Leonardo Sagrillo Santiago
Advogado Criminalista. Professor das disciplinas de Processo Penal, Direito Penal e Criminologia da Universidade Franciscana - UFN. Professor de Processo Penal da Faculdade Palotina - FAPAS. Professor de Cursos de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Professor da Escola de Criminalistas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pós-graduado em Ciência Criminais pela Faculdade Anhanguera - UNIDERP (2013). Graduado em Direito pela Universidade Franciscana - UFN (2011). Conselheiro da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM). Na OAB, foi Presidente da Comissão do Advogado Criminalista na OAB/RS, Subseção Santa Maria.
Atualmente é Vice-Presidente da OAB, Subseção Santa Maria. Sócio do Escritório Leonardo Santiago Roger de Castro, Advocacia Penal Empresarial.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direitos Emergentes na Sociedade Global.
2014 - 2016
Universidade Federal de Santa Maria
Título: OS NOVÍSSIMOS MOVIMENTOS SOCIAIS E A SOCIEDADE EM REDE: A CRIMINALIZAÇÃO DAS JORNADAS DE JUNHO DE 2013 E A CONSOLIDAÇÃO DE UM ESTADO DELINQUENTE
, Ano de Obtenção: 2016.Rafael Santos de Oliveira.Coorientador: Salo de Carvalho. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Ciência Criminais
2011 - 2013
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: Da Antiguidade aos dias atuais: uma análise das penas sob a ótica do Princípio da Humanidade
Graduação em Direito
2006 - 2011
Universidade Franciscana
Título: O INTERROGATÓRIO COMO MEIO DEFENSIVO NO SISTEMA PROCESSUAL BRASILEIRO: VERDADE OU MAIS UMA FALÁCIA SISTÊMICA?
Orientador: Fabio Freitas Dias
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de capacitação. (Carga horária: 21h). , Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Carreiras Jurídicas Anual. (Carga horária: 882h). , Rede de Ensino a Distância LFG, LFG, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Prática Penal - OAB 2ª fase. (Carga horária: 65h). , Rede de Ensino a Distância LFG, LFG, Brasil.
2003 - 2004
Fisk English Courses. (Carga horária: 150h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.
Participação em eventos
3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. 2015. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE E-JUSTIÇA DA UFPR IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGADORES E DOCENTES DE DIREITO E INFORMÁTICA ? REDE CIIDDI. 2014. (Congresso).
II Jornada Lia Pires. 2012. (Congresso).
1º Seminário de Criminologia de Santa Maria - Interfaces da Criminologia: uma abordagem interdisciplinar". 2011. (Seminário).
8º Seminário Teoria Jurídica, Cidadania e Globalização. 2009. (Seminário).
Congresso Internacional de Ciências Penais. 2009. (Congresso).
XIV Jornada Internacional de Direito. 2009. (Congresso).
II Direito em Pauta: Crise, direito e constitucionalização. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
BERNARDES, M.;SANTIAGO, L. S.; GARCIA, J. R. C.. As garantias processuais dos acusados no âmbito do processo penal: uma análise do caso da escola base. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; BERNARDES, M.. As lacunas do direito penal brasileiro e a importância do exame criminológico na identificação de criminosos psicopatas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
FERRONY, P. R. S.;SANTIAGO, L. S.; CELLA, A. A.. A criminalização dos ataques à democracia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
GARCIA, J. R. C.;SANTIAGO, L. S.; SILVA, E. A.. O dolo como vontade: análise da dogmática do dolo à luz da teoria de Hans Kelsen. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
GARCIA, J. R. C.; FERRONY, P. R. S.;SANTIAGO, L. S.. Incidência do Assédio moral no ambiente das instituições militares das forças armadas do Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.; MENEZES, B. S.. O acordo de não persecução penal como um acordo de vontade entre as partes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.; DIAS, F. F.. A eficácia da aplicabilidade da pena de multa nos crimes do colarinho branco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.; HOFFMEISTER, G. P.. A violência intrafamiliar do vulnerável: A psicanálise em socorro ao direito e a justiça restaurativa como alternativa à punição do estuprador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.; HOFFMEISTER, G. P.. Confissão e colaboração premiada: o confrontamento entre os institutos e a possibilidade de tratar a confissão como causa geral de diminuição de pena. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.; HOFFMEISTER, G. P.. A (in)compatibilidade entre os institutos da tentativa e do dolo eventual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.; CASTRO, R. M.;SANTIAGO, L. S.. A audiência de custódia e sua implementação no processo penal brasileiro: desafios e perspectivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; SOUSA, L.. A palavra da vítima de crimes contra a dignidade sexual como única prova sob a ótica do processo penal brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; SOUSA, L.. Feminicídio: Instrumento de proteção às mulheres ou mais uma medida de direito penal simbólico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; SOUSA, L.. O julgamento do HC 126.292/SP pelo STF e a análise da constitucionalidade da decisão frente ao princípio da presunção de inocência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.; HOFFMEISTER, G. P.. Homicídio com dolo eventual: teoria dominante no STJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.; DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.. A decisão de pronúncia e o in dubio pro societate. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.; MEINERZ, S. L.. A audiência de custódia e a ressignificação das prisões cautelares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
SILVA, R. L.; DINARTE, P. V.;SANTIAGO, L. S.. Mídia e o poder de punir para além da condenação criminal: a aplicabilidade do direito ao esquecimento como possível garantia na proteção da personalidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
SILVA, R. L.; DINARTE, P.;SANTIAGO, L. S.. Combate da pornografia infantil na internet: uma abordagem jurídica com ênfase na atuação do Superior Tribunal de Justiça. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
BERNARDES, M.; MENEZES, B. S.;SANTIAGO, L. S.. A seletividade no Direito Penal e a Lei de Drogas (Lei 11.343/06) no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
PALERMO, M. P.; CORREA, J. S.;SANTIAGO, L. S.. A atuação de grupos de extermínio e a prática de linchamentos: a vingança como sinônimo de justiça no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
DOMINGUES, A. A.;SANTIAGO, L. S.; ALVES, F. D.. Proposta de reduçaão da maioridade penal no Brasil: A (in)constitucionalidade da PEC 33/2012. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Antônio Meneghetti.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; MOTA, L. R.. A necessidade do exercício de defesa do investigado no inquérito policial: uma abordagem frente à lei nº 13.245/16. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
UMPIERRE, C. M.;SANTIAGO, L. S.; DIAS, F. F.. O porte da maconha para consumo próprio: um problema criminal ou de saúde pública?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.;SANTIAGO, L. S.; STAINR, N. S.. A efetividade das medidas cautelares introduzidas pela Lei 12.403/2011 e a busca pela redução de danos causada pela prisão provisória. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.; MOTA, L. R.;SANTIAGO, L. S.. a crise do sistema prisional brasileiro e sua real influência sobre os altos índices de reincidência criminal de egressos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
UMPIERRE, C. M.;SANTIAGO, L. S.; MENDONCA, T.. A culpa consciente e o dolo eventual no homicídio de trânsito causado por embriaguez ao volante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.; DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.. Um olhar criminológico sobre a violência de gênero e a resposta do legislador através do feminicídio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
MEINERZ, S. L.; DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.. A aplicabilidade da justiça restaurativa no sistema prisional como forma de socialização ou ressocialização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
GOERCH, A. B.; NASCIMENTO, V. R.;SANTIAGO, L. S.. A (im)possibilidade de condenação judicial frente ao pedido absolutório do Ministério Público: o artigo 385 do Código de Processo Penal e o sistema processual penal brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.
MEINERZ, S. L.; DIAS, F. F.;SANTIAGO, L. S.. A evolução do direito penal brasileiro no combate aos crimes em licitações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
SANTIAGO, L. S.; DIAS, F. F.; MEINERZ, S. L.. A aplicabilidade da audiência de custódia no Brasil e a importância do juiz garantidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
NASCIMENTO, V. R.;SANTIAGO, L. S.; CARLAN, C. A. P.; MENDONCA, F.. Violação dos direitos dos apenados: uma análise do precário sistema prisional brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.
BLATTES, S. M. A.;SANTIAGO, L. S.; UMPIERRE, C. M.. A prisão provisória como instrumento de expansão punitiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana.
SANTIAGO, L. S.; ESPINDOLA, A. A. S.; GOERCH, A. B.. Mulheres em situação de violência sexual no Brasil: Redescoberta ou sobrevitimização?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.
ESPINDOLA, A. A. S.;SANTIAGO, L. S.. A seletividade do direito penal: reflexões acerca da extinção de punibilidade pelo pagamento da dívida em crimes fiscais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARVALHO, S.;SANTIAGO, L. S.; CRISTINO, F.. A revista vexatória nos presídios brasileiros à luz da criminologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
O acordo de não persecução penal e a retroatividade da norma; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A confissão diante do acordo de não persecução penal; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A postura do magistrado no processo criminal após a Constituição Federal de 1988: Uma imprescindível discussão acerca das influências externas nas decisões judiciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A impossibilidade da leitura do Inquérito Policial no Tribunal do Júri: Uma garantia à efetividade dos princípios da ampla defesa e contraditório; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Prisão Preventiva e garantia da ordem pública: da confusão conceitual para a crise jurisprudencial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Pichação e abolicionismo penal: diálogos entre criminologia e arte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Mídia, Poder Legislativo e Constituição Federal: do nascimento ao óbito das "10 medidas de combate à corrupção"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Tribunal do Júri e Constituição: aspectos controvertidos e a (dis)paridade de armas entre acusação e sentença; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A (i)legitimidade do sistema penal diante da crise nas penitenciárias brasileiras: uma análise sob o viés da criminologia crítica e do abolicionismo penal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A delação premiada e a prisão preventiva: a (im)possível relação em processo penal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Lei 11; 340/06: a possibilidade da aplicação da norma à vítima de relação homossexual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
O internauta que veste toga: uma análise da decisão criminal na sociedade informacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A justiça restaurativa como uma nova alternativa na ressocialização do apenado e no desafogamento do sistema prisional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
A aplicabilidade da audiência de custódia no Brasil e a importância do juiz garantidor; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Franciscana; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Violação dos direitos dos apenados: uma análise do precário sistema prisional brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Leonardo Sagrillo Santiago;
Produções bibliográficas
-
SANTIAGO, L. S. ; POSTIGUILHONE, A. P. . Da incongruência de um procedimento inquisitório no tribunal do juri. Âmbito Jurídico , v. 1, p. 78, 2010.
-
LANGNER, A. ; ZULIANI, C. S. ; CALDAS, C. M. C. ; CRISTINO, F. ; SANTIAGO, L. S. ; GOSSLING, L. M. ; RIGHI, L. M. ; NEDEL, N. K. ; BAPTISTELA, T. . Os conhecimentos tradicionais resguardados por meio da criminalização da biopirataria: a negação do direito penal como última ratio. In: Nathalie Kuczura Nedel. (Org.). A interface entre sociobiodiversidade, sustentabilidade e sociedade em rede. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 01, p. 99-110.
-
LOOSE, A. C. ; ROSA, M. S. ; SANTIAGO, L. S. . Crimes inafiançáveis: legislações e fatores agravantes para uma maior rigorosidade na lei. In: Nathalie Kuczura Nedel. (Org.). Temas Emergentes e relevantes de direito constitucional. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 119-135.
-
CONTERNO, R. D. ; SANTOS, T. B. ; SANTIAGO, L. S. . Polícia Militar: seu papel para com a sociedade e atuação nas manifestações sociais. In: Nathalie Kuczura Nedel. (Org.). Temas emergentes e relevantes de direito constitucional. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 163-177.
-
NICHEL, A. ; LANGNER, A. ; HUNDERTMARCH, B. ; ZULIANI, C. S. ; CALDAS, C. M. C. ; CRISTINO, F. R. ; TYBUCH, F. B. A. ; ARAUJO, L. E. B. ; OLIVEIRA, G. F. ; CAVALHEIRO, L. N. ; SANTIAGO, L. S. ; RIGHI, L. M. ; GOSSLING, L. M. ; NEDEL, N. K. ; DINARTE, P. V. ; SILVA, M. B. O. . A criminalização dos movimentos indígenas brasileiros na sociedade em rede: uma análise sob as diversas dimensões da sustentabilidade. In: Maria Beatriz Oliveira da Silva. (Org.). Direito e sustentabilidade: diálogos e conflitos. 01ed.: Max Limonad, 2016, v. 01, p. 286-303.
-
WITTMANN, C. R. ; SANTIAGO, L. S. . INTERPRETAR A LEI EM PROCESSO PENAL: A FIGURA DO JUIZ ITINERANTE E A INTEGRIDADE DO DIREITO. Processo e Jurisdição I. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2015, v. , p. 197-212.
-
Rosa, A.M. ; Rocha, A. F. O ; Artuso, A.R ; Cifali, A. C ; Moraes, A.L.Z ; LOPES JUNIOR, A. ; RUIZ, C. M. B. ; RODRIGUES, C. ; COSTA, D. A. ; RUDNICKI, D. ; LEAL, D. ; CAMPOS, E. P. ; CHOUKR, F. H. ; LAITANO, G. E. ; AVILA, G. N. ; SILVA FILHO, J. C. M. ; PRADILHO, J. C. O. ; CARVALHO, J. G. ; FRANCA, L. A. ; SANTIAGO, L. S. . Sidinei José Brzuska: um juiz para além das paredes do gabinete. In: Bruno Silveira Rigon; Felipe Lazzari da Silveira; Jader Marques. (Org.). Cárcere em imagem e texto: homenagem a Sidinei José Brzuska. 1ed.Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015, v. , p. 9-182.
-
WITTMANN, C. R. ; SANTIAGO, L. S. . A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DA NÃO-REGULAÇÃO: A QUESTÃO DAS NANOTECNOLOGIAS. Direito e Novas Tecnologias I. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2015, v. , p. 494-514.
-
SANTIAGO, L. S. ; LISOWSKI, C. S. . O DISCURSO DA TESTEMUNHA EM PROCESSOS PENAIS: UMA ANÁLISE DA ?VERDADE? E DA ?OBJETIVIDADE? DAS PROVAS TESTEMUNHAIS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO. In: Vladmir Oliveira da Silveira; Aires José Rover. (Org.). O DISCURSO DA TESTEMUNHA EM PROCESSOS PENAIS: UMA ANÁLISE DA ?VERDADE? E DA ?OBJETIVIDADE? DAS PROVAS TESTEMUNHAIS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO. XXIed.Florianópolis: Funjab, 2012, v. , p. 340-364.
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; CASTRO, R. M. . O PROCESSO PENAL E O LUGAR EM QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NÃO DEVERIAM IR: UMA ANÁLISE DA HIPEREXPOSIÇÃO DO CASO BERNARDO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. In: 3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade e V Congresso Iberoamericano de Investigadores e Docentes de Direito e Informática, 2015, Santa Maria. GT 2 Sistema penal, mídia e sociedade (2015). Santa Maria, 2015.
-
WITTMANN, C. R. ; SANTIAGO, L. S. . INTERESSE PÚBLICO E PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO:improbidade administrativa pela violação do princípio democrático. In: XI Seminário Internacional de demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea, 2014, Santa Cruz do Sul. VII Mostra de trabalhos jurídicos científicos, 2014.
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. . A COPA DO MUNDO FIFA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL: A (I)LEGALIDADE DA ATUAÇÃO DO ESTADO EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO. In: III Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciências Políticas, 2014, São Borja, RS. Anais do III Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciências Políticas - Buscando o Sul, 2014.
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; CASTRO, R. M. ; HUNDERTMARCH, B. . O DESCUMPRIMENTO DA LEI PROCESSUAL PENAL: UMA CRÍTICA À INAPLICABILIDADE DO ARTIGO 212 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL A PARTIR DE RONALD DWORKIN. In: 5º Congresso Internacional de Ciências Criminais: Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos, 2014, Porto Alegre. 5º Congresso Internacional de Ciências Criminais: Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos, 2014.
-
SANTIAGO, L. S. ; CASTRO, R. M. . A MUDANÇA DAS PENAS AO LONGO DA HISTÓRIA E O MONITORAMENTO ELETRÔNICO COMO ALTERNATIVA A PRISÃO. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA. Volume 3, 2012., 2012, Santa Maria. XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA. Santa Maria: SEPE, 2012. v. 3.
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; HUNDERTMARCH, B. ; CASTRO, R. M. . O EMPREGO DOS MECANISMOS DE GOVERNO ELETRÔNICO NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL BRASILEIRO: TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA OU MANIPULAÇÃO DISFARÇADA?. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE E-JUSTIÇA DA UFPR IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGADORES E DOCENTES DE DIREITO E INFORMÁTICA ? REDE CIIDDI, 2014, Curitiba. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE E-JUSTIÇA DA UFPR IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGADORES E DOCENTES DE DIREITO E INFORMÁTICA ? REDE CIIDDI, 2014.
-
NEDEL, N. K. ; SANTIAGO, L. S. ; HUNDERTMARCH, B. ; CASTRO, R. M. . AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO CULTURAL: O CASO DOS DISCURSOS DE ÓDIO EM RELAÇÃO ÀS COMUNIDADE INDÍGENAS.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE E-JUSTIÇA DA UFPR IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGADORES E DOCENTES DE DIREITO E INFORMÁTICA ? REDE CIIDDI, 2014, Curitiba. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE E-JUSTIÇA DA UFPR IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGADORES E DOCENTES DE DIREITO E INFORMÁTICA ? REDE CIIDDI, 2014.
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; ISAIA, C. B. . RECURSOS REPETITIVOS: A (IM) POSSIBILIDADE DE SE CHEGAR ?A? RESPOSTA CORRETA. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014.
-
POSTIGUILHONE, A. P. ; SANTIAGO, L. S. . A Incongruência de um procedimento inquisitório no tribunal do júri. In: VI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2010, canoas. VI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2010.
-
SANTIAGO, L. S. . A defesa nos tempos de cólera. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . O direito de defesa como postulado democrático. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. ; CASTRO, R. M. ; MARQUES, J. S. . Aula aberta: Caso kiss - advocacia criminal para além do que se viu. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTIAGO, L. S. . Nulidades no processo criminal - estudo de caso: Boate Kiss. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Debate sobre o caso da Boate Kiss. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. ; MENEZES, B. S. . Habeas Mente: Pontos Polêmicos no julgamento do caso Kiss. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTIAGO, L. S. . Curso de aperfeiçoamento advocacia criminal - teoria e prática, presente e futuro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Mães no cárcere: análise humanitária sobre a dignidade da mulher e os direitos da criança e do adolescente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTIAGO, L. S. . Os desafios da advocacia criminal em tempos de punitivismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . O exercício da advocacia no Tribunal do Júri: entre a técnica e a emoção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Precisamos falar sobre o sistema prisional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Tribunal do Júri: aspectos controvertidos entre acusação e defesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Advocacia Criminal: a defesa de um contra todos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Tribunal do Júri: aspectos controvertidos entre acusação e defesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTIAGO, L. S. . Advocacia Criminal: a defesa de um contra tudo e todos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Os desafios da docência: experiência de um jovem professor penalista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; CASTRO, R. M. . O PROCESSO PENAL E O LUGAR EM QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NÃO DEVERIAM IR: UMA ANÁLISE DA HIPEREXPOSIÇÃO DO CASO BERNARDO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NEDEL, N. K. ; HUNDERTMARCH, B. ; SANTIAGO, L. S. ; GREGORI, I. . Desenvolvimento sustentável: Uma falácia imposta pela ótica mercadológica internacional em detrimento das próprias facetas da sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTIAGO, L. S. . A advocacia criminal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. . Garantias individuais na Constituição Federal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTIAGO, L. S. . Projeto Pro@cessos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN, C. R. ; SANTIAGO, L. S. . INTERESSE PÚBLICO E PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO:improbidade administrativa pela violação do princípio democrático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. . A copa do mundo FIFA e os movimentos sociais no Brasil: a (i)legalidade da atuação do Estado em relação ao princípio da livre manifestação do pensamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NEDEL, N. K. ; SANTIAGO, L. S. ; CASTRO, R. M. ; HUNDERTMARCH, B. . VAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO CULTURAL: O CASO DOS DISCURSOS DE ÓDIO EM RELAÇÃO ÀS COMUNIDADE INDÍGENAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. ; NEDEL, N. K. ; CASTRO, R. M. ; HUNDERTMARCH, B. . O EMPREGO DOS MECANISMOS DE GOVERNO ELETRÔNICO NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL BRASILEIRO: TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA OU MANIPULAÇÃO DISFARÇADA?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. ; WITTMANN, C. R. . Interpretar a lei em processo penal: a figura do juiz itinerante e a integridade do direito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. ; WITTMANN, C. R. . A violência simbólica da não-regulação: a questão das nanotecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. ; CASTRO, R. M. ; HUNDERTMARCH, B. ; NEDEL, N. K. . O DESCUMPRIMENTO DA LEI PROCESSUAL PENAL: UMA CRÍTICA À INAPLICABILIDADE DO ARTIGO 212 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL A PARTIR DE RONALD DWORKIN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. . Advocacia perante o Tribunal do Júri. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTIAGO, L. S. ; CASTRO, R. M. . A mudança das penas ao longo da história e o monitoramento eletrônico como alternativa a prisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LISOWSKI, C. S. ; SANTIAGO, L. S. . O DISCURSO DA TESTEMUNHA EM PROCESSOS PENAIS: UMA ANÁLISE DA ?VERDADE? E DA ?OBJETIVIDADE? DAS PROVAS TESTEMUNHAIS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTIAGO, L. S. ; CAS, T. S. N. ; WITTMANN, C. R. . POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIBULLYING NO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO: UM OLHAR A PARTIR DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTIAGO, L. S. ; CAS, T. S. N. . A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NOS BANCOS ESCOLARES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTIAGO, L. S. ; POSTIGUILHONE, A. P. . Da incongruência de um procedimento inquisitório no Tribunal do Júri. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTIAGO, L. S. ; PEREIRA, F. K. . ABORTO: DIREITO OU CRIME. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ISAIA, C. B. ; SANTIAGO, L. S. . Novas linhas de direito penal. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ISAIA, C. B. ; SANTIAGO, L. S. . O Tribunal do Júri no Brasil. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTIAGO, L. S. ; ISAIA, C. B. . Advocacia Criminalista. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, R. L. ; SANTIAGO, L. S. . Ressocialização x Penas brandas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
STRAHL, D. ; SANTIAGO, L. S. ; FRIEDRICH, R. . Violência e Criminalidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ISAIA, C. B. ; SANTIAGO, L. S. ; VIEIRA, R. O. . Tribunal do Júri pela acusação e pela defesa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTIAGO, L. S. ; MEINERZ, S. L. ; NORA, L. D. ; PEREIRA, L. R. . O combate as diferentes formas de violência contra a mulher. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ISAIA, C. B. ; SANTIAGO, L. S. . Advocacia Criminal. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ISAIA, C. B. ; SITO, S. A. ; SANTIAGO, L. S. . A situação do ensino jurídico no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEINERZ, S. L. ; SANTIAGO, L. S. . Como combater a criminalidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEINERZ, S. L. ; SANTIAGO, L. S. . Como combater a criminalidade II. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASTRO, R. M. ; SANTIAGO, L. S. . Situação Política no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
STRAHL, D. ; SANTIAGO, L. S. ; ARIGONY, M. . Segurança Pública. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ISAIA, C. B. ; SANTIAGO, L. S. . Tribunal do Júri. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MELO, A. ; SANTIAGO, L. S. . Maioridade Penal. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Prêmios
2022
Professor Homenageado da 36ª Turma dos formandos Curso de Direito da UFN, UFN.
2019
Patrono da 30ª Turma de formandos do Curso de Direito da UFN, UFN.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Leonardo Santiago Roger de Castro, Advocacia Penal Empresarial. , Alameda Santiago do Chile, Nossa Senhora das Dores, 97050685 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 30282929
Experiência profissional
2013 - 2014
Comissão Especial do Jovem Advogado, Subseção Santa Maria, RS. OAB/RSVínculo: Vice-presidente, Enquadramento Funcional: Vice-presidente
Outras informações:
Vice-presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Santa Maria, RS.
2012 - 2013
FOCO MULTICURSOSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Direito.
2015 - Atual
Universidade FranciscanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor das disciplinas de Processo Penal I; Processo Penal III e Criminologia.
2011 - 2011
Universidade FranciscanaVínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor bolsista da disciplina de Direito Penal I, atuando juntamente com o professor da disciplina na elaboração de atividades e avaliações.
2008 - 2010
Ministério Publico EstadualVínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio realizado junto à 3ª Promotoria de Justiça Criminal, sob a coordenação do Promotor Celso de Assis Remonti.
2007 - 2008
Poder Judiciário Comarca de Santa MariaVínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio realizado junto à 3ª Vara Criminal, sob a coordenação dos Juízes de Direito Sidinei José Brzuska e Andréia Nebenzahl de Oliveira.
2011 - Atual
Leonardo Santiago Roger de Castro Advocacia Penal EmpresarialVínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário
2016 - 2019
Faculdade Antônio MeneghettiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Sagrillo Santiago e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?