Fernanda Rosa Rodrigues

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2013) e Mestrado em Letras e Linguística pela mesma universidade (2016). Sua dissertação de mestrado foi sobre o uso das histórias em quadrinhos da turma da Mônica em inglês como recurso para produção de diálogos interculturais na sala de aula. Possui certificado CAE (Certificate in Advanced English), uma das certificações Cambridge English. Atua no ensino de inglês desde 2012 em escolas e cursos livres, tendo experiência também como docente no ensino superior.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras e Linguística

2014 - 2016

Universidade Federal de Goiás
Título: O uso das histórias em quadrinhos da Monica's Gang como recurso para a produção de diálogos interculturais no ensino de inglês como LE, Ano de Obtenção: 2016
Carla Janaína Figueredo.Palavras-chave: Monica's Gang; interculturalidade; ensino e aprendizagem de inglês.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Especialização em andamento em Alfabetização, Letramento e Ludicidade

2019 - Atual

Wallon Educacional

Graduação em andamento em Letras Português

2021 - Atual

Wallon Educacional

Graduação em Letras - Inglês

2009 - 2013

Universidade Federal de Goiás
Título: Monica's Gang comics: reflections on the relations between the English language and culture in the foreign language classroom.
Orientador: Carla Janaína Figueredo

Formação complementar

2021 - 2021

Ensino Afetivo de Línguas para Crianças e Storytelling. (Carga horária: 10h). , Juan Uribe Inglês Afetivo, JU, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação em Metodologias Ativas. (Carga horária: 20h). , Faculdades Alves Faria, ALFA, Brasil.

2020 - 2020

Curso Online de Produção de Webquest. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

English (Level 16 - Proficiency). (Carga horária: 90h). , International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.

2016 - 2016

Experiência Ayni: Formação para Educadores. (Carga horária: 50h). , Cidade Escola Ayni, AYNI, Brasil.

2015 - 2015

First Things First - Essential Principles for Classroom Management. (Carga horária: 15h). , Teach-in Education, TEACH-IN, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação para Professores de Língua Estrangeira. (Carga horária: 50h). , Centro de Línguas da UFG, CL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Participação em eventos

III Colóquio Nacional de Letras. 2015. (Outra).

VI Seminário de Dissertações e Teses em Andamento.O uso das histórias em quadrinhos da Monica's Gang como ferramenta para a produção de diálogos interculturais no ensino de inglês como LE. 2015. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2012. (Seminário).

XIII COLÓQUIO DE LETRAS. 2012. (Outra).

XXXIII ENEL. 2012. (Encontro).

XI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2010. (Outra).

X COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, F. R. ; FIGUEREDO, C.J. . Monica's gang na sala de aula de inglês como línguas estrangeira: práticas interacionais e discursivas na contrução de diálogos interculturais.. REVISTA ALPHA , v. 20, p. 74-88, 2019.

  • FIGUEREDO, C.J. ; RODRIGUES, F. R. . Language and Culture in the English Language Classroom: What Monica's Gang Comics can teach us. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 6, p. 36-52, 2014.

  • RODRIGUES, F. R. . O uso das histórias em quadrinhos da Monica's Gang como ferramenta para a produção de diálogos interculturais no ensino de inglês como LE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, F. R. . Bakhtin, Maurício de Sousa e Platão em uma aula de inglês como LE: um exemplo de plano de aula interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, F. R. . Monica's Gang Comics: Uma proposta intercultural para a sala de aula de inglês como língua estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, F. R. . Língua e Cultura na sala de aula de inglês: o que as HQs da Turma da Mônica podem nos ensinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, F. R. . Monica's Gang Comics: Uma proposta intercultural para a sala de aula de inglês como língua estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, F. R. . As histórias em quadrinhos da Monica's Gang: reflexões acerca das relações entre língua e cultura em aulas de inglês como LE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, F. R. . O Rei Leão e a tomada de decisões para a transição da infância para a vida adulta.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, F. R. . As diferenças entre o inglês americano, britânico e australiano.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

RODRIGUES, F. R. . Trabalhando Interculturalidade nas aulas de PLE. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, F. R. . O inglês pode abrir portas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RODRIGUES, F. R. . Pesquisa da UFG utiliza quadrinhos para o aprendizado de Inglês. 2017; Tema: Notícias da UFG. (Site).

Prêmios

2019

Cambridge Advanced Certificate in English (CAE), University of Cambridge.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras. , UFG Campus ll, Itatiaia, 74690970 - Goiânia, GO - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - 2022

Faculdades Alves Faria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 4

2015 - 2019

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora Educação Continuada - Inglês, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência CAPES, Carga horária: 37

Outras informações:
Discriminação das ações efetivamente realizadas no estágio docência CAPES: 1. Observação de aulas (15 horas) 2. Preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas (16 horas) 3. Participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável (3 horas) 4. Elaboração de material didático (3 horas)

2013 - 2013

Escola Canadense de Goiânia - Maple Bear, -

Vínculo: professora assistente, Enquadramento Funcional: professora assistente, Carga horária: 30

2012 - 2013

Centro de Línguas da UFG

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: instrutora de língua inglesa

2011 - 2012

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: monitora de língua inglesa

2021 - 2022

Instituto Federal Goiano, IF Goiano

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40