Vinícius Pereira de Oliveira

Doutor em História/UFRGS. Mestre em História pela UNISINOS (2005). Licenciado em História pela UFRGS (2002). Tem experiência em pesquisa nas áreas de História do Brasil e Rio Grande do Sul; Escravidão e Afrodescendência; Patrimônio Imaterial, Memória e Identidade; História Marítima e do Mundo Atlântico. Atuou em estudos para regularização de comunidades remanescentes de quilombos. Atua na área de Ensino de História, com experiência nos níveis fundamental, médio e superior.

Informações coletadas do Lattes em 07/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sobre Águas Revoltas: cultura política maruja na cidade portuária de Rio Grande/RS (1835-1864)
, Ano de obtenção: 2013. Regina Célia Lima Xavier. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História

2003 - 2005

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: De Manoel Congo a Manoel de Paula: a trajetória de um africano ladino em terras meridionais (meados do século XIX)
, Ano de Obtenção: 2005.Paulo Roberto Staudt Moreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

1997 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2006 - 2006

Legislação e Territorialidade nas Ações Relaticas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2006

Formação continuada Ser e estar professor de EJA. (Carga horária: 54h). , Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, SMED/SÃO LEOPOLD, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Formação Inicial do PROJOVEM. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2004 - 2004

História da África e dos afro-descendentes. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Escravidão e dos Afrodescendentes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Pesquisa Histórica.

Organização de eventos

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Semana Municipal da Consciência Negra de Alegrete. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Semana da Consciência Negra 2012 do IF Farroupilha/Campus Alegrete. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2011. (Congresso).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; WEIMER, Rodrigo de Azevedo . Simpósio Temático Experiências de escravidão e liberdade no Rio Grande do Sul: séculos XVIII, XIX e XX.. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt . Simpósio Pesquisas sobre escravidão e pós-emancipação. 2006. (Outro).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; FÉLIX, Loiva Otero ; SILVEIRA, Daniela Oliveira ; SODRÉ, Elaine Leonara ; GEORGIADIS, Caroline . Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul: 125 anos de História. 1999. (Exposição).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; DIVERSOS . Semana Acadêmica da História - 1968: as barricadas fecham as ruas mas abrem os caminhos. 1998. (Outro).

Participação em eventos

IV Jornada Universitária em defesa da reforma agrária. 2017. (Outra).

III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades.Simpósio Temático História dos Indígenas e dos Afrodescendentes: perspectivas de estudos e diálogos com a etnohistória. 2016. (Encontro).

III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. 2016. (Encontro).

I Seminário de Formação Pedegógica do IFFarroupilha/Campus Alegrete. 2013. (Seminário).

Semana Municipal da Consciência Negra do Alegrete."Nunca vi homens mais valentes: os Lanceiros Negros farroupilhas". 2013. (Outra).

XI Encontro Estadual de História.Experiências marítimas no mundo do trabalho portuário de Rio Grande/RS (1835-1864). 2012. (Encontro).

Captação de recurso para gestão de acervos - FURG. 2011. (Oficina).

II Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos del GEALA.O afro-descendente, o imigrante europeu, e a construção da nação brasileira no século XIX: miscigenação, racismo e branqueamento. 2011. (Seminário).

V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2011. (Encontro).

XIII Seminário da APHAC-Norte - Escravidão e pós-abolição: o negro no extremo sul do Brasil.O marinheiro João Candido e a Revolta da Chibata em 1910. 2011. (Seminário).

Membro da Comissão Científica - X Encontro Estadual de História ANPUH/RS.Membro da Comissão Científica do Evento. 2010. (Encontro).

Revolta da Chibata - 100 anos: história e historiografia. 2010. (Seminário).

VIII Mostra de Pesquisa do APERS.Escravos em Bagé: fugas, quilombos e insurreições. 2010. (Outra).

X Encontro Estadual de História RS. 2010. (Encontro).

XVI Jornada de Ensino de HIstória e Educação e IX Seminário de Estudos Históricos.Lanceiros Negros, herança de Porongos - Vídeo-debate. 2010. (Seminário).

I Simpósio de história e cultura afrobrasileira, africana e quilombola.Trajetórias Negras. 2009. (Simpósio).

IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Escravos, marinheiros, embarcadiços e pescadores negros no mundo atlântico de Rio Grande/RS (século XIX). 2009. (Encontro).

Simpósio Internacional Centro, Periferia e análise histórica. 2009. (Simpósio).

IX Encontro Estadual de História.Sobre o convés: marinheiros, marítimos e pescadores negros no mundo atlântico do proto de Rio Grande/RS (século XIX). 2008. (Encontro).

III Simpósio Internacional de História e cultura negra.Lanceiros Negros Farroupilhas: história e contemporaneidade. 2007. (Simpósio).

XXIV Simpósio Nacional de História.O Inventário Nacional de Referências Culturais Masscre de Porongos e o ofício do Historiador. 2007. (Simpósio).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade. 2007. (Simpósio).

Como relaccionar História, Geografia e Informática Educativa no Currículo da EJA (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Desafiados com a releitura do livro Padagogia da Autonomia: o que aprendemos? (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Desafios presentes nas práticas de Gestão Democrática da escola pública (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Gesto Educativo: por uma pedagogia do movimento (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

IV Mostra de Pesquisa do APERS. 2006. (Outra).

Legislação e Territorialidade nas ações relativas a remanescentes de quilombos. 2006. (Outra).

Mini Curso Etnicidade, Teoria e Pesquisa (oferecido pelo VIII Encontro Estadual de História). 2006. (Outra).

Planejamento, projeto e os sentidos da observação na prática educativa (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Políticas Educacionais no Brasil (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Políticas públicas: educação de Jovens e Adultos no Brasil (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Projetos na Educação: novos olhares construindo novas práticas. 2006. (Outra).

Reflexões sobre pesquisa e conteúdo escolar na EJA (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Relendo Paulo Freire: saberes necessários à prática educativa (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

Socializando saberes e práticas na EJA (Formação continuada para ser e estar professor na EJA). 2006. (Outra).

VIII Encontro Estadual de História: História e Violência. 2006. (Encontro).

Curso de Formação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM. 2005. (Outra).

II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2005. (Encontro).

VII Encontro do Corredor de Idéias do Mercosul.VII Encontro do Corredor de Idéias do Mercosul - Âmbito Internacional. 2005. (Encontro).

Seminário Nacional da Comunidade Quilombola de Morro Alto. 2004. (Seminário).

VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho. 2004. (Encontro).

A Escrita da História: Modos (I). 2003. (Seminário).

As Fontes do Inquérito I. 2003. (Seminário).

Conferência Escravidão, etnicidade e racismo: abordagens e sugestões nos parâmetros curriculares nacionais (I Encontro de Castro - Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional). 2003. (Outra).

Escala e legitimidade no saber histórico: desafios da pesquisa na pós-graduação. 2003. (Seminário).

I Encontro de Castro - Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2003. (Outra).

I Mostra de Pesquisa do APERS. 2003. (Outra).

Política de Memória Institucional e Historiografia. 2002. (Seminário).

Seminário Nacional de Imigração e Imprensa. 2002. (Seminário).

VI Encontro Estadual de História 'Ser Historiador Hoje'. 2002. (Encontro).

Seminário Repensando a História do Brasil. 1999. (Seminário).

Quilombos e resistência negra. 1998. (Outra).

Semana Acadêmica da História - 1968: as barricadas fecham as ruas mas abrem os caminhos. 1998. (Outra).

XVIII Encontro nacional de Estudantes de História - 150 anos do Manifesto Comunista. 1998. (Encontro).

Semana Acadêmica da História: Revolução soviética, 80 anos - um passado presente. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Miguel Ángel Rodríguez Silva

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. Candombe Transformação e Permanência: Uma leitura de palco e rua. 2022. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: VINICIUS CARDOSO NUNES

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; VARGAS, Jonas Moreira;OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. Escravidão e criminalidade: os campeiros nos processos-crimes na Vila de Piratini (1850-1870). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Matheus Batalha Bom

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. LIBERDADES RACIALIZADAS: GÊNERO, TRABALHO E CRIME NA FRONTEIRA MERIDIONAL (JAGUARÃO, 1870-1905). 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: José Willame Felipe Alves

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; Marluza Marques Harres; THUM, C.; Solon Eduardo Annes Viola; Eloisa Helena Capovilla da Luz Ramos;OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. A EMERGÊNCIA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS COMO FENÔMENO POLÍTICO NO CEARÁ: SÍTIO ARRUDA, NO MUNICÍPIO DE ARARIPE. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vinicius Nunes Cardoso

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. Escravidão, Resistência e Criminalidade: a vida dos escravizados na Comarca de Piratini (1810-1871). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Natália Garcia Pinto,

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. ?CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO?: A LUTA PELA ALFABETIZAÇÃO E INSTRUÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL A ALVORADA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica Para Graduados Não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Júlia Vanessa Andrade da Silva

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. "Hey de matar a esse negro 13 de maio": racialização em processos crimes na cidade de Pelotas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: VINICIUS CARDOSO NUNES

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de; VARGAS, Jonas Moreira. Escravidão e criminalidade na Vila de Piratini/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de. Banca para professor substituto de História. 2014. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Orientou

Jessica B

Lopes; Orientação de estágio curricular obrigatório - Licenciatura em História UFPEL; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vinicius Pereira de Oliveira;

Venine Oliveira dos Santos

Orientação de estágio curricular obrigatório - Licenciatura em História UFPEL; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vinicius Pereira de Oliveira;

Andressa Vargas Soares

Orientação de estágio curricular obrigatório - Licenciatura em História UFPEL; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vinicius Pereira de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • LIMA, R. P. ; CUNHA, Myriam Siqueira da ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; ORSATO, A. ; FERNANDES, R. K. U. . Perfil dos evadidos no ensino médio técnico integrado: Um estudo no IFSul- Campus Pelotas Visconde da Graça. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica , v. 2, p. 1-19, 2022.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Recrutamento e deserção na Armada Imperial brasileira: alguns apontamentos a partir da província do Rio Grande do Sul (século XIX). Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online) , v. 4, p. 153-168, 2012.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Marinheiros no mundo do trabalho portuário de Rio Grande/RS (1835-1864). Ciências Humanas e Sociais em Revista , v. 34, p. 73-89, 2012.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Guerreiros Descartáveis. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 58, p. 46-49, 2010.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Africanos Livres no Rio Grande do Sul: escravização e tutela. Estudos Afro-Asiáticos , v. 2007, p. 201-280, 2007.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; VIANNA, Marcelo ; SILVEIRA, Daniela Oliveira . O Concurso Público de 1941 - institucionalização da carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Revista do Ministério Público , Porto Alegre/RS, v. 49, p. 17-47, 2003.

  • GOMES, D. P. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SCHERER, Jovani de S. . Histórias de batuques e batuqueiros: Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. 1. ed. Pelotas: Edição dos autores, 2021. 73p .

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt (Org.) . Sillogés - Revista do GT Acervos - História, Memória e Patrimônio - Dossié Escravidão e Pós-abolição: acervos fontes e lugares de memória. 1. ed. Porto Alegre: GT Acervos: História, Memória e Patrimônio, 2018. v. 1.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros: histórias, memórias e identidades no sul do Brasil. 1. ed. Porto Alegre: IPHAN/RS, 2007. v. 1. 50p .

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . De Manoel Congo a Manoel de Paula: um africano ladino em terras meridionais. 1. ed. Porto Alegre/RS: EST Edições, 2006.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Vinicius Pereira de Oliveira - entrevista. In: Rodrigo de Azevedo Weimer. (Org.). Conversando com mais historiadoras e historiadores sulriograndenses: coletânea do APERS Entrevista 2021. 1ed.Porto Alegre: APERS, 2022, v. 1, p. 7-14.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; AL-ALAM, C. C. . "Disse que era marinheiro": marujada escravizada em Pelotas (XIX). In: Aristeu Elisandro Machado Lopes; Jonas Moreira Vargas. (Org.). Capítulos de História de Pelotas. 1ed.Porto Alegre: Casaletras, 2021, v. 1, p. 81-102.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Lanceiros Negros farroupilhas: história, memória e identidade sul-riograndense revistas. In: Alessandra Gasparotto; Lisiane Sias Manke; Lori Altmann. (Org.). Ações afirmativas e educação antirracista: reflexões, propostas e ferramentas didáticas. 1ed.Francisco Beltrão: Calgan, 2018, v. , p. 44-.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O negro, o imigrante e a construção da nação brasileira no século XIX: miscigenação, racismo e branqueamento no Rio Grande do Sul. In: Evandro Fernandes; Rosane Maria Neumann; Eosithia Weber. (Org.). Imigração: diálogos e novas abordagens. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. , p. 1-624.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Escravos Farrapos. In: Patricia Braick. (Org.). Estudar história: das origens do homem à era digital - No prelo. São Paulo: Moderna, 2011, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Escravos em Bagé: fugas, quilombos e insurreições. In: MOSTRA DE PESQUISA DO ARQUIVO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL. (Org.). Anais: Produzindo História a partir de fontes primárias. Porto Alegre: CORAG, 2010, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Análise documental. In: ULBRA. (Org.). Pesquisa Social. Curitiba: Ibpex, 2010, v. , p. 91-100.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . Os lanceiros Francisco Cabinda, João Aleijado, preto Antônio e outros personagens negros na Guerra dos Farrapos. In: Gilberto Ferreira da Silva; José Antônio dos Sants; Luiz CArlos da Cunha Carneiro. (Org.). RS Negro: cartografia sobre a produção do conhecimento. 2a.ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 63-82.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os africanos-livres na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. In: Centro Histórico-Cultural Santa Casa. (Org.). Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed da ISCMPA, 2009, v. , p. 85-117.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . Os lanceiros Francisco Cabinda, João Aleijado, preto Antônio e outros personagens negros na Guerra dos Farrapos. In: Gilberto Ferreira sa Silva; José Antônio dos Santos; Luiz Carlos da Cunha Carneiro. (Org.). RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Diálogos entre a pesquisa histórica e a memória quilombola: um estudo sobre a Comunidade de Manoel Barbosa/RS. In: BRASIL/Ministério do Desenvolvimento Agrário. (Org.). Prêmio Territórios Quilombolas 2ª Edição. Brasília: MDA, 2007, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Era uma cidadezinha só de pretos: a Comunidade Quilombola de Manoel Barbosa e o negro na formação histórica de Gravataí/RS. In: Marcia Medeiros da Rocha. (Org.). IV Mostra de pesquisa do Arquivo Público do Estado do RioGrande do Sul. Anais: produzindo história a partir de fontes primárias.. Porto Alegre: CORAG, 2006, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Concluído inventário do Massacre de Porongos. Extra Classe - SINPRO/RS - Ano 13, n 124, Porto Alegre/RS, 01 jun. 2008.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A atualidade da questão quilombola no Brasil. Revsita do Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, , v. 218, p. 57 - 59, 07 maio 2007.

  • ORSATO, A. ; CUNHA, M. S. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; LIMA, R. P. ; CARDODO, K. . Não me formei porque desisti?: análise da evasão escolar no contexto do ensino médio técnico integrado em um câmpus do IFSul - Fase 1. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica UFPEL - CIC, 2019, Pelotas. Anais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica UFPEL - CIC, 2019. v. 1. p. 1-300.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O afro-descendente, o imigrante europeu, e a construção da nação brasileira no século XIX: miscigenação, racismo e branqueamento. In: II Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos del GEALA, 2011, Buenos Aires. Actas de las Segundas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos del GEALA. Buenos Aires: Mnemosyne, 2011.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sobre o convés: marinheiros, marítimos e pescadores negros no mundo atlântico do proto de Rio Grande/RS (século XIX). In: IX Encontro Estadual de História, 2008, Porto Alegre. Vestígios do Passado: a história e suas fontes, 2008.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Esta é mais uma prova brilhante de que a onda abolicionista vai crescendo e fazendo adeptos: a ação de curadores e magistrados abolicionistas atravésde alguns casos de arbitramento para compra de alforria(Gravataí/RS - década de 1880). In: VIII Encontro Estadual de História: História e Violência - ANPUH/RS, 2006, Caxias do Sul. Anais do VIII Encontro Estadual de História: História e Violência. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2006.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . A apropriação política do discurso: a quem pertence a memória/história dos Lanceiros Negros?. In: III Simpósio Nacional de História Cultural: mundos da imagem, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural: mundos da imagem. Florianópolis: GT História Cultural ANPUH/SC, 2006.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O estudo de trajetórias escravas como possibilidade historiográfica: o caso do africano Manoel Congo (Rio Grande do Sul/Brasil, século XIX).. In: II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2005, Porto Alegre. Anais do II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2005.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Um preto de nome Manoel: a trajetória de um africano 'que sabia que era livre'. In: VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho - ANPUH/RS, 2004, Pelotas/RS. Anais do VII Encontro Estadual de História. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2004.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sociabilidade cativa: o caso da colônia alemã de São Leopoldo/RS. In: VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho - ANPUH/RS, 2004, Pelotas/RS. Anais do VII Encontro Estadual de História. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2004.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Manoel, dos africanos que desembarcaram na costa de Tramandaí: a trajetória de vida de um africano ilegalmente escravizado.. In: Raízes de Capão da Canoa, 2004, Capão da Canoa. Raízes de Capão da Canoa - XV Encontro dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha. Porto Alegre: EST, 2004. p. 636-643.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Novos critérios para o acesso à estrutura burocrática estatal. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2002, Passo Fundo/RS. Anais do VI Encontro Estadual de História - Ser Historiador Hoje, 2002.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O Caso Brandão de Mello e o crime contra a honra. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2002, Passo Fundo/RS. Anais do VI Encontro Estadual de História - Ser historiador Hoje, 2002.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Experiências marítimas no mundo do trabalho portuário de Rio Grande/RS (1835-1864). In: XI Encontro Estadual de História ANPUH/RS, 2012, Rio Grande. Caderno de Resumos do XI Encontro Estadual de História ANPUH/RS, 2012. p. 228-228.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Escravos, marinheiros, embarcadiços e pescadores negros no mundo atlântico de Rio Grande/RS (século XIX). In: IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos: IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. p. 90-91.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sobre o convés: marinheiros, marítimos e pescadores negros no mundo atlântico do porto de Rio Grande/RS (século XIX). In: IX Encontro Estadual de História, 2008, Porto Alegre. IX Encontro Estadual de História "Vestígios do passado - a história e suas fontes": caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos, 2008.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O Inventário Nacional de Referências Culturais Masscre de Porongos e o ofício do Historiador. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História - Caderno de resumos. São Leopoldo: São Leopoldo, 2007. p. 538-538.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os processos de regularização de territórios quilombolas`. In: V Jornada de Estudos afro-brasileiros, 2007, Porto Alegre. V Jornada de Estudos afro-brasileiros: resumo das comunidações, 2007. p. 36-36.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Esta é mais uma prova brilhante de que a onda abolicionista vai crescendo e fazendo adeptos: a ação de curadores e magistrados abolicionistas atravésde alguns casos de arbitramento para compra de alforria(Gravataí/RS - década de 1880). In: VIII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2006, Caxias do Sul. História e violência: caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos, 2006.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . A apropriação política do discurso: a quem pertence a memória/história dos Lanceiros Negros?. In: III Simpósio Nacional de História Cultural: mundos da imagem, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural: mundos da imagem, 2006. p. 99-100.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O estudo de trajetórias escravas como possibilidade historiográfica: o caso do africano Manoel Congo (Rio Grande do Sul/Brasil, século XIX). In: II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2005, Porto Alegre. Caderno de resumos do II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Sao Leopoldo: Oikos, 2007. p. 49-49.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O estudo de trajetórias escravas como possibilidade historiográfica: o caso do africano Manoel Congo (Rio Grande do Sul/Brasil, século XIX). In: do II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2005, Porto Alegre. Anais do II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. São Leopoldo: Oikos, 2005.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sociabilidade cativa: o caso da colônia alemã de São Leopoldo/RS. In: VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho, 2004, Pelotas. História, Memória e Testemunho: caderno de resumos. São Leopoldo: Oikos, 2004.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Um preto de nome Manoel: a trajetória de um africano 'que sabia que era livre'. In: VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho, 2004, Pelotas. Anais do VII Encontro Estadual de História: História, Memória e Testemunho, 2004. p. 137.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Exibição do documentário Maçambique de Osório e roda de conversa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, Myriam Siqueira da ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; FERNANDES, R. K. U. ; NOBRE, Lizandra ; LIMA, R. P. . A evasão escolar em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; LIMA, R. P. ; NOBRE, Lizandra ; FERNANDES, R. U. ; CUNHA, Myriam Siqueira da . Análise da evasão escolar no contexto do ensino médio técnico integrado em um câmpus do IFSul: a perspectiva dos estudantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cardoso, Karina G ; LIMA, R. P. ; ORSATO, A. ; CUNHA, M. S. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . 'NÃO ME FORMEI, PORQUE DESISTI?: ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM UM CÂMPUS DO IFSUL'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Mundos do Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Racismo e educação étnico-racial: reflexões sobre o papel docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Cultura marítima atlântica no porto de Rio Grande - século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SEGUNDO, M. A. S. . As mobilizações populares de hoje e a construção da cidadania no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Experiências marítimas no mundo do trabalho portuário de Rio Grande/RS (1835-1864). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . História, racismo e educação étnico-racial: reflexões sobre o papel docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O afro-descendente, o imigrante europeu, e a construção da nação brasileira no século XIX: miscigenação, racismo e branqueamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O marinheiro João Candido e a Revolta da Chibata em 1910. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O negro, o imigrante e a construção da nação brasileira no século XIX: miscigenação, racismo e branqueamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . História e Cultura Afrobrasileira no Rio Grande do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Escravos em Bagé: fugas, quilombos e insurreições. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . De Manoel Congo a Manoel de Paula: novos olhares sobre a história do negro no Vale dos Sinos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Escravos, marinheiros, embarcadiços e pescadores negros no mundo atlântico de Rio Grande/RS (século XIX). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt ; SANTOS, Sherol . Ondas Africanas, Areias Brancas: a histórica presença negra no litoral norte rio-grandense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Quilombos de Viamão - Resgatando Nossa História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, Vera REgina ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Do Planeta dos Macacos à Chácara das Rosas: um estudo etnográfico sobre territorialidade urbana, negra e quilombola de Canoas/RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sobre o convés: marinheiros, marítimos e pescadores negros no mundo atlântico do proto de Rio Grande/RS (século XIX). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os remanescentes dos quilombos no RS: história e legislação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os "africanos livres" na Santa Casa de Porto Alegre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A atualidade da questão quilombola no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Lanceiros e Farrapos: a participação negra na Guerra Farroupilha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Chácara das Rosas: o ontem e o hoje de uma luta quilombola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os processos de regularização de territórios quilombolas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Lanceiros Negros Farroupilhas: história e contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Esta é mais uma prova brilhante de que a onda abolicionista vai crescendo e fazendo adeptos: a ação de curadores e magistrados abolicionistas através de alguns casos de arbitramento para compra de alforria (Gravataí/RS - década de 1880). 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Era uma cidadezinha só de pretos: a Comunidade Quilombola de Manoel Barbosa e o negro na formação histórica de Gravataí/RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . A apropriação política do discurso: a quem pertence a mamória dos lanceiros negros?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Os negros em São Leopoldo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de ; SALAINI, Cristian Jobi . XI Semana Acadêmica de História da Unisinos - História do Rio Grande do Sul: Outras Abordagens. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Identidade Cultural e os Lanceiros Negros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Massacre de Porongos: uma abordagem histórico-antropológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Daniela Vallandro de ; SALAINI, Cristian Jobi . Massacre de Porongos, Patrimônio e Identidade negra no Rio Grande do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Esta é mais uma prova brilhante de que a onda abolicionista vai crescendo e fazendo adeptos: a ação de curadores e magistrados abolicionistas através de alguns casos de arbitramento para compra de alforria (Gravataí/RS - década de 1880). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O Massacre de Porongos: história e memória dos negros na Guerra dos Farrapos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O estudo de trajetórias escravas como possibilidade historiográfica: o caso do africano Manoel Congo (Rio Grande do Sul/Brasil, século XIX).. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A presença negra no Rio Grande do Sul. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Manoel, dos Africanos que desembarcaram na Costa de Tramanday: a trajetória de vida de um africano ilegalmente escravizado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; ALVES, Eliege ; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt . Os negros na colônia alemã. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O preto de nome Manoel: a trajetória de um africano 'que sabia que era livre'. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Sociabilidade cativa: o caso da colônia alemã de São Leopoldo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A presença escrava na colônia alemã de São Leopoldo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . O APERS e algumas possibilidades de pesquisa acerca da escravidão no RS: o caso da colônia alemã de São Leopoldo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Novos critérios para o acesso à estrutura burocrática estatal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; RECKZIEGEL, Ana Luiza Setti . O Caso Brandão de Mello e o crime contra a honra. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; VIANNA, Marcelo . O quanto sou deste todo? - A relação entre memória institucional e memórias individuais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, Paulo Roberto Staudt ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; GRIGIO, E. . Sillogé s ? Dossiê Escravidão e Pós-Abolição: Acervos, Fontes e Lugares de Memória. Porto Alegre, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . A participação negra na Revolução Farroupilha. In: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade e cidadania: 2° ano.. São Paulo: FTD, 2013 (Texto em livro didático).

  • MOREIRA, Paulo Roberto Staudt ; WEIMER, Rodrigo de Azevedo ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Verbete: Local: Praia do Barco (Capão Alto ou Capão da Negrada) ? Capão da Canoa ? RS 2013 (Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Esc).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SALAINI, Cristian Jobi . Escravos farrapos. In: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital. 8E ano. São Paulo: Editora Moderna, 2011, p. 240. 1ª. Edição.. São Paulo: Moderna, 2011 (Texto em livro didático).

  • OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CRUZ, Cassius Marcelus ; SILVA, Geraldo Luiz da ; SALLES, Jefferson . Quilombo: referência de resistênica à dominação e luta pela terra no Paraná. Curitiba: SEED-PR, 2006 (Cadernos Temáticos/Secretaria de Estado da Educação Paraná: educando para as relações étnico-raciais).

Outras produções

KOSBY, M. F. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana no Rio Grande do Sul - Módulo 2 - IPHAN/RS. 2021.

SALAINI, Cristian Jobi ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; Balen, Mariana . Elaboração de RTID das comunidades quilombolas de Caraíbas, Catuabo, Desterro, Forte, Ladeiras, Pontal da Barra e Maloca - Sergipe. 2009.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; SILVA, Vera Regina Rodrigues da . Chácara das Rosas: o ontem e o hoje de uma luta quilombola. Relatório Antropológico e Histórico de uma Comunidade Negra em Canoas/RS. 2007.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; GAMALHO, Nola Patricia ; CENTENO, Lúcio Domingues ; BITTENCOURT JUNIOR, Iosvaldyr Carvalho . Relatório sócio-histórico-geográfico-antropológico de Delimitação e identificação da Comunidade Quilombola de Palmas (Bagé/RS). 2007.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; FUJIMOTO, Nina Simone Vilaverde Moura ; SILVA, Vera Regina Rodrigues da . A resistência através da permanência: relatório antropológico, histórico e geográfico sobre a comunidade negra de Manoel Barbosa.. 2006.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; SALAINI, Cristian Jobi ; MAGNI, Claudia. T. . Relatório Etapas Preliminar/Documentação/Registro - Inventário Nacional de Referências Culturais Massacre de Porongos - IPHAN/RS. 2004.

KOSBY, M. F. ; OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana no estado do Rio Grande do Sul - módulo 2 (Rio Grande, Pelotas e Jaguarão). 2021.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Revista História Unicap. 2014.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; SALAINI, Cristian Jobi ; CARVALHO, Daniela Vallandro de . Relatório Etapa Identificação - Inventário Nacional de Referências Culturais Massacre de Porongos - IPHAN/RS. 2006.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A jornada de Manoel Congo em busca da liberdade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt . XI JEAB - Jornada Estadual de Estudos Afro-brasileiros. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; FARINATTI, L. A. . II Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão - IF Farroupilha/Campus São Vicente do Sul. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . 13 de maio - Qual é a cor desta data?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Comunidades Quilombolas no Rio Grande do Sul. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Lanceiros Negros: guia de referências históricas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CDROM).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . Quilombos: memória e história. 2006. .

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de . A presença escrava na colônia alemã de São Leopoldo: invisibiliade e trabalho. 2006. .

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CRUZ, Cassius Marcelus ; BELO, Melissa Colbert . Comunidades escrevendo sua História? História Oral, Memória e os limites entre a cientificidade e o senso comum no Projeto Memória dos Bairros da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; SALAINI, Cristian Jobi ; MAGNI, Claudia. T. . Lancieros Negros: herança de Porongos (DVD). 2007. Vídeo.

OLIVEIRA, Vinicius Pereira de ; CARVALHO, Ana Paula Comin de ; BARCELLOS, Daisy Macedo de ; SALAINI, Cristian Jobi ; MAGNI, Claudia. T. . Exposição sobre Lanceiros Negos: História e Memória (Banners). 2007. Gravura.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Agô: uma análise histórica sobre as religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul ? séculos XIX e XX - Fase 2, Descrição: Este projeto propõe o estudo das configurações das religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX. O tema justifica-se por se tratar de uma prática historicamente sujeita a estigmas e a intolerância, mas ao mesmo tempo portadora de riquíssima tradição e saberes ancestrais valiosíssimos enquanto patrimônio cultural representativo da diversidade constituinte do país. Este projeto é a continuidade de um estudo inicial desenvolvido entre 2020 e 2021 (Fase 1) e registrado na PROPESP (PD12201220/133). Busca-se complementar a pesquisa em curso. Os objetivos estabelecidos são: refletir sobre as representações culturais dos cultos de matriz africana no RS frente a produção intelectual brasileira e sul rio grandense; pensar as formas de organização coletiva e de resistência dessas comunidades frente a intolerância e perseguições ao longo dos séculos XIX e XX, valorizando as noções de territorialidade, identidade, ancestralidade; mapear acervos de famílias afro religiosas com potencial de pesquisa para o tema. Metodologicamente, será utilizada tanto a abordagem quantitativa como a qualitativa no que se refere ao processo de seleção, coleta e análise de dados; bem como o cruzamento sistemático de fontes documentais de natureza diversa e a análise da produção bibliográfica especializada, tendo a História Social como referência teórico-medotológica. Como resultado, espera-se contribuir com o processo de releitura da história tradicional do RS, a qual inviabiliza o papel da comunidade negra e da religiosidade de matriz africana. De forma que possa impactar na desconstrução de estigmas que pairam esta religiosidade e possa repercutir no campo da cultura e da educação no sentido de valorizar a sua diversidade étnica e no enfrentamento à intolerância, indo ao encontro da Lei n. 10.639/2003 que estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro brasileira, alinhando-se aos anseios de uma educação inclusiva e democrática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Não me formei, porque desisti...: análise comparativa da evasão no curso Médio Técnico Integrado em Agropecuária em dois câmpus de Institutos Federais. Fase 3, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Rafael Peter de Lima - Integrante / Myiriam Siqueira da Cunha - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Agô: uma análise histórica sobre as religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul ? séculos XIX e XX, Descrição: Este projeto propõe-se ao estudo da trajetória e das configurações das religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX, particularmente atentando para as cidades de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Trata-se de uma prática historicamente sujeita a estigmas negativos e a intolerância social, ao mesmo tempo portadora de riquíssima tradição e saberes ancestrais valiosíssimos enquanto patrimônio cultural representativo da diversidade constituinte do país. Buscaremos neste estudo proceder um amplo levantamento documental e bibliográfico sobre o tema, tendo como um primeiro objetivo a reflexão sobre os cultos de matriz africana no Rio Grande do Sul frente a produção intelectual brasileira e sul rio grandense. Um segundo objetivo será pensar as formas de organização coletiva e de resistência destas comunidades frente a intolerância e perseguições ao longo dos séculos XIX e XX, valorizando as noções de territorialidade, identidade, ancestralidade como linhas de análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Não me formei porque desisti?: análise da evasão escolar no contexto do ensino médio técnico integrado em um câmpus do IFSul - Fase 2, Descrição: O projeto visa dar continuidade ao estudo que vem analisando o fenômeno da evasão escolar nas turmas de ensino médio técnico integrado em um dos câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no período compreendido entre 2015 e 2018. Esta fase da investigação pretende dar visibilidade aos principais elementos que compõem e dinamizam tal quadro no ambiente e recorte temporal selecionados. Sabe-se que a questão se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de fatores intervenientes, o que, desde já, se coloca como problema e desafio. A fim de atingir o objetivo proposto, a metodologia de trabalho adotada será o protocolo quali-quantitativo, compreendendo o levantamento e sistematização de dados de estudantes evadidos. Um primeiro conjunto dessas informações foram obtidas a partir dos dados constantes no sistema Q-Acadêmico e analisados no programa de estatística SPSS. Neste momento estamos propondo a continuação das entrevistas semi-estruturadas com alunos que abandonaram os cursos, no intuito de dar voz aos que são atingidos diretamente pelo fenômeno da evasão escolar, tomando como principal referencial de análise o ponto de vista dos estudantes a fim de poder contribuir efetivamente para a elucidação e busca de soluções para o problema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador / Rafael Peter de Lima - Integrante / Andreia Orsato - Integrante / Myiriam Siqueira da Cunha - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Não me formei porque desisti?: análise da evasão escolar no contexto do ensino médio técnico integrado em um câmpus do IFSul, Descrição: O projeto visa analisar o fenômeno da evasão escolar nas turmas de ensino médio técnico integrado em um dos câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no período compreendido entre 2015 e 2018. A investigação pretende dar visibilidade aos principais elementos que compõem e dinamizam tal quadro no ambiente e recorte temporal selecionados. Da mesma forma, se apresenta como necessário movimento no sentido de enfrentamento do problema na medida em que busca desvelar mecanismos de exclusão e construir narrativas que possam servir de suporte para intervenções futuras. Sabe-se, contudo, que a questão se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de fatores intervenientes, o que, desde já, se coloca como problema e desafio. A fim de atingir o objetivo proposto, a metodologia de trabalho adotada será o protocolo quali-quantitativo, compreendendo o levantamento e sistematização de dados de estudantes evadidos. Tais informações serão obtidas tanto a partir dos dados constantes no sistema Q-Acadêmico, quanto por entrevistas semi-estruturadas com alunos que abandonaram os cursos. Nesse sentido, pretendemos dar voz aos que são atingidos diretamente pelo fenômeno da evasão escolar, tomando como principal referencial de análise o ponto de vista dos alunos com o intuito de poder contribuir efetivamente para a elucidação e busca de soluções para o problema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Rafael Peter de Lima - Coordenador / Andreia Orsato - Integrante / Myiriam Siqueira da Cunha - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Narrativas fronteiriças brasileiro-uruguaias: trabalho, escravidão e relações internacionais na segunda metade do século XIX., Descrição: A pesquisa visa estudar as históricas interações entre Brasil e Uruguai a partir dos referenciais do ?mundo do trabalho? e da relações internacionais. Trilhando o caminho do que poderia se chamar de uma História Social do Trabalho, da Escravidão e das Relações Internacionais, a investigação se propõe a pensar tais temáticas de maneira integrada, complementar e interdependente. As longínquas ligações entre ambos os lados da fronteira, espelhadas em um largo processo de interações sociais, políticas e econômicas constituem o eixo do trabalho. Perceber e analisar diferentes vieses e impactos dessas interações será o foco da pesquisa. O Rio Grande do Sul, e especificamente a cidade de Pelotas, estiveram no centro desse movimento de mão dupla, de mútua influência que conecta ambos os países e produz uma história compartilhada. Para melhor visualizar essa dinâmica foi escolhido como recorte temporal a segunda metade do século XIX. Nesse período o então Império brasileiro e a República uruguaia atravessavam processos de intensas transformações em suas organizações laborais e estruturação de seus estados nacionais. À dinâmica de consolidação do Estado Nacional brasileiro acompanhou a opção do governo imperial por uma presença ativa e intervencionista na região platina, ao mesmo tempo que passo a passo se dissolvia o sistema escravista e as críticas à própria monarquia ganhavam intensidade. Localmente o complexo charqueador pelotense, estruturado com base no trabalho escravizado, passaria por reestruturações e crises que levariam ao seu colapso. Nessa mesma época a República oriental, que recém emergia da fratricida Guerra Grande (1839-1852), tinha que lidar com suas instabilidades internas insufladas pela ostensiva presença imperial escravista brasileira sempre pairando como uma ameaça à sua soberania e independência. Avançar por esta senda e construir narrativas históricas sobre esses caminhos entrecruzados de escravidão e liberdade, soberania e dependência constitui o grande desafio a ser enfrentado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Integrante / Rafael Peter de Lima - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Uma princesa negra no Brasil meridional: história, memória e identidade afro-descendente na cidade de Pelotas/RS, Descrição: Este projeto visa identificar referências históricas, de memória e identidade relativas à trajetória das populações afro descendentes em Pelotas. Esta cidade foi um dos mais importantes pólos econômicos sul rio-grandense no século XIX devido o desenvolvimento de seu complexo produtivo charqueador. Ficou conhecida também como o mais importante pólo cultural da província, congregando uma destacada elite cultural e uma diversidade de espaços culturais. Entretanto, a dimensão da participação afro descendente nesta construção nem sempre é conhecida fora do ambiente estrito dos pesquisadores especializados ou daqueles que a viveram. Perpetua-se no imaginário coletivo uma versão de história centrada na trajetória de uma elite ilustrada originária das grandes famílias charqueadoras. Trata-se de uma versão histórica parcial, na medida em que raramente inclui e problematiza a participação da comunidade negra ? livre e escravizada ? no processo de construção da cidade. Se considerarmos a história e a memória como elementos cada vez mais presentes no que se refere a constituição de políticas públicas e no reconhecimento de demandas de grupos sociais específicos, sua problematização passa a ser vista como indissociada de questões de política e poder. Entendendo que o direito ao (auto)reconhecimento histórico e identitário se constitui como um elemento de empoderamento essencial à cidadania em contextos de desigualdade, pretende-se com este projeto contribuir para a problematização e contraposição de determinados discursos quanto ao passado da cidade, discursos que invizibilizaram a participação fundamental da população afro descendente na sua conformação. Como objetivo pretende-se mapear referências históricas, de memória e identidade a respeito da trajetória afro descendente em Pelotas que contribuam para a demarcação e valorização de referenciais sócio-histórico-identitários para o grupo em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador / Rafael Peter de Lima - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Acervo documental do CAVG, Descrição: Projeto visando a salvaguarda do patrimônio documental do Campus Pelotas - Visconde da Graça. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador / Carla Menegat - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Uma princesa negra no Brasil meridional: história, memória e > identidade afro descendente na cidade de Pelotas/RS, Descrição: Iniciado como projeto por demanda (registrado na PROPESP/IFSUL sob n. PD001014/122) .C Posteriormente contemplado pelo Edital 04/2014 do IFSUL (Registrado sob n PE 040115/031).. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Pereira de Oliveira - Coordenador.

Prêmios

2006

Prêmio Territórios Quilombolas 2006 - 2 lugar categoria, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Brasileira de Antropologia, ANPOCS, INCRA, SEPPIR.

2006

Indicação para Prêmio Açorianos de Literatura 2006 - Categoria Ensaios de Humanidades (obra: "De Manoel Congo a Manoel de Paula"), Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura de Porto Alegre.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente em História, Carga horária: 40

Outras informações:
Campus Pelotas/Visconde da Graça

2012 - 2013

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente em História

Outras informações:
Campus Alegrete

2009 - 2010

PROAGI / INCRA-SE

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Historiador

Atividades

  • 07/2009 - 12/2010

    Serviços técnicos especializados , Convenio com o INCRA.,Serviço realizado, Realização de levantamento histórico atinente ao Relatório sócio-antropológico para titulação das Comunidades Quilombolas de Ladeiras, Pontal da Barra, Caraíbas, Catuabo, Desterro e Forte (estado de Sergipe).

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor das disciplinas de História Moderna, História Americana II e História Política

2008 - 2008

UFRGS/INCRA

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultoria em Pesquisa

Outras informações:
Contratado para realização de levantamento histórico atinente ao Relatório sócio-antropológico para reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola do Rincão dos Caixões (Jacuizinho/RS), mediante convênio do INCRA/RS com o Laboratório de Observação Social (LABORS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Decreto 4.887/2003 e Instrução Normativa do INCRA n 20/2005.

2004 - 2007

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Consultoria em pesquisa histórica, Carga horária: 0

Outras informações:
Contrato temporário para prestação de serviço técnico especializado em pesquisa histórica. Aplicação do intrumento de pesquisa "Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC)" com a temática Massacre de Porongos.

2007 - 2007

Convênio INCRA/UFRGS (LABORS)

Vínculo: Consultoria em pesquisa, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço/Pessoa Física

Outras informações:
Contratado para realização de levantamento histórico atinente ao relatório sócio-histórico-antropológico para reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola de Palmas (Bagé/RS), mediante convênio do INCRA/RS com o Laboratório de Observação Social (LABORS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conforme Decreto 4.887/2003 e Instrução Normativa do INCRA n 20/2005.

2006 - 2007

Incra Ufrgs

Vínculo: Prestação de Serviço técnico, Enquadramento Funcional: Consultor em pesquisa, Carga horária: 0

Outras informações:
Contratado para realização de levantamento histórico atinente ao Relatório sócio-antropológico para reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola Chácara das Rosas (Canoas/RS), mediante convênio do INCRA/RS com o Núcleo de antropologia e Cidadania (NACi) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Decreto 4.887/2003 e Instrução Normativa do INCRA n 20/2005.

Atividades

  • 04/2006 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Faurgs.,Serviço realizado, Prestação de pesquisa histórica.

2005 - 2006

Convênio INCRA/UFRGS

Vínculo: Contrato/Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Contratado para realização de levantamento histórico atinente ao Relatório sócio-antropológico para reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola de Manoel Barbosa (Gravatai/RS), mediante convênio do INCRA/RS com o Laboratório de Observação Social (LABORS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Decreto 4.887/2003 e Instrução Normativa do INCRA n 20/2005.

Atividades

  • 03/2005 - 02/2006

    Serviços técnicos especializados , Convênio INCRA/UFRGS.,Serviço realizado, Pesquisa Histórica.

2006 - 2009

Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Educação de Jovens e Adultos

Atividades

  • 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos - EJA

2005 - 2006

Escola Estadual Caic Madezzatti

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2005 - 02/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Turmas de primeiro e terceiro ano do Ensino Médio

2001 - 2003

Memorial do Ministério Público do RS

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Historiador, Carga horária: 20

Outras informações:
Historiador contratado pelo Programa de Memória Oral do MMPRS

Atividades

  • 02/2001 - 03/2003

    Serviços técnicos especializados , Programa de Memória Oral.,Serviço realizado, Pesquisa Histórica Institucional.

2001 - 2002

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Estágio nível superior, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário na área de pesquisa histórica

Atividades

  • 03/2001 - 05/2002

    Estágios , Secretaria Municipal da Cultura, Memória Cultural.,Estágio realizado, Pesquisa junto ao Projeto "Memória dos Bairros de Porto Alegre".

2002 - 2002

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculado ao Núcleo de História Política do PPGH

Atividades

  • 04/2002 - 10/2002

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ppgh Núcleo de História Política.,Serviço realizado, Pesquisa histórica junto ao projeto "Representações da violência e da criminalidade em crimes de alta repercussão social".

1999 - 2002

Centro de Memória do Judiciário Gaúcho Tribunal de Justiça do Rio Grande do

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar de pesquisa histórica mediante estágio

Atividades

  • 10/1999 - 12/2002

    Estágios , Tjrs.,Estágio realizado, Pesquisa Histórica e organização do acervo do órgão.

1999 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor do Setor de História da América, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1999 - 12/1999

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Monitor do Setor de História da América; Bolsista junto ao professor Eduardo Neumann na realização da pesquisa "Primeiros Povoadores de Porto Alegre: arqueologia e história".

1997 - 1999

Fundação de Economia e Estatística

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário junto ao Setor de Controle de Qualidade da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região metropolitana de Porto Alegre

Atividades

  • 12/1997 - 10/1999

    Estágios , Fundação de Economia e Estatística.,Estágio realizado, Pesquisador junto ao Setor de Controle de Qualidade da Pesquisa de Emprego e Desemprego de POA.