Hildebrando Maciel Alves
Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC). Foi professor do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), entre os anos de 2017 e 2019. Atualmente desenvolve pesquisa acerca dos processos de patrimonialização de pessoas, grupos e coletividades, conhecidos no Ceará como "Tesouros Vivos da Cultura". Tem experiências nas seguintes áreas: Patrimônio Cultural, Cultura Popular, Teoria da História, História da Historiografia.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História
2019 - Atual
Universidade Federal do Ceará
Título: Os "Tesouros Vivos do estado do Ceará: saber tradicional popular, dinâmicas identitárias e projetos de patrimonialização (2003-2017)
Antonio Gilberto Ramos Nogueira. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Patrimônio; Cultura Popular; Identidade; Política cultural.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História
2015 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A face historiadora de J. de Figueiredo Filho e a construção do Cariri Cearense
, Ano de Obtenção: 2017.Arthur Lima de Avila.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cariri; Escrita da História; Intelectual.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Graduação em História
2010 - 2014
Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Formação complementar
2009 -
Curso de Línguas - Espanhol. , Instituto Municipal de Pesquisas Administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
SOUZA, A. ; MARTINS, A. ; SOUZA, M. L. M. ; ALVES, H. M. . XIV Encontro Mestres do Mundo - Tesouros de Gilmar, Madeira Matriz. 2022. (Festival).
ALVES, H. M. ; GUEDES, L. S. . XIV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino. 2019. (Festival).
ALVES, H. M. . Palestra: A patrimonioalização da memória da escravidão no Brasil: impasses entre a historiografia e o patrimônio.. 2011. (Outro).
ALVES, H. M. . IX Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC. 2011. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário Internacional de História e Historiografia.J. FIGUEIREDO FILHO E A ESCRITA SOBRE O CARIRI: ?TECENDO RELAÇÕES, CONSTITUÍNDO ESPAÇOS?.. 2012. (Seminário).
III Seminário Internacional de História e Historiografia.Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do Bairro Benfica (Fortaleza- CE). 2012. (Seminário).
Seminário O Patrimônio e Suas Relações com a Memória, a Cidade e a Arte. 2012. (Seminário).
XIII Encontro Estadual de História do Ceará.JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO FILHO E A INVENÇÃO DO CARIRI. 2012. (Encontro).
IX Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC.ENTRE TRAMAS E TRADIÇÕES: UMA ANÁLISE DOS REISADOS DE JUAZEIRO DO NORTE DIANTE DO PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DA CULTURA.. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
ALVES, H. M.; LIMA, J. R.; MAIA JUNIOR, E. A.. "Leituras do profeta": um estudo sobre a atuação de Pe. Albino Donati na Caminhada da Seca e Movimentos Sociais em Senador Pompeu (1980-1995). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Perspectivas e Abordagens Históricas) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, L. N.; CASTELO, S. C.;ALVES, H. M.. "Pula Fogueira": transformações socioculturais nas festividades juninas de Quixadá (1993-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ALVES, H. M.; MAIA JUNIOR, E. A.; BARBOSA, N. P.. Os fãs de Raul Seixas e o movimento cultural de Quixadá (1989-2014). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ROLIM, T. T. L.; FIGUEIREDO, C. M. T. C.;ALVES, H. M.. "O vento da mudança": considerações sobre a proposta política de Gorbachev em sua obra 'Perestroika, novas ideias para meu país e para o mundo'.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ALENCAR, M. C. F.; CANDIDO, T. A. P.;ALVES, H. M.. A Feira de Artes de Banabuiú (BANARTES): O processo de massificação da cultura local (1989 a 2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
REIS, E. C.; BESERRA, M. A. S.;ALVES, H. M.. O CELAM e os grupos afro-americanos: uma revisão histórica (1979-1982). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ALVES, H. M.; RAMOS FILHO, V. S.; MAIA JUNIOR, E. A.. Memórias de um espaço: os cordéis do Mestre Sebastião Chicute como narrativas da cidade de Capistrano/CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ALVES, H. M.; RAMOS FILHO, V. S.; MAIA JUNIOR, E. A.. Entre a memória e o patrimônio: o Casarão José Felício no município de Quixeramobim (2006-2008). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
RAMOS FILHO, V. S.;ALVES, H. M.; MACIEL, F. R. M.. Abolição em cena: disputas de memória da escravidão no cinema brasileiro em tempo de centenário da Abolição (1988) e no Ensino de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RAMOS FILHO, V. S.;ALVES, H. M.; TAVARES, D. O.. Pluralidade Cultural em debate: a cultura afro-brasileira no Ensino Religioso da escola pública João Tertulino Lopes - Itajá/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ARAUJO, S. G.;ALVES, H. M.; RAMOS FILHO, V. S.. Vaquejada: processo de transformação da prática no município de São Rafael/RN entre 1980-2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RAMOS FILHO, V. S.;ALVES, H. M.; SANTOS, R. S.. Notas de passados silenciados: histórias em quadrinhos nas disputas de memória da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e no Ensino de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RAMOS FILHO, V. S.;ALVES, H. M.; PINHEIRO, C. L. M.. (Re) Invenções da tradição escoteira: disputas de memória do escotismo nas narrativas do movimento em Assú/RN (1980-2010). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Orientou
Entre a memória e o patrimônio: o Casarão José Felício no município de Quixeramobim (2006-2008); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
Memórias de um espaço: os cordéis do Mestre Sebastião Chicute como narrativas da cidade de Capistrano/CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
Monitoria de Oficina de Instrumentos Didáticos; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
(Re)Pensando o Patrimônio Cultural do Ceará: Bumba meu boi e Reisados na educação para o patrimônio; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
(Re)Pensando o Patrimônio Cultural do Ceará: Bumba meu Boi e Reisados na educação para o patrimônio; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
(Re) Pensando o Patrimônio Cultural do Ceará: Bumba-meu-boi e Reisados na educação para o patrimônio; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio, Memória e Escrita da História; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Hildebrando Maciel Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, H. M. . História e o(s) tempo(s): um diálogo imprescindível para o conhecimento histórico. REVISTA SERTÕES - REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA , v. 4, p. 32-45, 2014.
-
ALVES, H. M. . Entre a cruz e o fuzil: perspectivas historiográficas, documentais e memorialísticas em torno da relação entre Igreja e Estado durante o regime pós-64. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 1, p. 1, 2013.
-
SOUZA, A. (Org.) ; MACENA, L. (Org.) ; MARTINS, A. (Org.) ; ALVES, H. M. (Org.) . XI Encontro Mestres do Mundo: Saberes Multiculturais em Encontros de Delicadezas. 1. ed. Fortaleza: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2018. v. 1. 88p .
-
ALVES, H. M. . O "corpo" e o "sensível" - quando os corpos se entrelaçam no "popular" e no "patrimônio cultural": notas sobre os Tesouros Vivos do Ceará. In: Paula Silveira da Cunha. (Org.). Mestres da cultura cearense: a tradução das tradições. 1ed.Fortaleza: Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, 2021, v. 1, p. 22-27.
-
ALVES, H. M. . A formação de avaliadores/pesquisadores no Ceará Ciclo Carnavalesco 2020. In: Lairton dos Santos Guedes; Sheila Fernandes da Silva; Glauber Matos Sá. (Org.). Ceará Ciclo Carnavalesco 2020. 1ed.Fortaleza: SECULT-CE, 2020, v. 1, p. 18-19.
-
ALVES, H. M. . O sino e o sineiro: Mestre Getúlio e os novos tempos. In: Lairton dos Santos Guedes; Sheila Fernandes da Silva; Glauber Matos Sá. (Org.). XIV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino. 1ed.Fortaleza: SECULT-CE, 2020, v. 1, p. 16-17.
-
ALVES, H. M. . José Alves de Figueiredo Filho e a invenção do Cariri. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2012, Sobral/CE. ANAIS DO XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2012.
-
ALVES, H. M. . Historiografia e Região: J. de Figueiredo Filho e a construção Cariri Cearense (1954-1973). In: II Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS, 2015, Porto Alegre. O historiador e as novas tecnologias: caderno de resumos do II Encontro de Pesquisas Históricas ? PUCRS, 2015.
-
ALEXANDRE, J. F. ; ALVES, H. M. . ?O passado se materializa?: J. de Figueiredo Filho e a escrita sobre o Cariri. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades, 2013, Crato. I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013.
-
ALVES, H. M. . Manifestações do Ciclo do Natal: entre conceitos e experiências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, H. M. . Historiografia e região: J. de Figueiredo Filho e a construção do Cariri Cearense (1954-1973). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . A escrita do passado e o passado da escrita: J. Figueiredo Filho e a escrita da história do Cariri.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . 'O Passado se materializa': J. de Figueiredo Filho e a escrita sobre o Cariri. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . Reisado de Congo: Memórias e Manobras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . J. Figueiredo Filho e a escrita sobre o Cariri: 'Tecendo relações, constituindo espaços.'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . No Benfica: Comitês e Diretórios Político-Partidários e o lugar nos processos eleitorais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . Lugares de Memória e o Ensino de História: repensando práticas de ensino sobre a relação história e memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . José Alves de Figueiredo Filho e a invenção do Cariri. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do Bairro Benfica (Fortaleza-CE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. ; CARVALHO, D.A . Entre o Fato e a Fábula: a invenção do Ceará na História e na Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. . Entre tramas e tradições: uma análise dos reisados de Juazeiro do Norte diante do processo de mercantilização da cultura.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, H. M. ; SA, G. M. . Patrimônios e Memórias Sensíveis: o Campo do Patu de Senador Pompeu/CE 2021 (Cartilha Educativa).
-
ALVES, H. M. ; SA, G. M. . O Maracatu cearense - Patrimônio e Resistência do Povo Negro 2021 (Cartilha Educativa).
-
ALVES, H. M. . A escrita do passado e o passado da escrita: J. Figueiredo Filho e a escrita da História do Cariri 2013 (Resumos publicados em anais de congresso).
Outras produções
GUEDES, L. S. ; ALVES, H. M. . Caderno do Avaliador - Ciclo Pascal: Fé, Tradição e Valorização das Culturas Populares. 2019. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
"MESTRE DA CULTURA" E "TESOURO VIVO": UM ESTUDO SOBRE A PATRIMONIALIZAÇÃO DE PESSOAS, GRUPOS E COLETIVIDADES NO CEARÁ (2003-2022), Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os processos de patrimonialização de pessoas, grupos e coletividades, compreendendo estes no contexto de alargamento do conceito de patrimônio. Utilizando como recorte a experiência da legislação dos "Tesouros Vivos do Ceará" (13.841, de 24 de novembro de 2006), outrora "Mestres da Cultura do Ceará"(13.351, de 22 de agosto de 2003), buscamos historicizar os processos que levaram à inclusão dessa ótica nas políticas de salvaguarda do Ocidente. Nesse sentido, buscamos problematizar as formas pelas quais a Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), mobilizou discursos, práticas, sujeitos e concepções de cultura, de tradição, de popular, e de patrimônio, com vistas a instituir um lugar para o Ceará no campo das políticas culturais. O Ceará, portanto, ocupa um lugar central nesse contexto. Para além de reproduzir o discurso da vanguarda presente nos discursos institucionais, é fundamental situar essa experiência como mobilizadora de uma perspectiva de patrimonialização que foi se desdobrando em outras unidades da federação - a exemplo de Bahia, Alagoas, e Pernambuco. Para além de analisar essas questões sob a ótica da governança do patrimônio cultural, perceber o lugar e a narrativa das mestras e mestres - os mais impactados com essa política cultural - amplia os sentidos e interpretações possíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hildebrando Maciel Alves - Coordenador / Antonio Gilberto Ramos Nogueira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de História. , Avenida da Universidade 2762, Benfica, 60020180 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667741
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor do núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE/SATE).
2017 - 2019
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2022
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos, Introdução à Filosofia, Introdução à Sociologia, Introdução à Antropologia
-
01/2019 - 03/2019
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Monárquico, Introdução aos Estudos Históricos, Métodos e Técnicas da Pesquisa Histórica II, Prática da Pesquisa II
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, História do Brasil II, Oficina de Instrumentos Didáticos, Tópicos Especiais em História II
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, História do Brasil II, Oficina de Instrumentos Didáticos
-
09/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da História, Oficina de Instrumentos Didáticos, Teoria da História II, Historiografia Brasileira
2013 - 2015
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
2012 - 2013
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2013 - 02/2015
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Professor de História Geral no Projeto Novo Vestibular (PNV), cursinho popular voltado para estudantes de baixa renda..
-
03/2014 - 12/2014
Estágios , Centro de Humanidades, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitor da Disciplina de História do Brasil III.
-
11/2012 - 11/2013
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Bolsista do Projeto de Extensão: "Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do Bairro Benfica (Fortaleza- CE)".
-
03/2012 - 12/2012
Estágios , Centro de Humanidades, Departamento de História.,Estágio realizado, Monitoria na disciplina de Lugares de Memória e o Ensino de História.
-
03/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Humanidades, Departamento de História.,Linhas de pesquisa
2015 - 2016
COLÉGIO AGNUSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hildebrando Maciel Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?