Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques

Mestre e Especialista em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Lecionou na Universidade Federal do Ceará, na Faculdade Christus e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também foi docente em cursos de especialização e cursos preparatórios para concursos. Tem experiência teórica e prática na área de Direito Constitucional e de Direitos Humanos e Fundamentais, com ênfase em Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, atuando como orientadora de projetos de pesquisa e de extensão sobre estes temas. Também atua nos temas de Teoria do Direito, Teoria do Estado, Ciência Política, Participação Social, e Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflito, tais como mediação e arbitragem. Desenvolve trabalhos de extensão universitária e de responsabilidade social com enfoque em mediação, desenvolvimento comunitário, cidadania, emancipação social e participação popular.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento)

2003 - 2005

Universidade Federal do Ceará
Título: Democracia Participativa e Orçamento Público,Ano de Obtenção: 2005
Raimundo Bezerra Falcão.Coorientador: Paulo Bonavides. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Especialização em Direito Público

2000 - 2001

Universidade Federal do Ceará
Título: Assessoria Jurídica Popular como vetor de efetivação da cidadania
Orientador: José de Albuquerque Rocha

Graduação em Direito

1996 - 2000

Universidade Federal do Ceará

Formação complementar

2013 - 2013

disciplina O Direito Achado na Rua. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília.

2013 - 2013

disciplina Direitos Humanos e Complexidade Social. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília.

2012 - 2012

disciplina Antopologia Jurídica como aluna especia. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília.

2012 - 2012

disciplina Filosofia Política e Teoria Crítica. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília.

2011 - 2011

disciplina Sociologia Jurídica como aluna especial. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília.

1996 - 2000

Extensão universitária em Extensão universitária em Curso Básico de Francês. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1999 - 1999

Latim Jurídico. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1999 - 1999

Alterações no Processo de Recursos no DPC. (Carga horária: 6h). , Procuradoria Geral da Justica do Estado do Ceara.

1999 - 1999

Líder Eficaz. , Fundação Batista Central.

1996 - 1999

Ingês - THE Englis Proficiency Program. (Carga horária: 300h). , Instituto Brasil-Estados Unidos.

1997 - 1997

Extensão universitária em Marketing para todos. (Carga horária: 140h). , Universidade Federal do Ceará.

1997 - 1997

Metodologia Científica, Epistemologia e Lógica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1997 - 1997

datilografia informatizada. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE.

1996 - 1996

Metodologia Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1990 - 1993

Inglês - The Regular English Course. (Carga horária: 600h). , Instituto Brasil-Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Participação em eventos

III Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

XIX Encontro Nacional do CONPEDI.Do povo como legitimador da soberanis e as formas de participação política no Estado Democrático de Direito. 2010. (Encontro).

Aspectos práticos das petições iniciais. 2010. (Outra).

Castração Química - justiça ou excesso?.Direitos Humanos e a possível pena de castração química. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional do CONPEDI.A Indisponibilidade do Direito Fundamental de Participação Popular para a Construção da Democracia. 2009. (Encontro).

IX Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFOR.A rádio comunita´ria como meio de efetivação do direito humano fundamental à comunicação. 2009. (Encontro).

IX Encontro de Pesquisa e Pós Graduação do IFCE.Adoção no Brasil e seus aspectos sociais. 2009. (Encontro).

IX Encontro de Iniciação a Docência da UNIFOR.A metodologia do ensino jurídico e a educação em direitos humanos na disciplina de direito Municipal e Urbanístico. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.O Município como elemento fundamental para a implementação da democracia. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.Adoção no Brasil e seus aspectos sociais e legais. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.História social da infância - da doutrina da situação irregular à doutrina da proteção integral. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.Trabalho Infantile o contexto histórico-internacional de seu combate por meio da legislação. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.Legislação Brasileira como instrumento de combate ao trabalho infanto-juvenil. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação a Pesquisa da UNIFOR.As implicações sociais do trabalho infantil. 2009. (Encontro).

Acidentes Aéreos na perspectiva dos Direitos Humanos.Palestrar ealizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Unifor. 2009. (Outra).

Criminalização da Infância: o abismo entre a lei a realidade.Palestra realizada pelo Serviço de Assessoira Jurídica Popular - SAJU. 2009. (Outra).

Congresso Jurídico Brasil 2008 - 20 anos da Constituição Federal. 2008. (Congresso).

Congresso Jurídico Brasil 2008 - 20 anos da Constituição Federal. 2008. (Congresso).

Maoiridade Penal a partir da análise do filme Sleepers.Palestra na III Semana do Direito da UFC. 2008. (Seminário).

Seminário Cristianismo e Política. 2008. (Seminário).

Maioridade Penal; Guarda; Pensão Alimentícia e Adoção do Menor por Casais Homossexuais.Maioridade Penal; Guarda; Pensão Alimentícia e Adoção do Menor por Casais Homossexuais. 2008. (Encontro).

O que é Direito?. Participação Popular como Direito Fundamental. 2006. (Congresso).

O que é Direito? Uma Homenagem a Roberto Lyra Filho.Participação Popular como Direito Fundamental. 2006. (Seminário).

Seminário de Direitos Humanos em Debate.Direitos Humanos em debate. 2006. (Seminário).

II Projeto de Extensão de Estágio.Atendimento ao Assistido. 2005. (Outra).

Seminário de Capacitação Didático-Pedagógica. 2004. (Seminário).

Seminário Reforma Política no Brasil: Realizações e Perspectivas. 2003. (Seminário).

Capacitação de novos membros do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária.Remédios Jurídicos Constitucionais. 2003. (Encontro).

Projeto SAJU - Serviço de Assessoria Jurídica Popular.Assessoria Jurídica Popular x Assistência Jurídica. 2003. (Encontro).

I Conferência Municipal da Cidade.Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar. 2003. (Encontro).

Capacitação de novos membros do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária.Assessoria Jurídica Popular x Assistência Judiciária. 2003. (Outra).

Conferência WCA/EKLESIA.Alcance Social. 2003. (Outra).

VII Conferência Nacional de Direitos Humanos - Um Brasil sem Violência - Tarefa de Todos. 2002. (Congresso).

Seminário Sobre Estatuto da Criança e do Adolescente.Estatuto da Criança e do Adolescente. 2002. (Seminário).

Capacitação de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica.Assessoria Jurídica. 2002. (Encontro).

Projeto SAJU - Serviço de Assessoria Jurídica Popular.Assessoria Jurídica Popular x Assistência Jurídica. 2002. (Encontro).

Direitos Humanos e Acesso à Justiça.Assessoria Jurídica Popular e Acesso a Justiça. 2001. (Encontro).

Fórum Social Ceará - Um outro Ceará é possível. 2001. (Outra).

Seminário Cidadania e Acesso a Justiça. 2000. (Seminário).

CACB - 20 Anos de Reabertura. 2000. (Seminário).

XXXIV Encontro de Publicações Pedagógicas. 2000. (Encontro).

Congresso Mundial de Direito Processual (Civil, Penal, Trabalhista e Administrativo). 1999. (Congresso).

III Congresso Internacional de Direito (Constitucional, Administrativo, Tributário e Filosofia do Direito). 1999. (Congresso).

Seminário: Direito, Economia e Política - Reflexões e Perspectivas. 1999. (Seminário).

XX Encontro Nacional de Estudantes de Direito. 1999. (Encontro).

VIII Encontro de Iniciação a Docência.Didática diferenciada como vetor importante para a relação ensino-aprendizagem. 1999. (Encontro).

VIII Encontro de Iniciação a Docência.Necessidade de implementação e regulamentação da monitoria voluntária. 1999. (Encontro).

XIII Encontro Universitário de Extensão da UFC.NAJUC e o Curso de Formação Jurídica Comunitária. 1999. (Encontro).

II Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente.Educação como um idreito fundamental. 1999. (Encontro).

XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC.A efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente. 1998. (Encontro).

XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC.aineficácia da internação como medida sócio-educativa. 1998. (Encontro).

XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC.Ensino fundamental, Ministério Público e Judiciário. 1998. (Encontro).

Segunda Audiência do Tribunal Internacional dos Direitos da Criança. 1998. (Outra).

V Seminário de Assessoria Jurídica e Direitos Humanos. 1997. (Seminário).

I Simpósio de Direto, Neoliberalismo e Globalização. 1997. (Simpósio).

Encontro Regional dos Estudantes de Direito - ERED. 1997. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito - ENED. 1997. (Encontro).

Encontro Nacional de Assessoria Jurídica - ENAJU. 1997. (Encontro).

II Conferência Estadual de Direitos Humanos. 1997. (Outra).

I Ciclo de Estudos sobre Legislação Penal. 1997. (Outra).

III Congresso de Estudantes da UFC. 1996. (Congresso).

I Simpósio de Direitos Humanos e Constituição; III Seminário de Direito Constitucional e IV Seminário de Assessoria Jurídica e Direitos Humanos. 1996. (Simpósio).

Ciclo de Estudos sobre a Ação de Mandado de Segurança. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Marusa Hitaly da Silva Cunha

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A (in)constitucionalidade do acordo relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil: uma análise em face da laicidade do Estado Brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Verbenia Pinheiro de Castro Pontes Freire

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. O dever dos entes federativos de fornecer medicamentos à luz da jurisprudência do TJ/CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Manuella Batista de Oliveira Rogério de Melo

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A guarda compartilhada e a pensão por morte em casais homoafetivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Gabriela Cavalcante Pereira

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Soberania e globalização: uma dependência entre as nações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Rita de Cássia Machado Landim

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Contratação temporária dos servidores públicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Ariovaldo Lemos de Morais Junior

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A ressocialização da pena e seus reflexos na sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Bárbara Lemos Pereira Leite

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; SALES, L. M. M.; FEITOSA, G. R. P.. O Ensino Jurídico e a Mediação de Conflitos: Interface. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Bruno de Sousa Trindade

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; VASCONCELOS, P. T.; LEAL, L. J. P.. Controle do Poder Juduciário e o Conselho Nacional de Justiça. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Paulo Roberto Mayer

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; ALMEIDA, C. P.; ANDRADE, N. C.. A Exposição da Imagem do Preso na Mídia à Luz da Constituição Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Caio Leonardo do Vale Costa

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; RODRIGUES, F. L.; CUNHA FILHO, F. H.. A Problemática das Omissões Legislativas Inconstitucionais: uma análise da efetividade do mandado de injunção e da ação direta de inconstitucionalidade por omissão no ordenamento jurídico-constituição brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Luiz Ricardo Nocrato Soares

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; MAIA, P. S. N. P.; MELO, A. P. L.. A Teoria da Transcedência dos Motivos Determinantes Aplicada às Decisões do STF em Sede de Controle Concentrado de Constitucionalidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Marcelo da Silva Carlos

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; LEITE, C. P.; RODRIGUES, F. L. L.. Lei Nº 6.683/1979 - Lei da Anistia: é possível uma revisão?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Diego Vieira Cavalcante

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de; PITOMBEIRA, S. C.; MARTINS, F. J. B.. O Município como Instrumento Fundamental à Democracia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Fernando Costa Nepomuceno Neto

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A adoção na relação homoafetiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: José Welington Landim Filho

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Sistemas Eleitorais Internacionais e a Lista Fechada na Feforma Política Brasileria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Mayara Myrna Carvalho Araújo

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Aspectos Jurídicos e Sociais da Terceirização das Atividades nas Penitenciárias Públicas no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Alexander Gomes Almeida

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Justiça Restaurativa: uma aplicação do princípio da dignidade da pessoa humana às vítimas da criminalidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Sandra Andréa Aguiar Rego Barros

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. O Aborto de Feto Ancefálico e a Inviolabilidade do Direito à Vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Raimunda Lucrécia Brito Siebra

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A importância da previdência privada aberta no Brasil e suas características. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Camila Gabriel Lima da Costa

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Direito ao meio ambiente equilibrado como direito humano fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Mara Solange D

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Myrela Cunha Vieira.Qualidade do ensino jurídico e formação de professores: uma análise sob a perspectiva pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Zilca Cabral de Oliveira

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A certificação digital e o seu alcance jurídico no comércio exterior. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Joelma de Moraes Beserra

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Responsabilidade civil por erro médico induzindo pelo paciente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Henrique Botelho Frota

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. As Possibilidades Sócio-jurídicas da Democracia Participativa no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda Claúdia Silva de Paula

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A Supremacia do Interesse Público no Discurso da Atual Ordem Administrativa Pátria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Wládia Maria Dias Magalhães

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Cláusula de Barreira: Conseqüência de sua Aplicação para os Partidos Políticos Brasileiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fabrícia Fernandes Ribeiro de Castro

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Penas Alternativas como Instituto Humanizador no Direito Penal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

Aluno: Ana Cristina Valente Peixoto

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Uma Análise das Medidas Preconizadas pelo Estaturo da Criança e do Adolescente à luz da lei de Diretrizes Socioeducativas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Alice Silva Fontenele

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A Mediação Comunitária como Mecanismo de Acesso à Justiça. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: jOSEILDA MARIA DE MEDEIROS

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Os Limites para Efetivação do Direito à saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Bruna Rocha de Vasconcelos

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Mediação Comunitária e Pacificação Social: análise de casos no Ceará de solução extrajudicial de conflitos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Marília Fernandes Torres Viana

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Guarda Compartilhada no Direito de Família Brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Paulo Roberto Frota A

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Filho.Limites Materiais da Reforma Constitucional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Alércya Kassandra Gomes Alvarenga

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A redução da mioridade penal na perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Diana Angélica Vasconcelos Frota

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. O Papel das Políticas Públicas no combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Lyanna Raquel de Holanda e Silva Mendes

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Violência Doméstica contra a Mulher e a Lei 11.340/2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Christus.

Aluno: Rosângela Souza Bernardo

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A Cidade que queremos - Gestão Democrática da Cidade e a Lei nº 10.257/2001. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulo Rogerio Marques de Carvalho

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. O Processo de Integração do Mercado Comum do Sul sob o aspecto do sistema de solução de litígios Internacionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marcelo Eugênio Feitosa de Almeida

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. O controle jurisdicional dos atos administrativos discricionários. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Socorro Janaína Maxiliano Leonardo

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. A Importância dos Movimentos Sociais para a efetivação da Regularização Fundiária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luiz Diego Ribeiro Vinhas Lopes

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Aspectos Relevantes da Criminalidade na Internet. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ÍTALO MARTINS VIEIRA

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Cartão de Crédito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KARLOS JOSÉ BEZERRA MOREIRA

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Mandato de Segurança Impetrado para a não Constituição de Depósito Prévio Equivalente a 30% do Valor da Exigência Tributária para a Admissão de Recurso a Segunda Instância Administrativa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Concurso para professor substituto de Direito Penal III. 2002. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. avaliadora de paineis do XI Encontro de Iniciação a Pesquisa. 2009. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. comissão de avaliação de trabalhos do XV Encontro de Iniciação a Pesquisa. 2009. Universidade de Fortaleza.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção do projeto de extensão Quem tem medo do Trabalho Infantil? . 2006. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Apresentação em Encontro de Iniciação Científica. 2005. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção de Estagiários para o II Projeto de Extensão de Estágio. 2005. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção de Estagiários para o Escritório de Direitos Humanos, Direito Ambiental e Assessoria Jurídica Popular Christus. 2005. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado em Direito. 2004. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção de Estagiários para o Projeto de Extensão de Estágio. 2004.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção de Estagiários para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 2004. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Grupo de estudo em Direitos Humanos da Faculdade Christus. 2004. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção para grupo de pesquisa sobre Trabalho Infantil subsídio para a produção da Cartilha Quem tem medo do Trabalho Infantil . 2004. Faculdade Christus.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. I Projeto de Extensão de Estágio à Sociedade de Assistência aos Cegos. 2004.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado em Direito. 2003. Universidade Federal do Ceará.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de. Seleção de monitores do Projeto Direito para a Comunidade para o Curso Paulo Bonavides, projeto de Extensão. 2002. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Anna Lúcia Wanderley Pontes

A igualdade entre as filiações biológica e socioafetiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Constitucional) - Escola Superior da Magistraura do Estado do Ceará; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

MIRELE DA COSTA SERPA

Dano moral: indenização com caráter compensatório ou de enriquecimento ilícito?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Constitucional) - Escola Superior da Magistraura do Estado do Ceará; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Adriana Paula Damasceno Feitosa

Inelegibilidade - causas especiais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Constitucional) - Escola Superior da Magistraura do Estado do Ceará; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

aline bezerra de sousa

Mobilidade Urbana do Idoso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Thulio de Sousa Colares

A preservação do meio ambiente e a questão da eficácia dos tratados internacionais tendo como foco o caso da fábrica de celulose finlandesa Metsã-Botnia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Adriana Macedo Mourão

A reforma do processo civil de execução e seus relexos na execução trabalhista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

RAPHAEL PLÁCIDO BRITO DA SILVA

Críticas às tentativas de terceirização do sistema penitenciário no Estado do Ceará; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Celina Gurgel Rodrigues

Alimentos Gravídicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

RENATA PINTO COELHO

A aplicação da Convenção de Haia sobre os aspectos civis do sequestro internacional de crianças; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Fernando Antônio Costa Oliveira Júnior

A doutrina cristã e a sua contribuição para os direitos fundamentais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Débora Dayane Maya Braga

Uma análise a proteção jurídica da zona costeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Emanuella Melo Rocha

A Rádio Comunitária como eio de Efetivação do Direito Humano Fundamental à Comunicação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Bruno de Sousa Trindade

controle do Poder Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Anastácio Gomes Parente Júnior

Responsabilidade civil do Estado por atos praticados pelos seus agentes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

André Eugênio de Oliveira

O sitema prisional brasileiro e a violação dos direitos fundamentais do preso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Diego Vieira Cavalcante da Silva

O município como instrumento fundamenal à Democracia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Leila Cristina de Souza Correia da Rocha

Violência sexual contra crianças e adolescentes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Cleudivânia Braga Veras

Cassação e extinção do mandato de vereador - um estudo de caso concreto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Maria Clara Freitas de Mendonça

A omissão do poder público no que tange à violência a crianças e adolescentes e possíveis soluções; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Raimundo Ruvaman Linhares Filho

A educação como público subjetivo:uma análise sobre a ótica dos direitos humanos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

MARIA DE NAZARÉ SAMPAIO DE ARAÚJO

A Atuação do Ministério Público na Defesa do Meio Ambiente do Trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Monique Aragão Claudino Sales

O princípio do poluidor pagador e sua aplicabilidade nos Munícipios; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Jaqueline Maria de Sousa

Drogas e legislação: umaanálise crítica da Lei 11; 343/2006; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

LUIZ DE GONZAGA FERNANDES OLIVEIRA

O Sistema Prisional no Estado do Ceará à luz do princípio da Dignidade da Pessoa Humana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Francisco Djalma Soares Júnior

O Sistema Prisional e a Efetivação das Penas Alternativas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

João Felipe Bezerra Bastos

A Tutela Constitucional e o Amparo ao Idoso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

MARCOS ANTONIO DA SILVA MONTEIRO

O instituto psiquiátrico Governador Stênio Gomes e a dignidade da pessoa humana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

MARCOS ANTONIO DA SILVA MONTEIRO

O Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes e a Dignidade da Pessoa Humana; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Mirela Farias Araújo Clementino

Direitos Humanos - do Direito a Realidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Fortaleza, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Mariana Justa Furtado

Grupo de Pesquisa - Criança e Adolescente - do Direito a Realidade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Fortaleza, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Antônio Dedeus A

Ribeiro; CF, Art; 5º LXXVIII: reflexo na sentença cível; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A aplicação da Educação Formal e profissionalizante nas Instituições Educacionais, tendo como subsídio essencial à inclusão dos adolescentes no convívio em sociedade; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Rafael de Queiroz

Vivendo a Democracia; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Lorena Pinheiro Barros

Discriminação racial: obstáculos e conquistas; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Nilton de Carvalho L

de Medeiros; Portadores de necessidades especiais: escalando obstáculos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Stella Maris Nogueira Pacheco

Monitoria da Disciplina Direito Municipal e Urbanístico; 2009; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Fortaleza, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Raisa Sena

Monitoria da disciplina Introdução a Ciência do Direito; 2009; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade de Fortaleza, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Antônio Dedeus Ribeiro

Monitoria da disciplina Direitos Humanos; 2006; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

alunos da Faculdade Christus

II Projeto de Extensão e Estágio à Comunidade do Dendê; 2005; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

alunos da Faculdade Christus

II Projeto de Extensão e Estágio à Comunidade dos Cõcos; 2005; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

alunos da Faculdade Christus

I Projeto de Extensão de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica; 2004; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

alunos da Faculdade Christus

I Projeto de Extensão de Etágio à Sociedade de AssistÊncia aos Cegos; 2004; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

alunos da Faculdade Christus

I Projeto de Extensão à Comunidade dos Cocos; 2004; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade Christus; Orientador: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques;

Produções bibliográficas

  • CLEMENTINO, M. F. A. ; ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Os Direitos Humanos dos Deficientes em relação aos concursos públicos. Direito & Paz , v. XII, p. 133-158, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A indispensabilidade do direito fundamental de participação popular para a construção da democracia. Revista da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza , v. 17, p. 71-96, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A influência bíblica para a constitucionalização dos direitos fundamentais. Revista da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza , v. 16, p. 153-173, 2008.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Contribuição da Doutrina Cristã para os Direitos Fundamentais. Themis - Revista da ESMEC , v. 5, p. 42-61, 2007.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Assessoria Jurídica Popular como Prática de Educação Jurídica Inovadora e a Propositura de um Direito Crítico. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) , v. 08, p. 211-224, 2006.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . O Direito Fundamental aos Meios Executivos. Revista Opinião Jurídica, v. 3, p. 183-194, 2004.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Contribuição da Doutrina Cristã para os Direitos Fundamentais. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) , Fortaleza - Ceará, v. 2, p. 147-160, 2003.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; ROCHA, E. M. . A rádio comunitária como forma de efetivar a comunicação participativa em contraposição à comunicação de consumo. In: Maria Cecília Naréssi Munhoz Affornalli; Emerson Gabardo. (Org.). DIREITO, INFORMAÇÃO E CULTURA: o desenvolvimento social a partir de uma linguagem democrática. 1ed.Belo Horizonte: Forum, 2012, v. 1, p. 133-148.

  • FEITOSA, Adriana P. Damasceno ; ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Causas especiais de inelegibilidade: servidor da justiça eleitoral, membros do conselho tutelar, desincompatibilização entre prefeito e vice, e entre cônjuges e parentes. In: Edilson Baltazar Barreira Júnior; Flávio José Moreira Golçalves. (Org.). Tópicos em Direito Constitucional e Administração Judiciária. 1ed.Fortaleza: ESMEC, 2009, v. 1, p. 35-76.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Do povo como legitimador da soberania e as formas de participação política no Estado Democrático de Direito. In: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010, Fortaleza. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; ROCHA, E. M. . A rádio comunitária como forma de efetivar a comunicação participativa em contraposição à comunicação de consumo. In: Simpósio Comunicação, Cultura de Massas, Globalização e Direito (II Congresso Internacional Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento., 2010, Santiago, Chile. Simpósio Comunicação, Cultura de Massas, Globalização e Direito, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; COLARES, Thulio . A preservação do meio ambiente e a questão da eficácia dos tratados e a mobilização da sociedade civil, tendo como foco o caso da fábrica de celulose Metsa Botsa. In: 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010, Foz da Iguaçu. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; FURTADO, M. J. . Trabalho Infantil e o contexto histórico internacional de seu combate por meio da legislação. In: 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; Reiswerg, Rebecca . Os acordos de Camp Davi, medição e negociação em relações internacionais. In: 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010, Foz do Iguaçu. Anias do 8 Congresso Brasileiro de Direito Internacional, 2010.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Indispensabilidade do Direito Fundamental de Participação Popular para a construção da Democracia. In: XVIII Encontro Nacional do CONPEDI, 2009, Maringá. Anais do XVIII Encontro Nacional do CONPEDI, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Direito Fundamental aos Meios Executivos. In: IX Encontro Nacional do CONPEDI, 2009, São Paulo. Anais do IX Encontro Nacional do CONPEDI, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Despertando a participação cidadã.. In: EPL, 2006, Fortaleza. Igreja: evangelho integral num mundo desintegrado, 2006.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: Reavendo nossa missão social. In: EPL, 2003, Fortaleza. Igrejas que acolhem, 2003.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CLEMENTINO, M. F. A. . Adoçao no Brasil, seus aspectos sociais e legais. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; SILVA, D. V. C. . O Municipio como elemento fundamental para implementaçao da democracia. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CUNHA FILHO, F. H. . Legislaçao brasileira como instrumento de combate ao trabalho infantojuvenil. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; FURTADO, M. J. . Trabalho Infantil e o contexto historico internacional de seu combate por meio da legislaçao. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CORREA, M. A. A. . As implicaçoes sociais do trabalho infantil. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; PACHECO, S. M. N. . Historia social da infancia, da doutrina da situaçao irregular a doutrina da proteçao integral. In: XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. XV Encontro de IIniciaçao a Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; PACHECO, S. M. N. . A metodologia do ensino juridico e a educaçao em direitos humanos na disciplina de direito municipal e urbanistico. In: IX Encontro de IIniciaçao a Docencia da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. X Encontro de IIniciaçao a Docencia da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; ROCHA, E. M. . A radio comunitaria como meio de efetivaçao do direito humano fundamental a comunicaçao. In: IX Encontro de Pos Graduaçao e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009, Fortaleza. IX Encontro de Pos Graduaçao e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CLEMENTINO, M. F. A. . A Adoçao no Brasil e seus aspectos legais. In: IX Encontro de Pesquisa e Pos Graduaçao do Instituto Federal de Educação do Ceara, 2009, Fortaleza. IX Encontro de Pesquisa e Pos Graduaçao do Instituto Federal de Educação do Ceara, 2009.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Discriminação racial: obstáculos e conquistas. In: I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004, Fortaleza. Anais do I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Portadores de Necessidades Especiais: escalando obstáculos. In: I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004, Fortaleza. Anais do I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Vivendo a Democracia. In: I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004, Fortaleza. Anais do I Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2004.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . CF, art. 5º, LXXVIII, reflexo na sentença cível. In: III Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2006, Fortaleza. Anais do III Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, 2006.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . NAJUC e Curso de Formação Jurídica Comunitária. In: VIII Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará, 1999, Fortaleza. Anais do VIII Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará, 1999.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Necessidade de implementação da monitoria voluntária. In: VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará, 1999, Fortaleza. Anais do VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 1999.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Didática Diferenciada como Vetor Importante para a relação Ensino-aprendizagem. In: VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará, 1999, Fortaleza. Anais do VIII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 1999.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . NAJUC e o Jornal Centelha. In: VIII Encontro de Extensão da UFC, 1999, Fortaleza. Anais do VIII Encontro de Extensão da UFC, 1999.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Ensino Fundamental, Ministério Público e Judiciário. In: XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 1998.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A ineficácia da internação como medida sócio-educativa. In: XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 1998.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente. In: XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 1998, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: UFC, 1998.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Do povo como legitimador da soberanis e as formas de participação política no Estado Democrático de Direito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; FURTADO, M. J. . A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL COMO GARANTIA PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; ROCHA, E. M. . A RÁDIO COMUNITÁRIA COMO FORMA DE EFETIVAR A COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À COMUNICAÇÃO DE CONSUMO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A indisponibilidade do Direito Fundamental de Participação Popular para a Construção da Democracia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Sleepers - Filme. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Manual Acadêmico do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Christus. Fortaleza: LCR, 2007 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Manual de Estágio e Colocação Profissional do Curso de Direito da Faculdade Christus. Fortaleza: LCR, 2007 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Despertando a participação cidadã. Fortaleza: Ekklesia/IBC, 2006 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Quem tem medo do Trabalho Infantil?. Fortaleza: LCR Editora, 2005 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: desenvolvendo projetos sociais. Fortaleza: Ekklesia/IBC, 2005 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Manual da Cidadania. Fortaleza - Ceará: INESP, 2003.

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: reavendo nossa missão social. Fortaleza: Ekklesia/IBC, 2003 (Cartilha).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Necessidade de Implementação da Monitoria Voluntária. Fortaleza: UFC, 1999 (VIII Encontro Universitário de Iniciação à Docência da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Didática Diferenciada como Vetor Importante para a Relação Ensino-aprendizagem. Fortaleza: UFC, 1999 (VIII Encontro Universitário de Iniciação à Docência da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Educação como um Direito Fundamental. Fortaleza: UFC, 1999 (XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Direito à Educação como vetor para a Cidadania e a Contribuição do Sistema Jurídico. Fortaleza: UFC, 1999 (XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . O Trabalho da Criança e do Adolescente. Fortaleza: UFC, 1999 (XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . NAJUC e Curso de Formação Jurídica Comunitária 1999 (VIII Encontro de Extensão).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . NAJUC e o Jornal O Centelha 1999 (VIII Encontro de Extensão).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Infância e Adolescência na Contemporaneidade 1999 (II Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Educação Fundamental, Judiciário e Ministério Publico. Fortaleza: UFC, 1998 (XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Fortaleza: UFC, 1998 (XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

  • ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . A Ineficácia da Internação como Medida Sócioeducativa. Fortaleza: UFC, 1996 (XVII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC).

Outras produções

COELHO, Andréa Maria ; ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; LIMA, Francisco Gérson Marques de ; CERQUEIRA, José Milton de . II Projeto de Extensão e Estágio à Comunidade dos Côcos. 2005.

COELHO, Andréa Maria ; CERQUEIRA, José Milton de ; ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; LIMA, Francisco Gérson Marques de . II Projeto de extensão e Estágio à Comunidade do Dendê. 2005.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; JUCÁ DE QUEIROZ, Ana Beatriz ; CERQUEIRA SANTOS, Andréia Guimarães ; HALKINS, Denise ; SCHRAMM, Sellene ; SAMPAIO, Andréia ; NILLIN, Danyelle ; CORDEIRO, Mônica ; PRADO, Olga . Pré-projeto de gestão de responsabilidade social para a comunidade dos côcos - Fortaleza/CE. 2004.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; BEDÊ, Fayga ; CERQUEIRA, José Milton de ; LIMA, Francisco Gérson Marques de . Projeto de Pesquisa Discente em Trabalho Infantil. 2004.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CERQUEIRA, José Milton de ; LIMA, Francisco Gérson Marques de ; BEDÊ, Fayga . Grupo de Direitos Humanos. 2004.

LIMA, Francisco Gérson Marques de ; CERQUEIRA, José Milton de ; COELHO, Andréa Maria ; ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Projeto de Extensão de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Christus. 2004.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Programa Pense Verde. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Programa Pense Verde. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Cidadania e Comunidade. 2010. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Direitos Humanos Fundamentais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Direitos Humanos e Fundamentais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa. 2008. (Avaliação de Trabalhos).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: despertando a participação cidadã. 2006. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Formação de Pesquisadores Sociais. 2005. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Curso de Capacitação do II Projeto de Extensão de Estágio. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: desenvolvendo projetos sociais. 2005. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Metodologia de Educação Comunitária. 2004. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de ; CASTANEIRA DAS NEVES, Carlos Roberto . Curso de Mecânica Básica de Motocicletas. 2004. (Coordenação Pedagógica).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Alcance Social: reavendo nossa missão social. 2003. .

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Responsabilidade Social do Cristão e a Promoção da Cidadania. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . O Coração do Artista. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . O Grande Sacrifício. 2011. Teatral.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . O Grande Sacrifício. 2010. Teatral.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Programa Pense VErde. 2010.

ARAÚJO MARQUES, Roberta Lia Sampaio de . Programa Pense Verde. 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Grupo de Pesquisa: Direitos Humanos - do Direito a realidade., Descrição: O projeto divide-se em três subprojetos, sendo o primerio de pesquisa de legislação e jurisprudência relacionadas as pessoas com deficiência. Os outros serão realizados através de pesquisa de campo para averiguar as condições de estudo e de trabalho destas pessoas e a garantia de seus direitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Outra.

  • 2008 - 2010

    Grupo de Pesquisa Criança e Adolescente - do Direito a Realidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques - Coordenador / Mariana Justa Furtado - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    Projeto de Pesquisa Discente em Trabalho Infantil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Lia Sampaio de Araújo Marques - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Fundação Universa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de pós-graduação em Direito, Carga horária: 4

2008 - 2010

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2010 - 08/2010

    Extensão universitária , Centro de Ciências Jurídicas, .,Atividade de extensão realizada, Orientadora do projeto Direito a Cidade e ao Patrimônio.

  • 02/2008 - 08/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mediação e Arbitragem, Direito Municipal e Urbanístico, Introdução ao Estudo do Direito

  • 02/2008 - 08/2010

    Estágios , Centro de Ciências Jurídicas, .,Estágio realizado, Atendimento no Escritório de Prática Jurídica.

  • 02/2008 - 08/2010

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Jurídicas, .,Serviço realizado, Mediadora de conflitos do SESED.

2003 - 2008

Faculdade Christus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos

  • 02/2004

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos, Prática Real I, Visitas Orientadas II

2008 - 2010

Curso Jorge Hélio preparatório para concursos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora de Direito da Criança e do Adolesc, Carga horária: 4

2007 - 2010

Escola Superior da Magistraura do Estado do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora de pós graduação Direitos Humanos, Carga horária: 4

2001 - 2003

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da disciplina Ciência Política e Teoria do Estado

Atividades

  • 01/2001

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Estado, Ciência Política

  • 03/1999 - 07/2000

    Estágios , Pró-Reitoria de Extensão, .,Estágio realizado, Bolsista do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária.

2003 - 2004

Direito, Democracia e Desenvolvimento

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenadora pedagógica, Carga horária: 5

2000 - 2003

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2000

    Serviços técnicos especializados , Escritório de Direitos Humanos da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, .,Serviço realizado, Serviços de Advocacia.

1998 - 1998

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de direito, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1998 - 07/1998

    Estágios , Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará, .,Estágio realizado, Atividades inerentes a advocacia.

1999 - 2000

Escolas Associadas Kerigma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1999 - 06/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1997 - 1997

Advocacia Uchôa Lima

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de direito, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1997 - 11/1997

    Estágios , Advocacia Uchôa Lima, .,Estágio realizado, Atividades inerentes a prática advocatícia.

1999 - 1999

Saraiva e Sciascia Cruz Advogados

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Direito, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1999 - 04/1999

    Estágios , Saraiva e Sciascia Cruz Advogados, .,Estágio realizado, Atuação nas áreas do contencioso cívil, trabalhista e tributário.