Tamires Pereira Santos

Possui Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2017). Especialista em História, Cultura e Sociedade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB,2020). Mestranda em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2021). Mestranda em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é Professora de História, Filosofia e Sociologia no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul da Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas e possui vínculo empregatício como Professora efetiva de Ciências Humanas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI BAHIA. Atuou como professora de Música na Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Centro Educacional Integração. Vice - diretora e Cofundadora do Projeto Social Coletivo das artes Motirô, voltado às ações socioculturais da região. É membro Titular do Conselho de Cultura da cidade em que reside (desde 2015) e atua nas linhas de pesquisa em Educação e Cultura e Sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2009 - 2016

Universidade do Estado da Bahia
Título: O Sertanejo que suplica é o sertanejo que festeja: Algumas representações de Nordeste por Luiz Gonzaga
Orientador: Uerisleda Alencar Moreira

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas - Práticas Docentes. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2020 - 2020

Neurociência e o desenvolvimento de pessoas e negócios. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.

2020 - 2020

Um Novo Tempo na Educação. (Carga horária: 16h). , Instituto Casagrande, CG, Brasil.

2020 - 2020

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2017 - 2017

A Influência de Movimentos Musicais na Produção Musical Brasileira. (Carga horária: 20h). , Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento, ICED, Brasil.

2016 - 2016

O Preconceito e a intolerância à diversidade - Saúde Mental. (Carga horária: 3h). , Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, PITÁGORAS, Brasil.

2016 - 2016

Saúde Mental: da ética à não medicalização da vida. (Carga horária: 30h). , Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, PITÁGORAS, Brasil.

2013 - 2013

Uso do vídeo como recurso didático para aulas de língua inglesa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2013 - 2013

Produção de materiais didáticos autênticos para o ensino de língua inglesa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2012 - 2012

A arte como fonte da historiografia. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2012 - 2012

Formação Humana, Currículo e Práxis Social - VI Sepex. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2011 - 2011

XXII Ciclo de Estudos Históricos. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Arqueologia. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2009 - 2009

I Festival de Literatura e Cultura do Campus X. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

SANTOS, T. P. . IV Noites Negras: Reflexões sobre preconceito racial e intolerância religiosa. 2013. (Outro).

SANTOS, T. P. . III Noites Negras. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Currículo e Licenciatura em História na Uneb: desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).

III Noites Negras.Monólogo no Sarau Cultural. 2012. (Outra).

III Noites Negras.Música no Sarau Cultural. 2012. (Outra).

II Noite Negra: 100 anos da Revolta da Chibata.Música no Sarau Cultural/literário. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, T. P. . Brasileiro que não samba, dança: A criação de uma identidade nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2015

Conselheira de Cultura, Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Centro Educacional Integração

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Professora de Música na Educação Infantil e Ensino fundamental II.

2017 - Atual

Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 26

Outras informações:
Cumpre atividades pertinentes às disciplinas de Filosofia e Sociologia em turmas de 1° ao 4° anos do 2° grau nos cursos técnicos de Administração, Análises Clínicas, Controle Ambiental, Enfermagem, Química e Informática.

2014 - 2015

Educandário Paz e Bem

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como professora de música - canto coral e musicalização - no Projeto Social do Educandário, a Orquestra "Dando Cordas Para Paz e Bem".