BERNARDO AUGUSTO DA COSTA PEREIRA

Doutorando (2020-) em Direito pela Universidade Federal do Pará-UFPA; área de concentração em DIREITOS HUMANOS e linha de pesquisa CONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS. Possui Mestrado (2015) em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (bolsista da CAPES/PROSUP), e Graduação em Direito (2012) pelo Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA. Foi secretário Geral Adjunto da Escola Superior de Advocacia - ESA/OAB-PA (2022-2023). Membro da ANNEP- Associação Norte-Nordeste de Processo. Atualmente é professor do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Professor convidado de pós-graduações lato sensu. Professor convidado da Escola Superior de Advocacia - ESA - OAB/PA. Autor do livro "Os precedentes judiciais e a razoável duração do processo: uma análise a partir da teoria do direito como integridade de Ronald Dworkin", publicado pela editora Lumen Juris, em 2017, e incluído pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no rol de bibliografias selecionadas para compreensão do Novo Código de Processo civil (edição maio/2018). Co-autor do livro Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento - 2 ed., publicado pela editora Lumen Juris em 2019. Co-autor do livro Análise Econômica do Processo Civil Brasileiro - 2 ed., publicado pela editora Juspodivm em 2021. Advogado inscrito perante a OAB/PA, sob o n. 18.971. Foi membro das comissões temáticas de processo civil e exame da ordem da OAB-PA (triênio 2019-2021).

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

2020 - Atual

Universidade Federal do Pará
Gisele Santos Fernandes Góes.

Mestrado em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

2013 - 2015

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Os precedentes judiciais como forma de superação da crise de tempestividade na prestação jurisdicional brasileira: em busca da razoável duração do processo
, Ano de Obtenção: 2015.Jose Henrique Mouta Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

2008 - 2012

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Mecanismos de Vinculação das Decisões Judiciais e sua Conformação Principiológica
Orientador: Michel Ferro e Silva

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2007

COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . I Conferência Internacional de Direitos Humanos - Novos olhares sobre a proteção internacional da pessoa humana. 2013. (Outro).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . X Semana Jurídica do CESUPA. 2010. (Outro).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . III Seminário Internacional ?Teoria do Direito e Sustentabilidade?. 2009. (Outro).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . IX Semana Jurídica do CESUPA. 2009. (Outro).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

XXIV JORNADA JURÍDICA DO CESUPA.PROCESSOS ESTRUTURANTES E A REALIDADE AMAZÔNICA,. 2023. (Outra).

SEMANA DO EGRESSO PPGD/CESUPA.PRECEDENTES JUDICIAIS E PROCESSOS ESTRUTURAIS. 2022. (Outra).

XXIII JORNADA JURÍDICA DO CESUPA.PROCESSOS ESTRUTURANTES E ACESSO À JUSTIÇA. 2022. (Outra).

05 anos da vigência do Novo CPC e a Fazenda Pública - PGE/PA.Processos estruturantes e Fazenda Pública. 2021. (Simpósio).

XXII Jornada Jurídica do CESUPA.Precedentes, ativismo judicial e o papel do Judiciário na contemporaneidade. 2021. (Outra).

Congresso Integrado Dos Centros Acadêmicos de Direito do Brasil (CICADB),. Tutelas Coletivas no Período da Pandemia. 2020. (Congresso).

Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial SKEMA-ON-LINE. 2020. (Congresso).

I Congresso Online Mulheres no Processo - IBDP. O princípio da primazia do mérito recursal e a jurisprudência do STJ- Painel Recurso e Ordem dos processos nos Tribunais. 2020. (Congresso).

I JORNADA JURÍDICA ONLINE DO CESUPA -"Eleições e(em) Pandemia: um diálogo possível?",. 2020. (Congresso).

Pandemia COVID 19 e seu aspectos jurídicos.Pandemia COVID 19 e seu aspectos jurídicos. 2020. (Outra).

2 fórum de aprendizagem atva e inovação acadêmica do CESUPA. 2019. (Outra).

III Congresso de Processo Civil da LAJUPA. Levando os precedentes à sério: interpretando com base na integridade. 2019. (Congresso).

Mostra de pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019. 2019. (Outra).

Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Precedentes judiciais e seu panorama atual. 2019. (Outra).

Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2019.Precedentes judiciais: vantagens e desvantagens em sua utilização. 2019. (Outra).

Oficina de Elaboração de itens-Provas Objetivas-Projeto CESUPA/STHEM 2019. 2019. (Outra).

Semana Jurídica FACI-WYDEN.Desafios na escrita de um curso jurídico. 2019. (Outra).

Semana Jurídica FACI-WYDEN 2019.Mesa Redonda-Núcleo de Processo Civil-Acesso à justiça e a comunidade ribeirinha.. 2019. (Outra).

XX Jornada Jurídica do Cesupa.Precedentes judiciais e inovação tecnológica: análise concreta da admissibilidade de incidentes de resolução de demandas repetitivas do TJ-PA. 2019. (Outra).

XXVIII congresso nacional do CONPEDI. 2019. (Congresso).

II Congresso de Processo Civil da Lajupa. Argumentos favoráveis e contrários ao uso de precedentes judiciais. 2018. (Congresso).

Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2018.O papel da conciliação no processo civil brasileiro: avanço ou retrocesso?. 2018. (Outra).

Noções introdutórias sobre os precedentes judiciais.Vantagens e desvantagens no uso dos precedentes judiciais. 2018. (Outra).

XIX Jornada Jurídica do CESUPA.Teoria Geral da Execução e sua conformação constitucional. 2018. (Outra).

III Congresso Mulheres no Processo Civil. 2017. (Congresso).

Temporadas do Conhecimento.Novo processo civil e precedentes.. 2017. (Outra).

VI Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente. 2017. (Seminário).

XVIII Jornada Jurídica do CESUPA.Os precedentes judiciais e sua importância no atual contexto jurídico brasileiro.. 2017. (Outra).

I ENCONTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DIFUNDIR- DIRETRIZES FUNDAMENTAIS DO DIREITO: O PROCESSO COLEIVO COMO UM EFICAZ MEIO DE ACESSO À JUSTIÇA NO DIREITO BRASILEIRO.O NCPC e o IRDR- Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. 2016. (Encontro).

Congresso Nacional On-line de Pesquisa Jurídica (CONAPEJ). 2014. (Congresso).

Encontro Nacional de Direito Público e Privado - Edição Belém. 2013. (Congresso).

Seminários de Projeto de Pesquisa de Pós Graduação Stricto Sensu.A vinculação das decisões judiciais como meio de efetivação do direito fundamental de acesso a justiça. 2013. (Seminário).

I Seminário dos Monitores de Direito.O Novo Código de Processo Civil - Reflexões Necessárias a Partir das Versões do Senado e da Câmara. 2012. (Seminário).

Jornada Jurídica ?Professor Zeno Veloso". 2012. (Outra).

XII Semana Jurídica do CESUPA. 2012. (Outra).

Palestra ?Repercussão Geral e o Processo Civil Brasileiro". 2011. (Outra).

Seminário Estadual de Defesa dos Direitos das Comunidades Remanescentes de Quilombos. 2011. (Seminário).

V Conferência dos Advogados do Estado do Pará. 2011. (Outra).

XI Semana Jurídica do CESUPA. 2011. (Outra).

Ciclo de Debates Jurídicos ?Clóvis Cunha da Gama Malcher?. 2010. (Outra).

X Semana Jurídica do CESUPA - Direito ao Desenvolvimento e Inclusão Social na Amazônia. 2010. (Outra).

3 Encontro da Cátedra Luso-Amazônica: Diálogos sobre Ciências Criminais. 2009. (Encontro).

Ciclo de Palestras ?Temas Polêmicos do Direito no Século XXI?. 2009. (Outra).

Jornada Jurídica: ?Atualidades para o Exame da Ordem em homenagem ao Dr. Ophir Cavalcante Jr.. 2009. (Outra).

Seminário ?A Pluralidade dos Processos Jurídicos". 2009. (Seminário).

Seminário ?Fraternidade e Segurança Pública". 2009. (Seminário).

Seminário ?Teoria do Processo, Acesso à Justiça e Políticas Públicas?. 2009. (Seminário).

Ciclo de Seminários ?A atualidade no Ensino do Direito". 2008. (Seminário).

I Ciclo de Debates Jurídicos -2008. 2008. (Outra).

III Congresso Jurídico de Salinas- III CJUS. 2008. (Congresso).

IV Congresso Paraense de Direito de Família. 2008. (Congresso).

Jornada Jurídica Desembargador Geraldo Lima. 2008. (Outra).

Semana Jurídica "José Rodrigues da Silveira Neto". 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: NATÁLIA MARIA RODRIGUES BRAGA

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. A mediação e a conciliação como formas de resolução de conflitos promovedoras de acesso à justiça aos hipossuficientes. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil Individual e Coletivo) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Naoki de Queiroz Sakaguchi

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA; SOUZA, J. F.. O TRATAMENTO DADO À ARBITRAGEM BRASILEIRA E SUA NAUREZA JURÍDICA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Cimara Vidal Fonseca; Elizete Soares de Figueiredo

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SOUZA, J. F.. O princípio do empoderamento na mediação: possibilidade de exercício no meio virtual. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Gabriel Araujo Andrade

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. O cabimento da prisão civil do devedor como medida atípica em execuções diversas de alimentos. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil Individual e Coletivo) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Sumaya Prazeres de Campos e Suzana Resende Rabelo de Souza

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. A técnica da constelação familiar e sua aplicação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: André Victor Santos de Matos e Gabrielle Edwards Vieira

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. Os limites da realização de negócios jurídicos processuais atípicos sob a perspectiva do código de processo civil de 2015. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Cleomar Coelho Soares e Érika da Silva Pimentel

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. Motivação das decisões judiciais: o art. 489, 1 do CPC e a (re)descoberta do dever de fundamentação. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Andréa dos Santos Costa e Ramiz dos Santos Pastana

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. Limites dos negócios jurídicos processuais atípicos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Lindinéa Furtado Vidinha

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. Princípio da razoável duração do processo: instrumentos processuais e a solução da morosidade d do acúmulo de processos pelas Cortes de Justiça. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Brenda Silva Alcantara Oliveira

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; MACEDO, B. R. B. F.. A estabilização das medidas cautelares nos Tribunais de Contas dos Municípios do Estado do Pará. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Wilson Silva Alcantara Oliveira

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; MACEDO, B. R. B. F.. Medidas Coercitivas na Execução de Sentença e de Decisões Interlocutorias. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Sofia Fogarolli Vieira

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SOUSA, B. B.. Incidente de Desconsideração da Personalidade de Jurídica: Uma análise do STJ e sua Consolidação no NCPC. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Pedro Gabriel Matos Lima

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, A. L. H. C.. A aplicação desproporcional das medidas executivas atípicas como meio coercitivo para garantia da execução. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Marcelo Coelho do Amaral Pinheiro Segundo;Paulo Vytto Santos

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. Análise da (im)possibilidade de vinculação dos juízes de primeiro grau e das turmas de tribunais às suas próprias decisões.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Clarisse Coelho Campos ; Marcella Maria Proença Lopes

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. Braskem: Desastre socioambiental e seus reflexos acerca da tipologia dos conflitos ? Exposição de meios para uma articulação adequada dos processos coletivos Edilson Vitorelli.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Gustavo Souza de Freitas ; Clebson da Silva Barbosa

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. A atividade do garimpo no baixo amazonas à luz da classificação dos conflitos coletivos de Edilson Vitorelli.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Lucas Correia de Freitas Castro;Raul Guilherme Oliveira Reis

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. A mediação de direito indisponíveis: A indisponibilidade do interesse público e o papel da fazenda pública.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Ercidio Lamas Coelho ; Eduardo Samir Coelho Monteiro

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. O protagonismo dos precedentes: Análise comparada do sistema jurídico brasileiro com a common law norte americana após o NCPC. Fazemos parte de um sistema misto?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: LUCAS SANTOS DE ALCANTARA

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. A (ir)recorribilidade do despacho de reserva à luz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Denner Eudes Favacho da Rocha Junior

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. O (des)tratamento dado à mediação no sistema jurídico brasileiro: uma análise do artigo 334 do código de processo civil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Allana Vasconcelos Teixeira Rodrigues;Maria Viggiano Silva

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA; SOUZA, J. F.. O incidente de resolução de demanda repetitiva como instrumento de formação deprecedente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Hylggner Kyrios Moura Bastos

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA. Naufrágio do Haidar: A inadequação da prática do sistema multiportas no Brasil.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Juliana Maria Menezes da Silva; Kethelen Fabrícia Miranda

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA; BONNA, Alexandre Pereira. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM ABORDAGENS POLICIAIS: UMA ANÁLISE DO CASO FAVELA NOVA BRASÍLIA X BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Djalma Brito de Matos Júnior

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA; SOUZA, J. F.. O CANAL LINHA DIRETA PROMOVIDO PELA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ COMO MEIO DE ACESSO À JUSTIÇA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: ISRAEL BUNA LIMA SANTOS E LUCAS AMORIM CUNHA DO NASCIMENTO

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA. A responsabilidade civil e fake news; a atuação da educação digital na prevenção dos danos causados pela desinformação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Hilda Dias Rodrigues de Souza/Anna Luiza Fernandes de Moraes

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA. A aplicação da tutela de evidência pelo TJSP:uma análise envolvendo atraso de obra e a súmula 543 do STJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Ricardo Cardoso Bastos

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA; SOUZA, J. F.. A tutela provisória antecedente no âmbito dos juizados especias civis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal.

Aluno: VICTÓRIA VASCONCELOS SÁ

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. Responsabilidade Civil do médico por erros ocasionados no uso da inteligência artificial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Ingrid Thayná Dos Santos Batista / Sarah Silva Guedes

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; BONNA, Alexandre Pereira. O núcleo de prática jurídica como instrumento de promoção do acesso à justiça: análise do núcleo de prática jurídica do CESUPA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: VICTOR FIGUEIREDO ATANES

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; GILLET, J. S. M.. INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL EM CASOS DE MORTE DE ENTE QUERIDO À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA NOS ANOS DE 2019 À 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal.

Aluno: ANA CAROLINE DE OLIVEIRA ALMEIDA

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; GILLET, J. S. M.. ESTUDO SOBRE O DANO MORAL POR ABANDONO AFETIVO COM A FRONTEIRA DA PSICOLOGIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal.

Aluno: Giovana Coutinho Mattar

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, M. F.. Uma análise da utilização atual da reclamação como instrumento necessário para garantir a observância de precedentes judiciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Mariana Diniz Cardoso

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; DIAS, J. C.. Análise das tutelas de urgência no procedimento arbitral sob a visão da cooperação entre o judiciário e a arbitragem à luz da análise econômica do direito.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Carlos Andrey de Oliveira Parente

FAMPA, D. S.;PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa. Publicidade infantil: a regulamentação de práticas de publicidade no contexto multimidiático, ante o conflito entre liberdade econômica e o direito fundamental da criança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden.

Aluno: Daniel Aben-Athar Lobato da Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; PINTO, A. C. L.. A autocomposição bilateral usada como alternativa para resolução de conflitos civis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden.

Aluno: George Iure da Silva Fança

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcante. Análise da aplicabilidade do incidente de resolução de demandas repetitivas ao processo trabalhista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Leonardo Augusto da Silva Ribeiro

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, A. O.. A estabilização da tutela antecipada no novo código de processo civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Breno José Antônio Goes Cruz

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, A. O.. A força vinculante dos precedentes no CPC/2015: uma análise acerca da sua (in)constitucionalidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Bruna Antunes dos Reis

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; AROUCK, J. H. V.. Inflexão de Ronald Dworkin para o direito: breve análise acerca do direito como integridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Estácio FCAT.

Aluno: Mateus Albuquerque Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa. A inexigibilidade da obrigação constituída por título executivo judicial fundamentado em lei ou ato normativo inconstitucional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Artur Augusto Campos da Luz Lucas

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa. Respeito à última vontade do morto quanto a doação de órgãos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: LUCAS MONTREUIL FAÇANHA

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; NUNES, C.. Jus postulandi nos juizados especiais cíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Estácio FCAT.

Aluno: ANTONIO CASSIO CARDEAL DIAS

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; NUNES, C.. A mediação no Novo Código de Processo Civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Estácio FCAT.

Aluno: MARIA FRANCILENE PEREIRA DE LIMA

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; CHAVES, L. O.. O novo conceito de curatela a partir do Estatuto das Pessoas com Deficiência (Lei 13.146/15). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Estácio FCAT.

Aluno: Ramona Feitos Ferreira

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; FERREIRA, L.. Negócio Jurídico Processual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Estácio FCAT.

Aluno: Beatriz da Silva Dias

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; MARQUES, D. B. G.. Homicídio no trânsito: uma análise acerca da tipificação penal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL.

Aluno: Karina Sousa Ramos

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, R. A.. Precedentes judiciais e a autonomia do juiz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL.

Aluno: Ewerton Rhiley Moreira Rodrigues

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; CHAVES, L. O.. A existência do processo coletivo passivo no ordenamento brasileiro e a necessidade de inovação legislativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL.

Aluno: Jonathan Brito Rocha

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. O juízo de admissibilidade dos recursos excepcionais e o acesso à jurisdição dos tribunais superiores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Helton Luis dos Santos Almeida

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Prisão civil do devedor de pensão alimentícia: alternativas de cumprimento da obrigação sem a necessidade de coerção pessoal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Virgílio Ferreira Libonati Neto

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. A intervenção judicial na saúde pública: limites e controles do poder judiciário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Maria da Glória Negrão Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Celeridade processual e as tutelas de urgência: fusão das técnicas de urgência como forma de garantir a melhor prestação jurisdicional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Shayanne do Socorro de Almeida da Paixão

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Suspensão de decisões em mandado de segurança e a intervenção judicial nas políticas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Jefferson Viera da Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. A constitucionalidade do controle do pedido de suspensão de liminar em favor do Poder Público: decisão política ou jurídica?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Amanda Caroline de Oliveira Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. A função social da propriedade e a tutela processual da posse. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Lídia Mariana Hage Chaves

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. As tutelas de urgência no projeto do novo CPC: uma análise comparativa com a legislação em vigor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Mariana Vinagre Pires Franco

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. A responsabilidade extracontratual do Estado por danos causados a terceiros em decorrência da execução indireta de obra pública: a hipótese de culpa ou dolo exclusivo do construtor particular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Ana Gabriella Falcão Neto da Cruz

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. O controle dos atos administrativos discricionários segundo os princípios administrativos: análise a partir da jurisprudência dos Tribunais Superiores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Ana Letícia Ferro Francischetto

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Ponderação entre direitos públicos e direitos privados decorrentes da concessão de licença administrativa para construir ilegal: o caso do Edifício Premium. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Nadja Eluan Maués

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Ministério Público e direitos transindividuais: legitimidade e efetividade de direitos fundamentais na decisões judiciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, M. F.. O controle judicial da representatividade adequada nas ações coletivas brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Rafael Rezende de Albuquerque

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, M. F.. O poder geral de efetivação e a prisão civil por contempt of court.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Jéssica Souza da Silva

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, M. F.. O incidente de resolução de demandas repetitivas: artigos 988 a 999 do projeto de código de processo civil ? projeto de lei n. 8.046/2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: ANA LAURA DA CUNHA CATARINO

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa; SILVA, M. F.. A impugnação à execução de título executivo judicial fundado em lei ou ato normativo reputado inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal e o seu efeito desconstitutivo no processo civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Juliana Oliveira

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Amicus Curiae no controle difuso de constitucionalidade: pluralização do debate jurídico ou desvio de finalidade?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Arthur Ledo Mendonça

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Juizados especiais cíveis: as vantagens da conciliação e o papel do conciliador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Julia Luthiany da Silva Oliveira

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. Os prazos da fazenda pública e o princípio da isonomia: críticas necessárias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Aluno: Verena Maria Santos de Medeiros

PEREIRA, Bernardo Augusto da CostaARAUJO, J. H. M.. A quebra do sigilo telefônico como fonte de prova no processo civil em casos excepcionais: uma análise à luz da proporcionalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade da Amazônia.

Orientou

Vinícius Ricardo Pereira de Matos

A relevância do conteúdo fático-probatório na formação do precedente firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas: repensando a quest]ao unicamente de direito; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito processual civil) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Fernando Leão Roumié / Gabriel Dias Serique

O código de processo civil e a contagem de prazo em dias úteis: análise acerca de sua consequência frente aos litígios de caráter alimentar no âmbito do direito de família e afronta aos princípios da celeridade e da dignidade da pessoa humana; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

RAQUEL SIMONE DE SOUZA E RONE MESSIAS DA SILVA

Sucumbência recíproca e os honorários advocatícios; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Cleomar Coelho Soares e Érika da Silva Pimentel

Motivação das decisões judiciais: o art; 489,1 do CPC e a (re)descoberta do dever de fundamentação; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

André Victor Santos de Matos e Gabrielle Edwards Vieira

Os limites da realização de negócios jurídicos processuais atípicos sob a perspectiva do código de processo civil de 2015; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Sumaya Prazeres de Campos e Suzana Resende Rabelo de Souza

A técnica da constelação familiar e sua aplicação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Nicolle Nunes Serruya

Acesso À justiça e efetividade da prestação jurisdicional mediante os meios alternativos de composição de conflitos; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Mirza Guarani de Souza Fenandez

INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS COMO INSTRUMENTO PARA GARANTIR A ISONOMIA, SEGURANÇA JURÍDICA E A RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil Individual e Coletivo) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

LAYSE ALMEIDA DE OLIVEIRA

A NORMA FUNDAMENTAL DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO E AS TUTELAS PROVISÓRIAS NO CPC/2015; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil Individual e Coletivo) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Iago da Cunha Cardoso Silva

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica: uma abordagem acerca de sua aplicação na esfera processual civil e trabalhista; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Nívea Maria Silva Mendes

OS PRECEDENTES JUDICIAIS SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA IGUALDADE E DA SEGURANÇA JURÍDICA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Gabriela Mayumi Nagano de Carvalho

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POST MORTEM E OS PRECEDENTES JUDICIAIS: sanando as lacunas legislativas; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Arthur Pereira Rodrigues e Juliana Correa Gonçalves

O ACESSO A JUSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA PERSPECTIVA DOS ANALFABETOS DIGITAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Maria Gabriela Lemos Crispino e Mayumi Corrêa Botelho

MEDIDAS ATÍPICAS NA EXECUÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Eduardo José Moraes Da Silva / Simon Afonso Correa Lobato

A ATECNIA CONCEITUAL DOS PRECEDENTES NO CPC:UMA ANÁLISE METODOLÓGICA UTILIZANDO O IRDR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

ARIELA BARBOSA FREIRE

MÉTODOS ADEQUADOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS COM ÊNFASE EM ONLINE DISPUTE RESOLUTION; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

CAROLINA ARRAIS MAROJA DE SOUZA

A TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO NÃO PRESENCIAL NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E O ACESSO À JUSTIÇA DAQUELES QUE VIVEM EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE DIGITAL: a necessidade de preservação das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

DÉBORA NAZARÉ BORGES GOMES

O (des)cabimento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) nos Tribunais Superiores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Ideal; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

João Victor Frota Queiroz

A ilegitimidade do STJ e a revogação udicial do rol das hipóteses de cabimento do agravo de instrumento no CPC; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Carlos Augusto de Oliveira Borges

Mediação na área de família utilizando como ferramenta a constelação sistêmica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Renata Maria Queiroz Pinheiro Penafort

Conciliação e mediação como meios alternativos de solução de conflitos pré-processual: uma análise de dados do 9 centro de soluções de conflitos do Estado do Pará (CEJUSC/CAD); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Luis Adriano Conrado Sabino de Oliveira

Medidas executivas atípicas: existem limites à criatividade do juiz em sua aplicação?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade FACI | Wyden; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Mariana Vinagre Pires Franco

A responsabilidade extracontratual do Estado por danos causados a terceiros em decorrência da execução indireta de obra pública: a hipótese de culpa ou dolo exclusivo do construtor particular; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Ana Letícia Ferro Francischetto

Ponderação entre direitos públicos e direitos privados decorrentes da concessão de licença administrativa para construir ilegal: o caso do Edifício Premium; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Ana Gabriella Falcão Neto da Cruz

O controle dos atos administrativos discricionários segundo os princípios administrativos: análise a partir da jurisprudência dos Tribunais Superiores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Bernardo Augusto da Costa Pereira;

Produções bibliográficas

  • DE ANDRADE, AGENOR CÁSSIO NASCIMENTO CORREIA ; GÓES, Gisele Santos Fernandes ; PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . A UTILIZAÇÃO DOS NUDGES NAS SESSÕES DE MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DOS CONFLITOS. Revista eletrônica de direito processual , v. 23, p. 1, 2022.

  • PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . Precedentes judiciais e acesso à justiça: argumentos favoráveis à sua utilização. Revista Cidadania e Acesso à Justiça , v. 6, p. 18, 2020.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O programa bolsa família e a (in)formalidade trabalhista de seus beneficiários.. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 2017, p. .-., 2017.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; SILVA, L. M. . Violência urbana e políticas públicas de segurança: a realidade do programa pro paz no bairro da Terra-Firme em Belém/PA-Brasil. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 2016, p. .-., 2016.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Inovação nos tribunais e o Novo Código de Processo Civil Brasileiro: o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. Derecho y Cambio Social , v. 44, p. ., 2016.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; RAMOS, I. R. . Direito e Medicina: O Espectro Equimótico de Legrand du Saulle à Luz da Jurisprudência Brasileira. Revista Jurídica Luso Brasileira , v. 3, p. 343-360, 2015.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Biodireito Brasileiro, seus princípios e a bioética. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 2015, p. ., 2015.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . UMA BREVE INTRODUÇÃO À TEORIA JURÍDICA DE RONALD DWORKIN. Amazônia em foco: Ciência e Tecnologia , v. 4, p. 42-62, 2015.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; RAMOS, I. R. . Direito e Medicina: O Espectro Equimótico de Legrand Du Saulle à Luz da Jurisprudência Brasileira. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 36, p. 1-15, 2014.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Resenha do artigo: ?departamentalização e unidade das ciências sociais?. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. abril, p. ., 2014.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; MONTEIRO, R. A. ; VIDINHA, C. M. . Direito e Literatura: O Admirável Mundo Novo da Bioética e do Biodireito. Revista Eletrônica Saber Jurídico , v. 5, p. 83-97, 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Bullying: Implicações jurídicas e o papel do Estado. Revista de Derecho y Câmbio Social , v. 32, p. .-., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . As Teorias Clássicas da Separação entre os Poderes: Montesquieu, Os Federalistas e a Constituição da República Federativa Do Brasil. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 20, p. .-., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Mecanismos de Vinculação das Decisões Judiciais no Direito Brasileiro: Repercussão Geral, Súmula Vinculante e Súmula Impeditiva de Recurso. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 20, p. .-., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Resenha Descritiva do Livro: ?Benefício da Justiça Gratuita?. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 20, p. .-., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Breves Considerações Acerca da Aproximação Entre Civil Law e Common Law no Direito Brasileiro. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 21, p. .-., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A Importância do Momento Legislativo para o Correto Estudo do Novo Código de Processo Civil: O Exemplo da Coisa Soberanamente Julgada. Jus Navigandi , v. ., p. ., 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; VIDINHA, C. M. ; MONTEIRO, R. A. . Direito e Literatura: O Admirável Mundo Novo da Bioética e do Biodireito. Revista do Instituto do Direito Brasileiro , v. 12, p. 14063-14081, 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . As Teorias Clássicas da Separação entre os Poderes: Montesquieu, Os Federalistas e a Constituição da República Federativa Do Brasil. Revista do Instituto do Direito Brasileiro , v. 2013, p. 15361, 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A Importância do Momento Legislativo para o Correto Estudo do Novo Código de Processo Civil: O Exemplo da Coisa Soberanamente Julgada. Boletim Conteúdo Jurídico , v. 233, p. ---, 2013.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Bullying: Implicações Jurídicas e o Papel do Estado. Revista Eletrônica Saber Jurídico , v. 3, p. 64-89, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Recesso de Fim de Ano no Novo Código de Processo Civil: Breves Considerações Acerca das 'Férias' Para os Advogados. Boletim Conteúdo Jurídico , v. 205, p. _, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Recesso de Fim de Ano no Novo Código de Processo Civil: Breves Considerações Acerca das 'Férias' Para os Advogados. Jus Navigandi , v. _, p. _, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Princípio da Cooperação no Novo Código De Processo Civil: o Fim das Divergências Doutrinárias Quanto a Configuração do Processo. Boletim Conteúdo Jurídico , v. 207, p. _, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Princípio da Cooperação no Novo Código De Processo Civil: o Fim das Divergências Doutrinárias Quanto a Configuração do Processo. Jus Navigandi , v. _, p. _, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Bullying: Implicações Jurídicas e o Papel do Estado. Revista do Instituto do Direito Brasileiro , v. 7, p. 4223-4264, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Projeto do Novo Código de Processo Civil e os Prazos Diferenciados: Análise Comparativa. Jus Navigandi , v. _, p. _, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Projeto do Novo Código de Processo Civil e os Prazos Diferenciados: Análise Comparativa. Boletim Conteúdo Jurídico , v. 207, p. _-_, 2012.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Factoring. Revista Eletrônica Saber Jurídico , v. 2, p. 100-119, 2011.

  • PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA ; DIAS, J. C. . ANÁLISE ECONÔMICA DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. 2. ed. Juspodivm, 2021.

  • DIAS, J. C. ; MOUTA, J. H. ; SILVA, M. F. E. ; SILVA, A. O. ; HOMCI, A. L. ; PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019. v. 1. 350p .

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Os precedentes judiciais e a razoável duração do processo: uma análise a partir da teoria do direito como integridade de Ronald Dworkin. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017. 296p .

  • GÓES, Gisele Santos Fernandes ; DE ANDRADE, AGENOR CÁSSIO NASCIMENTO CORREIA ; PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A UTILIZAÇÃO DOS NUDGES NAS SESSÕES DE MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DOS CONFLITOS. In: DENISE PINHEIRO SANTOS MENDES; GIUSSEPP MENDES;JEFERSON ANTONIO FERNANDES BACELAR;. (Org.). MAGNÍFICAS MULHERES: LUTANDO E CONQUISTANDO DIREITOS. 1ed.Belo Horizonte: Fórum, 2023, v. , p. 181-198.

  • ARAUJO, J. H. M. ; PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . PROCESSOS ESTRUTURAIS E A NECESSÁRIA REVISITAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES. In: Edilson Vitorelli; Edilson Vitorelli; Hermes Zaneti Jr.; Luís Alberto Reichelt; Marco Félix Jobim; Sérgio Cruz Arenhart;. (Org.). COLETIVIZAÇÃO E UNIDADE DO DIREITO - VOL. IV. 1ed.Londrina: Thoth, 2023, v. , p. 1-2.

  • PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA ; GÓES, Gisele Santos Fernandes . PROCESSOS ESTRUTURANTES NO DIREITO BRASILEIRO: BREVES REFLEXÕES ACERCA DESTE (NÃO TÃO) NOVO PARADIGMA PROCESSUAL. In: Edilson Vitorelli; Gustavo Osna; Hermes Zanetti Jr., Luiz Alberto Reichelt; Marco Félix Jobim; Rogéria Dotti;. (Org.). Coletivização e Unidade do Direito- Estudos em Homenagem ao Professor Sérgio Cruz Arenhart - vol. III. 1ed.Londrina: Thoth, 2022, v. , p. 181-205.

  • PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA ; GÓES, Gisele Santos Fernandes . ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA E DIVERGÊNCIAS INTERPRETATIVAS: PONDERAÇÕES NECESSÁRIAS. In: ALVIM, Teresa Arruda; LAMY, Eduardo de Avelar; RIBEIRO, Leonardo Ferres da Silva. (Org.). Tutela provisória: direto ao ponto. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021, v. , p. 387-408.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O princípio da vedação ao retrocesso ambiental: ponderações necessárias a partir da teoria dos precedentes judiciais. In: Verena Holanda de Mendonça Alves; Rafaela Teixeira Sena Neves; João Daniel Daibes Resque. (Org.). Direito contemporâneo em debate: estudos transdisciplinares. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2019, v. 1, p. 335-356.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A vinculação aos precedentes judiciais e a possibilidade de sua aplicação fora do common law - análise histórica comparativa entre os sistemas jurídicos romano-germânico e anglo-saxônico. In: Adelvan Oliverio; Arthur Laércio Homci; João Paulo Mendes Neto;. (Org.). Direito Processual ? Inovações e Perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, v. , p. 43-62.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O conceito de políticas (policies) nos primeiros vinte anos da teoria de Ronald Dworkin. In: Jean Carlos Dias. (Org.). O pensamento jurídico contemporâneo. 1ed.: , 2015, v. , p. 93-110.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . DEMOCRACIA (?) JUDICIAL E NEOCONSTITUCIONALISMO: AMPLIAÇÃO DO DEBATE POR MEIO DE OUTRAS TEORIAS DEMOCRÁTICAS. In: I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020. TEORIAS DA DEMOCRACIA, DIREITOS POLÍTICOS E FILOSOFIA DO ESTADO II, 2020.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE N. 319-4/DF: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS PRECEDENTES. In: I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020. DIREITO, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL II, 2020.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O POSITIVISMO JURISPRUDENCIAL E A AMPLIAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS BASEADAS EM PRECEDENTES JUDICIAIS: REFLEXO NEOCONSTITUCIONALISTA. In: II ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020, Florianópolis. TEORIA CONSTITUCIONAL, 2020.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A CRIAÇÃO DO PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO AMBIENTAL NA JURISPRUDÊNCIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ELEMENTOS DO COMMON LAW. In: XXVIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2019, BELÉM. DIREITO AMBIENTAL E SOCIOAMBIENTALISMO II, 2019. p. 142-160.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . ANÁLISE HISTÓRICA COMPARATIVA ENTRE OS SISTEMAS JURÍDICOS ROMANO-GERMÂNICO E ANGLO-SAXÔNICO: A VINCULAÇÃO AOS PRECEDENTES JUDICIAS E A POSSIBILIDADE DE SUA APLICAÇÃO FORA DO COMMON LAW. In: XXVIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2019, BELÉM. HISTÓRIA DO DIREITO, 2019. p. 9-28.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; SOUZA, C. A. M. . O papel da conciliação no processo civil brasileiro: avanço ou retrocesso. In: Mostra de Ciência e Tecnologia 2018, 2018, Belém. Mostra de Ciência e Tecnologia 2018, 2018.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; SOUZA, C. A. M. . A TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO NÃO PRESENCIAL NOS JUIZADOS ESPECIAIS E O RESPEITO AO CONTRADITÓRIO E À AMPLA DEFESA. In: I ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020. ACESSO À JUSTIÇA E SOLUÇÃO DE CONFLITOS I, 2020.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; SILVA, A. T. W. C. ; LIMA, H. G. M. . A DESJUDICIALIZAÇÃO NA EXECUÇÃO CIVIL FRENTE AO COLAPSO DO PROCESSO EXECUTIVO BRASILEIRO. In: II ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI, 2020, Florianópolis. ACESSO À JUSTIÇA E SOLUÇÃO DE CONFLITOS I, 2020.

  • PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA ; SOUZA, C. A. M. . A LEI N 13.994/2020 E A CONCILIAÇÃO VIRTUAL NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS: A NECESSÁRIA COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES E AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2020, Belo Horizonte. Formas tecnológicas de solução de conflitos I. Belo Horizonte: Skema Business School, 2020. p. 12-18.

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Pandemia COVID-19 e seus aspectos jurídicos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Os precedentes judiciais e sua importância no atual contexto jurídico brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Novo processo civil e precedentes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O NCPC e o IRDR- Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Precedentes judiciais no Direito Brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . A vinculação das decisões judiciais como meio de efetivação do direito fundamental de acesso a justiça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . O Novo Código de Processo Civil - Reflexões Necessárias a Partir das Versões do Senado e da Câmara. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . Módulo de processo constitucional. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . Módulo de teoria dos precedentes. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . Módulo de processo de execução. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . Aula Formas e atos processuais. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO COSTA . Módulo de Cumprimento de sentença e processo de execução. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . ?Contratos em meio à pandemia: aspectos teóricos, processuais e práticos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . Noções introdutórias a cerca da Petição Inicial de conhecimento. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . Uma introdução aos precedentes judiciais no direito brasileiro. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . Precedentes judiciais: questões introdutórias. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, BERNARDO AUGUSTO DA COSTA . Precedentes judiciais: aspectos centrais. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Minicurso de prática processual em remédios constitucionais - Prática em ação civil pública. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Curso de Resolução de questões - Projeto OAB NOW. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Curso de prática dos recursos civil - Projeto Residência Jurídica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Curso de Nivelamento - Processo Civil-Recursos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Curso de Resolução de questões - Projeto OAB NOW. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Prática da petição inicial (conhecimento) - curso de férias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Teoria Geral do Processo - curso de nivelamento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento - Projeto Conquistar. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Teoria Geral do Processo e Juizados Especiais - Projeto Conquistar. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Módulo de Recursos e Processo nos Tribunais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . Aspectos gerais do processo civil - Projeto Conquistar. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . MÓDULO DE EXECUÇÃO DE TÍTULOS JUDICIAIS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . MÓDULO DE JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA E MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . MÓDULO DE JURISDIÇÃO, COMPETÊNCIA E MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa . MÓDULO DE EXECUÇÃO DE TÍTULOS JUDICIAIS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, Bernardo Augusto da Costa ; SILVA, M. F. . MÓDULO DE PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Direitos Humanos, Jurisdição e Fundamentação das Decisões Judiciais., Descrição: O grupo irá efetuar pesquisa a respeito do papel do Judiciário na concretização dos direitos fundamentais com foco na motivação das decisões judiciais e sua justificação no plano teórico. Esse objetivo tem séria repercussão acadêmica pela necessidade de entender o modelo de fundamentação utilizado pelos Tribunais brasileiros, em especial, tendo como pano de fundo o pensamento jurídico contemporâneo. De outro lado, será objeto de pesquisa as técnicas e meios de concretização dos direitos fundamentais por meio da atividade jurisdicional, abrangendo, inclusive a legitimidade do Judiciário para tanto. O grupo pretende publicar análises de diversas matizes, inclusive econômicas, estatísticas e politicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bernardo Augusto da Costa Pereira - Integrante / Jean Carlos Dias - Coordenador / José Henrique Mouta Araújo - Integrante.

Prêmios

2011

Diploma de Espaol como Lengua Extranjera - B2, Instituto Cervantes.

2008

Examination for the Certificate of Proficiency in English- C2, University of Michigan.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Direito

2013 - 2015

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Estudante do Curso de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa CAPES/PROSUP, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor das disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil I, II, III e IV.

2011 - 2011

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor das disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil I, II, III e IV.

Atividades

  • 08/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil I, Direito Processual Civil II, Direito Processual Civil III, Direito Processual Civil IV

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Direito.,Linhas de pesquisa

2018 - 2022

Faculdade FACI | Wyden

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 04/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil I, Direito Processual Civil II, Direito Processual Civil III, Direito Processual Civil IV, Teoria Geral do Processo

2017 - 2018

DeVry - Faci

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

2016 - 2017

Estácio FCAT, .

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Direito

2015 - 2015

Faculdade Estácio de Castanhal

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Direito

2010 - 2011

Escritório Carlos Ferro S/C

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Tarefas Desempenhadas: Produção de peças processuais e acompanhamento processual.

2010 - 2010

Escritório Carlos Ferro S/C

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Tarefas Desempenhadas: Produção de peças processuais e acompanhamento processual.

2011 - 2012

Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagio realizado no gabinete do uízo da 13ª Vara Cível de Belém. Atividades realizadas: Produção de relatórios, despachos, decisões interlocutórias, sentenças, tarefas conexas e atendimento a advogados.