Roberto Hermínio Moretti

Professor Titular Decano MS-6 da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, possui mestrado em food technology - University of California San Francisco (1965) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Livre Docência em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, clarificação, tomate, acerola e estabilização.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Alimentos

1973 - 1973

Universidade Estadual de Campinas
Título: Ultrafiltração de Soro de Queijo
Orientador: Yong Park
Palavras-chave: Ultrafiltração.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos / Especialidade: Tecnolgia de Frutas Hortaliças Bebidas e Alimentos Proteicos. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Mestrado em food technology

1963 - 1965

University Of California San Francisco
Orientador: harold berg
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: protein.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Frutas e Hortaliças.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Bebidas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Alimentos Proteicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27º SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.TECNOLOGIA DE FRUTAS SATURADAS COM AÇÚCAR. 2008. (Seminário).

XXXVII SEMANA DA QUÍMICA.TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2007. (Simpósio).

26º SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.PRODUTOS AÇÚCARADOS. 2007. (Simpósio).

26º SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.TECNOLOGIA DE VINHOS. 2007. (Simpósio).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA. 2006. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA. SOYFOOD-PROCESSING TECHNOLOGY AND UTILIZATION. 2006. (Congresso).

25ª SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. ADITIVOS EM ALIMENTOS. 2006. (Congresso).

5ª SEMANA DE ESTUDOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UNIPINHAL.5ª SEMANA DE ESTUDOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UNIPINHAL. 2006. (Simpósio).

5ª SEMANA DE ESTUDOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE VINHO E TÉCNICAS DE DEGUSTAÇÃO. 2006. (Simpósio).

6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. 2005. (Simpósio).

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS.FUNDAMENTOS AO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: CARLOS ALBERTO GOIS SUZART

MORETTI, R. H.; GODOY, H.T.; ALMEIDA, S. B.. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE CALDO DE CANA. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Andrade Teles

MORETTI, R. H.; SCHMIDT, F.L.; PRADO, M.A.; SHEREBERNICH, S. M.. ESTUDO DA PRODUÇÃO DE MOSTO CONCENTRADO LUPULADO A PARTIR DE EXTRATO DE MALTE CONCENTRADO, XAROPE DE ALTA MALTOSE E LÚPULO. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rubens Celso Fonseca Mattos

MORETTI, R. H.; SCHMIDT, F.L.; JORGE,K.; GODOY, H.T.; SILVA, J.B.A.. EFEITO DA VARIÁVEIS DE TRANSPORTE E ESTOCAGEM SOBRE A ESTABILIDADE SENSORIAL DE CERVEJAS TIPO PILSEN. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado de Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Duban Henao Cuéllar

QUEIROZ, M.R.; PARK, K.J.; NETO, J.T.P.; FERREIRA, L.P.;MORETTI, R. H.. MUCILAGEM RESIDUAL EM CAFÉ CEREJA DESCASCADO E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DA BEBIDA E NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARIA FERNANDA G

MORETTI, R. H.. FURQUIM BONETTO. APLICAÇÃO DE TRATAMENTO FUNGISTÁTICOS NO PREPARO DO CAFÉ (COFFEA ARABICA L.) POR VIA SECA VISANDO A MELHORA DA QUALIDADE DA SUA BEBIDA. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Mara Locatelli de Aguiar

MORETTI, R. H.. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO OSMÓTICA PARA A OBTENÇÃO DE BANANA PASSA.. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela de Grandi Castro Freitas

MORETTI, R. H.; CARDELLO, M.B.C.;RODRIGUES, R. S.. DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DA ESTABILIDADE DE BARRA DE CEREAIS DE ELEVADO TEOR PROTÉICO. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandra Mara Locatelli de Aguiar

MORETTI, R. H.; SCHMIDT, F.L.; GODOY, H.T.. ESTUDO NO AUMENTO DO RENDIMEENTO DA EXTRAÇÃO DE CAFÉ SOLÚVEL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE ENZIMAS. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado de Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elaine Berges da Silva

SCHMIDT, F.L.;MORETTI, R. H.; GUMERATO, H.F.. DESCASCAMENTO E INATIVAÇÃO ENZIMÁTICADE RAÍZES DO YACON(SMALLANTHUS SONCHIFOLIS POEPP.& ENDLICHER) COM EMPREGO DE VAPOR SOB PRESSÃO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado de Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

MORETTI, R. H.; SCHMIDT, F.L.; CAMARGO, G. A.. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE CALDO-DE-CANA CARBONATADO E/OU REFRESCO. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

MORETTI, R. H.; SCHMIDT, F.L.; GODOY, H.T.. DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO NÃO FERMENTADO À BASE DE SOJA TIPO "PETITI SUISSE". 2007. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

SILVANA BELEM DE OLIVEIRA

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA CONCENTRAÇÃO DE FLUIDOS VISCOSOS; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

NATASHA GONÇALVEZ GESUALDI

ESTUDO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA UTILIZAÇÃO EM CALDO DE CANA; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em ENGENHARIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Camila Carou Di Stefano

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL DE CALDO-DE-CANA CARBONATADO E/OU REFRESCO; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em ENGENHARIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Carolyne Bitencourt Faria

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE EXTRATO LÍQUIDO DE CAFÉ COM E SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR E EDULCORANTES EM SACHES; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Mari Matsuoka Tomikawa

Desenvolvimento de uma sobremesa a base de soja tipo petit suisse enriquecido com calcio e alto teor proteico; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

CARLOS ALBERTO GOIS SUZART

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA A ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE CALDO DE CANA; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Ana Flavia Pedroso de Arruda

Estudo de envasamento de nectar de manga em garrafas PET; 2003; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Mário Benassi Júnior

Determinação das curvas de maturação das variedades cítricas Pêra-rio, Hamlin, Natal e Valência; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Maria Fernanda F Bonetto

Efeito de aplicação pós-colheita de fungistáticos na qualidade do café (Coffea arabica, L; ) preparado por via seca; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Paulo Rocha Tavares

Descafeinação do extrato de café verde com uso de carvão ativado e recuperação da cafeína adsorvida; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Maria Gabreila Belo Koblitz

Estudos de métodos para remoção de polissacarídeos que preciptam em cachaça; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Ilana Feldberg

Formulações mistas de leites condensados açucarados de vaca e de soja: avaliação sensorial e reológica; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Edilene Amaral de Andrade Adell

Contribuição ao estudo de absorvedores enzimáticos de oxigênio na conservação de café torrado e moído; ; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

NIURKA MARITZA ALMEYDA HAJ-ISA

PROCESSAMENTO DE BATATA (SALONUM TUBEROSUM L; ) POR SEMI-DESIDRATAÇÃO - CONGELAMENTO; 1994; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Ivana Maria Pereira Amstalden

ESTUDO DE ALGUNS PARÂMETROS PARA PRECIPITAÇÃO DE GLICEROL ATRAVÉS DA COMPLEXAÇÃO COM ZIRCÔNIO EM VINHAÇAS DE ÁLCOOL CARBURANTE E DE AGUARDENTE E EM LIXÍVIAS FRACAS DE SABOARIA; 1991; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

MARIA BEATRIZ ABREU GLÓRIA

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DE EXTRATO DE CAFÉ POR OSMOSE INVERSA; 1982; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Pascual Isoldi Pinkoski

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE FARINHAS INTEGRAIS DE SOJA PELOS PROCESSOS PROMO E DE EXTRUSÃO; 1978; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Aldonir Barreira Bilhalva

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA SATURAÇÃO DE FRUTAS COM AÇÚCARES; 1976; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

MARIA FERNANDA GOMES FURQUIM-BONETTO

APLICAÇÃO DE TRATAMENTOS FUNGISTÁTICOS NO PREPARO DO CAFÉ (Coffea arabica) POR VIA SECA VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DA SUA BEBIDA; 2006; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Mário Benassi Júnior

AVALIAÇÃO DA INFLUENCIA DO GRAU DE MATURAÇÃO DO FRUTO CITRICO NA COMPOSIÇÃO QUIMICA E SENSORIAL DE REFRESCOS, REFRIGERANTES E NÉCTARES A BASE DE SUCO DE LARANJA; 2005; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Daniela de Grandi Castro Freitas

DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DA ESTABILIDADE DE BARRA DE CEREAIS DE ELEVADO TEOR PROTÉICO E VITAMÍNICO; 2005; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Gisele Anne Camargo

NOVAS TECNOLOGIAS E PRÉ-TRATAMENTO: TOMATE SECO EMBALADO A VÁCUO; 2005; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Flavio João Forlin

Maturação de aguardente de cana composta com extrato de madeira de carvalho em embalagens de polietileno tereftalato (PET); 2005; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

PATRICIA PRATI

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA ESTABILIZAÇÃO DE CALDO DE CANA CLARIFICADO ADICIONADO DE SUCOS DE FRUTAS ÁCIDAS; 2004; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Daisy Blumenberg Wolkoff

Estudo da estabilidade de repositor hidroeletrolitico formulado a base de sucos clarificados de acerola e caju; 2004; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Rubens Celso Fonseca Mattos

Estabilidade Sensorial de cervejas; 2002; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Lilia Rosamiglia Marques

Avaliação de qualidade microbiológica, estabilidade oxidativa, proriedades funcionais e caracteristicas sensoriais de gema de ovo líquida tratada por radiação gama; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Edmar Merces Penha

Produção de um licor de acerola; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Niurka M Almeida Haj isa

Estudo do uso de conservadores associados a tratamento térmico brnado na preservação de cerveja a temperatura ambiente; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

PATRICIA PRATI

Desenvolvimento de processo para estabilizacao de GARAPA CLARIFICADA adicionada de sucos de frutas acidas; 2000; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Gisele Anne Camargo

NOVAS TECNOLOGIAS E PRÉ-TRATAMENTO NA SECAGEM DE TOMATE PARA CONSERVA; 2000; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Edmar das Mercês Penha

PRODUÇÃO DE UM LICOR DE ACEROLA; 2000; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Virginia M da Matta

Estudo da utlização de processos de separação de menbranas para obtenção de suco de acerola clarificado e concentrado; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Silvana Mariana Srebernich

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DA ÁGUA DE COCO (COCOS NUCIFERA), VARIEDADES GIGANTE E HÍBRIDO PB-121, VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO TÔNICA COM CARACTERÍSTICAS PRÓXIMAS ÀS DA ÁGUA DE COCO; 1998; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Maria da Penha L Mortatti

Carne de frango refrigerada: avaliação de ação do dimetilcarbonato na vida de prateleira; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Ivana Maria Pereira

Efeito do uso de polivinilpirrolidona (PVPP) na estabilidade de vinhos brancos; 1995; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Jose Gilberto Jardine

Redução na viscosidade de extrato de café por processo enzimático; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Ilana Felberg

FORMULAÇÕES MISTAS DE LEITE CONDENSADO TRADICIONAL E DE SOJA:ESTUDO SENSORIAL E REOLÓGICO; ; 1990; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Habilitação em Indústria e Análise de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

SUZANE MANGINI ALMEIDA

ESTUDO DAS MELHORES ÉPOCAS PARA A PRODUÇÃO DE VINHOS NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Bruna Muriano Rogerio

PRODUÇÃO DE CERVEJA PILSEN COM MALTE CONCENTRADO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Yong Kun Park

Contribuição ao estudo do fracionamento de soro de queijo por ultrafiltração; 1973; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Yong Kun Park;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BARRA DE CEREAIS FUNCIONAL. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 23, p. 34-35, 2007.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. . EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO E ÁCIDO CÍTRICO NA QUALIDADE FINAL DE TOMATE SECO PRÉ-TRATADO OSMOTICAMENTE.. Brazilian journal of food technology (Impresso) , v. 135, p. 345, 2007.

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . BARRA DE CEREAIS DE ELEVADO TEOR PORTÉICO E VITAMÍNICO: ESTABILIDADE ENZIMÁTICA E DAS VITAMINAS C E E DURANTE O ARMAZENAMENTO. Archivos Latinoamericanos de Nutrición , v. 56, p. 269-274, 2006.

  • RODRIGUES, R. S. ; SALGADO, C. ; POSSENTI, A. ; CARVALHO, J. E. ; MORETTI, R. H. . INFLUÊNCIA DA INGESTÃO DE BEBIDA DE SOJA SOBRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE LIPÍDEOS E GLICOSE EM COELHOS INDUZIDOS À HIPERCOLESTEROLEMIA. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 65, p. 35-37, 2005.

  • G A CAMARGO ; CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; TAVARES, P. R. . TOMATO PRE-TREATED BY OSMOTIC DEHYDRATION. Journal of the Science of Food and Agriculture , v. 23, p. 4-5, 2005.

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . BARRAS DE CEREAIS ELABORADAS COM PROTEÍNA DE SOJA E GÉRMEN DE TRIGO, CARACTERÍSTICAS FISICO-QUÍMICAS E TEXTURA DURANTE O ARMAZENAMNETO.. Archivos Latinoamericanos de Nutrición , v. 55, p. 299-304, 2005.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. . ELABORAÇÃO DE BEBIDA COMPOSTA POR MISTURA DE GARAPA PARCIALMENTE CLARIFICADA-ESTABILIZADA E SUCOS DE FRUTAS ÁCIDAS.. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 25, p. 147-152, 2005.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; LEDO, C.A.S. . QUALITY OF DRIED TOMATO PRE-TREATED BY OSMOTIC DEHYDRATION, ANTIOXIDANT APPLICATION AND ADDTION OS TOMATO CONCENTRATE.. Journal of Agricultural and Food Chemistry , v. C, p. 2207-2215, 2004.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. ; GANDARA, A. L. N . ESTUDO DA VIDA-DE-PRATELEIRA DE BEBIDA ELABORADA PELA MISTURA DE GARAPA PARCIALMENTE CLARIFICADA-ESTABILIZADA E SUCO NATURAL DE MARACUJÁ.. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 22, p. 295-310, 2004.

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; MORETTI, R. H. . MICROFILTRATION AND REVERSE OSMOSIS FOR CLARIFICATION AND CONCENTRATION OF ACEROLA JUICE. Journal of Food Engineering , v. 61, p. 477-482, 2004.

  • MORÃES, R. M, ; ISA, N. M. A. H. ; ALMEIDA, T. C. ; MORETTI, R. H. . MORETTI, R.H. . EFEITO DA DESODORIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE LEITE DE SOJA OBTIDOS POR DIFERENTES PROCESSOS TECNOLÓGICOS.. Cadernos de Debate (UNICAMP) , v. 1, p. 85-89, 2004.

  • RODRIGUES, R. S. ; GOZZO, A. M. ; MORETTI, R. H. . COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE EXTRATOS OBTIDOS DE GRÃOS, FARINHA INTEGRAL E ISOLADO PROTÉICO DE SOJA. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 23, p. 25-27, 2003.

  • PENHA, E. M. ; MODESTA, R. C. D. ; GONÇALVES, E. B. ; SILVA, A. L. S. ; MORETTI, R. H. . . EFEITO DOS TEORES DE ÁLCOOL E AÇÚCAR NO PERFIL SENSORIAL DE LICOR DE ACEROLA.. Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) , v. 6, p. 33-42, 2003.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ÁCIDO ASCÓRBICO NA COMPOSIÇÃO E NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DA GARAPA PARCIALMENTE CLARIFICADA-ESTABILIZADA E ESTOCADA SOB REFRIGERAÇÃO.. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 21, p. 323-342, 2003.

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; MORETTI, R. H. . Redução da viscosidade da polpa de acerola. Comunicado Técnico da Embrapa , Rio de Janeiro, n.37, p. 1-4, 2000.

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; MORETTI, R. H. . CLARIFICATION OF ACEROLA JUICE BY ENZYMATIC TREATMENT AND MICROFILTRATION.. Alimentaria (Madrid) , v. 26, p. 127-130, 2000.

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; SILVA, F. C. ; MORETTI, R. H. . RHEOLOGICAL BEHAVIOUR OF WEST INDIAN CHERRY PULP WITH AND WITHOUT ENZYMATIC TREATMENT.. Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) , v. 1, p. 59-64, 2000.

  • MORTATI, M. P. L. ; MORETTI, R. H. ; ASCHERI, J. L. R. . Hidrolisis enzimatica de la pulpa de acerola en la etapa de macration alcoholica en la preparacion de licor. . Alimentaria (Madrid) , Madrid, n.307, p. 99-104, 1999.

  • KOBLITZ, M. G. B. ; MORETTI, R. H. . Polysaccharide removal from refined suga rsyrup. International Sugar Journal, v. 101, n.1206, p. 323-325, 1999.

  • B, K. M. G. ; MORETTI, R. H. . Uso do Alumínio 3+ para evitar formação de flocos em aguardente de cana.. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 16, p. 181-188, 1998.

  • M, P. I. ; MORETTI, R. H. . Efeito do tratamento com polivinilpolipirrolidona (PVPP)_ nas caracte'risticas químicas, físicas e sensoriais do vinho branco licoroso doceNiagara.. Revista de Ciência & Tecnologia , v. 17, p. 17-22, 1997.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; MORETTI, R. H. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E SENSORIAL DO VINHO BRANCO SECO SAUVIGNON BLANC TRATADO COM POLIVINILPOLIPIRROLIDONA (PVPP).. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 17, p. 192-195, 1997.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; MORETTI, R. H. . . PARÂMETROS ENVOLVIDOS NA PRECIPITAÇÃO DO COMPLEXO GLICEROL-ZIRCÔNIO EM VINHAÇA MISTA DE ÁLCOOL CARBURANTE PRÉ CONCENTRADA.. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 28, p. 97-105, 1994.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; MORETTI, R. H. . EFEITO DO PH NA PRECIPITAÇÃO DO COMPLEXO GLICEROL-ZIRCÔNIO EM VINHAÇA MISTA DE ÁLCOOL CARBURANTE PRÉ CONCENTRADA.. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 27, p. 111-117, 1993.

  • MORETTI, R. H. . Estabilização de bebidas. Campinas: Editora Unicamp, 2001. v. 1. 490p .

  • MORETTI, R. H. . Processo não convencionais de concentração. Campinas: Editora Unicamp, 1999. v. 1. 510p .

  • MORETTI, R. H. . Tecnologia de produtos proteicos. Campinas: Editora Unicamp, 1998. v. 1. 500p .

  • MORETTI, R. H. . Elaboração de Sorvetes. 1. ed. Campinas: Fundação Tropical Pesquisas eTtecnologia André Tosello, 1977. v. 1. 137p .

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, R. H. . Influencia da concentração alcoólica do macerado sobre a cor do licor de acerola.. Tecologia de Frutas. : , 1999, v. , p. -.

  • MATTA, V. M. ; MORETTI, R. H. . REPOSITOR HIDROELETROLÍTICO A BASE DE SUCOS DE FRUTAS: UMA OPÇÃO SAUDÁVEL. FRUTICULTURA. REVSITA TODA ´FRUTA, CAMPINAS, 02 fev. 2004.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. . behavior of lycopene, ascorbic acid and color in shelf-life of dried tomato pre-treated by osmotic dehydration and antioxidant application in vacuum packing. In: XXXVII BRAZILIAN CONGRESS ON AGRICUTURAL ENGINEERING AND THE INTERNACIONAL LIVESTOCK ENVIRONMENT SYMPOSIUM-ILES VIII, 2008, IGUASSU FALLS. Engenharia Agrícola (Impresso). JABOTICABAL: SBEA, 2008. v. 1. p. 26-32.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. . SENSORY QUALITY OD DRIED TOMATO PRE-TREATED BY OSMOTIC DEHYDRATION, ANTOXIDANT APPLICATION AND ADDITION OF TOMATO CONCENTRATE. In: INTERNACIONAL CONFERENCE OF AGRCULTURAL ENGENEERING, 2008, IGUASSU FALLS. Engenharia Agrícola (Impresso). JABOTICABAL: SBEA, 2008. v. 1. p. 22-25.

  • WOLKOFF, D. B. ; PONTES, S. M. ; FURTADO, A. A. L. ; MORETTI, R. H. ; MATTA, V. M. . PROCESS DEVELOPMENT FOR OBTAINING A CLARIFIED SPORT DRINK FROM NATURAL JUICES.. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON ENGINEERING AND FOOD, 2004, MONTPELLIER. ANAIS - INTERNATIONAL CONGRESS ON ENGINEERING AND FOOD, 2004. v. UNICO. p. 180-184.

  • MORETTI, R. H. ; G A CAMARGO . USO DE AÇÚCAR E SAL PARA A CONCENTRAÇÃO OSMÓTICA DE TOMATE SECO. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, PORTO ALEGRE. ANAIS DO XVII CBCTA-2002. CAMPINAS: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002.

  • MARQUES, L. ; MORETTI, R. H. . Vida útil de Gema líquida tratada por radiação gama: aspecto microbiológico. In: IV SLACA, 2001, Campinas, 2001.

  • MORETTI, R. H. ; SHEREBERNICH, S. M. . Deteminação de açúcares na água de coco da cultivar híbrida PB 121 (gigante do oeste africano x anão amarelo da malásia). In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, campinas. Anais, 2000. v. 5. p. 72.

  • MATTA, V. M. ; MORETTI, R. H. . Perfil de voláteis do suco de acerola clarificado e concentrado por processo com menbranas. In: XVII Congresso Brasileiro de ciência e tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos, 2000. v. 2. p. 35.

  • PENHA, E. M. ; MODESTA, R. C. D. ; MORETTI, R. H. . Preservação da Vitamina C do licor de acerola pela adição de SO2. In: XVII Congresso Brasileiro de ciência e tecnologia de alimentos, 2000, Fortaleza. Anais, 2000. v. 2. p. 12.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, R. H. . EFFECT OF ENZYMATIC HYDROLYSIS ETHANOL CONCENTRATION ON COLOUR OF ACEROLA LIQUEUR. In: ALIMENTARIA, 2000, Madri. Anais do ALIMENTARIA, 2000. v. 4. p. 37-41.

  • PENHA, E. M. ; MATTA, V. M. ; MORETTI, R. H. . Caracterização do resíduo (retido) do processo de clarificação do suco de acerola por ultrafiltração. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas. lIVRO DE PROGRAMA E RESUMOS, 1999. v. 1. p. 188.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, R. H. . INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO ALCOÓLICA DO MACERADO SOBRE A COR DO LICOR DE ACEROLA.. In: International conference on agropoles and Industrial Technological Parks - Agrotec`99, 1999, Barretos. Abstract books from Agrotec`99, 1999. v. unico. p. 189-191.

  • SCHREBERNICH, S. ; MORETTI, R. H. . Fatty acid profile of fat extracted from coconut water and its change during fruit maturation.. In: 22nd International Symposium on chromatography, 1998, Roma. Anais, 1998.

  • MARQUES, L. ; MORETTI, R. H. . Qualidade microbiológica de ôvo líquido pasteurizado por irradiação gama. In: Congresso Latino Americao de microbiologia de Alimentos, 1998, Aguas de Lindoia. Anais, 1998.

  • MORTATTI, M. P. L. ; MORETTI, R. H. ; B, C. K. M. V. ; M, V. N. D. . Avaliação sensorial e físico-química de peito de frango submetido a tratamento de imersão em solução de dimetildicarbonato.. In: II SImpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas. ANAIS, 1997. v. 1. p. 137.

  • ISA, N. M. A. H. ; SHEREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. . Efectos de diferentes aditivos en formulaciones de mousse de chocolate en polvo instantaneo.. In: Congresso Nacional de Ciencia y tecnologia de Alimentos, 1997, Puerto Varas. Anais, 1997. v. 1. p. 146.

  • SUZART, C.A.G.S. ; MORETTI, R. H. . CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum ssp.) PARA A PRODUÇÃO DE CALDO DE CANA: REDIMENTO DE CALDO E VALOR BRIX. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS & XV SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008, Belo Horizonte. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS & XV SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008.

  • SUZART, C.A.G.S. ; MORETTI, R. H. . ADIÇÃO DO DIMETIL DICARBONATO EM DIFERENTES TEMPERATURAS NO PROCESSAMENTO DO CALDO DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum). In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS & XV SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008, Belo Horizonte. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS & XV SIMPÓSIO LATINO AMERICANO E DO CARIBE DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008.

  • FURQUIM-BONETTO, M.F.G ; MORETTI, R. H. . Avaliação de café tratado com fungistáticos na pós colheita. In: Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6 Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • RODRIGUES, R. S. ; PAFFARO JR., V. A. ; SALGADO, C. ; MORETTI, R. H. . THE INFLUENCE OF A SOYBEAN BEVERAGE ON THE FORMATION OF LIPID PLAQUE IN THE RABBIT AORTA.. In: VII WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, IV INTERNATIONAL SOYBEAN PROCESSING AND UTILIZATION CONFERENCE, III CONGRESSO MUNDIAL DE SOJA, 2004, FOZ DO IGUAÇU. ANAIS - VII WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, IV INTERNATIONAL SOYBEAN PROCESSING AND UTILIZATION CONFERENCE, III CONGRESSO MUNDIAL DE SOJA, 2004. v. UNICO.

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . SENSORY ACCEPTANCE OF A CEREAL BAR BASED ON SOY PROTEIN SUPPLEMENTED WITH VITAMINS C AND E.. In: VII World Soybean Research Conference, IV International Soybean Procesing and Utilization Conference and III Brazilian Soybean Congress, 2004, Foz do Iguaçu. Anais do VII World Soybean Research Conference, IV International Soybean Procesing and Utilization Conference and III Brazilian Soybean Congress, 2004. p. 212-212.

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . ESTABILIDADE DE VITAMINA E EM BARRA DE CEREAIS A BASE DE PROTEÍNA DE SOJA E GÉRMEN DE TRIGO DURANTE ARMAZENAMENTO.. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos: Estratégia para o Desenvolvimento, 2004, recife. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos: Estratégia para o Desenvolvimento. Campinas: SBCTA, 2004.

  • FURQUIM-BONETTO, M.F.G ; MORETTI, R. H. . Qualidade do café submetido a tratamentos fungistáticos na pós colheita. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. . ESTUDO SENSORIAL DA VIDA-DE-PRATELEIRA DE BEBIDA ELABORADA POR GARAPA CLARIFICADA-ESTABILIZADA E SUCO DE MARACUJÁ.. In: V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas. Anais do V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. Campinas: UNICAMP, 2003.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. . O USO DE AÇÚCAR INVERTIDO E SAL NA CONCENTRAÇÃO OSMÓTICA DE TOMATE SECO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos, 2002. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos. CAMPINAS: SBCTA.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CLARIFICAÇÃO-ESTABILIZAÇÃO DE CALDO DE CANA PARA CONSUMO. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: SBCTA, 2002.

  • ISA, N. M. A. H. ; MORETTI, R. H. ; ORIANI, L.A . CONSERVADORES ASSOCIADOS A TRATAMENTO TÉRMICO BRANDO NA PRESERVAÇÃO DE CERVEJA À TEMPERATURA AMBIENTE.. In: II Congreso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos, 2001, Valencia. Anales del II Congreso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos, 2001. v. 6C.

  • SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. ; ISA, N. M. A. H. ; PIZZINATTO, A. ; RODRIGUES, M. L . EFEITO DA ADIÇÃO DE ALBUMINA E DE CARRAGENA NO RENDIMENTO E NA ACEITABILIDADE DE MOUSSE.. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas: SBCTA, 1998. v. UNICO. p. 735-738.

  • ISA, N. M. A. H. ; SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. . EFEITOS DA ADIÇÃO DE CARRAGENA, LACTARIN E VISCARIN SOBRE SOBREMESAS AERADAS.. In: XVI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. CAMPINAS: SBCTA, 1998.

  • ADELL, E. A. A. ; MORETTI, R. H. . OXYGEN REDUCTION IN PACKAGED GROUND ROASTED COFFEE BY ENZYMATIC SYSTEM. In: 9th World Congress of Food Science and Technology, 1995, Budapeste. Anais do 9th World Congress of Food Science and Technology, 1995. v. UNICO.

  • ISA, N. M. A. H. ; MORETTI, R. H. . DEHYDROFROZEM POTATO SLICE. In: Congress os Food Science and technology, 1995, Budapest. Proceedings of 9th World Congress os Food Science and technology, 1995.

  • MORETTI, R. H. ; FREITAS, D. G. C . BARRA DE CEREIAS DE ELEVADO TEOR PROTÉICO E VITAMÍNICO: CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DURANTE ARMAZENAMENTO. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas: CBCTA, 2006.

  • AGUIAR, A. M. L ; MORETTI, R. H. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO OSMÓTICA PARA OBTENÇÃO DE BANANA PASSA. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, CURITIBA. ANAIS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: CBCTA, 2006.

  • AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. ; MORETTI, R. H. . APROVEITAMENTO INTEGRAL DA SOJA NA PRODUÇÃO DE CARNE VEGETAL PARA MERENDA ESCOLAR. In: 6 SIMPÓSIO LATINO AMERICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2005, CAMPINAS. ANAIS - 6 SIMPÓSIO LATINO AMERICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: SLACA, 2005. v. UNICO.

  • AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. ; MORETTI, R. H. . ELABORAÇÃO DE LEITE DE SOJA PARA COMPLEMENTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. In: 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, 2005, CAMPINAS. ANAIS - 6º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS. CAMPINAS: SLACA, 2005. v. UNICO.

  • TELES, J. A. ; BONETTO, M. F. G. F. ; MORETTI, R. H. . ESTUDO SENSORIAL E FÍSICO QUÍMICO DE EXTRATO DE CAFÉ (COFFEA ARABICA) LÍQUIDO CONCENTRADO.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, RECIFE. ANAIS - XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: CBCTA, 2004. v. UNICO.

  • WOLKOFF, D. B. ; FREITAS, Sueli C ; CABRAL, Lourdes Maria Correa ; MORETTI, R. H. ; MATTA, V. M. . OBTENÇÃO DE REPOSITOR HIDROELETROLÍTICO CLARIFICADO À BASE DE SUCO DE ACEROLA E CAJU. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, FLORIANÁPOLIS. ANAIS - XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004. v. UNICO.

  • RODRIGUES, R. S. ; SALGADO, C. ; CARVALHO, J. E. ; POSSENTI, A. ; MORETTI, R. H. . BEBIDA DE SOJA REDUZ COLESTEROL SANGUÍNEO EM COELHOS. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, RECIFE. ANAIS - XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: CBCTA, 2004. v. UNICO.

  • RODRIGUES, R. S. ; SALGADO, C. ; MORETTI, R. H. . EFEITO DE BEBIDA DE SOJA SOBRE O CRESCIMENTO DE BIFIDOBACTÉRIAS EM COELHOS. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, RECIFE. ANAIS - XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: CBCTA, 2004. v. UNICO.

  • MORETTI, R. H. ; RODRIGUES, R. S. ; MARCHESINI, S. M. . EXTRATOS OBTIDOS DE ISOLADO PROTÉICO, FARINHA INTEGRAL E GRÃOS DE SOJA.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, PORTO ALEGRE. ANAIS - XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: CBCTA, 2002. v. UNICO.

  • RODRIGUES, R. S. ; SALGADO, C. ; POSSENTI, A. ; MORETTI, R. H. . EFFECT OF INGESTING A SOYBEAN BEVERAGE ON THE BLOOD CHOLESTEROL LEVEL OF RABBITS. In: VII WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, IV INTERNATIONAL SOYBEAN PROCESSING AND UTILIZATION CONFERENCE, III CONGRESSO MUNDIAL DE SOJA, 2004, FOZ\ DO IGUAÇU. ANAIS - VII WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, IV INTERNATIONAL SOYBEAN PROCESSING AND UTILIZATION CONFERENCE, III CONGRESSO MUNDIAL DE SOJA, 2004. v. UNICO.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; LEDO, C.A.S. . SORPTIOM ISOTHERMS AND QUALITY OF THE DRIED TOMATO PROCESSES WITH OSMOTIC DEHYDRATION, ANTIOXIDANT APPLICATION AND TOMATO TRIPLE CONCENTRATE ADDTION.. In: : 16th Internacional Congress of Chemical and Process Engeneering-CHISA, 2004, Praga. Anais do : 16th Internacional Congress of Chemical and Process Engeneering-CHISA, 2004. v. 1. p. 35-35.

  • BONETTO, M. F. G. F. ; MORETTI, R. H. . QUALIDADE DO CAFÉ SUBMETIDO A TRATAMENTOS FUNGISTÁTICOS DURANTE A SECAGEM EM TERREIRO. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. ANAIS - 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. UNICAMP: SLACA, 2003. v. UNICO.

  • MORETTI, R. H. ; BONETTO, M. F. F. . ESTUDO FÍSICO QUIMICO E MICROBIOLOGICO DE EXTRATO DE CAFÉ LÍQUIDO CONCENTRADO.. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. ANAIS - 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: UNICAMP, 2003. v. UNICO.

  • MORETTI, R. H. ; BONETTO, M. F. F. . ESTUDO SENSORIAL DE EXTRATO DE CAFÉ LÍQUIDO CONCENTRADO. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. ANAIS - 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. CAMPINAS: UNICAMP, 2003. v. UNICO.

  • WOLKOFF, D. B. ; SILVA, L. F. M ; MORETTI, R. H. ; MATTA, V. M. . AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE BEBIDA REPOSITORA HIDROELETROLÍTICA A BASE DE SUCOS MICROFILTRATDOS DE ACEROLA E CAJU.. In: IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA DE ALIMENTOS - CIBIA IV, 2003, VALPARAISO. ANAIS - IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA DE ALIMENTOS - CIBIA IV, 2003. v. UNICO. p. 199-199.

  • RODRIGUES, R. S. ; MARCHESINI, S. M. ; MORETTI, R. H. . CARCATERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE EXTRATOS DE SOJA ELABORADOS COM GRÃOS, FARINHA INTEGRAL E ISOLADO PROTÉICO. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. ANAIS - 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. CAMPINAS: UNICAMP, 2003. v. UNICO.

  • RODRIGUES, R. S. ; FORLIN, F. J. ; GOZZO, A.M. ; MORETTI, R. H. . VISCOSIDADE APARENTE DE EXTRATOS DE SOJA ELABORADOS COM GRÃOS, FARINHA INTEGRAL E ISOLDAO PROTÉICO. In: 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003, CAMPINAS. ANAIS - 5º SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. CAMPINAS: UNICAMP, 2003. v. UNICO.

  • RODRIGUES, R. S. ; CARRÃOPANIZZI, M. C. ; MORETTI, R. H. . ISOFLAVONE CONCENTRATION IN SOY EXTRACTS (SOYMILK) OBTAINED FROM SOYBEAN GRAINS, FULL FAT SOY FLOUR. In: 5TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON THE ROLE OF SOY IN PREVENTING AND THREATING, 2003, ORLANDO. ANAIS - 5TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON THE ROLE OF SOY IN PREVENTING AND THREATING, 2003. v. UNICO.

  • FREITAS, D. G. C ; MORETTI, R. H. . DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE BARRA DE CEREAIS FUNCIONAL A BASE DE SOJA E GÉRMEN DE TRIGO.. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. Anais do V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Campinas: UNICAMP, 2003.

  • PRATI, P. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. . ESTUDO SENSORIAL DE MISTURAS DE GARAPA CLARIFICADA-ESTABILIZADA E SUCOS DE FRUTAS ÁCIDAS.. In: V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas. Anais do V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. Campinas: UNICAMP, 2003.

  • WOLKOFF, D. B. ; MORETTI, R. H. ; MATTA, V. M. . AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE BEBIDA REPOSITORA HIDROELETROLÍTICA À BASE DE SUCOS MICROFILTRADOS DE ACEROLA E CAJU. In: IV Congresso Ibero Americano de Engenharia de Alimentos, 2003, Valparaíso. Anais do IV Congresso Ibero Americano de Engenharia de Alimentos, 2003. p. 199-199.

  • RODRIGUES, R. S. ; MARCHESINI, S. M. ; MORETTI, R. H. . ACEITABILIDADE DE EXTRATOS HIDROSSOLÚVEIS DE SOJA OBTIDOS A PARTIR DE ISOLADO PROTÉICO, FARINHA INTEGRAL E GRÃO DE SOJA. In: IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002, CAMPINAS. ANAIS - IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002. v. UNICO.

  • FORLIN, F. J. ; MORETTI, R. H. ; RODRIGUES, R. S. . OBTENÇÃO DE EXTRATO DE CARVALHO (QUERCUS SPP) COM AGUARDENTE DE CANA-DE AÇÚCAR. In: IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002, CAMPINAS. ANAIS - IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002. v. UNICO.

  • FORLIN, F. J. ; MORETTI, R. H. ; CARDELLO, M.B.C. ; RODRIGUES, R. S. . ACEITAÇÃO DE AGUARDENTE DE CANA-DE-AÇÚCAR ESTABILIZADA COM EXTRATO DE CARVALHO (QUERCUS SPP) ENVASADA EM RECIPIENTES DE POLIÉSTER. In: IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002, CAMPINAS. ANAIS - IV BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2002. v. UNICO.

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; LICCIARDO, Ricardo . COMPORTAMENTO DO LICOPENO E VITAMINA C NA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE TOMATE COMO PRÉ-TRATAMENTO. In: IV Brazilian Meeting on Chemestry os Food and Beverages, 2002, Campinas. Anais - IV Brazilian Meeting on Chemestry os Food and Beverages, 2002. v. 2. p. 68-68.

  • PRATI, P. ; CARDELLO, M.B.C. ; MORETTI, R. H. . IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. In: IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2002, Campinas. Anais do IV Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. Campinas: UNICAMP, 2002.

  • PENHA, E. M. ; MORETTI, R. H. ; MODESTA, R. C. D. ; GONÇALVES, E. B. ; SILVA, A. L. S. . EFEITO DOS TEORES DE ÁLCOOL E AÇÚCAR NO PERFIL SENSORIAL DE LICOR DE ACEROLA.. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. Anais do IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Campinas: UNICAMP, 2001.

  • WOLKOFF, D. B. ; SANTOS, A. S. ; MORETTI, R. H. ; MODESTA, R. C. D. ; MATTA, V. M. . ESTUDO DA PREFERÊNCIA DE MISTURAS DE SUCOS PARA FORMULAÇÃO DE REPOSITOR HIDROELETROLÍTICO.. In: V Simpósio Latinoamericano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. Anais do IV Simpósio Latinoamericano de Ciência de Alimentos. CAMPINAS: UNICAMP, 2001. p. 226-226.

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; RODRIGUES, R. B ; MORETTI, R. H. . PROCESSING OF ACEROLA AND CAMU-CAMU JUICES BY ULTRAFILTRATION.. In: IFT Annual Meeting, 2000, Dallas. Anais do IFT Annual Meeting, 2000. v. 1. p. 17-17.

  • SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. ; MANTOVANI, D. M. B. ; MORGANO, M. . TEORES DE MINERAIS NA ÁGUA DE COCO DA VARIEDADE GIGANTE RELACIONADOS À IDADE DO FRUTO.. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. CAMPINAS: SBCTA, 2000. v. 2. p. 5220-5220.

  • FELDBERG, I. ; MORETTI, R. H. ; GASPARETTO, C. A. ; DAMÁSIO, M. H . OBTENÇÃO DE LEITE CONDENSADO A BASE DE LEITE DE VACA E EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA.. In: VI Simpósio Latino Americano de Alimentos, 1999, Campinas.. Anais - VI Simpósio Latino Americano de Alimentos, 1999.

  • FELDBERG, I. ; GASPARETTO, C. A. ; MORETTI, R. H. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE LEITE CONDENSADO PREPARADO A PARTIR DE LEITE CONDENSADO TRADICIONAL E EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA.. In: I Congresso Brasileiro de Soja, 1999, Londrina. Anais do I Congresso Brasileiro de Soja, 1999.

  • MATTA, V. M. ; SILVA, L. F. M ; MORETTI, R. H. ; CABRAL, L. M. C. . REVERSE OSMOSIS IN ACEROLA JUICE CONCENTRATION. In: ICOM, 1999, 1999, toronto. Proceedings of ICOM, 1999, 1999. p. 57-57.

  • SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. ; MANTOVANI, D. M. B. ; MORGANO, M. . DETERMINAÇÃO DE MINERAIS NA ÁGUA DE COCO DA CULTIVAR HÍBRIDA PB 121 (GIGANTE DO OESTE AFRICANO X ANÃO AMARELO DA MALÁSIA).. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos Educação, Pesquisa e Desenvolvimento, 1999, Campinas. Anais do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos Educação, Pesquisa e Desenvolvimento. Campinas: R Vieira Gráfica & Editora Ltda, 1999. v. Unico. p. 14-15.

  • KOBLITZ, M. G. B. ; MORETTI, R. H. . USE OF ALUMINUM SALT TO AVOID HAZE FORMATION IN SUGARCANE SPIRITS.. In: International Food Technology, 1999, Chicago. Proceedings of International Food Technology, 1999.

  • ISA, N. M. A. H. ; SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. . EFECTOS DE LA ADICIÓN DE CHOCOLATES DE PH DIFERENTES A FORMULACIONES DE MOUSSE DE CHOCOLATE EM POLVO. In: Congresso Nacional de Ciencia e Tecnologia de alimentos, 1997, Puerto. Anales del XII Congreso Nacional de Ciencia e Tecnologia de alimentos, 1997. v. Unico.

  • ISA, N. M. A. H. ; SREBERNICH, S. M. ; MORETTI, R. H. . EFECTO DE DIFERENTES ADITIVOS EN FORMULACIONES DE MOUSSE DE CHOCOLATE EN POLVO INSTANTÁNEO. In: Seminario Latinoamericano y del Caribe de Ciencia y tecnologia de Alimentos, 1997, Buenos Aires. Anales del X Seminario Latinoamericano y del Caribe de Ciencia y tecnologia de Alimentos, 1997.

  • SREBERNICH, S. M. ; ISA, N. M. A. H. ; MORETTI, R. H. . EFECTOS DE DIFERENTES ADITIVOS EN FORMULACIÓN DE PRODUCTO AIREADO EN POLVO INSTANTANEO. In: X Seminario Latinoamericano Y del Caribe de Ciencia y Tecnología de Alimentos, 1997, Beunos Aires. Anais do X Seminario Latinoamericano Y del Caribe de Ciencia y Tecnología de Alimentos, 1997.

  • ISA, N. M. A. H. ; MORETTI, R. H. . BATATAS CHIPS SEMI-DESIDRATADAS-CONGELADAS: ANÁLISE SENSORIAL. In: Simpósio Iberoamericano de Análise Sensorial, 1996, Campinas. Anais do I SENSIBER, 1996.

  • KOBLITZ, M. G. B. ; PENTEADO, M. M. C ; MORETTI, R. H. . ENRIQUECIMENTO DE SUCO DE LARANJA CONCENTRADO COM SORO DE LEITE DESMINERALIZADO EM PÓ.. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos. CAMPINAS: SBCTA, 1996.

  • ADELL, E. A. A. ; MORETTI, R. H. . UTILIZAÇÃO DE ABSORVEDORES ENZIMÁTICOS DE OXIGÊNIO NA CONSERVAÇÃO DE CAFÉ TORRADO E MOÍDO. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1994, São Paulo. Anais de XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas: CBCTA, 1994. v. Unico.

  • FELDBERG, I. ; GASPARETTO, C. A. ; MORETTI, R. H. . SELEÇÃO DE ATRIBUTOS PARA ANÁLISE DESCRITIVA DE APARÊNCIA, AROMA, SABOR E TEXTURA DE FORMULADOS SEMELHANTE AO LEITE CONDENSADO.. In: Encontro Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1993, Juiz de Fora. Anais de Encontro Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1993.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; MORETTI, R. H. . . ESTUDO DE PARÂMETROS PARA PRECIPITAÇÃO DE GLICEROL ATRAVÉS DA COMPLEXAÇÃO COM ZIRCÔNIO EM VINHAÇAS. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992, Campinas. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992. p. 181-181.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; SANTOS, G. C. ; ADELL, E. A. A. ; MORETTI, R. H. . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE GOMA GUAR NA ESTABLIZAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ INTEGRAL.. In: III Mostra Interna de Trabalhos Em Andamento na Fea-Unicamp, 1992, Campinas. Anais da III Mostra Interna de Trabalhos Em Andamento na Fea Unicamp, 1992. p. 147-147.

  • PEREIRA, I. M. ; AMSTALDEN, I. M. P. ; MORETTI, R. H. . INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE PVPP NA REDUÇÃO DE POLIFENÓIS TOTAIS EM VINHO BRANCO LICOROSO. In: III Mostra de Trabalhos Científicos Em Andamento na Fea-Unicamp, 1992, Campinas. Anais da III Mostra de Trabalhos Científicos Em Andamento na Fea-Unicamp, 1992. p. 152-152.

  • PINKOSKI, P. I. ; MORETTI, R. H. . CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO PROCESSAMENTO DE FARINHAS INTEGRAIS DE SOJA PELOS PROCESSOS PROMO E DE EXTRUSÃO. In: XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978, Rio de Janeiro. Anis do XI Congresso Internacional de Nutrição, 1978.

  • MORETTI, R. H. ; BILHALVA, A. B. . VALIAÇÃO SENSORIAL DA DOÇURA, TEXTURA E APARÊNCIA GERAL DE CIDRA E ABÓBORA SATURADAS COM AÇÚCARES. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1976, Brasília. Anias da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1976. v. v28. p. 831-831.

  • MORETTI, R. H. ; BILHALVA, A. B. . SATURATION OF FRUITS WITH SUGARS. In: First International Congress on Engineering and Food, 1976, Boston. Anais do First International Congress on Engineering and Food, 1976.

  • MORETTI, R. H. ; BILHALVA, A. B. . SATURAÇÃO DE FRUTAS COM AÇÚCARES.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1975, Belo Horizonte. Anais da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1975.

  • MORETTI, R. H. ; BILHALVA, A. B. . DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE XAROPES DE DIFERENTES AÇÚCARES.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1975, Belo Horizonte. Anais da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1975. v. 27. p. 497-497.

  • MORETTI, R. H. ; SUZART, C.A.G.S. . caracterização de cultivares de cana-de-açúcar (saccharum ssp) para a produção de caldo de cana redimento de caldo e valor brix.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SUZART, C.A.G.S. ; MORETTI, R. H. . caracterização de cultivares de cana-de-açúcar (saccharum ssp.) para a produção de caldo de cana-ph e acidez titulável.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SUZART, C.A.G.S. ; MORETTI, R. H. . adição do dimetil dicarbonato em diferentes temperaturas no processamento do caldo de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETTI, R. H. ; Muriano, B. . Produção de cerveja pilsen com malte concentrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORETTI, R. H. . TECNOLOGIA DE FRUTAS SATURADAS COM AÇÚCAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORETTI, R. H. . TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE VINHO E TÉCNICAS DE DEGUSTAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRATI, P. ; CARDELLO, M.B.C. ; MORETTI, R. H. . ESTUDO SENSORIAL DE MISTURAS DE GARAPA CLARIFICADA-ESTABILIZADA E SUCOS DE FRUTAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETTI, R. H. ; TELES, J. A. ; AGUIAR, A. M. L . ELABORAÇÃO DE LEITE DE SOJA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. ; MORETTI, R. H. . APROVEITAMENTO INTEGRAL DA SOJA NA PRODUÇÃO DE CARNE VEGETAL PARA MERENDA ESCOLAR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; FAVORETTO, M. R. S. . ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR E QUALIDADE DO TOMATE SECO DESIDRATADO OSMOTICAMENTE.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; LICCIARDO, R. . USO DE AÇÚCAR INVERTIDO E SAL NA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE TOMATE SECO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, G. A. ; MORETTI, R. H. ; LICCIARDO, R. . COMPORTAMENTO DO LICOPENO E VITAMINA C NA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE TOMATE COMO PRÉ-TRATAMENTO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETTI, R. H. . GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MATTA, V. M. ; CABRAL, L. M. C. ; MORETTI, R. H. . REDUÇÃO DA VISCOSIDADE DA POLPA DE ACEROLA.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CATANOZI, M. P. L. M. ; GELLI, D. S. ; JAKABI, M. ; MORETTI, R. H. ; RISTORI, C. A. ; BUZZO, A. A. . EFFECTS OF DIMETHYLDICARBONATE ON THE BACTERIOLOGICAL PROFILE OF RAW CHICKEN MEAT SURFACE.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORETTI, R. H. ; CATANOZI, M. P. L. M. ; FERREIRA FILHO, P. ; LOUZADA NETO, F. ; BARBOSA, L. . CARNE DE FRANGO REFRIGERADA: AVALIAÇÃO DA AÇÃO DO DIMENTILDICARBONATO NA VIDA DE PRATELEIRA.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CATANOZI, M. P. L. M. ; MORETTI, R. H. . AVALIAÇÃO DA EFICIENCIA DO DIMETILDICARBONATO NA SANITIZAÇÃO DE CARCAÇAS E PARTES DE FRANGO.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CATANOZI, M. P. L. M. ; MORETTI, R. H. ; JAKABI, M. ; RISTORI, C. A. . EFICIÊNCIA DO DIMETILDICARBONATO SOBRE SALMONELLA ENTERITIDIS PT4 INOCULADA EM FILEZINHO DE PEITO DE FRANGO.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CATANOZI, M. P. L. M. ; CIPOLLI, K. M. V. A. B. ; VILLANUEVA, N. D. M. ; MORETTI, R. H. . AVALIAÇÃO SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA DE PEITO DE FRANGO SUBMETIDO A TRATAMENTO DE IMERSÃO EM SOLUÇÃO DE DIMETILDICARBONATO.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINKOSKI, P. I. ; MORETTI, R. H. . CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE FARINHAS INTEGRAIS DE SOJA PELOS PROCESSOS PROMO E DE EXTRUSÃO.. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORETTI, R. H. ; AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. . DESENVOLVIMENTO DE TEMPEROS. 2005.

MORETTI, R. H. ; AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. . ALHO E CEBOLA TRITURADOS E PRESERVADOS. 2005.

MORETTI, R. H. ; TELES, J. A. ; AGUIAR, A. M. L . DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: ALHO FRITO / INTEGRAL E CEBOLA INTEGRAL.. 2005.

MORETTI, R. H. ; AGUIAR, A. M. L ; TELES, J. A. . AUMENTO DE VIDA DE PRATELEIRA EM TAPIOCAS. 2005.

MORETTI, R. H. ; TELES, J. A. . SUBSTITUIÇÃO DE EDULCORANTES EM REFRESCOS EM PÓ. 2005.

MORETTI, R. H. . Dispositivo de pré-aquecimento de água com economia de energia elétrica. 2009.

MORETTI, R. H. . FORMULAÇÃO DE CARNE VEGETAL. 2008.

MORETTI, R. H. . Desodorizador de leite de soja. 2008.

MORETTI, R. H. . Tecnologia de envase de garrafa PET. 2001.

MORETTI, R. H. . Formulação de aditivos para preservação de cervejas em garrafas PET. 2001.

MORETTI, R. H. ; TELES, J. A. . DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES PARA REFRESCOS EM PÓ. 2004.

MORETTI, R. H. . Processo para envase de cerveja em garrafa PET. 1999.

MORETTI, R. H. . Processo de introdução de aditivos e coadjuvantes para o acondicionamento de bebidas em embalagens plásticas. 1997.

MORETTI, R. H. . Composição ccontendo aditivos e coadjuvantes para a preservação de bebidas. 1997.

MORETTI, R. H. . Recuperador de calor de aguas servidas. 1993.

MORETTI, R. H. . Dispositivo de vedação. 1981.

MORETTI, R. H. . Processo e equipamento industrial de destilação de alcool e recuperação do vinhoto. 1981.

MORETTI, R. H. . Processo e equipamento de produção de produto alimentício. 1981.

MORETTI, R. H. ; SCHINKE, C. . Processo para produção de rerstilo concentrado utlizando osmose reversa e dando mairo aproveitamento a nergia na destilaria de álcool. 1980.

MORETTI, R. H. . Equipamento semi-automático para dosagem e empacotamento asséptico de líquidos esterilizados. 1980.

MORETTI, R. H. ; MARSAIOLI JR, A. ; TOSELLO, A. A. P. . Máquina para extração de leite de soja. 1979.

MORETTI, R. H. ; BARIONI, J. R. ; ROMERO, S. R. . Equipamento compacto para produção de extratos vegetais e ou animais. 1979.

MORETTI, R. H. . Treatment of Whey Protein. 1971.

MORETTI, R. H. . SOYFOOD-PROCESSING TECNOLOGY AND UTILIZATION. 2006. .

MORETTI, R. H. . ADITIVOS EM ALIMENTOS. 2006. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA CONCENTRAÇÃO DE FLUIDOS VISCOSOS, Descrição: O processo de concentração de fluidos viscosos apresenta dificuldades que muitos evaporadores contínuos não conseguem superar, como incrustação do equipamento, queima do produto, ineficiente troca térmica entre outras. Devido a estes problemas, esses fluidos normalmente são concentrados através de evaporadores de superfície raspada, evaporadores de circulação forçada e evaporadores centrífugos, equipamentos mais caros e que necessitam de maiores gastos de energia para operarem. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia econômica para concentração de produtos viscosos e obtenção de polpa de manga concentrada com maior retenção das características sensoriais e nutricionais, boa estabilidade microbiológica e físico-química, bem como uma boa aceitação por parte dos consumidores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Roberto Hermínio Moretti - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    EXTRAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA CAFEÍNA DE GRÃOS DE CAFÉ VERDE (Coffea canephora) COM DIFERENTES SOLVENTES ORGÂNICOS UTILIZANDO PENEIRAS MOLECULARES., Descrição: A cafeína é um hidrocolóide de larga escala de consumo pela população mundial, sendo considerada a substância psicologicamente ativa mais consumida no mundo, estando presente em bebidas, chocolates e remédios. O café contém entre 0,8 a 2,8% de cafeína, dependendo da espécie e da origem. Muitos métodos são utilizados para a obtenção da cafeína a partir de produtos naturais, em sua grande maioria, utilizam-se solventes orgânicos imiscíveis em água, em geral prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, podendo apresentar toxidade acumulativa. Um dos métodos de obtenção da cafeína é a partir da descafeinação do café, obtendo um café com quantidades mínimas de cafeína e a cafeína extraída é purificada e comercializada. Este projeto tem como proposta a utilização de solventes orgânicos como o etanol e o acetato de etila, de grande produção no país para a extração da cafeína, obtendo-se assim um café livre de resíduos prejudiciais a saúde. O processo de extração da cafeína será realizado por meio da passagem do solvente por uma coluna contendo os grãos de café verde, obtendo um extrato caféico, onde será obtido o coeficiente de extração da cafeína solvente/temperatura com o tempo para cada solvente, e para a recuperação da cafeína extraída será utilizado o processo de peneiramento molecular, sendo esta uma nova tecnologia a ser aplicada e que apresentou bons resultados neste processo. A viabilidade e eficiência do processo serão estudadas, como também a qualidade sensorial do café descafeinado produzido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberto Hermínio Moretti - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE CALDO-DE-CANA CARBONATADO E/OU REFRESCO., Descrição: O Brasil é grande produtor e consumidor de sucos de frutas, além de ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. O caldo de cana, também conhecido popularmente como garapa, é uma bebida de grande aceitação pelo consumidor brasileiro, e nos vendedores ambulantes, normalmente é comercializada em misturas com sucos de frutas ácidas. O trabalho terá como objetivo desenvolver uma tecnologia de estabilização de caldo de cana nos parâmetros físicos, sensoriais e microbiológicos. Serão realizados testes sensoriais de aceitação e de intenção de compra para comprovar a eficiência da tecnologia desenvolvida. As determinações serão Rendimento, pH, ºBrix, acidez, relação ºBrix/Acidez, teor de ácido ascórbico, cor e turbidez, atividade de Polifenoloxidase e Peroxidase, Teor de carbono total, viscosidade. Espera-se encontrar uma tecnologia que conserve o caldo-de-cana carbonatado por 180 dias em embalagens de PET e/ou em forma de refresco em mesma embalagem com bom índice de aceitação por parte dos consumidores, com uma coloração aceitável visualmente, estabilidade física favorável (sem separação de fases e/ou sedimentação), uma carga microbiana abaixo do permitido pela legislação (boas condições fitossanitárias) e um sabor característico do caldo-de-cana e/ou adicionado de suco de acerola, tudo refletindo o máximo possível o sabor natural. Desenvolver uma tecnologia que seja viável a sua utilização e adequado em qualquer empresa interessada na sua produção. Todas amostras deverão ter boa retenção de vitamina C (baixo índice de perda) após o processamento térmico e a funcionalidade de repositor energético e de eletrolítico, uma qualidade que possibilitará o consumo do produto por pessoas que fazem atividades físicas e a população como um todo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roberto Hermínio Moretti - Coordenador / Carlos Alberto Gois Suzart - Integrante / CAMILA CAROU DI STEFANO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Tecnologia de Alimentos. , CID.UNIVERSITARIA "ZEFERINO VAZ" - FAC.ENG. DE ALIMENTOS, BARAO GERALDO, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6121, Telefone: (19) 37883995

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1981 - 1994

    Sadia Concórdia S A Ind Com

    Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Assessor da Presidência, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/1981

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Assessor da Presidência.

  • 1973 - 2001

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/1973

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Tecnologia de Alimentos.,Linhas de pesquisa

    • 07/1973

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de bebidas, Tecnologia de Alimentos ferementados e acidificados

    • 07/1973

      Ensino, Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Alimentos proteicos, Processos não convencionais de concentração, Estabilização de bebidas, Tecnologia de Sucos concetrados

    • 07/1973

      Extensão universitária , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Tecnologia de Alimentos.,Atividade de extensão realizada, Assessoramentos técnicos a Industrias e entidades representativas de indústrias de alimnetos.

  • 1969 - 1973

    Coca Cola Indústrias Ltda

    Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1961 - 1970

    Instituto Agronômico de Campinas

    Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: chefe de Seção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Propriedade Intelectual

Patentes (10)