Neroli Pedro Cogo

Possui bacharelado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (ano de obtenção do grau: 1969), mestrado em Ciência do Solo - ênfase em morfologia, gênese e classificação de solos - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (ano de obtenção do grau: 1972), doutorado em Ciencia do Solo - ênfase em conservação do solo e da água - pela Purdue University, EUA (ano de obtenção do grau: 1981) e pós-doutorado em Ciência do Solo - ênfase em conservação do solo e da água - pela South Dakota State University, EUA (ano de obtenção do grau: 1993). É Professor Associado IV e Pesquisador em Solos do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Consultor "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua em ensino de graduação, de pós-graduação e em pesquisa, na área de manejo e conservação do solo e da água, dando ênfase ao estudo da erosão hídrica pluvial do solo e do escoamento superficial a ela associado, usando chuva simulada, em condições reais de campo.

Informações coletadas do Lattes em 11/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado Em Ciencia do Solo

1978 - 1981

Purdue University
Título: Effect of Residue Cover, Tillage-Induced Roughness, and Slope Length on Erosion and Related Parameters.
Orientador: William Colvin Moldenhauer
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Simulated Rainfall; Soil erosion; Crop Residue Mulch; Conservation Tillage; Soil Surface Roughness; Critical Slope Length. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Ciência do Solo

1970 - 1972

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Morfologia e Gênese de Solos Escuros Formados Sobre Basalto na Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul.,Ano de Obtenção: 1972
Orientador: Milton da Conceição Lopes dos Santos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. Palavras-chave: Solos Escuros Tropicais; Morfologia de Solos; Gênese de Solos; Mineralogia de Solos; Classificacao de Solos.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Engenharia Agronômica

1966 - 1969

Universidade Federal de Santa Maria
Bolsista do(a): Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Pós-doutorado

1993 - 1994

Pós-Doutorado. , South Dakota State University, SDSU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

Participação em eventos

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Erosão do Solo no Brasil - Ainda Uma Epidemia Séria: Razões da Causa e Remédios Para a Solução - Verdades Que Não Podem Deixar de Ser Enfrentadas. 2009. (Congresso).

XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. 2009. (Outra).

XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Processos Erosivos e Ações Mitigadoras: o Grande Desafio do Cientista de Solo na Proteção do Planeta. 2008. (Congresso).

XX Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008. (Outra).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Responsabilidade e Competência de Execução da Ciência do Solo Brasileira. 2007. (Congresso).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Erosão e Escoamento Superficial em Semeadura Direta Efetuada com Hastes Sulcadoras Influenciados pela Direção da Operação de Semeadura e pela Cobertura Superficial do Solo. 2007. (Congresso).

International Seminar on Tropical Soils Under Direct Seeding, Mulch-Based Cropping Systems.Control of Erosion in Brazil by the No-tillage Technique - Importants Points to Consider. 2007. (Seminário).

XVIX Salão Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007. (Outra).

XVI Reunião Brasileira de Manejo e Consevação do Solo e da Água. Sistemas de Produção Vegetal: Sua Relação com a Erosão e com o Carbono - Uma Abordagem Fundamental e de Alerta. 2006. (Congresso).

XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Semeadura Direta com Hastes Sulcadores nas Direções Perpendicular e Paralela ao Declive Relacionada à Erosão Hídrica. 2006. (Congresso).

VIª Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Atitudes e Ações Necessárias Para a Melhoria do Trato da Ciência do Solo. 2006. (Congresso).

I Encontro de Estratégias para Definição e Indicação de Práticas Mecânicas de Controle da Erosão Hídrica em Agricultura Conservacionista - Ênfase para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.I Encontro do Núcleo Regional Sul/SBCS para Definição e Indicação de Práticas Mecânicas de Controle da Erosão Hídrica em Agricultura Conservacionista - Ênfase para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 2006. (Encontro).

XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2006. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2005. (Congresso).

XVII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2005. (Outra).

V Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. O Núcleo Regional Sul e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo em Revista. 2004. (Congresso).

XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Terraceamento em Sistemas Conservacionistas de Preparo do Solo: I - Análise Conceitual e um Exemplo Numérioc Ilustrativo. 2004. (Congresso).

XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Retomada, Redefinição e Intensifacação da Pesquisa em Erosão do Solo no Brasil. 2004. (Congresso).

XVI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2004. (Outra).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Sugestões para Melhorias e Avanços na Ciência do Solo Brasileira. 2003. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Indicadores de Qualidade do Solo: Uma Abordagem Conceitual e Ilustrativa com Ênfase nos Aspectos de Erosão Hídrica e de Mecanização Tratorizada. 2003. (Congresso).

XV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).

IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - NRS/SBCS. Comprimentos Críticos de Declive em Preparos de Solo Conservacionistas: Teoria e Comprovação. 2002. (Congresso).

XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Erosão Hídrica Relacionada à Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Induzidas por Formas de Cultivo e de Manejo dos Resíduos Culturais. 2002. (Congresso).

XIV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.XIV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2002. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Erosão Hídrica Relacionada à Rugosidade Superficial Induzida por Métodos de Preparo, na Presença e na Ausência de Cultivo e de Cobertura Morta. 2001. (Congresso).

XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 2001. (Outra).

XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2000. (Congresso).

XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 2000. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1999. (Congresso).

10th International Soil Conservation Organization Conference. 10th International Soil Conservation Organization Conference. 1999. (Congresso).

XI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.XI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 1999. (Outra).

II Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - NRS/SBCS. II Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - NRS/SBCS. 1998. (Congresso).

X Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.X Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 1998. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1997. (Congresso).

IX Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.IX Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 1997. (Outra).

I Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - NRS/SBCS. I Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 1996. (Congresso).

I Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto.I Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto. 1995. (Seminário).

Treinamento em Planejamento de Uso da Terra em Microbacias Hidrográficas.Treinamento em Planejamento do Uso da Terra em Microbacias Hidrográficas. 1994. (Outra).

Dia de Campo sobre Conservação do Solo para Produtores de Nova Bassano.Dia de Campo sobre Conservação do Solo para Produtores de Nova Bassano. 1994. (Outra).

85rd Annual Meeting of ASA/CSSA/SSSA.85rd Annual Meeting fo ASA/CSSA/SSSA. 1993. (Encontro).

Annual Meeting of the Central-West Region Researchers for Evaluation of Soil Physical Properties.Annual Meeting of the Central-West Region Researchers for Evaluation of Soil Physical Properties. 1993. (Encontro).

Annual Meeting of the Soil and Water Conservation Society - South Dakota Chapter.Annual Meeting of the Soil and Water Conservation Society - South Dakota Chapter. 1993. (Encontro).

Annual Meeting of the South Dakota Soil Scientists Association.Annual Meeting of the South Dakota Soil Scientists Association. 1993. (Encontro).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1991. (Congresso).

Encontro Regional para Avaliação de Diretrizes de Pesquisa em Solos - RS e SC.Encontro Regional para Avaliação de Diretrizes de Pesquisa em Solos - RS e SC. 1991. (Encontro).

83rd Annual Meeting of ASA/CSSA/SSSA.83rd Annual Meeting of ASA/CSSA/SSSA. 1991. (Encontro).

II Seminário de Plantio Direto de Soja.II Seminário de Plantio Direto de Soja. 1990. (Seminário).

II Reunião da Seção de Fertilidade do Solo do NRS/SBCS.II Reunião da Seção de Fertilidade do Solo do NRS/SBCS. 1990. (Encontro).

Reunião sobre Metodologia de Pesquisa em Manejo do Solo.Reunião sobre Metodologia de Pesquisa em Manejo do Solo. 1990. (Outra).

I Simpósio de Atividade Agropecuária.I Simpósio de Atividade Agropecuária. 1989. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. VII Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. 1988. (Congresso).

XII Congreso Argentino de la Ciencia del Suelo. XII Congreso Argentino de la Ciencia del Suelo. 1988. (Congresso).

Reunião do Grupo Multidisciplinar de Projetos (GMP) - PNP - Manejo e Conservação do Solo/EMBRAPA.Reunião do Grupo Multidisciplinar de Projetos (GMP) - PNP - Manejo e Conservação do Solo/EMBRAPA. 1988. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1987. (Congresso).

I Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Águas em Microbacias Hidrográficas.I Encontro Nacional de Manejo Integrado de Solos e Água em Microbacias Hidrográficas. 1987. (Encontro).

Treinamento em Manejo de Solos em Microbacias Hidrográficas.Treinamento em Manejo de Solos em Microbacias Hidrográficas. 1987. (Outra).

VI Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. VI Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. 1986. (Congresso).

Seminário Estadual para Definições de Prioridades da Pesquisa Agrícola.Seminário Estadual sobre Definições de Prioridades da Pesquisa Agrícola. 1985. (Seminário).

Seminário sobre Avaliação Agronômica de Mecanismos para Semeadura Direta de Soja.Seminário sobre Avaliação Agronômica de Mecanismos para Semeadura Direta de Soja. 1985. (Seminário).

Seminário sobre a Conservação do Solo e o Futuro da Agricultura do Rio Grande do Sul.Seminário sobre a Conservação do Solo e o Futuro da Agricultura do Rio Grande do Sul. 1985. (Seminário).

Painel sobre a Política Agrícola da Nova República.Painel sobre a Política Agrícola da Nova República. 1985. (Outra).

Painel sobre Conservação do Solo.Painel sobre Conservação do Solo. 1985. (Outra).

VIII Semana da Agronomia/DALC/UFRGS.VIII Semana da Agronomia/DALC/UFRGS. 1985. (Outra).

Treinamento em Conservação do Solo para Técnicos da EMATER/RS.Treinamento em Conservação do Solo. 1985. (Outra).

V Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. V Congresso Brasileiro de Conservação do Solo/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. 1984. (Congresso).

World Soybean Research Conference - III.World Soyben Research Conference - III. 1984. (Outra).

Seminário de Estudos Integrados - Fundação Projeto Rondon/CAV.Seminário de Estudos Integrados - Fundação Projeto Rondon/CAV. 1983. (Seminário).

IºSimpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto no Sul do Brasil/III Simpósio de Conservação do Solo do Planalto.I Simpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto no Sul do Brasil/III Simpósio de Conservaão do Solo do Planalto. 1983. (Simpósio).

Encontro sobre Problemas de Sedimentos na Região Sul.Encontro sobre Problemas de Sedimentos na Região Sul. 1983. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Conservação do Solo/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. IV Congresso Brasileiro de Conservação do Solo/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. 1982. (Congresso).

II Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo.II Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação do Solo. 1978. (Encontro).

XVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1977. (Congresso).

Iº Seminário de Integração da Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Sul.Iº Seminário de Integração da Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Sul. 1976. (Seminário).

Iº Encontro Nacional sobre Pesquisa de Erosão com Simulaores de Chuva.Iº Encontro Nacional sobre Pesquisa de Erosão com Simuladores de Chuva. 1975. (Encontro).

XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1973. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Cecília da Costa Sinclair Marinho

PORTELA, Jeane CruzCOGO, N. P.; SILVA, E. F.. Matéria orgânica e atributos físicos e químicos de um Cambissolo submetido a diferentes usos agrícolas na região do Semiárido-RN. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Aluno: Tatiane Bagatini

COGO, N. P.BERTOL, Ildegardis; TORNQUIST, G.; VOLK, Leandro B. da Silva. Perdas de solo e água por erosão hídrica após mudança no tipo de uso da terra, em dois métodos de preparo do solo e dois tipos de adubação. 2011. Dissertação (Mestrado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Luis Guth

ELTZ, Flávio Luiz FolettoCOGO, N. P.; LOVATO, T.. Perdas de solo e água por erosão hídrica em sistemas de culturas oleaginosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciléia Gilles

COGO, N. P.; TREIN, Carlos Ricardo; STRECK, Edemar Valdir; TEDESCO, Marino José. Perdas por erosão na cultura do milho implantada em área de campo nativo, relacionadas com métodos de preparo do solo e tipos de adubação. 2008. Dissertação (Mestrado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Luiz Engel

BERTOL, IldegardisCOGO, N. P.MAFRA, Álvaro Luiz; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano de. Erosão hídrica em diferentes estádios de crescimento da cultura da soja, em diferentes métodos de preparo do solo. 2005. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Raquel Bastos Rubin

CARLESSO, R.;COGO, N. P.; REINERT, D. J.. Produtividade do feijoeiro irrigado influenciada pelo armazenamento de água no solo e métodos de preparo do solo.. 2003 - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ricardo Luiz da Silva Herzog

COGO, N. P.; TREIN, Carlos Ricardo; COSTA, J. A.. Semeadura direta de soja sobre resíduos de aveia preta cultivada em campo nativo, em função de doses de residuo, irrigação e profundidade de trabalho do sulcador da semeadora-adubadora.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dirceu Leite

BERTOL, IldegardisCOGO, N. P.; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano de;MAFRA, Álvaro Luiz. Erosão hídrica sob chuva simulada em um Nitossolo Háplico submetido a diferentes manejos. 2003. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Leandro Bochi da Silva Volk

COGO, N. P.; STRECK, Edemar Valdir;LEVIEN, R.; CASSOL, Elemar Antonino. Erosão hídrica relacionada à condições físicas de superfície e subsuperfície do solo, induzidas por formas de cultivo e de manejo dos resíduos culturais. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: VALÍDIO DANIEL BOCK

COGO, N. P.ELTZ, Flávio Luiz Foletto; LOVATO, T.. Manejo do solo para a cultura da melancia. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josué Fernando Beutler

COGO, N. P.BERTOL, Ildegardis; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano de; VEIGA, M. L.. Erosão hídrica num Latossolo Vermelho Distroférrico submetido a diferentes sistemas de preparos e cultivo do solo. 2000. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jefferson Schick

COGO, N. P.BERTOL, IldegardisELTZ, Flávio Luiz Foletto; ALBUQUERQUE, Jackson Adriano de. Erosão hídrica em Cambissolo húmico álico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo. 1999. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Gomes Castro

COGO, N. P.BERTOL, Ildegardis; CASSOL, Elemar Antonino; MIELNICZUK, J.. Erosão hídrica relacionada à rugosidade superficial do solo na ausência e na presença de cobertura por resíduos de aveia. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Altair Schwarz

COGO, N. P.; KLAMT, E.; BOHNEN, H.;BERTOL, Ildegardis; FERREIRA, T. N.. Perdas por erosão hídrica em diferentes classes de declividade, sistemas de preparo e níveis de fertilidade do solo na região das Missões - RS. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: VLADIMIR SILVA DE LIMA

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino; REICHERT, J. M.; TREIN, Carlos Ricardo. Erosão em entressulcos e em sulcos sob diferentes tipos de preparo do solo e manejo de resíduos culturais. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Mario Mendiondo

COGO, N. P.; TUCCI, C. E. M.; CHAUDHRY, F.; DORFMAN, R.. Integração das escalas hidrológicas nas sub-bacias embutidas do rio Potiribu, RS. 1995. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Juan Ruiz Posse

COGO, N. P.. Avaliação da erosão utilizando técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informações geográficas. 1995. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Alfredo Braida

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino; GIASSON, E.;ELTZ, Flávio Luiz Foletto. Relações da erosão em entressulcos com resíduos vegetais em cobertura e erosão em sulcos em um solo podzólico vermelho escuros. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Élvio Giasson

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino;LEVIEN, R.; CHAVES, H. M. L.. Relações da erosão em sulcos com a vazões e doses de resíduos vegetais incorporados ao solo. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CARLOS ALBERTO ROCKENBACH

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino;LEVIEN, R.DENARDIN, José Eloir. Erosão em entressulcos sob diferentes coberturas por resíduo e intensidades de chuva simulada em solo podzólico vermelho-amarelo. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonir Terezinha Uhde

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.;LEVIEN, R.; ANGHINONI, I.. Comportamento da sucessão trevo/milho, em área com e sem pastejo intensivo, sob diferentes métodos de preparo do solo. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ÂNGELO GIUSEPPE CHAVES ALVES

COGO, N. P.LEVIEN, R.. Relações da erosão do solo com a persistência e o manejo de resíduos culturais. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlio César Salton

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Relações entre sistemas de preparo, temperatura e umidade do solo. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NELSON SEBASTIÃO MODEL

COGO, N. P.; ANGHINONI, I.. Rendimento de milho e aveia e propriedades do solo afetadas pelo modo de aplicação de adubos em diferentes técnicas de preparo do solo. 1990. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Lameu dos Santos Paladini

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Agregação do solo Podzólico Vermelho Escuro afetada por sistemas de culturas após cinco anos de sua implantação. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALCIDES DE ROSSO

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Métodos de manejo da cobertura do solo no inverno e sua relação com a produtividade do milho. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALCIDES DE ROSSO

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Métodos de manejo da cobertura do solo no inverno e sua relação com a produtividade do milho. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renato Levien

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino; MIELNICZUK, J.. Erosão na cultura do milho em diferentes sistemas de cultivo anterior e métodos de preparo do solo. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CARLOS RICARDO TREIN

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; MARASCHIN, G. E.. Métodos de preparo do solo na cultura do milho e ressemeadura do trevo, na rotação aveia+trevo/milho, após pastejo intensivo. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Milton da Veiga

COGO, N. P.; CABEDA, M. S. V.; MIELNICZUK, J.. Erodibilidade em entressulcos e algumas propriedades físicas, químicas e mineralógicas de solos do Rio Grande do Sul. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valdemar Hercílio de Freitas

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Eficiência de sistemas de preparo do solo e de culturas no fornecimento de nitrogênio para o milho. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jose Damiao de Jesus Filho

COGO, N. P.; SCHNEIDER, P.. Manejo de solos das Encostas Basálticas e suas relações com a erosão hídrica e rendimento de culturas. 1987. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávio Luiz Carpena Carvalho

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; CABEDA, M. S. V.; STAMMEL, J. G.. Relações da erosão hídrica do solo com doses e formas de manejo do resíduo cultural de trigo. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ildegardis Bertol

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; SCHNEIDER, P.; FERREIRA, T. N.. Relações da erosão hídrica com métodos de preparo do solo, na ausência e presença de cobertura vegetal por resíduo cultural de trigo. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Heraldo Peixoto da Silva

COGO, N. P.; CABEDA, M. S. V.. Infiltração da água em um Podzólico Vermelho-Escuro fisicamente degradado em processo de recuperação. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlene Cristina Alves

COGO, N. P.; CABEDA, M. S. V.. Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-Escuro sob dois tipos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NESTOR BRAGAGNOLO

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Cobertura do solo por resíduos de culturas e seu relacionamento com a temperatura e umidade do solo, germinação e crescimento do milho. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Telmo Amado

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; STAMMEL, J. G.; MONDARDO, A.. Relações da erosão hídrica do solo com doses e formas de manejo do residuo cultural de soja. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Manoel Dornelas de Souza

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; CABEDA, M. S. V.. Infiltração de água em Latossolo roxo distrófico submetido a diferentes manejos. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivan Tadeu Dalazem Baldissera

COGO, N. P.; SCHNEIDER, P.. Condições físicas de um solo terra roxa estruturada distrófica das encostas basálticas do Rio Grande do Sul sob diferentes manejos. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Coelho Lopes

COGO, N. P.; KLAMT, E.; MIELNICZUK, J.;ELTZ, Flávio Luiz Foletto. Relações da erosão com tipos e quantidades de resíduos culturais espalhados uniformemente sobre o solo. 1984. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edison Pinto Garcia

COGO, N. P.; BORDAS, M. P.. Contribuição à previsão da capacidade de transporte em canais a fundo fixo e móvel. 1983. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nevio Joao Nuernberg

COGO, N. P.; STAMMEL, J. G.; JACQUES, A. A.. Efeito de sucessões de culturas e tipos de adubação no rendimento e características de um solo na encosta basáltica sulriograndense. 1983. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Odilon Ferreira Saraiva

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Perdas por erosão sob precipitação natural em diferentes manejos de solo e coberturas vegetais. I. Solo da unidade de mapeamento São Jerônimo - Segunda Etapa Experimental. 1978. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jose Eloir Denardin

COGO, N. P.; CAUDURO, F. A.; RAMOS, P. D. C.; WUNSCHE, W. A.. Determinação dos fatores erodibilidade do solo e comprimento de rampa de um Latossolo Vermelho Escuro Álico. 1978. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávio Luiz Foletto Eltz

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.. Perdas por erosão sob precipitação natural em diferentes manejos de solo e coberturas vegetais. I. Solo da unidade de mapeamento São Jerônimo - Primeira Etapa Experimental. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iraci Scopel

COGO, N. P.KLAMT, E.. Características físicas de solos da região litoral-norte do Rio Grande do Sul. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos José Vieira

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino. Perdas por erosão sob diferentes sistemas de preparo do solo para a cultura da soja (Glycine max (L.) Merril), em condições de chuva simulada. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Ubirajara Rodrigues Abrão

COGO, N. P.; MUTTI, L. S. M.; AZOLIN, M. A. D.. Características físico-hídricas e ocorrência provável de deficiência ou excesso de umidade em alguns solos da Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul. 1977. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rui Carlos Maranhão Biscaia

COGO, N. P.. Influência da intensidade de movimentação do solo no processo erosivo, com uso de simulador de chuva, em Latossolo Vermelho Esucuro dos Campos Gerais, no Paraná. 1977. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elias Pedro Mothci

COGO, N. P.; SANTOS, M. C. L.. Características e gênese de uma sequência de oxissolos no Planalto Central Brasileiro. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Schneider

COGO, N. P.; SANTOS, M. C. L.; KAMPF, N.; KLAMT, E.. Gênese e classificação de alguns solos da Planície Costeira - RS. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CLAUDIO RAUL DREWS

COGO, N. P.; KLAMT, E.; KAMPF, N.; SANTOS, M. C. L.. Caracterização, mapeamento e utilização dos solos da Estação Experimental de Tupanciretã - RS. 1977. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano da Silva Souza

COGO, N. P.; CAUDURO, F. A.; MUTTI, L. S. M.. Caracterização física e fator erodibilidade em solo da unidade de mapeamento São Jerônimo (Paleudult), em diferentes sistemas de manejo.. 1976. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JOSÉ FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA

COGO, N. P.; MUTTI, L. S. M.; RIGHES, A. A.; BEMFICA, H. R.; WOLFF, R. L.. Influência do tipo do arado sobre algumas características físicas do solo e na reincidência de ervas daninhas. 1975. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nilton Curi

COGO, N. P.; KLAMT, E.; KAMPF, N.. Relaões mineralógicas e geomórficas em solos das Encostas Inferior e Superior do Nordeste, no RS. 1975. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria das Dores Monteiro Baracho

COGO, N. P.; KLAMT, E.; SANTOS, M. C. L.. Levantamento detalhado e capacidade de uso dos solos da Estação Experimental Fitotécnica Águas Belas de Viamão, RS. 1975. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joao Gaspar Farias

COGO, N. P.; KLAMT, E.; KAMPF, N.. Caracterização dos solos de duas toposequências, sobre rochas basálticas, nas unidades de mapeamento Júlio de Castilhos e Guassupi, no Planalto Sul-Riograndense. 1975. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joel Cecilio

COGO, N. P.; KLAMT, E.; SANTOS, M. C. L.; KAMPF, N.. Levantamento detalhado, classificação e possibilidades de utilização dos solos da Estação Experimental de Encruzilhada do Sul. 1975. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vicente de Paula Schell da Silva

COGO, N. P.; STAMMEL, J. G.; GOMES, H. A.. Efeito da aplicação de calcário, fósforo e potássio no estabelecimento e produção de alfafa (Medicago sativa L.) num solo ácido do Rio Grande do Sul. 1973. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jefferson Schick

BERTOL, IldegardisCOGO, N. P.ELTZ, Flávio Luiz FolettoBARBOSA, F. T.; MIQUELLUTI, D.;MAFRA, Álvaro Luiz. Fatores R e K da USLE e Perdas de Solo e Água em Sistemas de Manejo e Cultivo do Solo sobre um Cambissolo Húmico em Lages-SC. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabrício Tondello Barbosa

BERTOL, IldegardisCOGO, N. P.SOUZA, L. S.MAFRA, Álvaro LuizMIQUELLUTI, D. J.. Comprimento crítico de declive relacionado à erosão hídrica, em diferentes tipos e doses de resíduo cultural, em duas direções de semeadura direta. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: André Julio do Amaral

COGO, N. P.BERTOL, IldegardisDENARDIN, José Eloir; STRECK, Edemar Valdir; TORNQUIST, G.. Erosão hídrica e limites críticos de comprimento de declive, em diferentes tipos e quantidades de resíduo cultural e dois modos de semeadura direta. 2010. Tese (Doutorado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jeane Cruz Portela

COGO, N. P.; TREIN, Carlos Ricardo; STRECK, Edemar Valdir;VOLK, Leandro Bochi da SilvaSOUZA, L. S.. Restauração da estrutura do solo por seqüências culturais e sua relação com a erosão hídrica. 2009. Tese (Doutorado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Bochi da Silva Volk

COGO, N. P.BISSANI, Carlos AlbertoBERTOL, IldegardisELTZ, Flávio Luiz FolettoSOUZA, L. S.. Condições físicas da camada superficial do solo resultantes do seu manejo e indicadores de qualidade para redução da erosão hídrica e do escoamento superficial. 2006. Tese (Doutorado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Barros de Morais

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino;BERTOL, IldegardisDENARDIN, José Eloir. Comprimentos críticos de declive para diferentes manejos de resíduos culturais no sistema plantio direto em um solo podzólico da Depressão Central - RS. 1999. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edemar Valdir Streck

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino;BERTOL, IldegardisSOUZA, L. S.; MIELNICZUK, J.. Erosão hídrica do solo relacionada com o subfator uso anterior da terra do modelo "RUSLE". 1999. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jackson Adriano de Albuquerque

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino; KLAMT, E.; REINERT, D. J.; REICHERT, J. M.; DICK, D. P.. Susceptibilidade de alguns solos do Rio Grande do Sul à erosão em entressulcos. 1998. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ildegardis Bertol

COGO, N. P.; CASSOL, Elemar Antonino;SOUZA, L. S.; TUCCI, C. E. M.. Comprimento crítico de declive para preparos conservacionistas de solo. 1995. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valcir Carpenedo

COGO, N. P.; MIELNICZUK, J.; KAMPF, N.; DIAS, R. D.; REINERT, D. J.. Compressibilidade de solos em sistemas de manejo. 1994. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano da Silva Souza

COGO, N. P.; KAMPF, N.; VIEIRA, S. R.; CABEDA, M. S. V.; REINERT, D. J.. Variabilidade espacial do solo em sistemas de manejo. 1992. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Renato D'Agostini

COGO, N. P.; CABEDA, M. S. V.. Relaões tensão-deformação-resistência em solo compactado e revolvido. 1992. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Francisco Ernesto Sobrinho

PORTELA, Jeane CruzCOGO, N. P.; PORTO, V. C. N.; DINIZ, A. A.. Classificação dos solos do Semiárido-RN quanto ao uso agrícola. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em MANEJO DE SOLO E ÁGUA) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Aluno: Julio Cesar Ramos

BERTOL, IldegardisCOGO, N. P.MIQUELLUTI, D. J.BARBOSA, F. T.. Erosão hídrica do solo com vistas à proposição de parâmetros do modelo RUSLE e a indicadores de qualidade do solo quanto à susceptibiidade à erosão. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

COGO, N. P.; SOUZA, L. F. C.; GALLI, U. J.. Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de Cargo de Professor Assistente. 1991. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

COGO, N. P.. Avaliação de Acompanhamento de Curso de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo. 1986. Universidade Federal da Paraíba.

COGO, N. P.; BARACHO, M. D. M.. Avaliação de Credenciamento de Curso de Pós-Graduação em Conservação do Solo. 1983. Universidade Federal do Paraná.

Orientou

Jefferson Schick

Erosão hídrica e parâmetros relacionados em um experimento de longa duração, avaliados sob condições de chuva natural; Início: 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Coorientador);

Tatiane Bagatini

Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica Após Mudança no Tipo de Uso da Terra, em Dois Métodos de Preparo do Solo e Dois Tipos de Adubação; 2011; Dissertação (Mestrado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Luciléia Gilles

Perdas por Erosão na Cultura do Milho Implantada Sobre Campo Nativo, Relacionada com Mètodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Leandro Bochi da Silva Volk

Erosão Hídrica Relacionada a Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Induzidas por Formas de Cultivo do Solo e de Manejo dos Resíduos Culturais; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Luciana Gomes Castro

Erosão Hídrica Relacionada À Rugosidade Superficial do Solo Na Ausência e Na Presença de Cobertura Por Resíduos de Aveia; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Ricardo Altair Schwarz

Perdas Por Erosão Em Diferentes Classes de Declividade, Sistemas de Preparo e Níveis de Fertilidade do Solo Na Região das Missões - Rs; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

ÂNGELO GIUSEPPE CHAVES ALVES

Relações da Erosão do Solo Com A Persistência e O Manejo de Resíduos Culturais; ; 1991; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Leonir Terezinha Uhde

Comportamento da Sucessão Trevo/Milho, Em Área Com e Sem Pastejo Intensivo, Sob Diferentes Métodos de Preparo do Solo; ; 1991; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Renato Levien

Erosão Na Cultura do Milho Em Diferentes Sistemas de Cultivo Anterior e Métodos de Preparo do Solo; ; 1988; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

CARLOS RICARDO TREIN

Métodos de Preparo do Solo Na Cultura do Milho e Ressemeadura do Trevo, Na Rotação Aveia+Trevo/Milho, Após Pastejo Intensivo; ; 1988; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Flávio Luiz Carpena Carvalho

Relações da Erosão Hídrica do Solo Com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Trigo; ; 1986; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Ildegardis Bertol

Relações da Erosão Hídrica Com Métodos de Preparo do Solo Na Ausência e Presença de Cobertura Vegetal Por Resíduo Cultural de Trigo; ; 1986; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Telmo Amado

Relações da Erosão Hídrica do Solo Com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Soja; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Paulo Roberto Coelho Lopes

Relações da Erosão Com Tipos e Quantidades de Resíduos Culturais Espalhados Uniformemente Sobre O Solo; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Odilon Ferreira Saraiva

Perdas Por Erosão Sob Precipitação Natural Em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais; I; Solo da Unidade de Mapeamento São Jerônimo - Segunda Etapa Experimental; 1978; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Iraci Scopel

Características Físicas de Solos da Região Litoral-Norte do Rio Grande do Sul; ; 1977; Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Marcos José Vieira

Perdas Por Erosão Sob Diferentes Sistemas de Preparo do Solo Para A Cultura da Soja (Glycine Max (L) Merr; ), Em Condições de Chuva Simulada; ; 1977; Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Flávio Luiz Foletto Eltz

Perdas Por Erosão Sob Precipitação Natural Em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais; I; Solo da Unidade de Mapeamento Sao Jerônimo - Primeira Etapa Experimental; ; 1977; Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Luciano da Silva Souza

Caracterização Física e Fator Erodibilidade Em Solo da Unidade de Mapemento São Jerônimo (Paleudult), Em Diferentes Sistemas de Manejo; ; 1976; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Jefferson Schick

Fatores R e K da USLE e perdas de solo e água em sistemas de manejo e cultivo sobre um Cambissolo Húmico em Lages, SC; 2014; Tese (Doutorado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Coorientador: Neroli Pedro Cogo;

Fabrício Tondello Barbosa

Comprimento crítico de declive relacionado à erosão hídrica, em dIiferentes tipos e doses de resíduo cultural, em duas direções de semeadura direta; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Neroli Pedro Cogo;

André Julio do Amaral

Erosão hídrica e limites críticos de comprimento de declive em diferentes tipos e quantidades de resíduo cultural e dois modos de semeadura direta; 2010; Tese (Doutorado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Jeane Cruz Portela

Restauração da estrutura do solo por seqüências culturais e sua relação com a erosão hídrica; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Leandro Bochi da Silva Volk

Condições físicas da camada superficial do solo resultantes do seu manejo e indicadores de qualidade para redução da erosão hídrica e do escoamento superficial; 2006; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Edemar Valdir Streck

Erosão Hídrica do Solo Relacionada Com O Subfator Uso Anterior da Terra, do Modelo Rusle; ; 1999; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Luiz Fernando Barros de Morais

Comprimentos Críticos de Declive para Diferentes Manejos de Resíduos Culturais no Sistema Plantio Direto em um Solo Podzólico da Depressão Central - RS; 1999; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Ildegardis Bertol

Comprimento Crítico de Declive Para Preparos Conservacionistas de Solo; ; 1995; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Luciano da Silva Souza

Variabilidade Espacial do Solo Em Sistemas de Manejo; 1992; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Henrique Thomas Queiroz

Levantamento, Organização e Análise de Dados de Erosão Hídrica Obitdos no Brasil, Com Vista a Uso na Equação Universal de Perda de Solo (USLE) e à Indicação de Pesquisa Para Seu Contínuo Aprimoramento; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Ândrio Bortolini

Levantamento, Organização e Análise dos Dados de Erosão Hídrica Obtidos no Brasil, Com Vista a Uso na Equação Universal de Perda de Solo (USLE) e à Indicação de Pesquisas Para Seu Contínuo Aprimoramento; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Elias Davi Kuck

Avaliação de Sistemas de Manejo do Solo para Fins de Controle da Erosão e Preservação do Ambiente; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Cristiano Sartori

Avaliação de Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Resultantes do Seu Manejo, e Sua Relação Com a Erosão Hídrica,; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Silmara da Luz Correia

Avaliação de Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Resultantes do Seu Manejo, e Sua Relação com a Erosão Hídrica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Tatiane Bagatini

Avaliação de Sistemas de Manejo do Solo para Fins de Controle da Erosão e Preservação do Ambiente; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Juliana Pardo Chagas

Quantificação das perdas de solo e água por erosão hídrica em diferentes sistemas de manejo do solo; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Gustavo Portz

Avaliação de Sistemas de Manejo do Solo para Fins de Controle da Erosão e Preservação do Ambiente; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Leonardo Ranft Becker

Avaliação de Sistemas de Manejo do Solo para Fins de Controle da Erosão e Preservação do Ambiente; 2008; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Vitor Hoppe Oderich

Quantificação das perdas de solo e água por erosão hídrica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Gustavo Portz

Quantificação das perdas de solo e água; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

João Paulo Dornelles Rech

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

ALESSANDRA SILVEIRA CAMPOS

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

JAIR WICZNIEWSKI ZALESKI

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

KARIN WEBER DE FREITAS

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

LEONARDO LUIZ DA SILVA HERZOG

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1999; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Isaac Rafael Wegner

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1999; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Carla Villanova Schnädelbach

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1999; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Vanessa Pfeifer Coelho

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1998; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

ALEX REITZER

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1998; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

BRUNISLAU G

GLOVACKI; Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1993; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Arnaldo Luiz Dutra

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1987; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

SANDRO LUIZ PETTER MEDEIRO

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1986; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

ADRIANA VELI PERLOTT

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1985; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

LUIZ CELSO RANGRAB

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1984; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Carlos Augusto Porto

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1977; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

PEDRO LUIZ KERBER

Quantificação das Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica; 1975; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

CLARA MARIA MEIRELLES DE MEIRELLES

Umidade do Solo e Rendimento das Culturas em Experimento em Casa de Vegetação; 1974; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Mário Guerra

Umidade do Solo e Rendimento das Culturas em Experimento em Casa de Vegetação; I; Sorgo, em Solos Vertissolo, Latossolo Roxo Distrófico e Podzólico Vermelho Amarelo; ; 1973; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

GUIOMAR GUSTAVO AHLERT

Influência de Tipos e Doses de Calcário Sobre o Rendimento de Milheto em Experimento em Vasos; 1972; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neroli Pedro Cogo;

Produções bibliográficas

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, NEROLI PEDRO . Erosão hídrica, em três momentos da cultura do milho, influenciada por métodos de preparo do solo e semeadura. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 565-574, 2014.

  • SCHICK, J. ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; GONZÁLES, Antonio Paz . Erodibilidade de um Cambissolo Húmico sob chuva natural. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 1906-1917, 2014.

  • SCHICK, J. ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; GONZÁLES, A Paz . Erosividade das chuvas de Lages (SC). Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 1890-1905, 2014.

  • AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis . Comprimento crítico de declive e erosão hídrica, em três doses de resíduo cultural e dois modos de semeadura direta. Revista de Ciências Agroveterinárias (UDESC) , v. 13, p. 130-141, 2014.

  • AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; SANTOS, P.G dos ; WERNER, R. de S. . Erosão hídrica e escoamento superficial em função de tipos e doses de resíduo cultural, em dois modos de semeadura direta. Revista de Ciências Agroveterinárias (UDESC) , v. 12, p. 163-174, 2013.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo . Hidrogramas e Sedimentogramas Associados à Erosão Hídrica em Solo Cultivado Com Diferentes Seqüências Culturais, Com Diferentes Condições Físicas na Superfície. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 35, p. 224-240, 2011.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; GILLES, Luciléia ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; QUEIROZ, H. T. . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica Após Mudança no TIpo de Uso da Terra, em Dois Métodos de Preparo do Solo e Dois Tipos de Adubação. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 3, p. 999-1011, 2011.

  • BERTOL, Ildegardis ; VÁSQUEZ, Eva Vidal ; GONZÁLES, Antonio Paz ; COGO, N. P. ; Luciano, R.V ; Fabian, E.L. . Sedimentos Transportados pela Enxurrada em Eventos de Erosão Hídrica em um Nitossolo Háplico. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 34, p. 245-252, 2010.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo . Restauração da Estrutura do Solo por Seqüências Culturais Implantadas em Semeadura Direta, e Sua Relação Com a Erosão Hídrica em Distintas Condições Físicas de Superfície. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 34, p. 1353-1364, 2010.

  • GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. ; BISSANI, Carlos Alberto ; BAGATINI, T. ; PORTELA, Jeane Cruz . Perdas de Água, Solo, Matéria Orgânica e Nutriente na Cultura do Milho Implantada em Área de Campo Nativo, Influenciadas por Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 1427-1440, 2009.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Relações Entre Tamanho de Sedimentos Erodidos, Velocidade da Enxurrada, Rugosidade Superficial Criada Pelo Preparo e Tamanho de Agregados em Solo Submetido a Diferentes Manejos. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 1459-1471, 2009.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Inter-relação Biomassa Vegetal Subterrânea-Estabilidade de Agregados-Erosão Hídrica em Solo Submetido a Diferentes Formas de Manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 1713-1722, 2008.

  • AMARAL, André Julio Do ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. . Redução da Erosão Hídrica em Três Sistemas de Manejo do Solo em um Cambissolo Húmico da Região do Planalto Sul-Catarinense. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 2145-2155, 2008.

  • BERTOL, Ildegardis ; LEITE, D. ; ENGEL, F. L. ; COGO, N. P. ; GONZÁLES, A Paz . Erodibilidade de um Nitossolo Háplico Alumínico Determinada em Condições de Campo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 541-549, 2007.

  • ENGEL, F. L. ; BERTOL, Ildegardis ; MAFRA, Álvaro Luiz ; COGO, N. P. . Water Erosion Under Simulated Rainfall in Different Soil Management Systems During Soybean Growth. Scientia Agricola , v. 64, p. 187-193, 2007.

  • BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; SCHICK, J. ; GUADAGNIN, J. C. ; AMARAL, André Julio Do . Aspectos Financeiros Relacionados às Perdas de Nutrientes por Erosão Hídrica em Diferentes Sistemas de Manejo do Solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 133-142, 2007.

  • CASTRO, Luciana Gomes ; COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva . Alterações na Rugosidade Superficial do Solo pelo Preparo e pela Chuva e sua Relação com a Erosão Hídrica. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 30, n.2, p. 339-352, 2006.

  • BERTOL, Ildegardis ; MELLO, Eloy Lemos ; COGO, N. P. ; GONZÁLES, A Paz ; VÁSQUEZ, Eva Vidal . Parâmetros Relacionados com a Erosão Hídrica sob Taxa Constante da Enxurrada, em Diferentes Métodos de Preparo do Solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 30, n.4, p. 715-722, 2006.

  • LEITE, Gabriel Henrique Melo Nascimento ; ELTZ, Flávio Luiz Foletto ; AMADO, Telmo Jorge Carneiro ; COGO, N. P. . Atributos Químicos e Perfil de Enraizamento do Milho Influenciados pela Calagem em Semeadura Direta. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 30, n.4, p. 685-693, 2006.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir . Erosão Hídrica Influenciada por Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo Resultantes do Seu Manejo, na Ausência de Cobertura Vegetal.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 28, n.4, p. 763-774, 2004.

  • COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir . Surface and Subsurface Decomposition of a Desiccated Grass Pasture Biomass Related to Erosion and its Prediction with RUSLE. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 27, n.1, p. 153-164, 2003.

  • STRECK, Edemar Valdir ; COGO, N. P. . Reconsolidation of the Soil Surface After Tillage Discontinuity, With and wWhout Cultivation, Related do Erosion and its Prediction with RUSLE. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 27, n.1, p. 141-151, 2003.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; SCHWARZ, R. A. . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica Influenciadas por Métodos de Preparo, Classes de Declive e Níveis de Fertilidade do Solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 27, n.4, p. 743-753, 2003.

  • BERTOL, I. ; J. Schick ; O. Batistela ; D. Leite ; D. Visentin ; COGO, N. P. . Erosividade das Chuvas e sua Distribuição entre 1989 e 1998 no Município de Lages (SC). Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 26, n.2, p. 455-464, 2002.

  • SOUZA, L. S. ; PAIVA, A. Q. ; SOUZA, L. D. ; COGO, N. P. . Água no Solo Influenciada pela Posição na Paisagem, em uma Topossequência de Solos de Tabuleiro do Estado da Banhia. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 26, n.4, p. 843-855, 2002.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. . Erosão na Cultura do Milho em Sucessão à Aveia Preta e Pousio Descoberto, em Preparo Convencional e Plantio Direto, com Tração Animal e Tratorizada.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, MG, v. 25, n.3, p. 683-692, 2001.

  • MORAIS, L. F. B. ; COGO, N. P. . Comprimentos Críticos de Rampa para Diferentes Manejos de Resíduos Culturais em Sistema de Semeadura Direta em um Argissolo Vermelho da Depressão Central (RS). Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 25, n.4, p. 1041-1051, 2001.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Distância Entre Terraços Usando o Comprimento Crítico de Rampa em Dois Preparos Conservacionistas de Solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 24, n.2, p. 417-425, 2000.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade Espacial de Fatores da Acidez do Solo, em Diferentes Sistemas de Manejo. Pesquisa Agropecuária Gaúcha , Porto Alegre, RS, v. 5, n.1, p. 83-98, 1999.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade de Fósforo, Potássio e Matéria Orgânica No Solo Em Relação A Sistemas de Manejo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 22, n.1, p. 77-86, 1998.

  • LINDSTROM, M. J. ; SCHUMACHER, T. E. ; COGO, N. P. ; BLECHA, M. L. . Tillage Effects On Water Runoff And Soil Erosion After Sod.. JOURNAL OF SOIL AND WATER CONSERVATION, ANKENY, YOWA - EUA, v. 53, n.1, p. 59-63, 1998.

  • ALVES, A. G. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Comparação Entre Os Métodos da Transeção Linear e Fotográfico Na Avaliação de Cobertura Vegetal Morta, Sob Dois Métodos de Preparo, Após A Colheita da Soja.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 22, n.3, p. 491-496, 1998.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade de Propriedades Físicas e Químicas do Solo Em Um Pomar Cítrico.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 21, n.3, p. 367-372, 1997.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Erosão Hídrica Em Diferentes Preparos de Solo Logo Após As Colheitas de Milho e Trigo, Na Presença e Na Ausência dos Resíduos Culturais.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 21, n.3, p. 409-418, 1997.

  • SOUZA, L. S. ; VIEIRA, S. R. ; COGO, N. P. . Variabilidade dos Teores de Nutrientes Na Folha, Entre Plantas, Em Um Pomar Cítrico.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 21, n.3, p. 373-377, 1997.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Comprimento Crítico de Declive Em Sistemas de Preparos Conservacionistas de Solo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, VIÇOSA - MG, v. 21, n.1, p. 139-148, 1997.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; MIQUELLUTI, D. J. . Sedimentos Transportados Pela Enxurrada Relacionados À Cobertura e Rugosidade Superficiais do Solo e Taxa de Descarga.. PESQUISA AGROPECUÁRIA GAÚCHA, PORTO ALEGRE - RS, v. 3, n.2, p. 199-206, 1997.

  • UHDE, L. T. ; COGO, N. P. ; TREIN, C. R. ; LEVIEN, R. . Comportamento da Sucessão Trevo/Milho, Em Aréa Com e Sem Pastejo Intensivo, Sob Diferentes Métodos de Preparo do Solo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 20, n.3, p. 493-501, 1996.

  • COGO, N. P. ; FOSTER, G. R. ; MOLDENHAUER, W. C. . Flow Rates-Soil Erosion Relationships As Affected By Wheat Residue Cover: An Attempt To Define Slope Length Limits For Conservation Tillage.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 20, n.3, p. 475-483, 1996.

  • ALVEZ, A. G. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Relações da Erosão do Solo Com A Persistência da Cobertura Vegetal Morta.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 19, n.1, p. 127-132, 1995.

  • TREIN, C. R. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Métodos de Preparo do Solo Na Cultura do Milho e Ressemeadura do Trevo, Na Rotação Aveia+Trevo/Milho, Após Pastejo Intensivo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 15, n.1, p. 105-111, 1991.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. ; ROCKENBACH, C. A. . Erosão Na Cultura do Milho Em Diferentes Sistemas de Cultivo Anterior e Métodos de Preparo do Solo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 14, n.1, p. 73-80, 1990.

  • CARVALHO, F. L. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Eficácia Relativa de Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Trigo Na Redução da Erosão Hídrica do Solo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 14, n.2, p. 227-234, 1990.

  • AMADO, T. J. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Eficácia Relativa do Manejo do Resíduo Cultural de Soja Na Redução das Perdas de Solo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 13, n.2, p. 251-257, 1989.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Cobertura Morta e Métodos de Preparo do Solo Na Erosão Hídrica Em Solo Com Crosta Superficial.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 13, n.3, p. 373-379, 1989.

  • LOPES, P. R. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Eficácia Relativa de Tipo e Quantidade de Resíduos Culturais Espalhados Uniformemente Sobre O Solo Na Redução da Erosão Hídrica.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS - SP, v. 11, n.1, p. 71-75, 1987.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Relações da Erosão Hídrica Com Métodos de Preparo do Solo, Na Ausência e Na Presença de Cobertura Por Resíduo Cultural de Trigo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS - SP, v. 11, n.2, p. 187-192, 1987.

  • LOPES, P. R. C. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Influência da Cobertura Vegetal Morta Na Redução da Velocidade da Enxurrada e Distribuição de Tamanho dos Sedimentos Transportados.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS - SP, v. 11, n.2, p. 193-197, 1987.

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Soil Loss Reductions From Conservation Tillage Practices As Expressed By A Mulch Factor.. SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA JOURNAL., MADISON, WI - EUA, v. 48, n.2, p. 368-373, 1984.

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Effect Of Residue Cover, Tillage-Induced Roughness, And Runoff Velocity On Size Distribution Of Eroded Soil Aggregates.. SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA JOURNAL., MADISON, WI - EUA, v. 47, n.5, p. 1005-1008, 1983.

  • GRAY, D. D. ; KATZ, P. G. ; MONSSABERT, S. M. ; COGO, N. P. . Antecedent Moisture Condition Probabilities. JOURNAL OF THE IRRIGATION AND DRAINAGE DIVISION, v. 108, p. 107-114, 1982.

  • SARAIVA, O. F. ; COGO, N. P. ; MIELNICZUK, J. . Erosividade das Chuvas e Perdas Por Erosão Em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico (São J Erônimo). Ii. Resultados do Segundo Ano.. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA, RIO DE JANEIRO - RJ, v. 16, n.1, p. 121-128, 1981.

  • COGO, N. P. ; SCOPEL, I. . Água No Solo e Rendimento das Culturas Em Experimento Em Casa de Vegetação. Iib. Milheto (Pennisetum Americanum, Schum.), Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS - SP, v. 3, n.3, p. 180-190, 1979.

  • COGO, N. P. ; GUERRA, M. . Umidade No Solo e Rendimento das Culturas Em Experimento Em Casa de Vegetação. I. Sorgo (Sorghum Vulgare), Em Solos Vertissolo, Latossolo Roxo Distrófico e Podzólico Vermelho Amarelo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 2, n.1, p. 10-13, 1978.

  • COGO, N. P. ; SOUZA, L. S. . Umidade No Solo e Rendimento das Culturas Em Experimento Em Casa de Vegetação. II. Milheto (Pennisetum Americanum), Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS -SP, v. 2, n.1, p. 13-16, 1978.

  • SCOPEL, I. ; COGO, N. P. ; KLAMT, E. . Infiltração de Água Em Solos do Litoral-Norte do Rio Grande do Sul.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS -SP, v. 2, n.3, p. 167-170, 1978.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. . Caracterização Física Em Solo da Unidade de Mapeamento São Jerônimo ( Paleudult), Em Três Sistemas de Manejo.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, CAMPINAS - SP, v. 2, n.3, p. 170-175, 1978.

  • VIEIRA, M. J. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Perdas Por Erosão Sob Diferentes Sistemas de Preparo do Solo Para A Cultura da Soja (Glycine Max (L) Merril), Em Condições de Chuva Simulada.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS -SP, v. 2, n.3, p. 209-214, 1978.

  • ELTZ, F. L. F. ; COGO, N. P. ; MIELNICZUK, J. . Perdas Por Erosão Em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico (São Jerônimo) I. Resultados de Primeiro Ano.. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO., CAMPINAS - SP, v. 1, n.2, p. 123-127, 1977.

  • COGO, N. P. ; SANTOS, M. C. L. . Contribuição Ao Estudo da Mineralogia de Alguns Solos Escuros Formados Sobre Basalto Na Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul. Agronomia Sulriograndense , Porto Alegre, RS, v. 10, n.2, p. 289-293, 1974.

  • DENARDIN, José Eloir ; KOCHCANN, R. A. ; FAGANELLO, A. ; COGO, N. P. . Agricultura conservacionista no Brasil: uma análise do conceito à adoção. In: Luiz Fernando Carvalho Leite; Giovana Alcântara Maciel; Ademir Sérgio Ferreira de Araújo. (Org.). Agricultura Conservacionista no Brasil. 1ed.Brasília-DF: Embrapa, 2014, v. 1, p. 23-42.

  • BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. ; SCHICK, J. . Manejo e Conservação do Solo e da Água no Brasil: uma restropectiva até o presente e uma projeção para o futuro. In: Luiz Fernando Carvalho Leite; Giovana Alcântara Maciel; Ademir Sérgio Ferreira de Araújo. (Org.). Agricultura Conservacionista no Brasil. 1ed.Brasília-DF: Embrapa, 2014, v. 1, p. 43-68.

  • FAVARETTO, N. ; COGO, N. P. ; BERTOL, O. J. . Degradação do Solo por Erosão e Compactação. In: Lima, M.R.. (Org.). Diagnóstico e Recomendações de Manejo do Solo: Aspectos Teóricos e Metodológicos. 1ed.Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná - UFPR/Setor de Ciências Agrárias, 2006, v. 1, p. 231-268.

  • FAVARETTO, N. ; COGO, N. P. ; BERTOL, O. J. . Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água Considerando Aspectos Agrícolas e Ambientais. In: Lima, M. R.. (Org.). Diagnóstico e Recomendações de Manejo do Solo: Aspectos Teóricos e Metodológicos. 1ed.Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná - UFPR/Setor de Ciências Agrárias, 2006, v. 1, p. 269-318.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Erosion and Productivity, Effects on Human Life. In: Lal, R.. (Org.). Encyclopedia of Soil Science. 2ed.Florida: Taylor & Francis Group, LLC, 2006, v. 1, p. 540-543.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Erosion and Productivity, Human Life. In: Rattan Lal. (Org.). Encyclopedia of Soil Science. 1ªed.New York, NY: Marcel Dekker, 2002, v. 1, p. 428-431.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Perspectivas do Manejo e da Conservação do Solo e da Água no Brasil. In: Quintino Reis de Araújo. (Org.). 500 Anos de Uso do Solo no Brasil. 1ªed.Ilhéus, BA: Editus - Editora da UESC, 2002, v. 1, p. 51-164.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, I. . O Papel das Práticas Mecânicas e Não Mecânicas No Controle da Erosão Hídrica do Solo: Conceitos e Princípios. In: Névio João Nuernberg. (Org.). Conceitos e Fundamentos do Sistema Plantio Direto.. 1ªed.Lages, SC: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Núcleo Regional Sul, 1998, v. 1, p. 53-75.

  • COGO, N. P. . Conceitos e Princípios Científicos Envolvidos no Manejo de Solos para Fins de Controle da Erosão Hídrica. In: Antonio Carlos Moniz; A.M.C. Furlani;P.R. Furlani;S.S. Freitas. (Org.). A Responsabilidade Social da Ciência do Solo. 1ªed.Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988, v. 1, p. 251-262.

  • NORTON, L. D. ; COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. . Effectiveness of Mulch in Controlling Soil Erosion. In: S.A. el-Swaify; W.C. Moldenhauer; Andrew Lo. (Org.). Soil Erosion and Conservation. 1ªed.Ankeny, IO: Soil Conservation Society of America, 1985, v. 1, p. 598-606.

  • COGO, N. P. . Soybean Production and the Soil Erosion Problems and Solutions - South America. In: Richard Shibles. (Org.). World Soybean Research Conference III. 1ªed.Ames, IO: Westview Press, Inc., 1985, v. 1, p. 1158-1165.

  • MAFRA, Álvaro Luiz ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; MIQUELLUTI, D. J. ; BARBOSA, F. T. ; OLIVEIRA, L. C. ; RECH, T. D. ; MOREIRA, M. A. . Manejo e Conservação do Solo e da Água. Boletim Técnico do CAV - UDESC, Lages - SC, p. 1 - 30, 17 abr. 2012.

  • VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. . Entendendo a Erosão Hídrica do Solo Para Evitá-la. A Tribuna do Povo, Umuarama, PR, p. 1 - 1, 28 jun. 2009.

  • COGO, N. P. ; ELTZ, Flávio Luiz Foletto ; BERTOL, Ildegardis . Modelagem em Erosão do Solo. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, , v. 31(2), p. 27 - 33, 31 ago. 2006.

  • COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; PORTELA, Jeane Cruz . Catástrofes Urbanas Provocadas por Chuvas Ocasionais: O Problema e a SoluçãoTranscendem a Alçada da Ciência do Solo. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, , v. 30(3), p. 15 - 24, 29 dez. 2005.

  • COGO, N. P. . O Ensino da Física do Solo no Brasil.. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, , v. 30(1), p. 19 - 23, 30 abr. 2005.

  • COGO, N. P. . XV RBMCSA: Um Bom Evento, Mas Continuou Faltando a Abordagem de Temas Essenciais da Alçada da Ciência do Solo. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo., Viçosa, MG, , v. 29 (2), p. 10 - 13, 31 ago. 2004.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; SOUZA, L. S. . Sugestões Para Melhorias e Avanços na Ciência do Solo Brasileira. Boletim Informativo/Sociedade Brasileira de Ciência do Solo., Viçosa, MG, , v. 28(2), p. 18 - 22, 31 ago. 2003.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis . A Visão Brasileira da Conservação do Solo e da Água. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages - SC. Conservação do Solo e da Água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão. Lages - SC, 2012. v. 1. p. 1-14.

  • DENARDIN, José Eloir ; KOCHCANN, R. A. ; FAGANELLO, A. ; COGO, N. P. . Agricultura Conservacionista no Brasil: Uma Análise da Concepção à Adoção. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Novos Caminhos Para a Agricultura Conservacionista no Brasil. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo:Embrapa Meio-Norte:Universidade Federal do Piauí, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. ; SCHICK, J. . Manejo e Conservação do Solo e da Água no Brasil: Uma restropectiva Até o Presente e Uma Projeção Para o Futuro. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Novos Caminhos Para a Agricultura Conservacionista no Brasil. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo:Embrapa Meio-Norte:Universidade Federal do Piauí, 2010. v. 1. p. 1-24.

  • COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir ; BERTOL, Ildegardis . Erosão do Solo no Brasil - Ainda Uma Epidemia Séria: Razões da Causa e Remédios Para a Solução - Verdades Que Não Podem Deixar de Ser Enfrentadas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: O Solo e a Produção de Energia, Desafios e Perspectivas, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo:. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-16.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; ELTZ, Flávio Luiz Foletto . Sistemas de Produção Vegetal: sua Relação com a Erosão e com o Carbono - Uma Abordagem Fundamental e de Alerta. In: XVI REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006, Aracaju, SE. XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos e Palestras. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006. v. 1. p. 1-18.

  • BERTOL, Ildegardis ; MAFRA, Álvaro Luiz ; COGO, N. P. . Conservação do Solo em Pastagens. In: 23º Simpósio Sobre Manejo da Pastagem, 2006, Piracicaba, SP. Anais do 23º Simpósio Sobre Manejo da Pastagem. Piracicaba, SP: FEALQ, 2006. v. 1. p. 139-163.

  • COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir ; BERTOL, Ildegardis ; KOCHHANN, Rainoldo Alberto . Retomada, Redefinição e Intensificação da Pesquisa em Erosão do Solo no Brasil.. In: XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo - Integrando a ciência do solo na produção de alimentos. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-26.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; DENARDIN, José Eloir ; KOCHHANN, Rainoldo Alberto . Terraceamento em Sistemas Conservacionistas de Preparo do Solo: I - Análise Conceitual e um Eexemplo Numérico Ilustrativo.. In: XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo: Integrando a Cência do Solo na Produção de Alimentos.. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-26.

  • DENARDIN, José Eloir ; KOCHHANN, Rainoldo Alberto ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis . Terraceamento em Sistemas Conservacionistas de Preparo do Solo: II - Análise Prática e um Relato de Caso.. In: XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo: Integrando a ciência do solo na produção de alimentos.. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-14.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; SOUZA, L. S. . Sugestões para Melhorias e Avanços na Ciência do Solo Brasileira: Ênfase nos Aspectos de Manejo e Conservação do Solo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto, SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD ROM (Resumos e Palestras). Botucatu, SP/Viçosa, MG: Universidade Estadual Paulista - UNESP/Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS, 2003.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; L. B. da S. Volk . Indicadores de Qualidade do Solo: Aspectos Relacionados à Erosão Hídrica Pluvial e à Mecanização Tratorizada. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto, SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Botucatu, SP/Viçosa, MG: Universidade Estadual Paulista- UNESP/Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS, 2003.

  • COGO, N. P. . Manejo Y Control de La Erosion En Suelos Rojos. In: XII CONGRESO ARGENTINO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 1988, Corrientes, CO. ACTAS DEL XII CONGRESSO ARGENTINO DE LA CIENCIA DEL SUELO. Corrientes, CO: Sociedad Argentina de la Ciencia del Suelo, 1988. v. 1. p. 093-105.

  • GRAY, D. D. ; COGO, N. P. . Antecedent Moisture Condition Probabilities In Tippecanoe County, Indiana. In: 1ST ANNUAL INDIANA WATER RESOURCES ASSOCIATION (IWRA) SYMPOSIUM, 1980, Marshall, IN. WATER RESOURCES AND LAND-USE MANAGEMENT IN INDIANA: Proceedings. Marshall, IN: Indiana Water Resources Association, 1980. v. 1. p. 157-176.

  • COGO, N. P. . Uma Contribuição À Metodologia de Estudo das Perdas Por Erosão Em Condições de Chuva Natural: I - Sugestões Gerais, Medição do Volume, Amostragem e Quantificação de Solo e Água Na Enxurrada.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 75-97.

  • COGO, N. P. . Uma Contribuição À Metodologia de Estudo das Perdas Por Erosão Em Condições de Chuva Natural. Ii. Alguns Conceitos Básicos e Modelo de Uma Ficha Para Registro das Características da Chuva e Perdas de Solo e Água.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 099-107.

  • COGO, N. P. ; DREWS, C. R. ; GIANELLO, C. . Índice de Erosividade das Chuvas dos Municípios de Guaíba, Ijuí e Passo Fundo, No Estado do Rio Grande do Sul.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 145-152.

  • CASSOL, E. A. ; COGO, N. P. . Algumas Considerações Sobre O Desenvolvimento da Pesquisa Em Conservação do Solo.. In: I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 1976, Porto Alegre, RS. TRABALHOS APRESENTADOS. Porto Alegre, RS: Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, 1976. v. 1. p. 19-22.

  • CASSOL, E. A. ; COGO, N. P. ; DREWS, C. R. . Informe Preliminar Sobre Um Estudo de Perdas de Solo e Água Utilizando Simulador de Chuva.. In: I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 1976, Porto Alegre, RS. TRABALHOS APRESENTADOS. Porto Alegre, RS: Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, 1976. v. 1. p. 23-26.

  • CASSOL, E. A. ; COGO, N. P. . Programas de Pesquisa Em Conservação do Solo No Brasil: Estado do Rio Grande do Sul.. In: Iº Encontro Nacional Sobre Pesquisa de Erosão com Simuladores de Chuva., 1975, Londrina, PR. ANAIS/Iº Encontro Nacional Sobre Pesquisa de Erosão com Simuladores de Chuva.. Londrina, PR: Fundação Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, 1975. v. 1. p. 32-43.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Teores de Matéria Orgânica, Fósforo e Potássio na Enxurrada, Logo Após a Semeadura do Sorgo, Influenciados por Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia, MG. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. v. 1. p. 1-4.

  • AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; BARBOSA, F. T. . Perdas de Fósforo e Potássio por Erosão sob Diferentes Tipos e Doses de Resíduo Cultural, em Dois Modos de Semeadura Direta. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlaândia, MG. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, L. B. DA S. ; COGO, N. P. . Taxa Final de Infiltração de Água no Solo, Sob Diferentes Formas de Seu Manejo e Com Degradação Induzida da Sua Estrutura. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; BARBOSA, F. T. . Comprimentos Críticos de Declive Para a Eficácia Máxima de Redução da Erosão na Técnica de Semeadura Direta, Avaliados Sob Diferentes Doses de Resíduo Cultural e Modos de Execução da Operação de Semeadura.. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • QUEIROZ, H. T. ; COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BAGATINI, T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Atributos de Erosão Hídrica Relacionados com Métodos de Preparo do Solo, Tipos de Adubação e Intensidades de Chuva. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • CORREIA, S. da L. ; COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BAGATINI, T. ; QUEIROZ, H. T. ; KUCK, E. D. . Perdas por Erosão Hídrica Após o Quinto Cultivo em Área Originalmente de Campo Nativo, em Dois Métodos de Preparo do Solo e Dois Tipos de Adubação. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Perdas por Erosão Hídrica em Dois Estádios da Cultura do Sorgo, Estabelecida em Área Originalmente de Campo Nativo, Influenciadas pelo Preparo do Solo e pela Adubação. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • CORREIA, S. da L. ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; QUEIROZ, H. T. ; KUCK, E. D. ; SARTORI, C. . Perdas Por Erosão Hídrica em Dois Estádios da Cultura do Teosinto, Como o Quinto Cultivo em Área Originalmente de Campo Nativo, Relacionadas Com Métodos de Preparo e Tipos de Adubação. In: XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2010, Guarapari, ES. XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; GILLES, Luciléia ; PORTZ, Gustavo ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. . Concentrações de Matéria Orgânica, Fósforo e Potássio na Enxurrada da Erosão Hídrica em Diferentes Métodos de Preparo e Tipos de Adubação. In: XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2010, Guarapari, ES. XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Viçosa, MG: Sociedade Brasileria de Ciência do Solo, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • CORREIA, S. da L. ; PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; KUCK, E. D. . Perdas de Água e Solo Por Erosão Hídrica em Solo Cultivado Com Diferentes Seqüências Culturais, em Diferentes Condições Físicas da Sua Superfície. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Sol - O Solo e a Produção de Bioenergia:Desafios e Perspectivas. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • QUEIROZ, H. T. ; COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; AMARAL, André Julio Do ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; KUCK, E. D. ; CORREIA, S. da L. ; BECKER, L. R. . Infiltração e Retenção Superficiais de Água no Solo no Período Pré-Enxurrada, Avaliadas em Solo Temporariamente Suspenso do Processo de Cultivo, Com Diferentes Condições Físicas na Superfície. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis ; MIQUELLUTI, D. ; SANTOS, P.G dos ; WERNER, R. de S. ; MASAHIKOTAKISAWA, M. . Atributos de Erosão Hídrica Determinados Pela Combinação de Quantidades Superficiais de Resíduo Cultural Com Formas de Operação da Semeadura Direta. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bionergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • AMARAL, André Julio Do ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. ; WERNER, R. de S. ; RAMOS, J.C. . Teores de Fósforo e Potássio na Enxurrada da Erosão Hídrica, Afetados Por Doses de Resíduo Cultural e Por Formas de Execução da Operação de Semeadura Direta. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; GILLES, Luciléia ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; AMARAL, André Julio Do ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Comportamento Temporal da Enxurrada e da Erosão Hídrica em Área de Campo Nativo Submetida a Cultivos Anuais Sucessivos, em Diferentes Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. In: XXXIICongresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; BISSANI, Carlos Alberto ; GILLES, Luciléia ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; AMARAL, André Julio Do ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Perdas de Água, Solo, Matéria Orgânica e Nutriente Por Erosão Hídrica na Cultura do Feijão Miúdo Como Segundo Cultivo em Área de Campo Nativo, Influenciadas Pelo Preparo do Solo e Pela Adubação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; CHAGAS, Juliana Pardo ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; CORREIA, S. da L. ; KUCK, E. D. . Relações Quantitativas Entre Variáveis de Erosão Hídrica e Variáveis de Manejo em Solo Cultivado Com Diferentes Seqüências Culturais, em Diferentes Condições Físicas de Superfície. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bionergia: Perscpectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; CHAGAS, Juliana Pardo ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; KUCK, E. D. ; CORREIA, S. da L. . Hidrogramas e Sedimentogramas Associados à Erosão Hídrica em Solo Cultivado Com Diferentes Seqüências Culturais, em Diferentes Condições Físicas de Superfície. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • KUCK, E. D. ; COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; AMARAL, André Julio Do ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; CORREIA, S. da L. . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica em Solo Temporariamente Suspenso do Processo de Cultivo, em Diferentes Condições Físicas de Superfície. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. ; BISSANI, Carlos Alberto ; BAGATINI, T. ; AMARAL, André Julio Do ; PORTELA, Jeane Cruz ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo . Concentração de Matéria Orgânica e de Nutrientes na Enxurrada Logo Após a Semeadura do Milho, Implantado Sobre Campo Nativo, em Diferentes Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - O Solo e a Produção de Bioenergia: Perspectivas e Desafios. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará - UFC, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • COGO, N. P. . Processos Erosivos e Ações Mitigadoras: o Grande Desafio do Cientista de Solo na Proteção do Planeta. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanaças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-3.

  • AMARAL, André Julio Do ; PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; GILLES, Luciléia ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo . Características Físico-Hídricas do Solo Relacionadas ao seu Uso e Manejo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RS. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo - Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência doSolo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • PORTZ, Gustavo ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTELA, Jeane Cruz ; GILLES, Luciléia ; AMARAL, André Julio Do . Perda de Nutrientes por Erosão Sem e Com a Aplicação Superficial de Adubo Químico por Ocasião da Semeadura do Feijão Miúdo no Método de Semeadura Direta. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo e Conservação do Solo no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; AMARAL, André Julio Do ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo ; GILLES, Luciléia . Erosão e Escoamento Superficial em Distintos Métodos de Preparo do Solo e Níveis de Cobertura por Resíduo Cultural, Relacionados com o Uso Anterior da Terra com Seqüências Culturais Variadas. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro,RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PORTELA, Jeane Cruz ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; AMARAL, André Julio Do ; PORTZ, Gustavo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; GILLES, Luciléia . Hidrogramas de Enxurrada Influenciados pelo Uso Anterior da Terra e por Condições Físicas Superficiais Momentâneas do Solo, Criadas por Métodos de Seu Preparo e por Níveis de Cobertura por Resíduo Cultural. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • BAGATINI, T. ; COGO, N. P. ; GILLES, Luciléia ; PORTZ, Gustavo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTELA, Jeane Cruz ; AMARAL, André Julio Do . Erosão e Escoamento Superficial por Ocasião da Semeadura do Feijão Miúdo, Como Segundo Cultivo em Área de Campo Nativo, Influenciados pelo Preparo do Solo e pela Adubação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. ; BISSANI, Carlos Alberto ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; PORTELA, Jeane Cruz . Perdas por Erosão na Cultura do Milho Implantada Sobre Campo Nativo, Relacionadas com Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica do Solo Relacionada Com o Uso Anterior da Terra Com Culturas Anuais em Fileiras em Sucessão Contínua, Implantadas no Método de Semeadura Direta. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade Espacial de Teores de Nutrientes Foliares em Trigo, em Diferentes Sistemas de Manejo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade Espacial de Atributos Físicos do Solo em Diferentes Sistemas de Manejo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro, RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água: Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008. v. 1. p. 1-4.

  • COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir ; BERTOL, Ildegardis ; ELTZ, Flávio Luiz Foletto ; VOLK, Leandro B. da Silva . Contrôle D'Érosion du Sol au Brésilpar la Technique de Semis Direct: Points Importants à Considerer. In: Les Sols Tropicaux en Semis Direct Sus Couvertures Végétales, 2008, Antananarivo, Madagascar, Áfri. Les Sols Tropicaux en Semis Direct Sus Couvertures Végétales. Antananarivo, Madasgar, África: Universite D'Antananarivo/Ecole Superieure des Sciences Agronomiques, 2007. v. 1. p. 91-94.

  • COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; AMARAL, André Julio Do ; TREIN, Carlos Ricardo ; GILLES, Luciléia ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo . Erosão e Escoamento Superficial em Semeadura Direta Efetuada com Hastes Sulcadoras, Influenciados pela Direção da Operação de Semeadura e pela Cobertura Superficial do Solo. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2007, Gramado, RS. XXXI Congresso Brasileira de Ciência do Solo - CD ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. . Inter-relação Massa de Raízes-Diêmetro Ponderado de Agregados-Erosão Hídrica em Solo Submetido a Diferentes Manejos. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2007, Gramado, RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. ; BAGATINI, T. ; TREIN, Carlos Ricardo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; BISSANI, Carlos Alberto . Erosão e Escoamento Superficial em Área de Campo Nativo Submetida a Cultivo Anual, em Dois Métodos Conservacionistas de Preparo do Solo. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2007, Gramado, RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. ; CHAGAS, Juliana Pardo . Comparação de Procedimentos na Obtenção do Índice DMP dos Agregados de Solo em Água pela Técnica de Peneiramento a Úmido, Usando Amostras de Distintos Tratamentos de Manejo do Solo. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CÊNCIA DO SOLO, 2007, Gramado, RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; ODERICH, Vitor Hoppe ; TREIN, Carlos Ricardo . Semeadura Direta com Hastes Sulcadores nas Direções Perpendicular e Paralela ao Declive Relacionada à Erosão Hídrica. In: XVI REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006, Aracaju, SE. XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos e Palestras. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. ; PORTZ, Gustavo ; RECK, João Paulo Dornelles . Inte-relação Estabilidade de Agregados-Rugosidade Superficial do Solo-Tamanho de Sedimentos na Enxurrada da Erosão. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju, SE. XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos e Palestras. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006. v. 1. p. 1-4.

  • AMARAL, André Julio Do ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. ; LUCIANO, R. V. ; ZOLDAN JR., W. A. . Perda de água por erosão hídrica em diferentes estádios de crescimento da cultura, em diferentes métodos de preparo do solo. In: VI Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo, RS. Vi Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo - Resumos e Palestras (CD ROM). Passo Fundo, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Núcleo Regional Sul, 2006. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. ; PORTZ, Gustavo ; RECK, João Paulo Dornelles . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica Influenciadas por Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo Resultantes do Seu Preparo, Avaliadas na Semeadura do Milho. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 1-4.

  • CASTRO, Luciana Gomes ; COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; STRECK, Edemar Valdir . Inter-relações da Erosão Hídrica com a Rugosidade Superficial do Solo Induzida por Métodos de Preparo, na Ausência e na Presença de Resíduo Cultural. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 1-4.

  • COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; RECK, João Paulo Dornelles ; PORTZ, Gustavo . Perda de Nutrientes por Erosão Hídrica em Diferentes Métodos de Preparo do Solo, Avaliada na Semeadura do Milho. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 1-4.

  • FOUZ, P Sande ; VÁZQUEZ, e Vidal ; BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; GONZÁLES, A Paz . Tendências Atuais Sobre o Estudo da Erosão Hídrica do Solo na Europa. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. ; PORTZ, Gustavo ; RECH, João Paulo Dornelles . Perda de Nutrientes por Erosão Hídrica em Solo Com e Sem Cultivo, na Condição de Semeadura Direta.. In: Xvª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo: Integrando a ciencia do solo na produção de alimentos.. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-4.

  • RECH, João Paulo Dornelles ; COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; PORTZ, Gustavo . Erosão Hídrica em Solo Com e Sem Cultivo na Condição de Semeadura Direta, Influenciada por Condições Físicas de Superfície Resultantes do Seu Manejo.. In: XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo: Integrando a ciência do solo na produção de alimentos.. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-4.

  • PORTZ, Gustavo ; COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; RECH, João Paulo Dornelles . Rugosidade Superficial e Porosidade Total da Camada de Solo Preparada Influenciadas pelo Cultivo e sua Relação com a Erosão Hídrica, na Ausência de Cobertura Vegetal.. In: XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - XVª RBMCSA, 2004, Santa Maria, RS. XVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Manejo: Integrando a ciência do solo na produção de alimentos.. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 2004. v. 1. p. 1-4.

  • VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. ; RECH, João Paulo Dornelles ; STRECK, Edemar Valdir . Magnitude da Erosão e do Escoamento Superficial em Solo Não Mobilizado Influenciada por Particularidades de Manejo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto, SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD ROM (Resumos e Palestras). Botucatu, SP/Viçosa, MG: Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS, 2003.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. ; TREIN, C. R. . Infiltração de Água no Solo Avaliada por Inundação e Chuva Simulada, influenciada por Preparos de Solo. In: IVª Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre, RS. Resumos Expandidos: IVª Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo - CD-ROM. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul/Departamento de Solos-UFRGS, 2002.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; VOLK, Leandro B. da Silva ; GONCALVES, C. V. . Intensidade da Erosão e do Escoamento Superficial em Semeadura Direta, na Presença e Ausência de Resíduos Culturais, com Diferentes Histórias de Manejo e Tempos de Reconsolidação da Superfície do Solo. In: IVª Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre. Resumos Expandidos: IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - CD-ROM. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul/Departamento de SoloUFRGS, 2002.

  • COGO, N. P. ; BERTOL, I. ; DENARDIN, José Eloir ; KOCHHANN, Rainoldo Alberto ; STRECK, E. V. . Comprimentos Críticos de Declive Para a Erosão Hídrica em Preparos de Solo Conservacionistas: Teoria e Comprovação. In: IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre, RS. Resumos Expandidos: IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - CD-ROM. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul/Departamento de Solos-UFRGS, 2002.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir . Distanciamento Entre Terraços em Preparos de Solo Conservacionistas. In: IVª Reunião Sul-Brasileira de Cîência do Solo/Núcleo Regional Sul, 2002, Porto Alegre, RS. Resumos Expandidos: IVª Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo - CD-ROM. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul/Departamento de Solos-UFRGS, 2002.

  • DENARDIN, José Eloir ; KOCHHANN, Rainoldo Alberto ; COGO, N. P. ; BERTOL, I. . A Experiência Prático-Científica em Conservação do Solo no Planalto Rio-Grandense. In: IV ª Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre, RS. Resumos Expandidos: IVª Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - CD-ROM. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul/Departamento de Solos-UFRGS, 2002.

  • L. B. da S. Volk ; COGO, N. P. ; STRECK, E. V. ; ZALESKY, Jair W. ; CAMPOS, Alessandra Silveira . Erosão Hídrica Relacionada a Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Induzidas por Formas de Cultivo e de Manejo dos Resíduos Culturais. In: XIVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá, MT. ANAIS: IVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - CD-ROM. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Universidade Federal do Mato Grosso, 2002. p. 1-4.

  • COGO, N. P. ; L. B. da S. Volk ; ZALESKY, Jair W. ; CAMPOS, A. S. ; GONCALVES, C. V. . Parâmetros Hidrológicos em Semeadura Direta, Influenciados por Histórias de Cultivo e Níveis de Cobertura do Solo por Resíduos Culturais. In: XIVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá, MT. ANAIS: XIVª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - CD-ROM. Viçosa, MG: Sociedade Brasileria de Ciência do Solo/Universidade Federal do Mato Grosso, 2002. p. 1-4.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica na Cultura do Milho em Sucessão à Aveia e Pousio, em preparo Convencional e Plantio Direto, com Tração Animal e Tratorizada. In: XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000, Ilhéus, BA. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos/CD-ROM. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2000.

  • COGO, N. P. ; CASTRO, L. G. ; Q.J. Van Lier . Índices de rugosidade superficial e sua correlação com perdas de solo. In: XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e de Água, 2000, Ilhéus, BA. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos/CD-ROM. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2000.

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Perspectivas do Manejo e da Conservação do Solo e da Água no Brasil. In: XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000, Ilhéus, BA. XIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Resumos/CD-ROM. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2000.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Logo Após a Semeadura do Milho em Sucessão à Aveia e Pousio, em Preparo Convencional e Reduzido, com Tração Animal e Mecanizada. In: III Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2000, Pelotas, RS. III Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo/Núcleo Regional Sul - Resumos/CD-ROM. Pelotas, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo-Núcleo Regional Sul, 2000.

  • BORTOLINI, A. ; COGO, N. P. ; QUEIROZ, H. T. . Levantamento, Organização e Análise dos Dados de Erosão Hídrica Obtidos no Brasil, Com Vista a Uso na Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) e à Indicação de Pesquisas Para Seu Contínuo Aprimoramento. In: XXIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011, Porto Alegre, RS. XXIII Salão IC/UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: Propesq/UFRGS, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • CORREIA, S. da L. ; COGO, N. P. . Perdas de Solo e Água Por Erosão Hídrica na Semeadura de Culturas Anuais, Influenciadas Pelo Preparo do Solo e Pela Adubação. In: XXII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, Porto Alegre, RS. XXII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • SARTORI, C. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Pluvial Sob Chuva de Alta Intensidade, Influenciada Pelo Preparo e Pela Adubação Anterior do Solo, na Presença de Pouca e de Integral Cobertura Por Resíduos Culturais. In: XXII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, Porto Alegre, RS. XXII Salão IC/UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: Propesq/UFRGS, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • QUEIROZ, H. T. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica no Sétimo Cultivo de Ciclo Anual em Área Originalmente de Campo Nativo, em Dois Métodos de Preparo do Solo e Dois Tipos de Adubação. In: XXII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, Porto Alegre, RS. XXII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • CORREIA, S. da L. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; KUCK, E. D. ; COGO, N. P. . Perdas de Água e Solo por Erosão Hídrica em Solo Cultivado com Diferentes Seqüências Culturais, em Diferentes Condições Físicas de Superfície. In: XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2009, Porto Alegre, RS. XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • KUCK, E. D. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BECKER, L. R. ; QUEIROZ, H. T. ; AMARAL, André Julio Do ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; CORREIA, S. da L. ; COGO, N. P. . Perdas de Água e Solo por Erosão Hídrica em Solo Temporariamente Suspenso do Processo de Cultivo e Com Diferentes Condições Físicas na Superfície. In: XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2009, Porto Alegre, RS. XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • QUEIROZ, H. T. ; PORTELA, Jeane Cruz ; BECKER, L. R. ; KUCK, E. D. ; AMARAL, André Julio Do ; BAGATINI, T. ; PORTZ, Gustavo ; CORREIA, S. da L. ; COGO, N. P. . Infiltração e Retenção Superficiais de Água no Solo no Período Pré-Enxurrada, Avaliadas em Solo Temporariamente Suspenso do Processo de Cultivo, com Diferentes Condições Físicas na Superfície. In: XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2009, Porto Alegre, RS. XXI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • BAGATINI, T. ; GILLES, Luciléia ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; COGO, N. P. . Perda de Matéria Orgânica e de Nutrientes por Erosão Hídrica Pluvial em Distintos Métodos de Preparo do Solo e Tipos de Adubação. In: XX Salão de Iniciação Científica/UFRGS, 2008, Porto Alegre, RS. XX Salão de Iniciação Científica/UFRGS - CD ROM/Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PORTZ, Gustavo ; BAGATINI, T. ; CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTELA, Jeane Cruz ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. . Perda de Nitrogênio por Erosão Hídrica no Florescimento do Feijão Miúdo, Implantado em semeadura direta, Influenciada pela Adubação de Cobertura e pela Intensidade da Chuva. In: XX Salão de Iniciação Científica/UFRGS, 2008, Porto Alegre, RS. XX Salão de Iniciação Científica/UFRGS - CD ROM/Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir ; BERTOL, Ildegardis ; ELTZ, Flávio Luiz Foletto ; VOLK, Leandro B. da Silva . Control of Soil Erosion in Brazil by the No-tillage Technique: Important Points to be Considered. In: International Semminar on Tropical Soils under Direct Seeding, Mulch-based Cropping Systems, 2007, Antananarivo, Madagascar. International Seminar on Tropícal Soils under Direct Seeding, Mulch-based Cropping Systems - Resumes/Abstracts. Antananarivo, Madagascar: Institute de Recherce pour le Developpemment - IRD - Madagascar Section, 2007. v. 1. p. 38-38.

  • CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTELA, Jeane Cruz ; BAGATINI, T. ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; TREIN, Carlos Ricardo ; COGO, N. P. . Recuperação da Estrutura do Solo por Seqüências Culturais Variadas, Implantadas no Método de Semeadura Direta, Com Vistas ao Controle da Erosão Hídrica Pluvial. In: XIX Salão de Iniciação Científica e XVI Feira de Iniciação Científica da /UFRGS, 2007, Porto Alegre, RS. XIX Salão de Iniciação Científica e XVI Feria de Iniciação Científcia da UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2007. v. 1. p. 204-204.

  • BAGATINI, T. ; PORTELA, Jeane Cruz ; CHAGAS, Juliana Pardo ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; TREIN, Carlos Ricardo ; COGO, N. P. . Parâmetros de Erosão Hídrica sob Descarga Constante da Enxurrada, em Semeadura Direta Realizada Paralela e Transversalmente ao Declive, na Presença e na Ausência de Cobertura Superficial do Solo. In: XIX Salão de Iniciação Científica e XVI Feira de Iniciação Científica/UFRGS, 2007, Porto Alegre, RS. XIX Salão de Iniciação Científica e XVI Feira de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2007. v. 1. p. 202-203.

  • CHAGAS, Juliana Pardo ; PORTZ, Gustavo ; ODERICH, Vitor Hoppe ; PORTELA, Jeane Cruz ; VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. . Biomassas Aérea e Subterrânea de Diferentes Espécies Culturais com Vistas à Qualidade do Solo para Fins de Resistência à Erosão Hídrica Pluvial. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre, RS. XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • ODERICH, Vitor Hoppe ; PORTZ, Gustavo ; PORTELA, Jeane Cruz ; AMARAL, André Julio Do ; GILLES, Luciléia ; COGO, N. P. . Parâmetros de Erosão Hídrica sob a Condição de Equilíbrio da Enxurrada Influenciados pela Direção da Operação de Semeadura e Pela Cobertura do Solo. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre, RS. XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS - Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • PORTZ, Gustavo ; RECK, João Paulo Dornelles ; L. B. da S. Volk ; COGO, N. P. . Perdas de Água e Nutrientes por Erosão Hídrica em Semeadura Direta de Milho Utilizando Semeadora-Adubadora com e sem Hastes Sulcadoras para Incorporação do Adubo ao Solo. In: XVII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005, Porto Alegre, RS. Livro de Resumos/CD-ROM - XVII Salão IC/UFRGS. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2005. v. 1.

  • PORTZ, Gustavo ; RECH, João Paulo Dornelles ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Indicadores de Qualidade Física do Solo para Fins de Minimização da Erosão Hídrica, na Presença e na Ausência de Cultivo. In: XVI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2004. v. 1. p. 205-206.

  • RECH, João Paulo Dornelles ; PORTZ, Gustavo ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Perdas de N, P e K no Escoamento Superficial de Semeadura Direta, em Solo Com e Sem Cultivo, na Presença de Cobertura por Resíduo Cultural.. In: XVI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: PROPESQ/UFRGS, 2004. v. 1. p. 206-206.

  • PORTZ, Gustavo ; RECH, João Paulo Dornelles ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Infiltração de Água em Solo Não Preparado Influenciada por Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície Resultantes de Seu Manejo. In: XV Salão/XII Feira de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grando do Sul, 2003, Porto Alegre, RS. Livro de Resumos - Iniciação Científica 2003. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grando do Sul - UFRGS, 2003. v. 1. p. 197-197.

  • RECH, João Paulo Dornelles ; PORTZ, Gustavo ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. . Erosão hídrica em solo não preparado, na presença e na ausência de cultivo e de cobertura por resíduos culturais.. In: XV Salão/XII Feira de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003, Porto Alegre, RS. Livro de Resumos - Iniciação Científica 2003. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2003. v. 1. p. 216-216.

  • RECH, João Paulo Dornelles ; ZALESKY, Jair W. ; L. B. da S. Volk ; GONCALVES, C. V. ; COGO, N. P. . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica em Semeadura Direta, Com e Sem Cobertura por Resíduos Culturais, Influenciadas pela História de Manejo Anterior do Solo. In: XIV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002, Porto Alegre, RS. XIV Salão de Iniciação Científica/UFRGS - Resumos/CD-ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002. p. 206-206.

  • COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir . Surface-soil-consolidation factor, With and Without Traffic-and-Vegetation, for Erosion Prediction with RUSLE.. In: 10th International Soil Conservation Organization Conference - ISCO, 2002, West Lafayette, IN. Sustaining the Global Farm - Selected papers from the 10th International Soil Conservation Organization Conference. West Lafayette, IN: International Soil Conservatio Organization, 1999.

  • MORAIS, L. F. B. ; CASTRO, L. G. ; VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Relacionada à Rugosidade Superficial do Solo Induzida por Métodos de Preparo, na Ausência e na Presença de Cultivo e de Cobertura Morta. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina, PR. Ciêcia do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade. Londrina, PR: Editora Midiograf, 2001. v. 1. p. 281-281.

  • ZALESKY, Jair W. ; CAMPOS, A. S. ; L. B. da S. Volk ; OLIVEIRA, G. X. S. ; COGO, N. P. . Recuperação Física do Solo por Sistemas de Cultivo com Vistas à Redução da Erosão Hídrica. In: XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2001, Porto Alegre, RS. XIII Salão de Iniciação Científica/UFRGS - Resumos/CD-ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002. p. 129-129.

  • CAMPOS, A. S. ; ZALESKY, Jair W. ; L. B. da S. Volk ; OLIVEIRA, G. X. S. ; COGO, N. P. . Atributos Físicos do Solo para a Erosão Hídrica em Diferentes Sistemas de Manejo. In: XIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2001, Porto Alegre, RS. XIII Salão de Iniciação Científica/UFRGS - Resumos/CD-ROM). Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002. p. 128-128.

  • ZALESKY, Jair W. ; Freitas, K. W. ; L. B. da S. Volk ; LEVIEN, R. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica em Superfícies de Solo Mobilizadas e Reconsolidadas, Com e Sem Cultivo. In: XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grando do Sul, 2000, Porto Alegre, RS. XII Salão de Iniciação Científica/UFRGS - Resumos/CD-ROM. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grando do Sul - UFRGS, 2000. p. 138-138.

  • COGO, N. P. ; STRECK, E. V. . Surface-Soil-Consolidation Factor, With and Without Traffic-and-Vegetation, for Erosion Prediction with RUSLE. In: 10th International Soil Conservation Organization Conference, 1999, West Lafayette, IN. 10th Soil Conservation Organization Conferenece Proceedings. West Lafayette, IN: Purdue University, 1999. v. 1. p. 37-37.

  • STRECK, E. V. ; COGO, N. P. . Sod-biomass Loss Constants as Used in Erosion Predictin with RUSLE. In: 10th International Soil Conservation Organization Conference, 1999, West Lafayette, IN. 10th International Soil Conservation Organization Conference. West Lafayette, IN: Purdue University, 1999. v. 1. p. 73-73.

  • MORAIS, L. F. B. ; COGO, N. P. . Comprimentos Críticos de Declive em Diferentes Manejos no Sistema Plantio Direto. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília, DF. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1999. v. 1. p. T019-T019.

  • Freitas, K. W. ; COGO, N. P. . Avaliação de Coeficientes do Subfator Uso Anterior da Terra do Modelo. In: XI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1999, Porto Alegre,RS. Livro de Resumos. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1999. v. 1. p. 111-112.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade de Fatores da Acidez do Solo Em Diferentes Sistemas de Manejo. In: XII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA., 1998, Fortaleza, CE. RESUMOS EXPANDIDOS. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1998. v. 1. p. 46-46.

  • COELHO, V. P. ; HERZOG, L. L. S. ; STRECK, E. V. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Relacionada Ao Efeito Residual de Pastagem Em Diferentes Formas de Manejo.. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. v. 1. p. 85-85.

  • WEGNER, I. R. ; REITZER, A. ; STRECK, E. V. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Relacionada Às Características de Um Solo Em Reconsolidação, Sem e Com Cobertura.. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. v. 1. p. 101-101.

  • HERZOG, L. L. S. ; COELHO, V. P. ; MORAIS, L. F. B. ; COGO, N. P. . Comprimento Crítrico de Declive Em Sistema de Plantio Direto.. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. v. 1. p. 101-101.

  • REITZER, A. ; WEGNER, I. R. ; CASTRO, L. G. ; COGO, N. P. . Erosão Hídrica Relacionada À Cobertura e Rugosidade Superficiais do Solo.. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. v. 1. p. 104-104.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; MIQUELLUTI, D. . Transporte de Sedimentos Em Relação A Cobertura e Rugosidade Superficiais e Comprimentos do Declive. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro, RJ. RESUMOS. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. v. 1. p. 408-408.

  • COELHO, V. P. ; STRECK, E. V. ; SACRAMENTO, D. M. ; COGO, N. P. . Retenção e Infiltração de Água No Solo Relacionadas A Sistemas de Manejo.. In: IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1997, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. v. 1. p. 73-73.

  • COGO, N. P. ; HERZOG, L. L. S. ; SCHWARZ, R. A. ; STRECK, E. V. . Interrelações de Componentes de Produtividade das Culturas Associados À Erosão Hídrica do Solo.. In: IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1997, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. v. 1. p. 73-73.

  • REITZER, A. ; STRECK, E. V. ; MORAIS, L. F. B. ; COGO, N. P. . Relações dos Efeitos Residuais e Mecânicos de Raízes e Resíduos Culturais Incorporados Ao Solo Com A Erosão Hídrica.. In: IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1997, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. v. 1. p. 73-73.

  • WEGNER, I. R. ; STRECK, E. V. ; CASTRO, L. G. ; COGO, N. P. . Estabilidade de Superfícies do Solo Agrícola Relacionada À Erosão Hídrica.. In: IX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1997, Porto Alegre, RS. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. v. 1. p. 74-74.

  • SCHWARZ, R. A. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Perdas de Solo e Água Por Erosão Hídrica Em Diferentes Classes de Capacidade de Uso, Sistemas de Preparo e Níveis de Fertilidade do Solo. In: Iª REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO/NRS-SBCS, 1996, Lages, SC. RESUMOS EXPANDIDOS. Lages, SC: Núcleo Regional Sul / Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996. v. 1. p. 139-141.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. ; LEVIEN, R. . Distância de Terraços Em Preparos Conservacionistas de Solo.. In: Iª REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO/NRS-SBCS, 1996, Lages, SC. RESUMOS EXPANDIDOS. Lages, SC: Núcleo Regional Sul/Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996. v. 1. p. 161-164.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. ; LEVIEN, R. . Terraces In Soil Conservation Tillage.. In: XXIII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996, Águas de Lindóia, SP. ANAIS (CD ROM; Resumo 06-25). Águas de Lindóia, SP: Sociedade Latino Americana de Ciência do Solo/Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996. v. 1. p. 30-30.

  • GIASSON, E. ; SOUZA, L. F. C. ; LEVIEN, R. ; SCHNEIDER, P. ; COGO, N. P. ; BOHNEN, H. ; CASSOL, E. A. ; BISSANI, C. A. . Planejamento Integrado de Uso da Terra - Uma Experiência Didática No Departamento de Solos da Ufrgs.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, Viçosa, MG. RESUMOS EXPANDIDOS. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1995. v. 1. p. 2195-2197.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Erosão Hídrica Relacionada Ao Preparo do Solo Na Presença e Na Ausência de Resíduos Culturais de Milho e Trigo. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, Viçosa, MG. RESUMOS EXPANDIDOS. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1995. v. 1. p. 1881-1883.

  • ALVES, A. G. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Persistência da Cobertura Vegetal Morta e Sua Relação Com O Preparo do Solo. In: 47ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1995, São Luiz, MA. ANAIS (COMUNICAÇÕES). São Luiz, MA: Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 1995. v. 1.

  • COGO, N. P. . Cobertura do Solo. In: REUNIÃO SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM MANEJO DO SOLO, 1994, Passo Fundo, RS. DIALOGO XXXIX - Metodologia para investigacion em manejo de suelos. Montevideo, UR: IICA / PROCISUR, 1994. v. 1. p. 61-62.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. . Comprimento Crítico de Declive Para Preparos Conservacionistas de Solo.. In: X REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 1994, Florianópolis, SC. RESUMOS. Florianópolis, SC: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1994. v. 1. p. 292-293.

  • ALVES, A. G. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Relações da Erosão do Solo Com O Manejo e A Persistência de Resíduos Culturais da Soja.. In: 46ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1994, Vitória, ES. ANAIS (COMUNICAÇÕES). Vitória, ES: Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 1994. v. 1. p. 38-38.

  • LINDSTROM, M. J. ; SCHUMACHER, T. E. ; BLECHA, M. ; COGO, N. P. . Tillage System Effects On CRP Lands: Water Runoff, Soil Loss, And Infiltration.. In: WHEN CONSERVATION RESEARCH PROGRAM CONTRACTS EXPEPIRE: THE POLICY OPTIONS, 1994, Arlington, VI. CONFERENCE PROCEEDINGS. Arlington, VI: Soil and Water Conservation Society, 1994. v. 1. p. 131-131.

  • LINDSTROM, M. J. ; SCHUMACHER, T. E. ; COGO, N. P. ; BLECHA, M. L. . After CRP: Tillage System Effect on Water Runoff and Soil Erosion. In: 86th ANNUAL MEETINGS OF THE AMERICAN SOCIETY OF AGRONOMY/CROP SCIENCE SOCIETY OF AMERICA/SOIL SCIENCE SOCIETY SOCIETY OF AMERICA, 1994, Seattle, WA. AGRONOMY ABSTRACTS. Seattle, WA: American Society of Agronomy/Crop Science Society of America/Soil Science Society of America, 1994. v. 1. p. 349-349.

  • SCHUMACHER, T. E. ; COGO, N. P. ; LINDSTROM, M. J. ; BLECHA, M. L. ; LEMME, G. D. . Soil Hydraulic Properties Of Tillage Systems After CRP.. In: 86th ANNUAL MEETINGS OT THE AMERICAN SOCIETY OF AGRONOMY/CROP SCIENCE SOCIETY OF AMERICA/SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA, 1994, Seattle, WA. AGRONOMY ABSTRACTS. Seattle, WA: American Society of Agronomy/Crop Science Society of America/Soil Science Society of America, 1994. v. 1. p. 358-359.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade do Solo Em Relação A Sistemas de Manejo. I. Fósforo, Potássio e Matéria Orgânica.. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1993, Gioânia, GO. RESUMOS - VOLUME III. Goiânia, GO: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1993. v. 3. p. 73-74.

  • COGO, N. P. . Soil Erosion And Productivity In Brazil.. In: 83RD ANNUAL MEETINGS OF THE AMERICAN SOCIETY OF AGRONOMYCROP SCIENCE SOCIETY OF AMERICA/SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA, 1991, Denver, CO. AGRONOMY ABSTRACTS. Denver, CO: American Society of Agronomy, 1991. v. 1. p. 0-0.

  • ALVES, A. G. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Manejo e Persistência de Resíduos Culturais No Controle da Erosão.. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1991, Porto Alegre, RS. PROGRAMA E RESUMOS. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. v. 1. p. 138-138.

  • UHDE, L. T. ; COGO, N. P. ; TREIN, C. R. . Comportamento da Sucessão Trevo/Milho, Em Áreas Com e Sem Pastejo Intensivo, Em Diferentes Métodos de Preparo do Solo. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1991, Porto Alegre, RS. PROGRAMA E RESUMOS. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. v. 1. p. 290-290.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. ; VIEIRA, S. R. . Variabilidade de Parâmetros do Solo e da Planta Em Um Pomar Cítrico.. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1991, Porto Alegre, RS. PROGRAMA E RESUMOS. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. v. 1. p. 94-94.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. ; ROCKENBACH, C. A. . Erosão Na Cultura do Milho Em Diferentes Sistemas de Cultivo Anterior e Métodos de Preparo do Solo.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1989, Recife, PE. PROGRAMA E RESUMOS. Recife, PE: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1989. v. 1. p. 245-245.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Relações da Erosão Hídrica Com Métodos de Preparo, Em Solo Encrostado Pela Chuva, Na Ausência e Na Presença de Cobertura Por Resíduo Cultural de Trigo. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO/VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1988, João Pessoa, PB. PROGRAMA E RESUMOS. João Pessoa, PB: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988. v. 1. p. 105-105.

  • COGO, N. P. . Conceito e Princípios Científicos Envolvidos No Manejo de Solos Para Fins de Controle da Erosão Hídrica.. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1987, Campinas, SP. PROGRAMA E RESUMOS. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1987. v. 1. p. 218-219.

  • CARVALHO, F. L. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; BERTOL, I. . Relações da Erosão Hídrica do Solo Com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Trigo, Em Solo Franco Arenoso Com 7,5% de Declividade.. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. C ampo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 24-24.

  • COGO, N. P. ; AMADO, T. J. C. ; LEVIEN, R. . Influência da Intensidade de Preparo do Solo Nas Perdas Por Erosão e Na Distribuição de Tamanho dos Sedimentos Erodidos. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVA ÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 04-04.

  • COGO, N. P. ; AMADO, T. J. C. . Avaliação da Exatidão do Método Fotográfico Utilizado Na Determinação da Percentagem da Cobertura do Solo Por Resíduos Culturais. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVA ÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 98-98.

  • LOPES, P. R. C. ; COGO, N. P. ; ELTZ, F. L. F. . Relações de Sistemas de Uso e Manejo do Solo Com As Características Físicas e Perdas Por Erosão. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 07-07.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; CARVALHO, F. L. C. . Relações da Erosão Hídrica Com Métodos de Preparo do Solo, Na Ausência e Presença de Cobertura Vegetal Por Resíduo Cultural de Trigo. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 13-13.

  • LOPES, P. R. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Eficiência Relativa de Níveis e Tipos de Resíduos Culturais Espalhados Uniformemente Sobre O Solo Na Redução da Erosão. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 15-15.

  • AMADO, T. J. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Eficiência Relativa de Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Soja Na Redução da Erosão. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 19-19.

  • AMADO, T. J. C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Influência da Cobertura do Solo Sob Duas Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Soja Na Velocidade e Capacidade de Transporte da Enxurrada. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 20-20.

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. ; AZAMBUJA, M. D. . Relações da Erosão Hídrica do Solo Com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Soja, Em Solo Arenoso Com 14 % de Declividade. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 23-23.

  • LOPES, P. R. C. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Influência da Cobertura do Solo Por Resíduos Culturais Espalhados Sobre A Superfície Na Velocidade e Capacidade de Transporte da Enxurrada. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO/VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1986, Campo Grande, MS. RESUMOS. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986. v. 1. p. 27-27.

  • COGO, N. P. . Soybean Production And The Soil Erosion Problems And Solutions - South America.. In: WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE - III, 1984, Ames, IO. WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE - III: Program and Abstracts. Ames, IO: Iowa State University/Westview Press, 1984. v. 1. p. 33-33.

  • BERTOL, I. ; COGO, N. P. . Comprimento Crítico de Declive Para Preparos Conservacionistas de Solo.. In: X REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 1984, Florianópolis, SC. RESUMOS. Florianópolis, SC: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1984. v. 1. p. 292-293.

  • COGO, N. P. ; FOSTER, G. R. ; MOLDENHAUER, W. C. . Efeito de Taxas de Descarga da Enxurrada Induzidas Por Diferentes Comprimentos de Declive Sobre A Erosão Hídrica do Solo.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO/IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1982, Campinas, SP. PROGRAMA E RESUMOS. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1982. v. 1. p. 18-18.

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Efeito da Cobertura Vegetal, Rugosidade Superficial do Solo e Velocidade do Escorrimento Na Distribuição de Tamanho dos Agregados Na Enxurrada.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO/IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO., 1982, Campinas, SP. PROGRAMA E RESUMOS. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1982. v. 1. p. 19-19.

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Efeito da Cobertura Vegetal e da Rugosidade Superficial do Solo Nas Perdas Por Erosão Hídrica.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO/IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1982, Campinas, SP. PROGRAMA E RESUMOS. Campinas, SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1982. v. 1. p. 22-22.

  • VIEIRA, M. J. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Metodologia de Amostragem da Enxurrada Em Trabalhos Com Simulador de Chuva Usando Tanques Coletores.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 73-74.

  • COGO, N. P. . Erodibilidade de Alguns Solos do Rio Grande do Sul Avaliada Pelo Método do Nomograma.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 215-217.

  • VIEIRA, M. J. ; COGO, N. P. ; CASSOL, E. A. . Perdas Por Erosão Sob Diferentes Sistemas de Preparo do Solo Para A Cultura da Soja (Glycine Max L. Merril), Em Condições de Chuva Simulada.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 235-236.

  • SARAIVA, O. F. ; COGO, N. P. ; MIELNICZUK, J. . Perdas Por Erosão Sob Precipitação Natural Em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais . I: Solo da Unidade de Mapeamento Sãojerônimo - Segunda Etapa Experimental.. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 1978, Passo Fundo, RS. ANAIS. Passo Fundo, RS: EMBRAPA/SNLCS, 1978. v. 1. p. 247-247.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. . Infiltração de Água No Solo Influenciada Por Diferentes Sistemas de Manejo.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1977, São Luiz, MA. RESUMOS DOS TRABALHOS. São Luiz, MA: Sociedade Brasleira de Ciência do Solo, 1978. v. 1. p. 15-15.

  • COGO, N. P. ; SOUZA, L. S. . Umidade No Solo e Rendimento das Culturas Em Experimentos Em Casa-De-Vegetação. Ii. Milheto (Pennisetum Americanum), Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1977, São Luiz, MA. RESUMOS DOS TRABALHOS. São Luiz, MA: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1977. v. 1. p. 16-16.

  • SOUZA, L. S. ; COGO, N. P. . Caracterização Física Em Solo da Unidade de Mapeamento São Jerônimo - Rs (Paleudul), Em Diferentes Sistemas de Manejo.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1977, São Luiz, MA. RESUMOS DOS TRABALHOS. São Luiz, MA: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1977. v. 1. p. 22-22.

  • COGO, N. P. ; GUERRA, M. . Umidade No Solo e Rendimento das Culturas Em Experimentos Em Casa-De-Vegetação. I. Sorgo (Sorghum Vulgare), Em Solos Vertissol, Latossolo Roxo Distrófico e Podzólico Vermelho Amarelo.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1977, São Luiz, MA. RESUMOS DOS TRABALHOS. São Luiz, MA: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1977. v. 1. p. 23-23.

  • ELTZ, F. L. F. ; COGO, N. P. . Perdas Por Erosão Em Diferentes Manejos de Solo e Cobertura Vegetais Em Solo Laterítico Bruno Avermelhado Distrófico.. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1977, São Luiz, MA. RESUMOS DOS TRABALHOS. São Luiz, MA: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1977. v. 1. p. 121-121.

  • COGO, N. P. ; SANTOS, M. C. L. ; KAMPF, N. ; WILLIG, C. D. . Solos Escuros da Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul: I. Morfologia, Classificação, Propriedades Físicas e Químicas.. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1973, Santa Maria , RS. BOLETIM Nº 1 - COMISSÕES I, II, III e IV. Santa Maria, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1973. v. 1.

  • COGO, N. P. ; SANTOS, M. C. L. ; KAMPF, N. ; WILLIG, C. D. . Solos Escuros da Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul: II. Mineralogia e Gênese.. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1973, Santa Maria, RS. Boletim nº 1: Comissões I, II, III e IV. Santa Maria, RS: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1973. v. 1.

  • COGO, N. P. . Conservação do solo no Brasil: toda a verdade sobre ela. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Conservação do solo no Brasil: a realidade atual e o que precisa ser feito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Conservação do solo: por que e como deve ser entendida e praticada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Conservação do solo: o que, para que, por quem e como deve ser entendida e praticada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; BERTOL, Ildegardis . A Visão Brasileira da Conservação do Solo e da Água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Diversificação de Sistemas Produtivos e Terraceamento em Plantio Direto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Conservação dos solos agrícolas: um pré-requisito fundamental à persistência da vida na terra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Sistema plantio direto (SPD) - Agricultura conservacionista - Sobrevivência do planeta Terra e das formas de vida que nele existem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; DENARDIN, José Eloir . Práticas mecânicas e vegetativas na conservação do solo e da água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Erosão do Solo no Brasil - Ainda Uma Epidemia Séria: Razões da Causa e Remédios Para a Solução - Verdades Que Não Podem Deixar de Ser Enfrentadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Processos Erosivos e Ações Mitigadoras: o Grande Desafio do Cientista de Solo na Proteção do Planeta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Responsabiidade e Competência de Execução da Ciência do Solo Brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Control of Soil Erosion in Brazil by the No-tillage Technique: Important Points to be Considered. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; CAMARGO, F. A. O. . The Brazilian Soil Science Society. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COGO, N. P. ; PORTELA, Jeane Cruz ; PORTZ, Gustavo ; ODERICH, Vitor Hoppe ; TREIN, Carlos Ricardo . Semeadura Direta com Hastes Sulcadoras nas Direções Perpendicular e Paralela ao Declive Relacionada à Erosão Hídrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. ; PORTZ, Gustavo ; RECH, João Paulo Dornelles . Inter-relação Estabilidade de Agregados-Rugosidade Superficial do Solo-Tamanho de Sedimentos na Enxurrada da Erosão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Sistemas de Produção Vegetal: sua Relação com a Erosão e com o Carbono - Uma Abordagem Fundamental e de Alerta. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Recursos do Planeta Terra: Quanto Recebemos, Quanto nos Resta, Quanto nos Cabe, Quanto nos Compete. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Comprimentos Críticos de Declive em Preparos Conservacionistas de Solo: Teoria e Comprovação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Atitudes e Ações Necessárias para a Melhoria do Trato da Ciência do Solo no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Erosão nas Terras Agrícolas: Como Deve Ser Analisada, Interpretada e Atacada Tendo em Vista a Preservação dos Recursos Solo e Água do Planeta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOLK, Leandro Bochi da Silva ; COGO, N. P. ; RECH, João Paulo Dornelles ; PORTZ, Gustavo . Perdas de Solo e Água por Erosão Hídrica Influenciadas por Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo Resultantes do Seu Preparo, Avaliadas na Semeadura do Milho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; RECH, João Paulo Dornelles ; PORTZ, Gustavo . Perda de Nutrientes por Erosão Hídrica em Diferentes Métodos de Preparo do Solo, Avaliada na Semeadura do Milho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, Luciana Gomes ; COGO, N. P. ; VOLK, Leandro Bochi da Silva ; STRECK, Edemar Valdir . Inter-relações da Erosão Hídrica com a Rugosidade Superficial do Solo Induzida por Métodos de Preparo, na Ausência e na Presença de Cobertura Por Resíduo Cultural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Avaliação e Tomada de Posição Sobre os Rumos da Pesquisa em Erosão do Solo no Brasil.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Terraceamento em Sistemas Conservacionistas de Preparo do Solo: I - Análise Conceitual e um Exemplo Numérico Ilustrativo.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . O Núcleo Regional Sul e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Práticas de Controle da Enxurrada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOL, Ildegardis ; COGO, N. P. ; VÁSQUEZ, e Vidal ; AVALOS, Jm Mirás ; GONZÁLES, Antonio Paz . Soil Quality From the View Point of Soil Physics and Water Erosion for Assessing Sustentability. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . O Papel dos Terraços na Conservação do Solo e da Água e na Preservação do Ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Sugestões para Melhorias e Avanços na Ciência do Solo Brasileira: Ênfase nos Aspectos de Manejo e Conservação do Solo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Indicadores de Qualidade do Solo: Aspectos Relacionados à Erosão Hídrica Pluvial e à Mecanização Tratorizada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Semeadura Direta: Fatos e Falácias Vistos por um Estudioso de Erosão do Solo e um Estudioso de Mecanização Agrícola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . O Ensino e a Pesquisa em Ciência do Solo no Brasil: O Que, Para Que, Por Quem e Para Quem.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Qualidade do Solo para Fins Agrícolas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Erosão Sobre as Terras Agrícolas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Comprimentos Críticos de Declive Para a Erosão Hídrica em Preparos de Solo Conservacionistas: Teoria e Comprovação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; L. B. da S. Volk ; GONCALVES, C. V. . Intensidade da Erosão e do Escoamento Superficial em Semeadura Direta, na Presença e Ausência de Resíduos Culturais, com Diferentes Histórias de Manejo e Tempos de Reconsolidação da Superfície do Solo.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VOLK, Leandro B. da Silva ; COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir ; ZALESKY, Jair W. . Erosão Hídrica Relacionada a Condições Físicas de Superfície e Subsuperfície do Solo, Induzidas por Formas de Cultivo e de Manejo dos Resíduos Culturais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Manejo e Conservação do Solo e da Água para Aumento da Produtividade Agrícola e Preservação do Ambiente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Manejo e Conservação do Solo e da Água: Uma Abordagem Crítica Sobre Conceitos, Ensino e Pesquisa.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Perspectivas do Manejo e da Conservação do Solo e da Água no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Comprimentos Críticos de Declive em Diferentes Manejos no Sistema Plantio Direto. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir . Surface-Soil-Consolidation Factor, With and Without Traffic-and-Vegetation, for Erosion Prediction with RUSLE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; STRECK, Edemar Valdir . Sod-Biomass Loss Constants as Used in Erosion Prediction With RUSLE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . O Papel das Práticas Mecânicas e Não Mecânicas no Controle da Erosão Hídrica do Solo: Princípios Envolvidos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . O Manejo do Solo e Sua Relação Com a Erosão Hídrica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Soil Erosion and Productivity in Brazil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Manejo y Control de la Erosión em Suelos Rojos. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Degradação Ambiental. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . O Modelo Científico e a Pesquisa em Conservação do Solo. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Manejo de Solos Agrícolas. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Conceitos e Princípios Científicos Envolvidos no Manejo de Solos para Fins de Controle da Erosão Hídrica. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; MIELNICZUK, J. . Sistema Integrado de Manejo Conservacionista para os Solos Agrícolas. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; AMADO, Telmo Jorge Carneiro . Avaliação da Exatidão do Método Fotográfico Utilizado na Determinação da Percentagem de Cobertura do Solo por Resíduos Culturais. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Carvalho, F.L.C. ; COGO, N. P. ; LEVIEN, R. ; BERTOL, Ildegardis . Relações da Erosão Hídrica do Solo com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Trigo, em Solo Arenoso com 7,5% de Declividade. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEVIEN, R. ; COGO, N. P. ; AZAMBUJA, M.D. . Relações da Erosão Hídrica do Solo com Doses e Formas de Manejo do Resíduo Cultural de Soja, em Solo Arenoso com 14% de Declividade. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; AMADO, Telmo Jorge Carneiro ; LEVIEN, R. . Inlfuência da Intensidade de Preparo do Solo nas Perdas por Erosão e na Distribuição de Tamanho dos Sedimentos Erodidos. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Análise Crítica dos Encontros Nacionais de Pesquisa Sobre Conservação do Solo. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Soybean Production and the Soil Erosion Problems and Solutions - South America. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. . Degradação do Solo pelo Processo Erosivo. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COGO, N. P. ; FOSTER, G. R. ; MOLDENHAUER, W. C. . Efeito de Taxas de Descarga da Enxurrada Induzidas por Diferentes Comprimentos de Declive sobre a Erosão Hídrica do Solo. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Efeito da Cobertura Vegetal, Rugosidade Superficial e Velocidade do Escoamento na Distribuição de Tamanho dos Agregados de Solo na Enxurrada. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; MOLDENHAUER, W. C. ; FOSTER, G. R. . Efeito da Cobertura Vegetal e da Rugosidade Superficial do Solo nas Perdas por Erosão. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, M. J. ; COGO, N. P. ; CASSOL, Elemar Antonino . Metodologia de Amostragem da Enxurrada em Trabalhos com Simulador de Chuva Usando Tanques Coletores. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Uma Contribuição à Metodologia de Estudo das Perdas por Erosão em Condições de Chuva Natural: I - Sugestões Gerais, Medição do Volume, Amostragem e Quantificação de Solo e Água na Enxurrada. 1978. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COGO, N. P. . Uma Contribuição à Metodologia de Estudo das Perdas por Erosão em Condições de Chuva Natural: II - Alguns Conceitos Básicos e Modelo de Uma Ficha para Registro das Características da Chuva e Perdas de Solo e Água. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; DREWS, C. R. ; GIANELLO, C. . Índice de Erosividade das Chuvas nos Municípios de Guaíba, Ijuí e Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Erodibilidade de Alguns Solos do Rio Grande do Sul Avaliada pelo Método do Nomograma. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, M. J. ; COGO, N. P. ; CASSOL, Elemar Antonino . Perdas por Erosão sob Diferentes Sistemas de Preparo do Solo para a Cultura da Soja (Glycine max. L. MERRIL), em Condições de Chuva Simulada. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARAIVA, O. F. ; COGO, N. P. ; MIELNICZUK, J. . Perdas por Erosão sob Precipitação Natural em Diferentes Manejos de Solo e Coberturas Vegetais: I . Solo da Unidade de Mapeamento São Jerônimo - Segunda Fase Experimental. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; GUERRA, M. . Umidade no Solo e Rendimento das Culturas em Experimentos em Casa de Vegetação. I. Sorgo (Sorghum vulgare), em solos Vertisol, Latosol Roxo Distrófico e Podzólico Vermelho Amarelo. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; SOUZA, L. S. . Umidade do Solo e Rendimento das Culturas em Experimentos de Casa de Vegetação: II. Milheto (Pennisetum americanum), em Solo Latarítico Bruno Avermelhado Distrófico. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; CASSOL, Elemar Antonino . O Programa de Pesquisa em Conservação do Solo no Rio Grande do Sul. 1975. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; SANTOS, M. C. L. ; KAMPF, N. ; WILLIG, C. D. . Solos Escuros da Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul: II. Mineralogia e Gênese. 1973. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. ; SANTOS, M. C. L. ; KAMPF, N. . Solos Escuros da Campanha-Oeste do Rio Grande do Sul: I. Morfologia, Classificação, Propriedades Físicas e Químicas. 1973. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COGO, N. P. . Effect of Residue Cover, Tillage-induced Roughness, and Slope Length on Erosion and Related Parameters. West Lafayette, IN: Purdue University/Graduate School, 1981 (Tese de Doutorado).

  • COGO, N. P. . Morfologia e Gênese de Solos Escuros Formados Sobre Basalto na Campanha-oeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1972 (Tese de Mestrado).

Outras produções

COGO, N. P. . Avaliação da Recuperação do Solo em Áreas Degradadas na Província Petrolífera Urucu-Petrobras/Amazônia. 2002.

COGO, N. P. ; LEVIEN, R. . Avaliação e Sugestões para Recuperação do Solo em Áreas Degradadas na Província Petrolífera Urucu-Petrobras /Amazônia. 2001.

SIMON, Z. ; TEDESCO, M. J. ; SCHNEIDER, P. ; COGO, N. P. . Modificações das Propriedades Físicas e Químicas do Solo Pela Aplicação de Efluente Petroquímico Tratado.. 1986.

KLAMT, E. ; TEDESCO, M. J. ; COGO, N. P. . Levantamento Semi-detalhado dos Solos da Área Destinada ao Descarte de Efluentes Líquidos do Pólo Petroquímico. 1982.

COGO, N. P. . Agricultura Conservacionista - Práticas Mecânicas e Vegetativas na Conservação do Solo e da Água. 2012. .

COGO, N. P. ; LEVIEN, Renato ; BISSANI, Carlos Alberto ; BAYER, Cimélio ; TREIN, Carlos Ricardo . Curso de Atualização em Fertilidade, Manejo e Conservação do Solo e da Água Para Técnicos da EMATER/RS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. . Planejamento Integrado de Uso da Terra - Estudo de Casos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. . Elementos Essenciais em Manejo e Conservação do Solo e da Água Para Aumento da Produtividade Agrícola e Preservação do Ambiente. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COGO, N. P. . Elementos Essenciais em Manejo e Conservação do Solo e da Água para Aumento da Produtividade Agrícola e Preservação do Ambiente. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Curso sobre Atualização em Solos).

BLECHA, M. ; SCHUMACHER, T. E. ; LINDSTROM, M. J. ; COGO, N. P. ; LEMME, G. D. . Soil Management Effects on Post-CRP Soil Loss and Productivity. 1993. (Relatório de pesquisa).

COGO, N. P. . Ensino da Conservação do Solo. 1988. (Exposição em Mesa Redonda (VII Congresso Brasileiro/Encontro Nacional de Pesquisa sobre Conservação).

COGO, N. P. . Estágio Prático em Solos. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. . Estágio de Motomecanização Agrícola - Tração Animal e Motomecanizada. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. . Estágio de Mecanização Agrícola - Tração Animal e Motomecanização. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. . Curso de Extensão Universitária VIII Semana de Agronomia. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COGO, N. P. ; VIAU, L. V. ; DIJKSTRA, F. ; JUCSCH, I. ; VELLOSO, J. A. . Importância do Manejo e da Cobertura do Solo. 1983. (Debatedor em Painel (Iº Simpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto ....de Solos do Planalto)).

COGO, N. P. . Acróstico à Lucedino - Uma Paixão Nacional. 2006. Teatral.

COGO, N. P. . Acróstico à Lucedino - Uma Paixão Nacional. 2006.

CAMARGO, F. A. O. ; COGO, N. P. . (Re)pensando a pós-graduação em ciência do solo e a pós-pós-graduação. 2013 (ARTIGO DE DIVULGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA) .

BERTOL, Ildegardis ; MAFRA, Álvaro Luiz ; COGO, N. P. ; BARBOSA, F. T. ; MIQUELLUTI, D. ; OLIVEIRA, L. C. ; RECH, T. D. ; MOREIRA, M. A. . Manejo e Conservação do Solo e da Água: Restropectiva, Constatação e Projeção. 2012 (BOLETIM TÉCNICO) .

COGO, N. P. ; CASSOL, Elemar Antonino . 30 anos (1974 - 2004) de Pesquisa em Erosão do Solo na Estação Experimental Agronômica - EEA/UFRGS. 2004 (INFORMATIVO TÉCNICO-CIENTÍFICO) .

BERTOL, I. ; COGO, N. P. . Terraceamento Em Sistemas de Preparo Conservacionista de Solo: Um Novo Conceito.. 1996 (BOLETIM TÉCNICO) .

BLECHA, M. L. ; SCHUMACHER, T. E. ; LINDSTROM, M. J. ; COGO, N. P. ; LEMME, G. D. . Soil Management Effects On Post-Crp Soil Loss And Productivity.. 1994 (SOIL PROGRESS REPORT) .

COGO, N. P. ; VÁRIOS, E. . A Conservação do Solo e O Futuro da Agricultura do Rio Grande do Sul.. 1985 (ARTIGO DE DIVULGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA) .

CASSOL, E. A. ; COGO, N. P. . Pesquisa Sobre Erosão do Solo Utilizando Simuladores de Chuva. 1976 (INFORMATIVO TÉCNICO-CIENTÍFICO) .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    Levantamento, organização e análise de dados de erosão hídrica obtidos no Brasil, com vistas a uso na Equação Universal de Perda de Solo - EUPS (, Descrição: Trata-se de uma tentativa (de antemão sabida ser exaustiva) de reunir todos os dados de erosão hídrica do solo (especialmente perda de solo e variáveis associadas) obtidos no Brasil, analisá-los de modo criterioso e procurar selecionar e/ou derivar valores dos fatores da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS ("Universal Soil Loss Equation - USLE"), para uso nas condições de agricultura brasileira. No caso de os dados levantados não serem suficientes ou não possuírem a qualidade requerida para o propósito mencionado, serão indicadas (e preorizadas) pesquisas para tal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Neroli Pedro Cogo - Coordenador / José Eloir Denardin - Integrante / Elemar Antonino Cassol - Integrante / Ildegardis Bertol - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

Prêmios

1981

OUTSTANDING ACHIEVEMENT, HONOR SOCIETY OF SCIENCE.

1981

OUTSTANDING ACHIEVEMENT, HONOR SOCIETY OF AGRICULTURE "GAMMA SIGNA DELTA" - USA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Solos, Faculdade de Agronomia. , Av. Bento Gonçalves, nº 7712 - Depto. de Solos - Sala DS 4.5, Agronomia, 91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15100, Telefone: (51) 33086839, Fax: (51) 33086040

Experiência profissional

1974 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público - Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Até 11/75, nosso enquadramento funcional era como Professor Assistente II, em regime de 20 horas/semanais. A partir de 12/75, passamos para o regime de 40 horas/semanais, com dedicação exclusiva, sob o mesmo enquadramento funcional. A partir de janeiro de 1982, com a obtenção do título de Ph.D., mudamos para o enquadramento funcional como Professor Adjunto IV, sob o mesmo regime de trabalho (40 horas/semanais, com dedicação exclusiva).

Atividades

  • 03/2000

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AGR 09002 - Introdução à Agronomia B

  • 03/1990

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AGR 99001 - Planejamento Agronômico Integrado B (código e denominação anterior: AGR 319 - Planejamento Integrado de Uso da Terra)

  • 03/1983

    Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SOL 00207 - Conservação do Solo (código anterior: AGRP 92), SOL 00300 - Tópico Especial em Ciência do Solo (código e denominação anterior: AGRP 93 - Tópicos Especiais em Solos), AGRP 98 - Pesquisa Orientada (denominação anterior da atual SOL 00100), SOL 00100 - Pesquisa Orientada - M e D (denominação atual da antiga AGRP 98), SOL 00207 - Conservação do Solo (denominação atual da antiga AGRP 92), SOL 00300 - Tópicos Especiais em Ciência do Solo (denominação atual da antiga AGRP 93)

  • 08/1974

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

  • 08/1974

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AGR 03006 - Erosão e Conservação do solo (códigos e denominações anteriores: AGR 308 - Uso, Manejo e Conservação do Solo; AGR 318 - Conservação do Solo)

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SOL 00203 - Física do Solo

  • 03/1986 - 03/1991

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

  • 08/1975 - 12/1976

    Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, AGRP 91 - Física do Solo

  • 03/1972 - 12/1973

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

  • 03/1972 - 12/1973

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AGR 303 - Adubos e Corretivos

  • 02/1971 - 12/1973

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos.,Serviço realizado, Chefe do Laboratório de Análises de Solo de Rotina.

1986 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: SEM VÍNCULO, Enquadramento Funcional: Consultor "ad hoc", Carga horária: 2

Atividades

  • 09/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, .,Atividade realizada, Avaliação de processos de pedidos de bolsas e auxílios.

1982 - Atual

Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Vínculo: Editor Assistente, Enquadramento Funcional: Editor Assistente de Revista Científica, Carga horária: 2

Atividades

  • 01/1982

    Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Brasileira de Ciência do Solo/Rev. Bras. Ciência do Solo, .,Atividade realizada, Revisão e emissão de parecer final de artigos científicos para publicação.

1983 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Consultor Científico, Enquadramento Funcional: Consultor "ad hoc", Carga horária: 2

Atividades

  • 04/1983

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, .,Atividade realizada, Avaliação de pedidos de bolsas e auxílios.

  • 04/1983

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, .,Atividade realizada, Avaliação de Cursos de Pós-Graduação.

1974 - 1975

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público - Estatutário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 20

1974 - 1974

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público - Estatutário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1975 - 11/1975

    Direção e administração, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa do Instituto de Pesquisa de Recursos Naturais Renováveis.

  • 01/1974 - 11/1975

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, .,Linhas de pesquisa