Everton Marcos Grison

Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2012-2013). É especialista em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná [UFPR] em parceria com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros [NEAB] (2015), e em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná [UNICENTRO] (2016). Foi Professor Supervisor bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Filosofia [UFPR] (2017-2018), no Colégio Estadual Ivo Leão. Possui Mestrado em Filosofia, bolsista CAPES, pela Universidade Federal do Paraná (2019) e desenvolve pesquisa de Doutorado em Educação [UFPR], com pesquisa sobre Saúde mental dos Docentes Paranaenses. Sua linha de pesquisa (estudos) é voltada para a Filosofia Política, Ética, Ensino de Filosofia e Educação, enfatizando temas como a Teoria Crítica, Dialética, Esclarecimento e Saúde Mental. É colunista do site Reflexão Dialogada. Coordena o projeto de Cine Clube G-Filo em parceria com o Nesef/G-Filo - UFPR, no Colégio Estadual Ivo Leão. Professor de Filosofia no Colégio Seb Dom Bosco - Curitiba e do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 25/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2021 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: Professor, profissão totalizante: o esgotamento da saúde mental e a mutilação da autoria dos docentes paranaenses,
Geraldo Balduino Horn. Coorientador: Benito Eduardo Araujo Maeso. Palavras-chave: Educação; Saúde Mental; Filosofia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Mestrado profissional em Filosofia

2017 - 2019

Universidade Federal do Paraná
Título: A LEITURA DE TEXTOS E A PRODUÇÃO DE FANZINES COMO MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO PELO CONCEITO NO ENSINO DE FILOSOFIA., Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Eduardo Salles de Oliveira Barra
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia; Formação; Fanzine; Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio

2015 - 2016

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Didática do Conceito: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio a partir do pensamento de Theodor Adorno

Especialização em Educação das Relações Étnico Raciais

2014 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: A Larva no Caroço: Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação
Orientador: Vanessa Maria Rodrigues Viacava

Graduação em Filosofia - Bacharelado

2009 - 2013

Universidade Federal do Paraná
Título: A Comunicação do Diferenciado na relação sujeito e objeto segundo Theodor Adorno
Orientador: Luiz Sérgio Repa

Graduação em Filosofia - Licenciatura

2009 - 2013

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Luiz Sérgio Repa
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Reforma do Ensino Médio e BNCC: qual ensino médio?. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Os Filósofos e o Medo da Morte. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Grupo de Estudos Ser e Tempo. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Problemas Filosóficos. (Carga horária: 30h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos: Humanos de Dire. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.

2020 - 2020

A Filosofia de Byung-Chul Han. (Carga horária: 7h). , Editora Vozes, EV, Brasil.

2020 - 2020

A relação ao Outro para além do Si: Morte e Alteridade em Byung-Chul Han. (Carga horária: 8h). , Editora Vozes, EV, Brasil.

2020 - 2020

X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Webinário: Reflexões contemporâneas à luz do pensamento de Theodor Adorno. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2019 - 2020

Estratégias de Prevenção ao Dano Existencial, à Promoção da Saúde e da Educ. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em I Encontro Nacional de Filosofia da UNINTER. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

2019 - 2019

Pesquisador em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal Minas Gerais - Campus Arcos (MG), IFMG, Brasil.

2019 - 2019

Cine Clube NESEF/G-FILO. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2014

Língua Estrangeira Moderna - Inglês básico. (Carga horária: 320h). , Secretaria da Educação do Estado do Paraná, SEPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Encontro Nacional da ANPOF. (Carga horária: 50h). , Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em II Mostra Ilustração no Cinema: Estética e Costume. (Carga horária: 33h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em X Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Seminário Nacional de Surdos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em XVII Seminário de Direito Empresarial e Cidadania. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.

2012 - 2012

O Pensamento de Hans Jonas. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Fundamentos Filosóficos: Noções de Ética, Estética. (Carga horária: 40h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em V Encontro de Ecologia e Vida Religiosa. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em EDUCAÇÃO PELO CORPO: BASES FILOSÓFICAS DO MOVIMENT. , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Simpósio de Filosofia: Pós-Modernidade. , Faculdade Vicentina, FAVI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Simpósio de Filosofia sobre Ética. (Carga horária: 20h). , Faculdade Vicentina, FAVI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

GRISON, E. M. ; LIPKA, L. ; FRANCA, M. A. ; HORN, G. B. . Cine Clube G-Filo. 2019. (Outro).

GRISON, E. M. . Monitoria no XV Encontro Nacional da ANPOF. 2012. (Congresso).

GRISON, E. M. ; LIPKA, L. ; FRANCA, M. A. ; HORN, G. B. . Cine Clube G-Filo. 2019. (Outro).

Participação em eventos

I Jornada de Licenciatura em Filosofia (UFRRJ). Mediação de apresentação na I Jornada de Licenciatura em Filosofia da UFRRJ. 2020. (Congresso).

Seminário de Educação Filosófica (UFPR).Americanismo e Fordismo de Antônio Gramsci. 2020. (Seminário).

I Encontro Nacional de Filosofia da UNINTER: entre a popularização e a banalização qual o papel da filosofia?.A formação do professor de Filosofia a partir da experiência do PROF-Filo (Mestrado Profissional). 2019. (Encontro).

Encontro Nacional PROF-FILO.Os Recortes de Textos e a Produção de Fanzines como Mediações à Formação pelo Conceito no Ensino de Filosofia. 2018. (Encontro).

XXX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ? SEPE 2018.?FORMAÇÃO DA PESQUISA EM FILOSOFIA: PERCURSOS E REFLEXÕES NO PROF-FILOSOFIA. 2018. (Encontro).

Participação em bancas

GRISON, E. M.; MARQUES, R.. V Mostra de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (MEPI) e III Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) do IFPR ? Campus Colombo. 2019. Institudo Federal do Paraná - campus Colombo.

Comissão julgadora das bancas

Jonas Bach Junior

BACH JUNIOR, J.; ARAUJO, C. D.; FEUDHAUS, C.. Didática do conceito: o ensino de Filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Theodor Adorno. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Otávio Camargo Lobo Neto

ARAUJO, C. D.; BACH, A.;LOBO NETO, O. C.. Didática do conceito: o ensino de filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Theodor Adorno. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio - 2015) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Nadia Gaiofatto Gonçalves

VIACAVA, V.;GONÇALVES, N. G.. A larva no caroço: Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação étnico racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed das Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Paraná.

Tatiane Valéria Rogério de Carvalho

CARVALHO, Tatiane Valéria R. de; GONCALVES, N. G.. "A larva no caroço": Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação étnico-racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação das Relações Étnico-raciais) - Universidade Federal do Paraná.

Karen Franklin da Silva

BARRA, E. O. S.;FRANKLIN,Karen; TTAVARES, R. R.. FORMAÇÃO POR MEIO DO CONCEITO: RECORTES DE TEXTOS E A PRODUÇÃO DE FANZINES NO ENSINO DE FILOSOFIA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

Foi orientado por

Cleber Dias de Araujo

Didática do conceito: o ensino de Filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Theodor Adorno; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Cleber Dias de Araújo;

Vanessa Maria Rodrigues Viacava

A larva no caroço: Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação étnico racial; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Vanessa Maria Rodrigues Viacava;

Geraldo Balduino Horn

Esgotamento da saúde mental do professo no Paraná; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Geraldo Balduino Horn

Esgotamento da saúde mental e mutilação da autoria docente; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Eduardo Salles de Oliveira Barra

A Leitura de Textos e a Produção de Fanzines como Mediações da Formação pelo Conceito no Ensino de Filosofia; 2019; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Eduardo Salles de Oliveira Barra;

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor, profissão totalizante: o esgotamento da saúde mental e a mutilação da autoria do docente paranaense; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Coorientador);

Benito Eduardo Araujo Maeso

Educação, Território e Comunidade; 2018; Orientação de outra natureza; (Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Benito Eduardo Araujo Maeso;

Produções bibliográficas

  • GRISON, E. M. ; OLIVEIRA, G. F. ; KRATCHEI, I. V. ; BETTEGA, L. ; RITTER, M. E. ; DIAS, M. V. S. R. ; CALVARIO, W. S. . Fanzinagem Filosófica sobre o Medo da Morte: uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d). Revista Estudos de Filosofia e Ensino - Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino - CEFET-RJ , v. 2, p. 07-23, 2021.

  • GRISON, E. M. . A Razão na posição de ?Lobo em Pele de Cordeiro?: formação (Bildung), dialética e filosofia a partir de Theodor Adorno. KALAGATOS - REVISTA DE FILOSOFIA (VERSÃO ON-LINE) , v. 18, p. 100-120, 2021.

  • GRISON, E. M. . Resenha de: KOHAN, Walter. Paulo Freire, Mais do que Nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte, MG: Vestígio, 2019.. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 45, p. 202-205, 2020.

  • GRISON, E. M. . Lendo e sendo Lido pela Filosofia no Ensino Médio: em busca de uma definição de leitura humanizadora. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO , v. 09, p. 65-75, 2020.

  • GRISON, E. M. . Resenha de: MARIGHELLA, Carlos. Chamamento ao povo brasileiro e outros escritos / Carlos Marighella; organizado por Vladimir Safatle. São Paulo: UBU Editora, 2019, 320 pp.. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO , v. 9, p. 183-187, 2020.

  • GRISON, E. M. . A Formação (Bildung) por meio dos conceitos no Ensino de Filosofia. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS , v. 05, p. 41-63, 2020.

  • GRISON, E. M. . A Larva no Caroço: Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação. 1. ed. Verlag: Novos Estudos Acadêmicos, 2016. 73p .

  • GRISON, E. M. . A Formação do Professor de Filosofia a partir da Experiência do Mestrado Profissional (PROF-FILO). In: Cícero Manoel Bezerra; Dinamara Pereira Machado; Douglas Henrique Antunes Lopes; Luis Fernando Lopes. (Org.). I Encontro Nacional de Filosofia Uninter: entre a popularização e a banalização, qual o papel da filosofia?. 1ed.Curitiba: Dialética e Realidade, 2020, v. , p. 189-195.

  • GRISON, E. M. ; ALVES, M. S. . O ensino de filosofia sob o prisma da racionalidade instrumental. In: ALVES, Mauricio Silva. (Org.). Filosofia, ensino, diálogos e perspectivas de investigação. 1ed.Rio de Janeiro: Grupo Multifoco, 2018, v. , p. 07-249.

  • GRISON, E. M. . A manifestação artística do fanzine como técnica e tema para o ensino de Filosofia. In: Renata Tavares. (Org.). Arte na Escola. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2018, v. , p. 101-116.

  • GRISON, E. M. ; MOZERLLE, A. N. ; RIBEIRO, L. A. S. . Excerto do diálogo Hípias Maior e excerto de A República - Livro X (Platão). O Sísifo, Curitiba - PR, p. 05 - 05, 30 dez. 2020.

  • GRISON, E. M. . Na Pandemia a Vida Pulsa. Jornal Sísifo, Curitiba - PR, p. 1 - 4, 30 maio 2020.

  • GRISON, E. M. . O Espaço de Fala do Cineclube no Ensino de Filosofia: experiência do Colégio Estadual Ivo Leão. Sísifo, Curitiba, p. 01 - 04, 30 ago. 2019.

  • GRISON, E. M. . Paraná: O governador, os deputados e o Óleo de Peróba. Jornal Voz da Educação, Curitiba, p. 06 - 06, 10 jun. 2015.

  • GRISON, E. M. . Resenha: Diálogos com a Escola da Ponte. Jornal Voz da Educação, Curitiba, p. 10 - 10, 25 mar. 2015.

  • GRISON, E. M. . Resenha Exposição das Tripas - Paulo Sandrini: O livro com o dorso ladeado por parafusos. Voz da Educação, Curitiba, p. 15 - 15, 22 set. 2014.

  • GRISON, E. M. . O velório da esperanca sindical. Voz da Educação, Curitiba, p. 03 - 03, 01 jun. 2014.

  • GRISON, E. M. . Fahrenheit 451: muito além de um simples livro. Voz da Educação, Curitiba, p. 08 - 08, 01 mar. 2014.

  • GRISON, E. M. . Pensamento auto reflexivo: Adorno e a crítica filosófica. In: Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Usp, 2013, São Paulo. Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP, 2013. p. 57-57.

  • GRISON, E. M. . 'A comunicação do Diferenciado' na relação Sujeito e Objeto segundo Theodor Adorno. In: 21 Evento de Iniciação Científica e 6 Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, 2013, Curitiba. 21 EVINCI e 6 EINTI, 2013.

  • GRISON, E. M. . Resenha de: FALABRETTI, E.; OLIVEIRA, J. O Nó do Ser: para uma Ontologia do Corpo. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , 2021.

  • GRISON, E. M. . O Ensino de Filosofia e a BNCC: o cineclubismo como possível saída. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRISON, E. M. . Fanzinagem Filosófica sobre o Medo da Morte: uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRISON, E. M. . A formação do professor de Filosofia a partir da experiência do Mestrado Profissional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRISON, E. M. . Pensamento auto reflexivo: Adorno e a crítica filosófica [USP]. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRISON, E. M. . A comunicação do diferenciado na relação sujeito e objeto segundo Theodor Adorno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRISON, E. M. . Theodor Adorno e a Resignificação Filosófica [UFPR]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

GRISON, E. M. . Comissão Científica VIII Olímpiada de Filosofia: experiência do filosofar. 2021.

GRISON, E. M. . Parecer emitido para o texto científico enviado pela Revista Internacional Educon. 2021.

GRISON, E. M. . Parecer emitido para o texto científico enviado pela Revista Mímeses. 2021.

GRISON, E. M. . Parecer emitido para o texto científico enviado pela Revista Mímeses. 2021.

GRISON, E. M. ; REINA, A. ; HORN, G. B. . Mesa de debates sobre o filme ?American Factory? no Seminário de Educação Filosófica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEZ, S. ; GRISON, E. M. ; PAZUCH, L. . Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BEKI, I. ; CRUZ, A. A. ; GRISON, E. M. ; ROCHA, L. P. ; SANTOS, S. A. . Adoecimento e condições de trabalho em tempos da EAD. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GRISON, E. M. . Pibid UFPR impacta 5 mil acadêmicos e professores em oito anos; ex-bolsistas já retornam ao programa como professores supervisores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

GRISON, E. M. . Mudanças no Pibid. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GRISON, E. M. ; GRISON, E. M. ; KOHAN, W. ; PADILHA, O. M. ; TOMAZETTI, E. . Podcast: Sobre o ensino de Filosofia na atualidade - com o Filósofo Walter Kohan. 2021; Tema: Ensino de Filosofia, Educação. (Site).

GRISON, E. M. ; BACCHI, D. . Reflexão Dialogada: Arte e Filosofia em tempos de Pandemia.. 2020; Tema: Filosofia, Arte. (Site).

DAVID, K. L. N. ; GRISON, E. M. ; GRISON, E. M. ; MACHADO, L. N. ; PADILHA, O. M. . Podcast: A Filosofia de Byung-Chul Han. 2020; Tema: Filosofia. (Site).

GRISON, E. M. . Resenha: Cartas de Uma Menina Presa (Débora Diniz e Talia). 2019; Tema: Prisão. (Site).

GRISON, E. M. . Resenha: Peixes coloridos de Alto-Mar (Paulo Sandrini). 2019; Tema: Literatura. (Site).

GRISON, E. M. . O que os jovens de hoje sabem sobre os jovens de ontem? 30 anos do fim da Ditadura Militar Brasileira. 2015; Tema: História. (Site).

GRISON, E. M. . Resenha: Cadeia: relatos sobre mulheres - Debora Diniz.. 2015; Tema: Sociedade. (Site).

GRISON, E. M. . As Narrativas de A. Gordon Pym: entre as fronteiras da existência e os caprichos da fome. 2014; Tema: Literatura, Educação,. (Site).

GRISON, E. M. . Desocupação do Bairro Pinheirinho. Você Lembra? Eles não esquecem!. 2014; Tema: Sociedade, Moradia, Exclusão, Violência. (Site).

GRISON, E. M. . Resenha: Exposição das Tripas - Paulo Sandrini. 2014; Tema: Literatura, Educação, Resenha. (Site).

GRISON, E. M. . A Cegueira nossa de cada dia: sobre a terceirização das relações humanas. 2014; Tema: Sociedade, Convivência, Vida, Tecnologia. (Site).

GRISON, E. M. . Lavoura Arcaica: verso e o inverso da mesma semente. 2014; Tema: Literatura, Ensaio, Crítica. (Site).

GRISON, E. M. . 'Há esperança só não para nós'. Sobre a greve dos professores do Paraná. 2014; Tema: Crítica, Sociedade, Educação. (Site).

GRISON, E. M. . Ouro de Tolo: três pontos fundamentais para se entender os mitos. 2014; Tema: Mitologia, Crítica, Literatura. (Site).

GRISON, E. M. . A farsa move montanhas; Os Protocolos dos Sábios do Sião.. 2014; Tema: História, Crítica, Educação. (Site).

GRISON, E. M. ; CRUZ, F. . Vem brincar de faz de conta. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    "A comunicação do Diferenciado" na relação Sujeito e Objeto segundo Theodor Adorno, Descrição: A relação entre sujeito e objeto ainda é um assunto caro a humanidade. Esta relação recebeu diversas e divergentes interpretações no decorrer da história da Filosofia. O tratamento dado por Theodor Adorno sobre o assunto em; Sobre Sujeito e Objeto, inscreve-se numa investigação acerca do que ele chama de ?comunicação do diferenciado?. Pensa uma espécie de reciprocidade entre as duas esferas sem pretender uma solução para a difícil relação entre sujeito e objeto, mas, tentando a seu modo, investigar os desdobramentos da polêmica. Para ele, se houvesse a oportunidade de uma especulação no sentido de tentarmos propor uma reconciliação entre sujeito e objeto, não caberia formulá-la numa igualdade entre os dois, nem sob uma diferenciação hostilizada. Adorno aponta como alternativa plausível uma ?comunicação do diferenciado? na qual, a garantia efetiva da singularidade das duas esferas é assunto central. É uma comunicação realizada com efetiva verdade, ultrapassando as vergonhosas violências limitadoras que atraem uma das esferas para dominar a outra de maneira sufocante e doutrinaria. Neste comunicar do diferenciado, cada esfera vincular-se-ia à outra, através de um reconhecimento recíproco. Esta mediação recíproca também nega um estado originário em que tanto sujeito como objeto conviveriam de forma harmoniosa. Para Adorno, ocorre um embate entre os dois e pensá-los de forma direta e imediata preserva suas tensões internas e de relação, ao mesmo tempo em que não romantiza uma relação que se faz entre coisas. Assim, acaba por pensar a própria realidade como composta de tamanha diversidade e isso lhe permite conjecturar uma alternativa para as mais diversas formas de dominação absolutas. Ao formular esta proposta, Adorno estava impressionado, dentre outros fatores, com a quantidade de formas de dominação que se constituíram ao longo da história, mais especialmente no séc. XX, das quais ele foi vítima e viu definhar seu amigo e colega de instituto Walter Benjamin.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Everton Marcos Grison - Integrante / Luiz Sérgio Repa - Coordenador.

Prêmios

2013

1 LUGAR na banca 134 - Filosofia II do 21 Evento de Iniciação Científica e 6 Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (21 EVINCI/6 EINTI, Universidade Federal do Paraná.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Colégio Segismundo Falarz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia do Ensino Médio Público. Professor de Sociologia do 3 ano do Ensino Médio.

Atividades

  • 01/2015 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2020 - 2020

Colégio Estadual Pedro Macedo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Filosofia no Ensino Médio.

2013 - 2014

Colégio Estadual Pedro Macedo

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de História no ensino fundamental. Professor de História no curso Técnico em Informática.

Atividades

  • 02/2013 - 01/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 02/2013 - 01/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História para turmas de curso técnico em Informática.

2013 - 2014

Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2013 - 01/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2017 - 2018

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor do PIBID - Filosofia 3

Outras informações:
Supervisor do PIBID - Filosofia 3 no colégio Estadual Ivo Leão. Participação em oficinas na UFPR para desenvolvimento de material didático e supervisão de bolsistas da UFPR, no colégio Estadual Ivo Leão.

2012 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID

Outras informações:
"O PIBID tem a nalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas."

Atividades

  • 08/2017 - 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia - Professor Supervisor do PIBID no Colégio Estadual Ivo Leão. Participação nas oficinas de organização e produção de estratégias e material didático para o desenvolvimento do projeto na UFPR.

  • 10/2012 - 04/2013

    Estágios , PIBID.,Estágio realizado, Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

2016 - 2016

Colégio Estadual Yvone Pimentel

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia no ensino médio.

Atividades

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2016 - 2017

Curso Vanguarda - Preparatório para o Enem

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia

Atividades

  • 03/2016 - 12/2017

    Ensino, Pré-vestibular, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Filosofia

2017 - Atual

Colégio Estadual Ivo Leão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Filosofia no Ensino Médio. Coordena o projeto de Cine Clube G-Filo em parceria com o Nesef-UFPR, com sessões a cada 20 dias.

Atividades

  • 03/2019

    Extensão universitária , Cine Clube.,Atividade de extensão realizada, Projeto Cineclube G-Filo, em parceria com o Nesef/G-Filo da Univeridade Federal do Paraná [UFPR]. Exibição de filmes e debate com convidados..

  • 02/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia

2014 - Atual

Escola SEB Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia

Outras informações:
Participação no projeto Cobrões: Aulas para alunos de excelência acadêmica (médias superiores a 80 pontos), ministrando a disciplina Ciências do Homem: discutindo atualidades pelo viés da Filosofia, História e Literatura. Professor de Filosofia no 3 ano do Ensino Médio com enfoque no vestibular, nas Unidades do Ahú e das Mercês. Professor de Filosofia na preparação específica de alunos que buscam cursos de Filosofia, Psicologia e Direito.