Luana Centeno Cecconello

Pós-Doc em hidrometerologia, com ênfase em Condições atmosféricas associadas a anomalias de precipitação de escala subsazonal no Estado do Rio Grande do Sul. Doutoranda no PPG em Manejo em Conservação do solo e da Água. Doutora em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas; graduada em Tecnologia em Saneamento Ambienta, obtido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água

2021 - 2024

Universidade Federal de Pelotas
Título: Modelagem da dependência espacial em duas áreas agrícolas localizadas no sul do Rio Grande do Sul, a partir de funções geoestatísticas utilizando modelos lineares mistos
Luís Carlos Timm. Palavras-chave: Anisotropia; ASReml; Variabilidade espacial.

Doutorado em PPG em Recursos Hídricos

2017 - 2020

Universidade Federal de Pelotas
Título: Modelos de espaço de estados e análise em wavelets no estudo do relacionamento entre atributos físico-hídricos do solo e atributos topográficos em duas bacias hidrográficas da região sul do Rio Grande do Sul
Luís Carlos Timm. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Recursos Hídricos

2015 - 2017

Universidade Federal de Pelotas
Título: Proposta metodológica para a construção de índices de qualidade da água na bacia Piratini-São Gonçalo-Mangueira, Ano de Obtenção: 2017
Hugo Alexandre Soares Guedes.Coorientador: Luis Carlos Timm e Cláudia Texeira-Gandra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: IQA; Análise Fatorial; Monitoramento Ambiental; Bacia Piratini-São Gonçalo-Mangueira.

Especialização em DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Título: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA AMBIENTAL SOBRE O IMPACTO DO GEAMA NA CONTINUIDADE DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Orientador: Angelica Neuscharank

Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental

2021 - 2022

Centro Universitário Internacional
Título: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E SISTEMÁTICA SOBRE TECNOLOGIAS APLICADAS A PERICIA AMBIENTAL
Orientador: Rafael Lopes Ferreira

Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental

2009 - 2014

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas
Título: Avaliação de mudas de couve manteiga em diferentes substratos orgânicos
Orientador: Samanta Tolentino Cecconello

Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Agrimensura

2023 - 2024

Centro de Profissionalização e Educação Tecnica

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Hidráulica

2010 - 2013

Learncafe Ensino

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

I.E.E Dr. Walter Thofehrn

Pós-doutorado

2023 - 2025

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recusos Hídricos.

Formação complementar

2020 - 2020

Aplicação de Técnicas Wavelets. (Carga horária: 1h). , Opencadd Advanced Technology Comércio e Serviços, OPENCADD, Brasil.

2020 - 2020

Erosão dos Solos: efeitos onsite e offsite. (Carga horária: 2h). , Grupo dePesquisa em Gerenciamento dos Riscos e Desastres Naturais, GENAT, Brasil.

2020 - 2020

Estrutura de Dados e Algoritmos em Python: O Guia Completo. (Carga horária: 22h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

Introdução à análise de dados com MATLAB. (Carga horária: 20h). , Antonio Raylton Rodrigues Bendô, ARRB, Brasil.

2020 - 2020

Moodle 3.10. para profesores. (Carga horária: 42h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

Gestão de riscos e desastres hidrológicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2020 - 2020

Webinar Mendeley para a UFPel. (Carga horária: 1h). , Elsevier B.V., ELSEVIER, Holanda.

2020 - 2020

Webinar Scopus para a UFPel. (Carga horária: 1h). , Elsevier B.V., ELSEVIER, Holanda.

2020 - 2020

Como Criar Cursos Online de Sucesso 2020. (Carga horária: 22h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2019 - 2019

Modelagem Hidrológica de Grande Escala utilizando o Modelo MGB. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2019 - 2019

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS.... (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2018 - 2018

Redes Neurais Artificiais em R. (Carga horária: 7h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2016 - 2016

Análise multivariada de dados. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2015 - 2015

Água em Curso. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2013 - 2013

Saneamento rural. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSUL, Brasil.

2013 - 2013

Auto Cad. (Carga horária: 60h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2013

Introdução à Ciência das Plantas Daninhas. (Carga horária: 60h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2013

Gestão do Petróleo e Gás Natural: A Agência do .... (Carga horária: 50h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2013

Ecologia. (Carga horária: 60h). , Learnface, ABED, Brasil.

2012 - 2013

A Geografia e os Impactos Ambientais Urbanos. (Carga horária: 200h). , Learnface, ABED, Brasil.

2012 - 2013

A Hidrografia Mundial e do Brasil. (Carga horária: 200h). , Learnface, ABED, Brasil.

2012 - 2013

Gestão Ambiental nas empresas. (Carga horária: 100h). , Learnface, ABED, Brasil.

2012 - 2013

Estudo da Geografia. (Carga horária: 100h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2010 - 2013

Técnico em hidráulica. (Carga horária: 4000h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Curso Avançado de Minhocultura. (Carga horária: 20h). , Embrapa Clima Temperado, EMBRAPA/EEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Wavelets.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoestatística.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Estatística Multivariada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Dinâmica da água no solo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Qualidade da água.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelos lineares mistos.

Organização de eventos

CENTENO, L. N. . XXIX Congresso de Iniciação Científica. 2020. (Congresso).

CENTENO, L. N. . Seleção de bolsista. 2019. (Outro).

CENTENO, L. N. . XXVII Congresso de Iniciação Científica. 2018. (Congresso).

CENTENO, L. N. . Seleção de bolsista. 2018. (Outro).

CENTENO, L. N. . XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).

CENTENO, L. N. . XXV Congresso de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. WAVELETS: VARIAÇÕES MÚLTIPLAS DE ESCALAS E LOCALIZAÇÕES ENTRE A CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADA E ATRIBUTOS BÁSICOS, TOPOGRÁFICOS E DE USO DO SOLO. 2020. (Congresso).

5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. WAVELETS E MODELOS DE ESPAÇO DE ESTADOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CO-VARIÁVEIS PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. 2019. (Congresso).

21st World Congress of Soil Science. spatial dependence struture of the soil saturated hydralic condutivity along a brazilian watereshed transect. 2018. (Congresso).

XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL.Análise de correlação canônica entre parâmetros de qualidade da água do rio tramandaí/RS. 2018. (Simpósio).

10º Simpósio internacional de qualidade da água.UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTO PARA REDUZIR O NÚMERO DE VARIÁVEIS LIMINOLÓGICAS EM UM RIO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. (Simpósio).

II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Adaptação de um índice de qualidade da água para o Canal São Gonçalo utilizando técnicas estatística multivariada.. 2016. (Outra).

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária Ambiental. Avaliação das características físico-químicas e microbiológicas das águas oriundas de poços rasos da zona rural do município de Pelotas/RS. 2016. (Congresso).

XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Estatística multivariada como suporte para a avaliação temporal da qualidade da água do Arroio Pelotas, no município de Pelotas-RS. 2016. (Outra).

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação agronômica do lodo proveniente de uma ETE usado como adubo orgânico no cultivo do milheto Pennisetum glaucum (L).. 2015. (Congresso).

8º Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSUL..Avaliação agronômica de mudas de mostarda produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos.. 2015. (Outra).

II Workshop agricultura familiar.Uso do composto lodo e cinza da casca de arroz na produção de milheto Pennisetum glaucum (L). 2014. (Outra).

Curso Avançado de Minhocultura. 2012. (Outra).

IV Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Clima Temperado. 2012. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Tecnologia Ambiental IFSul CÂmpus Pelotas. 2012. (Outra).

workshop insumos para agricultura sustentavel. 2012. (Outra).

IV SEMANA ACADÊMICA DE TECNOLOGIA AMBIENTAL. 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: MARCELLA DO O CATÃO AGRA

AGRA, M. O. C.; SIQUEIRA, T. M.;CENTENO, L. N.; VASCONCELOS, R. C.. Estimativa da distribuição espacial de Cobre em um solo utilizando Krigagem Ordinária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Clotilde Carré Chagas

CENTENO, L. N.; AQUINO, L. S.; BESKOW, S.. Estimativa do potencial de perda de solo anual para a Ilha Vulcânica do Fogo, Cabo Verde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gisele Silva de Souza

CECCONELLO, S. T.CENTENO, L. N.; MENDES, K. G. P.. Redes ociosas: um estudo de caso sobre a percepção da populaçãp do bairro Laranjal quanto a obrigatoriedade da ligação dos ramais prediais à rede pública coletora de esgoto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

CENTENO, L. N.. Avaliadora do XXXI Congresso de Iniciação Científica. 2021.

CENTENO, L. N.. Avaliadora do XXIV ENPOS. 2021.

CENTENO, L. N.. Avaliadora do XXIX Congresso de Iniciação Científica. 2020. Universidade Federal de Pelotas.

CENTENO, L. N.CECCONELLO, S. T.. Análise da correlação entre as doenças contidas no CID-10 com os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul. 2019. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

CENTENO, L. N.; HOLZ, R. F.; CASTRO, T. A. D.. Comissão Avaliadora XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC). 2018. Universidade Federal de Pelotas.

CECCONELLO, S. T.CENTENO, L. N.. Seleção de Bolsistas para um projeto de pesquisa intitulado mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios pertencentes ao COREDE Sul. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

CENTENO, L. N.; MARQUEZAN, R. G.; PERTILLE, J.; CALDEIRA, T. L.. Comissão Avaliadora XXV Congresso de Iniciação Científica. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

CENTENO, L. N.; STEFANELLO, G.; ANDRADE, I. F.; ROYER, R.. Comissão Avaliadora XXV Congresso de Iniciação Científica. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

Samuel Quiroz Angelo

Mapeamento da variabilidade espacial dos parâmetros de qualidade das águas subterrâneas pertencentes à Bacia Hidrográfica São Francisco; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pelotas; (Coorientador);

DANIELA PEDROSO ARRIADA

Qualidade da água de um Rio localizado no Sul do Rio Grande do Sul; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; (Orientador);

Bruno da Silva Teixeira

Percepção dos alunos do curso de Saneamento e Gestão Ambiental, do IFSul, quanto ao consumo sustentável de água; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; (Orientador);

Rayane Ribeiro Vieira

Estatística multivariada aplicada a modelagem da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos/RS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; (Orientador);

Isadora de Castro Mayer

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL NA BALNEABILIDADE DA ÁGUA: UM ESTUDO DE CASO DA PRAIA DO LARANJAL; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; (Orientador);

Maralina Evangelista Araujo

Modelagem da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos/RS; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; (Orientador);

Júlia Celestino Luçardo

APLICABILIDADE DE MODELOS GLOBAIS NA ESTIMATIVA DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS/RS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Danilo Thomaz

AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO COMANDAI, POR MEIO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

MARIA CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS

ANÁLISE TEMPORAL DA SIMILARIDADE DOS PONTOS DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO DOS SINOS/RS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

JAQUELINE LÜBKE WEEGE

EFEITO ESTIMULANTE DA URINA BOVINA SOBRE O CRESCIMENTO DE MUDAS DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L; ) CULTIVADAS SOB MANEJO ORGâNICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Alessandra Duarte Pedroso

Análise da estacionariedade dos dados de qualidade da água da Lagoa Mirim-RS entre os anos de 2013 e 2017; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Gisele Souza da Silva

Qualidade da água do Rio Anandaú; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Mácia Farias Aguiar

Modelagem geoespacial para identificação de áreas vulneráveis a doenças de veiculação hídrica relacionadas a falta de saneamento básico: Um estudo de caso do município de Pelotas/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Melise Laner Douglas

Modelagem da qualidade da água do rio Camaquã no estado do Rio Grande do Sul; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Bruno da Silva Teixeira

Análise de similaridade entre variáveis limnológicas pertencentes ao rio Santa Rosa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Lucas Macedo de Oliveira

Técnicas de controle de poço em poços de petróleo, um estudo de caso sobre os acidentes causados por blowout; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Nantyara Borges Bandeira

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas de Jaguarão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Ândria da Silva Pereira

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município de Canguçú/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Élido Juarez Buttow

Uso de geotecnologias para mapeamento de áreas inundáveis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Carolina Xavier Magalhães

ESTATÍSTICA APLICADA A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO: INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES E CORRELAÇÕES PETROFÍSICAS NA GERAÇÃO DE ÍNDICES-QUALIDADE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Bruno Texeira

ANÁLISE DE SAZONALIDADE NO RIO SANTA ROSA POR MEIO DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Nantyara Borges Bandeira

Correlação temporal entre indicadores de saneamento básico e doenças de veiculação hídrica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Suelen Ramirez Pintanel

Análise da correlação temporal entre as doenças contidas no CID 10 com os indicadores de saneamento básico para os municipios do COREDE Sul; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Rodrigo Valandro Mazzaro

Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 com os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Nathan Belluzzo da Silveira

Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 com os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Mariane de Lima Campos

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios de: Pelotas, Rio Grande, Chuí, Jaguarão, Arroio Grande, Cerrito, Capão do Leão, Amaral Ferrador, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Bruno da Silva Teixeira

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do municípios de Herval; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Ândria da Silva Pereira

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios de: Morro Redondo, Canguçu, Arroio do Padre, Turuçu e São Lourenço do Sul; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Nantyara Borges Bandeira

Mapeamento do sentido e direção de fluxo das águas subterrâneas dos municípios pertencentes ao COREDE Sul; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Thaís Noble Rodrigues

Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios de: Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Tavares, Pedro Osório, Pedras Altas e Piratini; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Gisele Silva de Souza

Mapeamento da vulnerabilidade natural a contaminação das água subterrâneas dos municipios pertencentes ao COREDE Sul; 2018; Orientação de outra natureza; (Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; Orientador: Luana Centeno Cecconello;

Produções bibliográficas

  • ARRUDA, ANGELA MARIA DE ; CENTENO, LUANA NUNES ; NUNES, ANDRÉ BECKER . Relation Between Major Climatic Indices and Subseasonal Precipitation in Rio Grande do Sul State, Brazil. Meteorology , v. 4, p. 5, 2025.

  • LUÇARDO, JÚLIA CELESTINO ; CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Estimated dissolved oxygen in a river located in the south of Rio Grande do Sul. Revista Gestão & Sustentabilidade , v. 6, p. e14404, 2024.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; VIEIRA, RAYANE RIBEIRO ; GUEDES, HUGO ALEXANDRE SOARES ; REICHARDT, KLAUS ; TIMM, LUÍS CARLOS . Methodological proposal for the establishment of a water quality index using multivariate analysis based on Brazilian legislation. Environmental Earth Sciences , v. 82, p. 1, 2023.

  • DA SILVA TEIXEIRA, BRUNO ; TOLENTINO CECCONELLO, SAMANTA ; NUNES CENTENO, LUANA . Análise de similaridade entre variáveis limnológicas pertencentes ao Rio Santa Rosa. REVISTA DAE , v. 71, p. 129-142, 2022.

  • SOUZA, GISELE SILVA DE ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES . Análise espacial de similaridade da qualidade da água de um rio localizado no sul do Rio Grande do Sul. Revista Ambientale , v. 13, p. 38-49, 2021.

  • BANDEIRA, NANTYARA BORGES ; CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Mapeamento da vulnerabilidade natural das águas subterrâneas do município de Jaguarão/RS. Revista Ambientale , v. 13, p. 58-72, 2021.

  • PINTANEL, SUELEN RAMIRES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES . Análise da correlação entre os indicadores de saneamento básico e as doenças de veiculação hídrica em municípios do sul do Rio Grande do Sul. Revista Ambientale , v. 13, p. 41-52, 2021.

  • PEREIRA, ÂNDRIA DA SILVA ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES . Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município de Herval/RS. REVISTA THEMA , v. 19, p. 179-191, 2021.

  • RODRIGUES, THAÍS NOBLE ; CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Clusterização em dados de qualidade da água de uma lagoa localizada no Sul do Rio Grande do Sul. REVISTA THEMA , v. 19, p. 1-10, 2021.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Modelagem multivariada para identificação de fontes de poluição, por meio de parâmetros limnológicos da qualidade da água. REVISTA THEMA , v. 19, p. 28-36, 2021.

  • SILVA, THAIS PALUMBO ; CENTENO, LUANA NUNES ; LIMA, CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE ; NUNES, MARIA CÂNDIDA MOITINHO ; HOLTHUSEN, DÖRTHE ; TIMM, LUÍS CARLOS . Investigating spatial relationships of soil friability and driving factors through co-regionalization with state-space analysis in a subtropical watershed. SOIL & TILLAGE RESEARCH , v. 212, p. 105028, 2021.

  • NUNES CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; LEANDRO, D. . Adequabilidade de um índice de qualidade da água para o rio Camaquã/RS. REVISTA DAE , v. 68, p. 153-163, 2020.

  • CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES ; SIQUEIRA, TIRZAH MOREIRA . AS NECRÓPOLES E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DO CEMITÉRIO SÃO LUCAS, PELOTAS/RS. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 8, p. 110, 2020.

  • TIMM, LUÍS CARLOS ; PIRES, LUIZ FERNANDO ; CENTENO, LUANA NUNES ; BITENCOURT, DIONI GLEI BONINI ; PARFITT, JOSÉ MARIA BARBAT ; CAMPOS, ALEXSSANDRA DAYANNE SOARES . Assessment of land levelling effects on lowland soil quality indicators and water retention evaluated by multivariate and geostatistical analyses. LAND DEGRADATION & DEVELOPMENT , v. 31, p. 1-16, 2020.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; HU, WEI ; TIMM, LUÍS CARLOS ; SHE, DONGLI ; DA SILVA FERREIRA, ARLAN ; BARROS, WILLIAN SILVA ; BESKOW, SAMUEL ; CALDEIRA, TAMARA LEITZKE . Dominant Control of Macroporosity on Saturated Soil Hydraulic Conductivity at Multiple Scales and Locations Revealed by Wavelet Analyses. JOURNAL OF SOIL SCIENCE AND PLANT NUTRITION , v. 20, p. 1686-1702, 2020.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; TIMM, LUÍS CARLOS ; REICHARDT, KLAUS ; BESKOW, SAMUEL ; CALDEIRA, TAMARA LEITZKE ; DE OLIVEIRA, LUCIANA MONTEBELLO ; WENDROTH, OLE . Identifying regionalized co-variate driving factors to assess spatial distributions of saturated soil hydraulic conductivity using multivariate and state-space analyses. CATENA , v. 191, p. 104583, 2020.

  • CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES ; Leandro, Diuliana . Avaliação da qualidade da água subterrânea na zona rural do município de Pelotas, RS. REVISTA THEMA , v. 17, p. 57, 2020.

  • SOARES, MAURICIO FORNALSKI ; CENTENO, LUANA NUNES ; TIMM, LUÍS CARLOS ; MELLO, CARLOS ROGÉRIO ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO ; BESKOW, SAMUEL . Identifying Covariates to Assess the Spatial Variability of Saturated Soil Hydraulic Conductivity Using Robust Cokriging at the Watershed Scale. JOURNAL OF SOIL SCIENCE AND PLANT NUTRITION , v. 20, p. 1491-1502, 2020.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; DA SILVEIRA, NATHAN BELLUZZO ; MAZZARO, RODRIGO VALANDRO . CANONIC CORRELATION BETWEEN QUALITY PARAMETERS OF RIVER WATER LOCATED IN RIO GRANDE DO SUL SOUTH. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 1, p. 1-11, 2020.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; SIQUEIRA, TIRZAH . Creation of a groundwater quality index for an aquifer belonging to the São Francisco River Basin. ÁGUAS SUBTERRÂNEAS , v. 33, p. 238-246, 2019.

  • CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES ; Leandro, Diuliana ; Castro, Andréa Souza . Ecoeficiência na mudança dos padrões de consumo de água: um estudo de caso em residências do município de Pelotas/RS. Revista de Ciência e Inovação , v. 4, p. 72-82, 2019.

  • AGUIAR, MÁRCIA FARIAS ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES . SANEAMENTO BÁSICO versus DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 3, p. 1-14, 2019.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; GUEDES, H. A. S. . Índice de qualidade de água modificado pela análise multivariada: estudo de caso do Arroio Pelotas, RS, Brasil. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 23, p. 973-978, 2018.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Análise da qualidade da água:um estudo de caso do Arroio Bolacha - RS. Revista de Ciência e Inovação , v. 2, p. 105, 2018.

  • SOUZA, G. S. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . Redes ociosas: um estudo de caso sobre a percepção da população do bairro Laranjal quanto à obrigatoriedade da ligação dos ramais prediais à rede pública coletora de esgotos. REVISTA THEMA , v. 15, p. 1499-1510, 2018.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO . Análise temporal da qualidade da água do Rio Tramandaí/RS. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 9, p. 99-105, 2018.

  • CENTENO, LUANA NUNES ; GUEVARA, MIGUEL DAVID FUENTES ; CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; SOUSA, ROGÉRIO OLIVEIRA DE ; TIMM, LUÍS CARLOS . TEXTURA DO SOLO: CONCEITOS E APLICAÇÕES EM SOLOS ARENOSOS. Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade , v. 4, p. 31, 2017.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; LEANDRO, D. . Utilização da estatística multivariada como ferramenta para identificação das possíveis fontes de poluição do Arroio Lavras do Sul/RS, Brasil. Tecno-lógica (Santa Cruz do Sul . Online) , v. 21, p. 24, 2017.

  • TOLENTINO CECCONELLO, SAMANTA ; NUNES CENTENO, LUANA . Avaliação de diferentes dosagens de vermicomposto produzido a partir de frutas, legumes e verduras na produção de rabanete (Raphanus Sativus L). Revista Thema , v. 13, p. 93-102, 2016.

  • NUNES CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. ; MORAES, P. ; GUEDES, H. A. S. ; CENTENO, A. N. ; CECCONELLO, S. T. . Análise temporal da qualidade da água de um arroio no sul do Rio Grande do Sul. REVISTA THEMA , v. 13, p. 109-119, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; TIMM, L. C. ; LEANDRO, D. . Aplicação da análise multivariada nos parâmetros de qualidade da água do Rio Piratini - RS. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA E SUSTENTABILIDADE , v. 2, p. 45, 2016.

  • NUNES CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; LEANDRO, D. ; MORAES, P. . Monitoramento da qualidade da água do arroio São Lourenço/RS. Revista de Ciência e Inovação , v. 1, p. 67, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Modificação de um índice de qualidade da água. REVISTA CIENTÍFICA RURAL , v. 18, p. 65-82, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SA, J. S. . Avaliação do crescimento vegetativo de mudas de couve manteiga em substratos orgânicos alternativos. Revista Científica Rural , v. 17, p. 1-18, 2015.

  • LEANDRO, D. ; CASTRO, A. S. ; QUADRO, M. S. ; LEON, O. ; ZIRBES, E. ; CECCONELLO, S. T. ; CECCONELLO CENTENO, LUANA . Desastres naturais em São Lourenço do Sul-RS.. 1. ed. , 2024. 198p .

  • LUBKE, J. ; CECCONELLO, L. C. ; CECCONELLO, S. T. ; NUNES CENTENO, LUANA . Adubação Orgânica por meio de biopfertilizantes: integração entre pecuária e horticultura. 1. ed. , 2023. 109p .

  • CECCONELLO CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. . Qualidade da água do Rio dos Sinos: ferramentas estatísticas da teoria à prática. 1. ed. , 2023. 114p .

  • LEANDRO, D. ; QUADRO, M. S. ; CASTRO, A. S. ; ZIRBES, E. ; LUCARDO, J. C. ; CECCONELLO CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. ; LEON, O. . Desastres naturais em Arroio do Padre-RS. 1. ed. , 2023. 156p .

  • CECCONELLO, SAMANTA TOLENTINO ; CENTENO, LUANA NUNES ; Leandro, Diuliana ; Castro, Andréa Souza . ECOEFICIÊNCIA NA MUDANÇA DOS PADRÕES DE CONSUMO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. Engenharia Sanitária e Ambiental: Tecnologias para a Sustentabilidade 3. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 88-98.

  • CENTENO, L. N. . Resíduos são aproveitados no projeto quintais orgânicos de frutas. Boletim/ CGTEE, Boletim CGTEE nº 11, p. 6 - 6, 01 nov. 2013.

  • COSTA, A. G. ; SOARES, M. F. ; CENTENO, L. N. ; TIMM, L. C. ; BESKOW, S. . INFLUENCIA DO USO DO SOLO EM ATRIBUTOS FISICO-HIDRICOS DO SOLO NA BACIA HIDROGRAFICA SANGA DO ELLERT. In: XXIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2019, Foz do Iguaçu. ÁGUA CONECTA, 2019.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SIQUEIRA, T. M. ; TIMM, L. C. ; AGUIAR, M. F. . ESTATÍSTICA MULTIVARIADA COMO MÉTRICA PARA INFERIR SOBRE FONTES DE POLUIÇÃO UM AQUÍFERO. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. . ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TRAMANDAÍ/RS. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; CAMPOS, A. D. S. ; SILVA, T. P. ; GUEVARA, MIGUEL DAVID FUENTES . CLUSTERIZAÇÃO PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE VARIÁVEIS DE QUALIDADE DA ÁGUA. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; SIQUEIRA, T. M. ; AGUIAR, M. F. . FATORES DE INFLUÊNCIA À POLUIÇÃO DO ARROIO CHUÍ. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. . CRIAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O RIO CAMAQUÃ/RS. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; LEANDRO, D. ; SIQUEIRA, T. M. ; AGUIAR, M. F. . APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTIVARIADA EM PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NO ESTUÁRIO LAGUNA DOS PATOS, NA ILHA DA TOROTAMA. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . MUDANÇA DO USO E OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO LITORAL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2015. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; SA, J. S. ; AGUIAR, M. F. ; SOUZA, G. S. . MUDANÇAS NOS PADRÕES DE CONSUMO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . VULNERABILIDADE NATURAL À CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS: UM ESTUDO DE CASO DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . CONFLITOS ENTRE A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E O USO DA TERRA: ESTUDO DE CASO DO BANHADO DO PONTAL DA BARRA EM PELOTAS/RS. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 2018, PORTO ALEGRE. MEIO AMBIENTE POLÍTICA E ECONOMIA. PORTO ALEGRE: ABES, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Estatística multivariada como suporte para a avaliação temporal da qualidade da água do Arroio Pelotas, no município de Pelotas-RS. In: XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. Soluções para o melhor saneamento ambiental, 2016.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, A. N. . AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DAS ÁGUAS ORIUNDAS DE POÇOS RASOS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. In: IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Bahia. IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . ESTATÍSTICA MULTIVARIADA COMO SUPORTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FONTES DE POLUIÇÃO DA ÁGUA DO ARROIO PELOTAS, RS. In: 10ª Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamento Ambiental Desenvolvimento e Inovações, 2016.

  • MORAES, P. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. . QUALIDADE DAS ÁGUAS DA LAGOA DOS BARROS - RS. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracajú- Sergipe. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016. v. XII.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; MORAES, P. ; CENTENO, A. N. . UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTO PARA REDUZIR O NÚMERO DE VARIÁVEIS LIMINOLÓGICAS EM UM RIO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação ambiental, desenvolvimento e inovação, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; ANDREAZZA, R. ; LEANDRO, D. . IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FONTES DE POLUIÇÃO DO RIO JAGUARÃO - RS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS E ANÁLISE FATORIAL. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação ambiental, desenvolvimento e inovação, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; GUEDES, H. A. S. . ADEQUABILIDADE DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O ARROIO SÃO LOURENÇO, RS ATRAVÉS DE UMA TÉCNICA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação ambiental, desenvolvimento e inovação, 2016.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; LEANDRO, D. ; CASTRO, A. S. ; NADALETTI, W. C. . SENSORIAMENTO REMOTO EMPREGADO NA ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA COBERTURA DO SOLO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RS. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação ambiental, desenvolvimento e inovação, 2016.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; LEANDRO, D. ; ANDREAZZA, R. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA ORIUNDA DE FONTES INDIVIDUAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RS. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação ambiental, desenvolvimento e inovação, 2016.

  • CENTENO, A. N. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . CEMITÉRIO E VULNERABILIDADE AMBIENTAL: UM DIAGNÓSTICO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO NO PERÍMETRO URBANO DO CEMITÉRIO SÃO LUCAS, PELOTAS/RS. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • TEIXEIRA, B. S. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO CAMAQUÃ COM BASE NO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • SOUZA, G. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . ANÁLISE SISTÊMICA E CRONOLÓGICA SOBRE A LEI DO SANEAMENTO BÁSICO. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • LUCARDO, J. C. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS LIMNOLÓGICOS DE QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • BORGES, N. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . ANÁLISE DE VULNERABILIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • CENTENO, L. N. ; BITENCOURT, D. G. B. ; SANTOS, A. F. ; FERREIRA A. S. ; LIMA A. L. R. ; TIMM, L. C. . MODELO DE DECOMPOSIÇÃO EMPÍRICO BIDIMENSIONAL, NA EXTRAÇÃO DE VARIAÇÕES ESPECÍFICAS INTRÍNSECAS, EM ESCALA E LOCALIZAÇÃO, ENTRE A CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO E ATRIBUTOS DO SOLO. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica, 2021, Pelotas. 8º SIIEPE, 2021.

  • CENTENO, L. N. ; BELLUZZO, N. ; MAZZARO, R. V. ; FERREIRA A. S. ; AQUINO, L. S. ; TIMM, LUÍS CARLOS . WAVELETS: VARIAÇÕES MÚLTIPLAS DE ESCALAS E LOCALIZAÇÕES ENTRE A CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADA E ATRIBUTOS BÁSICOS, TOPOGRÁFICOS E DE USO DO SOLO. In: XXII Encontro de Pós-Graduação, da 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020, Pelotas. A Universidade em um mundo transformado, 2020.

  • MALDANER, V. ; NUNES, R. F. ; DUTRA JUNIOR, L. A. ; CENTENO, L. N. ; SOARES, M. F. ; TIMM, L. C. . MODELAGEM ANISOTRÓPICA APLICADA NA CARACTERIZAÇÃO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, o CONBEA, 2019, Campinas, São Paulo. Desafios e perspectivas da Agricultura Digital, 2019.

  • BELLUZZO, N. ; MAZZARO, R. V. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA ALERTA DE RISCOS DE INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. In: III Congresso de Inovação Científica, 2019, Pelotas. III CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFPel, 2019.

  • CENTENO, A. N. ; CENTENO, L. N. ; HORVATH, A. R. ; CECCONELLO, S. T. . ESTIMATIVA DE DOENÇAS DE VEÍCULAÇÃO HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR ATRAVÉS DE INDICADORES DE SANEAMENTO BÁSICO. In: VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019. VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019.

  • TEIXEIRA, B. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . MAPEAMENTO DASÁGUAS SUBTERRÂNEAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMARATRAVÉS DO MÉTODO GOD. In: VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019, Pelotas. VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019.

  • PINTANEL, S. R. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS PARA REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUAEM DOMICILIOS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. In: VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019, Pelotas. VI Congresso de Extensão e Cultura, 2019.

  • TEIXEIRA, B. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . ANÁLISE DE SAZONALIDADE NO RIO SANTA ROSA POR MEIO DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • SOUZA, G. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . A ESTIGMATIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO ATRELADO AOS IMPACTOS SOCIAMBIENTAIS DE UMA NECROPOLE. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • BORGES, N. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . MODELAGEM ESPACIAL DA VULNERABILIDADE NATURAL DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • CENTENO, A. N. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . MODELOS GLOBAIS NA ESTIMATIVA DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO NO RIO DOS SINOS. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • PINTANEL, S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . ANÁLISE DA CORRELAÇÃO TEMPORAL ENTRE OS INDICADORES DE SANEAMENTO BÁSICO E AS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • MAZZARO, R. V. ; BELLUZZO, N. ; CENTENO, L. N. ; BESKOW, S. ; OLIVEIRA, L. M. ; TIMM, L. C. . CORRELAÇÃO CANÔNICA CRUZADA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • BELLUZZO, N. ; MAZZARO, R. V. ; CENTENO, L. N. ; CALDEIRA, T. L. ; AQUINO, L. S. ; TIMM, L. C. . MODELOS DE ESPAÇO DE ESTADO, GERADOS EM SOFTWARE LIVRE, PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019, Pelotas. XXVIIII Congresso de Iniciação Científica, 2019.

  • COSTA, A. G. ; SOARES, M. F. ; BESKOW, S. ; CENTENO, L. N. ; kAISER D. R. ; TIMM, L. C. . CLUSTERIZAÇÃO E FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA NA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019, Pelotas. XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019.

  • SOARES, M. F. ; CENTENO, L. N. ; BESKOW, S. ; kAISER D. R. ; GUEVARA, M. D. F. ; TIMM, LUÍS CARLOS . GEOESTATÍSTICA E ANÁLISE MULTIVARIADA PARA AVALIAÇÃO DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM DIFERENTES PADRÕES DE USO DO SOLO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA. In: XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019, Pelotas. XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019.

  • CENTENO, L. N. ; MAZZARO, R. V. ; BELLUZZO, N. ; FERREIRA A. S. ; BARROS, W. S. ; TIMM, L. C. . WAVELETS E MODELOS DE ESPAÇO DE ESTADOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CO-VARIÁVEIS PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019, Pelotas. XXI Encontro de Pós-Graduação, 2019.

  • AGUIAR, M. F. ; CENTENO, L. N. ; SOUZA, G. S. ; TEIXEIRA, B. S. ; CECCONELLO, S. T. . PRINCIPAIS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA RELACIONADAS À FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, PELOTAS. ?A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. PELOTAS: UFPel, 2018.

  • PEREIRA, A. S. ; CENTENO, L. N. ; CAMPOS, M. ; BORGES, N. ; RODRIGUES, T. N. ; CECCONELLO, S. T. . URBANIZAÇÃO VERSUS ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: ESTUDO DE CASO DO CANAL SÃO GONÇALO. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, PELOTAS. ?A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. PELOTAS: UFPel, 2018.

  • CAMPOS, M. ; CENTENO, L. N. ; BORGES, N. ; RODRIGUES, T. N. ; PEREIRA, A. S. ; CECCONELLO, S. T. . USO E OCUPAÇÃO DA TERRA VERSUS VULNERABILIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, PELOTAS. ?A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. PELOTAS: UFPel, 2018.

  • BORGES, N. ; CENTENO, L. N. ; CAMPOS, M. ; RODRIGUES, T. N. ; PEREIRA, A. S. ; CECCONELLO, S. T. . ANALISE ESPACIAL DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO CAMAQUÃ/RS. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, PELOTAS. ?A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. PELOTAS: UFPel, 2018.

  • RODRIGUES, T. N. ; CENTENO, L. N. ; BORGES, N. ; CAMPOS, M. ; PEREIRA, A. S. ; CECCONELLO, S. T. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO ARROIO SÃO LOURENÇO, ATRAVÉS DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, PELOTAS. ?A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. PELOTAS: UFPel, 2018.

  • SOUZA, G. S. ; CENTENO, L. N. ; AGUIAR, M. F. ; TEIXEIRA, B. ; CECCONELLO, S. T. . LIGAÇÕES PREDIAIS À REDE PÚBLICA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM PELOTAS: UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO LARANJAL. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • TEIXEIRA, B. S. ; CENTENO, L. N. ; AGUIAR, M. F. ; SOUZA, G. S. ; CECCONELLO, S. T. . ANÁLISE DAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS PERTENCENTES AO RIO SANTA ROSA. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • MAZZARO, R. V. ; CENTENO, L. N. ; OLIVEIRA, L. M. ; AQUINO, L. S. ; BESKOW, S. ; TIMM, L. C. . ESTRUTURA DE DEPENDÊNCIA ESPACIAL ENTRE PROPRIEDADES FISICO-HÍDRICAS DO SOLO E ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS AO LONGO DE UMA TRANSEÇÃO ESPACIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO FRAGATA. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • PIMENTEL, J. P. ; CENTENO, L. N. ; AQUINO, L. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; BESKOW, S. ; TIMM, L. C. . SIMILARIDADE ENTRE ATRIBUTOS FÍSICOS-HÍDRICOS DO SOLO ESTABELECIDOS EM UMA TRANSEÇÃO ESPACIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO FRAGATA. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • BITENCOURT, D. G. B. ; CENTENO, L. N. ; GUIMARAES, E. C. ; PINTO, L. F. S. ; PAULETTO E. A. ; TIMM, L. C. . DESEMPENHO DE MODELOS GEOESTATÍSTICOS ISOTRÓPICOS E ANISOTRÓPICOS NO MAPEAMENTO DO pH DO SOLO EM UNIDADES DE MAPEAMENTO REPRESENTADAS EM DIFERENTES ESCALAS. In: XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • NUNES, R. F. ; DUTRA JUNIOR, L. A. ; CENTENO, L. N. ; SIQUEIRA, T. M. ; LIMA A. L. R. ; TIMM, L. C. . ANISOTROPIA DOS ATRIBUTOS FÍSICO- HÍDRICOS DOS SOLOS DA SUB- BACIA SANTA RITA, PERTENCENTE A BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO MOREIRA. In: XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • SILVA, L. B. P. ; CENTENO, L. N. ; AQUINO, L. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; BESKOW, S. ; TIMM, LUÍS CARLOS . INFLUÊNCIA DO USO DO SOLO NA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • GUEVARA, MIGUEL DAVID FUENTES ; KNOPP L. M. ; PEREIRA, T. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; CENTENO, L. N. ; TIMM, L. C. . FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA NA ESTIMATIVA DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • MACIEL, K. F. K. ; IRION, B. W. ; GUEVARA, M. D. F. ; CENTENO, L. N. ; CORREA, E. K. ; CORREA, L. B. . PERCEPÇÃO CRITICA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. In: IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • MACIEL, K. F. K. ; SOUSA, A. R. ; GUEVARA, M. D. F. ; CENTENO, L. N. ; CORREA, E. K. ; CORREA, L. B. . UM OLHAR SOBRE A ABORDAGEM AMBIENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; FERREIRA A. S. ; BARROS, W. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; BESKOW, S. ; TIMM, L. C. . WAVELETS NO ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. In: XX Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • FERREIRA, E. S. ; NEUTZLING, H. F. ; CENTENO, L. N. ; NUNES, R. F. . COMPARAÇÃO ENTRE A KRIGAGEM ORDINÁRIA E A SIMULAÇÃO SEQUENCIAL GAUSSIANA DO RESERVATÓRIO DO CAMPO DE ALWYN. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018, Pelotas. "A centenária promessa do conhecimento democrático: por uma universidade do encontro e da inclusão!?. Pelotas: UFPel, 2018.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; NADALETTI, W. C. ; QUADRO, M. S. ; CASTRO, A. S. ; LEANDRO, D. . Determinação da vulnerabilidade natural á contaminação das águas subterrâneas no município de Pelotas/RS. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. ENPÓS. Pelotas: UFPel, 2017.

  • CENTENO, L. N. ; BARROS, W. S. ; FERREIRA A. S. ; CECCONELLO, S. T. ; SIQUEIRA, T. M. ; TIMM, L. C. . Avaliação quantitativa das hipóteses de estacionáriedade de 1ª e 2ª ordem em atributos físicos-hrícos do solo coletados em uma transeção espacial. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. ENPOS. Pelotas: UFPel, 2017.

  • AGUIAR, M. F. ; CENTENO, L. N. ; LEANDRO, D. ; MAJADA, D. S. ; CECCONELLO, S. T. . Indicadores de qualidade da água: um estudo de caso do canal São Gonçalo localizado no municípiuo de Pelotas, RS. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. XXVI CIC. Pelotas: UFPel, 2017.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, C. F. A. ; MORAES, P. ; GUEDES, H. A. S. . ADAPTAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CANAL SÃO GONÇALO UTILIZANDO TÉCNICAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. In: 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), 2016, Pelotas. 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), 2016.

  • CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. ; LEANDRO, D. ; QUADRO, M. S. ; CAMPOS, R. ; ANDREAZZA, R. . UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CANAL SÃO GONÇALO. In: 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), 2016, Pelotas. 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), 2016.

  • MORAES, P. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. . AVALIAÇÃO TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA DO ARROIO PELOTAS, RS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA. In: 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2016, Pelotas-RS. 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2016.

  • GUEDES, H. A. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SILVA, D. ; BESKOW, S. ; DAME, R. C. F. . TEMPORAL ASSESSMENT OF THE ARROYO PELOTAS WATER QUALITY, SOUTH OF THE RIO GRANDE DO SUL STATE, BRAZIL. In: ASABE Annual International Meeting, 2016, Orlando-Flórida. ASABE Annual International Meeting, 2016.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SA, J. S. ; LOPES, A. . Avaliação agronômica do lodo proveniente de uma ETE usado como adubo orgânico no cultivo do milheto Pennisetum glaucum (L).. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Avaliação agronômica de mudas de mostarda produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos. In: 8ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA do IFSul,, 2015, Pelotas. 8ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA do IFSul,, 2015.

  • KUHN, C. L. ; CENTENO, L. N. ; TUCHTENHAGEM, I. K. ; CHAVES, M. ; CECCONELLO, S. T. . Panorama atual do abastecimento de água na zona rural de Pelotas/RS. In: 21º Congresso de Iniciação Científica e 4º Mostra Cinetífica, 2012, Pelotas. 21º Congresso de Iniciação Científica e 4º Mostra Cinetífica. Pelotas: UFPel, 2012.

  • KUHN, C. L. ; CUNHA, Ana Paula de Araújo ; BICCA, A. N. D. ; CENTENO, L. N. . Um olhar sobre as intervenções do mediador e seus reflexos nas interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio de ferramenta fórum de discussão. In: V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e 4º Mostra de Extensão, 2012, Sapucaia do Sul. V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e 4º Mostra de Extensão, 2012.

  • CENTENO, L. N. ; CUNHA, Ana Paula de Araújo ; BICCA, A. N. D. ; KUHN, C. L. . Perspectivas de alunos-professores acerca das interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio da interface assíncrona fórum de discussão. In: V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e 4º Mostra de Extensão, 2012, Sapucaia do Sul. V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e 4º Mostra de Extensão, 2012.

  • CENTENO, L. N. ; MORELLO, P. ; FONSECA, L. ; Gomes Fernando, R. C. . Redução de impactos socioambientais decorrentes da geração de lixo através do processo de vermicompostagem implantado na Embrapa Estação Experimental Cascata. Ciência e Inovação Para 2050: Qual o Futuro que Queremos?.. In: V Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Clima Temperado, 2012, Pelotas. Ciência e Inovação Para 2050: Qual o Futuro que Queremos?, 2012.

  • CENTENO, L. N. ; ana paula de araujo cunha ; TREICHA, Marília Dias . Mapeamento de narrativas de professores em curso de formação continuada, na modalidade ead, do instituto federal sul-rio-grandense: refletindo sobre a identidade docente.. In: III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 2010, Foz do iguaçu-PR.. III Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, 2010.

  • SOUZA, G. S. ; CENTENO, L. N. ; BORGES, N. ; CECCONELLO, S. T. . Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 comos índices de saneamento básico para os municípios queintegram o Corede Sul. In: 13ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2020. Mostra de Produção Científica e Tecnológica, 2020.

  • FUENTES-GUEVARA, M. D. ; TIMM, L. C. ; KOPP, L. M. ; PEREIRA, T. S. ; CENTENO, L. N. ; OLIVEIRA, L. M. . Desempenho de funções de pedotransferência paramétricas para estimar a curva de retenção de água no solo a escala de bacia hidrográfica. In: XXII Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2do Congreso Uruguayo de Suelos, X Encuentro de la SUCS, 2019, Montevideo. Diversidad Productiva: pilar del manejo sostenible de los suelos, 2019.

  • SOARES, M. F. ; TIMM, L. C. ; BESKOW, S. ; kAISER D. R. ; CENTENO, L. N. . Robust cokriging for mapping soil saturated hydraulic conductivity at watershed scale. In: fifth Brazilian Soil Physics Meeting (5th BSPM), 2019, Lavras. fifth Brazilian Soil Physics Meeting (5th BSPM), 2019.

  • RODRIGUES, T. N. ; PEREIRA, A. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . APLICAÇÃO DO MÉTODO GOD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE HERVAL/RS. In: 12a JIC - Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal Sul-rio-grandense, 2019, SI. 12a JIC - Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. SI: Instituto Federal Sul-rio-grandense, 2019.

  • TEIXEIRA, B. S. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . VULNERABILIDADE NATURAL À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR/RS. In: 12a JIC - Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal Sul-rio-grandense, 2019, SI. 12a JIC - Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal Sul-rio-grandense. SI: Instituto Federal Sul-rio-grandense, 2019.

  • CENTENO, L. N. ; BITENCOURT, D. G. B. ; TIMM, L. C. ; GUIMARAES, E. C. ; PINTO, L. F. S. ; PAULETTO E. A. . Geostatistical mapping of soil organic carbon using isotropic and anisotropic models considering soil mapping units represented at different scales. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21 WCSS, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; TIMM, L. C. ; BARROS, W. S. ; FERREIRA A. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; SHE, D. ; BITENCOURT, D. G. B. . Spatial dependence structure of the soil saturated hydraulic conductivity along a brazilian watershed transect. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21 WCSS, 2018.

  • PIMENTEL, J. P. ; CENTENO, L. N. ; TIMM, L. C. ; CAMPOS, A. S. ; BESKOW, S. ; CALDEIRA, T. L. ; BITENCOURT, D. G. B. . Similarity analysis among soil and topographic attributes along a watershed spatial transect, Southern Brazil. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21 WCSS, 2018.

  • SILVA, T. P. ; LIMA, C. L. R. ; NUNES, M. C. M. ; FONSECA, M. R. ; KNAPP, A. P. ; SCHROEDER, G. L. ; CENTENO, L. N. ; RODRIGUES, M. . CORRELATION BETWEEN TENSILE STRENGTH AND CLAY AND ORGANIC MATTER CONTENT IN A TRANSECT IN THE MICAELA BASIN, RS, BRAZIL. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21 WCSS, 2018.

  • CAMPOS, A. D. S. ; PARFITT, J. M. B. ; CENTENO, L. N. ; BITENCOURT, D. G. B. ; TIMM, L. C. ; PIRES, L. F. ; REICHARDT, K. . land levelLing effects ON THE RELATIONSHIPS OF LOWLAND HYDRO-PHYSICAL SOIL ATTRIBUTES, SOUTHERN BRAZIL. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21 WCSS, 2018.

  • AGUIAR, M. F. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Análise temporal da qualidade da água do Arroio Chuí. In: VII Semana Acadêmica de Gestão Ambiental, 2018, Pelotas. Mostra Acadêmica. Pelotas: UFPel, 2018.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Uso do composto lodo e cinza da casca de arroz na produção de milheto Pennisetum glaucum (L).. In: II Workshop Agricultura Familiar, 2014, Pelotas. II Workshop Agricultura Familiar, 2014.

  • RODRIGUES, T. N. ; CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Clusterização em dados de qualidade da água de uma lagoa localizada no Sul do Rio Grande do Sul. REVISTA THEMA , 2021.

  • PEREIRA, A. S. ; CECCONELLO, S. T. ; CENTENO, L. N. . Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município de Herval/RS. REVISTA THEMA , 2021.

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Modelagem multivariada para identificação de fontes de poluição, por meio de parâmetros limnológicos da qualidade da água: um estudo de caso do Arroio Grande/RS. REVISTA THEMA , 2021.

  • CENTENO, L. N. ; BELLUZZO, N. ; MAZZARO, R. V. ; FERREIRA A. S. ; AQUINO, L. S. ; TIMM, LUÍS CARLOS . WAVELETS: VARIAÇÕES MÚLTIPLAS DE ESCALAS E LOCALIZAÇÕES ENTRE A CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADA E ATRIBUTOS BÁSICOS, TOPOGRÁFICOS E DE USO DO SOLO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; MAZZARO, RODRIGO VALANDRO ; DA SILVEIRA, NATHAN BELLUZZO ; FERREIRA A. S. ; BARROS, W. S. ; TIMM, L. C. . WAVELETS E MODELOS DE ESPAÇO DE ESTADOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CO-VARIÁVEIS PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; TIMM, L. C. ; BARROS, W. S. ; FERREIRA A. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; SHE, D. ; BITENCOURT, D. G. B. . SPATIAL DEPENDENCE STRUCTURE OF THE SOIL SATURATED HYDRAULIC CONDUCTIVITY ALONG A BRAZILIAN WATERSHED TRANSECT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; BITENCOURT, D. G. B. ; TIMM, L. C. ; GUIMARAES, E. C. ; PINTO, L. F. S. ; PAULETTO E. A. . GEOSTATISTICAL MAPPING OF SOIL ORGANIC CARBON USING ISOTROPIC AND ANISOTROPIC MODELS CONSIDERING SOIL MAPPING UNITS REPRESENTED AT DIFFERENT SCALES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SIQUEIRA, T. M. ; TIMM, L. C. ; AGUIAR, M. F. . ESTATÍSTICA MULTIVARIADA COMO MÉTRICA PARA INFERIR SOBRE FONTES DE POLUIÇÃO UM AQUÍFERO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. . ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TRAMANDAÍ/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; CAMPOS, A. D. S. ; SILVA, T. P. ; GUEVARA, MIGUEL DAVID FUENTES . CLUSTERIZAÇÃO PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE VARIÁVEIS DE QUALIDADE DA ÁGUA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; SIQUEIRA, T. M. ; AGUIAR, M. F. . FATORES DE INFLUÊNCIA À POLUIÇÃO DO ARROIO CHUÍ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; FERREIRA A. S. ; BARROS, W. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; BESKOW, S. ; TIMM, L. C. . WAVELETS NO ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; BITENCOURT, D. G. B. ; GUIMARAES, E. C. ; PINTO, L. F. S. ; PAULETTO E. A. ; TIMM, LUÍS CARLOS . DESEMPENHO DE MODELOS GEOESTATÍSTICOS ISOTRÓPICOS E ANISOTRÓPICOS NO MAPEAMENTO DO pH DO SOLO EM UNIDADES DE MAPEAMENTO REPRESENTADAS EM DIFERENTES ESCALAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. . CRIAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O RIO CAMAQUÃ/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; BARROS, W. S. ; FERREIRA A. S. ; CECCONELLO, S. T. ; SIQUEIRA, T. M. ; TIMM, L. C. . Avaliação quantitativa das hipóteses de estacionáriedade de 1ª e 2ª ordem em atributos físicos-hrícos do solo coletados em uma transeção espacial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, C. F. A. ; MORAES, P. ; GUEDES, H. A. S. . ADAPTAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CANAL SÃO GONÇALO UTILIZANDO TÉCNICAS ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; MORAES, P. ; CENTENO, A. N. . UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTO PARA REDUZIR O NÚMERO DE VARIÁVEIS LIMINOLÓGICAS EM UM RIO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; GUEDES, H. A. S. ; ANDREAZZA, R. ; LEANDRO, D. . IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FONTES DE POLUIÇÃO DO RIO JAGUARÃO - RS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS E ANÁLISE FATORIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NUNES CENTENO, LUANA ; CECCONELLO, S. T. ; TIMM, L. C. ; GUEDES, H. A. S. . ADEQUABILIDADE DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA O ARROIO SÃO LOURENÇO, RS ATRAVÉS DE UMA TÉCNICA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Avaliação agronômica de mudas de mostarda produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SA, J. S. . Uso do composto lodo e cinza da casca de arroz na produção de milheto pennisetum glaucum (l). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; MORELLO, P. ; FONSECA, L. ; Gomes Fernando, R. C. . Redução de impactos socioambientais decorrentes da geração de lixo através do processo de vermicompostagem implantado pelo projeto quintais orgânicos de frutas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; CUNHA, Ana Paula de Araújo ; BICCA, A. N. D. ; KUHN, C. L. . Perspectivas de alunos-professores acerca das interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio da interface assíncrona fórum de discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; ana paula de araujo cunha ; TREICHA, Marília Dias . Mapeamento de narrativas de professores em curso de formação continuada, na modalidade ead, do instituto federal sul-rio-grandense: refletindo sobre a identidade docente.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; Scremin Lucas B. ; Santos Marese Keller . Indicadores de consumo de agua residencial de uma amostra da população da cidade de Pelotas, RS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CENTENO, L. N. ; CUNHA, Ana Paula de Araújo ; BICCA, A. N. D. ; KUHN, C. L. . Perspectivas de alunos-professores acerca das interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio da interface assíncrona fórum de discussão 2012 (V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul).

  • KUHN, C. L. ; CUNHA, Ana Paula de Araújo ; BICCA, A. N. D. ; CENTENO, L. N. . Um olhar sobre as intervenções do mediador e seus reflexos nas interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio de ferramenta fórum de discussão 2012 (V Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul).

Outras produções

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (22 mar 2022). 2022.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (17 jul 2022). 2022.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS. 2022.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS. 2022.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS. 2022.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico -Journal of Basic and Applied Research (2 jan 2021). 2021.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (18 jun 2021). 2021.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS ID 565. 2021.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS ID 449. 2021.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS ID 563. 2021.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS. 2021.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS ID 511. 2021.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Tecno-Lógica (11 dez 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (9 nov 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Tecno-Lógica (7 set 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista REGA (7 jun 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista IRRIGA (Brazilian Journal of Irrigation and Drainage) (21 mai 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (3 mar 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural ( 13 fev 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal of Applied Science and Technology (30 dez 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal of Plant & Soil Science (24 jul 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Water Resources Management (11 dez 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (5 jul 2020). 2020.

CENTENO, L. N. . Comitê Avaliador Externo do Edital 01/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UERGS ID 198. 2020.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (26 Apr 2019). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Journal Catena (09 Mar 2019). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico Journal Catena (19 Aug 2019). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2019-03-05). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural ( 2019-09-09). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2019-01-08). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2019-03-03). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2019-04-25). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2019-07-17). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2019-09-04). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista IRRIGA (Brazilian Journal of Irrigation and Drainage) (2019-02-07). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista IRRIGA (Brazilian Journal of Irrigation and Drainage) (2019-03-08). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - water resource management (2019-09-11). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - water resource management (2019-06-01). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Tecno-lógica (2019-06-08). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisor de artigo científico - Journal Catena (19 Sep 2019). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisor de artigo científico - Revista Thema (2019-11-14). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisor de artigo científico - Revista Tecnológica (2019-11-01). 2019.

CENTENO, L. N. . Avaliadora externa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERGS. 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (7 jul 2019). 2019.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico Journal Catena (31 Jul 2018). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2017-12-18). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2018-06-16). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2018-10-02). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2018-11-09). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (28-06-2018). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Tecno-lógica (2018-05-28). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Águas Subterrâneas (06-09-2018). 2018.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2017-04-23). 2017.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2017-04-27). 2017.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (2017-10-12). 2017.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade (2017-04-13). 2017.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Científica Rural (2017-10-16). 2016.

CENTENO, L. N. . Revisão de artigo científico - Revista Thema (17-06-2016). 2016.

CENTENO, L. N. . Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Empresa Lual Colchões. 2014.

CENTENO, L. N. . Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Empresa Jair Centeno. 2014.

CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. . Análise estatística de dados ambientais: da teoria a prática. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado 'Estatística básica, através do software R. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado 'Planilhas eletrônicas aplicada ao saneamento ambiental'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado 'Estatística aplicada a saneamento ambiental, através do software R'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado: 'Aplicação de estatística multivariada em dados ambientais, através do software R'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado 'Medidores de vazão em estações de tratamento de esgotos'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Curso intitulado 'Planilhas eletrônicas aplicada ao saneamento ambiental'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CENTENO, L. N. . Índice de Qualidade da Água. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Saneamento Básico em Propriedades Rurais: Intervenções Sustentáveis para Água de Poços e Resíduos Sólidos em Morro Redondo, RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Samanta Tolentino Cecconello em 30/04/2025., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Coordenador / Jocelito Saccol de Sá - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Modelagem de atributos físico-hídricos de solos subtropicais usando algoritmos de aprendizado de máquina supervisionado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / TIRZAH MOREIRA DE MELO - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Ulisses Brissolara Corrêa - Integrante / Danielle Bressiani - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Estimativa multivariada do movimento da água no solo e suas inter-relações com a recarga de aquíferos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Coordenador / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / Jocelito Saccol de Sá - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Adubação orgânica por meio de biofertilizante: integração entre pecuária e horticultura, Descrição: A urina bovina é considerada um subproduto da pecuária, já que é disponível abundantemente em muitas propriedades rurais, principalmente em pequenas propriedades. A horticultura também recebe destaque em pequenas propriedades familiares. No Brasil, 60 da produção da horticultura vem da agricultura familiar. Deste modo, a integração entre a pecuária e horticultura é uma alternativa para a produção orgânica em propriedades de base familiar. Frente ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e caracterizar as diferenças na resposta do crescimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.), expostas a diferentes concentrações de urina bovina. O delineamento experimental será em blocos ao acaso sendo que o número de tratamentos e repetições serão definidos após a realização da análise físico-química da urina bovina maturada (após 4 dias). Serão avaliadas as variáveis: altura média das mudas (cm), número de folhas, massa da matéria fresca da parte área (g), massa da matéria seca da parte aérea (g), comprimento das raízes, massa da matéria fresca das raízes (g) e massa da matéria seca das raízes (g). Deste modo, com base neste estudo espera-se que as informações obtidas auxiliem os agricultores de base familiar no manejo e conservação do solo, uma vez que este estudo pretende mostrar que os benefícios da incorporação dos biofertilizantes, através do aumento da produtividade agrícola e consequentemente de maior renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Coordenador / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / Jocelito Saccol de Sá - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Estudo dos parâmetros de extração para otimização do processo de extração de SiO2 a partir de resíduo de vidro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Coordenador / Paula Irigon de Irigon. - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Modelagem espaço-temporal da qualidade da água em escala de bacia hidrográfica, Descrição: O estudo em escala de bacia hidrográfica, por meio de ferramentas estatísticas é de extrema importância para o monitoramento e a gestão sistêmica de um recurso hídrico. Deste modo, este estudo tem como objetivo aplicar modelagens espaço-temporais para auxiliar no monitoramento e na gestão da qualidade da água da Bacia do rio dos Sinos (BHRS). Para isso, serão utilizados dados secundários de parâmetros físicos, químicos e biológicos disponibilizados pela FEPAM/RS. Nestes dados serão aplicados os modelos globais e a modelagem estatísticas multivariada. Com base nestas modelagens espera-se diminuir a escala de amostragem da BHRS, bem como identificar os principais parâmetros de monitoramento e as suas múltiplas relações no espaço e no tempo. Visando assim, diminuir custos e tempo no Programa de Monitoramento da Qualidade de Água da BHRS realizado pela FEPAM/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Coordenador / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / Jocelito Saccol de Sá - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Caracterização e quantificação da variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo e de atributos topográficos em escala de bacia hidrográfica visando a modelagem hidrológica, Descrição: Ferramentas estatísticas que consideram a posição e a possível dependência entre as observações têm sido aplicadas no intuito de estudar a variabilidade espacial. Entretanto, essas ferramentas têm sido na maioria das vezes aplicadas em pequenas áreas agrícolas e não em escala de bacia hidrográfica. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a avaliação do potencial de ferramentas estatísticas para caracterizar e quantificar a variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo e de atributos topográficos bem como do relacionamento entre eles em nível de escala de bacia e de sub-bacia hidrográfica. Além disso, será avaliada a aplicabilidade e a transferabilidade de funções de pedotransferência (FPT) para estimar os atributos hídricos do solo em escala de bacia quando aplicadas em escala de sub-bacia bem como sua habilidade em descrever a estrutura de variabilidade espacial desses atributos. O trabalho será desenvolvido a partir de atributos físico-hídricos e atributos topográficos determinados em uma transeção espacial de 25 km construída na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas e em uma malha experimental a ser construída em uma sub-bacia do Arroio Pelotas. Em 100 pontos amostrais demarcados na transeção e na malha experimental, serão avaliados os seguintes atributos físico-hídricos do solo na camada de 0-0,20 m de profundidade: frações texturais, densidade do solo, porosidade total, macroporosidade, microporosidade, curva de retenção de água no solo, condutividade hidráulica do solo saturado e carbono orgânico. De posse do modelo digital de elevação hidrologicamente consistente da bacia e da sub-bacia serão obtidos em cada ponto amostral os atributos topográficos altitude, declividade, aspecto, curvatura, plano e perfil de curvatura. A estatística clássica será aplicada aos atributos do solo e aos topográficos para a obtenção das medidas de posição, de dispersão e da forma da dispersão. Para caracterizar e quantificar a estrutura de variabilidade espacial de cada atributo, funções de auto e crosscorrelação e de semivariância serão calculadas. Krigagem e Simulação Sequencial Gaussiana serão usadas para mapear a variabilidade dos atributos físico-hídricos do solo. A caracterização e quantificação das possíveis correlações espaciais entre os atributos físico-hídricos do solo e os atributos topográficos em diferentes escalas de frequência e de espaço serão avaliadas usando a análise em espaço de estados e em wavelets. Será avaliado o desempenho de FPTs já desenvolvidas no intuito de estimar os atributos hídricos do solo bem como avaliar sua capacidade de descrever a estrutura de dependência espacial destes atributos. O desempenho das FPTs será avaliado pelas medidas estatísticas erro médio, raiz quadrada do erro médio e coeficiente de determinação. A partir dos resultados espera-se a caracterização e quantificação da estrutura de variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo e de atributos topográficos bem como do relacionamento entre eles em nível de escala de bacia e de sub-bacia hidrográfica; a seleção das FPTs para estimar os atributos hídricos do solo em escala de bacia quando aplicadas em escala de sub-bacia bem como sua habilidade em descrever a estrutura de variabilidade espacial desses atributos; e a publicação de artigos em periódicos científicos da área e resumos em congressos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Samuel Beskow - Integrante / CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA - Integrante / LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO - Integrante / SERGIO LEAL FERNANDES - Integrante / VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES - Integrante / RODRIGO VALANDRO MAZZARO - Integrante / TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA - Integrante / MIGUEL DAVID FUENTES GUEVARA - Integrante / Angelo Garcia Costa - Integrante / Maurício Fornalski Soares - Integrante / Luciana Marini Kopp - Integrante / TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW - Integrante / GABRIEL ALMEIDA GOMES - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Meteorologia Sinótica da América do Sul: Sistemas atuantes e variabilidade climática, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Coordenador / Andre Becker Nunes - Integrante / Luciana Barros Pinto - Integrante / Mateus da silva teixeira - Integrante / Rose Ane Pereira de Freitas - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 com os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Samanta Tolentino Cecconello em 27/09/2019., Descrição: Apesar do avanço do Brasil nos últimos anos, ainda há sérios problemas com a deficiência do serviço de saneamento básico no país, principalmente em relação à coleta e tratamento de esgoto, o que corrobora com o aumento de doenças como a diarreia e leptospirose. Diante disto, este projeto visa analisar as inter-relações existentes entre das doenças contidas no CID 10 e os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul. A metodologia utilizada consistirá inicialmente de um levantamento e compilação das doenças contidas no CID 10 e que foram registradas nos municípios estudados, estes dados serão obtidos junto ao site do DATASUS para o período de 2011 a 2015, por conseguinte realizar-se-á a compilação dos dados dos indicadores de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos) que serão obtidos no site do IBGE e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico para cada município em estudo. Após a compilação dos dados será realizada análise estatística descritiva (através de medidas de posição central, medidas de dispersão e das medidas da forma de dispersão, bem como aplicação de matriz de correlação de Pearson) e multivariada (análise de agrupamentos). Para tal será utilizado o software livre Gretl. Como resultados espera-se que as doenças presentes no CID -10 apresentem forte correlação com a falta de saneamento básico nos municípios estudados, bem como que este projeto permita estimular o pensamento reflexivo e a autonomia intelectual do discente envolvido. Projeto cadastrado na PROPESP sob o número: PE03190619/025.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Coordenador / Jocelito Saccol de Sá - Integrante / NANTYARA BORGES - Integrante / RODRIGO VALANDRO MAZZARO - Integrante / Suelen Pintanel - Integrante / Nathan Belluzzo - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Ciências Geodésicas como suporte a gestão pública e aos desafios ambientais do ordenamento territorial, Descrição: É função da órgão públicos (Governo Federal, Estados e municípios) elaborar as políticas deplanejamento e gestão do território. Esse processo é altamente complexo e envolve consideraçõesexplícitas de critérios múltiplos: sociais, econômicos e ambientais. Um processo que precisa serconsciente e sistemático. Para que ocorra de forma a gerar resultados significativos para a gestão publicae a sociedade, é fundamental entender e respeitar as especificidades de cada região, para tal existe anecessidade de conhecer o ambiente em estudo de forma ampla nos seus diferentes aspectos físicos,biológicos, culturais e territoriais. Neste contexto, o projeto busca utilizar os conhecimentos oriundos do:Sensoriamento Remoto, Geodésia, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas e Cadastro TécnicoMultifinalitário (CTM), associadas as informações de áreas afins como uma ferramenta de gestão pública.Que possibilite mapear os municípios estabelecer Sistema de Informações Territoriais (SITs). E essessejam utilizados para o equacionamento correto dos problemas ambientais em cada região, para gerarsubsídios para politicas de planejamento e a gestão territorial ambientamente correta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / MAURIZIO SILVEIRA QUADRO - Integrante / ROBSON ANDREAZZA - Integrante / ANDREA SOUZA CASTRO - Integrante / TIRZAH MOREIRA DE MELO - Integrante / Diuliana Leandro - Coordenador / ERICO KUNDE CORREA - Integrante / LUCIARA BILHALVA CORREA - Integrante / SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA - Integrante / WILLIAN CEZAR NADALETI - Integrante / DENISE DOS SANTOS VIEIRA - Integrante / FELIPE MARTINS MARQUES DA - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios pertencentes ao COREDE Sul, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Samanta Tolentino Cecconello em 01/09/2018., Descrição: As águas subterrâneas apresentam-se como um recurso natural de extrema importância para o abastecimento humano, porém, devido as atividades antrópicas, os mananciais subterrâneos apresentam grandes riscos à contaminação. Deste modo, este estudo tem o objetivo de identificar e mapear a vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas dos municípios pertencentes ao COREDE Sul. Para isso serão utilizados dados de poços cadastrados no CPRM/SIAGAS para cada município do COREDE Sul. Será aplicada a metodologia GOD proposta por Foster et al. (2006), será utilizada a superfície potenciométrica para determinação do sentido e direção de fluxo subterrâneo. Como resultados espera-se que sejam identificadas áreas de maior vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas, as quais merecem maior atenção dos órgãos gestores nas políticas de gestão e planejamento territorial e ambiental. Projeto cadastrado na PROPESP sob o número: PE06180818-119. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Coordenador / Jocelito Saccol de Sá - Integrante / Lucio Almeida Hecktheuer - Integrante / Gisele Silva de Souza - Integrante / ÂNDRIA DA SILVA PEREIRA - Integrante / NANTYARA BORGES - Integrante / THAÍS NOBLE RODRIGUES - Integrante / BRUNO TEIXEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - 2020

    Modelagem de espaço de estados, wavelets, geoestatística e funções de pedotransferência aplicadas no estudo da variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica, Descrição: O objetivo principal do projeto é o de avaliar ferramentas da Análise de Séries Espaciais para caracterizar a variabilidade de atributos do solo e de atributos topográficos bem como estudar o relacionamento entre eles em uma bacia e uma sub-bacia hidrográfica localizadas no Rio Grande do Sul. Também será avaliado o desempenho de funções de pedotransferência para estimar os atributos hídricos do solo determinados nas duas bacias. O trabalho de campo foi desenvolvido em uma transeção espacial de 25 km construída na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas/Pelotas-RS e em uma malha experimental construída em uma sub-bacia localizada em Canguçu-RS. Foram demarcados pontos onde amostras de solo foram coletadas para determinação de atributos físicos, químicos e hídricos do solo. De posse do modelo digital de elevação de cada bacia foram obtidos os atributos topográficos altitude, declividade, aspecto, curvatura, plano e perfil de curvatura. A estatística clássica será aplicada aos atributos do solo e aos topográficos e ferramentas da análise de séries espaciais e da análise em wavelets serão aplicadas para caracterizar a variabilidade espacial de cada atributo bem como estudar o relacionamento entre eles. O desempenho de funções de pedotransferência para estimar os atributos hídricos do solo também será avaliado. Esperase: i. quantificar as correlações espaciais entre os atributos do solo e os topográficos em escala de bacia; e ii. selecionar a(s) função(ões) de pedotransferência(s) para estimar os atributos hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica, iii. formação de um Doutor e/ou Mestre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Samuel Beskow - Integrante / Tamara Leitzke Caldeira - Integrante / TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA - Integrante / ARLAN DA SILVA FERREIRA - Integrante / CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA - Integrante / DOUGLAS RODRIGO KAISER - Integrante / ELOY ANTONIO PAULETTO - Integrante / FABRICIO DA SILVA TERRA - Integrante / LUCIANA MARINI KOPP - Integrante / LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO - Integrante / SERGIO LEAL FERNANDES - Integrante / VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES - Integrante / WILLIAN SILVA BARROS - Integrante / JEFERSON PRASS PIMENTEL - Integrante / Rodrigo César de Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2016 - 2018

    Determinação de Índices de Fragilidade Ambiental do entorno do Canal São Gonçalo, Descrição: Atualmente delimitou-se os índices de fragilidade do município de Pelotas. Considerando que os índices de fragilidade ambiental representam a vulnerabilidade do meio ambiente, esses tem sido essenciais no mapeamento de áreas suscetíveis a eventos extremos, como por exemplo, a delimitação de áreas propensas a inundações. Atualmente as áreas estudadas com maior profundidade situam-se na foz do canal. É de extrema importância que se possa realizar as análises correlacionando os índices de fragilidade com eventos extremos no canal como um todo. Essas análises exigem uma quantidade significativas de mapeamentos, exigindo um tempo maior para seu desenvolvimento. Delimitar áreas de índices de Fragilidade Alto e Muito Alto no município de Pelotas e correlacionar com eventos extremos dez/2016 Validar a Modelagem março/2017 Interpretação dos resultados junho/2017 Gerar produtos que permitam os estudos ambientais e sociais julho/2017 Gerar Mapas de Índices de Fragilidade Parcial para o município de Rio Grande setembro/2017 Gerar Mapas de Índices de Fragilidade para o município de Rio Grande dezembro/2017 Delimitar áreas de índices de Fragilidade Alto e Muito Alto no município de Rio Grande e correlacionar com eventos extremos março/2018 Validar a Modelagem junho/2018 Interpretação dos resultados setembro/2018.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / MAURIZIO SILVEIRA QUADRO - Integrante / ROBSON ANDREAZZA - Integrante / ANDREA SOUZA CASTRO - Integrante / Diuliana Leandro - Coordenador / AMAURI ANTUNES BARCELOS - Integrante / ERICO KUNDE CORREA - Integrante / FIORAVANTE JAEKEL DOS - Integrante / LUCIARA BILHALVA CORREA - Integrante / ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA - Integrante / SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA - Integrante / TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA - Integrante / WILLIAN CEZAR NADALETI - Integrante / MARIA CLARA BARBOSA OLIVEIRA - Integrante / DOUGLAS CORREA MIGUES - Integrante / BRUNA WAGNER IRION - Integrante / FELIPE CUNHA DA ROCHA - Integrante / JEFERSON LUIZ FIGUEIREDO - Integrante / DANIELA CERBARO - Integrante / GUSTAVO FARIAS LIMA - Integrante / MARJANA FERREIRA MENDES - Integrante / GABRIELA TOMBINI PONZI - Integrante / DENISE DOS SANTOS VIEIRA - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Análise estatística multivariada como suporte para o estudo de qualidade de água na Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim - RS, Descrição: A qualidade da água de um rio pode ser influenciada por vários fatores, motivo pelo qual apresenta grande variabilidade. O desenvolvimento de diversas atividades antrópicas vem ocasionando uma elevada geração de águas residuais que, muitas vezes, são lançadas sem prévio tratamento em cursos hídricos em quantidades superiores ao seu potencial de autodepuração. A Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim está localizada entre os paralelos 31°30' e 34°30'S e entre os meridianos 52° e 56°O, correspondendo a uma superfície de aproximadamente 62.250 km2, dos quais 29.250 km2 (47%) em território brasileiro e 33.000 km2 (53%) em território uruguaio, constituindo uma bacia transfronteiriça onde prevalece o regime de águas compartilhadas. Nesta bacia é encontrada uma infinidade de usos dos recursos hídricos, os quais podem ser resumidos: drenagem, aterramento, retirada de água para irrigação de agricultura, reflorestamento, contaminação com esgotos domésticos e industriais, agrotóxicos e fertilizantes, utilização para navegação, sobre-pesca e ainda por invasão de espécies exóticas. O intenso uso da água e a poluição gerada na Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim contribuem para agravar sua escassez e resulta na necessidade crescente do acompanhamento das alterações da qualidade da água. Desta forma, conhecer a qualidade da água disponível é fundamental para a gestão dos recursos hídricos. Este conhecimento pode ser representado por meio de diversas variáveis de qualidade as quais traduzem suas principais características. A maneira geralmente utilizada pelos órgãos reguladores para tal é a realização periódica de campanhas de monitoramento. Entretanto, a continuidade e a periodicidade das campanhas são restritas em função dos custos e dificuldades envolvidas na operação e na manutenção de um sistema de monitoramento da qualidade da água. Normalmente, as campanhas de monitoramento analisam muitas variáveis e geram grandes quantidades de dados que são difíceis de analisar e interpretar, uma vez que as relações entre as variáveis são complexas. Diante da situação, abordagens multivariadas como Análise Fatorial (AF) e Análise de Componentes Principais (ACP), por exemplo, vêm sendo utilizadas para apoiar a gestão dos recursos hídricos e extrair informações significativas a partir dessas bases de dados.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Integrante / HUGO ALEXANDRE SOARES GUEDES - Coordenador / CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA - Integrante / MAURIZIO SILVEIRA QUADRO - Integrante / RITA DE CASSIA FRAGA DAME - Integrante / ROBSON ANDREAZZA - Integrante / JOSIANE PINHEIRO FARIAS - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Tendências na precipitação no estado do Rio Grande do Sul e suas relações com a temperatura do oceano, Descrição: pesquisas da comunidade científica nos últimos anos, principalmente em relação à variabilidade climática e ao possível aumento de eventos de precipitações intensas. O conhecimento da existência, ou inexistência, de tendências nas séries de precipitação no estado do Rio Grande do Sul tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente devido às ocorrências de enchentes e secas ocorridas nos últimos anos. Dessa forma, o objetivo do trabalho é analisar dados de séries temporais advindos de estações climatológicas no estado do Rio Grande do Sul buscando identificar tendências na precipitação associando-as com as anomalias de temperatura provocadas pelos eventos de El-Niño e La-Niña. Este trabalho é de fundamental importância para o estado do Rio Grande do Sul, uma vez que alterações no clima poderão influenciar o setor socioeconômico, a produção agrícola, a população, assim como, causar sérios impactos ambientais. As informações das estações pluviométricas, distribuídas em todo o estado do Rio Grande do Sul, serão obtidas junto ao banco de dados hidrometeorológicos da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizado pelo HidroWeb ? Sistema de Informações Hidrológicas. Após o condicionamento dos dados no software PROCEDA, as séries pluviométricas serão submetidas à análise estatística utilizando o teste não paramétrico de Mann-Kendall. Para isso será utilizado o software TREND. A influência das anomalias de temperatura provocadas pelos efeitos de El Niño e La Niña será feita correlacionando os dados de chuva com os dados de temperatura do Oceano Pacífico Equatorial, disponibilizados pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Espera-se com esse trabalho Identificar as estações pluviométricas que tiveram durante o período de dados utilizados tendência monotônica e como elas se distribuem no estado do Rio Grande do Sul, gerando um mapa ilustrativo, além de Verificar as correlações positivas e negativas da relação entre as anomalias de temperatura com os dados de chuva, interpretando se essas correlações estão relacionadas com as mudanças climáticas ou se são eventos naturais causados na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / HUGO ALEXANDRE SOARES GUEDES - Coordenador / CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA - Integrante / RITA DE CASSIA FRAGA DAME - Integrante / ANDREA SOUZA CASTRO - Integrante / TIRZAH MOREIRA DE MELO - Integrante / KAYOMA KARPINSKI DA SILVA - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Avaliação agronômica de mudas de hortaliças produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos., Descrição: O crescimento populacional e os hábitos de consumo da população brasileira tem contribuído para um aumento na geração de resíduos sólidos urbanos além do aumento na produção agroindustrial e seus resíduos. Grande parte destes resíduos são constituídos por material orgânico, os quais podem ser reciclados evitando a destinação em aterros ou até mesmo lixões. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar as respostas agronômicas de mudas de hortaliças produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos. Será realizado experimento a campo e o delineamento experimental será de blocos ao acaso distribuídos em cinco tratamentos com três repetições. Serão avaliados o percentual de emergência; índice de velocidade de emergência; altura da parte aérea; comprimento da raiz; diâmetro do colo; matéria fresca da parte aérea e raiz; matéria seca da parte aérea e raiz; relação parte aérea/sistema radicular das hortaliças usadas no experimento. Esperamos obter resultados positivos com a utilização dos resíduos estudados comparados ao substrato comercial, pois poderemos incentivar a produção destes substratos utilizando os resíduos do município de Pelotas, bem como das agroindústrias da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Coordenador / Iliane Muller Otto - Integrante / Beatriz Regina Fabião - Integrante / Endrigo Pino Pereira Lima - Integrante / Jocelito Saccol de Sá - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Reflexões sobre as interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem por meio da interface assíncrona fórum de discussão, Descrição: A pesquisa ora proposta compreende uma investigação de cunho qualitativo-interpretativista por meio da qual se pretende observar e refletir sobre as interações realizadas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mais especificamente nos limites do espaço pressupostamente dialógico do fórum de discussão. À luz de referencial teórico cujo escopo abarca o entrecruzamento de questões concernentes a práticas dialógicas (BAKHTIN) e a construção social do conhecimento (VYGOTSKY), numa perspectiva sócio-histórica, discute-se como se dá a interação professor-aluno(s)/aluno(s)-aluno(s) de um curso de pós-graduação lato sensu em Educação, na modalidade EaD. Visa-se, outrossim, investigar se a ferramenta supracitada é percebida pelos sujeitos da pesquisa como promotora da negociação e construção do conhecimento, servindo como um dispositivo cognitivo e não apenas como um tipo de método de comunicação online. Para tanto, além dos dados oriundos dos turnos de interação atualizados nos fóruns de discussão capturados do AVA, o corpus deste estudo será também constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos interagentes de tais interações. A partir desses dados, por conseguinte, serão estabelecidas as categorias de análise cuja aplicabilidade poderá estender-se a estudos futuros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / CUNHA, Ana Paula de Araújo - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Narrativas de professores em curso online de formação continuada: refletindo sobre a identidade docente, Descrição: Esta pesquisa insere-se na área da Educação voltada aos estudos concernentes à formação e identidade docentes. Trata-se de um estudo qualitativo cujos sujeitos informantes são professores das diversas áreas do saber, os quais se encontram em exercício da sua formação continuada, na qualidade de alunos do curso de Pós-Graduação em Educação, na modalidade EaD, promovido por uma instituição federal de ensino, no âmbito da UAB, desenvolvido nos Polos de Apoio Presencial de dois municípios do Rio Grande do Sul. Norteada por questões que perpassam e constituem o escopo da Educação e suas interfaces com as Ciências Humanas, a pesquisa aqui apresentada tem como corpus precípuo de análise dados de mapas conceituais construídos a partir de narrativas produzidas em resposta a atividades específicas propostas em temas desenvolvidos no curso de formação que remetem a questões pertinentes aos processos de construção identitária e formativa dos sujeitos investigados. Os dados coletados no estudo têm sido analisados à luz de teoria veiculada em importantes estudos apontados pela literatura, que trata das temáticas supracitadas, dos quais sublinhamos os realizados por Bauman (2001), Nóvoa (1997), Nunes (2001), Pimenta (1999) e Novak (2006). Até o momento, a investigação tem indicado que o uso de mapas conceituais em curso on-line de formação docente tem sido sobremaneira útil no sentido de fundamentar, desenvolver e inspirar diferentes perspectivas do domínio estudado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / CUNHA, Ana Paula de Araújo - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER Escritórios Municipais RSEMATER Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Embrapa - Bolsa / Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Coordenador / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Integrante., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Embrapa - Bolsa / Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Embrapa - Bolsa / Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Nunes Centeno - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa / Embrapa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs; I. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Quintais Orgânicos de Frutas, Descrição: Objetivo: Introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. Sobre: O projeto é desenvolvido desde 2004 através da parceria Eletrobrás CGTEE e Embrapa Clima Temperado, privilegia técnica e conceitualmente, os princípios da produção orgânica e busca contribuir para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas, voltado principalmente para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e cidade. Aborda questões culturais (resgate da tradição de ter-se um pomar caseiro no quintal), étnicas (envolve negros, brancos e índios), ambientais (auxilia na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres), alimentares (fornecimento de frutas e seus subprodutos para os beneficiários durante os 12 meses do ano), econômicas (frutas excedentes são transformadas em sucos concentrados, geleias, doces ou vendidas in natura, possibilitando a geração de renda) e medicinais (frutas, suas partes ou das plantas podem ser utilizadas na prevenção ou combate a algumas enfermidades).Cada quintal é constituído de cinco mudas de 18 espécies de frutas, escolhidas em função de suas características nutricionais e medicinais e por se adaptarem bem aos solos e ao clima da região de Clima Temperado. São utilizadas as seguintes espécies: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja do Rio Grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabijú, araticum, uvaia, jabuticaba, videira e guabiroba. De 2004 a agosto de 2013 foram implantados 1.353 Quintais, com 236.775 plantas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai. Público Alvo: Agricultores Familiares Agricultores Assentados Comunidades Quilombolas Comunidades Indígenas Escolas Rurais Escolas Urbanas Instituições Assistencialistas Kit Hortaliças: A partir de 2012 o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças bem como o cultivo de milho e feijão, totalizando 33 alimentos no Quintal. Instituições Participantes Embrapa Clima Temperado Embrapa Clima Temperado; Eletrobras CGTEE Eletrobras CGTE; Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças; EMATER ? Escritórios Municipais RSEMATER ? Escritórios Municipais RS; Secretarias Municipais da Agricultura; Secretarias Municipais da Educação; ONGs;. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luana Centeno Cecconello - Integrante / Jair Costa Nachtigal - Integrante / Ana Krolow - Integrante / Rosa Lia Barbieri - Integrante / Irajá Ferreira Antunes - Integrante / Éberson Dietrich Eicholz - Integrante / Márcia Vizzotto - Integrante / Fernando Rogério Costa Gomes - Coordenador., Financiador(es): Embrapa - Bolsa / Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Bolsa.

Prêmios

2020

Trabalho destaque no JIC 2020 - Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 comos índices de saneamento básico para os municípios queintegram o Corede Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

2019

Three Minute Thesis Finalist 2019, Universidade Federal de Pelotas.

2019

DESTAQUE No XXVIII Congresso de Iniciação Científica: MODELOS ESPAÇO DE ESTADO, GERADOS EM SOFTWARE LIVRE, PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA, Universidade Federal de Pelotas.

2018

Melhor trabalho apresentado no 11ª Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, PUC, ABES e FEPAM.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XXVII Congresso de Iniciação Científica: UM OLHAR SOBRE A ABORDAGEM AMBIENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, Universidade Federal de Pelotas.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XXVII Congresso de Iniciação Científica: ANÁLISE DAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS PERTENCENTES AO RIO SANTA ROSA, Universidade Federal de Pelotas.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XXVII Congresso de Iniciação Científica:URBANIZAÇÃO VERSUS ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: ESTUDO DE CASO DO CANAL SÃO GONÇALO, Universidade Federal de Pelotas.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XX Encontro de Pós-Graduação: ANISOTROPIA DOS ATRIBUTOS FÍSICO- HÍDRICOS DOS SOLOS DA SUB-BACIA SANTA RITA, PERTENCENTE A BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO MOREIRA, Universidade Federal de Pelotas.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XX Encontro de Pós-Graduação: FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA NA ESTIMATIVA DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA, Universidade Federal de Pelotas.

2018

DESTAQUE na sua sessão do XX Encontro de Pós-Graduação: WAVELETS NO ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Recursos Hídricos, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda do PPG em Rec. Hidricos, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, CENG - CENTRO DE ENGENHARIAS.,Linhas de pesquisa

2013 - 2014

EMBRAPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Carga horária: 30

2012 - 2013

EMBRAPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Carga horária: 30

2011 - 2012

EMBRAPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, Carga horária: 30

2014 - 2014

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista voluntário no Projeto de Pesquisa intitulado: Avaliação agronômica de hortaliças produzidas em diferentes compostos orgânicos usados como substratos alternativos. As atividades são desenvolvidas no turno da noite.

2011 - 2012

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica IFSul, Carga horária: 20

2010 - 2011

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica IFSul, Carga horária: 20

Outras informações:
Totalizando 960 horas de atividade.