Rosane Werkhausen

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português,Inglês e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Univates (2000), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado (em curso) em Filologia Românica Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, em Kiel, na Alemanha. Desde 2009 trabalha como leitora de português em diversas universidades alemãs: Albrechts-Universität zu Kiel (2009-2012), Universidade de Regensburg (2012-2014) e Universidade Técnica de Munique (desde 2015), além de professora de português na Universidade de Augsburg e na Universidade de Munique. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua estrangeira, língua portuguesa, linguística, bilinguismo e línguas em contato.

Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filologia Românica

2010 - Atual

Christian-Albrechts-Universität zu Kiel
Título: A dinâmica do contato linguístico entre o português, alemão e o vestfaliano: uma análise pluridimensional
Orientador: Prof. Dr. Harald Thun

Mestrado em Letras

2002 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A concordância verbal na ordem verbo-sujeito do português falado, Ano de Obtenção: 2004
Prof. Dr. Sérgio de Moura Menuzzi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sintaxe; Português; Sujeito; concordância verbal.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras - Habilit Port,Inglês e Respect Literaturas

1994 - 2000

Centro Universitário Univates

Formação complementar

2010 -

Extensão universitária em Deutsch als Fremdsprache B1 bis C1. , Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, CAU, Alemanha.

1994 - 1994

Capacitação de Secretários de Escola. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

WERKHAUSEN, Rosane . Encontro de falantes de vestfaliano no Fórum Internacional de Diversidade Linguística. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro Estadual de Educação Profissional.Participante do Encontro Estadual de Educação Profissional. 2005. (Encontro).

Curso de Fonologia de Laboratório.Assistente do Curso de Fonologia de Laboratório. 2004. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação. Participante do I Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

I Seminário Nacional de Ensino de Línguas e Literatura.Participante do I Seminário Nacional de Ensino de Línguas e Literatura. 2004. (Seminário).

V Encontro Estaduaçde de Professores de Língua Inglesa.Participante do V Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa. 2004. (Encontro).

X Encontro Estadual de Redação no Vestibular.Participante do X Encontro Estadual de Redação no Vestibular. 2004. (Encontro).

VII Congresso da Escola Particular Gaúcha. Participante do VII Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2003. (Congresso).

I Seminário de Avaliação.Participante do I Seminário de Avaliação. 2002. (Seminário).

'Univates - a estrutura e a cultura organizacional'.Participante do Curso 'Univates - a estrutura e a cultura organizacional'. 2001. (Outra).

IV Seminário Nacional de Promoção da Leitura.Participante do IV Seminário Nacional de Promoção da Leitura. 2001. (Seminário).

I Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa.Participante no 'I Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa'. 2000. (Encontro).

I Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e Literatura.Participante no 'I Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e Literatura'. 2000. (Encontro).

II Seminário Nacional de Educação.Participante no 'II Seminário Nacional de Educação'. 2000. (Seminário).

VI Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular.Participante no 'VI Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular'. 2000. (Encontro).

I Seminário Nacional de Educação.Participante no 'I Seminário Nacional de Educação'. 1999. (Seminário).

Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Participante no 'Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação'. 1998. (Congresso).

Encontros de Estudos.Participante nos 'Encontros de Estudos'. 1998. (Encontro).

III Seminário Nacional de Promoção da Leitura.Participante no 'III Seminário Nacional de Promoção da Leitura'. 1998. (Seminário).

III Fórum Estadual de Educação.Participante no 'III Fórum Estadual de Educação'. 1997. (Outra).

II Seminário Nacional de Promoção da Leitura.Participante no 'II Seminário Nacional de Promoção da Leitura. 1997. (Seminário).

VIII Seminário Estadual sobre a Escola e o Texto.Participante no 'VIII Seminário Estadual sobre a Escola e o Texto'. 1997. (Seminário).

X Encontro de Professores da Língua Inglesa.Participante no 'X Encontro de Professores da Língua Inglesa'. 1997. (Encontro).

II Fórum Estadual de Educação.Participante no 'II Fórum Estadual de Educação'. 1995. (Outra).

VII Seminário Estadual sobre a Escola e o Texto.Participante no 'VII Seminário Estadual sobre a Escola e o Texto'. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Robertson Frizero Barros

WERKHAUSEN, RosaneALTENHOFEN, C. V.. Bilingüismo de prestígio: sobre a implementação de um currículo bilíngue em uma escola de Porto Alegre. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendi) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

LAZZARI, Grasiela Maria

O italiano em contato com o português na região de Sobradinho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Rosane Werkhausen;

TEIXEIRA, Milene Serena

A importância da estruturação espaço-temporal na reeducação da dislexia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Rosane Werkhausen;

LAUERMAN, Rubia Isabel

A elevação das vogais médias postônicas finais em comunidades bilíngues do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Rosane Werkhausen;

Produções bibliográficas

  • WERKHAUSEN, Rosane . A situação do contato plurilíngue no sul do Brasil. Visões (Online) , v. 7, p. 71-87, 2010.

  • WERKHAUSEN, Rosane . O vestfaliano em contato com o português no sul do Brasil. In: I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística: por uma política para a diversidade linguística no ensino de línguas, 2008, Porto Alegre. Anais do I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística: por uma política para a diversidade linguística no ensino de línguas. Porto Alegre: Evangraf/Instituto de Letras(UFRGS), 2007. p. 496-505.

  • LAZZARI, G. M. ; WERKHAUSEN, Rosane . O italiano em contato com o português na região de Sobradinho/RS. In: I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística: por uma política para a diversidade linguística no ensino de línguas, 2008, Porto Alegre. Anais do I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística: por uma política para a diversidade linguística no ensino de línguas. Porto Alegre: Evangraf/Instituto de Letras(UFRGS), 2007. p. 426-436.

  • WERKHAUSEN, Rosane . A concordância verbal de terceira pessoa do plural em Panambi/RS. In: VIII Encontro do Círculo Lingüístico do Sul, 2008, Porto Alegre RS. VIII Encontro do Círculo Lingüístico do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 289-290.

  • MENUZZI, S.M. ; WERKHAUSEN, Rosane . Ordem VS e concordância em PB: um estudo de corpus. 2004. In: XIX Encontro Nacional da ANPOLL, 2004, Maceió AL. XIX Encontro Nacional da ANPOLL. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2004.

  • WERKHAUSEN, Rosane . O ensino da Língua Portuguesa para além da gramática: uma proposta contextualizada. In: I Encontro do Investigação na Escola, 2000, Lajeado. Anais Investigação na Escola. Lajeado: Univates, 2000. v. I. p. 70-71.

Outras produções

WERKHAUSEN, Rosane . Língua Portuguesa - Habilidades Básicas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WERKHAUSEN, Rosane . O Cultivo da Língua Alemã entre crianças de 1ª a 4ª séries em Teutônia. 2000 (Apresentadora) .

WERKHAUSEN, Rosane . Os atos da fala e a sala de aula. 2000 (Apresentadora) .

WERKHAUSEN, Rosane . O Ensino de Língua Portuguesa - uma proposta contextualizada. 2000 (Apresentadora) .

WERKHAUSEN, Rosane . O Ensino de Língua Portuguesa - uma proposta contextualizada. 2000 (Apresentadora) .

WERKHAUSEN, Rosane . Relato de Experiência da Prática de Ensino III na Área de Literatura Brasileira do Curso de Letras. 1999 (Apresentadora) .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    O contato linguístico entre o português, alemão e vestfaliano, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Werkhausen - Coordenador / Cléo Vilson Altenhofen - Integrante / Prof. Dr. Harald Thun - Integrante.

  • 2001 - 2004

    A Ordem VS no Português do Brasil, Descrição: Estudo empírico de questões pertinentes às propriedades das orações com ordem Verbo-Sujeito em português do Brasil. O objetivo geral é avaliar criticamente as principais análises da ordem VS em português do Brasil disponíveis na literatura lingüística, investigando algumas de suas predições cruciais. Com isso, pretende-se colaborar para a definição da situação sincrônica do português do Brasil no que respeita à ordem VS e, principalmente, colaborar para uma melhor compreensão do significado teórico das propriedades destas estruturas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosane Werkhausen - Integrante / Sérgio de Moura Menuzzi - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, Romanisches Seminar der Philosophische Fakultät. , Leibnizstraße 10, 24098 - Kiel, - Alemanha, Telefone: (49) 4318803348, Fax: (49) 4318802477, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2012

Christian-Albrechts-Universität zu Kiel

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Leitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Romanisches Seminar der Philosophische Fakultät.,Linhas de pesquisa

  • 10/2011 - 03/2012

    Ensino, Filologia Românica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Prática de Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Introdução a Linguística I, Qualificação em Língua Portuguesa, Redação I, Introdução à Literatura em Língua Portuguesa I

  • 04/2011 - 09/2011

    Ensino, Filologia Românica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Gramática portuguesa, Literatura Brasileira II: A voz feminina na Literatura Brasileira, Cultura Brasileira: A música, o teatro e o cinema do Brasil no século XX, Prática de Língua Portuguesa, Qualificação em Língua Portuguesa

  • 10/2010 - 03/2011

    Ensino, Filologia Românica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Introdução à Linguística I, Redação I, Qualificação em Língua Portuguesa, Introdução à Literatura de Língua Portuguesa I, História do Português: O português brasileiro: história, variaçã

  • 04/2010 - 09/2010

    Ensino, Filologia Românica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Literatura Brasileira: O conto brasileiro moderno, Gramática Portuguesa, Cultura Brasileira: a multiculturalidade brasileira, Tradução Alemão-Português, Redação II, Qualificação em Língua Portuguesa

  • 10/2009 - 03/2010

    Ensino, Filologia Românica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Prática de Língua Portuguesa, Introdução à Linguística I, Redação I, Qualificação em Língua Portuguesa, Introdução à Literatura de Língua Portuguesa I

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

2001 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

2001 - 2009

Centro Universitário Univates

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro

Atividades

  • 02/2005

    Ensino, Letras - Habilit Port,Inglês e Respect Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Produção Lingüística

  • 02/2004

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Participante de Grupo de Estudos em Linguagem e Leitura.

  • 07/2001

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Participação na Correção de Redação do Vestibular.

  • 01/2005 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Correção de Redação de Vestibular.

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Letras - Habilit Port,Inglês e Respect Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português VIII

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Letras - Habilit Port,Inglês e Respect Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português II

  • 07/2004 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Correção de Redação de Vestibular.

  • 04/2004 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão.,Serviço realizado, Professora do Curso de Português para Concursos.

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental, Português II, Português VIII, Prática de Produção Lingüística

  • 08/2001 - 02/2004

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino, Cep Univates.,Serviço realizado, Professora de Ensino Médio e Técnico da CEP - UNIVATES.

  • 01/2003 - 01/2003

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino.,Serviço realizado, Correção de redação do vestibular.

  • 01/2001 - 03/2002

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Ensino, Departamento II.,Serviço realizado, Assistente Administrativa.

  • 10/2001 - 10/2001

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão.,Serviço realizado, Professora de Português do Curso Qualificar RS.

2005 - 2006

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual II, Fonética e Fonologia, Morfologia, Semântica e Pragmática

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Argumentatividade

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Geral, Sintaxe, Leitura e Produção de Textos II, Leitura e Produção de Textos I, Fonética e Fonologia

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos I, Fonética e Fonologia

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Automação de Escritórios e Secretariado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português II

2008 - 2009

COLÉGIO TEUTÔNIA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2009 - 08/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e pensamento

  • 01/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura

2002 - 2006

Escola Cenecista General Canabarro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 02/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português, Inglês Técnico, Redação e Metodologia Científica, Língua Inglesa, Literatura

1992 - 2002

Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1999 - 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português e Inglês

  • 01/1999 - 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português, Literatura e Inglês

  • 01/1992 - 02/1999

    Serviços técnicos especializados , Secretaria.,Serviço realizado, Secretária de escola.

2015 - Atual

Technische Universität München

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Leitor de Língua Portuguesa -, Carga horária: 40

2015 - Atual

Technische Universität München

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da área de português

2015 - Atual

Technische Universität München

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do programa TUMtandem

2017 - Atual

Ludwig-Maximilians-Universität München

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português

2012 - 2014

Universität Regensburg, UNI/Regensburg

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Leitor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20