Luís Fernando da Rosa Rivero

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992). Professor e Chefe do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Preceptor da residência médica em Anatomia Patológica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

1993 - 1995

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Residência médica em: Anatomia PatológicaNúmero do registro: CRM 1882. Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil. Palavras-chave: anatomia patológica; imuno-histoquímica; citopatologia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.

Graduação em Medicina

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação interrompida em 1986 em Ciências Biológicas

1986 - interrompida

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 1986

Ensino Médio (2º grau)

1983 - 1985

Escola Estadual Júlio de Castilhos

Ensino Fundamental (1º grau)

1979 - 1982

Escola Estadual São Francisco de Assis

Ensino Fundamental (1º grau)

1978 - 1978

Escola Estadual de 1º grau Barão de Santo Ângelo

Ensino Fundamental (1º grau)

1975 - 1977

Grupo escolar Gabriela Mistral

Formação complementar

2008 - 2013

Extensão universitária em Medicina. , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Docência em Residência Médica. (Carga horária: 780h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Docência em Residência Médica. (Carga horária: 520h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Docência em Residência Médica. (Carga horária: 520h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2000 - 2000

Tumores Ósseos - Correlação patologia terapêutica. (Carga horária: 16h). , Hospital Mãe de Deus, HMD, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Curso de Extensão em Citopatologia. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Tumores Ósseos. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

1990 - 1990

Diagnóstico e terapêutica das doenças infecciosas. (Carga horária: 30h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em As Doenças Infecciosas na Prática Médica. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Projeto Frentes de Trabalho. (Carga horária: 320h). , Secretaria da Saúde de São Gonçalo do Amarante, SSSGA, Brasil.

1988 - 1988

Curso de Emergências Cardiovasculares. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Apoio à mobilização e organização comunitária. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Organização de eventos

RIVERO, L. F. R. . Seminário de Lâminas: Lesões neoplásicas e não-neoplásicas incomuns na infância, realizado no XXVI Congresso Brasileiro de Patologia. 2007. (Outro).

RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Seminário Internacional de Patologia - Clínica Mayo. 1994. (Outro).

RIVERO, L. F. R. ; MENKE, C. H. ; CAVALHEIRO, J. A. . I Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 1990. (Outro).

Participação em eventos

Sessão Anatomoclínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Homem de 67 anos interna com febre, emagrecimento e sudorese noturna. 2008. (Outra).

Sessão Anatomoclínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Homem de 74 anos, procura a emergência por diarréia crônica, astenia e febre.. 2007. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Patologia. Seminário de Lâminas - Lesões Neoplásicas e Pseudo-neoplásicas Incomuns na Infância.. 2007. (Congresso).

"Brazilian Osteosarcoma Treatment Group (BTG) Consensus Meeting to Discuss a New Protocol Osteosarcoma 2006.. 2006. (Encontro).

I Congresso Internacional de Mastologia do Moinhos de Vento. Classificação. 2005. (Congresso).

Revisão em Imuno-histoquímica. 2005. (Outra).

13th International Congress on Senology (Breast Diseases). "Diabetic Mastopathy Associated with Gestational Diabetes that Required insulin Therapy". 2004. (Congresso).

Ciclo de Conferências sobre Vasculites e Tumores Vasculares. 2004. (Outra).

Sessão Anatomoclínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Paciente masculino de 15 anos encaminhado ao HCPA por emagrecimento, dor lombar e adenomegalias mediastinais.. 2004. (Outra).

Sessão Anátomo-clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Homem de 54 anos interna para avaliar febre de origem obscura. 2004. (Outra).

Sessão Anátomo-clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Mulher de 70 anos interna para valiar edema de face, membros superiores e tronco. 2004. (Outra).

23ª Semana Científica do Hospital de Clíncias dePorto Alegre.Comparação entre o exame citológico do aspirado da medual óssea e do "impint" com o exame histológico da biópsia de crista ilíaca em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas e não hematológicas malignas. Cinco anos de experiência.. 2003. (Outra).

III Encontro Nacional de Grupos Cooperativos. 2003. (Encontro).

Sessão Anátomo-clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Sessão Anátomo-clínica. 2003. (Outra).

Encontro Nacional de Grupos Cooperativos. 2002. (Encontro).

Semana de Imuno-histoquímica.Mesa redonda, discussão e apresentação de Casos. 2002. (Encontro).

Semana de Imuno-histoquímica.Imuno-histoquímica no Câncer de Mama. 2002. (Outra).

21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Desenvolvimento de esofagite péptica após a erradicação do Helicobacter pylori (HP) em pacientes com dispepsia funcional (resultados preliminares).. 2001. (Outra).

5º Encontro Gaúcho de Histotecnologia.Imuno-histoquímica na Patologia Cirúrgica - Indicações. 2001. (Encontro).

Marcadores tumorais do trato gastrointestinal e ovário.Importância dos marcadores tumorais no diagnóstico histopatológico. 2000. (Outra).

Sessão Anátomo-clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Homem branco, 30 anos, apresenta AIDS e lesão expansiva intracraniana.. 2000. (Outra).

19ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Dispepsia funcional: relação entre a apresentação clínica com os achados endoscópicos e histopatológicos. 1999. (Outra).

3º Encontro Gaúcho de Histotecnologia.Técnicas de Imumo-histoquímica. 1999. (Encontro).

XIV Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva. Eficácia da Terapia Tríplice (Lansoprasol+Amoxicilina+Claritromicina) na erradicação do Helicobacter pylori. 1999. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia. 1999. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia - Curso curto de patologia de linfomas. 1999. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia - Curso curto de patologia dos tecidos moles. 1999. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia - Curso longo de patologia dos tecidos moles. 1999. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia - Seminário de Lâminas de patologia dos tecidos moles. 1999. (Seminário).

18ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Dispepsia não ulcerosa: características dos pacientes e prevalência do Helicobacter pylori. 1998. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Patologia. 1995. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Patologia - Patologia do Fígado. 1995. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Patologia - Seminário de Lâminas de Linfomas. 1995. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Patologia - Seminário de Lâminas de Patologia da Medula Óssea. 1995. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Patologia - Tumores de Partes Moles. 1995. (Seminário).

II Encontro do IPCO - Patologia da Mama. 1994. (Encontro).

Seminário de Patologia - Clínica Mayo. 1994. (Seminário).

I Seminário Gaúcho de Citopatologia. 1993. (Seminário).

XIX Congresso Brasileiro de Patologia. Seminário de Lâminas em Patologia Mamária. 1993. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Patologia - Curso de Citologia Aspirativa. 1993. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Patologia - Curso de Imuno-hsitoquímica de tumores sólidos. 1993. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Patologia - Patologia Gastrointestinal. 1993. (Congresso).

4º COngresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e 4ªJornada Brasileira de Fibrose Cística. Especificidade da resposta espirométrica à inalação de broncodilatador para o diagnóstico de hiperreatividade brônquica. 1991. (Congresso).

4º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e 4ª Jornada Brasileira de Fibrose Cística.Especificidade da resposta espirométrica à inalação de broncodilatador para o diagnóstico de hiperreatividade brônquica. 1991. (Outra).

Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Valor preditivo da espirometria para complicações pulmonares pós-operatórias no carcinoma de esôfago e estômago.. 1991. (Outra).

II Salão de Iniciação Científica.Valores normais de referência: importância da amostra. 1990. (Outra).

I Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 1990. (Outra).

Simpósio sobre Atualidades em Pediatria. 1990. (Simpósio).

IX Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva II Congresso Sul-brasileiro de Gastroenterologia. 1989. (Congresso).

Ciclo de Palestras em Atenção Primária à Saúde. 1988. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GIACOMAZZI, JULIANA ; KOEHLER-SANTOS, PATRICIA ; PALMERO, EDENIR INEZ ; GRAUDENZ, MARCIA S. ; RIVERO, LUIS FERNANDO ; LIMA, EDUARDO ; PÜTTEN, ANTONIO CARLOS KRUEL ; HAINAUT, PIERRE ; CAMEY, SUZI ALVES ; MICHELLI, RODRIGO DEPIERI ; NETO, CRISTOVAM SCAPULATEMPO ; FITARELLI-KIEHL, MARIANA ; GEYER, GERALDO ; MEURER, LUISE ; GEIGER, ANA ; AZEVEDO, MONICA BLAYA ; SILVA, VINICIUS DUVAL ; ASHTON-PROLLA, PATRICIA . A TP53 founder mutation, p.R337H, is associated with phyllodes breast tumors in Brazil. Virchows Archiv , v. 463, p. 17-22, 2013.

  • Appel, Márcia L. M. ; Edelweiss, Maria I. ; Fleck, James ; RIVERO, L. F. R. ; Rivoire, Waldemar A. ; Mônego, Heleusa I. ; dos Reis, Ricardo . p53 and BCL-2 as Prognostic Markers in Endometrial Carcinoma. Pathology and Oncology Research , v. 14, p. 23-30, 2008.

  • Mazzoleni, Luiz E. ; Sander, Guilherme B. ; Ott, Eduardo A. ; Barros, Sérgio G. S. ; Francesconi, Carlos F. ; Polanczyk, Carisi A. ; Wortmann, André C. ; Theil, Alexandro L. ; Fritscher, Leandro G. ; Rivero, Luis F ; Cartell, André ; Edelweiss, Maria I. A. ; Uchôa, Diego M. ; Prolla, João C. . Clinical Outcomes of Eradication of Helicobacter pylori in Nonulcer Dyspepsia in a Population with a High Prevalence of Infection: Results of a 12-Month Randomized, Double Blind, Placebo-Controlled Study. Digestive Diseases and Sciences , v. 51, p. 89-98, 2006.

  • OTT, E. A. ; MAZZOLENI, L. E. ; Edelweiss, M. I. ; Sander, G. B. ; Wortmann, A. C. ; Theil, A. L. ; SOMM, G. ; Cartell, A. ; Rivero, L. F. ; Uchoa, D. M. ; FRANCESCONI, C. F. ; Prolla, J. C. . Helicobacter pylori eradication does not cause reflux oesophagitis in functional dyspeptic patients: a randomized, investigator-blinded, placebo-controlled trial. Alimentary Pharmacology & Therapeutics , v. 21, p. 1231-1239, 2005.

  • Rech, Ângela ; Castro Jr, Cláudio G ; Mattei, Jane ; Gregianin, Lauro ; Di Leone, Luciane ; David, Alexandre ; Rivero, Luis F ; Tarrago, Ricardo ; Abreu, Armando ; Brunetto, Algemir L ; RIVERO, L. F. R. . Características clínicas do osteossarcoma na infância e sua influência no prognóstico. Jornal de Pediatria , v. 80, p. 65-70, 2004.

  • Rech, Ângela ; CASTRO JR., C.G. ; RIVERO, L. F. R. ; FRAGA, J. C. ; BRUNETTO, A. L. . Leiomiossarcoma Paravertebral om metástases pulmonares em pediatria. Revista da Sociedade Brasileira de Cancerologia , v. 24, p. 00-00, 2003.

  • PREZZI, H. S. ; ROSA, D. R. ; PAROLO, E. ; CERSKI, M. R. ; RIVERO, L. F. R. ; FURLANETTO, T. W. . Mulher de 45 anos veio ao hospital por dor abdominal difusa, dores no corpo, constipação e ausência de diurese há 24 horas. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , v. 23, p. 26-31, 2003.

  • CASTRO JR., C.G. ; ALMEIDA, S. G. ; GREGIANIN, L.J. ; LOSS, J.F. ; RIVERO, L. F. R. ; SCHWARTSMANN, G. ; BRUNETTO, A. L. . High-Dose Chemotherapy and Autologous Peripheral Blood Stem Cell Rescue in a Patient With Pleuropulmonary Blastoma. Journal of Pediatric Hematology/Oncology , v. 25, p. 78-81, 2003.

  • VENEGAS, L. F. P. ; POHLMANN, P. R. ; BALBINOT, A. L. ; SCHUCK, E. ; OLIVEIRA, C. T. M. ; DILLEMBURG, C. F. ; COSTA, M. S. B. ; RIVERO, L. F. R. ; PUTTEN, A. C. K. . Primary splenic angiosarcoma: case report and literature review. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 44, p. 51-56, 1998.

  • RIVERO, L. F. R. . "Diabetic Mastopathy Associated with Gestational Diabetes that Required insulin Therapy". In: 13ª Congresso Mundial de Mastologia, 2004, Recife. Annals of 13th International Congress on Senology (Breast Diseases), 2004.

  • BITTAR, C.M. ; RIVERO, L. F. R. ; CASTRO JR., C.G. ; MARQUES, L.E.S. ; WILOT, L.C. ; COELHO, S. ; GREGIANIN, L.J. ; LOSS, J. F. ; ALMEIDA, S.G. ; MENEZES, C.F. ; RECH, A. ; AZEVEDO, K.O.R. ; COPETTI, F. ; PASQUALOTTO, G. ; BRUNETTO, A. L. . Comparação entre o exame citológico do aspirado da medula óssea e do "imprint" com o exame histológico da biópsia de crista ilíaca em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas e não-hematológicas malignas. Cinco anos de experiência.. In: 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003, Porto Alegre. Anais da 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003.

  • COELHO, G. P. ; LITVIN, I. E. ; GUERREIRO, V. ; ALMANZA, A. A. ; EDELWEISS, M. I. A. ; RIVERO, L. F. R. . Prevalência dos critérios diagnósticos anatomopatológicos em carcinomas prostáticos: um estudo de base populacional. In: 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003, Porto Alegre. Anais da 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003.

  • BITTAR, C.M. ; RIVERO, L. F. R. ; CASTRO JR., C.G. ; MARQUES, L.E.S. ; WILOT, L.C. ; COELHO, S. ; GREGIANIN, L.J. ; LOSS, J. F. ; ALMEIDA, S.G. ; MENEZES, C.F. ; RECH, A. ; AZEVEDO, K.O.R. ; COPETTI, F. ; PASQUALOTTO, G. ; BRUNETTO, A. L. . Comparação entre o exame citológico do aspirado da medual óssea e do "impint" com o exame histológico da biópsia de crista ilíaca em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas e não hematológicas malignas. Cinco anos de experiência.. In: 23ª Semana Científica do Hospital de Clíncias dePorto Alegre, 2003. Anais da 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003.

  • COELHO, G. P. ; LITVIN, I. E. ; GUERREIRO, V. ; ALMANZA, A. A. ; EDELWEISS, M. I. A. ; RIVERO, L. F. R. . Prevalência dos critérios diagnósticos anatomopatológicos em carcinomas prostáticos: um estudo de base populacional. In: 23ª Semana Científica do Hospital de Clíncias dePorto Alegre, 2003. Anais da 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003.

  • GREGIANIN, L.J. ; CASTRO JR., C.G. ; RECH, A. ; LEONE, L. P. ; CARVALHO, G. P. ; RIVERO, L. F. R. ; DAVID, A. ; BARLETTA, D. ; Tarrago, Ricardo ; Abreu, Armando ; BRUNETTO, A. L. . Perfil epidemiológico e tratamento quimioterápico dos pacientes da família do Sarcoma de Ewing: resultados preliminares do grupo multidisciplinar de tumores ósseos. In: 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003, Porto Alegre. Anais da 23ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003.

  • OTT, E. A. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; SANDER, G.B. ; WORTMANNN, A. ; THEIL, A. ; CUNHA, C. R. H. ; SOMM, G. ; ECKERT, G. ; SILVA, A. ; RIVERO, L. F. R. ; CARTELL, A. S. ; EDELWEISS, M. I. A. . Desenvolvimento de esofagite péptica após a erradicação do Helicobacter pylori (HP) em pacientes com dispepsia funcional (resultados preliminares).. In: 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001, Porto Alegre. Anais da 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001.

  • SANDER, G.B. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; OTT, E. A. ; WORTMANNN, A. ; THEIL, A. ; SOMM, G. ; ECKERT, G. ; FRITSCHER, L. ; OLIVEIRA, T. L. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Fatores de risco para infecção pelo Helicobacter pylori em pacientes com dispepsia funcional. In: 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001, Porto Alegre. Anais da 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001.

  • SANDER, G.B. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; THEIL, A. ; SOMM, G. ; BEHEREGARAY, S. ; MARIOTTI, S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Dispepsia funcional: Comparação da histologia gástrica entre pacientes com e sem infecção pelo Helicobacter pylori. In: 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001, Porto Alegre. Anais da 21ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2001.

  • RIVERO, L. F. R. . Eficácia da Terapia Tríplice (Lansoprasol+Amoxicilina+Claritromicina) na erradicação do Helicobacter pylory.. In: XIV Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 1999, João Pessoa. Anais do XIV Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 1999.

  • LOSS, J.F. ; MARTINS, M. C. ; BALDASSO, E. ; RIVERO, L. F. R. ; OLIVEIRA, T. L. S. ; BRUNETTO, A. L. . Um caso de nefroblastose panlobar bilateral. Conceito e importância clínica. In: 19ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1999, Porto Alegre. Anais da 19ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1999.

  • SOMM, G. ; OTT, E. A. ; WORTMANNN, A. ; SANDER, G.B. ; ECKERT, G. ; THEIL, A. ; CUNHA, C. R. H. ; FRITSCHER, L. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; LUZ, C. ; ANSELMI, O. ; LIMA, M. A. S. P. ; SARTORI, I. ; MAZZOLENI, F. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. . Dispepsia funcional: relação entre a apresentação clínica com os achados endoscópicos e histopatológicos. In: 19ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1999, Porto Alegre. Anais da 19ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1999.

  • MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SANDER, G.B. ; THEIL, A. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SOMM, G. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. . Relationship between clinical presentation, endoscopic and histopatologic findings in functional dyspeptics (FD). In: Digestive Disease Week and the 100th Annual Meeting of the American Gastroenterological Association, 1999, Orlando, Flórida. Gastroenterology, 1999. v. 116. p. A248.

  • MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SANDER, G.B. ; SOMM, G. ; THEIL, A. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. . Helicobacter pylori status does not predict the clinical presentations of the functional dyspeptic patient. In: Digestive Disease Week and the 100th Annual Meeting of the American Gastroenterological Association, 1999, Orlando, Flórida. Gastroenterology, 1999. v. 116. p. A248.

  • THEIL, A. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SANDER, G.B. ; SOMM, G. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; LUZ, C. ; ANSELMI, O. ; LIMA, M. A. S. P. ; MAZZOLENI, F. ; MAZZOLENI, L. E. . Dispesia não-ulcerosa: características dos pacientes e prevalência do Helicobacter pylori. In: 18ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1998, Porto Alegre. Anais da 18ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1998.

  • BITTENCOURT, R. ; RIVERO, L. F. R. ; ZARDO, L. ; BITTENCOURT, H. ; JOB, F. . Leucemia Linfocítica Crônica - Comportamento clínico e padrão histológico - Revisão de casos. In: XV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1995, Águas de Lindóia. Anais do XV Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1995.

  • PEREIRA, R. P. ; SEBASTIANI, J. N. ; KRIEGER, C. A. ; VENEGAS, L. F. P. ; RIVERO, L. F. R. ; ROBIN, A. ; DORNELLES, E. ; HOFFMEISTER, R. . Especificidade da resposta espirométrica à inalação de broncodilatador paa o diagnóstico de hiperreatividade brônquica. In: 4º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1991, São Paulo. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1991.

  • PEREIRA, R. P. ; SEBASTIANI, J. N. ; COPSTEIN, E. ; KRIEGER, C. A. ; VENEGAS, L. F. P. ; ROBIN, A. ; RIVERO, L. F. R. ; DORNELLES, E. ; HOFFMEISTER, R. . Especificidade da resposta espirométrica à inalação de broncodilatador para o diagnóstico de hiperreatividade brônquica. In: 4º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e 4ª Jornada Brasileira de Fibrose Cística, 1991, São Paulo. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e 4ª Jornada Brasileira de Fibrose Cística, 1991.

  • ATANAZIO, P. H. M. ; BREYER, H. P. ; HOFFMEISTER, R. ; GREVET, E. ; RIVERO, L. F. R. ; VIEIRA, C. A. ; PEREIRA, R. P. ; BRENTANO, L. . Valor preditivo da espirometria para complicações pulmonares pós-operatórias no carcinoma de esôfago e estômago.. In: Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1991, Porto Alegre. Anais da Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1991.

  • KRIEGER, C. A. ; RIVERO, L. F. R. ; HOFFMEISTER, R. ; COPSTEIN, E. ; SEBASTIANI, J. N. ; ROBIN, A. . Valores normais de referência: importância da amostra. In: II Salão de Iniciação Científica, 1990, Porto Alegre. Anais do II Salão de Iniciação Científica, 1990.

  • BITTAR, C.M. ; RIVERO, L. F. R. ; CASTRO JR., C.G. ; MARQUES, L.E.S. ; WILOT, L.C. ; COELHO, S. ; GREGIANIN, L.J. ; LOSS, J.F. ; ALMEIDA, S.G. ; MENEZES, C.F. ; RECH, A. ; AZEVEDO, K.O.R. ; COPETTI, F. ; PASQUALOTTO, G. ; BRUNETTO, A. L. . Comparação entre o exame citológico do aspirado da medula óssea e do "imprint" com o exame histológico da biópsia de crista ilíaca em crianças e adolescentes com neoplasias hematológicas e não hematológicas malignas. Cinco anos de experiência.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COELHO, G. P. ; LITVIN, I. E. ; ALMANZA, A. A. ; EDELWEISS, M. I. A. ; RIVERO, L. F. R. . Prevalência dos Critérios Diagnósticos Anatomopatológicos em Carcinomas Prostáticos: Um estudo de Base Populacional.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OTT, E. A. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; SANDER, G.B. ; WORTMANNN, A. ; THEIL, A. ; CUNHA, C. ; SOMM, G. ; ECKERT, G. ; SILVA, A. ; RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Desenvolvimento de esofagite péptica após a erradicação do Helicobacter pylori (HP) em pacientes com dispepsia funcional (resultados preliminares). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANDER, G.B. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; THEIL, A. ; SOMM, G. ; BEHEREGARAY, S. ; MARIOTTI, S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Dispepsia funcional: Comparação da histologia gástrica entre pacientes com e sem infecção pelo Helicobacter pylori. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANDER, G.B. ; MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; OTT, E. A. ; WORTMANNN, A. ; THEIL, A. ; SOMM, G. ; ECKERT, G. ; FRITSCHER, L. ; OLIVEIRA, L. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; EDELWEISS, M. I. A. . Fatores de risco para infecção pelo Helicobacter pylori em pacientes com dispepsia funcional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIVERO, L. F. R. . Eficácia da Terapia Tríplice (Lansoprasol+Amoxicilina+Claritromicina) na erradicação do Helicobacter pylori. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SANDER, G.B. ; THEIL, A. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SOMM, G. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. . Relationship between clinical presentation, endoscopic and histopatologic findings in functional dyspeptics (FD). 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAZZOLENI, L. E. ; FRANCESCONI, C. F. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SANDER, G.B. ; THEIL, A. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SOMM, G. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. . Helicobacter pylori status does not predict the clinical presentations of the functional dyspeptic patient. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • THEIL, A. ; WORTMANNN, A. ; OTT, E. A. ; SOMM, G. ; DORNELLES, E. ; ECKERT, G. ; CUNHA, C. R. H. ; SANTOS, F. S. ; CARTELL, A. S. ; RIVERO, L. F. R. ; ANSELMI, O. ; LIMA, M. A. S. P. ; MARTINS, M. C. . Dispesia não-ulcerosa: características dos pacientes e prevalência do Helicobacter pylori. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ATANAZIO, P. H. M. ; BREYER, H. P. ; HOFFMEISTER, R. ; GREVET, E. ; RIVERO, L. F. R. ; VIEIRA, C. A. ; PEREIRA, R. P. ; BRENTANO, L. . Valor preditivo da espirometria para complicações pulmonares pós-operatórias no carcinoma de esôfago e estômago. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JONES, M. H. ; PEREIRA, R. P. ; SEBASTIANI, J. N. ; KRIEGER, C. A. ; VENEGAS, L. F. P. ; ROBIN, A. ; RIVERO, L. F. R. ; DORNELLES, E. ; HOFFMEISTER, R. . Especificidade da resposta espirométrica à inalação de broncodilatador para o diagnóstico de hiperreatividade brônquica. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRIEGER, C. A. ; RIVERO, L. F. R. ; HOFFMEISTER, R. ; SEBASTIANI, J. ; ROBIN, A. . Valores normais de referência: importância da amostra. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Anatomia Patológica. , Rua Ramiro Barcelos 2350, Santana, 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33598313, Ramal: 8313, URL da Homepage:

Experiência profissional

1996 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Nível 4, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Departamento de Patologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/1998

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MED 4004, MED 04403, MED 04421, MED 04423

  • 01/1999

    Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Graduação, .,Treinamentos ministrados, Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico - Módulo I e II

  • 01/1996 - 01/1997

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MED 04403

  • 01/1996 - 01/1997

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Substituto

  • 04/1991 - 12/1995

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MED 411

  • 05/1992 - 12/1992

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Patologia.,Atividade de extensão realizada, Monitoria da Disciplina MED 04411.

  • 04/1991 - 02/1992

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Patologia.,Atividade de extensão realizada, Monitoria da Disciplina MED 0441.

1998 - Atual

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptor da Residência em Anat. Patológica

1995 - 1998

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico Contratado

Atividades

  • 01/2007

    Direção e administração, Serviço de Anatomia Patológica, .,Cargo ou função, Preceptor Chefe dos Residentes.

  • 01/1999

    Direção e administração, Programa de Registro Hospitalar de Câncer, .,Cargo ou função, Membro Efetivo.

  • 01/1998

    Direção e administração, Serviço de Anatomia Patológica, Laboratório de Imuno-histoquímica.,Cargo ou função, Patologista Responsável.

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Anatomia Patológica, .,Cargo ou função, Patologista Responsável pela Especialidade de Oncologia Pediátrica.

  • 02/1994 - 01/1995

    Direção e administração, Serviço de Anatomia Patológica, .,Cargo ou função, Chefe dos Médicos Residentes.

  • 01/1994

    Direção e administração, Serviço de Anatomia Patológica, .,Cargo ou função, Preceptor Chefe dos Residentes.

  • 12/1990 - 01/1991

    Estágios , Serviço de Psiquiatria, .,Estágio realizado, Estágio de Férias.

  • 01/1990 - 02/1990

    Estágios , Serviço de Reumatologia, .,Estágio realizado, Estágio de Férias.

  • 01/1990 - 02/1990

    Estágios , Serviço de Clínica Médica, .,Estágio realizado, Clínica Médica.

  • 07/1989 - 08/1989

    Estágios , Enfermaria 29, .,Estágio realizado, Clínica Médica.

  • 01/1989 - 02/1989

    Estágios , Serviço de Cirurgia Geral, .,Estágio realizado, Estágio de Férias.

1997 - 1997

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Patologista visitante

Atividades

  • 07/1997 - 08/1997

    Estágios , Anatomia Patológica, Oncopediatria.,Estágio realizado, Atividades de Rotina da patologia Oncopediátrica sob supervisão do Dr. Antonio Paulo Farias.

2004 - 2012

Instituto de Patologia de Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Patologista, Carga horária: 20

1994 - 2005

Centro de Patologia do Hospital Mãe de Deus

Vínculo: Médico Patologista, Enquadramento Funcional: Médico Patologista, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1993 - 01/1995

    Direção e administração, Setor de Macroscopia, .,Cargo ou função, Médico responsável pelo setor.

1992 - 1992

Hospital Municipal de Pronto Socorro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 350

Atividades

  • 08/1992 - 09/1992

    Estágios , Serviço de Emergência, .,Estágio realizado, Estágio Curricular.

1989 - 1989

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 80

Atividades

  • 07/1989 - 08/1989

    Estágios , Enfermaria 29, .,Estágio realizado, Estágio de Férias.

1987 - 1987

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

  • 07/1987 - 12/1987

    Estágios , Secretaria de Saúde, .,Estágio realizado, Ação Rondon.

2012 - Atual

Laboratório Patologistas Reunidos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Patologista Consultor, Carga horária: 4