Anna Carolina Santos Reis Dalamura

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Pedagogia pela mesma Universidade (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2014 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador:Tânia Guedes Magalhães.

Graduação em Pedagogia

2010 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA (MG)
Orientador: Tânia Guedes Magalhães

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Professor Ricardo Musse

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Grupo de Estudos Formação de Professores, Gêneros Textuais e Ensino de LP. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Cineduca: cinema como narrativas de si. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Processos de construção textual no contexto de GT. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Multiletramentos e materiais didáticos interativos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Gramatica e texto. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2012 - 2012

Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Cursos 24 horas, CURSO24HR, Brasil.

2012 - 2012

Prática de leitura na escola. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Edu. nutricional e cuidados de higiene na creche. (Carga horária: 1h). , Centro Educacional Espaço Magico, CEEM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

DALAMURA, A. C. S. R. . IV Seminário Linguagem e Escola. 2013. (Congresso).

DALAMURA, A. C. S. R. . II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino. 2013. (Outro).

DALAMURA, A. C. S. R. . III Seminário Linguagem e Escola. 2012. (Congresso).

DALAMURA, A. C. S. R. . Reunião de Pais promovida pelo Centro Educacional Espaço Mágico. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional Linguagem e Interação III. 2015. (Congresso).

Mesa redonda "PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE". 2015. (Outra).

Minicurso Dispositivos didáticos. 2015. (Simpósio).

Minicurso Interacionismo Sociodiscursivo. 2015. (Oficina).

Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Ensino de linguagem e ciências numa perspectiva interdisciplinar: o projeto de letramento a partir do gênero textual verbete. 2015. (Simpósio).

20º Seminário de Iniciação Científica da UFJF.GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA PESQUISA COLABORATIVA COM PROFESSORESDE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Seminário).

II Semana da FACED; VII Semana da Educação; X Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.Gênero textual diário de leitura: sequência didática em uma turma de terceiro ano do EF. 2014. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A relação entre linguagem e ensino de ciências: o trabalho com o gênero textual verbete.. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A relação entre linguagem e ensino de ciências: o trabalho com o gênero textual verbete.. 2014. (Simpósio).

VI Seminário Linguagem e escola - Letramento Literário. 2014. (Seminário).

XII Jornada Municipal de Educação. Palestra: Alfabetização e Letramento, ministrada por Magda Soares.. 2014. (Outra).

XII Jornada Municipal de Educação. Palestra: Pedagogia de projetos: um convite a novas descobertas.. 2014. (Outra).

II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino.Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual 'bilhete'. 2013. (Outra).

I Semana da FACED, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE.Investigação sobre as estratégias utilizadas por uma educadora durante o processo de adaptação das crianças em uma creche pública do município de Juiz de Fora. 2013. (Seminário).

IV Seminário Linguagem e Escola. 2013. (Seminário).

VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. VII SIGET ..O trabalho com gêneros em sala de aula: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa do EF. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. VII SIGET ..O trabalho com gêneros em sala de aula: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa do EF. 2013. (Simpósio).

VI Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano. 2013. (Simpósio).

XIX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora.Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa. 2013. (Seminário).

28º Simpósio Mundial da OMEP - Primeira infancia no Seculo XXI: direito das crianças de viver, brincar,explorar e conhecer o mundo.. 2012. (Simpósio).

III Seminário Linguagem e Escola: Leitura, escrita & outras tecnologias. 2012. (Seminário).

Palestra "Melhores pais, melhores filhos - Educar pelo exemplo". 2012. (Outra).

Recreação "Festa da Família" promovido pelo Centro Educacional Espaço Mágico. 2012. (Outra).

Recreação "Festival de Sorvete" promovido pelo Centro Educacional Espaço Mágico. 2012. (Outra).

VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 2012. (Congresso).

V Semana da Faculdade de Educação. 2011. (Outra).

I Encontro Juizforano de Educação e Psicologia no Hospital: ajustando saberes. 2010. (Encontro).

Palestra "A linguagem expressiva do corpo". 2010. (Outra).

Palestra "Noções de cuidados em Pediatria". 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; STIGERT, V. A. . Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual 'bilhete'. In: II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013, Juiz de Fora. Anais do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013.

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; STIGERT, V. A. . Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual 'bilhete'. In: II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013, Juiz de Fora. Caderno de Resumos do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013.

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; STIGERT, V. A. . A importância do trabalho com os gêneros textuais: uma prática transformadora no processo ensino-aprendizagem. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. Anais da 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013.

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; Oliveira, R. A. S. . O ensino de leitura em diferentes áreas do conhecimento: o trabalho com gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar. Revista Práticas de Linguagem , 2016.

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; MAGALHAES, T. G. ; FONSECA, T. V. . Gêneros textuais e ensino de Ciências: uma análise da Proposta Curricular de Ciências da Prefeitura de Juiz de Fora. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , 2016.

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; Oliveira, R. A. S. . O ensino de leitura em diferentes áreas do conhecimento: o trabalho com gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DALAMURA, A. C. S. R. . Ensino de linguagem e ciências numa perspectiva interdisciplinar: o projeto de letramento a partir do gênero textual verbete. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DALAMURA, A. C. S. R. . A relação entre linguagem e ensino de ciências: o trabalho com o gênero textual verbete.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; FONSECA, T. V. ; BARA, A. R. . Gênero textual diário de leitura: sequência didática em uma turma de terceiro ano do EF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; STIGERT, V. A. . Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual 'bilhete'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DALAMURA, A. C. S. R. . Investigação sobre as estratégias utilizadas por uma educadora durante o processo de adaptação das crianças em uma creche pública do município de Juiz de Fora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; FONSECA, T. V. . Os gêneros textuais da tipologia do 'expor': características e funções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; ALHADAS, Ariane ; CRESPO, B. A. C. ; FERREIRA, F. C. ; KAESER, L. M. ; GOMES, M. C. R. ; FONSECA, T. V. . Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; FERREIRA, F. C. . O trabalho com gêneros em sala de aula: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa do EF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DALAMURA, A. C. S. R. ; STIGERT, V. A. . A importância do trabalho com os gêneros textuais: uma prática transformadora no processo ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DALAMURA, A. C. S. R. . Todos alfabetizados no primeiro ano. 2013 (Resenha).

Outras produções

DALAMURA, A. C. S. R. . Monitora dos trabalhos do 'II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino'. 2013. (Monitor).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Práticas de letramento em diferentes áreas do conhecimento: análise de propostas curriculares, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Carolina Santos Reis Dalamura - Integrante / Tânia Guedes Magalhães - Coordenador / Ariane Alhadas - Integrante / Bruna dos Anjos da Costa Crespo - Integrante / Fernanda Cristina Ferreira - Integrante / Letícia Macedo Kaeser - Integrante / Andreia Rezende Garcia Reis - Integrante / Laura Silveira Botelho - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de Língua Portuguesa., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Carolina Santos Reis Dalamura - Integrante / Tânia Guedes Magalhães - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Colégio de Aplicação João XXIII

Vínculo: Bolsista Iniciação à Docência, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2013 - 2013

Caed UFJF

Vínculo: Assistente de Avaliação III, Enquadramento Funcional: Assistente de Avaliação III, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 24

Outras informações:
Bolsista no projeto " Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa".

2011 - 2012

Centro Educacional Espaço Mágico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recreadora, Carga horária: 30

2010 - 2010

Centro Educacional Espaço Mágico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2015 - 2015

Centro Educacional Lugama

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2016 - Atual

Colégio Metodista Granbery

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 21