Ana Cecília de Queiroz Santos
Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia - FAMED/UFU (2002), Mestrado em Ciências da Saúde (2012) pela FAMED/UFU, Especialista em Enfermagem do Trabalho (2007) e em Saúde Pública (2005) pela Faculdade São Camilo Minas Gerais. Atuou por diversos anos como professora em curso de graduação e pós graduação em enfermagem e cursos técnicos. Atualmente exerce a função de Enfermeira do Trabalho na Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (MG). Tem experiência na área de saúde pública, saúde do trabalhador e na área de docência.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Saúde
2009 - 2012
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Aposentadoria por Invalidez entre Servidores da Prefeitura Municipal de Uberândia com ênfase especial no papel relativo do Diabetes Mellitus e suas complicações,Ano de Obtenção: 2012
Paulo Tannús Jorge.
Especialização em Enfermagem do Trabalho
2005 - 2006
Faculdade São Camilo
Título: Análise e atuação no ambiente de trabalho visando a ergonomia dos operadores de caixa em um supermercado de Uberlândia
Especialização em Saúde Pública
2004 - 2005
Faculdade São Camilo
Título: Preparo de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre as doenças sexualmente transmissíveis
Orientador: Gislene Silva
Aperfeiçoamento em Higiene Industrial
2017 - 2018
Universidade de São Paulo
Título: Afastamentos do trabalho por dorsalgia: um estudo de caso com funcionários de uma instituição privada em Minas Gerais, Brasil. Ano de finalização: 2018
Graduação em Enfermagem
2000 - 2004
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Levantamento das publicações sobre administração em enfermagem publicados no Brasil de 1994 a 2004
Orientador: Arthur Velloso Antunes
Formação complementar
2016 - 2016
Vacation English. (Carga horária: 60h). , KAPLAN International English, KAPLAN, Estados Unidos.
2014 - 2014
Normatização de Atendimento ao Queimado. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Queimaduras, SBQ, Brasil.
2013 - 2013
Suporte básico de Vida. (Carga horária: 30h). , Serviço Social do Transporte, SEST, Brasil.
2011 - 2011
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Produtos Químicos no Ambiente de Trabalho. (Carga horária: 40h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.
2010 - 2010
Manejo da Dor na criança: Um cuidado de Enfermagem. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
2008 - 2008
Formação Básica em dor crônica. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2007 - 2007
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (Carga horária: 32h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.
2007 - 2007
Ergonomia e Segurança na Empresa. (Carga horária: 30h). , T Valle Assessoria e treinamento educacional, T VALLE, Brasil.
2006 - 2006
A pedagogia dos projetos de trabalho aplicada à SST: Formação em SST. (Carga horária: 96h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em Abordagem Intensiva do Fumante. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais, SES/MG, Brasil.
2002 - 2002
Educação em Saúde - Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Centro Municipal de Estudos Projetos Educacionais, CEMEPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Docência.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Programa Saúde da Família.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Pesquisas na area da saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde do Trabalhador.
Organização de eventos
SANTOS, A. C. Q. . Seminário Regional sobre Condições de Trabalho e Qualidade de Vida. 2008. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . Capacitação em Saúde do Trabalhador para Técnicos de Nível Superior do Programa Saúde da Família. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . Capacitação na Portaria número 777 dos agentes em Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Uberlândia. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . ?Avaliação Ambiental: complementaridade entre os Métodos Quantitativos e Qualitativos?. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . ?São João do Trabalhador?. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . ?Cultivando a Saúde do Trabalhador Rural?. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . ?Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: avanços, limites e desafios ? PPRA?. 2007. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . 1ª Conferência Municipal em Saúde do Trabalhador. 2005. (Outro).
SANTOS, A. C. Q. . I Semana do Curso de Graduação em Enfermagem- FAMED/UFU e Setor de Capacitação e Desenvolvimento Técnico e Científico da Enfermagem -HC/UFU. 2003. (Outro).
Participação em eventos
VI Conferência Municipal de Saúde. 2013. (Encontro).
Capacitação Agravos à Saúde do Trabalhador de Notificação Compulsória. 2010. (Outra).
Semana de Enfermagem.Prevenção de Acidentes com pérfuro cortantes. 2010. (Encontro).
VII Fórum do programa de pós-graduação em ciências da saúde. 2010. (Outra).
9°Congresso de Stress da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil). Diagnóstico do absenteísmo por CID-10 dos professores da rede municipal de educação da cidade de Uberlândia no período de 2004 a 2007.. 2009. (Congresso).
II Jornada de Atualização em Hanseníase do Triângulo Mineiro. 2009. (Outra).
Oficina sobre acidentes biológicos em ambientes de trabalho na Rede Municipal de saúde De Uberlândia-MG. 2009. (Oficina).
VI Fórum da Pós-Graduação em Ciências da Saúde. 2009. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Fisioterapia do trabalho e o perfil de atendimentos no CEREST Uberlândia/MG. 2009. (Congresso).
Seminário Regional sobre condições de trabalho e qualidade de vida. 2008. (Seminário).
1 Congresso de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Uberlâdnia. 2007. (Congresso).
1 Simpósio sobre condições de saúde e trabalho no Setor de Saúde. 2007. (Simpósio).
IV SIPAT da Junco Indústria e Comércio LTDA.Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2007. (Outra).
SIPAT da Empresa Lima e Pergher Ind. Rep. Ltda.DST's. 2007. (Outra).
SIPAT do Hospital Santa Catarina.Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2007. (Encontro).
"Cálculo de dosagens". 2006. (Outra).
Curso de Capacitação Para os Trabalhadores do Curso de Odontologia por Meio do SUS Humanizado."Norma Regulamentadora NR 32 e Saúde do Trabalhador". 2006. (Outra).
IV SIPAT do Pool de Uberlândia - Shell Brasil Ltda.Saúde do Trabalhador. 2006. (Encontro).
Sipat da Aliança Atacadista Ltda.DST/AIDS. 2006. (Outra).
Treinamento das equipes do PSF em Uberlândia.Cuidados com a Saúde do Trabalhador. 2006. (Outra).
Treinamento das equipes do PSF em Uberlândia MG.Cuidados com a Saúde do trabalhador. 2006. (Outra).
2°Encontro de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias de Alimentação e Afins de Udia. 2005. (Encontro).
Etapa Municipal da 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2005. (Oficina).
IX- Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Fábrica de Pregos Triângulo Ltda).Ergonomia. 2005. (Outra).
1Encontro de Membros de Cipas e Designados da área da alimentação de Uberlândia. 2004. (Encontro).
Dia Internacional da Saúde. 2004. (Outra).
IV Fórum Mineiro de Enfermagem.Levantamento das publicações sobre administração em enfermagem publicados no Brasil de 1994 a 2004. 2004. (Outra).
IV Fórum Mineiro de Enfermagem : Diversificando o cuidar. 2004. (Simpósio).
XXIX Semana de Enfermagem- "O Saber, o Fazer e o Ser: a competência emocional na visão da Enfermagem". 2004. (Encontro).
"Fórum de Geriatria e Gerontologia". 2003. (Seminário).
"I Semana do Curso de Graduação em Enfermagem- FAMED/UFU e Setor de Capacitação e Desenvolvimento Técnico e Científico da Enfermagem - HC/UFU". 2003. (Seminário).
"XXIV Congresso Brasileiro Latino-Americano do Colégio Internacional de Cirurgiãos". 2003. (Congresso).
Programa de Bem com o Coração.Qualidade de vida. 2003. (Outra).
"5 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem". 2002. (Congresso).
III Fórum Mineiro de Enfermagem-"Sistematizar o cuidar". 2002. (Encontro).
Quando a morte acontece. 2002. (Encontro).
"I JOEU- Jornada de Enfermagem da Universidade". 2000. (Encontro).
Orientou
Uma análise da subnotificação dos acidentes de trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Consequências do serviço noturno na saúde do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
A dicotomia entre o médico, enfermeiro e o técnico em enfermagem na saúde do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Acidentes de trabalho no meio rural: uma revisão de literatura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Qualidade do Ambiente de Trabalho e os principais direitos do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Acidente de Trabalho: Prevenção e atuação do enfermeiro do trabalho; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Qualidade de vida do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Influência da carga excessiva de trabalho na saúde do trabalhador; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Instituto Catarinense de Pós Graduação; Orientador: Ana Cecília de Queiroz Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, ANA CECÍLIA DE QUEIROZ ; LIMONGI, JEAN EZEQUIEL ; JORGE, MARIA LUIZA MENDONÇA PEREIRA ; JORGE, MIGUEL TANÚS ; PEREIRA, BOSCOLLI BARBOSA ; JORGE, PAULO TANNÚS . Aposentadorias por invalidez e Doenças Crônicas entre os servidores da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Minas Gerais, 1990-2009. CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ) , v. 23, p. 57-62, 2015.
Prêmios
2005
Diploma de Honra ao Mérito, Faculdade do Trabalho.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2010
Instituto Cataraninse de Pós GraduaçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Docente do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, ministrando as disciplinas: Processo de trabalho e principais danos a saúde do trabalhador e Ergonomia.
2006 - 2008
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente responsável pela disciplina ENF28 - Enfermagem em Saúde Coletiva I - Curso de Graduação em Enfermagem, conteúdo Prática/Estudo Clínico na Unidade Ambulatório Escola Jaraguá.
2004 - 2011
Prefeitura Municipal de UberlândiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 40
2004 - 2010
Faculdade do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - Atual
Santa Vitória Açúcar e ÁlcoolVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Trabalho, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Prefeitura Municipal de Santa VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Cecília de Queiroz Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?