Célia Marilda Smarjassi

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1986), graduação em Educação Física pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL (1981), graduação em Habilitação em Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1988), graduação em Licenciatura Habilitação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1990), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atuação profissional na Educação Básica como professora e como diretora. Atuação no Ensino Superior como professora e coordenadora do subprojeto de Pedagogia do PIBID.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Escolar

2011 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ÉTICA EM PAUL RICOEUR
, Ano de obtenção: 2014. Edson do Carmo Inforsato. Palavras-chave: educação, formação de professor; ética; PAUL RICOEUR.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Doutorado em Ciências da Religião

2008 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Próximo e o Mal: Um estudo da parábola do Bom Samaritano na leitura Hermenêutica e Filosófica de Paul Ricoeur
, Ano de obtenção: 2011. Eduardo Rodrigues Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inglês; Hermenêutica, próximo, mal, ética, Ricoeur.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)

1991 - 1996

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Uma Análise Ausubeliana de Aprendizagem Significativa: A transmissão de conteúdos em cursos de formação de professores, Ano de Obtenção: 1996
Antônio Carlos Caruso Ronca.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ausubel; aprendizagem significativa; formação do professor.

Especialização em Didática Geral

1987 - 1987

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales
Título: A Formação do professor
Orientador: Alvino Moser

Graduação em Licenciatura Habilitação em Orientação Educacional

1990 - 1990

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales

Graduação em Habilitação em Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus

1987 - 1988

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales

Graduação em Pedagogia

1985 - 1986

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales

Graduação em Educação Física

1979 - 1981

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA FÉ DO SUL

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2007

Beethoven Instituto de Arte e Música

Ensino Médio (2º grau)

1975 - 1978

EEPSG.Prof. Itael de Mattos

Ensino Fundamental (1º grau)

1968 - 1975

Colégio Estadual de Santa Albertina

Formação complementar

2005 - 2005

Paradigmas de corporeidade e a formação dos profis. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Sexo e Cinema. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2004 - 2004

Formação de Professores para as demandas contempor. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Instrumental de Inglês. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/COGEAE, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Projeto Ipê: Ciclo Básico emJornada Única. (Carga horária: 36h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Historiografia e Classe Operária. (Carga horária: 60h). , Unesp- Bauru, UNESP, Brasil.

1988 - 1988

Curso de Reciclagem para o Magistério. (Carga horária: 30h). , Fundação de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, FUNEC, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Projeto Ipê: Quem quiser que conte outra. (Carga horária: 36h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Projeto Ipê- Istose aprende com ociclo básico. (Carga horária: 36h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

1986 - 1986

Extensão universitária em Projeto Ipê- Istose aprende com ociclo básico. (Carga horária: 36h). , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

1981 - 1981

Curso Intensivo de Coreografias "JAZZ". (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio - Araraquara, SESC, Brasil.

1981 - 1981

Curso de Educação Física para Escolas de 1º. Grau. (Carga horária: 60h). , CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL, UNIFUNEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática/Especialidade: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.

Organização de eventos

SMARJASSI, C. M. . PROJETO CULTURAL INTERDISCIPLINAR COLHEITA. 2017. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . Desafios Da Gestão Escolar. 2017. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . Encontro sobre Distúrbios, Problemas e Dificuldades de Aprendizagem: definição, identificação e possibilidades de intervenção. 2016. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . Administrar e Filosofar é só começar. 2015. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . De corpo em corpo: diferentes concepções filosóficas da antiguidade à pós-modernidade.. 2014. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . Contribuições do Pensamento Ético de Paul Ricoeur Para a Educação: construção de um diálogo.. 2013. (Exposição).

SMARJASSI, C. M. . De corpo em corpo: diferentes concepções filosóficas da antiguidade à pós-modernidade.. 2013. (Exposição).

FONSECA, S. ; SMARJASSI, C. M. . Semana da Pedagogia. 2013. (Outro).

SMARJASSI, C. M. . Congresso Internacional em Educação Escolar da FCL/Ar UNESP. 1996. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro de Educadores Unasp 2017.Corpo, mente e espírito: uma metodologia integral na aprendizagem de conceitos.. 2017. (Encontro).

IV CONGRESSO BRASILEIRO ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO FÍSCA ÃO FÍSICA E IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL ADVENTISTA DE. 2017. (Congresso).

II Simpósio Do Núcleo de Integração Fé Ensino- NIFE. 2016. (Simpósio).

IV ENAIC.A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM UMA EXPERIENCIA DE M,METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM. 2016. (Encontro).

28 Congresso Internacional SOTER. Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos.. A Formação do Professor: contribuições da ética teonômica. 2015. (Congresso).

Oficina de psicomotricidade. 2015. (Oficina).

X EIDE.A Formação do Professor: Um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeur. 2015. (Encontro).

II Congresso Nacional De Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores.. INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: O DESAFIO DA INTERPRETAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA. 2014. (Congresso).

II Seminário Formação Ética do Professor. ?É possível ensinar valores e potencializar a reflexão ética??.FORMAÇÃO ÉTICA DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO ÉTICO DE PAUL RICOEUR. 2014. (Seminário).

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - Religião, Política, Laicidade: desafios contemporâneos.A Filosofia da Religião e o Pensamento Ético de Paul Ricoeur: princípios e rumos para a implantação do Ensino Religioso em uma sociedade laica e plural.. 2014. (Simpósio).

XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: "A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade.". A ÉTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Congresso).

26 Congresso Internacional da SOTER: Deus na sociedade Plural. Ensino Religioso:Desafios Para a Gestão Educacional Da Escola Pública. 2013. (Congresso).

I ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia. 2013. (Encontro).

XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Spociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE eIV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cateátedra UNESCO. O Pensamento Ético de Aristóteles e Sua Pertinência Para a Atualidade e Para a Educação. 2013. (Congresso).

IV ENCONTRO DISCENTE DE PESQUISA DISCENTE.Educar para a solidariedade: Princípios e rumos a partir das éticas de Edgar Morin e Paul Ricoeur. 2011. (Encontro).

X Congresso Nacional de Educação. O Pensamento ético de Paul Ricoeur Como Fundamento Para Um Ensino religioso Emancipatório e Solidário.. 2011. (Congresso).

X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas.. O Pensamento ético de Paul Ricoeur Como Fundamento Para Um Ensino religioso Emancipatório e Solidário.. 2011. (Congresso).

23. Congresso Internacional da SOTER. Formação do Prrofessor:Uma análise de necessidades docentes do profissional de Ensino Religioso. 2010. (Congresso).

Colóquio da área de Concentração de Fundamentos da Ciência da Religião. 2010. (Outra).

II Congresso Ibero Americano de Educação Superior Adventista.A formação ética do professor adventista. 2010. (Outra).

22 Congresso Anual Sociedade de Teologia e Ciências da Religião Soter. Espiritualidade: conteúdo e estratégia didática para uma aprendizagem significativa no ER. 2009. (Congresso).

Encontro de Mulheres Adventistas.A espiritualidade da mulher na pós-modernidade.. 2009. (Encontro).

XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Yehoshua/Yeshua& Jesus: Linguagem da Revelação ou linguagem da razão humana?. 2009. (Simpósio).

Homossexualidade e Religião: a questão da identidade, gênero e orientação sexual na Pós-Modernidade.. 2008. (Simpósio).

I Encontro Nacional da ANTECRE. Teologia e Ciências da Religião:Trajetórias, Desafios e Perspectivas.. 2008. (Encontro).

II Congresso Internacional em Ciências da Religião. Depressão: crônica de uma espiritualidade aprisionada, de uma morte anunciada na pós-modernidade. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR - UNESP. Necessidades Emergentes da Sociedade do Conhecimento para a Formação do Educador: Mitos e desafios. 2006. (Congresso).

I Simpósio Paraná - São Paulo de Sexualidade e Educação Sexual. 2005. (Simpósio).

SIMPOSFIU - Pesquisa: Investigação e Construção do Conhecimento - Faculdades Integradas Urubupungá. 2004. (Simpósio).

Distribuidora Positivo - Família e Escola: uma relação possivel e necessária. 2003. (Encontro).

Distribuidora Positivo - A Vida na Escola: uma questão de gestão. 2002. (Encontro).

Valor Humano: Um diferencial na Administração Escolar. 2001. (Encontro).

Administração Escolar: Uma Visão Empreendedora. 2000. (Encontro).

III Encontro Estadual de Educação Pré- Escolar. 1986. (Encontro).

2. Ciclo de estudos Pedagógicos. 1985. (Simpósio).

Primeiro Encontro de professores e Estudantes da Habilitação em Magistèrio. 1985. (Encontro).

Treinamento Pré- Escolar. 1982. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Eduardo Cavalcante Oliveira Santos

SMARJASSI, C. M.; QUEIROZ, J. J.; BRITO, J. E.. Internatos Adventistas no Brasil em Questão: Os discursos da permanência da filosofia e das práticas educacionais e os indicativos de ocorrência de atualização na condição pó-moderna. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maximiliana Martins Nogueira

ONOFRE, E. M. C.; FERNANDESE, J. R.; ALVES, F. D.;SMARJASSI, C. M.. Práticas Religiosas e (re)inserção social em situação de privação de liberdade: um estudo na APAC de Viçosa (MG).. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eduardo Cavalcante Oliveira Santos

BRITO, J. E.; QUEIROZ, J. J.;SMARJASSI, CÉLIA. Internatos Adventistas no Brasil em questão:os discursos de permanência da filosofia e das práticas educacionais e os indicativos da necessidade de atualização na condição Pós-Moderna. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana Smokovitz de jesus

SMARJASSI, C. M.. O uso da Literatura infantil como recurso na alfabetização. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: José Roberto Rodrigues Pardo

SMARJASSI, C. M.. O brincar e a aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Docentes para o ensino de Enfermagem e) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Diana Pereira da Silva

SMARJASSI, C. M.. A Leitura de Livros de Literatura Infantil nas Resoluções De Problemas Matemáticos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Ana Iris Brito

CARRARO, E.;SMARJASSI, C. M.. A Inserção da Mulher Negra no Mercado de Trabalho: Um Estudo com estudantes universitários do curso de Administração de uma Faculdade Particular de Hortolândia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Adventista de Hortolândia.

Aluno: Renata Furtado dos Santos

SMARJASSI, C. M.; CARRARO, E.. A Presença da Ética Nas Relações Humanas Cotidianas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Adventista de Hortolândia.

Orientou

Alessandra Gaspar de Souza

REFLEXOS DA GESTÃO ESCOLAR NO DESEMPENHO DOS DOCENTES E COLABORADORES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Alexandra Mansour Alves

A ESCOLA PROMOTORA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Renata Furtunato dos Santos

A Presença da Ética nas relações humanas cotidianas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Camila Maria Augusto

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise da matriz curricular de cursos de formação de professores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Othilia Emanoelle Novais Gomes

OS DESAFIOS DOS GESTORES FRENTE A INCLUSÃO ESCOLAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Leonardo Bruder Lima

A INTEGRAÇÃO FÉ ENSINO NAS AULAS DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ADVENTISTA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Rodrigo Cachanco Ferreira Rocha

O CIRCO SOCIAL PROMOTOR DA EDUCAÇÃO E DA CIDADANIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Arlindo Silva Mangangui

UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS NA FAH; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Caroline Stefany Novaes Souza

O Gestor e o Estilo de Vida Saudável; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Diana Thais de Oliveira

O Estilo de Vida no Âmbito Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Márcia Lodovico Parra de Oliveira

O papel do gestor escolar na promoção de um estilo de vida saudável; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Mariana Bezerra Silva

O papel e o alcance da espiritualidade no trabalho do gestor; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Tatiane Inácio Teodoro

Instituição Escolar e o Estilo de Vida Saudável; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Eleci leme Silva

INTERFERÊNCIA DA ROTINA ESCOLAR NA QUALIDADE DE VIDA DO GESTOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Náthaly Rocha Fonseca

INTERFERÊNCIA DA ROTINA ESCOLAR NO TRABALHO DO GESTOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Verônica A

S; Magalhães; Projeto Pedagógico: Uma metodologia alternativa para os primeiros anos da educação Básica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Naity Maria de Jesus

A Gestão Escolar E A Promoção da saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Lizyane Baia e Silva dos santos

Visão do gestor quanto a qualidade de vida e as reais ações previstas no Projeto Político Pedagógico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Márcia Regina da Silva Medeiros

Gestão escolar e o estilo de vida saudável na escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Micaele Cruz Alexandrino

A importância do gestor no processo de implantação de alimentação saudável na comunidade escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Fabiana Silva Torres Soares

O CONHECIMENTO DO GESTOR SOBRE O ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Larissa Martins Gregório

Visão do gestor escolar: qualidade de vida; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Luiz Fernando Pacheco Gomes

A promoção de hábitos saudáveis nas escolas: a percepção dos gestores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Lucas Henrique de Souza

A promoção de hábitos saudáveis nas escolas: a percepção dos gestores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Elenir E

B; dos Santos Pagliarini; A promoção de hábitos saudáveis nas escolas: a percepção dos gestores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Celia Marilda Smarjassi;

Produções bibliográficas

  • SMARJASSI, CÉLIA ; ARZANI, J. H. . Uma Breve Analise dos Fundamentos Históricos e Metodológicos da Didática. INTERNET LATENT CORPUS JOURNAL , v. 11, p. 82-92, 2021.

  • SMARJASSI, CÉLIA ; ARZANI, J. H. . As políticas públicas e o direito à educacao no Brasil: uma perspectiva histórica. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 1, 2021.

  • SMARJASSI, CÉLIA ; BRANDAO, H. V. . Educación física y filosofía: Reflexiones sobre el camino del cuerpo hacia la corporeidad. REVISTA CARIBEA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 9, p. 1-17, 2020.

  • SMARJASSI, C. M. . Políticas Educacionais E A Formação de Professor: Desdobramentos e Deslocamentos da Função Docente. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 08/2017, p. 63-76, 2017.

  • SMARJASSI, C. M. . A PRESENÇA DA DIMENSÃO ÉTICA NA CONSTRUÇÃO POSITIVA DA IMAGEM DE SI.',. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 1, p. 01-11, 2017.

  • SMARJASSI, CÉLIA . Ensino Religioso e a gestão educacional: uma análise a partir da ética complexa de Edgar Morin. Revista Pistis & Praxis (Impresso) , v. 6, p. 497, 2014.

  • SMARJASSI, C. M. . Educação e espiritualidade: limites e possibilidades de um encontro pedagógico no Ensino religioso. Revista Pistis & Praxis (Impresso) , v. 3, p. 239-268, 2011.

  • SMARJASSI, C. M. . Trocando em miúdos idéias e ideais pedagógicos. , 2004. v. 1000.

  • SMARJASSI, C. M. . Comunicação em Famíla: Do ideal para o real.. 1a.. ed. São Paulo: Voz do Cenáculo, 2001. v. 1000. 70p .

  • SMARJASSI, CÉLIA . A formação do professor: um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeur. In: José Luís Bizelli;Luci Regina Muzzeti. (Org.). Educacao e Formacao de Professores. 1ed.Itapetininga: Editora Ibero-Americana, 2019, v. , p. 1-227.

  • SMARJASSI, C. M. . Dificuldades de Aprendizagem: uma reflexão a partir da concepção de corporeidade. In: SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach; QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira.. (Org.). Introdução à Docência. compartilhando experiencias. 1ed.Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2017, v. 2, p. 131-153.

  • QUEIROZ, J. J. ; SMARJASSI, C. M. . O corpo cupido na relação pedagógica:O namoro entre professor (a) - aluna (o). Uma abordagem Freudiana e uma leitura pela teoria da complexidade de Edgar Morin. In: Cleide Almeida; Elaine T. Dal Mas Dias. (Org.). Educação. Entre o prosaico e o poético. 1ª.ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. , p. 69-92.

  • SMARJASSI, C. M. . As Algemas do Ensino. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A7 - A7, 12 jun. 2004.

  • SMARJASSI, C. M. . Ensino Privado - Celebrações e Preocupações em Xeque. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A13 - A13, 24 jan. 2004.

  • SMARJASSI, C. M. . Família e Escola: uma relação possível e necessária. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A2 - A2, 08 nov. 2003.

  • SMARJASSI, C. M. . Esperança. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A5 - A5, 15 mar. 2003.

  • SMARJASSI, C. M. . Continuação: Competências para o Ofício Ensinar no Século XXI: uma visão empreendedora na Escola. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A2 - A2, 08 dez. 2001.

  • SMARJASSI, C. M. . Competências para o Ofício Ensinar no Século XXI: uma visão empreendedora na Escola. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. A8 - A8, 01 dez. 2001.

  • SMARJASSI, C. M. . Era uma vez o Dr. Q.I.?. O Jornal, Santa Fé do Sul, p. A.3 - A.3, 18 ago. 2001.

  • SMARJASSI, C. M. . Quem faz a diferença - Por um compromisso com a Educação. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 5 - 5, 18 nov. 2000.

  • SMARJASSI, C. M. . Trocando em miúdos a carreira acaêmica. O Jornal, Santa Fé do Sul, p. 10 - 10, 19 set. 1998.

  • SMARJASSI, C. M. . Didática x Psicologia: Contribuição da Psicogenética de Piaget à Prática Pedagógica. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 9 - 9, 05 set. 1998.

  • SMARJASSI, C. M. . A problemática da afetividade na relação pedagógica: a questão do rótulo. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 12 - 12, 15 ago. 1998.

  • SMARJASSI, C. M. . Porque não existe nada mais moderno que o antigo. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 8 - 8, 27 jun. 1998.

  • SMARJASSI, C. M. . Escola: do ideal para o real - um importante percurso a ser desvendado.. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 10 - 10, 30 maio 1998.

  • SMARJASSI, C. M. . Diretor ... Parcialidade no julgar não é bom?. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 11 - 11, 24 dez. 1997.

  • SMARJASSI, C. M. . A Problemática da Afetividade na relação pedagógica: o namoro entre professor(a) aluno(a). O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 12 - 12, 25 out. 1997.

  • SMARJASSI, C. M. . Informática x Educação. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 11 - 11, 22 out. 1997.

  • SMARJASSI, C. M. . Ser Professor. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, 11 out. 1997.

  • SMARJASSI, C. M. . A importancia da disciplina na formação da cidadania e da sociedade democática. O Jornal, Santa Fé do Sul/SP, p. 11 - 11, 08 out. 1997.

  • SMARJASSI, C. M. . A ÉTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XVII ENDIPE, 2015, Fortaleza. Livro 2: Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores.. Fortaleza: E BOOKS, 2015. v. 2. p. 00456-00466.

  • SMARJASSI, C. M. . A Formação do Professor: contribuições da ética teonômica.. In: 28 Congresso Internacional Soter. Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos, 2015, Belo Horizonte. Anais Do 28 Congresso Internacional Soter.Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos. Belo Horizonte: Soter, 2015. p. 455-469.

  • SMARJASSI, C. M. . INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: O DESAFIO DA INTERPRETAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA. In: II Congresso Nacional De Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. 'Por uma Revolução no Campo da Formação de Professores, 2014, Águas de Lindoia. II Congresso Nacional De Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. "Por uma Revolução no Campo da Formação de Professores, 2014. p. 0725-0731.

  • SMARJASSI, C. M. . O PENSAMENTO ÉTICO DE ARISTÓTELES E SUA PERTINÊNCIA PARA A ATUALIDADE E PARA A EDUCAÇÃO. In: XI Congresso Nacional de Educação.EDUCERE . Formação docente e sustentabilidade. Um olhar transdisciplinar, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE. Curitiba, 2013.

  • SMARJASSI, C. M. . ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL DA ESCOLA PÚBLICA. In: Deus na sociedade Plural. Fé, Símbolos e Narrativas Anais do 26 Congresso Internacional da SOTER. Deus na sociedade Plural. Fé, Símbolos e Narrativas, 2013, Belo Horizonte. Anais do 26 Congresso Internacional da SOTER. Belo Horizonte: Soter, 2013. p. 731-741.

  • SMARJASSI, C. M. . O Pensamento ético de Paul Ricoeur Como Fundamento Para Um Ensino religioso Emancipatório e Solidário.. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas., 2011, Curitiba. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: políticas, representações sociais e práticas. ISSN: 2176-1396. Curitiba: CHAMPAGNAT- Editora PUCPR, 2011.

  • SMARJASSI, C. M. . Formação do Professor: Uma análise das necessidades docentes do profissional de ensino religioso. In: 23 Congresso Internacional da SOTER, 2010, Belo Horizonte. Religiões e Paz Mundial. São Paulo: Paulinas, 2010. v. 1.

  • SMARJASSI, C. M. . Espiritualidade: conteúdo e estratégia didática para uma aprendizagem significativa no ER. In: 22 Congresso Anual Sociedade de Teologia e Ciências da Religião Soter, 2009, Belo Horizonte. 22 Congresso Anual Sociedade de Teologia e Ciências da Religião Soter. São Paulo: Paulinas, 2009. v. 1.

  • SMARJASSI, C. M. . Yehoshua/Yeshua& Jesus: Linguagem da revelação ou da razão humana?. In: XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2009, Goiania. Sociabilidades Religiosas: mitos, ritos e identidades. Goiania: Editora da UCG, 2009.

  • VIDAL, L. L. ; NEVES, E. R. C. ; FONSECA, S. ; SMARJASSI, CÉLIA . A motivação de alunos universitários em uma experiência de metodologia ativa de aprendizagem. In: I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação, 2016, Campinas. Anais do I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. p. 46-47.

  • SMARJASSI, C. M. . A Formação do Professor: Um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SMARJASSI, C. M. . INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: O DESAFIO DA INTERPRETAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . A Filosofia da Religião e o Pensamento Ético de Paul Ricoeur: princípios e rumos para a implantação do Ensino Religioso em uma sociedade laica e plural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . A FORMAÇÃO ÉTICA DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO ÉTICO DE PAUL RICOEUR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . A ÉTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, Célia ; SMARJASSI, C. M. . O Pensamento ético de Paul Ricoeur Como Fundamento Para Um Ensino religioso Emancipatório e Solidário.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Formação do Professor: Uma análise de necessidades docentes do profissional de Ensino Religioso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Formação do Professor: Uma análise de necessidades docentes do profissional de Ensino Religioso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Yehoshua/ yeshua &Jesus: Linguagem da revelação ou linguagem da razão humana?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Espiritualidade: conteúdo e estratégia didática para uma aprendizagem significativano Ensino Religioso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Depressão: Crônica de uma espiritualidade aprisionada,de uma morte anunciada na pós-modernidade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SMARJASSI, C. M. . Uma Análise ausubeliana de aprendizagem significativa: A transmissão de conteúdos em cursos de formação de Professor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SMARJASSI, C. M. . A formação do Professor. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    PIBID - Programa Institutional de Bolsa de Iniciação a Docência. Necessidades docentes na formação do professor, Descrição: Detectar e analisar as necessidades formativas que emergem de uma pesquisa por meio de escuta ativa junto aos bolsistas do PIBID - licenciandos em Pedagogia do UNASP/Ht, de modo a provovar uma reflexão e compreensão mais aprofundada da praxis pedagógica, isto é, uma formação em que a dicotomia teoria/prática explicitadas por meio das contradições presentes no ambiente escolar possam ser claramente identificadas e superadas mediante planejamento e organização de ações que incorporem as situações-problema com o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos alunos. Ao priorizar a metodologia ativa na condução do subprojeto de Pedagogia toma-se como referencial teórico o Arco de Maguerez e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (28) . , Integrantes: Celia Marilda Smarjassi - Integrante / Célia M. Smarjassi - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Faculdade Adventista de Hortolândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16

1987 - 1994

Faculdade de Ciências e Letras de Santa Fé do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor universitário, Carga horária: 4

Outras informações:
Didática Geral História da Educação

Atividades

  • 02/1990 - 12/1996

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Psicologia da Educação, Historia da Educação

1987 - 1993

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales

Vínculo: Professor Assistente -, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplinas: Psicologia da Educação Metodologia de Ensino de 1. Grau Filosofia da Educação Psicologia Geral

Atividades

  • 02/1987 - 04/1993

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Psicologia da Educação

1992 - 1994

Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério

Vínculo: professor ACT, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

1998 - Atual

Grupo Educacional 15 de outubro Ltda

Vínculo: Diretora de Escola, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola, Carga horária: 40

2014 - 2017

Instituto Adventista de Educação de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Subprojeto PIBID no curso de, Carga horária: 10

1986 - 1996

EEPSG. Prof. Itael de Mattos

Vínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: professora de ensino segundo grau, Carga horária: 40