David de Abreu Alves

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, participante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), do Núcleo de Pesquisa sobre Currículo, Ensino e Formação de Professores de Geografia (NUCEF), e do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC). Mestre em Geografia na linha de Educação Geográfica no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN-PPGG-UFPB). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Pesquisa de pós-graduação no âmbito do Ensino de Geografia para Deficientes Visuais, e trabalho de conclusão de curso ligado as questões da "Geografia Inclusiva". Experiência na docência desde 2011 em escolas públicas (municipais/estaduais) e privadas no Município de Cajazeiras-PB. Ao longo da minha graduação participei de quatro programas de monitorias transitando pela área da geografia física e da geografia humana, além de um programa de extensão vinculado a uma instituição publica no Município de Cajazeiras-PB. Atualmente executo pesquisa na área da Educação Especial e Inclusão de deficientes visuais, buscando deste modo, metodologias diversas, recursos didáticos e outras ferramentas que auxiliem no dia a dia de estudantes com Deficiência Visual, tendo como prioridade uma inclusão social e geográfica.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2018 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: AS LINGUAGENS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE,
Vanilton Camilo de Souza.

Mestrado em Geografia

2015 - 2017

Universidade Federal da Paraíba
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ DE DEFICIENTES VISUAIS,Ano de Obtenção: 2017
Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro.Coorientador: Professora Dr. Miriam Aparecida Bueno.. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Consciência Espacial-Cidadã; Educação Especial; Tecnologias Assistivas; Deficiência Visual.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Geografia

2010 - 2015

Universidade Federal de Campina Grande
Título: A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DOM MOISÉS COELHO, MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB
Orientador: Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

SIGNWRITING: ESCREVENDO NA LÍNGUA MATERNA DOS SURDOS. (Carga horária: 4h). , Realize Eventos, III CONEDU, Brasil.

2014 - 2014

USO DE VÍDEOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Aperfeiçoamento em Educação. (Carga horária: 40h). , Definição Colégio e Curso, DCC, Brasil.

2012 - 2012

Aperfeiçoamento em Educação. (Carga horária: 40h). , Definição Colégio e Curso, DCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALVES, David de Abreu . 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias. 2019. (Outro).

ALVES, David de Abreu . IX Fórum  Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia: contextos e perspectivas. 2018. (Outro).

ALVES, David de Abreu . XXIII SINPGeo ? Seminário Interno do Programa da Pós-graduação em Geografia. 2018. (Outro).

ALVES, David de Abreu . XXIII SINPGeo ? Seminário Interno do Programa da Pós-graduação em Geografia. 2018. (Outro).

CAVALCANTI, L. S. ; ALVES, David de Abreu . 5° Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outro).

CAVALCANTI, L. S. ; ALVES, David de Abreu . 5° Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outro).

ALVES, David de Abreu . II Seminário de Educação Geográfica - Saberes e cultura na Educação Geográfica: escola universidade e sociedade.. 2017. (Outro).

ALVES, David de Abreu . I Seminário de Educação Geográfica. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornada de Integração do IESA e XXIV Seminário Interno da Pós-Graduação em Geografia.AS LINGUAGENS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE. 2019. (Seminário).

IX CONGRESO IBÉRICO DE DIDÁCTICA DE LA GEOGRAFIA. O Currículo e suas possibilidades de Interferências na atuação dos professores de Geografia do Ensino Médio do Estado de Goiás. 2019. (Congresso).

XIV Seminário Educação e Cidade e VIII Colóquio do LEPEG. 2019. (Seminário).

XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2019).A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2019. (Encontro).

5 Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outra).

III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia.AS POTENCIALIDADES DA LINGUAGEM FILMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO. 2018. (Outra).

I Seminário de Residência Pedagógica. 2018. (Seminário).

Jornada de Trabalho do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG). 2018. (Outra).

VII Colóquio do Lepeg. 2018. (Outra).

VII Encontro Nacional das Licenciaturas.A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA INCLUSIVA NA MEDIAÇÃO DE CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E HISTÓRIA. 2018. (Encontro).

VI Seminário do PIBID. 2018. (Seminário).

XIII Seminário Educação e Cidade - ?Dilemas ambientais e urbanos na cidade contemporânea e o seu ensino. 2018. (Seminário).

II Seminário de Educação Geográfica da UFPB.MUDANÇA CURRICULAR OU MUDANÇA DAS PRÁTICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA. 2017. (Seminário).

Seminário Comemorativo do Dia do Geógrafo. 2017. (Seminário).

II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. GT - Didática, Currículo e Política Educacional; GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2016. (Congresso).

III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. GT - Educação, Mídia e Comunicação; GT - Educação Especial; GT - Formação de Professores; GT - Didática, Currículo e Política Educacional. 2016. (Congresso).

II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. 2016. (Outra).

VI Semana de Geografia (SEMAGEO). 2016. (Outra).

XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A INCLUSÃO EVIDENCIADA ATRAVÉS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. 2016. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.A Cartografia Tátil como ferramenta de inclusão para Deficientes Visuais. 2016. (Encontro).

II CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Políticas Públicas Educacionais para a Educação Especial/Inclusiva: Breves Considerações. 2015. (Congresso).

I seminário de Educação Geográfica da UFPB.Analise da Imagem como recurso didático para compreender a paisagem pela ótica da geografia física. 2015. (Seminário).

IV Seminário Nacional do PIBID.A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO. 2014. (Seminário).

V Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC.A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA EDUCACIONAL. 2014. (Encontro).

V SEMAGEO - CFP/UFCG. 2014. (Encontro).

XI Seminário de Iniciação a Docência. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andressa Cristina Moreira de Almeida

BUENO, M. A.; RICHTER, D.;ALVES, David de Abreu. O Ensino de Geografia para Surdos: uma espacialização das dissertações e teses entre os anos de 2005 a 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Brayner Veloso Sobrinho

OLIVEIRA, K. A. T.; SOUZA, V. C.;ALVES, David de Abreu. Conflitos Geopolíticos na Educação Básica: Propostas Metodológicas e Referências Utilizadas pelos Professores na Elaboração da Geografia Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Silvana Rodrigues Tolentino

CAMPOS, L. R.;ALVES, David de Abreu; OLIVEIRA, K. A. T.. Análise Do Conteúdo De Solo No Currículo Estadual E No Livro Didático De Geografia Do Ensino Fundamental II De Uma Escola Da Região Metropolitana De Goiânia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Fátima Ferreira Rodrigues

PINHEIRO, A. C. F.;RODRIGUES, Maria de Fatima Ferreira; LIRA, S. M.. TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ DE DEFICIENTES VISUAIS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Cícera Cecília esmeraldo Alves

LORENZO, I. D. N.;ALVES, C. C. E.ALVES, C. C. E.. A GEOGRAFIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DOM MOISÉS COELHO NO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS-PB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Denis Richter

SOUZA, Vanilton Camilo de; SANTOS, N.B.F.;RICHTER, D.. As linguagem para deficientes visuais na construção do pensamento geográfico sobre a cidade. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

SONIA MARIA DE LIRA

PINHEIRO, A. C.; BUENO, M. A.;LIRA, S. M.; REIS, C. M. M.. Tecnologia Assistiva e inclusão: a construção da consciência espacial -cidadã de deficientes visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

SONIA MARIA DE LIRA

LIRA, S. M.; PINHEIRO, A. C.; RODRIGUES, M. F. F.. Tecnologia Assistiva e Inclusão: a construção da consciência espacial-cidadã de deficientes visuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Christianne Maria Moura Reis

REIS, C. M.M.; PINHEIRO, A. C.. Tecnologia Assistiva e Inclusão: a construção da consciencia espacial cidadã de deficientes visuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Pinheiro

Tecnologia assistiva e inclusão: a construção da consciência espacial-cidadã de deficientes visuais; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Pinheiro;

Vanilton Camilo de Souza

As linguagens para deficientes visuais na construção de pensamento geográfico sobre a cidade; Início: 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE DE FARIA, MARIA EDUARDA ANDRADE ; DE ABREU ALVES, DAVID . AS POTENCIALIDADES DA LINGUAGEM FILMICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME ABRIL DESPEDAÇADO. PARA ONDE!? (UFRGS) , v. 12, p. 155-163, 2019.

  • ALVES, David de Abreu . AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E SUA INSERÇÃO NO MUNDO EDUCACIONAL ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO , v. 14, p. 07-33, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALVES, David de Abreu . MINICURSO - A Linguagem Fílmica como Ferramente de Abordagem para a Geografia Física. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, David de Abreu . OFICINA - Educação Inclusiva e Uso de Maquetes para Deficientes Visuais Auditivos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, David de Abreu . Extensão Comunitária UNIP. 2014. (Ministrante e Supervisor de Curso de Extensão Comunitária).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    OS ERROS CONCEITUAIS E DIDÁTICOS NOS LIVROS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO E NAS PRÁTICAS DOCENTES: PROCESSOS DE RETIFICAÇÃO E MEDIAÇÃO DIDÁTICA, Descrição: A proposição desse projeto é desdobramento, por um lado, da Tese de Doutorado defendida em 2009 ocasião em que se postulou sobre a importância da mediação didática e da retificação do erro como conceitos capazes de promover significativa e qualitativamente a formação inicial do professor de Geografia. E, por outro lado, da investigação realizada em pós-doutoramento em 2014 quando analisou-se a primazia de erros conceituais próprios da Geografia e os erros didáticos presentes nas atividades de Estágio Curricular dos Licenciandos de Geografia e Pedagogia. Essas investigações apontaram para a dificuldade de retificar o erro no contexto das práticas de ensino pois julgavam inexperientes para o manejo da sala de aula. Em decorrência a proposta assenta-se nos seguintes questionamentos: quais os obstáculos conceituais e didáticos oriundos dos livros didáticos usados pelo professor de Geografia nas escolas? Que erros teóricos, conceituais e didáticos estão presentes ou são induzidos pelo livro didático? as dificuldades de percepção e retificação de erros conceituais e didáticos de Geografia vivenciados pelos licenciandos em sua formação inicial estão presentes nas práticas de ensino de docentes de Geografia que já possui experiências na sala de aula? A pesquisa analisará que erros estão presentes nos livros didáticos do Ensino Médio e como o professor no contexto da sua prática de ensino retifica tais erros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: David de Abreu Alves - Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Coordenador / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante / Tiago Felis Pinheiro - Integrante / Izabela Peracini Bento - Integrante / Cláudia Rosa do Carmo - Integrante / Leovan Alves dos Santos - Integrante / Ismael Donizete Cardoso de Moraes - Integrante / Elídias Ferreira Martins - Integrante / Fernanda Leão Inácio Alves - Integrante / Larissa Bárbara Borges Drumond - Integrante / Amarolina Ribeiro Silva - Integrante / Camila Alves Duarte - Integrante / Janine Cordeiro Braga - Integrante / Igor de Araújo Pinheiro - Integrante / FLÁVIA GABRIELA DOMINGOS SILVA - Integrante / Simone Francisca de Novais - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Pós-Graduação / Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Geociências.,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2014

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Aluno Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplinas, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor pelo programa Jovens Docentes vinculado a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras. No período de 3 anos durande a graduação obtive partcipação em 4 monitorias de disciplinas que fazem parte do grade curricular do Curso de Licencitura em Geografia, além de uma participação em um projeto de extensão vinculado a mesma unidade e curso acima citados.

    Atividades

    • 10/2013 - 03/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Geologia Geral.

    • 08/2012 - 12/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Geologia Geral.

    • 05/2012 - 12/2012

      Extensão universitária , Reitoria, Centro de Formação de Professores.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Intitulado - A Universidade na escola - PROBEX/UFCG - Voluntário.

    • 02/2012 - 06/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Geografia da População.

    • 02/2011 - 06/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Metodologia Ciêntifica..

  • 2016 - 2016

    Definição Colegio e Curso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 8

  • 2015 - 2015

    Definição Colegio e Curso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12

  • 2013 - 2014

    Definição Colegio e Curso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/2013 - 05/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2012 - 2012

    E.E.E.F.M. Cel. Jacob Guilherme Frantz

    Vínculo: CONTRATO EMERGENCIAL, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 30

    Atividades

    • 07/2012 - 10/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia; Acompanhamento Pedagógico

    • 07/2012 - 10/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia; Acompanhamento Pedagógico

  • 2011 - 2011

    E.M.E.I.F. GALDINO PIRES FERREIRA

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de sala, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Auxiliar das disciplinas referentes ao Ensino Fundamental I e II da referida instituição localizada no Município de Cajazeiras-PB. Atividade totalmente de cunho voluntário.

    Atividades

    • 02/2011 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Português; Matemática; Ciências; Geografia; História

  • 2016 - 2016

    Realize eventos

    Vínculo: Monitoria de Evento Científico, Enquadramento Funcional: Monitor do III Congresso Nacional de Educação, Carga horária: 30

    Outras informações:
    III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, evento realizado no Centro de Convenções na cidade de Natal RN, no período de 05 a 07 de Outubro de 2016.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Aluno Monitor, Enquadramento Funcional: Doutorando Monitor do Laboratório LEPEG, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Aluno Monitor - Doutorando, Enquadramento Funcional: Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade-NUPEC, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Aluno Monitor - Doutorando, Enquadramento Funcional: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geo., Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Aluno Monitor - Doutorando, Enquadramento Funcional: NUCEF, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2019

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Geografia, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2018 - 05/2019

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Socioespacial do Brasil