Felipe de Souza Stigger
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2004), Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2010) e Doutorado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2013). Durante o mestrado e doutorado, trabalhou no Laboratório de Histofisiologia Comparada do Instituto de Ciências Básicas da Saúde - ICBS/UFRGS. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui experiência na área de Fisioterapia Clínica e Neurofuncional com atuação em geriatria e gerontologia. Suas pesquisas atuais concentram-se na área da Neurobiologia da Reabilitação estudando os efeitos de diferentes modalidades de exercício sobre a plasticidade do sistema nervoso e funcionalidade.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)
2010 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Inflamação pré-natal, asfixia perinatal e restrição sensório-motora pós-natal: implicações para um modelo animal de paralisia cerebral em ratos
Simone Marcuzzo. Coorientador: Matilde Achaval Elena. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Paralisia Cerebral; Fisioterapia; Estimulação Locomotora.
Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo Funcional e Morfológico da Associação de Lipopolissacarídeo, Anóxia e Restrição Sensório-Motora em Ratos: Implicações para a um modelo animal de Paralisia Cerebral
, Ano de Obtenção: 2010.Matilde Achaval Elena.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Fisioterapia
2002 - 2007
Centro Universitário Metodista
Título: EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO PROPRIOCEPTIVO NA RESPOSTA DO SENSO DE POSIÇÃO ARTICULAR DO TORNOZELO
Orientador: Daniela Aldabe
Formação complementar
2014 - 2014
Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2012 - 2012
Atualização em TCE: do Hospital à Reabilitação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Hidro Avançada. (Carga horária: 16h). , Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul, APEF-RS, Brasil.
2006 - 2006
Ginástica Laboral e Programa de Promoção de Saúde. (Carga horária: 16h). , Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul, APEF-RS, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação e tratamento em Fisioterapia Aquática. (Carga horária: 20h). , Sinergia Brasil, SINERGIA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Escola Postural da ESEF/UFRGS. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Estudos Livres no Laboratório de Anatomia. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
10th International Congress on Cell Biology and the XVI Meeting of Brazilian Society for Cell Biology. Effects of Enviromental Enrichment on Motor Functions and Muscle Morphology Alterations in a Cerebral Palsy Rodent Model. 2012. (Congresso).
Excitotoxicity and Neuroprotection.ENRICHED ENVIRONMENT PREVENTS MEMORY DEFICITS BUT NOT MOTOR ACTIVITY IMPAIRMENT IN TYPE 1 DIABETIC RATS.. 2011. (Outra).
VI Congreso del CLA-IFCN. DEVELOPMENTAL MOTOR DEFICIT INDUCED BY FETAL EXPOSURE TO LIPOPOLYSACHARIDE, ANOXIA AND SENSORIMOTOR RESTRICTION: IMPLICATIONS FOR A CEREBRAL PALSY ANIMAL MODEL. 2011. (Congresso).
Cátedra Bernardo Houssay de Neurociências e Inclusão Social. 2010. (Outra).
XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de neurociência e Comportamento. Effects of Fetal Exposure to Lipopolysacharide, Anoxia and Sensorimotor Restriction on Balance and Coordination of Young Wistar Rats: Implicationn for a Cerebral Palsy Animal Model. 2010. (Congresso).
5th World Congress for Neurorehabilitation. The Acute behavior of the proprioception in Response to Proprioceptive Training. 2008. (Congresso).
I Simpósio da Liga Acadêmica da Dor - UFRGS. 2008. (Simpósio).
V oficina de Neurociências.Task-specific Effect of Treadmill Training in a Cerebral Palsy-LikeRodent Model. 2008. (Oficina).
VIII Jornada Gaúcha do Curso de Fisioterapia. 2007. (Outra).
VII Jornada Gaúcha de Fisioterapia. 2006. (Outra).
VII Jornada Gaúcha de Fisioterapia.Técnicas de Avaliação Proprioceptiva. 2006. (Outra).
X Comgresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança; II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
Stigger, Felipe. Os efeitos da fisioterapia aquática no equilíbrio em idosos: uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e saúde do trabalhador: uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Análise da qualidade de vida e funcionalidade em crianças com neoplasias e hígidas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. A influência da pressão positiva contínua na via aérea superior na qualidade de vida de portadores de apnéia obstrutiva do sono: Relato de série de casos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Equoterapia: um recurso terapêutico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Os efeitos da bandagem funcional elástica no músculo reto femural durante o salto contramovimento - estudo preliminar. 2013.
Stigger, Felipe. Prevalência de queixas osteomusculares em professores de educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Displasia Broncopulmonar: Uma Revisão da Literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Avaliação Neuromuscular dos Membros Inferiores em Atletas de Handebol da Ulbra Santa Maria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Cinemática do Quadril e Joelho Durante Aterrissagem Unipodal em Atletas de Handebol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. A correlação existente do ângulo Q com as alterações no posicionamento da articulação subtalar em joagadores profissionais de futebol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. A correlação entre o déficit de equilíbrio, a idade e o risco de quedas em idosas institucionalizadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. A utilização da realidade virtual associada à fisioterapia convencional na melhora do equilíbrio e da marcha em um programa de reabilitação fisioterapeutica de um paciente pós avc. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.
Stigger, Felipe. Efeito de diferentes tempos de alongamento de isquiotibiais em nadadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista.
Stigger, Felipe. Aplicação do treinamento proprioceptivo na prevenção de entorse de tornozelo e na melhora do equilíbrio em atletas de voleibol feminino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista.
Stigger, Felipe. Avaliação da eficácia da corrente interferencial após protocolo de exercício excêntrico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista.
Orientou
Atitudes, conhecimentos e intenções de trabalhar com idosos entre estudantes de fisioterapia de países lusófonos; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);
ISOLAMENTO SOCIAL PELO COVID-19: Impacto na funcionalidade e bem estar de idosos; ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);
Efeitos do exercício físico sobre biomarcadores inflamatórios, oxidativos e neurotróficos em idosos com demência e déficit cognitivo leve: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
O efeito do exercício físico na função cognitiva de indivíduos idosos com déficit cognitivo leve; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Synchronous and asynchronous tele-exercise in older adults during the COVID-19 pandemic: Physical activity levels, balance and quality of life; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Effects of hidrotherapy on balance, functionality and quality of life of elderly: a systematic review and meta-analysis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Avaliação da interferência motora-cognitiva das duplas-tarefas na mobilidade funcional e equilíbrio de adultos jovens e idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Efeitos de um programa de exercícios de dupla tarefa motora-cognitiva na execução da marcha de idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Conhecimento e Expectativas de Acadêmicos de Fisioterapia Sobre a Atuação Profissional em Saúde Coletiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Associação Entre a Ocorrência de Dor e Sobrecarga em Cuidadores Principais e o Índice de Independência de Idosos nas Atividades de Vida Diária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Qualidade de Vida e Funcionalidade em Idosos: Programa de Intervenção na Atenção Primária em Saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Avaliação da Funcionalidade e Qualidade de Vida em Pacientes com Acidente Vascular Encefálico Subagudo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Efeitos do Treinamento de Foeça Muscular na Melhora da Funcionalidade e Força Muscular: Perspectivas da Atuação Fisioterapeutiva na Osteoartrite do Joelho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Avaliação Postural e Hábitos Posturais em Estudantes de uma Escola Estadual de Santa Maria - RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Terapias por suspensão em crianças com paralisia cerebral; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Atividades Aquáticas em Pacientes com Paralisia Cerebral: Um Olhar na Perspectiva da Fisioterapia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Equilíbrio, risco de quedas e a funcionalidade de idosas institucionalizadas e não institucionalizadas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Abordagens terapêuticas em pacientes com neuropatia periférica diabética; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Fortalecimento muscular e sua relação no desempenho motor e funcional após acidente vascular encefálico: Um olhar na perspectiva da fisioterapia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
O efeito da técnica contrai-relaxa em um paciente com paralisia cerebral submetido ao uso da toxina botulínica tipo a: Um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Equilíbrio de tronco e propriocepção em idosas praticantes de atividade física; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Estudo Funcional e Morfológico da Associação de Lipopolissacarídeo, Anóxia e Restrição Sensório-Motora em Ratos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA MOTORA-COGNITIVA DE UMA DUPLA TAREFA DE ATENÇÃO NA MOBILIDADE FUNCIONAL DE ADULTOS JOVENS E IDOSOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Estágio em Pesquisa; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe de Souza Stigger;
Produções bibliográficas
-
STIGGER, FELIPE DE SOUZA ; MINUSCOLLI, VALESKA DE MOURA GOMES ; OVIEDO, MELINA BARBOSA ; LEMOS, ADRIANA TORRES DE . Dual-Task Training Effects on Mobility of Older Adults Residents of Porto Alegre: Pilot Study. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 28, p. 106-117, 2023.
-
SILVA, JULIANE HOCHNADEL DA ; STIGGER, FELIPE DE SOUZA ; LEMOS, ADRIANA TORRES DE . Qualidade de vida e funcionalidade em idosos: programa de intervenção na atenção primária. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 28, p. 118-134, 2023.
-
BIAZUS-SEHN, LUIZ FERNADO ; BAPTISTA, RAFAEL REIMANN ; MESTRINER, RÉGIS GEMERASCA ; LOSS, BIANCA PACHECO ; ALDABE, DANIELA ; STIGGER, FELIPE DE SOUZA . Influence of Different Dual-Task Conditions During Straight or Curved Walking on Gait Performance of Physically Active Older Women With Cognitive Decline. JOURNAL OF AGING AND PHYSICAL ACTIVITY , v. 1, p. 1-10, 2021.
-
LOPES, CRISTINE COGO ; OLIVEIRA, GABRIELA ALMEIDA DE ; STIGGER, FELIPE DE SOUZA ; LEMOS, ADRIANA TORRES DE . Associação entre a ocorrência de dor e sobrecarga em cuidadores principais e o nível de independência de idosos nas atividades de vida diária: estudo transversal1. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 28, p. 98-106, 2020.
-
SEHN, LUIZ FERNADO BIAZUS ; SCHUCH, FELIPE BARRETO ; FIRTH, JOSEPH ; STIGGER, FELIPE DE SOUZA . Effects of Physical Exercise on Cognitive Function of Older Adults with Mild Cognitive Impairment: A Systematic Review and Meta-analysis. ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS , v. 89, p. 104048, 2020.
-
ROSA, CAROLINA GOMES ; STIGGER, FELIPE DE SOUZA ; LEMOS, ADRIANA TORRES DE . Conhecimento e expectativas de acadêmicos de fisioterapia sobre a atuação profissional na atenção primária à saúde. FISIOTERAPIA E PESQUISA , v. 27, p. 255-263, 2020.
-
KEMEL ZANELLA, ANGELA ; MARTINS GUTIERRES, JESSIÉ ; Stigger, Felipe . Effects Of Scalp Acupuncture On Functional Deficits Induced By Early Sensorimotor Restriction. JOURNAL OF ACUPUNCTURE AND MERIDIAN STUDIES , v. 12, p. 77-83, 2019.
-
STIGGER, FELIPE S ; ZAGO MARCOLINO, MIRIAM A ; PORTELA, KARIN M ; PLENTZ, RODRIGO DELLA MÉA . Effects of Exercise on Inflammatory, Oxidative, and Neurotrophic Biomarkers on Cognitively Impaired Individuals Diagnosed With Dementia or Mild Cognitive Impairment: A Systematic Review and Meta-Analysis. JOURNALS OF GERONTOLOGY SERIES A-BIOLOGICAL SCIENCES AND MEDICAL SCIENCES , v. 74, p. 616-624, 2019.
-
STIGGER, F. S. ; BARBOSA, SILVIA ; MARQUES, MARÍLIA ROSSATO ; SEGABINAZI, ETHIANE ; AUGUSTIN, OTÁVIO AMÉRICO ; ACHAVAL, M. ; MARCUZZO, Simone . Synaptophysin and caspase-3 expression on lumbar segments of spinal cord after sensorimotor restriction during early postnatal period and treadmill training. Journal of Exercise Rehabilitation , v. 14, p. 489-496, 2018.
-
MARQUES, V. B. ; MEDEIROS, T. M. ; STIGGER, F. S. ; NAKAMURA, F. Y. ; BARONI, B. M. . THE FUNCTIONAL MOVEMENT SCREEN (FMS-) IN ELITE YOUNG SOCCER PLAYERS BETWEEN 14 AND 20 YEARS: COMPOSITE SCORE, INDIVIDUAL-TEST SCORES AND ASYMMETRIES. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS PHYSICAL THERAPY , v. 12, p. 977-985, 2017.
-
STIGGER, F. S. ; MARCOLINO, M. A. Z. ; PLENTZ, R. D. M. . Commentary: Exercise-dependent BDNF as a Modulatory Factor for the Executive Processing of Individuals in Course of Cognitive Decline. A Systematic Review. Frontiers in Psychology , v. 8, p. 1-3, 2017.
-
DA SILVA SCHMITZ, FLAYANI ; Stigger, Felipe . ATIVIDADES AQUÁTICAS EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA FISIOTERAPIA. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMES) , v. 12, p. 78-89, 2015.
-
MARQUES, MARÍLIA ROSSATO ; STIGGER, F. S. ; SEGABINAZI, ETHIANE ; AUGUSTIN, OTÁVIO AMÉRICO ; BARBOSA, SÍLVIA ; PIAZZA, FRANCELE VALENTE ; ACHAVAL, M. ; MARCUZZO, Simone . Beneficial effects of early environmental enrichment on motor development and spinal cord plasticity in a rat model of cerebral palsy. Behavioural Brain Research , v. 263, p. 149-157, 2014.
-
Stigger, Felipe ; LOVATEL, GISELE ; MARQUES, MARÍLIA ; BERTOLDI, KARINE ; MOYSÉS, FELIPE ; ELSNER, VIVIANE ; SIQUEIRA, IONARA RODRIGUES ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Inflammatory response and oxidative stress in developing rat brain and its consequences on motor behavior following maternal administration of LPS and perinatal anoxia. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE , v. 31, p. 820-827, 2013.
-
Stigger, Felipe ; Felizzola, Arthur L. de S. ; Kronbauer, Glaucia A. ; Couto, Gabriela K. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Effects of Fetal Exposure to Lipopolysaccharide, Perinatal Anoxia and Sensorimotor Restriction on Motor Skills and Musculoskeletal tissue: Implications for an Animal Model of Cerebral Palsy. EXPERIMENTAL NEUROLOGY , v. 228, p. 183-191, 2011.
-
Stigger, Felipe ; Nascimento, Patrícia S. do ; Dutra, Márcio F. ; Couto, Gabriela K. ; Ilha, Jocemar ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Treadmill Training Induces Plasticity in Spinal Motoneurons and Sciatic Nerve After Sensorimotor Restriction During Early Postnatal Period: New Insights into the Clinical Approach for Children with Cerebral Palsy. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE , v. 29, p. 833, 2011.
-
Marcuzzo, Simone ; Dutra, Márcio Ferreira ; Stigger, Felipe ; do Nascimento, Patrícia Severo ; Ilha, Jocemar ; Kalil-Gaspar, Pedro Ivo ; Achaval, Matilde . Different effects of anoxia and hind-limb immobilization on sensorimotor development and cell numbers in the somatosensory cortex in rats. Brain & Development (Tokyo. 1979) , v. 32, p. 323-331, 2010.
-
MARCUZZO, S ; FERREIRADUTRA, M ; STIGGER, F ; SEVERODONASCIMENTO, P ; ILHA, J ; KALILGASPAR, P ; ACHAVAL, M . Beneficial effects of treadmill training in a cerebral palsy-like rodent model: Walking pattern and soleus quantitative histology. Brain Research , v. 1222, p. 129-140, 2008.
-
PAZ, A. A. ; CAMARGO, A. L. ; WEIS, A. H. ; SILVA, A. L. ; BONAMIGO, A. W. ; TIETZMANN, D. ; OLIVEIRA, F. ; RAIMUNDO, F. V. ; STIGGER, F. S. ; GUIMARAES, L. F. ; VIEIRA, M. L. ; CABALLERO, R. M. S. . Manual de orientação para o monitoramento telefônico de usuários com sintomas respiratórios. 2. ed. Porto Alegre: Câmara Brasileira do Livro, 2021. v. 1. 51p .
-
Stigger, Felipe ; Nascimento, Patrícia S. do ; Dutra, Márcio Ferreira ; Ilha, Jocemar ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Beneficial Effects of Treadmill Training on Cell Body Size of Lumbar Motoneurons After Sensorimotor Restriction at aerly Postnatal Growth. In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2011, Armação dos Buzios. XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2011.
-
Stigger, Felipe ; Felizzola, Arthur L. de S. ; Kronbauer, Glaucia A. ; Couto, Gabriela K. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Effects of Fetal Exposure to Lipopolysacharide, Anoxia and Sensorimotor Restriction on Soleus Muscle. In: The 17 IFSM International Microscopy Congress, 2010, Rio de Janeiro. The 17 IFSM International Microscopy Congress, 2010.
-
Stigger, Felipe ; Couto, Gabriela K. ; Felizzola, Arthur L. de S. ; SCHUCH, C.P. ; FISHER, G. ; SEGABINAZI, E. ; MARQUES, M.R. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Different Effects of Fetal Exposure to Lipopolysacharide and Perinatal Anoxia on Neurodevelopment and Motor Behavior: Implications for a Cerebral Palsy Animal Model. In: VI Congreso del CLA-IFCN, 2011, Punta del Este. VI Congreso del CLA-IFCN, 2011.
-
Stigger, Felipe ; Couto, Gabriela K. ; Felizzola, Arthur L. de S. ; SCHUCH, C.P. ; FISHER, G. ; SEGABINAZI, E. ; MARQUES, M.R. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . DEVELOPMENTAL MOTOR DEFICIT INDUCED BY FETAL EXPOSURE TO LIPOPOLYSACHARIDE, ANOXIA AND SENSORIMOTOR RESTRICTION: IMPLICATIONS FOR A CEREBRAL PALSY ANIMAL MODEL. In: XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2011, Rio de Janeiro. XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2011.
-
PIAZZA, F. ; Nascimento, Patrícia S. do ; Stigger, Felipe ; Couto, Gabriela K. ; SEGABINAZI, E. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . ENRICHED ENVIRONMENT PREVENTS MEMORY DEFICITS BUT NOT MOTOR ACTIVITY IMPAIRMENT IN TYPE 1 DIABETIC RATS.. In: XXVI Reunião Anual da FeSBE, 2011, Rio de Janeiro. XXVI Reunião Anual da FeSBE, 2011.
-
Stigger, Felipe ; Felizzola, Arthur L. de S. ; Couto, Gabriela K. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Effects of Fetal Exposure to Lipopolysacharide, Anoxia and Sensorimotor Restriction on Balance and Coordination of Young Wistar Rats: Implicationn for a Cerebral Palsy Animal Model. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, 2010, Caxambu. XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, 2010.
-
Felizzola, Arthur L. de S. ; Stigger, Felipe ; Couto, Gabriela K. ; Achaval, Matilde ; Marcuzzo, Simone . Effects of Fetal Exposure to Lipopolysacharide, Anoxia and Sensorimotor Restriction on Soleus and Tibialis Anterior Muscles of Young Wistar Rats: Implications for a Cerebral Palsy Animal Model. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, 2010, Caxambu. XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, 2010.
-
MARCUZZO, S. ; FELIZZOLA, A ; STIGGER, F. S. ; Do NASCIMENTO, P. S. ; DUTRA, M. F. ; ILHA, J ; KALIL-GASPAR, P. ; ACHAVAL, M . A combinação da anoxia e da restrição sensório-motora diminui a área do soma e do núcleo de motoneurônios lombares em ratos.. In: XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2009, Águas de Lindóia. XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2009.
-
STIGGER, F. S. ; ALDABE, D. . The Acute behavior of the proprioception in Response to Proprioceptive Training. In: 5th World Congress for Neurorehabilitation, 2008, Brasília. Neurorehabilitation and Neural Repair. Thousand Oaks: SAGE, 2008. v. 22. p. 609-610.
-
MARCUZZO, S. ; ACHAVAL, M. ; KALIL-GASPAR, P. ; ILHA, J. ; Do NASCIMENTO, P. S. ; STIGGER, F. S. ; DUTRA, M. F. . Task-specific Effect of Treadmill Training in a Cerebral Palsy-LikeRodent Model. In: 5th World Congress for Neurorehabilitation, 2008, Brasília. Neurorehabilitation and Neural Repair. Thousand Oaks: SAGE, 2008. v. 22.
-
LIMA, J. W. ; DAMIANI, R. ; SOARES, E.V ; STIGGER, F. S. ; HECK, T.G ; NASCIMENTO, D.M ; GOMEZ, R ; RHODEN, C.R . O Efeito do Ultra-som Pulsado sobre o Estresse Oxidativo na Fase Inflamatória da Lesão Muscular. In: XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE, 2007, Águas de Lindóia. Anais da XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE, 2007.
-
MARCUZZO, S. ; DUTRA, M. F. ; STIGGER, F. S. ; MESTRINER, R. ; Do NASCIMENTO, P. S. ; ILHA, J. ; KALIL-GASPAR, P. ; ACHAVAL, M. . Avaliação da Função Motora de Ratos Jovens Submetidos a Anóxia e Restrição Sensório-Motora no Período Pós-Natal.. In: XXII Reunião da Federação de Sociedades de BiologiaExperimental FeSBE, 2007, Águas de Lindóia. Anais da XXII Reunião da Federação de Sociedades de BiologiaExperimental FeSBE, 2007.
-
MARCUZZO, S. ; DUTRA, M. F. ; STIGGER, F. S. ; MESTRINER, R. ; Do NASCIMENTO, P. S. ; ILHA, J. ; KALIL-GASPAR, P. ; ACHAVAL, M. . Desenvolvimento Sensório-Motor e Crescimento Corporal de Ratos Submetidos a Anóxia e Restrição Sensório-Motora.. In: XXII Reunião da Federação de Sociedades de BiologiaExperimental FeSBE, 2007, Águas de Lindóia. Anais da XXII Reunião da Federação de Sociedades de BiologiaExperimental FeSBE, 2007.
-
Stigger, Felipe . Avaliação Sensorial e Proprioceptiva Aplica à Fisioterapia Neurofuncional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Stigger, Felipe . Demências - Fisiopatologia e Tratamento Fisioterapêutico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AUGUSTIN, O. A. ; STIGGER, F. S. ; BARBOSA, S. ; MARQUES, M. R. ; SEGABINAZI, E. ; GOMES, B. S. C. ; ACHAVAL, M ; MARCUZZO, S. . Expressão de Sinaptofisina e Caspase-3 em Segmentos Lombares de Medula Espinhal de Ratos Após Restrição Sensório-Motora Combinada ou não com Treinamento em Esteira no Período Pós-Natal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEGABINAZI, E. ; MARQUES, M.R. ; Stigger, Felipe ; AUGUSTIN, O. A. ; BARBOSA, S. ; PIAZZA, F. ; ACHAVAL, M. ; MARCUZZO, S. . O Enriquecimento Ambiental Precoce não Interfere no Limiar Nociceptivo em um Modelo de Paralisia Cerebral em Ratos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAILVA, R. A. ; CORDEIRO, A. L. C. ; RIGUE, E. T. ; Stigger, Felipe . Efeito da intervenção da Fisioterapia em pacientes com AVE: Relato de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, S. ; MARQUES, M.R. ; Stigger, Felipe ; GOMES, B. S. C. ; SEGABINAZI, E. . Early Environmental Enrichment Diminished Motor Function Deficits But Not Morphology Alterations in a Cerebral Palsy Rodent Model. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARCUZZO, S. ; Stigger, Felipe ; LOVATEL, G. A. ; SIQUEIRA, I. R. ; ACHAVAL, M . Synergic role of prenatal infection and birth asphyxia in developing an animal model of cerebral palsy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, M.R. ; Stigger, Felipe ; GOMES, B. S. C. ; SEGABINAZI, E. ; PIAZZA, F. ; BARBOSA, S. ; Achaval, Matilde ; MARCUZZO, S. . EFFECTS OF ENVIRONMENTAL ENRICHMENT ON MOTOR FUNCTIONS AND MUSCLE MORPHOLOGY ALTERATIONS IN A CEREBRAL PALSY RODENT MODEL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, S. ; MARQUES, M.R. ; Stigger, Felipe ; GOMES, B. S. C. ; SEGABINAZI, E. . Early Enviromental Enrichment Diminished Motor Function Deficits But Not Morphology Alterations in a Cerebral Palsy Rodent Model. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARCUZZO, S. ; Stigger, Felipe ; LOVATEL, GISELE ; SIQUEIRA, I. R. ; ACHAVAL, M . Synergic Role of Prenatal Infection and Asphyxia in Developing an Animal Model of Cerebral Palsy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Stigger, Felipe . Propriocepção: Fisiologia e sua Aplicabilidade Prática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Stigger, Felipe . DEVELOPMENTAL MOTOR DEFICIT INDUCED BY FETAL EXPOSURE TO LIPOPOLYSACHARIDE, ANOXIA AND SENSORIMOTOR RESTRICTION: IMPLICATIONS FOR A CEREBRAL PALSY ANIMAL MODEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STIGGER, F. S. ; ALDABE, D. . The Acute behavior of the proprioception in Response to Proprioceptive Training. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARCUZZO, S. ; ACHAVAL, M. ; KALIL-GASPAR, P. ; ILHA, J. ; Do NASCIMENTO, P. S. ; STIGGER, F. S. ; DUTRA, M. F. . Task-specific Effect of Treadmill Training in a Cerebral Palsy-LikeRodent Model. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARCUZZO, S. ; ACHAVAL, M. ; KALIL-GASPAR, P. ; ILHA, J ; NASCIMENTO, D.M ; STIGGER, F. S. ; DUTRA, M. F. . Task-Specific Effect of Treadmill training in a Cerebral palsy-like Rodent Model. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STIGGER, F. S. . Técnicas de Avaliação Proprioceptiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
Stigger, Felipe . Atividade física e desempenho cognitivo em idosos com declínio cognitivo e Doença de Alzheimer. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Stigger, Felipe . Jornada de Pesquisa e Extensão 2012. 2012. (Revisor de trabalhos em eventos).
Stigger, Felipe . II Curso de Neurociência - UFRGS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
CUSTO COGNITIVO DE DUPLAS-TAREFAS SOBRE O EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOBILIDADE DE IDOSOS COM DÉFICIT COGNITIVO LEVE, Descrição: Introdução: O crescimento da população idosa é uma realidade na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O avanço da idade traz consigo prejuízos em diferentes sistemas entre eles o sistema nervoso. Os efeitos deletérios do envelhecimento envolvem a diminuição na massa encefálica e a redução da plasticidade neuronal consequentemente reduzindo as capacidades cognitivas. Estudos recentes demonstram forte relação positiva entre déficit cognitivo e redução do equilíbrio, aumentando o risco de quedas, principalmente durante as duplas-tarefas. Este fenômeno tem ainda mais relevância para idoso com perdas cognitivas mais expressivas, como déficit cognitivo leve (DCL), um estado intermediário e reversível e a cognição senescente e as demências. Ainda, a dificuldade para manter o equilíbrio se acentua quando diferentes mais tarefas são associadas. As denominadas duplas-tarefas são comuns ao cotidiano e representam um grande desafio para portadores de déficits cognitivos e, desta forma, são empregadas em diversos protocolos de reabilitação com intuito de reduzir o risco de quedas. Para que protocolos adequados de reabilitação de duplas-tarefas sejam propostos é necessário que se entenda como cada dupla tarefa interfere sobre o controle postural e a marcha. Objetivo: Identificar o impacto de diferentes duplas-tarefas sobre o controle do centro de gravidade e parâmetros da marcha de idosos com DCL. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo transversal em desenvolvimento em parceria UFCSPA/PUCRS. A população amostral será composta com idosos hígidos e idosos com déficit cognitivo leve capazes de se manter em ortostase, sem auxílio de dispositivos auxiliares. O custo cognitivo será avaliado pela interferência de cada dupla-tarefa sobre a área da elipse formada pelas variações do centro de gravidade sobre a plataforma de força e pelas variações temporo-espaciais de marcha identificadas por sensor inercial. Hipótese: Hipotetiza-se que cada dupla-tarefa interfira de forma particular e negativa sobre o desempenho das tarefas de equilíbrio e marcha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Felipe de Souza Stigger - Coordenador / Régis Gemerasca Mestriner - Integrante / Rafael Reimann Baptista - Integrante / Luiz Biazus Sehn - Integrante / Maria Eduarda Telles - Integrante.
-
2008 - Atual
Estudo Funcional e Morfológico da Associação de Lipopolissacarídeo, Anóxia e Restrição Sensório-Motora em Ratos: Implicações para a Paralisia Cerebral, Descrição: Projeto de Mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe de Souza Stigger - Integrante / Marcuzzo, Simone - Integrante / Achaval, Matilde - Coordenador.
-
2006 - 2009
Anóxia pós-natal e restriçao sensório-motora em ratos. Análise da locomoção e das variáveis morfométricas do sistema neuromuscular, Descrição: rojeto de Doutorado em Ciências Biológicas: Neurociências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe de Souza Stigger - Integrante / Marcuzzo, Simone - Integrante / Dutra, Márcio Ferreira - Integrante / do Nascimento, Patrícia Severo - Integrante / Ilha, Jocemar - Integrante / Kalil-Gaspar, Pedro Ivo - Integrante / Achaval, Matilde - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde. , Sarmento Leite, 500, 90050-170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083111, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Obrigatório ? Comunitário I, Estágio Supervisionado Obrigatório ? Comunitário II, Fisioterapia na Saúde do Idoso I
2014 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 34
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Estágio em fisioterapia Ambulatorial II
Fisioterapia Neurofuncional I
Semiologia Fisioterapêutica
Fisiologia do Movimento
TCC em Fisioterapia I
TCC em Fisioterapia II
Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Conselho do Curso de Fisioterapia
2013 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 26
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Estágio em Fisioterapia Ambulatorial II
Fisioterapia Neurofuncional III
TCC em Fisioterapia I
TCC em Fisioterapia II
Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Conselho do Curso de Fisioterapia
2013 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 31
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Estágio em fisioterapia Ambulatorial II
Fisioterapia Neurofuncional I
Semiologia Fisioterapêutica
TCC em Fisioterapia I
TCC em Fisioterapia II
Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Conselho do Curso de Fisioterapia
2013 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Responsável pela disciplina de "Fitness Aplicado à Estética" na especialização em Estética Avançada.
2012 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Estágio em Fisioterapia Ambulatorial II
Fisioterapia Neurofuncional I
Semiologia Fisioterapêutica
TCC em Fisioterapia II
Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Conselho do Curso de Fisioterapia
2012 - 2014
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 36
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Estágio em Fisioterapia Ambulatorial II
Fisiologia do Movimento
Fisioterapia Neurofuncional III
TCC em Fisioterapia I
TCC em fisioterapia II
Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Conselho do Curso de Fisioterapia
2012 - 2012
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisão Projeto de Extensão "FEISMA 2012"
Atividades
-
03/2013 - 07/2014
Ensino, Pós-Graduação em Estética Avançada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fitness Aplicado à Estética
-
03/2012 - 07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial II, Fisioterapia Neurofuncional I, Fisioterapia Neurofuncional III, Semiologia Fisioterapêutica, TCC em Fisioterapia I, TCC em Fisioterapia II
-
03/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Santa Maria.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia.
2007 - 2010
Santé - Assessoria e Consultoria em Qualidade de VidaVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 20
Outras informações:
Fisioterapeuta responsável pelo programa "Vida Independente - Santé" direcionado à população da terceira idade.
Atividades desenvolvidas: Supervisão e atendimento fisioterapêutico.
2012 - 2012
4º Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre, 4º FESTFOLKVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Setor de Fisioterapia, Carga horária: 40
2013 - 2013
5º Festival Internacional de Folclore - Porto Alegre, 5º FESTFOLKVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Setor de fisioterapia, Carga horária: 40
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
2007 - 2009
Centro Universitário MetodistaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestras ministradas semestralmente na disciplina de cinesioterapia.
2004 - 2004
Centro Universitário MetodistaVínculo: Assistente de Ensino, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Cinesiologia, Carga horária: 10
2006 - 2006
Instituição Beneficente Cel MassotVínculo: Estagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações:
Auxiliar em ortopedia, traumatologia com reabilitação motora, cinesioterapia e eletroterapia.
2004 - 2005
Corpo em EquilíbrioVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
2005 - 2005
Casa do Menino Jesus de PragaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
2004 - 2004
Sociedade Metodista de Amparo à InfânciaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
2007 - 2007
24º Maratona Internacional de Porto Alegre, 24ºMIPAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe de Souza Stigger e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?