Hayanna Adlley Santos de Arruda

Professora de Magistério Superior no curso de nutrição da UFPE - Campus Acadêmico de Vitória nas disciplinas de Bromatologia, Higiene dos alimentos e Controle de qualidade dos alimentos. Doutora em Biociência Animal - Biotecnologia (UFRPE - 2020); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFRPE (2013) , graduada em Nutrição e Gastronomia no ano de 2010. Foi docente do Grupo Ser Educacional- Graduação em Nutrição, Medicina Veterinária e gastronomia, ministrando as disciplinas de Tecnologia de Carnes, Gastronomia Hospitalar, Gestão e planejamento físico de cozinhas, Bioquímica dos Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Administração de Serviços de Alimentação, Controle de Qualidade e Estágio Supervisionado em serviços de alimentação. Atuou como coordenadora do curso de Nutrição do Grupo ser Educacional (2014 - 2023).

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biociência Animal

2016 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: COALHADA COM POTENCIAL SIMBIÓTICO FORMULADA COM LEITE CAPRINO E POLPA DE MARACUJÁ (Passiflora edulis): AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE E BIOATIVIDADE DOS EXTRATOS PEPTÍDICOS
Orientador: Ana Lúcia Figueiredo Porto
, Ano de obtenção: 2020.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2011 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Formulação de Coalhada fermentada saborizada com polpa de maracujá (Passiflora edulis) com potencial atividade simbiótica, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Samara Alvachian Cardoso Andrade
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2022 - 2022

Universidade da Amazônia
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS

Graduação em Gastronomia

2020 - 2022

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Graduação em Nutrição

2007 - 2010

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: Associação de parâmetros antropométricos de adiposidade e fatores de risco para doenças cardiovasculares
Orientador: Pamela Rodrigues Martins
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2015

NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA. (Carga horária: 10h). , ALIMENTAÇÃO LEGAL, ALIMENTAÇÃO LEGA, Brasil.

2011 - 2011

PROBIÓTICOS NA SAÚDE HUMANA: AVANÇOS E PERSPECTIVA. (Carga horária: 4h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, SBCTA, Brasil.

2011 - 2011

BPSA Boas práticas nos serviços de alimentação. (Carga horária: 40h). , Sebrae, SEBRAE, Brasil.

2011 - 2011

BIOQUÍMICA DE COMPOSTOS FUNCIONAIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2010 - 2010

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA COMPETENCIAS BÁSICAS. (Carga horária: 40h). , FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, FNDE, Brasil.

2010 - 2010

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2008 - 2010

Monitoria em Bioquímica dos Alimentos. (Carga horária: 420h). , Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: CONTROLE DE QUALIDADE/Especialidade: SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.

Organização de eventos

ARRUDA, H. A. S. . 4º CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. 2017. (Congresso).

ARRUDA, H. A. S. . VII CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO. 2016. (Congresso).

ARRUDA, H. A. S. . I SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UNINASSAU. 2016. (Outro).

ARRUDA, H. A. S. ; ARRUDA, H. A. S. . VI CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO. 2015. (Congresso).

ARRUDA, H. A. S. . III SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O NORDESTE. 2011. (Congresso).

ARRUDA, H. A. S. . II CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE FRUTAS TROPICAIS. 2011. (Congresso).

ARRUDA, H. A. S. . IV SEMINÁRIO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS: AVANÇOS E PERSPECTIVAS. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos 2025. PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E SENSORIAIS DE SOBREMESA LÁCTEA TIPO UMBUZADA ELABORADA A PARTIR DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DO UMBU (Spondias tuberosa Arr. Cam.). 2025. (Congresso).

Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos 2025. ANÁLISE DA CONFORMIDADE LEGAL NA ROTULAGEM DE ALIMENTOS ISENTOS DE GLÚTEN E LACTOSE EM SUPERMERCADOS NAS CIDADES DE GRAVATÁ E VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PE. 2025. (Congresso).

Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos 2025. BISCOITOS INTEGRAIS: CONFORMIDADES E NÃO CONFORMIDADES DA ROTULAGEM NUTRICIONAL. 2025. (Congresso).

Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos 2025. AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS E LEGAIS NA ROTULAGEM DE AMENDOINS COMERCIALIZADOS NA ZONA NORTE DO RECIFE-PE. 2025. (Congresso).

Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos 2025. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE PANQUECA FUNCIONAL À BASE DE MILHO (Zea mays L.) SEM LACTOSE. 2025. (Congresso).

5º CONGRESSO MULTIDISCIPLINAS DE SAÚDE. INOVAÇÃO TERAPÊUTICA APLICADA CIÊNCIA DA SAÚDE. 2018. (Congresso).

VII CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO. NUTRIÇÃO NO SÉCULO XXI: NOVOS PARADIGMAS. 2016. (Congresso).

VI CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO. Engenharia de cardápio. 2015. (Congresso).

CONBRAN 2012. AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) BASEADO NAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT). 2012. (Congresso).

CONBRAN 2012. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS SOBRE HIGIENE PESSOAL E BOAS PRÁTICAS EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR NA CIDADE DO RECIFE. 2012. (Congresso).

SICTA.INFLUÊNCIA DA DESIDRATAÇÃO E DO BRANQUEAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DAS CENOURAS CONVENCIONAIS. 2012. (Simpósio).

SICTA.INFLUÊNCIA DA DESIDRATAÇÃO E DO BRANQUEAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DAS CENOURAS ORGÂNICAS. 2012. (Simpósio).

11º CONGRESSO NACIONAL: NUTRIÇÃO BASEADA EM EVIIDÊNCIAS. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS EM PERNAMBUCO. 2011. (Congresso).

11º CONGRESSO NACIONAL: NUTRIÇÃO BASEADA EM EVIIDÊNCIAS. AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE BOAS PRÁTICAS DAS MERENDEIRAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS-PE. 2011. (Congresso).

11º CONGRESSO NACIONAL: NUTRIÇÃO BASEADA EM EVIIDÊNCIAS. PERFIL NUTRICIONAL DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MORENO - PE. 2011. (Congresso).

II CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE FRUTOS TROPICAIS. 2011. (Congresso).

III SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2011. (Simpósio).

IV SEMINÁRIO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. 2011. (Seminário).

SICTA 2011.Influência dos probióticos na saúde humana. 2011. (Oficina).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.CERVEJAS ALE TIPO STOUT: FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE DE SEQUESTRAR RADICAL LIVRE DPPH. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.COMPOSTOS FENÓLICOS E CAPACIDADE DE SEQUESTRAR O RADICAL DPPH DE CERVEJAS TIPO ALE E LAGER. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.CAPACIDADE DE SEQUESTRAR O RADICAL DPPH E TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS EM CERVEJAS IMPORTADAS E NACIONAL. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.CERVEJAS NACIONAIS TIPO PILSEN: TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.Fenólicos Totais e capacidade antioxidante em cervejas sem alcool. 2011. (Simpósio).

SLACA - Simpósio Latino Americano de ciência de Alimentos.Correlação entre teor de fenólicos e capacidade de sequestrar o Radical DPPH em diferentes tipos de cervejas. 2011. (Simpósio).

Atualização em Nutrição nos Serviços de Alimentação. 2010. (Outra).

Projeto Colméia Feira de Saúde e Cidadania Arcoverde.Avaliação e orientação nutricional. 2009. (Outra).

Projeto Colméia Feira de Saúde e Cidadania Recife.Avaliação e Orientação Nutricional. 2009. (Outra).

Semana de Nutrição da Faculdade Mauricio de Nassau.Avanços, Experiências e Perspectivas na Área de Alimentação e Nutrição. 2009. (Seminário).

Semana de Nutrição da Faculdade Mauricio de Nassau.Dieta Vegetariana: Risco ou longevidade. 2009. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Nutrição. 2008. (Congresso).

III Congresso nacional de nutrição. 2007. (Congresso).

I SIMPOSIO DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU. 2007. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: MILENA MAIA DANTAS DOS SANTOS

ARRUDA, H. A. S.; SILVA, M. V.; CORREIA, M. T. S.; COSTA, W. K.. POTENCIAL NUTRICIONAL E SUSTENTABILIDADE DO LICURI NA CAATINGA: CONHECENDO SEUS SUBPRODUTOS PARA DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR. 2024. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Cibele Maria de Araújo Rocha

ARRUDA, H. A. S.; COSTA, A. F.; VIEIRA, R. A. L.; STAMFORD, T. C. M.. DESENVOLVIMENTO DE FARINHA MISTA Á BASE DE ARROZ (ORYZA SATIVA L.) E FAVA (PHASEOLUS LUNATUS L.) E SUA APLICABILIDADE NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS TIPO HAMBÚRGUER. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: LUIZ FELIPE DA SILVA ROSAS

ARRUDA, H. A. S.. BISCOITO TIPO CRACKER ENRIQUECIDO COM FARINHA DE TENÉBRIO MOLITOR: PROPOSTA DE PRODUTO E ANÁLISE DE VIABILIDADE.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: LARISSA CARLA ANDRADE DA SILVA

ARRUDA, H. A. S.; FONTE, R. A. B.; AZOUBEL, P. M.. LICOR DE BATATA DOCE: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E OS EFEITOS DO PROCESSAMENTO TÉRMICO NA ESTABILIDADE DA COR E INIBIÇÃO DE CAROTENÓIDES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: PALOMA MARIA DA SILVA

ARRUDA, H. A. S.; SILVA, C. G. M.; SANTANA, D. E. S. L.. ELABORAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS: CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS DO CONSUMO NA UFRPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Consumo) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Marília Alves da Silva

ARRUDA, H. A. S.; FINKLER, L.; SANTOS, T. M.. POTENCIAL PROTEICO DE BROTOS DE MARACUJÁ (Passiflora edulis) de MARÍLIA ALVES DA SILVA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Kallyandra Valentim Silva Santos

ARRUDA, H. A. S.. Condições Higiênico Sanitárias do açougue em um minimercado em paudalho/PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: kirley de Araújo Santa Rosa

ARRUDA, H. A. S.. Os efeitos do uso de Aditivos Alimentares na saúde humana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: SARA DAMARIS PEREIRA DE OLIVEIRA

ARRUDA, H. A. S.. CONDIÇÕES HIGIÊNICO -SANITÁRIO DE COMERCIANTES AMBULANTES DE ESPETINHOS DA PRAIA DE BOA VIAGEM, RECIFE-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: Israel Breno Cordeiro do Nascimento

ARRUDA, H. A. S.. UTILIZAÇÃO DE FARINHA DE ALFARROBA (ceratonia siliqua L.) COMO SUBSTITUTO DO CACAU.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: CARLA SUELEN DA SILVA ALVES

ARRUDA, H. A. S.. ELABORAÇÃO DE BOLO FUNCIONAL COM CASCA DE BANANA VERDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: Anaclesia Maria de França e Priscila Tinnerys de Lima Silva

ARRUDA, H. A. S.. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS DAS COZINHAS DE CRECHES PUBLICAS E PRIVADAS NO MUNICIPIO DE RECIFE-PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

Aluno: Sylvia Caroline G

ARRUDA, H. A. S.. cAJU Ferreira.Cannabis Sativa como terapia alternativa para diminuir náuseas em pacientes com câncer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Ana Carolina Pereira de Menezes

ARRUDA, H. A. S.. A influência da mídia na alimentação infantil e seu impacto na obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Cynthia Rodrigues Mendes Santos

ARRUDA, H. A. S.. Influência do selênio da gênese e na progressão do mal de Alzheimer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Amanda Gomes Amorin

ARRUDA, H. A. S.. Efeitos da farinha de Maracujá em Pacientes Diabéticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Alexsandra Rodrigues Leite

ARRUDA, H. A. S.. Benefícios das propriedades antioxidantes do gengibre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Amanda Araujo da Costa

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação das condições higienico-sanitárias de um restaurante de Hotel localizado na Cidade do Recife-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Clézia Maria da Silva Ferreira

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação Higiênico-Sanitário: categorização da FIFA 2014 em Ipojuca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Kityelle Batista Dantas Iglessiais

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação da Rotulagem nos alimentos trangênicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Maria Auxiliadora Farias da Silva

ARRUDA, H. A. S.. Boas Prática de manipulação de alimentos em escolas públicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Rafael Perez Correia da Silva

ARRUDA, H. A. S.. Tendências alimentares em Serviços de Alimentação comercial: Percepção sobre alimentos funcionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Thiago Vidal dos Santos

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação das condições Higiênico sanitários das padarias na regional de Jaboatão dos Guararapes Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Marina Torres de Freitas

ARRUDA, H. A. S.. Condições Higienico-sanitárias dos restaurantes comerciais situados no mercado da Boa Vista, Recife-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Lilian Aparecida Nascimento Souza

ARRUDA, H. A. S.. Análise sensorial e Físico-Químico da Barra de Cereal adicionada de Farinha de Batata Doce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Débora Julião Santos

ARRUDA, H. A. S.. A importância da interpretação dos rótulos dos produtos diet e light e seu impacto na educação alimentar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Rayssa Cristine de Moraes Alexandre

ARRUDA, H. A. S.. A relação da microbiota intestinal com o desenvolvimento da Obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Ana Flávia de Albuquerque Silva

ARRUDA, H. A. S.. A influência do estado nutricional da gestante na saúde da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Sabryna Grasiella de Melo Ferreira

ARRUDA, H. A. S.. O peso ao nascer tem influência no desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Karolinne Monteiro Ancelmo

ARRUDA, H. A. S.. Aplicação de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação em uma panificadora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Sabrina Leandra G

ARRUDA, H. A. S.. Cavalcanti.Uso indiscriminado de suplementos em academias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Eline de Lima Xavier

ARRUDA, H. A. S.. Terapia Celular com células tronco no infarto agudo do miocardio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Renata Pedrosa de AMORIM

ARRUDA, H. A. S.. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CALDINHO DE FEIJÃO NO COMERCIO INFORMAL DAS PRAIAS DO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Anne Carolyne Gomes Cadete

ARRUDA, H. A. S.. Geléia de Camu-camu:Análise físico-química e identificação de sua concentração e ácido ascórbico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Lylian Steffany de Assis Menezes

ARRUDA, H. A. S.. Análise microbiológica do queijo de coalho comercializado por ambulantes na praia de Boa Viagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Mayara Lúcia Bezerra de Melo

ARRUDA, H. A. S.. Doença Falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Bruno da Silveira Pinto

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação da resistência dos ENTEROCOCUS SPP em relação a drogas beta-lactêneas e aos aminoglicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Jean Jeibson Sousa Ferreira

ARRUDA, H. A. S.. Análises microbiológicas em queijos coalho comercializados em feira livre e em supermercados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Thamires Custódio Penna

ARRUDA, H. A. S.. Efeito da suplementação de glutamina em pacientes neoplásicos: um estudo de revisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Anna Raquel Alves da Silva

ARRUDA, H. A. S.. Perfil Nutricional de Pacientes Idosos Diabéticos atendidos em um ambulatório da cidade do Recife-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Dayane Maiara Monteiro da Silva

ARRUDA, H. A. S.. Terapia nutricional oral em pacientes hospitalizados em um hospital público. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Fernanda Dayana da Silva Dias

ARRUDA, H. A. S.. Avaliação das condições Higiênico-Sanitárias de panificadores localizadas na cidade do Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: ISABELE ELIONETE COELHO

ARRUDA, H. A. S.. Importância dos processos de qualidade no alface minimamente processado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Juliana Cristina Brito Lima

ARRUDA, H. A. S.. Controle de Qualidade na manipulação de alimentos em Unidade de alimentação e Nutrição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. Concurso Público para docente efetivo (área de estudo Bases da Nutrição - Disciplinas Bromatologia/Microbiologia de Alimentos). 2025. Universidade Federal de Alagoas.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE Nutrição e Dietética. 2019. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE Administração de Serviços de Alimentação. 2019. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE ANATOMIA HUMANA. 2016. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE METODOLOGIA DA CIÊNCIA. 2014. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE TÉCNICAS DE CONFEITARIA. 2013. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.. BANCA DE SELEÇÃO DE DOCENTE HISTÓRIA DA GASTRONOMIA. 2013. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

ARRUDA, H. A. S.; FINKLER, L.; SILVA, C. G. M.. Membros Titulares das Seleções Simplificadas para Professor Substituto. 2024. Universidade Federal de Pernambuco.

ARRUDA, H. A. S.ARRUDA, H. A. S.. III Feira científica de Nutrição UNINASSAU. 2016. Centro Universitário Maurício de Nassau.

ARRUDA, H. A. S.. XXVII Feira de Informações em Agropecuária e Conhecimentos Gerais. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Orientou

Sandriele Maria da Silva

ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA ÁGUA E A PREVALÊNCIA DE DIARREIA EM CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Hayanna Adlley Santos de Arruda

NUTRIÇÃO, QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em saúde do Idoso) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Sandriele Maria da Silva

RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E A PREVALÊNCIA DE DIARREIA EM CRIANÇAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

ISABELLA LINS GOMES DE SÁ

ANÁLISE DA ROTULAGEM DE PRODUTOS ISENTOS DE GLÚTEN E DE LACTOSE COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE PERNAMBUCO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Elaine Cristina Bernardo Lopes

IOGURTE GREGO A BASE DE LEITE DE CABRA COM HIDROCOLÓIDES E CALDA DE CENOURA: ASPECTOS TECNOLÓGICOS, NUTRICIONAIS E FUNCIONAIS; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Milyanne Lara da Silva Bento

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS PRÉ- ESCOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Ana Beatriz Simonsen Guimarães e Edilma dos Reis Santana

REVISÃO INTEGRATIVA: O PAPEL DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NO TRATAMENTO DO LIPEDEMA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Universus Veritas; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Juliene Matias dos Santos e Zilmeire Alves Marques

APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO BRASIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Heyde Polyana Amorim

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS NOS ANOS DE 2020 E 2021 PUBLICADOS NA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Danuza Silva Dos Santos e Thays Andrade

Avaliação das boas práticas de fabricação de serviços de alimentação na cidade do Recife; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Adriana Maria de Santana

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS DOS PRODUTOS CÁRNEOS COMERCIALIZADOS NO MERCADO PÚBLICO DE AFOGADOS EM RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Letícia de Souza Santos Falkowski

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS EM UMA REDE DE RESTAURANTES DELIVERY EM RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Karina Lins Tenório de Cerqueira

relação dos corantes com as alergias alimentares: Uma revisão de literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

JOSÉ WILLIAMS DE SANTANA

ANÁLISE HIGIÊNICO SANITÁRIA DA DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS EM FEIRA DO BAIRRO DE SÃO JOSÉ EM RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

CAMILA DA ROCHA SIMONEK ABDALA

DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA SIMBIÓTICA FERMENTADA A PARTIR DE EXTRATO VEGETAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Maria Rosineide Nascimento de Melo

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE FRUTAS COMERCIALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Rebeca Pedrosa de Vasconcelos e Wallace Ribeiro da Silva

AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIAS ALIMENTARES EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Maria Luiza da Rocha Silva e Cristiane Luzia de Araújo

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS LIVRES DAS CIDADES DE BARREIROS E RIBEIRÃO-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Renata Henrique da Silva

Análise dos tipos de edulcorantes utilizadas em sobremesas diet e ligth; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Antônio Vinicius Fernandes de Oliveira Jaques

avaliação das condições higiênico sanitárias de re4staurantes comerciais do centro do Recife-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Erick Pereira Ferreira e Keylla Patricilianna da silva sobra

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM RESTAURANTRES SELF SERVICE NO RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Fernanda Mayara Silva

ANÁLISE DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO VENDIDO EM SUPERMERCADOS NO RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Sávia Mirrely da Silva Santos

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM BARES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE-PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Célia Maria Dias Lopes

VERIFICAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO DECLARADO NOS RÓTULOS DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Fernanda Luciana de França Leal

RELAÇÃO DA ROTULAGEM DE PRODUTOS LÁCTEOS COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Amanda Enila Muniz Silva

CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS EM RESTAURANTES DE AUTO SERVIÇO NO CENTRO DA CIDADE DO RECIFE-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

ALDICEIA TRINDADE SANTOS E JOSÉ ADILSON PEREIRA

avaliação do cumprimento da norma nte 01/2017 nos restaurantes de culinária japonesa da região Sul do Recife-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

LAILLA EMMYLIANE DE FRANÇA LIMA E LUANNA DA SILVA ALVES

ESTUDO COMPARATIVO DE BOAS PRÁTICAS EM PADARIAS DA ZONA SUL DE RECIFE-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

ANDREIA LUIZA DE LIVEIRA AMORIM

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO SANITÁRIA DAS BARRACAS DE TAPIOCA DO ALTO DA SÉ EM OLINDA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

LEANDRO JOSÉ DO NASCIMENTO e GRAZIELLY VASCONCELOS ARRUDA

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS NO COMÉRCIO DE HORTIFRUTIS DO CENTRO DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE PE- CEASA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

MARTA DA CRUZ RODRIGUES

AVALIÇÃO DA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE PEIXES EM MERCADO PÚBLICO DE RECIFE-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Josenilda Mendonça

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE RESTO INGESTA E SOBRAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM OLINDA-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

SUÊNYA MARIA SANTOS DE BARROS MELO

VERIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS EM UMA REDE DE ALIMENTAÇÃO EM RECIFE-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

LAURA CABRAL DE FARIAS

ANÁLISE QUALITATIVA DO CARDÁPIO OFERECIDO EM CRECHE DE OLINDA-PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

THATIANE RODRIGUES SILVA

PERFIL NUTRICIONAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMK HOME CENTER NA CIDADE DE RECIFE-PE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Clézia Maria da Silva Ferreira

AVALIAÇÃO HIGIÊNICO SANITÁRIA: CATEGORIZAÇÃO DA FIFA 2014 EM IPOJUCA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

IZAURA DE SOUZA

ORIENTAÇÃO DE MONITORIA - Bioquímica de alimentos; 2020; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Guilherme Leôncio

ORIENTAÇÃO DE MONITORIA - Tecnologia de alimentos; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Brena Letícia Paiva

ORIENTAÇÃO DE MONITORIA - Administração de Serviços de Alimentação; 2019; Orientação de outra natureza; (NUTRIÇÃO) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Hayanna Adlley Santos de Arruda;

Produções bibliográficas

  • LOPES, LIDIANE CONCEIÇÃO ; DE ARRUDA, HAYANNA ADLLEY SANTOS ; SILVA, EDIJANE MARIA DE CASTRO ; ROCHA, CIBELE MARIA DE ARAÚJO ; BORBA, MARIA JOSEMERE DE OLIVEIRA ; DE LIRA, LUCIANA BEZERRA ; SILVA, RITA DE CÁSSIA RODRIGUES ; VELOSO, WILMA LIMA DA SILVA . Avaliação da aceitabilidade do cardápio e índice de resto-ingesta em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar de Recife-PE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 18, p. 256581, 2024.

  • CISNEIROS, AMANDA ALVES ; QUEIROZ, RAFAELA PATRÍCIA GUERRA DE ; SANTOS DE ARRUDA, HAYANNA ADLLEY . AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE SUPLEMENTOS COM ÁCIDO GRAXO ÔMEGA 3 COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS LOCALIZADAS NA ZONA NORTE DE RECIFE- PE. REVISTA SAÚDE (UNG. ONLINE) , v. 16, p. 8, 2022.

  • COIMBRA, LÍVIA MURITIBA PEREIRA DE LIMA ; ARRUDA, HAYANNA ADLLEY SANTOS DE ; MACHADO, ERILANE DE CASTRO LIMA ; SALGADO, SILVANA MAGALHÃES ; ALBUQUERQUE, SÔNIA SOUSA MELO CAVALCANTI DE ; ANDRADE, SAMARA ALVACHIAN CARDOSO . Water and sucrose diffusion coefficients during osmotic dehydration of sapodilla (Achras zapota L.). CIENCIA RURAL , v. 47, p. 1-7, 2017.

  • ARRUDA, H. A. S. . CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS. SET CLEAN, REVISTA IMPRESSA, p. 14 - 16, 15 abr. 2015.

  • SANTOS, D. S. ; SIQUEIRA, T. A. ; ARRUDA, H. A. S. . AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO NAS CIDADES DE OLINDA E RECIFE. REVISTA SAÚDE (UNG. ONLINE) , 2025.

  • ARRUDA, H. A. S. ; ARRUDA, H. A. S. . Nutrição no Brasil - 81 anos de história. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, H. A. S. . MINICURSO SOBRE ENGENHARIA DE CARDÁPIO: O QUE É E COMO FAZER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, H. A. S. ; BISPO, A. C. F. ; NEVES JUNIOR, A. V. N. ; SANTANA, I. F. ; SILVA, A. M. A. G. . Levantamento Observacional sobre a atuação do Nutricionista em academia de musculação do município de linda-PE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, H. A. S. ; GOMES, A. M. A. . BIOMASSA DE BANANA VERDE: ASPECTOS FUNCIONAIS E NUTRICIONAIS COMO PROMOTORES DA SAÚDE INTESTINAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER, V. L. ; ARRUDA, H. A. S. ; SILVA, M. A. A. ; NASCIMENTO, A. A. R. . Definição de Alimentos seguros por merendeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • XAVIER, V. L. ; ARRUDA, H. A. S. ; SILVA, M. A. A. ; NASCIMENTO, A. A. R. . Nível de conhecimento de merendeiras sobre Boas práticas de manipulação de Alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, H. A. S. ; LOPES, L. C. ; PIMENTEL, M. R. F. ; LIMA, L.M.P. ; COSTA, T. A. L. . AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO HOSPITALAR NA CIDADE DO RECIFE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. C. S. M. ; SILVA, E. M. C. ; ARRUDA, H. A. S. ; FERREIRA, L. C. ; PIMENTEL, M. R. F. . AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS SERVIDOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) BASEADO NAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, H. A. S. ; LIMA, L.M.P. ; ANDRADE, R.A.M.S. ; FIGUEIREDO, F.J. ; SILVA, J.A. ; LIMA,V.L.A.G. . Fenólicos totais e atividade antioxidante em amostras de cerveja sem álcool. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, L.M.P. ; ARRUDA, H. A. S. ; FIGUEIREDO, F.J. ; LIMA,V.L.A.G. ; SILVA, J.A. ; ANDRADE, R.A.M.S. . Compostos fenólicos e capacidade de sequestrar radical DPPH de cervejas tipo ale e lager. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, R.A.M.S. ; ARRUDA, H. A. S. ; FIGUEIREDO, F.J. ; LIMA, L.M.P. ; SILVA, J.A. ; LIMA,V.L.A.G. . Cervejas ale tipo stout: Fenólicos totais e capacidade de sequestrar radical livre DPPH. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, R.A.M.S. ; ARRUDA, H. A. S. ; FIGUEIREDO, F.J. ; LIMA, L.M.P. ; SILVA, J.A. ; LIMA,V.L.A.G. . Capacidade de sequestrar o radical DPPH e teor de fenólicos totais em cervejas importadas e nacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIGUEIREDO, F.J. ; ANDRADE, R.A.M.S. ; ARRUDA, H. A. S. ; LIMA, L.M.P. ; SILVA, J.A. ; LIMA,V.L.A.G. . Correlação entre teor de fenólicos e capacidade de sequestrar o radical DPPH em diferentes tipos de cervejas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, J.A. ; ANDRADE, R.A.M.S. ; ARRUDA, H. A. S. ; FIGUEIREDO, F.J. ; LIMA, L.M.P. ; LIMA,V.L.A.G. . Cervejas Nacionais tipo Pilsen: Teor de fenólicos totais e atividade antioxidante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, H. A. S. . Perfil nutricional de alunos da rede estadual de Pernambuco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, H. A. S. ; XAVIER, V. L. ; PEREIRA, J. A. ; ZLOCCOWICK, N.M. . Perfil nutricional de alunos da rede estadual de um municipio de Pernambuco 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, R.F.N.G. ; FERREIRA, M.M.N. ; ARRUDA, H. A. S. ; BRITO, A.P.T. . Dieta Vegetariana, Risco ou Longevidade?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, H. A. S. . Tecnologia de Alimentos 2021 (PRODUÇÃO DE guia de estudos para o EAD).

  • ARRUDA, H. A. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (ALIMENTAÇÃO COLETIVA 2021 (PRODUÇÃO DE guia de estudos para o EAD).

  • ARRUDA, H. A. S. . Alimentação e Nutrição para o cuidado 2021 (PRODUÇÃO DE guia de estudos para o EAD).

  • ARRUDA, H. A. S. . Bioquímica dos Alimentos 2019 (PRODUÇÃO DE guia de estudos para o EAD).

Outras produções

ARRUDA, H. A. S. . E-BOOK DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ACADÊMICA).

ARRUDA, H. A. S. . E-BOOK DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ACADÊMICA).

ARRUDA, H. A. S. . E-BOOK DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ACADÊMICA).

ARRUDA, H. A. S. . E-BOOK DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ACADÊMICA).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Formulação de coalhada simbiótica sabor maracujá, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hayanna Adlley Santos de Arruda - Coordenador / Samara Alvachian Cardoso Andrade - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico Vitória - UFPE. , Rua Alto do Reservatório s/n, Bela Vista, 55608680 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil, Telefone: (81) 31144141

Experiência profissional

2015 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 3

2014 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Bioquímica de Alimentos Carga horária: 60hs Administração de Serviços de Alimentação Carga horária: 60hs Controle de Qualidade em alimentos Carga horária: 60hs Tecnologia de Alimentos Carga horária: 60hs Estágio Supervisionado em alimentos Carga horária: 60hs Planejamento físico em serviços de Alimentação Carga horária: 60hs (Gastronomia) Tecnologia de Carnes Carga horária: 80hs (Medicina Veterinária)

2014 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE CURSO, Carga horária: 40

2013 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Conselhos, Comissões de ensino, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 20

2013 - 2023

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Conselhos, Comissões de ensino, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Nutrição., Carga horária: 20

2008 - 2010

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DA DISCIPLINA BIOQUÍMICA DOS ALIMENTO, Carga horária: 420

2012 - 2015

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

2010 - 2010

Hospital Barão de Lucena

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2010 - 2010

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2009 - 2010

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2012 - 2013

TOP TRANSPORTE

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: CONSULTORA, Carga horária: 4

2015 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOUTORADO

2017 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor Mediador a distância na disciplina de Bioquímica, COM CARGA HORÁRIA DE 60HS, no curso Técnico em Alimentos.

2023 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.