Cleonir Coelho Simões

O professor Cleonir Coelho Simões é Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP (2020), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Física pela PUC - MG (2009), especialista em Ensino de Física pela UFV - MG (2003) e Licenciado em Física pela UFV - MG (2001). Atuou como professor de Física e Astronomia na faculdade ISEED/FAVED em Virginópolis, MG, como professor de Estatística no instituto IESMIG, em Sabinópolis, MG e, ainda como professor de Física no Ensino Médio no Colégio Vygostky (Positivo) em Guanhães, MG, na E. E. Monsenhor José Amantino dos Santos em Sabinópolis, MG e na Escola Atual, em Sabinópolis, MG. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais, onde atua como professor de Física no Ensino Médio, Eletrônica Básica no Ensino Técnico e Fundamentos de Astronomia para o curso de Ciências Biológicas, em São João Evangelista, MG.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino de Ciências

2017 - 2020

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Ensino de Astronomia e Aprendizagem Significativa: Um olhar sobre o Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista
, Ano de obtenção: 2020. Marcos Rincon Voelzke. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino de Astronomia; Ensino Técnico Integrado.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: ENSINO DE ASTRONOMIA.

Mestrado profissional em Mestrado em ensino

2006 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Elementos de Astronomia nos livros didáticos de fisica, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Yassuko Hosoume
Palavras-chave: lLivro didático; Astronomia; Física; Ensino Médio.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Especialização em Especialização em ensino de Física

2002 - 2003

Universidade Federal de Viçosa
Título: Avaliação sobre a estrutura de organização dos conteúdos de física ministrados no ensino médio e fundamental
Orientador: Orlando Pinheiro Fonseca Rodrigues

Graduação em Licenciatura em Física

1996 - 2001

Universidade Federal de Viçosa

Formação complementar

2018 - 2018

Planetário: apenas para ver estrelinhas?. (Carga horária: 2h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.

2018 - 2018

O professor como divulgador de ciências: Astronomia na mídia.. (Carga horária: 3h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.

2018 - 2018

A Lua na sala de aula: desafios e possibilidades. (Carga horária: 2h). , Sociedade Astronômica Brasileira, SAB, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.

Organização de eventos

SIMÕES, C. C. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2025. .

SIMÕES, C. C. . TORNEIO DE FÍSICA PARA MENINAS. 2025. .

SIMÕES, C. C. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2024. .

SIMÕES, C. C. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2023. .

SIMÕES, CLEONIR COELHO . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2022. .

SIMÕES, C. C. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2022. .

SIMÕES, C. C. . OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS. 2022. .

SIMÕES, CLEONIR COELHO . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2021. .

SIMÕES, CLEONIR COELHO . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2020. .

SIMÕES, CLEONIR COELHO . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2019. .

SIMÕES, CLEONIR COELHO . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2018. .

Participação em eventos

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As maravilhas do uso prático da água. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Usina Hidréletrica. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Fotobiorreator de algas com garrafas recicláveis. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Impactos de eutrofização. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Turbina Eólica Sustentável: Geração de Energia com Materiais Recicláveis para Iluminação de Maquete Urbana. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Braço das Soluções: Modelando Ações Locais com a Força da Água do. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Léxico Informacional do Universo Azul: Informação, energia e equilíbrio no Planeta Água. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Usina Hidréletrica. 2025. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Captação de água da chuva, sistema de irrigação e produção de biofertilizantes a partir de resíduos de alimentos para recuperação do solo em áreas de plantio afetadas por queimadas.. 2024. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Desvendando o clima: uma estação meteorológica caseira. 2024. (Feira).

2ª Feira de Negócios Multissetorial de Guanhães. Planetário do IFMG. 2023. (Exposição).

I Mostra Ensino-Pesquisa-Extensão-MEPE 2022.A prática da Astrofotografia no Curso de Ciências Biológicas do IFMG São João Evangelista. 2022. (Outra).

VII Semana de Imersão Total em Astronomia (SeITA). 2022. (Congresso).

XII Semana de Ciência e Tecnologia. A importância econômica e ambiental da independência Energética. 2022. (Feira).

IV Jornada Nacional de Casos para Ensino. ENSINO DE ASTRONOMIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO. 2019. (Congresso).

Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira. INVESTIGANDO EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UM MINICURSO SOBRE OBSERVAÇÃO DO SOL. 2019. (Congresso).

Evento Comemorativo de Dez anos do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.Educação em Astronomia e Aprendizagem Significativa: Um olhar sobre o Ensino Tecnico Integrado. 2018. (Outra).

I Feira Mineira e V Feira Regional de Matemática - IFMG/SJE. Matemática na irrigação com Placa Solar e Arduino. 2018. (Feira).

I Feira Mineira e V Feira Regional de Matemática - IFMG/SJE. Mão Robótica com Arduino. 2018. (Feira).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Observação do Sol e das Manchas solares pelo processo de projeção.. 2018. (Oficina).

Econtro de Produção Discente.Interferência do Campo Magnético no potencial produtivo da cultura do Alface (Lactuca Sativa0. 2017. (Encontro).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Forno Solar: Um alternativa contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Célula de Hidrogênio e motor a combustão de hidrogênio. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Trem Maglev. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Catalogação recuperação e modernização dos módulos de física presentes no IFMG - Campus São João Evangelista. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Eletrobag. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Recuperação do potencial produtivo do solo. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Bomba Hidráulica de HD. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Chamas Dançantes. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Motor movido a vela. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Casa a energia solar. 2016. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Anel de Thomson. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Motor Elementar. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Construção, aplicações e curiosidades sobre eletroímãs.. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Olhos Sônicos. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Automação Residencial com Raspbery Pi. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Labirinto elétrico e eletrofloculação. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Vela Mágica - Explorando o LDR. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Automação em via de trânsito com Arduino. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de Ciễncia e Tecnologia. Semáforo para Cegos. 2015. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Casa a Energia Solar. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Labirinto elétrico e eletrofoculação. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Semáforo para Cegos. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Automação em via de Trânsito com Arduino. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Olhos Sônicos. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Automação Residencial com Rapbery Pi. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Motor Elementar. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Construção, aplicação e curiosidades sobre eletroímãs. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Vela Mágica - Explorando o LDR. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Anel de Thomson. 2014. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Trem Maglev. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Célula de hidrogênio e motor à combustão de hidrogênio. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Barco movido à Vela. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Bomba Hidráulica de HD. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Forno Solar: Uma alternativa contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Catalogação, recuperação e modernização dos módulos de física presentes no IFMG - Campus São João Evangelista. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Eletrobag. 2013. (Feira).

Feira de Ciências - Semana Nacional de ciência e tecnologia. Chamas Dançantes. 2013. (Feira).

XXVIII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE ASTRONOMIA. 2012. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Camila Queiroz Pimenta

SIMÕES, C. C.. VOZES DOS ATORES ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO DA ESTRADA ECOLÓGICA DO CHARCO NO PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente) - Instituto Federal Minas Gerais.

Aluno: Carlos Eduardo Alves da Silva

FILARDI, M. A.;SIMÕES, C. C.. Utilização de jogo desenvolvido no programa PowerPoint como revisão de conteúdos de Ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - IFMG - Campus São João Evangelista.

Aluno: Cleiton Silva de Sá

SIMÕES, C. C.; Carellos, D. C.; SOUZA, P. G. C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E DO NÍVEL DE ACEITAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE FECHADURA PARA COLCHETES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Agronomia) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.

Aluno: Laísa Gabriela Barbosa

CARVALHO, A. J. E.; Lage, P.;SIMÕES, C. C.. Ultra diluição para desenvolvimento vegetativo de alface (Lactuca Sativa). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - IFMG - Campus São João Evangelista.

Aluno: Whentony Soares Ferreira e Kaiquy Evaristo Medeiros

Almeida, W. G.;SIMÕES, C. C.; FIGUEIREDO, R. S.. Implementação da Lógica Fuzzy em Chocadeiras para o controle de temperatura e umidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - IFMG - Campus São João Evangelista.

Aluno: Ademilson de Souza da Silva, Dayane de Oliveira da Silva

SIMÕES, C. C.; BRAGA, F. S.; PEREIRA, P. S.. O Enlace da Matemática com a Arte: da frieza a sensibilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFMG - Campus São João Evangelista.

Aluno: Daniel Lima Barboza Junior e Ricardo Coelho da Silva Xavier

SIMÕES, C. C.; FIGUEIREDO, R. S.; MARTINS, F. R.. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM COMPONENTES OPEN-SOURCE: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM FOCO NA SEGURANÇA RESIDENCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Minas Gerais.

Aluno: Indyanara de Souza Salema; Ione Alves de Lima

SIMÕES, C. C.; ALMEIDA, Wesley G.; FIGUEIREDO, R. S.. DESENVOLVIMENTO DE UMA INFRAESTRUTURA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA PARA O CULTIVO DE ALFACE (LACTUCA SATIVA) UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.

Aluno: Jane Campos Rocha Santana e Priscila Santos Queiroz

SIMÕES, C. C.. INTERVENÇÃO EDUCATIVA DA ENFERMAGEM COMO PREVENÇÃO A INICIAÇÃO TABÁGICA PELO ADOLESCENTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Aluno: Bruna Guimarães Bessa e Maria Gorete da Fonseca

SIMÕES, C. C.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS PACIENTES PORTADORAS DE PRÉ-ECLÂMPSIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Aluno: Heloína Alves da Rocha Santos e Vinícius Almeida carvalho

SIMÕES, C. C.. CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: UMA ABORDAGEM DA ENFERMAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Andrade, Valcimar Silva de; CASTRO, J. P.;SIMÕES, C. C.. Concurso Público de provas e títulos para o provimento dos cargos da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

Orientou

Juliana Ferreira Barbosa

PHET SIMULATIONS E O TINKERCAD COMO ALIADOS AO ENSINO DA FÍSICA; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais) - IFMG - Campus São João Evangelista; (Orientador);

Leidiane Figueiredo da Silva

IMPACTO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ESTUDANTES DO 6° ANO; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Minas Gerais; (Orientador);

Cristina Tavares da Silva

PROGRAMA MAIS LUZ PARA A AMAZÔNIA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO EFETIVA DA LOGÍSTICA REVERSA E DE RECICLAGEM PARA OS COMPONENTES DO SISTEMA OFF-GRID A SEREM INSTALADOS NA AMAZÔNIA LEGAL; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Meio Ambiente) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Robenilson Ferreira dos Santos

Produção de recursos didáticos com apoio das ferramentas tecnológias educacionais para estudantes reprovados na disciplina de Física 1; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pós-Graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Roanne Waleska Vieira Gomes

O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA NO BRASIL: uma análise de trabalhos científicos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Cleiton Silva de Sá

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE FECHADURA DE COLCHETES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Cleyton de Oliveira Nunes

Interferência do Campo Magnético no potencial produtivo da cultura do Alface (Lactuca Sativa); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Agronomia) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Whentony Soares Ferreira; Kaiquy Evaristo Medeiros

Implementação da lógia Fuzzy em chocadeiras para o controle de temperatura e umidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação) - IFMG - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Filipe Barbosa Silva e Franck Willian Ferreira dos Santos

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO ARDUINO E ANDROID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Minas Gerais; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Daniely Lopes Fernandes et

al; ; Avaliação da viabilidade do uso de Arduino para reduzir de água nas torneiras dos banheiros do IFMG-SJE; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Técnico e Informática) - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista; Orientador: Cleonir Coelho Simões;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. F. ; SIMÕES, C. C. ; SANTOS, J. C. . Recursos didáticos digitais para auxiliar a recuperação de estudantes reprovados na disciplina de Física I. RevistaBrasileiradeEnsinoeAprendizagem , v. 13, p. 384, 2025.

  • SIMÕES, C. C. ; VOELZKE, M. R. ; PALANCH, W. B. L. . Ensino de Astronomia: Tendências de Teses e Dissertações publicadas entre 2013 e 2019. Abakós , v. 9, p. 108-129, 2021.

  • SIMÕES, CLEONIR COELHO ; VOELZKE, MARCOS RINCON . Aplicativos móveis e o ensino de astronomia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e5089108920, 2020.

  • SIMÕES, CLEONIR COELHO ; VOELZKE, MARCOS RINCON . Ensino de astronomia e aprendizagem significativa: um olhar sobre o ensino técnico integrado. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 82932463, 2019.

  • SIMÕES, C. C. . Telescópios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIMÕES, C. C. ; BICALHO, J. B. S. . Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIMÕES, C. C. . Aprendizagem Significativa: Possibilidades e desafios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIMÕES, C. C. ; VOELZKE, M. R. . Investigação sobre indícios de Aprendizagem Significativa em um minicurso sobre observação do Sol. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMÕES, C. C. . Astronomia e Sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SIMÕES, C. C. ; GONCALVES, S. S. . Oppenheimer. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SIMÕES, C. C. . ASTRO-IFMG-SJE. 2019; Tema: Astronomia. (Rede social).

SIMÕES, C. C. . Aulas preparatórias de Fisica. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videos preparatórios de Ciências / Física).

SIMÕES, C. C. . Aplicativos Móveis e o Ensino de Astronomia. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SIMÕES, C. C. . VIDEO AULAS DE FÍSICA, ELETRÔNICA E ASTRONOMIA. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VIDEO AULAS).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Interferência do campo magnético no potencial germinativo na cultura do alface (Lactuca Sativa), Descrição: O projeto visa verificar se a exposição da água, utilizada para irrigação de alface, a um campo magnético estático e de baixa intensidade, promove algum efeito sobre seu potencial germinativo e produtivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Cleyton de Oliveira Nunes - Integrante / Ricardo Gomes de Oliveira - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital N 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital N 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    CATALOGAÇÃO, RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE FÍSICA PRESENTES NO IFMG - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA, Descrição: Catalogar os itens que constituem os módulos de física, recuperar aqueles que necessitam de reparos, descartar materiais sem condições de reparo, criar uma central de coleta de dados em tempo real com comunicação com computador para análise de dados, elaborar um catálogo com descrição dos itens presentes nos módulos de física. Projeto referente ao Edital Nº 011/2016 do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) . , Integrantes: Cleonir Coelho Simões - Coordenador / Armando Horta Dumont - Integrante / Francis Cruz Melo - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. , Avenida Primeiro de Junho, 1043, centro, 39705000 - São João Evangelista, MG - Brasil, Telefone: (33) 34122900, Ramal: 2937, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - 2022

Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2012 - Atual

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS.

2016 - 2021

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA ELETRÔNICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA

2012 - 2018

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA FÍSICA I NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

2012 - 2018

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA FÍSICA II NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

Atividades

  • 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro do Colegiado da Área de Ciências Exatas.

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Técnico em Nutrição e Dietética.

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro Comissão Especial Disciplinar.

  • 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.

  • 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro em Comissão de execução do Panflor.

  • 09/2013 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Técnico em Nutrição e Dietética.

  • 09/2014 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro de Comissão para Organização da Semana de Ciência e Tecnologia.

  • 04/2012 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.Cargo ou função, Membro de Comissão para Organização da Semana de Ciência e Tecnologia.

2008 - 2011

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior

Outras informações:
Professor da disciplina Física Geral I e II nos cursos de Graduação em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas

2011 - 2011

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior

Outras informações:
Professor da disciplina Estatística no curso de Graduação em Enfermagem

1994 - 2011

Escola Estadual Monsenhor José Amantino dos Santos

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica - PEB, Carga horária: 20

2001 - 2011

Colégio Vygotsky

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio

2011 - 2011

Colégio Atual

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio

Outras informações:
Professor de física para o 3º ano do ensino médio