Edmar das Mercês Penha

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente no processamento de frutas para fabricação de bebidas como sucos de frutas e água de coco verde industrializados, e na produção de bebidas alcoólicas fermentadas e obtidas por mistura, como os licores. Possui, também, experiência em tecnologia enzimática visando a produção de celulases, lipases e transglutaminases de origem fúngicas, com ênfase no aproveitamento de resíduos agroindustriais como meio de cultivo para fermentação em estado sólido e gerenciamento de resíduos e produtos químicos perigosos de laboratórios de instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Alimentos

1996 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: PRODUÇÃO DE UM LICOR DE ACEROLA
Orientador: ROBERTO HERMÍNIO MORETTI
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: PROCESSO DE FABRICAÇÃO; Bebidas alcoólicas; Vitamina C; CAROTENOS; ANTOCIANINAS; SULFITAÇÃO. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Alimentos Dietéticos e Nutricionais. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

1983 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Definição de um meio de cultivo para produção de celulases por Botrytis sp.,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: José Augusto Rosemberg
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ENZIMAS CELULOLÍTICAS; FUNGOS TERMOFÍLICOS; BOTRYTIS.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Agricultura.

Especialização em Engenharia Sanitária

1988 - 1989

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química

1977 - 1982

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia das Bebidas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PENHA, E. M. . Reunião Técnica: Gerenciamento de Laboratórios com Utilização de Software. 2008. (Outro).

COURI, Sonia ; DAMASO, M.C.T. ; FARIAS, Antônio Xavier de ; PENHA, E. M. ; TERZI, Selma da Costa . Reunião Tecnica: Processo de Produção de Etanol a Partir de Matéria-Prima Lignocelulósica Pré-Tratada. 2008. (Outro).

PENHA, E. M. . Workshop de Gestão de Resíduos em Unidades da Embrapa: uma visão geral do estado atual e eleaboração de procedimentos-padrão para as Unidades Descentralizadas. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosiane Costa Bonfim

Rosenthal, A.; FREITAS, D.G.C.;PENHA, E. M.. Aplicação de transglutaminase microbiana e alta pressão hidrostática (APH) em produto cárneo reestruturado bovino. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Myrella Maria Tabosa de Almeida

PENHA, E. M.. Utilização de glicerol para obtenção de carotenóides de Rhodotorula sp. por fermentação submersa. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Kelly Yaeko Miyashiro de Almeida

PENHA, E. M.. Efeito de surfactantes na estimativa da densidade bacteriana em amostras de petróleo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: TATIANA DE MATTOS KERBER

Meirelles, F.V.P.; Ortiz, G.M.D.; Monteiro, E.C.; Aucélio, R.Q.;PENHA, E. M.. Planejamento experimental e avaliação metrológica da produção de lipases por Yarrowia lipolytica. 2007. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André de Souza Dutra

Furtado, A.A.L.; Srur, A.U.O.S.;PENHA, E. M.. Efeito do tratamento térmico na qualidade de pimentas em conserva. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Emanuelle de Araujo Oliveira

Borges, S.V.; Furtado, A.A.L.; Silva, A.T.;PENHA, E. M.. Efeitos da pasteurização térmica sobre as características químicas, físico-químicas, sensoriais e reológicas da polpa de umbu (Spondias tuberosa Arr. Câmara). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thadia Turon Costa da Silva

CABRAL, Lourdes Maria Corrêa;PENHA, E. M.. Avaliação da qualidade do suco de maracujá orgânico processado por microfiltração. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Dias Alvarez

Furtado, A.A.L.; Silva, A.T.;PENHA, E. M.. Degradação térmica da textura e cor no processamento de conserva de camarão Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862) em salmoura. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Daisy Blumenberg Wolkoff

MORETTI, Roberto Hermínio; Srebernich, S.M.; Garcia, N.H.P.;PENHA, E. M.; Jackix, M.N.H.. Estudo da estabilidade de repositor hidroeletrolítico formulado à base de sucos clarificados de acerola e caju. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Adolfo Saavedra Pinto

Leite, S.G.F.;COURI, SoniaPENHA, E. M.; Coelho, M.A.Z.; Costa, A.C.A. Produção de tanase por Aspergillus niger 3T5B8.. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Livia Nolasco Macedo Muruci

PENHA, E. M.. Produção e caracterização de uma nova lipase fúngica visando a aplicação em alimentos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: André de Souza Dutra

PENHA, E. M.. Avaliação da Pasteurização na Qualidade Nutricional e Sensorial do Suco de Tangerina Murcote. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Travassos de Castro

PENHA, E. M.. Comércio de frutas e hortaliças em prol da segurança do alimento em comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mário Ferreira LIma

Henriques, C.A.; Carmo, M.G.T.;PENHA, E. M.. Ácido graxo Omega 3 DHA (C22: 6 n-3) e desenvolvimento neonatal: aspectos relacionados à sua essencialidade e análise cromatográfica. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Quimica Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Ferreira Gouvêa

PENHA, E. M.; MATTIETTO, R. A.; FREITAS, S.P.;MATTA, Virgínia Martins da. Efeito do tratamento enzimático no comportamento reológico da pola de umbu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vívian Andrade Graciano

PENHA, E. M.. Estudo de Viabilidade da Aplicação de Digestão Anaeróbica de Resíduos Sólidos Urbanos com Geração de Energia na Cidade do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Mansur Fonseca

PENHA, E. M.. Obtenção de etanol a partir da Hidrólise Ácida do bagaço de cana-de-açúcar ? Cenário brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Allen Norton Hagler

HAGLER, A. N.. Definição de um meio de cultivo para produção de celulases por Botrytis sp.. 1985. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silvana Mariana Srebernich

SREBERNICH, S. M.. Produção de um licor de acerola. 2000. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Teixeira Godoy

MORETTI, e;GODOY, H. T.; MENEZES, Hillary Castle de. Produção de um licor de acerola. 2000. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Teixeira Godoy

GODOY, H. T.; MORETI, E.; MENEZES, Hillary Castle de. Produção de licor de acerola. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Raimundo Ferreira Grosso

GROSSO, C. R. F.. Produção de um licor de acerola. 2000. Tese (Doutorado em tecnologia de alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ixthá Hasselmann Valeriano

Fermentação alcoólica de hifrolisado de farelo de mandioca usando levedura Saccharomyces cerevisiae álcool resistente; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

Ludmila de Araújo Nunes Viana

Produção de lipase a partir de resíduos da agroindústria de óleos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário da Zona Oeste; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

Mayara Mendonça de Andrade

Produção Industrial de Protease de Origem Microbiana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

Érika Mayer Mello

Viabilidade Econômica da Produção de Bioetanol de 2ª Geração; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

CLAUDIA TELLES

Micro usina para produção de biodiesel utilizando óleo residual como matéria prima; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

Adriana Cardelli Fontan

Produção de Insulina por Microorganismos Geneticamente Modificados (OGMs); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Edmar das Mercês Penha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Hermínio Moretti

PRODUÇÃO DE UM LICOR DE ACEROLA; 2000; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Edla Maria Bezerra Lima

Processamento Digital de Imagens no Software KS 400; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Embrapa Centro Nacional de Pesquisa de Solos; Orientador: Edla Maria Bezerra Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTRO, F. T. ; BARBOSA, C. ; GOES, H. A. ; TABAI, K. C. ; OLIVEIRA, S. P. ; MENDES, L.L. ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da . Fruits and Vegetable Commercialization: Actions in Points-of-Sale of the West Zone of Rio de Janeiro City, Brazil. Acta Horticulturae , v. 1, p. 49-52, 2014.

  • MURUCI, L. N. M. ; SANTOS, R.R. ; COURI, Sonia ; PENHA, E. M. ; DAMASO, M.C.T. . Estudo das características físico-químicas de lipase de Asgergillus niger visando sua aplicação em alimentos. Higiene Alimentar , v. 27, p. 1-5, 2013.

  • PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; SENNA, Lilian Ferreira de ; TERZI, Selma da Costa ; NEVES, Bárbara Castello de Vasconcellos ; ALONSO, Stela Perez . Evaluation of Aspergillus niger 3T5B8 growth in solid state fermentation glass column by image analysis. Arquivos de Biologia e Tecnologia , Curitiba, v. 49, p. 101-105, 2006.

  • COURI, Sonia ; PENHA, E. M. ; NEVES, Bárbara Castello de Vasconcellos ; SENNA, Lilian Ferreira de . Digital image processing as a tool to monitor biomass growth in Aspergillus niger 3T5B8 solid-state fermentation: preliminary results. Journal of Microscopy , Oxford, v. 224, p. 290-297, 2006.

  • SILVA, Thadia Turon ; MODESTA, Regina Célia Della ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa . Suco de maracujá orgânico processado por microfiltração. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 40, n.4, p. 419-422, 2005.

  • PENHA, E. M. ; MODESTA, Regina Célia Della ; GONÇALVES, E. B. ; SILVA, A. L. S. ; MORETTI, Roberto Hermínio . Efeito dos teores de álcool e açúcar no perfil sensorial de licor de acerola. Brazilian Journal Of Food Technology, Campinas, v. 6, p. 33-42, 2003.

  • PENHA, E. M. ; BRAGA, N. C. A. S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, Lourdes Maria Correa ; MODESTA, Regina Célia Della ; FREITAS, S. C. . Utilização do retentado da ultrafiltração do suco de acerola na elaboração de licor. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , Curitiba, v. 19, n.2, p. 267-276, 2001.

  • MATTA, Virgínia Martins da ; PENHA, E. M. ; MODESTA, Regina Célia Della . Stability study of pasteurized cocoa pulp. Alimentaria (Madrid) , Madri, v. 1, n.320, p. 99-105, 2001.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, R. H. . Effect of enzymatic hydrolysis ethanol concentration on colour of acerola liqueur. Alimentaria (Madrid) , Madri, v. 4, n.311, p. 37-41, 2000.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, Roberto Hermínio ; ASCHERI, J. L. R. . Hidrólisis enzimática de la pulpa de acerola en la etapa de maceración alcohólica en la preparación de licor. Alimentaria (Madrid) , Madri, v. 11, n.307, p. 99-104, 1999.

  • PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da . Características físico-químicas e microbiológicas da polpa de cacau. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 33, n.11, p. 1945-1949, 1998.

  • PENHA, E. M. ; ROSEMBERG, J. A. ; SILVEIRA, M. M. . Definição de um meio de cultura para produção de celulases por Botrytis sp.. Revista Brasileira de Microbiologia, São Paulo, v. 19, n.3, 1988.

  • PENHA, E. M. ; TOME JUNIOR, J. B. (Org.) ; COHEN, K. O. (Org.) ; ROSOT, M. A. D. (Org.) ; GARRASTAZÚ, M. C. (Org.) ; ENCARNAÇÃO, R.O. (Org.) ; MAURO, R. A. (Org.) ; ANGELIS, S. (Org.) ; HAMMES, V. S. (Org.) ; OLIVEIRA, Y. M. M. (Org.) . Diretrizes para implantação de gestão ambiental nas unidades da Embrapa. 1. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2010. v. 1. 144p .

  • PENHA, E. M. ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; MATTA, Virgínia Martins da . Água de coco. In: Waldemar Gastoni Venturini Filho. (Org.). Bebidas não alcoólicas. 1ed.São Paulo: Blucher, 2010, v. 2, p. 1-11.

  • PENHA, E. M. ; TOME JUNIOR, J. B. ; COHEN, K. O. ; ROSOT, M. A. D. ; GARRASTAZÚ, M. C. ; ENCARNAÇÃO, R.O. ; MAURO, R. A. ; ANGELIS, S. ; HAMMES, V. S. ; OLIVEIRA, Y. M. M. . Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios. In: Edmar das Mercês Penha; Juarez barbosa Tomé Júnior. (Org.). Diretrizes para Implantação de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa. 1ed.Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2010, v. 1, p. 33-62.

  • PENHA, E. M. ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; MATTA, Virgínia Martins da . Água de coco. In: Waldemar Gastoni Venturini Filho. (Org.). Tecnologia de bebidas: matéria-prima, processamento, BPF/APPCC, legislação e mercado. 1ªed.São Paulo: Edgard Blücher, 2005, v. , p. 103-118.

  • CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; MATTA, Virgínia Martins da ; PENHA, E. M. . Conservação de água de coco verde por filtração com membrana. Revista Engarrafador Moderno, São Caetano do Sul/SP, p. 44 - 47.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; BRIGIDA, A. I. S. ; PENHA, E. M. ; SILVA, J. P. L. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; VIANA, L. A. N. ; OLIVEIRA, Edna Maria Morais . Produção de celulose bacteriana pela cepa Gluconacetobacter hansenii ATCC 1431 com difernetes fontes de nitrogênio. In: VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2013, São Carlos. Anais do VII Workshop de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2013.

  • CONCEICAO, M. A. ; SANTOS, R.R. ; PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; DAMASO, M.C.T. . Produção de lipase de Aspergillus niger utilizando co-produtos da indústria de refino de óleos. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química-COBEQ, 2012, Búzios. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

  • MURUCI, L. N. M. ; SANTOS, L. O. ; COURI, Sonia ; PENHA, E. M. ; DAMASO, M.C.T. . Melhoramento da Produção de Lipase de Aspergillus niger em Fermentação Semi-sólida Utilizando Subprodutos Agroindustriais. In: SINAFERM 2011, 2011, Caxias do Sul/RS. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; MENDES, L.L. ; PENHA, E. M. ; BARBOSA, C. ; TABAI, K. C. . INTERVENÇÃO PARA O CONSUMO SEGURO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM COMÉRCIOS VAREJISTA DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO (RJ). In: IX Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2011, Recife/PE. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2011.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; MATTA, Virgínia Martins da ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. ; TABAI, K. C. . AÇÕES EM PROL DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS SEGURAS NAS COMUNIDADES DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO (RJ). In: IX Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2011, Recife/PE. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2011.

  • PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; SENNA, Lilian Ferreira de ; TERZI, Selma da Costa ; NEVES, Bárbara Castello de Vasconcellos ; ALONSO, Stela Perez . Processamento digital de imagens do crescimento de Aspergillus niger 3T5B8 em colunas de vidro e meio semi-sólido. In: XIV Simpósio Nacional de Fermentações, 2003, Florianópolis. CD rom, 2003.

  • PENHA, E. M. ; SILVA, Thadia Turon Costa da ; MODESTA, Regina Célia Della ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa . Avaliação da qualidade do suco de maracujá orgânico processado por microfiltração. In: 4° Congresso Ibero-Americano em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2003, Florianópolis. Anais do CITEM 2003, 2003. p. 268-273.

  • PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; TERZI, Selma da Costa ; PINTO, Gustavo Saavedra . Influência do ácido tânico na síntese da enzima tanase. In: IV Congreso Ibero Americano de Ingeniería de Alimentos, 2003, Valparaíso. Resúmenes de Presentaciones CIBIA-IV 2003, 2003.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, Roberto Hermínio . Influência da concentração alcoólica do macerado sobre a cor do licor de acerola. In: International conference on agropoles and Industrial Technological Parks - Agrotec`99, 1999, Barretos. Abstract books from Agrotec`99, 1999. p. 189-191.

  • PENHA, E. M. . Efeito da hidrólise enzimática sobre a cor e a turbidez da polpa de acerola. In: Congresso brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Anais do XX Congresso brasileiro de Microbiologia, 1999. v. 140. p. 265.

  • PENHA, E. M. ; BRAGA, N. C. A. S. . Produção de licor à partir do resíduo da ultrafiltração do suco de acerola. In: Simpósio latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas. Livro de resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 188.

  • PENHA, E. M. . Características do coco verde para industrialização da água e da polpa gelatinosa.. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998. v. 2.

  • PENHA, E. M. ; COSTA, I. ; MATTA, Virgínia Martins da . Produção de biomassa de Rhodotorula glutinis em escala semi-piloto: testes de ruptura celular para extração de carotenóides. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1992, Salvador. Anais do IX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1992. v. 2.

  • MURUCI, L. N. M. ; SANTOS, R.R. ; VIANA, L. A. N. ; DAMASO, M.C.T. ; COURI, Sonia ; PENHA, E. M. . Estudo da estabilidade à temperatura, pH e estocagem, de lipase produzida por Aspergillus niger em fermentação semi-sólida. In: X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC, 2012, 2012, Blumenau. X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC, 2012, 2012.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; PENHA, E. M. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; VIANA, L. A. N. ; SILVA, J. P. L. . Avaliação de duas cepas de Aspergillus niger na produção de lipase por fermentação em estado sólido e submersa. In: X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2012, 2012, Blumenau. CD do X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. Blumenau: FURB, 2012, 2012.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; SILVA, J. P. L. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; PENHA, E. M. . Produção de xilanase por duas cepas de Aspergillus niger por fermentação em estado sólido. In: X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2012, 2012, Blumenau. CD do X Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. Blumenau: FURB, 2012., 2012.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. . Pontos de vendas de frutas e hortaliças na zona oeste do Rio de Janeiro: condições de transporte, higiene e limpeza. In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2009, Florianópolis. Higiene Alimentar, 2009. v. 23. p. 313-314.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. . Fatores de decisão de compras de frutas e hortaliças em estabelecimentos de comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2009, Florianópolis. Higiene Alimentar, 2009. v. 23. p. 310-311.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; BRIGIDA, A. I. S. ; PENHA, E. M. ; SILVA, J. P. L. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; VIANA, L. A. N. ; OLIVEIRA, Edna Maria Morais . Avaliação da fonte de nitrogênio na produção de celulose bacteriana pela cepa Gluconacetobacter hansenii ATCC 1431 em emio sintético. In: XIX SINAFERM, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2013.

  • MURUCI, L. N. M. ; SANTOS, R.R. ; SOUZA, E. F. ; PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; DAMASO, M.C.T. . Effects of pH and temperature on the activity of lipase produced by Aspergillus. In: 16th World Congress of Food Science and Technology and Technology and XVII Latin American of Food Seminar of Food Science and Technology- ALACCTA, 2012, 2012, Foz do Iguaçu. 16th World Congress of Food Science and Technology and XVII Latin American of Food Seminar of Food Science and Technology- ALACCTA, 2012, 2012.

  • MURUCI, L. N. M. ; SANTOS, R.R. ; CONCEICAO, M. A. ; PENHA, E. M. ; SILVA, J. P. L. ; DAMASO, M.C.T. . Influência da adição de diferentes borras provenientes do refino de óleos comestíveis para obtenção de lipase fúngica por fermentação em estado sólidoa. In: IV SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012, 2012, João Pessoa. IV SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012, 2012.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; PENHA, E. M. ; TERZI, Selma da Costa ; SOUZA, E. F. ; VIANA, L. A. N. ; SILVA, J. P. L. . LIPASE PRODUCTION BY Aspergillus niger STRAINS IN SOLID-STATE AND SUBMERGED FERMENTATIONS. In: 16th World Congress of Food Science and Technology, 2012, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do 16th World Congress of Food Science and Technology, 2012, 2012. v. 1.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; PENHA, E. M. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; CONCEICAO, M. A. ; SILVA, J. P. L. ; OLIVEIRA, Edna Maria Morais . CELLULOSE PRODUCTION BY Gluconacetobacter hansenii IN A MEDIUM CONTAINING AGAVE JUICE. In: World Congress of Food Science and Technology, 2012, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do 16th World Congress of Food Science and Technology, 2012, 2012. v. 1.

  • SANTOS, R. C. ; BORTOLLI, M. C. A. ; NOGUEIRA, T. C. ; PENHA, E. M. ; OLIVEIRA, Edna Maria Morais ; MATOS, A. ; SA, L. R. ; FERREIRA-LEITAO, V. S. F. . Conversão enzimática de resíduos da agroindústria de mandioca para a produção de etanol. In: II Semana de Biotecnologia Industrial, 2010, Lorena. Anais da II Semana de Biotecnologia Industrial, 2010. v. 1.

  • CASTRO, F. T. ; TABAI, K. C. ; OLIVEIRA, S. P. ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. . Alimento inseguro: condições das frutas e hortaliças em pontos de venda da zona oeste do Rio de Janeiro. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos Potencialidades, desafios e inovações, 2010, 2010, Salvador. XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos Potencialidades, desafios e inovações, 2010, 2010.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; CRIBB, A.Y . Aspectos higiênico-sanitários de pontos de venda de frutas, legumes e verduras na zona oeste do Município do Rio de Janeiro: estrutura física e higiene dos estabelecimentos.. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Anais do CONBRAN, 2008, 2008. p. 250-250.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; CRIBB, A.Y . Aspectos higiênico-sanitários em pontos de venda de frutas, legumes e verduras na zona oeste do Município do Rio de Janeiro: condições dos alimentos e dos manipuladores. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Anais do CONBRAN, 2008, 2008. p. 203-203.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; CRIBB, A.Y . Estratégias de venda de frutas e hortaliças na zona oeste do Município do Rio de Janeiro. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2008, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008, 2008. p. 203-203.

  • PENHA, E. M. ; COURI, Sonia ; SENNA, Lilian Ferreira de ; TERZI, Selma da Costa ; NEVES, Bárbara Castello de Vasconcellos . Análise de imagens do crescimento de Aspergillus niger 3T5B8, em fermentação semi-sólida. In: IV Congreso Ibero Americano de Ingeniería de Alimentos, 2003, Valparaíso. Resúmenes de presentaciones CIBIA-IV, 2003. p. 213-214.

  • PENHA, E. M. ; SOARES, Antonio Gomes ; MODESTA, Regina Célia Della ; FARIAS, Antônio Xavier de . Conservação de cubos de gelo de água de coco verde (Cocos nucifera L.). In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas, 2003.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, Roberto Hermínio ; MODESTA, Regina Célia Della ; GONÇALVES, E. B. ; SILVA, A. L. S. . Efeito dos teores de álcool e açúcar no perfil sensorial de licor de acerola. In: Simpósio latino americano de ciência de alimentos, 2001, Campinas. Livro de resumos do IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001. p. 211.

  • PENHA, E. M. ; MODESTA, Regina Célia Della ; MORETTI, Roberto Hermínio . Preservação da vitamina C do licor de acerola pela adição de CO2. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. v. 1. p. 8.12.

  • PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da . Caracterização do resíduo (retido) do processo de clarificação do suco de acerola por ultrafiltração.. In: Simpósio latino americano de ciência de alimentos, 1999, Campinas. Livro de Resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, 1999. v. 662. p. 188.

  • PENHA, E. M. ; COSTA, I. ; MARTELLI, H. L. ; SILVA, I. M. ; MONTEBLANCO, E. . Kinetics and fed-batch production of beta-carotene by a Rhodotorula specie in sugar cane juice.. In: Sixth european congress on bitechnology, 1993, Firenze. Abstract books from the sixth european congress on biotechnology, 1993. v. IV.

  • PENHA, E. M. ; VIANA, L. A. N. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; SOUZA, E. F. ; TERZI, Selma da Costa ; SALUM, T. F. C. . Aproveitamento de resíduos da agroindústria do óleo de dendê para a produção de lipase por Aspergillus niger. Ciência Rural , 2016.

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; GOES, H. A. ; BARBOSA, C. ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da ; TABAI, K. C. . Impactos de intervenções em prol da segurança de frutas e hortaliças nos pontos de venda da zona oeste do município do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PENHA, E. M. . Produção de Vinagre de Caqui. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENHA, E. M. . AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁGUA DE COCO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENHA, E. M. ; SOARES, Antonio Gomes ; MODESTA, Regina Célia Della ; FARIAS, Antônio Xavier de . Conservação de cubos de gelo de água de coco verde (Cocos nucifera L.). 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PENHA, E. M. . Tecnologia da Produção de Bebidas Alcoólicas por Mistura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENHA, E. M. . INDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁGUA DO COCO VERDE. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENCARNAÇÃO, R.O. ; COHEN, K. O. ; TOME JUNIOR, J. B. ; PENHA, E. M. ; MAURO, R. A. ; ANGELIS, S. ; SIMEONE, M. L. ; AMARAL. J.A.B. . Estratégia corporativa para eliminação do passivo de resíduos químicos, biológicos e materiais contaminados das unidades descentralizadas da Embrapa. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009 (Comunicado Técnico).

  • TOME JUNIOR, J. B. ; PENHA, E. M. ; COHEN, K. O. ; ENCARNAÇÃO, R.O. ; MAURO, R. A. ; ANGELIS, S. ; HAMMES, V. S. ; OLIVEIRA, Y. M. M. . Proposta corporativa para implantação de gestão ambiental na Embrapa. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009 (Comunicado Técnico).

  • PENHA, E. M. ; ARAUJO, M. C. P. ; ARAUJO, A. M. ; SOUZA, A. M. ; ROCHA, J. E. D. ; LEAO, L. G. S. ; MENDES, L.L. . Aplicação do diagnóstico rápido participativo para avaliação da percepção ambiental dos empregados da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009 (Comunicado Técnico).

  • OLIVEIRA, S. P. ; CASTRO, F. T. ; TABAI, K. C. ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. . Promoção do consumo de frutas, legumes e verduras em pontos de venda: diagnóstico inicial. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2008 (Comunicado Técnico).

  • OLIVEIRA, S. P. ; CASTRO, F. T. ; TABAI, K. C. ; BARBOSA, C. ; MENDES, L.L. ; PENHA, E. M. ; GOES, H. A. . Manual para comerciantes e manipuladores de frutas, legumes e verduras: três passos para o sucesso das vendas. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2008 (Manual).

  • CASTRO, F. T. ; OLIVEIRA, S. P. ; TABAI, K. C. ; CRIBB, A.Y ; PENHA, E. M. . Aspectos higiênico-sanitários de pontos de vendas de frutas e hortaliças na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ: Revista da Asssociação Brasileira de Nutrição, 2008 (Resumo em Congresso).

  • OLIVEIRA, Edna Maria Morais ; SANTOS, A.M. ; PENHA, E. M. . Use of cassava residues for alcohol production. Brasília/DF: Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica na Embrapa, 2008 (Resumo em Congresso).

  • VASCONCELOS, L.Z.S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; PENHA, E. M. ; FREITAS, S.P. . Economical pre-feasibility study of coconut watwe ultrafiltration. Shanghai, China: Congress of Food Science and Technology, 14th International Union of Food Science and Technology, 2008 (Resumo em Congresso).

  • PENHA, E. M. . Licor de Frutas. Brasília: Embrapa Informação tecnológica, 2006 (Manual).

  • CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da . Água de coco verde refrigerada. Brasília: Embrapa Informação tecnológica, 2005 (Manual).

  • CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; MATTA, Virgínia Martins da ; PENHA, E. M. ; MODESTA, Regina Célia Della ; SILVA, Thadia Turon da . Processamento do suco de maracujá orgânico por microfiltração.. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2004 (Comunicado Técnico).

  • PENHA, E. M. . Manual para fabricação artesanal de licor de acerola. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2004 (Manual).

  • PENHA, E. M. ; OLIVEIRA, Edna Maria Morais ; COURI, Sonia ; SIQUEIRA, Regina Silva de ; GONÇALVES, Neide Botrel ; CARVALHO, José Luiz Vianna de ; FARIAS, Antônio Xavier de . Manual de Biossegurança da Embrapa Agroindústria de Alimentos: laboratórios e Plantas-Piloto.. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2004 (Manual).

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, Roberto Hermínio ; MODESTA, Regina Célia Della . Processo para fabricação de licor de acerola. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2002 (Comunicado Técnico).

  • ROSA, Morsyleide de Freitas ; ABREU, Fernando Antonio Pinto de ; PENHA, E. M. ; ARAGÃO, Wilson Menezes . Processamento de água de coco verde.. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 1998 (Comunicado Técnico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da ; MODESTA, Regina Célia Della ; SILVA, Thadia Turon da . PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ ORGÂNICO CLARIFICADO POR MICROFILTRAÇÃO.. 2004.

PENHA, E. M. ; COURI, Sonia . TÉCNICA DE ANÁLISE DE IMAGENS PARA QUANTIFICAÇÃO DO CRESCIMENTO DE FUNGOS FILAMENTOSOS EM FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA. 2003.

PENHA, E. M. ; COURI, Sonia . PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE ENZIMAS PECTOLÍTICAS POR FERMENTAÇÃO EM MEIO SEMI-SÓLIDO A BASE DE FARELO DE TRIGO EM COLUNAS DE VIDRO: ESCALA DE LABORATÓRIO.. 2003.

CUNHA, F.Q. ; PENHA, E. M. . Boas Práticas de Laboratório - BPL. 2010. .

OTÊNIO, M. ; PENHA, E. M. . Plano de Gerenciamento de Resíduos Biológicos em Laboratórios de Pesquisa, de Acordo com as Boas Práticas Laboratoriais (BPL). 2009. .

SOUZA, A. M. ; CENDON, B. R. ; OLIVEIRA, D. R. ; PENHA, E. M. ; ROCHA, J. E. D. ; LEAO, L. G. S. ; MENDES, L.L. ; ARAUJO, M. C. P. . Política Ambiental da Embrapa Agroindústria de Alimentos. 2009. (Política Empresarial).

PENHA, E. M. . Curso de Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios. 2008. .

PENHA, E. M. ; SOUZA, A. M. ; ARAUJO, M. C. P. . Curso de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório. 2008. .

OLIVEIRA, S. P. ; MENDES, L.L. ; PENHA, E. M. ; BARBOSA, C. . Treinamento para os responsáveis dos pontos de vendas de frutas e hortaliças (Módulo I: Gestão de Negócios e Módulo II: Organizando minha Loja). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PENHA, E. M. . Gestão Ambiental e Suas Implicações Legais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R.C. ; PENHA, E. M. ; ARAUJO, M. C. P. ; SOUZA, A. M. . Maquete da Embrapa Agroindústria de Alimentos. 2008. (Maquete).

OLIVEIRA, S. P. ; PENHA, E. M. ; MATTA, Virgínia Martins da . Treinamento de agentes comunitários: Diagnóstico de consumo de frutas e hortaliças de famílias assistidas pelo PSF/PACS (Módulo 2). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PENHA, E. M. ; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa ; MATTA, Virgínia Martins da ; SIQUEIRA, Regina Silva de . Ultrafiltração de água de coco verde em módulos de fibras ocas. 2007. (Resumo em Anais de Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de processo de produção de biodiesel por rota enzimática, Descrição: Visando o desenvolvimento de um processo para produção de biodiesel por rota enzimática, estão sendo testados resíduos da agroindústria de fabricação de óleo de dendê como matérias-primas para fermentação em estado sólido para obtenção de lipases de baixo custo, utilizando o fungo Aspergillus niger entre outros microrganismos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Mônica C. T. Damaso - Integrante / Ludmila A. N. Viana - Integrante / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / Thaís Fabiana Chan Salum - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Obtenção de óleos vegetais enriquecidos com diacilglicerídeos através da ação enzimática de lipases fúngicas, Descrição: O projeto tem por objetivo produzir e caracterizar lipases fúngicas produzidas por linhagens selecionadas de Aspergillus. Desta forma, espera-se obter óleos vegetais enriquecidos com diacilglicerídeos através da ação enzimática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Integrante / Leda Maria Fortes Gottschalk - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Linhagens microbianas superiores para a produção de etanol lignocelulósico, Descrição: Este projeto visa desenvolver linhagens microbianas capazes de secretar celulases, β-glicosidase e enzimas acessórias em concentrações superiores às de linhagens industriais, e desse modo, contribuir para o desenvolvimento do setor de etanol celulósico no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Integrante / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / João Ricardo Moreira de Almeida - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Produção de etanol de 2ª geração por leveduras álcool resistentes a partir de hidrolisados de resíduos amiláceos, Descrição: O projeto visa escalonar o processo de hidrólise do resíduo agroindustrial da fabricação de farinha de mandioca (farelo de madioca) de forma a obter um hidrolisado rico em açúcares fermentáveis por leveduras selecionadas resistentes ao etanol.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Márcia Monteiro Machado Gonçalves - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Resíduos Agroindustriais para Obtenção de Biomaterial a base de Celulose Bacteriana, Descrição: Diferentes resíduos agroindustriais do processamento do caju, sisal e da casca do côco verde serão testados visando a produção de celulose bacteriana. O agente produtor da celulose bacteriana (CB) será Gluconacetobacter hansenii. Em seguida serão realizados os procedimentos para a purificação da CB e avaliação de sua aplicação industrial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Morsyleide de Freitas Rosa - Coordenador / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Implantação das Diretrizes Institucionais de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa: Gestão de Resíduos de Laboratórios, Descrição: A Lei de Crimes Ambientais (9.605, de 12/02/1998), que trata sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, estabelece, no seu artigo segundo, responsabilidades penais diretas para os gestores (diretor, administrador, membro de conselho e de órgão técnico, auditor, gerente, etc.), Verifica-se, assim, a enorme carga de responsabilidade que pesa sobre os gestores, tornando-se mandatório e urgente que a Embrapa procure sanar as não-conformidades que suas UDs eventualmente apresentem, em relação a essa legislação. No âmbito das Unidades, portanto, diversos procedimentos e mecanismos voltados ao desenvolvimento e consolidação da Gestão Ambiental devem ser implementados, muitos dos quais destinados a sanar "passivos ambientais" existentes. Do ponto de vista da pesquisa e geração de tecnologias, deve ser ressaltada a premente necessidade de as Unidades da Embrapa realizarem um esforço de se adequarem às normas de Boas Práticas de Laboratórios (BPL) e Certificação de Ensaios (ISO 17025). Tais normas são exigências para o reconhecimento dos resultados gerados nos laboratórios e campos experimentais, sob pena, inclusive, desses resultados não serem mais aceitos para registro de propriedade intelectual e publicações científicas. O projeto institucional do MP 5 denominado "Sistema de Gestão Ambiental - Uma proposta corporativa para a Embrapa", que se encerra em outubro/2007 viabilizou a consolidação da 'expertise' institucional no assunto, culminando com a elaboração do documento "Diretrizes para Implantação de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa". Pode-se afirmar, portanto, que a instituição já reúne 'massa crítica' de conhecimentos para implantação de GA e o projeto atual será o apoio que as Unidades precisam para iniciar ou dar continuidade ao processo de implantação de GA. O presente projeto manteve a estrutura de Planos de Ação temáticos, abordando os mesmos temas do projeto institucional anterior (Educação Ambie. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Juarez Barbosa Tomé Júnior - Integrante / Kelly de Oliveira Cohen - Integrante / Ricardo de Oliveira Encarnação - Integrante / Rodiney de Arruda Mauro - Integrante / Sandra de Angelis - Integrante / Valéria Sucena Hammes - Integrante / Yeda Maria Malheiros de Oliveira - Integrante / José Américo Bordini do Amaral - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araujo - Integrante / Marcelo Otênio - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2011

    Fermentação alcoólica usando Saccharomyces cerevisiae capaz de metabolisar pentoses: Produção de etanol a partir de hidrolisados de fonte amilácea e lignocelulósica., Descrição: O bagaço e da palha de cana e outros resíduos da agroindústria são materiais constituídos por celulose, um polímero da glicose formado por seis carbonos, as hexoses; por hemicelulose, composta por açúcares de cinco carbonos, chamados de pentoses, não aproveitados ainda para a produção de açúcar; e pela lignina, um material estrutural da planta, associado à parede vegetal celular, responsável pela rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais. Para que essas biomassas possam ser utilizadas como matérias-primas para processos químicos e biológicos elas precisam ser submetidas a um pré-tratamento para desorganizar o complexo lignocelulósico. A lignina é o grande obstáculo nesse processo todo. A quebra desse componente libera fenóis e outros produtos químicos que inibem o processo fermentativo. Somente após ser feito o pré-tratamento do material aplica-se uma das duas vias de transformação da celulose e da hemicelulose em açúcar para obtenção do etanol. O açúcar obtido serve como blocos de construção (substratos) para produção do álcool combustível e de várias substâncias químicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Selma da Costa Terzi - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Raquel Carvalho dos Santos - Integrante / Thiago C. Nogueira - Integrante / Lívian R.V. Sá - Integrante / Viridiana S. Ferreira-Leitão - Integrante / Andrea Matos dos Santos - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    USO INTEGRADO DOS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DA FARINHA E FÉCULA DA MANDIOCA PARA A OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE ALTO VALOR AGREGADO, Descrição: O setor agroindustrial da raíz de mandioca, que atualmente encontram-se em volumes bem elevados de produção, pode ser um grande nicho para a geração de etanol e outras fontes de energia. Recentemente, estudos demonstraram que a fermentação em estado sólido (FES) do farelo, utilizando pectinases como enzimas complementares, alcançou um rendimento global de cerca de 51,6%. A utilização da manipueira ultrapassa a última fronteira para o aproveitamento total da raiz, mandioca. Alguns relatam o uso da manipueira na obtenção de biossurfactantes, aplicados na indústria de petróleo, além da aplicação como inseticida, nematecida, fungicida, acaricida e bactericida. A produção de etanol a partir da manipueira não foi relatada, apesar de apresentar altos níveis de açúcares fermentáveis. O objetivo desta proposta é produzir etanol de qualidade a partir de resíduos do processamento da mandioca para sua utilização na geração de hidrogênio. Para tanto variedades de mandioca serão cultivadas e processadas para obtenção dos resíduos na Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Mandioca e Fruticultura e Embrapa Agrobiologia. Os resíduos serão fermentados e o etanol produzido será destilado e caracterizado para posterior utilização em células combustível para a geração de hidrgênio. A produção de hidrogênio a partir de etanol de mandioca garante uma valorização desta cultura, além da geração de energia limpa para o meio ambiente. Espera-se que com os resultados obtidos, inicie-se um Programa de Melhoramento Genético para a mandioca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    Pré-Tratamento do Material Lignocelulósico para Hidrólise Enzimática e Bioconversão a Etanol., Descrição: A biomassa é a forma natural de armazenar uma fração da energia solar incidente no planeta. O desafio é buscar soluções que possibilitem usar de forma cada vez mais eficiente esse recurso natural. Diversas formas de conversão da biomassa florestal, ou de seus resíduos, em produtos de maior valor agregado devem ser consideradas como componentes na matriz energética nacional. Celulose é a fonte biológica natural renovável mais abundante do planeta e a produção de produtos e bioenergia baseada na matriz lignocelulósica, a baixos custos, é importante para o desenvolvimento sustentável. A produção de celulases é uma etapa essencial para a conversão enzimática da biomassa a etanol. O requerimento de celulases para a hidrólise da celulose é bastante elevado, assim, para uma economia de processo, é importante produzir as enzimas com um custo o mais baixo possível. Atualmente, a pesquisa e o desenvolvimento na área de produção de celulases são realizados com o fungo Trichoderma reesei, chegando a aproximadamente 20% do total de enzimas produzidas mundialmente. Existem dois processos disponíveis na produção comercial de enzimas: o da fermentação em meio semi-sólido e o da fermentação submersa. O último é o mais utilizado, entretanto sua maior desvantagem é o alto investimento inicial e o maior consumo de energia. A fermentação em meio semi-sólido se baseia na utilização racional dos recursos naturais e de resíduos agrícolas e industriais, requer menor investimento inicial e menor consumo energético e possibilita uma produtividade volumétrica superior com recuperação do produto simplificada. Para o uso da fermentação semi-sólida em escala comercial, existem ainda barreiras relacionadas às configurações dos biorreatores.A etapa de pré-tratamento do material ligno-celulósico, anterior ao processo de hidrólise enzimática, possui elevada importância para o processo como um todo. Neste contexto, o objetivo da presente proposta é desenvolver tecnologia viável para a produção de eta. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Sonia Couri - Integrante / Selma da Costa Terzi - Integrante / Lívian R.V. Sá - Integrante / Viridiana S. Ferreira-Leitão - Integrante / Mônica C. T. Damaso - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    Produção de etanol para células a combustível utilizando resíduos da indústria da mandioca: Bio-transformação do Farelo de Mandioca e Obtenção de etanol, Descrição: O setor agroindustrial da mandioca gera resíduos que podem representar um grande nicho para a geração de produtos de maior valor agregado como: etanol e outras fontes de energia. A produção de etanol a partir do farelo da mandioca enfoca a obtenção de álcool fino, o qual pode ser utilizado principalmente nas indústrias de bebidas, perfumaria e farmacêutica. Junto a isto, a utilização da manipuiera, resíduo líquido, ultrapassa a última fronteira para o aproveitamento total da mandioca. Alguns trabalhos relatam o uso da manipueira na obtenção de biossurfactantes, aplicados na indústria de petróleo, além da aplicação como inseticida, nematecida, fungicida, acaricida e bactericida. A produção de etanol a partir da manipueira ainda não foi explorada, apesar deste resíduo apresentar altos níveis de açúcares fermentecíveis. O etanol de mandioca possui características adequadas para sua utlização como substrato na produção de hidrogênio, insumo de células a combustível (CaCs) na geração de energia elétrica, apontado por especialistas como o centro da economia mundial dentro de algumas décadas. O objetivo deste plano de ação é produzir etanol de alta qualidade a partir de farelo e manipueira oriundas do processamento da mandioca para sua utilização em células a combustível, na geração de energia elétrica. Foi acordado com a empresa Indemil, importante componente do setor produtivo da mandioca, localizada no Paraná, a aquisição de resíduos da fabricação de fécula e/ou polvilho. Os resíduos obtidos serão caracterizados e fermentados na Embrapa Agroindústria de Alimentos/IQ da UFRJ. O etanol produzido será destilado e caracterizado, principalmente quanto à presença de compostos, que agem como contaminantes dos catalisadores das células. Tais procedimentos serão conduzidos no Instituto Nacional de Tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Selma da Costa Terzi - Integrante / Lourdes Maria Corrêa Cabral - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Raquel Carvalho dos Santos - Integrante / Thiago C. Nogueira - Integrante / Lívian R.V. Sá - Integrante / Viridiana S. Ferreira-Leitão - Integrante / Andrea Matos dos Santos - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2011

    Construção de uma estratégia de intervenção em nível local para promoção do consumo de frutas e hortaliças, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Virgínia Martins da Matta em 19/06/2015., Descrição: O consumo de frutas e hortaliças (FH) tem sido estimulado, em vários países, em virtude de seus benefícios no combate às deficiências de vitaminas e sais minerais e na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade. As ações para aumento do consumo de FH devem proporcionar, ao público alvo, a conscientização sobre o papel desses alimentos na promoção da saúde e provocar mudanças comportamentais e ambientais efetivas. Sendo assim, este projeto pretende realizar ações de orientação alimentar, através de palestras, jogos lúdicos, oficinas de culinária, distribuição de material informativo, entre outras, em creches, escolas, empresas, locais de compra de FH e junto às famílias assistidas pelo Programa Saúde da Família (PSF/PACS) e pela Pastoral da Criança, nos bairros de Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz, localizados na zona oeste do Município do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Coordenador / Silvana Pedroso de Oliveira - Integrante / Fernanda Travassos de Castro - Integrante / Kátia Cilene Tabai - Integrante / Hellen de Almeida Góes - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Produção por fermentação, caracterização e concentração de extratos celulolíticos para a hidrólise de biomassa florestal pré-tratada., Descrição: Apesar das inúmeras vantagens oferecidas pela hidrólise enzimática da celulose, o custo dos biocatalisadores, as celulases, tem dificultado a implantação e difusão desta tecnologia. Sem dúvida, uma saída estratégica para este problema seria a produção deste biocatalisador por empresas nacionais ou a produção ?in house?. Sabe-se que o processo de produção de bioetanol nos E.U.A. é completamente baseado na redução dos custos da enzima no processo de hidrólise. O projeto coordenado pelo Departamento de Energia americano, em parceria com duas empresas produtoras de celulases, tem como meta que o custo da celulase por litro de etanol produzido seja de cinco centavos (US$ 0,05/L etanol), correspondendo a aproximadamente 12% do custo total do processo. Se o processo nacional de produção de etanol for baseado na importação de celulases, as possibilidades de sucesso serão muito reduzidas, em função dos custos de importação (US$ 8,00/Kg - preço FOB). A etapa de pré-tratamento do material ligno-celulósico, anterior ao processo de hidrólise enzimática, possui elevada importância para o processo como um todo. Neste contexto, o objetivo da presente proposta é desenvolver tecnologia viável para a produção de etanol de biomassa sem dependência externa de biocatalisadores e com tecnologia de pré-tratamento de alta eficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Sonia Couri - Integrante / Selma da Costa Terzi - Integrante / Gustavo Saavedra Pinto - Integrante / Raquel Carvalho dos Santos - Integrante / Lívian R.V. Sá - Integrante / Viridiana S. Ferreira-Leitão - Integrante / Mônica C. T. Damaso - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Projeto de Gestão Ambiental para a Embrapa Agroindústria de Alimentos, Descrição: O projeto teve como objetivo geral fornecer as condições para implantar um Sistema de Gerenciamento Ambiental e possibilitar a incorporação dos princípios de responsabilidade, precaução e conservação ambiental na Embrapa Agroindústria de Alimentos, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa. A implantação da educação ambiental teve a finalidade de fixar condições, padrões e procedimentos para planejar e desenvolver práticas permanentes de conscientização ambiental que possibilitem a incorporação à cultura organizacional dos princípios citados acima. Em outras palavras, visou desenvolver e implantar um programa contínuo de educação ambiental para a comunidade do CTAA. A gestão de resíduos de laboratoriais e de resíduos gerais de forma integrada, inicia-se pela identificação de necessidades de capacitação e treinamento em temas específicos de forma a viabilizar demandas em infra-estrutura para auxiliar em outros projetos estruturais da Unidade. Além disso, com a reavaliação dos processos e atividades dos laboratórios da Unidade será possível promover a melhoria do processo de gerenciamento dos resíduos laboratoriais visando manter o padrão de qualidade requerido pelas BPL e ISO 17025. O método previu a aplicação de um questionário para avaliação da percepção dos problemas ambientais pelos empregados e prestadores de serviços da Embrapa Agroindústria de Alimentos, denominado DRP (Diagnóstico Rápido Participativo). Assim, seria possível elencar os principais problemas ambientais e posíveis alternativas para sua solução além de estruturar o modelo de gestão ambiental a ser implantado nesta unidade de pesquisa da Embrapa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Luciana Leitão Mendes - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araujo - Integrante / Andressa Moreira de Souza - Integrante / João Eugênio Diaz Rocha - Integrante / Leandro Gonçalves de Souza Leão - Integrante / Renata Chaves Machado - Integrante / Bernardo Ribeiro Cendon - Integrante / David Regis de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2007

    Sistema de Gestão Ambiental ? uma proposta corporativa para a Embrapa: Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios, Descrição: O projeto visa à criação de uma cultura corporativa para a gestão ambiental. A uniformização desta cultura será a prerrogativa que possibilitará o resgate dos passivos ambientais nas Unidades da Embrapa, coordenando atividades que venham a atender a atual diretriz institucional que preconiza os princípios da sustentabilidade. Para tanto, são propostas ações que culminem em um esforço corporativo para implantar os princípios de Gestão Ambiental (GA) na Empresa, incluindo o controle e otimização de boas práticas laboratoriais e o uso racional de recursos, a disposição final dos resíduos químicos e biológicos (sejam laboratoriais, de esgotamento sanitário ou de campos experimentais) e a promoção a educação ambiental em âmbito corporativo. O projeto contempla 6 planos de ação (sendo o plano de ação 0 o de gestão do projeto), que integram os focos: 1. Educação ambiental corporativa, 2. gerenciamento de resíduos de laboratórios e 3. Gerenciamento de resíduos de campos experimentais, 4. Otimização de recursos/Gestão integrada de resíduos e 5. Áreas protegidas e Plano de Manejo. As ações prioritárias de gestão relacionam-se, respectivamente: 1) Sensibilização/motivação; 2) Diagnóstico da situação atual de resíduos e priorização de ações para laboratórios; 3) idem para campos experimentais; 4) Validação/divulgação de procedimentos para otimização de uso de recursos e para gestão integrada de resíduos e 5) plano de manejo das áreas experimentais. Assim, a organização do projeto é como segue: (0) Gestão do Projeto, conduzida por um comitê gestor composto por Unidades centrais e Unidades descentralizadas piloto para as ações prioritárias; (1) plano de ação de Educação Ambiental, que tem por objetivo formular as estratégias de sensibilização/motivação da comunidade da Embrapa para a necessidade de criar uma cultura organizacional voltada para a implementação da gestão ambiental; (2) plano de ação de Gestão de Resíduos Laboratoriais e (3) de Gestão de Resíduos de Campos Experime. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Juarez Barbosa Tomé Júnior - Integrante / Kelly de Oliveira Cohen - Integrante / Ricardo de Oliveira Encarnação - Integrante / Rodiney de Arruda Mauro - Integrante / Sandra de Angelis - Integrante / Valéria Sucena Hammes - Integrante / Yeda Maria Malheiros de Oliveira - Integrante / José Américo Bordini do Amaral - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2001 - 2002

    Monitoramento da cinética de crescimento do Aspergillus niger em fermentação semi-sólida usando a técnica de análise de imagem, Descrição: Este projeto teve por objetivo acompanhar o desenvolvimento de um cultivo de fungo filamentoso, o Aspergillus niger, em meio semi-sólido, por meio de análise de imagens aquisitadas diretamente de placas de Petri por lupa acoplada a um software apropriado para a análise de imagens (KS400 da Carl Zeiss Vision). Desta forma, foi possível realizar o processamento digital de imagem para estabelecer a cinética de crescimento do fungo mutante A. niger 3T5B8, com base no volume ocupado pela massa micelial na região observada e analisada de forma digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Sonia Couri - Integrante / Lilian Ferreira de Senna - Integrante / Selma da Costa Terzi - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1993 - 1994

    Estabelecimento de processo para conservação da polpa de cacau, Descrição: O objetivo deste projeto foi estudar a polpa de cacau, caracterizando-a, a fim de contribuir para o estabelecimento de um padrão para a mesma, e avaliar processos para conservação da polpa, visando a segurança alimentar do consumidor e o aprimoramento da agroindústria do cacau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edmar das Mercês Penha - Coordenador / Isamar Costa - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Regina Célia Della Modesta - Integrante / Regina Silva de Siqueira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Indústria Comércio e Mineração do Estado da Bahia - Cooperação / Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Embrapa Agroindústria de Alimentos, Ministério da Agricultura E da Reforma Agrária. , Av. das Américas, 29501, Guaratiba, 23020-470 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36229614, Fax: (21) 36229713, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

EMBRAPA AGROENERGIA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Embrapa Agroindustria Tropical

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1990 - Atual

Embrapa Agroindustria de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Consultor ad-hoc do Comitê Local de Publicações.

  • 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de transporte Coletivo do CTAA.

  • 09/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Responsável Técnico Titular do lab. Apoio das Plantas-Piloto de Op. Unitárias I e II.

  • 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão Interna de Biossegurança do CTAA.

  • 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Responsável Técnico Substituto do Lab. Proc. Biotecnológicos.

  • 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê Local de Propriedade Intelectual.

  • 03/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Agricultura E da Reforma Agrária, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2002 - 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  • 05/2002 - 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Responsável Técnico do Lab. de Processos Biotecnológicos.

  • 05/2000 - 04/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Responsável Técnico Substituto do Lab. Processos Biotecnológicos.

  • 02/1995 - 08/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê de Qualidade e Produtividade.

  • 05/1993 - 02/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Embrapa Agroindústria de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê de Qualidade.

1989 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1989

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Processos Bioquímicos I

1984 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2004

    Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Química.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1984

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Industrial, Tecnologia dos Processos Bioquímicos, Introdução aos Processos Bioquímicos