Cleide Martinez da Silva Martins
Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa- campus Jaguarão e Graduada no curso de Pedagogia, pela Unicesumar, polo Pelotas. Possui Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação e Tecnologias pelo Programa de Pós- Graduação em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Sul-rio-grandense - Campus Pelotas (IFSUL). Cursa pós-graduação em Gestão escolar, pela Unicesumar e pós-graduação em Revisão de textos, pela UniBF. Leciona como professora de Língua Portuguesa no Colégio São José - Pelotas.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ciências e Tecnologias na Educação
2015 - 2017
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: Reflexões acerca da formação inicial quanto ao preparo do professor de Português para o uso das TIC em sala de aula, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Ana Paula de Araujo Cunha
Palavras-chave: Formação docente, TIC, ensino-aprendizagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização em Linguística Aplicada
2012 - 2014
Universidade Federal de Pelotas
Título: Os gêneros orais formais nos livros didáticos de português
Orientador: Cleide Inês Wittke
Graduação em Licenciatura em Letras
2006 - 2010
Universidade Federal do Pampa
Título: ?Análise dos gêneros orais e escritos no ensino de Língua Portuguesa: um estudo dos processos de ensino e aprendizagem em uma classe de 8ª série de uma escola pública em Arroio Grande?
Orientador: Aden Rodrigues Pereira
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Organização de eventos
BOÉSSIO, Cristina ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva . Encontro de professores de Espanhol-etapa Jaguarão. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Adaptando na prática. 2022. (Seminário).
Leitura de literatura na escola. 2022. (Outra).
16º Congresso do Ensino Privado ? Novos cenários e diversas travessias. 2021. (Congresso).
Congresso Internacional de Leitura. 2021. (Congresso).
Jornada Pedagógica - desafios e possibilidades do Ensino Remoto. 2021. (Outra).
Multiletramentos e TDICs em tempos de pandemia - Roxane Rojo. 2021. (Outra).
Trilha Formativa ? Ensino Híbrido. 2021. (Outra).
Como utilizar as metodologias ativas e a tecnologia educacional para inverter a sala de aula. 2020. (Outra).
Curso - aulas criativas a custo zero. 2020. (Outra).
Ensino online e inovação: práticas pedagógicas. 2020. (Outra).
Evento digital parlatório edu sobre o universo da educação e o mundo dos livros. 2020. (Outra).
OPEE por uma vida com sentido. 2020. (Encontro).
Transformando a educação com metodologias ativas e modelos flexíveis.. 2020. (Outra).
I Coloquio Internacional - Mestrado IFSUL. 2016. (Outra).
12º Encontro sobre o Poder Escolar. 2014. (Encontro).
Encontro de pós graduação UFPEL.Os gêneros orais formais nos livros de português. 2014. (Encontro).
Congresso do Ensino Privado Gaúcho-A maestria do professor na arquitetura da aprendizagem. 2013. (Congresso).
Encontro de Professores de Espanhol - Etapa Jaguarão. 2009. (Encontro).
II Salão Internacional de Extensão.Perspectivas de Fronteira em Audiolivro. 2009. (Outra).
I Salão Internacional Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra Científica Internacional, IX Salão Internacional de Iniciação Científica, II Salão Internacional de Extensão e I salão Internacional de Ensinoo. 2009. (Seminário).
IX Salão Internacional de Iniciação Científica.Literatura Sul-Rio-Grandense: Perspectivas de Fronteira. 2009. (Seminário).
Curso de Formação Continuada de Educação Infantil.Troca de experiências. 2008. (Outra).
I Semana de Ciência e Tecnologia: Evolução e Diversidade. 2008. (Seminário).
IV Semana Municipal de Educação. 2008. (Encontro).
Curso de Formação Continuada de Educação Infantil.Troca de Experiências. 2007. (Outra).
III Fórum Municipal de Educação- "Educação para todos, também é nosso compromisso". 2007. (Seminário).
III Semana Municipal de Educação - "Ética, diversidade, humanização, comprometimento, ação". 2007. (Seminário).
I Encontro Internacional de Literatura e Lingüística da Metade Sul. 2006. (Encontro).
VI Encontro de Educação do Curso Normal "Curso Normal: Desafios e Possibilidades". 2004. (Encontro).
Educação Infantil - a metamorfose. 2002. (Oficina).
V Encontro de Educação do Curso Normal "Educação: construindo a cidadania". 2002. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
MARTINS, Cleide Martinez da Silva ; CUNHA, A.P.A ; MOTTA, M.N ; COELHO, A.D . A ABORDAGEM DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TIC EM CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS.. Revista Querubim , v. 1, p. 32-37, 2016.
-
MOTTA, M.N ; CUNHA, A.P.A ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva ; DUARTE, D.M . Movimentos de mediação docente em fóruns online de discussão, à luz do modelo de comunidade de investigação / aprendizagem.. Revista Querubim , v. 1, p. 25-31-31, 2016.
-
GOULART, C. (Org.) ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva (Org.) . Fronteira sul em contos 2. 02. ed. , 2010. v. 2.
-
GOULART, C. (Org.) ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva (Org.) . Fronteira Sul em contos 1. 01-. ed. , 2010. v. 2.
-
MARTINS, Cleide Martinez da Silva ; coordenador ; DUARTE, Marcelo de Andrade . Perspectivas de Fronteira em Audiolivro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUARTE, Marcelo de Andrade ; coordenador ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva . Perspectivas de Fronteira em Audiolivro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUARTE, Marcelo de Andrade ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva ; coordenador . Literatura Sul-Rio-Grandense: Perspectivas de Fronteira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
GOULART, C. ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva . Fronteira sul em contos 1 e 2. 2010.
GOULART, C. ; MARTINS, Cleide Martinez da Silva . Oficina de produção de Audiovro: uma experiência acadêmica. 2009 (Oficina) .
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
MEDIAÇÃO DOCENTE EM FÓRUNS ONLINE DE DISCUSSÃO EM CURSO DE LETRAS- ESPANHOL, NA MODALIDADE EAD, À LUZ DO MODELO DE COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO / APRENDIZAGEM, Descrição: Pensar e resignificar os modos de configuração dos espaços de ensino-aprendizagem, vislumbrando-se o incremento dos processos interativos e colaborativos de construção de conhecimentos e saberes mediados por novas tecnologias e pela ação docente tem-se constituído como relevante demanda da pedagogia contemporânea. Neste sentido, o presente estudo, situado teoricamente na interface entre as áreas de Linguística Aplicada e Educação, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abarca questões concernentes aos processos de interação e ensino-aprendizagem mediados por Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), bem como aspectos pertinentes à Educação a Distância (EaD). O universo da pesquisa tem como contexto um curso de Licenciatura em Letras ? Habilitação em Espanhol, na modalidade EaD, cujos sujeitos-informantes são professores-tutores e alunos de diferentes polos de ensino de municípios do Rio Grande do Sul. Nesta perspectiva, o corpus da pesquisa emergirá de dados obtidos por meio da captura de postagens dos interagentes nos fóruns online de discussão selecionados. Mais especificamente, à luz do Modelo de Comunidade de Investigação/Aprendizagem, de Garrison e Anderson (2003), o foco da pesquisa recairá sobre os movimentos de intervenção/mediação nas interações ocorrentes em fóruns desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seu atrelamento às categorias e aos indicadores específicos de mediação constitutivos das Presenças Social e de Ensino. Para tanto, esta pesquisa também recorre a importantes estudos referendados pela literatura acadêmica, dentre os quais se sublinham aqueles que, em alguma extensão, tratam de questões que dizem respeito ao uso das NTIC em espaços formais de aprendizagem online (LÉVY, 2008; LEMOS, 2010; LOBATO, 2012; SILVA, 2006; MATTA, 2006; MORAN, MASETTO & BEHRENS, 2010, entre outros). A partir da análise dos dados coletados, espera-se prover subsídios de razoável consistência, que venham a fundamentar reflexões acerca da importância e dos modos de composição da mediação docente no sentido de potencializar as interações aluno-professor / professor-aluno, oportunizando, por conseguinte, novas aprendizagens. Palavras-chave: Interação; mediação; fóruns de discussão; EaD... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Cleide Martinez da Silva Martins - Coordenador / Maribel Nunes da Motta - Integrante / Ana Paula de Araujo Cunha - Integrante / Angela Dilmann Nunes Bicca - Integrante / Beatriz Meggiato Oreques de Araujo - Integrante / Diego Mackedanz Duarte - Integrante.
-
2015 - Atual
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REAs) VOLTADOS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS, Descrição: Partindo da premissa de que o conhecimento é um bem público, nos últimos anos, vem sendo implementadas e difundidas experiências com repositórios de conteúdo digital e Recursos Educacionais Abertos (REAs), ampliando o acesso a saberes de toda ordem. Não obstante, observa-se na literatura uma relativa carência de estudos que compreendam não apenas a contemplação do estado da arte, mas análises, de consistência teórica, das práticas envolvendo o uso REAs. Neste sentido, o presente estudo, situado teoricamente na interface entre as áreas de Linguística Aplicada e Educação, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abarca questões concernentes à configuração, implementação e difusão de recursos educacionais digitais abertos, especialmente aqueles voltados para o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LEs). Busca-se, outrossim, observar e analisar os processos de adaptação e reutilização de um universo amostral de recursos educacionais digitais, inicialmente configurados para o ensino de LEs, no âmbito do E-Tec Idiomas, a serem, então, testados em classes regulares das disciplinas de Inglês e Espanhol de escolas do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. A metodologia desenhada consta de uma meta-análise inicial dos artefatos digitais disponíveis aos professores, cotejando-os, posteriormente, com os materiais instrucionais pertinentes ao E-Tec Idiomas, incluindo os objetos e as unidades de atividades produzidas. Dando prosseguimento, uma parte criteriosamente selecionada de tais recursos será aplicada em classes do Ensino Médio, sendo o processo gravado em áudio e vídeo. Ademais, dados complementares serão coletados, por meio de questionários e/o entrevistas com professores e alunos, acerca da suposta eficácia da experiência proposta no sentido de promover a mobilização de conhecimentos e aprendizagens. Para tanto, esta pesquisa também recorre a importantes estudos referendados pela literatura acadêmica, dentre os quais se sublinham aqueles que, em alguma extensão, tratam de questões que dizem respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em espaços formais de aprendizagem (LÉVY, 2008; LEMOS, 2010; MATTA, 2006; MORAN, MASETTO & BEHRENS, 2010, entre outros), bem como investigações pertinentes à difusão de REAs (HYLEN, 2006; PRETTO, 2012; CARNEIRO, 2010, entre outros). A partir da análise dos dados coletados, espera-se prover subsídios de razoável consistência, que venham a inspirar o planejamento, a adaptação e utilização de recursos educacionais digitais de qualidade, em termos de conteúdo e design, incrementando, por conseguinte, as práticas pedagógicas nos mais diversos contextos de ensino-aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Cleide Martinez da Silva Martins - Coordenador / Maribel Nunes da Motta - Integrante / Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas - Integrante / Ana Paula de Araujo Cunha - Integrante / Luis Otoni Meireles - Integrante / Marita Valente Balreira - Integrante / Caroline de Oliveira Carvalho - Integrante.
-
2013 - 2014
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita, Descrição: Pesquisadora do projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Martinez da Silva Martins - Integrante / Cleide Inês Wittke - Coordenador.
-
2010 - 2010
Literatura Sul-Rio-Grandense: Perspectivas de Fronteira, Descrição: O presente projeto pretende contribuir para o conhecimento da expressão simbólica da identidade de fronteira na contemporaneidade. Por isso investiga como se constituiu e como se reconstrói, no plano literário, a identidade nas fronteiras. Tal empreendimento realiza-se a partir da análise de um conjunto de textos narrativos adquiridos, especialmente, no banco de textos literários produzidos em torno da fronteira oeste e extremo sul do Brasil, região em que está inserida a UNIPAMPA. Esse projeto de pesquisa propõe-se,a inda., de maneira transversal, articular o ensino e a extensão universitária. No que se refere ao ensino, este estudo contribuirá para a preparação e a execução de um curso de extensão-Literatura sul-rio-grandense: perspectivas de fronteira - pelos alunos que participam do projeto de pesquisa. Ainda transversal à pesquisa, e de não menor relevância na formação acadêmica dos alunos, estamos no processo de produção de dois produtos culturais denominados audiolivros ?apoio PROEXT MINC 2008 - de textos que tematizam a fronteira, alcançados pela investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Martinez da Silva Martins - Integrante / marcelo de andrade duarte - Integrante / Catia Rosana Goulart - Coordenador.
Prêmios
2009
Segundo lugar na área de Ciências Humanas no II Salão Internacional de Extensão, Universidade Federal do Pampa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola São Francisco de Assis. , Rua Almirante Barroso, 1692, Centro, 96330000 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32227651
Experiência profissional
2015 - Atual
Colégio São José - PelotasVínculo: Professora de Português, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32
2012 - 2014
Escola São Francisco de AssisVínculo: Professora- Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade Federal do PampaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Ensino, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista pelo Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), na modalidade de Ensino, na disciplina de Sociolinguística.
2009 - 2010
Universidade Federal do PampaVínculo: integrante, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
2007 - 2008
E.M.E.F.Visconde de MauáVínculo: Estagiária CIEE, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
2010 - 2011
E.P.E.F.Monteiro LobatoVínculo: Professora- Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleide Martinez da Silva Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?