Nagilce Lara Xavier
Advogada, inscrita na OAB/MT sob n. 26.625/ O, Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados pela 11 Subseção da OAB MT - Colíder, (2025/2027), membra da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres e de Direito Previdenciário, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico (2022/2024). Assistente social, inscrita no CRESS/MT sob n. 4894, Servidora pública do município de Colíder, cargo Assistente Social 30h, lotada na Casa Lar - Secretaria Municipal de Assistência Social. Professora universitária na Faculdade de Colíder - FACIDER/UNIFAMA (2019 a 2024).Professora universitária convidada na UNEMAT (2023/2024). Pós - graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Unopar (2020). Pós - graduada em Docência do Ensino Superior pela UNOPAR (2019). Pós - graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil/ Instituto Federal do Mato Grosso (2018). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Atuação na Administração Pública como chefe do Serviços de Recursos Logísticos do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó do MT/Ministério da Saúde (2014 a 2016). Atividade de cunho voluntário, desenvolvendo projetos sociais no Centro de Formação Mirim Cidadão do Futuro (Guarda Mirim) de Colíder, na função de Tesoureira (2021-2022) e Vice Presidente (2023/2024).
Informações coletadas do Lattes em 17/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Direito Médico e Bioética
2021 - Atual
Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário
2020 - 2021
Universidade Norte do Parana
Título: Monografia não obrigatória
Especialização em Especialização em Gestão Pública
2017 - 2018
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL
Orientador: Renata Luiza de Castilho Rossoni
Graduação em Direito
2014 - 2018
Faculdade de Colider
Título: ANÁLISE DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DE PROTEÇÃO AS PESSOAS PORTADORAS DE TRANSTORNOS MENTAIS E OS IMPASSES PARA SUA EFETIVAÇÃO
Orientador: Leonardo Canez Leite
Graduação em Serviço Social
2010 - 2013
Universidade Norte do Parana
Título: ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL
Orientador: Elaine Cristina de Oliveira
Formação complementar
2021 - 2021
8° Ciclo CGE Orienta: Capacitação em RElação ao Decreto Estadual n.° 806/21. (Carga horária: 6h). , Controladoria Geral do Estado MT, CGE MT, Brasil.
2021 - 2021
Direito Internacional. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, E, Brasil.
2021 - 2021
9° Ciclo CGE Orienta: Formação de Preços de Ref. nas Aquisições Públicas. (Carga horária: 7h). , Controladoria Geral do Estado MT, CGE MT, Brasil.
2019 - 2019
Prática Forense em Direito do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Complexo Educacional Renato Saraiva, CERS, Brasil.
2018 - 2018
FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DE DIREITO. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Libras. (Carga horária: 200h). , WR Educacional, WR EDUCACIONAL, Brasil.
2017 - 2017
Biodireito. (Carga horária: 60h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2017 - 2017
O júri na prática. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Colider, FACIDER, Brasil.
2017 - 2017
Direito Administrativo. (Carga horária: 60h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2017 - 2017
Direito do Trabalho. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2016 - 2016
Gestão da Informação e Documentação - Conceitos básicos em Gestão Document. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de Materiais. (Carga horária: 28h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Criminologia. (Carga horária: 60h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2016 - 2016
1ª Oficina de Execução Orçamentária e Finaneira - 2016. (Carga horária: 22h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2016 - 2016
XI SEJUR -XI Semnário Jurídico. (Carga horária: 28h). , Faculdade de Colider, FACIDER, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais SIASG. (Carga horária: 24h). , Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos de Pregão Eletrônico. (Carga horária: 14h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Pregoeiros. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
1ª Oficina de Gestão Adminstrativa da Saúde Indígena. (Carga horária: 32h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Noções de Licitações, Contratos e Fiscalizações de Contratos. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Oratória. (Carga horária: 4h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Aspectos Gerais da Lei Maria da Penha. (Carga horária: 2h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Responsabilidade Social, Sustentabilidade e o Capital Humano. (Carga horária: 40h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
Questões Sociais: Conjuntura e Perspectivas. (Carga horária: 40h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Previdenciário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Administração Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Processual Civil.
Participação em eventos
30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Avanços e Desafios. 2020. (Encontro).
Participação em bancas
LEITE, L. C.; DONASSAN, I.;XAVIER, Nagilce Lara.. ANÁLISE DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; DONASSAN, I.;XAVIER, Nagilce Lara.. A EFICÁCIA DO INSTITUTO DA DELAÇÃO PREMIADA NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; DONASSAN, I.;XAVIER, Nagilce Lara.. ASPECTOS LEGAIS DA ABORDAGEM POLICIAL E DA BUSCA PESSOAL NA ATUAÇÃO DO POLICIAL MILITAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. ESTELIONATO SENTIMENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. IMPORTÂNCIA DO DIREITO À SAUDE FRENTE A RESPONSABILIDADE CIVIL E ÉTICA DOS MÉDICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. A SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; ALMEIDA, F. C. D.;XAVIER, Nagilce Lara.. A LUTA PARA QUE SEJA PROÍBIDO O EVENTO DE VAQUEJADA NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; ALMEIDA, F. C. D.;XAVIER, Nagilce Lara.. RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO PRODUTOR RURAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; ALMEIDA, F. C. D.;XAVIER, Nagilce Lara.. A INEFICÁCIA DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.; ALMEIDA, F. C. D.;XAVIER, Nagilce Lara.. O CRIME DE TORTURA NO BRASIL E A OPORTUNA TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.; ALMEIDA, F. C. D.. A CONDENAÇÃO NO CRIME DE ESTUPRO BASEADO EXCLUSIVAMENTE NA PALAVRA DA VÍTIMA E O RISCO PARA O DIREITO PENAL BRASILEIRO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.; ALMEIDA, F. C. D.. CRIMES CIBERNÉTICOS: UM NOVO PORTAL PARA A CRIMINALIDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.; ALMEIDA, F. C. D.. O DIREITO AO ESQUECIMENTO COMO MANIFESTAÇÃO CONSTITUCIONAL DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS JULGAMENTOS PELO TRIBUNAL POPULAR DO JÚRI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. IMPACTOS DA LEGALIZAÇÃO DA ?MACONHA? NO BRASIL. 2020.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. UM ENSAIO DAS RELAÇÕES CRIME, ESTADO E POLÍTICA: ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
LEITE, L. C.;XAVIER, Nagilce Lara.. DA CONCESSÃO OU NÃO DA LIBERDADE PROVISÓRIA NO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SALES, T.. INFLUÊNCIA RELIGIOSA NAS NORMAS PROIBITIVAS DO ABORTO E O DIREITO À VIDA DO NASCITURO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Colider.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SALES, T.. DELAÇÃO PREMIADA: MORALIDADE E CONSTITUCIONALIDADE. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SALES, T.. A IMPORTÂNCIA E EFETIVAÇÃO DA LEI 13.104/2015 (FEMINICÍDIO) PARA A SOCIEDADE. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SALES, T.. OS EFEITOS DA GUARDA COMPARTILHADA NO ORDENAMENTO JURÍDICO. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SOARES, E. D.. A HERANÇA DO COLONIALISMO: UMA ABORDAGEM DA IMIGRAÇÃO ILEGAL. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SOARES, E. D.. VIOLÊNCIA SEXUAL CAMUFLADA: UMA ANÁLISE DO ESTUPRO INTRAMATRIMONIAL ENQUANTO VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA DA MULHER. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SOARES, E. D.. MÁXIMA DISTÂNCIA DO CÁRCERE: A NECESSIDADE DO FOMENTO DAS PENAS ALTERNATIVAS PARA REINSERÇÃO SOCIAL. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SOARES, E. D.. OS ASPECTOS NEGATIVOS DA LEI 13.467/2017 EM RELAÇÃO AO ACESSO À JUSTIÇA. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; SOARES, E. D.. A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR DIANTE DAS COMPRAS REALIZADAS PELA INTERNET. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; DONASSAN, I.. ASPECTOS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; DONASSAN, I.. APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA PUBLICIDADE ENGANOSA NA INTERNET. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; DONASSAN, I.. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO, NOS MOLDES DO ARTIGO 150, VI, ?B?, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. 2019.
XAVIER, Nagilce Lara.; LEITE, L. C.; DONASSAN, I.. USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL NA LEI DE REGISTROS PUBLICOS. 2019.
Produções bibliográficas
-
LEITE, L. C. ; SOARES, E. D. ; FRIGHETO, A. ; BONIN, L. C. ; ALMEIDA, F. C. D. ; DONASSAN, I. ; XAVIER, Nagilce Lara. ; ZEFERINO, C. D. V. ; PAZ, V. A. ; SANTOS, D. P. ; PAULA, J. ; CASALLI, J. C. B. ; CARBO, T. G. S. ; SILVA, J. P. L. ; JAIME, M. M. ; LIMA, C. F. A. M. . Direito e Pesquisa: Um Dossiê de Artigos Científicos. 1ª. ed. Curitiba PR: A Editora, 2021. v. II.
-
LEITE, L. C. ; SOARES, E. D. ; XAVIER, N. L. ; MASCARELLO, A. G. A. N. ; POLO, A. C. ; MICHELETI, M. V. P. ; SPONTAM, T. D. P. ; AGUIAR, B. M. ; PINTO, F. M. ; ALMEIDA, F. C. D. ; AMORIM, J. M. G. ; PEREIRA, V. G. ; HARTMANN, F. D. ; SALES, T. ; SANTOS, J. A. D. . Direito e Pesquisa, um dossiê de artigos científicos. 1. ed. Curitiba: Editora Brazil Plunishing, 2019. v. 1. 315p .
-
XAVIER, Nagilce Lara. . Técnicas de Oratória e Apresentação em público. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
XAVIER, N. L. . Noções Gerais da Reforma Previdenciária no Regime Regal da Previdência Social. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Prêmios
2022
Vice Presidente 2023/2024, Centro de Formação Mirim Cidadão do Futuro - Guarda Mirim.
2021
Amigo Carapá Vivo, Associação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá - Carapá Vivo.
2021
1ª Tesoureira 2020 2021, Centro de Formação Mirim Cidadão do Futuro - Guarda Mim de Colíder MT.
2014
Diploma Amigo e Colaborador, Guarda Mirim de Colíder.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2023
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIALVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação como Assistente social no Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Colíder/MT.
2019 - 2024
Faculdade de ColiderVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14
Atividades
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Internacional Público e Privado, 80 horas, Direito Previdenciário, 40 horas, Filosofia Geral e do Direito, 40 horas, Metodologia da Pesquisa Científica, 20 horas, Sociologia e Antropologia Jurídico, 40 horas, Trabalho de Conclusão de Curso I, 60 horas, Trabalho de Conclusão de Curso II, 40 horas
-
07/2020 - 12/2020
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Internacional Público e Privado 80 horas, Direito Previdenciário 40 horas, Psicologia Jurídica 40 horas
-
07/2020 - 12/2020
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia 40 horas, Relações Étnico- Raciais 20 horas
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Previdenciário 40 horas, Direito Internacional Público e Privado 80 horas, Filosofia Geral e do Direito 40 horas, Sociologia e Antropologia Jurídica 40 horas
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Previdenciário 40 horas, Filosofia Geral e do Direito 40 Horas, Sociologia e Antropologia Jurídica 40 horas
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Previdenciário 40 horas
2020 - 2021
Secretaria de Estado de Saude do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica, Carga horária: 20
2014 - 2016
Secretaria Especial de Saúde IndígenaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de setor, Carga horária: 40
Outras informações:
Chefe do setor de Recursos Logísticos do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Kayapó do Mato Grosso.
2024 - Atual
LARA XAVIER ADVOGADOS ASSOCIADOSVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: SÓCIA PROPRIETÁRIA, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento de maneira ampla e única respeitando cada individualidade de Colíder e região, nas áreas de Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito Negocial, e Direito do Consumidor.
2024 - Atual
Prefeitura Municipal de ColiderVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nagilce Lara Xavier e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?