Antonia Luciana Mendes
Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina (2007). Membro do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Cidade de Altos-PI. Professora Concursada na Secretaria Municipal de Educação de Altos-PI. Professora Substituta - Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, educação, literatura, participação, facilitadora, alfabetização de crianças.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
2009 - 2010
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina
Título: O CONSELHO DO FUNDEB EO SEU PAPEL COMO ÓRGÃO FISCALIZADOR
Orientador: MARINALVA VERAS MEDEIROS
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Polivalência.
Organização de eventos
MENDES, A. L. . CONAE. 2010. (Congresso).
MENDES, A. L. . CONAE. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
III semana pedagógica.palestas. 2015. (Encontro).
conferência intermunicipal.ministrante do evento. 2013. (Encontro).
II conferência intermunicipal de educação.palestas sobre o desenvolvimento educacional. 2013. (Encontro).
Curso de diversidade textual.aula oral. 2010. (Oficina).
curso interdiciplina.Um desafio em sala de aula. 2010. (Encontro).
I semana academica.ministrante do curso torquato neto. 2009. (Seminário).
SE LIGA.trabalho com ciclo de alfabetização. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
CARVALHO, L. K. R.; COSTA, A. C. A.; SILVA, J. S. E.;MENDES, A. L.. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIAS E CONTRIBUIÇÕES NO INCENTIVO À LEITURA DOS ALUNOS DO 6º AO 9º. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. L.. OS HIPERTEXTOS NO ENSINO DA LITERATURA: USO DE GÊNEROS DIGITAIS: CIBERPOEMA E E-ZINE NA LITERATURA DIGITAL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. L.. FORMAÇÃO LITERÁRIA E CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. L.. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESAFIOS E DIFICULDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ZONA RURAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. L.. A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES: UMA ANÁLISE DO LIVRO ?ESPELHO ATRAVÉS DE ALICE.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, A.C.A.;MENDES, A. L.; CAMPELO, S.M.L.. ?USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
CAMPELO, S.M.L.; COSTA, A.C.A.;MENDES, A. L.. ?A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DA INTERNET NA ESCRITA DOS ALUNOS: UMA ANÁLISE?,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
CAMPELO, S.M.L.;MENDES, A. L.; COELHO, J. E. M. I. M.. ?VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE NO LIVRO DIDÁTICO DE 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
CAMPELO, S.M.L.; COSTA, A.C.A.;MENDES, A. L.. ?ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. L.. A influência do Lúdico para a Literatura Infanto Juvenil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
MENDES, A. L.. A Influência do Lúdico para a educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
Andréia;MENDES, A. L.. Alfabetização de Criançãs de 7 a 8 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
MENDES, A. L.. da Silva Oliveira.Participação como Facilitadora da aprendizagem em turma de 1ª a 4ª Série do ensino fundamental de Escolas Públicas da Cidade de Altos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
?O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Antonia Luciana Mendes;
?OS RECURSOS DIGITAIS COMO ELEMENTOS COMPLEMENTARES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; ?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Antonia Luciana Mendes;
?AS CONTRIBUIÇÕES DA MULTIMODALIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; ?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Antonia Luciana Mendes;
?A ESCRITA DIGITAL (INTERNETÊS) E SUA INFLUÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Antonia Luciana Mendes;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ginasio Municipal Antonio Inacio de Oliveira, Ginasio. , BR 343 S/N, DNER, 64290-000 - Altos, PI - Brasil, Telefone: (086) 32621169
Experiência profissional
2011 - 2013
Conselho Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR, Carga horária: 20
2002 - 2004
Conselho Municipal do FUNDEFVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Representante dos professores
2008 - Atual
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e DesportoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2001 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de AltosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Cuncursada, Carga horária: 40
2009 - 2012
Secretaria Municipal de Educação de AltosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
2007 - Atual
Conselho Municipal da Merenda EscolarVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Vice-presidente
2020 - 2020
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ORIENTADOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora orientadora da disciplina TCC II.
2020 - 2020
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Orientador da Disciplina TCC I.
2019 - 2019
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor TUTOR, Carga horária: 60
Outras informações:
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA I
2019 - 2019
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor TUTOR, Carga horária: 60
Outras informações:
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
2019 - 2019
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor TUTOR, Carga horária: 60
Outras informações:
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2018 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas Avaliação da aprendizagem, Ficção na Literatura Nacional I, Leitura e produção de Textos II, Linguística Textual, poesia na Literatura Nacional I, Sintaxe da Língua Portuguesa, Filosofia da Educação,Historia da educação, Introdução a Literatura Nacional contemporânea, Língua Brasileiras de Sinais.
2017 - 2017
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas em 2017 Universidade Federal do Piauí Polo Campo Alegre de Lourdes ( BA) Inglês Instrumental( 60 h), Introdução do Trabalho Cientifico ( 60 h), língua Latina I ( 60 h), Introdução a Teoria Geral da Literatura ( 60 h ), Língua Latina II ( 60 h ) ,Linguística II ( 60 h )
2007 - 2007
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 75
Outras informações:
DISCIPLINA: PORTUGUÊS: CONTEÚDO E METODOLOGIA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonia Luciana Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?