Paulo Ricardo Rossi Sitya
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Santa Maria (1989).Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela FFCMPA(1991 e 1992). Mestrado em Curso de Pós-graduação Clínica Medica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professor Adjunto de Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil(ULBRA) Preceptor da residencia medica em ginecologia do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia ginecológica(SOBENGE) e secretário da SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA - CAPÍTULO RS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia. Especialista qualificado pela FEBRASGO e SOBRACIL em Videocirurgia ginecológica (histeroscopia e videolaparoscopia).Coordenador da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário ULBRA - CANOAS. Coordenador da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da ULBRA -CANOAS
Gestor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário ULBRA - CANOAS
Informações coletadas do Lattes em 05/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Curso de Pós-graduação Clínica Medica
2001 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Histeroscopia no Manejo dos Miomas Submucosos Sintomáticos,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Gilberto Schwartsman
Especialização - Residência médica
1991 - 1993
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Residência médica em: Ginecologia e ObstetriciaNúmero do registro: .
Especialização em LAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA
2007 - 2007
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA - CAPÍTULO RS
Título: MIOMECTOMIA LAPAROSCÓPICA
Orientador: FRANCESCO ANTONIO VISCOMI
Especialização em HISTEROSCOPIA
2007 - 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia - SP
Título: MIOMECTOMIA HISTEROSCÓPICA
Orientador: FRANCESCO ANTONIO VISCOMI
Aperfeiçoamento em CIRURGIA LAPAROSCÓPICA AVANÇADA
2015 - 2015
SOBENGE
Título: CIRURGIA DA ENDOMETRIOSE PROFUNDA. Ano de finalização: 2015
Orientador: ARNOLD WATIEZ
Formação complementar
2007 - 2007
IMPROVING OUTCOMES WITH IMPROVED TECHNIQUES IN GYN SURGERY. (Carga horária: 40h). , SOBENGE, SOBENGE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: LAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: HISTEROSCOPIA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ginecologia e Obstetrícia.
Organização de eventos
SITYA, P. R. R. . II CONGRESSO DE CUIDADOS COM A SAÚDE DA MULHER. 2017. (Congresso).
SITYA, P. R. R. . CAMPANHA OUTUBRO ROSA. 2017. (Outro).
SITYA, P. R. R. . CAMPANHA OUTUBRO ROSA. 2017. (Outro).
SITYA, P. R. R. . CAMPANHA OUTUBRO ROSA. 2016. (Outro).
SITYA, P. R. R. . I CONGRESSO DE CUIDADOS COM A SAÚDE DA MULHER. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
CONSULFARMA. EXPERIENCIA CLINICA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE COM GESTRINONA VIA VAGINAL EM PENTRAVAN. 2017. (Congresso).
Participação em bancas
SITYA, P. R. R.. CISTOADENOMA MUCINOSO GIGANTE DE OVÁRIO: UM RELATO DE CASO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. TOCOTRAUMATISMO MATERNO: LACERAÇÃO PERINEAL DE QUARTO GRAU-UM RELATO DE CASO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. CLASSIFICAÇÃO DAS ANOMALIAS MULLERIANAS : UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. Sling Sintético transobturatório: tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; TRAMONTINI, P.. SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL: PREVALÊNCIA DE ACHADOS HISTEROSCÓPICOS EM UM HOSPITAL DA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; ANGST, L.. TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE: UMA ATUALIZAÇÃO DAS DROGAS TERAPÊUTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; DRESSEL, P.. CONDILOMA ACUMINADO:ATUALIZAÇÃO DAS MODALIDADES TERAPÊUTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; COSTA, D.. ALTERNATIVAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA ALIVIO DA DOR NO PARTO:UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; BIONDO, I. B.. MANEJO DA PACIENTE ADULTA JOVEM COM ENDOMETRIOSE OVARIANA E INFERTIL:REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; FERREIRA, E. S. S.. PRINCIPAIS TUMORES GERMINATIVOS NA INFÂNCIA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; PAGANELLA, L. B.. AVALIAÇÃO DO CORPO PERINEAL DE PACIENTES QUE REALIZARAM EPISIOTOMIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CANOAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; KIRST, B. R.. PESQUISA DE LINFONODO SENTINELA EM CÂNCER DE COLO UTERINO:UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; REGINATTO, E.. USO DA METFORMINA NA SINDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS;UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; WEGNER, J. P.. CÂNCER DE MAMA E GESTAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. SOBREVIDA DE PACIENTES SUBMETIDAS AS CIRURGIAS DE SCHAUTA-AMREICH E WERTHEIN-MEIGS PARA CÂNCER DO COLO UTERINO ESTADIO INICIAL,EM DOIS HOSPITAIS DE PROTO ALEGRE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. Sindrome de Morris: uma revisão bibliográfica necessária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. PERFIL DE PACIENTES DE ATÉ 40 ANOS COM DIAGNÓSTICO DE CARCINOMA DE MAMA NO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL PRESIDENTE VARGAS NO PERIODO DE CINCO ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. HISTÓRIA DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CANCER DE MAMA: DA MASTECTOMIA RADICAL À RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA-REVISÃO DA LITERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. RELATO DE CASO: ÚTERO UNICORNO COM CORNO ACESSÓRIO FUNCIONANTE E SEM COMUNICAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; BAGRAGLIA, B. M.. TERATOMA DE OVÁRIO:REVISÃO DA LITERATURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS EXAMES DO PRÉ-NATAL PELAS GESTANTES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. Perfil de Mulheres com diabettes Mellitus Gestacional Internadas na Casa de Gestante no Hospital Universitário da ULBRA, no período de 2012 à 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. Prevalência de Depressão em Mulheres de Casais Inférteis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. ASPECTOS RELEVANTES NO MANEJO DE PACIENTES INFÉRTEIS PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. TUBERCULOSE PERITONIAL: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO COLÁGENO NOS LIGAMENTOS CARDINAIS E ÚTERO-SACROS DE PACIENTES SUBMETIDAS À HISTERECTOMIA VAGINAL COM OU SEM PROLAPSO UTERINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. Uso da coenzima Q10 como coadjuvante no tratamento da infertilidade em mulheres submetidas às técnicas de reprodução assitida em uma clinica particular de porto Alegre-RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. VARIZES PÉLVICAS ASSOCIADAS A SINDROMES DE INSUFICIÊNCIA VENOSA DE MEMBROS INFERIORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; POSTALI, C. Z.. METAPLASIA ÓSSEA ENDOMETRIAL:RELATO DA CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; CRUZ, A. L. C.. PREVALÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA E FECAL NO SERVIÇO PRIVADO EM SANTO ANGELO E PORTO ALEGRE,RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; SILVEIRA FILHO, J. A. A.. ANALISE DE SOBREVIDA DAS PACIENTES SUBMETIDAS A HISTERECTOMIA RADICAL VAGINAL(CIRURGIA DE SCHAUTA) NO TRATAMENTO DO CARCINOMA DE COLO UTERINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: INFLUÊNCIAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; BANDEIRA, M. P. W.. RÂNULA CONGÊNITA: RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; STAHLHOFER, L. L.. CÂNCER DE MAMA NA GESTAÇÃO: RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
SITYA, P. R. R.; VALDOVELLI, M. C.. DOENÇA DE PAGET MAMARIA: UM RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil.
Orientou
MANEJO DA PACIENTE ADULTA JOVEM COM ENDOMETRIOSE OVARIANA E INFERTIL:REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Paulo Ricardo Rossi Sitya;
CONDILOMA ACUMINADO:ATUALIZAÇÃO DAS MODALIDADES TERAPÊUTICAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Paulo Ricardo Rossi Sitya;
TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE: UMA ATUALIZAÇÃO DAS DROGAS TERAPÊUTICAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Paulo Ricardo Rossi Sitya;
PRINCIPAIS TUMORES GERMINATIVOS NA INFÂNCIA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Paulo Ricardo Rossi Sitya;
Produções bibliográficas
-
RENATO SOUZA DA SILVA ; CARLI, L. A. ; SITYA, P. R. R. ; SITYA, P. R. R. . VIDEOCIRURGIA. 1. ed. PORTO ALEGRE-RS: ARTMED, 2007. v. 1. 496p .
-
SITYA, P. R. R. ; NAVARINI, H. ; BARCELOS, M. . VIDEOLAPAROSCOPIA NO TRATAMENTO DOS MIOMAS SUBSEROSOS E INTRAMURAIS. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE VIDEOCIRURGIADA ALACE E SOBRACIL, 2011, GRAMADO-RS. CONGRESSO SUL-AMERICANO DE VIDEOCIRURGIA DA ALACE E SOBRACIL, 2011.
-
SITYA, P. R. R. ; BARCELOS, M. . VIDEOLAPAROSCOPIA NO MANEJO DA ENDOMETRIOSE VESICAL. In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DE VIDEOCIRURGIA DA ALACEE SOBRACIL, 2011, Gramado-RS. CONGRESSO SUL-AMERICANO DE VIDEOCIRURGIADA ALACE E SOBRACIL, 2011.
-
SITYA, P. R. R. . AVALIAÇÃO ECUIDADOS PRÁTICOS NO PRÉ-OPERATORIO DAS PACIENTES DE ALTO E BAIXO RISCO. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA DO RS, 2004, IJUI-RS. ENCONTRO REGIONAL DA SOGIRGS, 2007.
-
SITYA, P. R. R. . Sangramento Uterino anormal:Diagnóstico e tratamento. In: III SIMPÓSIO DE ENDOCRINOLOGIA GINECOLÓGICA E ENDOMETRIOSE DA SERRA GAÚCHA, 2002, Caxias do Sul. III SIMPÓSIO DE ENDOCRINOLOGIA GINECOLÓGICA E ENDOMETRIOSE DA SERRA GAUCHA, 2002.
-
SITYA, P. R. R. . PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXULAMENTE TRANSMISSÍVEIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . ATUALIZAÇÃO EM CUIDADOS COM A SAÚDE DA MULHER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . USO DA GESTRINONA EM PENTRAVAN NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . TRATAMENTO CLINICO DA ENDOMETRIOSE COM GESTRINONA EM PENTRAVAN VIA VAGINAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . TRATAMENTO LAPAROSCÓPICO DA ENDOMETRIOSE VESICAL COM UTILIZAÇÃO DO HARMONIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . Endometriose e dor-dificuldades e tratamento medicamentoso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . USO RACIONAL ANÁLOGO NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA E EM MIOMAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . MIOMECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . LEIOMIOMA UTERINO EM PARTURIÇÃO-RELATO DE CASO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . Endometriose e dor pélvica: como eu faço, Guidelines. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . Endometriose do Compartimento Posterior: Evidência,Experiência e Inteligência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SITYA, P. R. R. . METAPLASIA ÓSSEA DO ENDOMÉTRIO:DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO HISTEROSCÓPICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. ; BARCELOS, M. ; NAVARINI, H. . Videolaparoscopia no Tratamento dos Miomas Subserosos e intramurais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. ; BARCELOS, M. . VIDEOLAPAROSCOPIA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE VESICAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . Management hysteroscopy of submucous myoma. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . Metaplasia Óssea em Endométrio-diagnóstico e tratamento histeroscópico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SITYA, P. R. R. . Miomectomia Histeroscópica-Análise de 234 casos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SITYA, P. R. R. . AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA MENOPAUSA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SITYA, P. R. R. . DOR PÉLVICA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SITYA, P. R. R. . CURSO DE LAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SITYA, P. R. R. . CURSO DE HISTEROSCOPIA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2008
Preceptor Homenageado da Residencia Médica em Ginecologia e Obstetricia, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.
2007
Preceptor Homenageado da Residencia Médica, Hospital Materno- Infantil Presidente Vargas.
2001
Trofeu Obirici, Zero Hora.
2001
Melhor Trabalho Cientifico em Endoscopia Ginecológica pela Sociedade Internacional de Endoscopia Ginecológica, SOBENGE - AAGL - ISGE.
2000
Melhores da Medicina do Rio Grande do Sul, Jornal The Brasilian Time.
2000
Premio Competência em Medicina, Zero Hora.
1995
Os Melhores da Medicina do Rio Grande do Sul, Jornal The Brazilian Time.
1994
Médico Comunitário, Prefeitura Municipal de Canoas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Luterana do Brasil, Ulbra Canoas. , Av. Farroupilha 8001 PREDIO 1 SALA 21, São José, 92425-900 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 34779171, Fax: (51) 34774000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Faculdade de Medicina, Carga horária: 40
1993 - Atual
Hospital Materno-Infantil Presidente VargasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PRECEPTOR DA RESIDENCIA MEDICA EM GINECOLOGIA, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador da Residência Médica em Videocirurgia Ginecológica
2002 - Atual
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIDEOCIRURGIA - CAPÍTULO RSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Ricardo Rossi Sitya e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?