Adelia Augusta Souto de Oliveira

Profª Associada IV, docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós doutoral na Universidade do Minho (2018-2019). Diretora do Instituto de Psicologia (2013-2018), Vice-Coordenadora do GT da ANPEPP "A Psicologia Sócio-histórica no contexto de desigualdade social brasileiro" (2012-2018). Realizou estágio de pós doutorado em Psicologia Social na Universidad de Barcelona (2011). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Epistemologia e a Ciência Psicológica". Desenvolve estudos teóricos sobre a produção de conceitos e métodos psicológicos, por meio de metassínteses. Tem interesse nas seguintes temáticas: infância, juventude, vulnerabilidade e processos de resistência. Desenvolve estratégias de uso de imagens (fotografias, vídeos e filmes) como método de investigação/intervenção psicológica. email:adeliasouto@ip.ufal.br http://orcid.org/0000-0001-5635-1510

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Social

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Turismo de massa e segregação psicossocial em uma comunidade litorânea no Nordeste brasileiro: uma análise a partir da experiência de resistência e submissão das crianças
Bader Burihan Sawaia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: turismo; criança; preconceito; psicologia Social; segregação psicossocial; Psicologia comunitária. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Segregação psicossocial e desenvolvimento comunitário. Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)

1996 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Turismo e comunidade: a configuração do sofrimento psicossocial em um povoado de pescadores,Ano de Obtenção: 1998
Bader Burihan Sawaia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Significação; Intersubjetividade; Pescador; Pesca.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Saúde Humana; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Psicologia

1979 - 1983

Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Comunicação Social

1978 - 1981

Universidade Católica de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidad de Barcelona, UB, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Intersubjetivas e Processo de Significação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social Comunitária/Especialidade: Intervenção e Investigação Psicossocial.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: segregação psicossocial e desenvolvimento comunitário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. A. S. ; Mesquita, M. R. ; HUNNING, S. M. ; LEITAO, H. A. L. . VI INTERNÚCLEOS JUVENTUDE E POLÍTICA. 2013. (Congresso).

SAWAIA, B. B. ; MAHEIRIE, K. ; OLIVEIRA, A. A. S. . I Colóquio da Psicologia Sócio-histórica. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, A. A. S. . XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Núcleo Infância, Adolescência e Família.Infância e Adolescência em Grupos de Pesquisa do CNPq. 2018. (Encontro).

47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Produção do conceito de infância no Brasil: fundamentos para pensar a Política Pública brasileira. 2017. (Outra).

II Colóquio de Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileriro.Questões psicossociais e a desigualdade psicossocias. 2017. (Outra).

III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.Experiência do brincar potencializa vivência da infância com crianças em acolhimento institucional. 2017. (Seminário).

XI Congreso Argentino de Salud Mental. A Psicologia nos Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil. 2017. (Congresso).

VII Convención Intercontinental de Psicología. Iconography in psychosocial research with children: creation and imagination in childhood. 2016. (Congresso).

4. CIAIQ2015. Metassíntese: apontamentos para sistematização de revisões amplas e crítica interna à produção científica. 2015. (Congresso).

9 Congresso Norte Nordeste de Psicologia?CONPSI 2015. Memória psicossocial de uma comunidade litorânea no nordeste brasileiro: estudo a partir de inventário fotográfico. 2015. (Congresso).

I Seminário do PPGP da UFG/Avaliador de projetos de dissertação.Avaliação de projetos de mestrado do PPGP/UFG. 2015. (Seminário).

I Seminário do PPGP da UFG/Conferencista.Pesquisando processos psicossociais e educacionais na Psicologia. 2015. (Seminário).

IX Congresso Argentino de Saúde Mental. Saúde mental e trabalho no Brasil: panorama da produção acadêmica no contexto da pós-graduação. 2015. (Congresso).

VI JUBRA - NIPIAC/UFRJ.JOVENS DE COMUNIDADES LITORÂNEAS NO NORDESTE BRASILEIRO: IMAGENS QUE REVELAM PERTENCIMENTO E TERRITORIALIDADE. 2015. (Simpósio).

XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Iconografia como método de investigação e intervenção de processos psicossociais.. 2015. (Encontro).

8 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia:Psicologias, Contemporaneidade e Inserção Social ? Desafios e Perspectivas. TRANSGÊNEROS RETRATADOS NO CINEMA E NA LITERATURA. 2013. (Congresso).

I Colóquio da Psicologia Sócio-Histórica.A psicologia sócio-histórica: a história no GT da Anpepp. 2013. (Outra).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Juventude e política pública. 2013. (Encontro).

V JUBRA. Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira..De Jovens para jovens: a experiência de extensão universitária no contexto de pesquisa-ação.. 2012. (Simpósio).

I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente.O uso da videografia e da observação participante no mapeamento e análise de estratégias de ensino. 2011. (Encontro).

V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A escola é meu lugar: fotos e desenhos de crianças e jovens. 2011. (Outra).

XV Encontro Nacional da ABRAPSO.Que juventude é essa? Metassíntese das produções científicas brasileiras. 2011. (Encontro).

XVI Encontro Nacional da ABRAPSO.A produção histórica da transexulaidade: um estudo bibliográfico. 2011. (Encontro).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. A criança e a infÂncia vivida em famílias numa comunidade litorânea. 2011. (Congresso).

The 11th European Congress of Psychology. Hooking histories on the seaside: longitudinal studies and interventional research. 2009. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A criança (in)visível: a infância e a criança nas relações intergeracionais em famílias de uma comunidade litorânea. 2009. (Congresso).

X Congresso LAB de Ciências Sociais. Crianças produzindo sentido em fotos e desenhos: um estudo a partir de contos e lendas do lugar. 2009. (Congresso).

X Congresso LAB de Ciências Sociais. Jovens e crianças intermediam relações geracionais: um estudo a partir de contos e lendas do lugar. 2009. (Congresso).

X Congresso LAB de Ciências Sociais. Pescando histórias à beira-mar: um estudo intergeracional. 2009. (Congresso).

XV Encontro Nacional da ABRAPSO.Crianças e jovens em comunidades litorâneas. 2009. (Encontro).

1 ° Congresso Brasileiro de Saúde Mental. A autoria fotográfica como um importante instrumento de acolhimento e participação: revelações de um diário de campo.. 2008. (Congresso).

1 Encontro alagoano da Psicologia Social.Aspectos psicossociais na atuação do psicólogo em Alagoas (mesa-redonda). 2008. (Encontro).

1 Encontro Pernambucano de Psicologia Social.Pescando histórias à beira-mar: um estudo intergeracional. 2008. (Encontro).

Fórum de debate: a saúde mental e a atenção psicossocial-perspectivas atuais.Psicologia em extensão: a formação do estudante em Centros de Atenção Psicossocial. 2008. (Encontro).

I Colóquio de Psicologia Social em Palmeira dos Índios.Abrapso no Nordeste: sua vinculação com a Psicologia Social Comunitária.. 2008. (Encontro).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos. Fotografando espaços e reconhecendo direitos: uma intervenção psicossocial comunitária.. 2008. (Congresso).

III Congreso Argentino de Salud Mental/III Encuentro Interamericano de Salud Mental. O reconhecimento do espaço urbano: a cidade sob a ótica dos usuários do centro de atendimento psicossocial. 2008. (Congresso).

III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. A contribuição da Psicanálise na atenção ao jovem no CAPSi. 2008. (Congresso).

III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. A contribuição da Psicanálise na atenção ao jovem no CAPSi. 2008. (Congresso).

III Simpósio Internacional da Juventude Brasileira.Jovens relembrando histórias à beira-mar: memória psicossocial e intergeracionalidade. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Jovens e Crianças produzindo auto-fotografia, ilustrações e textos: encontros que possibilitam a discussão sobre o método. 2008. (Simpósio).

IX Encontro regional da associação Brasileira de Psicologia social.Membro da Comissão Científica do Encontro. 2008. (Encontro).

V Congresso Acadêmico da UFAL (mesa-redonda). Saúde mental e reforma psiquiátrica. 2008. (Congresso).

XII Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.Crianças e famílias no contexto comunitário: uma abordagem multimetodológica. 2008. (Simpósio).

2 Congreso Argentino de Salud Mental. O percurso histórico da loucura: multiplicidade de espaços e unidade de sentido. 2007. (Congresso).

2 Congreso Argentino de Salud Mental. Reforma Psiquiátrica no Brasil: rupturas e permanências. 2007. (Congresso).

IV Congresso Acadêmico da UFAL. Retratando os espaços da cidade. 2007. (Congresso).

IV Congresso Acadêmico da UFAL. Retratando os espaços da cidade. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. As meninas em comunidades litorâneas: sutilezas do processo inclusão/exclusão psicossocial. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A criança e os novos contextos de sentido para a infância (Mesa-redonda). 2007. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Crianças como autoras de retratos de família: estudando a infância e a família no contexto sócio-cultural. 2007. (Congresso).

VI Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento. Família e comunidade como contexto de desenvolvimento: um estudo longitudinal com metodologia qualitativa. 2007. (Congresso).

XIV Encontro Nacional da ABRAPSO.Comissão Julgadora de Pôsteres. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da ABRAPSO.Fenômeno Bullying- violência entre os iguais: um estudo bibliográfico. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Comissão Julgadora de Pôsteres. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Comissão Científica. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Parecerista. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Coordenadora do Simpósio: Infância, Adolescência e Família. 2007. (Encontro).

Encontro alagoano de saúde mental- a interiorizaçao do CAPS. 2006. (Encontro).

Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação em Psicologia.XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico-ANPPEP. 2006. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Intervenção Psicossocial e Afetividade como Categoria de Análise. 2006. (Congresso).

III Congresso Acadêmico da UFAL. A família e a criança no contexto comunitário: uma perspectiva integradora(mesa-redonda). 2006. (Congresso).

Oficina Regional da ABEP. 2006. (Oficina).

Oficinas preparatórias para as audiências públicas.Plano Diretor da cidade de Marechal Deodoro. 2006. (Oficina).

13 Encontro Nacional da ABRAPSO.13 Encontro Nacional da Abrapso. 2005. (Encontro).

30 Congreso Interamericano de Psicología. 30 Congreso Interamericano de Psicología. 2005. (Congresso).

I Congresso Latino-americano de Psicologia. I Congresso Latino-americano da Psicologia. 2005. (Congresso).

II Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2005. (Outra).

II Congresso Acadêmico da UFAL. II Congresso Acadêmico da UFAL. 2005. (Congresso).

Semana da Psicologia.Semana da Psicologia. 2005. (Encontro).

V Encontro Nacional da ABEP-Oficina Regional.Avaliando a avaliação: uma análise psicossocial com universitários sobre o sistema nacional de avaliação do ensino superior. 2005. (Encontro).

XII Encontro Nacional da ABRAPSO.XII Encontro Nacional da Abrapso. 2003. (Encontro).

XXIX congreso interamericano de psicología. XXIX Congreso interamericano de Psicología. 2003. (Congresso).

IX Simpósio de Pesquisa e Intercambio Científico.IX Simpósio de Pesquisa e Intercambio Científico. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Letícia Martins do Carmo

OLIVEIRA, A. A. S.; RODRIGUES, D. J. S.; SOUSA, S. M. G.. A violência contra crianças e adolescentes nas dissertações e teses brasileiras em Psicologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Ana Alice de Araújo Mendes

OLIVEIRA, A. A. S.; MENESES, A. A.; LIMA, W. M.. Saberes discentes: uma investigação sobre a formação ética nos documentos oficiais que regulam e norteiam a educação nacional brasileira.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adriana Pitta Ramos Rocha

STADTLER, H.H.C;OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.. O padrasto na família recasada: uma análise da produção acadêmica brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Bruna Keli Lima Diniz

OLIVEIRA, A. A. S.; Mesquita, M. R.; TORRACA, L.. Quando a mãe vai ao tribunal: o revelar da paternidade e suas implicações subjetivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Paulo dos Santos Nascimento

OLIVEIRA, A. A. S.; MATHIAS, W.; NARDI, H.. Cristianismo, Política e Criminalização da Homofobia no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Graciele Oliveira Faustino

MESQUITA, M. R.;OLIVEIRA, A. A. S.; SCILESCKI, A.. As Políticas Públicas e o enfrentamento à violência no Estado de Alagoas. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Josilene Santos de Araújo

MESQUITA, M. R.;OLIVEIRA, A. A. S.; SCILESCKI, A.. A compreensão de diferentes atores acerca das medidas socioeducativas. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alexsander Lima da Silva

OLIVEIRA, A. A. S.; PRADO, M. A. M.;LEITAO, H. A. L.. Processo de transexualização: uma análise inter e intrageracional de histórias de vida. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Zaíra Rafaela Lyra Mendonça

LEITAO, H. A. L.; VILHENA, J.;OLIVEIRA, A. A. S.. Brincar é coisa de criança? Um retrato da produção acadêmica brasileira sobre o brincar. 2013.

Aluno: Raquel de Lima Santos

LEITAO, H. A. L.; VILHENA, J.;OLIVEIRA, A. A. S.. O corpo grávido: um estudo com gestantes num hospital público.. 2013.

Aluno: Mariana Yezzi

MESQUITA, M. R.; MAYORGA, C.;OLIVEIRA, A. A. S.. Jovens, projetos de vida e escola: relações e significados a partir da visão de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em Maceió.. 2013.

Aluno: Patrícia Vieira de Souza Toia

HUNNING, S. M.;OLIVEIRA, A. A. S.; GUARESCHI, N. M. F.. As mídias e os modos de ser criança e se relacionar com a infância na contemporaneidade. 2013.

Aluno: Alcimar Enéas Rocha Trancoso

OLIVEIRA, A. A. S.; MAHEIRIE, K.; Mesquita, M. R.. Juventudes: o conceito na produção científica brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Arthur Adriano Lima Santos

TAVARES, B. L.; BEM, A. S.;OLIVEIRA, A. A. S.. A representação dos males na igreja Universal do reino de Deus: uma abordagem sociológica sobre a construção de inimigos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vagner Gomes Bijagó

OLIVEIRA, A. A. S.; BEM, A.. Os golpes de Estado na Guiné Bissau: o cotidiano do poder no contexto da diversidade étnica e da construção nacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: DANIELE APARECIDA DA SILVA

OLIVEIRA, A. A. S.; SALOMAO, N. M. R.; CATAO, M. F. F. M.. Inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais em contexto escolar por atores sociais da escola.. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Núbia Ferreira Guedes

OLIVEIRA, A. A. S.; STADTLER, H.H.C; SANTOS, M. S. T.; OLIVEIRA, B. M. de. Mulheres Pescadoras Tecendo Novas Redes. 2007. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Kássia Kely Gomes Silva

OLIVEIRA, A. A. S.; RODRIGUES, D. J. S.; TAVARES, R.; MOREIRA, M. I. C.; SOUSA, S. M. G.. PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS EM PSICOLOGIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Cécile Diniz Zozzoli

OLIVEIRA, A. A. S.; DANTAS, S.; DEBIEUX, M.; VERAS, M.; SAWAIA, B. B.. A vivência do refúgio de mulheres migrantes: uma análise da afetividade nos contextos de São Paulo e Paris. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo Máximo

MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V.; MORE, C. L. O. O.;OLIVEIRA, A. A. S.; CUTOLO, L. R. A.. Experiência de educação/saúde no SUS: sentidos para estudantes em oficinas estéticas inseridos no PET-Saúde. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Regina Pereira

MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V.; SCHLINDWEIN, L.;OLIVEIRA, A. A. S.; HERNÁNDEZ, M. S.. Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valéria Brandão Pereira

OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.. A maternidade após a separação conjugal: um estudo com mães guardiãs. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Letícia Martins do Carmo

OLIVEIRA, A. A. S.; RODRIGUES, D. J. S.; SOUSA, S. M. G.. Fenômeno da violência contra crianças e adolescentes nas dissertações e teses brasileiras em Psicologia (2010-2015). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Ana Alice de Araújo Mendes

OLIVEIRA, A. A. S.; MENESES, A. A.; LIMA, W. M.. Saberes Discentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vanderli Mélo da Silva

OLIVEIRA, A. A. S.; MATTOS, A.; HUNNING, S. M.. Processos de urbanização: a produção do novo objeto nas ciências psicológicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adriana Pitta Ramos Rocha

LEITAO, H. A. L.OLIVEIRA, A. A. S.; BRITO, L. T.. O padrasto na família recasada: uma análise da produção acadêmica brasileira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Walkíria Souza da Anunciação

LEITAO, H. A. L.OLIVEIRA, A. A. S.; BRITO, L. T.. As atividades com grupos realizadas num Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Graciele Oliveira Faustino

HUNNING, S. M.; GUARESCHI, N. M. F.;OLIVEIRA, A. A. S.. As políticas públicas para a juventude e o enfrentamento à violência no estado de Alagoas da Mestranda. 2013.

Aluno: Camila Teixeira de Lima

OLIVEIRA, A. A. S.; MAYORGA, C.; MESQUITA, M. R.. A psicologia sócio-histórica e adjetivações da obra de Vigotski na produção científica brasileira.. 2013.

Aluno: Josilene Santos de Araújo

MESQUITA, M. R.; MAYORGA, C.;OLIVEIRA, A. A. S.. A concepção dos profissionais que realizam atendimento institucional em Maceió sobre medidas socioeducativas.. 2013.

Aluno: Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento

BREDA, M. Z.;OLIVEIRA, A. A. S.; ALBUQUERQUE, M. C. S.. O adoecimento mental: reflexos sobre a identidade da pessoa que sofre. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mariana Yezzi

Mesquita, M. R.;OLIVEIRA, A. A. S.; FRANCISCHINI, R.. Jovens, projetos de vida e escola: relações e significados a partir da visão de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em Maceió.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Zaíra Rafaela Lyra Mendonça

LEITAO, H. A. L.OLIVEIRA, A. A. S.; FRANCISCHINI, R.. Brincar é coisa de criança?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Patrícia Vieira de Souza Toia

HUNNING, S. M.;OLIVEIRA, A. A. S.; BICALHO, P. P.. A infância e o consumo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

OLIVEIRA, A. A. S.; MIURA, P. O.. Mapeamento dos grupos de pesquisa do CNPq sobre adolescência e juventude em psicologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Blenda Gabriele Oliveira Pontes

OLIVEIRA, A. A. S.; GOMES, L.; VASCONCELOS, A.. Estudantes estrangeiros no ensino superior: demandas à psicologia escolar e educacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mayara de Souza Mello Porto

OLIVEIRA, A. A. S.; MIURA, P. O.. Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amanda Nayara dos Santos Amorim; Mariana Souza Tenório

OLIVEIRA, A. A. S.ZANOTTI, S. V.. Modificações Corporais: Histórico, Conceitos e Compreensões.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Elisiane Cristina de Lima e Ísis Jéssica Cirilo Silva do Ama

MOREIRA, L. E.;OLIVEIRA, A. A. S.. Psicologia e as medidas socioeducativas: um levantamento bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jonathan Wallace da Silva Vasconcelos

OLIVEIRA, A. A. S.ZANOTTI, S. V.. O sexo biológico marca o destino: um estudo sobre os distúrbios da diferenciação do sexo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lívia Teixeira Canuto

OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.. Uso da imagem na pós-graduação brasileira: uma análise a partir dos conceitos de criação e imaginação de Vigotski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

OLIVEIRA, A. A. S.XAVIER, H. V. S.. O conceito de sócio-histórica no contexto da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Valeria Vanessa Ferreira dos Santos

VIEIRA, N. M;OLIVEIRA, A. A. S.. O lugar da historicidade na ciência psicológica: uma leitura na/da perspectiva Vigotskiana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Manon Oliveira Melo

BEZERRA, H. S.OLIVEIRA, A. A. S.; MESQUITA, M. R.. O trabalho como constituinte da subjetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Emanoela Muniz de Araújo

Araújo, E. M.; MAGALHAES, B.;OLIVEIRA, A. A. S.. Gênero feminino: aspectos psicológicos e sociais na formação da identidade feminina e relações entre os gêneros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lívia Rocha Machado Levi

LEITAO, H. A. L.; MESQUITA, M. R.;OLIVEIRA, A. A. S.. Meninos e meninas em comunidades litorâneas: uma análise das desigualdades de gênero. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Natália Matias Rodrigues

ZANOTTI, S. V.; MESQUITA, M. R.;OLIVEIRA, A. A. S.. Juventude e relações intrageracionais: um estudo psicossocial em comunidades litorâneas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Daniel Libardi

LEITAO, H. A. L.ZANOTTI, S. V.OLIVEIRA, A. A. S.. Etnografia: conhecendo uma comunidade litorânea no Nordeste brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marília de Albuquerque Torres e Viviane Soares Nunes

OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.ZANOTTI, S. V.. O psicólogo e as oficinas terapêuticas nos Centros de Atenção Psicossocial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, A. A. S.; LIMA, J. L. S.; MAURICIO, V. M. B. M.. Fenômeno bullying ? violência entre os iguais: uma investigação empírica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: LIVIA M DOS SANTOS FERNANDES e ROBERTA ALVES DOS SANTOS

OLIVEIRA, A. A. S.; SILVA, J. S.; MESQUITA, M. R.. Consumo e Subjetividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lívia Rocha M

OLIVEIRA, A. A. S.ZANOTTI, S. V.; MESQUITA, M. R.. Levi e Maria Natália M. Rodrigues.Literatura de cordel e constituição do sujeito: uma análise de significados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva

OLIVEIRA, A. A. S.; SANTANA, M. de M.;BEZERRA, H. S.; SILVA, M. H. P. D.. Sistema de cotas e identidade racial: um estudo psicossocial com alunos negros na Universidade Federal de Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVEIRA, A. A. S.; VIEIRA, N. M;BEZERRA, H. S.; LEAL, T. de A.. Fenômeno Bullying-violência entre os iguais: um estudo bibliográfico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rossane de Oliveira Toledo

OLIVEIRA, A. A. S.; VASCONCELOS, R. M. A. R. L.; TENORIO, L.. Inimputabilidade - um conceito psicológico no âmbito jurídico:Um estudo bibliográfico.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lwdmila Constant Pacheco

OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.; SUASSUNA, C.; PACHECO, L. C.. A identidade negra e a cultura afro-brasileira: um estudo intergeracional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Damáris Gusmão de Oliveira

OLIVEIRA, A. A. S.; GEWEHR, R. B.;BEZERRA, H. S.; OLIVEIRA, D. G.. O percurso sócio-histórico da saúde mental: um estudo bibliográfico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rafael Alexandre Belo

OLIVEIRA, A. A. S.PEREIRA, P. J.; RIBEIRO, M. A. T.. A arte e a Psicologia Comunitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Larissa Paes de Omena

OLIVEIRA, A. A. S.; GEWEHR, R. B.;BEZERRA, H. S.. Avaliando a avaliação:um estudo com estudantes universitários acerca dos sentidos experienciados no processo de mudança da avaliação do ensino superior. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; NASCIMENTO, E.; VIEIRA, N. M. Concurso Público Docente Efetivo. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; BERNARDES, J. S.; LAUTERT, S. L.. Concurso Publico Federal Professor Assistente Efetivo. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.BEZERRA, H. S.ZANOTTI, S. V.. Psicologo. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; LANG, C. E.; MEIRA, L. R. L.. Concurso Publico Federal Professor Adjunto Efetivo. 2006. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; GEWEHR, R. B.; CABEDA, S. T. L.. Concurso Público Federal Professor Assistente. 2006. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; GEWEHR, R. B.;BEZERRA, H. S.; BERNARDES, J. S.. Psicólogo. 2006. Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.; RIBEIRO, M. A. T.. Psicólogo. 2006. Secretaria de Saúde Municipal de Delmiro Gouveia.

OLIVEIRA, A. A. S.LEITAO, H. A. L.; MEDRADO, B.. Concurso Público Federal Professor Adjunto. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.BEZERRA, H. S.; LIMA, D. V.. Seleção professor-substituto. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, A. A. S.BEZERRA, H. S.LEITAO, H. A. L.; Ribeiro, M. A. T.. Seleção Curso de Especialização em Psicologia e Ação Psicossocial. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elizabeth de Melo Bomfim

BOMFIM, Elizabeth M.; SAWAIA, B.. Turismo e comunidade: a configuraçao do sofrimento psicossocial em um povoado de pescadores. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mary Jane Paris Spink

SPINK, M. J. P.; SAWAIA, B.; SASS, O.; SOUZA, S. M. G.; MARTINS, S. T. F.. Turismo de massa e segregação psicossocial em uma comunidade litorânea no nordeste brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sônia Margarida Gomes Sousa

SAWAIA, Bader B.;SOUSA, Sônia Margarida Gomes; SPINK, Mary Jane Paris; SASS, Odair; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Turismo de massa e segregação psicossocial de uma comunidade litorânea no nordeste brasileiro: uma análise a partir da experiência de resistência e submissão das crianças. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sueli Terezinha Ferrero Martin

SAWAIA, Bader Burihan;MARTINS, S. T. F.; SOUZA, S. M. G.; SPINK, M. J.; SASS, O.. Turismo de massa e segregação psicossocial em uma comunidade litorânea no nordeste brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luciano Domingues Bueno

Criatividade: ação criativa e alienação; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Camila dos Anjos Falcão

O estudo do preconceito em artigos brasileiros: um diálogo entre Psicologia e Direito; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Ana Luiza de Moura Fernandes

O conceito de adoção na Pós-Graduação em Psicologia; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Camila do Nascimento Lins Buarque

Clínica do trabalho no Brasil; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Maria Laura Barros da Rocha

Intersexualidade na literatura: uma análise psicossocial de personagens intersexo em obras literárias; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Martha Barbosa Pereira

Análise psicossocial de imagens e vivências das infâncias/crianças na filmografia de dramas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luciano Domingues Bueno

Estágio docência Luciano Domingues Bueno; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Raíssa Matos

Estágio docência Raíssa Matos; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

Monitoria em Pesquisa em Psicologia 1; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Natalia Samara Nobre

Monitoria em Metodologia Científica; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; PROGRAD/UFAL; (Orientador);

Lucélia Maria Lima da Silva Gomes

Psicologia, Assistência Estudantil e Ensino Superior; 2020; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Sandra Santos

A Infância e a Criança na Psicologia: metassíntese da produção acadêmica de grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Paulo Sérgio dos Santos Júnior

A fotografia na Psicologia: metassíntese de teses e dissertações brasileiras; 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Raíssa Matos

Pessoa com deficiência: metassíntese da produção científica de grupos de pesquisa e pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Denis Almeida

Qualidade de Vida no Trabalho: metassíntese de teses e dissertações brasileiras; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

O conceito de infância em artigos brasileiros de Psicologia; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Carolina Gomes Monteiro Costa

Retratação na Lei Maria da Penha: um estudo psicossocial; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Valeria Vanessa Ferreira dos Santos

Da historicidade como argumento ao argumento da historicidade: sentidos presentes nas publicações da revista psicologia & sociedade entre os anos 1986-2015; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Gilberto Eleutério da Silva Júnior

Conceito de pessoa com deficiência: permanências e rupturas no processo psicossocial de significação; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Teixeira de Lima

As adjetivações da obra de Vigotski na produção da psicologia científica brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Juliano de Almeida Bastos

Saúde mental e trabalho: metassíntese da produção acadêmica brasileira no contexto da pós-graduação brasileira; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Alexsander Lima da Silva

Processo de transexualização: uma análise inter e intrageracional de histórias de vida; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Alcimar Enéas Rocha Trancoso

Juventudes: O conceito na produção científica brasileira; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

James Raphael Ferreira Leite e Jéssica Mendes da Silva

ESTUDOS DA INFÂNCIA E CRIANÇA NA REVISTA PSICOLOGIA: TEORIA E PRÁTICA ENTRE OS ANOS 2010-2015; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Vanessa Cristiane Guimarães de Moraes

Transtorno de personalidade borderline e terapia comportamental dialética: um estudo descritivo da produção de artigos acadêmicos, em âmbito internacional, na Plataforma BVS-Saúde; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Isys Danielle de Mello Santos

Aprendizagem escolar e crianças vítimas de abuso sexual; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Dayane Araújo Rocha e Karyllane Rodrigues

Conceito de família nas publicações entre os anos de 2012-2016 em Psicologia e Direito no SCIELO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Telma Bezerra

Histórias em quadrinhos ?Turma da Mônica? e o Estatuto da Criança e do Adolescente; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danielle Batista de Sousa Marques e Renel dos Santos

Estudo Bibliométrico da Revista Estudos De Psicologia (Campinas) de 2011 A 2016; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Davison Danilo Silva de Souza e Isys de Sousa Lopes

Revista brasileira de Psicodrama: a teoria presente em estudo bibliométrico entre 2009-2015; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Iasmin Oliveira

Hospitalização infantil: metassíntese de teses e dissertações no banco de dados da CAPES; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Luciano Domingues Bueno

Grafites e pichações no município de Maceió: análise psicossocial a partir dos conceitos de Imaginação e Criação vigotskianos; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha e Bárbara

Concepções de autoconceito: metassíntese de artigos da área de psicologia; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ana Luiza de Moura Fernandes

Adoção nas Ciências Humanas: um estudo descritivo em artigo científicos a partir do banco de dados scielo e do portal de periódicos da CAPES; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Falcão

Estudos de preconceito na Psicologia e no Direito a partir do Diretório de Grupos do CNPq; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Rafaela Leonel da Silva e Eline Soares Firmo

Ressocialização e Psicologia Social: análise descritiva de grupos e pesquisadores no diretório de grupos do CNPq e plataforma lattes; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Kedma Mayara de Lima e Laudiane Rodrigues da Silva

Metassíntese sobre Doença de Parkinson e Avaliação Neuropsicológica na Revista Neurociências; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ana Camilla de Araújo Oliveira e Deisyanny Maria Rocha Faria

Metassíntese das publicações da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, no período de 2010 a 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Susana Peixoto Leandro e Pâmela Alves Brasileiro

A concepção de processos psicossociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Sandra dos Santos

A Criança e a Infância nas publicações da Revista Online ?Psicologia: Ciência E Profissão??; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Cristina G

dos Santos Lima e Kalina K Clemente de Morais; Bibliometria e Metassíntese de estudos sobre Trabalho publicados na Revista Psicologia & Sociedade; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Iris Ferreira Barros de Lira

Revista Psico: estudo bibliométrico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Leilane Pereira dos Santos

Análise de publicações da Revista Psicologia Organizações e Trabalho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Pâmela Alves Brasileiro e Susana Peixoto Leandro

Estudo Bibliométrico Da Revista Psicologia Em Estudos Dos Anos De 2011 A 2015; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Andressa M Costa da Silva Rosael e Karla K

Vieira Freira; A Psicologia na Revista Ciência & Saúde Coletiva: bibliometria do período de 2010 a 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Alex Mesquita da Silva

Drogas e Psicologia: um estudo bibliométrico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Iconografia psicossocial: estudo a partir dos conceitos de criação e imaginaçãoRIAÇÃO E IMAGINAÇÃOImagem, criação e imaginação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

O conceito de sócio-histórica no contexto da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

Uso da imagem na pós-graduação brasileira: uma análise a partir dos conceitos de criação e imaginação de Vigotski; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Anita Torres

Concepções de maternidade na produção acadêmica em revistas de Psicologia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Teixeira de Lima

Juventude e futuro em comunidades litorâneas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Milfont e Tyciane Tenório

As crianças e a relação com o vestuário; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Natália Matias Rodrigues

Juventude e intrageracionalidade: um estudo psicossocial em comunidades litorâneas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Rocha Machado Levi

Meninos e meninas em comunidades litorâneas: uma análise das desigualdades de gênero; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Santos Libardi

A etnografia e a Psicologia Social: um estudo em uma comunidade litorânea do Nordeste brasileiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Fenômeno bullying ? violência entre os iguais: uma investigação empírica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Livia Marcela Dos Santos Fernandes; Roberta Alves Dos Santos

Consumo e subjetividade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Rocha Machado Levi;Maria Natália Matias Rodrigues

A literatura de cordel: estudo das representações sociais no nordeste brasileiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva

Sistema de cotas e identidade racial: um estudo psicossocial com alunos negros na Universidade Federal de Alagoas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Fenômeno Bullying-violência entre iguais: um estudo bibliográfico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Rossane de Oliveira Toledo

Inimputabilidade - um conceito psicológico no âmbito jurídico: um estudo bibliográfico; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lwdmila Constant Pacheco

A identidade negra e a cultura afro-brasileira: um estudo intergeracional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Damáris Gusmão de Oliveira

O percurso sócio-histórico da saúde mental: um estudo bibliográfico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Larissa de Paes Omena

Avaliando a avaliação: Um estudo com universitários acerca dos sentidos experienciados no processo de mudança da avaliação do ensino superior; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Cécile Diniz Zozzoli

O uso do conhecimento extra-escolar no processo de aprendizagem da escrita e da leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha

Mapeamento de pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros da infância; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC, Universidade Federal de Alagoas/Propep; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

MARTHA BARBOSA

Mapeamento e ampliação da rede interamericana de pesquisadores e grupos de pesquisa da infância e/ou adolescência/juventude que utilizam fotografia como instrumento na produção de conhecimento psicossocial; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

Mapeamento de pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros da adolescência e da juventude; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Martha Barbosa Pereira

Psicologia da Arte: produção de conceitos de infâncias/crianças e relações históricas, psicossociais e culturais na filmografia de dramas produzidos entre 2007 e 2017; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Mariana Guimarães do Nascimento

Psicologia da Arte: produção de conceitos de infâncias/crianças e relações geracionais na filmografia de dramas produzidos entre 2007 e 2017; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas/Propep; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

Psicologia da Arte: produção de conceitos de infâncias/crianças e de imaginação, criação, vivência e base afetivo-volitiva; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Cavalcante Fernandes

Psicologia da Arte: produção de conceitos de infâncias/crianças e as relações de gênero na filmografia de dramas produzidos entre 2007 e 2017; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Luciano Domingues Bueno

Mapeamento de pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros de fotografia; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

Mapeamento de pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros da adolescência e da juventude; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha

Mapeamento de pesquisadores e grupos de pesquisa brasileiros da infância; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha

A fotografia na Psicologia: análise psicossocial do método de pesquisa em teses; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Denis Almeida da Silva

A fotografia na Psicologia: análise psicossocial do método de intervenção em dissertações; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Mirian Magda dos Santos

A fotografia na Psicologia: análise psicossocial do método de intervenção em teses; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Luciano Domingues Bueno

A fotografia na Psicologia: análise psicossocial do método de pesquisa e de intervenção em dissertações; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha

Produção e análise psicossocial de inventário de imagens (desenhos, fotografias e vídeos): criação e imaginação de crianças e jovens em comunidades litorâneas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Luciano Domingues Bueno

Os conceitos psicológicos de criação e imaginação na análise descritivo-interpretativa iconográfica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UFAL/PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

Inventário iconográfico: metassíntese conceitual e desenvolvimento de método para investigação/intervenção psicológicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

Inventário iconográfico: metassíntese conceitual e desenvolvimento de método para investigação/intervenção psicológicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas/Propep; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Inventário iconográfico: metassíntese conceitual e desenvolvimento de método para investigação/intervenção psicológicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Luciano Domingues Bueno

Inventário iconográfico: metassíntese conceitual e desenvolvimento de método para investigação/intervenção psicológicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

A produção sócio-histórica de conceitos psicológicos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

A psicologia sócio-histórica na produção científica brasileira; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Paulo Sérgio dos Santos Júnior

A psicologia sócio-histórica na produção científica brasileira; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: desenho, fotografia e video em teses da pós-graduação em Psicologia no Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: desenho, fotografia e video em dissertações da pós-graduação em Psicologia no Brasil; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: a análise do uso do desenho e da fotografia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Niédja Silva Duarte

A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: a análise do uso de vídeo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Teixeira Lima

O lugar dos conhecimentos espontâneos em escolas de ensino fundamental: sobre a valorização do saber e do ser dos educandos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Rocha Machado Levi

Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: a expressão da infância; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Teixeira Lima

Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: a expressão da juventude; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Natália Matias Rodrigues

Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: uma revisão da literatura; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Natália Rodrigues

Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Rocha Machado Levi

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Rocha Machado Levi

Memoria Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Natália Matias Rodrigues

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Denise Maria Moura Soares

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-histórica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Santos Libardi

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Santos Libardi

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Denise Maria Moura Soares

Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Raíssa Matos

Estágio docência Raíssa Matos; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila do Nascimento Lins Buarque

Estágio docência Camila Buarque; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila dos Anjos Falcão

Estágio docência Camila Falcão; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Laura Barros da Rocha

Estágio docência Maria Laura Barros da Rocha; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ana Luiza de Moura Fernandes

Estágio Docência de Ana Luiza Fernandes; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Eduarda Silveira Souza Ferro

Monitoria em Psicologia do Desenvolvimento 1; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

Monitoria Colaboração em Psicologia do Desenvolvimento; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Natalia Samara Nobre

Monitoria em Metodologia Científica; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Cavalcante Fernandes

Monitoria Colaboração em Metodologia Científica; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Fernanda Rezende

Pesquisa em psicologia (monitoria); 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - PROGRAD/UFAL, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ana Luiza de Moura Fernandes

pesquisa psicologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Cristina Generino dos Santos Silva

Monitoria Disciplina Pesquisa em Psicologia II; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - PROGRAD/UFAL, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Raíssa Matos

monitoria de pesquisa III; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - PROGRAD/UFAL, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Raíssa Matos

Pesquisa em psicologia 1/monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Cristina Generino

pesquisa em psicologia/monitoria 2; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Carlos Inácio dos Santos Sobrinho

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Karolline Ferreira dos Santos Duarte

Monitoria disciplina Pesquisa II; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ana Flávia Calheiros Souza

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Estefane Firmino de Oliveira Lima

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Jhéssyka Thainá Simões Lopes

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

José Allyson da Silva

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Sandra dos Santos

Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, UFAL PAINTER; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Karolline Ferreira dos Santos Duarte

Monitoria Disciplina Pesquisa II; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

Monitoria Disciplina Pesquisa III; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, PROGRAD/UFAL; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Lívia Teixeira Canuto

Monitoria disciplina Pesquisa II; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Camila Teixeira de Lima

Pesquisa-ação com jovens em situação de vulnerabilidade psicossocial da Orla Lagunar em Maceió: retratando a vida; ; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; PIBIC-AÇÃO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Danillo Roberto Teodózio Costa Pinto

Pesquisa-ação com jovens em situação de vulnerabilidade psicossocial da Orla Lagunar em Maceió: retratando a vida; 2011; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas-PROEX; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Santos Libardi

A criança e o jovem em comunidades litorâneas: pesquisa-intervenção na formação do estudante de psicologia; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas-PROEX; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Maria Natália Matias Rodrigues

Atenção psicossocial as comunidades em Alagoas: formando estudantes em Psicologia Social Comunitária; 2009; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas-PROEX; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Rômulo Marcelo dos Santos Correia

Paternidade no contexto familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Emanuel Belarmino dos Anjos

A Formação do Estudante de Psicologia e a Atenção às Comunidades: uma; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas-PROEX; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ariana Cavalcante de Melo

Paternidade no contexto familiar; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Daniel Santos Libardi e Merylaura Porto da Silva

A criança e o jovem em comunidades litorâneas: pesquisa-intervenção na formação do estudante de psicologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas-PROEX; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Ariana Cavalcante de Melo

Paternidade no contexto familiar; 2006; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Rômulo Marcelo dos Santos Correa

Paternidade no contexto familiar; 2006; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Adélia Augusta Souto de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lívia Rocha Machado Levi

MENINOS E MENINAS EM COMUNIDADES LITORÂNEAS: UMA ANÁLISE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Lívia Rocha Machado Levi;

Camila Milfont de Brito

A relação da criança com a vestimenta; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Camila Milfont de Brito;

Bader Burihan Sawaia

Turismo e Comunidade: A Configuração do Sofrimento Psicossocial em um Povoado de Pescadores; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bader Burihan Sawaia;

Bader Burihan Sawaia

Turismo e Comunidade - análise de uma prática de psicologia comunitária centrada no sofrimento ético-político; 2005; Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Bader Burihan Sawaia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, A. A. S. . O corpo transgênero em animações e quadrinhos: uma análise psicossocial. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 15, p. 1-17, 2020.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; GOMES, L. . Limites e avanços da política de permanência: implicações para afetos e vivências no ensino superior. Obutchenie , v. 1, p. 387-402, 2019.

  • BUENO, L. D. ; ROCHA, M. L. B. ; OLIVEIRA, A. A. S. . VIVÊNCIAS DE JUVENTUDES EM ESPAÇOS URBANOS: GRAFITE E PICHAÇÃO COMO EXPRESSÕES DE SUBJETIVIDADE.. FRAGMENTOS DE CULTURA (GOIÂNIA) , v. 1, p. 425-435, 2019.

  • GOMES, L. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Psicologia e a desigualdade social na Educação Superior: as artimanhas de (re) produções sócio-históricas. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 25, p. 742-758, 2019.

  • JUNIOR, G. ; OLIVEIRA, A. A. S. . A produção psicossocial do conceito de pessoa com deficiência: conquista de cidadania e de direitos?. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA) , v. 1, p. 165-184, 2018.

  • MIURA, P. O. ; OLIVEIRA, A. A. S. ; GALDINO, E. B. T. . O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiência. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 13, p. 1-14-14, 2018.

  • BUENO, L. D. ; SANTOS JUNIOR, P. S. ; CANUTO, L. T. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Iconografia na investigação e intervenção de processos psicossociais. Revista de Psicologia da UFC , v. 8, p. 99-108, 2017.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; BASTOS, J. A. . Pressupostos epistemológicos da saúde mental e trabalho em teses brasileiras. Revista Saúde Mental e Subjetividade , v. 11, p. 152-175, 2017.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; LIMA, C. G. S. ; MORAIS, K. K. C. . BIBLIOMETRIA E METASSÍNTESE DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO PUBLICADOS NA REVISTA PSICOLOGIA & SOCIEDADE. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 28, p. 572-581, 2016.

  • TRANCOSO, A. E. R. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Aspectos do conceito de juventude nas Ciências Humanas e Sociais: análises de teses, dissertações e artigos produzidos de 2007 a 2011. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 11, p. 278-294, 2016.

  • SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Transexualização em Narrativas de Histórias de Vida sobre a Infância. ISSN1808-4281. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online) , v. 15, p. 484-508, 2015.

  • TRANCOSO, A. E. R. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Produção social, histórica e cultural do conceito de juventudes heterogêneas potencializa ações políticas ISSN 0102-7182. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 26, p. 137-147, 2014.

  • SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Transexualidade e cinema: um estudo psicossocial ISSN 1676-0727. Polêm!ca , v. 13, p. 1327-1334, 2014.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; TRANCOSO, A. E. R. . Processo de produção psicossocial de conceitos: infância, juventude e cultura. ISSN 1807-0310. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 26, p. 18-27-27, 2014.

  • TRANCOSO, A. E. R. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Juventudes: desafios contemporâneos conceituais. ISSN: 2237-941X. Estudos Contemporâneos da Subjetividade , v. 4, p. 262-273-273, 2014.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; BASTOS, J. A. . Saúde mental e trabalho: descrição da produção acadêmica no contexto da pós-graduação brasileira ISSN ISSN 1516-3717. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho , v. 17, p. 239-254, 2014.

  • SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Transexualidade/travestilidade na literatura brasileira: sentidos e significados. ISNN 1809-5267. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online) , v. 65, p. 274-287, 2013.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; CODINA, N. . Investigación-intervención psicosocial: experiencia visitada desde la psicosociología del tiempo libre. ISNN 0103-5371. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 43, p. 510-516, 2012.

  • ZANOTTI, S. V. ; OLIVEIRA, A. A. S. ; BASTOS, J. A. ; SILVA, W. V. N. . Jornal do CAPS: Construção de histórias em Oficinas Terapêuticas (ISSN 0103-5371).. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 41, p. 278-284, 2010.

  • OLIVEIRA, A. A. S. ; ZANOTTI, S. V. ; RODRIGUES, M. N. ; LEVI, L. R. M. . Crianças e jovens: vulnerabilidade social nas comunidades litorâneas do Nordeste. ISNN 1415-1804. O Social em Questão , v. 1, p. 121-140, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, A. A. S. . Avaliadora CAPES/Livros. Programas de Pós-Graduação Área interdisciplinar.. 2013.

OLIVEIRA, A. A. S. . Parecer PIBIC. 2018.

OLIVEIRA, A. A. S. . Relatórios Parciais e Finais do PIBIC. 2017.

OLIVEIRA, A. A. S. . Relatório de Iniciação Científica. 2016.

OLIVEIRA, A. A. S. ; BEZERRA, H. S. ; ZANOTTI, S. V. . Prova Concurso Público Psicologia-UFAL. 2008.

OLIVEIRA, A. A. S. . Comitê de Ética da UFAL. 2007.

OLIVEIRA, A. A. S. ; BERNARDES, J. S. ; RIBEIRO, M. A. T. ; BEZERRA, H. S. . Prova de Concurso Público Estadual-PM. 2006.

OLIVEIRA, A. A. S. ; RIBEIRO, M. A. T. . Prova do Concurso Público Secretaria Municipal de Saúde Delmiro Gouveia. 2006.

OLIVEIRA, A. A. S. . Comitê de Ética de Pesquisa da UFAL. 2006.

OLIVEIRA, A. A. S. . Comitê de Ética de Pesquisa da Ufal. 2005.

LIBARDI, D. S. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Pescando histórias à beira-mar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

LIMA, C. T. ; BEZERRA, H. S. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Os conhecimentos espontâneos e o ser do educando: comunidade litorânea 1. 2011. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, M. N. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: um estudo bibliográfico. 2010. (Relatório de pesquisa).

LIMA, C. T. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: a expressão da juventude. 2010. (Relatório de pesquisa).

LEVI, L. R. M. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas: a expressão da infância. 2010. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, A. A. S. ; ZANOTTI, S. V. . Autorretrato de crianças e jovens das comunidades litorâneas.. 2010. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, M. N. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica: um inventário fotográfico. 2009. (Relatório de pesquisa).

LEVI, L. R. M. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória Psicossocial e Reconstrução sócio-histórica: ouvindo as crianças. 2009. (Relatório de pesquisa).

LEVI, L. R. M. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica: crianças produzem desenhos e fotos. 2008. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, M. N. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica: conversando com jovens. 2008. (Relatório de pesquisa).

LIBARDI, D. S. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica: contos e lendas da comunidade. 2007. (Relatório de pesquisa).

RODRIGUES, M. N. ; OLIVEIRA, A. A. S. . Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica: jovens intermediam relações intergeracionais. 2007. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, A. A. S. ; LIBARDI, D. S. . Pescando histórias à beira-mar. 2011. Composição (estréia).

OLIVEIRA, A. A. S. . Comissão científica do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2007 (Academica) .

OLIVEIRA, A. A. S. . Comissão Científica do Congresso Norte/Nordeste de Psicologia. 2006 (Academica) .

OLIVEIRA, A. A. S. . Núcleo Maceió- ABRAPSO-Norte/Nordeste. 2005 (Presidente do Núcleo Maceió- ABRAPSO Norte Nordeste) .

OLIVEIRA, A. A. S. . Comitê de Ética da UFAL. 2005 (Parecerista Comitê de Ética da UFAL) .

OLIVEIRA, A. A. S. . Comissão da reforma curricular. 2005.

OLIVEIRA, A. A. S. . Representante da universidade no Grupo de Acompanhamento Comunitário no Plano Diretor Participativo de Marechal Deodoro. 1996 (Represenção institucional) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Produção de conceitos e métodos psicológicos, Descrição: Investiga a produção conceitual e metodológica, a partir dos fundamentos da psicologia sócio-histórica. Esse conhecimento permite a reflexão sobre o alcance e repercussão das formas de conhecimento e se constitui em importante reflexão para crítica interna e externa na ciência psicológica. Realiza metassíntese de conceitos a fim de analisar e oferecer novas interpretações acerca das produções científicas inseridas no campo da psicologia. Objetiva sistematizar e aprofundar a análise teórica e metodológica do uso dos conceitos de juventude, transexualidade, trabalho, saúde mental e sócio-histórica e do uso de imagens (desenhos, fotografias e videografias) como procedimento metodológico e categorias de análise de processos psicossociais na produção científica brasileira. Para tanto, realizada a análise de conteúdo de documentos (artigos, dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil) na base de dados SCIELO, CAPES e BVS. A amostra se constituiu por trabalhos publicados nos últimos 10 anos, delimitados a partir do cruzamento de descritores. Realiza-se bibliometria com a catalogadas de informações acerca da identificação (autor, programa, região, área), temática, teoria, método, resultados do universo total. A análise de conteúdo em profundidade dos capítulos teóricos, metodológicos e de resultados. Os resultados contribuem para o aprofundamento na análise dos aspectos teóricos e metodológicos da produção de conceitos na área de conhecimento da Psicologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Maria Sandra dos Santos - Integrante / Suzy Kamylla de Oliveira Menezes - Integrante / Martha Barbosa Pereira - Integrante / Mariana Guimarães do Nascimento - Integrante / Camila do Nascimento Lins Buarque - Integrante / Camila dos Anjos Falcão - Integrante / Ana Luiza Moura Fernandes - Integrante / Raíssa Matos Ferreira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Psicologia da Arte: produção de conceitos de infâncias/crianças na filmografia de dramas, Descrição: Trata-se de uma análise psicossocial da produção de conceitos de infâncias/crianças a partir dos pressupostos conceituais de imaginação, criação, base afetivo-volitiva e vivência presente na Psicologia da Arte vigotskiana, perpassada pelas categorias de contextos culturais, históricos e psicossociais, de relações geracionais e de gênero. Objetiva-se produzir um acervo filmográfico de dramas, produzidos entre os anos 2007 e 2017, sobre infâncias/crianças, retratando situações do mesmo período, por diretores nativos de países diversos. Para tanto, o estudo deverá contemplar as seguintes etapas: 1) Garimpagem das produções filmográficas (drama) sobre infâncias/crianças - construção de um banco filmográfico de dramas representativo dos diversos países, com período de lançamento entre os anos de 2007-2017; com as palavras-chave (infâncias, infância, crianças, criança, chilhood, child e children); com nacionalidade do diretor idêntica ao país retratado no filme e com a sinopse. Esses dados serão registrados em planilha google drive compartilhada entre os integrantes da pesquisa; 2) Refinamento da amostra com a leitura da sinopse e identificação de tratar-se de ambientação do filme entre os anos 2007 e 2017; arquivamento de imagens infantis dos cartazes de divulgação para análises posteriores ao presente estudo; 3) Identificação, recortes e descrição de cenas emblemáticas das concepções de infâncias/crianças presentes nos dramas; reprodução dos aspectos culturais, históricos e psicossociais presentes no contexto filmado e as possibilidades de interpretação dos conceitos de infâncias/crianças; identificação de expressões de relações geracionais e as infâncias/crianças retratadas; identificação de possíveis relações entre as concepções de infâncias/crianças e as relações de gênero e os pressupostos teóricos da Psicologia da Arte; 4) Interpretação da produção do conceito de infâncias/crianças em relação com as demais categorias específicas relacionadas, descritas na fase anterior. Por fim, estabelecimento de possíveis relações teórico-conceituais vigotskianas a partir das proposições sobre imaginação, criação, arte, vivência e base afetivo-volitiva. Repercussão do estudo reside ademais no aprimoramento do método de análise da produção do conceito de infâncias/ crianças e do método de análise imagética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Lucélia Gomes - Integrante / Martha Barbosa Pereira - Integrante / Mariana Guimarães do Nascimento - Integrante / Camila do Nascimento Lins Buarque - Integrante / Ana Luiza Moura Fernandes - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Mapeamento e ampliação da rede interamericana de pesquisadores e grupos de pesquisa da infância e/ou adolescência/juventude que utilizam fotografia como instrumento na produção de conhecimento psicossocial., Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa sobre produção conceitual de infância e/ou adolescência/juventude e metodológica do uso da fotografia como instrumento de investigação psicossocial. Considera-se como fruto de uma construção histórica e social que direciona grandemente as proposições de políticas sociais, as relações sociais e familiares e os modos de ser e viver a infância e a juventude. Nesse sentido, os conceitos e métodos são ferramentas de produção da realidade e a Ciência se encarrega de respalda-los. Por outro lado, com a migração das fotografias às telas dos computadores e a profusão de imagens como produtoras do real, a fotografia se mostra como caminho eficiente nos diversos campos das ciências, como a psicologia e na atuação junto às crianças e jovens. Portanto, torna-se relevante a realização de mapeamento e contribuição na formação de rede interamericana de pesquisadores e grupos de pesquisa da infância e/ou juventude que utilizam fotografia como instrumento na produção de conhecimento psicossocial. Método prevê a síntese interpretativa dos dados considerados como um todo. Toma-se como pressuposto teórico/metodológico a Psicologia sócio-histórica de Vigotski. Nesse sentido, objetiva-se realizar o mapeamento dos grupos de pesquisa brasileiros, identificar os links de acesso aos pesquisadores e grupos de pesquisa de hispano-americanos e interamericanos, que estudam a infância e/ou juventude que utilizam a fotografia como instrumento na produção de conhecimento psicossocial, contribuindo com a formação dessa rede de pesquisadores. Identificar e explorar os bancos de dados que permitem o acesso aos grupos de pesquisa, a exemplo do disponível pelo CNPq; sistematizar os dados dessa produção acadêmica; descrever o panorama histórico-geográfico dos grupos; elaborar índices estatísticos; identificar os aspectos teóricos e metodológicos que subsidiam a produção dos pesquisadores. Para tanto, desenvolve-se a metassíntese, por meio da realização de cinco fases, para o tratamento dos dados e análise de conteúdo: exploração, cruzamento, refinamento, descrição e interpretação. A etapa de exploração (definição do corpus inicial da pesquisa) priorizará grupos de pesquisa e seus pesquisadores publicados na Plataforma Lattes e identificação de plataformas de outros países. As plataformas serão acessadas nas páginas individualizadas, no modo online. Utilizar-se-á os descritores infancia, infancias, infantil, infantis, adolescente, adolescente, adolescencia, adolescências, jovens, jovem, juventude, juventudes, fotografia, fotografias em todos os anos disponíveis em cada banco de dados. Os dados da produção serão sistematizados de acordo com o descritor da busca, título, nome do(s) pesquisador(es), ano de criação, linhas de pesquisa. A etapa de refinamento prevê a identificação da presença de pesquisas sobre infância e/ou adolescência/juventude e fotografia e refinamento da qualidade da amostra por meio da análise dos títulos e pesquisas cadastradas. A etapa de descrição realizará uma breve descrição dos dados dos grupos e pesquisadores (ano de início, procedência institucional e geográfica, vinculação a programas de Pós-Graduação) e uma sistematização da distribuição histórica de criação dos grupos ano a ano. A etapa de interpretação será realizada a leitura aprofundada das propostas das linhas de pesquisa de vinculação dos pesquisadores. Por fim, serão evidenciadas as relações estabelecidas entre conteúdos categorizados e senso geral obtido na organização das categorias e unidades de análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    A fotografia na Psicologia, Descrição: A fotografia caracteriza-se como uma forma de apropriação e compreensão do real, reveladora dos sentidos humanos, ideias, emoções e crenças; além disso, é fruto de um recorte temporal e espacial do real. O objetivo desta proposta é analisar o uso da fotografia como método na pesquisa e na intervenção psicológicas. Especificamente, busca produzir banco de dissertações e de teses que utilizam a fotografia como instrumento de pesquisa e de intervenção nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil; identificar as estratégias de uso da fotografia como instrumento de pesquisa e de intervenção em dissertações e teses produzidas no contexto da Pós-graduação em Psicologia no Brasil e, por fim, descrever os aspectos teóricos e metodológicos que subsidiam o conhecimento produzido no contexto da Pós-graduação em Psicologia no Brasil nas dissertações e teses que utilizam a fotografia como instrumento de pesquisa e de intervenção. Para tanto, adota-se a perspectiva qualitativa de pesquisa bibliográfica do tipo descritiva. Definiram-se cinco fases para o desenvolvimento deste estudo: Exploração, Refinamento, Cruzamento. Armazenamento e Descrição. A fase de Exploração caracteriza-se pelo aprimoramento da definição dos descritores (fotografia, pesquisa, intervenção, psicologia, teses, dissertação) e dos dois bancos de dados (CAPES/teses e dissertações de 2011 e 2012 e BDTD/ Banco Digital de Teses e Dissertações que integram as dissertações e teses defendidas em instituições brasileiras, e por brasileiros no exterior, que utilizam o sistema). Consolidam-se os descritores e definem-se os filtros dos próprios bancos de dados para garantir a precisão na apreensão do material. Realiza-se a composição da amostra e o primeiro marco quantitativo. A fase de Refinamento caracteriza-se pela identificação mediante leitura do título, do resumo e das palavras-chave de todas as teses e dissertações localizadas. A execução desses três procedimentos terá como objetivo verificar se cada material coletado, na fase de Exploração, possui relação com a utilização da fotografia como método de investigação e de intervenção no campo da Psicologia. Realiza-se o segundo marco quantitativo para apontar a possível redução da amostra. A fase de Cruzamento caracteriza-se pela comparação entre todas as teses e dissertações que passaram pela fase de Refinamento, com o intuito de averiguar a duplicidade de material coletado, em razão da captura pelos descritores utilizados: intradescritor (variações sintáticas), interdescritor (duplicidade de documento) e final (duplicidade entre bancos). Realiza-se o terceiro marco quantitativo (caso haja exclusão por duplicidade sinalizar e novamente apontar a redução da amostra) e quarto (sinalizar quantos documentos foram alcançados na pesquisa exploratória e quantos podem acabar ficando fora da amostra por não serem encontrados online e na íntegra). A fase de Armazenamento caracteriza-se pela criação de endereços eletrônicos, upload de documentos, de estruturação e organização dos dados, de base de alocação e disponibilização de acesso instantâneo dos documentos por meio de hiperlinks. Para a análise descritiva, devem ser descritas, minuciosamente, toda amostra quanto ao tipo de trabalho desenvolvido no contexto acadêmico, sendo tese ou dissertação: descrição cronológica, referente à frequência ano a ano da produção dos documentos série histórica; quanto à área ou subárea do conhecimento a qual cada documento se vincula; quanto à disposição geográfica da produção por unidade da federação, e ainda, quanto à procedência institucional de cada tese e dissertação produzida. Identificam-se, ainda, as estratégias de uso da fotografia como instrumento de pesquisa e de intervenção em dissertações e teses produzidas no contexto da Pós-graduação em Psicologia no Brasil. Por último, interpretação de capítulos teóricos e metodológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Paulo Sérgio dos Santos Júnior - Integrante / Luciano Domingues Bueno - Integrante / Maria Laura Barros da Rocha - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Produção e análise psicossocial de inventário de imagens (desenhos, fotografias e vídeos): criação e imaginação de crianças e jovens em comunidades litorâneas. PIBIC/CNPq-UFAL-FAPEAL, Descrição: Estudo aprofunda análise psicossocial dos conceitos de imaginação e criação a partir da iconografia produzida com crianças e jovens em comunidades litorâneas no Estado de Alagoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Luciano Domingues Bueno - Integrante / Gilberto Junior - Integrante / Carolina Gomes Monteiro - Integrante / Maria Laura Barros da Rocha - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    Gênero e violência: políticas de enfrentamento à violência contra mulher em Maceió/BDAI-PROEST-UFAL, Descrição: O presente projeto tem como finalidade a formação diferenciada através de ações de ensino, pesquisa e extensão a respeito da questão da violência contra a mulher. O projeto será desenvolvido em parceria com o Juizado da Violência Doméstica e familiar contra a mulher de Maceió. Num ranking elaborado por uma Comissão Parlamentar sobre a violência contra a mulher, Maceió aparece como a 34ª pior cidade brasileira em relação a esse tipo de violência, com a taxa de homicídios de 11,9 para 100 mil mulheres (BRASIL, 2013). As ações nessa temática permitem o estudo das questões de gênero e buscam produzir conhecimentos e ferramentas de intervenção para o enfrentamento à violência contra a mulher, servindo como suporte à aplicação da Lei Maria da Penha. As ações previstas neste projeto são: 1) mapeamento da rede de atenção à violência contra a mulher; 2) o estudo das situações atendidas no Juizado, problematizando a intersecção da violência de gênero com outros marcadores sociais (raça, cor, renda, escolaridade, etc); 3) análise da demanda de mulheres que solicitam a retirada dos processos (retratação); 4) realização de grupos com mulheres que solicitam retratação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Integrante / Lisandra Espíndula Moreira - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Infância e violência doméstica: metassíntese e mapeamento da rede de intervenção psicossocial em Maceió-PAINTER-PROEST-UFAL, Descrição: Este projeto pretende realizar a produção de dados bibliográficos e mapeamento da rede de atendimento as crianças vítimas de violência doméstica na cidade de Maceió. Busca desenvolver métodos de investigação e de intervenção junto aos estudantes do Curso de Graduação em Psicologia e de Pós-Graduação -Mestrado em Psicologia, aos técnicos da rede de atendimento e Professores envolvidos. Para tanto, serão utilizados estudos sobre a infância brasileira, realizados metassíntese de artigos sobre violência contra criança no Brasil. No âmbito da intervenção será mapeada a rede de atendimento à criança vítima de violência doméstica, na cidade de Maceió, com visitas e acompanhamento das atividade em um dos serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Heliane de Almeida Lins Leitão - Integrante / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Luciano Domingues Bueno - Integrante / Lisandra Espíndula Moreira - Integrante / Paula Orchiucci Miura - Integrante / Gilberto Junior - Integrante / Carolina Gomes Monteiro - Integrante / Jhessyka Thainá Simões Lopes - Integrante / Estefane Firmino de Oliveira Lima - Integrante / Maria Sandra dos Santos - Integrante / Ana Flávia Calheiros Souza - Integrante / Jose Allyson da Silva - Integrante / Carlos Inácio dos Santos Sobrinho - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Inventário de imagens (desenhos, fotografias e vídeos): desenvolvimento de método e análise psicossocial dos conceitos de criação e imaginação. PIBIC-CNPq-UFAL-FAPEAL, Descrição: A pesquisa pretende inventariar e analisar imagens produzidas em investigações e intervenções do grupo de pesquisa, desenvolvendo o uso de imagens como método de investigação/intervenção psicológica a partir dos conceitos de criação e imaginação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Juliano Almeida Bastos - Integrante / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Danillo Roberto Teodozio Costa Pinto - Integrante / Paulo Sérgio dos Santos Júnior - Integrante / Luciano Domingues Bueno - Integrante / Valéria Vanessa Ferreira dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Saúde mental e trabalho: metassíntese da produção acadêmica no contexto da pós-graduação brasileira., Descrição: Objetiva-se sistematizar e aprofundar a análise teórica e metodológica do uso dos conceitos do trabalho, saúde mental e sócio-histórica como categorias de análise de processos psicossociais na produção acadêmica e científica brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Juliano Almeida Bastos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Adjetivações da obra de VIGOTSKI na produção científica da Psicologia brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Camila Teixeira Lima - Integrante.

  • 2012 - 2014

    A psicologia sócio-histórica na produção científica brasileira, Descrição: O presente projeto utiliza os pressupostos teóricos e metodológicos da psicologia sócio-histórica, especialmente, no que diz respeito a produção do conceito. Esse conhecimento permite a reflexão sobre o alcance e repercussão das formas de conhecimento e se constitui em importante reflexão para crítica interna e externa na ciência psicológica. A pesquisa pretende realizar metassíntese de conceitos a fim de analisar e oferecer novas interpretações acerca das produções científicas inseridas no campo da psicologia. Pode-se ainda, refletir acerca dos caminhos que direcionaram às diferentes leituras da psicologia das categorias teóricas e metodológicas. Desse modo, objetiva-se sistematizar e aprofundar a análise teórica e metodológica do uso dos conceitos do trabalho, saúde mental e sócio-histórica como categorias de análise de processos psicossociais na produção acadêmica e científica brasileira. Para tanto, será realizada a análise de conteúdo de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil na base de dados CAPES. A amostra será constituída por trabalhos publicados nos últimos 10 anos, delimitados a partir do cruzamento dos seguintes descritores: trabalho, saúde mental e sócio-histórica. Serão catalogadas informações acerca da identificação (autor, programa, região, área), temática, teoria, método, resultados do universo total. O conteúdo dos capítulos teóricos, metodológicos e de resultados provenientes do uso dos conceitos de trabalho, saúde mental e de sócio-histórica serão analisados em profundidade. Os resultados deverão contribuir para o aprofundamento na análise dos aspectos teóricos e metodológicos da produção de conceitos na área de conhecimento da Psicologia e repercussão na pesquisa e intervenção de processos psicossociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Juliano Almeida Bastos - Integrante / Camila Teixeira Lima - Integrante / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Danillo Roberto Teodozio Costa Pinto - Integrante / Paulo Sérgio dos Santos Júnior - Integrante / Priscila Tenório de Freitas - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: desenho, fotografia e vídeo, Descrição: A pesquisa pretende continuar a análise do uso do desenho, da fotografia e do vídeo como estratégia de investigação e de intervenção na pesquisa de processos psicossociais. Objetiva ainda aprofundar a análise de seus usos nos projetos de pesquisas desenvolvidos desde 1998. Para tanto, será realizada a análise de conteúdo de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. A amostra será constituída das publicações de teses e de dissertações na base de dados da CAPES, nos últimos 10 anos, com os descritores desenho, vídeo, fotografia, intervenção e investigação. Serão catalogadas as informações de identificação, de vinculação teórica e metodológica do universo total. Serão analisados em profundidade os capítulos teóricos, metodológicos e de resultados provenientes do uso de desenho, de fotos e de vídeos. Os resultados deverão contribuir para o aprofundamento na análise dos aspectos teóricos e metodológicos do uso do desenho, da fotografia e do vídeo como estratégia na investigação e na intervenção de processos psicossociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Danillo Roberto Teodozio Costa Pinto - Integrante.

  • 2011 - 2017

    A produção de conceitos e métodos psicológicos, Descrição: Investiga a produção conceitual e metodológica, a partir dos fundamentos da psicologia sócio-histórica. Esse conhecimento permite a reflexão sobre o alcance e repercussão das formas de conhecimento e se constitui em importante reflexão para crítica interna e externa na ciência psicológica. Realiza metassíntese de conceitos a fim de analisar e oferecer novas interpretações acerca das produções científicas inseridas no campo da psicologia. Objetiva sistematizar e aprofundar a análise teórica e metodológica do uso dos conceitos de juventude, transexualidade, trabalho, saúde mental e sócio-histórica e do uso de imagens (desenhos, fotografias e videografias) como procedimento metodológico e categorias de análise de processos psicossociais na produção científica brasileira. Para tanto, realizada a análise de conteúdo de documentos (artigos, dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil) na base de dados SCIELO, CAPES e BVS. A amostra se constituiu por trabalhos publicados nos últimos 10 anos, delimitados a partir do cruzamento de descritores. Realiza-se bibliometria com a catalogadas de informações acerca da identificação (autor, programa, região, área), temática, teoria, método, resultados do universo total. A análise de conteúdo em profundidade dos capítulos teóricos, metodológicos e de resultados. Os resultados contribuem para o aprofundamento na análise dos aspectos teóricos e metodológicos da produção de conceitos na área de conhecimento da Psicologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Luciano Domingues Bueno - Integrante / Valéria Vanessa Ferreira dos Santos - Integrante / Gilberto Junior - Integrante / Carolina Gomes Monteiro - Integrante / Maria Laura Barros da Rocha - Integrante., Número de orientações: 5

  • 2011 - 2013

    Transexualização: significado, sentido e identidade, Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende realizar um estudo qualitativo acerca da transexualidade e sua relação com o corpo e identidade por meio de categorias conceituais de significado e sentido vigotskianas. A análise empírica dar-se-á através de um mapeamento e classificação bibliográfica da produção sobre o tema na área das Ciências Humanas e de construção de histórias de vida intergeracionais com transexuais. A amostra será de seis informantes privilegiados que tenham realizado a intervenção cirúrgica ou estejam em processo transexualizador com idades entre dezoito anos e sessenta anos. As histórias serão produzidas a partir de entrevistas narrativas acerca da experiência transexual e do processo transexualizante, com ênfase nas mudanças corporais e constituição de identidade. Os resultados deverão contribuir na discussão e produção cientifica a respeito da transexualidade, ampliando espaços de diálogos referentes à condição da pessoa transexual no Estado de Alagoas, servindo como um referencial à pesquisa e à intervenção psicossocial nessa área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Alexsander Lima da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A imagem na investigação-intervenção de processos psicossociais: uma análise do método, Descrição: A pesquisa pretende analisar o uso da imagem como método de investigação e de intervenção na pesquisa de processos psicossociais, focalizando o desenho, fotografia e vídeo. Para tanto, será realizado um levantamento bibliográfico e uma catalogação da produção de artigos, capítulo de livro e livro sobre a imagem como método. Serão utilizadas as bases de dados da área de Psicologia nos últimos 10 anos. Os descritores serão: imagem, fotografia, desenho, vídeo; será realizado ainda um levantamento e análise dos estudos desenvolvidos desde 1998 nos grupos de pesquisa UFAL-CNPq: Família, gênero e desenvolvimento humano e Epistemologia e a ciência psicológica. A amostra será constituída das publicações de artigo, capítulo de livro e livro dos referidos grupos de pesquisa, dos relatórios de pesquisa de bolsistas e de orientadores, dos resumos publicados em Congressos que focalizam a imagem como método. Serão privilegiadas as informações referentes ao método e aos resultados de análises provenientes do uso de desenho, de fotos e de vídeos. Os resultados deverão contribuir para o aprofundamento na análise do uso do método na investigação e na intervenção de processos psicossociais e na sua utilização em projetos destinados as crianças e jovens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Lívia Teixeira Canuto - Integrante / Niédja Silva Duarte - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2011 - 2012

    O conceito de juventude na produção científica brasileira, Descrição: A juventude tem adquirido destaque crescente nos últimos anos. Dentre as razões os autores destacam ser: pelo fortalecimento da perspectiva de ser uma etapa do ciclo da vida onde culmina o processo de socialização e pelo preparo do indivíduo para a produção e reprodução da vida e da sociedade; pelo protagonismo e resistência que o jovem adquiriu na contemporaneidade, sendo visto como um barômetro das novas tendências; pela conversão da juventude em condição a ser alcançada e conservada. O estado brasileiro eleva o jovem a uma condição de maior visibilidade no campo da política pública ao criar setor específico para cuidar das suas questões de interesse. Também Organizações Não Governamentais intensificam os trabalhos com o público jovem. Dentre elas, a Visão Mundial Brasil, que se define como uma ONG cristã e desenvolve programas e projetos focados no combate às causas da pobreza que atinge especialmente crianças, adolescentes e jovens. A juventude torna-se centro de políticas mundiais e sua inclusão nas agendas dos programas sociais, gerando uma apropriação e uma utilização dela enquanto um conceito. Nesse sentido, o propósito da pesquisa é identificar a gênese e apropriação do conceito de juventude nos documentos oficiais desta ONG, e como tem sido traduzido em estratégias para seus programas. Serão submetidos à análise de conteúdo os documentos oficiais da Visão Mundial Brasil sobre o desenvolvimento de programas para pessoas na faixa etária de 14 a 18 anos e documentos de Desenho dos Programas de Desenvolvimento de Área iniciados por ela entre 2005 a 2011. A repercussão deste estudo contribuirá principalmente na produção de conhecimento científico por meio de um banco de dados a respeito das abordagens sobre juventude realizadas tanto no campo teórico como nas ações práticas das Organizações Não Governamentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Alcimar Enéas Rocha Trancoso - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Investigación-intervención psicosocial: una experiencia vista desde la psicosociología del tiempo libre., Descrição: La investigación-intervención psicosocial requiere reflexionar sobre su alcance respecto a la transformación de la realidad. Establecer un diálogo con diferentes propuestas permite valorar las posibilidades y los límites de la intervención realizada y, esto, es básico para mejorarla. En este trabajo, se describen el contexto sociocultural donde se interviene y las actividades de investigación-intervención realizadas con nios y jóvenes en situación de desigualdad social de la costa del Noroeste del Brasil. Los resultados obtenidos en esta experiencia se analizan desde una perspectiva social crítica que propone un uso del tiempo de ocio como tiempo para la transformación en pro del ocio autocondicionado y apropiación del tiempo. Desde esta perspectiva, la discusión de los resultados sugiere incorporar, a partir de las posibilidades de la apropiación y el uso autocondicionado del tiempo, nuevos objetivos y actividades en futuros proyectos de investigación e intervención.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Nuria Codina - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Autorretrato de crianças e jovens em comunidades litorâneas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Susane Vasconcelos Zanotti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A Segregação Indígena na Periferia de Palmeira dos Índios-AL: ações de enfrentamento do grupo faccional Xucuru-Palmeira pelo reconhecimento e demarcação das terras, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Memória Psicossocial e Reconstrução Sócio-Histórica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Memória psicossocial e reconstrução sócio-histórica, Descrição: Projeto coordenado pela pesquisadora e desenvolvido com dois alunos-bolsistas sendo um da FAPEAL e outro CNPq.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Coordenador / Heliane de Almeida Lins Leitão - Integrante / Daniel Santos Libardi - Integrante / Denise Maria Moura Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Paternidade no contexto do sistema familiar, Descrição: projeto desenvolvido com apoio da FAPEAL onde a pesquisadora atua como pesquisadora/colaboradora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adélia Augusta Souto de Oliveira - Integrante / Heliane de Almeida Lins Leitão - Coordenador / Romulo Marcelo dos Santos Correia - Integrante / Ariana Cavalcante de Melo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Excelência Acadêmica-Orientadora do PIBIC-2016-2017, Universidade Federal de Alagoas.

2011

Excelência Acadêmica. Orientadora de projeto de pesquisa. PIBIC.2010-2011. VIII Congresso Acadêmico. 2011, Universidade Federal de Alagoas.

2011

Livros Infantis Coco de roda, Imprensa oficial Graciliano Ramos.

2010

Excelência Acadêmica. Orientadora Projeto de Pesquisa. PIBIC. 2009-2010. VII Congresso Acadêmico., Universidade Federal de Alagoas.

2009

Orientadora de trabalho premiado no Concurso "Construindo a igualdade de gênero", CNPq/SPM/UNFEM.

2007

Orientadora de trabalho premiado no Concurso "Prêmio Sílvia Lane para Trabalho de Conclusão de Curso e Relatórios de Estágio", Associação Brasileira de Ensino da Psicologia.

1999

Concurso Nelson Chaves de Teses sobre o Norte e o Nordeste Brasileiros, Fundação Joaquim Nabuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Psicologia. , BR 101 Norte, Km 14, Pós-graduação em Psicologia, Tabuleiro do Martins, 57072970 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141786, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Universitat de Barcelona

    Vínculo: Bolsista exterior Pós-doutorad, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2015

      Ensino, Programa de pós-graduação em Psicologia-Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Processos Psicossociais

    • 05/2013

      Direção e administração, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Direção de Unidade Acadêmica-Instituto de Psicologia/UFAL.

    • 03/2011

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Psicologia II, Pesquisa em Psicologia III

    • 07/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Graduação em Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , PUC-SP, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicossociais

    • 03/2011 - 02/2012

      Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Psicologia, Processos psicossociais, Metodologia de Pesquisa

    • 03/2009 - 12/2010

      Ensino, Residência Multiprofissional HU.UFAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde mental no SUS

    • 05/2010 - 10/2010

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem Socio-histórico-cultural de Vigotski, Pesquisa em Psicologia I, Pesquisa em Psicologia II, Pesquisa em Psicologia III

    • 08/2007 - 07/2009

      Extensão universitária , Curso de Graduação em Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, A formação do estudante de psicologia e a atenção às comunidades: uma intervenção ético-política da Psicologia Social Comunitária.

    • 02/2008 - 04/2009

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem Sócio-Histórico-Cultural de Vigotski, Estágio Básico I, Estágio Básico II, Pesquisa em Psicologia I, Pesquisa em Psicologia II, Psicologia Comunitária II, Psicologia e Processos Socioculturais, Psicologia Social II, Tópicos Especiais:ênfase em psicologia e processos socioculturais

    • 02/2007 - 12/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado em Psicologia Comunitária, Psicologia Comunitária II, Psicologia Social II

    • 02/2007 - 12/2007

      Estágios , Curso de Graduação em Psicologia, .,Estágio realizado, Estágio Curricular Obrigatório Psicologia Comunitária.

    • 02/2005 - 12/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Comunitária, Psicologia Social

    • 05/2005 - 07/2007

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, .,Atividade de extensão realizada, Intervenção psicossocial comunitária.

    • 03/2005 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Psicologia, .,Cargo ou função, Titular no Comitê de Ética em Pesquisa.

    • 03/2005 - 02/2007

      Direção e administração, Curso de Graduação em Psicologia, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia.

    • 05/2006 - 12/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.,Atividade realizada, Representante da UFAL nas Oficinas e Audiência Pública do Plano Diretor da Cidade.

    • 07/2005 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Graduação em Psicologia, .,Cargo ou função, Comissão de Reformulação do Projeto Politico-pedagógico do Curso de Psicologia.

    • 06/2005 - 12/2006

      Ensino, Psicologia e Ação Psicossocial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Teóricos e Metodológicos da Psicologia Social, Infância e comunidade: possibilidades de intervenção psicossocial

    • 05/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Curso de Pós-graduação em Psicologia e Ação Psicossocial, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora de programa de Pós-graduação Lato-sensu.

    • 05/2005 - 04/2006

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora do projeto de extensão:A formação do estudante de psicologia e a atenção às comunidades: uma intervenção ético-política da Psicologia Social Comunitária.

    • 05/2005 - 08/2005

      Extensão universitária , Departamento Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, Afro-atitude-DSTs/AIDS: uma pesquisa/intervenção no PSF-Francês..

    • 02/2000 - 12/2000

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Comunitária II, Supervisão de Estágio na área de Psicologia Comunitária

    • 02/2000 - 12/2000

      Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicologia Social Comunitária.

    • 02/2000 - 12/2000

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, As comunidades do interior de Alagoas:uma intervenção da Psicologia Social Comunitária..

    • 02/1999 - 12/1999

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Comunitária I, Psicologia Comunitária II, Psicologia Social I, Psicologia Social II

    • 02/1999 - 12/1999

      Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Estágio realizado, Psicologia Social Comunitária.

    • 10/1998 - 12/1999

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, As comunidades litorâneas do interior de Alagoas:uma intervenção da Psicologia Social Comunitária..

    • 02/1995 - 12/1995

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Teoria Psicanalítica

    • 07/1993 - 01/1995

      Direção e administração, Curso de Graduação em Psicologia, .,Cargo ou função, Coordenadora Pró-tempore do Curso de Psicologia.

    • 05/1991 - 12/1994

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Psicologia, Psicologia Social, Psicologia aplicada a Administração, Psicologia Geral e da Comunicação

  • 1996 - 2005

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social.,Linhas de pesquisa

  • 1987 - 1988

    centro de estudos superiores de maceió

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1987 - 05/1988

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Psicologia Preventiva, Psicologia Social, Teorias e Sistemas Psicológicos

  • 1984 - 1985

    Comunidade Terapêutica Maxwell

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1984 - 02/1985

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Acompanhamento psicoterapêutico.

  • 1988 - 1991

    Governo do Estado de Alagoas

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1988 - 05/1991

      Serviços técnicos especializados , Secretária de Saúde e Serviço Social, Saúde Mental.,Serviço realizado, Ambulatório.

  • 1985 - 1986

    Travessia Pensão Protegida Para Psicóticos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1985 - 10/1986

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Psicóloga.