Francisco Barbosa de Oliveira
Possui Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) - UFPE 2011, Especialização Lato Sensu em Psicologia na Educação pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DEPOE (UFPE 2009), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UEVA 2008) e Extensão Universitária em Formação de Educadores Sociais - PROEXT - UFPE / (Instituto Pace Sviluppo Innovazione ACLI - IPSIA, 2007), foi professor do Grupo Ser Educacional atuando no Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, Universidade da Amazônia - UNAMA, Universidade Guarulhos - UNG, Centro Universitário do Norte - UNINORTE, atuando na Licenciatura em Pedagogia EAD. Foi também professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/PE e da Faculdade Européia de Administração e Marketing - FEPAM atuando na Graduação e na Pós-Graduação (Latu Sensu). Coordenou os cursos de graduação e pós-graduação em Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP em parceria com o Instituto Superior de Economia e Administração - ISEAD em Pe. Foi professor executor e tutor EAD do Instituto Federal de Educação de Pernambuco - IFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. - UFRPE tendo atuado na graduação e na pós-graduação. Foi Analista de Educação Profissional do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI em Pernambuco onde desenvolveu projetos de implantação da modalidade de Educação a Distância em cursos Técnicos e Tecnológicos e projetos ligados a Educação Superior. Desenvolveu também atividades como membro da Coordenação Pedagógica e como Revisor de Material Didático da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia UAEADTec da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. É atualmente professor e gestor escolar administrativo da Secretaria de Educação do Município de Olinda, onde também é Membro Titular do Conselho Municipal do FUNDEB. Tem desenvolvido trabalhos como consultor de projetos educacionais da Escola de Formação Profissional Luis Tenderini, braço educacional do Movimento Emaús Internacional em Pernambuco, cooperando com a elaboração, gestão e acompanhamento de projetos sociais, ligados a formação profissional e cidadã de jovens junto a organismos internacionais, empresas e fundações, públicas e privadas. Tem experiência na área de Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Popular e Educação a Distância (EAD). Tem se interessado por pesquisas que versem sobre a Educação, Política Educacional e Políticas Públicas em Educação e Educação de Tempo Integral.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2009 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa no jornal Folha Universal
, Ano de Obtenção: 2011.Pedro de Oliveira Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identidade; Discurso; Posicionamento; Psicologia Social Discursiva; Igreja Universal do Reino de Deus.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social Discursiva. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Psicologia na Educação
2008 - 2009
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana
Orientador: Pedro de Oliveira Filho
Graduação em Pedagogia
2005 - 2008
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A Reciclagem como Instrumento Inventário de uma Identidade Ecológica
Orientador: Marinalva Luiz de Oliveira
Formação complementar
2012 - 2012
Conhecendo a Criança Deficiente Física de 06 à 12. (Carga horária: 10h). , Associação de Assistência a Criança Deficiente Física de Pernambuco, AACD, Brasil.
2011 - 2011
Mini Curso Fala e Escrita: Produção textual na EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação em Tecnologia e EAD. (Carga horária: 220h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Treinamento de Tutores Virtuais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
Aplicabilidades da Análise do Discurso na História. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Curso de Formação de Educadores Sociais. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social Discursiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Novas Tecnologias da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental/Especialidade: Psicologia da Aprendizagem.
Organização de eventos
OLIVEIRA, F. B. ; SOARES, T. N. . Palestra Sobre os Caminhos da Pesquisa Acadêmica. 2011. (Outro).
Participação em eventos
18 SEMINÁRIO NACIONAL ?ESCOLA? PRESENTE?. 2018. (Seminário).
XVIII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX.Avaliador de trabalhos de pesquisa. 2018. (Outra).
17 Seminário Nacional "Escola? Presente". 2017. (Seminário).
2 Seminário Internacional PROGRID. 2017. (Seminário).
Conferência Municipal de Educação de Olinda. 2017. (Outra).
XVII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE - JEPEX.Avaliador de trabalhos de pesquisa. 2017. (Outra).
Colóquio: Educação Ciência e Cultura na Era Digital.Educação, Ciência e Cultura na Era Digital. 2014. (Outra).
Jornadas Internacionais Online de Educação Tecnologia e Inovação. 2014. (Outra).
V Encontro Pernambucano de Pesquisa em Educação.O MODO DE FAZER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM COMO DOCENTES EM CURSOS TÉCNICOS. 2014. (Encontro).
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED. 2013. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A produção e revisão de materiais didáticos em EAD: olhares de uma prática em construção. 2012. (Congresso).
X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2012. (Congresso).
Palestra: Texto em EAD: o desafio da construção afetiva e efetiva. 2011. (Outra).
Palestra: Usando o Moodle e Ferramentas Web 2.0 na Tutoria. 2011. (Outra).
Seminário Internacional sobre Alfabetização no Nordeste. 2011. (Seminário).
Seminário Sobre o Plano Nacional de Educação: Novos Desafios para a Educação Brasileira. 2011. (Seminário).
VII Congresso do Sinproja: Educação Valorização e seus Direitos. 2011. (Congresso).
II Encontro Pernambucano de Psicologia Social.As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. 2010. (Encontro).
III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso.As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. 2010. (Outra).
III Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião.As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. 2010. (Simpósio).
VIII Semana Científica FADE "Empreendedorismo nas Diversas Áreas".Mini-Curso - Conversando sobre práticas: uma ação formativa e empreendedora no terceiro setor. 2010. (Outra).
VI Semana Acadêmica e Cultural de História da UFPE:Pernambuco, História Resistência e Liberdade.A FABRICAÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE PERNAMBUCANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Outra).
Oficina sobre Gestão Aaplicada ao Terceiro Setor.Projeto Educação e Cidania em Emaús Recife. 2009. (Oficina).
V Seminário de Sensibilização ao Cooperativismo e Associativismo "Pensando as Práticas de uma Nova Economia".A produção e acompanhamento de grupos de geração de renda na perspectiva da economia solidária. 2009. (Seminário).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Nas tramas do discurso: o papel do livro didático na fabricação da identidade pernambucana. 2009. (Encontro).
A Educação e o Imaginário na Relação Pedagógica. 2008. (Seminário).
A Promoção da Saúde na Escola. 2008. (Seminário).
Arte e Educação. 2008. (Seminário).
Arte e Educação. 2008. (Seminário).
Conjugalidade e Novos Arranjops de Família. 2008. (Seminário).
Do Compromisso Social da Psicologia. 2008. (Seminário).
Educação e Novas Tecnologias. 2008. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação.Projeto Formação de Educadores Sociais no Recife. 2008. (Outra).
Minicurso: Métodos e aplicabilidades da análise do discurso no campo da história. 2008. (Outra).
O Estado da Arte da Pesquisa em Psicologia na Educação. 2008. (Seminário).
Seminário Psicologia na Educação. 2008. (Seminário).
Seminário sobre Plano Estadual de Juventude.Plano Estdual de Juventude. 2008. (Seminário).
Taller Sobre los Derechos de los Migrantes.A realidade dos imigrantes no Brasil: Entendendo o problema. 2008. (Oficina).
VI Semana de História da UFRPE, HIstória e Memória do Nordeste: a construção historiográfica de uma região. 2008. (Simpósio).
Apresentando Software Livre e GNU/Linux Debian.O Ambiente de trabalho do Software Livre / Debian. 2007. (Oficina).
Direito (Gênero Etnia Criança e Adolescente e Direitos Humanos). 2007. (Seminário).
Economia Solidária. 2007. (Seminário).
Elaboração de Projetos Sociais. 2007. (Seminário).
Ética como atitude libertadora. 2007. (Seminário).
Ética e Filosofia da Educação. 2007. (Seminário).
I Encontro de Educadores de Emaús América.A Educação Profissional em Recife. 2007. (Encontro).
Negação e afirmação da dignidade humana. 2007. (Seminário).
Práticas Pedagógicas e Educação Popular em Saúde. 2007. (Seminário).
Práxis e subjetividade dos movimentos socias. 2007. (Seminário).
Teorias e práticas educativas. 2007. (Seminário).
Conjuntura Socio Política. 2006. (Seminário).
Encontro Sobre Educação Especial da UFRPE. 2006. (Encontro).
I Congresso de Educação da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2006. (Congresso).
IV Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Anais do Seminário sorbre Educação e Movimentos Sociais. 2006. (Seminário).
Pedagógica Brasil.Projeto Ciência Livre. 2006. (Oficina).
Encontro do Conselho de Escolas de Trabalhadores.A educação Profissional e a Formação em Recife. 2005. (Encontro).
IV Encontro Brasil França Pela Prevenção do Turismo Sexual de Adolescentes. 2004. (Encontro).
Seminário Sobre Depressão. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. Compreesão dos conceitos sobre o efeito estufa como proposta de aprendizagem por meio de uma sequência didática investigativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. Conversando sobre sexualidade: a função da escola na mediação da questão de gênero e diversidade sexual: um estudo de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. Abordagem dos três momentos pedagógicos na compreensão e produção de etanol por meio de uma sequência didática numa turma do ensino médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EAD) - Instituto Federal de Pernambuco.
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. Concepções sobre educação ambiental: o uso de atividades investigativas como estratégia no processo de ensino e aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EAD) - Instituto Federal de Pernambuco.
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. Papo aberto: sexualidade humana sem "mitos ou tabus" numa abordagem investigativa sobre a formação de gêneros. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EAD) - Instituto Federal de Pernambuco.
TAVARES, C. V. F.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, N. R. A.. dos Santos. Educação inclusiva na formação na formação dos conceitos sobre ciências: um estudo de caso com alunas que apresentam múltiplas deficiências. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EAD) - Instituto Federal de Pernambuco.
LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, A. P.. Educação corporativa resultados e desafios: o caso do programa de pós-graduação do Banco Central do Brasil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, A. P.. A importância do termo de referência nas contratações pública do poder executivo do estado de Pernambuco. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, A. P.. O planejamento de compras no Instituto Federal de Pernambuco - Reitoria. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, A. P.. O limite legal do papel normativo das agências reguladoras e suas inovações na administração pública brasileira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, A. P.; LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.. A incorporação da eficiência nas tarifas dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Pernambuco. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, A. P.; LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.. Planejamento estratégico na administração pública: o caso da secretaria de turismo e lazer do Recife. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, A. P.; LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.. Política nacional de resíduos sólidos em Pernambuco: sustentabilidade a passos lentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, A. P.; LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.. Apropriação do espaço público pelo privado: análise da apropriação das do centro da cidade do Recife. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, A. P.; LINS, F. E.;OLIVEIRA, F. B.. Povo de Deus: uma análise a respeito da qualidade de vida pós ocupação de conjunto habitacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. BULLYING: A PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA COMO ALTERNATIVA PARA A PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DESTE PROBLEMA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS DESTA RELAÇÃO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT E ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. PSICOPEDAGOGIA E DISLEXIA: DESAFIOS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. CARNEIRO. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE LEITURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, C. O.;OLIVEIRA, F. B.; OLIVEIRA, M. F.. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.; SILVA, C. O.;SILVA, S. P.. Um novo olhar sobre a alfabetização: uma visão reflexiva sobre o aprendizado letrado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.; SILVA, C. O.;SILVA, L. P.. A motivação como ferramenta para o gestor. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, L. P.SILVA, S. P.. Refletindo sobre a influência da afetividade na aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.; SILVA, C. O.. Investigando a Importância da Afetividade na Educação Infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.SILVA, L. P.. A educação no sistema carcerário: refletindo sobre a situação atual. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. A intervenção do psicopedagogo e seu modus faciendi no âmbito escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, L. P.SOARES, T. N.. A neurociência e a aprendizagem humana: refletindo sobre as contribuições para a educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.; SILVA, C. O.. Investigando as formas de diagnostico da dislexia em criança do 1 ano do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CUNHA, F. T.LEITE, E. A. S.OLIVEIRA, F. B.. de Souza. As cantigas e brincadeiras de roda: a vivência da aprendizagem das crianças e jovens do centro educacional profissionalizante do Flau. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CUNHA, F. T.LEITE, E. A. S.OLIVEIRA, F. B.. Jogos e brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental uma perspectiva lúdico pedagógica para se apreender. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CUNHA, F. T.LEITE, E. A. S.OLIVEIRA, F. B.. As estimulações de atividades psicomotoras na prática da escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CUNHA, F. T.LEITE, E. A. S.OLIVEIRA, F. B.. O teatro como prática pedagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CUNHA, F. T.LEITE, E. A. S.OLIVEIRA, F. B.. Investigando as estratégias de prevenção e intervenção na prática do Bullying no cotidiano escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SOARES, T. N.OLIVEIRA, F. B.; SALAZAR, D. S. P.. A crise da mídia impressa social: ascensão novas tecnologias e o impacto na educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SALAZAR, D. S. P.;OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A dignidade do ser humano e a responsabilidade na formação dos adolescentes nas exibições televisivas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SALAZAR, D. S. P.;OLIVEIRA, F. B.; PESSOA, R. S.. Métodos de avaliação de desempenho em ambientes virtuais: do aluno ao professor no Ensino Médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SALAZAR, D. S. P.;SOARES, T. N.OLIVEIRA, F. B.. Uso de jogos online na prática docente: um estudo de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, S. P.OLIVEIRA, F. B.. Sentidos sobre a dislexia em discursos de professores dos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A importância da dança na socializaçao do contexto escolar: um estudo da experiência da Escola Marcos de Barros Freire, no Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A importância da participação da família para o rendimento dos alunos da pré-escola: Um estudo da experiência da escola do Cabo de Santo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo da experiência na escola João Francisco em Olinda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A didática aplicada na Educação de Jovens e Adultos: um estudo da experiência da Escola Estadual Professor Marcos de Barros Freire. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. Aquisição da língua escrita: um estudo das rotinas pedagógicas na educação infatil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. As rotinas de um dislexico numa escola regular do Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A importância da Educação Ambiental no Campo numa turma do 4 ano da Escola Municipal Guilherme Dourado, em Ipojuca.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. A musicalidade e o comportamento das crianças da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. P.OLIVEIRA, F. B.SOARES, T. N.. Indisciplina e violência no âmbito escolar: uma abordagem pedagogica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. Propostas Para Uma Aprendizagem Significativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. Família e Escola: Uma Integração Eficaz no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. Violência na Escola Pública: Uma Análise de Suas Causas e Efeitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.OLIVEIRA, F. B.LEANDRO, D. A. M.. A Hiperatividade em Sala de Aula: Uma Inclusão Através de Jogos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.ALVES, J. F.. Família e Escola Um Diálogo possível e Necessário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.ALVES, J. F.. Avaliação da Aprendizagem Nos Anos Iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.ALVES, J. F.. Educação Ambiental Um Desafio a Prática Pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.ALVES, J. F.. Bullying Na Sala de Aula e as Consequências da Não Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. A Indisciplina na Sala de Aula: Como Trabalhar?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.OLIVEIRA, F. B.LEANDRO, D. A. M.. Inclusão Escola de Crianças Especiais no Ensino Regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.OLIVEIRA, F. B.LEANDRO, D. A. M.. A Prática do Bullying Nas Séries Iniciais: Uma Análise no 3 Ano da Rede Privada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. Motivação do Professor: Um Desafio Para a Gestão Atual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.OLIVEIRA, F. B.. Pedagogia Empresarial: O Papel do Pedagogo em Uma Organização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LEANDRO, D. A. M.ALVES, J. F.OLIVEIRA, F. B.. Educação no Trânsito: Preservar Esse é o Código. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.MEDEIROS, R. M.. As Representações Sobre a Educação a Distância por Alunos do Curso de Pedagogia de Uma Instituição Privada de ensino Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Decisão.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.. As representações sobre o uso da literatura infantil em narrativas de mediadores de leitura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.. A importância da Música na Educação Infantil: investigando as práticas de professores de uma escola pública do Recife. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ALVES, J. F.OLIVEIRA, F. B.LEANDRO, D. A. M.. O Papel dos Psicopedagogos na Escola Pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.. .A Literatura Infantil como Instrumento Motivador para a Leitura na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.. O Ver e o Fazer: As Representações de Professores de uma Escola Privada do Recife sobre a Arte Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. Gomes.A inserção das novas tecnologias na educação em discursos de professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. Analisando as representações sobre a ética em narrativas de professores da educação básica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. As representações sociais de professores sobre o Bullyng na sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. Família e Escola: As representações sociais de pais e professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.SOARES, T. N.. Investigando as práticas de professores sobre o uso da oralidade na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
LUCENA, J. E.;OLIVEIRA, F. B.; SILVA, E. C. C.. Saúde púbica, infância, dependência de drogas e situação de rua. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
OLIVEIRA, F. B.SILVA, S. P.ALVES, J. F.LEANDRO, D. A. M.. A Síndrome de Burnout e a Exaustão Profissional: Investigando as Narrativas de Profissionais da Educação de uma Escola Pública do Município de Moreno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
OLIVEIRA, F. B.. Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância. 2011. Universidade Estácio de Sá.
Orientou
As Tecnologias Assistivas no apoio as Aprendizagens de Crianças Autistas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância da inclusão da criança autista na sala de aula de uma escola regular; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A aprendizagem de alunos surdos em turmas regulares e bilíngues: um estudo de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância da família no processo de aprendizagem escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O desenho infantil enquanto instrumento de investigação psicopedagógico; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Conflitos familiares e suas interferência na aprendizagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O que as família entendem por participação escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações da prática psicopedagógica na escola básica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Narrativas sobre a prática Psicopedagógica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
SANTOS; As influencias do espaço institucional na aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A psicopedagogia e as suas contribuições a prática pedagógica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A influência da Motivação na Prática Profissional dos Servidores Públicos Federais: Revisando a Literatura Produzida; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As Representações Sociais de estudantes universitários sobre o Fies e o Prouni; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A influência das normas e da burocracia institucionais no desempenho do exercício da função de servidores públicos: um estudo de caso em um Centro Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Transparência pública nos sites governamentais dos municípios de Pernambuco; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As Representações Sociais sobre a humanização e o acolhimento na saúde: o olhar dos gestores dos núcleos de saúde da UFPE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
INVESTIGANDO AS NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO PARA O SÉCULO XXI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
LÚDICO NA EDUCAÇÃO: UMA MANEIRA DE DESPERTAR NOVOS INTERESSES; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
MULTICULTURALIDADE NA EJAI: MAIS QUE UM RECURSO PEDAGÓGICO UMA PESPECTIVA FREIRIANA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A Importância da Psicopedagogia na Instituição Escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A Importância da Afetividade no Desenvolvimento Cognitivo da Criança; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ALUNOS DE 1° E 2° ANO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
GESTÃO DEMOCRÁTICA : UMA ANÁLISE DA AÇÃO DEMOCRÁTICA DO COLEGIADO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM NAZARÉ DA MATA - PE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando as Relações entre Afetividade e Aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Os Caminhos da Inclusão: pensando a educação inclusiva e suas práticas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Avaliação como Processo de Construção do Conhecimento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando a Educação Especial no Contexto Escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Autoestima e Aprendizagem: uma relação indissociável; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando as Práticas Agressivas entre Crianças na Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Discutindo a Avaliação e a Aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância do uso de fábulas na sala de aula; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A Avaliação formativa: reflexões sobre o conceito; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre a importância da Música para o Aprendizado na Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância da Atuação Psicopedagógica no Contexto Escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre o Bullying e suas Relações com a Evasão Escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre a Prática da Ludicidade na Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando os fatores que contribuem para a desmotivação do professor na sala de aula; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A literatura Infantil como Ferramenta de Aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre a Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A dislexia no Ambiente Escolar e a Intervenção do Psicopedagogo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Alimentação Insuficiente: fator que influencia na aprendizagem?; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância do Lúdico na Educação Infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O Bullying: Uma Nova Forma de Violência Escolar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagens de leitura no ensino fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Olúdico jogos e brincadeiras: uma aprendizagem significativa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando os sentidos produzidos por professores sobre a prática da leitura no cotidiano escolar do ensino fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos - EJA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Refletindo sobre as práticas de alfabetização no ensino básico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigações sobre a Psicopedagogia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Borges; Compreensões psicopedagógicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Rodrigues; Reflexões Psicopedagógicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Análises Psicopedagógicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigações sobre o ensino e a aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As práticas educativas em visitas guiadas no museu do estado de Pernambuco; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Construções Psicopedagógicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A Psicopedagogia e sua constribuição; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando o Abuso Sexual na Infância e suas Relações com a Educação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional em Psicopedagogia) - Faculdade Européia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sociais de professores das séries iniciais sobre o autismo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando as interferências da dislexcia no processo de ensino aprendizagem; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sobre a deficiência por professores do 3 ano do ensino fundamental de uma escola pública do Recife; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A influência do uso das tecnologias no ensino fundamental: o dizem os pais e professores; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO EDUCATIVO NO MANICÔMIO JUDICIÁRIO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A AFETIVIDADE NO CONTEXTO DA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica a partir das produções acadêmicas do gênero artigo científico; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sociais de professores da educação infantil sobre o autismo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O modo de fazer na educação profissional: investigando as práticas pedagógicas de docentes de cursos técnicos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Alimentação insuficiente: fator que influencia na aprendizagem?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O currículo como ferramenta: investigando a organização curricular de uma escola pública municipal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO APOIO PEDAGÓGICO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
?INVESTIGANDO AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA DO ESTADO DE ALAGOAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
?A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NA ALDEIA FULNI-Ô EM AGUAS BELAS-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
?PALMA FORRAGEIRA: SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA NO SÍTIO GATO, ÁGUAS BELAS-PE?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
?ETNOGEOGRAFIA: TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE (EXPERIÊNCIA DO POVO FULNI-Ô) EM ÁGUAS BELAS?; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Família e Escola: As representações sociais de pais e professores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sociais de professores sobre o Bullyng na sala de aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Gomes, Samuel Germano Oliveira; A inserção das novas tecnologias na educação em discursos de professores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Investigando as práticas de professores sobre o uso da oralidade na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Analisando as representações sobre a ética em narrativas de professores da educação básica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sobre a Educação a Distância por alunos do curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Decisão; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A SÍNDROME DE BURNOUT E A EXAUSTÃO PROFISSIONAL:Investigando as narrativas de profissionais da educação de uma escola pública do município de Moreno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A importância da Música na Educação Infantil: investigando as práticas de professores de uma escola pública do Recife; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A MOTIVAÇÃO PELA LEITURA: INVESTIGANDO AS PRÁTICAS DE PROFESSORES SOBRE O USO DA LITERATURA INFANTIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
O VER E O FAZER: AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DO RECIFE SOBRE A ARTE EDUCAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
As representações sobre o uso da literatura infantil em narrativas de mediadores de leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
A Educação em espaços não-formais de aprendizagem; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Francisco Barbosa de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . As artimanhas do discurso: a construção discursiva da Identidade religiosa como Instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP , v. 01, p. 25-42, 2011.
-
OLIVEIRA, F. B. . As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa no jornal Folha Universal. 01. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2016. v. 01. 225p .
-
OLIVEIRA, F. B. . BRASILE: Formazione di educatori sociali a Recife. Spazio IPSIA, Itália, p. 01 - 11, 16 mar. 2009.
-
OLIVEIRA, F. B. . OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO : ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JUVENTUDE E UNIVERSIDADE. Jornal Informativo da Juventude Operária Católica Brasileira - JOC, São Paulo, 20 ago. 2008.
-
SANTOS, L. C. ; OLIVEIRA, F. B. . O MODO DE FAZER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM COMO DOCENTES EM CURSOS TÉCNICOS. In: V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014, Garanhuns. Educação e Desenvolvimento na Perspectiva do Direito a Educação, 2014.
-
OLIVEIRA, F. B. ; COELHO, M. T. F. ; SOARES, T. N. . A produção e revisão de materiais didáticos em EAD: olhares de uma prática em construção. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: semeando cidadania, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Recife: Unirede, 2012. v. 1. p. 01.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. In: III Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião, 2010, Recife. Religiosidades Populares e Multiculturalismo: intolerâncias, diálogos, interpretações. RECIFE: UNICAP, 2010.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . As Artimanhas do Discurso: a Construção Discursiva da Identidade Religiosa como Instrumento de Luta em Espaços Midiáticos Impressos. In: III Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais, 2010, Recife. Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso ? ALED: Discurso e práticas sociais. Recife: ALED, 2010. p. 01-3264.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . Nas tramas do discurso: a fabricação discursiva da identidade pernambucana em livros didáticos de história. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. In: 2 Encontro Pernambucano de Psicologia Social, 2010, Recife. Anais do 2 Encontro Pernambucano de Psicologia Social. Recife, 2010.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana. In: II Encontro Pernambucano de Psicologia Social, 2010, Recife. PSICOLOGIA SOCIAL EM FORMAÇÃO: Compartilhando vivências e Articulando ações. Recife, 2010.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . As artimanhas do Discurso: a Construção Discursiva da Identidade Religiosa como Instrumento de Luta em Espaços Midiáticos Impressos. In: III Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais, 2010, Recife. Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso ? ALED: Discurso e práticas sociais. Recife: ALED, 2010. p. 01-3264.
-
OLIVEIRA, F. B. ; OLIVEIRA FILHO, P. . Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. MACEIÓ: ABRAPSO, 2009. v. XV.
-
OLIVEIRA, F. B. . As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, F. B. . As artimanhas do discurso: a construçao discursiva da identidade religiosa em espaços midiáticos impressos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, F. B. . Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, F. B. . A Reciclagem como Instrumento Inventário de uma Identidade Ecológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, F. B. . Cultura Afro-Brasileira: Práticas e Representações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, F. B. . Análise do Processo de Privatização da Vale do Rio Doce. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, F. B. . Análise do Processo de Transposição do Rio São Francisco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
IPSIA ; OLIVEIRA, F. B. . Formação de Educadores Sociais no Recife. 2005.
OLIVEIRA, F. B. ; GONCALVES, Q. . Projeto Político Pedagógico do SENAI Pernambuco. 2016.
SILVA, L. P. ; OLIVEIRA, F. B. . Educação e Cidadania na Escola de Formação Profissional Luis Tenderini. 2010.
OLIVEIRA, F. B. ; SILVA, L. P. . Educação para a cidadania: Inauguração da Escola de Formação Profissional Luis Tenderine. 2009.
OLIVEIRA, F. B. ; SILVA, L. P. . Educação para a Cidadania em Emaús Recife. 2009.
OLIVEIRA, F. B. ; SILVA, L. P. . Educação e Cidadania: Aquisição de Equipamentos para Escola de Formação Profissional Luis Tenderini. 2008.
OLIVEIRA, F. B. . Economia Solidária como Horizonte Capacitação Profissionalizante. 2007.
OLIVEIRA, F. B. ; SILVA, L. P. . Educação Profissional e Cidadania para o Mundo do Trabalho. 2007.
OLIVEIRA, F. B. ; BEZERRA, L. M. . Consócio Social da Juventude. 2005.
OLIVEIRA, F. B. . Avaliações Externas no Cotidiano Escolar: Saberes e Desafios no Ciclo da Alfabetização. 2020. .
OLIVEIRA, F. B. ; CEZAR, F. ; LUCRECIA, T. . Eletricidade Predial Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Eletricidade Predial).
OLIVEIRA, F. B. . Conversando sobre práticas: uma ação formativa e empreendedora no terceiro setor. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, F. B. ; SOARES, T. N. . Guia do Professor Executor da UA-EADTEC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual do Professor EAD - UFRPE).
OLIVEIRA, F. B. . Introdução a História do Brasil - Vol. I. 2011. (Revisão Pedagógica de Livros de Apoio as Graduações a Distância (Livro-Texto)).
OLIVEIRA, F. B. . Relatório das Atividades Educativas 2007. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relatório de Atividades).
OLIVEIRA, F. B. ; PEREIRA, C. C. V. N. ; ABRANCHES, S. P. . Projeto Ciência Livre. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit Laboratório de Software Educacional).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2011
As Artimanhas do Discurso: A Construção Discursiva da Identidade Religiosa no Jornal Folha Universal, Descrição: O objetivo geral deste estudo é o de analisar como o discurso veiculado na mídia através do jornal folha universal contribui para a construção da identidade religiosa dos fieis da igreja Universal. Como objetivos específicos buscamos identificar e analisar, nesses discursos, como o jornal vai mobilizar termos, descrições, definições e recursos retóricos no sentido de buscar contradizer os discursos e as práticas realizadas por outras instituições religiosas. Ainda buscamos identificar e analisar como no interior desse discurso o jornal busca posicionar a identidade da própria igreja universal no mercado religioso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Barbosa de Oliveira - Coordenador / Pedro de Oliveira FIlho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2008 - 2010
Estratégias do discurso religioso: uma análise do discurso neopentecostal na mídia, Descrição: O objetivo geral do estudo é analisar o conteúdo e a forma do discurso neopentecostal veiculado na mídia. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar e analisar, nesse discurso, a construção de valores, de formas de atuação no mundo social, de características identitárias para si próprios e para outros grupos sociais e religiosos e de explicações para eventos de natureza social ou pessoal; identificar e analisar as estratégias, os recursos retóricos e as formas de organização desse discurso; identificar e analisar contradições, inconsistências e ambigüidades no interior desse discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Barbosa de Oliveira - Integrante / Pedro de Oliveira FIlho - Coordenador.
-
2008 - 2009
Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana, Descrição: O objetivo geral deste estudo foi o de analisar o conteúdo e a forma do discurso produzidos pelos livros didáticos de história de Pernambuco sobre a identidade Pernambucana. Os objetivos específicos foram os seguintes: identificar e analisar, no discurso historiográfico dos livros elementos que contribuíssem para a fabricação de uma identidade cultural pernambucana no alunos do ensino fundamental. identificar e analisar as estratégias, os recursos retóricos e as formas de organização desse discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Barbosa de Oliveira - Coordenador / Pedro de Oliveira FIlho - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, Diretoria de Educação a Distância. , Praça Ministro João Gonçalves, s/n, Edf. Anexo Sudene, Engenho do Meio, 52171900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 38784761, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - 2021
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Licenciatura em Pedagogia EAD
Atividades
-
08/2019 - 02/2021
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2019.2 - Estágio Supervisionado IV (Espaços não Escolares), 2019.2 - Trabalho de Conclusão de Curso I, 2020.1 - Trabalho de Conclusão de Curso II, 2020.2 - Trabalho de Conslusão de Curso II
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2019.1 - Trabalho de Conclusão de Curso I
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2019.1 - Estágio Supervisionado IV (Espaços não Escolares)
2014 - 2015
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Pesquisador I do curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD
2011 - 2013
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Professor Pesquisador II - UAB, Enquadramento Funcional: Membro da Coordenação Pedagógica - UA-EADTec, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizou atividades como revisor técnico-pedagógico na Coordenação Pedagógica da EAD, tendo sido responsável pelo acompanhamento dos professores autores e revisão dos livros/materiais didáticos produzidos pela unidade. Esteve ligado enquanto bolsista (Professor Pesquisador II) ao curso de Licenciatura em Pedagogia.
2008 - 2011
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Professor Tutor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Virtual, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem - EAD
-
05/2011 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica de Tecnologia e Educação a Distância, Unidade Acadêmica de Tecnologia e Educação a Distância.,Atividade realizada, Membro da Coordenação Pedagógica da UA-EADTEC / UFRPE.
-
05/2011 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica de Tecnologia e Educação a Distância, Unidade Acadêmica de Tecnologia e Educação a Distância.,Atividade realizada, Revisor de Material de Apoio Pedagógico das Graduações a Distância.
-
08/2008 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Unidade Acadêmica de Tecnologia e Educação a Distância.,Linhas de pesquisa
-
10/2010 - 04/2011
Ensino, Licenciaatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2011.1 - Prática Como Componente Curricular - PCCC II, 2010.2 - Prática como Componente Curricular - PCCC I
-
08/2009 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Física à Distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III, Psicologia II
-
08/2008 - 02/2009
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia II
2018 - 2019
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Lic. em Geografia EAD
2018 - 2018
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor tutor do curso de Licenciatura em Geografia EAD.
2014 - 2015
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Pesquisador I do curso de Especialização em Gestão Pública - EAD e Orientador de TCC
Atividades
-
01/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
11/2014 - 03/2015
Ensino, Especialização em Gestão Pública - EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
2009 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista CAPES, Carga horária: 4
Outras informações:
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE
2006 - 2007
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações:
Pesquisador Voluntário do Projeto Ciência Livre, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias da Educação - GENTE, vinculado ao CNPq.
Atividades
-
01/2009 - 04/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
09/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Educação.,Estágio realizado, Estágio a Docência - Disciplina - Trabalho de Conclusão de Curso TCC II / Orientadora Profa. Dr. Maria Emília Lins - DEPOE/CE.
2010 - 2018
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor da Graduação e da Pós-Graduação
Atividades
-
01/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Educação.,Linhas de pesquisa
-
07/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Didática Aplicada a Educação Básica
-
06/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Avaliação Educacional
-
05/2013 - 05/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Educação Infantil
-
08/2012 - 02/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos - EJA
-
04/2012 - 12/2012
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012.1 - Fundamentos da Psicopedagogia, 2012.1 - Gestão e Democracia Participativa da Escola: Organização e Funcionamento da Escola, 2012.1 - Gestão e Democracia Participativa na Escola: Relação Escola e Comunidade, 2012.1 - Seminário de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
-
02/2010 - 02/2012
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2010.1 - Estágio Curricular Supervisionado I, 2010.1 - Estudo Orientado II, 2010.1 - Planejamento Educacional, 2011.1 - Didática Aplicada a Educação Básica, 2011.1 - Estágio Curricular Supervisionado II, 2011.2 - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, 2012.1 - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
05/2011 - 07/2011
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2011.1 - Seminário de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional, 2011.2 - Seminário de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
2019 - 2021
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Executor EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Executor do curso de Pedagogia EAD
Atividades
-
01/2019 - 02/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, TCC 2
2019 - 2021
Universidade de GuarulhosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Executor EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Pedagogia EAD
Atividades
-
01/2019 - 02/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, TCC 2, TCC 1
2019 - 2021
Centro Universitário do NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Executor EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Executor EAD do curso de Pedagogia
Atividades
-
01/2019 - 02/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, TCC 1, TCC 2
2019 - 2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Executor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da graduação em Pedagogia EAD
Atividades
-
01/2019 - 02/2021
Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2020.1 - Estágio Supervisionado IV, 2020.2 - TCC I, 2021.1 - TCC II, 2021.2 - TCC II
2012 - 2018
Faculdade Europeia de Administração e MarketingVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Mestre, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Européia de Administração e Marketing.,Linhas de pesquisa
-
04/2017 - 04/2017
Ensino, Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias Assistivas em Educação
-
04/2013 - 04/2013
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Metodologia da Pesquisa Científica
-
03/2013 - 03/2013
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica nas Instituições
-
01/2013 - 02/2013
Ensino, Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2013.1 - Gestão e Democracia Participativa Organização e Funcionamento da Escola
-
10/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Políticos da Educação
-
09/2012 - 10/2012
Ensino, Gestão em Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
09/2012 - 10/2012
Ensino, Gestão Institucional em Psicopedagogia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Metodologia do Trabalho Científico
-
09/2012 - 10/2012
Ensino, Gestão em Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
08/2012 - 09/2012
Ensino, MBA - Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Metodologia do Trabalho Científico
-
07/2012 - 08/2012
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Seminário de Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
-
07/2012 - 07/2012
Ensino, Especialização em Gestão Escolar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012.2 - Gestão e Democracia Participativa: Organização e Funcionamento da Escola
-
01/2012 - 02/2012
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 2012. 1 - Metodologia do Trabalho Científico
2013 - 2015
Instituto Superior de Economia e AdministraçãoVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Educação a Distância, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância do convênio Instituto Superior de Economia e Administração - ISEAD e Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Atividades
-
11/2013 - 03/2015
Direção e administração, ISEAD - Coordenação de Educação a Distância.,Cargo ou função, Coordenador de Educação.
2011 - 2012
Faculdade DecisãoVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor orientador de trabalho de conclusão de curso - TCC, no curso de Licenciatura em Pedagogia.
Atividades
-
08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Decisão - FADE, Faculdade Decisão - FADE.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
2019 - Atual
Prefeitura Municipal da Cidade de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestor Escolar Administrativo de Escola de Tempo Integral
2018 - Atual
Prefeitura Municipal da Cidade de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestor escolar da Escola Municipal Alexandre José Barbosa Lima
2011 - Atual
Prefeitura Municipal da Cidade de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40
2015 - 2016
Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Educação Profissional, Carga horária: 20
Outras informações:
Analista de Educação Profissional da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica - DET, trabalhando com a assessoria a projetos de Educação a Distância do SENAI / PE.
2010 - 2011
Prefeitura Municipal do Jaboatão dos GuararapesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 40
2011 - 2011
Prefeitura Municipal do Cabo de Santo AgostinhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 40
Outras informações:
Solicitou exoneração do cargo.
2006 - 2008
Prefeitura Municipal da Cidade de RecifeVínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar para as Séries Iniciais, Carga horária: 20
2007 - 2007
Prefeitura Municipal da Cidade de RecifeVínculo: Educador Profissional, Enquadramento Funcional: Instrutor de Treinamentos, Carga horária: 20
2006 - 2006
Prefeitura Municipal da Cidade de RecifeVínculo: Educador Profissional, Enquadramento Funcional: Instrutor de Treinamentos, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2006
Estágios , Gerência de Primeiro e Segundo Ciclos de Aprendizagem.,Estágio realizado, Professor Regente para o Ensino Fundamental I.
2005 - 2008
Institute for Peace Development end InnovationVínculo: Coordenador Pedagógico, Enquadramento Funcional: Educador Profissional /Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2005 - 06/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Eletricidade Civil Industrial, Formação Política Ética e Cidadania
2002 - 2008
Escola de Formação Profissional de Emaús RecifeVínculo: Educador Profissional, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal.,Cargo ou função, Conselheiro Fiscal.
-
01/2007
Direção e administração, Coordenação Pedagógica.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico.
-
01/2003 - 06/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Eletricidade Civil Industrial, Segurança no Trabalho
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Barbosa de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?