesa que tem os seus alunos são sujeitos surdos em a sua disciplina. Esta pesquisa realizou assim: os conhecimentos e concepções dos professores a respeito da língua e a cultura surda, da metodologia de ensino de Língua Portuguesa e a legislação com a relação a Educação dos Surdo como as suas linguísticas diferenciadas, de correção especial, de estratégias das próprias atividades adaptadas para alunos surdos se treinam de ler e escrever melhor, e de experiências visuais como recursos/ materiais visuais, envolve uma integração de fatores contextuais e internos da relação entre professor-aluno surdo que podem tanto favorecer o processo de aprender em português como desenvolver a leitura e a escrita para suas relações interpessoais em sala de aula, pois eles vivem as duas línguas: LIBRAS e Português. Após da entrevista, realizamos a análise dos resultados obtidos se mostrando com a base um estudo teórico sobre desta área para alunos surdos. Afinal, sugerimos as ideias de fazer as dez atividades sejam diferenças dos métodos para auxiliar aos alunos surdos se melhorar na sua compreensão da experiência visual. E também com o respeito da sua linguística e o seu sociocultural que fazem a parte de vida do sujeito surdo. Realmente, o Decreto e a Lei trouxeram algumas mudanças para Educação dos Surdos, porém, os professores não têm os seus conhecimentos e não fizeram um curso de extensão para específico para Língua Portuguesa como L2 para os alunos surdos. É o grande necessário por eles aprendem e conhecem os conceitos da educação de surdos, que poderá trazer a melhor da sua qualidade de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Pereira - Integrante / Gabriela Otaviani Barbosa - Integrante / Kamila Ferreira do Nascimento - Integrante / Thais Fleury Avelar - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2), Descrição: O trabalho do projeto de Prática como Componente Curricular das "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2)" apresentam que as maiorias docentes estão preocupadas o que são nos focos das metodologias para os alunos aprendem à LIBRAS na sala de aula apresentam que são as experiências visuais sempre utilizar os métodos dos novos conhecimentos gerais, dos teóricos, das práticas, das estratégias, das características, das formas, das estruturas, das regras, das sentenças, dos abordagens entre gramáticas e comunicativas, das dinâmicas, dos matérias didáticos, e recursos audiovisuais em LIBRAS, por isso, é uma língua brasileira de sinais pelas comunidades, culturas e identidades surdas, porém, e as docentes tentam a estimular com os alunos ouvintes se desenvolvem e/ ou interessem para melhorar a fluência da LIBRAS como sujeitos instrutores, interpretes, e professores no profissional bem, ainda que lhes esforçam muito mais até compreensão da LIBRAS como segunda língua (L2) no ensino de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Pereira - Integrante / Gabriela Otaviani Barbosa - Integrante / Kamila Ferreira do Nascimento - Integrante / Renata Rodrigues de Oliveira Garcia - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS) PARA OS ALUNOS SURDOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS UFG: LIBRAS E LSQ, Descrição: Ao termos a oportunidade de realizar esta PCC ? Prática como Componente Curricular, trabalho que nos proporcionou comparar, cultural sistemático e tecnicamente a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais com a LSQ - Língua de Sinais do Québec, além de pesquisar o interesse dos nossos colegas surdos calouros do Curso de Letras/Libras para a aprendizagem deste código linguístico, nos sentimos gratos a Deus - Criador de todas as coisas, que nos concedeu as condições para nos dispormos à esta tarefa, agradecemos também ao professor Luiz Maurício que generosamente se dispôs a nos orientar neste grande desafio e finalmente somos gratos aos nossos colegas surdos que gentilmente se dispuseram a responder aos questionários propostos. Nosso muito obrigado, àqueles que nos apoiaram mesmo como espectadores. Por ser a nossa primeira PCC, em cada etapa do trabalho, nos esforçamos no levantamento de dados, na composição das pesquisas, nos questionários e na elaboração deste relatório. Sabemos que não alcançamos a perfeição, mas estamos contentes com o resultado, ao mesmo tempo que nos dispomos a melhorar, queremos fazer melhor, numa próxima oportunidade. Avaliamos que atingimos os objetivos propostos, percebendo em nossos colegas surdos o que temos de mais comum nesta jornada como acadêmicos de Licenciatura: a sede do conhecimento com o desejo de sermos multiplicadores da universal e instigaste cultura humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Pereira - Integrante / Giselma Ribeiro de Souza - Integrante / Lilia Oliveira Rosa de Silva - Integrante / Luatane Cardoso Nascimento - Integrante / Marly Rodrigues da Silva - Integrante / Willis Alves Pereira - Integrante / Luiz Maurício Rios - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná. , Rua XV de Novembro - de 0896/897 a 1598/1599, Centro, 80060000 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33506000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: