Luciana Rossato

Professora do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História do Tempo Presente e Juventudes. Vice líder do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas que recebe financiamento da FAPESC.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A lupa e o diário: História Natural, viagens científicas e relatos sobre a Capitania de Santa Catarina (1763-1822)
Orientador: Draª Suzana Bleil de Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Viajantes; discurso; representação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Mestrado em História

1997 - 1999

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Imagens Construídas: imaginário político e discurso federalista no Rio Grande do Sul (1889-1896),Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Drº Élio Cantalício Serpa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: República; imaginário; discurso.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

1989 - 1992

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROSSATO, LUCIANA ; OLIVEIRA, N. A. S. . Jornada de Ensino de História. 2018. (Outro).

ROSSATO, L. . Oficinas de Ensino de História. 2012. (Outro).

ROSSATO, L. . Ciclo de palestras e oficinas: Ensino de História em debate. 2011. (Outro).

ROSSATO, L. ; LOHN, R. L. ; CUNHA, M. T. S. ; GONCALVES, J. ; ASSIS, G. O. . I Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2011. (Outro).

ROSSATO, L. ; SILVA, Cristiani Bereta da ; DELGADO, A. F. ; OTTO, C. . II Seminário de Estágio de História UDESC/UFSC. 2011. (Outro).

SILVA, Cristiani Bereta da ; ROSSATO, L. . O Ensino de História como objeto de pesquisa. 2010. (Outro).

ROSSATO, L. ; SILVA, Cristiani Bereta da ; OTTO, C. ; DELGADO, A. F. . Seminário Interinstitucional UFSC/UDESC: Estágio e Pesquisa na formação de professores de História. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXX Simpósio Internacional de Didática das Ciências Sociais.Didática da História: formação docente e ensino de História. 2019. (Seminário).

X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Trilhas, caminhos e experiências: Formação docente inicial no curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2018. (Encontro).

XIX ENDIPE.FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: experiências e reflexões sobre o ensino de História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 2018. (Encontro).

XVII Encontro Estadual de História.ST: Ensino de História: pesquisas, experiências e expectativas. 2018. (Encontro).

Congresso Internacional de Políticas Públicas. Políticas Públicas e Juventude. 2017. (Congresso).

III Seminário Internacional História do Tempo Presente.Simpósio Temático - Ensino de História no Tempo Presente. 2017. (Seminário).

I Jornada Catarinense de História da Infância e da Juventude.Infância, juventude e mídias. 2017. (Outra).

Primeras Jornadas Latinoamericanas de Enseanza de la Historia.Jovens do Mercosul e suas ideias sobre presente, passado e futuro: notas sobre formação de sentido histórico. 2017. (Outra).

VIII Semana Acadêmica de História - FAED/UDESC.Educação e Gênero. 2017. (Outra).

XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História.Ensino de história do Brasil: práticas de leitura e de escrita (décadas de 1940-1950). 2017. (Encontro).

XXIX Simpósio Nacional de História.Juventude, participação e perspectiva de futuro na Veja e no Mundo Jovem (década de 1980). 2017. (Seminário).

XVI Encontro Estadual de História.Juventude e publicidade nas páginas das revistas semanais Veja e IstoÉ (década de 1980). 2016. (Encontro).

XVI Encontro Estadual de História.Palestrante em Mesa Redonda. 2016. (Encontro).

IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Tornar-se professor de História: a experiência como bolsista PIBID. 2015. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Narrativas sobre as escolas de educação básica brasileiras na revista Veja (1980-1990). 2015. (Seminário).

II Encontro Catarinense do PIBID. 2014. (Encontro).

III Colóquio Paulo Freire - diálogos freirianos.História da Educação e o tempo presente. 2014. (Outra).

II Seminário Internacional História do Tempo Presente.Usos do Passado no Tempo Presente. 2014. (Seminário).

VII Semana Acadêmica de História.História do Tempo Presente: limites e desafios. 2014. (Outra).

X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Educar para a nação: escolarização dos estrangeiros em Santa Catarina na década de 1930 e 1940. 2014. (Congresso).

X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH.Mídia, memória e ensino de história: revistas semanais na década de 1980 no Brasil. 2013. (Encontro).

Oficinas de Ensino de História. 2012. (Oficina).

XIV Encontro Estadual de História.O passado de Santa Catarina veiculado nos impressos turísticos: propaganda e aprendizagem histórica. 2012. (Encontro).

Educação Histórica. 2011. (Oficina).

Educar o Olhar: objetos e materiais pedagógicos em museus. 2011. (Oficina).

II Seminário de estágio de História UDESC/UFSC. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional História do Tempo Presente.Ensino de História no Tempo Presente. 2011. (Seminário).

IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH.Grupo de trabalho: Currículo e Práticas escolares. 2011. (Encontro).

IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH.Currículo e saber histórico escolar: o ensino da história pátria nos programas do estado de Santa Catarina no início do século XIX. 2011. (Encontro).

Jogos digitais e aprendizagem histórica. 2011. (Oficina).

XXVI Simpósio Nacional de História."O melhor lugar do mundo é aqui...": propaganda e ensino de história. 2011. (Seminário).

1 Colóquio Jörn Rüsen e o Ensino de História no Brasil. 2010. (Outra).

20 Seminário de Iniciação Cientifica da UDESC.Grupo de Pesquisa: Ensino de História, memória e culturas. 2010. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Os Jovens e a História Local: conhecimento histórico entre os alunos da Rede Muncipal de Itajaí. 2008. (Encontro).

XII Encontro Estadual de História: história, ensino e pesquisa.Memória, identidade e formação docente em espaços museológicos. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação docente e diversidade: a lei 10.639/2003 e o ensino de História. 2008. (Encontro).

XXIV Simpósio Nacional de História.Conhecimento histórico entre os jovens: uma pesquisa sobre a história local entre os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itajaí/SC. 2007. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de História Cultural.A escrita viajante: um estudo sobre os textos produzidos pelos naturalistas (séculos XVIII e XIX). 2006. (Simpósio).

XI Encontro Estadual de História: Mídia e Cidadania.Ensino de História e cultura afro-brasileira e africana: uma proposta da Prática de Ensino de História da UNIVALI. 2006. (Encontro).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.A natureza da Capitania de Santa Catarina a partir dos relatos dos viajantes. 2005. (Simpósio).

VI Encontro Estadual de História - Ser historiador hoje.O olhar viajante sobre o "estado de civilização" em Desterro e Laguna. 2002. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional de História - A História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo.Os viajantes naturalistas e a ilha de Santa Catarina, final do séc. XVIII, início do XIX. 2001. (Simpósio).

VIII Encontro Estadual de História.Gaúcho: um símbolo, dois significados. 2000. (Encontro).

XX Simpósio Nacional de História - História: Fronteiras. 1999. (Simpósio).

VII Encontro Estadual de História.Os heróis de 35 e o mito do Gaúcho: construções discursivas dos federalistas. 1998. (Encontro).

V Simpósio Interdisciplinar em História - "Centros de documentação e pesquisa em História".Discursos e Imaginário Político: os federalistas no RS após a Proclamação da República. 1998. (Simpósio).

V Encontro Estadual de História. 1994. (Encontro).

América 92: raízes e trajetórias. 1992. (Congresso).

Seminário Internacional América 500 Anos Uma História para Contar. 1992. (Seminário).

Seminário Regional: o negro e a educação. 1991. (Seminário).

Encontro Estadual sobre a Participação dos Gaúchos nas IV Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas. 1990. (Encontro).

Fórum Internacional: A Cultura no Cone Sul. 1990. (Outra).

Projeto Seminário Aberto de História: estudos e debates das questões de História. 1990. (Seminário).

II Seminário Nacional de Currículos de História. 1989. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anne Caroline Peixer Abreu Neves

SILVA, Cristiani Bereta da; FROSTER, M.;ROSSATO, L.. Memórias ressentidas: Escola Pública de Itoupava Norte substituída pelo Grupo Escolar Professor João Widemann (Blumenau, 1930-1950). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Biava Cassettari

BORGES, V.;ROSSATO, L.; SALLA, F. A.. Periculosidade e internação obrigatória: os menores infratores na penitenciária da Pedra Grande entre os anos de 1935 e 1945. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Francine Costa

CUBAS, C. J.; PASSOS, J. C.;ROSSATO, L.. O Contestado (1912-1916) Revisitado: narrativas possíveis para o ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Machado

OLIVEIRA, N. A. S.; AZAMBUJA, L.;ROSSATO, L.. Mixando a História: desafios do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Michele Valentim Morais

OLIVEIRA, H. L. P.;ROSSATO, L.; AZAMBUJA, L.; SILVA, M. M.. Quais histórias nos contam estas canções? A utilização de canções no ensino de História. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elaine Prochnow Pires

SILVA, Cristiani Bereta da; WOLFF, C. S.;ROSSATO, L.. Ideias históricas de jovens do Ensino Médio sobre representações das Mulheres no Ensino de História do Brasil: Estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Suellen de Souza Lemonje

OTTO, C.; SILVA, M. M.; GONCALVES, N. G.;ROSSATO, L.. O ensino de História na Escola Waldorf Anabá: cultura escolar e saberes docentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Hachmann

AREND, S. M. F.; MOREIRA, R.;ROSSATO, L.. Imprensa64.pro.com - materiais didáticos sobre o Golpe de Estado de 1964 por meio da imprensa brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anselmo Teles Sabino

BORGES, V.; SILVA, M. M.; PISTORELLO, D.;ROSSATO, L.. Patrimônio cultural e Educação: uma proposta de caderno temático para as aulas de História da Rede Municipal de Ensino de Sombrio/SC. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Buhatem Koch

OLIVEIRA, P. R. M.; OLIVEIRA, M. R.;ROSSATO, L.. Estudo epidemiológico de suicídios entre 1996 e 2012, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mariane Martins

CUNHA, M. T. S.; SCHAFFRATH, M. A. S.;ROSSATO, L.. Escutar e pesquisar os próximos: religiosidade e memórias de moradores em dois tempos (Pântano do Sul, Florianópolis/SC, década de 1970-2015). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Henrique Cardoso

GONCALVES, J.; AGUIAR, L. B.;ROSSATO, L.. Políticas de turismo, patrimonialização e tensões identitárias: Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis, SC), 1966-2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lara Rodrigues Pereira

SILVA, Cristiani Bereta da; PEREIRA, N. M.;ROSSATO, L.. Entre prescrições e práticas: o cinema no ensino de História. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elisangela Machieski da Silva

AREND, S. M. F.; MORELLI, Ailton José;ROSSATO, L.. Crianças e adolescentes nas páginas do jornal: uma infância perigosa ou em perigo? (Criciúma - 1970-1990). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: NELSON MAURILIO COELHO JUNIOR

CUNHA, M. T. S.; BENCOSTTA, M. L.;ROSSATO, L.. Relicários de um tempo: os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus (1922-1929) Contribuições para a História da Educação em Santa Catarina. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Enirson Fernando Macagnan

OLIVEIRA, P. R. M.;ROSSATO, L.; RAMOS, F.. A emergência da Assistência Social como política pública no Brasil na década de 1980: uma interpretação histórica. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Vivian Staroski

SOUZA, R. L.;ROSSATO, L.; KLUG, J.. A colonização e a construção do espaço petrolandense na primeira metade do século XX. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marilane Schatzmann

OTTO, C.;ROSSATO, L.; DIAS, M. F. S.; VENERA, R. A. S.. Artes de viver, artes de aprender: o ensino de história na trajetória de duas professoras de anos iniciais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Guilhembernard Kosachenco

RUSCHMANN, D. V. M.;ROSSATO, L.; HOFFMANN, V. E.. Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Cultural - o caso de Porto Alegre. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Samira Moratti Frazão

ASSIS, G. O.; MENEZES, L. M.; COGO, D. M.; OLIVEIRA, M. R.;ROSSATO, LUCIANA. A suspeita que marca: o pânico moral na representação jornalística de imigrantes negros no Brasil contemporâneo (2000-2014). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Alves Boeira

AREND, S. M. F.; MORELLI, Ailton José; ALVES, I. G.; JOFILLY, M.;ROSSATO, L.. CPI do Menor: Infância, Ditadura e Políticas Públicas (1975-1979). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Yomara Feitosa Caetano de oliveira Fagionato

DALLABRIDA, N.; GHIOZZINI, D. F.; CERVI, G.; SOUZA, R. L.;ROSSATO, L.. A Área de Estudos Sociais na Cultura Escolar dos Ginásios Vocacionais (São Paulo, 1961-1969). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Célia Santana Silva

SILVA, Cristiani Bereta da; FERREIRA, M. M.; LIMA, I. O.; SILVA, M. M.;ROSSATO, L.. Memórias em disputa: o processo de interiorização dos cursos de licenciatura em História na Bahia. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Arnaldo Hass Júnior

FLORES, Maria Bernardete Ramos; OLIVEIRA, P. R. M.;ROSSATO, L.; CONCEICAO, A. A.; SERPA, E. C.; BONALDO, R. B.. História, aprendizagem histórica e o Ensino Médio:reflexões sobre (im)possibilidades da Educação Histórica no confronto com a Cultura Escolar. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edgar Garcia Júnior

FLORES, Maria Bernardete Ramos; RAMOS, T. R. O.; KRAEMER, C.;ROSSATO, L.; BRANCHER, A. L.. Tempo Narrado: romances e modernidade em Santa Catarina. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Mortari Malavota

BAKOS, Margaret M.; FLORES, Moacyr; GERTZ, René E.; NUNES, Georgina H. L.;ROSSATO, L.. Os africanos de uma vila portuária do sul do Brasil: criando vínculos parentais e reinventando identidades. Desterro, 1788/1850. 2007 - Programa de Pós-Graduação em História.

Aluno: Daniel Alves Boeira

AREND, S. M. F.; MOURA, Esmeralda B. B.;ROSSATO, L.. A menoridade em pauta no tabuleiro político brasileiro - a CPI do Menor (1975-6). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Célia Santana Silva

SILVA, M. M.;ROSSATO, L.SILVA, Cristiani Bereta da. Memórias em disputas: o processo de interiorização dos cursos de licenciaturas em História na Bahia (1980-2002). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Yomara Feitosa Caetano de oliveira Fagionato

DALLABRIDA, N.; SOUZA, R. L.;ROSSATO, L.. Da área de Estudos Sociais nos Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo (1961-1969). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Arnaldo Haas Junior

FLORES, Maria Bernardete Ramos; OLIVEIRA, P. R. M.;ROSSATO, L.. História, cognição e consciência histórica: uma investigação no âmbito da Educação Básica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tathiana Cristina da Silva Anizio

MORTARI, C.; WITTMANN, L. T.;ROSSATO, L.. "[...] Vai haver outra guerra, a guerra das mulheres o protagonismo das mulheres ibos na escrita de Flora Nwapa (Nigéria 1960/1980). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Will

FALCAO, L. F.; OLIVEIRA, N. A. S.;ROSSATO, L.. Historiografia e Ensino de História na instituição da identidade açoriana em Santa Catarina. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elineide Rodrigues de Luna

CUBAS, C. J.; OLIVEIRA, N. A. S.;ROSSATO, L.. O Funk como uma possibilidade para se trabalhar gênero no Ensino de História. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Diego Pereira

WITTMANN, L. T.; CUBAS, C. J.;ROSSATO, LUCIANA. História indígena e empatia histórica: reflexões sobre o ensino de história indígena para implementação da Lei 11.645/08. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elineide Rodrigues de Luna

CUBAS, C. J.; OLIVEIRA, N. A. S.;ROSSATO, L.. Dos PCNs à BNCC: o silenciamento do gênero no ensino de história. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Delvaine Pussinini

WITTMANN, L. T.; MORTARI, C.;ROSSATO, L.. História, cultura e filosofia Yanomami: um olhar a partir dos escritos de Davi Kopenawa na obra "A queda do céu". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: João Lenon Siqueira Pereira

CUBAS, C. J.; FAVERI, M.;ROSSATO, L.. Lampião da Esquina (1978-1981): como um jornal "gay" apresenta e discute temáticas ligadas a outros grupos minoritários. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Priscila Schmitz

FALCAO, L. F.; OLIVEIRA, N. A. S.;ROSSATO, LUCIANA. Muito Além da palavra escrita: cinema e história na sala de aula dos anos finais do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anne Caroline Peixer Abreu Neves

SILVA, Cristiani Bereta da; AREND, S. M. F.;ROSSATO, L.. Escola Pública de Itoupava Norte inserida na nacionalização e modernização (Blumenau/SC, décadas de 1930-1950). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Christian Gonçalves Vidal da Fonseca

MORTARI, C.; WITTMANN, L. T.;ROSSATO, L.. O tambor que fala: leituras de Áfricas a partir das narrativas carnavalescas (Rio de Janeiro, 2003 a 2018). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jaison Simas

SILVA, Cristiani Bereta da; WITTMANN, L. T.;ROSSATO, L.. Olimpíada Nacional em História do Brasil: o uso de documentos na construção do conhecimento histórico escolar (2009-2017). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabricio Adriano

CUBAS, C. J.; OLIVEIRA, N. A. S.;ROSSATO, L.. O jornal O Patriota (1813-1814) como fonte para o ensino de história da ciência e a história do impresso no Brasil: possibilidades através de um site voltado para professores do Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Machado

OLIVEIRA, N. A. S.; CUBAS, C. J.;ROSSATO, L.. O ritmo da história: possibilidades de usos da canção no aprendizado histórico de estudantes do Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Francine Costa

CARDOSO, P. J. F.; PASSOS, J. C.;ROSSATO, L.. Enfrentando o racismo na História: uma releitura do Contestado (1912-1916) no ensino de história da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Nicolle Taner de Lima

AREND, S. M. F.; BORGES, V.;ROSSATO, L.. "No trabalho - a nossa coroa de glória": meninos trabalhadores na casa do Pequeno Jornaleiro (Curitiba, 1960-1978). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Aline Dias dos Santos

MORTARI, C.; PASSOS, J. C.;ROSSATO, L.. Mulheres Negras da Diáspora e das Áfricas: imagens para além do invisível. Um estudo de Livros Didáticos de História pós-lei 10639/2003. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Suellen de Souza Lemonje

OTTO, C.;ROSSATO, L.; SILVA, M. M.. A Pedagogia Waldorf e a produção do conhecimento histórico na Escola Waldorf Anabá - Florianópolis/SC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elaine Prochnow Pires

SILVA, Cristiani Bereta da; WOLFF, C. S.;ROSSATO, L.. Ideias históricas de jovens do Ensino Médio sobre a representação das mulheres na História do Brasil: um estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Karla Andrezza Vieira Vargas

SILVA, M. M.; MORTARI, C.;ROSSATO, L.. Ensino de História e Educação das relações étnico raciais: registro de memórias das populações de origem africana em territórios do Maciço do Morro da Cruz. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anselmo Teles Sabino

BORGES, V.; PISTORELLO, D.;ROSSATO, L.. O patrimônio em sala de aula: uma proposta de educação para o patrimônio para a Rede escolar municipal de Sombrio/SC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hudson Campos Neves

LOHN, R. L.;ROSSATO, L.; FALCAO, L. F.. Do acontecimento ao voto: um estudo sobre as relações entre mídia impressa e eleições municipais em Florianópolis em 1985, 1988, 1992 e 1996. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mariane Martins

CUNHA, M. T. S.; SCHAFFRATH, M. A. S.;ROSSATO, L.. Experiências do presente e expectativas do futuro: cotidianos singulares no Pântano do Sul (décadas de 1970-2013). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luisa Rita Cardoso

AREND, S. M. F.; JOFILLY, M.;ROSSATO, L.. Infância e direitos humanos na ditadura civil-militar (1964-1985). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Luã Almeida de Freitas

ROSSATO, L.; LOHN, R. L.; JOFILLY, M.. Cultura política indígena na Bolívia: o Tupakatarismo revolucionário da Ofensiva Roja de Ayllus Tupakataristas (1988-1991). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Eleni Lechinski

ROSSATO, L.; FAVERI, M.; AREND, S. M. F.. Elas nos periódicos das fábricas em Joinville/SC a partir da década de 1980. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Henrique Cardoso

GONCALVES, J.; AGUIAR, L. B.;ROSSATO, L.. O turismo cultural e suas faces: a utilização turística do patrimônio edificado em Santo Antonio de Lisboa (Florianópolis, SC) 1970-2002. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Lara Rodrigues Pereira

SILVA, Cristiani Bereta da; HAGEMEYER, R. R.;ROSSATO, L.. A sessão vai começar: uma análise da utilização do cinema na disciplina de história por professores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: NELSON MAURILIO COELHO JUNIOR

CUNHA, M. T. S.; BENCOSTTA, M. L. A.;ROSSATO, L.; SILVA, V. L. G.. Quadro a quadro: os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus - 1920-1930 (uma contribuição para a História da Educação em Santa Catarina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elisangela Machieski da Silva

AREND, S. M. F.;ROSSATO, L.; CARDOSO, P. J. F.. Infância em situação de risco e políticas sociais no período da redemocratização (Criciúma, 1980-2000). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabio Alexandre Belloli Zampoli

ROSSATO, L.. Entre Memorialistas e Identidade: a historiografia da cidade - Criciuma 1971/1989. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social no Ensino Fundamental e Médio) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Schweitzer

ROSSATO, L.. "A saúde é a base da felicidade do lar" (propagandas de remédios para as mulheres em Florianópolis na década de 1930, do jornal O Estado. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social no Ensino Fundamental e Médio) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Neusa Riboli Pieri

ROSSATO, L.. "Moça é como Cristal" o comportamento de mulheres (Araraquara - SP, meados do século XX). 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social no Ensino Fundamental e Médio) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marine Gelsleuchter da Silveira Lima

SILVA, M. M.;ROSSATO, L.. A escrita da História escolar sob os preceitos da lei: história e cultura afro-brasileira em livros didáticos no contexto posterior às leis 10639/2003 e 11645/2008. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kerollainy Rosa Schütz

WITTMANN, L. T.; TEO, M. R.;ROSSATO, L.. O lugar das populações indígenas nos livros didáticos de História: uma análise a partir da Lei 11.645/2008 (2000-2012). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hellen Martins Rios

GONCALVES, J.; SILVA, J. G.;ROSSATO, L.. Nós e os outros: discursos identitários, turismo e patrimônio cultural nos processos de formação e consolidação do município de São Pedro de Alcântara - SC (1990-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Daisy Fernanda Bueno Fernandes

OLIVEIRA, N. A. S.;SILVA, Cristiani Bereta daROSSATO, L.. Educação histórica e estágio curricular supervisionado na UDESC (2009-2010). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Andréia Seganfredo

LOHN, R. L.; CUNHA, M. T. S.;ROSSATO, L.. À sombra de Rio Branco: a cultura política na gestão do chanceler Lauro Müller nos jornais Folha do Comércio e O Dia (1912-1917). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Josué Constantino Ramos

SILVA, Cristiani Bereta daROSSATO, L.; OLIVEIRA, N. A. S.. Memórias sobre a formação docente inicial - Curso de história da UDESC - 1996-2006. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Eduardo de Souza

AREND, S. M. F.; RAUPP, M. C.;ROSSATO, L.. Políticas públicas para juventude no Brasil: uma reflexão do Plano Nacional da Juventude (2002-2008). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hudson Campos Neves

GARCIA JUNIOR, E.; NONNENMACHER, M.;ROSSATO, L.. Uma leitura da modernidade a partir das obras literárias Rede e Rocamaranha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Christian Paulo Fernandes da Silva

ROSSATO, L.; AREND, S. M. F.; ESPADA, Henrique. Relações de trabalho infanto-juvenis: o caso dos jogadores de futebol das categorias de base (Florianópolis 1985-2005). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Thiago Possenti Pinto Dias

LOHN, R. L.;ROSSATO, L.; GARCIA JUNIOR, E.. Fogo morro acima: as representações de Fernando Collor na Revista Veja na campanha presidencial de 1989. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Letícia Aparecida Pasa da Silva

SIEBERT, I.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. Corpos desenhados, mentalidades modificadas: a popularização da tatuagem em Balneário Camboriú na última década. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Julia Cristina Ramos Lopes

OLIVEIRA, P. R. M.; LUNA, G. A.;ROSSATO, L.. Fim da vida começo da sobrevivência: a questão ambiental hoje como fonte geradora de conflito na Praia Brava. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lorena Mara dos Santos

OLIVEIRA, P. R. M.;ROSSATO, L.; BRAUN NETO, F. A.. Batalha nos campos: o cotidiano das mulheres agricultoras no meio rural de Itajaí (1940-1960). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Alexandre Luiz Trombelli

OLIVEIRA, P. R. M.; CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.. O diabo do inquisidor: uma análise sobre a transformação do anjo rebelde em princípe das trevas e sua construção discursiva no Malleus Maleficarum. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Priscila Amancio Brito

DELFINI, A. C.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. "E ainda dizem que beleza não põe mesa": os concursos de misses em Santa Catarina nas décadas de 1950 a 1960. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Nilma Becker de Andrade

ROSSATO, L.; MACHADO, A.; OLIVEIRA, P. R. M.. O mistério está no ar: OVNIs e seres do espaço no imaginário Ituporanguense (1950-2005). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Andréa Regina Velter

CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. Heróis ou bandidos: Martin Bugreiro e os bugreiros na colonização européia em Santa Catarina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Renata Lorenzi

DELFINI, A. C.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. Do palanque aos bastidores: memórias femininas sobre a política em Imbuia - 1963-1973. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Jane Sirlei Huntemann da Silva

MACHADO, A.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. Revolução na sala de visitas: o aparelho de televisão em Alfredo Wagner - 1970-1980. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Adriane espindola

CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.. Mulheres avassaladoras: enfermeiras, professoras trabalhadoras dentro e fora do lar em Ituporanga - 1990-2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marcelo Azeredo

ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.; SILVA, J. B. R.. Terra Indígena Laklanõ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Juliano Bernardes

ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.; SILVA, J. B. R.. O divino e o profano: a inserção de novos discursos na festa do Divino Espírito Santo em Barra Velha. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mirian Matilde de Abreu

ROSSATO, L.; OLIVEIRA, P. R. M.; SILVA, J. B. R.. Tem escravos atrás da igreja: história e visibilidade dos negros em Penha. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Ana Rosa Vitorino

ROSSATO, L.; SILVA, J. B. R.; BRAUN NETO, F. A.. Crônica de um cotidiano: Bairro Matadouro em Itajaí (1940-2005). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: André Luiz Zanotto

ROSSATO, L.; MACHADO, A.; FABBRIS, C.. A Chegada do Turismo nos Ingleses (Florianópolis, 1970-1990). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Associação de Ensino de Santa Catarina.

Aluno: Geovana Maria Ferreira Costa

ROSSATO, L.; MACHADO, A.; FABBRIS, C.. Análise de alguns atrativos turísticos histórico-culturais do centro de Florianópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Associação de Ensino de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; MAGALHAES, M. S.; PAIM, E. A.; OLIVEIRA, N. A. S.. Banca Concurso Público Professor de Ensino Superior - área: Ensino de História. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MORTARI, C.; FAVERI, M.;ROSSATO, L.. Comissão de Seleção de Alunos Regulares do Programa de Pós-Graduação em História ? PPGH. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SILVA, M. M.; LIEBEL, S. R.;ROSSATO, L.. Comissão de Recredenciamento de professores no Profhistória-UDESC. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

PAIM, E. A.; FERNANDES, A. V.; SILVA, J. G.; NEDEL, L.; CUNHA, M. T. S.;ROSSATO, L.. Banca de notório saber. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; CARDOSO, P. J. F.; MORTARI, C.; RODRIGUES, R. R.; JOFILLY, M.; DALLABRIDA, N.. Comissão de Seleção de Discentes PPGH - UDESC. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; FALCAO, L. F.; JOFILLY, M.; ASSIS, G. O.; FAVERI, M.; BORGES, V.. Comissão de Seleçao de discentes ao Mestrado em Históri. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SILVA, Cristiani Bereta da; GONCALVES, J.; CUNHA, M. T. S.; HAGEMEYER, R. R.; LOHN, R. L.;ROSSATO, L.. Comissão de Avaliação para seleção ao Programa de Pós-Graduação em História/UDESC. 2013. Universidade do Estado de Santa Catarina.

CUNHA, M. T. S.;ROSSATO, L.; BORGES, V.. Processo Seletivo para Prática Curricular de Patrimônio Cultural. 2013. Universidade do Estado de Santa Catarina.

UNGLAUB, T. R. R.;ROSSATO, L.; NUNES, K. L. D.; MACIEL, V. A.. Processo seletivo para Conteúdos e Metodologia do Ensino de História. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; HAGEMEYER, R. R.. Comissão de Seleção dos Processos de transferências, retornos e reingressos. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

FALCAO, L. F.; AREND, S. M. F.; HAGEMEYER, R. R.;SILVA, Cristiani Bereta da; CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.. Comissão de Divulgação e Seleção do Programa de Pós-graduação em História. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; AREND, S. M. F.;SILVA, Cristiani Bereta da. Comissão de validação de diploma concedido por Universidade Estrangeira. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.

LOHN, R. L.;ROSSATO, L.; FAVERI, M.; GONCALVES, J.; CARDOSO, P. J. F.; ASSIS, G. O.; OLIVEIRA, M. R.; HAGEMEYER, R. R.. Comissão de divulgação e seleção do Programa de Pós-graduação em História. 2009. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; MONTYSUMA, Marcos F. F.; MACHADO, Paulo Pinheiro. Banca de avaliação para progressão docente para professor associado. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; GONCALVES, J.; FALCAO, L. F.. Comissão de Seleção dos Processos de transferências, retornos e reingressos. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSSATO, L.; GONCALVES, J.; FALCAO, L. F.. Comissão de seleção dos processos de tranferências, retornos e reingressos. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MAGRO, D.; CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.. Processo Seletivo para História da Educação. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MAGRO, D.; CAMPOS, E. C.;ROSSATO, L.. Processo Seletivo para Metodologia do Ensino de História. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

RECHIA, K. C.;ROSSATO, L.; FAVERI, M.; SCHMITZ, S.. Processo Seletivo para História. 2000. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Jatahy Pesavento

PESAVENTO, S. J.. A Lupa e o Diário: História natural, viagens científicas e relatos sobre a capitania de Santa Catarina (1763-1822). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cynthia Machado Campos

CAMPOS, Cynthia Machado; SERPA, Élio Cantalício; CHEREM, Rosangela Miranda; SCHIMITZ, Sérgio. Imagens Construídas: imaginário político e discurso federalista no Rio Grande do Sul. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Susana Bleil de Souza

SOUZA, S. B.; ZUBARAN, M. A.; FLORES, M. B. R.; PESAVENTO, S. J.; AVANCINI, J. A.. A lupa e o diário: história natural, viagens científicas e relatos sobre a capitania de Santa Catarina (1763-1822). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Susana Bleil de Souza

SOUZA, S. B.; ROSSATO, L.. Santa Catarina na rota das viagens científicas: os viajantes naturalistas e as representações e apropriações de seus discursos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Angelica Zubaran

ZUBARAN, M. A.; PESAVENTO, Sandra Jatahy; FLORES, Maria Bernardete Ramos; AVANCINI, Jose Augusto Costa. A lupa e o diario: Historia natural, viagens cientificas e relatossobre a capitania de Santa Catarina (1763-1822). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Bernardete Ramos Flores

FLORES, M. B. R.; SERPA, É. C.; CAMPOS, C. M.; SCHMITZ, S.. Imagens construidas: imaginario politico e discurso federalista no Rio Grande do Sul (1889-1896). 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Bernardete Ramos Flores

FLORES, M. B. R.. A lupa e o diário: história natural, viagens científicas e relatos sobre a Capitania de Santa Catarina (1763-1822). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosangela Miranda Cherem

CHEREM, R. M.. Imagens Construídas. Imaginário Político e Discurso Federalista no Rio Grande do Sul (1889-1896). 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

EDNA CRISTIANA KUNZ ROSA

Aprender história nos espaços de convivência; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos

"Foram 20 anos que alguém comeu": visões de um futuro nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no período da redemocratização; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

CARLOS EGÍDIO SCORTEGAGNA ALBERTI

O ENSINO DE HISTÓRIA EM AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO NA GRANDE FLORIANÓPOLIS - SC; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Fabiolla Falconi Vieira

História pra ninar gente grande: Uma análise das repercussões sociais acerca do desfile da Mangueira -2019; Início: 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Débora Pinguello Morgado

A Família sob a égide da modernidade: representações tradicionais e consumo modernizante nas enciclopédias da Abril Cultural Editora Abril (1965-1982); Início: 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Rúbia Caroline Janz

Os currículos de história e seu papel na compreensão de jovens brasileiros e argentinos acerca do regime militares e da democracia; Início: 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Vitor Marcelo Vieira

Representações de masculinidade e de feminilidade da Congregação das irmãs de Notre Dame (1925-1976); Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Nathalia Joniane Hermann

?FIÉIS, AMBICIOSOS E CONSERVADORES?: JOVENS BRASILEIROS NAS REVISTAS VEJA E ISTOÉ (1980-1999); 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Daiana Aparecida Fontana Cecatto

Site de curadoria em jogos digitais para o Ensino de História; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Marcos Antonio Peccin Junior

Revista Oitenta: projeto editorial e cultura política na redemocratização (1979-1984); 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Daniel Marcelo Savedra

A História na Escola e a Escola na História:patrimônio e aprendizagem histórica na Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho - Laguna (2017); 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Maicon Roberto Poli de Aguiar

O Oriente Médio através de outras lentes: uma narrativa audiovisual para refletir as representações sobre a região em sala de aula; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Carolina do Amarante

A derrubada do Bar do Chico no bairro Campeche: embates de uma história do tempo presente em Florianópolis (1989-2011); 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Bruno Ziliotto

Provocações crônicas: a construção de um site educativo para repensar a Escola a disciplina de História e as Áfricas; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Chrystian Wilson Pereira

?Derrubada a Bastilha do século XX?: o colapso do comunismo entre narrativas da imprensa brasileira, a fabricação do acontecimento histórico e a temporalização da política (1989-1991); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Marcos Luã Almeida de Freitas

Cultura Política Indígena na Bolívia: Tupakatarismo Revolucionário da Ofensiva Roja de Ayllus Tupakataristas (1988-1991); 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Eleni Lechinski

Indústria metalmecânica em Joinville: no setor da macharia a mão de obra é das mulheres (décadas de 1970 e 1980); 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Daniel Alves Boeira

Uma "solução" para a menoridade na Primeira República: o caso do Patronato Agrícola de Anitápolis/SC (1918-1930); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Luciana Rossato;

Elisiane Donde Dal Molin

Os museus da região da Rota do Sol de Santa catarina: suas origens e a consolidação enquanto atrativo turístico; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Luciana Rossato;

Camila Serafim Daminelli

Uma fundação para o Brasil Jovem: Funabem, menoridade e políticas sociais para infância e juventude no Brasil (1964-1979); 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Juliana Miranda da Silva

O ENEM como notícia: a narrativa midiática sobre o exame nacional do Ensino Médio (Folha de S; Paulo, 1998-2013); 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Patrick Freire Machado

"Democracia em jogo": os discursos sobre a África do Sul no Jornal Folha de S; Paulo (1991-1994); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Christian Gonçalves Vidal da Fonseca

"Um amanhã melhor que hoje": cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Nathalia Joniane Hermann

Representações sobre os jovens nas revistas Veja e IstoÉ nas décadas de 1980 e 1990; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Milton Wedekin

Memórias de ex-alunos e ex-alunas das décadas de 1960 e 1970 do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Maíra Pires Andrade

História e memória: os debates entre os intelectuais de Santa Catarina na 1 Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Bruna Stroisch

"Um cinema de concepções invejáveis": Cine-teatro Mussi com expressão da modernidade em Laguna nas páginas d'O Albor (1947-1953); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Maria Gerlane Santos de Jesus

A representação do negro nas revistas Veja e Isto É: Abdias Nascimento, o movimento negro e o centenário da abolição (1978-1988); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Nayara Expedita de Souza Lopes

História do Brasil em quadrinhos: as representações e o ensino de História através da Turma da Mônica (2000-2005); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Indiamara Duarte

Martiminiamo, Amalia e Silvino: pobres em Florianópolis nas duas primeiras décadas do século XX; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Leonardo de Souza Valverde

Acadêmicos versus modernistas: um estudo sobre o debate literário no jornal O Estado (1949-1950); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Juliano Trevisani

A Escolinha de Arte em Itajaí: origem, trajetória e decadência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Elias Almeida de Souza

Descortinar o cotidiano do trabalhador da Construção Civil em Balneário Camboriú e Camboriú nas últimas décadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Andrea Machado

Um país de negros comandado por brancos: apartheid na África do Sul período entre 1948 e 1989; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Elizete Maria Jacinto

Museu Histórico de Itajaí: criação, memórias e experiências em educação e participação comunitária (década de 1970-2007); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Daiana Gabriela Silva Sgrott

Pequenos grandes trabalhadores: exploração e repressão ao trabalho infanto-juvenil nas indústrias cerâmicas de Canelinha a partir de 1970; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Eder Junior Monteiro da Silva

Inimigo dos trabalhadores? nas entrelinhas do semanário "O Libertador" da cidade de Itajaí, entre os anos de 1931 a 1960; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Jamile Patricio Westphal

Da carne de sol ao pirão d'peixe: um olhar sobre os discursos referentes às práticas e intervenções nordestinas na cidade de Itajaí na década de 1980; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Marcio Fernando Casas

Uma casa em dois tempos: da construção ao processo de tombamento - a Casa de Palmitos na cidade de Barra Velha (1940-2006); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Nilce Curioni

A construção do discurso da participação da mulher nos assentamentos de agricultores de Abelardo Luz; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Lucas Bittencourt Garcia

Os jovens no diário: uma análise da juventude nas páginas do jornal ?Diário Catarinense? em 1987; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Lucas Ramos Brites

O jovem do campo na década de 1980 a partir do Jornal Mundo Jovem; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Lucas Eduardo Amaral

Transviados, barbadinhos e um fenômeno: a juventude no jornal O Globo durante os anos 1964-1968; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Patrick Freire Machado

A juventude nas páginas do jornal Folha de S; Paulo durante a década de 1970; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Nathalia Joniane Hermann

Os jovens e o futuro: educação e perspectivas de trabalho a partir dos artigos nas revistas semanais Isto É e Veja (décadas de 1980 e 1990); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Stéfani Dias Leite

A representação dos jovens pela revista Veja na era da Aids (1988-1992); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Nathalia Joniane Hermann

A imprensa e os jovens: representações sobre a juventude veiculadas na imprensa brasileira (1960-2000); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Rossato;

Ana Carolina Brasil

As diferenças atribuidas às escolas particulares e públicas pela revista Veja na década de 1980; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Maria Fernanda das Chagas

Patrimônio e memória nas páginas da revista Visão (década de 1980); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Maria Gerlane Santos de Jesus

100 anos da abolição da escravatura: discursos e representações veiculado nas páginas da revista Veja (1988); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Indiamara Duarte

Memória e documento nas páginas da revista Visão (1980-1989); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Luana da Silva

Folheando as páginas da Veja: leituras do passado através da coluna (1980-1985); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Luana da Silva

?A brisa do mar?: turismo e passado nos discursos sobre o litoral de Santa Catarina veiculados no jornal O Estado (1980-1990); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Milene Chagas de Souza

Elementos do ?Caldeirão Cultural?: Discursos de identidades e divulgação do estado de Santa Catarina nas reportagens do Diário Catarinense (fevereiro de 1987); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Amanda Francielly da Silva

Impressos Turísticos: novos lugares de memória sobre o ?Vale Europeu? (2000-2010); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Indiamara Duarte

Açorianos a beira mar: a imagem de Florianópolis nos impressos turísticos (1990-2010); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Mariane Martins

?Um pedacinho de terra perdido no mar?: um novo destino turístico em construção; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Amanda Francielly da Silva

A imagem de Blumenau difundida através dos impressos turísticos (1970-2010); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Luana da Silva

História, representação e memória coletiva nos discursos de divulgação turística de Santa Catarina e de Florianópolis (1980-2010); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Andréia Seganfredo

História nas provas de vestibular: representações e silenciamentos sobre o passado de Santa Catarina (1999-2009); 2010; Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Ana Cristina Martinez

Instituições Escolares de Itajaí: memórias de professores do Grupo Escolar Victor Meirelles, decadas de 40, 50 e 60 do século XX; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Luciana Rossato;

Talita Garcia Ferreira

O pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica III; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

André Gesser de Moraes

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Geovanni Rocha Júnior

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Ana Terra de Leon e Guilherme Coltre

Entre as imagens e as armas: a mídia e as ditaduras na América Latina; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Arielle Rodrigues, Kelly Appelt e Marina Sartori

Para além do que as histórias oficiais contam: mulheres brasileiras na segunda metade do século XIX; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Jonas Nascimento, Kauê Garcia e Roberto Carlos Silva

Era uma vez um trabalhador: O aprendizado sobre as relações de trabalho no Brasil do século XIX a partir das narrativas criadas pelos estudantes do 1° D; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Igor Lemos Moreira

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de história na Educação Básica III; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Nathalia Joniane Hermann

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de história na Educação Básica III; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Ana Julia Pacheco, Nayara Lopes e Pedro Gomes

Brasil do séc; XIX e os sujeitos comuns: experiências e possibilidades para o Ensino de História; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Manoela Salvador Frederico

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Nícolas Mastrocola Garcia

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Nathalia Joniane Hermann

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Luciana Madeira Caetano

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Christian Gonçalves Vidal da Fonseca

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Stefany Karla Lopes da Rocha

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica III; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Thiago de Oliveira Aguiar

Monitoria de Estágio Curricular Supervisionado II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

João Vitor Dal Maso

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Lucas Werlang Girardi

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Cristiano da Silva Amadeus

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Laura Vieira Pereira

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Pedro Almeida Gomes

O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Raony Valdenésio A

O; Mendes; O pensamento histórico de crianças e adolescentes e o ensino de História na Educação Básica II; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luciana Rossato;

Patrícia Volk Schatz

Monitoria de Estágio Curricular Supervisionado em História; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Hudson Campos Neves

Monitoria da disciplina Estagio Curricular Supervisionado I; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Hudson Campos Neves

Monitoria na disciplina de Pré-História Geral e do Brasil; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Susana Bleil de Souza

Santa Catarina na rota das Viagens Científicas: os viajantes naturalistas e as representações e apropriação de seus discursos; 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Susana Bleil de Souza;

Maria José Giaretta

Hotel Inter Continental Sao Paulo; 2004; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Jose Giaretta;

Elio Cantalicio Serpa

Imagens Construídas: Imaginário Político e Discurso Federalista No Rs: 1889-1896; 1999; Dissertação (Mestrado em HISTORIA) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Elio Cantalicio Serpa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSSATO, LUCIANA . Juventude e publicidade nas páginas das revistas semanais Veja e IstoÉ (década de 1980). REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA , v. 10, p. 156-175, 2019.

  • ROSSATO, L. ; AMARANTE, C. . Transformações urbanas na cidade de Florianópolis (1989-2011). FRONTEIRAS: REVISTA CATARINENSE DE HISTÓRIA , p. 127-141, 2018.

  • ROSSATO, LUCIANA ; HERMANN, NATHÁLIA JONAINE . Expectativa de futuro e juventudes: a escolha profissional dos jovens nas reportagens da imprensa (Brasil, 1980-2000). HISTÓRIA UNICAP , v. 5, p. 134-145, 2018.

  • ROSSATO, LUCIANA ; CUNHA, MARIA TERESA SANTOS . Vetores para uma escolha: História do Tempo Presente e as pesquisas discentes no PPGH/UDESC. TEMPO E ARGUMENTO , v. 09, p. 162-185, 2017.

  • ROSSATO, L. ; CUBAS, C. J. . Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 5, p. 211-230, 2016.

  • ROSSATO, L. ; SOUZA, Milene Chagas de . Passado e identidade veiculado na imprensa: ?Os construtores de SC? e o ensino de História (fevereiro de 1987). Em tempo de História (digital) , v. 23, p. 78-93, 2013.

  • SILVA, Cristiani Bereta da ; ROSSATO, L. . A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 2, p. 65-85, 2013.

  • SILVA, Cristiani Bereta da ; ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, N. A. S. . A formação docente em história: igualdade de gênero e diversidade. Retratos da Escola , v. 7, p. 453-465, 2013.

  • ROSSATO, L. ; MARTINS, M. . 'Um pedacinho de terra perdido no mar': um novo destino turístico em construção. Fronteiras (Florianópolis) , v. 22, p. 9-28, 2013.

  • ROSSATO, L. . Currículo e saber histórico escolar: o ensino da história pátria nos programas do estado de Santa Catarina no início do século XX. Currículo sem Fronteiras , v. 12, p. 273-286, 2012.

  • ROSSATO, L. . Memória Coletiva e Saber Histórico Escolar: o ensino de História de Santa Catarina nas Propostas Curriculares após o final da Ditadura Militar(década de 1990). Revista Solta a Voz , v. 20, p. 161-175, 2009.

  • ROSSATO, L. . História local e Consciência Histórica no Ensino de História: uma pesquisa entre jovens do Ensino Fundamental de Itajaí SC. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 20, p. 437-459, 2007.

  • ROSSATO, L. . Trabalho e indolência: os cientistas viajantes em contato com outra cultura. Fronteiras (Florianópolis) , Florianopólis, v. 14, p. 37-54, 2006.

  • ROSSATO, L. . A escrita viajante: narrativas dos cientistas sobre a Ilha de Santa Catarina - séculos XVIII e XIX. Tempos Históricos (EDUNIOESTE) , v. 8, p. 215-239, 2006.

  • ROSSATO, L. . A natureza de Santa Catarina relatada pelos cientistas viajantes. Pos-Historia (UNESP. Assis) , v. 13-14, p. 191-200, 2006.

  • ROSSATO, L. . Imagens de Santa Catarina: arte e ciência na obra do artista viajante Louis Choris. Revista Brasileira de História (Impresso) , São Paulo, v. 25, n.49, p. 175-195, 2005.

  • ROSSATO, L. . Gaúcho: um símbolo, dois significados. Tempo de História , Lages/SC, v. III, n.5, p. 41-48, 2004.

  • ROSSATO, L. . Gaspar Silveira Martins: uma tentativa de heroificação. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 13, n.1, p. 45-53, 2000.

  • ROSSATO, L. . Federalistas: os herdeiros da tradição Farroupilha de liberdade. Esboços/revista do programa de Pós-graduação em história da UFSC, Florianópolis, v. 06, p. 57-66, 1998.

  • ROSSATO, L. . Discurso e Imaginário Político: os federalistas e a implantação da República no RS. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 10, p. 61-76, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSSATO, L. . Análise de APCNs - mestrado profissional em História. 2018.

CUBAS, C. J. ; WITTMANN, L. T. ; ROSSATO, L. . Comissão de Avaliação de Relatórios Discentes do Mestrado Profissional em Ensino de História. 2019.

FALCAO, L. F. ; ROSSATO, L. . Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e da Educação ? FAED. 2019.

SILVA, Cristiani Bereta da ; BOTTECHIA, J. A. A. ; PEREIRA, L. M. S. ; MORAIS, L. M. S. ; KULLMANN, N. ; SOUZA, A. A. P. ; MELATTI, C. ; BERTONI, D. ; ARAUJO, E. R. F. ; RIBEIRO, E. ; ALBRECHT, E. ; COUTO, K. C. ; SANTOS, L. P. ; ROSSATO, LUCIANA ; ANTUNES, M. F. ; SANTOS, M. C. F. ; LIMA, T. P. P. . Avaliação do PNLD 2020 das obras dos Projetos Integradores.. 2019.

MORTARI, C. ; SILVA, Cristiani Bereta da ; CUBAS, C. J. ; WITTMANN, L. T. ; ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, M. R. . Núcleo docente estruturante do curso de História. 2019.

JOFILLY, M. ; RODRIGUES, R. R. ; GONCALVES, J. ; AREND, S. M. F. ; ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, N. A. S. ; FALCAO, L. F. . Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História ? PPGH. 2019.

RODRIGUES, R. R. ; JOFILLY, M. ; GONCALVES, J. ; ASSIS, G. O. ; ROSSATO, L. . Comissão de Organização do IV Simpósio Internacional de História do Tempo Presente. 2019.

JOFILLY, M. ; ROSSATO, L. ; AREND, S. M. F. ; LOHN, R. L. ; CAMPOS, E. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; FALCAO, L. F. ; BORGES, V. ; OLIVEIRA, N. A. S. ; GONCALVES, J. . Comissão de Seleção de discentes para os cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História ? PPGH/Turmas de 2020. 2019.

JOFILLY, M. ; ROSSATO, LUCIANA ; DAHAS, N. . Comissão julgadora de Teses para Candidatura à Premiação do Programa de Pós-Graduação em História ? PPGH. 2019.

ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, N. A. S. . Comissão de Avaliação de Relatórios de Bolsas do Programa de PósGraduação em História - PPGH/UDESC. 2019.

ROSSATO, LUCIANA ; SILVA, Cristiani Bereta da ; CUNHA, M. T. S. ; CAMPOS, E. C. ; Claudia Mortari ; RODRIGUES, R. R. ; JOFILLY, M. ; OLIVEIRA, M. R. ; CUBAS, C. J. . Comissão de seleção de discentes do curso de mestrado e doutorado do PPGH. 2018.

ROSSATO, L. . Seleção nacional de depoimentos de professores sobre a ONHB. 2018.

ROSSATO, L. ; FALCAO, L. F. . Comissão de seleção de tese do Programa de Pós-Graduação em História ? PPGH, para indicação ao prêmio Manuel Salgado (ANPUH). 2018.

SILVA, Cristiani Bereta da ; ROSSATO, L. ; LUCINI, M. ; RESNIK, L. . Analise dos APCNS Mestrado Profissional em História. 2018.

ROSSATO, LUCIANA ; SILVA, Cristiani Bereta da ; CARDOSO, P. J. F. ; LOHN, R. L. ; MORTARI, C. ; JOFILLY, M. ; BORGES, V. ; GONCALVES, J. ; CAMPOS, E. C. ; FALCAO, L. F. ; CUNHA, MARIA TERESA SANTOS ; HAGEMEYER, R. R. . Comissão de seleção de discentes do curso de mestrado e doutorado do PPGH. 2017.

OLIVEIRA, N. A. S. ; ROSSATO, LUCIANA ; SILVA, M. M. ; MORTARI, C. . Recredenciamento Docente Profhistória UDESC. 2017.

ROSSATO, L. ; LOHN, R. L. ; CUBAS, C. J. ; MORTARI, C. ; GIESE, B. . Comissão para a Reestruturação Curricular do curso de Licenciatura em História. 2017.

ROSSATO, LUCIANA ; KOCH, Z. M. ; RIBAS, R. P. ; CARDOSO, J. J. . Comissão responsável pelos estudos das Reformas da Licenciatura no Centro de Ciências Humanas e da Educação ?. 2017.

ROSSATO, LUCIANA ; SILVA, Cristiani Bereta da ; CUNHA, M. T. S. ; FALCAO, L. F. ; AREND, S. M. F. ; Claudia Mortari ; ASSIS, G. O. ; BORGES, V. ; GONCALVES, J. ; HAGEMEYER, R. R. . Comissão de seleção de discentes do curso de mestrado e doutorado do PPGH. 2016.

ROSSATO, LUCIANA ; OTTO, C. ; OLIVEIRA, N. A. S. ; SILVA, M. M. ; Claudia Mortari . Recredenciamento Docente no Profhistória UDESC. 2016.

ROSSATO, LUCIANA . Avaliação de Livros Didáticos de História para o PNLD/MEC/2017. 2016.

ROSSATO, L. . Comissão de seleção da melhor dissertação do Profhistória UFSC. 2018.

ROSSATO, L. . Parecer Revista Tempos Históricos. 2017.

ROSSATO, L. . Parecer Revista Percursos. 2017.

ROSSATO, L. . Parecer Revista Fronteiras. 2017.

ROSSATO, L. ; LAMPERT, J. ; CARDOSO, F. L. . Comissão de Credenciamento Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. 2016.

ROSSATO, L. . Comissão Editorial da REVISTA PERCURSOS. 2016.

ROSSATO, L. . Parecer Revista História Hoje. 2016.

ROSSATO, L. ; LOHN, R. L. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Comissão de Seleção de Mestrado PPGH UDESC. 2013.

ROSSATO, L. . Parecerista Ad Hoc Fronteiras - Anpuh SC. 2013.

ROSSATO, L. . Avaliação dos trabalhos inscritos no IX ENPEH - GT Currículo e saberes escolares. 2011.

ROSSATO, L. . Conselho Editorial da Revista Percursos. 2011.

ROSSATO, L. ; AREND, S. M. F. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Comissão de Seleção de Mestrado PPGH UDESC. 2011.

ROSSATO, L. . Parecerista ad hoc da Revista Percursos, vol. 11, n 1. 2010.

ROSSATO, L. . Parecerista Revista Percursos - Dossiê Ensino de Historia, vol. 11, n 02. 2010.

ROSSATO, L. . Parecerista Ad Hoc da revista Cadernos do Aplicação - UFRGS. 2010.

ROSSATO, L. . Conselho Editorial da Revista PerCursos. 2010.

ROSSATO, L. . Conselho Editorial da Revista Cadernos do Aplicação. 2010.

AREND, S. M. F. ; SILVA, Cristiani Bereta da ; ROSSATO, L. . Comissão de Validação de Diploma concedido por Universidade Estrangeira/PPGH/UDESC. 2010.. 2010.

ROSSATO, L. . Parecerista ad hoc da Revista Percursos. 2010.

ROSSATO, L. ; CARDOSO, P. J. F. ; LOHN, R. L. . Comissão de Seleção de Mestrado PPGH UDESC. 2010.

ROSSATO, L. . Conselho Editorial da Revista Cadernos do Aplicação. 2009.

ROSSATO, L. . Parecerista Ad Hoc da Revista Linhas e da Revistas PerCursos. 2007.

ROSSATO, L. . Parecerista Ad Hoc da Editora UNIVALI. 2006.

ROSSATO, L. . O Ensino de História no segundo grau: análise de livros didáticos e produção de textos de apoio para os conteúdos de história da América Colonial. 1992.

ROSSATO, L. . CEU II: Uma História para contar/ Fórum: 500 anos do descobrimento e da presença européia na América. 1991.

ROSSATO, LUCIANA . Blog do PIBID História UDESC. 2019; Tema: Atividades desenvolvidas no projeto PIBID História da UDESC. (Site).

ROSSATO, L. ; OLIVEIRA, N. A. S. ; CUBAS, C. J. ; SILVA, Cristiani Bereta da . Blog do PIBID História - UDESC. 2014; Tema: PIBID de História - UDESC. (Blog).

ROSSATO, L. . SEMINÁRIO: CONHECER E DISCUTIR A BNCC. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSSATO, L. ; HERMANN, N. J. . História e Juventudes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSSATO, L. . Juventude e História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSSATO, L. . Revistas Semanais e Aprendizagem Histórica: leituras do passado e projetos educacionais (1981-1990). 2015. (Relatório de pesquisa).

ROSSATO, L. ; CUNHA, M. T. S. . Tempo & Argumento v. 6, n. 11 (2014) - Dossiê História e pensamento histórico. 2014. (Editoração/Periódico).

ROSSATO, L. ; CUNHA, M. T. S. . Tempo & Argumento v. 6, n. 12 (2014) - Dossiê História e internet. 2014. (Editoração/Periódico).

ROSSATO, L. ; CUNHA, M. T. S. . Tempo & Argumento v. 6, n. 13 (2014). 2014. (Editoração/Periódico).

ROSSATO, L. ; CUNHA, M. T. S. . Tempo & Argumento v. 5, n. 19 (2013) - Dossiê História e Cultura escrita. 2013. (Editoração/Periódico).

ROSSATO, L. ; CUNHA, M. T. S. . Tempo & Argumento v. 5, n. 10 (2013) - Dossiê Ditaduras e democracias (décadas de 1960 - 1980). 2013. (Editoração/Periódico).

ROSSATO, L. . História, representação e memória coletiva nos discursos de divulgação turística de Santa Catarina e de Florianópolis (1980-2010). 2012. (Relatório de pesquisa).

ROSSATO, L. ; SEGANFREDO, A. . Memória Coletiva e Saber Histórico Escolar: o ensino de história de Santa Catarina no século XX / início do século XXI. 2010. (Relatório de pesquisa).

ROSSATO, L. . Programa de Formação Continuada/II Fórum dos Estágios Curriculares para Docentes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSSATO, L. ; POYER, V. ; MORTARI, C. ; FIGUEIRO, A. L. ; LUNARDI, G. M. ; JUBANSKI, M. J. ; SILVA, M. G. S. E. ; REIS, M. L. ; PIVA, M. ; COSTA, R. M. . Caderno Pedagógico III: Ideologia e Escola. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

ROSSATO, L. ; FIGUEIRO, A. L. ; LUNARDI, G. M. ; BISCOLI, I. A. ; JUBANSKI, M. J. ; SILVA, M. G. S. E. ; PIVA, M. ; COSTA, R. M. ; POYER, V. ; MORTARI, C. . Caderno Pedagógico IV: Mundo do trabalho e novas tecnologias. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

ROSSATO, L. ; FIGUEIRO, A. L. ; POYER, V. ; BURIGO, S. A. N. N. ; COSTA, R. M. ; PIVA, M. ; REIS, M. L. ; JUBANSKI, M. J. ; LUNARDI, G. M. ; MORTARI, C. . Caderno Pedagógico V: globalização e cidadania. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

MACHADO, A. ; GERBER, D. M. ; ROSSATO, L. ; TEIXEIRA, F. A. ; FERREIRA, S. L. ; POYER, V. ; MORTARI, C. . História da Educação II. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

MACHADO, A. ; ROSSATO, L. ; JUNGBLUT, C. A. ; GERBER, D. M. ; FERREIRA, S. L. ; POYER, V. ; MORTARI, C. . Conteúdos e Metodologias do Ensino de História I: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

ROSSATO, L. ; GERBER, D. M. ; POYER, V. ; MORTARI, C. ; FIGUEIRO, A. L. ; LUNARDI, G. M. ; BISCOLI, I. A. ; JUBANSKI, M. J. ; REIS, M. L. ; COSTA, R. M. . Caderno Pedagógico II: Educação e Sociedade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

ROSSATO, L. ; FIGUEIRO, A. L. ; LUNARDI, G. M. ; BISCOLI, I. A. ; JUBANSKI, M. J. ; SILVA, M. G. S. E. ; REIS, M. L. ; PIVA, M. ; COSTA, R. M. ; MORTARI, C. . Curso de Complementação Pedagógica I. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

ROSSATO, L. ; MACHADO, A. ; JUNGBLUT, C. A. ; MORTARI, C. ; GERBER, D. M. ; GAVRON, E. L. ; FERREIRA, S. L. ; POYER, V. ; MARIA, M. G. . História da Educação -Brasil/Santa Catarina. 2002 (argumento, conteúdo e pesquisa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A imprensa e os jovens: representações sobre a juventude veiculadas na imprensa brasileira (1960-2000), Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os discursos veiculados por órgãos da imprensa brasileira acerca da juventude, seus interesses, suas demandas e espaços de atuação, entre 1960 e 2000. Serão pesquisados diferentes órgãos da imprensa: as revistas semanais Veja e Isto é, a revista mensal Capricho, os jornais Folha de São Paulo, O Globo, O Estado e Diário Catarinense, e dois impressos vinculados a instituições religiosas, a revista Família Cristã e o Jornal Folha Universal. A análise deste conjunto documental será feita a luz dos referenciais teóricos produzidos pela História Cultural e pela História da Imprensa, bem como pelas discussões acerca dos conceitos de juventude, geração, gênero, etnia e raça. Pretende-se identificar quais os discursos produzidos sobre os diferentes tipos de jovens, sua atuação na sociedade, nas questões políticas e culturais de seu tempo e as expectativas em relação ao seu papel nos projetos futuros da sociedade brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Patrick Freire Machado - Integrante / Jeronimo Laureano das Chagas - Integrante / Lucas Eduardo Amaral - Integrante / Lucas Bittencourt Garcia - Integrante., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 7

  • 2014 - 2017

    O pensamento histórico e o ensino de História na Educação Básica, Descrição: O objetivo desse projeto é dar continuidade as atividades desenvolvidas nos projetos intitulados O pensamento histórico de crianças e adolescentes: o ensino de História na Educação Básica (2008-2010) e O pensamento histórico de crianças e adolescentes: o ensino de História na Educação Básica II (2011-2013). Tais projetos foram propostos e desenvolvidos para articular as atividades realizadas no Estágio Supervisionado em História às atividades de pesquisa. Nesta 3ª edição, pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. Os últimos trinta anos foram marcados pela realização e divulgação de pesquisas no âmbito da educação histórica, que vêm revendo e mesmo deslocando as ?velhas? questões do campo meramente normativo, formal, do que se deve ensinar na escola sobre História ou como se deve ensinar História para o campo do desenvolvimento do pensamento histórico de crianças, jovens e adultos. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades serão realizadas em escolas da rede municipal, estadual e federal de Florianópolis articulados à atividades de extensão e também ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID desenvolvidas exclusivamente para aproximar e melhorar a relação entre a formação docente inicial e a Educação Básica. As atividades de ensino e pesquisa serão realizadas pelos/as acadêmicos e acadêmicas do Curso de História da UDESC, sob a coordenação e orientação das professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva, Luciana Rossato e Nucia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Integrante / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 6

  • 2012 - 2016

    Um país impresso: entre culturas políticas e sociabilidades revistas semanais, projetos sociais e memória histórica no Brasil (1964-1990), Descrição: Este projeto de pesquisa problematiza a construção de representações sociais relativas às adesões de amplas camadas da população brasileira a formas de poder político, práticas coletivas e individuais, imaginários e simbolismos. Parte-se do pressuposto de que tais representações sociais, que conformaram imagens e discursos, são imprescindíveis para a compreensão histórica do papel dos meios de comunicação na produção de efeitos de verdade e difusão de relações de força através de imagens e discursos. O objetivo é o de problematizar representações e memórias em disputa sobre a sociedade brasileira, desde o período que marca o início do regime ditatorial no país, em 1964, até a redemocratização, ao final da década de 1980. Entende-se que esta longa trajetória marcou experiências individuais e coletivas através de permanências, rupturas e tensões em relação aos marcos históricos reconhecidos no Brasil e que atuaram até a primeira metade do século XX... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Luciana Rossato - Integrante / Sílvia Maria Favero Arend - Coordenador / Marlene de Faveri - Integrante / Reinaldo Lindolfo Lohn - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Integrante / Cristiani Bereta da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2015

    Revistas semanais e aprendizagem histórica: leituras do passado e projetos educacionais (1981-1990), Descrição: Este projeto de pesquisa visa identificar de que forma o passado foi acionado nas notícias veiculadas sobre a educação no Brasil e seu emprego nas disputas pelas memórias, bem como os discursos sobre as demandas educacionais, os embates e os projetos políticos e de futuro que tiveram como foco a educação pública. Nossa pesquisa terá como suporte documental as revistas semanais de circulação nacional Veja, Visão e Isto É. Nossa problemática central é entender como aspectos do passado brasileiro eram utilizados a fim de construir uma memória coletiva a fim de contribuir para o fortalecimento da democracia que estava se constituindo, bem como problematizar as representações e as memórias em disputa sobre a sociedade brasileira durante a década de 1980. O recorte cronológico desta pesquisa é entre os anos de 1981 a 1990. Esta pesquisa vincula-se ao projeto Um país impresso: entre culturas políticas e sociabilidades ? revistas semanais, projetos sociais e memória histórica no Brasil (1964-1990) aprovado no edital UNIVERSAL ? CNPq N 14/2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Sílvia Maria Favero Arend - Integrante / Marlene de Faveri - Integrante / Reinaldo Lindolfo Lohn - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Integrante / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Maria Fernanda das Chagas - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2010 - 2013

    História, representação e memória coletiva nos discursos de divulgação turística de Santa Catarina e de Florianópolis (1980-2010), Descrição: Os documentos selecionados para esta pesquisa são materiais de divulgação turística (folders, livros, peças publicitárias veiculadas em revistas, jornais, rádio e televisão) referentes a cidade de Florianópolis e ao estado de Santa Catarina entre os anos de 1980 a 2010. A partir do estudo destes documentos teríamos o objetivo de analisar qual noção de passado e qual memória coletiva o poder público tentou construir sobre a cidade de Florianópolis e o estado de Santa Catarina, bem como as imagens e as representações que são selecionadas para serem divulgados tanto para o público que não mora em Santa Catarina quanto para os habitantes locais. Os documentos selecionados para a pesquisa encontram-se disponíveis em sítios eletrônicos institucionais com o da Santur, em bibliotecas como a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina e são distribuídos em diversos lugares ligados a divulgação turística. Os documentos, e entre eles os materiais que iremos analisar, não podem ser tomadas como insuspeitos ou neutros, o que significa que devemos historicizá-los, uma vez que se inserem em uma época e em uma cultura. A metodologia utilizada seria a Análise de Discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Mariane Martins - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Milene Chagas de Souza - Integrante / Luana da Silva - Integrante / Indiamara Duarte - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

  • 2008 - 2012

    Memória coletiva e saber histórico escolar: o ensino de história de Santa Catarina no século XX / início do século XXI, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar como os documentos oficiais produzidos no século XX e início do século XXI tratam o ensino de História de Santa Catarina. Os documentos selecionados são as propostas e diretrizes curriculares do Estado de Santa Catarina, planos de ensino produzidos nas disciplinas de História de Santa Catarina ministrados nos cursos de graduação em História da UFSC, UDESC, UNIVALI e UNESC, provas de vestibulares e concursos públicos. A partir do estudo desses documentos analisaremos qual memória coletiva o poder público tentou construir sobre o estado de Santa Catarina a partir do conhecimento do que era selecionado para ser difundido pelas instituições escolares. Outro aspecto que será pesquisado é como se relacionam o saber histórico escolar e o saber histórico acadêmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Juliana de Almeida Freitas - Integrante / Andreia Seganfredo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    Instituições Escolares de Itajaí: memórias de ex-alunos do Grupo Escolar Victor Meirelles - décadas de 50, 60 e 70 do século XX, Descrição: Esta pesquisa propõe-se a coletar as memórias dos ex-alunos que estudaram no Grupo Escolar Victor Meirelles (localizado em Itajaí/SC e inaugurado no dia 04 de dezembro de 1913 durante o governo de Vidal Ramos) durante as décadas de 50, 60 e 70 do século XX. A partir dos relatos orais destes ex-alunos pretendemos analisar como era a organização desta instituição, a relação professor-aluno e entre os alunos, os diferentes momentos escolares e as memórias que estes ex-alunos tem de sua vida escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Fabiana Batista da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Remuneração.

  • 2007 - 2008

    Instituições Escolares de Itajaí: memórias de professores do Grupo Escolar Victor Meirelles - décadas de 50, 60 e 70 do século XX, Descrição: Esta pesquisa propõe-se a coletar as memórias dos professores que atuaram no Grupo Escolar Victor Meirelles (localizado em Itajaí/SC e inaugurado no dia 04 de dezembro de 1913 durante o governo de Vidal Ramos) durante as décadas de 50, 60 e 70 do século XX. A partir dos relatos orais destes professores pretendemos analisar como era a organização desta instituição, os alunos que eles atendiam, a relação professor-aluno e os conhecimentos curriculares que eram difundidos a partir das rotinas escolares. Nosso propósito é conhecer qual era a cultura escolar que norteava a atuação dos professores desta instituição de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Ana Cristina Martinez - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Intersecções no Ensino de História, Descrição: O projeto possui um local de ação onde três grandes pontos do Ensino de História se comunicam: as fontes históricas, o estudante e o professor de História. Fundado nessa intersecção o projeto possui três objetivos principais: investigar a proficiência em História dos estudantes da Rede Municipal de Itajaí; viabilizar o acesso às fontes para o ensino e pesquisa da História Local e habilitar professores de História da Rede Municipal de Itajaí para a pesquisa a partir da sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Rossato - Integrante / José Bento Rosa da Silva - Integrante / José Roberto Severino - Integrante / Raquel Alvarenga Sena Venera - Coordenador / Gloria Alejanadra Luna - Integrante / Fabiana Nicolau - Integrante / Yomara Caetano Feitosa de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Gabriela Mosqueta Feraso - Integrante / Manoela Salvador Frederico - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Alicy de Oliveira Simas - Integrante / Luciana Madeira Caetano - Integrante / Luisa Carioni Evangelista - Integrante / Stefany Karla Lopes da Rocha - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante.

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Gabriela Mosqueta Feraso - Integrante / Manoela Salvador Frederico - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Alicy de Oliveira Simas - Integrante / Luciana Madeira Caetano - Integrante / Luisa Carioni Evangelista - Integrante / Stefany Karla Lopes da Rocha - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante.

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante.

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EB Almirante Carvalhal, EB Osmar Cunha, EB João Gonçalves Pinheiro) sob supervisão dos professores Aldonei Machado, Carlos Muller e Marcos Francisco da Silva. O projeto conta com 24 bolsas de Iniciação a docência e 6 voluntários de Iniciação da docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. A coordenação é feita pelas professoras Barbara Giese e Luciana Rossato. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Aldonei Machado - Integrante / Barbara Giese - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Carlos Rogerio Muller - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EB Almirante Carvalhal, EB Osmar Cunha, EB João Gonçalves Pinheiro) sob supervisão dos professores Aldonei Machado, Carlos Muller e Marcos Francisco da Silva. O projeto conta com 24 bolsas de Iniciação a docência e 6 voluntários de Iniciação da docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. A coordenação é feita pelas professoras Barbara Giese e Luciana Rossato. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Aldonei Machado - Integrante / Barbara Giese - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Carlos Rogerio Muller - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EB Almirante Carvalhal, EB Osmar Cunha, EB João Gonçalves Pinheiro) sob supervisão dos professores Aldonei Machado, Carlos Muller e Marcos Francisco da Silva. O projeto conta com 24 bolsas de Iniciação a docência e 6 voluntários de Iniciação da docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. A coordenação é feita pelas professoras Barbara Giese e Luciana Rossato. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Aldonei Machado - Integrante / Barbara Giese - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Carlos Rogerio Muller - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EB Almirante Carvalhal, EB Osmar Cunha, EB João Gonçalves Pinheiro) sob supervisão dos professores Aldonei Machado, Carlos Muller e Marcos Francisco da Silva. O projeto conta com 24 bolsas de Iniciação a docência e 6 voluntários de Iniciação da docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. A coordenação é feita pelas professoras Barbara Giese e Luciana Rossato. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Aldonei Machado - Integrante / Barbara Giese - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Carlos Rogerio Muller - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / César Augusto Jungblut - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Talita Garcia Ferreira - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Vitor Gasparetto da Silveira - Integrante / Caroline Jaques Cubas - Integrante / Tatiana Costa de Melo - Integrante / Lucas Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2011 - 2013

    PIBID/CAPES - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto de prática de ensino e de pesquisa já está na segunda versão. Na primeira versão foi desenvolvido em atividades de extensão, pesquisa e de ensino apoiadas pelo Prodocência/CAPES/Udesc realizado com acadêmicos do Curso de História e professores da Educação Básica. O objetivo da proposta é articular as atividades de docência em História às atividades de pesquisa, na Educação Básica. Pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História. As atividades são realizadas em escolas da rede pública de Florianópolis. A partir de junho de 2011, o projeto passa a ser desenvolvido em duas escolas, especificamente, como subprojeto PIBID/CAPES - área de História - com concessão de 18 bolsas para acadêmicos e duas bolsas para professores da Educação Básica. As atividades de ensino e de pesquisa são coordenadas pelas professoras titulares da disciplina de Estágio Supervisionado em História, professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, com a colaboração da professora Núcia Alexandra Silva de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciana Rossato - Coordenador / Cristiani Bereta da Silva - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / Amanda Francielly da Silva - Integrante / Alessandra da Silva Ramos - Integrante / Ana Carolina Plentz de Oliveira - Integrante / Arthur Rebonatto Oltramari - Integrante / Carlos Eduardo Pereira de Oliveira - Integrante / Fabiane Gabriela Lubian Marques - Integrante / Felicia Marchi Beltrão Campos - Integrante / Gisele Bochi Palma - Integrante / Lucas Werlang Girardi - Integrante / Marcello de Oliveira - Integrante / Mariana Heck Silva - Integrante / Natalia Cristine Costa - Integrante / Paulo Henrique Machado de Souza - Integrante / Paulo Onésimo Minardi Pereira - Integrante / Raony Valdenésio Aduci Odreman Mendes - Integrante / Thais Cardozo Favarin - Integrante / Thiago de Oliveira Aguiar - Integrante / Thiago Oliva Lima de Araújo - Integrante / Marcos Francisco da Silva - Integrante / Valéria de Oliveira Florentino - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Concurso Público - Área: Fundamentos, Metodologia e Prática do Ensino de História para o Ensino Fundamental e Médio, UFSC - MEN/CED.

2005

Concurso Público - Área: Docência em História, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

1998

Concurso Público - História, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

1994

Concurso Público - História e OSPB, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação. , Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88035001 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 33218000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

1999 - 2000

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Curricular Supervisionado II

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Discentes Regulares do Curso de Mestrado do PPGH-UDESC? Turma 2014.

  • 02/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Centro de Ciências Humanas e da Educação.,Atividade realizada, Editora da revista Tempo & Argumento.

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Membro eleito do CONCENTRO.

  • 08/2009

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura histórica: saberes e mediações educativas - 2013/2, História do Ensino de História - 2014/2 - Profhistória , História do Ensino de História - 2016/2 - Profhistória , História e Cultura Escolar - 2010/2 e 2011/2 , Seminário de Pesquisa em História - 2016/1 e 2018/2

  • 06/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Ensino de História (antigo Núcleo de Estudos Históricos) - portaria 116/2009.

  • 02/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio curricular Supervisionado I , Estágio Curricular Supervisionado II , Estágio Curricular Supervisionado III, História de Santa Catarina I , História do Brasil I, Metodologia da Pesquisa em História , Pré-História do Brasil e Geral

  • 02/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Ensino do Curso de História - Portaria 142/2009 e Portaria 119/2010.

  • 08/2017 - 08/2019

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de História.

  • 03/2016 - 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .,Cargo ou função, Conselheira eleita CONSEPE.

  • 07/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Integrante da banca do Processo seletivo 04/2017 - portaria 083/2017.

  • 08/2015 - 02/2017

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora do ProfHistória em rede - Mestrado Profissional em Ensino de História - CAPES 4.

  • 02/2013 - 08/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em História.

  • 02/2010 - 02/2012

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do Curso de História - Portaria 066/2010.

  • 11/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Banca Examinadora do Processo Seletivo N 15/2011 para professor de Estágio Curricular Supervisonado.

  • 05/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora do Evento Seminário Internacional História do Tempo Presente - portaria 087/2011.

  • 11/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Validação de Diploma concedido em Universidade Estrangeira - portaria 125/2010.

  • 07/2010 - 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de seleção dos processos de transferências, retornos e reingressos - portaria 114/2010.

  • 11/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Alunos Regulares do Programa de pós-graduação em História - Portaria 130/2009.

  • 10/2008 - 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de seleção dos processos de transferências, retornos e reingressos - Portaria 099/2008.

  • 08/2001 - 07/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 08/1999 - 03/2001

    Ensino, Licenciatura e Bacharelado em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-História Geral e do Brasil, História Medieval I, História da América II, História do Brasil III

2005 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ingressante, Carga horária: 12

1999 - 2000

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/2007 - 02/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura - ProPPEC, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de pesquisa e avaliação de projetos para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Gestão e Ciências Humanas.

  • 06/2007 - 02/2008

    Ensino, Mestrado em Turismo e Hotelaria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos sócio-culturais da oferta turística

  • 03/2006 - 02/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de História, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de História.

  • 08/2005 - 02/2008

    Direção e administração, Curso de História, .,Cargo ou função, Responsável pelo Estágio e pela Monografia do Curso de História.

  • 08/2005 - 02/2008

    Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado (I e II), História da América II, História Moderna II, Metodologia do Ensino de História, Orientação de Trabalho Monográfico, Prática do Ensino de História (I, II, III)

  • 07/1999 - 05/2000

    Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré-História Geral e do Brasil

2007 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2007 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História e OSPB, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Prática do Ensino de História do 1 e 2 graus

2003 - 2004

Centro Universitário FACVEST

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

2002 - 2002

Centro Universitário FACVEST

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2003 - 07/2004

    Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil III, História do Brasil II

  • 07/2002 - 07/2002

    Ensino, Metodologia do Ensino de História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História II

2003 - 2005

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRUSQUE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2000 - 2001

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRUSQUE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2003 - 06/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Meridional

  • 08/2000 - 03/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval

2005 - 2006

Faculdade de Capivari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2005 - 03/2006

    Ensino, Especialização em História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura, Memória e Sociedade, Didática do Ensino de História

2000 - 2001

Colégio Parque São Jorge

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2000 - 02/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1999 - 2000

Colégio Barddal Florianópolis S/C Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 10/1999 - 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1995 - 1996

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

1994 - 1994

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1995 - 12/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 05/1994 - 07/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1999 - 1999

Secretaria Municipal de Educação - Florianópolis

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

1994 - 1994

Secretaria Municipal de Educação - Florianópolis

Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1999 - 09/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 07/1994 - 12/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História