Aderson Leite Rodrigues
Doutorando do PPGEnsino - Univates; Mestrado em Ensino pela mesma Instituição; Mestre em Educação - UGF; Especialista em Coordenação Pedagógica - UFPI; Especialista em Docência do Ensino Superior - FAP. Graduado em Pedagogia - UESPI e Letras Inglês - UFPI. Supervisor Pedagógico da SEDUC-PI desde 2010. Professor da Rede Municipal de Ensino de Valença do Piauí, desde 2009. Professor Tutor/Formador à Distância do CEAD/UFPI nas licenciaturas, ministrando disciplinas pedagógicas, e Professor Formador nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas do PARFOR/UESPI, dentre outras experiências.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ensino
2025 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Orientador: Marli Teresinha Quartiere
Mestrado em Ensino
2023 - 2025
Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: Plataformas Digitais no Ensino: Percepções de Professores do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Tempo Integral do Vale do Sambito no Estado do Piauí, Ano de Obtenção: 2025
Derli Juliano Neuenfeldt.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciências da Educação
2010 - 2012
universidad evangelica del paraguay
Título: A Atuação dos Supervisores Pedagógicos e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio da Cidade de Valença-PI, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Dionísio S. Ortiz Mutti
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
2024 - 2025
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: DISPENSADO DO TCC
Especialização em Coordenação Pedagógica
2014 - 2015
Universidade Federal do Piauí
Título: IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS COORDENADORES/SUPERVISORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE VALENÇA DO PIAUÍ
Orientador: CLAUDIA MARIA LIMA DA COSTA
Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
2005 - 2006
Faculdade Piauiense
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE VALENÇA DO PIAUÍ
Orientador: MARIA CESAR FALCÃO
Graduação em Letras - Inglês
2017 - 2020
Universidade Federal do Piauí
Título: Formação de Professores de Letras Inglês no Ensino a Distância da Universidade Federal do Piauí, polo de Valença do Piauí
Orientador: Catarina de Bortoli Munhae dos Santos
Formação complementar
2023 - 2023
Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2017 - 2017
FORMAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2013 - 2013
DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2013 - 2013
CURSO BÁSICO DE XADREZ. (Carga horária: 50h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2011 - 2011
2º ENCONTRO PEDAGÓGICO 2011 - MOTIVAÇÃO: A MOLA MESTRA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2010 - 2010
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC´s. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2010 - 2010
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ, SEDUC PI, Brasil.
2006 - 2006
ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.
2005 - 2005
GRAMÁTICA: PASSANDO A LÍNGUA. (Carga horária: 10h). , ASSOCIAÇÃO DE DILETANTES DA CULTURA HISTÓRICA VALENCIANA, ADICH, Brasil.
2003 - 2003
1º ENCONTRO DE SERVIDORES MUNICIPAIS. (Carga horária: 20h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA DO PIAUÍ, PREF. MUN. DE VA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
RODRIGUES, Aderson Leite . OFICINAS DE TEATRO DA PROPOSTA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - PFC DO NOVO ENSINO MÉDIO. 2021. (Outro).
RODRIGUES, Aderson Leite . I CICLO DE PALESTRAS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DO CENTRO EDUCACIONAL VALE DO BERLENGAS. 2021. (Outro).
RODRIGUES, Aderson Leite . 3º CAFÉ FILOSÓFICO DO CETI MARIA ANTONIETA, COM O TEMA - FAKE NEWS: uma dsitopia contemporânea?. 2021. (Outro).
RODRIGUES, Aderson Leite . I JORNADA CIENTÍFICA: EDUCAÇÃO E INTEGRALIZAÇÃO DO SABER: desafios e perspectivas. 2019. (Outro).
RODRIGUES, Aderson Leite . 1º CAFÉ FILOSÓFICO DO CETI MARIA ANTONIETA. 2019. (Outro).
Participação em eventos
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL, IV SEMINÁRIO NACIONAL FORMAÇÃO PEDAGÓGICA & PENSAMENTO NÔMADE E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO: AULA COMO ESPAÇO ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICO,. 2023. (Seminário).
I Ciclo de Palestras e Apresentação de Trabalhos do Centro Educacional Vale do Berlengas. 2021. (Outra).
I Jornada Acadêmic: Saberes Científicos no Enfrentamento das Crises Pós - pandemia: o impacto social e a transformação nas profissões.. 2021. (Outra).
9º SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ. 2017. (Outra).
SEMINÁRIO CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PIAUÍ. 2017. (Seminário).
SISTEMÁTICA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS - ETAPA N3. 2017. (Outra).
7º SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ. 2015. (Outra).
I SIMPÓSIO ESTADUAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍO B. 2015. (Simpósio).
IX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Congresso).
SALIVA - SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ. 2015. (Outra).
XV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2012. (Olimpíada).
2º ENCONTRO PEDAGÓGICO - MOTIVAÇÃO: A MOLA MESTRA DA EDUCAÇÃO. 2011. (Encontro).
5º SALÃO DO LIVRO DE VALENÇA DO PIAUÍ. 2009. (Outra).
1º ENCONTRO DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE VALENÇA DO PIAUÍ. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
RODRIGUES, Aderson Leite. Relação professor/aluno como fatormotivacional no processo de ensino e aprendizagem de Ciências emescolas domunicípio de Valença do Piauí. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Tecnologias digitais na educação: contribuições e desafios no processo de ensino e aprendizagemnas aulas de biologia no ensinomédio nas escolas da rede estadual no município de Valença do Piauí.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR CLÁUDIO FERREIRA, PONTA D?ÁGUA - ZONA RURAL DE VALENÇA DO PIAUÍ.. 2023 - Faculdade de Educação do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões acerca da evasão no contexto da Unidade Escolar Cinéas Veloso.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA EXITOSA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A educação física na educação infantil: as contribuições no desenvolvimento das crianças, sobo ponto de vista dos profissionais das escolas de rede municipal de ensino na zona urbana de Esperantina - PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPI.
RODRIGUES, Aderson Leite. Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagemdas crianças numa escola municipal na cidade de Elesbão Veloso.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPI.
RODRIGUES, Aderson Leite. PROCESSO HISTÓRICO E DESEMPENHO EDUCACIONAL DO CENTRO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL MARIA ANTONIETA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A IMPORTANCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. INOVAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO: Um Nono Modelo de Aprender e Ensinar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. INOVAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO: Um Nono Modelo de Aprender e Ensinar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. FAMÍLIA E ESCOLA: Uma parceria Necessária na Construção da Aprendizagem e Desenvolvimento Emocional da Criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. FAMÍLIA E ESCOLA: Uma parceria Necessária na Construção da Aprendizagem e Desenvolvimento Emocional da Criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: Um Contexto da Unidade Escolar Joaquim Manoel na Cidade de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: Um Contexto da Unidade Escolar Joaquim Manoel na Cidade de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: Uma Realidade no Município de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: Uma Realidade no Município de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: O Caso do 3° Ano do Ensino Fundamental em Uma Escola da Rede Municipal de Aroazes - PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: O Caso do 3° Ano do Ensino Fundamental em Uma Escola da Rede Municipal de Aroazes - PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Educação Ambiental no Contexto de Uma Escola Pública Municipal de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Educação Ambiental no Contexto de Uma Escola Pública Municipal de Valença do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. O Impacto das Novas Tecnologias no Cotidiano dos Professores Navegantes do Tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. O Impacto das Novas Tecnologias no Cotidiano dos Professores Navegantes do Tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil no Contexto da Escola Pública Municipal de São Félix do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil no Contexto da Escola Pública Municipal de São Félix do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. LÚDICO: Ferramenta Essencial na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. LÚDICO: Ferramenta Essencial na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Interação Família e Escola nas Escolas da Rede Municipal de Ensino da Zona Urbana de Pimenteiras - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Interação Família e Escola nas Escolas da Rede Municipal da Zona Urbana de Pimenteiras - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Ética e Cidadania: A Construção de Princípios e Valores na Unidade Escolar Miguel Lidiano Povoado Isidória Município de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Ética e Cidadania: A Construção de Princípios e Valores na Unidade Escolar Miguel Lidiano Povoado Isidória Município de Valença do Piauí - PI. 2014 - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Educação Inclusiva nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Pimenteiras - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Educação Inclusiva nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Pimenteiras - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Evasão Escolar no 1° Ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Maria Antoniêta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Evasão Escolar no 1° Ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Maria Antoniêta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Uso da Tecnologia: Nas Escolas Oto Martins Veloso e Amando da Costa Lima da Rede Municipal de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Uso da Tecnologia: Nas Escolas Oto Martins Veloso e Amando da Costa Lima da Rede Municipal de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Importância da Participação na Gestão Escolar em Escolas Municipais de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Importância da Participação na Gestão Escolar em Escolas Municipais de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Inclusão Social de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Ensino Fundamental Menor em Algumas Escolas Municipais e Estaduais de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Inclusão Social de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Ensino Fundamental Menor em Algumas Escolas Municipais e Estaduais de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo em Algumas Empresas Públicas e Privadas de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo em Algumas Empresas Públicas e Privadas de Valença do Piauí - PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Indisciplina nas Séries Iniciais na Unidade Escolar Professor João Calado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Indisciplina nas Séries Iniciais na Unidade Escolar Professor João Calado. 2014 - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR EM SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR EM SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. A Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
RODRIGUES, Aderson Leite. Membro de Banca Avaliadora do I Ciclo de Palestras e Apresentações de Trabalhos do Centro Educacional Vale do Berlengas. 2021. centro Educacional Vale do Berlegas.
RODRIGUES, Aderson Leite. I JORNADA CIENTÍFICA: EDUCAÇÃO E INTEGRALIZAÇÃO DO SABER: desafios e perspectivas. 2019. União das Faculdades Integradas do Tocantins.
Orientou
DOS SANTOS FRANCISCA DAS C; N; SILVA MARIA S; QU; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR FELIZ BARBOSA LIMA; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTANCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIDADE ESCOLAR ARIZONA - I CIDADE DE LAGOA DO SÍTIO - PIAUÍ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MÃE MARIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
TORRES DE MESQUITA ONÉLIA BARBOSA LIMA TORRES FRAN; A PARTICIPAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA UNIDADE ESCOLAR OTO MARTINS VELOSO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
GOMES RAFAELA LORRANEE S DE SOUSA ROSILEI; BENEFÍCIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS LUDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
O LÚDICO E AS BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM: um olhar sobre uso do lúdico na Creche Mãe Maria; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA E PÓS - PANDEMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE DEYANNE FERNANDES LIMA VERDE; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA EXITOSA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
BRINCADEIRAS E JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DÉFICT DE ATENÇÃO E OS ASPECTOS ÉTICOS DO PROFESSOR FRENTE À PRÁTICA EDUCACIONAL DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A RELAÇÃO ENTRE CONHECER E IDENTIFICAR NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A MODALIDADE EJA E SEUS IMPASSES NA CIDADE DE BARRA D´ALCÃNTARA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM JOVENS E ADOLESCENTES NOS DIAS ATUAIS; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DUAS DAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS EM BARRA D? ALCÂNTARA-PI; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
S; ARAÚJO e MARIA ETENILDE A FERREIRA; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
TICS: AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
DA CRUZ ANTONIA IVANEIDE; EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB OLHARES INCLUSIVOS DE PROFESSORES E ALUNOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM TDAH; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagemdas crianças numa escola municipal na cidade de Elesbão Veloso; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPI; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR CLÁUDIO FERREIRA, PONTA D?ÁGUA - ZONA RURAL DE VALENÇA DO PIAUÍ; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões acerca da evasão no contexto da Unidade Escolar Cinéas Veloso; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
PROCESSO HISTÓRICO E DESEMPENHO EDUCACIONAL DO CENTRO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL MARIA ANTONIETA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTANCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Educação do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A educação física na educação infantil: as contribuições no desenvolvimento das crianças, sobo ponto de vista dos profissionais das escolas da rede municipal de ensino na zona urbana de Esperantina - PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPI; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Interação Família e Escola nas Escolas da Rede Municipal da Zona Urbana de Pimenteiras - PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Interação Família e Escola nas Escolas da Rede Municipal da Zona Urbana de Pimenteiras - PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Ética e Cidadania: A Construção de Princípios de Valores na Unidade Escolar Miguel Lidiano Povoado Isidória Município de Valença do Piauí - PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Ética e Cidadania: A Construção de Princípios de Valores na Unidade Escolar Miguel Lidiano Povoado Isidória Município de Valença do Piauí - P; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Educação Inclusiva nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Pimenteiras - PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Educação Inclusiva nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Pimenteiras - PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR EM SALA DE AULA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINEMA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR EM SALA DE AULA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
A Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Aderson Leite Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; MELO, E. C. ; SANTANA, I. R. ; CARVALHO, T. B. . O PAPEL DO GESTOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: desafios e possibilidades na prática do cotidiano. I SIMPÓSIO ESTADUAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ: Reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Básica , v. 01, p. 154-160, 2015.
-
RODRIGUES, Aderson Leite . COORDENADOR/SUPERVISOR PEDAGÓGICO: Desafios, Reflexões e Perspectivas na Prática do Cotidiano. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira dos Jovens Escritores - CBJE, 2015.
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; NEUENFELDT, D. J. . A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E IMPASSES. In: Vanessa Brandão de Vargas; Bruna Fernanda Pacheco Pereira da Silva; Eniz Conceição Oliveira; José Cláudio Del Pino. (Org.). A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E IMPASSES. 01ed.Lajeado RS: Editora UNIVATES, 2024, v. 01, p. 14-27.
-
RODRIGUES, Aderson Leite . RECORTE TEMÁTICO: LIDERANÇA PEDAGÓGICA. In: Vanessa Brandão de Vargas; Bruna Fernanda Pacheco Pereira da Silva; Eniz Conceição Oliveira; José Cláudio Del Pino. (Org.). RECORTE TEMÁTICO: LIDERANÇA PEDAGÓGICA. 01ed.Lajeado RS: Editora UNIVATES, 2024, v. 01, p. 75-85.
-
RODRIGUES, Aderson Leite . Visão de professores egressos e acadêmicos sobre a formação de professores do ensino a distância em um município do estado do Piauí.. In: Georgina Quaresma Lustosa. (Org.). PESQUISAR E ESCREVER: Processo Transgressor de Desafios e Descobertas. 1ªed.Teresina Piauí: Editora UFPI, 2022, v. 01, p. 17-33.
-
ARAUJO, Gustavo de Sousa ; CRUZ, Luciana Soares da ; RODRIGUES, Lucivania Leite ; LEITE, Rosane Carvalho ; RODRIGUES, Aderson Leite . KAHOOT APLICADO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DA FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Digital. Congresso Internacional Movimentos Docentes - Pacto pela Formação e Valorização Docente, 2024. v. IV. p. 1416-1425.
-
SOUSA, Maria Paloma ; RODRIGUES, Lucivania Leite ; RODRIGUES, Aderson Leite ; LEITE, Rosane Carvalho . AULAS PRÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA DO PIAUÍ-PI: PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Digital. Congresso Internacional Movimentos Docentes - Pacto pela Formação e Valorização Docente, 2024. v. IV. p. 453-462.
-
FELL, W. C. ; SOUZA, L. P. S.SOUZA ; NEUNFELDT, D. J. ; RODRIGUES, Aderson Leite . PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. In: IV ENLIC SUL, 2024. IV ENLIC SUL Encontro das Licenciaturas da Região Sul. v. IV.
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; REZENDE, F. C. ; GOMES, J. S. . VOCÊ DIRIA QUE, QUANDO O ASSUNTO É NOSSO CÉREBRO, QUANTO MAIS SINAPSES, MELHOR?. In: Anais do III Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, IV Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, I Seminário Nacional de Pesquisa e Ensino: aula como espaço ético-estético- político, 2024, Lajeado RS. AULA COMO ESPAÇO ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICO. Lajeado RS: Editora UNIVATES. v. 1. p. 451-457.
-
RODRIGUES, Aderson Leite . O PAPEL DO GESTOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: Desafios e Possibilidades na Prática do Cotidiano. In: I SIMPÓSIO ESTADUAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ, 2015, TERESINA-PI. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. TERESINA-PI: FAPEPI, 2015. v. 01. p. 154-160.
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; NEUENFELDT, D. J. . PRÉ - ENEM - REVISÃO DAS QUINTAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO CETI MARIA ANTONIETA. In: Anais do III Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, IV Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, I Seminário Nacional de Pesquisa e Ensino: aula como espaço ético-estético- político, 2024, Lajeado RS. Aula como espaço ético-estético- político,. Lajeado RS: Editora UNIVATES. v. 1. p. 119-119.
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; NEUENFELDT, D. J. . Pré - ENEM - REVISÃO DAS QUINTAS: relato de uma experiência exitosa no CETI Maria Antonieta.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Aderson Leite ; REZENDE, F. C. ; GOMES, J. S. . VOCÊ DIRIA QUE, QUANDO O ASSUNTO É NOSSO CÉREBRO, QUANTO MAIS SINAPSES, MELHOR?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . 'Projeto Político Pedagógico: um engajamento coletivo possível'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . Plataformas Digitais no Ensino Remoto: desafios e possibilidades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . EDUCAÇÃO: instrumento transformativo nas relações interpessoais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . Reforma do Ensino Média e a PFC - Proposta de Flexibilização Curricular. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . APRENDENDO A CONHECER E CONVIVER COM SEMIÁRIDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA OTO MARTINS VELOSO EM VALENÇA DO PIAUÍ.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Aderson Leite . PAPEL DO GESTOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: Desafios e Possibilidades na Prática do Cotidiano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
RODRIGUES, Aderson Leite . SABERES CIENTÍFICOS NO ENFRENTAMENTO DAS CRISES PÓS PANDEMIA: o impacto social e a transformação digital na educação.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RODRIGUES, Aderson Leite . CURSINHO PREPARATÓRIO SOLIDÁRIO: Com empatia e amor, colabore e transforme a vida de um professor.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . Plataformas Digitais Educacionais como Possibilidades de Ensino e Aprendizagem no Período Remoto. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . APRENDENDO UTILIZAR DIFERENTES PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO REMOTO. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO INTEFACES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . LIDERANÇA, GESTÃO ESCOLAR E PEDAGÓGICA: O DESAFIO DE FAZER ACONTECER. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . DIRETRIZES CURRICULARES E BNCC: construindo os caminhos da Educação Municipal. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . O NOVO ENSINO MÉDIO NA PRÁTICA. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . ENTENDENDO AS 10 COPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . PROGRESSÕES DAS COMPETÊNCIAS GERAIS NA BNCC. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . Normalização da ABNT para Trabalhos Acadêmicos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . Plataformas Digitais Educacionais como Ferramentas Didático-pedagógicas no Ensino Remoto do CETI Maria Antonieta. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, Aderson Leite . 'PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM COMPUTAÇÃO: NOVAS AÇÕES PARA AS VISÕES DE UM NOVO TEMPO ESTÁGIO III (ENSINO MÉDIO E TÉCNICO)'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, Aderson Leite . Chão da Escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2024
"O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aderson Leite Rodrigues - Integrante / Derli Juliano Neuenfeldt - Coordenador.
-
2023 - 2023
"O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aderson Leite Rodrigues - Integrante / Derli Juliano Neuenfeldt - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2017
CAPES/PARFORVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA
Outras informações:
Presta serviços como Professor Bolsita do PARFOR/UESPI/CAPES desde 2011.
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
2016.1 - PPI IV: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 60h;
2015.1 - PPI VI: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR VI 60h;
2015.2 - FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA 60h;
2014.1 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60h;
2014.2 - TCC I - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 60h;
2013.1 - PPI - II 60h;
2013.2 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60h;
2012.1 - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h;
2012.2 - TCC I 60h;
2011 - 2012
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO FUNDAMENTAL 200h;
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60h.
2010 - Atual
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou na Coordenação/Supervisão Pedagógica de várias escolas públicas da Região Valenciana, tais como: Unidade Escolar Mariano Rabelo de Sepúlvida em Lagoa do Sítio, de março de 2010 a dezembro de 2013. No
Centro de Ensino de Tempo Integral Maria Antoniêta em Valença do Piauí, de fevereiro de 2014 a dezembro de 2016. Atualmente é Gerente da 7ª GRE - Gerência Regional de Educação do Estado do Piauí.
2017 - 2018
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COMISSIONADO - GERENTE REGIONAL DE EDUCAÇÃO, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de Valença do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
2021 - 2021
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador CEAD UFPI Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
ORIENTAÇÃO TCC II - 60h;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 75h
2021 - 2021
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador CEAD UFPI LETRAS PORTUGUÊS, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
DIDÁTICA GERAL 60h;
GESTÃO EDUCACIONAL E EMPREENDEDORISMO 60h
HISTORIA DA EDUCAÇÃO 60h
2017 - 2021
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - CEAD/UFPIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA - TUTOR À DISTÂNCIA, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
HISTORIA DA EDUCAÇÃO 60h;
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 45h;
METODOLOGIA CIENTÍFICA 60h
COMPUTADOR E SOCIEDADE 60h;
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 60h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60h;
DIDÁTICA GERAL 60h;
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 75h
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DIGITAL 45h;
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 60h;
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 90h;
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO 45h;
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III 120h;
ÉTICA NA EDUCAÇÃO 30h;
TÓPICOS EM CULTURA, DIVERSIDADE E CIDADANIA 45h;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30h;
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV 120h;
TÓPICOS EM CULTURA, DIVERSIDADE E CIDADANIA 45h.
2009 - 2010
CENTRO ECUMÊNICO DE EST. REL. SUP. EST. MARANHÃOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 20
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
1º SEMESTRE 2009 - INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 60h.
2º SEMESTRE 2009 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60h;
1º SEMESTRE 2010 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I 60h;
2º SEMESTRE 2010 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II 60h;
1º SEMESTRE 2010 - PRÁTICA PEDAGÓGICA II 60h.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aderson Leite Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?