Nayara Rodrigues Teodoro
Doutoranda na linha de Saberes e Práticas pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestrado em Psicologia na linha de Processos Cognitivos pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Possui graduação em Psicologia (2018) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atuações profissionais: Docente em instituição de ensino superior (Faculdade do Trabalho- Fatra), ministrando as disciplinas de neuropsicologia, métodos de exploração em psicologia, psicodiagnóstico, psicologia escolar, supervisão de estágio estágio básico e supervisionado, supervisão e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, além disso, atua como professor de 1 ao 5 na rede municipal de ensino e realiza atendimento clínico em psicologia com crianças e adolescentes, atuando na temática dos processos cognitivos, avaliação psicológica, neuropsicologia, psicologia da saúde, aprendizagem e desempenho escolar.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2023 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: Maria Irene Miranda
Mestrado em Psicologia
2019 - 2021
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento
, Ano de Obtenção: 2021.Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana.Palavras-chave: Memória operacional; habilidades de alfabetização; crianças e adolescentes; transtornos do neurodesenvolvimento.Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2015 - 2015
Curso de Formação Contínua- EJA na Perspectiva Popular. (Carga horária: 76h). , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2014 - 2015
Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a E. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
Henri Wallon - biografia e teoria da formação do símbolo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação Continuada dos Professores do PMEA. (Carga horária: 51h). , Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2011 - 2011
Gênero, Mulheres, Historiografia e Poder. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Contação de Histórias. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
SANTANA, J. J. R. A. ; TEODORO, N. R. ; SOARES, M. C. . A avaliação de fatores socioemocionais pela técnica de observação direta do comportamento,. 2019. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário Nacional de Educação para Altas Habilidades/Superdotação.nteração entre fatores biológicos e ambientais em crianças e adolescentes com diagnósticos de transtornos do Neurodesenvolvimento. 2019. (Seminário).
I Seminário Nacional de Educação para Altas Habilidades/Superdotação.nteração entre fatores biológicos e ambientais em crianças e adolescentes com diagnósticos de transtornos do Neurodesenvolvimento. 2019. (Seminário).
VI CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR E II ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. 2019. (Congresso).
VI CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR E II ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: Como os professores podem auxiliar? - Proposta de formação de professores da educação básica.. 2019. (Congresso).
VI CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR E II ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL PARA A ELABORAÇÃO DE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO VOLTADO À ESTIMULAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Congresso).
6° Congresso Internacional de Dislexia. 2018. (Congresso).
6° Congresso Internacional de Dislexia. Uma proposta de formação de professores da educação básica em saúde mental e suas possiveis repercussões no ambiente escolar. 2018. (Congresso).
II Simpósio sobre Medicalização do Triângulo Mineiro. 2017. (Simpósio).
II Encontro Regional de Educação: Tecendo redes pelo direito de ensinar e de aprender. 2016. (Encontro).
Seminários Integrados de Educação de Jovens e Adultos (X Trieja- Diversidade e Inclusão, EJA e Juventude - Entrelaçando saberes: Diversidade e Inclusao. 2016. (Seminário).
Ser psicólogo .... 2016. (Outra).
VI Encontro de Iniciação Cientifica e Tecnológica da UFU.Uso de álcool e substâncias psicoativas entre universitários. 2016. (Encontro).
XXI Semana de Psicologia e Direitos de Cidadania.AS REVISTAS MASCULINAS COMO ROTEIRO PARA A MASCULINIDADE HETEROSSEXUAL. 2016. (Outra).
XXI Semana de Psicologia e Direitos de Cidadania.USO DE ÁLCOOL ENTRE UNIVERSITÁRIOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA TERRA. 2016. (Outra).
Formação profissional em avaliação psicológica: Contextos, fundamentos, processo e pesquisa.Avaliação psicológica da criança: um estudo com pais e professores. 2015. (Outra).
II Encontro Regional de Educação: Tecendo Redes pelo Direito de Ensinar e de Aprender. 2015. (Encontro).
IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional Formação e atuação do Psicólogo Escolar nas Gerias. 2015. (Encontro).
SEMINÁRIOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( X TRIEJA - DIVERSIDADE E INCLUSÃO, EJA E JUVENTUDE - ENTRELAÇANDO SABERES: DIVERSIDADE E INCLUSÃO). 2015. (Seminário).
20 Semana de Psicologia- A psicologia e a questão do corpo: corporiedade, formação e práticas corporais. 2014. (Outra).
3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG ? Cenários da Saúde na Contemporaneidade. ?VULNERABILIDADE PARA INÍCIO DO TABAGISMO NA ADOLESCÊNCIA?. 2014. (Congresso).
3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG ? Cenários da Saúde na Contemporaneidade. ?DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2014. (Congresso).
Encontro Regional de Educação: discutindo a qualidade social e o direito de ensinar e aprender. 2014. (Encontro).
II Seminário: Sexualidade da Liga Acadêmica de Saúde Mental - FAMED - UFU. 2014. (Seminário).
IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional Formação e atuação do Psicólogo Escolar nas Gerais. 2014. (Encontro).
Mulheres na sala de aula: disciplina e afetividade, uma relação de gênero. 2014. (Seminário).
Seminário PPP: participação, gestão e qualidade da educação. 2014. (Seminário).
Agressividade e Tendência Antissocial na obra do psicanalista D. W.Winniccott. 2013. (Outra).
III Colóquio Nacional Michel Foucault: Política-Pensamento e Ação. 2013. (Outra).
ENPECPOP- Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares. 2011. (Encontro).
III Seminário Interdisciplinar da Infância - Infância: Cogniçao e Afetividade. 2011. (Seminário).
IV Seminário de prática Educativa e II Semana do Curso de Pedagogia. 2011. (Seminário).
Seminário : Combate à Violência Escolar. 2011. (Seminário).
Seminário da Rede da Criança e do Adolescente de Uberlândia "Juventude, família, escola e paz". 2011. (Seminário).
Seminário de Pesquisa "A educação em áreas rurais: saberes, fazeres e memórias de um tempo". 2011. (Seminário).
XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2011. (Seminário).
III Seminário de prática educativa - semana da pedagogia. 2010. (Seminário).
III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário Regional de Avaliação Fundamentos, Políticas e Práticas de Avaliação Educacional: contexto e modalidades. 2010. (Seminário).
IV Encontro Nacional de Educação, Sáude e Cultura Populares - IV ENESCPOPO. 2010. (Encontro).
SALÂO PROEX: Mostra de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis- Universidade e Sociedade: Múltiplos Olhares.Gênero na Sala de Aula. 2010. (Seminário).
Salão Proex: Mostra de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis- Universidade e Sociedade: Múltiplos Olhares. 2010. (Outra).
Seminário Regional sobre a Formacao do Educador. 2010. (Seminário).
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: desafios da producao e divulgação da produção e divulgação do conhecimento.monitor. 2010. (Encontro).
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: desafios da produção e divulgacao do conhecimento. 2010. (Encontro).
XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador. 2010. (Seminário).
Semana da Pedagogia: Olhares sobre a Pedagogia. 2009. (Outra).
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História. 2009. (Encontro).
2° Simpósio de Educação de Jovens e Adultos e 2° Fórum de EJA do Triângulo Miniero e Pontal do Triângulo. 2008. (Simpósio).
A História da Luta por Democracia na Universidade Pública Brasleira. 2008. (Encontro).
IX Seminário Nacional: Uno e Diverso na Educacao Escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação do Educador. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; MELO, T. C. V.. A terapia cognitivo comportamental no atendimento à depressão infantil: técnicas e intervenções em uma análise de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; PINHEIRO, F. M. R.. A saúde mental das prostitutas: estudo sobre aspectos sociais e emocionais nas demandas da profissão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; SANTOS, L. P.. Qualidade de vida de trabalhadores de telemarketing: uma revisão narrativa de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; SOUZA, A. L.. As contribuições do Psicólogo no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; BROGIO , J. R.. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Uma Experiência Formadora. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; RAMOS, R. R.. EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO ESCOLAR: Orientação à Queixa Escolar em Tempos Pandêmicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; BERNARD, F. T.. EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Orientação à Queixa Escolar na Formação em Psicologia.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; PINHEIROS, F. M. R.. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA: Contribuição da Psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; SANTOS, M. A.. PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS: Dificuldades do Diagnóstico à Inclusão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
TEODORO, N. R.; IEZA, C.; PIMENTA, N. A.. Relato de Experiência Supervisionada em Orientação à Queixa Escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda.
Orientou
Qualidade de vida de trabalhadores de telemarketing: uma revisão narrativa de literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
As contribuições do Psicólogo no Transtorno do Espectro Autista (TEA); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
A terapia cognitivo comportamental no atendimento à depressão infantil: técnicas e intervenções em uma análise de literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Relato de experiência supervisionada em orientação à queixa escolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Experiência de estágio em Psicologia Escolar: Orientação à queixa escolar na formação em psicologia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Experiência de estágio em escolar: orientação à queixa escolar em tempos de pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Pais de crianças autistas: dificuldades do diagnóstico à inclusão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Violência doméstica contra a mulher em tempos de pandemia: contribuição da psicologia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
A saúde mental das prostitutas: estudo sobre aspectos sociais e emocionais nas demandas da profissão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - nstituto Educacional Maria Ranulfa Ltda; Orientador: Nayara Rodrigues Teodoro;
Produções bibliográficas
-
TEODORO, N. R. ; PAULA, F. S. ; SANTANA, J. J. R. A. . Bases conceituais, conhecimentos científicos e perspectivas dos programas de saúde mental na escola. In: Claudia Lucia Costa; Fernando Silva Paula; Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. (Org.). Inclusão da diversidade no espaço escolar: reflexões docentes. 1ed.Ituiutaba MG: BARLAVENTO, 2019, v. 1, p. 71-98.
-
TEODORO, N. R. ; SANTANA, J. J. R. A. . Uma proposta de formação de professores da educação básica em saúde mental e suas possíveis repercussões no ambiente escolar. In: Congresso Internacional de Dislexia, 2018, Marilia/São Paulo. Caderno de resumos Congresso Internacional de Dislexia. Marília/São Paulo, 2018. v. 6. p. 546-556.
-
SOARES, M. C. ; TEODORO, N. R. ; FERRARESI, T. S. P. ; GEBRIM, L. B. ; FRANCISCO, C. P. ; GONCALVES, B. N. R. ; JESUS, J. M. ; SANTANA, J. J. R. A. . COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO AVALIADOS PELA OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO EM TAREFAS COMPORTAMENTAIS EM UM GRUPO DE CRIANÇAS. In: Congresso Internacional de Dislexia, 2018, Marília/São Paulo. Cadernos de resumos Congresso Internacional de Dislexia. Marília/São Paulo, 2018. v. 6. p. 139-152.
-
SOARES, M. C. ; TEODORO, N. R. ; FERRARESI, T. S. P. ; GEBRIM, L. B. ; FRANCISCO, C. P. ; GONCALVES, B. N. R. ; SANTANA, J. J. R. A. . PROPOSTA DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM ESCOLARES ENCAMINHADOS COM QUEIXAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COM PREJUÍZOS NA APRENDIZAGEM. In: Congresso Internacional de Dislexia, 2018, Marília/SP. Cadernos de resumo Congresso Internacional de Dislexia. Marilia/São Paulo, 2018. v. 6. p. 512-523.
-
TEODORO, N. R. ; FARINHA, M. G. . Uso de Álcool entre Universitários das Ciências Agrárias e da Terra. In: 21 Semana de Psicologia, 2016, Uberlândia. Anais da Semana de Psicologia. Uberlândia: Horizonte Científico, 2016. p. 75-76.
-
BRAGA, T. B. M. ; SILVA, N. G. ; TEODORO, N. R. . As Revistas Masculinas como roteiro para a masculinidade heterossexual. In: 21 Semana de Psicologia, 2016, Uberlândia. Anais da Semana de Psicologia. Uberlândia: Horizonte Científico, 2016. p. 92-93.
-
TEODORO, W. R. ; BENICIO, P. R. ; SILVA, A. C. ; VARGAS, L. S. ; LUCCHESE, R. ; TEODORO, N. R. . VULNERABILIDADE PARA INÍCIO DO TABAGISMO NA ADOLESCÊNCIA. In: 3º Congresso Nacional de Saúde, promoção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: IEPS- Instituto de Estudos e Pesquisa em Saúde, 2014. v. 24. p. 129-129.
-
TEODORO, W. R. ; TEODORO, N. R. ; VARGAS, L. S. ; DIAS, D. A. ; PELEGRINI, A. C. S. ; CORTEZ, P. A. . DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. In: 3º Congresso Nacional de Saúde, promoção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: IEPS- Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde, 2014. v. 24. p. 140-140.
-
TEODORO, N. R. . Gênero na Sala de Aula. In: Salão Proex, 2010, Uberlândia. Salão Proex, 2010. p. 228-228.
-
TEODORO, N. R. ; CARLOS, J. N. ; MARTINS, L. B. ; CARVALHO, T. C. B. . Família, uma possível causa do fracasso escolar. In: III Seminário de prática educativa, 2010, Uberlandia. III Seminário de prática educativa, 2010. p. 35-35.
-
TEODORO, N. R. . Relação de Gênero na Sala de Aula. In: III Seminário de prática educativa, 2010, Uberlândia. III Seminário de prática educativa, 2010. p. 78-78.
-
SANTANA, J. J. R. A. ; PAULA, F. S. ; SOARES, M. C. ; TEODORO, N. R. ; FRANCISCO, C. P. . Neuropsychological assessment of neurodevelopmental issues. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANCISCO, C. P. ; TEODORO, N. R. . Interação entre fatores biológicos e ambientais em crianças e adolescentes com diagnósticos de transtornos do Neurodesenvolvimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEODORO, N. R. ; TEODORO, P. C. S. ; SANTANA, J. J. R. A. . SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: Como os professores podem auxiliar? - Proposta de formação de professores da educação básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEODORO, N. R. ; TEODORO, P. C. S. ; SANTANA, J. J. R. A. . CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL PARA A ELABORAÇÃO DE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO VOLTADO À ESTIMULAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, M. C. ; TEODORO, N. R. ; FERRARESI, T. S. P. ; GEBRIM, L. B. ; FRANCISCO, C. P. ; GONCALVES, B. N. R. ; SANTANA, J. J. R. A. . PROPOSTA DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM ESCOLARES ENCAMINHADOS COM QUEIXAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COM PREJUÍZOS NA APRENDIZAGEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, M. C. ; TEODORO, N. R. ; FERRARESI, T. S. P. ; GEBRIM, L. B. ; FRANCISCO, C. P. ; GONCALVES, B. N. R. ; JESUS, J. M. ; SANTANA, J. J. R. A. . COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO AVALIADOS PELA OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO EM TAREFAS COMPORTAMENTAIS EM UM GRUPO DE CRIANÇAS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEODORO, N. R. ; SANTANA, J. J. R. A. . Uma proposta de formação de professores da educação básica em saúde mental e suas possíveis repercussões no ambiente escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEODORO, N. R. ; SILVA, N. G. . 'As revistas masculinas como roteiro para a masculinidade heterossexual'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEODORO, N. R. ; FARINHA, M. G. . 'Uso de álcool entre universitários das Ciências Agrárias e da Terra'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEODORO, N. R. ; FARINHA, M. G. . USO DE ÁLCOOL E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEODORO, N. R. ; SANTANA, J. J. R. A. . 'Avaliação psicológica da criança: um estudo com pais e professores'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEODORO, W. R. ; TEODORO, N. R. ; VARGAS, L. S. ; DIAS, D. A. ; PELEGRINI, A. C. S. ; CORTEZ, P. A. . DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEODORO, W. R. ; BENICIO, P. R. ; SILVA, A. C. ; VARGAS, L. S. ; LUCCHESE, R. ; TEODORO, N. R. . VULNERABILIDADE PARA INÍCIO DO TABAGISMO NA ADOLESCÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEODORO, N. R. . Gênero na Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEODORO, N. R. ; CARLOS, J. N. ; MARTINS, L. B. ; CARVALHO, T. C. B. . Família, uma possível causa do fracasso escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEODORO, N. R. . A relação de Gênero na Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Uso de álcool e substâncias psicoativas em universitários, Descrição: Uso de álcool e substâncias psicoativas em universitários. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFU. Orientador: Marciana Goncalves Farinha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nayara Rodrigues Teodoro - Integrante / Marciana Gonçalves Farinha - Coordenador.
-
2014 - Atual
Memória de trabalho na pesquisa básica e neuropsicologia, Descrição: A memória de trabalho é o sistema cognitivo de capacidade limitada que mantém e manipula temporariamente a informação necessária para o desempenho de uma gama de atividades cognitivas. Dada a interface entre a memória de trabalho e outras funções como percepção, atenção e inteligência este domínio é vastamente estudado em campos como a psicologia cognitiva, neurociências, desenvolvimento humano, aprendizagem e emoções. O projeto tem como objetivo geral investigar o funcionamento da memória de trabalho e suas interfaces com outras funções cognitivas e comportamentais ao longo do ciclo da vida e na psicologia diferencial. De modo específico, pretende-se descrever e aprimorar modelos teóricos; desenvolver métodos de pesquisa para acesso aos sistemas de armazenamento e de recursos atencionais da memória; identificar o efeito da idade no desempenho da memória; caracterizar aspectos psicobiológicos da memória de trabalho na comparação entre grupos populacionais. Os procedimentos metodológicos de pesquisa abrangem revisões sistemáticas da literatura; estudos experimentais e análises de casos clínicos em neuropsicologia. Espera-se que os resultados destes estudos possam contribuir para a compreensão da memória de trabalho e que subsidiem o aperfeiçoamento de tecnologias nos âmbitos da avaliação e intervenções psicológicas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayara Rodrigues Teodoro - Integrante / Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana - Coordenador / Marina Celestino Soares - Integrante / Caroline Pozzobon Francisco - Integrante / César Alexis Galera - Integrante / Samara Pereira da Silva Camargos - Integrante.
-
2011 - 2012
Experiência Institucional ? Coordenação do Curso de Letras, Descrição: Considera-se as atividades de bolsa de graduação uma experiência acadêmica distinta no que diz respeito à articulação e reflexão da organização e inserção do discente no campo de trabalho. Esta possibilita ao aluno conhecer os diferentes espaços em que é possível a formação, além de conhecer os processos internos e burocráticos que ocorrem no interior da instituição de ensino, UFU- Universidade Federal de Uberlândia. Proporcionando a experiência e vivência com inúmeras pessoas, processos, teorias, com o trabalho, além de auxiliar na formação do currículo oculto do aluno da graduação. Acredita-se que por meio das atividades práticas, o aluno possa vivenciar e se interessar pelo ensino superior, apropriando de conhecimentos organização e acompanhamento das atividades desenvolvidas na secretária e coordenação do curso. Portanto, esta atividade é de relevância para formação acadêmica ao oportunizar um outro olhar para a dinâmica do trabalho da instituição além da sala de aula onde aprendemos com os professores, existe um outro espaço, os bastidores, sem este o funcionamento de toda o curso de graduação seria comprometido, o serviço da secretária é que condicionada a execução dos demais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayara Rodrigues Teodoro - Coordenador / Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro - Integrante.
-
2010 - 2011
Projeto de Monitoria para Área de Alfabetização Inicial na ESEBA, Descrição: O Projeto Educação Básica e Profissional, tem seu desenvolvimento na Escola de Educação Básica da UFU ? ESEBA, a qual oferece ensino desde a educação infantil até os últimos anos do ensino fundamental. O foco do projeto se dá nas séries iniciais do ensino fundamental, no qual as crianças tem contato com as práticas de leitura e escrita podendo surgir dificuldades em manuseá-las. É aí que surge o ideal do projeto, que tem como objetivo auxiliar os alunos e alunas que apresentarem tais dificuldades, alguns temos como foco tirar dúvidas, já outros fazendo um acompanhamento para que estes possam adquirir as práticas de leitura e escrita. Sendo que o desenvolvimento do projeto se dá em parceria com o bolsista e professor da turma ao qual o aluno pertence. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nayara Rodrigues Teodoro - Coordenador / KELLEN CRISTINA COSTA ALVES BERNARDELLE - Integrante.
Prêmios
2018
Prêmio Menção Honrosa - 6 Congresso Internacional de Dislexia e 9 Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção - Relato de Experiência Vivências em Educação, Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) - UNESP.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 ao 5, Carga horária: 20
2017 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitor de evento, Enquadramento Funcional: Monitor do Simpósio sobre Medicalização, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitora do II Simpósio sobre Medicalização do Triângulo Mineiro - " As dores e as delícias de ser professor: promoção de saúde e o contexto educacional" promovido pelo Instituto de Psicologia (IPUFU) realizado em 01/07/2017
2017 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do Tô Formando, e agora?, Carga horária: 20
2011 - 2012
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista no Programa de Bolsas de Graduação, da Diretoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, no projeto de pesquisa orientado pela profa. Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro, da Unidade Acadêmica/Administrativa Instituto de Letras e Linguística-ILEEL.
2011 - 2011
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: monitora Pró-letramento, Carga horária: 40
2010 - 2011
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitora Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de monitoria para área de alfabetização inicial na ESEBA, alunos de pedagogia atuando em sala de aula e como apoio para professores, alunos e pais.
2010 - 2010
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 28
Outras informações:
Monitor no X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento, realizado em Uberlândia, Minas Gerais, no período de 05 a 08 de julho de 2010.
Atividades
-
07/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação - FACED, Faculdade de Educação - FACED.,Atividade realizada, Monitora da disciplina de Educação Infantil.
-
01/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação - FACED, Faculdade de Educação - FACED.,Atividade realizada, Monitora da disciplina de Educação Infantil.
2014 - 2014
Instituto de PsicologiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 25
Outras informações:
Monitor do(a) IV Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional Formação e atuação do
Psicólogo Escolar nas Gerais, promovido(a) pelo(a) Instituto de Psicologia (IPUFU) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado(a) no período de 30/10/2014 a 01/11/2014, sob a coordenação do(a) Cirlei Evangelista Silva Souza, com carga horária de 25 horas.
2023 - Atual
nstituto Educacional Maria Ranulfa LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Curso de Psicologia, Carga horária: 20
2021 - Atual
nstituto Educacional Maria Ranulfa LtdaVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Psicologia, Carga horária: 4
2018 - 2023
Clínica de PsicologiaVínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8
2022 - Atual
Faculdade PitágorasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Psicologia, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nayara Rodrigues Teodoro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?