Alessandra Galve Gerez
Possui bacharelado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002) e licenciatura no Centro Universitário Claretiano (2021). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2019). É membro do LESEF (Laboratório de Estudos em Educação Física) da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, desenvolvendo estudos nas áreas de formação inicial e continuada de professores e docência no ensino superior. É docente do ensino superior desde o ano de 2005, com atuação em disciplinas pedagógicas e socioculturais relacionadas à Educação Física. Atualmente, realiza estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo e é docente do Centro Universitário Salesiano Vitória-ES.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Física
2014 - 2019
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A nova classe trabalhadora vai ao ensino superior: um estudos das práticas didático-pedagógicas em licenciaturas de Educação Física no setor privado do Espírito Santo
Orientador: Valter Bracht
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil. Palavras-chave: Docência Universitária; Educação Física; formação de professores; Privatização.
Mestrado em Educação Física
2004 - 2006
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: A prática pedagógica em Educação Física para idosos e a Educação em Saúde na perspectiva da Promoção da Saúde: um olhar sobre o Projeto Sênior para a Vida Ativa - USJT
, Ano de Obtenção: 2006.Maria Luiza de Jesus Miranda.Palavras-chave: Educação Física; Educação; idosos; Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Graduação em Licenciatura em Educação Física
2017 - 2021
Graduação interrompida em 2019 em Pedagogia
2017 - Atual
Universidade Federal do Espírito Santo
Ano de interrupção: 2019
Graduação em Educação Física
1999 - 2002
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: A Relação existente entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Sênior Para a Vida Ativa - U.S.J.T.
Orientador: Maria Luiza de Jesus Miranda
Bolsista do(a): Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Pós-doutorado
2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo, FAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Formação complementar
2019 - 2019
Curso de férias de Dança Contemporânea. (Carga horária: 2h). , Studio de Dança Ágatha Pinheiro, SDAP, Brasil.
2019 - 2019
Dança e Lazer. (Carga horária: 30h). , Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG, EEFFTO, Brasil.
2019 - 2019
Curso de férias de Dança de Salão. (Carga horária: 2h). , Studio de Dança Ágatha Pinheiro, SDAP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Autonomia e Promoção da Saúde. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em As práticas corporais e a saúde. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Aprimoramento em Educação Física para idosos. (Carga horária: 240h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2003 - 2003
Temas Transversais: como abordá-los nos estudos do. (Carga horária: 4h). , Caminhos e Paisagens Viagens e Consultoria, CP, Brasil.
2003 - 2003
Habilidades e Competências Fora dos Muros da Escol. (Carga horária: 4h). , Caminhos e Paisagens Viagens e Consultoria, CP, Brasil.
2003 - 2003
A prática pedagógica em Educação Física e a Pesqui. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
escola como local de lazer e cultura para a comuni. (Carga horária: 4h). , Caminhos e Paisagens Viagens e Consultoria, CP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Capacitação para Alfabetizadores. (Carga horária: 160h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Educação Física. (Carga horária: 240h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2002 - 2002
Workshop de desenvolvimento motor. (Carga horária: 4h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2000 - 2000
Exercício Físico e Hipertensão. (Carga horária: 2h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2000 - 2000
Benefícios da Atividade Física na Empresa.. (Carga horária: 2h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
2000 - 2000
Mega-Trainning Jogos de Verão. (Carga horária: 21h). , Mega Recreação e Eventos, MRE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atuação com Educação Física para idosos e Promoção da Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde e Qualidade de Vida.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Universitária.
Organização de eventos
GEREZ, A.G. . IX Seminário da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em EF escolar. 2018. (Congresso).
GEREZ, A. G. . XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2015. (Congresso).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Saúde em Ação - UNIABC. 2009. (Outro).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Saúde em Ação II - UNIABC. 2009. (Outro).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Saúde em Ação III - UNIABC. 2009. (Outro).
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . 2ª Feira de Profissões da UNIABC. 2009. (Outro).
VILLAR, L. M. S. ; DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Semana Cultural de Educação Física da UniABC. 2008. (Outro).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. ; CONSTANTINO, R. ; SILVA JUNIOR, F. P. ; VILLAR, L. M. S. . 1ª Feira de Profissões da UniABC. 2008. (Outro).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Programa Qualidade de Vida UNIABC. 2008. (Outro).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. ; SILVA JUNIOR, F. P. . Saúde em Ação UniABC. 2008. (Outro).
CAMARA, F. M. ; GEREZ, A. G. . V Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física - USJT. 2005. (Outro).
GEREZ, A. G. . III Encontro Científico dos Estudantes de Educação Física - USJT. 2002. (Outro).
Participação em eventos
11º Seminário de la REIIPEFE. Investigación en la EF escolar y formación docente. 2023. (Seminário).
en el marco del 15º Congreso Argentino, 10º Latinoamericano y 2° Internacional de Educación Física y Ciencias. Trabalho docente em cursos de educação física do ensino superior privado brasileir. 2023. (Congresso).
XXII Conbrace e IX Conice. A Educação Física na Educação Infantil: mapeamento de questões etnico-raciais e de gênero no município de Cariacica-ES. 2021. (Congresso).
Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Ed. Física Escolar.A nova classe trabalhadora vai ao ensino superior: um estudo das práticas didático-pedagógicas em licenciaturas de EF do setor privado no Espirito Santo. 2018. (Seminário).
XIX Encontro Nacional de Didática e práticas de ensino. 2018. (Encontro).
XIX Encontro Nacional de Didática e práticas de ensino.A didática freireana como referencial para novas praxis de ensino-aprendizagem e pesquisa no ensino superior. 2018. (Encontro).
As contribuições da teoria freireana para se pensar a desigualdade entre homens e mulheres.Desigualdades entre homens e mulheres: um olhar sobre a mídia esportiva na Rio 2016. 2017. (Encontro).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTER. Panorama Atual dos cursos de Licenciatura em Educação Física no Brasil: privatização e precarização. 2017. (Congresso).
VIII Seminário de la Red Internacional de Investigación en Educación Física Escolar. 2016. (Seminário).
37ª Reunião Nacional da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Encontro).
VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação. 2015. (Seminário).
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Formação inicial e docência universitária: reflexões a partir das experiências vividas na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física na Educação Infantil. 2015. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2015. (Congresso).
IV Jornada Científica de Educação Física UNINOVE.As práticas de Educação em Saúde no Ideário da Promoção da Saúde: apontamentos para a Educação Física.. 2013. (Encontro).
12º Congresso Nacional de Iniciação Científica - Conic. Avaliador dos trabalhos apresentados. 2012. (Congresso).
Desafios da pesquisa em cultura - SESC/SP. 2012. (Outra).
4º Simpósio de Iniciação Científica da UniABC.Avaliação da imagem corporal de idosas praticantes e não praticantes de atividades físicas. 2011. (Simpósio).
Lançamento do Plano Municipal de Envelhecimento Saudável de Diadema.A prática de atividade física para idosos nas políticas públicas de saúde. 2011. (Outra).
Semana de Biologia da Universidade do Grande ABC.Professor reciclado, recila. 2011. (Outra).
V Colóquio de Educação Física para Idosos.Mestre de Cerimônia da mesa redonda: Políticas públicas para a saúde do idoso.. 2011. (Outra).
13º Congresso Paulista de Jundiaí. Educação Física e Envelhecimento: uma reflexão sobre a necessidade de novos olhares e práticas. 2009. (Congresso).
2º Simpósio de Iniciação Científica e 1º Encontro de Pesquisadores.Variáveis sócioeconômicas e demográficas e a relação com a prática de atividade física. 2009. (Encontro).
2º Simpósio de Iniciação Científica e 1º Encontro de Pesquisadores da UNIABC.Projeto de Pesquisa: Percepão de qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas. 2009. (Encontro).
32º Simpósio Internacional de Ciênicias do Esporte.Perfil de prática de atividade física entre universitários da Região do Grande ABC. 2009. (Simpósio).
Aula na disciplina "Seminários de Atividades Físicas II" - do Curso de Ciências da Atividade Física na USP Leste.O Projeto Sênior para a Vida Ativa. 2008. (Outra).
III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. 2008. (Seminário).
Semana Cultural da Educação Física da UNIABC. 2008. (Outra).
II Congresso Nacional de Educação Física UNISA - EF e Conhecimento: O saber ser e fazer do professor. A prática pedagógica e a organização dos conteúdos de EF para idosos no Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. 2007. (Congresso).
III Colóquio de Educação Física para idosos da USJT: um olhar multidisciplinar sobre o envelhecimento. 2007. (Encontro).
III Colóquio de Educação Física para idosos da USJT: Um olhar multidisciplinar sobre o envelhecimento.A prática pedagógica em educação física para idosos e a Educação em Saúde na perspectiva da Promoção da Saúde: um olhar sobre o Projeto Senior para a Vida Ativa. 2007. (Encontro).
Semana da Educação Física do Centro Universitário Fieo.O jogo e as fases da vida: velhice. 2007. (Encontro).
XV Semana da Educação Física: 15 anos do Curso USJT: Preparando talentos, construindo competência.Educação Física para idosos na perspectiva da promoção da saúde. 2007. (Encontro).
3º Congresso Marista de Educação Física. A atuação do profissional de Educação Física junto à população idosa. 2006. (Congresso).
III Encontro de pesquisadores de Motricidade Humana da USJT.Aprofundamento - Diferentes Epistemes norteadoras na construção da área do conhecimento da Motricidade Humana. 2006. (Oficina).
II Colóquio de Educação Física para Idosos: Educação e Promoção da Saúde na Velhice.O Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. 2005. (Encontro).
Aula Magna do Curso de Educação Física.Intervenção Profissional e Empregabilidade. 2004. (Outra).
Encontro Científico em Educação Física da USJT.Educação Física na Promoção da Saúde. 2004. (Encontro).
II Jornada de Dinamometria Isocinética da USJT. 2004. (Encontro).
Palestra sobre Atividade Física, Saúde e Envelhecimento na Metrocamp.Saúde, Atividade Física e Envelhecimento. 2004. (Outra).
Reunião de Progresso Científico e Tecnologia - Universidade São Judas Tadeu.Saúde, Atividade Física e Envelhecimento. 2004. (Outra).
X Simpósio Multidisciplinar da USJT: Dez anos de iniciação científica.Pedagogia do Movimento do curso de Mestrado em Educação Física. 2004. (Simpósio).
I Colóquio de Educação Física para idosos. 2003. (Encontro).
I Jornada de Cardiologia. 2003. (Encontro).
VII Seminário de Educação Física Escolar: Educação Física e o Ensino Fundamental. 2003. (Seminário).
XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Atividade Física construindo Saúde.A relação entre a percepção de auto-eficácia física e o equilíbrio estático em idosos participantes do Projeto Sênior de 2002 e 2003. 2003. (Simpósio).
IV Encontro Científico dos Estudantes dos Cursos de Educação Física.A relação entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Senior. 2002. (Encontro).
VIII Simpósio Multidisciplinar da USJT: Ciência e Educação.Monografia de conclusão de curso. 2002. (Simpósio).
V Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade: Educação Física e Envelhecimento: Perspectivas e Desafios.A relação entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Sênior para a Vida Ativa. 2002. (Seminário).
Workshop de Desenvolvimento Motor: SESC São Paulo. 2002. (Oficina).
VIII Semana de Educação Física: Atividade Física: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. 2000. (Outra).
VII Mostra do Movimento Humano. 2000. (Outra).
VII Semana de Educação Física. 1999. (Outra).
Participação em bancas
GEREZ, A.G.; ALMEIDA, U. R.; GONZALEZ, F. J.; BORGES, R. M.. A diversificação dos conteúdos nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; SILVA, E. M.; ANDRADE FILHO, N. F.. Ludificando os fatores de movimento: estratégias de aula com o conteúdo Dança na Educação Infantil. 2025. Dissertação (Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; WENETZ, I.; AVELINO, P. G. D.. Educação Física e docência masculina na Educação Infantil: imbricações com as temáticas de gênero e sexualidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A.G.; LEVORATTI, A.; FIGUEIREDO, Z. C.. Formação continuada colaborativa: uma experiência com professores da rede municipal de Venda Nova do Imigrante. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, F. A.; PEREIRA, N. S.;GEREZ, A. G.; BARRETO, S. M. C.. A prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Vale do Cricaré.
GEREZ, A. G.; MALHEIRO, C. A. L.; FUMES, N.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA: Diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Universidade Estadual Paulista.
GEREZ, A.G.; DEORCE, M. S.; PEREIRA, N. S.. Desinteresse escolar de alunos do ensino fundamental: um problema a ser enfrentado pela escola e a família. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré.
GEREZ, A.G.; BORGES, R. M.. A diversificação dos conteúdos nos anos finais do ensino fundamental. 2024.
GEREZ, A. G.; ANDRADE FILHO, N. F.; SILVA, E. M.. Ludificando os fatores de movimento: estratégias de aula com o conteúdo Dança na Educação Infantil. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A.G.; BOLZAN, E.. Trajetórias de Vidas e Pós Graduação em Ensino de Dança. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Dança) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A.G.; RODRIGUES, R. M.. Festival de Dança: Ritmos brasileiros. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Dança) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GIOVEDI, V. M.;GEREZ, A. G.. Atividades de enriquecimento curricular: o caso dos jogos na rede. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GIOVEDI, V. M.;GEREZ, A. G.. O papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente no município de Domingos Martins. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GIOVEDI, V. M.;GEREZ, A. G.. Fatores determinantes da desmotivação dos alunos do ensino médio em escola pública do Espírito Santo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. Desmotivação e desinteresse do aluno pela aprendizagem escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. Gilsara Lemos Soares Monteiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. Indisciplina escolar no Ensino Médio de EJA em uma escola pública estadual de Bom Jesus do Norte/ES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. Práticas pedagógicas no ensino de matemática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. Contribuições do conselho escolar com as questões pedagógicas da escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; GIOVEDI, V. M.. A fundamentação teórica da proposta pedagógica de uma escola de ensino fundamental: o explícito e o implícito. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
MENEZES, B. L. M.;GEREZ, A. G.; SILVA, E. M.; XAVIER, F. S.. Estratégias didático-pedagógicas de professores/as de dança de salão em Vitória/ES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BRACHT, V.; Gomes, I. M.;GEREZ, A. G.. À beira do caminho: a controversa relação teoria e prática entre os alunos do CEFD-UFES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GEREZ, A. G.; Picollo; Pedrinelli. O fator motivacional na manutenção de indivíduos de um programa de exercícios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
Pedrinelli;GEREZ, A. G.; Picollo. A influência da música como fator motivacional para praticantes de ginástica de academia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; Pedrinelli; Picollo. Inclusão do deficiente visual na arte circense: realidade e possibilidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
JESUS, E. A. A.; GAGIARDI, J. F. L.;GEREZ, A. G.. Educação Física no Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
NARDINI, T.;DAVID, P. A.GEREZ, A. G.. A visão dos professores sobre o esporte aplicado nas aulas de Educação Fisica escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC.
PEREIRA, K. R. K.;DAVID, P. A.GEREZ, A. G.. A Educação Fisica na escola do futuro: uma visão para além das quatro linhas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC.
ZANNI, T.;DAVID, P. A.GEREZ, A. G.. O Le Parkur como conteúdo das aulas de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC.
SANTOS, C.;DAVID, P. A.GEREZ, A. G.. A capacidade de equilíbrio em crianças: uma comparação entre alunos de escolas públicas e privadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC.
CRONIS, A. C. M.; MORALES, R.;GEREZ, A. G.. Educação Física escolar e obesidade infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
MORALES, R.; SCALA, C. T.;GEREZ, A. G.. O comportamento do professor de balé com crianças de 04 a 06 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
FERRAZ; SCALA, C. T.;GEREZ, A. G.. Qual o significado do jogo na pré-escola?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
OLIVEIRA, M. G.; BASTOS, C. L.;GEREZ, A. G.. Esportivização das aulas de Educação Física escolarno Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
TEDANI, J. O.; SCALA, C. T.;GEREZ, A. G.. O papel das aulas de Educação Física no processo de socialização da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
EMILIO, J. P. J. R.; GAGIARDI, J. F. L.;GEREZ, A. G.. Emílio.As competências que os professores de Educação Física precisam ter na aplicação das atividades físicas para PNEE em escolas públicas no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
SILVA, J. L.; GAGIARDI, J. F. L.;GEREZ, A. G.. Educação Física na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
CARRENHO, A. C.; GAGIARDI, J. F. L.;GEREZ, A. G.. Carrenho.Educação Física escolar: esporte e socialização no 1. e 2. ciclo do Ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A importância da atividade física para mulheres osteoporóticas no período pós menopausa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A importância do treinamento da flexibilidade na capoeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A percepção de adultos e idosos a respeito de efeitos psicológicos provenientes da prática de dança de salão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A utilização de exercícios de sobrecarga como forma de prevenção e controle da osteoporose em mulheres pós-menopausa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A influência do gênero na prática de atividades físicas na adolescência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. A influência das atividades recreativas na motivação de crianças à prática de atividade física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LOPES, A. A. S. M.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, S. A. P. S.. Os benefícios do exercício físico em portadores de diabetes mellitus tipo 2. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.. JUNIOR e Heloisa H. ROSSETTI.A incidencia de osteoporose em homens adultos e idosos e sua relação com a atividade física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LIMONGELLI, A. M. A.; MOLA, I.;MIRANDA, M. L. J.. Aspectos fisiológicos e a preparação física dos jogadores de futebol de campo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; PINHEIRO, A. A.; MOLA, I.;MIRANDA, M. L. J.. Treinamento de Sobrecarga: aplicabilidade para praticantes de capoeira esporte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.; LIMONGELLI, A. M. A.; MOLA, I.;MIRANDA, M. L. J.. Teoria Desenvolvimentista: contribuições para o ensino dos nados oficiais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
GEREZ, A. G.CAMARA, F. M.. Influências do exercício resistido sobre a força de idosas participantes de aulas com bolas de vinil. 2005. Universidade São Judas Tadeu.
Orientou
Título Provisório: A pedagogia universitária do curso de Educação Física da UFES: uma análise a partir da ótica dos estudantes; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);
C; Torres; Silvia L; Oliveira; Vanessa P; F; Camargo; Aprendizagem escolar por meio de atividades lúdicas na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação de Santo André; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
J; da Silva; Marisa F; S; Artioli; Psicomotricidade e o trabalho pedagógico com alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Fundação de Santo André; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A visão de professores e dirigentes escolares sobre o papel do professor de Ed; Física no Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Uma reflexão sobre a trajetória da Ed; Física no currículo escolar: entre a valorização e desvalorização; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Concepção de Movimento Corporal entre pedagogas da Educação Infantil, atuantes numa creche da cidade de Sto; André; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Averiguação do volume de atividades físicas praticas por pais de crianças em idade pré-escolar com quadro de sobrepeso e obesidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Fatores motivadores da adesão à prática de hidroginástica em mulheres entre 60-80 anos de idade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A visão de pedagogos sobre a importância do professor de Ed; Física no Ensino Fundamental I; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC - UNIABC/Anhanguera; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
O futsal na escola: uma visão por meio dos jogos cooperativos na 7ª série do Ensino Fundamental II; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Um estudo em relação ao Tênis como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
de Souza; Bullying na escola: uma realidade a ser enfrentada pela Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A dança como conteúdo das aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Lupianhez; Educação Física Escolar: uma análise em relação aos conteúdos trabalhados na prática docente; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Futsal no Ensino Escolar para o 2º ciclo: trabalhando o lúdico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Os professores de Educação Física e a Síndrome de Down; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A importância da atividade física para alunos do 6º ano do Ensino Fund; II; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A importância do professor de EF na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Obesidade infantil no contexto escolar: um estudo com crianças de 11 e 12 anos do ensino fundamental II; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A capoeira na Educação Física Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Índice de sobrepeso e obesidade em escolares do Ensino Fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
de Carvalho; Relacionamento dos alunos no Ensino Fundamental II através dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
As atividades lúdicas nas aulas de Educação Física escolar na Ed; Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A formação profissional e a atuação do professor de EF na inclusão de alunos com deficiência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
F; Prudente; A aplicação dos procedimentos de primeiros socorros nas aulas de EF Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Os motivos que levam à exclusão nas aulas de EF; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Profs; De EF; um estudo em relação à preparação e capacitação profissional para a inclusão de portadores de necessidades especiais; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A auto-percepção da qualidade de vida entre idosos praticantes e não praticantes de atividade física; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Fatores geradores do desinteresse de alunos do ensino fundamental II pelas aulas de Educação Física; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A influência do treinamento de força no equilíbrio de idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A aprendizagem do voleibol e o aspecto afetivo-social em alunos do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Raposo; Motivos de adesão e não adesão de idosos às atividades de lazer na cidade de Osasco; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
S; Ribeiro; Fatores ligados a adesão e não adesão de gestantes aos exercícios físicos e quais informações as mães tem sobre o assunto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
S; Ribeiro; As lutas como conteúdo da Educação Física Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Auto-percepção de qualidade de vida entre idosos praticantes de hidroginástica e atividades terrestres; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
O papel da motricidade no desenvolvimento psicossoal da criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Conteúdos de Educação Física para escolares do 1º ciclo a partir de uma abordagem desenvolvimenta; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Os benefícios da atividade aeróbica no sistema cardiorespiratório de idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
M; Meira; Metodologia de Ensino de Educação Física para idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
da Silva; O papel do lúdico na aprendizagem esportiva entre crianças de 4 a 6 anos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
da Silva; A dança como conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A indisciplina nas aulas de Educação Física do Ensino Médio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Coelho; Diferenças na auto-percepção da capacidade funcional de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Motivos de adesão, manutenção e desistência da prática de atividades físicas entre mulheres adultas de meia idade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Os efeitos da prática de atividades físicas no bem-estar psicológico de idosos participantes do Grupo Vida/Barueri; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Autilização de abordagens de ensino no Tênis de Campo por professores e treinadores da Grande São Paulo e ABC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
O jogo e a criança: um elemento nas aulas de educação física do ensino fundamental I; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
O jogo de karatê e sua influência no aspecto sócio-afetivo em crianças de cinco e seis anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Nível de Satisfação de alunos frequentadores da academia do Esporte clube Santo André, de acordo com o programa de treinamento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A relação entre fadiga muscular e rendimento da recepção no voleibol; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A importância da flexibilidade na capacidade funcional de idosos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A influência da motivação na participação dos alunos de 5ª e 6ª séries nas aulas de educação física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Nível de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Fanatismo no Esporte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Estudo sobre o brincar e a criança com autismo infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Prevalência da obesidade em adolescentes em uma Escola Pública e sua relação com a obesidade dos pais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
As diferentes características físicas de cada posição da categoria infantil do futebol; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Tendências pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental do 1º Ciclo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Análise do nível de desidratação de Crianças e Adolescentes durante uma aula de Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Efeitos de uma sessão de alongamento na flexibilidade de crianças; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Processo Pedagógico da Capoeira: Professor graduado e professor não graduado em Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Jiu-Jitsu: a transformação dessa arte marcial em esporte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A evasão de meninas do terceiro ano do Ensino Médio nas aulas de Educação Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A Educação em Saúde nas aulas de Educação Física Escolar: um estudo sobre o ensino das relações entre atividade física e diabetes com professores de escolas públicas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Análise dos níveis de flexibilidade e resistência muscular dos funcionários do Unifieo Campus Narciso, após a implementação do Programa de Ginástica Laboral; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Fatores que influenciam a baixa adesão de idosos em programas de atividade física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Percepção de melhora no bem-estar físico em idosas praticantes de hidroginástica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
A influência da musculação nos relatos de auto-avaliação das atividades de vida diária em idosos praticantes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
? Estudo sobre as barreiras de aderência de funcionários aos programas de atividade física regular, desenvolvidos no âmbito de uma industria farmacêutica situada na região Oeste de São Paulo; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
? Estudo sobre a Ginástica Laboral e suas relações com o conceito de Qualidade de Vida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário UN; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
? A influência do treinamento de força na flexibilidade de idosos praticantes de musculação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário UN; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
? Análise biomecânica do exercício de agachamento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário UN; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
? A incidência de lesões no ombro em homens praticantes de musculação em academia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário UN; Orientador: Alessandra Galve Gerez;
Produções bibliográficas
-
SILVA, R. M. S. E. ; ALMEIDA, U. R. ; ROCHA, M. C. ; GEREZ, A.G. . EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA GRANDE VITÓRIA/ES: ANÁLISE DAS PROPOSTAS CURRICULARES. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 21, p. 1-23, 2023.
-
GEREZ, A.G. ; WENETZ, I. . Registros de gênero e sexualidade nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revista Motrivivência , v. 34, p. 1-18, 2022.
-
SILVA, R. M. S. E. ; ALMEIDA, U. R. ; ROCHA, M. C. ; GEREZ, A.G. ; CAETANO, A. ; FARIA, B. A. . A atuação do professor de educação física na educação infantil: prescrições, 'usos de si' e relações étnico-raciais. EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA , v. 24, p. 1-10, 2022.
-
GEREZ, ALESSANDRA GALVE ; BRACHT, V. . As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuante no ensino superior privado mercantil. Revista Motrivivência , v. 31, p. 1-23, 2019.
-
GEREZ, A.G. ; BRACHT, V. . A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINOSUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. PENSAR A PRÁTICA (UFG. IMPRESSO) , v. 21, p. 658-670, 2018.
-
GEREZ, A.G. ; GIOVEDI, V. M. ; SILVA, I. M. ; AMARAL, D. M. . Didática freireana no Ensino Superior: uma experiência na disciplina de Didática. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR , v. 8, p. 14-29, 2018.
-
CAMARA, F.M. ; VELARDI, M. ; GEREZ, A.G. ; MIRANDA, M.L.J. . O Mandamento do Alongamento: Evidências e Propostas para Reflexão. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 23, p. 148-155, 2015.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Promoção da saúde, formação humana e capacitação profissional em Educação Física para idosos: o caso do Projeto Sênior para a vida ativa.. PULSAR (JUNDIAÍ) , v. 4, p. 1-18, 2012.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Promoção da Saúde, formação humana e capacitação profissional em Educação Física para idosos: o caso do Projeto Sênior para a Vida Ativa. Pulsar (Jundiaí) , v. 4, p. 1-18, 2012.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. ; CAMARA, F. M. . Educação Física e envelhecimento: uma reflexão sobre a necessidade de novos olhares e práticas. Motriz , v. 16, p. 485-495, 2010.
-
GEREZ, A. G. . Liberdade e Autonomia como fundamentos dos programas de Educação Física para idosos. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 9, p. 03-10, 2010.
-
CAMARA, F. M. ; GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Educação Física na Promoção da Saúde: para além da prevenção multi-causal. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 9, p. 101-110, 2010.
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Teorias do Curriculo e as Tendências Pedagógicas da Educação Física: de onde viemos, para onde vamos?. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 8, p. 75-87, 2009.
-
CAMARA, F. M. ; GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Capacidade funcional de idosos: formas de avaliação e tendências. Acta Fisiatrica (USP) , v. 15, p. 249-256, 2008.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; CAMARA, F. M. ; VELARDI, M. . A prática pedagógica e a organização didática dos conteúdos de educação física para idosos no Projeto Sênior para a Vida Ativa USJT: uma experiência rumo à autonomia. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , v. 28, p. 221-236, 2007.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. ; BRANDAO, M. R. F. . A relação entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Senior para a Vida Ativa/2002-USJT. Integração (São Paulo) , v. 42, p. 235-242, 2005.
-
SILVA, P. C. C. (Org.) ; GEREZ, A.G. (Org.) ; NASCIMENTO, A. C. S. (Org.) ; SILVA, B. O. E. (Org.) ; LOUREIRO, F. L. (Org.) ; ALMEIDA, F. Q. (Org.) ; MACHADO, G. C. (Org.) ; Gomes, I. M. (Org.) ; COSTA, J. M. (Org.) ; MORO, L. (Org.) ; COSTA, M. A. D. G. (Org.) ; RECHIA, S. (Org.) . Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. 1. ed. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2015. v. 1. 176p .
-
ALMEIDA, U. R. ; SILVA, R. M. S. E. ; GEREZ, A.G. ; SILVA, A. C. ; ROCHA, M. C. ; BOAS, T. C. . A Educação física na educação infantil da grande Vitória: políticas educacionais, trabalho docente e ensino dos temas étnico-raciais. In: Leonardo Gómez Smyth ; Manuel Dupuy ; Sebastián Rivera.. (Org.). Investigación en la educación física escolar y formación docente : actas del 11º Seminario de la REIIPEFE. 1ed.Buenos Aires: Universidade de Flores - UFLO, 2024, v. 1, p. 53-78.
-
ALMEIDA, U. R. ; PRATES, M. R. C. ; GEREZ, A.G. ; LOUZADA, M. C. G. ; PAIVA, F. S. L. ; PENHA, V. M. ; GOULART, M. L. S. ; LOUREIRO, F. L. . Formação continuada de professores de educação física de Serra/ES: desafios e potências de uma parceria interinstitucional. In: Suely Aparecida do N. Mascarenhas; Victor José Machado de Oliveira. (Org.). Saberes docentes: tendências, perspectivas e novas abordagens metodológicas. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2022, v. , p. 311-332.
-
GEREZ, A.G. ; BRACHT, V. . A nova classe trabalhadora vai ao ensino superior: Um estudo das práticas didático-pedagógicas em licenciaturas de Educação Física do setor privado no Espírito Santo. In: Griselda Amuchástegui; Ueberson Ribeiro; Norma Rodríguez; Rodolfo Rozengardt. (Org.). FORMACIÓN DOCENTE, CURRÍCULO Y COTIDIANO ESCOLAR: LA EDUCACIÓN FÍSICA EN AMÉRICA DEL SUR. 1ed.Buenos Aires: UPC Editora Universitária, 2021, v. 1, p. 49-79.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. . ?A prática pedagógica em educação física para idosos no Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT: uma experiência rumo a autonomia. In: In. Safons, M.P e Pereira, M.M. (ogs.). (Org.). Educação Física para Idosos: Por uma prática fundamentada. 1ed.Distrito Federal: Universidade de Brasília, 2004, v. , p. 63-70.
-
GEREZ, A.G. ; GONZALEZ, F. J. . a formación en Educación Física en Brasil: tensiones y transformaciones. Rivista Italiana di Pedagogia dello Sport, p. 62 - 72, 30 jul. 2020.
-
GEREZ, A. G. ; GIOVEDI, V. M. ; AMARAL, D. M. ; SILVA, I. M. . DIDÁTICA INSPIRADA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Salvador: UFBA, 2018. p. 1-12.
-
GEREZ, A. G. . Panorama Atual dos cursos de Licenciatura em Educação Física no Brasil: privatização e precarização. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2017, Goiania. Democracia e Emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina. Goiânia: CBCE, 2017.
-
CAETANO, A. ; GOMES, L. R. ; GEREZ, A. G. . Formação inicial e docência universitária: reflexões a partir das experiências vividas na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física na Educação Infantil. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, VITORIA. Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a Educação Física e Ciências do Esporte, 2015.
-
Santos ; GEREZ, A. G. . A dança como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. In: Congresso Paulistano de Educação Física, 2009, Caraguatatuba. Educação Física Escolar: saberes docentes e cotidiano educacional, 2009.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . A organização e o ensino dos conteúdos de educação física no Projeto Senior a partir das contribuições de Coll e colaboradores. In: X Simpósio Multidisciplinar da USJT - Dez anos de Iniciação Científica, 2004, São Paulo. X Simpósio Multidisciplinar da USJT- Dez anos de Iniciação Científica. São Paulo: Centro de Pesquisa da USJT, 2004. p. 223-224.
-
GEREZ, A.G. . Trabalho docente em cursos de educação física do ensino superior privado brasileir. In: 15º Congreso Argentino, 10º Latinoamericano y 2º Internacional de Educación Física y Ciencias, 2023, La Plata. Educación Física en y para la democracia. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2023.
-
GEREZ, A. G. ; ROCHA, M. C. ; SILVA, R. M. S. E. ; ALMEIDA, U. R. ; CAETANO, A. . O lugar da Educação Física nas propostas curriculares para a Educação Infantil na rede pública da Grande Vitória. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2021, Remoto. Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: Defender vidas, afirmar as Ciências, 2021.
-
ALMEIDA, U. R. ; CAETANO, A. ; SILVA, R. M. S. E. ; GEREZ, A. G. ; ROCHA, M. C. . A Educação Física na Educação Infantil: mapeamento de questões etnico-raciais e de gênero no município de Cariacica-ES. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2021, Remoto. Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: Defender vidas, afirmar as Ciências, 2021.
-
GEREZ, A.G. ; BRACHT, V. . A nova classe trabalhadora vai ao ensino superior: um estudo das práticas didático-pedagógicas em licenciatura de Ed. Física do setor privado no Espírito Santo. In: XXI CONBRACE e VIII CONICE: O que pode o corpo no contexto atual, 2019, Natal. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Natal: CBCE, 2019.
-
MARQUES, N. C. ; ALMEIDA, U. R. ; PENHA, V. ; SILVA, B. O. ; WENETZ, I. ; GEREZ, A. G. . MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS REDES DE ENSINO PÚBLICA DA GRANDE VITÓRIA/ES. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2019, Natal. O que pode o corpo no contexto atual? Controle, regulação e perda de direitos como desafios para Educação Física e Ciências do Esporte, 2019.
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. ; Rebusttini . Variáveis Sociodemográficas e econômicas e a prática de atividade física. In: 25º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2010, 2010, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2010. v. 80. p. 120-120.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Educação Física e Envelhecimento: uma reflexão sobre a necessidade de novos olhares e práticas. In: 13º Congresso Paulista de Educação Física, 2009, Jundiaí. 14º CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSIC. São Paulo: Fontoura, 2009. p. 02-104.
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Perfil de prática de atividade fisica entre universitários da região do Grande ABC. In: 32º Simpósio Internacional de Ciênicas do Esporte, 2009, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. São Caetano do Sul: Celafiscs, 2009. v. 17. p. 272-272.
-
Sousa ; GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . A influência da motivação na participação de alunos de 6º e 7º anos nas aulas de Educação Física. In: III Encontro Científico de Educação Física e Esportes do Mackenzie, 2008, São Paulo. III Encontro Científico de Educação Física e Esportes do Mackenzie, 2008.
-
FREITAS, B. B. ; DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. . Educação Física Escolar: a utilização das abordagens de ensino. In: III Encontro Científico de Educação Física e Esportes do Mackenzie, 2008, São Paulo. III Encontro Científico de Educação Física e Esprotes do Mackenzie, 2008.
-
OLIVEIRA, R. S. ; GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Os jogos cooperativos no Ensino Fundamental de 5ª a 6ª série. In: III Encontro Científico de Educação Física e Esporte do Mackenzie, 2008, São Paulo. III Encontro Científico de Educação Física e Esporte do Mackenzie, 2008.
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Uma introdução às Teorias do Currículo e suas influências nas Tendências Pedagógicas da Educação Física escolar: de onde viemos e para onde vamos?. In: III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física, 2008, Campinas. Anais do III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Campinas: FEF - UNICAMP, 2008. p. 87-87.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Promoção da Saúde, Formação Humana e Capacitação Profissional em EF para idosos: o caso do Projeto Senior para a Vida Ativa. In: IX Seminário Intenacional sobre Atividades Física para a 3ª Idade, 2007, Florianópolis. Anais do IX Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a 3ª Idade. Florianópolis: UDESC, 2007.
-
GEREZ, A. G. ; CAMARA, F. M. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . O Projeto Sênior para a Vida Ativa da Universidade São Judas Tadeu: Uma proposta a luz do ideário da Promoção da Saúde. In: I Seminário de Gerontologia; ?Formação e Pesquisa?, 2005, Campinas. Anais do I Seminário de Gerontologia da Faculdade de Educação Unicamp: Formação e Pesquisa, 2005.
-
GEREZ, A. G. ; CAMARA, F. M. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Relação entre percepção de auto-eficácia física e aptidão física em idosos. In: VII Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade, 2004, Brasilia. ?. In. Safons, M.P e Pereira, M.M. (ogs.) ? Educação Física para Idosos: Por uma prática fundamentada. VII Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade - Nov/2004., 2004.
-
GEREZ, A. G. ; CAPELO, F. C. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . A percepção subjetiva de indivíduos idosos participantes do Projeto Sênior para a Vida Ativa em relação às atividades da vida diária. In: Simpósio Multidisciplinar ? U.S.J.T. ? São Paulo, 2004, São Paulo. Anais Simpósio Multidisciplinar ? U.S.J.T Out/2004, 2004.
-
GEREZ, A. G. ; OLIVEIRA, C. E. ; FREIRE, E. S. ; CAMARA, F. M. ; MIYAMOTO, M. V. ; VELARDI, M. ; BELLO JUNIOR, N. ; HASHIMOTO, R. . O significado da Educação Física na Escola: Autonomia. In: Simpósio Multidisciplinar ? U.S.J.T, 2004, São Paulo. Anais Simpósio Multidisciplinar ? U.S.J.T, 2004.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. . A relação entre a percepção de auto-eficácia física e o equilíbrio estático: Comparação entre os idosos do Projeto Sênior 2002/2003. In: XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Atividade Física Construindo Saúde, 2003.
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. . A relação existente entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Sênior para a Vida Ativa. In: IV Seminário Internacional de Atividades Físicas para a Terceira Idade: Educação Física e Envelhecimento: Perspectivas e Desafios, 2002, São Paulo. Anais do IV Seminário Internacional de Atividades Físicas Para a Terceira Idade - Escola de Educação Física e Esportes da USP, 2002. p. 197-198.
-
GEREZ, A. G. ; PINHEIRO, A. A. . A Influência da Obesidade no Desempenho da Agilidade em Crianças de 7 a 10 anos. In: VIII Mostra do Movimento Humano, 2001, São Paulo. Mostra do Movimento Humano, 2001.
-
GEREZ, A.G. . Trabalho docente em cursos de educação física do ensino superior privado brasileir. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GEREZ, A. G. ; WENETZ, I. . Estágio Supervisionado e a temática de gênero e sexualidade na Educação Física Escolar: anos finais do ensino fundamental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GEREZ, A. G. . Panorama atual dos cursos de licenciatura em Educação Física no Brasil: privatização e precarização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STANGORLINI, A. H. ; SILVA, A. T. H. C. ; OLIVEIRA, R. L. ; LAZZARI, V. ; SUDA, E. Y. ; GEREZ, A. G. . Avaliação da imagem corporal de idosas praticantes e não praticantes de atividades físicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Educação Física e Envelhecimento: uma reflexão sobre a necessidade de novos olhares e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Perfil de prática de atividade física entre universitários da região do grande ABC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GEREZ, A. G. ; DAVID, P. A. . Variáveis sócioeconomicas e demográficas e a relação com a prática de atividades físicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GEREZ, A. G. ; Coelho ; DAVID, P. A. ; Improta . Apresentação de Projeto de Pesquisa: Percepção de Qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GEREZ, A. G. ; Coelho ; DAVID, P. A. ; Improta . Projeto de Pesquisa: Percepção de qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L. S. ; GEREZ, A. G. . Estudo sobre as barreiras de aderência de funcionários aos programas de atividade física regular, desenvolvidos no âmbito de uma indústria farmacêutica situada na região Oeste de São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GEREZ, A. G. ; PINHEIRO, A. A. . A influência da obesidade no desempenho da agilidade em crianças de 7 a 10 anos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GEREZ, A. G. ; Coelho ; Improta . Proposta Pedagógica das aulas de Educação Física da Universidade da Maturidade - UNIABC 2009 (Documento).
-
Coelho ; Improta ; GEREZ, A. G. . Projeto de Implementação da Universidade da Maturidade - UNIABC 2009 (Projeto).
-
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. ; Rebusttini . Proposta Pedagógica do Curso de Educação Física da UNIABC 2008 (Documento).
-
GEREZ, A. G. ; MIRANDA, M. L. J. ; VELARDI, M. . Promoção da Saúde, Formação Humana e Capacitação profissional em Educação Física para idosos: o caso do Projeto Sênior para a Vida Ativa. 2008 (Artigo não publicado).
-
GEREZ, A. G. . A relação existente entre a percepção de auto-eficácia física, o equilíbrio estático e o medo de quedas em idosos participantes do Projeto Sênior para a Vida Ativa 2002 (Monografia de conclusão de curso).
Outras produções
GEREZ, A. G. . Apostila da disciplina "Corpo e Movimento". 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
GEREZ, A. G. . O papel da Educação Física no processo de envelhecimento. 2009. (Palestra).
DAVID, P. A. ; GEREZ, A. G. ; IMARALYN, L. . Sedentarismo e Obesidade. 2009. (Palestra).
GEREZ, A.G. ; MARQUES, M. B. . Professor Capacitados do Programa Alfabetização Solidária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEREZ, A.G. . Professora Capacitadora do Programa Alfabetização Solidária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GEREZ, A.G. ; GIOVEDI, V. M. . Professor Capacitador do Programa Alfabetização Solidária. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
A constituição de um pensamento renovador da Educação Física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia, Descrição: A constituição de um pensamento renovador da educação física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia é uma pesquisa que objetiva não apenas narrar uma versão comparada dessa história, mas, sobretudo, conhecer/caracterizar os movimentos de renovação e crítica da EF nesses países vizinhos, situando a EF brasileira nesse processo, no sentido de pensar semelhanças e diferenças nas mudanças que o campo da EF experimentou, naqueles países, nas últimas quatro décadas. Esperamos, assim, compreender o movimento de renovação acadêmica da educação física nesses países da América Latina. Embora esse movimento seja bastante estudado no Brasil, carecemos de análises comparadas com o propósito de pensar as semelhanças e diferenças em relação ao desenvolvimento acadêmico da educação física nos países vizinhos. Analisar comparativamente esse processo permite-nos buscar o que aproxima ou distancia os países em questão e compreender seus fundamentos sociais e históricos. Além disso, pode nos ajudar a compreender/buscar outros sentidos e nexos explicativos, abrindo novas possibilidades para as linhas de investigação já consolidadas. Avançamos quando compreendemos que a análise comparada se caracteriza pela busca de semelhanças e de diferenças de uma forma sistemática entre objetos ou realidades distintas. Assim, trata-se de iluminar um objeto ou situação a partir de outro(a). É o caso, também, de verificar como os elementos identificados por meio da comparação vão variando em alguma direção mais específica, identificando padrões de transformações no decurso de um tempo. Tal tarefa representa o esforço de perceber regularidades e peculiaridades, semelhanças e diferenças. Trata-se de uma investigação de caráter plurimetodológico, que envolve o emprego de várias estratégias de produção de dados em diálogo com diferentes perspectivas teóricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alessandra Galve Gerez - Integrante / Valter Bracht - Integrante / Ivan Marcelo Gomes - Integrante / Felipe Quintão de Almeida - Coordenador / Eduardo Lautaro Galak - Integrante / Karen Lorena Gil Eusse - Integrante / Raumar Rodríguez Giménez - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo - Bolsa.
Prêmios
2024
Aprovação em 2º lugar em Concurso Público para professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe.
2024
Aprovação em 3º lugar em Concurso Público para professor efetivo da Universidade Federal da Bahia, Unversidade Federal da Bahia.
2024
Aprovação em Concurso Público Educação Básica - Macaé RJ, Adm Pública Municipal Direta do Município de Macaé.
2021
Aprovada em 1º lugar para profa. substituta curso de Educação Física - UFSJ, Universidade Federal São João Del Rei.
2021
Aprovada em 2º lugar para profa. substituta curso de Educação Física - UEL, Universidade Estadual de Londrina.
2018
Aprovada em 1º lugar em Concurso Público para profa. substituta CEFD-UFES, Universidade Federal do Espírito Santo.
2018
Aprovada em 5º lugar em Concurso Público para profa. de Ed. Física Estado do Espírito Santo-Serra, Secretaria de Educação - Governo do Estado do Espírito Santo.
2013
Aprovada em Concurso Público para a área de Didática Geral e Metodologias de Ensino, Fundação Santo André - Edital 017/2013.
2011
Aprovada em Concurso Público para a disciplina Corpo, Movimento e Cultura do Curso de Pedagogia - PARFOR, Fundação de Santo André.
2004
Aprovada em Concurso Público para o cargo de Especialista Técnico em EF para o CEU, Prefeitura de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos. , Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 40092636
Experiência profissional
2021 - 2023
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Ritmo e Movimento, Metodologia do Ensino de Ed. Física III, Fundamentos e Didática da Ed. Física I
Atividades
-
09/2021
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ritmo e Movimento, Fundamentos e Didática da Ed. Física Escolar, Metodologia do Ensino de Ed. Física III, Dança e Ed. Física, Fundamentos Socioantropológicos da Ed. Física, Gestão e Politicas Públicas em Esporte, Lazer e Saúde
2019 - 2020
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Educação Física em Comunidades, TCCI, Atividade Integrativa Formativa em docência em dança, Oficina de Docência em Dança, Fundamentos da Dança, Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança, Estágio em Lazer.
2014 - 2014
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pós Graduação Lato Sensu
Outras informações:
Curso de Pós Graduação em Coordenação Pedagógica - CAPES/MEC
Disciplina: Política Educacional e Gestão Pedagógica
Atividades
-
08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação Física e Desportos.,Linhas de pesquisa
2014 - 2014
Centro Universitário SenacVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação Física
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DE SANTO ANDRÉVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profa. Assistente - Substituta, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Didática Geral para os cursos de Química e Ciências Sociais
Atividades
-
09/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral - Prof. substituta
-
09/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral - Profa. substituta
2012 - 2014
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Bolsista CAPES/MEC - PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo, Movimento e Cultura I e II
2006 - 2011
Universidade do Grande ABCVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente II-1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
10/2006 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Filosóficas da EF, Bases Históricas da EF, Bases Teóricas do Movimento Humano, Currículos e Programas, Fundamentos Sociais da Educação, Tópicos de Saúde aplicados à EF, Bioética e Legislação aplicados à Ed. Física
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Humano e Relações Sociais
-
05/2009 - 12/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Universidade da Maturidade - disciplina: Corpo e Movimento
2012 - 2013
Universidade do Grande ABC - UNIABC/AnhangueraVínculo: , Enquadramento Funcional: Profa. Assistente, Carga horária: 11
Outras informações:
Disciplina ministradas:
História da Educação Física
Prática de Apoio à Pesquisa
Atividades
-
08/2012 - 02/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Organização da Educação Física no Brasil, Prática de Apoio à Pesquisa
2005 - 2009
Centro Universitário FieoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 7
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Gerontologia e EF
EF na Idade Adulta
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
Atividades
-
02/2005 - 02/2009
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física na Idade Adulta, Gerontologia aplicada a Educação Física, Métodos de Pesquisa em Educação
-
02/2005 - 02/2009
Outras atividades técnico-científicas , Ensino Superior, Ensino Superior.,Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
-
02/2005 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Centro Universitário FIEO.,Serviço realizado, Aulas de Ginástica Laboral para os funcionários da Universidade.
2002 - 2014
Universidade Sao Judas TadeuVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaborador (pesquisador), Carga horária: 4
Outras informações:
Participante do grupo de estudo e pesquisa sênior. GREPES
2004 - 2006
Universidade Sao Judas TadeuVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Aulas de Educação Física na Universidade Aberta à Maturidade
2002 - 2003
Universidade Sao Judas TadeuVínculo: Estagiária bolsista, Enquadramento Funcional: Professor EJA, Carga horária: 4
Outras informações:
Aulas de Educação Física no Centro de Alfabetização de Jovens e Adultos Alzira Altenfelder Silva Mesquisa - CAAM - Projeto de Extensão mantido pela USJT.
2002 - 2002
Universidade Sao Judas TadeuVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Projeto de Extensão, Carga horária: 5
Outras informações:
Monitora de atividades físicas junto aos idosos do Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT.
2003 - 2003
Colégio PatriarcaVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 6
2003 - 2003
EE Prof. Joaquim Braga de PaulaVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Prof. eventual Ensino Médio, Carga horária: 20
2004 - 2005
Central Plaza ShoppingVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenação de Projeto de Atividade Física, Carga horária: 10
2025 - Atual
Centro Universitário SalesianoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 21
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Projeto Diagnóstico da Escolarização da Educação Física; Projeto Elaboração e Gestão de Currículos da EF na Educação Básica; Projeto Linguagem, Cultura Corporal e Educação Física no Ensino Fundamental; Projeto Integrador V; Projeto Integrador VII
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra Galve Gerez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?