Maria Angela Giordani Machado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986). Especialização em Psicologia da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Atualmente é docente na Universidade do Sul de Santa Catarina, com experiência na área clínica e hospitalar (ênfase em Psicanálise).
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Psicanálise
1998 - 2002
Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Da contratransferência ao desejo do analista, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Fábio Thá
Especialização em Psicologia da Comunicação
1991 - 1993
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Algumas reflexões sobre o silêncio e a censura
Orientador: Sérgio Scotti
Idiomas
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicanálise.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicologia Hospitalar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Psicologia Clínica.
Participação em eventos
V Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde em conjunto com o IV Congresso Lusobrasileiro e IV Congresso Iberoamericano de Psicologia da Saúde. Formação de psicólogo para atuação em espaços hospitalares: integralidade, humanização e desafio da ação em psicologia da saúde no hospital geral. 2016. (Congresso).
Programa de Formação Continuada para Professores.Atualização pedagógica para docentes do ensino superior UNIVALI - Modalidade Presencial. 2002. (Outra).
Colóquio Jacques Lacan.A peste Lacaniana. 2001. (Outra).
Participação em bancas
MACHADO, Maria Angela Giordani. Oficina terapêutica: o desenvolvimento da imagem corporal em crianças atendidas em CAPSi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O que ele deixou nunca vai passar: compreenção do significado atribuído à ?cura? por pessoas sobreviventes de câncer na infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O vazio que jamais será preenchido: os sentidos atribuídos pelos filhos que vivenciaram a perda do pai. 2015.
MACHADO, Maria Angela Giordani. "Outras dores além do parto": Um estudo de caso com mulheres vítimas de violência obstétrica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A atuação dos alunos de psicologia com pacientes terminais através do olhar dos profissionais da saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Bem me quer, mal me quer: aspectos que revelam o amor na psicose à luz da psicanálise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. ?Status? ? em relacionamento sério com: ?implicações de aspectos da contemporaneidade nas relações conjugais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Mamãe era feliz antes de você nascer?. Ambivalência Materna: um olhar sobre o sofrimento psíquico na obra Precisamos Falar Sobre Kevin, a partir da teoria psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. ?O que querem as mulheres? Um olhar sobre a feminilidade a partir do livro Cinquenta Tons de Cinza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Adoecer em familia: As estratégias de enfrentamento dos familiares cuidadores do idoso com Mal de Alzheimer.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Reflexos da psique: a visão de mundo de um indivíduo com intenso sofrimento psíquico, expressada por meio de práticas fotográficas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O processo de maternidade quando o filho tem dificuldade intelectual e do desenvolvimento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Psicólogos que atuam com ?vida? na preparação para a morte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A percepção da Equipe de Enfermagem e Familiares sobre o Cuidado com Pacientes Terminais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O compartilhamento da maternagem de crianças de zero a três anos entre pais e professores.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Funções psíquicas, suas alterações e a dinâmica do sujeito em processo de hospitalização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Até que a morte nos separe: aspectos positivos e negativos frente ao momento de despedida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Amputação e estratégias defensivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O mapa do suicídio na grande Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. O tratamento do indivíduo que vivencia um surto psicótico nos serviços de saúde da região de Palhoça: a compreensão dos pacientes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A percepção dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Palhoça acerca da origem do sofrimento psíquico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A histeria e o outro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Perversão e abuso sexual infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Critérios para diagnóstico diferencial entre insônia primária e secundária. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Quaresma.A representação da imagem corporal de crianças hospitalizadas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Um filho que mata o pai: o enigma do Édipo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Envelhecimento bem-sucedido: utopia, realidade ou possibilidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Aspectos psicológicos do portador de deficiência hereditária de visão de cores. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Fatores desencadeadores de sofrimento e a organização do trabalho. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Quais as respostas psíquicas possíveis na separação amorosa quando o amante é abandonado por seu objeto de amor. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Sujeitos que passeiam. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A sexualidade feminina de mulheres portadoras do vírus HIV. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Borges.Características da mulher que sofre violência doméstica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Souza.A religião e o processo de tratamento do transtorno de dependência a substância. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. A agressividade no joven e o complexo paterno. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Fantasias, ansiedades e medos da gravidez: um estudo exploratório. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2003. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2003. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2003. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio de Psicologia Clínica. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Achá. Conclusão de Estágio de Psicologia Educacional. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio de Psicologia Clínica. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio de Psicologia Educacional. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Napoleão e Érica Braz. Conclusão de Estágio. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
MACHADO, Maria Angela Giordani. Conclusão de Estágio. 2002. Outra participação, Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
Publicidade, desejo e adolescência; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Angela Giordani Machado;
O estabelecimento da transferência em pacientes histéricos na clínica psicanalítica; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Maria Angela Giordani Machado;
Gagueira - um olhar psicanalítico; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Angela Giordani Machado;
Faces da loucura a psicose vista e discutida pela ótica de um relato autobiográfico; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Angela Giordani Machado;
Alterações psicológicas ocasionadas após o recebimento do diagnóstico soropositivo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Maria Angela Giordani Machado;
Produções bibliográficas
-
SCHERER, A. D. ; FERRARI, F. ; MACHADO, Maria Angela Giordani ; RENZETTI, F. . Ambutal: Uma experiência interdisciplinar realizada no âmbito do tratamento de transtornos alimentares e de obesidade na região da grande Florianópolis, SC (Ambutal: An interdisciplinary experience performed in the scope of eating disorders and obesity treatments in the greater Florianopolis, SC). CERES: NUTRIÇÃO & SAÚDE , v. 6, p. 163-174, 2011.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Sul de Santa Catarina, Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Curso de Psicologia. , Passa Vinte, Palhoca, SC - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2004
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2001 - 03/2004
Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III, Estruturas clínicas em psicanálise, Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso
1993 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora
Atividades
-
03/1994
Estágios , Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Área Clínica.,Estágio realizado, Área Clínica.
-
03/1993
Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicometria e Teorias e Técnicas Psicoterápicas I, Técnicas de Exame Psicológico IV, Diagnóstico Psicológico, Sistemas em Psicologia A - Psicanálise, Teoria e Técnica Psicoterápica IV, Fundamentos de Psicanálise, Teoria Psicanalítica III, Estágio Supervisionado, Trabalho Investigação Psicológica
-
12/2003 - 12/2003
Ensino, Psicoterapia Psicodinâmica Breve, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Técnica em Psicoterapia Psicanalítica
-
03/2000 - 07/2001
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Serviço de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Serviço de Psicologia.
-
08/2000 - 02/2001
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágios Curriculares.
-
08/1994 - 06/2000
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Psicologia.,Cargo ou função, Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Angela Giordani Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?