Carolina Blagojevic Castro
Nutricionista graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul/VP (2015). Especialização em Coaching em Esportes e Liderança/Administração - Sydney/Australia (2019).
Tem como principais áreas de atuação e estudo a obesidade e as comorbidades associadas, além das doenças neurológicas com ênfase em Esclerose Múltipla e Alzheimer. Participa de grupos de estudos e elaboração de textos, artigos relacionando Esclerose Multipla, Alzheimer e Nutrição, levando em consideração os aspectos nutricionais relevantes na progressão e controle da patologia. Participa de diversos cursos e seminários na área de Nutrição Clínica.
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Leadership and Management
2018 - 2019
Lloyds International College
Título: Leadership in Health Business
Especialização em Sports and Coaching
2017 - 2017
College Sports and Fitness
Título: Sports, Nutrition and Mental Support
Especialização em Nutrição Clínica Funcional
2013 - 2015
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS A, D E B12 NO TRATAMENTO E NA PREVENÇÃO DA ESCLEROSE MULTIPLA
Orientador: NAYARA MASSUNAGA
Graduação em Nutrição
2006 - 2011
Universidade do Estado da Bahia
Título: Produção de Mix de fibras enriquecido com Glutamina para portadores da doença de Crohn em fase de remissão
Orientador: Mariângela Vieira Lopes
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição, Obesidade, Esclerose Multipla e Estética.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Neurologia.
Organização de eventos
CASTRO, C. B. . I Workshop de Nutrição. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Alzheimer?s Association International Conference..Medium chain triglyceride oil therapy for Alzheimer disease and mild cognitive impairment: A systematic Review.. 2019. (Simpósio).
I CONGRESSO BAIANO DE GENOMICA NUTRICIONAL. 2015. (Congresso).
II Seminário de Nutrição do Hospital Geral Roberto. 2013. (Seminário).
Nutrição Funcional na Saúde Reprodutiva ? VP Consultoria Nutricional ?. 2013. (Outra).
Curso Ergogênicos e Aplicação Prática - I Jornada de Nutrição Esportiva Funcional ? VP consultoria Nutricional. 2012. (Outra).
I Jornada de Nutrição Esportiva Funcional ? VP consultoria Nutricional ? Fiesta Convention Center. 2012. (Outra).
Curso de Sistema Único de Saúde ? SUS. 2011. (Outra).
III Jornada Norte e Nordeste de Nutrição Clinica e Funcional ? Fiesta Convetion Center. 2010. (Outra).
Curso de Biodisponibilidade de Minerais e Suplementação de Antioxidantes com Atividade Prática ? Hospital Espanhol. 2009. (Outra).
Curso de Extensão de Planejamento de Cardápios. 2009. (Outra).
Curso de extensão em Fitoterapia. 2009. (Outra).
III Simpósio Internacional de Medicina Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia e I Simpósio de Transplante de Fígado da Bahia. 2009. (Simpósio).
Curso Teórico-Prático de Interpretação de Exames Laboratoriais de Rotina - Promovido pelo Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico - CEAD. 2007. (Seminário).
I seminário de Fauna e Flora de Interesse Médico - Departamento de Ciências da Vida ? Universidade do Estado da Bahia ? UNEB. 2007. (Seminário).
I workshop de Nutrição - Departamento de Ciências da Vida - UNEB. 2007. (Seminário).
Jornada de Nutrição - Informação e Conhecimento - Instituto das Ciências e Sáude. 2007. (Seminário).
Mini-curso de Bioimagens - Departamento de Ciências da Vida - UNEB. 2007. (Seminário).
Sessão Científica: ?Ação dos radicais livres no processo aterogênico?. Promovido pelo Departamento de Nutrição em Cardiologia - DNC-BA.. 2007. (Seminário).
Outras produções
CASTRO, C. B. ; JUNQUEIRA, T. . A importância da vitamina B12 na Esclerose Múltipla. 2015; Tema: A importância da vitamina B12 na Esclerose Múltipla. (Site).
CASTRO, C. B. . Dieta pobre em gordura pode diminuir fadiga em pessoas com esclerose múltipla. 2014; Tema: Nutrição e Esclerose Múltipla. (Site).
CASTRO, C. B. . A importância do Magnésio na Esclerose Múltipla.. 2014; Tema: A importância do Magnésio na Esclerose Múltipla.. (Site).
CASTRO, C. B. . Aspectos Nutricionais na Esclerose Múltipla. 2013; Tema: Aspectos Nutricionais na Esclerose Múltipla. (Site).
CASTRO, C. B. . Nutrição Funcional com foco em estética.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTRO, C. B. . Nutricao e Cirurgia Bariatrica. 2016. .
CASTRO, C. B. . Fitoterapia e estética.. 2016. .
CASTRO, C. B. . Cartilha sobre Boas Práticas em Restaurantes. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nutrição e boas práticas).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
The importance of MCT oil in neurological conditions as Alzheimer disease (AD) and mild cognitive impairment (MCI) or dementia as AD and MCI ? Systematic Review., Descrição: The brain of Alzheimer?s disease (AD) patients and people who later develop AD becomes insulin resistant, limiting its access to glucose. This causes an energy deficit which can lead to the accumulation of free radicals, consequently increasing inflammation and causing damage to neurons. In the absence of glucose, ketone bodies may be used to fuel the brain1. Dietary medium-chain triglycerides (MCT) are metabolized into medium-chain fatty acids that are preferentially metabolized into ketone bodies 1,2. Thus, MCT has the potential to resolve the energy deficit in the AD brain.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Blagojevic Castro - Coordenador.
-
2014 - 2015
A importância das vitaminas A, D e B12 no tratamento na e prevenção da Esclerose Múltipla, Descrição: A patogênese da Esclerose Múltipla é influenciada por fatores genéticos, e também pelos fatores ambientais, que além de infecções virais e tabagismo, sugere-se ainda que a deficiência de hormônios lipofílicos como as vitaminas A e D estejam envolvidos na patogenia das doenças auto-imunes, em virtude de sua capacidade de reduzir o potencial autorreativo dos linfócitos, alterar o padrão pró-inflamatório de citocinas (TH1) para um padrão antiinflamatório (TH2). Sabe-se que a vitamina B12 possui um importante papel na síntese da mielina e na diminuição da toxicidade cerebral, pela sua ação antioxidante e por ser fundamental na diminuição da homocisteína plasmática. Dessa forma a deficiência da vitamina B12 pode contribuir para a progressão da EM e outras complicações relacionadas com a deficiência desta vitamina hidrossolúvel. Entre os diferentes e relevantes fatores ambientais investigados até agora, sugere-se que as vitaminas A (metabolitos), D e B12 podem ter propriedades imunomodulatórias e neuroprotetoras, com isso influencia positivamente o curso e a severidade da doença. O objetivo desta revisão bibliográfica é verificar as contribuições de tais vitaminas no desenvolvimento de terapias que modifiquem a história natural da Esclerose Múltipla e até mesmo prevenindo-a. A metodologia utilizada foi pesquisa em um estudo exploratório e de revisão bibliográfica, utilizando a análise de manuais, consensos, livros técnicos e principalmente de artigos científicos originais e de revisão no período de 2009 até 2014. Diante do exposto, pode-se que concluir que os aspectos nutricionais estão mais relacionados com as medicações administradas, a sintomatologia, os hábitos inadequados e as comorbidades, do que diretamente com a EM, exigindo assim uma abordagem multidisciplinar e individualizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Blagojevic Castro - Coordenador.
-
2010 - 2011
Produção de Sachê de fibras enriquecido com Glutamina (Glutamix) para portadores da doença de Crohn em fase de remissão., Descrição: A Doença de Crohn é considerada uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) sem etiopatogenia definida, caracterizando-se por processo inflamatório que pode comprometer todo o trato gastrointestinal. Dentre os nutrientes essenciais nas DII, tem-se a glutamina. Este aminoácido é considerado essencial para o sistema imunológico e como substrato energético para os enterócitos. Desta forma, procurou-se elaborar sachê de fibras enriquecido com glutamina, como opção de um produto alimentício que possa auxiliar no tratamento dos portadores da doença de Crohn em fase de remissão. Foi elaborado sachê de fibras constituído de cereais, grãos e oleaginosas enriquecido com 5g de glutamina em pó, o qual foi submetido a testes sensoriais, consumido puro e com açaí. Observou-se que a maioria dos avaliadores gostou da amostra de sachê de fibras consumido puro e com açaí. Quanto à intenção de compra observou-se que metade dos avaliadores comeria o produto ocasionalmente. Tendo em vista todos os benefícios oferecidos pelos elementos que compõem o sachê, fez-se necessário a elaboração de um produto com boa aceitação sensorial, accessível economicamente e que possa auxiliar na remissão da Doença de Crohn.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carolina Blagojevic Castro - Coordenador / Amanda Maia Pires - Integrante / Lorena Machado de Araujo - Integrante / Mariângela Vieira Lopes - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2017
Instituto Márcio Café de Cirurgia e ObesidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30
2012 - 2013
Produtos e soluções hospitalaresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
2012 - 2013
Prefeitura Municipal de JequiéVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
2018 - 2018
Fresh Online ProgramVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carolina Blagojevic Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?