Fabiano de Vargas Scherer

Doutor em Design e Tecnologia - PGDESIGN/UFRGS (2017), mestre em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR/UFRGS (2002), e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura/UFRGS (1999). Professor Associado nos Cursos de Design (Design Visual e Design de Produto) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Professor Permanente no Programa de Pós Graduação em Design - PGDESIGN/UFRGS. Coordenada o Programa de Pós Graduação em Design - PGDESIGN/UFRGS e a especialização em Design Gráfico UFRGS. Coordena o E.lab Laboratório de Experiência do Usuário. Experiência em Design Gráfico, Design de Produto, Metodologia de Projeto, Design Centrado no Usuário, Técnicas de Inserção dos Usuários no Processo de Projeto, Técnicas de Criatividade, Design Gráfico Ambiental (Design de Sinalização, Exposição e Ponto de Venda). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Design Gráfico: história, metodologia e projetos. Avaliador institucional da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação) do INEP - MEC.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Design

2012 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sistematização e Proposição de Metodologia de Projeto para Sinalização. Espaço - usuário - Informação
, Ano de obtenção: 2017. Airton Cattani. Coorientador: Tania Luisa Koltermann da Silva. Palavras-chave: Sinalização; Metodologia de Projeto; Design centrado no usuário.

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Expondo os Planos: as exposições universais do séc. XX e seus planos urbanísticos
Orientador: Sandra Jatahy Pesavento
, Ano de Obtenção: 2002.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: urbanismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Arquitetura e urbanismo

1993 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Centro de Arquitetura e Desenho
Orientador: Rufino Becker

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação para a Revisão Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Design para um mundo complexo. (Carga horária: 8h). , Casa Mundi Cultura, CASA MUNDI, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Acessibilidade em Ambientes Culturais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em PAAP - Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Produção grafica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Sinalização Visual. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design Grafico Ambiental (Sinalização, Exposição e Ponto de Venda).

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design Gráfico-Visual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Organização de eventos

SILVA, E. S. A. ; CARDOSO, E. ; SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. . Seminário Integrado de Projeto, Design UFRGS.. 2011. (Outro).

SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. . II Forum Sobre Comunicação no Ambiente Urbano. 2010. (Outro).

BAKOS, F. ; BUSTOS, C. ; SCHERER, F. V. . I Forum Sobre Comunicação no Ambiente Urbano. 2008. (Outro).

Participação em eventos

11 Congresso Internacional de Design da Informação. Representação de gênero em pictogramas de sanitários públicos: Um estudo exploratório. 2023. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. As identidades visuais da VARIG ̶ Viação Aérea Riograndense. 2022. (Congresso).

IV Congresso Internacional e X Workshop de Design de Materiais 2021. Seleção de Materiais aplicada ao Design Gráfico Ambiental. 2021. (Congresso).

V Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade - SIDTS: Designações Visuais Emergentes.Design Gráfico e a pandemia de COVID-19: A contribuição de 3 projetos. 2021. (Seminário).

13º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Análise de modelos recorrentes em metodologias de projeto. 2018. (Congresso).

7º Congresso Internacional de Design da Informação. Estudo de Método Projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, Design da Informação e Orientação. 2015. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design Gráfico Ambiental: Revisão e definição de conceitos. 2014. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Levantamento e Caracterização de Famílias Tipográficas para uso em Sistemas de Sinalização. 2012. (Congresso).

5º Congresso Internacional de Design da Informação. Design de Sinalização: representações gráficas como ferramenta de análise para contribuição metodológica. 2011. (Congresso).

2º Forum Sobre Comunicação no Ambiente Urbano.Mesa Projetos. 2010. (Encontro).

9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design de Sistemas Informacionais e mobiliário urbano integrados. 2010. (Congresso).

Oficina de Avaliação de Aprendizagem. 2009. (Oficina).

1º Forum Sobre Comunicação no Ambiente Urbano.Mesa Legislação. 2008. (Encontro).

8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Comunicação Visual Urbana: Um Estudo de Caso: Avenida Bento Gonçalves. 2008. (Congresso).

SEPEX 2008 - Seminário de Pesquisa, Essino e Extensão - Ufrgs.Projeto Integrado I: Design de Sistemas Informacionais e Mobiliário Urbano. 2008. (Seminário).

X Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul.Edifício Sede da Cia. Carris Porto Alegrense. 2006. (Encontro).

X Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul.A Trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Rio Grande do Sul [1900 - 2000]. 2006. (Encontro).

Curso de Atualização Didático-Pedagógica para Professores da Unisc. 2005. (Outra).

Paisagem & Modernidade. 2004. (Seminário).

VIII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul.Parque Marinha do Braisl: Composição versus construção no parque urbano moderno. 2004. (Encontro).

VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul.VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. 2003. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos. XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2003. (Congresso).

I Encontro sobre espaço e linguagem: modernidade e modernismo no Brasil. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional de Museus - Arquitetura e Gestão. 2000. (Seminário).

IX Salão de Iniciação Científica UFRGS.Relação entre níveis de manutenção, limpeza, personalização, satisfação e principais alterações realizadas nas habitações. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Thiovane Rosa Pereira

JACQUES, J.; CARDOSO, E.;SCHERER, F. V.; POZZI, M.; ALVES, J. F.. Artefato para identificação dos tipo de percepção visual das cores na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natália Cristina Diehl

BRUSCATO, U.;SCHERER, F. V.; HENRIQUES, R. V. B.; BORTOLINI, R.. Processo de criação de gêmeos digitais: Estudo de caso CAFF. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Rizzaro de Almeida

CATTANI, A.SCHERER, F. V.; SILVA, R. P.; HENRIQUES, R. V. B.. Livro-game: capas interativas em livros didáticos/educacionais. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rita Daniela Castanho Stalivieri

CATTANI, A.SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; SILVEIRA, P. A. M.. Além das bordas de um livro: uma análise de desvios normativos e criativos em livros impressos. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karine Cooling

PONZIO, A.;SCHERER, F. V.; MARTAU, B. T.. Interiores Corporativos Paulistas, um panorama de layouts projetados a partir de 2010 2020. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Siqueira Freitas

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; FERREIRA, C. C.; PIOVESAN, S. D.. Modelagem e Prototipagem 3D de personagens como forma de estimular a criatividade e o engajamento de estudantes do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Caroline Reichow Tuchtenhagen

JACQUES, J.;SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.; BORDINI, A. L.. As interações entre Design e Artesanato: um estudo de caso da Associação de Artesãs Redeiras do Extremo Sul. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafaela Jongh Pötter

SCHERER, F. V.TEIXEIRA, F. G.SILVA, T. K.; BRUNO, F.. Inserção do usuário na problematização no Design: um framework visando o Design Universal.. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Franciele dos Santos

SCHERER, F. V.; SILVA, F. P.; CARDOSO, E.; CUTY, J. A.;CATTANI, A.. Audiodescrição de atributos estéticos e sensoriais de peças da indumentária gaúcha às pessoas com deficiência visual em exposições museológicas digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karine de Vargas Soares

SCHERER, FABIANO DE VARGASCATTANI, A.; FETTER, S. R.; SILVEIRA, P. A. M.. Uma linguagem da forma: sistemas de design gráfico no Prêmio Jabuti. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Christiano Hagemann Pozzer

SCHERER, F. V.; ANASTASSAKIS, Z.; CARDOSO, E.; RIBEIRO, V. G.. Medo, Muro, Material. Estética da segurança nas correspondências materiais de um muro de vidro no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE REIS KAUFFMANN

CARVALHO, M. C. M. P.; KINDLEN JR, W.; RODRIGUES, C. R. M. B.;SCHERER, F. V.; SILVA, F. P.. A abordagem de codesign no projeto de um recurso produzido por meio de tecnologias 3D para adaptação de um objeto de museu. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nayanni Stefani Secco

SCHERER, F. V.; PIZZATO, G. Z. A.; BRENDLER, C. F.; JACQUES, J.. Abandono do uso de equipamentos de proteção individual: Contribuições para o processo de desenvolvimento do produto. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tauana D'ambrosi Silva Do Nascimento

BRENDLER, C. F.; JACQUES, J.; PIZZATO, G. Z. A.;SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.. Reúso de embalagens: Diagnóstico dos atributos das embalagens de bem de consumo não duráveis que contribuem para o reúso. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Elisa Franzen Bernd

BAHIMA, C. F. S.; BRENDLER, C. F.; JACQUES, J.;SCHERER, F. V.. Estudo sobre as adequações dos espaços domésticos para o home office em tempos de isolamento. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Luz Vieira

BRUSCATO, U.; PALOMBINI, F. L.; PERRY, G.;SCHERER, F. V.. Sistemas de identidade visual generativos: projeto, processo e potencialidades. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Sombra Montenegro

SCHERER, F. V.; FARIAS FILHO, J. A.; CARDOSO, D. R.; ALCOBIA, P.. Percursos interdisciplinares para um estudo sobre projetos de sinalização turística. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Amanda Coebellini Heineck

SCHERER, F. V.; TAROUCO, F. F.; COLUSSO, I.; OLIVEIRA, M. F.. Home Office ou Lar-Ateliê? Novas configurações de trabalho para profissionais da indústria criativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carolina Werner Guterres

SCHERER, F. V.; MUSSI, A. Q.. Tecnologias Digitais: Processos de projetação e fabricação de mobiliário no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Atitus Educação.

Aluno: Fernanda Fontana de Gasperin

SCHERER, F. V.; BRUSCATO, U.; RIBEIRO, V. G.; DELLATORRE, V.; CENCI, L. E.. Guia para o desenvolvimento de mobiliário paramétrico customizável compatível com a edição em ferramenta BIM. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Lopes da Silva

SCHERER, F. V.VAN DER LINDEN, J. C. S.; PIZZATO, G. Z. A.; COSTA, F. C. X.. Design orientado para o dilema: uma contribuição para a experiência de designers em cocriação.. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Regiane Dalarosa

CANDIDO, L. H.SCHERER, F. V.; OLIVEIRA, M. P.; MALFATTI, C. F.. Design de baterias: aplicação de materiais naturais para microgeração de energia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miriam dos Santos Nunes

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; PERRY, G.; BRUSCATO, U.. Santuário Virtual: Uma Experiência Imersiva de Preservação Animal.. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cínthia Rochele Alves de Oliveira

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; FERREIRA, C. C.; MARTINS, C. S. L.; MELLO, E. M. B.; BRIZOLLA, F.. O ensino de ciências na perspectiva da Educação Inclusiva: Uma análise a partir da produção e implementação de um material didático em 3D. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Manuela Kanan

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.; JACQUES, J.. Papel sem Impressão: Técnicas para sua utilização e mercados possíveis. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Peduzzi Gomes

RIBEIRO, V. G.;SCHERER, F. V.; BARRETO, M. E.; MULLING, T. T.. A pesquisa brasileira em Design de 1994 a 2020: análise quantitativa com aplicação de técnicas de ciência de dados. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dinara Dal Pai

JACQUES, J.; SCHWETZ, P. F.; BORBA, G. S.;SCHERER, F. V.; TORREZAN, C.. Docência Porjetista no Ensino Superior: dos desafios do ensino remoto às demandas por novas competências. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LETICIA BONO

SCHERER, F. V.; RIBEIRO, V. G.;CURTIS, M. C. G.; MORIGUCHI, E. H.. Design de Serviços: contribuições para compreensão e aprimoramento da experiência dos usuários idosos com produtos e serviços de TIC. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CRISTIANO DA CUNHA PEREIRA

SCHERER, F. V.SILVA, T. K.; CARDOSO, E.; SOUSA, C. M. A. O. A.; CUTY, J. A.. Design para experiência em museus: diretrizes para o projeto de comunicação acessível direcionado ao público idoso. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Melissa Pozati

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; ALMENDRA, R. A.; MARGARITES, A. P. F.; WUNSCH, D. S.. O contributo do Design no contexto do acolhimento institucional de crianças e adolescentes: mapeamento de possibilidades de atuação em Porto Alegre/RS.. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Conrad Rigo

BRUSCATO, U.;SCHERER, F. V.; PERRY, G.; TORRES, F. F. C.. Contribuições para o ensino projetual de interiores: proposição de Design Pedagógico para disciplina do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Regiane Dalarosa

SCHERER, F. V.CANDIDO, L. H.; OLIVEIRA, T. F.; MALFATTI, C. F.. Estudo sobre o uso do suco de laranja valência como eletrólito em microbaterias: caracterização físico-química e eletroquímica. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dinara Dal Pai

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; JACQUES, J.; SCHWETZ, P. F.; BORBA, G. S.; TORREZAN, C.. O Design de aulas mediadas por tecnologias digitais: dos desafios do ensino remoto emergencial às demandas por formação para o trabalho docente no ensino de graduação do século XXI. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CRISTIANO DA CUNHA PEREIRA

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.;SILVA, T. K.; SOUSA, C. M. A. O. A.;CATTANI, A.. Design para experiência em Museus: Diretrizes para o projeto de comunicação acessível direcionado ao público idoso. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LETICIA BONO

SCHERER, F. V.; RIBEIRO, V. G.;CURTIS, M. C. G.; MORIGUCHI, E. H.. Design de Serviços: Contribuições para compreensão e aprimoramento da experiência dos usuários longevos com produtos e serviços de TIC. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Formoso Assunção

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; PIZZATO, G. Z. A.; RODRIGUES, B. R.; LASCHUK, T.. Longevidade de produtos de vestuário com base na experiência do amor: Framework para implementação de estratégias de extensão de ciclo de vida. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Melissa Pozatti

SCHERER, F. V.; BERNARDES, M. M.. O contributo do Design para o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andres Felipe Gallego Alarcón

SILVA, F. P.;SCHERER, F. V.; BRUSCATO, U.; BRESSAN, F.. Tecnologias 3D e arqueologia digital aplicadas à conservação de artefatos de cerâmica tupi-guarani. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sara Regiane Chornobai

PONZIO, A.;SCHERER, F. V.; BRUSCATO, U.. Biomimética integrada à parametrização digital como estratégia de projeto no ensino de Arquitetura. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Reichow Tuchtenhagen

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; JACQUES, J.;CURTIS, M. C. G.; ESTOL, C.. Interações entre Design e artesanato: um estudo de caso. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Natália Cristina Diehl

SCHERER, F. V.; BRUSCATO, U.; BORTOLINI, R.; HENRIQUES, R. V. B.. Gêmeos Digitais: potencialidades para o ambiente construído. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiovane Da Rosa Pereira

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; CARDOSO, E.; POZZI, M.; ALVES, J. F.. Artefato para identificação dos tipo de percepção visual das cores na educação infantil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raíssa Tolfo Caldas

SCHERER, F. V.; SILVA, F. P.; KRISTENSEN, C. H.; SOUSA FILHO, P. G.. Cenários Terapêuticos: Diretrizes para o desenvolvimento de experiencias de realidade virtual na psicologia hospitalar. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Rizzaro de Almeida

SCHERER, F. V.CATTANI, A.; SILVA, R. P.. O livro-game: possibilidades de capas de livros interativas com elementos de gamificação e design de interfaces. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Luz Vieira

SCHERER, F. V.; PERRY, G.; PALOMBINI, F. L.; BRUSCATO, U.. Sistemas de Identidade Visual Generativos: projeto, processo e potencialidades. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karine Colling

PONZIO, A.; MACHADO, A. S.; MARTAU, B. T.;SCHERER, F. V.. Interiores Corporativos Paulistas: Panorama de layouts projetados a partir de 2010 publicados nas revistas AU e Projeto.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE REIS KAUFFMANN

SCHERER, F. V.; SILVA, F. P.; RODRIGUES, C. R. M. B.; CARVALHO, M. C. M. P.. A abordagem de Co-Design no projeto de um recurso produzido por meio de Tecnologias 3D para adaptação de um objeto de Museu. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Christiano Hagemann Pozzer

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; RIBEIRO, V. G.; ANASTASSAKIS, Z.. Medo, Muros e Materiais: Estética da segurança na percepção de mudança material do design defensivo em condomínios verticais de Porto Alegre. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Sombra Montenegro

SCHERER, F. V.; ALCOBIA, P.; CARDOSO, D. R.; FARIAS FILHO, J. A.. Percursos Interdisciplinares para um estudo da Sinalização em Ambientes Turísticos Urbanos. O caso do Bairro Praia de Iracema.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, URBANISMO + DESIGN) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Regiane Dalarosa

SCHERER, F. V.; MALFATTI, C. F.;CANDIDO, L. H.. Design de baterias: aplicação de materiais naturais para microgeração de energia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Barbara Ruschel Lorenzoni

SCHERER, F. V.; SILVA, F. P.. Curvamento de materiais planos rígidos por padrões de corte produzidos via fabricação digital: estudo da aplicação em MDF de diferentes espessuras. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Werner Guterres

SCHERER, F. V.; MUSSI, A. Q.. Tecnologias Digitais: Processo de Fabricação de Mobiliário no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo) - Atitus Educação.

Aluno: Francisco Carlos Rodrigues Lucas

SCHERER, F. V.; FERREIRA, C. C.. O Uso de Objetos Reais e Virtuais no Ensino do Desenho Técnico Visando o Desenvolvimentos de Habilidades Espaciais. 2019 - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Cíntia Rochele Alves de Oliveira

SCHERER, F. V.; FERREIRA, C. C.; MARTINS, C. S. L.. O Ensino de Ciências na Perspectiva da Educação Inclusiva: Uma Análise a partir da Produção e Implementação de um Material Didático em 3D. 2019 - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Manuela Kanan

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; KINDLEN JUNIOR, W.. Papel sem Impressão: Técnicas para sua utilização e mercados possíveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júnia D'Ávila Rocha

SCHERER, F. V.; SILVA, D. L.. Branding e identidade visual de marca para escritório de advocacia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Monique de Aguiar Mendes

SCHERER, F. V.; LUZZARDI, H.. Diagnóstico da relação entre as marcas Afpergs e Verte|Saúde. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Zago Porto

SCHERER, F. V.; SAPPER, S.. Transformando conteúdos do Enem em infográficos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graziele Borghetto Souza

SCHERER, F. V.; POLONI, R. W.;CURTIS, M. C. G.. Primeira Impressão: Conhecendo a Gráfica da UFRGS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Victor da Cunha Garcia

SCHERER, F. V.; MESSA, D.; FETTER, S. R.. Projeto Editorial sobre Logotipos Black Metal na América do Sul. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Granata Petersen

SCHERER, F. V.; RESENDE, G.; SILVA, F. P.. A popularização da impressão e a importância da modelagem 3D nos mais variados setores do mercado. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luisa da Rocha Fonseca

CURTIS, M. C. G.; KULPA, C. C.;Scherer, Fabiano. Produto gráfico como instrumento para o compartilhamento intergeracionalde memórias familiares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Julia Belardinelli Achutti

SCHERER, F. V.; HOFMAN, A.; SOARES, L. G.. O feminicídio e a metamorfose visual da personagem protagonista da peça A Noiva da Lagoa (TCC1). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Luísa Griebler Menezes

SCHERER, F. V.; HOFMAN, A.; SOARES, L. G.. O design de aparência de atores e as transformações visuais do personagem protagonista do musical Roda Viva (TCC1). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clara Marques Vasques

SCHERER, F. V.; KOECHE, L.; SOARES, L. G.. Cena eletrônica underground: a participação do design cenográfico nos aspectos político-sociais e de pertencimento das festas techno (TCC1). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kamel Reckziegel

SCHERER, F. V.; MIRANDA, A. E.; BARROS, A. M.. Equipamento para prática de calistenia em ambientes variados (TCC1). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NATALIA ELY

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; BRUNO, F.. Maquiagens Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual: desenvolvimento de um conjunto de sombras (TCC I). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALEXIA BACK PROCHNOW

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; BRUNO, F.. Design em busca de menor impacto ambiental: redesenho de embalagens para alimentos orgânicos de produção local. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Regina Sbalchiero

SCHERER, F. V.TEIXEIRA, F. G.; BRENDLER, C. F.. Descascador e Triturador de Pinhão Doméstico (TCC I). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ingrid Santariano Trojahn

SCHERER, F. V.TEIXEIRA, F. G.; BRENDLER, C. F.. Veículo para transporte intra-hospitalar de pacientes em estado crítico (TCC I). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Finkelstein

SCHERER, F. V.; FETTER, S. R.; MEURER, H.. Design centrado no usuário como forma de fortalecimento da qualidade de vida na terceira idade no contexto de feminização da velhice. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isabella Smanioo Belo

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; FETTER, S. R.; MEURER, H.. Desenvolvimento de aplicavo móvel para auxílio da aprendizagem e tradução do Sistema Braille para professores videntes (TCC I). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlia da Silva Moresco

SCHERER, F. V.; FETTER, S. R.; MEURER, H.. Design de Experiência do Usuário e o Acesso de Jovens na Bolsa de Valores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Silva Ribeiro

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.; FERNANDES, S. V. D. H.. BioRedenção. O design alinhado ao paisagismo, conhecer para valorizar e proteger.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: IASMINE PAIM NIQUE DA SILVA

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.. Produto de auxilio a ONG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALEXIA BACK PROCHNOW

SCHERER, F. V.; TORREZAN, C.. Design em Busca de Menor Impacto Ambiental: Redesenho de embalagens para alimentos orgânicos de produção local. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Ricco Deos

SCHERER, FABIANO DE VARGAS; COUTO, M.. Projeto editorial de um livro comemorativo dos 18 anos da Vista ART. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Chiodi de Castilho

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.. Projeto Editorial de Periódico Acadêmico em Meio Digital. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: RODRIGO FERREIRA KAMINSKI

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.; VIEIRA, C.;ZAVADIL, P.. Redesign de um sistema de identidade visual para um complexo gastronômico e de lazer (TCC II). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinicios Van Den Broek Marra

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; TORREZAN, C.. Sistema ergonômico de limpeza das vias públicas (TCC I). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Rodrigues Martins

SCHERER, F. V.; JACQUES, J.; TORREZAN, C.. Produto didático de auxílio ao cultivo de plantas no ambiente domiciliar (TCC II). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Helena Ferreira Teixeira

SCHERER, F. V.; KULPA, C. C.; FETTER, S. R.. Projeto de identidade Visual para um Brechó online (TCC I). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laila Roese Ocampos

SCHERER, F. V.; KULPA, C. C.; FETTER, S. R.. Libre-se: Jogo para a promoção do conhecimento de libras entre crianças ouvintes (TCC I). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: NAINE GOMES DA SILVA

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.; SAPPER, S.;SILVA, R.. Projeto de um material de apoio que estimule a experimentação manual no projeto criativo em Design Visual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Júlia Schardosim Cotta de Souza

SCHERER, F. V.. Livro "Estampa à vista": uma janela para o trabalho dos designers brasileiros hoje (TCC II). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Affonso Mayer

SCHERER, F. V.. Jogo mobile em blockchain para conscientizar jovens sobre a importância do resgate e da adoção de cães com o uso de NFTs (TCC II). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafaela Caroline Monaco

SCHERER, F. V.. Projeto cenográfico com a temática do surfe (TCC I). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIA GIARETA LARA

SCHERER, F. V.. O design de superfície aplicado a uma marca de moda como meio de propagação de mensagens positivas (TCC I). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliano Pedro de Oliveira

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.; FERNANDES, S. V. D. H.; MASTROBERTI, P.. Cadernos de exercícios para a produção de história em quadrinhos (TCC II). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: RODRIGO FERREIRA KAMINSKI

SCHERER, F. V.; VIEIRA, C.; SOARES, L. G.. Redesign de sistema de identidade visual para um Complexo Gastronômico (TCC I). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luisa Puga Jardim

SCHERER, F. V.SILVA, E. S. A.; JACQUES, J.; XIMENES, F.. Dispositvo para triagem e avaliações qualitativas de pacientes atendidos a domicílio por equipes de saúde (TCC II). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luísa Mohr Fraeb

SCHERER, F. V.; PERRY, G.. (TCC I). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LAURA FOLETTO

SCHERER, F. V.. (TCC II). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Garcia Antunes

SCHERER, F. V.; SILVA, R. P.; TORREZAN, C.; BARBIERI, G.. Bebedouro Inclusivo (TCC II). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Elisa Zimmermann

SCHERER, F. V.; MARX, A. M.. Design editorial de livro ilustrado infantil (TCC II). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Elisa Zimmermann

SCHERER, F. V.; MARX, A. M.. Design editorial de livro ilustrado infantil (TCC I). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliano Pedro de Oliveira

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.. Diretrizes de design para produção de quadrinhos (TCC I). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Loch Velvites Ferreira

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.. A importância do design na linguagem visual de obras de horror e fantasia sombria: projeto de livro ilustrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Micaela Benezra Maia

SCHERER, F. V.; KULPA, C. C.. Um jogo para incentivar o uso de diretrizes de acessibilidade na construção de produtos digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Gonçalves Deniz

SCHERER, F. V.; MIRANDA, A. E.. Mobiliário urbano para o Museu Estadual do Carvão em Arroio dos Ratos (TCC II). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Zanatta Radaeli (TCC I)

SCHERER, F. V.CATTANI, A.; MUTRAN, F.. Mapa afetivo do bairro Passo D?Areia: narrativas a partir de andanças e escutas (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Johannes Kolberg

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.; FILMANN, C.. Catálogo Tipográfico Urbano: a paisagem tipográfica do Centro Histórico de Porto Alegre (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Christiano Hagemann Pozzer

SCHERER, F. V.; MIRANDA, A. E.;CATTANI, A.. Mobiliário urbano e a experiência pública no calçadão da Andradas (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniella Dotto

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.; PINHEIRO, R.. Desenvolvimento de comedouro para ONGs de Amparo Animal (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Hagemann Pozzer

SCHERER, F. V.CATTANI, A.; MEDEIROS, A.. Mobiliário urbano e a experiência pública no calçadão da Andradas (TCC II). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renata Fernandes dos Santos

SCHERER, F. V.; POHLMANN, M.; REZENDE, G.. Design Contra o Crime: produto para proporcionar percepção de segurança para mulheres no contexto da violência urbana (2018). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Zanatta Radaelli

SCHERER, F. V.; SOARES, L. G.; MUTRAN, F.. Mapa afetivo do bairro Passo D?Areia: narrativas a partir de andanças e escutas (TCC I). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariana Soares da Costa

SCHERER, F. V.CATTANI, Airton; BRITO, A.. Food Design: Os doces na memória afetiva dos gaúchos (TCC II). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana de Azambuja Feix

SCHERER, F. V.; GARBINI, G.;KLOHN, S. C.. Projeto de livro ilustrado sobre menstruação (TCC II). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Simões de Souza

SCHERER, F. V.; SELAU, L.; SOUZA, V.. Um panorama da depressão por meio de motion graphics (TCC II). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Nichele Costa

SCHERER, F. V.; FONTANIVE, M. F.; KRENING, T.. Projeto editorial de um livro sobre música (TCC II). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Nichele Costa

SCHERER, F. V.CATTANI, A.; SHEN, T.. Projeto editorial de um livro sobre música (TCC I). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniele Lemos dos Santos

PERRY, G.; AMARO, M.;SCHERER, F. V.. Desenvolvimento de interface de aplicativo para o Projeto Esporte Brasil (TCC II). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alex Mariani Ziegler

PERRY, G.; AMARO, M.;SCHERER, F. V.. Ferramenta para agendamento de atendimento médico no serviço público de saúde (TCC II). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Simões de Souza

SCHERER, F. V.; SELAU, L.. Um panorama da depressão por meio de motion graphics (TCC II). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Mello Pereira Uriartt

SCHERER, F. V.CATTANI, A.BUSTOS, C.. Adoção de crianças e adolescentes: contribuição do design na sensibilização dos pretendentes (TCC II). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Ozio

SCHERER, F. V.; BERNARDES, M. M.; LUZZARDI, H.. Branding e Design de identidade de marca para microempreendedor fabricante de doces (TCC II). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FERNANDO CARLINI GUIMARÃES

SCHERER, F. V.; ESTOL, C.; TONETTO, L. M.. Como o Design pode auxiliar na troca de estímulos entre pais/cuidadores e seus bebês para o desenvolvimento infantil? (TCC II). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Mello Pereira Uriartt

SCHERER, F. V.. Adoção de crianças e adolescentes: contribuição do design na sensibilização dos pretendentes (TCC I). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Ozio de Oliveira

SCHERER, F. V.. Branding e Design de identidade de marca para microempreendedor fabricante de doces (TCC I). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FERNANDO CARLINI GUIMARÃES

SCHERER, F. V.. Como o Design pode auxiliar na troca de estímulos entre pais/cuidadores e seus bebês para o desenvolvimento infantil? (TCC I). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Anacleto Schuch

SCHERER, F. V.; CASTEDO, R.; SOARES, L. G.. O livro como objeto e a exploração da relação entre suporte e conteúdo: o álbum Zaireeka. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Drehmer

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.KLOHN, S. C.. Identidade visual de Porto Alegre ? A marca de uma cidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marianne Barbosa Gaspary

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.CATTANI, A.. Design de pontos de contato: experiência de marca na área da moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Rockenbach

SCHERER, F. V.; BRUSCATO, U.; FILMANN, M. C.. Técnicas de engenharia de papel aplicada ao design editorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thayse Soares Scussel

SCHERER, F. V.KLOHN, S. C.; BRISOLARA, D.. Guia sobre o novo metrô da capital gaúcha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Taís Arnold Fensterseifer

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.; PASSOS, J.. Design Editorial: os livros infantis e a construção de um público. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcela Lima

SCHERER, F. V.SILVA, R.; MARTIN, M.. Projeto de sinalização e mobiliário para uma rede de supermercados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosana Ellen Reiter

SCHERER, F. V.COSSIO, G.; SOARES, L. G.. Exposição Sensorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabíola Catarina Citolin

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.CATTANI, A.. Projeto de sinalização e sistema expositivo para o Planetário Porto Alegre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Julia Wagner Poloni

SCHERER, F. V.ZAVADIL, P.KLOHN, S. C.. Sistema de Informação para as linhas de ônibus de Porto Alegre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gustavo

SCHERER, F. V.CATTANI, A.ZAVADIL, P.; SPERB, D. Q.. Sistema de identidade visual para evento cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amanda Vargas

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.FAGUNDES, H A V. Mobiliário urbano modular para a cidade de Porto Alegre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eric Pautz

SCHERER, F. V.TEIXEIRA, F. G.FAGUNDES, H A V. Instrumento musical para crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eric Schroeder Florio

SCHERER, F. V.KLOHN, S. C.. Design e Sustentabilidade ? Criação de uma Linha de Produtos Artesanais e Identidade Visual Para o Projeto Barco de Papel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Grazielle Bruscato Portella

SCHERER, F. V.VAN DER LINDEN, J. C. S.FAGUNDES, H A V. Presença + Percepção = Impressão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Centeno Selbach

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.;CURTIS, M. C. G.. A cor que veio do espaço: uma adaptação literária para histórias em quadrinhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela de Oliveira Landeira

SCHERER, F. V.FRAGOSO, S. D.TEIXEIRA, F. G.. Design de exposição: estudo de caso - Design UFRGS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Rodrigues Poll

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.; CARDOSO, E.; VERDI, M.. Identidade visual para um museu do design no Rio Grande do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marina Elisa Boschetti

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; KOWARICK, A.. A importânica da Embalagem Promocional da marca de cigarros Lucky Strike no Composto de Marketing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Debóra Schneider

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Eveline Schmitt dos Santos

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Flavia Peixoto Tischler

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Patrícia Lopes Silva

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Ana Beatriz Haas de Borba

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Marta Correa de Quadros

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Carine Freitas Maydana

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Carolina de Moura

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Janaina Graziela Teichmann

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Larissa Teixeira da Luz

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Eduardo Goettert Burgos

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rossana Brand

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Lisiara Costa Cardoso

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luisa Kreutz

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daiana da Silveira Lanza

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Fábio Luiz Mahl

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Douglas Henkes

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Felipe Correa Bordin

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cristian Santin

SCHERER, F. V.; BAKES, R. J.;PALMA, N. C.; RAUBER, F. C.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rafael Kim

SCHERER, F. V.; BORN, A. M.; BARTH, L.. Criação de uma loja virtual para a Galeria de Arte Avalon. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Clarissa Ballester Persiani

SCHERER, F. V.; BORN, A. M.; BARTH, L.; SALDANHA, L.. Design de Superficie com foco em brasilidade aplicado a marca Dolce Benita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Rafael Buchabqui Pinheiro Machado

SCHERER, F. V.BAKOS, F.; MARTINS, F.; ZORZO, L.. Redesign de Marca da Federação Gaucha de Bodyboarding - FGB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Leandro Zambrozuski Pacheco

SCHERER, F. V.BAKOS, F.; MARTINS, F.; ZORZO, L.. Reposicionamento de Marca de Destilado Brasileiro para Mercado Premium. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Cristiane Fernandez

BORN, A. M.; FURLANETO, M.;SCHERER, F. V.; UGALDE, M.. Concepção de Display para Empresa Reflexa Persianas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Luiza Trojan

MARTINS, F.;SCHERER, F. V.; UGALDE, M.. Projeto de Contextualização de PDV: Construção de uma loja-conceito para varejo de roupas femininas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Manoela Nascimento

BORN, A. M.;SCHERER, F. V.; BARTH, L.. Parceria Verde: Estampas adequadas para a aplicação em sacolas ecológicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Mariana da Cunha Carneiro

BARBIZAN, C.; BARTH, L.; BORN, A. M.;SCHERER, F. V.. Conceituação dos Toaletes do Caminito Bar & Café: Ênfase no design multisensorial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Paula Amantea

BAKOS, F.; BORN, A. M.;SCHERER, F. V.; UGALDE, M.. Projeto de Merchandising no Ponto de Venda da Farmácia Farmmix. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Roberta Ribeiro Hentschke Pretto

BAKOS, F.; BORN, A. M.;SCHERER, F. V.; UGALDE, M.. Ponto de Venda Ecológico: Uma alternativa para a rede de franquias Mundo Verde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Juliano Dill

SCHERER, F. V.BAKOS, F.; MARTINS, F.; NUNES, D. L.. Identidade Visual Evento Skol Beats 2008. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Hab. Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Raquelline Picoli

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.;SEBBEN, M. G.; BERED, E.;SANTOS, C. F.. Projeto Arquitetonico Sede Campestre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cândice Becker

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Diego Paz Skolaude

SCHERER, F. V.; VOLKMER, A.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Elisa Bergamaschi

SCHERER, F. V.; VOLKMER, A.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Raquel Schwartz

SCHERER, F. V.; VOLKMER, A.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Joceline Hepp

SCHERER, F. V.; VOLKMER, A.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Clarissa Robaina Leite

SCHERER, F. V.; VOLKMER, A.; BITTENCOURT, D. M. M.;PALMA, N. C.; MORAES NETO, V.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daniel Pozzati

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.; MORAES NETO, V.;PALMA, N. C.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Camila Haas Aguilar

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.; MORAES NETO, V.;PALMA, N. C.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Viviane Iserhard

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.; MORAES NETO, V.;PALMA, N. C.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Najara Knabach

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.; MORAES NETO, V.;PALMA, N. C.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rafael Martins

SCHERER, F. V.; BITTENCOURT, D. M. M.; MORAES NETO, V.;PALMA, N. C.; VOLKMER, A.. Banca de Trabalho Final de Graduação - Arquitetura/UNISC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

SCHERER, F. V.CAMPOS, H. A.WINK, R.. Banca Concurso Professor Titular Unisc. 2005. Universidade de Santa Cruz do Sul.

SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.. Analista I (Design). 2021. FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

SCHERER, F. V.. Analista I (Design). 2018. Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Programador Visual. 2018. Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FETTER, S. R.; FONTANIVE, M. F.;SCHERER, F. V.. Seleção Professor Substituto na área de Design. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.TEIXEIRA, F. G.; CARDOSO, E.. Seleção Professor Substituto na área de Design. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CATTANI, A.FRAGOSO, S. D.SCHERER, F. V.. Seleção Professor Substituto na área do Design. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.CURTIS, M. C. G.CANDIDO, L. H.. Seleção Professor Substituto na área de Design. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, FABIANO DE VARGAS. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2025. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, FABIANO DE VARGAS. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2024. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, FABIANO DE VARGAS. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2023. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, FABIANO DE VARGAS. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2022. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Juri 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. 2019. Associação dos Designers Gráficos do Brasil.

SCHERER, F. V.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.. Comissão Julgadora do Premio Bornancini 2012. 2012. Associação dos Profissionais em Design do RS.

SCHERER, F. V.CANDIDO, L. H.. Seleção de monitores graduação Depto Design e Expressão Gráfica. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHERER, F. V.; SCHNEIDER, L. C.;WINK, R.. Comissão de Avaliação do XIII Seminário de Iniciação Cientifica e XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2009.

BAKES, R. J.;CAMPOS, H. A.SCHERER, F. V.. Comissão de Avaliação do XIII Seminário de Iniciação Cientifica e XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2008.

BAKES, R. J.;CAMPOS, H. A.SCHERER, F. V.. Comissão de Avaliação do XIII Seminário de Iniciação Cientifica e XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2007. Universidade de Santa Cruz do Sul.

SCHERER, F. V.SANTOS, C. F.. Comissão de Avaliação do XI Seminário de Iniciação Cientifica e X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2005. Universidade de Santa Cruz do Sul.

Orientou

Ana Clara Sbabbo Costa da Silva

Mestrado; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Giorgio Giuliano de Marco

Mestrado; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Eduardo Vicente da Silveira

Seleção de ideias: mediação entre a fase criativa e fase executiva; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcelo Froes Veleda

Interseccionalidade na Inserção de Usuários no Processo de Criação de Jogos Digitais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Guilherme Cañete Vebber

Design de Games Educativos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Manuella Oliveira Haygertt

Identidade e Sinalização Memória da resistência à ditadura em Porto Alegre; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Júlia Caroline Zielke

Identidade e Sinalização Parque das 8 cachoeiras (São Francisco de Paula); Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

José Paulo Portela Alves

Cuidado vínculos! Uma experiência grafopoética; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Bruna Cardoso Flores

Identidade e Sinalização Memória da resistência à ditadura em Porto Alegre; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cristine Bassols Raseira

Arquitetura vem de berço: descobrindo os prédios históricos no brincar; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Maria Eduarda Oliveira Wintgens da Silva

Mobiliário Urbano para Campus da UFRGS; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Vitória Madeira Oliveira

Produto gráfico para pessoas com daltonismo; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Eduarda Schommer Asteggiano

Design e Memória Gráfica; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Juliana Eisenhardt Escaleira

Experience-market-fit: framework para validação de hipóteses iniciais em startups; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gianpetro Sanzi

Design de Varejo; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Design (PGDESIGN)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Renan Signor Monticelli

Identidade Visual Sutil Arquitetura; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Celina Leite Miranda

Pictogramas como apoio à Sinalização de Biblioteca Universitária; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marcelo Soares Santos

Identidade Visual - Marcelo Fadiga; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Beatriz Ribeiro Azolin

Reutilize: incentivo à adoção de utensílios reutilizáveis; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jamyle Quevedo

Construção da Identidade Visual da marca; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jonatan Alves Justino

Nova marca de Porto Alegre: Place Branding ou Design Gráfico?; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Rita Daniela Castanho Stalivieri

Livro de Artista, As Batucas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Gráfico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Lucas Moro

Aplicação da identidade visual da marca no espaço construído: sinalização e ambientação; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriela Sutilli

Poluição Visual midiática na paisagem urbana: Estudos de caso de formas de enfrentamento; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

JULIANA ZANCO

A Influência do Visual Merchandising Aplicado na Arquitetura Comercial; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Daniela Biazus Trevisan

Arquitetura de Cafeterias: Estudo de três casos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jéssica Canapelle

A identidade visual e sua relação com a arquitetura comercial em Itá (SC); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Joana Parnoff Bellé

O Papel da Fachada na Arquitetura Comercial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marília Grutzmann

Aplicação das cores na Arquitetura Comercial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sabrina Smaniotto Frederich

A Materialização do Projeto de Marca no PDV: Estudo da marca brasileira Farm; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Andréa Borba Pinheiro

Ordem em Fachadas Comerciais: A influencia da composição na seleção dos usuários; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Cristiane Scapin

O contexto das cores dentro da sincronicidade histórica da relação arquitetura e moda; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marcelo Crestani

Análise do processo de briefing aplicado a Arquitetura Comercial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arquitetura Comercial) - Atitus Educação; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

João Victor Kozerski

Histórias Contadas pela madeira: Mobiliário doméstico; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Matheus Khun

Mobiliário Expositivo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Tayhu Durigon Wieser

Tela cinética para projeção cênica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

ISABELA CONTURSI ARISI

Wayfinding Design: Desenvolvimento de sistema identitário como ferramenta para orientação espacial na rodoviária de Porto Alegre; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Valentina Cassel Sperhacke

Artefato temporário produzido com micélio para eventos de curto prazo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Filipi Bagigoto Schein

Proposta de jogo para auxílio do ensino da história da arte durante o ensino fundamental II; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jonathan Luiz Diesel Severo

Sistema de sinalização para a Biblioteca Pública do estado do Rio Grande do Sul; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sofia Stumpf Mezzari

Design de exposição:; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jéssica dos Santos

Projeto gráfico de um livro impresso sobre educação sexual para meninas pré-adolescentes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Benamin Ezequile Escobar Teixeira

Desenvolvimento de ferramenta sobre princípios de Design para auxiliar o processo projetual; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriela Ritter Rau

Sistema pictográfico para reconhecimento de ingredientes específicos em embalagens de alimentos ultraprocessados; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Anelise Vanzela

Sinalização para o Centro Histórico de Porto Alegre; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

ARTHUR KRUMENAUER DIAS

Sistema expositivo para pequenos negócios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jéssica Schwarzer

Mobiliário para Home Office; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Thais Alves de Andrade

Linguagem Pictórica Inclusiva: Desenvolvimento de pictogramas mais representativos na identificação e indicação de sanitários públicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sara Spinato Chittó

Experiência Informativa: Jogo Imersivo Sobre Figura Histórica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

FRANCINE ALEXANDRA MOREIRA AIRES

Projeto de um brinquedo para crianças com TDAH; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laura Simões Pires Ilustre

Mobiliário para apartamentos alugados; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

HENRIQUE NICHELE COSTA

Design Editorial de livro para Surf; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Cassia Raymundo Bellmann

Estação de Suporte ao Turista e Morador de Canela (RS); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MARIA CLARA SCHÜLER CHEDID

Dispositivo para controle de ansiedade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Isadora Policastro de Assis

Design e experiência: proposta de mobiliário para a praça Itália; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Raíssa Tolfo Caldas

Produto auxiliar no alívio dos sintomas da ansiedade (TCC I); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laís Simoni Alves

Sistema de identidade visual para a valorização do Planetário (TCC I); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marília Glauche

Proposta de abrigo para pessoas em vulnerabilidade social (TCC I); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Lariane Muhl de Avila

Mobiliário e Sistema de Sinalização para as áreas abertas de São Leopoldo (RS) (TCC I); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Raíssa Tolfo Caldas

Produto auxiliar no alívio dos sintomas da ansiedade (TCC II); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marília Glauche

Proposta de abrigo para pessoas em vulnerabilidade social (TCC II); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laís Simoni Alves

Sistema de identidade visual para a valorização do Planetário (TCC II); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Lariane Muhl de Avila

Mobiliário e Sistema de Sinalização para as áreas abertas de São Leopoldo (RS) (TCC II); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Isabela Link de Miranda

Dispositivo para Exposição de Artigos de Vestuário no Varejo (TCC I); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Katherine Friedrich

Projeto de Sinalização e Ambientação do Tamar Base Florianópolis (TCC I); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MILENE GUILHERMANO DOS SANTOS

O Design do Ponto de Vendas das Lojas Temporárias da Marca Louloux (TCC I); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Isabela Link de Miranda

Dispositivo para Exposição de Artigos de Vestuário no Varejo (TCC II); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Katherine Friedrich

Projeto de Sinalização e Ambientação do Tamar Base Florianópolis (TCC II); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MILENE GUILHERMANO DOS SANTOS

O Design do Ponto de Vendas das Lojas Temporárias da Marca Louloux (TCC II); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sara Luana Röpke Faria da Costa

Projeto de sinalização e ambientação: Hospital São Luiz, Maravilha (SC) (TCC I); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laura Haffner Silva

Herança Impressa: projeto editorial e gráfico de um livro de família (TCC II); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sara Luana Röpke Faria da Costa

Projeto de sinalização e ambientação: Hospital São Luiz, Maravilha (SC) (TCC II); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laura Haffner Silva

Herança Impressa: projeto editorial e gráfico de um livro de família (TCC I); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Beatriz Ribeiro Azolin

Design e Artesanato para crianças (TCC I); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Stefani Zilli Monsú

Design Editorial: material turístico para uma experiência autentica em Porto Alegre; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriel Bischof Scherer

Linha Turismo de POA: Contribuição do Design para Identidade, Informação e Orientação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Raquel Quintana Martins

Fotografia para crianças: o livro incentivando o interesse pela fotografia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Licia Jardim Arosteguy da Rosa

Sistema Expositivo Flexível; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Rafael Wagner Poloni

A infografia como ferramenta auxiliar ao aprendizado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Roseane Sayuri Yamamoto

A generosidade e uma linha de produtos gráficos ? Marca, Identidade Visual e Aplicações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Alice Dornelles Hetzel

A revista como portfólio : periódicos do Curso de Design - UFRGS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MARCELO ALMEIDA

Sinalização e identidade : Parque Zoológico do Rio Grande do Sul; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Cristina Macedo

Museu e Escola do Chimarrão - Venancio Aires [RS]; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriela Falleiro

Gazeta - Estação de Radio e Televisão - Santa Cruz do Sul [RS]; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriela Konrath

Complexo de Patinação Artística - Lajeado [RS]; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Martina Brönstrup

Spa Gaia - Estrela [RS]; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Aislan Diego Polla

Redesign da Marca da Federação Riograndense de Pugilismo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Bruna Vieira Spenner

Seven - Espaço Alternativo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Grasieli Selau

Corpo de Bombeiros - Lajeado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Mariele Drebes

Projeto Conviver Unisc; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Milena Cavalli

Vinicola Vista Alegre - Progresso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Redesign da Marca da Associação dos Tecnicos Agrícolas do Rio Grande so Sul - ATARGS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

André Lanza Orlandi

Concessionaria de Veiculos em Santa Cruz do Sul; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Tatiane Fischer

Centro de Lazer e Cultutra em Encantado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

César Stertz

Fabrica de Moveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Egon Vtorazzi

Centro de Conveções de Santa Cruz do Sul; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Carlos Eduardo Almeida

Centro de Aptidão Física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Raquelline Picoli

Sede de Clube Campestre; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marina Wolff Garcia

Design e Memória Gráfica; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

João Luka Howes Moré

Design e Memória Gráfica; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Barbara Rosales

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2025; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Brenda Morais de Oliveira

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2025; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

João Victor Kozerski

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2024; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

TANISE DE SOUZA VIEIRA

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2024; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Raquel Lucci Krumenauer

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2024; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jéssica dos Santos

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2023; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Kamael Recziegel

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2023; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sofia Stumpf Mezzari

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2022; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

FRANCINE ALEXANDRA MOREIRA AIRES

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2022; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

João Luka Howes Moré

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2022; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sofia Stumpf Mezzari

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2021; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MARIANA LOUISE FERREIRA PEREIRA

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2021; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Tamyres Rodrigues

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2021; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Vinicios Van Den Broek Marra

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2021; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Matheus Dutra de Vargas

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2021; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Thais Alves de Andrade

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2021; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

José Lucas Pereira Mendas

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2021; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Denise Lopes da Silva

Estagio Docência; 2021; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

ALINE REIS KAUFFMANN

Estágio Docência; 2021; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

ARTHUR KRUMENAUER DIAS

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2021; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MARIA CLARA SCHÜLER CHEDID

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2020; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jéssica Schwarzer

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2020; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Paola Löw Pagliarini

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2019; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Ellen Rosa Vasconcellos

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2019; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Carolina Nobre dos Santos

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2019; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Tamine Fernanda de Oliveira

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2019; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Letícia da Silva Carvalho

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2019; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laykor Gross Fochesatto

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2018; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Maria Julia dos Santos Oliveira

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Lariane Muhl de Avila

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Christiano Hagemann Pozzer

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Alana Brito do Amaral

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2018; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marcelle Gonçalves Sampaio

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Maria Julia dos Santos Oliveira

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriel Beló Klein

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2018; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Laura Gonçalves Deniz

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Carolina de Oliveira Wolff

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2017; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Matheus Lima Garay

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2017; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Katherine Friedrich

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado II; 2017; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Cláudia Bagatini

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2017; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marina Lauer Oliveira

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2017; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Juliana Dill Mello Martins

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2017; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

WALTER JOSÉ DIEHL

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2017; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Guilherme Ribeiro Cunha

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2017; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Carolina de Oliveira Wolff

Orientação de Monitoria da disciplina ARQ03073 ? Projeto Integrado I; 2016; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sandra Cristina Scherer Peres

Estágio Supervisionado - Design de Produto; 2016; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Frederico Stumpf Demin

Estágio Supervisionado - Design Visual; 2016; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

THAIS DE SOUZA GUTTLER

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Guilherme Robaski

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Leo Fernando Kras Joas

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2014; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Felipe Leivas Barroco

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Natália Reisdorfer

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

MILENE GUILHERMANO DOS SANTOS

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Arthur Sosa Biscardi

Blog do Núcleo de Design Gráfico Ambiental - NDGA/UFRGS 2014-2015; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Guilherme Ribeiro Cunha

Projeto de Identidade Visual dos Cursos de Design UFRGS; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Fernanda Lovato Alencastro

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Pedro Luís Foppa

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gustavo Orlandini Fritsch

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2014; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Luciana Jacociunas Ceratti

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

NATÁLIA BLAUTH VASQUES

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2013; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Ricardo Costa

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Produto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Leonel Zarpelon

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Simone Melo Pereira Urriart

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Ricardo Andreis de Oliveira

Revista-Portfólio dos Cursos de Design da UFRGS - Bolsa Extensão; 2011; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Camila Ozio de Oliveira

Estágio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Paula Fernanda Fonseca Fernandes Lima

Estágio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Pericles Souza Ianuch

Estágio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2012; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Henrique Geremia

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Henrique Lohmann

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2011; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marina Roos Guthmann

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2011; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Licia Jardim Arosteguy da Rosa

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2011; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Nilson Eloy Camara Figueiredo

Estagio Supervisionado - Curso de Design de Produto; 2011; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Camila Rockenbach

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2011; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Design de Produto e Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Simone Mello Pereira Urriart

Revista-Portfólio dos Cursos de Design da UFRGS - Bolsa Extensão; 2011; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Thayse Soares Scussel

Estágio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2011; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Julia Wagner Poloni

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Rafael Wagner Poloni

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Eric Schoreder Florio

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Roseane Sayuri Yamamoto

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Bruna Anacleto Such

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Miguel Martins Pinto Martins

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2010; Orientação de outra natureza; (Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Diovanne Martins Ouriques

Orientação de Monitoria das disciplinas ARQ03073 ? Projeto Visual I e ARQ03078 ? Projeto Visual II; 2010; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Marina Ross Guthmann

Orientação de monitoria disciplinas ARQ03073 ? Projeto Visual I e ARQ03078 ? Projeto Visual II; 2010; Orientação de outra natureza; (Design Visual) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Samuel Pinto Frazen

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Taciano Valejos Carneiro

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Manuela Rosito Conde

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

João Paulo Noschang

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Nathalia Alborgheti Carvalho

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Iuri Santanna

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Priscila Filipetto

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Giann dos Santos Quintana

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2009; Orientação de outra natureza; (Design - Hab; Visual com enfase en Marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Amanda Fortes Dalla Valle Majó da Maia

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Janaina Santos Ramires

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Jordana Nascimento Rosa

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Mariana Quaresma Piasenski

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Samia Centenaro

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sharon Poglia Hopperdizel

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Gabriela Barbizan Ghilardi

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2008; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Barbara Russowsky

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2007; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Rodrigo Aloy Machado

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2007; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Clarissa Persiani

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2007; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Sabrina Vaghetti Claro

Estagio Supervisionado - Curso de Design Visual; 2007; Orientação de outra natureza; (Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Fabiano de Vargas Scherer;

Produções bibliográficas

  • PETERS, WILLIAM DE ALMEIDA ; EINSFELD, LUCAS DE OLIVEIRA ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; POHLMANN, MARIANA . Design e bem estar: letramento em saúde para mulheres com c¿âncerde mama. Revista Poliedro , v. 9, p. 67-75, 2025.

  • TUCHTENHAGEN, C. R. ; PEREIRA, T. ; JACQUES, J. ; SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . O uso de técnicas criativas no processo projetual de designers iniciantes. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 21, p. 1-20, 2024.

  • PAROLIN, GUILHERME ; Scherer, Fabiano ; RIBEIRO, VINÍCIUS GADIS . Caracterização de personas como modelos informacionaisdos usuários e suas implicações no projeto de Design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE) , v. 32, p. 91-102, 2024.

  • PERINI, ANEROSE ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; CÂNDIDO, LUIS HENRIQUE ALVES . A influência das tendências de moda na aquisição de artigos têxteis sustentáveis. Modapalavra e-periódico , v. 16, p. 216-265, 2023.

  • SANZI, GIANPIETRO ; CATTANI, AIRTON ; Scherer, Fabiano . Design de varejo e experiência de compra em espaços figitais - teoria e prática. DATJOURNAL DESIGN ART AND TECHNOLOGY , v. 8, p. 78-94, 2023.

  • GRILLO, A. ; MARTINS, L. P. ; SCHERER, F. V. ; VAN DER LINDEN, J. C. S. . Processos criativos em Design Thinking e suas contribuições na Educação: uma análise do documentário sobre a Design Tech High School à luz da BNCC. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 18, p. 97, 2022.

  • ROSSI, A. S. ; SCHERER, F. V. ; BRUSCATO, U. . PENSAMENTO VISUAL E CRIATIVIDADE: BENEFÍCIOS DO ESBOÇO NA GERAÇÃO DE IDEIAS. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 26, p. 200-219, 2022.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; GRILO, ANDRÉ ; VAN DER LINDEN, JÚLIO CARLOS DE SOUZA . COMPETÃ?NCIAS DE DESIGN EM EQUIPES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÃ?Ã?O: A PERCEPÃ?Ã?O SOBRE O PAPEL DO DESIGN PELOS GESTORES DE TI DAS INSTITUIÃ?Ã?ES FEDERAIS DA REDE SIG-UFRN. ERGODESIGN & HCI , v. 10, p. 75, 2022.

  • VEBBER, G. C. ; SCHERER, F. V. ; SILVA, F. P. . Design de games educativos com a participação do usuário: uma revisão sistemática. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 26, p. 271-290, 2022.

  • SILVA, D. L. ; COLLING, K. ; SCHERER, F. V. ; PIZZATO, GZA . Técnicas usadas para potencializar a criatividade diante de dificuldades criativas. REVISTA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO GRÁFICA , v. 2, p. 16, 2022.

  • SECCO, N. S. ; SCHERER, F. V. ; BRENDLER, C. F. ; PIZZATO, G. Z. A. . Conforto, estética e usabilidade em equipamentos de proteção individual: a percepção do usuário na utilização de máscaras na pandemia de COVID-19. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 25, p. 244-264, 2021.

  • PILOTI, J. S. ; GHISLENI, C. V. ; SCHERER, F. V. . Adaptação do jogo Bingo como proposta de ideação no processo de geração de alternativas de design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE) , v. 28, p. 49-65, 2020.

  • SCHERER, F. V. ; CATTANI, A. ; SILVA, T. K. . O uso da Análise SWOT na seleção de técnicas para inserção do usuário no processo de projeto. DESIGN E TECNOLOGIA , v. 10, p. 11-21, 2020.

  • SCHERER, F. V. ; CATTANI, Airton ; Silva, Tânia Luisa Koltermann da . O papel do usuário em metodologias de projeto de sinalização | The user role in signage design methodologies. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 14, p. 174-186, 2017.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; AZOLIN, BEATRIZ RIBEIRO ; GUIMARÃES, FERNANDO CARLINI ; PAROLIN, GUILHERME . Desenvolvimento de uma linha de mobiliário por meio de uma metodologia de design centrada no usuário. DESIGN E TECNOLOGIA , v. 7, p. 135-146, 2017.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; SCHERER, Gabriel. B. . Estudo de Método Projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, Design da Informação e Orientação. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 12, p. 171-193, 2015.

  • SCHERER, F. V. ; CHAGAS, C. . Exposições universais : o mundo em uma só cidade. Ciencia Hoje das Criancas , v. 27, p. 2-5, 2014.

  • BAKOS, F. ; BUSTOS, C. ; SCHERER, F. V. . Leitura e análise da comunicação visual no espaço urbano. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 8, p. 01-09, 2013.

  • CARDOSO, E. ; SCHERER, F. V. ; TEIXEIRA, F. G. ; SILVA, R. ; SILVA, T. K. . Contribuição metodológica em design de sinalização. INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 8, p. 10-30, 2013.

  • SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. . A comunicação no Ambiente Urbano. Comunicación. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales , v. 1, p. 16:06-16:08, 2008.

  • SOUTO, A E M ; SCHERER, F. V. . Ocorrência e apropriação das linhas projetuais de paisagismo em ateliê de projeto paisagístico. Paisagem e Ambiente , v. 2007, p. 363-370, 2007.

  • SCHERER, F. V. . Aspectos Urbanísticos da Exposição Internacional de Lisboa 1998. Arquitextos (São Paulo) , v. 38, p. 2, 2003.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. (Org.) . Design Gráfico Ambiental # 1 Publicação digital dos trabalhos da disciplina Projeto Integrado I. Porto Alegre: Marca Visual, 2011.

  • VIEIRA, B. L. ; FAGUNDES, V. M. ; RIGO, F. C. ; BRUSCATO, U. ; SCHERER, F. V. . Combinação das técnicas de Brainwriting e Mapa mental aplicada à ideação no design participativo. In: Geisa Gaiger Oliveira, Gustavo Javier Zani Nuñez, Jaire Ederson Passos. (Org.). Design em Pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2023, v. 5, p. 124-1377.

  • SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. . Design Grafico e a pandemia de COVI-19: a contribuição de 3 projetos. In: João Fernando Igansi Nunes; Thaís Cristina Martino Sehn; Ana da Rosa Bandeira.. (Org.). Histográfica Pelotense III: designações visuais emergentes. 3ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2022, v. 3, p. 45-.

  • NASCIMENTO, T. D. S. ; SCHERER, F. V. ; PIZZATO, G. Z. A. ; JACQUES, J. . Interação entre usuários e embalagens: percepções dos usuários no reúso de embalagens. In: Jean Carlos Rodrigues. (Org.). Engenharia de materiais e meio ambiente: reciclagem, sustentabilidade, novos processos e desafios. 2ed.Ponta Grossa (PR): AYA Editora, 2022, v. 2, p. 90-104.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; BRUSCATO, U. ; GASPERIN, F. F. ; RIBEIRO, V. G. . Criação em design: processos aplicados à concepção de projeto de arquitetura comercial. In: Geísa Gaiger de Oliveira; Gustavo Javier Zani. (Org.). Design em Pesquisa: Vol. 4. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2021, v. , p. 328-352.

  • BELTRAMIN, V. F. ; ROSA, S. M. ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; TEIXEIRA, FÁBIO GONÇALVES ; OLIVEIRA, B. F. . Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos: a motivação no ensino remoto emergencial em design. In: Geísa Gaiger de Oliveira; Gustavo Javier Zani. (Org.). Design em Pesquisa: Vol. 4. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2021, v. , p. 500-522.

  • SILVA, D. L. ; SCHERER, F. V. ; SILVA, TANIA LUISA KOLTERMANN DA ; SILVA, RÉGIO PIERRE DA ; PIZZATO, G. Z. A. . Designers em experiências de cocriação associadas ao place branding. In: Geísa Gaiger de Oliveira; Gustavo Javier Zani Núñez. (Org.). Design em Pesquisa Vol. 3. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2020, v. , p. 733-750.

  • CALDOVINO, G. C. ; SALLENAVE, G. C. ; SUDBARCK, R. ; SCHERER, F. V. ; CANDIDO, L. H. ; SILVA, F. P. . Ferramentas de empatia: uma simulação no âmbito da deficiência visual. Design em Pesquisa Vol. 3. 1ed.Porto Alegre: Marca Visual, 2020, v. , p. 676-690.

  • SCHERER, F. V. ; CATTANI, A. ; SILVA, T. K. . Técnicas de inserção do usuário em projetos de sinalização. In: Linden, Júlio Carlos de Souza van der.; Bruscato, Underléa Miotto; Bernardes, Maurício Moreira e Silva. (Org.). Design em Pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Marcavisual, 2018, v. 2, p. 541-569.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; SILVA, R. ; TEIXEIRA, F. G. ; SILVA, T. K. . Análise comparativa para contribuição metodológica em design. Metodologia em design: inter-relações. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 31-47.

  • SCHERER, F. V. . Entrevista para produção de matéria jornalística: A Procura de um Destino - Sinalização Ambiental. Revista Sign, São Paulo, , v. 228, p. 30 - 42, 15 abr. 2014.

  • SCHERER, F. V. . Arquitetura e Design na Europa. Jornal Zero Hora, p. 11 - 11.

  • SCHERER, F. V. ; FURLANETO, M. ; BASTOS, R. . Entrevista para produção de matéria jornalística: Você se acha em Porto Alegre?. Zero Hora.

  • BALESTRO, B. M. M. ; MARQUES, D. I. P. ; SAQUET, T. ; SOUZA, G. B. ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Explorando técnicas de Role_Play e Ideation Game no processo criativo em Design. In: Graphica 2024: XV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2025, Pelotas. Anais do Graphica 2024: XV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2025.

  • ANDRADE, THAÍS ALVES ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Representação de Gênero em Pictogramas de Sanitários Públicos: Um estudo exploratório. In: 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023, 2024, Caruaru - PE. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 12. p. 128-146.

  • COSTA, N. F. ; DIAS, L. R. ; MENDES, J. L. P. ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; SANTOS, B. T. . Combinação de Técnicas para soluções criativas: Brainwriting 635 e Analogia Sinética. In: XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design, 2024, Manaus. Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Manaus: EDUA, 2024.

  • SEVERO, J. ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Delimitação das necessidades de orientação/informação dos usuários em espaços públicos: uma análise da construção de requisitos de projeto para o sistema de sinalização da Biblioteca Pública doestado do Rio Grande do Sul. In: XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design, 2024, Manaus. Anais do XV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design. Manaus: EDUA, 2023.

  • DIEHL, NATÁLIA CRISTINA ; FORTUNATI, LARISSA ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Combinando técnicas criativas: Brainwriting 635 e Sinética no design de produtos. In: Colóquio Internacional de Design 2023, 2024, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Internacional de Design - Edição 2023: Epistemologias Latino-Americanas. Belo Horizonte: Even3, 2024.

  • BARBOSA, BRENDON WILLIAN GUEDES ; SILVA, ERIK FELIPE CAETANO DA ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Dinâmica sobre criatividade: aplicação de biônica, matriz morfológica e prototipagem como técnicas em Design. In: Colóquio Internacional de Design 2023, 2024, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Internacional de Design - Edição 2023: Epistemologias Latino-Americanas. Belo Horizonte: Even3, 2024.

  • SCHERER, F. V. . Seleção de Materiais aplicada ao Design Gráfico Ambiental. In: IV Congresso Internacional e X Workshop Design e Materiais, 2022, Natal. Anais do IV Congresso Internacional e X Workshop Design e Materiais. Natal: 4users, 2021.

  • GRILLO, A. ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; VAN DER LINDEN, J. C. S. . Competências de Design em equipes de Tecnologia da Informação: a percepção sobre o papel do Design pelos gestores de TI das instituições federais da rede SIG-UFRN. In: 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador, 2022. Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022. p. 1008-1021.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS . As identidades visuais da VARIG- Viação Aérea Riograndense. In: 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2022, Rio de Janeiro. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2022. p. 432.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; CATTANI, AIRTON ; SILVA, TANIA LUISA KOLTERMANN DA . Análise de modelos recorrentes em metodologias de projeto. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 1899.

  • GALLINA, GABRIEL ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Porto Alegre Gráfica: Levantamento de aspectos gráficos no contexto urbano. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings, 2019. p. 2201.

  • SILVA, LAURA HAFFNER DA ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; CATTANI, AIRTON . HERANÇA IMPRESSA: O LIVRO E A MEMÓRIA. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. p. 38-50.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; MONSÚ, STEFANI ZILLI . Apontamentos sobre Guias Turísticos e Design da Informação. In: 7th Information Design International Conference, 2015, Brasília. Proceedings of the 7th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 11.

  • KLOHN, SARA COPETTI ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS . Relations between typography and pictograms in signage project. In: 6th Information Design International Conference, 2014, Pernambuco. Proceedings of the 6th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2013. p. 153-170.

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS . DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL: REVISÃO E DEFINIÇÃO DE CONCEITOS. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher. p. 1-12.

  • PEREIRA, PRISCILA ZAVADIL ; SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; TEIXEIRA, FÁBIO GONÇALVES ; KOLTERMANN, TÂNIA ; SILVA, RÉGIO PIERRE DA ; CATTANI, AIRTON . POSSIBILIDADES DE USO DA MATRIZ MORFOLÓGICA NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS EM DESIGN. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. p. 1126-1135.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; ZAVADIL, P. . Criação e compatibilização de identidade de marca institucional. In: Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas _ CIDAG, 2013, Tomar (Portugal). Livro de Actas, 2013. p. 60-63.

  • SCHERER, F. V. ; CATTANI, A. ; COSSIO, G. ; CARDOSO, E. . Estratégias sustentáveis aplicadas ao design de exposição. In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2013, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2013. p. 288-298.

  • SCHERER, F. V. ; BERNARDES, M. M. . Formality and Informality in Signage Design Management. In: 5th International Congress Association of Societies of Design Research IASDR 2013, 2013, Tokio (Japão). Consilience and Inovation in Design Proceedings and Program IASDR 2013. Tokyo (Japão), 2013. v. 2. p. 351-352.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; FETTER, L. C. . Levantamento e Caracterização de Famílias Tipográficas para uso em Sistemas de Sinalização. In: 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012, 2012, São Luiz. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 2085-2098.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; CATTANI, A. ; COSSIO, G. . Contribuição para o Ensino de Metodologia em Design de Exposição. In: 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012, 2012, São Luiz. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 2572-2584.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; ZAVADIL, P. . Desenvolvimento e Compatibilização de Identidade de Marca Institucional: Estudo de Caso de Faculdade de Arquitetura UFRGS. In: 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012, 2012, São Luiz. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D Design 2012. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 2585-2594.

  • SCHERER, F. V. ; URIARTT, S. M. P. . O uso da cor em Sistemas de Sinalização. In: 12 Ergodesign, 2012, Natal. Anais do 12 Ergodesign, 2012.

  • ZAVADIL, P. ; SCHERER, F. V. ; SILVA, R. . Informação e composição visual no projeto gráfico de embalagens. In: 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais do 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

  • SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. . Comunicação Visual urbana: leitura e análise multidisciplinar da comunicação no espaço urbano. In: 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais do 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; COSTA, R. M. ; SILVA, T. K. . A Infografia como recurso pedagógico em Design de Sistemas de Informação e Comunicação. In: 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianopolis. Anais do 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; TEIXEIRA, F. G. ; SILVA, R. ; SILVA, T. K. . Design de Sinalização: representações gráficas como ferramenta de análise para contribuição metodológica. In: 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianopolis. Anais do 5 Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; CATTANI, A. ; COSSIO, G. . Metodologia em Design de Exposição: Revisão de abordagens para uma disciplina de projeto. In: VI CIPED - Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do VI CIPED - Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011.

  • CARDOSO, E. ; SILVA, T. K. ; SCHERER, F. V. . Acessibilidade em sistemas de orientação para usuários com deficiência. In: 11 ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia, 2011, Manaus. Anais do 11 ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia. Manaus: UFAM, 2011. p. 1-12.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Design de sistemas informacionais e mobiliário urbano integrados. In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. São Paulo: Anhembi Morumbi, Blucher, 2010.

  • SCHERER, F. V. ; FETTER, L. C. . Infografia: o design visual da informação. In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. São Paulo: Anhembi Morumbi, Blucher, 2010.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; CANDIDO, L. H. ; KINDLEN JR, W. . Sustentabilidade na seleção e aplicação de materiais em sinalização. In: 5 Workshop de Design e Seleção de Materiais, 2010, Lorena. Anais do 5 Workshop de Design e Seleção de Materiais, 2010.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . O uso de modelos virtuais e físicos no ensino de projeto integrado de sistemas de sinalização e mobiliário urbano. In: XIV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital - SIGRADI, 2010, Bogotá. Anais do XIV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital, 2010.

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Projeto Integrado I: Design de Sistemas Informacionais e Mobiliario Urbano. In: SEPEX 2008 - Seminario de Ensino Pesquisa e Extensão - Ufrgs, 2008, Porto Alegre. Anais do SEPEX 2008 - Seminario de Ensino Pesquisa e Extensão - Ufrgs, 2008.

  • BAKOS, F. ; BENZATTI, E. ; BUSTOS, C. ; SCHERER, F. V. . Comunicação Visual Urbana, um Estudo de Caso: Avenida Bento Gonçalves. In: 8 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do 8, 2008.

  • SCHERER, F. V. ; CUSTODIO, L. A. B. . A Trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Rio Grande do Sul [1900 / 2000]. In: X Encontro de Teoria e História do Rio Grande do Sul, 2006, Caxias do Sul. Anais do X Encontro de Teoria e História do Rio Grande do Sul, 2006.

  • SCHERER, F. V. . Edifício Sede da Cia. Carris Porto Alegrense. In: X Encontro de Teoria e História do Rio Grande do Sul, 2006, Caxias do Sul. Anais do X Encontro de Teoria e História do Rio Grande do Sul, 2006.

  • SCHERER, F. V. ; BAHIMA, C. F. S. . Parque Marinha do Brasil: Composição versus construção no parque urbano moderno. In: VIII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2004, Santa Cruz do Sul. Agora, v. 8, n. 1/2, jan/dez 2002. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2004.

  • SCHERER, F. V. ; CUSTODIO, L. A. B. . O Planejamento Urbano e Regional no Rio Grande do Sul: uma trajetória 1900-2000. In: XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos. Rio de Janeiro: Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil, 2003.

  • SCHERER, F. V. . Exposições Universais: Implicações Arquitetonicas e Urbanísticas das Pioneiras. In: VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2003, Passo Fundo. Anais do VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.

  • REIS, A. T. L. ; SCHERER, F. V. . Relação entre níveis de manutenção, limpeza, personalização, satisfação e principais alterações realizadas nas habitações. In: ENTAC 1998 - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 1998, Florianopolis. Anais ENTAC 1998, 1998.

  • SCHERER, F. V. . Relato da Pesquisa Elementos de projeto que afetam o desempenho dee conjuntos habitacionais e o grau de satisfação dos usuários. In: Relatos - Atividade desenvolvida pela Pró-reitoria ded pesquisa, 1997, Porto Alegre, 1997.

  • SCHERER, F. V. ; HETZEL, A. D. . REGISTRO DE UMA EXPERIENCIA EDITORIAL REVISTA-PORTFÓLIO DOS CURSOS DE DESIGN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. In: 2.ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, 2012, Lisboa. Livro de Resumos. Lisboa / Tomar: ISEC / IPT, 2012.

  • POLL, C. R. ; SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Projeto de sinalização - Parque Redenção. In: 4 Salão de Graduação e do 5 Salão de Educação a Distancia, 2009, Porto Alegre. Anais do 4 Salão de Graduação e do 5 Salão de Educação a Distancia. Porto Alegre: Ufrgs, 2009.

  • SCHERER, F. V. ; SOUTO, A E M . Ocorrencia e apropriação das linhas projetuais de paisagismo em atelier de projeto paisagístico. In: VIII ENEPEA Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Paisagismo, 2006, São Paulo. Anais do VIII ENEPEA Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Paisagismo, 2006. p. 363-370.

  • SCHERER, F. V. . Relação entre as paredes removidas, custos e níveis de satisfalção. In: X Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre, 1998.

  • SCHERER, F. V. . Relação entre níveis de manutenção, limpeza, personalização, satisfação e principais alterações realizadas nas habitações. In: IX Salão de Iniciação Científica, 1997, Porto Alegre. Anais do IX Salão de Iniciação Científica, 1997.

  • SCHERER, F. V. . As identidades Visuais da VARIG - Viação Aérea Rio Grandense. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. ; CATTANI, AIRTON ; SILVA, T. L. K. . Análise de modelos recorrentes em metodologias de projeto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; SCHERER, Gabriel. B. . Estudo de Método Projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, Design da Informação e Orientação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, FABIANO DE VARGAS ; MONSU, S. Z. . Apontamentos sobre Guias Turísticos e Design da Informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. . Design Gráfico Ambiental: Revisão e definição de conceitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; TEIXEIRA, F. G. ; SILVA, R. ; SILVA, T. K. . Design de Sinalização: representações gráficas como ferramenta de análise para contribuição metodológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. . Comunicação Visual urbana: leitura e análise multidisciplinar da comunicação no espaço urbano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Design de sistemas informacionais e mobiliário urbano integrados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. ; FETTER, L. C. . Infografia: o design visual da informação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. . Arquitetura Promocional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. . Comunicação Visual Urbana, um Estudo de Caso: Avenida Bento Gonçalves. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHERER, F. V. . Arquitetura Promocional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHERER, F. V. . Edifício Sede da Cia. Carris Porto Alegrense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHERER, F. V. ; CUSTODIO, L. A. B. . A Trajetória do Planejamento Urbano e Regional no Rio Grande do Sul [1900 / 2000]. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHERER, F. V. . Paisagismo e Arquitetura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHERER, F. V. ; BAHIMA, C. F. S. . Parque Marinha do Brasil: Composição versus construção no parque urbano moderno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHERER, F. V. . Sistematização e proposição de metodologia de projeto para sinalização espaço-usuário-informação 2017 (Tese de Doutorado).

  • SCHERER, F. V. ; CURTIS, M. C. G. ; FONTANIVE, M. F. . História, linha do tempo e relações possíveis entre diversos campos com que trabalha o Design 2011 (Projeto de Pesquisa (PAAP)).

  • SCHERER, F. V. . Expondo os Planos: As Exposições Universais dos Séc. XX e seus Planos Urbanísticos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação Planejamento Urbano e Regional, 2002 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

SCHERER, F. V. ; ZORZO, N. ; MORAIS, B. . Sinalização da Faculdade de Arquitetura UFRGS. 2023.

SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. . Identidade Visual dos Cursos de graduação e pós-graduação em Design UFRGS. 2014.

SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. ; TEIXEIRA, F. G. ; RIBEIRO, G. . Site do Programa de Pós-Graduação em Design - PGDesign/UFRGS. 2014.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; COSTA, R. M. . Sistema de Sinalização da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura UFRGS. 2013.

SCHERER, F. V. ; COSTA, S. R. . Identidade Visual Sweet Brownies. 2013.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Assinatura Comemorativa 80 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 2013.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; PICHLER, G. C. . Identidade Visual do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2013.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; STRACK, V. L. . Identidade Visual e Sistema de Sinalização da Biblioteca da Faculdade de Engenharia - BIBENG UFRGS. 2012.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; STRACK, V. L. . Identidade Visual e Ambientação Maré de Arte PROREXT/UFRGS. 2012.

CARDOSO, E. ; SCHERER, F. V. . Design Editorial da Revista de Extensão UFRGS. 2012.

CARDOSO, E. ; SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. . Identidade visual da Faculdade de Arquitetura UFRGS. 2011.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Sistema de Sinalização e Ambientação do 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; POLONI, R. W. . Identidade Visual Feira de Oportunidades. 2011.

SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. . Identidade Visual do Seminário Integrado de Projeto Design UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; ZAVADIL, P. ; CARDOSO, E. . Identidade Visual e Design Editorial da Revista do Programa de Pós-Graduacão em Design UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; COSTA, R. M. . Identidade Visual para o Núcleo de Design Gráfico Ambiental NDGA/UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; COSTA, R. M. ; IKUTA, M. . Sistema de Sinalização para o Prédio Centenário da Escola de Engenharia UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. ; IKUTA, M. . Assinatura Comemorativa 115 Escola de Engenharia - UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; CARDOSO, E. . Sistema de Sinalização para o Prédio Novo da Escola de Engenharia UFRGS. 2010.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Renner Planeta Atlantida 2008. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Donna Fashion 2008. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Cerveja Sol. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Ambientação Estúdio Coca-Cola 2008. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Pet Shop Bichos & Companhia. 2008.

SCHERER, F. V. . Projeto Lucila Antypas Cubas Artesanais. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto LAPOL / UFRGS Laboratorio de Polimeros. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Motoryama. 2008.

BARBOSA, C. S. ; SCHERER, F. V. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Farmácia Reativo. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Clinica Teloken. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Ação de Verão Coca Cola. 2008.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Ambientação Estúdio Coca-Cola 2007. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Anteprojeto Urbanístico e Arquitetonico do Centro de Energia Aplicada - Cenerg/Ufrgs. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto LAPAV/UFRGS Laboratorio de Pavimentações. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto LAMEF/UFRGS Laboratorio de Metalurgia Fisica. 2007.

BARBOSA, C. S. ; SCHERER, F. V. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Petrobras Bienal do Mercosul 2007. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Ambientação TIM Ta na Mesa. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Clinica Fertilitat. 2007.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Expresso Pizza. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Empório Body Store. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Dufech Alimentos Higienizados. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Fabrica Empório Body Store. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Uniformes Unimed/Vale do Sinos. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Pro Loja. 2006.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estandes Azevedo Bento. 2006.

SCHERER, F. V. ; SEBBEN, M. G. . Projeto de Sinalização do Campus Sede da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2005.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Competence. 2005.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Studio Mix. 2005.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Galeria Florencio Ygartua. 2005.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Companhia Provincia. 2005.

BARBOSA, C. S. ; SCHERER, F. V. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Cervejaria Schmitt. 2005.

SCHERER, F. V. ; SEBBEN, M. G. . Projeto Paradas de Onibus da Universidade de Santa Cruz do Sul. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Ra Tim Bum Brinquedos Educativos. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Lavandeira Cedilha. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Nativa Brasil. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Uniformes SESC/RS. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Uniforme Planeta Atlantida 2004. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Imobiliaria JJA. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Farmacia Medicinal. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Palmilha Grendene. 2004.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Agaricus Aguas Claras. 2003.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Uniforme Recepcionistas Grendene. 2003.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Uniformes Promotores Grupo RBS. 2003.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Flexivity. 2003.

SCHERER, F. V. ; BARBOSA, C. S. ; ZANUZZI, V. F. . Projeto Estande Maraolo. 2003.

SCHERER, F. V. . Núcleo de Design Gráfico Ambiental - NDGA. 2010; Tema: Design Gráfico Ambiental. (Blog).

SCHERER, F. V. . Identidade, Comunicação e Visual Merchandising. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade, Comunicação e Visual Merchandising. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade, Comunicação e Visual Merchandising. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade, Comunicação e Visual Merchandising. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade, Comunicação e Visual Merchandising. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Fundamentos da Arquitetura de Interiores. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade e Comunicação Visual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. . Identidade e Comunicação Visual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCHERER, F. V. ; BAKOS, F. ; BUSTOS, C. ; BENZATTI, E. ; TINOCO, A. . Relatório da Pesquisa: Comunicação Visual Urbana: Avenida Bento Gonçalves - Porto Alegre. 2010. (Relatório de pesquisa).

SCHERER, F. V. . Comunicação Visual + Arquitetura Promocional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHERER, F. V. . Arquitetura da Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protótipo de Livro).

SCHERER, F. V. . Arquitetura do Rio Grande do Sul e Região dos Vales. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SCHERER, F. V. . Sinalização. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SCHERER, F. V. . Arquitetura da Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protótipo de Livro).

BOECHAT, S. C. ; SCHERER, F. V. . Paisagismo Residencial e Comercial. 2006. .

BOECHAT, S. C. ; SCHERER, F. V. . Paisagismo Residencial e Comercial. 2006. .

SCHERER, F. V. . AutoCad 2006. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SCHERER, F. V. . Paisagismo. 2006. (Projeto de curso de especialização em paisagismo).

SCHERER, F. V. ; SEBBEN, M. G. . Paisagismo: do conceito ao Design. 2005. .

SCHERER, F. V. ; SEBBEN, M. G. . Paisagismo do Conceito ao Design. 2005. .

SCHERER, F. V. . Paisagismo Residencial. 2005. .

SCHERER, F. V. ; FAGUNDES, H A V . Maquetes. 2005. (Projeto de Curso de Extensão em Maquetes).

SCHERER, F. V. . Repertório, Análise e Síntese: uma introdução ao projeto arquitetonico. 2002. (Fotografia).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Memória Gráfica, Descrição: Projeto guarda-chuva que abriga várias pesquisas que tem por objetivo (i) estimular investigações que contribuam para uma melhor compreensão e valorização das origens do design gráfico; (ii) resgatar manifestações, projetos e produtores gráficos e da cultura material enquanto elementos da memória e da identidade coletiva, notadamente, mas não apenas, no contexto do Rio Grande do Sul; e (III) contribuir para a compreensão da relevância dos estudos sobre sua história para as práticas contemporâneas de projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiano de Vargas Scherer - Coordenador / Maria do Carmo Gonçalves Curtis - Integrante / Priscila Zavadil Pereira - Integrante / Airton Cattani - Integrante / Mario Furtado Fontanive - Integrante / Jaire Passos - Integrante / Sandro Roberto Fetter - Integrante / Gabriel Gallina - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Design para Experiência Multissensorial em Museus, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiano de Vargas Scherer - Integrante / Eduardo Cardoso - Coordenador.

  • 2010 - 2017

    Sistematização de uma Metodologia Projetual para Design de Sinalização, Descrição: Esta pesquisa trata das relações metodológicas do projeto de sinalização, situado dentro da área do design gráfico ambiental. Mais especificamente, aborda em levantamentos bibliográficos e em projetos reais, as praticas projetuais metodologicas, através do estudo e da sistematização destas metodologias e da proposição de um método, que possa ser testado e validado posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fabiano de Vargas Scherer - Coordenador / Eduardo Cardoso - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Sinais- Banco de dados de sistemas de sinalização, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabiano de Vargas Scherer - Coordenador / Eduardo Cardoso - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Comunicação e Ambiente Urbano (Porto Alegre), Descrição: Geração de uma proposta dialogada para a comunicação urbana a partir de estudos e da realização de fóruns com representantes do mercado, academia e sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiano de Vargas Scherer - Integrante / Fernando Bakos - Integrante / Carolina Bustos - Coordenador / Agata Tinoco - Integrante / Eduardo Benzatti - Integrante.

Prêmios

2024

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2024/1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2024

Prêmio Bornancini 2024 - Ouro Categoria Mobiliário Urbano estudante (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2024

Prêmio Bornancini 2024 - Prata Categoria Mobiliário Urbano estudante (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2024

Prêmio Bornancini 2024 - Prata Categoria Identidade Visual estudante (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2024

Prêmio Bornancini 2024 - Bronze Categoria Design de Produto estudante (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2024

Destaque Bienal Brasileira de Design Gráfico 2024 - Projeto Museu de Percurso do Negro (orientador), ADG Associação dos Designers Gráficos.

2024

Prêmio Bornancini 2024 - Prata Categoria Sinalização/Ambientação estudante (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2023

Premio Guilherme Cunha Lima - 2 Melhor Artigo do Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI 2023, Sociedade Brasileira de Design da Informação - SBDI.

2023

Premio Brasileiro de Design - BDA 2023 - Design Ambiente estudante (orientador), Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN.

2023

TCC destaque Design de Produto UFRGS 2023/2 de Filipi Bagigoto Schein (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN..

2022

Premio Bornancini 2022 - Primeiro Lugar Categoria estudante Identidade Visual (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2022

Premio Brasileiro de Design - BDA 2022 - Design Gráfico estudante (orientador), Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN.

2020

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2020/1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2020

Professor Homenageado das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2020/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2020

Premio Bornancini 2020 - Primeiro Lugar Categoria estudante Stand e Quiosque Projeto (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2020

Premio Bornancini 2020 - Segundo Lugar Categoria estudante Ambientação e Sinalização Projeto (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2020

Premio Bornancini 2020 - Segundo Lugar Categoria estudante Design Gráfico Promocional Projeto (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2020

TCC destaque Design de Produto UFRGS 2020/2 de Maria Clara Schuler Chedid (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2018

Premio POPAI 2018 - Categoria estudante Projeto (orientador), Point-of-Purchase Advertising International - POPAI Brasil.

2018

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2018/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2017

Professor Homenageado das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2017/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2016

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2016/1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2016

Professor Homenageado das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2016/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2015

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2015/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2015

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2015/1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2014

Premio Idea Brasil 2014 - Bronze "MTO - Mobiliário modular" de Beatriz Azolin, Fernando Guimarães e Guilherme Parolin (Orientador), IDSA / Objeto Brasil.

2014

Premio Bornancini 2014 - Primeiro Lugar Categoria estudante Identidade Visual Projeto (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Premio Bornancini 2014 - Segundo Lugar Categoria estudante Sistemas de Sinalização Projeto "Estação 3º Perimetral" de Fernanda Verdi, Jonn Kuo e Raysa Neckel (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Premio Bornancini 2014 - Terceiro Lugar Categoria estudante Sistemas de Sinalização Projeto "Praça DMAE" de Guilherme Gonçalves, Laura Spina e Simone Silva (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Premio Bornancini 2014 - Segundo Lugar Categoria estudante Ambientação Projeto (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Premio Bornancini 2014 - Terceiro Lugar Categoria Design para sustentabilidade Projeto "MTO" de Beatriz Azolin, Fernando Guimarães e Guilherme Parolin (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Premio Bornancini 2014 - Segundo Lugar Categoria estudante Design para a Sustentabilidade (CICLO; jardinagem para crianças) dos alunos Diogo Perin, Felipe Barroco e Guilherme Robaski (orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2014

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2014/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2013

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2013/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2013

Premio Idea Brasil 2013 - Bronze "Projeto Linha Quem somos nós?" de Joana Buglione, Mariana Ikuta e Natália Trarbach (Orientador), IDSA / Objeto Brasil.

2012

Professor Homenageado das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2012/1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2012

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2012/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2012

Premio Bornancini 2012 - Finalista Projeto Infográficos para Ensino em Design de Informação (Categoria profissional Design Gráfico-Visual - Infografia), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Bornancini 2012 - Finalista Projeto Ambientação do 5 CBEU - 5 Congresso Basieliro de Extensão Universitária (Categoria profissional Design de Ambientação), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul ? APDESIGN.

2012

Premio Idea Brasil 2012 - Bronze Projeto Lendas Gaúchas" de Eric Pautz, Grazielle Bruscato Portella e Rafael Wagner Poloni (Orientador), IDSA / Objeto Brasil.

2012

Premio Bornancini 2012 - Menção Honrosa Categoria estudante Identidade Visual "Projeto Linha turismo de Porto Alegre" de Gabriel Bischoff Scherer (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Bornancini 2012 - Primeiro Lugar Categoria estudante Sistemas de Sinalização Projeto "Sinalização Jardim Botanico" de Alice Meditsch e Thiago Barbosa (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Bornancini 2012 - Menção Honrosa categoria estudante Sistemas de Sinalização "Projeto Parque da Redenção" de Marcos Oliveira e Natália Blauth (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Bornancini 2012 - Menção Honrosa Categoria estudante Infografia "Projeto Infográfico Segunda Guerra Mundial de Rafael Wagner Poloni (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Salão Design MovelSul Brasil 2012 - "Projeto Conjunto Mesa e Cadeira Capio" de Bruna Schuch, Fernanda Filipin e Moisés Hansen (Orientador), Salão Design MovelSul.

2012

Premio Salão Design MovelSul Brasil 2012 - "Projeto Sofá-cama Cápio" de Bruna Schuch, Fernanda Filipin e Moisés Hansen (Orientador), Salão Design MovelSul.

2012

Premio Bornancini 2012 - Primeiro Lugar Categoria estudante Design de Ponto de Venda Projeto "Estande Vena" de Gabriel Scherer, Rossana Reiter e Stefan Fernandes (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2012

Premio Braskem - 2 Lugar "Mobiliário Vena" de Gabriel Scherer, Rossana Reiter e Stefab Fernandes (Orientador), Braskem / Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2011

Paraninfo das Turmas de Design de Produto e Design Visual 2011/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2011

Primeiro Premio Identidade Visual Faculdade de Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2011

Premio Idea Brasil 2011 - Bronze Projeto "In Porto Alegre" de Amanda Vargas e Caroline Kruger e Clara Ungaretti (Orientador), IDSA / Objeto Brasil.

2010

Premio Bornancini 2010 - Primeiro Lugar categoria estudante "Projeto Sinalização Parcão" de Eric Pautz e Grazielle Bruscatto Portela (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2010

Premio Bornancini 2010 - Menção honrosa categoria estudante Identidade Visual "Projeto Indetidade ALPA" de Marcelo Almeida (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul ? APDESIGN.

2010

Premio Bornancini 2010 - Menção honrosa categoria estudante material promocional "Lendas Gaúchas" de Eric Pautz, Grazielle Bruscato Portela e Rafael Poloni (Orientador), Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2009

Paraninfo da Turma de Design Visual 2009/2, Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2009

Professor Homenageado da VII Turma de Arquitetos e Urbanistas, Universidade de Santa Cruz do Sul.

2008

Paraninfo da VI Turma de Arquitetos e Urbanistas, Universidade de Santa Cruz do Sul.

2008

Premio Bornancini 2008 - Primeiro Lugar categoria estudante Sistemas de Sinalização, Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul - APDESIGN.

2007

Professor Homenageado da V Turma de Arquitetos e Urbanistas, Universidade de Santa Cruz do Sul.

2004

Professor Homenageado da II Turma de Arquitetos e Urbanistas, Universidade de Santa Cruz do Sul.

1998

2 Premio Dia Mundial do Urbanismo - Menção Honrosa Categoria Projeto, Departamento de Urbanismo - Faculdade de Arquitetura - UFRGS.

1997

1 Premio Dia Mundial do Urbanismo - Primeiro Premio Ensaio Teórico, Departamento de Urbanismo - Faculdade de Arquitetura - UFRGS.

1997

1 Premio Dia Mundial do Urbanismo - Menção Honrosa Ensaio Livre, Departamento de Urbanismo - Faculdade de Arquitetura - UFRGS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica. , Rua Sarmento Leite, 320 / 505, Centro, 90050-170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083125, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2024

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professsor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

1996 - 1998

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

1995 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria da disciplia de História da Arquitetura (Arq 130) no Curso de Arquitetura / UFRGS

Atividades

  • 05/2025

    Direção e administração, Escola de Engenharia.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - PGDesign.

  • 09/2021

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento.

  • 06/2019

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Inserção do Usuário no Processo de Projeto, Processos Criativos em Design

  • 09/2018

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Coordenador de especialização.

  • 09/2018

    Ensino, Especialização em Design Gráfico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Visual, Métodos, Técnicas e Ferramentas de Criação, Introdução ao Design Gráfico Ambiental, Design Gráfico Ambiental (Sinalização)

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Linhas de pesquisa

  • 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Design e Expressão Gráfico.

  • 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estruturante Docente - NDE Design Visual.

  • 03/2011

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado II, Projeto Integrado I

  • 11/2017 - 11/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação em Design - COMGRAD/Design.

  • 04/2010 - 12/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Linhas de pesquisa

  • 05/2017 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Avaliação da Unidade - NAU Faculdade de Arquitetura.

  • 09/2012 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura.

  • 12/2012 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Extensão da Faculdade de Arquitetura.

  • 12/2012 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura.,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Arquitetura.

  • 04/2012 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão do Trabalho Final de Curso - TCC I e TCC II, dos Cursos de Design de Produto e Design Visual.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Visual I, Projeto Integrado II, Projeto Integrado I

  • 04/2010 - 07/2010

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado I, Projeto Visual I

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado I, Projeto Visual IV

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado I, Projeto Visual III

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado I

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Design - Hab. Design de Produto e Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica Integrada de Criação II

2005 - 2010

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18

Atividades

  • 03/2010 - 04/2010

    Ensino, Design - Hab. Visual com enfase en Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto VIA, Projeto I, Design de Sistemas Informacionais, Assuntos Emergentes

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Design - Hab. Visual com enfase en Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assuntos Emergentes, Projeto VIA

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Design - Hab. Visual com enfase en Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assuntos Emergentes em Design e Marketing, Design de Sistemas Informacionais, Projeto I, Projeto VIA

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Design - Hab. Visual com enfase en Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto VIA, Design de Sistemas Informacionais

  • 03/2005 - 07/2008

    Ensino, Design - Hab. Visual com enfase en Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Sistemas Informacionais

2003 - 2010

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/2010 - 04/2010

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo II, Paisagismo I, Arquitetura do Rio Grande do Sul e da Região dos Vales, Projeto Arquitetonico III

  • 03/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura UNISC.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 07/2007 - 04/2010

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura UNISC.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Projeto Arquitetonico.

  • 08/2003 - 04/2010

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura UNISC.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Maquetes.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Gráfica II, Paisagismo I, Projeto de Arquitetura V

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura do Rio Grande do Sul e Região dos Vales, Maquete e Fotografia, Paisagismo II, Projeto Arquitetonico II

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo I, Projeto Arquitetonico V

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura do Rio Grande do Sul e Região dos Vales, Paisagismo II, Projeto Arquitetonico II

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo I, Projeto Arquitetonico V

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura do Rio Grande do Sul e da Região dos Vales, Paisagismo II, Projeto de Arquitetura II

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Arquitetura II - Maquete e Fotografia, Paisagismo I, Projeto de Arquitetura V

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Representação de Projeto IV, Arquitetura do Rio Grande do Sul e Região do Vales, Paisagismo II, Projeto de Arquitetura II

  • 03/2004 - 03/2006

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura UNISC.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Expressão Gráfica.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo I, Introdução a Arquitetuta II - Maquete e Fotografia

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Representação de Projeto II, Paisagismo II, Projeto de Arquitetura II

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura Brasileira, Introdução a Arquitetura II - Maquete e Fotografia, Representação de Projeto III

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura III, Paisagismo II

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Arquitetura II, Informatica Aplicada a Arquitetura II

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, arquitetura e urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo II, Projeto Arquitetonico III

  • 04/2003 - 05/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura UNISC.,Atividade de extensão realizada, Projeto Mídias Alternativas.

2002 - 2009

Quadrilha Design

Vínculo: arquiteto (sócio), Enquadramento Funcional: arquiteto

2003 - 2004

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor

Outras informações:
Conultor do programa ViaDesign (através da entidade executora Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul)

Atividades

  • 07/2003 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SEBRAE RS.,Cargo ou função, Consultor.