Samantha Alves Fernandes
Atualmente é enfermeira ESF - Fundação Municipal de Teresina. Exerceu a função de professora substituta na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no Centro de Estudos Superiores de Coroatá - CESCR(2017-2019). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINOVAFAPI. Graduada em Enfermagem pela UNINOVAFAPI. Com apresentação de trabalhos em congressos, seminários e publicação em periódicos da Enfermagem. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Piauiense - FAP(2005). Especialização em Coordenação e Supervisão Escolar - FAPI(2007).Tem experiências em formação de professores no PARFOR e na educação e pesquisa avaliativa. Professora de Orientação de trabalho científico e Instrutora Educacional. Possui experiência em Preceptoria e Estágio na Enfermagem.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO
2015 - 2016
Centro Universitário UNINOVAFAPI
Título: SÍNDROME DE BURNOUT:IMPLICAÇÕES À SAÚDE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Orientador: CHARLES CARDOSO FARIAS
Especialização em Supervisão - Coordenação Pedagógica
2005 - 2007
Faculdade do Piauí
Título: A Prática Avaliativa dos Professores no Ensino Fundamental: Um estudo no ciclo 2º Ciclo
Orientador: Naziozenio Antonio Lacerda
Graduação em Enfermagem
2011 - 2015
Centro Universitário UNINOVAFAPI
Título: SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITETURA
Orientador: LILIAM MENDES DE ARAÚJO
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia
2001 - 2005
Faculdade do Piauí
Título: A PRATICA AVALIATIVA DOS PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO 2º CICLO
Orientador: Maria do Carmo Bezerra Maciel Bedard
Formação complementar
2023 -
Extensão universitária em Saúde do Idoso. (Carga horária: 120h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Seminário de Hanseníase. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2024 - 2024
Treinamento, Incorporação das Vacinas Covid-19. (Carga horária: 10h). , Fundação Municipal de Saúde, FMS, Brasil.
2024 - 2024
Treinamento em Eletrocardiograma. (Carga horária: 20h). , Fundação Municipal de Saúde, FMS, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Coleta de Exame Citopatologico do Colón Uterino - Visão Citopatologista. (Carga horária: 20h). , Centro de Diagnóstico por Exames Dr. Raul Bacelar, CDE DR. RAUL BAC, Brasil.
2023 - 2023
Treinamento sobre Estratatificação de Risco da Gestante e da Criança - 0 a. (Carga horária: 10h). , Fundação Municipal de Saúde, FMS, Brasil.
2023 - 2023
Treinamento e Combate ao Câncer Infanto Juvenil. (Carga horária: 20h). , Fundação Municipal de Saúde, FMS, Brasil.
2023 - 2023
Aperfeiçoamento de Avaliaçao do Pé Diabético. (Carga horária: 20h). , Fundação Municipal de Saúde, FMS, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Infecção Sexualmente Transmissíveis - Teste Rápido. (Carga horária: 20h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES (APERFEIÇOAMENTO). (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2018 - 2018
ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRÍTICO ADULTO,PEDIÁTRICO E NEONATAL. (Carga horária: 80h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2018 - 2018
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (APERFEIÇOAMENTO). (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2016 - 2016
APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA HOSPITALAR. (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2016 - 2016
APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA HOSPITALAR. (Carga horária: 100h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2016 - 2016
APERFEIÇOAMENTO EM ENFERMAGEM PRÉ-HOSPITALAR E HOSPITALAR. (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em V ENCONTRO DE PESQUISA E II JORNADA DE BIOÉTICA. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em COLÓQUIO SOBRE SAÚDE, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SE. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em CAMINHADA SAUDÁVEL. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em I SIMPOSIO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2014 - 2014
XII TRANSPORTE E CIDADANIA. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2014 - 2014
PREVENÇÃO DE ULCÉRAS POR PRESSÃO. (Carga horária: 4h). , HOSPITAL GETÚLIO VARGAS, HGV, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em INTERPRETANDO O ELETROCARDIOGRAMA(URGENCIA E EMERG. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em CUIDADOS AO PACINETE EM ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2013 - 2013
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA(TEÓRICO E PRÁTICO). (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2013 - 2013
ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRITICO ADULTO, PEDIÁTRICO. (Carga horária: 80h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2013 - 2013
ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA. (Carga horária: 8h). , CONSELHO DE ENFERMAGEM - SECÇÃO PIAUÍ, COFEN/PI, Brasil.
2013 - 2013
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES(IMAGIONOLOGIA, EXAME DE FL. (Carga horária: 120h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2013 - 2013
Infusões Intravenosas (Novas Abordagens). (Carga horária: 80h). , AVANCE CURSOS, AVANCE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2012 - 2012
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Atualização em Cuidados de Enfermagem Clínica. (Carga horária: 100h). , Eventos Ltda, EVENTOS, Brasil.
Organização de eventos
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . SEMINÁRIO INTEGRADO DA PEDAGOGIA. 2011. (Outro).
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . CATALOGAÇÃO DO ACERVO DE LIVROS DA BIBLIOTECA. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Programa de Inclusão e Integração Social - MAIS SAÚDE.RESGATE DA AUTO ESTIMA E INSERÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MARGINALIZADOS CULTURALMENTE E ECONOMICAMENTE. 2019. (Seminário).
Programa de Inclusão e Integração Social - MAIS SAÚDE.RESGATE DA AUTO ESTIMA E INSERÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MARGINALIZADOS CULTURALMENTE E ECONOMICAMENTE. 2019. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA INSTITUCIONAL. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NOS AMBIENTES SOCIAIS. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO HOMEM E TRABALHADOR. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.ACIDENTES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM PERFUROCORTANTES. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.MACONHA:BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS. 2018. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da UEMA-CESCOR.ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL. 2018. (Seminário).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.ARTE EM MOSAÍCO -TERAPIA PSICOSSOCIAL. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.OFICINA TERAPÊUTICA EXPRESSANDO EMOÇÕES. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.O ESTRESSE NO EXERCICIO DA ENFERMAGEM. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.OBESIDADE NA INFÂNCIA. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL MUNICIPAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO MARANHÃO. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE COROATÁ. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.AUTOMEDICAÇÃO RISCOS ASSOCIADOS NA SOCIEDADE EM GERAL. 2017. (Outra).
II SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE COROATÁ.A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM HIPERTENSOS E NORMOTENSOS. 2017. (Outra).
I FÓRUM INTERNACIONAL NORTE E NORDESTE DE GESTÃO E EXCELÊNCIA EM SAÚDE. SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE:ÁNALISE COM BASE NO SOFRIMENTO PSIQUICO. 2016. (Congresso).
I FÓRUM DE PESQUISA ENVELHECIMENTO, SAÚDE, MULHER, GÊNERO E E VIOLÊNCIA. 2015. (Seminário).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM. 2015. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2015. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE :. AÇÕES DE ENFERMAGEM E IMPLICAÇÕES PARA O AUTOCUIDADO EM PACIENTES DIABÉTICOS. 2015. (Congresso).
III ENCONTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DA UNINOVAFAPI. 2015. (Encontro).
III SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER NO CICLO VITAL.TRANSMISSÃO VERTICAL DO VÍRUS DE IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: FATORES DE VULNERABILIDADE. 2015. (Seminário).
III SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER NO CICLO VITAL.ASSISTÊNCIA A MULHER IDOSA NA SAÚDE DA FAMÍLIA: REFLEXÃO À LUZ DO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE. 2015. (Seminário).
III SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER NO CICLO VITAL. 2015. (Seminário).
III SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER NO CICLO VITAL. 2015. (Seminário).
III SEMINÁRIO: SAÚDE NO CICLO VITAL.A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL DE GESTANTES COM PRÉ-ECLÂMPSIA. 2015. (Seminário).
XVIII SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO EM ENFERMAGEM. 2015. (Seminário).
I SIMPOSIO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM.PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE ENFERMAGEM. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFCA DA UNINOVAFAPI. RISCO E REAÇÕES ADVERSAS RELACIONADAS À HEMOTRANSFUSÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2014. (Congresso).
IX JORNADA CIENTIFCA DA UNINOVAFAPI. TRATAMENTO CIRÚRGICO DE UMA CLIENTE COM HÉRNIA INCISSIONAL ABDOMINAL EM HOSPITAL PÚBLICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Congresso).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.ASSISTÊNCIA À VITIMA EM PARADA CARDÍACA. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.ATUALIZAÇÃO DE IMUNIZAÇÃO. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.ADESÃO DOS ENFERMEIROS AO USO DOS EPI´S : UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.DIMENSÕES SINTOMATOLÓGICAS DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.IMUNIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE. 2014. (Simpósio).
IX JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI.RELAÇÃO ENTRE INCIDÊNCIA DE DIARRÉIA NA INFÂNCIA E SANEAMENTO BÁSICO: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA. 2014. (Simpósio).
V ENCONTRO DE PESQUISADORES E II JORNADA ACADÊMICA DE BIE BIOÉTICA DA UNINOVAFAPI. 2014. (Encontro).
VII ENCONTRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL DO PIAUÍ. REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. 2014. (Congresso).
VII ENCONTRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL DO PIAUÍ. ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM À GESTANTE COM DM E SÍFILIS TERCIÁRIA NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Congresso).
VII ENCONTRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E O NEONATAL DO PIAUÍ. 2014. (Congresso).
22º ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM A UMA GESTANTE COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2013. (Congresso).
22º ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA GESTANTE DE ALTO RISCO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2013. (Congresso).
22º ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. VIVENCIADO A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA OCUPACIONAL DIANTE DO PACIENTE ADULTO COM AUTISMO. 2013. (Congresso).
22º ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA COM HIDROCEFALIA/MIELOMENINGOCELE. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FATORES RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM ASSITÊNCIA VENTILATÓRIA. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA PARA A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO HOMEM. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. O ENFERMEIRO INTERFERINDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA PREVENÇÃO E COMBATE A OBESIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. INTERPRETANDO O ELETROCARDIOGRAMA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. 2013. (Congresso).
VIII JORNADA CIENTIFICA DA UNINOVAFAPI. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FATORES RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2013. (Congresso).
CONGRESSO DE FERIDAS E CICATRIZAÇÃO. 2012. (Congresso).
III JORNADA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM.III JORNADA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM. 2012. (Seminário).
VII JORNADA CIENTIFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI. VII JORNADA CIENTIFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI. 2012. (Congresso).
VI JORNADA CIENTIFICA DA FACULDADE NOVAFAPI.VI JORNADA CIENTIFICA DA FACULDADE NOVAFAPI. 2011. (Seminário).
XI SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE: SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM.XI SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE:SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM. 2011. (Seminário).
XII OLIMPIADA BRASIELIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. 2009. (Outra).
XI OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICA. 2008. (Outra).
XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO,(EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DE APRENDIZAGEM). 2005. (Seminário).
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL VIDA VERDE EM CAMPO MAIOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS DOCENTES NO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPO MAIOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA UNIDADE ESCOLAR PAULO FERRAZ EM CAMPO MAIOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL JUNTO AO ENSINO REGULAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. O PERFIL DA EDUCAÇÃO INFANTIL RURAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. O PROBLEMA DA REPETÊNCIA NO COLÉGIO PAULO FERRAZ NO 6º ANO DO ENSINO FNDAMENTAL EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. PROCESSO DE LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PATRONATO NOSSA SENHORA DE LOURDES EM CASMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS I E II ETAPAS DA UNIDADE ESCOLAR MONSENHOR MATEUS EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA NO 4 º ANO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. O PROCESSOP DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIFICAS ( DEFICIENTE INTELECTUAL)NA ESCOLA REGULAR EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. A PRATICA DE LEITURA DOS ALUNOS 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL MARIEMA PAZ EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. Concepções e Práticas da Inclusão Social no 6º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Leopoldo Pacheco em Campo Maior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. A PRÁTICA DA LEITURA DOS ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL MARILENA PAZ EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
FERNANDES, SAMANTHA ALVES. CONCEPÇÕES E PRATICAS DA INCLUSAO SOCIAL NO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR LEOPOLDO PACHECO EM CAMPO MAIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
SAMANTHA, A.F.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NOS AMBIENTES SOCIAIS. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO HOMEM E TRABALHADOR. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. Violência Obstétrica Institucional. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. ACIDENTES DE PROFIUSSIONAIS DA SAÚDE COM PERFUROCORTANTES. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. MACONHA:BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. O Papel do Enfermeiro na Adesão ao Tratamento da Tuberculose. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.; FERNANDES, S. A.. Processo Seletivo de alunos para Estágio Não Obrigatorio da UEMA- CESCR. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
PEREIRA JUNIOR, J. L.José Lopes Pereira Júnior;SAMANTHA, A.F.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto-UEMA-CESCR. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE COROATÁ. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. O Estresse no Exercício da Enfermagem. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. AUTOMEDICAÇÃO RISCOS ASSOCIADOS NA SOCIEDADE EM GERAL. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
FERNANDES, SAMANTHASAMANTHA, A.F.. OBESIDADE NA INFÂNCIA. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM HIPERTENSOS E NORMOTENSOS. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. Proposta de Implantação de um Protocolo de Classificação de Risco em um Hospital Municipal de Urgência e Emergência no Maranhão. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.. OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
PEREIRA JUNIOR, J. L.José Lopes Pereira Júnior;SAMANTHA, A.F.; SANTOS, C. N. C.Charlles Nonato Cunha dos Santos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto-UEMA-CESCR. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
SAMANTHA, A.F.; GOMES, L. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto-UEMA-CESCR. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
PEREIRA JUNIOR, J. L.José Lopes Pereira Júnior;SAMANTHA, A.F.; SANTOS, C. N. C.Charlles Nonato Cunha dos Santos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto-UEMA-CESCR. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
A Importância da Didática como instrumento metodológico na ação do professor no 3 Ano do Ensino Fundamental nas Escolas de Teresina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
PLANEJAMENTO ESCOLAR: ENFRENTANDO DIFICULDADES NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO 2 PERIODO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CMEIS DE TERESINA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O PEDAGOGO E A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE TERESINA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE TERESINA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA UNIDADE ESCOLAR PAULO FERRAZ ? CAMPO MAIOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
PRÁTICA AVALIATIVA DOCENTE NO 4º ANO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPO MAIOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR PAULO FERRAZ - CAMPO MAIOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
PRÁTICA AVALIATIVA DOCENTE NO 4 ANO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPO MAIOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A DIFICULDADE ENCONTRADA NA RELAÇÃO FAMILIA E EDUCACIONAL NO INSTITUTO SÃO JOSÉ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O ESTUDO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM DO ALUNO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Multipla Educacao Profissional; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ACOMPANHAMENTO FAMILIAR E ESCOLAR:ONDE ESTÁ A PARCERIA?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A EVASÃO ESCOLAR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A DISLEXIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR ZORAÍDE ALMEIDA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Cristã do Brasil; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM DIABETES MELLITUS GESTACIONAL; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA CONDUTA DE FÁRMACOS INTERVENTORES NO PARTOÀ; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE PORTADORA DE HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM HEMORRAGIAS PÓS-PARTO; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA INSTITUCIONAL PRÁTICAS ABUSIVAS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Uso de Tecnologias Não Invasivas na Assistência ao Parto; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Atuação da Enfermagem Frente ao Paciente com Pneumonia Bacteriana: Revisão Integrativa; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
MACONHA: Benefícios e Malefícios; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Acidentes de Profissionais da Saúde com Perfurocortantes; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O Papel do Enfermeiro na Adesão ao Tratamento da Tuberculose; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Violência Obstétrica Institucional; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NOS AMBIENTES SOCIAIS; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
MIRANDA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO HOMEM E TRABALHADOR; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A ASSISTÊNCIA NO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO AO PRÉ - NATAL- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
SÍNDROMES HIPERTENSIVAS E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À GESTAÇÃO- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE - REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO BÁSICA- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
; EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA IMPORTANTE PARCERIA NO COMBATE ÀS PARASITOSES: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
SÍNDROME DE BURNOUT: IMPLICAÇÕES À SAÚDE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM-- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
FATORES PREDISPONENTES À OCORRÊNCIA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL PERFURO CORTANTE EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO COM DEPRESSÃO A PARTIR DE VISITAS DOMICILIARES- RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA -REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM HANSENÍASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE- REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
FATORES ASSOCIADOS À DEPRESSÃO RELACIONADA AO TRABALHO DE ENFERMAGEM; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE DE IDOSOS DIABÉTICOS E HIPERTENSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GESTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
ATIVIDADES DO ENFERMEIRO NOS SISTEMAS DE TRIAGEM/CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
TECNOLOGIAS DO CUIDADO UTILIZADAS PELA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
USO DAS TECNOLOGIAS NA ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANO DESAFIOS ATUAIS; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
TECNOLOGIAS DO CUIDADO UTILIZADAS PELA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
USO DAS TECNOLOGIAS NA ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANO DESAFIOS ATUAIS; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GESTAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
AUTOMEDICAÇÃO RISCOS ASSOCIADOS NA SOCIEDADE EM GERAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
OBESIDADE NA INFÂNCIA; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM HIPERTENSO E NORMOTENSOS; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
O ESTRESSE NO EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal de Gestantes com Pré-Eclâmpsia: Revisão Integrativa; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A Importância dos Metodos Diagnósticos na Infercção pelo HIV em Gestantes; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Perspectivas sobre a Depresão a partir de visitas domiciliares:Relato de Experiência; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A Importância da Educação em Saúde a Gestante na Assistência de Enfermagem; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Cuidados de Enfermagem com a Gestante Portadora de HIV na Estratégia Saúde da Família; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
A Importância da educação em Saúde nas Ações de Enfermagem; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Assistência de Enfermagem a um clente com disturbio esquezoafetivo:Relato de Experiência; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Proposta de Implantação de um Protocolo de Classificação de Risco em um Hospital Municipal de Urgência e Emergência no Maranhão; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Samantha Alves Fernandes;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, K. H. J. F. ; FERNANDES, M. A. ; IBIAPINA, A. R. S. ; OLIVEIRA, L. C. B. ; FERNANDES, SAMANTHA ALVES . Comorbidade Psiquiatrica em Dependente de Crack e Outras Drogas: Relatos de Experiência. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 9639-9646-9646, 2016.
-
BARROS, FRANCISCO ; COSTA, DENNISE ; FERNANDES, SAMANTHA ALVES ; MONTE, HELEOMAR ; VILARINHO, LILIAN ; COSTA, GIRLENE . Percepção da Família Acerca da Assistência em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil. REVISTA INTERDISCIPLINAR MESTRADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA , v. 9, p. 79-86, 2016.
-
SOUSA, KAYO HENRIQUE JARDEL FEITOSA ; LIMA, ANTONIO DOUGLAS EMANUEL SOUSA ; FERNANDES, SAMANTHA ALVES ; CARVALHO, PATRÍCIA MARIA GOMES DE ; ARAÚJO, LILIAM MENDES DE . Síndrome de burnout entre profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Investigación en Enfermería Imagen y Desarrollo , v. 18, p. 137, 2016.
-
BARROS, FRANCISCO ; RODRIGUES, PREDICANDA ; VIANA, LÍVIA ; SOUSA, K. H. J. F. ; FERREIRA, SALETE ; FERNANDES, SAMANTHA ALVES . Aleitamento Materno: Situação Encontrada em uma Maternidade de Referência. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 09, p. 1384-1391, 2015.
-
SOUSA, KAYO ; SALES, JAQUELINE ; FERNANDES, SAMANTHA ALVES ; FREITAS, MARYANE ; CARVALHO, PATRÍCIA ; COSTA, DENNISE . Triggering factors of work-related stress in nursing: evidenced in literature. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 5, p. 372-381, 2013.
-
SAMANTHA, A.F. . Gestão em Farmácia e Drogarias. 2019. .
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . INFORMÁTICA BÁSICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . FORMAÇAO INICIAL PARA EDUCADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . FORMAÇAO INICIAL PARA EDUCADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . GESTÃO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . OFICINAS DE LEITURA E APRESENTAÇÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . JOGOS E DINÂMICAS NA SALA DE AULA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
FERNANDES, SAMANTHA ALVES . AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2018
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A CRIANÇAS E AO ADOLESCENTE, Descrição: O presente projeto abordou sobre a atuação do enfermeiro que vai desde a promoção da saúde e prevenção de doenças à ação curativa. Neste contexto, realizou-se ações que promovessem atividades educativas na atenção básica com o propósito de atender crianças e adolescentes. Foi Desenvolvido um conjunto de ações educativas na atenção básica com o propósito de atender crianças e adolescentes numa visão biopsicossocial. Enfatizando nas palestras,consulta de enfermagem,rodas de conversas e dinâmicas a importância da promoção à saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando dessa forma a qualidade de vida de crianças e adolescentes nos ambientes sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador / Aldiléia Lima C. Miranda - Integrante / Antonia Kátia L. Araújo - Integrante / Antonio Carlos P. de Sousa - Integrante.
-
2018 - 2018
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO HOMEM E TRABALHADOR, Descrição: O presente projeto visando uma atenção especial que se demonstra necessária quando se atenta para as dificuldades de atenção de grupos específicos no cuidado a própria saúde do homem e trabalhador teve como finalidade abordar de forma simples, assuntos relativos a esse público e familiariza-los cada vez mais com os cuidados em saúde e proteção eficaz a acidentes de trabalho. O enfermeiro como profissional de destaque na promoção e prevenção da saúde, e pela sua aproximação com a comunidade e funcionando como elo entre o encontro dos conhecimentos empíricos e científicos, além de ser um profissional da saúde capacitado para assistência e amplo espectro de atenção ao paciente em diversas áreas, também atua como um educador, onde desenvolve esclarecimentos de dúvidas e age incentivando a população em geral a realizar cuidados próprios em relação ao auto cuidado.Desenvolvimento de ações educativas de enfermagem que possibilitem a informação e a,comunicação ativa na atenção a saúde do homem e do trabalhador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador / PATRICIA DA SILVA PEREIRA - Integrante / JOSÉ NILSON DE SOUSA MORAES - Integrante / WARLISON HENRIQUE MENEZES DE MIRA - Integrante.
-
2018 - 2018
PROJETO SOU ADOLESCENTE SOU CRIANÇA EM MIM VIVE A ESPERANÇA, Descrição: Nos últimos anos, a assistência a criança e ao adolescente vem se transformando em função da mudança nos perfis epidemiológicos e demográficos da população geral e infantil, dos avanços científicos, da incorporação de tecnologias, da participação de mães e pais na assistência, do reconhecimento da importância do trabalho interdisciplinar e da preocupação com a qualidade de vida e com os direitos humanos.Foi desenvolvido um conjunto de ações com o propósito de atender crianças e adolescente numa visão biopsicossocia .Realizou o mesmo na comunidade do Bairro Areal- Coroatá. Enfatizou através de palestras,oficinas criativas, aplicação da consulta de enfermagem, vacinação e dinâmicas visando a promoção à saúde; Prevenção dos agravos na saúde de crianças e adolescentes; Melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador / Heloiza Nayla da Costa - Integrante / Emmily Fabiany Sousa Rodrigues - Integrante / Yasmim Da Silva Souza - Integrante.
-
2018 - 2018
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NOS AMBIENTES SOCIAIS, Descrição: O presente projeto destaca a importância da ação do enfermeiro durante a consulta de enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, pois esta assistência buscou detectar possíveis agravos a saúde, além de oferecer uma educação em saúde para as clientes, mostrando para elas a importância de estarem realizando os autoexames nas UBS e também em casa, fazendo com que as mesmas tenham um conhecimento sobre seu corpo. Segundo a PNAISM a humanização e a qualidade da atenção são condições essenciais para que as ações de saúde se traduzam na resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento e reivindicação de seus direitos e na promoção do autocuidado. Foi Desenvolvido o processo assistencial na buscar de melhorias na saúde da mulher por meio da educação em saúde, enfocando áreas como: riscos na gravidez, gravidez na adolescência, parto humanizado, principais doenças femininas, doenças sexualmente transmissíveis e medidas de higiene e prevenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador / Warlison Henrique Menezes de Miranda - Integrante / Francisca Moura dos Santos - Integrante / Lucas Povoa dos Santos - Integrante / JANILSON FERREIRA DOS SANTOS, - Integrante.
-
2018 - 2018
ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL, Descrição: O presente projeto teve como relevância o desenvolvimento de ações educativas que auxiliem na qualidade de vida dos idosos, possibilitando-os independência e autonomia no que se refere ao seu autocuidado consciente, pois a chegada da terceira idade é um processo natural do ser humano onde a qualidade é definida por suas escolhas. Dessa forma cabe a enfermagem interferir nas escolhas desses cidadãos auxiliando-os para um envelhecimento ativo e saudável onde inclua ações educativas, prevenção e controle de doenças principalmente doenças associadas a essa comunidade com o incentivo a atividade física, nutrição balanceada que pode estar relacionada a doenças crônicas não-transmissíveis, a importância da imunização e hábitos saudáveis. Foi desenvolvido ações educativas de enfermagem na atenção aos idosos nos diversos ambientes sociais como palestras,dinâmicas,aplicação da consulta de enfermagem,atividades físicas e oficinas que possibilitou a esse público o conhecimento e a necessidade de mudanças de hábitos para se ter um envelhecimentos ativo e saudável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador / Ana Paula Cunha Duarte - Integrante / Geovane Moura Viana - Integrante / Hemerson Felipe Fernandes Abreu - Integrante / Kelly Rose Pinho Moraes - Integrante / Linielce Portela Nina da Silva - Integrante.
-
2010 - 2011
Sentinela Parturiente, Descrição: Verificação da prevalência do HIV/Sífilis em Parturientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samantha Alves Fernandes - Coordenador.
Prêmios
2013
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FATORES RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, UNINOVAFAPI.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira ESF, Carga horária: 30
Outras informações:
Exerço a função de Enfermeira ESF - Minhas atividades estão vinculadas ao atendimento a comunidade, exames citológicos, covid - 19, Testes Rápidos de IST, realização de curativos e remoção/substituições de Sonda, organização de atividades educativas para a atenção básica e no PSE, consulta da Enfermagem, Prescrição de Medicamentos conforme Protocolo , Aplicação de Medicação e organização e aplicação de controle de imunobiológico.
2017 - 2019
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Professor Substituto Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Substituta na Universidade Estadual do Maranhão, no Centro de Estudos Superiores de Coroatá - Maranhão (CESCR). Atualmente ministra as disciplinas de Psicologia na Saúde, Educação e Saúde e História da Enfermagem.
2015 - 2015
Hospital Getúlio VargasVínculo: ENFERMEIRA VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 20
Outras informações:
Essa atividade é realizada nas dependências clinicas do Hospital Getúlio Vargas, com carga horária de cerca de 08 hora/dia.
2015 - 2015
Unidade Básica da PicarreiraVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
2014 - 2014
Centro de Hemotalogia e Hemoterapia do PiauíVínculo: Estágio Extra Curricular, Enquadramento Funcional: Enfermeira Acadêmica Ambulatorial, Carga horária: 480
Outras informações:
Realizava atividades de coleta de sangue e ambulatório.
2012 - 2013
Associação Educacional Cristão do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou no período regular as disciplinas de Teoria da Educação e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil. No período especial ministrou as disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Teoria da Educação e Teoria do Currículo, Teoria da Educação e Teoria do Currículo.
2012 - 2013
Associação Educacional Cristão do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra atualmente a disciplina Gestão Educacional I.
2012 - 2013
Associação Educacional Cristão do BrasilVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de História da Educação, Filosofia da Educação, Teoria da Educação e do Currículo, Gestão Educacional e Gestão Educacional II
2009 - 2013
Associação Educacional Cristão do BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia ministrou as disciplinas Teoria do Currículo, Fundamentos Epistemológicos da Educação, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Currículo na Educação Básica, Fundamentos da Educação Infantil e Fundamentos e Metódos da Alfabetização, Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, Psicodinâmica das Relações Humanas, Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia e Orientação de Monografia ( Periodo Regular) e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia, Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, Psicodinâmica das Relações Humanas, Planejamento e Politicas Educacionais, Arte e Educação, Fundamentos Teóricos e Metodologicos da Educação de Jovens e Adultos, Teoria do Currículo (Período Especial).
Atualmente está ministrando Teoria da Educação e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil ( Período Regular) e Teoria da Educação (Período Especial).
2010 - 2011
Universidade de Caxias do SulVínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 200
2014 - 2014
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Arte e Educação.
2013 - 2013
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora II, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Prática Pedagógica I
2012 - 2012
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR
Outras informações:
Miistrou a disciplina de Política Educacional para o curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Piauí, no Campus Torquato Neto, em Teresina - PI.
2012 - 2012
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Filosofia da Educação, pelo PARFOR UESPI 2012.
2010 - 2012
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Substituta do Curso de Pedagogia ministrou as disciplinas de História da Educação Brasileira, Arte e Educação, Prática Pedagógica Supervisionada em Gestão Escolar. Seminário I de Introdução a Pedagogia. Pratica e Pesquisa Educacional I e Prática e Pesquisa Educacional II (Licenciatura em Pedagogia). Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Psicologia da Educação II ( Licenciatura Plena em Computação).
2011 - 2011
Universidade Estadual do PiauíVínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou a disciplina Filosofia da Educação no Programa de Formação dos Professores - PARFOR, vinculado a Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
2011 - 2011
Universidade Estadual do PiauíVínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PARFOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Psicologia da Educação no campus Torquato Neto, em Teresina - PI, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Samantha Alves Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?